Processo nº /08-21 Tomada de Preços nº 002/2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo nº 23072.003395/08-21 Tomada de Preços nº 002/2008"

Transcrição

1 1/29 Processo nº /08-21 Tomada de Preços nº 002/2008 CONTRATO Nº 007/2008 QUE FIRMAM ENTRE SI A E A EMPRESA NUTRINDUS NUTRIÇÃO INDUSTRIAL LTDA PARA A PERMISSÃO REMUNERADA DE USO DA LANCHONETE/RESTAURANTE DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG. A Universidade Federal de Minas Gerais, autarquia de regime especial, CNPJ / , com endereço na Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 6.627, Pampulha - Belo Horizonte/MG, neste ato denominada PERMITENTE, representada por sua Pró-Reitora de Administração, Arquiteta Ana Maria Motta e Oliveira Rodrigues, identidade nº M SSPMG, CPF nº e a empresa Nutrindus Nutrição Industrial Ltda, CNPJ / , com endereço na Av. Antônio Carlos, Bairro Pampulha Belo Horizonte/MG, neste ato denominada PERMISSIONÁRIA, representada pela Sra. Nelma Guimarães Moraes, CPF , identidade SSP/MG, resolvem firmar o presente contrato, sujeitando-se às normas da Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993, alterada pelas Leis 8.883/94 e 9.648/98, e às cláusulas contratuais seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA: OBJETO Constitui o objeto deste Contrato a Permissão Remunerada de Uso da Lanchonete/Restaurante da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, situada na Av. Antônio Carlos, nº Pampulha - Belo Horizonte/MG, mediante as condições estipuladas neste Instrumento. CLÁUSULA SEGUNDA: FORMA E CONDIÇÕES DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS A PERMITENTE concederá o direito de uso do imóvel descrito na cláusula anterior obedecidas as seguintes condições: Parágrafo Primeiro - Quanto as Condições Gerais I - O acesso à Lanchonete/Restaurante é franqueado à Comunidade Universitária, preferencialmente, e a transeuntes.

2 2/29 II - Não será permitida a comercialização de bebidas alcoólicas na Lanchonete/Restaurante (Portaria do Gabinete do Reitor nº17, de 25/09/2007), exceto nas situações previstas nas Portarias números 19/2006, de 22 de setembro de 2006, e 16/2007, de 25 de setembro de III - Não será permitida a comercialização de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno derivado ou não do tabaco. IV - A realização de festas nas dependências da Lanchonete/Restaurante, somente será permitida mediante autorização prévia da Diretoria da Escola de Engenharia da UFMG e observada a Portaria do Gabinete do Reitor nº17/2007, de 25 de setembro de V - É vedada à PERMISSIONÁRIA a subcontratação total ou parcial da Lanchonete/Restaurante. VI - Se houver associação da PERMISSIONÁRIA com outra empresa, assim como cessão ou transferência total ou parcial, fusão, cisão ou incorporação a outrem, o presente Contrato só poderá ter continuidade mediante as seguintes condições: a) que o fato seja formalizado à PERMITENTE, mediante documentos comprobatórios; b) que sejam mantidas todas as condições contratuais avençadas, inclusive as de habilitação. VII - As normas sindicais, federais, estaduais e municipais de higiene e sanitária sobre armazenamento, manutenção e fornecimento de alimentos, bebidas, etc. aplicar-se-ão na íntegra, sob responsabilidade única da PERMISSIONÁRIA. VIII - O movimento da Lanchonete/Restaurante diminui durante o período de férias e recessos escolares, não tendo a Universidade qualquer responsabilidade sobre este fato e o que dele decorrer. Nestes períodos, o valor da mensalidade proposta será reduzido em até 40% (quarenta por cento); proporcionalmente aos dias de recesso e férias escolares; a) Em situações excepcionais, nas quais a PERMITENTE venha, involuntariamente, impedir o funcionamento da lanchonete/restaurante, a PERMISSIONÁRIA deverá demonstrar a incapacidade de pagamento da Permissão Remunerada de Uso, devido à situação superveniente; b) a demonstração, citada na alínea a deste inciso, consistirá da apresentação de documentos comprobatórios emitidos pela diretoria da Unidade/Órgão e balancetes contábeis dos últimos 06 (seis) meses, os quais justifiquem a incapacidade de pagamento da Permissão Remunerada de Uso. Parágrafo Segundo - Quanto ao horário de funcionamento I - Os horários mínimos de funcionamento da Lanchonete/Restaurante são os seguintes: a) Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 21:00 horas. (almoço, das 11:00 às 14:30 horas); b) Sábado, das 07:00 às 12:00 horas. II - Havendo necessidade e acordo entre a PERMITENTE e a PERMISSIONÁRIA, a Lanchonete/Restaurante poderá, eventualmente: a) ter seus horários de funcionamento alterados;

3 3/29 b) funcionar em fins de semana e/ou feriados. Parágrafo Terceiro - Quanto a prestação dos serviços I - A modalidade básica do sistema de atendimento na Lanchonete/Restaurante para refeições será na modalidade self-service com balança, observadas as especificações descritas no Parágrafo Terceiro da Cláusula Quarta. II - A previsão inicial de fornecimento de refeições na Lanchonete/Restaurante é de 200 (duzentas) refeições diárias durante o período letivo. III - A quantidade de refeições acima citada é meramente informativa para cálculo do custo per capita. As quantidades referidas poderão aumentar ou reduzir em decorrência da movimentação dos servidores, estudantes, estagiários e visitantes. Assim, em nenhuma hipótese, serão aceitas reclamações quanto ao efetivo comparecimento desse número de usuários. IV - A produção de alimentos poderá ser feita apenas para abastecer a Lanchonete/Restaurante, não sendo permitida a produção para abastecer outras possíveis unidades da PERMISSIONÁRIA. V - O transporte de gêneros alimentícios e demais materiais necessários ao funcionamento da Lanchonete/Restaurante deverá ser promovido por conta e risco da PERMISSIONÁRIA. Parágrafo Quarto Quanto ao pessoal necessário I - Para o funcionamento da Lanchonete/Restaurante, o número mínimo de funcionários estabelecidos e suas respectivas funções é o seguinte: RELAÇÃO DE FUNÇÕES N MÍNIMO DE FUNCIONÁRIOS Técnico em Nutrição 01 (um) Caixa 02 (dois) Balconista 05 (cinco) Cozinheiro 01 (um) Auxiliar de Cozinha 02 (dois) Saladeira 01 (um) Auxiliar de Serviços Gerais 01 (um) TOTAL DE FUNCIONÁRIOS 13 (treze) a) A PERMITENTE poderá exigir alteração da relação de funções e do número mínimo de funcionários preestabelecido em função do volume de serviços. II - A PERMISSIONÁRIA deverá nomear e formalizar à PERMITENTE o nome do preposto, conforme estabelece o Art. 68 da Lei 8.666/93, que deverá permanecer no local da prestação dos serviços, para representá-la em todos os atos pertinentes à execução do Contrato.

4 4/29 III - O Técnico em Nutrição e Dietética deverá: a) ser o preposto da PERMISSIONÁRIA, conforme estabelece o Art. 68 da Lei 8.666/93, o qual deverá permanecer no local da prestação dos serviços, para representá-la em todos os atos pertinentes à execução do Contrato; b) estar inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas CRN; c) ser encarregado(a) de acompanhar a produção, controlando o pré-preparo, o preparo e a distribuição das refeições servidas; d) ser responsável pelo recebimento e controle da qualidade dos gêneros recebidos; e) ser responsável pela fiscalização dos serviços e dos respectivos empregados; f) ser responsável pelo planejamento para aquisição dos gêneros alimentícios necessários à execução dos cardápios; g) estar presente, diariamente, durante todo o funcionamento do estabelecimento. IV- As intimações e correspondências expedidas pela UFMG serão feitas no próprio local da lanchonete/restaurante, nos horários normais de funcionamento, e serão entregues ao representante legal da Permissionária ou a qualquer empregado que esteja no local, devendo a Permissionária dar ciência aos seus funcionários de tal situação. CLÁUSULA TERCEIRA: PREÇOS DOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS Parágrafo Primeiro - O preço da refeição na modalidade self-service com balança será de R$ 17,90 (dezessete reais e noventa centavos) o quilo. Parágrafo Segundo A PERMISSIONÁRIA deverá apresentar à Diretoria da Escola de Engenharia, para aprovação, a tabela de preços de todos os produtos que serão comercializados na Lanchonete/Restaurante até 02 (dois) dias úteis após a assinatura da Ordem de Ocupação. Parágrafo Terceiro - A tabela contendo os preços máximos dos produtos que porventura não estejam sujeitos a tabelamento previsto pelos próprios distribuidores, poderá, a critério da UFMG, ser modificada mediante nova pesquisa no mercado, realizada pela PERMISSIONÁRIA para adequação de seus preços com aqueles praticados em estabelecimentos congêneres no mercado de Belo Horizonte ou mediante comprovação de aumento nos preços da matéria-prima. A tabela de preços, antes de ser praticada, deverá ser aprovada pela Diretoria da Escola de Engenharia. Parágrafo Quarto O preço do quilo da refeição definido no Parágrafo Primeiro será reajustado a cada 12 meses, contados da data limite do recebimento das propostas, pelo índice acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao consumidor) medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Parágrafo Quinto Havendo variações de preços, no período inferior a 12 meses, após a data limite da entrega das propostas, que importem em comprometimento na continuidade da execução e cumprimento das cláusulas contratuais, o preço da refeição poderá ser revisto, desde que solicitado pela Permissionária e demonstrado através de planilha analítica de custos diretos e indiretos, devidamente autorizado pela autoridade competente da contratante.

5 5/29 Parágrafo Sexto - A PERMISSIONÁRIA não poderá onerar os preços dos alimentos quando estes forem solicitados quentes ou adoçados. O material descartável e molhos (inglês, pimenta, maionese, catchup e mostarda), também não poderão ser cobrados dos usuários. Parágrafo Sétimo - Atendimento de lanches não previstos na tabela deverão ter seus preços e condições de fornecimento, previamente negociados diretamente entre o consumidor interessado e a PERMISSIONÁRIA. Parágrafo Oitavo - As refeições serão cobradas diretamente dos usuários. O sal, os palitos, o guardanapo, o azeite e o vinagre não serão cobrados. Parágrafo Nono - A PERMISSIONÁRIA deverá manter, afixada em local visível, a tabela de preços dos produtos comercializados, em papel ofício com letras digitadas em caixa alta (maiúsculas). CLÁUSULA QUARTA: OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA PERMISSIONÁRIA Além do estabelecido nas cláusulas anteriores, a PERMISSIONÁRIA deverá: Parágrafo Primeiro - Quanto aos funcionários I - Alocar o pessoal necessário à execução do serviço objeto da presente PERMISSÃO sob sua exclusiva responsabilidade, e ainda, fornecer a relação escrita deste pessoal, com seus nomes, respectivas funções e salários, sempre que solicitada pela UFMG; II - fornecer a todos os seus funcionários, inclusive proprietário, curso de capacitação a fim de melhor habilitá-los para o adequado desempenho das tarefas inerentes às atividades da lanchonete/restaurante; a) apresentar para análise e aprovação da Fiscalização da UFMG, previamente à realização de cada curso de capacitação: o programa, o conteúdo, a carga horária, nome, função e o número de registro no Conselho Profissional da área de saúde ao qual pertencer o ministrante; o local, a data e o horário da realização (que só deverá ser agendado após a aprovação); a lista de participantes (nome, unidade/órgão de lotação); b) o curso de capacitação, em seu conteúdo, deverá abordar higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos, contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas em serviços de alimentação, em conformidade com a resolução RDC Nº 216 de 15 de setembro de 2004; c) a carga horária mínima do curso de capacitação não poderá ser menor que 08 (oito) horas; d) para ministrar o curso de capacitação, deverá ser contratada empresa conceituada em curso de capacitação de manipuladores de alimentos;

6 6/29 e) fornecer à Fiscalização da UFMG, imediatamente após a realização do curso de capacitação, certificado emitido pela empresa ministrante, no qual deverá constar o nome completo de cada participante aprovado no curso de capacitação; f) os certificados individuais de aprovação poderão ser fornecidos à Fiscalização da UFMG, caso sejam emitidos individualmente pela empresa ministrante; g) a periodicidade do curso de capacitação dos funcionários será anual. Essa periodicidade poderá ser alterada a critério da Fiscalização da UFMG. III - Alocar somente empregados que possuam Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada ou outro documento de vínculo, na forma da lei, fornecido por órgão competente, apresentando os respectivos documentos, na forma solicitada, à Fiscalização da UFMG. IV - Alocar na Lanchonete/Restaurante pessoas, inclusive proprietário, que tenham feito exame médico pré-admissional, comprovado por Atestado de Saúde Ocupacional, condizente com a função que desempenham, emitido, há menos de 12 (doze) meses, por empresa especializada e assinado pelo médico do trabalho, apresentando na forma solicitada, o respectivo Atestado ou Programa de Controle Médico que venha substituí-lo ou complementá-lo (PCMSO) à Fiscalização da UFMG. V Promover, anualmente, a realização de exames médicos, periódicos, de seus empregados, inclusive proprietário, para obtenção de Atestado de Saúde Ocupacional, condizente com a função que desempenham, realizado por empresa especializada e assinado pelo médico do trabalho, conforme previsto no parágrafo segundo, inciso XXIII desta cláusula, apresentando, na forma solicitada, o respectivo Atestado ou Programa de Controle Médico que venha a substituí-lo ou complementá-lo (PCMSO) à Fiscalização da UFMG; VI - Disponibilizar e apresentar à PERMITENTE, sempre que houver substituição de empregados em serviço nas instalações da Contratante, Atestado de Saúde Ocupacional do substituto, conforme previsto no inciso IV; VII - Manter, nos locais de trabalho, somente empregados que tenham a idade permitida por lei para o exercício da atividade, que gozem de boa saúde física e mental e de conduta irrepreensível; VIII - Responsabilizar-se pela boa apresentação de seus empregados, os quais deverão estar asseados, mãos limpas, unhas curtas, sem esmalte (colorido e/ou incolor); sem perfume, sem adornos (anéis, alianças, pulseiras, brincos, e/ou jóias, etc.); sem maquilagem, devidamente identificados, calçados adequadamente, portando, inclusive, EPI s (Equipamento de Proteção Individual) e uniformizados; sendo que: a) funcionários da produção: o uniforme deverá ser na cor branca. b) demais funcionários: o uniforme deverá ser, na cor clara. IX - Os balconistas e funcionários do caixa, devem estar permanentemente sem barbas, sem bigodes, com os cabelos presos, protegidos por touca ou gorro de amarrar. O uso de bonés não é permitido.

7 7/29 X - Os funcionários que participarem do processo de produção, manipulação e distribuição de alimentos devem estar permanentemente sem barbas, sem bigodes, com os cabelos presos, protegidos por touca ou gorro de amarrar. O uso de bonés não é permitido. XI - Proibir o uso de tamancos, sandálias e chinelos. Calçados de tecido (tipo sapatilhas, molecas etc.) não são adequados, pois não garantem a integridade física do trabalhador. O uso do avental em napa será permitido, desde que não seja apresentado sujo, rasgado ou remendado. XII - Responsabilizar-se pela higienização e o uso constante e correto dos uniformes e EPI s. É proibida a lavagem de uniformes ou qualquer outra peça de vestuário, nos vestiários. XIII - Exigir que seus empregados zelem pela disciplina e organização no ambiente de trabalho, cumprindo e fazendo com que sejam cumpridos, irrestritamente, os regulamentos da UFMG. XIV - Afastar, imediatamente, das dependências da Lanchonete/Restaurante, qualquer empregado, inclusive preposto, por mais qualificado que seja, cuja presença venha a ser considerada inadequada à PERMITENTE, promovendo sua imediata substituição. XV - Arcar com as despesas relativas à alimentação, transporte e assistência médica de prontosocorro dos seus funcionários, respondendo ainda pelos tributos, pessoal e respectivos encargos sociais, trabalhistas e vale-transporte, cuidando de mantê-los rigorosamente em dia. São igualmente de sua responsabilidade as demais despesas necessárias à execução dos serviços, inclusive uniformes. Parágrafo Segundo - Quanto às normas de higiene sanitária I - Manter efetivo controle em todos os procedimentos, conforme Resolução RDC n 216 de 15/09/2004 (Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação) e Portaria n.º1.428, de , (Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação), ambas do Ministério da Saúde; II - Seguir todos os procedimentos técnicos adequados ao pré-preparo e preparo dos alimentos, garantindo a qualidade higiênico-sanitária, nutritiva e organoléptica das refeições e dos alimentos. III - Manter, permanentemente, na Lanchonete/Restaurante a Caderneta de Inspeção Sanitária e o Alvará Sanitário, disponibilizando-os à Fiscalização, sempre que solicitados. IV - Fornecer as refeições e os lanches de acordo com o estabelecido no Termo Contratual e com as exigências da Fiscalização da UFMG, seguindo rigorosamente as normas de nutrição e higiene. V - Utilizar no preparo e na distribuição alimentar: a) utensílios de aço inox ou de polietileno; b) potes, copos descartáveis e canudinhos; c) xícaras para servir o café, se esterilizadas em equipamento próprio; d) recipientes encontrados na praça (post-mix, garrafas e latas entre outros), para servir os refrigerantes;

8 8/29 e) guardanapos e palitos; f) pratos de porcelana branca ou de qualidade superior, 27 cm de diâmetro, peso único e bandejas lisas; g) talheres para mesa em aço inox, linha especial, tamanho grande; h) espátulas plásticas descartáveis para misturar açúcares, adoçantes, achocolatados, etc. aos líquidos; VI - Manter os balcões de distribuição de refeições (refrigerados e quentes) nas temperaturas adequadas, conforme legislação aplicável. VII - Manter na Lanchonete/Restaurante formulário com controle diário das temperaturas dos equipamentos como: geladeiras, freezers, estufas, balcões de distribuição de refeições, etc. Para isto é necessário adquirir termômetro para medição destas temperaturas. VIII - Apresentar procedimentos adequados para perfeita recepção e armazenamento dos produtos perecíveis e não-perecíveis, obedecendo aos critérios que garantam a manutenção da qualidade dos produtos, tais como: a) prazo de validade, etiquetagem; b) temperatura de acordo com o gênero; c) disposição dos diferentes grupos de matérias-primas, conforme suas características; d) monitoramento de temperaturas para manutenção do produto em estoque; e) recusa dos alimentos que estejam com prazo de validade vencido e aqueles impróprios para o consumo devido a possíveis alterações ocorridas. IX - Garantir a qualidade e a boa aceitação das refeições/lanches, conforme especificado abaixo: a) adquirir gêneros alimentícios e demais produtos, necessariamente, de empresas legalmente constituídas, tecnicamente qualificadas e aprovadas pelos órgãos públicos competentes; b) utilizar somente gêneros alimentícios de primeira qualidade, em perfeito estado de conservação e dentro dos padrões de higiene, contendo em seu rótulo o nome do fornecedor, origem, data de fabricação/produção e prazo de validade; c) servir somente vitaminas e sucos de frutas naturais preparados na hora; d) adquirir gêneros alimentícios selecionados de acordo com o rendimento e aceitação final; e) manter e somente receber alimentos acondicionados em embalagens apropriadas e guardá-los adequadamente; f) manter e somente receber gêneros cujas rotulagem e embalagem, transporte, produção, armazenamento, dentre outros, estejam de acordo com a Portaria n.º1428, de , e com a RDC 216, de , ambas do Ministério da Saúde. X - Desprezar, no mesmo dia, as sobras de alimentos preparados que ficaram expostas no balcão de distribuição de refeições. XI - Apresentar formulário para avaliação das toxinfecções alimentares e cálculo de índice de ataque para cada alimento específico, de acordo com a Portaria n.º1428, de 26/11/93, do Ministério da Saúde, em caso de surto de toxinfecção.

9 9/29 XII - Coletar, diariamente, durante a distribuição alimentar, amostras de todas as preparações, obedecendo aos seguintes critérios: a) O horário da coleta será estabelecido quando, aproximadamente, 60% (sessenta por cento) dos clientes já tiverem sido atendidos; b) deverão ser embaladas em sacos plásticos apropriados; c) a quantidade de alimentos de cada amostra deverá ser no mínimo de 200 gr; d) manter as amostras etiquetadas adequadamente, sob refrigeração em temperatura máxima de 5 C por 72 horas. XIII - Retirar da Lanchonete/Restaurante, todo alimento ou bebida que for considerado impróprio para o consumo, respondendo pelos danos causados aos usuários, em conformidade com a legislação em vigor. Todo gênero ou produto impugnado será embalado e lacrado na presença da Fiscalização da UFMG e do representante da PERMISSIONÁRIA e, quando já preparado, deverá ser retirado, imediatamente, da Lanchonete/Restaurante, após a constatação da irregularidade e na presença da Fiscalização da UFMG. XIV - Arcar com os prejuízos sofridos pela UFMG ou pelos usuários da Lanchonete/Restaurante, em virtude de distúrbios orgânicos, comprovados por exames médicos, causados, em mais de 3% (três por cento) dos usuários que tenham se alimentado da mesma refeição/lanche. XV - Proibir o fumo (Lei 9294/96), quaisquer que sejam suas formas, Lanchonete/Restaurante. nas dependências da XVI - Proibir o trânsito de pessoas estranhas nas áreas de produção e corredores de acesso. Toda pessoa que não pertencer ao setor de produção, seja funcionário de outras áreas da empresa, fornecedor ou visitante, deverá se ajustar às normas, usando adequadamente o jaleco e proteção total para os cabelos. XVII - Proibir a permanência de funcionários nas áreas de produção com qualquer doença infectocontagiosa, cortes, queimaduras, erupções da pele, diarréia. XVIII - Providenciar o imediato afastamento dos serviços de manipulação de alimentos, funcionários com curativos, bandagens e/ou luvas ou dedeiras. XIX - Proibir o trânsito de animais nas áreas de produção e corredores de acesso. XX - O(a) funcionário(a) do caixa: a) deverá usar uniforme em cor diferente, na cor clara; b) não poderá preparar nem servir alimentos. c) não poderá transitar nas dependências da cozinha nem na área interna do balcão de atendimento ao cliente. d) Não poderá manipular objetos, instrumentos e utensílios que entrarão em contato com alimentos.

10 10/29 XXI - permitir e arcar com os custos da realização de análises microbiológicas e físico-químicas de água, gêneros, alimentos, equipamentos, utensílios, superfícies de trabalho e mãos dos manipuladores, que se dará da seguinte maneira: a) os serviços serão contatados e solicitados pela própria Fiscalização da UFMG junto às empresas comprovadamente qualificadas, a fim de manter, permanentemente, controle das condições higiênico-sanitárias em que se desenvolvem as atividades de rotina; b) as análises microbiológicas e físico-químicas serão solicitadas a qualquer momento, pela Fiscalização da UFMG, diretamente à empresa responsável pela realização das análises, a qual será escolhida de acordo com sua qualificação; c) a UFMG não estará obrigada a agendar as datas da realização das análises com a PERMISSIONÁRIA que não poderá negar o acesso dos técnicos no estabelecimento; d) a PERMISSIONÁRIA será a responsável pelo pagamento do ônus advindo da realização das análises; e) a periodicidade da realização das análises será semestral ou em período menor a critério da Fiscalização da UFMG; f) o resultado das análises microbiológicas e físico-químicas serão entregues pela empresa responsável pela realização das mesmas, diretamente à Fiscalização da UFMG, que dará ciência do resultado à PERMISSIONÁRIA; g) o pagamento deverá ser realizado imediatamente após a efetivação das análises à empresa responsável pela realização das mesmas; h) os resultados das análises deverão estar acompanhados por laudo técnico, emitido pela empresa responsável pela realização das mesmas; i) a empresa responsável pela realização das análises enviará os resultados e o laudo, à Fiscalização da UFMG, após o pagamento pela PERMISSIONÁRIA. XXII - as análises microbiológicas serão realizadas da seguinte forma: a) carnes frescas: a.1) pesquisa de staphylococcus aureus; a.2) pesquisa de salmonella; b) carnes processadas: b.1)contagem de coliformes fecais; b.2)pesquisa de staphylococcus aureus; b.3)pesquisa de salmonella; b.4)contagem de clostridio sulfito redutores; c) saladas, maionese e molhos: c.1)contagem de staphylococcus aureus;

11 11/29 c.2)pesquisa de salmonella; c.3)contagem de coliformes fecais; c.4)contagem de fungos e leveduras; d) doces: d.1)contagem de staphylococcus aureus; d.2)contagem de coliformes fecais; d.3)pesquisa de salmonella; d.4)contagem de fungos e leveduras; e) arroz, feijão, macarrão etc.: e.1)contagem de staphylococcus aureus; e.2)pesquisa de salmonella; e.3)contagem de bacillus aureus; f.) sucos, leite e água: f.1)contagem de coliformes fecais ou número mais provável; f.2)contagem de fungos e leveduras; g) equipamentos e utensílios: g.1)controle de higiene de superfícies (SWABS e contagem global de mesófilos e coliformes); h.) ambiente: h.1)controle de higiene ambiental (contagem global de mesófilos e staphylococcus aureus); XXIII - Promover anualmente, às suas custas, exames médicos periódicos, dos empregados envolvidos nos trabalhos, para obtenção de Atestado de Saúde Ocupacional, sendo facultado à fiscalização da UFMG solicitar, sempre que julgar necessário, os respectivos atestados em comprovação do cumprimento das exigências; a) os manipuladores que apresentarem lesões e/ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade higiênco-sanitária dos alimentos devem ser afastados das atividades de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde. b) os Atestados de Saúde Ocupacional deverão ser emitidos por profissionais ou clínicas especializadas e apresentados para avaliação pela Fiscalização da UFMG. XXIV - Disponibilizar nos lavatórios dos banheiros e no lavatório da Lanchonete/Restaurante, sabonete bactericida e álcool 70%, em saboneteiras dosadoras, para lavagem e desinfecção de mãos, toalha de papel interfolhas branca e suporte para a toalha de papel. Parágrafo Terceiro - Quanto ao cardápio I - Manter em estoque, no mínimo, os alimentos relacionados abaixo. No entanto, será lícito à direção da Escola de Engenharia da UFMG solicitar à PERMISSIONÁRIA a comercialização de outros produtos.

12 12/29 ALIMENTOS E DOCES Biscoitos diversos Bolo comum Bolo com calda Bombom Coxinha de catupiry Docinhos Frutas (maçã, pêra, ameixa, kiwi, abacaxi etc.) Gelatina (diversos sabores) Mousses (diversos sabores) Pão francês com manteiga Pão de batata c/ recheio Pão de queijo Pizzas Palha Italiana Pavê (diversos sabores) Picolé (diversos sabores) Rosquinha Salada de frutas (200ml) Salada de frutas (300ml) Salada de frutas (500ml) Salgados simples (diversos) Sorvete (diversos sabores) Torta de frango c/ Catupiry Tortinhas geladas BEBIDAS Achocolatado Água (copo) Água (500ml) s/ gás Água (500ml) c/ gás Água de coco Café com leite - copo descartável (200 ml) Café com leite - copo descartável (300 ml) Café pingado - copo descartável ( 50 ml) Café expresso Café expresso com leite Capuccino c/ água Capuccino c/ leite Capuccino diet Capuccino shake Chá (quente e frio) Iogurte Iogurte ligth Leite frio/quente copo descartável 200ml Leite frio/quente copo descartável 300ml Limonada suíça (300ml)

13 13/29 Média de café- copo descartável Refrescos diversos (300ml) Refrigerante (300ml) Refrigerante (500ml) Refrigerante (400ml) Refrigerante diversos (lata) comum, light e diet Suco de laranja (300ml) Suco de laranja (500ml) Suco embalado diversos sabores (caixinhas, latas, garrafas) comum, light/diet Vitamina de frutas - copo descartável 300 ml Vitamina de frutas - copo descartável 500 ml SANDUICHES Americano (3 fatias de pão de forma, queijo, presunto, ovo, alface, tomate) Cachorro-quente (pão, salsicha c/ molho, batata palha, milho) Cheeseburguer (hamburguer, queijo, alface, tomate) Cheesetudo (hamburguer, queijo, ovo, alface, tomate, batata palha, milho, bacon presunto) Eggcheeseburguer (hambúrguer, queijo, ovo, alface, tomate, batata palha, milho) Eggcheeseburguerbacon (Eggcheeseburguer + bacon) Hamburguer (pão, hamburguer, alface, tomate) Misto quente (pão der forma, presunto, queijo) Pão c/ queijo (prato, mussarela, minas) Pão com presunto Queijo quente (pão de forma e queijo) Tropical (pão, filé de frango, queijo, abacaxi, alface, tomate, batata e milho) e a) manter o cumprimento do cardápio de refeições/lanches estabelecido em contrato, atendendo aos clientes com respeito, polidez, satisfação e rapidez. II - A composição mínima alimentar, diária, para fornecimento de refeição é a seguinte: Descrição Variedades Buffet de saladas 12 Arroz branco 01 Arroz composto 01 Arroz integral 01 Feijão simples 01 Feijão composto 01 Carnes 04 Ovos 01 Soja texturizada 01 Guarnições 04 Molhos para saladas 03 Sobremesas 04 Salada de frutas 01

14 14/29 Café com açúcar 01 Café sem açúcar 01 Chá de Ervas 01 a) das 12 variedades de salada 03 deverão ser elaboradas e 02 deverão ser de frutas; b) as 04 opções de carne serão: 01 bovina, 01 suína, 01 de frango e outra a escolher; c) as preparações com ovos também deverão ser variadas como: omeletes simples, ovos pochê, ovos fritos, ovos cozidos etc.; d) a opção soja texturizada deverá ser apresentada de forma variada: bolinhos, tortas, com legumes, gratinada, quibe, empadão, pastel português; e) as guarnições devem ser constituídas de: uma verdura de folha refogada, uma massa, uma batata e uma a escolha; f) dos 03 molhos para saladas, sempre haverá um tipo vinagrete e um preparado com maioneses, iogurtes ou creme de leite; g) nas 04 variedades de sobremesas deverão ser incluídos mousses, pudim de leite condensado, pavês, tortas e uma sobremesa dietética; h) salada de frutas deverá constar todos os dias no cardápio. III - Além do estipulado no inciso acima, as refeições deverão ser compostas de molhos, pimenta, farinha de milho, farinha de mandioca torrada, azeite, vinagre e outros condimentos; IV - manter os balcões de distribuição com alimentos bem elaborados e boa apresentação, sem demanda de tempo de espera para reposição, observando tolerância máxima 10 (dez) minutos; V - quaisquer alterações nos cardápios deverão ser comunicadas à Fiscalização da UFMG, sendo que, na eventual falta de algum componente do cardápio, deverá haver substituição por outro do mesmo grupo de alimentos; VI - elaborar criteriosamente os cardápios de acordo com as normas que norteiam os serviços de alimentação e nutrição e de acordo com o estabelecido neste contrato. A empresa deverá apresentar 04 (quatro) mapas semanais, digitados em papel timbrado, sendo submetidos à aprovação prévia da Fiscalização da UFMG antes de ser colocado em prática; VII - identificar, no balcão self-service, as preparações com os devidos nomes em material de acrílico tipo display, informando também, possíveis ingredientes que estando envolvidos nas preparações possam causar alergias ou incômodos aos usuários. Ex.: camarão, atum, ervas, condimentos raros etc.; VIII - afixar em local visível o cardápio diário do self-service, com boa apresentação: digitado ou datilografado em papel ofício, letras em caixa alta (maiúsculas) ou em letra de forma legível;

15 15/29 Parágrafo Quarto - Quanto ao detalhamento das refeições I - Adquirir gêneros de 1ª (primeira) qualidade, com prazos de validade evidentes, não sendo permitida a utilização de enlatados com as embalagens amassadas, danificadas ou estufadas, obedecendo ao seguinte: a) as carnes devem conter, obrigatoriamente, o carimbo do SIF ou DIPOA; b) a classificação do arroz deverá obedecer: Tipo I (agulhinha ou outro); c) o feijão deverá ser do tipo: rosinha, jalo, roxinho, carioquinha, preto ou branco; d) o macarrão deverá conter ovos em sua composição; e) disponibilizar azeite de oliva para salada, não sendo permitido azeite composto; f) utilizar óleo de milho, de arroz, de girassol ou de soja, todos de boa qualidade, refinados, sem colesterol, rico em polinsaturado e com alta pureza; g) utilizar sucos concentrados de polpa de fruta de boa qualidade; h) utilizar ovos tipo extra; i) utilizar leite tipo A ou B; j) utilizar café em pó - certificado de pureza ABIC; k) utilizar açúcar cristal especial extra; l) utilizar farinha de trigo especial; II - disponibilizar os molhos, pimenta, farinha de milho, farinha de mandioca, azeite, vinagre e outros condimentos e os guardanapos em balcão separado; III - disponibilizar o sal e os palitos sobre as mesas de refeições; IV - disponibilizar em garrafas térmicas café e chá de ervas (sem açúcar), bem como açúcar, adoçante artificial, copos (50ml) e espátulas de plástico descartáveis em mesa auxiliar na saída do salão; V - disponibilizar refrescos, refrigerantes, suco natural ou qualquer bebida não-alcoólica, que serão servidas em copos plásticos descartáveis de 300ml, bem como a água mineral, em embalagens envasadas. Parágrafo Quinto - Quanto a limpeza e higienização I - Manter todas as áreas de ocupação externas e internas como: pisos, mesas, cadeiras, vidros/esquadrias, luminárias, balcões de distribuição, equipamentos, utensílios, vasilhames e banheiros da Lanchonete/Restaurante em perfeitas condições de limpeza e higienização eficiente e adequada, sendo obrigatório preservar os mesmos em perfeita higiene, removendo restos de alimentos em recipientes próprios. Para tanto, deverá atender às seguintes especificações mínimas de serviços: a) limpeza e Conservação diária: a.1) varrição de áreas de ocupação externas e internas, como: escadas, banheiros, corredores, salões de distribuição; a.2) lavagem de pisos das áreas de ocupação (externas e internas), utensílios e equipamentos,

16 16/29 a.3) limpeza constante dos balcões de distribuição, mesas e cadeiras, para que estes permaneçam livres de resíduos de alimentos; a.4) limpeza geral e sanitização dos equipamentos e utensílios; a.5) remoção freqüente e diária e acondicionamento apropriado de todo lixo da cozinha, realizando a coleta seletiva conforme solicitada pela Unidade; a.6) limpeza e sanitização adequadas dos recipientes e locais de acondicionamento do lixo; b) limpeza semanal faxina geral: b.1) lavagem de paredes, pisos, vidros, portas, janelas (inclusive das áreas externas), coifas, câmaras, freezers, equipamentos etc.; c) a limpeza do sistema de exaustão, ventiladores etc. deverá ser feita quinzenalmente; d) a limpeza das caixas de gordura deverá ocorrer no mínimo trimestralmente (março, junho, setembro, dezembro), por empresa especializada; e) a limpeza completa do sistema de exaustão, inclusive tubulação, deverá ocorrer no mínimo semestralmente (julho e janeiro), por empresa especializada; f) Caso se faça necessário, por identificação da PERMISSIONÁRIA ou da Fiscalização da UFMG, deverão ser realizados outros serviços para garantir a perfeita higienização. II - Proibir que se varra a seco as áreas de produção e processamento, assim como o uso de esponja e/ou palha de aço, sendo recomendado o uso de esponjas de fibras. III - Fornecer, por sua conta, todo o material necessário à limpeza e higienização dos utensílios, das áreas de ocupação, internas e externas, e dos sanitários destinados ao uso de seus empregados. IV - Utilizar produtos e materiais para obtenção de limpeza e higienização adequadas, quais sejam: detergente concentrado neutro; desincrustante para gorduras carbonizadas; detergente e secante para máquina de lavar pratos, bandejas e talheres; hipoclorito de sódio para desinfecção de bancadas, equipamentos e utensílios; sanitizante para mãos; sanitizante clorado para hortaliças e frutas; água sanitária; sapólio; toalha de papel interfolhas branca; baldes; pás; rodos; vassouras; panos de cozinha; panos de chão; cera; flanelas; palhas de aço; escadas; desentupidores; cestas; enceradeira; sabão em pó; álcool 70%; sacos para lixo; outros que se fizerem necessários. V - Adquirir os produtos de limpeza e higienização de fornecedores idôneos, constando ficha técnica com indicações de uso, diluições, características físico-químicas, embalagens, responsável técnico e registro no Ministério da Saúde, conforme Portaria nº1.428, de 26/11/93 e RDC 216 de 15/09/04, ambas do Ministério da Saúde; VI - Adquirir produtos de limpeza e higienização de primeira qualidade e biodegradáveis. A eficiência dos produtos poderá ser testada através de teste laboratorial, quando houver necessidade, conforme padrões definidos pela fiscalização da UFMG ou por iniciativa da própria PERMISSIONÁRIA. O teste levará em consideração aspectos de rendimento e qualidade, verificando outras características como: produto atóxico, não-poluente e não-corrosivo, ação rápida, fácil enxágüe, etc. VII - Responsabilizar-se pelo controle e destinação ambiental dos resíduos da Lanchonete/Restaurante, de acordo com a legislação vigente;

17 17/29 a) Instruir os empregados acerca da forma de coleta do lixo, de acordo com o estabelecido nos Planos de Gerenciamento de Resíduos da Unidade; b) Os resíduos oriundos da limpeza e da produção dos alimentos deverão ser controlados pela PERMISSIONÁRIA, sendo de sua inteira responsabilidade o seu transporte e destinação; c) Em hipótese alguma, permitir-se-á a colocação de resíduos de material orgânico nos contêiners da UFMG. Parágrafo Sexto - Quanto ao controle de pragas e roedores I - Manter um programa de desinsetização e desratização periódico, com freqüência trimestral ou de acordo com a necessidade local, informando à Fiscalização da UFMG sempre que realizado, por meio de cópia do comprovante emitido pela empresa responsável; II - Exigir das empresas responsáveis pelo serviço de desinsetização e desratização: a) que apresente o alvará de funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária; b) que comprove o registro em um dos Conselhos Regionais Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Conselho Regional de Biologia (CRBio), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Regional de Química(CRQ) etc.; c) que apresente informações seguras sobre o uso de inseticidas utilizados, especialmente, quanto à toxicidade e ao tempo de ausência do local; d) que os responsáveis pela aplicação destes inseticidas usem uniformes e EPI s, de acordo com a legislação em vigor. III - A Permissionária deverá obter autorização prévia da Diretoria da Unidade, para que possa ser realizada a desinsetização e desratização; IV - a fim de obter autorização, a Permissionária deverá apresentar as comprovações contidas no inciso II deste parágrafo; V - a execução da desinsetização e desratização só poderá ser realizada com a autorização, por escrito, da Diretoria da Unidade; VI - A Permissionária será responsavel pela preparação do local a ser desinsetizado e desratizado, providenciando a higienização do espaço e a retirada de alimentos, utensílios, etc., facilitando assim a eficácia do procedimento e eliminando os riscos à saúde dos clientes. Parágrafo Sétimo - Quanto às normas de segurança no trabalho I - cumprir rigorosamente, na área de Medicina e Segurança do Trabalho, as determinações da Lei n.º 6.514, de 22/12/77; Portaria n.º de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho, publicada no Diário Oficial da União de 06/07/88 e suas NR s Normas Regulamentadoras, oferecendo a seus

18 18/29 empregados as garantias e medidas indispensáveis de proteção, segurança e higiene do trabalho, mediante o uso de meios de proteção na execução dos serviços. Parágrafo Oitavo - Quanto às instalações físicas e seu ônus I - Arcar com as despesas referentes ao consumo de gás, telefone, energia elétrica e água. II - Responsabilizar-se pelo pagamento do IPTU, se tal tributo vier a ser imputado à área da Lanchonete/Restaurante pela Prefeitura de Belo Horizonte. A PERMISSIONÁRIA promoverá, em guia de recolhimento específica, o ressarcimento à UFMG, caso a guia de cobrança venha nominal a esta. III - Responsabilizar-se pelo pagamento da taxa de recolhimento de lixo, se tal tributo vier a ser imputado à Lanchonete/Restaurante, mediante cálculo elaborado e oportunamente informado à PERMISSIONÁRIA. A PERMISSIONÁRIA promoverá, em guia de recolhimento específica, o ressarcimento à UFMG. IV - O consumo de energia elétrica será definido através de medidor de uso exclusivo da PERMISSIONÁRIA, que deverá arcar com o custo apresentado. A PERMISSIONÁRIA deverá adquirir o medidor e solicitar à Diretoria da Escola de Engenharia para providenciar sua instalação no local apropriado. V - O consumo de água é definido através de medidor de uso exclusivo da PERMISSIONÁRIA, que deverá arcar com o custo apresentado: a) a emissão de fatura relativa ao consumo de água da PERMISSIONÁRIA é realizada pela Companhia de Saneamento responsável. VI - Qualquer alteração, modificação, acréscimo, redução ou reforma da Lanchonete/Restaurante, somente poderão ser realizadas mediante elaboração de projetos técnicos, devidamente analisados pela UFMG e com aprovação prévia e por escrito do setor técnico do Departamento de Planejamento Físico e Obras DPFO/UFMG. As despesas com tais obras e/ou serviços correrão por conta e responsabilidade da PERMISSIONÁRIA, sem que lhe assista o direito a qualquer indenização e/ou retenção. a) toda e qualquer obra na Lanchonete/Restaurante, mesmo a título de benfeitorias, e instalações de qualquer espécie ou natureza (úteis, necessárias, voluptuárias) serão incorporadas ao patrimônio da UFMG, entretanto, se a Universidade entender conveniente, as benfeitorias eventualmente realizadas deverão ser desfeitas, mesmo que autorizadas pela UFMG, devendo, assim, a área disponibilizada para a lanchonete/restaurante ser devolvida pela Permissionária nas mesmas condições em que foi entregue. VII - Instalar, às suas expensas, na área externa da lanchonete/restaurante, ou seja, em espaço diferenciado daquele onde é feito o atendimento ao usuário (balcão de atendimento), estrutura que possibilite o funcionamento do caixa. Tal estrutura visa garantir o cumprimento do inciso XX, parágrafo segundo desta Cláusula.

19 19/29 VIII - Responsabilizar-se pelo imóvel e pelas redes de instalações internas (elétricas, hidráulicas e rede de gás se houver) da Lanchonete/Restaurante, devendo mantê-los em perfeitas condições de uso e funcionamento, devendo, para isso: a) manter os equipamentos acoplados aos pontos atualmente existentes na Lanchonete/Restaurante; b) comunicar por escrito à UFMG qualquer dano ou avaria às instalações, ficando obrigada ao ressarcimento dos prejuízos causados; c) providenciar, imediatamente, o reparo das instalações ou mesmo a substituição por outra nova, em caso de danos ou avarias ou prejuízos causados, inclusive, por seus empregados ou prepostos, no desempenho de suas tarefas ou em conexão com elas. IX - Toda manutenção efetuada nas instalações, preventiva ou corretiva, no âmbito da Lanchonete/Restaurante, será de responsabilidade da PERMISSIONÁRIA, que arcará com o ônus advindo dessa ação. X - Apresentar a relação dos equipamentos que serão utilizados na Lanchonete/Restaurante, com discriminação de potências para uma avaliação e aprovação do Departamento de Planejamento Físico e Obras DPFO/UFMG. a) esta verificação tem o objetivo de se evitar danos nas instalações elétricas ou no quadro disjuntor do prédio. XI - Acréscimos de cargas elétricas para redes de instalação deverão ser devidamente analisados pela UFMG e obter aprovação prévia e por escrito do setor técnico do Departamento de Planejamento Físico e Obras DPFO/UFMG, sendo que deverá ser enviada uma cópia para o. XII - Providenciar junto aos órgãos competentes as licenças necessárias para o funcionamento das atividades objeto do presente contrato: recolher todos os impostos, taxas, contribuições e demais tributos que vierem a incidir sobre o imóvel em decorrência das atividades realizadas durante toda a vigência deste Contrato. XIII - Considerar os investimentos necessários como: aquisição de utensílios, equipamentos, treinamentos e demais custos inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento. Parágrafo Nono: Quanto aos Bens, Equipamentos e Utensílios I - Prover os móveis, equipamentos, máquinas, vasilhames e utensílios (colher de arroz, concha, escumadeira, pegadores, pinças, facas diversas, espátulas, aranhas, abridor de latas, coador para máquina de café, caixas monoblocos brancas, caixas vazadas brancas, lixeiras com tampas acionadas por pedal com capacidade para 100 litros, recipientes plásticos com tampa de 100 litros para arroz e feijão selecionados e reposição de garrafas de café e chá, talheres e outros), porventura inexistentes na Lanchonete/Restaurante; II - Adquirir e instalar, às suas expensas, máquina de lavar louça para a lavagem e secagem dos utensílios usados na alimentação, na qual a temperatura mantenha-se acima de 80ºC;

20 20/29 a) a aquisição e instalação do equipamento deverá ser precedida de elaboração de projeto técnico, devidamente analisado pela UFMG e com aprovação prévia e por escrito do setor técnico do Departamento de Planejamento Físico e Obras DPFO/UFMG. III - Responsabilizar-se para que os materiais e utensílios utilizados, sejam resistentes e de qualidade comprovada, podendo a PERMITENTE recusar aqueles que não se adequarem às especificações, não sendo permitido o uso de utensílios e de vasilhames com cabo em madeira. IV - Manter utensílios em quantidades compatíveis com a demanda, de forma a proporcionar um bom atendimento, sendo expressamente vedada a reutilização de qualquer produto descartável, como potes, copos, espátulas, etc. V - Fornecer lixeiras com tampa móvel, acionada por pedal, com capacidade para 100 litros, com sacos plásticos no interior, para toda área da Lanchonete/Restaurante, e de acordo com as normas de coleta seletiva, se exigida pela Unidade. VI - Identificar todos os equipamentos de propriedade da PERMISSIONÁRIA de forma a não serem confundidos com similares de propriedade da UFMG. VII - Responsabilizar-se pelos móveis e pela manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e máquinas, bem como o conserto de todos os equipamentos e acessórios a ela disponibilizados, devendo mantê-los em perfeitas condições de uso e funcionamento, devendo, para isso: a) Comunicar por escrito à UFMG qualquer dano ou avaria aos bens, ficando obrigada ao ressarcimento dos prejuízos causados; b) providenciar, imediatamente, o reparo dos bens ou mesmo a substituição por outro novo, em caso de danos ou avarias ou prejuízos causados, inclusive, por seus empregados ou prepostos, no desempenho de suas tarefas ou em conexão com elas; c) providenciar a manutenção dos equipamentos e/ou móveis de propriedade da UFMG. VIII - Elaborar cronograma mensal de manutenção preventiva por tipo de equipamento. IX - Utilizar nota de movimentação de material sempre que os bens patrimoniais disponibilizados pela UFMG forem movimentados para outro local. X - Repor, em até 15 (quinze) dias, antes do término do CONTRATO, os bens que estiverem em quantidades e condições inferiores aos entregues pela UFMG no início da vigência do CONTRATO, e promover, neste mesmo prazo, o conserto de móveis, equipamentos e instalações que estiverem danificados, colocando-os em plenas condições de uso. Para avaliação dos bens, serão tomados como referência o número e o padrão dos materiais/equipamentos entregues no início do CONTRATO. a) se a reposição não for efetuada dentro do prazo estipulado acima, a UFMG fará a aquisição dos mesmos, utilizando os recursos oriundos da garantia prevista no CONTRATO;

21 21/29 XI - Seguir, no caso de reposição e acréscimos de materiais e equipamentos, os mesmos padrões, marcas, características físicas, etc. dos anteriormente existentes. A aquisição será comprovada, à fiscalização da UFMG, através de cópia da Nota Fiscal de compra. Parágrafo Dez - Quanto às normas gerais I - Dar início às suas atividades no prazo estipulado pela UFMG fixado no documento denominado Ordem de Ocupação. II - Cumprir, rigorosamente, o horário de funcionamento da Lanchonete/Restaurante estabelecido no Termo Contratual. III - Atender à UFMG com presteza nos prazos estipulados pela Fiscalização da UFMG no que diz respeito às solicitações que se relacionem com o objeto da PERMISSÃO deste Instrumento. IV - Tratar a Fiscalização Técnica da UFMG com urbanidade, não constrangendo e nem criando empecilhos aos profissionais durante a realização de suas atividades. V - Fornecer sempre que solicitado pela Fiscalização da UFMG, amostras de refeições e demais produtos comercializados pela PERMISSIONÁRIA para a realização de testes a fim de avaliar as seguintes propriedades organolépticas: a)discriminatórios (diferenças entre marcas); b)afetivos (aceitação e preferência); c)descritivos (qualificam e quantificam os atributos sensoriais); d)qualidade (obter o grau de proximidade da amostra teste com o padrão); e)as características sensoriais a serem analisadas são: aparência, coloração, textura, consistência e sabor. VI - Proibir a utilização de caixas, utensílios e outros materiais em madeira na Lanchonete/Restaurante. VII - Proibir a utilização de caixas e outros materiais em papelão na Lanchonete/Restaurante. VIII - Entregar relatório com a quantidade de refeições/lanches servidos, caso a UFMG o solicite. IX - Fornecer sempre que for solicitado a comprovação do faturamento mensal, trimestral, semestral e/ou anual da Lanchonete/Restaurante, para verificação da composição dos custos. X - Promover campanhas educativas na lanchonete/restaurante, em comum acordo com a Fiscalização da UFMG, sendo que estas campanhas deverão ser direcionadas para temas sobre educação alimentar e correlatos, tais como: saúde, higiene, desperdícios etc.;

22 22/29 XI - Fornecer e manter, no local dos serviços, a caixa de sugestões em material acrílico cristal transparente, com suporte lateral para papel e caneta, sendo esta devidamente lacrada com cadeado, o qual será fornecido e controlado pela Fiscalização da UFMG, que será a única que poderá abrir para retirada do conteúdo. XII - Realizar, e publicar quando for solicitada pela Fiscalização da UFMG, a pesquisa de opinião quanto aos serviços prestados. XIII - Observar o Código de Defesa do Consumidor. XIV - Manter as balanças de precisão eletrônica devidamente aferidas pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). XV - Instalar máquina(s) própria(s) para recebimento de cartões de débito: a) no mínimo, 02 (duas) bandeiras deverão ser aceitas pela PERMISSIONÁRIA; b) as bandeiras deverão ser escolhidas considerando o alto índice de aceitação no mercado; c) a instalação da(s) máquina(s) e seu efetivo funcionamento deverão ocorrer no período máximo de 180 (cento e oitenta) dias, contados à partir da data de ocupação. XVI - Proceder a retirada, por sua conta, dos gêneros e materiais de sua propriedade, após o término do CONTRATO, de acordo com o prazo que lhe for concedido pela UFMG, findo o qual a UFMG poderá promover tal retirada como melhor lhe convier, debitando à PERMISSIONÁRIA as despesas decorrentes. XVII - Cuidar da guarda e segurança dos equipamentos, utensílios e estoque físico dos alimentos, ficando a UFMG isenta de qualquer responsabilidade em caso de sinistros. XVIII - Cumprir, além dos postulados legais vigentes de âmbito federal, estadual ou municipal, o estatuto interno e as normas de segurança da UFMG. CLÁUSULA QUINTA: OBRIGAÇÕES E DIREITOS DA PERMITENTE São obrigações e direitos da PERMITENTE: Parágrafo Primeiro - Quanto às instalações físicas I - Expedir Ordem de Ocupação da área da Lanchonete/Restaurante, fixando neste documento o prazo máximo para início das atividades. II - Disponibilizar a área geral da Lanchonete/Restaurante (incluindo depósito e cozinha): 233,35 m². III - A UFMG não realizará reformas nas instalações previamente ou posteriormente à contratação.

INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processo Administrativo Nº 2015.02.005794

INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processo Administrativo Nº 2015.02.005794 INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processo Administrativo Nº 2015.02.005794 A Fundação UNIRG, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação, em obediência ao disposto no art. 5º do Decreto Federal nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E DE SERVIÇOS OPERACIONAIS - DLO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E DE SERVIÇOS OPERACIONAIS - DLO 1/28 Processo nº 23072.043064/2009-01 Tomada de Preços nº 02/2009 CONTRATO Nº 017/2009 QUE FIRMAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS E A EMPRESA HORTELÃ PRODUTOS NATURAIS LTDA, PARA A PERMISSÃO REMUNERADA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA. Nota Técnica nº 08/13 DVVSA/CEVS/SESA 29 de agosto 2013.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA. Nota Técnica nº 08/13 DVVSA/CEVS/SESA 29 de agosto 2013. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA Nota Técnica nº 08/13 DVVSA/CEVS/SESA 29 de agosto 2013. BOAS PRÁTICAS PARA COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS A Secretaria do

Leia mais

*RESOLUÇÃO SMSDC Nº 1.424 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2009

*RESOLUÇÃO SMSDC Nº 1.424 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2009 *RESOLUÇÃO SMSDC Nº 1.424 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2009 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e CONSIDERANDO o Decreto Municipal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Implantação do Serviço de Limpeza

Implantação do Serviço de Limpeza Implantação do Serviço de Limpeza Treinamento para Facilitadores 23 e 25 de agosto de 2010 Contrato 60/10 Cor Line Sistemas de Serviços Ltda. Inicio 30/08/2010 12 meses UNIDADES DO QUADRILATERO SAÚDE/DIREITO

Leia mais

2. - Recebimento das propostas: de 16 de Fevereiro de 2012 até 25 de Fevereiro de 2012 através do e-mail: rcarnevalli@reprolatina.org.

2. - Recebimento das propostas: de 16 de Fevereiro de 2012 até 25 de Fevereiro de 2012 através do e-mail: rcarnevalli@reprolatina.org. Reprolatina Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva CNPJ nº 03.416.439/0001-98 Rua Maria Teresa Dias da Silva, 740 Cidade Universitária Campinas SP CEP 13083-820 Telefone (19) 3289-1735 EDITAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº001/2010 AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS NOME DO CANDIDAT0: ASSINATURA: RIO DO OESTE 27 DE JANEIRO DE 2010 Instruções: Antes de começar a realizar

Leia mais

ANEXO I-C PREGÃO ELETRÔNICO Nº 3/2012 ENCARTE DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

ANEXO I-C PREGÃO ELETRÔNICO Nº 3/2012 ENCARTE DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO ANEXO I-C PREGÃO ELETRÔNICO Nº 3/2012 ENCARTE DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO 1. DA ESPECIFICAÇÃO DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO 1.1. O serviço de alimentação consiste do fornecimento de refeições (almoço, jantar,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 SUDE/DILOG/CANE PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PEAE

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 SUDE/DILOG/CANE PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PEAE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 SUDE/DILOG/CANE PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PEAE 1. DO RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS 1.1 Cada escola é responsável pela guarda, controle,

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS A ADQUIRIR

RELAÇÃO DE ITENS A ADQUIRIR AVALIAÇÃO COMPETITIVA IDSM/OS MCTI Nº 0001/2015 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: 1.1. Aquisição de gêneros alimentícios e produtos de limpeza em geral para uso nas atividades desenvolvidas pelo CONTRATANTE

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

FARMÁCIAS E DROGARIAS

FARMÁCIAS E DROGARIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FARMÁCIAS E DROGARIAS Nome Fantasia: Razão Social: Endereço: Responsável Técnico: CRF: Telefone: CNPJ: Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana - Av. João Durval

Leia mais

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES I UTILIZAÇÃO DA ÁREA 1.1 Para o desenvolvimento da atividade, objeto deste contrato, o CONCESSIONÁRIO utilizará as áreas concedidas, única e exclusivamente,

Leia mais

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa.

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa. Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico Imagem meramente ilustrativa. Bebedouro Stilo LIBELL Eletrônico 1- MANUAL DE USUÁRIO Parabéns por ter escolhido a Libell Eletrodomésticos Ltda. para fazer

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

CNPJ: 03.209.092/0001-02 MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.004260/2008-25 WEB-SITE:

CNPJ: 03.209.092/0001-02 MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.004260/2008-25 WEB-SITE: CONDIÇÕES GERAIS SANTANDER CAP SORTE FÁCIL I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Santander Capitalização S/A CNPJ: 03.209.092/0001-02 MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.004260/2008-25

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL

CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL PLANO PU 15/15 A - MODALIDADE:

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo ANEXO VII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 031/24 Termo de Referência 1. Objeto O presente Termo de Referência tem por finalidade a Contratação de Empresa para a locação de espaço para a realização de reuniões de

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 88.076.302/0001-94

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO.1 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.30/0001-94 APLUBCAP ECO.1 MODALIDADE: INCENTIVO PROCESSO SUSEP Nº: 15414.0055/011-47

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA PLANO PU

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE COMPROMISSO Termo de Compromisso que entre si celebram e o(a) (Pessoa Jurídica)... e o(a) estudante... com a interveniência da Universidade

Leia mais

CONTRATO Nº 104/2014

CONTRATO Nº 104/2014 CONTRATO Nº 104/2014 TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, QUE CELEBRAM O MUNICÍPIO DE SANTANA DA BOA VISTA/RS E A EMPRESA POLYTEK COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMATICA LTDA. O MUNICÍPIO DE SANTANA

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 6, DE 30 DE JANEIRO DE 2012

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 6, DE 30 DE JANEIRO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 6, DE 30 DE JANEIRO DE

Leia mais

PADRÃO BÁSICO 03 CESTAS DE R$ 100...pág 02 a 03 06 CESTAS DE R$ 100...pág 04 a 05 12 CESTAS DE R$ 100...pág 06 a 07

PADRÃO BÁSICO 03 CESTAS DE R$ 100...pág 02 a 03 06 CESTAS DE R$ 100...pág 04 a 05 12 CESTAS DE R$ 100...pág 06 a 07 REGULAMENTOS DAS ASSISTÊNCIAS CESTA ALIMENTAÇÃO ÍNDICE PADRÃO BÁSICO 03 CESTAS DE R$ 100...pág 02 a 03 06 CESTAS DE R$ 100...pág 04 a 05 12 CESTAS DE R$ 100...pág 06 a 07 PADRÃO CLASSIC (12 CESTAS DE R$

Leia mais

http://www.agricultura.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download...

http://www.agricultura.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download... Page 1 of 5 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural Portaria SAR nº 17/2010, de 28/10/2010 O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO 100 II

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO 100 II CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO 100 II I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO 100 II PLANO PU 36/001 B1 - MODALIDADE:

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros

CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PLANO PU 12/12 T MODALIDADE POPULAR PROCESSO SUSEP

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento dos laboratórios do Departamento de

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 111/2014 COMPRASNET

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 111/2014 COMPRASNET 1. OBJETO COTAÇÃO ELETRÔNICA: 111/2014 COMPRASNET TERMO DE REFERÊNCIA 1.1 Serviços de desinsetização, desratização e controle de pragas em áreas internas e externas da PRODAM, nos endereços descritos abaixo:

Leia mais

APÊNDICE XI SERVIÇOS GERAIS DE APOIO À ADMINISTRAÇÃO

APÊNDICE XI SERVIÇOS GERAIS DE APOIO À ADMINISTRAÇÃO APÊNDICE XI SERVIÇOS GERAIS DE APOIO À ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO 1 CONCEITOS E DIRETRIZES... 3 2 LIMPEZA... 3 2.1 Caracterização do Pessoal... 3 2.2 Materiais e Equipamentos a serem fornecidos e utilizados...

Leia mais

MANUAL DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO

MANUAL DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO MANUAL DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO Manual desenvolvido pela equipe de monitoras, sob a supervisão da disciplina de Tecnologia de Alimentos (Curso de Nutrição) para normatização das atividades desenvolvidas

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: Nº 03.558.096/0001-04 PU 12 MESES - MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

ROTEIRO PARA COLETA DE ALIMENTO EM CASO DE SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDA POR ALIMENTO DTA

ROTEIRO PARA COLETA DE ALIMENTO EM CASO DE SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDA POR ALIMENTO DTA ROTEIRO PARA COLETA DE ALIMENTO EM CASO DE SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDA POR ALIMENTO DTA 1) PRIMEIRO PASSO - Recebimento da Notificação: Quando recebida a notificação de surto de DTA, deve-se notificar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.302/0001-94 APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.902145/2013-85 II - GLOSSÁRIO Subscritor

Leia mais

COLETA DE AMOSTRA 01 de 06

COLETA DE AMOSTRA 01 de 06 01 de 06 1. PRINCÍPIO Para que os resultados dos métodos de análise expressem valores representativos da quantidade total de substância disponível, é imprescindível recorrer a técnica de coleta definida

Leia mais

MODELO DE CARTA PROPOSTA

MODELO DE CARTA PROPOSTA 1 ACHOCOLATADO EM PÓ INST. POTE 400G UND 36 2 ÁGUA MINERAL 20 LITROS RECARGA 40 3 AÇUCAR PCT DE 2KG CADA C/ 15UND FARDO 35 4 ALHO BOA QUALIDADE KG 20 5 AMENDOIN IN NATURA, SEM CASCA, MEDIO 1 KG KG 4 6

Leia mais

Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais

Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais A embalagem é instrumento de identificação, proteção, movimentação e exposição das frutas e hortaliças frescas. Ela identifica o produto e o seu responsável.

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de rádio-táxi

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.302/0001-94 APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.901295/2014-52 II - GLOSSÁRIO Subscritor

Leia mais

Condições Gerais. I Informações Iniciais

Condições Gerais. I Informações Iniciais Condições Gerais I Informações Iniciais Sociedade de Capitalização: MAPFRE Capitalização S.A. CNPJ: 09.382.998/0001-00 Nome Fantasia do Produto: Mc-T-04- Pu 12 Meses Modalidade: Tradicional Processo Susep

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 15 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 15 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 15 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: 03.558.096/0001-04 (PU 15 MESES) - MODALIDADE: TRADICIONAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana Estado do Rio de Janeiro Coordenadoria de Compras e Licitações. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS n.

Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana Estado do Rio de Janeiro Coordenadoria de Compras e Licitações. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS n. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS n. 079/2013 PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS n. 079/2013 PROCESSO n. 6.214/2013 Aos vinte e cinco dias do mês de setembro do ano de 2013, a Prefeitura Municipal de Bom

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO ZURICHCAP INCENTIVO Nº 07 PU I07 MODALIDADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO ZURICHCAP INCENTIVO Nº 07 PU I07 MODALIDADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS DA ZURICHCAP INCENTIVO Nº 07 PU I07 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: ZURICH BRASIL CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 17.266.009/0001-41 MODALIDADE: INCENTIVO PROCESSO SUSEP Nº: II - GLOSSÁRIO

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DG DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DGA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETO

DIRETORIA DE GESTÃO DG DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DGA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010/2014 OBJETO Contratação de empresa especializada para execução dos serviços de instalação e fornecimento de vidros temperados incolor em imóveis da Eletrobrás Distribuição Rondônia,

Leia mais

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos;

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos; Os 32 itens da NR-32 a serem trabalhados nesta primeira etapa do projeto 32 para implantação nos estabelecimentos de saúde até 2009 foram selecionados e estudados pela diretoria do Sinsaúde por serem os

Leia mais

Padrão de Respostas Prova Discursiva

Padrão de Respostas Prova Discursiva 01 Padrão de Respostas Prova Discursiva a) Evitam movimentos manuais repetitivos e agilizam a tempo de distribuição das refeições, aumentando a produtividade. (Valor: 7,0 pontos) b) Como agentes de transformação,

Leia mais

Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA

Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA Funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA A Nova RDC 18 Objetivo e Abrangência Definições Requisitos

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO REALCAP PRESENTE. (Empresa Incorporadora da Real Capitalização S.A. desde 30/09/2009) CNPJ: 03.209.092/0001-02

CONDIÇÕES GERAIS DO REALCAP PRESENTE. (Empresa Incorporadora da Real Capitalização S.A. desde 30/09/2009) CNPJ: 03.209.092/0001-02 CONDIÇÕES GERAIS DO REALCAP PRESENTE I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Santander Capitalização S/A (Empresa Incorporadora da Real Capitalização S.A. desde 30/09/2009) CNPJ: 03.209.092/0001-02

Leia mais

ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO SERVIÇO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS TIPO CAMINHÃO PIPA PARA ATENDIMENTO ÀS OPERAÇÕES DE SUPRIMENTO DE ÁGUA EM ÁREAS DEFICITÁRIAS DE REDES DE ABASTECIMENTO, COM CAPACIDADE

Leia mais

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO 035/2014 A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), inscrita no CNPJ n.º 89.252.431/0001-59, sediada na Cidade Universitária, em Santa Maria /RS, neste ato representada pelo Diretor Presidente,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. II Para compras e demais serviços: a) Dispensa até 44.000,00

TERMO DE REFERÊNCIA. II Para compras e demais serviços: a) Dispensa até 44.000,00 Abertura de procedimento para contratação de Pessoa Jurídica para prestação de serviços de Coffe Break para 30 (trinta) participantes do Curso Planejamento Estratégico Na Medida, que acontecerá no período

Leia mais

ICATU SEGUROS Condições Gerais Página 1

ICATU SEGUROS Condições Gerais Página 1 CONDIÇÕES GERAIS DO PU114P I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: ICATU CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 74.267.170/0001-73 PLANO PU114P MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005166/2011-99II

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL TÍTULO I DOS FINS

REGIMENTO INTERNO DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL TÍTULO I DOS FINS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei nº. 11.640, de 11 de janeiro de 2008) REGIMENTO INTERNO DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL TÍTULO I DOS FINS Art. 1º

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS ÍNDICE I Informações Iniciais... 4 II Glossário... 4 III Objetivo... 5 IV Natureza do Título... 5 V Vigência... 5 VI Pagamento... 5 VII Carência...

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 002/2010 ESTABELECE NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Diretor Presidente

Leia mais

Sandra Heidtmann 2010

Sandra Heidtmann 2010 Sandra Heidtmann 2010 Definições: Amostra: Pequena parte ou porção de alguma coisa que se dá para ver, provar ou analisar, a fim de que a qualidade do todo possa ser avaliada ou julgada; Coleta: Ato de

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO REPRESENTATIVO DE CONTRATO MERCANTIL DE COMPRA E VENDA A TERMO DE ENERGIA ELÉTRICA

MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO REPRESENTATIVO DE CONTRATO MERCANTIL DE COMPRA E VENDA A TERMO DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO REPRESENTATIVO DE CONTRATO MERCANTIL DE COMPRA E VENDA A TERMO DE ENERGIA ELÉTRICA VERSÃO: 01/7/2008 2 / 10 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO REPRESENTATIVO DE CONTRATO MERCANTIL

Leia mais

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Técnica e Dietética

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Técnica e Dietética Regulamento para a utilização do Laboratório de Técnica e Dietética 1 REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA 1. Auxiliar

Leia mais

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF A Comissão de segurança do Instituto de Química da UFF(COSEIQ) ao elaborar essa proposta entende que sua função é vistoriar, fiscalizar as condições

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2013 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2013 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2013 CREMEB 1 - DO OBJETO Constitui objeto da presente Pregão a aquisição de materiais de limpeza. 2 JUSTIFICATIVA Os materiais objeto deste

Leia mais

REGULAMENTO DA CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIO

REGULAMENTO DA CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIO CAPITULO I DA FINALIDADE E DA APLICAÇÃO Art. 1º A Central Analítica Multiusuária (CAM/PEQ-UNIOESTE) é um conjunto de laboratórios que contam com equipamentos modernos, em sua maioria de última geração,

Leia mais

PROJETO BÁSICO TGD/005/2006

PROJETO BÁSICO TGD/005/2006 PROJETO BÁSICO TGD/005/2006 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PEE CICLO 2005/2006. PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE POSTE PADRÃO OBJETO: IMPLANTAÇÃO, COM FORNECIMENTO DE POSTES PADRÃO COM ACESSÓRIOS, EM 2.870 UNIDADES

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 (Do Sr. Alex Canziani) Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de cozinheiro. Congresso Nacional decreta: Art. 1º Considera-se cozinheiro, para efeitos desta

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: CARDIF CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ Nº. : 11.467.788/0001-67 PRODUTO: PR_PU_POPULAR1_S100_1S_CS0834 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº:

Leia mais

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: INVEST CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 93.202.448/0001-79 (NOME FANTASIA DO PRODUTO): INVESTCAP TRAD-PU 03 (12M) MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.900283/2013-20

Leia mais

Empresa terceirizada, contratada para a produção e distribuição de refeições aos usuários da Universidade Federal do Amapá. Nº NOME TELEFONE E-MAIL

Empresa terceirizada, contratada para a produção e distribuição de refeições aos usuários da Universidade Federal do Amapá. Nº NOME TELEFONE E-MAIL PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1.1.3.4 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO CHEFE

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP Versão: 05/2013 Proc. SUSEP 15414.004330/2012-21 CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP SUMÁRIO I - INFORMAÇÕES

Leia mais

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Projeto Básico da Contratação de Serviços: Constitui objeto do presente Projeto Básico a contratação de empresa especializada em serviços de comunicação

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO.

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO. ANEXO NORMAS SOBRE REQUISITOS, CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE ESTABELECIMENTO, BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO E EXPEDIÇÃO DOS RESPECTIVOS CERTIFICADOS. 1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO,

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S E S P E C I F I C A Ç Õ E S 1) DO OBJETO: É objeto da presente licitação, a contratação de empresa para Prestação de Serviço de Auditoria externa (independente), compreendendo: 1.1 Auditoria dos registros

Leia mais

VI - PAGAMENTO 6.1 - Este Título é de pagamento único, cabendo ao Subscritor o pagamento de uma única parcela na data indicada.

VI - PAGAMENTO 6.1 - Este Título é de pagamento único, cabendo ao Subscritor o pagamento de uma única parcela na data indicada. CONDIÇÕES GERAIS DO (PU 12 MESES versão 178) I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ Nº 03.558.096/0001-04 (PU 12 MESES versão 178) - MODALIDADE:

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE TECSOMA REGRAS DE BIOSSEGURANÇA

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE TECSOMA REGRAS DE BIOSSEGURANÇA REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE TECSOMA REGRAS DE BIOSSEGURANÇA 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 REGULAMENTO GERAL DE USO DOS LABORATÓRIOS DA ÁREA DA SAÚDE... 04 TÍTULO I DAS NORMAS DE BIOSSEGURANÇA...

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I. OBJETO.. Aquisição de memórias para servidores corporativos da Seção Judiciária do Espírito Santo. 2. ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS Lote Módulo de Memória de 52 Megabytes para servidores

Leia mais

Ministério Público do Rio Grande do Sul PROMOTORIA DE JUSTIÇA CÍVEL DE ERECHIM

Ministério Público do Rio Grande do Sul PROMOTORIA DE JUSTIÇA CÍVEL DE ERECHIM Procedimento n.º INQUÉRITO CIVIL: 00763.00041/2014 Investigada: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E INDUSTRIAL DE ERECHIM TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia 18 de novembro de 2014, o MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA 2012 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO E NATUREZA... 3 CAPÍTULO II - DOS DEVERES... 4 CAPÍTULO III - DO AGENDAMENTO E USO DO LABORATÓRIO...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Regulamenta critérios para operação e manutenção de reservatórios de água potável superiores e inferiores (cisternas), de estabelecimentos

Leia mais

3.1 Atender com o fornecimento de produtos alimentícios os cursos e treinamentos. âmbito da Superintendência Regional do Sudeste SRSE, Aeroporto

3.1 Atender com o fornecimento de produtos alimentícios os cursos e treinamentos. âmbito da Superintendência Regional do Sudeste SRSE, Aeroporto 1 FINALIDADE DO TERMO DE REFERÊNCIA 1.1 O presente Termo de Referência estabelece os requisitos mínimos a serem observados e os parâmetros e diretrizes a serem adotados pela empresa CONTRATADA para fornecimento

Leia mais

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2014 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO HOSPITALAR E COMERCIAL.

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2014 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO HOSPITALAR E COMERCIAL. INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2014 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO HOSPITALAR E COMERCIAL. O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar/ISGH, Organização Social administradora das UAPS Unidades de

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015 1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015 A (DISTRIBUIDORA), nos termos da Portaria do Ministério de Minas e Energia - MME, nº 44, de 10 de março

Leia mais

Art. 1º - O artigo 104 do Decreto Estadual nº 31.455, de 20 de fevereiro de 1987, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º - O artigo 104 do Decreto Estadual nº 31.455, de 20 de fevereiro de 1987, passa a vigorar com a seguinte redação: DECRETO Nº 2, DE 8 DE JANEIRO DE 2015. Altera e acresce dispositivos ao Decreto nº 31.455, de 1987, que regulamenta os arts. 30 e 31 da Lei nº 6.320, de 20 de dezembro de 1983, que dispõem sobre alimentos

Leia mais

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,

Leia mais

PORTARIA CRN-3 N. 262/2012

PORTARIA CRN-3 N. 262/2012 PORTARIA CRN-3 N. 262/2012 Dispõe sobre critérios a serem analisados e fixados, para que o TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA assuma RESPONSABILIDADE TÉCNICA e dá outras providências; A Presidente do Conselho

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome: Endereço: AP: Nome Fantasia: Inscrição Municipal: Nº do Processo: CNPJ: Tipo de Serviço: ( ) Municipal ( ) Filantrópico ( ) Conveniado SUS RJ ( ) Privado ( ) Estadual

Leia mais

Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 6 Título do Procedimento: Limpeza concorrente e terminal da CME

Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 6 Título do Procedimento: Limpeza concorrente e terminal da CME Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 6 Freqüência em que é realizado: Diário/semanal/quinzenal/mensal Profissional que realiza: Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e servidor da empresa terceirizada de

Leia mais

BOAS PRÁTICAS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Segurança ao Cliente, Sucesso ao seu Negócio!

BOAS PRÁTICAS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Segurança ao Cliente, Sucesso ao seu Negócio! BOAS PRÁTICAS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Segurança ao Cliente, Sucesso ao seu Negócio! Dra. Marlise Potrick Stefani, MSc Nutricionista Especialista e Mestre em Qualidade, Especialista em Alimentação Coletiva

Leia mais

Regulamento da Sala de Necropsia do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária (CDPPV)

Regulamento da Sala de Necropsia do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária (CDPPV) INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CONCÓRDIA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CENTRO DE DIAGNÓSTICO E PESQUISA EM PATOLOGIA VETERINÁRIA Regulamento da Sala de Necropsia do Centro de Diagnóstico e Pesquisa

Leia mais

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais