10ª SEMANA DE ATENÇÃO AO DIÁBETICO DO RIO DE JANEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10ª SEMANA DE ATENÇÃO AO DIÁBETICO DO RIO DE JANEIRO"

Transcrição

1 10ª SEMANA DE ATENÇÃO AO DIÁBETICO DO RIO DE JANEIRO Introdução Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Com isso, o nível de glicose no sangue fica alto (hiperglicemia). Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Há quatro tipos de diabetes identificados: o diabetes tipo 1, que acomete entre 5 e 10% das pessoas acometidas pela doença e aparece geralmente na infância ou adolescência, e que é tratada com aplicação de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas; o tipo 2, que surge quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose; o diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue materno durante a gravidez, e que pode levar a partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta do bebê; e o Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA). Segundo a International Diabetes Federation (2015), em todo o mundo, 1 em cada 11 adultos tem diabetes, sendo que 1 em cada 2 ainda não foi diagnosticado e 12% dos gastos de saúde são relativos a doença (USD 673 bilhões). Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

2 Várias associações se propõem a conscientizar a população sobre os riscos que o diabetes representa para a saúde, e as medidas preventivas necessárias para evitar as suas complicações. A ACD - Associação Carioca de Diabéticos, mais antiga Associação de Diabéticos do Brasil, foi fundada em março de 1957, e atualmente tem direcionado suas atividades ao treinamento de equipes de saúde para o atendimento ao diabético, através de oficinas e de campanhas de conscientização da importância do tratamento do diabetes, e para as atividades do Dia Mundial do Diabetes, promovido pela OMS - Organização Mundial da Saúde - através da "Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro SAD-RJ", com ações compartilhadas com outras instituições afins dedicadas às ações sociais voluntárias, que se uniram à ACD através da "Aliança de Atenção ao Diabetes do Rio de Janeiro". Todos os participantes são voluntários e integrados em ações de conscientização, educação, prevenção e tratamento do diabetes. O Evento Desde 2007, a ACD realiza em novembro diversas ações com objetivo de chamar a atenção da população, de formadores de opinião e das autoridades sobre o tema, e capacitar pessoal para o atendimento desses pacientes. A 10ª edição de Semana será composta de eventos e ações focados no tema: "Prevenção do Diabetes", e realizada entre os dias 07 e 14 de novembro de 2016, sendo importante lembrar que todos os participantes envolvidos em todos os eventos o fazem de forma voluntária.

3 Atividades previstas: Data/ Período Ações e Atividades 07/11 07 a 11/11 Abertura oficial do Evento Coquetel no Salão Nobre da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro XI Campanha de Prevenção do Diabetes visitas escolares - Regiões de Realengo e Itaguaí 10/11 (qui) I Fórum Regional de Diabetes em Itaguaí 12/11 (sáb) X Encontro de Atenção ao Pé Diabético do Rio de Janeiro 7º Encontro Regional de Educação em Diabetes do Rio de Janeiro 13/11 (dom) De Olho no Pé XI Campanha de Prevenção do Diabetes Pedalada Azul pelo diabetes Parque de Madureira VII Encontro dos Agentes Primários da Saúde dos Pés do RJ De Olho no Pé XI Campanha de Prevenção do Diabetes Orla de Copacabana e Leme 14/11 (segundafeira) Círculo Azul Caminhada e formação de um dispositivo gráfico humano e bolas com o símbolo do diabetes nas areias do Leme Festa de encerramento no Rio Scenarium (Convites por adesão e renda revertida para a ACD)

4 Detalhamento das atividades Cerimônia de Abertura Evento social, a ser realizado no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, no início da noite do dia 07 de novembro, marcando a abertura da Semana. Nele, serão apresentados os números da diabetes no Rio de Janeiro e as atividades que serão realizadas ao longo da semana. Na ocasião também serão concedidas placas de homenagens a personalidades que têm lutado pela melhoria nas condições de acesso dos pacientes aos cuidados. Serão convidadas 300 pessoas entre autoridades, formadores de opinião, parceiros e profissionais de saúde. Visita às escolas Tem por objetivo disseminar, entre as crianças e adolescentes, informações sobre hábitos saudáveis e sobre a doença (o que é e formas de prevenção). As visitas serão realizadas por alunos e professores dos cursos de graduação em Enfermagem e Nutrição da UCB, treinados por especialistas em diabetes. Durante as visitas, serão distribuídos materiais educativos e propostas atividades lúdicas com alunos e professores. Serão visitadas 10 escolas em Realengo (duas a cada dia - uma pela manhã e outra à tarde) e 10 escolas em Itaguaí (também uma em cada período), abrangendo cerca de alunos e 400 professores. I Fórum Regional de Diabetes em Itaguaí Evento estruturado sob a forma de palestras (prevalência do diabetes, prevenção, principais complicações, tratamento, nutrição e atividades físicas). Na ocasião, também será realizada a distribuição de folhetos educativos à população.

5 O público esperado (300 pessoas) é composto por profissionais de saúde de Itaguaí e de municípios vizinhos, além de pacientes e outros interessados. A duração do evento será de 04 horas (período da manhã).

6 X Encontro de Atenção ao Pé Diabético do Rio de Janeiro e 7º Encontro Regional de Educação em Diabetes do Rio de Janeiro Evento de capacitação para profissionais de saúde com nível superior, médicos (cirurgiões vasculares, ortopedistas, endocrinologistas, clínicos, etc) que atuam na atenção ao paciente diabético, ou que se interessam pela temática. O público esperado é de 400 profissionais. A duração do evento será de 08 horas (manhã e tarde), e será realizado na unidade Centro da UCB. Além das palestras, e uma exposição de produtos, serão oferecidas oficinas de curativos. De Olho no Pé XI Campanha de Prevenção do Diabetes e Pedalada contra o Diabetes Parque de Madureira Evento de atendimento ao público com oferta de exames para detecção de diabetes, avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e batimento cardíaco, exame dos pés de pacientes diabéticos, aconselhamento em nutrição e atividades físicas (passeio ciclístico e aulão de dança). O público foi estimado em 500 pessoas (o que pode gerar até atendimentos), e organizado para ter duração de 06 horas (das oito às 14 horas para os atendimentos, com a Pedalada acontecendo às 10h30). Para identificar os participantes do passeio, teremos balões azuis para serem amarrados às bicicletas. VII Encontro de Agentes Primários de Saúde dos Pés dos Diabéticos Evento de capacitação para profissionais de nível técnico, auxiliares de enfermagem e podólogos, que atuam na atenção ao paciente diabético e para agentes comunitários de saúde.

7 O público esperado (300 pessoas profissionais que atuam na atenção básica em serviços de saúde da Cidade do Rio de Janeiro e adjacências, pois cada unidade receberá 10 inscrições para distribuir entre seu corpo técnico). A duração do evento será de 08 horas (manhã e tarde), e será realizado na unidade Centro, da UCB. Além das palestras (a programação científica será divulgada oportunamente), e uma exposição de produtos, serão oferecidas oficinas de curativos. De Olho no Pé XI Campanha de Prevenção do Diabetes e Pedalada contra o Diabetes Copacabana Evento de atendimento ao público com oferta de exames para detecção de diabetes, avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e batimento cardíaco, exame dos pés de pacientes diabéticos, aconselhamento em nutrição e atividades físicas (passeio ciclístico e montagem do Círculo Azul na areia da praia de Copacabana). O público foi estimado em 800 pessoas (o que pode gerar mais de atendimentos), e organizado para ter duração de 06 horas (das oito às 14 horas para os atendimentos, com a Pedalada acontecendo às 10h30). Para identificar os participantes do passeio, teremos balões azuis para serem amarrados às bicicletas. Realização, organização e apoios: A 10ª Semana de Atenção ao Diabético está sendo realizada e organizada pela Associação Carioca de Diabetes em parceria com a Universidade Castelo Branco, e já conta com apoio da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, da Drogaria Venâncio e do Rio Scenarium. OBS: A UCB cuidará do desenvolvimento dos materiais de comunicação do evento e de sua divulgação junto à comunidade acadêmica e a ACD fará a promoção da semana junto a sua base de associados e comunidade médica.

8 A UCB também providenciará os registros dos eventos fotos e filmagens e sua divulgação através de assessoria de impressa junto aos órgãos de comunicação e parceiros. Retorno aos apoiadores: Inclusão da marca em todo material de divulgação e de uso dos participantes em todas as atividades que compõem a Semana; 10 convites para a Cerimônia de abertura; Espaço para exibição de produtos durante o X Encontro de Atenção ao Pé Diabético do Rio de Janeiro e o 8º Encontro Regional de Educação em Diabetes do Rio de Janeiro e acesso às ações no Parque de Madureira e na Orla de Copacabana.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7. ÍNDICE Introdução 4 O que é diabetes 5 Os diferentes tipos de diabetes 5 Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6 Sintomas 7 Diagnóstico 8 Tratamento 9 Atividades físicas 10 Medicamentos 11 O que

Leia mais

SUGESTÃO DE MODELO DE ATENDIMENTO PARA CAMPANHAS DE RETINOPATIA DIABÉTICA

SUGESTÃO DE MODELO DE ATENDIMENTO PARA CAMPANHAS DE RETINOPATIA DIABÉTICA SUGESTÃO DE MODELO DE ATENDIMENTO PARA CAMPANHAS DE RETINOPATIA DIABÉTICA Retinopatia Diabética (RD) - Biomarcador Morte por Doença Cardiovascular foi 5,6x maior nos portadores de RD GRAVE do que nos sem

Leia mais

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO A Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cujos índices de incidência e prevalência aumentam a cada ano. Para poderem prestar cuidados de saúde globais

Leia mais

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito);

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito); O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue. Essa elevação ocorre, na maioria das vezes, por uma deficiência do organismo em produzir

Leia mais

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição glicose

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Diabetes Mellitus Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Estima-se a população mundial com diabetes (DM): 382 milhões de pessoas; deverá atingir 471 milhões

Leia mais

DIA MUNDIAL DO RIM 13 DE MARÇO DE 2014-FORTALEZA, CE 1 EM 10. O RIM ENVELHECE, ASSIM COMO NÓS

DIA MUNDIAL DO RIM 13 DE MARÇO DE 2014-FORTALEZA, CE 1 EM 10. O RIM ENVELHECE, ASSIM COMO NÓS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO DE MEDICINA LIGA ACADÊMICA DE NEFROLOGIA LIGA DE CLÍNICA MÉDICA LIGA DE CARDIOLOGIA DIA MUNDIAL DO RIM 13 DE MARÇO DE 2014-FORTALEZA, CE 1 EM 10. O RIM ENVELHECE, ASSIM

Leia mais

Projeto Educando Educadores 2º CURSO de Imersão em DM1 Educação e manejo do DM1, da teoria à prática PROGRAMAÇÃO GERAL

Projeto Educando Educadores 2º CURSO de Imersão em DM1 Educação e manejo do DM1, da teoria à prática PROGRAMAÇÃO GERAL Projeto Educando Educadores 2º CURSO de Imersão em DM1 Educação e manejo do DM1, da teoria à prática NR1 Sapucaí Mirim MG - 28/01/19 a 03/02/19 PROGRAMAÇÃO GERAL Segunda Feira 28/01/19 1) 15h30 - Reunião

Leia mais

número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS INSULINAS ANÁLOGAS RÁPIDAS NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS

Leia mais

Introdução Descrição da condição

Introdução Descrição da condição Introdução Descrição da condição Diabetes mellitus: desordem metabólica resultante de defeito na secreção e\ou ação do hormônio insulina. Consequência primária: hiperglicemia. Crônica: diagnóstico de diabetes.

Leia mais

GRUPO COPPA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO PATOLOGIAS ASSOCIADAS BRIGITTE OLICHON LUMENA MOTTA REGINA BOSIO

GRUPO COPPA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO PATOLOGIAS ASSOCIADAS BRIGITTE OLICHON LUMENA MOTTA REGINA BOSIO GRUPO COPPA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO CONTROLE DA OBESIDADE E PATOLOGIAS ASSOCIADAS BRIGITTE OLICHON LUMENA MOTTA REGINA BOSIO Introdução Obesidade Brasil EPIDEMIA 40% em sobrepeso 12,7% adultos obesos

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil 2 15 2. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil No ano de 2000

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com

Leia mais

O que é diabetes? No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2% e de 11% para pessoas acima de 40 anos.

O que é diabetes? No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2% e de 11% para pessoas acima de 40 anos. Diabetes O que é diabetes? O diabetes mellitus é uma doença degenerativa crônica, diagnosticada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. O mais comum é o tipo 2, que atinge cerca de 90% dos diabéticos.

Leia mais

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal?

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal? Obesidade - IMC O que é o Índice de Massa Corporal? O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula

Leia mais

Mulheres da região da Grande Florianópolis.

Mulheres da região da Grande Florianópolis. DATA 03/10/2016 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: NOME DA ASSOCIAÇÃO: CNPJ: ENDEREÇO: CEP: CIDADE NOME DO RESPONDENTE: TELEFONE: ESTADO: CARGO: E-MAIL: 2. RESUMO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: BREVE

Leia mais

Curso de Formação Avançada em Diabetes

Curso de Formação Avançada em Diabetes Curso de Formação Avançada em Diabetes Fundamentação Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa sociedade. Em 2014 a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA O curso de Endocrinologia Clínica abordará os distúrbios hormonais e metabólicos, tendo como temas: diabetes mellitus,

Leia mais

(83)

(83) (83) 3322.3222 contato@cneh.com.br www.cneh.com.br AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS EM IDOSOS E SUA RELAÇÃO COM AS DCNT DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Julia Layse Silva Amaro; Mykaelle

Leia mais

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA Área Temática: Saúde Adriana Masiero Kuhl (coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: qualidade

Leia mais

CNC-CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ

CNC-CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ CNC-CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ Praça Frei Aurélio 1397,Centro-Canindé-Ce CEP:62.700-000 Fone:(85)3343-1826 Fax:(85)3343-1838 E-mail:cnccaninde@yahoo.com.br RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO

Leia mais

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS.

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS. DE DEPENDENTES QUÍMICOS CENPRE AO CRACK E OUTRAS DROGAS. O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE é um programa permanente de extensão da FURG, tem como missão

Leia mais

Resumo revisado pelo Coordenador da Ação de Extensão e Cultura Liga Acadêmica de Pediatria código FM-158: Professor Mestre Antônio Rubens Alvarenga.

Resumo revisado pelo Coordenador da Ação de Extensão e Cultura Liga Acadêmica de Pediatria código FM-158: Professor Mestre Antônio Rubens Alvarenga. RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE - ACADÊMICOS DA LIGA DE PEDIATRIA DA UFG EM TRABALHO VOLUNTÁRIO NA IV AÇÃO SOCIAL DO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES. MOREIRA, Synara Escobar¹; RABÊLO,

Leia mais

DIABETES LIVRO DIGITAL

DIABETES LIVRO DIGITAL DIABETES LIVRO DIGITAL Tipologias da Diabetes Que tipos de diabetes existem? - Diabetes Tipo 1 - Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional - Outros tipos de Diabetes Existem outros tipos de diabetes além

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando na saúde e bem-estar do seu cliente, disponibiliza diversos Programas de. Contamos com uma equipe

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA O DIA DO ORGULHO SUS

SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA O DIA DO ORGULHO SUS SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA O DIA DO ORGULHO SUS A SMS comemora hoje, 21 de março, a segunda edição do Dia do Orgulho SUS. A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, inspirada em

Leia mais

MODY: QUANDO SUSPEITAR? COMO INVESTIGAR? YARA MEDEIROS CONGRESSO CATARINENSE DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA 2015

MODY: QUANDO SUSPEITAR? COMO INVESTIGAR? YARA MEDEIROS CONGRESSO CATARINENSE DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA 2015 MODY: QUANDO SUSPEITAR? COMO INVESTIGAR? YARA MEDEIROS CONGRESSO CATARINENSE DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA 2015 MODY: QUANDO SUSPEITAR? QUANDO INVESTIGAR? IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO: TRATAMENTO: escolha

Leia mais

Curso de Capacitação teórico e prático em Pé Diabético para podólogos

Curso de Capacitação teórico e prático em Pé Diabético para podólogos Curso de Capacitação teórico e prático em Pé Diabético para podólogos INTRODUÇAO Uma epidemia de Diabetes Mellitus (DM) está em desenvolvimento. A estimativa era de 387 milhões com DM no mundo em 2014,

Leia mais

A Diabetes: que desafio?

A Diabetes: que desafio? A Diabetes: que desafio? José Manuel Boavida Director do Programa Nacional para a Diabetes Audição na Comissão Parlamentar da Saúde Assembleia da República 25 Fevº 2015 Prevalência da Diabetes Prevalência

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBF Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBF Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas - 2016 FBF 0432 - Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Diabetes Turma A Fabíola Oliveira 8566503 Gabriella Luz 8657032 Giovana

Leia mais

DIA MUNDIAL DA DIABETES - REGIÃO CENTRO

DIA MUNDIAL DA DIABETES - REGIÃO CENTRO DIA MUNDIAL DA DIABETES - REGIÃO CENTRO PROGRAMA AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE BAIXO VOUGA 1: Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico / Centro de Saúde de Oliveira do Bairro: Realização da

Leia mais

Quer ser um município?

Quer ser um município? Quer ser um município? O Programa MUN-SI, coordenado pelo CEIDSS Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, congrega a atuação das autarquias com a iniciativa da Academia e de investigadores,

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PÚBLICO ALVO EDUCANDOS DOS 9º ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE DE ENSINO E DO ENSINO MÉDIO PROFESSORES DOS CEIs; JARDINS E 1º E 2º ANOS; EMPRESAS; AGENTES

Leia mais

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde Gestão da medicina preventiva A nutrição pode ser definida como a ciência que estuda os processos pelos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. Mas a importância do nutricionista

Leia mais

CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007

CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007 CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007 Maio 2007 1-Problema A Obesidade é um importante problema de Pública e uma doença crónica, com génese multifactorial, que requer esforços

Leia mais

Diferenciais sociodemográficos na prevalência de complicações decorrentes do diabetes mellitus entre idosos brasileiros

Diferenciais sociodemográficos na prevalência de complicações decorrentes do diabetes mellitus entre idosos brasileiros Diferenciais sociodemográficos na prevalência de complicações decorrentes do diabetes mellitus entre idosos brasileiros Resumo: As complicações crônicas do diabetes são as principais responsáveis pela

Leia mais

FARMÁCIA UNOESC NA PRAÇA RESUMO. objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a

FARMÁCIA UNOESC NA PRAÇA RESUMO. objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a FARMÁCIA UNOESC NA PRAÇA Bibiana Paula Dambrós* Ana Paula Scherer de Brum** Elisandra Minotto*** Mônica Frighetto**** RESUMO O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril e tem como objetivo a

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

Programas. & Ações. Medicina Preventiva

Programas. & Ações. Medicina Preventiva Programas & Ações Medicina Preventiva Medicina Preventiva Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de

Leia mais

LINHA DE CUIDADO GERAL EM DIABETE

LINHA DE CUIDADO GERAL EM DIABETE LINHA DE CUIDADO GERAL EM DIABETE Nível de Atenção Ações em Saúde Ações e Procedimentos Específicos Promoção/Prevenção - Estímulo aos hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular, redução do

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA INTRODUÇÃO A obesidade vem aumentando de forma alarmante, sendo por isso considerada

Leia mais

Movidos pelo Coração chega a São Paulo e alerta para as doenças cardiovasculares

Movidos pelo Coração chega a São Paulo e alerta para as doenças cardiovasculares RELEASE Movidos pelo Coração chega a São Paulo e alerta para as doenças cardiovasculares Sociedade Brasileira de Cardiologia faz alerta para um problema que é responsável por 29%¹ de todas as mortes no

Leia mais

RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA

RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA Andreza de Jesus Dutra Silva Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA Arielly Cristina VillarinhoVimar Mestranda em Ensino em Ciências

Leia mais

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE IDOSOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: um relato de experiência.

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE IDOSOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: um relato de experiência. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE IDOSOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: um relato de experiência. Belarmino Santos de Sousa Júnior¹ ; Fernando Hiago da Silva Duarte²; Carlos Jean Castelo da Silva³

Leia mais

I Seminário sobre Educação e Controle Social para a Saúde em Diabetes Estado de Minas Gerais RELATÓRIO PROGRAMAÇÃO

I Seminário sobre Educação e Controle Social para a Saúde em Diabetes Estado de Minas Gerais RELATÓRIO PROGRAMAÇÃO I Seminário sobre Educação e Controle Social para a Saúde em Diabetes Estado de Minas Gerais RELATÓRIO Período: 15 de Junho de 2.007. Local: Auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais Rua

Leia mais

Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento

Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento A cidade de Adamantina, através Clínica PAI Nosso Lar e o Poder Judiciário de Adamantina, está na 2ª edição da Campanha do Setembro Amarelo.

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: S: INSTITUIÇÃO: ÁREAS TEMÁTICAS Público-Alvo: Objetivos:

TÍTULO: AUTORES:  S: INSTITUIÇÃO: ÁREAS TEMÁTICAS Público-Alvo: Objetivos: TÍTULO: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM PACIENTES HIPERTENSOS: DIMINUINDO CUSTOS, AUMENTANDO QUALIDADE DE VIDA. AUTORES: ASSIS, Alysson Luís Belo Pereira; QUEIROZ, Adriana Duarte Miranda; DANTAS, Danielle Rose Pereira;

Leia mais

Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica

Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica Daiani de Bem Borges Farmacêutica (NASF/PMF) Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde/UFSC/PMF Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFSC

Leia mais

DESCOMPLICANDO O DIABETES

DESCOMPLICANDO O DIABETES DESCOMPLICANDO O DIABETES S U M Á R I O 03. Entendendo o que é o diabetes 04. Quais são os tipos mais comuns de diabetes? 11. Principais sintomas da doença 15. Tratamentos mais indicados para o diabetes

Leia mais

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

FISIOTERAPIA PREVENTIVA FISIOTERAPIA PREVENTIVA DIABETES MELLITUS APOSTILA 5 DEFINIÇÃO É um distúrbio crônico, caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, bem como

Leia mais

Semana Mundial da Alergia 08 a 14 de Abril de 2013

Semana Mundial da Alergia 08 a 14 de Abril de 2013 Semana Mundial da Alergia 08 a 14 de Abril de 2013 Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia Regional Rio de Janeiro ASBAI RJ www.asbairj.org.br A Semana Mundial da Alergia foi comemorada nos principais

Leia mais

Abordagem de Prevenção ao Diabetes

Abordagem de Prevenção ao Diabetes Abordagem de Prevenção ao Diabetes Luciana Freitas Enfª Especialista Diabetes e Alterações glicêmicas 12/04/2017 DIABETES JÁ É CONSIDERADA UMA EPIDEMIA 592MM 382MM 387MM 371MM 2011 2013 2014 2015 2017

Leia mais

A experiência da SulAmerica na implantação de Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de doenças

A experiência da SulAmerica na implantação de Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de doenças A experiência da SulAmerica na implantação de Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de doenças O Cenário. Os Programas do Saúde Ativa. Qual o Perfil de risco da nossa população e sua evolução nos últimos

Leia mais

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICO ALVO: Alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA RN EDIÇÃO Nº01

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA RN EDIÇÃO Nº01 001 SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA RN EDIÇÃO Nº01 BOLETIM INFORMATIVO SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA SBC/RN CONTRA A HIPERTENSÃO SOCIEDADE LEVA INFORMAÇÃO ÀS COMUNIDADES A direção da Sociedade

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS DR. RUBENS ALDO SARGAÇO MEMBRO DO GRUPO DE DIABETES HOSPITALAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FINALIDADE DO GRUPO

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando na saúde e bem-estar do seu cliente, disponibiliza diversos Programas de Atenção Integral à Saúde.

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PROGRAMA: ANIMAL SELVAGEM Ciclo de Palestras do GEAS - UVV PROGRAMA: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL. Curso de Defesa Sanitária Animal X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Leia mais

AÇÃO DE FORMAÇÃO ACTUALIZAÇÃO EM DIABETES

AÇÃO DE FORMAÇÃO ACTUALIZAÇÃO EM DIABETES AÇÃO DE FORMAÇÃO ACTUALIZAÇÃO EM DIABETES DESTINATÁRIOS: Médicos FORMADORES: Dr. André Carvalho, - Endocrinologista Dra. Conceição Bacelar - Endocrinologista Dr. Fernando Pichel - Nutricionista Dr. Romeu

Leia mais

Conhecendo a Estratégia Nacional

Conhecendo a Estratégia Nacional Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Oficina de Formação de Tutores para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Porto Alegre RS Abril 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria

Leia mais

AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA OBSTÉTRICA ENDOB

AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA OBSTÉTRICA ENDOB AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA OBSTÉTRICA ENDOB 1- Hipóteses diagnósticas que devem ser encaminhadas para este ambulatório 1a) Diabetes Mellitus Tipo 1, Tipo 2, Gestacional (DMG): com indicação de administração

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 301, DE

PROJETO DE LEI Nº 301, DE PROJETO DE LEI Nº 301, DE 2016 Dispõe sobre a obrigatoriedade de aplicação do teste de Glicemia Capilar nos Prontos-Socorros e Unidades Básicas de Saúde em crianças de 0 a 6 anos no âmbito do Estado de

Leia mais

DIA MUNDIAL DO RIM 2017

DIA MUNDIAL DO RIM 2017 DIA MUNDIAL DO RIM 2017 DOENÇA RENAL E OBESIDADE Liga Acadêmica de nefrologia Itaúna MG Organização: Liga Acadêmica de Nefrologia da Universidade de Itaúna (Lanefro Uit) Coordenação: Dr. Yoshimi Watanabe

Leia mais

ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS

ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS Marina Soares Monteiro Fontenele (1); Maria Amanda Correia Lima (1);

Leia mais

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Área de Gestão de Saúde Estrutura Organizacional Área de Gestão de Saúde Núcleo Técnico Administrativo Unidade Saúde Corporativa

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Leia mais

DIA MUNDIAL DO DIABÉTICO. 14 de Novembro. Programa: 09:30h Concentração no Centro de Saúde de Eiras. 10:00h Caminhada. 12:00h Entrega de Prémios

DIA MUNDIAL DO DIABÉTICO. 14 de Novembro. Programa: 09:30h Concentração no Centro de Saúde de Eiras. 10:00h Caminhada. 12:00h Entrega de Prémios DIA MUNDIAL DO DIABÉTICO 14 de Novembro Programa: 09:30h Concentração no Centro de Saúde de Eiras 10:00h Caminhada 12:00h Entrega de Prémios 12:30h Encerramento RECOMENDAÇÕES: Roupa confortável ou fato

Leia mais

SUA SAÚDE EM UM SÓ LUGAR

SUA SAÚDE EM UM SÓ LUGAR SUA SAÚDE EM UM SÓ LUGAR Líder Mundial em Saúde Digital Somos especialistas em entender e reduzir o risco da sua população. No Mundo Referência Mundial em Gestãode Saúde Digital, Crônicos e Saúde Populacional

Leia mais

1 - Projetos de Extensão em 2010

1 - Projetos de Extensão em 2010 Coordenação de Extensão: Profa. Dra. Maria da Conceição Andrade ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE Dra. Rita de Cássia Moura do Nascimento Professora de Biofísica rcassiamoura@yahoo.com.br 1 - Projetos de Extensão em

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.1 CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ. A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público

Leia mais

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Em uma década: DOENÇAS CRÔNICAS AVANÇAM Aumento de 61,8%

Leia mais

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis BRASIL SAUDÁVEL Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis Inserida no contexto do Bom Exemplo SECOM Coordenação Geral Ministério da Saúde Ministério da Educação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006.

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006. O Boletim de Novembro/2018 apresentou dados referentes ao capítulo IV do CID-10 (Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas), no tocante à obesidade por excesso de calorias, na região de saúde de Ribeirão

Leia mais

CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DIABETES. Roberto B. Bazotte Universidade Estadual de Maringá

CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DIABETES. Roberto B. Bazotte Universidade Estadual de Maringá CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DIABETES Roberto B. Bazotte Universidade Estadual de Maringá Conceito e Classificação do Diabetes Conceito: Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica acarretada por uma deficiência

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL VIVER MELHOR - PREVI/UNP

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL VIVER MELHOR - PREVI/UNP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2018 - VIVER MELHOR - PREVI/UNP A Universidade Potiguar - UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna publico o presente edital e convida

Leia mais

14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes

14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes 14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes INFORME TÉCNICO SEMANA DO DIABETES (11 a 14 de novembro de 2013) Introdução O Dia Mundial do Diabetes é a maior campanha de conscientização sobre o diabetes no mundo.

Leia mais

Apresentação Resultados 2ITR2018

Apresentação Resultados 2ITR2018 Apresentação Resultados 2ITR2018 1 Disclaimer Esta apresentação e seu conteúdo são confidenciais e de propriedade da Biomm S.A. e suas Subsidiárias ( Biomm ). Ao aceitar esta apresentação, cada destinatário

Leia mais

Programação. 29/8/2014 (9h às 12h) Cerimônia de abertura com palestrantes convidados. Apresentação do Coral da ECA na abertura Local: Sala 3 do CRP

Programação. 29/8/2014 (9h às 12h) Cerimônia de abertura com palestrantes convidados. Apresentação do Coral da ECA na abertura Local: Sala 3 do CRP Programação 29/8/2014 (9h às 12h) Cerimônia de abertura com palestrantes convidados. Apresentação do Coral da ECA na abertura Local: Sala 3 do CRP 29/8/2014 (14h às 18h) Atividades lúdicas (a confirmar)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE INICIATIVAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DIABETES MELLITUS

A IMPORTÂNCIA DE INICIATIVAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DIABETES MELLITUS A IMPORTÂNCIA DE INICIATIVAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DIABETES MELLITUS THAÍZA MELLO MALHEIROS 1,FELIPE OLIVEIRA DE BRITO RAMOS 2, CELY CAROLYNE PONTES MORCERF 3, CAROLINA MONTEIRO CAMPOS 4,

Leia mais

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO - COORDACEs CRONOGRAMA DAS ACEs 2º Bloco/2019.1

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO - COORDACEs CRONOGRAMA DAS ACEs 2º Bloco/2019.1 DATA ATIVIDADE LOCAL DO EVENTO UNIDADES PARTICIPANTES 25/05 Mauá em Ação Será uma ação Unidade Vicente Pires - Asa Norte social, com prestação de serviços à comunidade, dentro da instituição. Anexo programação

Leia mais

XXXIX CONGRESSO NACIONAL DA ADVOCACIA TRABALHISTA 2017 SALVADOR/BA-11A13 DE OUTUBRO DE 2017

XXXIX CONGRESSO NACIONAL DA ADVOCACIA TRABALHISTA 2017 SALVADOR/BA-11A13 DE OUTUBRO DE 2017 XXXIX CONGRESSO NACIONAL DA ADVOCACIA TRABALHISTA 2017 1 SALVADOR/BA-11A13 DE OUTUBRO DE 2017 -~ A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT realiza, anualmente, desde 1978, o mais concorrido

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

Teresina, 04 de dezembro de 2018

Teresina, 04 de dezembro de 2018 Teresina, 04 de dezembro de 2018 CURSO DE GESTANTES Nos dias 08 e 09 de novembro as beneficiárias da Unimed Teresina e Intermed participaram de mais um Curso de Gestantes que ocorreu no auditório da operadora.

Leia mais

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL???

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? Dia Mundial da Diabetes No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes O símbolo da diabetes é um círculo azul e foi estabelecido pela ONU. A cor representa

Leia mais

Manual Julho Verde. julho erdesbccp2 19

Manual Julho Verde. julho erdesbccp2 19 Manual Julho Verde julho erdesbccp2 19 MANUAL JULHO VERDE 2019 Vem aí a 4ª edição da Campanha Julho Verde, ação que nasceu para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27/07).

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Periodontite. Sua saúde começa pela boca! O que é doença periodontal ou periodontite? ESMALTE DENTINA GENGIVAS POLPA PERIODONTITE OSSO ALVEOLAR CEMENTO NERVOS E VASOS

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso Programa R$ Valor Orçado 1. Educação 1.1. Educação Infantil

Leia mais

PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS Resumo GORZONI, J. H.; BRANDÃO, N. Estudos têm demonstrado o crescimento da síndrome metabólica. No entanto, esta pesquisa tem por objetivo

Leia mais

Objetivos Específicos: Na área de ensino, são objetivos:

Objetivos Específicos: Na área de ensino, são objetivos: PLANO DE TRABALHO DE LIGAS ACADÊMICAS DA UFSJ-CCO NOME DA LIGA ABREVIAÇÃO RESUMO DO PLANO ÓRGÃOS PARTICIPANTES DETALHAMENTO DA PROPOSTA INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Objetivos Gerais: OBJETIVOS I - Proporcionar

Leia mais

FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS. Nilda Maria de Medeiros Brito Farias. Contexto. População mundial envelhece

FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS. Nilda Maria de Medeiros Brito Farias. Contexto. População mundial envelhece Ministério da Saúde Programa de Saúde da Família II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família FATORES DE ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS HIPERTENSOS Nilda Maria de Medeiros Brito Farias Campina Grande

Leia mais

COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SÃO MATEUS RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SÃO MATEUS RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SÃO MATEUS RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA TEMA: Assistência Farmacêutica no Programa de Auto Monitoramento Glicêmico

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES HIPERTENSOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

PERFIL DOS PACIENTES HIPERTENSOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PERFIL DOS

Leia mais

Desde 2008 o MUN-Si já desenvolveu atividades em 16 Municípios atingindo cerca de crianças e suas famílias.

Desde 2008 o MUN-Si já desenvolveu atividades em 16 Municípios atingindo cerca de crianças e suas famílias. O Programa MUN-SI é coordenado pelo CEIDSS (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde) e congrega a atuação das autarquias com a iniciativa da Academia e de investigadores com o apoio

Leia mais