(RE)PENSANDO CAMPOS. Características narrativas de Álvaro de Campos reaplicadas. Por Camille Thomaz Labanca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(RE)PENSANDO CAMPOS. Características narrativas de Álvaro de Campos reaplicadas. Por Camille Thomaz Labanca"

Transcrição

1

2 (RE)PENSANDO CAMPOS Características narrativas de Álvaro de Campos reaplicadas Por Camille Thomaz Labanca Este trabalho está registrado no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Fundação Biblioteca Nacional e sua reprodução total ou parcial está proibida sem autorização prévia (escrita e assinada) pela autora.

3 PREFÁCIO É complicado pensar literatura de forma a desconectar autores, usando como justificativa suas épocas, histórias e contextos. É natural que estes três elementos sejam intrínsecos às suas obras (se não fosse, por que Fernando Pessoa criaria uma história para cada um de seus heterônimos?), mas focar apenas nestes elementos não é o caminho mais justo - sequer interessante. Textos, livros, contos e poemas dialogam. A humanidade enfrenta os mesmos questionamentos há séculos, e como dizer que o questionamento de 1930 é mais valioso que o de 2015?

4 PRIMEIRO / DECADENTISMO De um lado, Álvaro de Campos, discípulo de Caeiro e completo oposto a Ricardo Reis, valoriza a sensação. Independentemente de sua fase, o desejo de sentir tudo, de todas as maneiras, está presente. Campos era engenheiro naval, um viajante por natureza, numa incessante busca por sensações ilimitadas que resultam em um cansaço extremo. Não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada. / À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. (Tabacaria) De outro, Jessica Redmerski (J.A. Redmerski), autora de gêneros distintos e ganhadora de prêmios voltados para literatura jovem adulta. Seu primeiro romance, Entre o Agora e o Nunca, traz uma personagem com características similares. Camryn sofre de depressão - está cansada de estar tão desajustada em si mesma que já não sente mais nada. Não é bem um impulso que a faz arrumar alguns objetos em uma mochila e partir em uma viagem em busca de sensações. Se pensarmos um pouco mais, não passa da fuga de sua realidade, uma tentativa para se mover. Ninguém quer fazer as mesmas coisas que eu [...] Como esse lance de viver livre e não seguir o caminho normal, sabe? Ninguém quer sair da sua zona de conforto pra fazer isso comigo, porque não é o que a maioria das pessoas faz. (REDMERSKI, pág. 174) O quanto ambos se diferem em sentimento e postura? Campos procurou na viagem ao Oriente sensações que ele não encontrava no período de inatividade em Lisboa. A viagem resultou em um livro: Opiário, que marca a primeira fase de seus escritos, o Decadentismo. Nesta fase encontramos a ligação perfeita entre ambos os livros: a fadiga precoce, resultado do excesso de sensações. Campos fala do ópio como forma de conforto. Diante disto, como não pensar na sociedade na qual vivemos, na qual a droga é mais que uma transgressão da regra, é resultado de uma busca incessante por paz interior em meio a turbulências de informações, sentimentos e expectativas. E eu vou buscar ao ópio que consola / Um Oriente ao oriente do Oriente. [...] A terra é semelhante e pequenina / E há só uma maneira de viver. / Por isso eu tomo ópio. / É um remédio. (Opiário) Opiário tem foco no tédio, cansaço e mesmice ainda que ele viva situações diferentes. É um abatimento que consome, regado pela esperança de novas sensações. Assim como Camryn, a personagem de Redmerski, ele quer fugir da monotonia e encontras respostas para questionamentos da vida.

5 Características de Álvaro de Campos estão presentes nos romances e na sociedade atual. Ao explorar a angústia existencial (e, dizem, nunca fomos mais angustiados quanto somos agora), ele trabalha a auto-ironia. Observando o cotidiano, muitas vezes com olhar de desencanto. Ele difere tanto assim de nós? A vida sabe-me a tabaco louro. / Nunca fiz mais do que fumar a vida. / E afinal o que quero é fé, é calma, / E não ter estas sensações confusas. (Opiário)

6 SEGUNDO / SENSACIONISMO A segunda fase de Álvaro de Campos é um tanto diferente da primeira. Aqui, o autor celebra a civilização moderna, com a máquina sendo símbolo da modernidade e sua fúria sendo também sua beleza. Uma beleza peculiar, diferente do que até então era comum como tal. O progresso técnico, exposto com maestria em Ode Triunfal, é exaltado, sem deixar de lado sua característica maior: sensações. Na fase sensacionista, o que marca é o excesso de sensações gerando um excesso de expressão. Suzanne Collins lançou, em 2008, um livro que chegou aos cinemas há quatro anos. Quem se prende ao filme, perde detalhes importantes de uma história que reflete a sociedade atual de forma crítica. Tratando-se de uma distopia, é baseado em características nossas que caminharam no sentido contrário à utopia. Em Jogos Vorazes, o excesso de expressão é uma crítica muito bem feita, e a aniquilação dos direitos é o extremo do que muitas vezes encontramos hoje. Experimentei mais sensações do que todas as sensações que senti, / Porque, por mais que sentisse, sempre me faltou que sentir / E a vida sempre me doeu, sempre foi pouco, e eu infeliz. (Passagem das Horas) Roupas excêntricas, cabelos coloridos, um centro ditando regras para todos os outros. O mesmo centro, que consegue representar a felicidade, cria um jogo no qual manda duas pessoas de cada distrito para uma arena. O objetivo é sair vivo, mas o jogo só acaba quando só resta uma única pessoa. Tudo isso para lembrar a todos os distritos restantes sobre o massacre que aconteceu quando um deles se revoltou contra a Capital. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade. (Jogos Vorazes) Se pensarmos apenas no primeiro volume da trilogia de Suzanne Collins, enxergamos com clareza o mesmo sentimento de civilização moderna. O moderno neste livro pode parecer um tanto contraditório, mas a proposta é deixar opiniões de lado e apenas olhar para o mundo ao seu redor - perceber que não estamos tão distantes daquele pensamento e daquelas ações. Perceber que, em menor escala, somos exatamente aquela sociedade. Em ambos, a exaltação da fúria e a transformação desta como beleza (vale repensar o quanto, em Jogos Vorazes, a personagem Katniss se torna um símbolo de uma revolução por desafiar a Capital - e o quanto isto se torna belo, a fúria que a move mesmo quando tudo ao seu redor desmorona) estão muito bem marcados e presentes. Assim como a presença da náusea, uma poluição física e moral imposta pela vida moderna. De formas diferentes, ambos os escritos falam exatamente dos mesmos aspectos gerais.

7 Nos poemas de Campos, observamos a predominância de versos livres, com exclamações, apóstrofes e onomatopeias. A mecânica o faz intelectualizar as sensações, procurando ainda assim sua totalidade, com os aspectos complexos e dinâmicos que lhe são intrínsecos. Lado a lado andam violência, força e agilidade. Forte, espasmo retido dos maquinismos em fúria! / Em fúria fora e dentro de mim, / Por todos os meus nervos dissecados fora, / Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto! (Ode Triunfal)

8 São as coisas que mais amamos que nos destroem. (Jogos Vorazes) TERCEIRO / DEPRESSIVA A terceira e última fase de Álvaro de Campos é resultado da incapacidade de realizar o seu desejo, de unir mundo interior e exterior. O abatimento se transforma em um cansaço ainda maior do que o lido em Opiário e o autor se fecha em si, angustiado. Há o desencanto com o mundo e com a vida e a presença marcante da nulidade existencial. E, principalmente, a solidão: Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros. / A minha obra? A minha alma principal? A minha vida? / Um caco. / E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem porque ficou ali. (Apontamento) É nessa fase que predomina o conflito entre realidade e poeta, quando até mesmo pensar dói ( Tonto de tanto dormir ou de tanto pensar, / Ou de ambas as coisas. ) e o eu, antes demarcado, se dissolve. Com isso, observar o passado com simpatia é natural, como se o hoje não fosse suficiente a ponto de sequer desejar o futuro. Resta, então, a nostalgia do passado, da infância, da inocência. Nem tudo vai dar certo no meu caminho e nem todo mundo ganha um final feliz. A vida é realista e, às vezes, as coisas ficam feias e só nos resta aprender a lidar com elas. (Um Caso Perdido) É nesta terceira fase que encontro a maior divergência entre Álvaro de Campos e os livros jovens adultos e novos adultos escritos atualmente. Enquanto Campos está tão envolvido com sua depressão que não consegue mais sair do ciclo de piora, desejando até mesmo a morte, poucos livros atuais seguem a mesma tendência. Em Willow (LeYa, 2014), a personagem segue o mesmo padrão de comportamento e ainda que as últimas frases não sejam um reflexo de uma vida sem depressão, são certamente mais otimistas que os últimos poemas de Campos. Outros livros que tratam do tema, como Um Caso Perdido (Galera Record, 2014) e O Lado Bom da Vida (Intrínseca, 2013) trazem uma postura de superação que Álvaro de Campos não aborda. Neste aspecto, penso muito mais nos romances atuais como uma resposta aos sentimentos depressivos de Campos. Quero que lembre quem você é, apesar de todas as coisas ruins que estão acontecendo com você. Porque essas coisas ruins não são você. São apenas coisas que aconteceram com você. Precisa aceitar que quem é e o que acontece com você são duas coisas diferentes. (Um Caso Perdidos)

9 Camille Thomaz Labanca Apaixonada pelo meio editorial, leitora assídua desde quando se entende por gente. Tem lá suas preferências, mas o livro for bem escrito, basta parar em sua mão. Freelancer, empreendedora, idealizadora do Beletristas. Adora marketing de tudo quanto é jeito: digital, estratégico, social media, e até de cabeça para baixo. Já foi melhor em se descrever, agora prefere ocupar o tempo falando menos e fazendo mais. camille@beletristas.com

FERNANDO PESSOA Heterônimos

FERNANDO PESSOA Heterônimos FERNANDO PESSOA Heterônimos [Tabela] ALBERTO CAEIRO RICARDO REIS ÁLVARO DE Biografia [2 linhas] Temática [3 linhas] Aspectos formais [2 linhas] CAMPOS BIOGRAFIA ALBERTO CAEIRO vida no campo (sem instrução

Leia mais

Álvaro de Campos - resumo Português - 12º Ano

Álvaro de Campos - resumo Português - 12º Ano Álvaro de Campos - resumo Português - 12º Ano 2016-2017 ÁLVARO DE CAMPOS Álvaro de Campos surge quando Fernando Pessoa sente um impulso para escrever. O próprio Pessoa considera que Campos se encontra

Leia mais

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro Entre pseudónimos, heterónimos, personagens fictícias e poetas mediúnicos contam-se 72 nomes, destes destacam-se 3 heterónimos Álvaro de Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro Álvaro de Campos De entre todos

Leia mais

BRILHO DO PASSADO, QUE RELUZ NO PRESENTE!

BRILHO DO PASSADO, QUE RELUZ NO PRESENTE! O BRILHO DO PASSADO, QUE RELUZ NO PRESENTE! Autor Antônio José Cordeiro de Freitas. cordeiro_freitas@netsite.com.br cordeirodefreitas.wordpress.com 24/03/2004 Foi um dia nesta vida, Uma vida se mostrou,

Leia mais

Entre Margens, 12.º ano. Fernando Pessoa. Ortónimo e heterónimos

Entre Margens, 12.º ano. Fernando Pessoa. Ortónimo e heterónimos Fernando Pessoa Ortónimo e heterónimos Motivos poéticos Fernando Pessoa. tensão sinceridade/fingimento, consciência/inconsciência, sentir/pensar;. intelectualização das emoções;. fingimento artístico;.

Leia mais

Pergaminho dos Sonhos

Pergaminho dos Sonhos Pergaminho dos Sonhos Michel R.S. Era uma vez um poeta... Um jovem poeta que aprendera a amar e deixar de amar. E de uma forma tão simples, assim como o bem e o mal, O amor tornou-se o objetivo de suas

Leia mais

LIDERE SUA VIDA. Equipe de $USEXO. Thais Plaza

LIDERE SUA VIDA. Equipe de $USEXO. Thais Plaza LIDERE SUA VIDA Thais Plaza 11 98229-6337 LIDERE SUA VIDA Você é o responsável pelo seu sucesso Equipe Líder NOME DO(A) LÍDER(A) Quem sou eu? Aonde estou? Aonde quero chegar? Quem não sabe o que quer,

Leia mais

1º Edição

1º Edição Sensações 1º Edição WWW.Perse.com.br Página 1 Codinome: Tabrao Email: Tania_morenagata@hotmail.com Nasceu no dia 09 de Agosto de 1984 Natural da cidade de Lapa - PR Reside a Rua Francisco Veloso, 282 Ponta

Leia mais

Lua Prateada e outras Poesias

Lua Prateada e outras Poesias Lua Prateada e outras Poesias Copyright Suzi Marques, 2017. Ficha Catalográfica na Publicação (CIP) M357l Marques, Suzi,2003 Lua prateada e outras poesias / Suzi Marques. Perse: São Paulo, 2017. 228 p.

Leia mais

Deixo meus olhos Falar

Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão

Leia mais

Português Prof. Adelaide Barreira. Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 2º Ano Bruno Manuel Nunes Nº 5. Página 1 de 12

Português Prof. Adelaide Barreira. Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 2º Ano Bruno Manuel Nunes Nº 5. Página 1 de 12 Português Prof. Adelaide Barreira Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 2º Ano Bruno Manuel Nunes Nº 5 Página 1 de 12 Sumário: Álvaro Campos: a personalidade; Heterónimo de Fernando Pessoa; Fases

Leia mais

Contrabaixo Minimalista

Contrabaixo Minimalista Contrabaixo Minimalista Valorizando as coisas que realmente são importantes e jogando o resto fora. Olá Baixista, Tudo bem? Antes de abordarmos o tema principal deste ebook, gostaria de falar um pouco

Leia mais

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc.

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc. SEGUIR EM FRENTE seguir sempre em frente, nunca desistir dos seus sonhos todos nós temos seu nivel ou seja todos nós temos seu ponto fraco e siga nunca desistir e tentar até voce conseguir seu sonho se

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis ISRC BR MKP 0400448 No meu viver, quero buscar e conhecer O amor sem par de de um certo alguém Que soube amar e perdoar como ninguém Meu coração, já entreguei Se sou

Leia mais

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Acredite: você é aquilo que acredita ser. Você tem aquilo que acredita poder ter. Você recebe da vida aquilo

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Jade Coelho Copidesque Renata Santos Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados à Editora

Leia mais

O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!!

O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!! O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!! OBJETIVO Compreender que para definir objetivos é preciso planejamento e disciplina e como fazer para realiza-los Compreender que para definir objetivos

Leia mais

Meu Guia. Pamella Padilha

Meu Guia. Pamella Padilha Meu Guia Pamella Padilha Meu Guia Sentir se confiante (postura na coluna) para falar, pensar, agir, olhar. Posso olhar e falar com qualquer pessoa, desde o mendigo até a pessoa mais linda do mundo, ter

Leia mais

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/beth-carvalho/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo 1800 Colinas.....................................

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

PRESENTE DE DEUS "UM VERDADEIRO AMOR"

PRESENTE DE DEUS UM VERDADEIRO AMOR PRESENTE DE DEUS "UM VERDADEIRO AMOR" RAILDA DOS SANTOS CHAGAS CARVALHO Imagens Imagem capa Livro retirada site: ultradownloads.com.br Digitação Railda dos Santos Chagas Carvalho Respeite o Direito Autoral

Leia mais

RAQUEL RIBEIRO DESIGN JOÃO ERNANI

RAQUEL RIBEIRO DESIGN JOÃO ERNANI 1 Quem sou? Meu nome é Raquel Noel Ribeiro, sou psicóloga (CRP 06/73384) e doutora em Ciências - Psicologia Social pela USP. Desde que me formei, em 2003, trabalho com idosos. Tudo começou no aprimoramento

Leia mais

Caderno de Atividade

Caderno de Atividade Caderno de Atividade Oi, Tudo bem contigo? O meu Objetivo com este Caderno de Atividades é ajudar você descobrir os seus talentos! Ou pelo menos iniciar esta jornada... Talvez você já tenha ouvido ou

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

O primeiro suspiro de um poeta insano!

O primeiro suspiro de um poeta insano! 1 O primeiro suspiro de um poeta insano! 2012 2 O primeiro suspiro de um poeta insano Jonas Martins 1ª.Edição..Poesia Todos os direitos reservados ao autor A reprodução total ou parcial desta obra só é

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

Gabriel Arruda Burani. EstilhACos. de Mim

Gabriel Arruda Burani. EstilhACos. de Mim EstilhACos de Mim Gabriel Arruda Burani EstilhACos de Mim Copyright 2013 by Gabriel Arruda Burani Todos os direitos reservados. 1ª Edição A reprodução não autorizada desta publicação em sua totalidade

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

Governo da República Portuguesa

Governo da República Portuguesa ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO CURSOS PROFISSIONAIS - 12 ºANO (Nota: 72h/ Nota: Planificação sujeita a reajustamentos, após publicação de Horário da Turma e confirmação de horas efetivamente dadas,

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

MEU JARDIM DE TROVAS

MEU JARDIM DE TROVAS ANGÉLICA DA SILVA ARANTES MEU JARDIM DE TROVAS PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011-1 - SINOPSE: Com intensidade tem se falado sobre o tema trova, acontece que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho ANO: 3.º - ANO LETIVO: 2018/19

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

Fernando Pessoa PROSA ESCOLHIDA DE ÁLVARO DE CAMPOS. edição Fernando Cabral Martins Richard Zenith ASSÍRIO & ALVIM

Fernando Pessoa PROSA ESCOLHIDA DE ÁLVARO DE CAMPOS. edição Fernando Cabral Martins Richard Zenith ASSÍRIO & ALVIM Fernando Pessoa PROSA ESCOLHIDA DE ÁLVARO DE CAMPOS edição Fernando Cabral Martins Richard Zenith ASSÍRIO & ALVIM Que Álvaro de Campos é o heterónimo central da cena heteronímica, eis o que fica mais claro

Leia mais

Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação.

Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação. Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br

Leia mais

O SEGUIDOR DE GAROTAS SENSÍVEIS. Peça de uma única cena

O SEGUIDOR DE GAROTAS SENSÍVEIS. Peça de uma única cena O SEGUIDOR DE S SENSÍVEIS Peça de uma única cena PERSONAGENS: ENTRA. VEM ATRÁS. SE VIRA Ei, cara! Você quer parar de me seguir! Eu não estou te seguindo. Como não? Faz tempo que você me segue. É verdade.

Leia mais

MDias Tatuagens Primeira edição: 2016

MDias Tatuagens Primeira edição: 2016 MDias Tatuagens Primeira edição: 2016 1 Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Sendo extremamente proibida a reprodução ou transmissão, parcial ou total desta obra, sejam

Leia mais

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes PÉTALAS E SANGUE De: Batista Mendes 1 Editoração e capa: Batista Mendes Revisão: Batista Mendes Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou armazenada, sob qualquer

Leia mais

Eis que chega meu grande amigo, Augusto dos Anjos, ele com seu jeitão calado e sempre triste, me fala que não irá existir palavra alguma para

Eis que chega meu grande amigo, Augusto dos Anjos, ele com seu jeitão calado e sempre triste, me fala que não irá existir palavra alguma para Oceano em Chamas Querida, Tentei em vão, fazer um poema a você, não consegui. Me faltavam palavras para descrever-te, então pedi aos poetas do universo para me ajudarem. O primeiro com quem conversei,

Leia mais

À procura do inato !!!!!!!!!!!!!!

À procura do inato !!!!!!!!!!!!!! À procura do inato Prem Rawat foi convidado a falar no Teatro Verdi de Pádua, em Itália, sob o patrocínio do Presidente da República Italiana, do Ministério da Justiça, da Região de Veneto e da Província

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02 SEJAM BEM VINDOS Aula 02 Que fichas caíram nos exercícios da Aula 01? VOCÊ SABIA QUE? 2% APENAS da população humana são os que de fato produzem mudanças 13% veem as mudanças acontecerem e às vezes até

Leia mais

O Sorriso de Clarice

O Sorriso de Clarice O Sorriso de Clarice Clarice era uma mulher meio menina sabem,doce,meiga,amiga,e apaixonada,aqueles seres que contagiam com seu sorriso, ela tinha algo único conquistava todos com seu sorriso,ninguém sabia

Leia mais

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pastor Rodrigo Moraes Igreja Nova Aliança Ministério Atraindo Vidas Para Deus - AVD 2015 Prefácio Esta é uma obra com o intuito de mostrar com

Leia mais

Com Maria, Missão de PAZ!

Com Maria, Missão de PAZ! 23 de outubro ALGUNS MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES E SABERMOS AGRADECER Bom dia! Algumas vezes, esperamos a chegada de algum acontecimento especial para celebrar. Por exemplo: uma festa, um aniversário,

Leia mais

ELISÂNGELA FURTADO 1ª Edição

ELISÂNGELA FURTADO 1ª Edição ELISÂNGELA FURTADO A VIDA EM PROSA E VERSO Do sonho à realidade 1ª Edição ELISÂNGELA FURTADO A VIDA EM PROSA E VERSO Do sonho à realidade São Gonçalo Rio de Janeiro Agosto de 2013 2 AGRADECIMENTOS A DEUS,

Leia mais

INVASORA DOS MEUS SONHOS

INVASORA DOS MEUS SONHOS Gonzaga Filho Página 1 Gonzaga Filho Página 2 Gonzaga Filho INVASORA DOS MEUS SONHOS Primeira Edição Guamaré - RN 2015 Gonzaga Filho Página 3 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara

Leia mais

AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E. Paula Machado

AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E. Paula Machado AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E Paula Machado INSPIRE CONFIANÇA. EXPIRE A DÚVIDA. POSTURA 1. Coluna ereta, peito aberto, ombros para trás, barriga para dentro, olhar

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

Carta ao poeta Fernando Pessoa. por rubens jardim

Carta ao poeta Fernando Pessoa. por rubens jardim Carta ao poeta Fernando Pessoa por rubens jardim Nunca conheci o Esteves, 1 aquele que saiu da Tabacaria, 2 e acenou para o Álvaro de Campos. 3 Mas da janela do meu quarto, do meu quarto de um dos milhões

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

A conversão é 95% responsável por definir se ele vai te amar ou não, e apenas 5% é através da sua beleza física.

A conversão é 95% responsável por definir se ele vai te amar ou não, e apenas 5% é através da sua beleza física. Olá amiga, meu nome é Lia a Sedutora autora do Blog Como Deixar um Homem Apaixonado e gostaria de agradecer imensamente por estar lendo esse E-book que é disponibilizado gratuitamente no nosso site. Espero

Leia mais

Modernismo em Portugal

Modernismo em Portugal Modernismo em Portugal Caeiro Campos Fernando Pessoa Pessoa e seus Reis Heterônimos Fernando Pessoa (1888-1935) Grande parte da crítica considera Fernando Pessoa o maior poeta moderno da Língua Portuguesa.

Leia mais

TER MAIS PACIÊNCIA E FAZER TUDO COM ALEGRIA.

TER MAIS PACIÊNCIA E FAZER TUDO COM ALEGRIA. GRÁTIS NOVEMBRO 2016 1 EDIÇÃO Crush Literário TER MAIS PACIÊNCIA E FAZER TUDO COM ALEGRIA. FAMÍLIA A minha família é meu esteio, minha fortaleza, tanto meus pais quanto meus irmãos, principalmente minha

Leia mais

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário MINHAS PALAVRAS 1 Ebook EscreviNoMeuDiário Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que abrir a imaginação

Leia mais

Mauricio de Sousa Mario Sergio Cortella

Mauricio de Sousa Mario Sergio Cortella Mauricio de Sousa Mario Sergio Cortella Lições ilustradas com a Turma da Mônica 00010_18_Vamos Pensar + um pouco_cortella_miolo.indd 3 5/2/18 11:38 AM Mauricio! Cortella! Quanto tempo! Desde o lançamento

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida.

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida. Poeta é bicho que voa Sem tirar os pés do chão É quem sente com a mente E pensa com o coração Viva a força da poesia Viva Pedro Salomão Bráulio Bessa Quando você ama minhas ideias, Eu me sinto também abraçado.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Mensagem do dia Insistir

Mensagem do dia Insistir Mensagem do dia Insistir Mensagem do Meu Anjo Insistir Por Paulo Roberto Gaefke Para os grandes conflitos da alma, uma tomada de decisão. Para a ausência de soluções, uma nova experiência. Para a desilusão

Leia mais

Propósito João Machado Semana 4

Propósito João Machado Semana 4 Regressando então ao inicio desta nossa conversa... ao Grande Problema à comparação e ao jogo. Uma das melhores palestras que assisti na minha vida (online não fisicamente) foi do OSHO, onde ele fala sobre

Leia mais

Quais as Vantagens de Ser Romantista?

Quais as Vantagens de Ser Romantista? Quais as Vantagens de Ser Romantista? Sick-lit, a nova e polêmica literatura para adolescentes Sick-lit Sick = doença/enfermidade Lit = sigla para literatura literatura enferma De carona no fenômeno A

Leia mais

Mais uma Prece (Marcelo Daimom)

Mais uma Prece (Marcelo Daimom) INTRODUÇÃO Bm7 4x Bm7 Mais uma Prece Nesse momento, e sempre eu quero lembrar Bm7 O que a vida me fez acreditar Bm7 Que existe uma chama que nos conduz Bm7 Nos ensina a viver meu Jesus Em Bm7 Que em toda

Leia mais

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor. Atividade extra Linguagem, cultura e variação linguística Questão 1 Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula". É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor.

Leia mais

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa.

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. 1 Eu tento buscar em minha memória em que momento liguei o meu senso crítico. Só consigo me lembrar de um momento perto do ano de 2001, quando descobri

Leia mais

Roteiro da NOVA VISITA TÉCNICA

Roteiro da NOVA VISITA TÉCNICA Roteiro da NOVA VISITA TÉCNICA Nomes para a Sessão Sessão Vida Leve Sessão Casa Organizada Consultoria Vida Leve Casa Leve Objetivos dessa sessão Objetivo primário = fechar a venda Acreditar que é possível

Leia mais

Poemas de um Fantasma. Fantasma Souza

Poemas de um Fantasma. Fantasma Souza 1 2 3 Poemas de um Fantasma Fantasma Souza 2012 4 5 Fantasma Souza Todos os Direitos Reservados TITULO ORIGINAL POEMAS DE UM FANTASMA Projeto Gráfico Midiartes Capa Erisvaldo Correia Edição e Comercialização

Leia mais

QUEBRANDO BARREIRAS. Alexandre Luiz Demarchi

QUEBRANDO BARREIRAS. Alexandre Luiz Demarchi QUEBRANDO BARREIRAS Alexandre Luiz Demarchi Prefácio A vida apresenta-se como uma sequência de escolhas e cada um decide seu caminho. Nosso desenvolvimento vem de juntar as peças no grande quebra-cabeça

Leia mais

MODERNISMO EM PORTUGAL. 4 de agosto de 2010

MODERNISMO EM PORTUGAL. 4 de agosto de 2010 MODERNISMO EM PORTUGAL 4 de agosto de 2010 MODERNISMO EM PORTUGAL CONTEXTO HISTÓRICO: Primeiras manifestações no período entre as guerras mundiais Marcado por transformações político-sociais em Portugal

Leia mais

Modernismo Português. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia. professorasonia.com.br

Modernismo Português. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia. professorasonia.com.br Modernismo Português Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia professorasonia.com.br Modernismo Português 1915 Revista Orpheu 1888-1935 https://www.youtube.com/watch?v=gw6jymosc88 Galáxia de heterônimos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documentos Orientadores: Programa da disciplina; Critérios de Avaliação em vigor. Reconhecer as características do texto poético

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documentos Orientadores: Programa da disciplina; Critérios de Avaliação em vigor. Reconhecer as características do texto poético AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina; Critérios de Avaliação em vigor Ano Letivo 2015/2016 ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS 12º ANO

Leia mais

Oficina de Comunicação#3

Oficina de Comunicação#3 Oficina de Comunicação#3 quatro reações a uma crítica Duas formas de avaliar uma situação Os quatro passos da cnv Culpar ao outro / Culpar a si mesmo / Hones1dade / Empa1a Crí1ca x Analí1ca Observação

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

Graça Simão 1. 1 É mestre em Letras - Lingüística, professora na Universidade Estadual de Goiás - UEG e Universidade. Paulista - UNIP.

Graça Simão 1. 1 É mestre em Letras - Lingüística, professora na Universidade Estadual de Goiás - UEG e Universidade. Paulista - UNIP. Graça Simão 1 1 É mestre em Letras - Lingüística, professora na Universidade Estadual de Goiás - UEG e Universidade Paulista - UNIP. Poemas ESPELHO Vejo-me no espelho. E através dele vejo: Doreeeeeeeeeeeeees...

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documentos Orientadores: Programa da disciplina; Critérios de Avaliação em vigor. Reconhecer as características do texto poético

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documentos Orientadores: Programa da disciplina; Critérios de Avaliação em vigor. Reconhecer as características do texto poético AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina; Critérios de Avaliação em vigor Ano Letivo 2016/2017 ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS 12º ANO

Leia mais

Fernanda Oliveira. Vida na margem IMPRIMATUR

Fernanda Oliveira. Vida na margem IMPRIMATUR Fernanda Oliveira Vida na margem IMPRIMATUR Sumário [A linha do horizonte] [Às vezes, eu fico muito solta] [Todo ser humano é sensível] [Eu só queria uma alegria verdadeira] [Nós podemos nos tornar enormes]

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

A mulher que matou os peixes 14/11/12 14:49 Página 9

A mulher que matou os peixes 14/11/12 14:49 Página 9 14/11/12 14:48 Página 8 14/11/12 14:49 Página 9 Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu. Mas juro a vocês que foi sem querer. Logo eu! que não tenho coragem de matar uma coisa viva! Até deixo

Leia mais

EDUCAÇÃO CRISTÃ LIBERTADORA

EDUCAÇÃO CRISTÃ LIBERTADORA Girlene Falcão Pereira EDUCAÇÃO CRISTÃ LIBERTADORA Um olhar cristão para a prática integral Copyright 2014 por Girlene Falcão Pereira Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) PEREIRA, Girlene

Leia mais

A P R E N D A A V I V E R E M P A Z

A P R E N D A A V I V E R E M P A Z A P R E N D A A V I V E R E M P A Z institutoviverbem.com.br APRENDA A VIVER EM PAZ. Hoje em dia, devido a grande carga de compromissos e obrigações que temos, é muito comum passarmos dias estressados,

Leia mais

A deficiência como ponto de partida

A deficiência como ponto de partida A deficiência como ponto de partida É interessante os tipos de deficiência que são reconhecidos dentro da nossa sociedade. Mais interessante ainda é o excesso de cuidado ao aplicar termos, que vão mudando

Leia mais

A história de um cliente da LUZ que queria empreender

A história de um cliente da LUZ que queria empreender Este conteúdo faz parte da série: Estudo de Viabilidade Econômica Ver 8 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Para que serve um estudo de viabilidade A história de um cliente da LUZ que queria

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS Português 12º Ano Cursos Profissionais Ano letivo 2017/2018

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS Português 12º Ano Cursos Profissionais Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS ENSINO PROFISSIONAL 12º ANO PROFESSORES MARTA FERREIRA, Mª GORETE CRUZ, ISABEL LOPES, FERNANDA CARVALHO; MANUELA AGUIAR 1 Visão geral dos conteúdos Curriculum vitae Carta de recomendação

Leia mais

Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida)

Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida) Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida) istock/getty Images INDÍCIOS DA SEPARAÇÃO IMINENTE Talvez a pior decisão para qualquer casal é a de se separar. Para

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Oração para superar os medos

Oração para superar os medos Oração para superar os medos Uma oração poderosa contra todos os medos e fobias! Sentir medo é uma defesa do nosso organismo na preservação da vida. Se você não sentisse nenhum medo iria sair por ai atravessando

Leia mais

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA IDENTIFICAÇÃO DO PERSONAGEM 1- Inicial: Cliente pode começar pelo personagem, pelo local, pela situação, pelo sentimento, pela sensação

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

USE A HIPNOSE PARA VENDER! e melhorar sua qualidade de vida RICARDDO DE BARROS

USE A HIPNOSE PARA VENDER! e melhorar sua qualidade de vida RICARDDO DE BARROS USE A HIPNOSE PARA VENDER! e melhorar sua qualidade de vida RICARDDO DE BARROS Dedico este meu primeiro livro à Deus e ao plano espiritual que me autorizou a escrevê-lo! sem os quais nada teria sentido...

Leia mais

ELA. por Raquel Schaedler. Peça para três personagens: O homem A mulher ELA

ELA. por Raquel Schaedler. Peça para três personagens: O homem A mulher ELA ELA por Raquel Schaedler Peça para três personagens: O homem A mulher ELA Você comeu? Comi. Você tá com fome? Um pouquinho. quer um miojo? Não. Você não tem um chocolate aí? Tenho. Tem? O que você tem?

Leia mais

E se eu MORRER amanhã?

E se eu MORRER amanhã? E se eu MORRER amanhã? Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br Adriana Pizzutti dos Santos Para morrer basta estar vivo! Morrer é descansar. Quem morre se liberta! Quem morre vai para o céu

Leia mais

IIº Congresso Sul Brasileiro SUL SC. 19 a 21/08/2011

IIº Congresso Sul Brasileiro SUL SC. 19 a 21/08/2011 IIº Congresso Sul Brasileiro Jaraguá do SUL SC 19 a 21/08/2011 Co-dependência Ana Martins Godoy Pimenta O Que é e Quem é? DEPENDENTE: portador de uma doença progressiva, que pode tornar-se fatal levando

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

+ Amor - Julgue THAIS KAROLINE

+ Amor - Julgue THAIS KAROLINE + Amor - Julgue THAIS KAROLINE Olá! meu nome é Thais Karoline: Nunca fui boa de escrever algo, mas pelo que sinto demostram tudo rs Sabemos que muitas pessoas gostam de julgar, pelo seus erros mas ninguém

Leia mais