CONHECENDO A HISTÓRIA DAS CIDADES...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECENDO A HISTÓRIA DAS CIDADES..."

Transcrição

1 CONHECENDO A HISTÓRIA DAS CIDADES... Pela comparação entre o número de pessoas que vive nas áreas urbanas e rurais, feito em Geografia, você pôde observar que, hoje, a maioria dos brasileiros vive nas cidades, também conhecidas como núcleos urbanos. Mas, o que é uma cidade? Pinte os desenhos que representam características das cidades brasileiras da atualidade. Como vocês perceberam, é nas cidades que o maior número de construções, serviços e variedade de empregos se concentra. Elas se diferenciam do meio rural por concentrarem uma série de atividades comerciais, industriais e administrativas.

2 O processo de construção das cidades teve início há milhares de anos, quando os seres humanos sentiram a necessidade de viver em grandes grupos. Leia a história abaixo. Ela retrata o surgimento das cidades na história dos seres humanos:

3 Com base na história do surgimento das cidades, escreva os trabalhos praticados pelas pessoas: a) que não se fixavam em um local - b) que se estabeleceram em um local, formando pequenos grupos - c) nas cidades - Como você observou, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram às pessoas a organização em grupos cada vez maiores. Esses grupos tiveram que produzir mais alimentos e passaram a realizar outras atividades para satisfazer às suas necessidades, como a confecção de roupas, de utensílios domésticos e de armas. Você conheceu um pouco da história do surgimento das cidades no mundo. E no Brasil, como elas surgiram? Leia a história a seguir e descubra.

4 As primeiras cidades brasileiras se tornaram sede administrativa dos portugueses. Elas foram construídas para facilitar a ocupação, garantindo, assim, a posse das terras contra a invasão de outros povos, para possibilitar a produção e a venda de produtos, como a cana-de-açúcar, e a exploração das riquezas naturais, como o ouro e o diamante. Nas cidades estavam concentradas a administração política, policial, religiosa e comercial. Os trabalhadores, escravos, empregados do governo e as demais pessoas deveriam seguir as regras impostas por essa administração. Com o passar do tempo, mulheres, homens e crianças, por meio do seu trabalho, possibilitaram o desenvolvimento dos primeiros povoados, que se tornaram núcleos urbanos. Em função das necessidades que surgiam, eles criaram o comércio, construíram casas, prédios, igrejas e abriram ruas. Realizavam eventos festivos e religiosos, nos quais as pessoas se encontravam para conversar, dançar e se divertir.

5 Essas cidades tinham construções simples, feitas, em sua maioria, de madeira e barro. As ruas eram estreitas e não tinham pavimentação. O dia a dia das pessoas era marcado por diversas atividades. Os moradores viviam de forma modesta, usando roupas simples e andando descalços. As pessoas mais ricas usavam casacos, chapéus, calças, camisa e sapatos. Os escravos carregavam mercadorias dos portos para as lojas, vendias seus produtos nas ruas e faziam serviços domésticos. Existiam pessoas que trabalhavam como sapateiros, carpinteiros, ferreiros, alfaiates, comerciantes... Havia também muitos religiosos que realizavam casamentos, batizados e missas. Viver em uma cidade brasileira do século XIX (1801 a 1900) poderia ser muito diferente da vida nos dias de hoje. O desenho a seguir representa a cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil o início do século XIX. Assinale as situações que poderiam ser motivo de reclamação de viajantes e moradores do local nessa época.

6 1- Durante o século XIX, como os moradores da capital brasileira lidavam com os detritos e a sujeira produzida diariamente nas habitações? 2- Atualmente, que destino os brasileiros dão ao lixo doméstico?

7 Agora, descubra como era uma das cidades do interior do Brasil, de acordo com a observação de um viajante que andou por estas terras entre 1817 e 1821: 1- O que você achou mais interessante em relação à descrição de Johann Pohl? 2- Conforme o texto, quais profissões poderiam ser exercidas nessa cidade? 3- Indique as semelhanças e diferenças entre essa cidade no século XIX e a sua nos dias de hoje.

8 Durante o século XIX, muitos moradores também reclamavam das condições nas cidades que viviam, para isso usavam os jornais da época, como podemos observar lendo a notícia a seguir: Imagine que você é um repórter e entreviste um familiar ou vizinho. Anotem as respostas para as questões. 1- Atualmente, como os moradores de uma cidade podem demostrar sua opinião sobre a administração urbana? 2- Quais são os maiores problemas de sua cidade? 3- Você utiliza algum meio para demostrar seu descontentamento? Qual?

9 Será que todas as cidades brasileiras surgiram pelo mesmo motivo? Vários fatores podem marcar o surgimento de uma cidade. Que tal conhecer os motivos que possibilitaram a criação de algumas cidades brasileiras? Para isso, observe o mapa e o texto a seguir. Castro (Paraná) nasceu do movimento de viajantes que conduziam gado e paravam nesse povoado para descansar. Corumbá (Mato Grasso do Sul) surgiu para proteger as fronteiras do território onde vivemos contra o domínio dos espanhóis. Rio Branco (Acre) nasceu da exploração da seringueira, árvore da qual se retira o látex, material necessário para fabricação da borracha. Oeiras (Piauí) foi construída pelos fazendeiros que se dedicavam à pecuária. São Paulo (São Paulo) foi construída por religiosos que desejavam ensinar a sua religião aos indígenas.

10 É PRECISO MODERNIZAR... As cidades cresceram, pois muitas pessoas abandonaram a área rural, procurando trabalho e melhores condições de vida nos núcleos urbanos. A partir de 1870, governantes, engenheiros e médicos, entre outros, desejavam que nossas cidades se tornassem modernas. Esse desejo fez que muitas mudanças ocorressem nas cidades brasileiras. As autoridades de várias capitais brasileiras preocuparam-se em tornar as cidades mais limpas e bonitas, melhorando a vida das pessoas. Dessa forma, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, entre outras cidades, passaram por várias reformas urbanas. O objetivo dos governantes não era somente embelezar a cidade, mas também pôr fim a epidemias como a de febre amarela e de cólera.

11 Para iniciar essas mudanças, mandaram destruir ruas, habitações e cortiços. Também foram construídas praças e jardins. Casas de madeira e locais onde habitava um grande número de pessoas foram demolidos. As novas construções passaram a ser planejadas e deveriam ser autorizadas pelas prefeituras. 1- Qual era a intenção dos governantes que promoveram as reformas nas cidades brasileiras a partir de 1870? 2- Quais foram as consequências para a população que vivia nesses locais? 3- Caso você tivesse vivido naquela época, que sugestão daria ao prefeito para melhorar a cidade sem prejudicar os moradores?

12 Conforme pudemos observar, para que as reformas fossem realizadas, muitas pessoas tiveram suas moradias destruídas, ficando sem lugar para viver e sem receber nenhum dinheiro para construir uma nova habitação. As reformas somente foram benéficas para as pessoas mais ricas, pois elas possuíam casas amplas e arejadas, conforme as exigências das prefeituras. Porém, mesmo assim, as cidades brasileiras continuaram crescendo, muitas pessoas foram despejadas e outras vieram da área rural e de outros países à procura de emprego e de melhores condições de vida. Elas tiveram que encontrar outras formas de viver na cidade. Para isso, muitas vezes, criaram outros espaços. Foi o que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo. Muitas dessas pessoas acabaram se mudando para os morros próximos ao centro, construindo habitações feitas com restos de madeira e outros materiais. Isso causou o surgimento das primeiras favelas.

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil?

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil? 1 Antes da chegada dos portugueses às terras que hoje formam o Brasil, não existiam ruas, bairros nem cidades. O país que conhecemos atualmente começou a se formar com uma pequena vila. a) Quem vivia nessas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro. A origem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas,

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, Cap. 2 O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, econômicas e físicas. Foi a Primeira região a

Leia mais

O local em que vivemos / Os serviços e a administração no município

O local em que vivemos / Os serviços e a administração no município 1 Responda às questões sobre sua moradia: a) Quantas pessoas vivem em sua moradia? b) Quais materiais foram usados na construção de sua moradia? c) O que você mais gosta de fazer quando está em sua casa?

Leia mais

Cidades ao longo da História

Cidades ao longo da História Cidades ao longo da História AS CIDADES AO LONGO DA HISTÓRIA AS CIDADES AO LONGO DA HISTÓRIA A formação das cidades não coincide com o surgimento da indústria, é um fenômeno que remonta à Antiguidade.

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADES

CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADES CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professor (a), as atividades de fortalecimento da aprendizagem foram elaboradas com intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos A construção de espaços geográficos de 1500 a 1930 Inicialmente

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. O quintal da dona Lula

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. O quintal da dona Lula Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático Comunidades e organização Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

1 Observe as fotografias e identifique quais representam área urbana e quais representam área rural.

1 Observe as fotografias e identifique quais representam área urbana e quais representam área rural. 1 Observe as fotografias e identifique quais representam área urbana e quais representam área rural. A Filipe Frazao/Shutterstock.com/ID/BR B Filipe Frazao/Shutterstock.com/ID/BR C Felix Lipov/Shutterstock.com/ID/BR

Leia mais

2 Um bairro é diferente do outro. Assinale com um X o que existe no bairro onde você mora. árvores restaurante cavalos e bois

2 Um bairro é diferente do outro. Assinale com um X o que existe no bairro onde você mora. árvores restaurante cavalos e bois 1 Na página 86 de seu livro, você leu que algumas pessoas, quando viajam, costumam mandar cartões-postais para amigos e parentes. Neles, geralmente há uma foto de um lugar turístico do local. Faça o que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura Geografia 7º ANO - Ensino Fundamental II NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: INSTRUÇÃO:

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4. o ANO/EF - 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 6 / 2018 1) LEIA, com atenção: O TRABALHO NO CAMPO O campo, também chamado de zona rural, é utilizado

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Índios: Origem do Nome

Índios: Origem do Nome Índios: Origem do Nome Índios: Origem do Nome Na época da colonização, os povos encontrados foram nomeados de índios, pois os europeus acreditaram que tinham chegado às Índias. Essa denominação dá uma

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

1. Formação do Feudalismo

1. Formação do Feudalismo 1. Formação do Feudalismo 1.1. Herança Romana O COLONATO foi uma instituição de fins do Império Romano, em que trabalhadores (colonos) recebiam um lote de terra para seu sustento, em grandes propriedades

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 7 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 7 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 7 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA Eulália Santos GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Marque um (

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

DATA: 23 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 4.º ANO/EF

DATA: 23 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 23 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA MÓDULO

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA MÓDULO O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA MÓDULO 13 1.UM POUCO DE HISTÓRIA Os primeiros núcleos urbanos do país nasceram no século XVI, ao longo do litoral, funcionando como locais em que os produtos da colônia

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 15. BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL O QUE É ETNIA? O termo etnia se refere às pessoas que tem uma cultura e também características

Leia mais

02. A atividade mineradora ao longo de todo o século XVIII alterou a paisagem no ambiente da área mineradora.

02. A atividade mineradora ao longo de todo o século XVIII alterou a paisagem no ambiente da área mineradora. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 0 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas.

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas. 2. Conversas sobre moradias de outros jeitos e de outros tempos 1. No Brasil atual, existe uma grande diversidade de moradias. Considerando a história delas, assinale V para as alternativas verdadeiras

Leia mais

R.: R.: Estátua do Arariboia, na praça do mesmo nome, em frente à estação das Barcas, em Niterói.

R.: R.: Estátua do Arariboia, na praça do mesmo nome, em frente à estação das Barcas, em Niterói. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== A conquista do território

Leia mais

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade 1 Construção da Identidade Social 3 Pré-História 5 A importância da História 6 A contagem do tempo 7 Identificando os séculos 8 Fontes históricas 10 Os primeiros habitantes

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

TERRITÓRIO BRASILEIRO MINERAÇÃO E SOCIEDADE PROFESSOR OTÁVIO

TERRITÓRIO BRASILEIRO MINERAÇÃO E SOCIEDADE PROFESSOR OTÁVIO TERRITÓRIO BRASILEIRO MINERAÇÃO E SOCIEDADE PROFESSOR OTÁVIO A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO O Brasil é o 5º maior país do mundo, com uma área de 8.514.876 km². Essa imensa extensão territorial do

Leia mais

01- Resolva as questões de acordo com o texto: a) De onde, geralmente, se obtém as matérias primas? R.:

01- Resolva as questões de acordo com o texto: a) De onde, geralmente, se obtém as matérias primas? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O homem retira da

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 4 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Relacione as colunas. (A) Colonos portugueses (B) indígenas e africanos escravizados ( ) Vieram para o Brasil com o objetivo

Leia mais

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

Prova Geral P-01. Tipo EF4-03/ 2018 G A B A R I T O 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12.

Prova Geral P-01. Tipo EF4-03/ 2018 G A B A R I T O 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12. Prova Geral P-01 G A B A R I T O Tipo EF4-03/ 2018 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12. A PROVA GERAL P-1 Ensino Fundamental I 4 o ano TIPO EF-4 RESOLUÇÕES

Leia mais

FEUDALISMO P R O F E S S O R R O D R I G O AL C A N T A R A G AS P A R

FEUDALISMO P R O F E S S O R R O D R I G O AL C A N T A R A G AS P A R FEUDALISMO P R O F E S S O R R O D R I G O AL C A N T A R A G AS P A R FEUDALISMO Este curso têm por objetivo trazer noções básicos sobre o Feudalismo. De forma que para maiores detalhes e aprofundamento

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Leia: No Brasil, são cinco sedes do Colégio Sion: Sion Batel e Sion Solitude,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

1. Renascimento comercial na Baixa Idade Média. Introdução

1. Renascimento comercial na Baixa Idade Média. Introdução Baixa Idade Média História da Baixa Idade Média, inovações tecnológicas, renascimento comercial, renascimento urbano, origem da burguesia, os burgos, crise do feudalismo, história medieval 1. Renascimento

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro de Língua Portuguesa - Diálogo em gêneros: 7º ano. Fazer no livro as páginas 20 e 21.

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: Querida criança, Estude os seguintes conteúdos para a nossa prova:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: Querida criança, Estude os seguintes conteúdos para a nossa prova: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: Querida criança, Estude os seguintes conteúdos para a nossa prova: História Material Didático páginas de 13 a 50 Geografia Material

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Espaço histórico e meio ambiente Disciplina/Valor

Leia mais

AMAZÔNIA QUADRO HUMANO E ECONÔMICO. SINTESE DO MÓDULO 69 LIVRO 4 páginas a

AMAZÔNIA QUADRO HUMANO E ECONÔMICO. SINTESE DO MÓDULO 69 LIVRO 4 páginas a AMAZÔNIA QUADRO HUMANO E ECONÔMICO SINTESE DO MÓDULO 69 LIVRO 4 páginas a A conquista da Amazônia Os povos indígenas foram os primeiros a ocupar a região da Amazônia; aproximadamente 56% dos índios do

Leia mais

Um País Chamado Brasil

Um País Chamado Brasil PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a imagem

Leia mais

MINERAÇÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA

MINERAÇÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA MINERAÇÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA Áreas de mineração no Brasil colonial. Ao longo do século XVIII, o imposto estabelecido pela Coroa portuguesa variou muito. O mais frequente foi o quinto: o governo português

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Objetivos: identificar os estados da Região Norte. (1,0) 1. Pinte, no mapa da região Norte, um estado de cada cor e complete a legenda: Objetivos: Reconhecer

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

Educação Patrimonial - Mais Educação VERSÃO PRELIMINAR. Ficha do Projeto. Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado.

Educação Patrimonial - Mais Educação VERSÃO PRELIMINAR. Ficha do Projeto. Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado. Ficha do Projeto Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado Foto da equipe: 1 Nome e idade dos integrantes da equipe: Nome do monitor: Nome dos professores participantes: Instituições participantes:

Leia mais

Geografia. Rebecca Guimarães

Geografia. Rebecca Guimarães Geografia Rebecca Guimarães 01 -(FGV) CANÇÃO DOS SEM-TERRA A enxada sobe e desce na terra encharcada Sobe e desce A vontade do homem que a sustenta, de ser dono da terra lavrada, da terra tratada. A enxada

Leia mais

DATA: 27 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF

DATA: 27 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 27 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 8 o ano Unidade 2

Sugestões de avaliação. História 8 o ano Unidade 2 Sugestões de avaliação História 8 o ano Unidade 2 5 Nome: Data: Unidade 2 1. Leia o texto e faça o que se pede. O povoamento das minas A sede insaciável do ouro estimulou tantos a deixarem suas terras

Leia mais

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos.

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. 6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. Queridos, espero que este pequeno roteiro/resumo ajude todos vocês, mas lembrem-se que devem estudar também pelo Anglo, caderno e por todas as anotações que fizemos

Leia mais

( ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária. ( ) Utilização da terra para criação de animais, com finalidade econômica.

( ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária. ( ) Utilização da terra para criação de animais, com finalidade econômica. Geografia 2 o período 1. Relacione as colunas: (A) Agricultura (B) Pecuária (C) Agropecuária ( ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária. ( ) Utilização do solo para plantio e o

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de rever os conteúdos estudados durante o ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia CONTEÚDOS DE ESTUDOS: Entendendo os mapas; Conhecendo mapas; Os mapas antigos; Cidadania e participação. SUPORTE TEÓRICO: 1) CONSULTE seu caderno e livro adotado. 2) REFAÇA suas avaliações, AVDs e Estudos

Leia mais

A Redução de São Miguel Arcanjo

A Redução de São Miguel Arcanjo 1 Leia o texto a seguir, observe a imagem e responda às questões. A Redução de São Miguel Arcanjo A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632 na região do Tape. Porém, devido aos ataques de paulistas

Leia mais

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

MARIANA HISTÓRIA ROTEIRO E EXERCÍCIOS 7º ANO

MARIANA HISTÓRIA ROTEIRO E EXERCÍCIOS 7º ANO MARIANA HISTÓRIA ROTEIRO E EXERCÍCIOS 7º ANO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------

Leia mais

Leia a história em quadrinhos. Página 1 de 8-24/09/2015-8:44

Leia a história em quadrinhos. Página 1 de 8-24/09/2015-8:44 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Leia a história

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO COMERCIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO COMERCIAL TEORIA GERAL DO DIREITO COMERCIAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PANORAMA HISTÓRICO DO DIREITO COMERCIAL... 4 2. AUTONOMIA DO DIREITO COMERCIAL...7 3. NOVO CÓDIGO COMERCIAL BRASILEIRO...10 4. EMPRESA,

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Geografia 1º período 2º ano - Ensino Fundamental I

Planejamento Anual 2014 Geografia 1º período 2º ano - Ensino Fundamental I Geografia 1º período Unidade 1 A identidade e o jeito de cada um. Pessoas e coisas têm nome. Somos diferentes. Unidade 2 Representando o seu corpo. Lateralidade. Unidade 3 De casa até a escola. Casa e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

GERAÇÃO COLÉGIO E CURSO Fazendo história, de geração em geração!

GERAÇÃO COLÉGIO E CURSO Fazendo história, de geração em geração! 1º ANO HISTÓRIA Estudar: O cotidiano das crianças; (págs.: 03 A 18). Datas comemorativas (31 A 34). MATEMÁTICA Estudar: Descobrindo a dezena; Adicionar ou subtrair; (págs.: 02 A 46). GEOGRAFIA Estudar:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO DE: HISTÓRIA As primeiras vilas do Brasil. A cidade do

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte e Amazônia Com uma superfície de 3.853.327 km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro.

Leia mais

No meio do caminho do ciclista, tem buracos, esgoto e até cavalo

No meio do caminho do ciclista, tem buracos, esgoto e até cavalo PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 MOBILIDADE

Leia mais

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL 19h00 - ABERTURA 19h15 - APRESENTAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR 19h30 - MOMENTO DE

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Assunto: Entradas e Bandeiras Suporte teórico: Livro didático, atividades do caderno, textos e mapas em folha. Tema: Ocupando o sertão QUESTÃO 1 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ESTUDOS AUTÔNOMOS

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

Imagem 1 disponível em: Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014.

Imagem 1 disponível em:  Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014. 6º Fabiana Unidade I História Leia a letra da música de Lulu Santos: Como uma onda. Após a leitura dedicada, utilize a letra da música como ponto de reflexão para responder as questões 01 e 02. Pontuação

Leia mais

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo?

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo? ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 1 O pensamento histórico e a consciência do tempo OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4 set/18 1 MAT B 6 MAT D 11 HIS C 2 MAT C 7 MAT B 12 GEO D 3 MAT A 8 HIS A 13 GEO C 4 MAT C 9 HIS D 14 GEO A 5 MAT D 10 HIS B 15 GEO B P-5 TIPO EF-4 Resoluções

Leia mais

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo 8º ano - 2013 A arte no Brasil colonial (1500 a 1808) foi marcada pela forte influência européia. O principal estilo que surge neste período é o BARROCO,

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 7º Ano 3º/4º Bimestre 2018 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Tatiana Data: / /2018 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática Ciências Humanas 2 TEMA 1º Bimestre Conhecendo a nossa história. 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7

Leia mais

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano Exercício Complementar de História. 1º trimestre. 1.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

DATA DE RETORNO: / /2017

DATA DE RETORNO: / /2017 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR - 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR (A): _ ALUNO(A):. SÉRIE: 2 ANO. DATA DE RETORNO: / /2017 1. Leia o texto e responda as questões

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 1.º ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português

colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 3.º ANO/EF

DATA: 05 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 3.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 207 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Geografia.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Geografia. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE Geografia [4 a Etapa] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividade para Intensificar

Leia mais

HISTÓRIA DA MODA. Questão 1 Escreva um trecho do texto relacionado a cada um dos desenhos.

HISTÓRIA DA MODA. Questão 1 Escreva um trecho do texto relacionado a cada um dos desenhos. Instituto de Educação Infantil e Juvenil INVERNO, 2017. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 15 MMXVII Fase 2 Grupo a f2 HISTÓRIA DA MODA Moda para quê? Afinal, você pode perguntar,

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais