Documento original em inglês traduzido para o português

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Documento original em inglês traduzido para o português"

Transcrição

1 Vale S.A. Teleconferência Nacional Resultados do terceiro trimestre de de outubro de 2011 Operadora: Bom dia, senhoras e senhores. Obrigada pela espera. Sejam bem vindos a teleconferência da Vale, onde serão discutidos os resultados do terceiro trimestre de Se Vocês não tiverem uma cópia do comunicado de imprensa relevante, está disponível no site da Empresa no link para investidores. Neste momento, todos os participantes estão em modo ouvir somente. Mais tarde, teremos uma sessão de perguntas e respostas e instruções serão dadas nesse momento. Se Vocês precisam de ajuda durante a chamada, por favor, pressione a tecla com asterisco e em seguida zero (*0). Lembramos que esta conferência está sendo gravada. O arquivo também estará disponível no site da Empresa, na seção de Investidores. O replay em áudio desta teleconferência será disponível a partir do dia 27 de outubro, no telefone (55 11) ,: com código de acesso Esta teleconferência está sendo transmitida via internet também. Vocês pode acessar o webcast fazendo logon no site da Empresa., seção Relações com Investidores ou no Antes de prosseguir gostaria de esclarecer que eventuais declarações que possam ser feitas durante essa teleconferência se encaixam no conceito de "porto seguro" do Securities Litigation Reform Act de Baseiam-se em expectativas futuras e estão sujeitas a condições macroeconômicas, riscos de mercado e outros fatores e os resultados da Empresa podem diferir de forma significativa das projeções feitas. Conosco, hoje, estão: Sr. Murilo Ferreira Diretor Presidente, Sr. Guilherme Cavalcanti Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores, Sr. Eduardo Bartolomeo Diretor Executivo de Operações Integradas, Sr. Eduardo Jorge Ledsham Diretor Executivo de Exploração Mineral, Energia e Implantação de Projetos, Sr. José Carlos Martins Diretor Executivo de Marketing, Vendas e Estratégia e Sra. Vânia Somavilla RH e Serviços Corporativos. Agora gostaria de passar a palavra ao Sr. Murilo. Por favor, Senhor Murilo pode prosseguir.

2 Murilo Ferreira: Bom dia a todos e muito obrigado pela oportunidade de compartilhar alguns pensamentos com vocês. Vou fazer alguns comentários e depois passaremos para as perguntas e respostas. Estamos muito animados em ver a produção de minério de ferro da Vale chegar a um novo nível, um recorde de 87 milhões de toneladas. Sabemos que é bem alto. Como vocês sabem, nós na equipe da Vale, a Diretoria Executiva, decidimos, de forma unânime, aumentar os níveis de estoque nos sistemas, no Brasil e no exterior. Algo que é fundamental para que possamos oferecer aos nossos clientes, sempre buscando o melhor desempenho e nós acreditamos fortemente que era algo obrigatório para manter a mesma reputação que sempre tivemos em termos de nossa qualidade. Passamos por momentos que perdemos foco na qualidade, na ânsia de entregar o produto ao mercado. Então, eu acho que foi uma oportunidade que conseguimos aproveitar para aumentar nossos estoques. Em relação ao cobre, acho que estamos muito bem também, com o volume que atingimos - um recorde, e acreditamos que temos que fazer algumas melhorias, já não tendo mais os problemas que vimos, principalmente no Canadá, no segundo trimestre do ano. Apenas alguns itens adicionais, nós começamos nosso ramp-up em Moatize. É um projeto lindo. Acho que podemos ver um futuro brilhante em Moatize. Estamos tão animados que o Conselho de Administração decidiu pedir a expansão do projeto para 22 milhões de toneladas, de 11 milhões de toneladas, que é uma excelente notícia para os nossos investidores. Com certeza, é preciso melhorar o Corredor, o Corredor de Nacala, para ter um sistema de logística, abrangendo não apenas a estrada de ferro, mas também as instalações portuárias. Do ponto de vista estratégico, o futuro de Moatize é muito importante para nós. E eu gostaria de falar algumas palavras sobre o projeto de cobre do Salobo, que vai atrasar até o segundo trimestre de Tivemos alguns problemas, era imprescindível substituir alguns prestadores de serviços, mas agora estamos na reta final e estamos extremamente felizes em ver os resultados do projeto. Em Karebbe, na Indonésia, iniciamos nossas operações no terceiro trimestre de Eu tive o prazer e a honra de visitar o projeto e compartilhar o momento com as autoridades indonésias. Foi um grande momento para nós. Eu acho que a Vânia terá a oportunidade de discutir de forma geral o que estamos fazendo para ser mais eficientes na implementação de novos projetos em termos de licenciamento ambiental. Eu acho que nós estamos sabendo trabalhar com uma nova orientação em termos de melhores práticas, e que precisávamos tomar algumas medidas para ser mais eficientes. Agora temos executivos comprometidos, totalmente focados no meio-ambiente e este processo de controle de autorizações nos oferecerá uma atualização semanal. Penso que, através destas medidas, seremos capazes de transmitir o nível de eficiência que está sendo requerido nesta área muito importante.

3 Não posso esquecer que terminamos muitos projetos, a expansão da MRN, o projeto de Paragominas, três expansões na Alunorte, o Sossego, Salobo 1 e 2, e que precisávamos replicar no negócio de minério de ferro, os mesmos avanços que conseguimos em termos de licenciamento ambiental. Muito Obrigado. Guilherme Cavalcanti: Agora podemos dar início à sessão de perguntas e respostas. Sessão de perguntas e respostas Operadora: Obrigada, Senhoras e Senhores, iniciaremos agora a sessão de perguntas e respostas. Para fazer uma pergunta, por favor, digitem asterisco um no seu fone de toque. Para retirar a pergunta da lista em qualquer momento, digitem asterisco dois. As perguntas serão limitadas, em no máximo 2 (duas), por vez. Operadora: Nossa primeira pergunta vem do Sr. Carlos de Alba, do Banco Morgan Stanley. Carlos de Alba: Olá, bom dia, e muito obrigado. Eu quero entender um pouco melhor quais são as expectativas sobre a pré-operação e os custos iniciais de Onça Puma e VNC, dando que têm sido significativos nos últimos dois trimestres. A minha segunda pergunta seria se vocês podem comentar um pouco sobre quanto venderam ou esperam vender, no mercado spot de minério de ferro, na Ásia. Obrigado. José Carlos Martins: Carlos, Martins falando - irei abordar sua segunda pergunta. Não estamos habituados a vender normalmente com base no spot, vendemos normalmente sob contrato. O que está acontecendo é que estamos negociando um preço mais líquido com os clientes para usar nos contratos, ok? Eu não posso dizer com certeza quanto será feito dessa forma, mas um bom palpite é olhar os nossos volumes para a China, e provavelmente a maioria dos nossos clientes chineses vão preferir um preço que se aproximará mais da situação do mercado. Essa tendência não é clara na Europa. Temos uma posição diferente dos nossos clientes na Europa. No Japão, parece que eles querem manter o mesmo sistema, porque isso lhes dá maior previsibilidade. Então, essa é a situação hoje e estamos no meio de algumas negociações, portanto, não é fácil lhe dar informações mais precisas sobre esse assunto. Assim, olhando para os volumes para a China poderia ser uma boa alternativa para entender a situação, mas não posso dizer com maior certeza.

4 Carlos de Alba: Agora, as vendas de C&F também estão aumentando e estão agora em 30% do seu volume. Trata-se de uma tendência que você pretende continuar? Muito obrigado, Martins. José Carlos Martins: Sim, definitivamente sim. Eu acho que nosso C&F vai crescer porque, como sabem, estamos longe da China, assim, como os clientes estão dispostos a ter um preço mais líquido, então quanto mais próximo você está da China, mais preço de mercado mais você tem, então as nossas vendas de C&F tendem a aumentar. Guilherme Cavalcanti: Olá Carlos. Quanto à sua primeira pergunta, Você sabe que nós produzimos o primeiro metal em março deste ano, com o comissionamento da Linha 1, por isso estamos na fase final do ramp-up acima mencionado. Assim, daqui para frente, Você verá provavelmente um nível de custos mais normalizado, uma vez que a parte principal das despesas acumuladas são na fase de ramp-up, durante a fase pré-operacional, e isso já estará pronto, ok? Operadora: Com licença, a nossa próxima pergunta vem do Sr. Felipe Hirai do Bank of America Merrill Lynch. Felipe Hirai: Olá, boa tarde a todos. Tenho duas perguntas relacionadas ao mercado de minério de ferro. Você poderia comentar, sobre o acúmulo de estoque no trimestre, de, vamos dizer, 7-8 milhões de toneladas, se vocês vão ter condições de vender tudo para o mercado, e se houver demanda por esse produto, se vocês teriam a logística, quer dizer, os navios para levar isso para a China? A segunda pergunta é como vocês estão vendo as condições de crédito na China, se os clientes estão tendo qualquer tipo de problema com as cartas de crédito ou coisas desse tipo. Eduardo Bartolomeo: Felipe, Eduardo Bartolomeo falando. Sim, eu acho que, o que dissemos anteriormente é que todos os sistemas estavam operando muito bem, das minas até o local de embarque. Nós batemos recordes nas ferrovias, no transporte terrestre como um todo, porque nós transportamos não apenas em ferrovias, mas também por caminhões, assim, neste trimestre o número foi de 83 Mt. É preciso lembrar que há os números da Samarco, de 87 milhões de toneladas, não podemos esquecer aquilo. Nós repomos nossos estoques na mina, nos portos e no mar, para atender o ramp-up de Omã. Então eu acho que, sim, nós podemos vendê-los, mas, como já mencionamos, acabamos de carregar os canais de distribuição no nosso sistema, assim, a resposta é sim. José Carlos Martins: Assim, no que diz respeito à crédito, com certeza há um tipo de crise de crédito na China, agora, porque os clientes estão tendo problemas em obter financiamento lastreado em estoques. Eles apenas obtêm crédito com base no

5 faturamento, nas duplicatas. Então, isso está criando muita pressão deste lado. Mas, por enquanto, para os grandes clientes sob contrato, não temos qualquer tipo de problema que diz respeito ao crédito. Mas vemos que uma das razões que o preço à vista está baixando é por causa disto, porque os traders também estão sofrendo com a situação, então eles não conseguem levantar o dinheiro com base nos estoques, por isso em vez de comprar e manter um estoque para obter melhores preços mais tarde, eles estão, ao invés disso, vendendo o estoque para fazer capital de giro e quitar as linhas de crédito anteriores. Assim é a situação que está se desenrolando na China. Eu acho que tem muito a ver com a diminuição dos preços de minério, é causada por isso, mas nós também temos agora alguns sinais de que está chegando algum afrouxamento da política monetária, porque muitos setores estão sofrendo e as autoridades chinesas já estão falando sobre algum afrouxamento específico da sua política monetária. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Alex Hacking, do Citibank. Alex Hacking: Bom dia, obrigado pela pergunta e parabéns pela produção recorde de ferro. Tenho duas perguntas. Em primeiro lugar, a expansão de 40 milhões de toneladas em Carajás. A Vale ainda está esperando entregar este projeto ano que vem? E se não, para quando devemos esperar a conclusão deste projeto? E a segunda pergunta seria sobre os preços de minério de ferro. Você acha que é sustentável a longo prazo ter dois sistemas de preços diferentes, um para a Europa e Japão e, de outro lado, um diferente para a China, ou isso pode criar atritos? Obrigado. Eduardo Ledsham: Bom dia Alex. Eduardo Ledsham falando. Certo, quanto à sua primeira pergunta, o projeto mais 40 milhões de toneladas está dentro do prazo e dentro do orçado, então a expectativa é de iniciar a produção no terceiro trimestre do próximo ano. José Carlos Martins: Martins falando. Quanto à segunda pergunta, eu diria que eu acho que a última palavra sobre isso será dada por nossos clientes, o que eles precisam, se todos quiserem alguma previsibilidade ou alguma estabilidade de preço. Estamos dispostos a trabalhar numa base trimestral, como fizemos, mas a resposta será dada por eles. Vamos aceitar o que o mercado e os clientes decidirem. Penso que esta pergunta poderia ser melhor colocada diretamente aos nossos clientes. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Rodolfo de Angele, do JP Morgan. Rodolfo de Angele: Olá, tenho duas perguntas Em primeiro lugar, sobre a migração do preço para mais spot. Hoje, para os clientes que estão decidindo em mudar para o

6 spot, obviamente têm o benefício de menor preço contra o contrato, então é isso que está acontecendo? A Vale está fazendo algum acordo relativo a volume para compensar os US$ 20 ou 30 por tonelada, que pode beneficiar esses clientes? Então, existe alguma condição, que tenha sido discutida com o cliente? E a segunda pergunta é: junto com a discussão mencionada nesse webcast, a dificuldade de alguns traders em comprar minério de ferro, e também com as taxas de frete bastante altas para a China. Isso é uma conseqüência de volumes sendo desviados da Europa? Você pode comentar sobre isso? Isso é tudo, muito obrigado. José Carlos Martins: Ok. Quanto a sua última pergunta, algum volume está sendo desviado para a China com certeza, mas não são grandes volumes. Estamos falando em 2 ou 3 navios adicionais por mês. Eu acho que nos últimos quinze dias vimos um aumento de 15% em volumes para a China, então não é só isso, você tem muitos outros fornecedores, que estão enviando mais volumes para a China nos dias de hoje. Assim, esta é a segunda parte da questão. Um aspecto foi, como lhe disse antes, a situação de crédito na China, e o segundo é que muito mais minério vai à China - não apenas estes 2-3 adicionais navios do Brasil, mas também de outros lugares. Quanto ao sistema de preços, o que propomos aos nossos clientes é o seguinte, se eles querem ir para um preço mais, digamos, mais líquido, de acordo com a situação do mercado hoje, eles precisam, pelo menos manter seus volumes, Ok? Por isso, não se trata de um desconto, temos algumas pré-condições para tanto. E também têm a oportunidade de reduzir seus volumes, se quiserem, mas, em seguida, eles têm que comprar no spot e podem perder seus contratos, Ok? Se os clientes querem trabalhar completamente no spot, eles podem tomar esta decisão, mas aí não há mais obrigações contratuais para ambas as partes. Portanto, não é uma decisão de uma direção só, ok? É algo que ambas as partes têm de pensar e considerar o que é melhor ao longo prazo. Estamos tentando evitar situações oportunistas. Quando implementamos o preço trimestral, ficamos com um leg durante dois trimestres, e agora o spot cai abaixo do preço trimestral e se o cliente quiser mudar, há um preço a pagar. Assim, não vamos sair desta situação de mãos abanando. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Rene Kleyweg do UBS. Rene Kleyweg: Bom dia Senhores. Parabéns pelos números de produção. Vocês poderiam explicar um pouco mais sobre o que acontece com os custos e, em quanto o aumento dos custos para o trimestre vem do efeito sazonal? Eu sei que a grande parte dos seus fretes são de contratos de longo prazo, mas se existe algum impacto proveniente desse fato, quanto seria? Vocês acham que é devido às mudanças estruturais que estão tendo agora, não apenas da pressão de custos mas, na indústria como um todo? E a segunda pergunta, é se vocês poderiam explicar um pouco mais sobre Onça Puma em termos volume de produção para os próximos anos. Obrigado

7 Guilherme Cavalcanti: Olá Rene, Guilherme falando. Como mencionei antes, nosso custo de produtos vendidos aumentado em 9% e 2/3 deste aumento foi relacionado ao volume que você mencionou. A diferença que não tinha a ver com volume, foi principalmente em gás e energia, ajustados pela inflação e materiais. Portanto, não achamos que isso seja sazonal. Na verdade, se trata de uma mudança estrutural em termos de custos no futuro. Vale a pena mencionar, que a alta demanda e os elevados investimentos no setor de mineração são a causa deste aumento de preços de material, ok? Roberto Castello Branco: Se me permite acrescentar, gostaria de comentar que as pressões de custo são simplesmente o outro lado de uma forte procura por minerais e metais. Em resposta a esta demanda forte, as empresas de mineração estão operando em plena capacidade. Como mencionou Guilherme, este ano é um ano recorde de altos investimentos em mineração, portanto, há uma forte pressão, sobre todos os recursos, mão de obra, matérias-primas, equipamentos, peças sobressalentes e serviços de engenharia. Em face disto, devemos esperar custos mais elevados. A questão fundamental é que a receita marginal é superior ao custo marginal. E até agora conseguimos receitas marginais muito maiores do que custos marginais. Como você pode ver, nossas margens tem permanecidas em alto nível, e o nosso fluxo de caixa vem aumentando - Esta é a questão-chave. José Carlos Martins: Então, Martins falando, quanto ao frete, nossa receita é FOB, Então, quando vendemos FOB, deduzimos os custos de frete da receita. Não tem nenhuma influência de frete no custo de produtos vendidos, pois o frete é deduzido da receita. Eduardo Ledsham: Eduardo Ledsham falando. Quanto à sua pergunta sobre a Onça Puma, o start-up foi em março deste ano, e a capacidade total da primeira linha será alcançada até o final de Para a segunda linha, o start-up será em meados do ano que vem e a plena capacidade será alcançada até o final de A capacidade total de ambas as linhas é de 56,000 toneladas por ano. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Tony Rizutto do Dahlman Rose. Tony Rizutto: Muito obrigado. Olá pesssoal. Duas perguntas: uma sobre Serra Sul, você poderia, por favor, nos atualizar sobre o projeto estarem acima ou perto de um sítio arqueológico? E segundo: se você poderia comentar a produção doméstica de minério de ferro na China, dando a queda acentuada nos preços, vocês estão vendo sinais de que vai haver cortes de produção de minério de ferro na China? Obrigado. Vânia Somavilla: Vânia falando. Em relação ao projeto Serra Sul, estamos muito confiantes que vamos ter as autorizações necessárias no início do próximo ano.

8 Estamos apenas finalizando os últimos estudos ambientais que, por ter alguns novos requisitos dos agentes ambientais, vamos enviar-lhes até o final deste mês e nós estamos confiantes de que está tudo ok agora. E nós esperamos ter a licença no início do ano que vem. Não esperamos ter quaisquer problemas. Estamos revendo alguns dos estudos sobre estas cavernas que foram achadas nas proximidades do projeto e não pensamos que isso vá ser um verdadeiro problema para nós. Murilo Ferreira: Sobre a produção na China, o que sabemos é que estão trabalhando com uma perda de pelo menos 120 milhões de toneladas. Não temos condições de transmitir tantos detalhes, mas o que aprendemos é que ao nível de ontem, 128 dólares, eles provavelmente, estarão fora do mercado nas próximas semanas. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. John Brandt do HSBC. John Brandt: Olá bom dia, boa tarde, muito obrigado pela ligação. Só queria entender um pouco melhor a mudança nos volumes de vendas na China. Parece que vocês estão na margem vendendo mais para a China, que não esperam ter as mesmas proporções que tiveram em 2009, durante o último período de sazonalidade. Se puderem confirmar isso e também, estou curioso sobre a demanda vindo da Europa e do Brasil, se estão vendo muito cancelamento ou coisas assim. Agradeço a sua opinião. Obrigado José Carlos Martins: Bom, não estamos redirecionando muito volume da Europa nem do Brasil para a China. No nosso caso, trata-se de 2 ou 3 navios somente. O aumento do volume que estamos enviando à China é devido ao melhor desempenho de produção que temos agora. O mercado da Europa realmente causa um monte de preocupações, mais do que cortes de produção nesse momento, assim vemos algumas preocupações com os nossos clientes. Todo mundo está falando sobre cortar, reduzir produção, mas por enquanto, não temos feito nada disso. No mercado brasileiro há um tipo de substituição, porque alguns dos nossos clientes estão produzindo seu próprio minério, assim eles estão desenvolvendo suas próprias minas, então eles estão preferindo usar suas próprias minas, e o mercado brasileiro não está indo tão bem no momento. Portanto, por conta dessa combinação, como eu já disse, nos coloca numa situação onde temos que enviar 2 ou 3 navios adicionais por mês para a China, e o restante baseia-se no aumento da produção que estamos tendo. Então, essa é a situação hoje em dia. Não creio que o mercado europeu tenha espaço para cair tanto como na última crise. Só para lhe dar um número, estávamos habituados em enviar para a Europa, normalmente, antes da crise de 2008 em torno de 7 milhões de toneladas por mês e durante a crise de 2008 descemos a meio milhão de toneladas por mês, quando o mercado quase desapareceu. Então, a quantidade que tínhamos que enviar à China naquela época era muito, muito maior do que hoje. Assim, e não creio que a produção de aço na Europa tem muito espaço para cair. Mesmo no melhor mês após a crise, a Europa está trabalhando com cerca

9 15% abaixo da época pré-crise. Assim você não tem muitos estoques no sistema, então eu acho que hoje a situação é completamente diferente, por isso não creio que temos de desviar muito volume da Europa ou do Brasil para a China. E essa é a situação que vemos hoje. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Sanil Dabtardar do Sentinel Investment. Sanil Dabtardar: Você falou que tiveram um volume recorde de produção de 87 milhões de toneladas neste trimestre de minério de ferro. Isso quer dizer que estão tentando inundar o mercado chinês, ou estão criando estoques lá fora, que podem também empurrar os preços para baixo? Ou vocês acham que a demanda da China para o minério de ferro continuará forte, que as operações com aço vão ser robustas? O consenso geral é que na China a produção de aço irá crescer de forma modesta em Você poderia comentar sobre esse ponto? José Carlos Martins: Sim, acho que só temos de colocá-lo numa perspectiva diferente. O mercado chinês para minério de ferro é de um bilhão de toneladas por ano, e os nossos carregamentos para a China normalmente ficam em torno de milhões de toneladas, assim podemos falar de uma parcela de somente 12-13% do mercado chinês. Portanto, não creio que 1% ou 2% a mais criaria uma bagunça no mercado. Então, se você está procurando os motivos do mercado spot na China estar caindo, eu acho que você tem que olhar em outro lugar - principalmente a situação de crédito e também algum aumento da produção na Austrália. A Austrália fica muito mais próximo da China do que o Brasil. Demora 45 dias para um navio do Brasil chegar na China. Então, alguns dos navios adicionais que enviamos para a China ainda não chegaram. Da Austrália são 10 dias, aí quando você tem um aumento de produção na Austrália, isso se sente imediatamente na China. Eu acho que você tem que olhar outras razões para este preço spot. Eu não acredito com os 12% a 13% de minério que enviamos para a China. Eu acho que a melhor qualidade do minério, que é o minério de correção como costumamos dizer. Não estamos realmente trabalhando neste mercado de massa, que é o minério doméstico e o minério australiano. Estamos trabalhando em outra área, não acreditamos que estejamos causando O minério da Vale é o motivo dessa situação. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Andy Mohinth do Citigroup. Andy Mohinth: Obrigado Senhores. Bom dia. Só duas perguntas, por favor. Só quero me atualizar sobre a estratégia da companhia quanto ao cobre. Você ainda vê uma produção de 1 milhão de cobre nos próximos 4 a 5 anos? Você continuam com a idéia de chegar lá através de crescimento orgânico? Em segundo lugar, em seus projetos de aço, podem nos atualizar, por favor, sobre o status desses projetos? E se você olhar apenas TKCSA e suas experiências, vocês acham que esses projetos estão

10 conseguindo recuperar seus custos de capital? Ou se essa questão é puramente política, ou se vocês vêem alguma lógica de negócios por trás dos projetos de aço? Obrigado. Murilo Ferreira: Olá Andy, Murilo falando. Sobre cobre, nossa idéia é de anunciar nosso plano estratégico em nosso orçamento em 28 de novembro. Então eu acho que estamos simplesmente finalizando tudo para poder fazer o anúncio aos investidores. Sobre o aço, estamos numa fase muito avançada com nosso projeto no Ceará. Estamos indo muito bem. Acho que com a enorme motivação da Posco e Dongkuk, penso que estamos querendo pressioná-los para estar aqui no Brasil. É fundamental vendermos muito mais minério de ferro no Brasil. Nós tivemos no passado 70% do mercado, hoje é de 50%, podendo passar para 29% em E o que precisamos é vender muito mais minério de ferro no Brasil como costumávamos. O mais importante é que no início você terá 50% do projeto, mas mais tarde isso será reduzido para 20%. Com certeza, Posco e Dongkuk, elas têm uma posição de liderança e elas estão muito interessadas em fornecer para o mercado brasileiro e no exterior. Muito obrigado por sua pergunta. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Leonardo Corrêa do Barclays Capital. Leonardo Corrêa: Olá, boa tarde. Muito obrigado. Minha primeira pergunta é sobre o projeto de Simandou. Entendo que as discussões com o governo de Guiné estão em curso. Vocês poderiam nos dar uma atualização sobre como isso está progredindo? Quer dizer, nós vimos o negócio que a Rio Tinto estruturou com o governo e o governo ganhou um retorno de graça, um free carry. Para apenas tentar entender a estratégia da Vale e se vocês estão contemplando comprar a parte dos minonitários nesse projeto? Essa é a minha primeira pergunta. A segunda pergunta para os senhor, Martins, considerando apenas a volatilidade dos preços spot, como você menciona, estes preços tendem a undershoot e overshoot, vimos três grandes correções desde Neste tipo de mercado, não faria mais sentido a Vale começar a trabalhar com contratos derivativos para tentar securitizar preços futuros de minério de ferro, quero dizer, a Vale estaria disposta a mudar a estratégia no mercado de derivativos, se considerar esse tipo de atitude desejável. Estas são as minhas perguntas. Murilo Ferreira: Murilo falando. Bom dia. Eu acho que logo após a aprovação da nova lei de mineração, em 9 de setembro de 2011, na Guiné, decidimos internamente trabalhar para entender, para ter uma avaliação completa dos custos e riscos envolvidos no projeto. Eu acho que é muito cedo porque, como disse, foi em 9 de setembro, e teremos uma conclusão da viabilidade do projeto nas novas condições, que vai ser divulgada ao mercado. Aliás, não podemos ter certeza de que a lei vai ficar como está, porque eles têm 60 dias antes da lei entrar em vigor. Possivelmente, levando em conta alguns comentários do mercado, eles podem mudar novamente.

11 Mas, independentemente disso, o que já estávamos pretendendo fazer era ir ao público, ir aos investidores logo que possível, mas primeiramente temos que fazer o nosso dever de casa em relação à nova lei de mineração. José Carlos Martins: Martins falando. Quanto à segunda pergunta, nós acreditamos que o mercado está se tornando mais líquido, sem dúvida sobre isso. Então mudamos de um sistema de preços de um ano para um sistema de preços de 3 meses, e muitos clientes estão procurando por algo de uma forma ainda mais, diria, mais imediata. Mas é difícil para a indústria metalúrgica abandonar contratos de longo prazo. Porque se for necessário, um alto-forno é algo que você não pode parar facilmente, então você não pode confiar no preço spot, na oferta spot, para suprir essa necessidade, então, as pessoas precisam de contratos de longo prazo. Como acomodar contratos de longo prazo com preço spot ou preço mais líquido é a grande questão, ok? Os produtores europeus e japoneses e até mesmo alguns grandes produtores chineses, eles não gostam de ver este mercado muito líquido. Assim eles preferem ter um mercado que não tem tanta liquidez financeira, que faz com que não-fornecedores e consumidores não podem participar nele. Eles preferem ter um mercado onde os fornecedores e consumidores trabalham juntos. Assim, com o passar do tempo, vemos que a importância desses mercados está diminuindo, porque o mercado chinês está crescendo, tem outros mercados em crescimento, então eu acho que a tendência para um preço mais líquido é inevitável. Quanto tempo levará para chegar lá, essa é a questão. Mesmo se você olha o lado da oferta, você tem alguns fornecedores que estão procurando por algo mais líquido e você percebe que alguns fornecedores não são tão ansiosos para avançar nessa direção. Mas temos de analisar a realidade e você verá todas as commodities, todas os produtos que são negociados no mundo e você vê que, como o passar do tempo tudo se torna mais líquido. O quanto isso levará é difícil de dizer - eu acho que vai depender de comportamento dos clientes. Eu acho que a resposta a esta pergunta é mais do lado do cliente do que do lado da oferta. Estamos dispostos a trabalhar nos dois ambientes, ok? Sabemos como trabalhar, de uma maneira ou de outra, e estamos dispostos a trabalhar nos dois ambientes. Não é algo que vamos fazer sozinhos. Eu acho que precisamos que os clientes participem conosco. Eu acho que o processo está avançando. Eu acho que todas as situações como a que existe é uma série de discussões, muitas, eu diria, muitas coisas para aprender neste processo. É um processo de aprendizagem e eu acho que o mercado está mudando, todos os participantes estão se mexendo, mas, ao longo prazo, eu acredito, mais liquidez virá para o sistema de preços de minério de ferro. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Renato Antunes da Flow Corretora. Renato Antunes: Boa tarde a todos. Obrigado pela pergunta. A primeira vai para o Martins. Você falou muito sobre a redução de níveis de estoques pelos traders devido às condições de crédito mais apertadas, e eu só queria ouvir sua opinião sobre os

12 níveis de estoques nas siderúrgicas. Quero dizer, você viu as siderúrgicas chinesas reduzirem níveis de estoques nas últimas semanas? E você tem alguma expectativa no que tange uma eventual reposição de estoques antes do inverno e da estação de chuvas e, conseqüentemente, uma redução na oferta? Então, essa é a primeira pergunta. E a segunda pergunta tem a ver com o desempenho de metais básicos durante o trimestre. Temos visto um aumento muito importante nos volumes e eu só queria ter uma idéia melhor do que deveríamos esperar dos volumes de níquel e cobre durante os períodos seguintes. Obrigado. José Carlos Martins: Martins falando. Quanto ao minério de ferro, pelas informações que temos, não há muito estoque nas siderúrgicas. Eu acho que grande parte dos estoques está agora no porto e grande parte pertence aos traders, certo? Não só por causa da situação de crédito, mas também porque os traders estão vendo os preços cair, assim eles tentam se livrar dos seus estoques também. Assim, ambas as situações: crédito e diminuição dos preços está criando uma situação de overshoot, porque todos que tem estoque estão dispostos a se livrar dele. Então, essa é a situação atual. Quanto à oferta, estamos entrando no inverno na China, e a produção doméstica do minério irá cair por causa da sazonalidade e também por causa dos preços. Além disso, até o final deste ano, e no começo do próximo, entramos na estação de chuvas no Brasil, a temporada de ciclones, a estação de tufões na Austrália, por isso, normalmente, a partir do 3 trimestre, a produção começa a diminuir no Brasil, na Austrália e também na China. Assim, é isso que trará alguma, eu diria, redução de oferta neste período. E esperamos que possamos estar juntos com algum afrouxamento da política monetária na China. Assim, vejo boas perspectivas daqui para frente. Acho que estamos perante uma situação em forma de V, uma diminuição muito profunda no preço, mas também vejo o preço voltando muito rápido. Gostaria de saber se ele vai voltar para o mesmo nível como era, mas vejo claramente que o preço tem que ir para cima. Caso contrário, vai sair oferta demais do mercado. Guilherme Cavalcanti: Quanto à questão de metais, gostaria que você olhasse a página 29 na nossa apresentação. Vale à pena mencionar que, diferentemente de 2008, quando os preços do níquel desceram com estoques altos, desta vez vimos uma diminuição dos preços do níquel, mas os estoques são muito baixos. Assim, os estoques mais baixos nos mantém otimistas sobre o avanço dos preços do níquel também porque vemos a substituição pelo níquel gusa do próprio níquel na China. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Marcos Assumpção do Itaú BBA. Marcos Assumpção: Olá, boa tarde a todos. Minha primeira pergunta é sobre suas opiniões, se poderiam compartilhar conosco seus pontos de vista sobre a China, a produção de aço chinesa e indiana em 2012; e uma segunda pergunta, sobre preços de minério de ferro, como em um cenário de estresse, o que poderia dar errado para

13 dar preços de minério de ferro na verdade em declínio, e não nivelando num patamar baixo, como o Martins já falou algumas vezes durante esse call. Quais seriam os riscos dos preços despencarem até, digamos, uns 100 dólares por tonelada. Obrigado José Carlos Martins: Vamos olhar para minha bola de cristal aqui Nós não vemos grandes mudanças no processo de urbanização na China e na Índia. Assim, a produção de aço continuará a crescer. Na Índia, com certeza, na China vai depender do afrouxamento da política monetária, mas não vejo a produção siderúrgica chinesa crescer menos de 5% no ano que vem contra este ano. Então, quando você compara a situação no mundo ocidental, você tem problemas estruturais, ok? A população não está crescendo, a urbanização está concluída. Quando você olha para a Ásia, você vê o oposto. Tem um monte de urbanização para acontecer, e que vai necessitar de muita infra-estrutura. Portanto, é uma situação completamente diferente, e não vemos isso mudando. Se você for para a China, se você for para a Índia, se você for para a Indonésia, para os países asiáticos, você vê todos os dias as pessoas se deslocando do campo para a cidade, as pessoas se deslocando de zonas agrícolas para áreas industriais. Você vê as pessoas que viviam na economia de subsistência, movendo-se para uma economia de mercado. É um movimento estrutural. Assim tem muito espaço para crescimento. Estamos muito confiantes que este processo vai continuar e vai manter a produção de aço subindo, e também vai continuar aumentando a necessidade de minério de ferro. Essa é a nossa opinião. Operadora: Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Rodrigo Barros, do Deutsche Bank. Rodrigo Barros: Agora, mais uma vez obrigado pela pergunta. Na verdade, duas perguntas rápidas. Em primeiro lugar, encontramos aqui 36 milhões de toneladas de capacidade de produção adicional na China para o próximo ano e 33 milhões de toneladas para Eu gostaria de ver se esses números são mais ou menos semelhantes com o de vocês. E minha segunda pergunta, na estratégia de potencial de reconfiguração de recuperação, uma coisa que eu estou pensando e gostaria de saber se isso é correto, se faria sentido alguns traders armazenarem o minério de ferro no oceano e vendê-lo alguns meses mais tarde. Você acha que poderia ser um fator nesta reconfiguração de recuperação? Muito Obrigado. José Carlos Martins: Vc poderia repetir a primeira pergunta? Rodrigo Barros: Sim, a primeira delas é sobre a oferta adicional de aço bruto na China. Vimos 36 milhões de toneladas de uma nova capacidade de forno em 2012 e 33 milhões de toneladas em Então, minha pergunta é se isso está em linha com as expectativas da Vale. Se você poderia ajudar a entender melhor esses números. José Carlos Martins: Sobre a segunda questão, o que eu vejo é que para manter o minério de ferro no oceano é uma questão de custo de frete, ok? Porque você tem

14 que manter o minério de ferro em um navio todos os dias, isso custa dinheiro. Assim, não creio que isso vá acontecer. Eu acho que os estoques nos portos chineses devem sair antes dos traders voltarem ao mercado, e eles precisam ver alguma mudança na direção do preço. Hoje em dia, eles estão comprando somente de maneira oportunista. Assim eles estão tentando obter os melhores negócios possíveis para ter certeza de que não irão perder dinheiro amanhã. Assim, diria que o mercado está completamente morto na China para os traders neste momento. Mas eu realmente acredito que esta situação irá melhorar até o final do ano. Vamos ter alguns movimentos, porque, como eu disse antes, muito minério vai sair do mercado. Não é imediato, porque tem muito minério vindo de diferentes lugares e também tem alguns estoques nos mineiros locais, então esses estoques têm que ser esgotados. Assim, levará talvez um ou dois meses para chegar a esse ponto, e, em seguida, os preços vão começar a subir novamente. Quanto à produção de aço na China, eles estão sempre investindo e estão sempre falando sobre a redução da quantidade de altofornos pequenos. Eles ainda têm muitos alto-fornos pequenos para eliminar. Assim, grande parte da capacidade adicional servirá para eliminar esses alto-fornos pequenos. Ao longo prazo, acreditamos que a produção de aço na China deva crescer na faixa de 5% e 7%, não vemos seu crescimento abaixo desse nível. Roberto Castello Branco: Bom dia. Quanto à sua segunda pergunta, em termos gerais, pensamos que uma das funções do mercado financeiro é de undershoot ou overshoot dos preços. Normalmente é o caso das ações em mineração e os preços das commodities. Vimos como o mercado embutiu a recessão nos preços das nossas ações e também como o Guilherme mencionou no caso de metais básicos. Quando vemos uma diminuição substancial dos preços do níquel, seguido por uma diminuição substancial dos estoques, parece que está fora de sincronia com a realidade deste mercado. O mesmo acontece com o mercado de minério de ferro. O que estamos produzindo, estamos vendendo. Assim, parece que houve também um undershooting no preço de minério de ferro, como foi muito bem descrito por Martins, os fundamentos permanecem intactos. Não houve nenhuma mudança nos fundamentos da demanda, do lado da oferta vimos alguns aumentos sazonais da produção brasileira e australiana. Agora, um aumento na Índia das exportações devido ao final da estação das monções, mas será seguido por outro efeito sazonal, desta vez do lado negativo, porque haverá a temporada de ciclones na Austrália, a estação das chuvas no Brasil, o inverno na China, por isso haverá uma diminuição na produção de minério de ferro e, conseqüentemente, na oferta. Por isso, é justo supor que haverá uma recuperação no preço de minério de ferro. Por enquanto, ninguém sabe, essa é a questão de um bilhão de dólares. Parece que é muito provável que haja uma recuperação dos preços de minério de ferro dos níveis atuais. Operadora: Com licença Senhoras e Senhores, com isso concluímos a sessão de perguntas e respostas de hoje. Sr. Murilo, pode partir para as suas conclusões e fechar a nossa sessão.

15 Murilo Ferreira: Muito obrigado por seu tempo. Novamente, estamos muito satisfeitos, animados com o novo recorde de produção, e estamos trabalhando duro para que os nossos projetos sejam entregues no prazo e dentro do orçamento. Espero vê-los logo no final de novembro, em Nova York. Muito obrigado e um bom dia a todos.

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Local Conference Call Bovespa Comunicado ao Mercado 28 de março de 2012

Local Conference Call Bovespa Comunicado ao Mercado 28 de março de 2012 Local Conference Call Bovespa Comunicado ao Mercado 28 de março de 2012. Operadora: Boa tarde e bem-vindos a áudio conferência de Comunicado ao Mercado da BM&FBovespa. Neste momento todos os participantes

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Mas do ponto de vista do grosso, o grande percentual de discussões acumuladas e passadas que tínhamos, já está absolutamente eliminado.

Mas do ponto de vista do grosso, o grande percentual de discussões acumuladas e passadas que tínhamos, já está absolutamente eliminado. Carlos Macedo, Goldman Sachs: Bom dia. Obrigado pela oportunidade. Duas perguntas, a primeira se refere à sinistralidade em seguro de saúde. Na página sete do release, vocês falam de uma despesa extraordinária

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Felipe Oliveira, JPMorgan:

Felipe Oliveira, JPMorgan: Felipe Oliveira, JPMorgan: Bom dia a todos. Minha pergunta é em relação ao nível de despesa operacional, se você acredita conseguir, ao longo dos próximos trimestres, capturar no seu resultado operacional

Leia mais

Então, é difícil para a gente afirmar um número ainda, mas vai estar nesse intervalo entre estabilidade e alguma coisa perto de 2% ou 3%.

Então, é difícil para a gente afirmar um número ainda, mas vai estar nesse intervalo entre estabilidade e alguma coisa perto de 2% ou 3%. Q&A de Teleconferência Resultado 3T08 ALL América Latina Logística 13 de novembro de 2008 Na redução de guidance de vocês, essa expressão interessante, um crescimento marginal de yield. Em um crescimento

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

A Lição de Lynch. O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros

A Lição de Lynch. O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros A Lição de Lynch O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros Por Laura Somoggi, de Marblehead (EUA) É muito provável que o nome Peter Lynch não lhe seja familiar. Ele

Leia mais

Transcrição da Teleconferência de Resultados do 2T14 Q&A SULAMÉRICA

Transcrição da Teleconferência de Resultados do 2T14 Q&A SULAMÉRICA Transcrição da Teleconferência de Resultados do 2T14 Q&A SULAMÉRICA Vamos agora iniciar a sessão de perguntas e repostas. Nossa primeira pergunta vem do Senhor do Bradesco. Por favor, você pode ir em frente.,

Leia mais

Entrevistado: Almir Barbassa Entrevistador: - Data:11/08/2009 Tempo do Áudio: 23 30

Entrevistado: Almir Barbassa Entrevistador: - Data:11/08/2009 Tempo do Áudio: 23 30 1 Entrevistado: Almir Barbassa Entrevistador: - Data:11/08/2009 Tempo do Áudio: 23 30 Entrevistador- Como o senhor vê a economia mundial e qual o posicionamento do Brasil, após quase um ano da quebra do

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

C Por que é preciso fazer rápido o produto web?

C Por que é preciso fazer rápido o produto web? C Por que é preciso fazer rápido o produto web? Já falamos sobre algumas denições e requisitos para se ter uma startup. Depois falamos sobre como ter ideias de produtos para a startup e que essas ideias

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

CALL com Mercado Projeto Integração das Clearings Processos de Liquidação 03/07/2013

CALL com Mercado Projeto Integração das Clearings Processos de Liquidação 03/07/2013 CALL com Mercado Projeto Integração das Clearings Processos de Liquidação 03/07/2013 A implantação da integração das clearings da BM&FBOVESPA e do novo sistema de risco CORE (Closeout Risk Evaluation)

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

INFORME MINERAL DNPM JULHO DE 2012

INFORME MINERAL DNPM JULHO DE 2012 INFORME MINERAL DNPM JULHO DE 2012 A mineração nacional sentiu de forma mais contundente no primeiro semestre de 2012 os efeitos danosos da crise mundial. Diminuição do consumo chinês, estagnação do consumo

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Agora, gostaríamos de passar a palavra ao Sr. Marcos Levy, Diretor Presidente, que iniciará a apresentação. Por favor, Sr. Levy, pode prosseguir.

Agora, gostaríamos de passar a palavra ao Sr. Marcos Levy, Diretor Presidente, que iniciará a apresentação. Por favor, Sr. Levy, pode prosseguir. Operadora: Bom dia e obrigada por aguardarem. Sejam bem vindos à teleconferência da Brascan para a discussão dos resultados referentes ao 1T07. Estão presentes hoje conosco o senhor Marcos Levy, Diretor

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T12 Contax (CTAX4 BZ) 26 de fevereiro de 2013. Tales Freire, Bradesco:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T12 Contax (CTAX4 BZ) 26 de fevereiro de 2013. Tales Freire, Bradesco: Tales Freire, Bradesco: Bom dia a todos. Eu sei que a Companhia é bastante criteriosa para definir algum tipo de despesa como não recorrente, mas observando o resultado, vimos que outras despesas operacionais

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

O replay desse evento estará disponível logo após seu encerramento por um período de sete dias.

O replay desse evento estará disponível logo após seu encerramento por um período de sete dias. Operadora: Transcrição da Teleconferência Bom dia e obrigada por aguardarem. Sejam bem vindos à teleconferência da Tegma Gestão Logística S.A., para discussão dos resultados referentes ao 3T10. Estão presentes

Leia mais

Desculpe, Sérgio, eu não sei se eu falei saúde, a minha pergunta é sobre automóveis.

Desculpe, Sérgio, eu não sei se eu falei saúde, a minha pergunta é sobre automóveis. Iago Whately, Banco Fator: Eu tenho duas perguntas. A primeira é a respeito da sinistralidade no seguro de saúde. A sinistralidade da SulAmérica no 1T ficou bem abaixo da média do mercado segurador. Eu

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini agosto 2015

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini agosto 2015 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini agosto 2015 GESTÃO DO ESTOQUE DE UNIDADES PRONTAS Eco, MBA R.E., Mestre em Eng. Civil, Alfredo Eduardo Abibi Filho Dir. Inc. Jal Empreendimentos

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 2T08 Trisul (TRIS3 BZ) 15 de agosto de 2008

Transcrição da Teleconferência Resultados do 2T08 Trisul (TRIS3 BZ) 15 de agosto de 2008 Operadora: Bom dia, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à teleconferência de resultados do 2T08 da Trisul. Hoje nós temos a presença do Sr. Jorge Cury Neto, Diretor-Presidente, Sr. Marco Antônio Mattar,

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

Rodobens é destaque no website Infomoney

Rodobens é destaque no website Infomoney Rodobens é destaque no website Infomoney Por: Conrado Mazzoni Cruz 19/04/07-09h55 InfoMoney SÃO PAULO - Atualmente, falar sobre o mercado imobiliário brasileiro é entrar na discussão sobre um possível

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009 Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009 Bom dia, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da Inpar para discussão dos resultados referentes

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER A máquina pode substituir 100 pessoas comuns. Mas, nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard Sobre

Leia mais

Amigos, amigos, negócios à parte!

Amigos, amigos, negócios à parte! Reforço escolar M ate mática Amigos, amigos, negócios à parte! Dinâmica 4 2º Série 2º Bimestre Aluno DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Numérico Aritmético Matemática Financeira Primeira

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos 15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar várias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal

Leia mais

Operadora: Gustavo Poppe:

Operadora: Gustavo Poppe: Operadora: Boa tarde senhoras e senhores e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da SUZANO PAPEL E CELULOSE para a discussão dos resultados referentes ao segundo trimestre de 2005.

Leia mais

Agora gostaria de passar a palavra ao Sr. Heráclito Brito Gomes, que fará a abertura da teleconferência. Por favor, Sr. Gomes, pode prosseguir.

Agora gostaria de passar a palavra ao Sr. Heráclito Brito Gomes, que fará a abertura da teleconferência. Por favor, Sr. Gomes, pode prosseguir. Boa tarde, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da Qualicorp para discussão da aquisição da Aliança Administradora de Benefícios de Saúde Ltda. Estão presentes

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T08 e de 2008 UNIPAR (UNIP6 BZ) 23 de março de 2009

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T08 e de 2008 UNIPAR (UNIP6 BZ) 23 de março de 2009 Operadora: Boa tarde, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da UNIPAR para discussão dos resultados referentes ao 4T08 e ao ano de 2008. Informamos que esta

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS! Quando usá-lo e quando não usá-lo! Por que o custo de reposição é um problema financeiro e não econômico Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Depressões e crises CAPÍTULO 22. Olivier Blanchard Pearson Education. 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard

Depressões e crises CAPÍTULO 22. Olivier Blanchard Pearson Education. 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard Depressões e crises Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 22 Depressões e crises Uma depressão é uma recessão profunda e de longa duração. Uma crise é um longo período de crescimento baixo ou nulo,

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

PERFIS DE INVESTIMENTOS

PERFIS DE INVESTIMENTOS PERFIS DE INVESTIMENTOS MARCÃO, RITA! - SENTEM AQUI! ESTE É O CARLOS, NOSSO NOVO COLEGA BEMVINDO! TUDO BEM? ESTOU FALANDO PRO CARLOS DA IMPORTÂNCIA DE UMA APOSENTADORIA PROGRAMADA. É CARLOS, VOCÊ ESTÁ

Leia mais

Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras

Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras Veículo: Estadão Data: 26.11.13 Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras Veja qual produto é mais adequado ao seu bolso: até R$ 10 mil, de R$ 10 mil a R$ 100 mil e acima

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior

Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior parte dos nossos clientes são da área de serviços.

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo:

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo: PESQUISA DE JUROS Após longo período de elevação das taxas de juros das operações de crédito, as mesmas voltaram a ser reduzidas em setembro/2014 interrompendo quinze elevações seguidas dos juros na pessoa

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL Você tem plano de internet contratado para o seu celular? 27% 73% Sim 373 73% Não 141 27% Você sabe qual é a sua franquia de dados (MB ou GB)? 36,11 % 63,88% Sim

Leia mais

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312 INTRODUÇÃO A TELEXFREE trabalha com publicidade e telecomunicação há 10 anos nos EUA. Chegou ao Brasil em Março de 2012 e tem como produto um plano de Telefonia VOIP. A empresa trabalha também com o sistema

Leia mais

USDA REAFIRMA DÉFICIT INTERNACIONAL EM 2015/16 - MERCADO REAGE TIMIDAMENTE

USDA REAFIRMA DÉFICIT INTERNACIONAL EM 2015/16 - MERCADO REAGE TIMIDAMENTE Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XVII 30/novembro/2015 n. 603 USDA REAFIRMA DÉFICIT INTERNACIONAL EM 2015/16 - MERCADO REAGE TIMIDAMENTE Com o título já enfático sobre o futuro dos preços

Leia mais

Uma análise econômica do seguro-saúde Francisco Galiza Outubro/2005 www.ratingdeseguros.com.br

Uma análise econômica do seguro-saúde Francisco Galiza Outubro/2005 www.ratingdeseguros.com.br Uma análise econômica do seguro-saúde Francisco Galiza Outubro/2005 www.ratingdeseguros.com.br Um dos ramos mais importantes do mercado segurador brasileiro é o de saúde. Surgido sobretudo com uma opção

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Cooperativa de Consumidores. Manual de Consumo Do Associado Cartão de Débito Global

Cooperativa de Consumidores. Manual de Consumo Do Associado Cartão de Débito Global Cooperativa de Consumidores Manual de Consumo Do Associado Cartão de Débito Global APRESENTAÇÃO A Cooperativa de Consumidores Global Brasil, fundada em NOVEMBRO de 1999, CNPJ 03.550.003/0001-97, JUCESC

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Projeções econômicas para o setor de seguros Ano 2000 (Trabalho concluído em 21/10/99)

Projeções econômicas para o setor de seguros Ano 2000 (Trabalho concluído em 21/10/99) Projeções econômicas para o setor de seguros Ano 2000 (Trabalho concluído em 21/10/99) Francisco Galiza Mestre em Economia (FGV), Professor do MBA - Gestão Atuarial e Financeira (USP) e-mail: galiza@gbl.com.br

Leia mais

WEG S.A. Áudio Conferencia Resultados do 1º Trimestre de 2013 25 de abril de 2013 11h00 (Brasilia) Transcrição do original em português

WEG S.A. Áudio Conferencia Resultados do 1º Trimestre de 2013 25 de abril de 2013 11h00 (Brasilia) Transcrição do original em português 11h00 (Brasilia) PARTICIPANTES DA EMPRESA Sr. Luís Fernando Oliveira Gerente de Relações com Investidores APRESENTAÇÃO : Bom dia e bem-vindos à áudio conferência da WEG sobre os re sultados do Primeiro

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

análise da sequência de

análise da sequência de Laila Vanetti - Setembro de 2014 Laila Vanetti - Setembro de 2014 último encontro análise da sequência de vendas de Conrado adolpho 1º E-mail Conrado adolpho Assunto: O que fizemos aqui na Webliv... Oi,

Leia mais

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG Ganhe dinheiro com seu blog.... Aposto que você já viu isso escrito em centenas de sites ou blogs e nunca conseguir atingir esse objetivo, aqui nesse ebook iremos abordar

Leia mais

Mineração. Minério de ferro: Preços em queda e estoques crescendo. Análise de Investimentos Relatório Setorial. 22 de Maio de 2014

Mineração. Minério de ferro: Preços em queda e estoques crescendo. Análise de Investimentos Relatório Setorial. 22 de Maio de 2014 Minério de ferro: Preços em queda e estoques crescendo A redução no ritmo de crescimento da produção de aço na China, as dificuldades financeiras das siderúrgicas com os baixos preços naquele país e um

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto:

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto: Sérgio Salgado De: Sérgio Salgado Enviado em: segunda-feira, 21 de setembro de 2015 10:03 Para: ''pami@superig.com.br' (pami@superig.com.br)' Cc: 'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

Banco ABC Brasil Relações com Investidores Transcrição da Teleconferência de Resultados do 1T13 03 de maio de 2013

Banco ABC Brasil Relações com Investidores Transcrição da Teleconferência de Resultados do 1T13 03 de maio de 2013 Banco ABC Brasil Relações com Investidores Transcrição da Teleconferência de Resultados do 1T13 03 de maio de 2013 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO 1º TRIMESTRE DE 2013 Bom dia a todos e obrigado por participarem

Leia mais

LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles

LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles Quinta feira, 26 de junho, 2014 08:00 a 08:30 ICANN Londres, Inglaterra CHAIR DRYDEN: Bom dia a todos. Vamos começar com a nossa agenda.

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Olá! Superforça de vontade: para ajudar o varejista a crescer com trabalho sério, força e determinação;

Olá! Superforça de vontade: para ajudar o varejista a crescer com trabalho sério, força e determinação; $ banco Olá! Eu sou o Capitão Varejo, o super-herói do Sistema Integrado Martins - SIM, e tenho ótimas ideias para melhorar o seu negócio. Minha missão é trabalhar lado a lado com o cliente do SIM, porque

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Teleconferência Internacional Natura Resultados do 2º Trimestre de 2008 25 de julho de 2008. Sessão de Perguntas e Respostas

Teleconferência Internacional Natura Resultados do 2º Trimestre de 2008 25 de julho de 2008. Sessão de Perguntas e Respostas Teleconferência Internacional Natura Resultados do 2º Trimestre de 2008 25 de julho de 2008 Sessão de Perguntas e Respostas Operadora: Com licença. Senhoras e senhores, iniciaremos agora a sessão de Perguntas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Pronunciamento sobre a questão

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais