EXIGÊNCIA PARA FABRICANTES DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXIGÊNCIA PARA FABRICANTES DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO: MEMORIAL DE CÁLCULO E ESTUDO DE CASO INSTRUTOR Rogério Dias Regazzi M.Sc e Engenheiro de Segurança do Trabalho Diretor 3R Brasil Tecnologia Ambiental Diretor Isegnet.com.br e inovando no isegnet ASSUNTO: DIVULGAÇÃO PARA A SOSCIEDADE ATRAVÉS DO PORTAL E INOVANDO NO ISEGNET ANÁLISE DE VIBRAÇÕES CURSO VCH PARCERIA 3R BRASIL APRESENTAÇÃO: Em 1983, a NIOSH - National Institute for Occupational Safety and Health publicou um documento sobre os critérios que descrevem o risco de síndrome Reynolds da vibração em mãos e braços encontradas nos trabalhadores que exercem funções com ferramentas que vibram direta ou indiretamente ou máquinas manuais pneumáticas e elétricas. Desde então vem expandindo um conhecimentos continuou deste assunto permitindo compreender melhor os riscos enfrentados pelos trabalhadores também com relação à vibração no corpo inteiro como, por exemplo, aqueles que exercem atividade: dirigem veículos off road, ônibus, tratores, veículos marítimos, aeronave, ou os que estão expostos a vibração contínua em plataformas ou prédios. Nós não sabemos, ou pelo menos não há consenso sobre a extensão completa dos transtornos causados por vibrações transmitidas nas mãos e braços (por exemplo, alterações vasculares, neurológicas, muscular, articular, do sistema nervoso central), ou a patogênese de qualquer distúrbio específico causado pela vibração somada a outros fatores (por exemplo: fatores ergonômicos, fatores ambientais, ou fatores individuais). Sabemos que a exposições a vibrações elevadas transmitida à mão causam tanto as alterações vasculares quanto neurológicas agudas, que podem estar relacionadas com doenças crônicas. Sabemos que muitas pessoas apresentam dores nas costas e que algumas destas estão expostas a vibração de corpo inteiro. Sabemos que na população em geral, a exposição ocupacional a vibrações não são a principal causa de problemas nas costas, e que fatores ergonômicos e fatores pessoais são freqüentemente envolvidos. Sabemos, por exemplo, que a vibração e o choque podem impor tensões que complementar a outros esforços, aumentando a probabilidade de doenças ocupacionais. O que podemos afirmar e saber é que os métodos de medição e os métodos de avaliação foram definidos em função das freqüências (1/3 de oitavas), sentidos e durações, e, portanto, os valores de medição são ponderados de forma a prever a gravidade relativa das diferentes formas de vibrações indicando as grandezas que podem ser perigosos 1 (por Rogério Dias Regazzi)

2 EXIGÊNCIA PARA FABRICANTES DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS A diretiva Européia elucida os deveres dos fornecedores e fabricantes introduzidos pela primeira vez em 1989, com a idéia de destinar uma resolução internacional para eliminar as barreiras ao comércio entre seus membros e parceiros. Ela coloca também em evidência os direitos do consumidor sobre os fabricantes e fornecedores de máquinas, de forma a este melhor conceber os seus produtos para eliminar ou reduzir os riscos para a saúde e segurança, informando o usuário sobre quaisquer riscos inerente ao produto e o seu uso seguro (por exemplo, treinamento de operadores, manutenção e seleção de consumíveis). Existem requisitos específicos para minimizar os riscos de vibração e para declarar a emissão de vibrações de forma confiável. Se a emissão da vibração de uma máquina através de uma auto-declaração é compatível com o uso no mundo real, pode ser suficiente para informar ao usuário os riscos da exposição de vibração em função do tempo de uso, desta forma estabelecendo um programa de gerenciamento de riscos em função da atividade que será executada com a ferramenta ou máquina. 1. PROCEDIMENTOS E CÁLCULOS Medição de Valores em RMS Se o sinal para análise for de curta duração ou a sua magnitude varia substancialmente com o tempo, uma simples medição não será suficiente; nestas condições deve-se usar um integrador. Faixa de Freqüência A faixa de freqüência do analisador de 1/3 de oitava deve ser no mínimo de 1 a 1.500; o transdutor de vibração deverá ser leve o suficiente para a aplicação específica. Desta forma podemos cobrir os critérios de análise de vibração em corpo inteiro e mãos e braços. Avaliação de freqüências discretas (simples) Os limites mostrados nas tabelas 1 e 2 no corpo deste documento, são válidos para vibrações de freqüência discreta, atuando nas direções longitudinal (az) ou transversal (ax, ay), respectivamente. Avaliação de freqüências discretas (múltiplas) Quando a vibração ocorre simultaneamente em mais de uma freqüência discreta que esteja na banda de 1 a 80 Hz, o valor médio quadrático da aceleração de cada componente de freqüência será avaliado separadamente em relação ao limite apropriado nesta freqüência. O nível global ponderado poderá também ser usado. 2 (por Rogério Dias Regazzi)

3 Vibração esporádica de banda estreita concentrada em banda de um terço de oitava ou menos. No caso de vibração de banda estreita concentrada em banda de um terço de oitava ou menos, o valor eficaz da aceleração dentro da banda deve ser avaliado com referência ao limite apropriado no centro de freqüência daquela da banda. Vibração de banda larga No caso de vibração distribuída de banda larga, seja ela esporádica ou não, ocorrendo em mais de uma banda de um terço de oitava, o valor eficaz da aceleração em cada uma destas bandas deve ser avaliado separadamente, com referência ao limite apropriado na freqüência central daquela banda. Quando ocorrem vibrações com diversas freqüências sobrepostas, os processos acima pressupõem que, com respeito à tolerância humana, não ocorrem interações significativas. Para caracterizar os efeitos no homem da vibração existente em um ambiente através de uma única quantidade e, para simplificar medições para situações em que a análise do espectro é difícil ou inconveniente, o sinal de vibração global para a amplitude de freqüência 1 a 80 Hz pode ser avaliado através de um circuito elétrico. Este circuito de avaliação para ser inserido entre o pick-up (acelerômetro) de vibração e o medidor terá uma perda de inserção com uma resposta de freqüência de acordo com as curvas da tabela 1 para az e da tabela 2 para medições de vibração ax ou ay. A perda de inserção deve ser zero para a banda 4 a 8 Hz para medições az e para a banda 1 a 2 Hz para medições ax e ay. As características do circuito não devem desviar mais que ± 1 db entre duas bandas de freqüências e mais que ± 2 db para as outras bandas de freqüência. As duas freqüências fixas são 6,3 Hz e 31,5 Hz para medições az e 1,25 Hz e 31,5 Hz para medições ax e ay. Os valores de vibração total assim medidos, serão apresentados respectivamente como azw e axw ou ayw de acordo com a direção da medição e devem ser comparados ao valores permissíveis na banda entre 4 e 8 Hz para az e na banda entre 1 e 2 Hz para vibração ax e ay. Estima-se que este método proposto para caracterizar um único número da vibração de um ambiente e para comparar este número com os critérios de exposição, seja apenas uma aproximação (como no caso de uso de dosímetro de vibração que ainda impossibilita verificar a veracidade do sinal). Entretanto, na maioria dos casos práticos, a diferença é pequena entre o método detalhado de avaliação do limite de banda de um terço de oitava e o método de medição de vibração total avaliado. Além disso, o método de avaliação resulta de uma apreciação ultra conservadora dos efeitos de vibração. Isto é, dependendo do espectro de vibração, os valores permissíveis azw, axw e ayw poderiam ser elevados acima dos valores determinados pela banda de freqüência mais sensível na tabela 1 (4 a 8 Hz) e na tabela 2 (1 a 2 Hz). Em tais casos, onde a avaliação segundo o método de aceleração total avaliado resulta em níveis ilícitos, o método 3 (por Rogério Dias Regazzi)

4 de escolha recomendado é o método detalhado, usando-se a análise de freqüência de banda de um terço de oitava. No caso menos favorável, (em que o espectro a ser medido é um espectro de banda larga, com um espectro de banda de um terço de oitava correspondente à perda de inserção dos filtros, ou seja, na forma das curvas de ponderação), o nível de vibração total avaliado será 13 db acima dos níveis de um terço de oitava nas bandas de freqüência mais sensíveis. Estes critérios de exposição aplicados ao método de avaliação aproximado seriam 13 db, muito conservadores também, produzindo acelerações quatro vezes mais baixas do que seria permitido usando-se o método de análise de banda de um terço de oitava. No caso mais favorável em que toda energia vibratória esteja em uma única banda de um terço de oitava, os dois métodos produzem resultados idênticos. Vibração em mais de uma direção simultaneamente. Se ocorrem vibrações em mais de uma direção simultaneamente (vibração multiaxial ou multiplanar ) os limites correspondentes aplicam-se separadamente a cada componente vetorial nos três eixos. Duração (tempo de exposição) da vibração Como base para avaliar tempo de exposição, admite-se a relação entre qualquer limite e tempo dados, conforme ilustrado nas tabelas 1 e 2. O nível de aceleração tolerável aumenta com a diminuição do tempo de exposição, como está indicado nas tabelas para tempos de exposição diária de 1 minuto a 24h. Estes limites aplicam-se, quando a exposição for contínua para o período declarado e quando for repetida diariamente por muitos anos. Por exemplo, para um operário industrial em ambiente vibratório ou para um motorista de veículos de transporte. No caso de uma exposição diária interrupta ou da divisão de exposição em vários intervalos, os efeitos de vibração no homem podem ser abrandados por certo grau de recuperação, a qual, se ocorrida, permitiria a prolongação das exposições totais toleráveis indicadas nas tabelas 1 e 2. Entretanto, não existem ainda dados quantitativos relativos a efeito de recuperação e, portanto, tal efeito não é permitido nesta Norma Internacional. Se a exposição à vibração é interrompida por pausas durante o dia de trabalho, mas a intensidade da exposição permanece a mesma, o tempo efetivo de exposição diária total é obtido simplesmente pela soma dos tempos de exposição individual. Se o valor rms da amplitude da aceleração varia apreciavelmente com o tempo ou se a exposição diária total é composta de vários tempos de exposição individual ti, a diferentes níveis Ai, então, uma exposição total equivalente (aleq) é obtida através de processos internos dos equipamentos de medição que fornecem o nível equivalente contínuo por terças de oitavas (A) e posteriormente realizado a ponderação para a obtenção do (A8). 4 (por Rogério Dias Regazzi)

5 Nos casos manuais sem a utilização de analisador de vibração no corpo humano o primeiro passo é escolher um valor imaginário conveniente A dentro da amplitude dos valores Ai. Por referência aos dados apropriados mostrados nas tabelas 1 e 2, um tempo permissível correspondente T é encontrado A. Da mesma forma, tempos permissíveis correspondentes são encontrados para cada um dos valores Ai. Os tempos de exposição equivalentes ti são calculados a partir da relação: t i = t i τ. τ i Para a aceleração imaginária A, estes tempos são equivalentes aos valores de tempo real ti para as diversas acelerações Ai. Os tempos efetivos equivalentes ti assim obtidos, são em seguida somados para dar: T = i = O tempo T é o tempo de exposição total equivalente para a aceleração imaginária A : t é o tempo de exposição permissível para a aceleração A. A razão τ /T é o fator determinante para julgar a tolerabilidade de uma exposição equivalente assim calculada: t iτ i t ' i Esta razão não deve ser menor que a unidade, isto é não pode exceder a unidade. Em casos em que a exposição à vibração, seja ela contínua por mais de 24 h, os limites especificados nesta Norma Internacional devem ser considerados aplicáveis a cada período de 24 h ou à parte remanescente disso; em outras palavras, ao computar-se um tempo de exposição total equivalente, o período sobre o qual a exposição individual será integrada está limitado a 24 h. τ i t τ i 5 (por Rogério Dias Regazzi)

6 Avaliações de Corpo Inteiro Nível de eficiência reduzido (Fadiga) A fadiga (nível de eficiência reduzido) em função de freqüência e tempo de exposição diária de 1 minuto a 24h são apresentados nas tabelas 1 e 2 respectivamente, a seguir. O limite especifica um ponto além do qual a exposição à vibração pode ser considerada portadora de um risco significativo que afetará a eficiência de trabalho em muitos tipos de tarefa, em particular aquelas em que os efeitos dependentes de tempo ( fadiga ) são conhecidos por piorarem o desempenho (por exemplo: dirigir veículos). O grau real de interferência de tarefa em qualquer situação depende de muitos fatores, incluindo características individuais, assim como a natureza e a dificuldade da tarefa. Entretanto, os limites recomendados aqui mostram o nível geral em que tal interferência se inicia, a dependência da freqüência e a dependência do tempo comumente observados. Os dados em que esses limites estão baseados provêm principalmente de estudos sobre pilotos de aviação e motoristas. TABELA 1 - Valores numéricos de nível de eficiência reduzido (fadiga)" para aceleração da vibração na direção longitudinal az (pé - cabeça) (ver figura 2a). Freqüência (centro da banda de 1/3 de oitava) Aceleração (m/s 2 ) Tempo de Exposição 24 h 16 h 8 h 4 h 2,5 h 1 h 25 min 16 min 1 min 1,0 0,280 0,425 0,63 1,06 1,40 2,36 3,55 4,25 5,60 1,25 0,250 0,375 0,56 0,95 1,26 2,12 3,15 3,75 5,00 1,6 0,224 0,335 0,50 0,85 1,12 1,90 2,80 3,35 4,50 2,0 0,200 0,300 0,45 0,75 1,00 1,70 2,50 3,00 4,00 2,5 0,180 0,265 0,40 0,67 0,90 1,50 2,24 2,65 3,55 3,15 0,160 0,235 0,355 0,60 0,80 1,32 2,00 2,35 3,15 4,0 0,140 0,212 0,315 0,53 0,71 1,18 1,80 2,12 2,80 5,0 0,140 0,212 0,315 0,53 0,71 1,18 1,80 2,12 2,80 6,3 0,140 0,212 0,315 0,53 0,71 1,18 1,80 2,12 2,80 8,0 0,140 0,212 0,315 0,53 0,71 1,18 1,80 2,12 2,80 10,0 0,180 0,265 0,40 0,67 0,90 1,50 2,24 2,65 3,55 12,5 0,224 0,335 0,50 0,85 1,12 1,90 2,80 3,35 4,50 16,0 0,280 0,425 0,63 1,06 1,40 2,36 3,55 4,25 5,60 20,0 0,355 0,530 0,80 1,32 1,80 3,00 4,50 5,30 7,10 25,0 0,450 0,670 1,0 1,70 2,24 3,75 5,60 6,70 9,00 31,5 0,560 0,850 1,25 2,12 2,80 4,75 7,10 8,50 11,2 40,0 0,710 1,060 1,60 2,65 3,55 6,00 9,00 10,6 14,0 50,0 0,900 1,320 2,0 3,35 4,50 7,50 11,2 13,2 18,0 63,0 1,120 1,700 2,5 4,25 5,60 9,50 14,0 17,0 22,4 80,0 1,400 2,120 3,15 5,30 7,10 11,8 18,0 21,2 28,0 Os valores acima definem o limite em termos de valor eficaz (RMS) da vibração de frequência simples (senoidal) ou valor eficaz na banda de um terço de oitava para a vibração distribuída. 6 (por Rogério Dias Regazzi)

7 TABELA 2 - Valores numéricos de fadiga nível de eficiência reduzido para aceleração de vibração na direção transversa a ou a (costas-peito ou lado a lado) (veja a figura 3a). Freqüência (centro da banda de 1/3 de oitava) Aceleração (m/s 2 ) Tempo de Exposição 24 h 16 h 8 h 4 h 2,5 h 1 h 25 min 16 min 1 min 1,0 0,100 0,150 0,224 0,355 0,50 0,85 1,25 1,50 2,0 1,25 0,100 0,150 0,224 0,355 0,50 0,85 1,25 1,50 2,0 1,6 0,100 0,150 0,224 0,355 0,50 0,85 1,25 1,50 2,0 2,0 0,100 0,150 0,224 0,355 0,50 0,85 1,25 1,50 2,0 2,5 0,125 0,190 0,280 0,450 0,63 1,06 1,6 1,9 2,5 3,15 0,160 0,236 0,355 0,560 0,8 1,32 2,0 2,36 3,15 4,0 0,200 0,300 0,450 0,710 1,0 1,70 2,5 3,0 4,0 5,0 0,250 0,375 0,560 0,900 1,25 2,12 3,15 3,75 5,0 6,3 0,315 0,475 0,710 1,12 1,6 2,65 4,0 4,75 6,3 8,0 0,40 0,60 0,900 1,40 2,0 3,35 5,0 6,0 8,0 10,0 0,50 0,75 1,12 1,80 2,5 4,25 6,3 7, ,5 0,63 0,95 1,40 2,24 3,15 5,30 8,0 9,5 12,5 16,0 0,80 1,18 1,80 2,80 4,0 6, , ,0 1,00 1,50 2,24 3,55 5,0 8,5 12, ,0 1,25 1,90 2,80 4,50 6,3 10, ,5 1,60 2,36 3,55 5,60 8,0 13, ,6 31,5 40,0 2,00 3,00 4,50 7,10 10,0 17, ,0 2,50 3,75 5,60 9,00 12,5 21,2 31,5 37, ,0 3,l5 4,75 7,10 11,2 16,0 26, , ,0 4,00 6,00 9,00 14, , Observação: Os valores acima definem o limite em termos de valor eficaz de vibração de frequência simples (senoidal) ou valor eficaz da banda de um terço de oitava para a vibração distribuída. Deve-se notar que, para o homem, as bandas de freqüências mais sensíveis (nas quais o limite estabelecido é mais baixo) estão entre 4 a 8 Hz para vibração longitudinal (az) e abaixo de 2 Hz para vibração transversal (ax, ay); e que a tolerância à vibração decresce em função do aumento do tempo de exposição. Comparando-se as tabelas 1 e 2, observa-se que enquanto a tolerância para vibração transversal é mais baixa do que para vibração longitudinal nas freqüências baixas, o inverso ocorre para freqüência mais altas (acima de 3,5 Hz). Na prática, prevê-se que, com a aplicação desta Norma Internacional, deverão ser elaboradas tabelas de correção para variar o nível de eficiência reduzido (da fadiga), em função das diferentes condições ambientais de exigências de trabalho. Por exemplo, um limite mais rigoroso pode ser necessário quando a tarefa for de natureza perceptiva particularmente exigente ou requerer exercício de boa destreza manual. Por comparação, certa flexibilidade do limite poderia ser possível em circunstâncias em que o desempenho da tarefa (por exemplo, trabalho pesado manual) for relativamente insensível à vibração. Dados experimentais, embora ainda escassos para servirem de base para uma recomendação segura, sugerem que uma amplitude de correção de +3dB para -12 db (isto é, um fator modificador de 1,4 para 0,25 vezes o valor médio quadrático da aceleração especificada pelo limite), poderia ser considerada. 7 (por Rogério Dias Regazzi)

8 Limite de exposição (saúde ou segurança) Referencia da NR-15 anexo 8 O limite de exposição em função da freqüência e tempo de exposição é, de modo geral, como no nível de eficiência reduzido (a fadiga), com a diferença dos níveis correspondentes por freqüência serem multiplicados por 2 (6 db mais alto). Em outras palavras, o nível máximo de exposição seguro é determinado para qualquer condição de freqüência, duração e direção dobrando-se os valores estabelecidos para o critério de nível de eficiência reduzida (fadiga) estabelecidos na Tabelas 1 e 2). Exceder o limite de exposição não é recomendável sem justificativa especial e precauções, mesmo que nenhuma tarefa deva ser executada pelo indivíduo exposto. 1- O limite de exposição recomendado, foi estabelecido em aproximadamente metade do nível considerado como limiar de dor (ou limite de tolerância voluntária) para indivíduos saudáveis, sobre um assento em vibração. (Tais níveis de limite têm sido analisados, em pesquisas de laboratório, para indivíduos do sexo masculino). 2 - Em determinadas freqüências, tanto acima como abaixo da banda de sensibilidade máxima, os níveis de aceleração permitidos para curtos tempos de exposição, de acordo com o limite de exposição e o nível de eficiência reduzido (fadiga), excedem 7m/s 2, sendo equivalente ao valor máximo de aproximadamente 10m/s 2 ou aproximadamente 1 g para vibração senoidal. Nível reduzido de conforto Presume-se que o nível reduzido de conforto, que deriva de vários estudos feitos pelas indústrias de transporte, situe-se, nesta Norma Internacional (ISO 2631), a aproximadamente um terço dos níveis correspondentes do nível de eficiência reduzido (fadiga); presume-se, além disso, que siga a mesma dependência de freqüência e tempo. Valores para o nível reduzido de conforto são, conseqüentemente, obtidos a partir dos valores correspondentes para a nível de eficiência reduzido (fadiga) por uma redução de 10 db. No caso de transporte, o limite reduzido de conforto está relacionado com as dificuldades de realizar operações tais como comer, ler e escrever. 1- Na prática, deve haver limites utilizados desta Norma Internacional. Presume-se que o nível de eficiência reduzido (fadiga) e o nível reduzido de conforto, em particular, se apliquem mais diretamente à vibração devida ao transporte e nas proximidades da maquinaria industrial. Estes limites podem não ser muito poderosos na avaliação de distúrbios devido à vibração em construção (por exemplo, causada por tráfego e som de passos) em residências particulares, escritórios ou situações semelhantes, em que fatores econômicos e sóciopsicológicos relacionados a distúrbios humanos são mais sutis ou complexos. Os níveis de vibração aceitáveis em construções residenciais, por exemplo, podem não situar-se muito acima do limiar de percepção, especialmente durante a noite, mas, 8 (por Rogério Dias Regazzi)

9 de qualquer forma, espera-se uma elevada variação, de acordo com circunstâncias individuais. O limiar de percepção varia de um sujeito para outro e depende das condições de medição. A banda superior do limiar de percepção tem aproximadamente a mesma de pendência da freqüência que as curvas das tabelas 1 e 2. Nas bandas de freqüência de sensibilidade máxima, a saber 4 e 8 Hz para vibrações longitudinais e 1 a 2 Hz para vibrações transversais, o limiar situa-se a aproximadamente 0,01m/s 2 (próximo a 10 E-3 g). O limiar individual para muitas pessoas pode encontrar-se em níveis ainda mais baixos. 2 Prevê-se que tabelas adicionais sejam desenvolvidas através do uso prático desta Norma Internacional, proporcionando uma diferenciação de conforto mais precisa em várias situações, tais como: em escritórios, em diversos tipos de residências particulares, em navios etc. A amplitude de tais fatores de correção poderia estender-se de +3 db a -30 db (limiar aproximado de percepção), mas sua formulação aguarda dados mais substanciais que os disponíveis atualmente. Localização e Montagem de Transdutores de Vibração A medição deverá ser efetuada após a identificação do ponto onde a energia da vibração entra na mão do operador, por exemplo. O transdutor deverá ser fixado à estrutura vibrante, onde a mão estiver apoiada, se os valores de vibrações variam significativamente, deverá ser registrado o maior valor, o qual esteja no ponto de contato com a mão. Devido ao fato de que os limites dados nas Norma Internacional aplicam-se à vibração no ponto de entrada do próprio corpo humano (isto é, na superfície do corpo, mas não, por exemplo, à subestrutura de um assento elástico, a qual pode transportar a vibração em direção ao homem), as medições de vibração deverão ser feitas tão perto quanto possível do ponto ou área da qual a vibração é transmitida ao corpo. Por exemplo, se o homem estiver em pé no chão ou sentado em uma plataforma sem qualquer material elástico entre o corpo e a estrutura de sustentação, o transdutor de medida ou pick-up (acelerômetro) deverá ser fixado àquela estrutura. Quando existir qualquer elemento elástico, como almofada de assento, é lícito interpor alguma forma de suporte transdutor rígido (por exemplo: fina chapa metálica convenientemente modelada) entre o sujeito e a almofada; deve-se, porém, tomar cuidado para certificar-se de que tal dispositivo não afetará a transferência de vibração ao homem através da almofada ou introduzirá movimentos rotatórios que, do contrário, estariam ausentes. Desta forma, se não for possível medir a vibração no homem, no ponto de absorção, então as características de transmissão da almofada do assento ou outro elemento elástico devem ser determinadas e levadas em consideração ao calcular-se a vibração real transmitida ao corpo. Em tais casos as características do sistema de amortecimento devem ser relatadas. Para fins de pesquisa, requerendo a definição precisa da absorção vibratória a seres humanos, tornou-se costume em estudos de laboratório sobre respostas fisiológicas e biodinâmicas, substituir almofadas de assento por pacotes rígidos ou plataformas, porque variação das condições de medida por diferentes sistemas arbitrários de 9 (por Rogério Dias Regazzi)

10 assento pode afetar significativamente os resultados experimentais. Alguma variação dos resultados publicados em pesquisas neste campo, provêm de diferenças entre as condições experimentais adotadas nos diversos laboratórios. Intensidade de Vibração A quantidade primária usada para descrever a intensidade de um ambiente vibratório, independente do tipo de transdutor ou pick-up usado nas medições reais, deverá ser a aceleração. A aceleração deveria normalmente ser expressa em metros por segundo ao quadrado (m/s 2 ) Em trabalho fisiológico costuma-se frequentemente expressar aceleração em unidades não dimensionais g, onde 1 g é o valor da aceleração normal devido à gravidade atuando na superfície da Terra. Esta prática é lícita dentro do contexto de trabalho experimental à disposição, desde que, quando for feita referência aos limites dados nesta Norma Internacional, o valor normal internacional de gn seja usado para conversão a valores de aceleração expressos em metros por segundo quadrado. A grandeza de uma vibração, isto é, a aceleração (ou, se mencionados, a velocidade ou deslocamento), deveria ser expressa como um valor médio quadrático - RMS (valor eficaz = raiz quadrada da média dos quadrados). Quando os valores máximos são medidos, estes devem ser convertidos adequadamente a valores eficazes, antes da referência aos limites dados nesta Norma Internacional. Para a descrição adequada de vibração, a qual é marcadamente não senoidal, irregular ou de banda larga, o fator de pico (razão de pico máximo para o valor eficaz) da função tempo deve ser determinado ou calculado. É através da função Leq dos equipamentos de medição que obtemos os valores de forma automática (a Leq ) nas diferentes direções. 10 (por Rogério Dias Regazzi)

11 Calculo da Exposição Diária Se a exposição diária total, compreende diversas exposições de acelerações ponderadas em diversas freqüências, a aceleração equivalente deverá ser calculada pela seguinte equação: ( a eq. ) T 1 T [ ( a ) eq ( ti) ] m m = I = 1 m 2 ti onde: a m eq (ti) = aceleração equivalente em determinado tempo m T = ti = somatória dos tempos de exposição I = 1 T = duração total de toda a exposição 1 2 Exemplos: 1) Foram medidas as acelerações ponderadas em freqüência na exposição de um operador de moto-serra cortando diferentes tipos de madeira, com os tempos e respectivas acelerações: 1 hora 15 m/s 2 3 horas 12 m/s 2 5 horas 10 m/s 2 ; pede-se, calcular a aceleração equivalente. ( 9) ( 15 x 12 x x 5) 2 a m eq = = 9 11,34 m s 2) Da carta de Calibração do Acelerômetro temos: Sqa - charge sensitivity pc/ms -2 Sva - voltage sensitivity mv/ms -2 Ct - capacitance (incluing cable) Cc - cable capacitance Ct = Ca + Cc (1) Da definição de carga: Q = V. C implicando em Sqa = Sva. Ct Q Coulamber ( C ) V Volts ( V ) C Farads ( F ) 11 (por Rogério Dias Regazzi)

12 3) Da análise dimensional: Sqa = mv pf ms pc ms 2 Exemplos: Sqa = 9,99 pc/ms-2 Sva = 7.43 mv/ms-2 Ca = 1232 pf Cc = 113 pf Ct = 1345 pf (capacitância total) Sqa = Sva. Ct Sqa mv = pf Sqa = V pf ms 2 ms 2 Sqa = pc/ms -2 A unidade na formula se mantém, por exemplo, a em m/s², v em mm/s e d em micrometro. a aceleração ; v velocidade ; d - deslocamento Nota: para se evitar cálculos desnecessários utiliza-se calibrador de vibração para configurar o equipamento de medição em função do transdutor utilizado. Diferente posição de fixação do acelerômetro em mãos e braços 12 (por Rogério Dias Regazzi)

13 Diferentes formas de fixação do acelerômetro em função da atividade Exercício corpo inteiro com a diretiva européia: (ref Mário Peixe Arsenal do Alfeite Portugal) Como metodologia de avaliação através do A(8) conforme diretiva Européia vamos estudar o processo de medição em operador de empilhadeira que realiza atividades internas e externas a área de armazenamento. Utilizando-se de um analisador de freqüência de vibração que permite o cálculo do Leq por freqüência e obtenção dos a.leq e posteriormente dos aw, isto é, o valor ponderado por freqüência e global. Podemos aplicando as fórmulas do A(8) na média de três medições da atividade levando em consideração o fator de multiplicação dos eixos. Medição no interior do armazém: Neste espaço de trabalho, o encilhador desloca-se sobre pavimento em cimento, movimentando uma carga, tendo cada ciclo de trabalho uma duração aproximada de 2 minutos. São efetuadas três medições, em que cada uma envolve um ciclo de trabalho de no máximo 5 min, tendo em vista a avaliação do pior caso. 13 (por Rogério Dias Regazzi)

14 Medição no exterior Esta tarefa baseia-se na movimentação de uma carga do armazém para uma oficina, regressando posteriormente a empilhadeira sem carga ao armazém. O pavimento apresenta algumas irregularidades ao longo do percurso (pequenas cavidades, etc). Cada ciclo de trabalho tem uma duração aproximada de 5 minutos, tendo sido efetuadas três medições, em que cada uma envolve um ciclo de trabalho. Resultados: Analisando os valores de exposição A(8), pode verificar-se que a tarefa correspondente ao trabalho realizado no interior do armazém pode ser executada durante as 8 horas, pois o trabalhador esta exposto a um nível de vibrações inferior ao valor de ação A(8) (0,5 m/s2). Na tarefa correspondente ao trabalho realizado no exterior, o trabalhador não devera exceder 3 horas de trabalho diárias, pois a partir deste período de exposição diário ficara sujeito a um nível de vibrações superior ao valor de ação A(8). 14 (por Rogério Dias Regazzi)

15 Memorial de cálculo para avaliações usando A(8) Como metodologia de avaliação através do A(8): TED(h) Tempo de exposição diário Fator de multiplicação 1 eixo z Eixo Z A(8) A(8) A(8) Dump 1 Dump 2 Dump3 TED(h) 0,97 0,76 0,90 m/s2 w 1 0,34 0,27 0,32 m/s2 w(8) 2 0,49 0,38 0,45 m/s2 w(8) 3 0,59 0,47 0,55 m/s2 w(8) 4 0,69 0,54 0,63 m/s2 w(8) 5 0,77 0,60 0,71 m/s2 w(8) 6 0,84 0,66 0,78 m/s2 w(8) 7 0,91 0,71 0,84 m/s2 w(8) 8 0,97 0,76 0,90 m/s2 w(8) Analisando os valores, verifica-se nas três amostras obtidas em três ferramentas que o eixo z é o que apresenta maior valor de amplitude de vibração. No entanto, as diferentes ponderações atribuídas a cada um dos eixos (x : 1,4; y : 1,4 e z : 1,0) alteram essa tendência. O valor de exposição diária A(8) mais elevados, não se verifica em todas os casos amostrados no eixo z. Pode-se observar que o tempo de exposição diária dos trabalhadores que operam este tipo de equipamentos (nestas condições) deverá ser inferior a 2 horas (devido a vibrações nos eixos x e y), pois caso contrário ficarão sujeitos a valores de exposição A(8) superiores ao valor de ação admissível (0,5 m/s2). TED(h) Tempo de exposição diário Fator de multiplicação 1,4 eixo x ou y Eixo x ou y A(8) A(8) A(8) Dump 1 Dump 2 Dump3 Medido 0,729 0,656 0,369 Corrigido 1,02 0,92 0,52 m/s2 w 1 0,36 0,32 0,18 m/s2 w(8) 2 0,51 0,46 0,26 m/s2 w(8) 3 0,62 0,56 0,32 m/s2 w(8) 4 0,72 0,65 0,37 m/s2 w(8) 5 0,81 0,73 0,41 m/s2 w(8) 6 0,88 0,80 0,45 m/s2 w(8) 7 0,95 0,86 0,48 m/s2 w(8) 8 1,02 0,92 0,52 m/s2 w(8) 8. ESTUDO DE CASO REAL (Corpo Inteiro e Mãos e Braços) Objetivo do estudo de caso Medição da exposição a vibrações no corpo humano com relação a avaliação da exposição dos trabalhadores de uma empresa, conforme Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) identificado como pior caso para a situação encontrada. Serão seguidas as recomendações e limites das Normas ISO 2631 (1997) para o caso de corpo inteiro e recomendações da ISO 5349 (2001) com os limites da ACGIH (1999) para vibrações localizadas em mãos e braços. 15 (por Rogério Dias Regazzi)

16 O critério de avaliação será o mais conservativo, isto é, serão consideradas a curva base de ponderação da vibração no corpo humano combinada e a medição da vibração mais elevada devido a fontes provenientes das atividades. O estudo do caso descreve exposições de trabalhadores à vibração no uso de ferramentas manuais para concretagem, martelete e serralheria para os trabalhos em bloco de concreto reforçado e corte de madeira respectivamente. Figura 2 Exposição de mãos e braços às vibrações no uso de martelete Nas medições de Vibração deve-se usar Medidor-Analisador em 1/3 de oitavas do Tipo: 1 (maior exatidão nas medições) ou 2 e acelerometros axial ou Triaxial o tipo ICP para minimizar efeitos do cabo. Para o estudo de caso foram utilizados em uma base magnética triaxial montados nas manipula das ferramentas que usam braçadeiras de aço. Foram usados filtros mecânicos para minimizar a ocorrência de sobrecarga no sistema de medição. Antes das medições, os acelerometros foram calibrados usando um calibrador PCB 394M23; 9,84 m/s 2 ; 79,6 Hz, Tipo 1 (maior exatidão nas medições), com a função de fornecer nível de sinal conhecido de vibrações antes e após as medições. Ambos os equipamentos foram calibrado no INMETRO, conforme as boas praticas metrológicas recomenda. Planilha do Excel Prática com caso real Obtenção dos aw e posteriormente comparação com as tabelas da ISO Pode-se aplicar o A(8) obtidos a partir destes mesmos aw. <Relatórios e laudos padrão 3R Brasil Tecnologia Ambiental> Meio de transporte e Mãos e Braços (por Rogério Dias Regazzi)

17 A.1) Motorista - Ônibus ano 2006 da Viação XXXX Máquina / Meio de Transporte: Ônibus ano Modelo / Tipo: veículo longo com dois eixos. Funcionamento: Motor a diesel. Local: Pátio, Av. XXXX Xavier e redondezas. Cargo: Motorista (ver no PPRA outras funções pertencentes ao mesmo GHE). Região Atingida: Corpo Inteiro (ISO 2631). Faixa de Freqüência: 0,63 Hz a 80 Hz. Medições: na direção z e x no bamco do motorista. Aceleração Global (máxima eixo Z) Aw (a (lin) ): 0,70 m/s 2 (com ponderação). Nota: Ver documento base do PPRA e Carteira de Trabalho. EIXO Z (BANCO) Piores casos Motorista (veículo ano 2006) - Banco Eixo Z via de paralelepipedos Media da Operação Eixo Z - via de asfalto Media da Operação Hz m/s 2 (W) m/s2 (W) m/s 2 (W) Nível Global 0.86 m/s 2 (W) 0.62 m/s 2 (W) Média Ponderada 0,70 m/s 2 (W) 17 (por Rogério Dias Regazzi)

18 Medição no banco e no encosto do Ônibus ano EIXO X (ENCOSTO) Motorista (veículo ano 2006) - Encosto Eixo X via de asfalto lis Media da Operação Hz m/s 2 (W) m/s2 (W) (por Rogério Dias Regazzi)

19 Nível Global m/s 2 (W) O nível de vibração ponderado médio no eixo Z (a zw ) para o pior caso é de 0,86 m/s 2(w). O valor foi calculado para vibração no eixo Z em ambiente para vias com paralelepípedo, não retratando a realidade para atividade contínua. Portanto, para este caso foi estabelecido o valor para o pior caso a média ponderada com peso 1 (um) para ambientes com paralelepípedo e 2 (dois) para asfalto liso. Portanto, o valor utilizado para análise é: 0,70 m/s 2(w). Segundo tabela I de limite de exposição o valor encontrado para as medições está abaixo do limite de tolerância (TLV) para 9 horas em vias pouco asfaltadas. Verificou-se através das diversas medições que a exposição à vibração nas pistas com asfalto liso pode chegar a valores acima de 0,62 m/s 2(w). Para estes exemplo não há superação do limite de exposição para atividades contínuas acima de 10 horas, contudo, há superação do limite de ação. B.1) Operação com Martelete/Rompedor Pneumático (GHR Grupo Homogêneo de Responsabilidade) Máquina / Equipamento: Rompedor Pneumático. Funcionamento: Ar-Comprimido. Local: Canteiro de obra XXXX Sociedade Técnica em Engenharia S.A. Empresa: XXXXX SERVIÇOS TÉCNICOS S.A Colaborador: Severino Dias da Silva e Marcelo Silva Pereira. Devidamente treinados em operação com a ferramenta. Luva: Fabricante: Jobeluv Indústria e Comércio Ltda CA: 8801 Região Atingida: Mão e Braços (Mão Direita ~ Esquerda). Faixa de Freqüência: 6,3 Hz a 1250 Hz. Medições: na direção x, y e z Aceleração Global A (a(w)): 17,3 m/s2 ponderado. Medição realizada na mão direita. Registro em carteira: Operador de Maquina. Nota: desmonte de rocha (pior caso). Ver documentos referentes à função na empresa. Detalhe do ambiente da obra. 19 (por Rogério Dias Regazzi)

20 Detalhe da medição com acelerômetro na mão sobre a luva. Direções de medição. Conhecimento/prática na utilização e posturas na utilização do equipamento. Devese realizar programa de postura através de laudos ergonômicos para o grupo homogêneo analisado. 20 (por Rogério Dias Regazzi)

21 Detalhe da verificação com calibrador e da medição no eixo z no pior caso do rompedor. Operação com Rompedor Pneumático Eixo Z e X Eixo Z e X Hz db( ref. 1V) m/s2 m/s2 w Freqüência mais elevada: 20 Hz / Nível Global: 46,3 m/s 2 17,3 m/s 2 (W) 21 (por Rogério Dias Regazzi)

22 O nível de vibração ponderado no eixo z e x (a zx ) mão direita na operação de corte é de 17,3 m/s 2. O valor foi calculado para vibração no eixo z,x e segundo tabela II e III apresenta risco alto para trabalho contínuo com a ferramenta durante uma jornada de mais de 1:00 hora contínua. Para o valor medido o tempo máximo de operação contínua com a ferramenta ligada e desligada no pior caso (operando rompendo rocha) para mãos e braços é em torno de 3 a 4 horas devido às constantes paradas da ferramenta, sendo o limite de ação atingido quando computado 1:30 de trabalho com pausas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os níveis de vibração medidos Aw ou (a (lw) ) em m/s 2 em rms foram obtidos durante a atividade sem prejuízo ou interferência na operação. Os valores de vibração encontrados para vibração no corpo humano (a (w) ) superam os limites critérios para insalubridade em função do tempo de exposição de 3 a 4 horas de trabalho habitual. Se mantida a ferramenta operando sem desligála o tempo limite passa para menos de 1 hora de trabalho. Para os níveis de vibração A (a (lin) ) em m/s 2 rms, obtidos da vibração localizada em mãos e braços, deve-se realizar treinamento específico para conhecimento da operação e suas medidas de controle (EPC e EPI) para a garantia da saúde, por serem considerados altas pelo critério da Rio Tinto Exploration / ACGIH segundo da tabela III e II, respectivamente. Deve-se realizar, também, avaliações médicas anuais para a verificação dos possíveis sintomas que podem estar relacionados ao trabalho, nexo causal. Quando considerado os critérios da mesma norma para trabalho eficiente (LT ergonomia ~ LT insalubridade/2) os valores encontrados para o pior caso para vibração no corpo humano ficaram acima do limite de ação quando realizadas atividades habituais e permanentes para o período acima de 1:30 hora diária, levando em consideração a utilização no pior caso em 50% do período. Devem ser implementadas cintas especiais para fixação/melhora da postura durante as operações com a ferramenta. Para todas as atividades com ferramentas ou equipamentos manuais deve-se realizar laudo ergonômico com um programa de treinamento de posturas e apunhaduras dentre outras medidas de controles como sugerido neste relatório de controle da saúde dos colaboradores: Recomenda-se em operações contínuas com a ferramenta na atividade de desmonte de rochas durante períodos superiores a 3 hora, o rodízio entre operadores com pausas de 10 minutos; Para outras atividades deve-se estabelecer exposição não maior que 4 horas. Estabelecer critérios de projeto/aquisição de ferramentas que atendam às exigências ergonômicas e diminuam ao mínimo a vibração, observados antes da compra ou fabricação dos novos equipamentos e mobiliário para a empresa; Implementar luvas isoladoras/absorvedor de vibração (ref. LUVA: JOBE LUV); Sempre que possível, máquinas ou equipamentos, ou sistemas de trabalho alternativos, deverão ser utilizados na execução de tarefas repetitivas, complicadas ou pesadas; Devem haver procedimentos documentados para a revisão, avaliação e manutenção dos controles de engenharia; Deve-se realizar contagem com cronômetro para registrar o tempo médio de operação contínua com o rompedor pneumático, relacionando os períodos de funcionamento e pausa da ferramenta, para completar este programa. 22 (por Rogério Dias Regazzi)

23 O programa de treinamento envolvendo o manuseio de materiais/efeitos da vibração deverá incluir elementos que incentivem os operadores a manterem-se em forma e saudáveis (manter o peso baixo), adotar uma boa postura, pensar antes de levantar qualquer objeto, usar as técnicas corretas para levantamento de peso e dividir com outros ou utilizar um equipamento para levantar um peso maior sempre que possível. Boa sorte!!! Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2009 Rogério Dias Regazzi Engenheiro de Segurança do Trabalho CREA / /D (nova carteira) 23 (por Rogério Dias Regazzi)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO CONSULTA PÚBLICA do ANEXO 8 da NR-15 PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES

Leia mais

N : 3R Brasil Tecnologia Ambiental Ltda. Exposição Humana a Vibrações no Trabalho Edição: 1

N : 3R Brasil Tecnologia Ambiental Ltda. Exposição Humana a Vibrações no Trabalho Edição: 1 Cliente: Projeto: N : Data:07/07/06 Exposição Humana a Vibrações no Trabalho Edição: 1 Revisão: 0 1 de 9 Capítulo: I ESCOPO DE FORNECIMENTO Local: XX - RJ 1. OBJETIVO Medição da exposição a vibrações no

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para revisão do Anexo 8 da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI Prezados(as); Informamos que foi publicada no DOU de hoje, seção 1, páginas 110 e 111 a Portaria MTE n.º 1.297, de 13 de agosto de 2014, que aprova o Anexo 1 - Vibração - da Norma Regulamentadora n.º 9

Leia mais

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL HISTÓRIA DE CASOS DIVISÃO TÉCNICA SEGURANÇA NO TRABALHO e DIVISÃO TÉCNICA DE ACÚSTICA 22/05/2012 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO ALGUNS

Leia mais

Minuta de Norma AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA À VIBRAÇÃO VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE PREFÁCIO

Minuta de Norma AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA À VIBRAÇÃO VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE PREFÁCIO Minuta de Norma AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA À VIBRAÇÃO VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE PREFÁCIO As vibrações afetam as pessoas de muitas formas causando desconforto, problemas de saúde, diminuição da

Leia mais

Prova Discursiva de SST Professor Flávio Nunes

Prova Discursiva de SST Professor Flávio Nunes QUESTÃO 13: A empresa Cabeça de Prego Metalúrgica Ltda. possui, no setor de produção de pregos metálicos de duas cabeças, diferentes máquinas e equipamentos, que são operadas por trabalhadores capacitados.

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Projeto Manutenção Preditiva. Análise de vibrações. www.gatec.com.br

Projeto Manutenção Preditiva. Análise de vibrações. www.gatec.com.br Projeto Manutenção Preditiva Análise de vibrações www.gatec.com.br ANÁLISE DE VIBRAÇÃO 1 - DEFINIÇÃO TÉCNICA 2 - CONCEITUAÇÃO : 2.1 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO X ASSINATURA ESPECTRAL 2.2 MONITORAMENTO DA VIBRAÇÃO

Leia mais

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Manual do Usuário Versão 3.9f 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA DE

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE VIBRAÇÃO PPRA

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE VIBRAÇÃO PPRA MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE VIBRAÇÃO PPRA 1ª edição 2009 2ª edição 2013 3ª edição 2014 TUFFI MESSIAS SALIBA Engenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado. Mestre em meio

Leia mais

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira Audição e Trabalho Marcelo Madureira Som Qualquer perturbação vibratória em meio elástico, a qual produz uma sensação auditiva Energia transmitida por vibrações no ar (ou outros materiais) e que causa

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

Ruído. 1) Introdução. 2) Principais grandezas e parâmetros definidores do som

Ruído. 1) Introdução. 2) Principais grandezas e parâmetros definidores do som 1) Introdução A movimentação mecânica de cargas pode ser definida como o conjunto de ações, de materiais e de meios que permitem, de um modo planeado e seguro, movimentar cargas de um determinado local

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DO RUÍDO

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DO RUÍDO LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DO RUÍDO Contratante: Sistema Ribrane de Ensino Ltda ME Praça Padre Tavares, 46 - Centro Avaré - SP. Responsável Técnico: Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho CREA:

Leia mais

CALIBRAÇÃO 2 O QUE É CALIBRAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO?

CALIBRAÇÃO 2 O QUE É CALIBRAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO? DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA APOSTILA DE METROLOGIA Cid Vicentini Silveira 2005 1 OBJETIVOS DESTE CAPÍTULO Determinar o que é calibração, por quê, o quê, quando, onde e como calibrar; Interpretar

Leia mais

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração.

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração. Quais são os métodos mais utilizados para controle de vibrações? Defina um absorvedor de vibração? Qual é função de um isolador de vibração? Por que um eixo rotativo sempre vibra? Qual é a fonte da força

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO. Clique para editar os estilos do texto

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO. Clique para editar os estilos do texto Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa Clique para editar os estilos do texto de São Paulo XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO 2015 1 Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Leia mais

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade Escola de Engenharia de Lorena - EEL Controle Estatístico de Processos CEP Prof. MSc. Fabrício Maciel Gomes Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente. Conceito de

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

VALIAÇÃO DO RUÍDO EM ÁREAS HABITADAS VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE

VALIAÇÃO DO RUÍDO EM ÁREAS HABITADAS VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE VALIAÇÃO DO RUÍDO EM ÁREAS HABITADAS VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE 1. OBJETIVO 1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades. Ela especifica um

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho. Volume XXVI Vibrações. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção. www.oportaldaconstrucao.

Segurança e Higiene do Trabalho. Volume XXVI Vibrações. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção. www.oportaldaconstrucao. Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXVI Vibrações um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a expressa autorização

Leia mais

Adaptação do trabalho às pessoas.

Adaptação do trabalho às pessoas. NR- 17 Estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho

Leia mais

Proposta de Nota Técnica Cgcre. Verificação intermediária das balanças utilizadas por laboratórios que realizam ensaios químicos e biológicos

Proposta de Nota Técnica Cgcre. Verificação intermediária das balanças utilizadas por laboratórios que realizam ensaios químicos e biológicos Proposta de Nota Técnica Cgcre Verificação intermediária das balanças utilizadas por laboratórios que realizam ensaios químicos e biológicos Ana Cristina D. M. Follador Coordenação Geral de Acreditação

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

NR-15 (Texto para Consulta Pública)

NR-15 (Texto para Consulta Pública) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para alteração da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 3 - CALOR PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 3 - CALOR PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 3 - CALOR PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO 1. Objetivos 1.1 Definir critérios para a caracterização e controle dos riscos à saúde dos trabalhadores decorrentes

Leia mais

GERAÇÃO DE VIAGENS. 1.Introdução

GERAÇÃO DE VIAGENS. 1.Introdução GERAÇÃO DE VIAGENS 1.Introdução Etapa de geração de viagens do processo de planejamento dos transportes está relacionada com a previsão dos tipos de viagens de pessoas ou veículos. Geralmente em zonas

Leia mais

SIMULADOS - Professor Flávio Nunes Segurança e Saúde no Trabalho

SIMULADOS - Professor Flávio Nunes Segurança e Saúde no Trabalho 1. Com base na CLT e com a Norma Regulamentadora 07 (PCMSO), julgue os itens a seguir. I. Quando na fase de reconhecimento dos riscos ambientais não for detectado risco específico, o controle médico poderá

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Rafael Menezes Albuquerque São José dos Campos Novembro2005 Relatório de Estágio

Leia mais

Vida Útil de Baterias Tracionárias

Vida Útil de Baterias Tracionárias Vida Útil de Baterias Tracionárias Seção 1 Introdução. Seção 2 Vida Útil Projetada. ÍNDICE Seção 3 Fatores que Afetam a Vida Útil da Bateria. Seção 3.1 Problemas de Produto. Seção 3.2 Problemas de Manutenção.

Leia mais

Capítulo IV. Aterramento de sistemas elétricos industriais de média tensão com a presença de cogeração. Aterramento do neutro

Capítulo IV. Aterramento de sistemas elétricos industriais de média tensão com a presença de cogeração. Aterramento do neutro 60 Capítulo IV Aterramento de sistemas elétricos industriais de média tensão com a presença de cogeração Paulo Fernandes Costa* Nos três capítulos anteriores, foram discutidos os aspectos da escolha e

Leia mais

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL Esta aula apresenta o princípio de funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua, o papel do comutador, as características e relações

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS 1 Programa de Recuperação de Espaços Didáticos Pró-Reitoria de Graduação MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS 2 1. INTRODUÇÃO Adotou-se um processo de trabalho convencional, de desenvolvimento

Leia mais

SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA GERENCIAMENTO DE PURGADORES DE VAPOR

SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA GERENCIAMENTO DE PURGADORES DE VAPOR SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA GERENCIAMENTO DE PURGADORES DE VAPOR Patenteado. Gerenciamento no século 21. Tópicos fundamentais que compõem o gerenciamento: Manutenção Produtiva Total (MPT): Estabelece

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09 Prof. Me. Vítor Hugo Magalhães Vono Engenheiro de Segurança do Trabalho Lei 6514 de 12/77 Capítulo V da CLT da Segurança e Medicina do Trabalho (art.

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 162 (Janeiro/Fevereiro de 2006) KÉRAMICA n.º 282 (Janeiro/Fevereiro de 2007)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 162 (Janeiro/Fevereiro de 2006) KÉRAMICA n.º 282 (Janeiro/Fevereiro de 2007) TÍTULO: Agentes Físicos - Vibrações AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 162 (Janeiro/Fevereiro de 2006) KÉRAMICA n.º 282 (Janeiro/Fevereiro de 2007) INTRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 46/2006,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios.

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios. Conteúdo programático: Elementos armazenadores de energia: capacitores e indutores. Revisão de características técnicas e relações V x I. Caracterização de regime permanente. Caracterização temporal de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #A22 (1) O circuito a seguir amplifica a diferença de

Leia mais

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Pós Graduação em Engenharia de Produção Ênfase na Produção Enxuta de Bens e Serviços (LEAN MANUFACTURING) ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Exercícios de Consolidação Gabarito 1 º Exercício Defina os diferentes

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO MODELO TC-5060

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO MODELO TC-5060 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO MODELO TC-5060 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. Introdução... - 1-2. Especificações... - 1-3. Descrição...

Leia mais

Analisando graficamente o exemplo das lâmpadas coloridas de 100 W no período de três horas temos: Demanda (W) a 100 1 100 100.

Analisando graficamente o exemplo das lâmpadas coloridas de 100 W no período de três horas temos: Demanda (W) a 100 1 100 100. Consumo Consumo refere-se à energia consumida num intervalo de tempo, ou seja, o produto da potência (kw) da carga pelo número de horas (h) em que a mesma esteve ligada. Analisando graficamente o exemplo

Leia mais

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...5 4. DETALHES DO PRODUTO...6 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...7 6. TERMOS DE GARANTIA...7 Apresentação:

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

A metodologia proposta pela WEG para realizar este tipo de ação será apresentada a seguir.

A metodologia proposta pela WEG para realizar este tipo de ação será apresentada a seguir. Eficiência Energética Buaiz Alimentos 1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA Nome fantasia: Buaiz Alimentos Ramo de atividade: Alimentício Localização: Vitória / ES Estrutura tarifária: Horo-sazonal Azul A4 Demanda

Leia mais

ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA

ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA DIAGNÓSTICO, PROJETO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO a. Caracterizar as condições de exposição: ruído urbano móvel (tráfego viário, aéreo, etc) e fixo (casas noturnas, indústrias,

Leia mais

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Resumo Atualmente muitos Controladores Programáveis (CPs) classificados como de pequeno porte possuem, integrados em um único invólucro, uma densidade significativa

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

5. Resultados e Análises

5. Resultados e Análises 66 5. Resultados e Análises Neste capítulo é importante ressaltar que as medições foram feitas com uma velocidade constante de 1800 RPM, para uma freqüência de 60 Hz e uma voltagem de 220 V, entre as linhas

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

Forças geradas por uma queda

Forças geradas por uma queda Forças geradas por uma queda Avaliar os riscos envolvidos em cada uma das etapas de trabalho e usar o equipamento adequado nem sempre é procedimento suficiente para impedir um acidente. É preciso considerar

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

p. 1/2 Resumo Especificação de Filtros Filtro de Butterworth Filtro de Chebyshev Filtros de Primeira Ordem Filtros de Segunda Ordem

p. 1/2 Resumo Especificação de Filtros Filtro de Butterworth Filtro de Chebyshev Filtros de Primeira Ordem Filtros de Segunda Ordem p. 1/2 Resumo Especificação de Filtros Filtro de Butterworth Filtro de Chebyshev Filtros de Primeira Ordem Filtros de Segunda Ordem Introdução Os primeiros filtros construídos eram circuitos LC passivos.

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Manfred Peter Johann Gerente de Vendas da WEG Automação A crescente conscientização da necessidade de avaliação dos riscos na operação de uma máquina ou

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 1 Descrição: A balança eletrônica produzida por nossa empresa utiliza tecnologia de ponta, baixo consumo de energia e conversores analógicos/digitais

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Anexo VIII - Fichas de medições de ruídos e de vibrações e Certificado de Calibração do Equipamento

Anexo VIII - Fichas de medições de ruídos e de vibrações e Certificado de Calibração do Equipamento RELATÓRIO TÉCNICO Código RT-020.00/RA2/004 Emissão O.S. 15/08/13 Folha 10 de 12 Rev. A Emitente Resp. Técnico Emitente 15/08/13 Verificação / São Paulo Transporte Anexo VIII - Fichas de medições de ruídos

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 6 Programa de ConservaÇÉo Auditiva

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 6 Programa de ConservaÇÉo Auditiva Curso Técnico Segurança do Trabalho Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 6 Programa de ConservaÇÉo Auditiva Propósito (Objetivo) do Programa O propósito (objetivo) do programa de Conservação

Leia mais

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia.

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia. ENERGIA POTENCIAL Uma outra forma comum de energia é a energia potencial U. Para falarmos de energia potencial, vamos pensar em dois exemplos: Um praticante de bungee-jump saltando de uma plataforma. O

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

MICROMASTER MM4. Usando o Controle de Malha Fechada (PID) Edição 08.2002. IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline

MICROMASTER MM4. Usando o Controle de Malha Fechada (PID) Edição 08.2002. IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline s MICROMASTER MM4 Usando o Controle de Malha Fechada (PID) Edição 08.2002 IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline USANDO O CONTROLE DE MALHA FECHADA NO MM4 O que é controle de malha fechada

Leia mais

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA O QUE É ENERGIA ATIVA E REATIVA? Sim, mas apesar de necessária, a utilização de Energia Reativa deve ser a menor possível. O excesso de Energia Reativa exige condutores

Leia mais

Organograma, funcionograma, fluxograma

Organograma, funcionograma, fluxograma CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA CURSO DE NUTRIÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AULA 28 Profa. M.Sc Vanessa Vasconcelos Fonseca Mestre em Ciência de Alimentos Especialista MBA

Leia mais

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão II 1. Um carro está viajando numa estrada retilínea com velocidade de 72 km/h. Vendo adiante um congestionamento

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Objetivos Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de

Leia mais

15/03/2010. Análise por pontos de função. Análise por Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função

15/03/2010. Análise por pontos de função. Análise por Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função Análise por pontos de função Análise por Pontos de Função Referência: Manual de práticas de contagem IFPUG Versão 4.2.1 Técnica que permite medir a funcionalidade de um software ou aplicativo, sob a visão

Leia mais

Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA

Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA À xxxx Aos cuidados Sr. xxxxxx São Paulo, 23 de Março de 2011 2 1 INTRODUÇÃO O CESVI BRASIL através da prestação de serviços de consultoria tem como

Leia mais

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais.

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais. Filtros de sinais Nas aulas anteriores estudamos alguns conceitos importantes sobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, além de analisarmos a constituição de um sistema básico de comunicações.

Leia mais

Termopares: calibração por comparação com instrumento padrão

Termopares: calibração por comparação com instrumento padrão Termopares: calibração por comparação com instrumento padrão Os termopares são dispositivos elétricos utilizados na medição de temperatura. Foram descobertos por acaso em 1822, quando o físico Thomas Seebeck

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL CROMATOGRAFIA 2 1 6 Ed. Cap. 10 268-294 6 Ed. Cap. 6 Pg.209-219 6 Ed. Cap. 28 Pg.756-829 6 Ed. Cap. 21 Pg.483-501 3 Separação Química Princípios de uma separação. Uma mistura

Leia mais

Eng. Rogério Wallbach Tizzot E-mail: tizrw@uol.com.br

Eng. Rogério Wallbach Tizzot E-mail: tizrw@uol.com.br ATIVIDADES PARA UM PROJETO PILOTO DE CONTRATO DE GESTÃO DA CONSERVAÇÃO EM UMA REDE PRELIMINARMENTE SELECIONADA Eng. Rogério Wallbach Tizzot E-mail: tizrw@uol.com.br Atividade 1 : Avaliação do Estado Geral

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

PADRONIZAÇÃO INTERNACIONAL

PADRONIZAÇÃO INTERNACIONAL PADRONIZAÇÃO INTERNACIONAL EM AUDIOMETRIA INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO) 8253-1 Versão 2010 Neste material você encontrará informações sobre a ISO 8253 Parte 1 versão 2010 e sua relação

Leia mais

2005 José Miquel Cabeças

2005 José Miquel Cabeças Dimensionamento de linhas de produção 1 - INTRODUÇÃO A fabricação de elevado volume de produção é frequentemente caracterizada pela utilização de linhas de montagem e fabricação. O balanceamento de linhas

Leia mais

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO Inspeção visual e documentação............................................................284 Ensaios de campo em instalações...........................................................285

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Física Experimental III - Medidas Elétricas Objetivo O objetivo desta prática é aprender a fazer medições de resistência, tensão

Leia mais

Sensores de Temperatura: Termopares Prof. Leonimer F Melo Termopares: conceito Se colocarmos dois metais diferentes em contato elétrico, haverá uma diferença de potencial entre eles em função da temperatura.

Leia mais

BINACIONAL ALCÂNTARA CYCLONE SPACE

BINACIONAL ALCÂNTARA CYCLONE SPACE N.º: PRO-0001-DG BR- GSA Página 1 de 5 Responsabilidade Técnica: Josildo L. Portela - Gerência Socioambiental Necessidade de Treinamento: Sim Público-alvo: Responsáveis por veículos a Diesel, Gestores

Leia mais

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária 1- Apresentação Binária Os computadores funcionam e armazenam dados mediante a utilização de chaves eletrônicas que são LIGADAS ou DESLIGADAS. Os computadores só entendem e utilizam dados existentes neste

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

O sistema de gerenciamento de risco é composto pelas etapas de identificação e avaliação de controle dos riscos, descritas a seguir.

O sistema de gerenciamento de risco é composto pelas etapas de identificação e avaliação de controle dos riscos, descritas a seguir. 2.6.16 - Este programa contém as principais ações que têm sido tomadas para prevenir os danos à saúde e integridade física dos trabalhadores e da população da região, os prejuízos materiais e possíveis

Leia mais

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO ANEXO DO CONTRATO Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO Outubro - 2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCEDIMENTO PARA GESTÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO... 3 3. ORIENTAÇÕES

Leia mais