RAID Uma visão geral sobre RAID e seus principais níveis, incluindo os níveis mais recentes por Diego Salim De Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RAID Uma visão geral sobre RAID e seus principais níveis, incluindo os níveis mais recentes por Diego Salim De Oliveira"

Transcrição

1 RAID Uma visão geral sobre RAID e seus principais níveis, incluindo os níveis mais recentes por Diego Salim De Oliveira A intenção deste artigo é tratar dos principais níveis de RAID utilizados no mercado (ou seja, oferecidos pelos principais fabricantes de controladoras de disco, servidores e storages). Para facilitar, buscaremos falar de forma didática sobre estes níveis, concluindo com uma breve explicação a respeito do motivo do surgimento dos novos níveis de RAID. O que é RAID? RAID = Redundant Array of Independent Disks, ou, em português, Conjunto Redundante de Discos Independentes. Ou seja, um grupo redundante de discos, o qual é apresentado para o sistema operacional do host como um único volume. O que significa nível de RAID (ou, RAID Level, em inglês)? Nível de RAID é a configuração lógica imposta a este grupo de discos. Existem diversas opções, cada uma com suas vantagens e suas desvantagens, cabendo aos analistas de TI decidir sobre o mais adequado para o atendimento de cada necessidade. Atualmente, os níveis de RAID que encontramos nas soluções de hardware são o RAID 0, RAID 1, RAID 4, RAID 5, RAID 6 (também conhecido como RAID-DP) e RAID-TP (também conhecido como RTP ou RAI- D-Z3). RAID 0 O RAID 0, também conhecido como stripe, striping ou striped, é o único nível que não possui qualquer tipo de redundância. De maior desempenho e menor custo, porém, sem nenhuma segurança, o RAID 0 pode ser criado utilizando- -se 02 ou mais discos. Os blocos são divididos de forma que cada bloco é gravado em um diferente disco, o que divide os I/Os de leitura e gravação. Como o I/O é dividido uniformemente entre todos os discos e não há qualquer tipo de operação matemática por parte da controladora (ou seja, qualquer processamento necessário para cálculo de paridade), este é o RAID Level de maior desempenho. Porém, como os blocos estão espalhados por todos os discos, a perda de um único disco já é o suficiente para ocasionar a perda de dados, bem como a parada do ambiente. Por esta razão, é recomendável apenas para ambientes os quais podem suportar a perda de dados e parada de seu funcionamento, sem acarretar prejuízos financeiros ou operacionais à empresa, tais como ambientes de backup (por exemplo, um backup em 2 tiers, ou seja, um backup em 2 camadas, onde primeiramente se realiza uma cópia dos dados em disco, para a posterior gravação em fita) e ambientes de testes e desenvolvimento (desde que o trabalho para se recriar o ambiente seja inexpressivo). A área útil de um RAID 0 é igual a somatória da área de todos os discos.

2 RAID 1 O RAID 1, também conhecido como mirror, mirroring ou espelhamento, foi um dos primeiros níveis de RAID criados e um dos mais usados até hoje. O RAID 1 é composto por 02 discos, sendo que um disco é a cópia exata do outro. Ou seja, todos os blocos são gravados em ambos os discos. Desta forma, o RAID 1 suporta a perda de um disco, sem acarretar na perda de dados ou parada do ambiente. Como não há necessidade de qualquer cálculo de paridade, possui o melhor desempenho, além disto, na leitura a controladora pode ler dados em todos os discos, o que aumenta ainda mais o desempenho. Muito utilizado para discos de sistema operacional, bem como para aplicações as quais precisam de altíssimo I/O e baixíssima latência. A área útil de um RAID 1 é igual à metade da somatória da área dos discos, o que faz dele o nível de RAID de maior custo.

3 RAID 10 ou RAID 1+0 O RAID 10, também conhecido como RAID 1+0, nada mais é do que um agrupamento maior, com 04 ou mais discos, sempre aos pares, onde são criados diferentes RAIDs 1, e sobre eles, criado um grande RAID 0. Desta forma, os blocos são gravados cada um em um diferente par de discos, dentro de cada par o dado é gravado duas vezes, uma em cada disco. Desta forma, o RAID 10 suporta a perda de metade do número total de discos, desde que não se perca dois discos do mesmo par, sem acarretar na perda de dados ou parada do ambiente. Possui desempenho ainda superior ao RAID 1, já que se utilizam múltiplos discos, e não apenas 02, o que provê maior capacidade de I/O. A área útil de um RAID 10 é igual à metade da somatória da área de todos os discos, o que faz dele o nível de RAID de maior custo. RAID 4 O RAID 4 é composto por 03 ou mais discos, sendo que um dos discos é dedicado a paridade. Os blocos são divididos de forma a serem gravados em diferentes discos e um disco é reservado para armazenar a paridade. A paridade nada mais é do que o resultado do cálculo matemático (algoritmo matemático) realizado pela controladora de discos, baseado no conteúdo dos demais blocos, de modo que na ausência de um dos discos, a controladora consiga calcular o conteúdo do bloco perdido, garantindo a integridade dos dados e a disponibilidade do ambiente. O RAID 4 permite a perda de um disco, sem que ocorra perda de dados ou indisponibilidade do ambiente. Tende a não ser muito utilizado, já que sua arquitetura com disco dedicado para paridade não permite a distribuição uniforme do I/O através dos discos. A área útil de um RAID 4 é igual a somatória da área útil de todos os discos, descontada a área útil de um disco.

4 RAID 5 Assim como o RAID 4, o RAID 5 é composto por 03 ou mais discos. Porém, possui paridade distribuída. Isto quer dizer que o RAID 5 não possui um disco dedicado para paridade. A paridade é gravada a cada momento em um diferente disco do conjunto, de forma a distribuir uniformemente o I/O entre os discos. Suporta a perda de um disco sem que ocorra perda de dados ou indisponibilidade do ambiente. É o nível de RAID com redundância de menor custo, e um dos mais utilizados. Apesar disto, não é recomendável sua utilização em conjuntos com muitos discos, bem como em conjuntos com discos de alta capacidade (900GB, 1TB, 2TB, 3TB, 4TB). Isto porque, nestes casos, a probabilidade da perda de dois discos simultaneamente (a perda de dois discos ao mesmo tempo, ou a perda do segundo disco enquanto o primeiro ainda não foi reconstruído) é estatisticamente elevada. A área útil de um RAID 5 é igual a somatória da área útil de todos os discos, descontada a área útil de um disco.

5 RAID 50 ou RAID 5+0 O RAID 50, ou RAID 5+0, nada mais é do que um grande conjunto em RAID 0, criado a partir da soma da vários conjuntos em RAID 5. Uma forma de se criar um único conjunto, com inúmeros discos, porém, minimizando os riscos quanto a integridade e disponibilidade dos dados, uma vez que, por exemplo, em um conjunto com 20 discos, haveriam 02 discos de paridade, sendo 01 disco de paridade para cada 09 discos de dados, diminuindo a probabilidade da ocorrência de uma perda de dados. Suporta a perda simultânea de mais de um disco, desde que os discos não pertençam ao mesmo subconjunto. Sua área disponível varia, de acordo com a implementação de cada fabricante, sendo resultado da somatória da área total de todos os discos, descontada a área total dos discos de paridade. RAID 6 ou RAID-DP O RAID 6, ou RAID-DP (Double-Parity, ou seja, Dupla Paridade), é composto por 04 ou mais discos. Utiliza dupla paridade distribuída. O que aumenta a segurança quanto à integridade e disponibilidade dos dados, porém, requer maior poder de processamento por parte da controladora, o que faz com que tenha menor desempenho se comparado ao RAID 5. Apesar disto, existem implementações específicas de alto desempenho, como, por exemplo, da NetApp, a qual possui um algoritmo próprio com altíssimo desempenho. Suporta a perda de dois discos sem que ocorra perda de dados ou indisponibilidade do ambiente. Recomendado para conjuntos com muitos discos ou discos de grande capacidade, já que minimiza os riscos de perda de dados. A área útil de um RAID 6 é igual a somatória da área útil de todos os discos, descontada a área útil de dois discos.

6 RAID 60 ou RAID 6+0 O RAID 60, ou RAID 6+0, nada mais é do que um grande conjunto em RAID 0, criado a partir da soma da vários conjuntos em RAID 6. Suporta a perda simultânea de mais de dois discos, desde que os discos perdidos não pertençam todos ao mesmo subconjunto. Sua área disponível varia, de acordo com a implementação de cada fabricante, sendo resultado da somatória da área total de todos os discos, descontada a área total dos discos de paridade.

7 RAID-TP O RAID-TP (Triple Parity, ou, Tripla Paridade) poderia ser o 7º nível de RAID, se o nome não tivesse sido registrado por uma empresa. É também conhecido como RTP (implementação da NetApp) ou RAID-Z3 (implementação da Oracle, baseada no ZFS). Trata-se de nível de RAID relativamente recente, o qual vem se popularizando gradualmente. Basicamente, trabalha de forma similar ao RAID 5 e ao RAID 6, porém, utiliza tripla paridade, aumentando ainda mais a garantia de integridade e disponibilidade dos dados. Recomendado para conjuntos com múltiplos discos de alta capacidade. A área útil de um RAID-TP é igual a somatória da área útil de todos os discos, descontada a área útil de três discos. RAID-QP Ainda sem implementação comercial, o RAID-QP (Quad Parity, ou Quadrupla Paridade), já vem sendo discutido e é tido como o caminho natural na evolução do RAID, sobretudo considerando a era na qual estamos entrando, a Era do Big Data, a qual tende a impulsionar ainda mais a utilização de storage, ou seja, storages com cada vez mais discos e discos com cada vez mais capacidade.

8 Observações gerais: As imagens acima são meramente ilustrativas e simplificadas com intuito didático. Um disk group em RAID 50, por exemplo, pode conter inúmeros discos dentro do mesmo conjunto em RAID 5 (as limitações variam de acordo com o fabricante e modelo do storage utilizado), não estando limitado a apenas 03 discos em cada conjunto em RAID. O mesmo vale para todos os demais níveis de RAID, devendo-se consultar as especificações do produto (storage) utilizado, a fim de se obter as informações exatas relativas ao funcionamento, funcionalidades e limitações do equipamento. Para a maioria dos fabricantes e modelos de dispositivos de armazenamento, quando o número de discos do disk group excede o limite aceito (por questões de segurança) para os níveis de RAID 5 e 6, automaticamente o equipamento aplica, respectivamente, RAID 50 e RAID 60 ao disk group (grupo de discos) em questão. Conclusão Não há um nível ideal de RAID, devendo sua escolha ser guiada pelo desempenho e segurança necessários, bem como pela verba disponível. Quando da utilização de discos de alta capacidade, é altamente recomendável a utilização de RAID 6 (RAID-DP) ou RAID-TP, já que a probabilidade da perda simultânea de dois discos, inclusive do mesmo par, é relativamente alta, visto que não apenas os discos possuem mais setores, como também tendem a receber mais I/Os (devido a sua maior densidade, ou seja, maior concentração de dados em um mesmo disco), bem como levam mais tempo para serem reconstruídos. Tudo isto aumenta a probabilidade de perda de dois ou mais discos simultaneamente, acarretando a perda de dados e parada do ambiente. Importante também é a utilização de spare disks, ou, em português, discos de reserva, também conhecidos como hot-spare. Os discos de spare nada mais são do que discos instalados no storage, porém, os quais estão reservados por segurança, para que no caso da perda de um disco, o storage possa imediatamente iniciar a reconstrução do RAID com a utilização deste disco, diminuindo a exposição do ambiente de armazenamento ao risco de perda de dados em razão. A detectar a perda de um disco, havendo um ou mais discos em spare, a controladora inicia automaticamente a reconstrução do RAID, ou seja, utiliza as paridades (ou, no caso de RAID 1 ou 10, a cópia dos blocos), para gravar uma nova cópia dos blocos perdidos no novo disco, de forma a recuperar o desempenho e a segurança original do conjunto.

9 A Global Technologies A Global Technologies atua com Consultoria e Integração de Soluções em TI, especializada em projetos personalizados e desenhados especificamente para as necessidades, estratégias e realidades de seus clientes. Nossa empresa difere-se dos demais players do mercado brasileiro por sua forma de atuação, sempre focada no cliente. Tendo como objetivo primário unir as melhores tecnologias e processos do mercado, porém, sem estar focada em fabricantes ou produtos, e sim visando sempre o entendimento e atendimento das necessidades de nossos clientes, exercendo o verdadeiro papel de um Parceiro de Tecnologia e Negócios, o qual busca incessantemente apoiar seus clientes na melhoria e crescimento contínuos de seus Negócios e Eficiência Operacional através da Tecnologia. Podemos dizer que temos este perfil de Parceria, Consultoria e Integração em nosso DNA. A Global Technologies nasceu da união de forças de executivos brasileiros, com décadas de experiência agregada no segmento de Tecnologia da Informação e com uma visão em comum de que o mercado precisa de novas lideranças, as quais sejam capazes de atender de forma personalizada as crescentes necessidades de um mercado em ebolição, para o qual TI não é mais apenas uma área de apoio para o negócio e sim um pilar essencial para a sustentação e operacionalização da empresa. Um mercado no qual as companhias necessitam de parceiros que entendam seus negócios, suas estratégias e consigam fazer a ponte com as suas áreas de TI e auxiliar tecnologicamente na sustentação e ampliação dos negócios. Assim, naceu a Global Technologies, para ocupar esta posição de liderança a qual o mercado necessitava. Orientada pela qualidade, com experiência acumulada de décadas, dezenas de certificações e metodologia de trabalho própria, focada na solução dos desafios de nossos clientes. A Global Technologies atua em diversas frentes, como: Staffing (Locação de Mão-de-Obra especializada) e Head Hunting (Recrutamento e Seleção de profissionais especializados); Serviços Consultivos (Global Services, para o planejamento, implantação, sustentação de ambientes, além de serviços especializados); Soluções em Nuvem (Global Cloud Solutions); Continuidade de Negócios (Business Continuity); Data Center Container e Data Center Modular; Servidores e Soluções de Processamento; Storages e Soluções de Armazenamento (Disk Storage, Tape Storage, SAN, replicação de dados); Bancos de Dados; Segurança da Informação e Auditoria de Ambientes Computacionais; Archiving; SOs e Hypervisors (incluindo desenho, implantação e sustentação de soluções de virtualização); Clients e Computação Pessoal (incluindo Virtualização de Desktops e Workstations); Redes; Um completo portfólio de soluções reais e flexíveis para apoiar na evolução dos negócios de nossos clientes.

10 Adicionalmente, em 2013 foi criada a Global Store, braço de atuação da Global Technologies, com foco em produtos de consumo de TI e Automação, a qual conta com estrutura própria e dedicada ao atendimento das necessidades cotidianas de nossos clientes, tais como: Servidores de entrada, Desktops, Notebooks, Ultrabooks, Netbooks, Tablets, Thin Clients; Monitores, Televisores e Projetores; Impressoras (incluindo Plotters, Matriciais, Laser e Jato de Tinta), Scanners e Multifuncionais; Softwares (Antivírus, Microsoft Windows, Microsoft Office, Softwares de Backup, entre outros); Redes (Switches de borda, roteadores, access points, firewalls, entre outros); Storages de entrada e médio porte (novos, expansões e discos); Tape drives e cartuchos de fita; Racks e opcionais; Câmeras e Vigilância IP; Automação (Leitores de Código de Barras, Registradoras, Balanças, Relógios de Ponto); Nobreaks e baterias; Suprimentos em geral; Responsabilidade Ambiental e TI Verde (Green IT) A Global Technologies não apenas possui profundo conhecimento e experiência em soluções verdes (TI Verde / Green IT), como defende e aplica esta tendência na prática. Nossos servidores web, de s e outras ferramentas corporativas, por exemplo, possuem créditos de energia renovável (energia eólica), de forma que não apenas toda impacto ambiental é compensado, como também revertido (visto que o fator de compensação é superior aos impactos causados, tendo não 0% de impacto, mas sim um índice inferior a 0% de impactos ambientais). E isto se reflete em toda a nossa organização, a qual de diferentes formas, sempre busca minimizar, compensar e sempre que possível reverter quaisquer possíveis impactos ambientais. Sinta-se a vontade para contatar nosso time de atendentes e especialistas! O Grupo Global Technologies está a sua disposição para lhe apoiar na solução dos desafios de seus Negócios através da Tecnologia! Contatos: Telefones: +55 (11) / +55 (11) Endereço: Av. Paulista, 777, 15 andar São Paulo/SP Brasil CEP: contato@globaltechnologies.com.br Site:

Replicação de dados Qual modo escolher? Síncrono ou assíncrono? por Diego Salim De Oliveira

Replicação de dados Qual modo escolher? Síncrono ou assíncrono? por Diego Salim De Oliveira Replicação de dados Qual modo escolher? Síncrono ou assíncrono? por Diego Salim De Oliveira A replicação síncrona de dados é, sem sombra de dúvida, o sonho de muitos gestores de TI, de Negócios, e principalmente

Leia mais

Artigo: Virtualização de Storages

Artigo: Virtualização de Storages Artigo: Virtualização de Storages por Diego Salim De Oliveira Primeiramente, é importante separar Storages com Características de Virtualização, de Virtualização de Storages. Storages com características

Leia mais

Oracle Golden Gate O Portão Mágico entre os Bancos de Dados (replicação de dados entre diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados)

Oracle Golden Gate O Portão Mágico entre os Bancos de Dados (replicação de dados entre diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) Oracle Golden Gate O Portão Mágico entre os Bancos de Dados (replicação de dados entre diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) por Diego Salim De Oliveira Eis mais uma incrível solução de

Leia mais

Blades Uma visão geral sobre as soluções em lâminas por Diego Salim De Oliveira

Blades Uma visão geral sobre as soluções em lâminas por Diego Salim De Oliveira Blades Uma visão geral sobre as soluções em lâminas por Diego Salim De Oliveira A quase uma década, muito se fala blades. Na realidade, inúmeras empresas em todo o mundo, desde gigantes multinacionais

Leia mais

Data Centers Modulares

Data Centers Modulares Data Centers Modulares por Diego Salim De Oliveira O artigo em questão objetiva explicar a respeito deste novo conceito, o qual vem fazendo grande sucesso fora do Brasil (EUA, Europa, China, Japão, e até

Leia mais

Conhecimento e Inovação. em TI para a Sustentabilidade

Conhecimento e Inovação. em TI para a Sustentabilidade Conhecimento e Inovação em TI para a Sustentabilidade A DRIVE A é especializada na continuidade de negócios em ambientes de missão crítica e no fornecimento de hardware, software e serviços para organizações

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br RAID é a sigla para Redundant

Leia mais

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Olá nobre concurseiro e futuro servidor público! Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Essa

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo:

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo: INFRAESTRUTURA Para que as empresas alcancem os seus objetivos de negócio, torna-se cada vez mais preponderante o papel da área de tecnologia da informação (TI). Desempenho e disponibilidade são importantes

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

GRUPO ALLMAQ IT SOLUTIONS

GRUPO ALLMAQ IT SOLUTIONS GRUPO ALLMAQ IT SOLUTIONS O Grupo ALLMAQ IT Solutions é uma empresa voltada à soluções corporativas na área da Tecnologia da Informação. Oferecemos soluções inovadoras, conciliando infraestrutura, software

Leia mais

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar?

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 03/04/2015 Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Paulo Fernando Martins Kreppel Analista de Sistemas

Leia mais

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Licenciatura em Computação Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Introdução A gerência

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática

Tópicos Especiais em Informática Tópicos Especiais em Informática RAID Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 1 de outubro de 2014 igorvolt@gmail.com (FLF) Tópicos Especiais em Informática 1 de outubro de 2014 1 / 14 Introdução

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

É PARA VOCÊ QUE FAZEMOS O MELHOR. Somos feitos de gente + serviços + tecnologia Existimos para te servir.

É PARA VOCÊ QUE FAZEMOS O MELHOR. Somos feitos de gente + serviços + tecnologia Existimos para te servir. É PARA VOCÊ QUE FAZEMOS O MELHOR Somos feitos de gente + serviços + tecnologia Existimos para te servir. 03 GENESES TI QUEM SOMOS QUEREMOS FALAR UM POUCO DE NÓS PARA VOCÊ. Temos a qualidade para garantir

Leia mais

Nossa relação com o Mercado TIC

Nossa relação com o Mercado TIC Nossa relação com o Mercado TIC Consulting Services Consultoria Técnica e Gerencial em Processos de TI e Aplicações, redesenhando-os à maximização de resultados. Gestão Estratégica: Outsourcing do Desenvolvimento,

Leia mais

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS Relatório Nº 03/2013 Porto Alegre, 22 de Agosto de 2013. ANÁLISE DE SOLUÇÕES: # RAID 1: O que é: RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais RAID Marcelo Diniz http://marcelovcd.wordpress.com/ O que é RAID? RAID RAID (Redundant Array of Independent Disks ) Matriz Redundante de Discos Independentes Recuperar informação

Leia mais

Soluções em Vendas Corporativas

Soluções em Vendas Corporativas Soluções em Vendas Corporativas Soluções em Vendas Corporativas Apresentação A Rastek trabalha na venda de toda a linha de produtos de informática, garantindo o atendimento às necessidades do cliente Trabalhamos

Leia mais

Projetos de Infraestrutura e Soluções Tecnológicas www.msitelecom.com.br

Projetos de Infraestrutura e Soluções Tecnológicas www.msitelecom.com.br Projetos de Infraestrutura e Soluções Tecnológicas www.msitelecom.com.br Índice 1. MSI Telecom 2. Soluções e Serviços 3. Parceiros 4. Principais Clientes 5. Alguns de nossos Projetos A MSI Telecom A MSI

Leia mais

O relacionamento direto com o cliente, respeito mútuo, responsabilidade, flexibilidade e adaptabilidade são os principais valores da Infolux.

O relacionamento direto com o cliente, respeito mútuo, responsabilidade, flexibilidade e adaptabilidade são os principais valores da Infolux. A NOSSA HISTÓRIA A Infolux Informática possui seu foco de atuação voltado para o mercado corporativo, auxiliando micro, pequenas e médias empresas na tarefa de extrair o máximo de benefícios com investimentos

Leia mais

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA Através dos elementos que fazem parte do projeto do sistema é que podemos determinar quais as partes do sistema que serão atribuídas às quais tipos

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Níveis de RAID - RAID 0

Níveis de RAID - RAID 0 RAID RAID é acrônimo para Redundant Array of Inexpensive Disks. Este arranjo é usado como um meio para criar um subsistema de unidade de disco, rápido e confiável, através de discos individuais. RAID é

Leia mais

Data Center Container - Tenha seu próprio Data Center Tier 3 ou Tier 4 em poucas semanas por Diego Salim De Oliveira

Data Center Container - Tenha seu próprio Data Center Tier 3 ou Tier 4 em poucas semanas por Diego Salim De Oliveira Data Center Container - Tenha seu próprio Data Center Tier 3 ou Tier 4 em poucas semanas por Diego Salim De Oliveira Um Data Center Tier 3 ou mesmo Tier 4, modular, móvel, disponível para uso em poucas

Leia mais

QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME

QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive, Directory Services. Administração de Banco

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

RAID. Propõe o aumento da confiabilidade e desempenho do armazenamento em disco. RAID (Redundant Array of Independent Disks )

RAID. Propõe o aumento da confiabilidade e desempenho do armazenamento em disco. RAID (Redundant Array of Independent Disks ) RAID O que é um RAID? RAID RAID (Redundant Array of Independent Disks ) Matriz Redundante de Discos Independentes Propõe o aumento da confiabilidade e desempenho do armazenamento em disco. RAID Surgiu

Leia mais

RAID Redundat Arrays of Inexpensive Disks

RAID Redundat Arrays of Inexpensive Disks RAID Redundat Arrays of Inexpensive Disks Criado em alternativa para os discos grandes e caros. Justificativa: Substituindo discos grandes por muitos discos pequenos, o desempenho melhoraria mais cabeças

Leia mais

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Empresa: Scitum Funcionários: 450+ EMPRESA Empresa

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2 0 1 5 EMPRESA A Connection está presente no mercado desde 1993 atuando nas áreas de Segurança da Informação e Gestão da Tecnologia da Informação com atuação nos três estados

Leia mais

481040 - Programador/a de Informática

481040 - Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0801 ADMINISTRAÇÃO DE REDES LOCAIS Sessão 9 SUMÁRIO Sistemas redundantes; Modos de Operação RAID Sistemas redundantes 1. Redundância significa ter componentes

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zabbix no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zabbix no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Soluções em Documentação

Soluções em Documentação Desafios das empresas no que se refere à documentação de infraestrutura de TI Realizar e manter atualizado o inventário de recursos de Hardware e software da empresa, bem como a topologia de rede Possuir

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Possuir capacidade instalada, livre para uso, de pelo menos 5.2 (cinco ponto dois) TB líquidos em discos SAS/FC de no máximo 600GB 15.000RPM utilizando RAID 5 (com no

Leia mais

Consultoria em TI End.: Telefones:

Consultoria em TI End.: Telefones: Consultoria em TI Apresentação Consultoria em TI Atualmente, o setor de TI tem ganhado cada vez mais importância dentro de uma organização, devido representatividade dos recursos de TI na realização das

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 GABARITO

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 GABARITO Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação UFF Disciplina INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA... AD1 2 semestre de 2008. Data... AVALIAÇÃO À

Leia mais

Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e

Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e confiança que vai garantir maior eficiência e segurança para

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Senado Federal Questões 2012

Senado Federal Questões 2012 Senado Federal Questões 2012 Sistemas Operacionais Prova de Analista de Sistemas Prof. Gustavo Van Erven Senado Federal Questões 2012 Rede Social ITnerante http://www.itnerante.com.br/ Vídeo Aulas http://www.provasdeti.com.br/

Leia mais

Simplificando a TECNOLOGIA

Simplificando a TECNOLOGIA 3 Simplificando a TECNOLOGIA SEGURANÇA DESENVOLVIMENTO BANCO DE DADOS S O L U Ç Õ ES E M T E C N O L O G I A MISSÃO VISÃO Contribuir com o sucesso dos Clientes através da Ser a melhor provedora de Soluções

Leia mais

Buscamos sempre a solução mais eficaz, de acordo com o avanço tecnológico dos sistemas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação.

Buscamos sempre a solução mais eficaz, de acordo com o avanço tecnológico dos sistemas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. A T7 Solutions Informática e Telecomunicações atua como prestadora de serviços de Infraestrutura de TI e Telecom, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções de Infraestrutura, Dados e Voz.

Leia mais

Leroy Merlin leva backup a toda sua rede de lojas com soluções CA ARCserve

Leroy Merlin leva backup a toda sua rede de lojas com soluções CA ARCserve CUSTOMER SUCCESS STORY Leroy Merlin leva backup a toda sua rede de lojas com soluções CA ARCserve PERFIL DO CLIENTE Indústria: Varejo Empresa: Leroy Merlin Colaboradores: 7.000+ EMPRESA A Leroy Merlin

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

EA960 Redundância e Confiabilidade: RAID

EA960 Redundância e Confiabilidade: RAID EA960 Redundância e Confiabilidade: RAID Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Prof. Levy Boccato 1 Motivação Revisitando a lei de Amdahl:

Leia mais

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE ARQUIVO DIGITAL DE INFRA-ESTRUTURAS DE IT O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato

Leia mais

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin CUSTOMER SUCCESS STORY BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin PERFIL DO CLIENTE Setor: Serviços Financeiros Organização: BancoEstado de Chile Funcionários:

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada Soluções em Cloud Computing para Calçados Pegada Principais Tópicos: Resumo executivo A Calçados Pegada procurou a Under no início de 2010 para uma solução de email corporativo em cloud. Em pouco tempo,

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

O DATA CENTER ONDE VOCÊ ENCONTRA A CONFIANÇA QUE EXIGE E A FLEXIBILIDADE QUE PRECISA

O DATA CENTER ONDE VOCÊ ENCONTRA A CONFIANÇA QUE EXIGE E A FLEXIBILIDADE QUE PRECISA O DATA CENTER ONDE VOCÊ ENCONTRA A CONFIANÇA QUE EXIGE E A FLEXIBILIDADE QUE PRECISA A ALOG A ALOG provê e gerencia ambientes de colocation, hosting e cloud computing de alta complexidade e é o primeiro

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Missão Visão Valores Dedicação aos clientes Foco nos resultados Alto padrão de integridade

Missão Visão Valores Dedicação aos clientes Foco nos resultados Alto padrão de integridade 2014 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA QUEM SOMOS Missão Nossa missão é fornecer consultoria especializada e solução inteligente para nossos clientes. Levando satisfação e confiança, gerando assim, uma parceria

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE VALOR:

PROPOSIÇÃO DE VALOR: Caro Cliente, Na economia atual, você não pode permitir ineficiências ou sobreprovisionamento de nenhum recurso - recursos inativos custam dinheiro, recursos mal utilizados custam oportunidades. Você precisa

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Espelhamento local e remoto de HDs (RAID1) com mdadm e DRBD. João Eriberto Mota Filho Foz do Iguaçu, PR, 17 out. 2013

Espelhamento local e remoto de HDs (RAID1) com mdadm e DRBD. João Eriberto Mota Filho Foz do Iguaçu, PR, 17 out. 2013 Espelhamento local e remoto de HDs (RAID1) com mdadm e DRBD João Eriberto Mota Filho Foz do Iguaçu, PR, 17 out. 2013 Sumário Quanto valem os seus dados? Entendendo o RAID1 local Demonstração do RAID1 local

Leia mais

Ponto Microsis. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto

Ponto Microsis. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto Ponto Microsis Sistema de Registro Eletrônico de Ponto Ponto Microsis Visando atender as constantes atualizações da CLT, em particular, a última Portaria vigente - 1510/2009 (consulte http://portal.mte.gov.br/pontoeletronico),

Leia mais

Serviços e Projetos de Tecnologia para Laboratórios Ulysses Azevedo

Serviços e Projetos de Tecnologia para Laboratórios Ulysses Azevedo Serviços e Projetos de Tecnologia para Laboratórios Ulysses Azevedo Divisão Tecnologia Grupo Vidy TALEO Tecnologia em Laboratórios Ltda ulysses@vidy.com.br (11) 8239-5900 Infraestrutura de Tecnologia Hardware

Leia mais

Leandro Ramos RAID. www.professorramos.com

Leandro Ramos RAID. www.professorramos.com Leandro Ramos RAID www.professorramos.com RAID RAID significa Redundant Array of Independent Disks. Em bom português, significa Matriz Redundante de Discos Independentes. Apesar do nome ser complicado,

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

RAID. Redundant Array of Independent Drives. Conjunto Redundante de Discos Independentes

RAID. Redundant Array of Independent Drives. Conjunto Redundante de Discos Independentes RAID Redundant Array of Independent Drives Conjunto Redundante de Discos Independentes Redundância?! Redundância é ter componentes de reserva para substituir o componente principal mantendo disponibilidade

Leia mais

Documentação sobre a Tecnologia RAID

Documentação sobre a Tecnologia RAID Documentação sobre a Tecnologia RAID Enquanto especialista no armazenamento de dados, a LaCie reconhece que quase todos os utilizadores de computadores irão necessitar de uma solução de cópia de segurança

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

TRAINING PARTNER TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ZABBIX

TRAINING PARTNER TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ZABBIX TRAINING PARTNER TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ZABBIX A VANTAGE Educacional é parceira oficial da ZABBIX SIA para oferecer o Treinamento e Certificação Oficial Zabbix Certified Specialist e Certified

Leia mais

Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos

Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos Sistema de Arquivos Arquivos Espaço contíguo de armazenamento Armazenado em dispositivo secundário Estrutura Nenhuma: seqüência de bytes Registros, documentos,

Leia mais

SME de São Paulo melhora serviços às escolas com soluções da CA Technologies

SME de São Paulo melhora serviços às escolas com soluções da CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY SME de São Paulo melhora serviços às escolas com soluções da CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Educação Pública Companhia: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas.

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. 7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. Neste Guia, vamos mostrar algumas dicas para que a implantação da tendência BYOD nas empresas

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Virtualização de Sistemas Operacionais

Virtualização de Sistemas Operacionais Virtualização de Sistemas Operacionais Felipe Antonio de Sousa 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil felipeantoniodesousa@gmail.com, juliocesarp@unipar.br Resumo.

Leia mais

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907 Uma ferramenta de inventario que automatiza o cadastro de ativos informáticos em detalhe e reporta qualquer troca de hardware ou software mediante a geração de alarmes. Beneficios Informação atualizada

Leia mais

Sistemas de armazenamento

Sistemas de armazenamento Sistemas de armazenamento João Canas Ferreira Dezembro de 2004 Contém figuras de Computer Architecture: A Quantitative Approach, J. Hennessey & D. Patterson, 3 a. ed., MKP c JCF, 2004 AAC (FEUP/LEIC) Sistemas

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2 0 1 4 EMPRESA A Connection está presente no mercado desde 1993 atuando nas áreas de Segurança da Informação e Gestão da Tecnologia da Informação com atuação nos três estados

Leia mais

O que é SAN - Vantagens e desvantagens da adoção de uma SAN em comparação a soluções NAS ou DAS por Diego Salim De Oliveira

O que é SAN - Vantagens e desvantagens da adoção de uma SAN em comparação a soluções NAS ou DAS por Diego Salim De Oliveira O que é SAN - Vantagens e desvantagens da adoção de uma SAN em comparação a soluções NAS ou DAS por Diego Salim De Oliveira Tecnologia da Informação é uma área onde o que não faltam são siglas. Aliás,

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

Gerência de Redes. Arquitetura de Gerenciamento. filipe.raulino@ifrn.edu.br

Gerência de Redes. Arquitetura de Gerenciamento. filipe.raulino@ifrn.edu.br Gerência de Redes Arquitetura de Gerenciamento filipe.raulino@ifrn.edu.br Sistema de Gerência Conjunto de ferramentas integradas para o monitoramento e controle. Possui uma interface única e que traz informações

Leia mais

TRAINING PARTNER TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ZABBIX

TRAINING PARTNER TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ZABBIX TRAINING PARTNER TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO OFICIAL ZABBIX A VANTAGE Educacional é parceira oficial da ZABBIX SIA para oferecer o Treinamento e Certificação Oficial Zabbix Certified Specialist e Certified

Leia mais