KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES. GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES. GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais"

Transcrição

1 KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais José Vilani de Farias, IFRN, vilani.farias@ifrn.edu.br Amilde Martins da Fonseca, IFRN, amilde.fonseca@ifrn.edu.br Resumo: Este trabalho versa sobre a produção de jogos didáticos que subsidiam o processo ensino aprendizagem da Matemática. Os jogos produzidos são dominós que tratam dos conteúdos de frações e porcentagens. O professor/autor apresenta e discute o conteúdo utilizando como base jogos tradicionais. O kit dominós e o domínio das frações é composto por três dominós descritos abaixo: Dominó de Frações e figuras Os objetivos deste jogo são: construir o conceito de número fracionário: sua representação numérica e geométrica, seus termos e seus significados e contribuir para facilitar a aprendizagem dos alunos no processo de resolução de problemas envolvendo frações. Desenvolvemos atividades em sala de aula, utilizando os jogos, o que proporcionou aos alunos a construção de conhecimentos matemáticos de forma lúdica, divertida e sem traumas. Confeccionamos um dominó que envolve o conteúdo de frações e sua representação geométrica, mais ainda, capaz de construir nos participantes o conceito de frações quanto ao significado do numerador e do denominador, este (denominador) como sendo o número de partes em que foi dividido um objeto, no caso do jogo, o objeto é um retângulo, e aquele (numerador) como sendo o número de partes, do objeto dividido, tomadas para sobre elas realizar alguma ação, que neste caso a ação foi a de pintar as partes do retângulo.

2 Como o jogo foi montado sobre o jogo de dominó, procuramos manter as mesmas regras. Inicialmente, pensamos nos naipes, depois deveríamos ter sete peças de cada naipe combinadas entre elas. Escrevemos no papel todas as frações que formariam as peças, após isso escolhemos aleatoriamente 14 delas para representarmos de forma geométrica. O primeiro jogo foi confeccionado em papelão para usarmos como teste. O jogo definitivo foi confeccionado em madeira. Os materiais utilizados foram: uma folha de madeira medindo 50cm x 60cm x 1cm, tinta a óleo para madeira nas cores preta e branca, tinta para tecido de cores variadas, caneta para marcar compact disc (CD) nas cores preta, azul e vermelha, pincel 12 e gabarito de letras e números. A folha de madeira foi dividida em 28 pedaços de 12cm x 6cm. Os cortes e o lixamento foram feitos na serraria. A tinta a óleo foi utilizada para pintar as faces das peças, a tinta de tecido foi usada para pintar as figuras (retângulos), os números foram pintados com a caneta de marcar CD com auxílio de um gabarito de letras e números. Descrição passo a passo da atividade: Passo 1: apresentamos aos alunos o dominó convencional, suas peças, suas regras. Passo 2: Repetimos o procedimento anterior apresentando o dominó de frações e figuras. Nesse momento, não é dito aos alunos nada sobre frações, apenas explicamos as regas do jogo: Cada peça está pintada com números ou figuras. As peças pintadas com números são formadas por uma barra horizontal, um número que fica sobre a barra e outro abaixo dela. As peças pintadas com figuras são retângulos divididos em outros pequenos retângulos, alguns deles preenchidos com cores variadas. As regras são parecidas com aquelas do dominó convencional. Inicia-se com um dos participantes jogando um carroção, pode-se combinar entre os participantes, antes de iniciar o jogo, qual deve ser o carroção a ser jogado na saída. O próximo jogador tem três opções para realizar sua jogada: 1) jogar uma peça idêntica a uma daquelas que foram jogadas, e compõem as pontas do jogo; 2) jogar uma peça de forma a combinar peças de números com peças de figuras. A combinação de números e figuras se dá da seguinte forma: nas peças de números, o número que fica abaixo da barra horizontal indica a quantidade de partes em que foi dividido a figura retangular e o número que fica acima indica quantas dessas partes foram pintadas; 3) passar a vez, caso em que o jogador não consegue realizar nenhuma das

3 jogadas mencionadas anteriormente. Como no dominó convencional, ganha quem conseguir jogar todas as suas peças. Passo 3: Após os alunos jogarem algumas partidas e o professor observar o domínio do jogo, verificando se alguns já conseguem contar as peças, (essa ação deve ser incentivada pelo professor), é hora do professor fazer algumas intervenções apresentando o conteúdo de frações: mostrando que aquela simbologia numérica representa uma fração cujo número acima da barra chama-se numerador e o número abaixo chama-se denominador; apresentar o significado de numerador e denominador como sendo a quantidade de partes em que foi dividido um todo (retângulo, salário, distancia, quilos etc.). Essa informação é dada pelo denominador e quantas partes desse todo foram tomadas para sobre elas realizar alguma ação (pintar, pagar o aluguel, caminhar, vender, etc.). Essa informação é dada pelo numerador. A importância da contagem de peças, combinada com o ato de jogar, é desenvolver no aluno a percepção rápida dos vários símbolos que pode ser representada uma fração e a relação existente entre elas. Passo 4: Nesse momento, os alunos deixam de jogar, para apenas observar as peças, enquanto o professor expõe vários problemas envolvendo frações, fazendo a relação entre o jogo, o cotidiano e a Matemática. Nesse passo, cabe também à formalização matemática por parte do professor: definição de fração e tipos de frações. Dominó de frações equivalentes O objetivo deste é trabalhar o conceito de frações equivalentes com vistas a facilitar o processo de ensino aprendizagem das operações envolvendo números fracionários. O processo de construção foi idêntico ao do dominó de frações e figuras. Mantivemos os valores dos carroções e as demais peças são formadas por frações equivalentes as primeiras. Nesse jogo, as figuras desenhadas nas peças não se repetem, ou seja, não há figuras idênticas. A mudança significativa está no conteúdo a ser transmitido por meio do jogo. Diferente do dominó de frações e figuras, a idéia não era construir conceitos matemáticos através do jogo, mas sim, de internalizá-los. Antes de jogar esse dominó é necessário que o aluno tenha conhecimento de frações equivalentes e de como gerá-las, a partir de sucessivas multiplicações e divisões. Essa atividade pode ser feita como sequência da anterior, alguns passos:

4 Passo 1: Jogar o dominó de frações e figuras, atividade anterior. Passo 2: Apresentar ao aluno o conceito de frações equivalentes e como gerá-las. Passo 3: Apresentar o dominó de frações equivalentes e suas regras. Diferente do dominó de frações e figuras, no dominó de frações equivalentes não há peças idênticas. Isso significa que, diante da mesa de jogo, o jogador terá apenas duas opções: 1) jogar uma peça cuja fração inscrita seja equivalente a qualquer uma que esteja nas pontas ou 2) passar a vez, ou ir ao monte, caso em que se combinam entre os jogadores de deixar peças sobrando para serem utilizadas quando alguns dos jogadores não tiver a peça para jogar. Nas primeiras partidas, os alunos podem se utilizar de lápis e papel para fazer as contas, ou seja, tomar as frações que estão nas pontas e gerar outras equivalente a elas e verificar se possui alguma peça com alguma das frações geradas. Mas o professor deve incentivá-los a libertarem-se do papel, afim de que os mesmos consigam realizar cálculos mentais. Passo 4: Primeira intervenção do professor. Incentivar os alunos a contar as peças, pois mais do que no dominó de figuras a contagem de peças aqui é algo muito importante, uma vez que o aluno adquire a habilidade de cálculos mentais, a percepção rápida das frações equivalentes e a internalização deste conceito. Passo 5: Segunda intervenção do professor. Apresentação das operações envolvendo números fracionários. Nesse momento, o professor irá trabalhar as quatro operações envolvendo números fracionários. É importante que o professor apresente o significado de cada operação, mostrando-as de forma aritmética e geométrica. O conceito de frações equivalentes e a maneira de gerá-las serão de fundamental importância quando o aluno for somar ou subtrair frações com denominadores diferentes. Passo 6: Critérios de desempate. Somam-se as frações de cada peça, quem obtiver, menor resultado ganha o jogo. Este ficou sendo o último passo dessa atividade, visto que precisávamos dos conceitos que envolvessem as operações com frações para poder realizála. O professor pode incentivar os alunos a jogar na perspectiva de fechar o jogo, tanto no dominó de frações e figuras quanto no dominó de frações equivalentes. Antes desse passo caso haja empate pode-se definir que ganha quem tiver menos peças ou repetir a partida.

5 Dominó de porcentagem O objetivo desse jogo é construir o conceito de porcentagem como sendo um número fracionário e, portanto, com representações numéricas e geométricas. Trabalhar o conceito de porcentagem como sendo uma fração equivalente de denominador 100. O processo de confecção foi idêntico ao dos demais dominós. Escrevemos inicialmente, os naipes e, posteriormente, as demais peças combinadas. Nesse jogo, a exemplo do dominó de frações equivalentes, as figuras não se repetem, ou seja, não há figuras idênticas. Esse dominó reúne conhecimentos do dominó de frações e figuras e do dominó de frações equivalentes, pois as peças são mescladas com figuras, símbolos de porcentagens e frações. Confeccionamos nove peças com representação de frações em figuras geométricas, nove peças com representação numérica de frações e dez peças com símbolos de porcentagens. Passos para trabalhar com o jogo de dominó de porcentagem: Passo 1: Apresentar o jogo e suas regras. O dominó de porcentagem reúne elementos dos dois dominós anteriores e acrescenta-lhes uma novidade: peças com números unidos ao símbolo %. Nesse momento nada é dito aos alunos sobre porcentagem, apenas são expostas as regras desse novo dominó: semelhante ao dominó de frações e figuras, nesse nós encontramos peças com frações representadas de forma numérica e geométrica cujas regras para jogá-las são as mesmas. As novidades do novo jogo são as peças que combinam números com o símbolo %. Esse símbolo indicará que ali existe uma fração cujo denominador é 100 e o numerador é o numero que o acompanha (ex. 60% indica que é uma fração de denominador 100 e numerador 60). Portanto, essas peças serão jogadas quando forem equivalentes as frações que estiverem sobre a mesa seja na sua forma numérica ou geométrica. Uma vez que os alunos já conhecem os outros dois dominós anteriores, não será difícil jogar o dominó de porcentagem. É importante que este jogo seja apresentado aos alunos apenas quando estes tiverem domínio dos outros dois, ou dos conteúdos necessários para jogá-lo. Passo 2: Apresentar o conteúdo de porcentagem, formalização matemática e sua aplicação. Apresentar o significado do símbolo de porcentagens (%), como sendo uma fração de denominador 100 ou a ela equivalente.

6 Passo 3: Trabalhar problemas envolvendo porcentagens. É importante que o professor trabalhe problemas envolvendo porcentagens, procurando sempre fazer um paralelo com as peças do dominó. Da mesma forma que encontramos o percentual de retângulos pintados, podemos encontrar o percentual do salário utilizado para pagar o aluguel ou o percentual de combustível gasto para fazer determinada viagem dentre outras situações.

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

PLANO DE AULA DOMINÓ DE FRAÇÕES. 2. Conteúdo(s): Adição e subtração de frações de mesmo denominador.

PLANO DE AULA DOMINÓ DE FRAÇÕES. 2. Conteúdo(s): Adição e subtração de frações de mesmo denominador. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Educação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFPR Projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática PLANO DE AULA DOMINÓ DE FRAÇÕES Isabella

Leia mais

21/08/2012. Definição de Razão. Se a e b são dois números reais, a razão entre a e b é o quociente. consequente consequente (b 0)

21/08/2012. Definição de Razão. Se a e b são dois números reais, a razão entre a e b é o quociente. consequente consequente (b 0) MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 4 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite Definição de Razão Se a e b são dois números reais, a razão entre a e b é o quociente antecedente antecedente : consequente consequente

Leia mais

(A) (B) (C) (D) (E) (B) 5A e 10V (C) 5A e 25V (E) 6,25A e 15,625V. (D) 6,25A e 12,25V

(A) (B) (C) (D) (E) (B) 5A e 10V (C) 5A e 25V (E) 6,25A e 15,625V. (D) 6,25A e 12,25V 1. Assinale, dentre as regiões a seguir, pintadas de cinza, aquela que é formada pelos pontos do quadrado cuja distância a qualquer um dos vértices não é maior do que o comprimento do lado do quadrado.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. O que é? Por meio deste

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 Objetivo(s) Produzir conhecimento acerca dos números racionais, principalmente, seus diferentes significados, representações e operações. Desenvolvimento da práxis pedagógica

Leia mais

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Petrônio Fernandes da Silva; Anderson Diego Silva Gonçalves; Jânio Elpídio de Medeiros. Universidade Federal da Paraíba, petroniof9@gmail.com;

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Equacionando Figura 1 - Painel imantado para fixação das formas geométricas coloridas.

Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Equacionando Figura 1 - Painel imantado para fixação das formas geométricas coloridas. Equacionando Durante o acompanhamento do PIBID Matemática na Escola Estadual Professor Viana, foi examinado no cronograma de atividades a serem desenvolvidas nas turmas de oitavo ano, o ensino de Equações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO PROFESSOR: Sandra William Marques MATRÍCULAS: 0276706-6 e 0918915-0 SÉRIE:

Leia mais

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes.

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. AULA 8 Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. 8.1 Tarefa 1: Problema Gerador Na terça-feira, a turma dividiu um bolo pequeno

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO. Divisão da turma: Turma deve ser organizada em grupos de no máximo 4 alunos.

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO. Divisão da turma: Turma deve ser organizada em grupos de no máximo 4 alunos. Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 1 Nome: Cintia de Oliveira Santos Regional: Metropolitana II São Gonçalo Tutora: Adriana Muniz da Silva Lemos INTRODUÇÃO O presente Plano de Ação 1 pretende que

Leia mais

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Olívia Sobreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB olivia_sobreira@hotmail.com

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2016 / 2017 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 63 aulas 2º período: 63 aulas 3º período: 45 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE Matemática Básica Módulo 01 Introdução. Hoje em dia temos a educação presencial, semi-presencial e educação a distância. A presencial é a dos cursos regulares, onde professores e alunos se encontram sempre

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Rosemeire Meinicke/Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H47- Resolver problemas que envolvam potenciação de números naturais. 1. Números naturais (N) 1.4-

Leia mais

Pega-varetas dos inteiros

Pega-varetas dos inteiros Pega-varetas dos inteiros Desenvolvido por MDMat Mídias Digitais para Matemática EXPERIMENTO PRÁTICO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Em parceria com

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ITEM 1 DA ADA Um calçado que custava R$ 8,50 sofreu um aumento de 8% no seu valor. O novo preço deste calçado é igual a (A) R$ 90,18.

Leia mais

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora).

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). PLANO DE AULA: Identificação: Mayara Fagundes Sena da Silva. Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). Duração da aula: 2 Períodos. Conteúdo: Monômios. Conteúdos Específicos: - Partes de

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha.

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha. XXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTIA Primeira Fase Nível 1 - A duração da prova é de 3 horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

Média no esporte. Dinâmica 6. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS. 3ª Série 2º Bimestre ATIVIDADE DOMINÓ DAS FRAÇÕES

Média no esporte. Dinâmica 6. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS. 3ª Série 2º Bimestre ATIVIDADE DOMINÓ DAS FRAÇÕES Reforço escolar M ate mática Média no esporte Dinâmica 6 3ª Série 2º Bimestre Matemática 3ª do Ensino Médio Tratamento da Informação Estatística. PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE DOMINÓ DAS

Leia mais

ROLETRANDO DOS INTEIROS. GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais

ROLETRANDO DOS INTEIROS. GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais ROLETRANDO DOS INTEIROS GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais Cláudio Cristiano Liell Univates, cristianoliell@hotmail.com Gládis Bortoli Univates, gladisbortoli@gmail.com

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2017 / 2018 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 64 aulas 2º período: 55 aulas 3º período: 52 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Utilizar corretamente

Leia mais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de MATEMÁTICA, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA

O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA Paulo Marcos Ribeiro da Silva pmribeirogen2@hotmail.com Edumatec UFPE, Brasil Tema: Pensamento Aritmético Modalidad:

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

fevereiro PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho)

fevereiro PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho) 10 fevereiro PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter 06 (Allan Pinho) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem NÚMEROS OPERAÇÕES E Números naturais Conhecer os números ordinais Contar até um milhão

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 05/06 5º Ano de escolaridade

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

Leia mais

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE Lucas Dechem Calanca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/câmpus

Leia mais

Matéria: Matemática Concurso: Auditor Tributário ISS São José dos Campos 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Matemática Concurso: Auditor Tributário ISS São José dos Campos 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2018 Matemática SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação MATEMÁTICA Metas a atingir 3.º ANO DE ESCOLARIDADE Meses do

Leia mais

Matemática Básica para ENEM

Matemática Básica para ENEM Matemática Básica para ENEM Júlio Sousa I - Frações Fração também pode ser chamada de razão e é escrita da seguinte forma: a b onde a é o numerador e b o denominador, e devemos ter a Є N e b Є N* Obs:

Leia mais

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL

Leia mais

DIGO VEZES PARA GANHAR!

DIGO VEZES PARA GANHAR! DIGO VEZES PARA GANHAR! São objetivos deste jogo: promover um suporte visual que se constitua como modelo para a relação de soma de parcelas iguais com a multiplicação; evidenciar, através das cores, diferentes

Leia mais

O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francikelly Gomes Barbosa de Paiva; Francileide Leocadio do Nascimento; Fabiana Karla Ribeiro

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS

REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS P REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS Art. 1º - Para fins de padronização serão considerados os seguintes conceitos: - PEDRA Unidade mínima do jogo de dominó, constituída por um retângulo

Leia mais

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção.

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção. Conselho de Docentes do 3º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Geometria e Medida Localização e orientação no espaço Coordenadas

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO Nova Andradina-MS Outubro/2009 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA

Leia mais

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo,

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo, Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Numa sala quadrada, com 4 m de lado, o piso foi revestido de lajotas, também quadradas, com 40 cm de lado. Após um problema de infiltração, algumas lajotas estão danificadas

Leia mais

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes.

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Aula 7 Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Frações com denominadores iguais 7.1 Tarefa 1: Problema gerador Em

Leia mais

x + 2 com o eixo dos x, respectivamente.

x + 2 com o eixo dos x, respectivamente. PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 004-006 1 o DIA GABARITO 1 1 MATEMÁTICA QUESTÕES DE 01 A 10 01. Sejam A e B os pontos de interseção dos gráficos das funções f ( x) = 1 x + e g ( x) = 1 x + com o eixo dos x, respectivamente.

Leia mais

SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017

SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017 SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017 N1Q1 Solução item a) Como a casa pintada está na linha 3, Ana sorteou o número 3 e, como ela também está na coluna 4, concluímos que Pedro sorteou o número 1, pois 4 3 =

Leia mais

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO 2017-2018_ Planificação Mensal Português 3 º ano MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO setembro outubro História da numeração Numeração romana Recorda a dezena e a centena Números

Leia mais

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA:

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA: Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Disciplina: PIBID Discentes: Tamara de la Macarena Moreiras Bucciarelli, Tamyris Caroline da Silva Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO FAIXA

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

JOGO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO PROEJA/IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS

JOGO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO PROEJA/IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS JOGO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO PROEJA/IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS GT 07 - Educação matemática e inclusão escolar Amilde Martins da Fonseca, IFRN, amilde.fonseca@ifrn.edu.br

Leia mais

FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM

FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM ATIVIDADES LÚDICAS COM NÙMEROS COMPLEXOS (TAREFA 1) Trabalho apresentado ao curso de Formação Continuada da Fundação CICIERJ Consórcio CEDERJ. Orientadora:Maria Cláudia Palhares(Tutora)

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Tratamento dados de Representar e interpretar dados e situações

Leia mais

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até "centésimo

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até centésimo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 Domínio/ Números naturais Objetivos Gerais Descritores Conteúdos 1.Conhecer os números ordinais

Leia mais

Mancala, uma família de jogos e saberes

Mancala, uma família de jogos e saberes Mancala, uma família de jogos e saberes Douglas Moreira da Silva 1 Pollyana Ferreira de Souza 2 TURMA SUGERIDA PARA A APLICAÇÃO: Pode ser trabalhado a aplicação do Jogo em turmas de 6 º ao 9º OBJETIVOS:

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) AGRU P A M E N T O DE No caso específico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 Jailson Lourenço de PONTES jail21.jlo@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018 Componente MATEMÁTICA Professor: Lillian Maria Fernandes, Thaynnã Soares, Sérgio Curricular: Peres, Verônica Sales Segmento: Ensino Fundamental Ano/Série: 7º ano Apresentação da disciplina A Matemática

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo.

Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo. PROCESSO SELETIVO 2003/1 MATEMÁTICA CURSOS Administração, Administração em Agronegócios, Administração em Hotelaria, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômica, Engenharia Agrícola,

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Básica Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Básica Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 ao 9 ano e Magistério. 1.3 Duração: 5 horas aula 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações

Leia mais

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola,

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Os Problemas Semanais são um incentivo a mais para que os estudantes possam se divertir estudando Matemática, ao mesmo tempo em que

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO Unidade 1 - Números Reais: representações O principal motivo para que a maioria dos cursos comecem por um breve estudo dos números reais é o fato de no Cálculo e na Análise, estuda-se o comportamento de

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Ano letivo 2015 / 16 Matriz Curricular 1º Ciclo Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos 1º período - 64 dias 2º período - 52

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas Curriculares e Programa de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 3º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

D e s e n h o T é c n i c o

D e s e n h o T é c n i c o AULA 2 VIII. ESCALAS NBR 8196 refere-se ao emprego de escalas no desenho. A escala de um desenho é a relação entre as dimensões do mesmo e as dimensões da peça real que está sendo representada. Assim,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE REALIZAÇÃO APOIO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CATEGORIA C 1ª FASE INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA I) Este caderno contém 4 folhas com 10 questões. II) Valor

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

Matemática - 4º ano. Números racionais não negativos. Tarefa : O passeio da turma da Rita

Matemática - 4º ano. Números racionais não negativos. Tarefa : O passeio da turma da Rita Números racionais não negativos Tarefa : O passeio da turma da Rita No final do ano, a turma da Rita foi passear à Serra da Arrábida. 1. A Rita e quatro dos seus amigos decidiram partilhar igualmente entre

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANO DE TRABALHO ANUAL MATEMÁTICA* 3º Ano de escolaridade Domínios/Subdomínios Objetivos/Descritores de desempenho Meses GEOMERIA E MEDIDA

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais