UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TREINAMENTO ESPORTIVO EM VOLEIBOL Código da disciplina: Professor (es): PAULO EDUARDO TORRES TONDATO DRT: Etapa 8ª Carga horária: 03 aulas ( ) Teoria Semestre Letivo: ( ) Prática 1º/2014 Ementa: Nesta disciplina, são detalhadas todas as facetas do voleibol como esporte competitivo, ou seja, seus aspectos táticos ofensivos e defensivos; os diversos tipos de contraataque; as movimentações de cada posição de ataque e defesa, em seus aspectos técnicos e táticos além das preparações física e psicológica específicas do esporte. São também discutidos os elementos técnicos da atuação profissional na modalidade, bem como a postura de treinadores, e os diversos tipos de treinamento, de acordo com a idade e nível das equipes dirigidas. É feita uma análise crítica das principais competições nacionais e internacionais, e são abordadas várias formas de elaboração de planejamentos de treinamentos de curto médios e longos prazos, além do plano de uma sessão de treino. Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Elaborar, desenvolver e avaliar programas que visem visando melhoria da performance motora específica no voleibol, através de 90 horas de atividades acadêmicas práticas e teóricas Elaborar, desenvolver e avaliar propostas de planificação tática para equipes de voleibol, realizando o diagnóstico do público alvo, propondo conteúdos e estratégias adequados. Elaborar, desenvolver e avaliar propostas de treinamento de equipes atletas de voleibol, realizando o diagnóstico do público alvo, propondo conteúdos e estratégias adequados. Elaborar e desenvolver projetos para a condução de equipes de voleibol. Elaborar, desenvolver e avaliar propostas que visem a compreensão do voleibol como atividade esportiva e lúdica contemporânea Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecimento e compreensão do voleibol como esporte competitivo no cenário nacional e internacional Conhecer e relacionar os fatores Planejar, e executar programas de treinamento de voleibol no contexto da iniciação e rendimento esportivo. Planejar e executar procedimentos de avaliação e controle dos fatores condicionantes ao desempenho esportivo no voleibol. Valorizar os procedimentos de avaliação, execução e controle dos fatores condicionantes ao desempenho esportivo do voleibol em programas de iniciação e rendimento.

2 condicionantes do desempenho esportivo no voleibol Conteúdo Programático: Unidade Temática 1: Preparação Física em Voleibol Dimensão Conceitual: Compreenção da diversas metodologias para desenvolver as capacidades motoras específicas do voleibol Dimensão Procedimental: Aplicação dos meios e métodos para o treinamento das capacidades motoras Dimensão Atitudinal: Dicernimento quanto a operacionalizaçaõ da preparação física Unidade Temática 2: Condução de equipe de voleibol Dimensão Conceitual: Compreensão dos tipos de liderança Dimensão Procedimental: Identificar as reais necessidade do aprendiz e de uma equipe quanto: a) preparo psicológico b) pedidos de tempo c) substituições Dimensão Atitudinal: Avaliar o comportamento técnico nas diferentes situações que podem ocorrer dentro da quadra Unidade Temática 3: O Atleta de voleibol Dimensão Conceitual: Análise da importância das medidas antropométricas e da aptidão física para a prática do voleibol de alta performance Dimensão Procedimental: Análise crítica e perceptiva da relação entre a relação entre genótipo e fenótipo aplicados ao voleibol Dimensão Atitudinal: Valorização da adequação na detecão e selecão de talentos em voleibol. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a fin alidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais.

3 Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problemas e propondo soluções. b) Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. c) Visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações interpessoais deste contexto. d) Palestras com convidados: acompanhar a apresentação de profissionais e/ou acadêmicos tomando contato com a diversidade de experiências e conhecimentos, além de ampliar e enriquecer o conteúdo da disciplina. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Critérios de Avaliação: De acordo com a resolução (Resolução nº 29/2013, de 19/12/2013) (A.I.1a) Avaliação Intermediária 1 = 5,0 (A.I. 1b) Avaliação Intermediária 2 = 5,0 (A.I. 2) Avaliação Intermediária 3 = 10,0 A1 (soma de A1a + A1b) + A2 = 10,0 / 2 A média aritmética entre as diversas Avaliações Intermediárias deverá ser igual ou superior a 7,5 (sete e meio) para APROVAÇÃO DO ALUNO. Caso não consiga esta média o aluno deverá fazer a Prova Substitutiva (PS) e trocar a nota desta prova pela de menor valor entre as Avaliações Intermediárias, sendo neste caso necessário atingir a média 6,0 (seis) Se o aluno continuar sem atingir a média, deverá realizar a Prova Final (PF) e seguir o

4 mesmo procedimento. (P.S.) Prova Substitutiva (sobre todo conteúdo) = 10,0 (Se necessário). (P.F) Prova Final (sobre todo conteúdo) = 10,0 (Se necessário). Considerando as especificidades da disciplina e, em concordância com a resolução 1/2012, a elaboração de relatórios ou atividades de estágio corresponderá a 50% da média final. As notas atribuídas às atividades de Estágio somente serão validadas mediante entrega de toda a documentação oficial que comprova a conclusão do Estágio Obrigatório. Bibliografia Básica: AMERICAN SPORT EDUCATINO PROGRAM, Ensinando Voleibol para Jovens. Editora Manole Ltda São Paulo BARBANTI, V.J. Formação de esportistas. Barueri: Manole, 2005 BOJIKIAN, J. C & BOJIKIAN, L.P. Ensinado Voleibol. Phorte Editora São Paulo, 4ª edição, 2005 e Martin, D: Carl K; Lehnertz K. Manual de Teoria do Treinamento Esportivo. Phorte Editora São Paulo: 2008 MESQUITA, I. Ensinar bem para aprender melhor o jogo de voleibol. In Tani, G.; Bento, J.O.; Petersen, R.D.; PEDAGOGIA DO DESPORTO. Rio de Janeiro : Editora Guanabara Koogan S.A., Bibliografia Complementar: BOJIKIAN, J.C.M. Vôlei Vs Vôlei, Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, I, Ano I, p, , São Paulo-SP GRECO, P.J. Iniciação Esportiva universal Novos Conceitos em Treinamento Esportivo. Distrito Federal: Publicações INDESPE/ Ministério de esporte e Turismo, l999 BOJIKIAN, J. C. M. Voleibol não é um jogo de azar Revista do Volei, São Paulo, V.1,n.1, abril, Sessão técnica e tática- Disponível em: acesso em junho de 2003 WEINCK, J. O Treinamento Ideal. Editora Manole - São Paulo, 1999.

5 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ADULTOS II Professor (es): DRT: Denise Elena Grillo Carga horária: 03 aulas (02) Teoria (01) Prática Ementa: Código da disciplina: Etapa 8ª Semestre Letivo: 1º/2014 A disciplina apresenta e discute os fundamentos teóricos da elaboração de programas de Educação Física para adultos, destacando conceitos relevantes para a elaboração de diagnósticos, elaboração de planejamentos e para a implantação de projetos. São apresentados os conceitos de qualidade de vida no trabalho (QVT) e promoção de saúde no trabalho, o estresse no mundo contemporâneo, e a educação física como parte integrante de um programa de qualidade de vida no ambiente corporativo. A disciplina aborda também os conceitos e características das práticas corporais complementares (ocidentais e orientais) destacando elementos que podem ampliar o repertório dos alunos para a implantação de programas nesta faixa etária. Objetivos: - Conhecimento das características da idade adulta quanto aos aspectos psicossocial, cognitivo e físico-motor. - Conhecimento das possibilidades de intervenção profissional - Elaboração de diagnóstico junto às equipes das empresas responsáveis pelo programa (departamento médico, recursos humanos, comitê de qualidade de vida, grêmio ou associação de funcionários) - Criação de projetos de educação física para adultos que possam ser desenvolvidos em empresas (tipos de programa ou eventos); - Simulação de implantação de projetos de educação física no ambiente de trabalho. - Elaboração de diagnóstico do perfil do aluno ou grupo de alunos e adequação da proposta de educação corporal. Identificação das possibilidades de inserção de conceitos e técnicas de práticas corporais alternativas de acordo com o cliente e a demanda do programa. - Criação de aulas, programas e eventos que tenham inseridos em seu conteúdo práticas corporais alternativas Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer as características da idade adulta quanto aos aspectos psicossocial, cognitivo e físico-motor. Conhecer das possibilidades de intervenção profissional. Realizar diagnósticos, planejamento e execução de programas Educação Física para adultos com foco na melhora e manutenção das condições gerais de saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho; Reconhecer e analisar a Desenvolver o senso crítico em relação aos programas existentes no mercado de trabalho

6 Conteúdo Programático: viabilidade de execução de programas Unidade Temática 1: A educação física como promotora de saúde e qualidade de vida no trabalho (QVT). Programas de educação física nas empresas. Dimensão Conceitual: Promoção de saúde no trabalho e estilo de vida, conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT) e dimensão biospsicossocial no trabalho, conceitos e objetivos da educação física como componente da QVT. Dimensão Procedimental: elaboração de diagnóstico junto às equipes das empresas responsáveis pelo programa (departamento médico, recursos humanos, comitê de qualidade de vida, grêmio ou associação de funcionários); criação de projetos de educação física para adultos que possam ser desenvolvidos em empresas (tipos de programa ou eventos); simulação de implantação de projetos de educação física no ambiente de trabalho. Dimensão Atitudinal: interpretação crítica das normas e valores que são comuns na cultura organizacional; conhecimento das formas de apresentação verbal, pessoal e por meio escrito habitualmente utilizadas nas organizações; compreensão das formas de relacionamento / ética nas organizações. Unidade Temática 2: As práticas corporais complementares como repertório de programas de educação física para adultos. Dimensão Conceitual: aspectos psicossociais, cognitivos,emotores do trabalho corporal com adultos, compreensão de programas de educação corporal como componentes biopsicossociais, integrando questões comportamentais (afetivas e emocionais), motoras (habilidades e capacidades) e sociais. Correntes de pensamento: integralista e particularista; visão geral das técnicas ocidentais e orientais; conceitos e aplicações em programas de educação física das seguintes práticas corporais: bioenergética, alongamento global ativo, ginástica holística, educação somática, massagem antiestresse e relaxamento dirigido. Dimensão Procedimental: elaboração de diagnóstico do perfil do aluno ou grupo de alunos e adequação da proposta de educação corporal. Identificação das possibilidades de inserção de conceitos e técnicas de práticas corporais alternativas de acordo com o cliente e a demanda do programa. Criação de aulas, programas e eventos que tenham inseridos em seu conteúdo práticas corporais alternativas. Dimensão Atitudinal: reconhecer as possibilidades de utilização dos conhecimentos das práticas corporais alternativas, porém tendo a clareza da necessidade de aprofundamento em áreas específicas e o bom senso de, quando necessário, indicar os alunos para profissionais capacitados de forma mais adequada. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem,

7 proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situaçõesproblemas e propondo soluções. b) Recursos audio-visuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. c)visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações interpessoais deste contexto. d) Palestras com convidados: acompanhar a apresentação de profissionais e/ou acadêmicos tomando contato com a diversidade de experiências e conhecimentos, além de ampliar e enriquecer o conteúdo da disciplina. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Critérios de Avaliação: De acordo com o novo Regulamento Acadêmico da Universidade (Resolução nº 29/2013, de 19/12/2013) 1. Estará aprovado, sem necessidade de realizar Prova Final (PF), o aluno que obtiver Média Intermediária (resultado de avaliações e ou atividades) igual ou superior a 7,5. 2. Caso não consiga atingir esta nota o aluno poderá realizar Prova Substitutiva (PS), no final do semestre, em data pré-determinada e abrangendo todo o conteúdo do semestre.a nota da PS substituirá a menor Nota Intermediária (NI) obtida (seja por ausência, seja por rendimento). 3. Se com esta substituição(de uma das notas intermediárias) o aluno atingir a Media Intermediária igual ou superior a 7,5, estará aprovado sem a necessidade de realizar a PF. Caso isto não aconteça, deverá realizar a PF necessitando, para aprovação, de media igual ou superior a 6,0. 4. Não há mais vista de Prova Final (PF).

8 Exemplos com notas valendo de 0-10,0 NI1 (7,5) + NI2 (7,5)= MI 7,5 - APROVADO DIRETOO 2 NI1 (4,5) + NI2 (7,5)= MI 6,0 - PODE FAZER PROVAA SUBSTITUTIVA 2 PS = 7,5 APROVADO DIRETO PS = 5,55 DEVERÁ FAZER PROVA FINAL MI(6,5) + PF (5,5)= MF 6,0 APROVADO 2 MI (6,5) 2 (PS) Prova Substitutiva (sobre todo conteúdo) = 10,0 (Se necessário). (PF) Prova Final (sobre todo conteúdo) = 10,0 (Se necessário). Bibliografia Básica: GOBBI, S., VILLAR, R., ZAGO, A S. Bases Teórico-Práticas do Condicionamento Físico. Rio de Janeiro: Guanabaraa Koogan, LORENZETTO, L.A.; MATTIESEN, S. Q. Práticas Corporais Alternativas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Bibliografia Complementar: + PF (4,5)= MF 5,5 REPROVADOO FRANÇA, A.C.L. Qualidade de vida no trabalho - QVT. São Paulo: Atlas, KALLAS, D.B. Guia Brasileiro de Práticas Corporais e Qualidade Q de Vida no Trabalho. São Paulo: Editora ABTD, KELEMAN, S. Corporificando a Experiência: construindo uma vida pessoal.summus, KELEMAN, S. Anatomia Emocional. São Paulo: Summus, LIMA, V. Ginástica Laboral atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, RAMOS, Denisee Gimenez.. A psique do corpo: a dimensãoo simbólica da doença. 4. ed. São Paulo: Summus, 2006 POLITO, E., BERGAMASCHI,E.C. Ginástica Laboral: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, SOUCHARD, Ph.E. O Streching Global Ativo a reeducação corporal a serviço do esporte. São Paulo: Manole, 1996/2005.

9 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS Código da disciplina: Professor (es): GREICE KELLY DE OLIVEIRA DRT: Etapa 8ª Carga horária: 03 aulas ( ) Teoria Semestre Letivo: 1º/2014 ( ) Prática Ementa: A disciplina possibilita o estudo, o conhecimento e a aplicabilidade das práticas corporais alternativas em diferentes campos de atuação dos bacharéis em Educação Física. Estuda as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de diversos tipos de práticas corporais alternativas enfatizando o caráter formador e tranformador subjacente a estas. Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer os aspectos contextuais e terminológicos das atividades físicas alternativas e das práticas corporais alternativas. Conhecer os princípios, fundamentos e histórico refentes a essas diferentes práticas. Conteúdo Programático: Reconhecer os aspectos relevantes das práticas corporais alternativas e sua utilização no cotidiano profissional e no contexto social contemporâneo. Pesquisar, elaborar e aplicar propostas de práticas corporais alternativas. Valorizar as implicações das diferentes práticas corporais alternativas para o desenvolvimento humano e da promoção da saúde. Unidade Temática 1: A dimensão conceitual das Atividades Físicas Alternativas Estudo conceitual e histórico sobre os termos Atividades Físicas alternativas e Práticas Corporais Alternativas Valorização e Implicações das práticas corporais alternativas para a prática do profissional da Educação Física. Unidade Temática 2: Classificações das Práticas Corporais Alternativas 2.1. Ginásticas, Jogos, Lutas, Esportes e Danças considerados alternativos na nossa

10 sociedade Principais práticas corporais orientais e ocidentais difundidas em nível nacional Princípios das práticas corporais holísticas Princípios dos esportes alternativos. Unidade Temática 3: Metodologias de Ensino das diferentes práticas corporais alternativas 3.1. A importância do conhecimento dos pressupostos teóricos e metodológicos das diferentes práticas corporais alternativas A aplicabilidae das práticas corporais alternativas nos diversos grupos de indivíduos e locais A adaptação e transformação dos objetivos e métodos das diferentes práticas corporais alternativas. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Vivências: experiências práticas das práticas corporais alternativas eleitas no planejamento participativo. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no quais os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. Visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a

11 intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações interpessoais deste contexto. Palestras com convidados: acompanhar a apresentação de profissionais e/ou acadêmicos tomando contato com a diversidade de experiências e conhecimentos, além de ampliar e enriquecer o conteúdo da disciplina. Critérios de Avaliação: A Média Final para aprovação deve ser 7,5 (Média das Avaliações Intermediárias) ou 6,0 (PROVA FINAL) A média Final de Promoção (MF) será definida a partir da seguinte fórmula: MF= ou > 7,5 Sendo a MF= AI + AII /2 MF: Média Final AI: Avaliação Intermediária I AII: Avaliação Intermediária I Caso o aluno não consiga aprovação na 1ª fase de avaliação deverá realizar PS= prova substituiva (para substituir uma das AI(s) e/ou realizar a PF. Caso o aluno venha a realizar a PF, a MF para aprovação passa a ser = ou > 6,0 MF= ou > 6,0 MF= MAI + PF /2 MF: Média Final MAI: Média das Avaliações Intermediárias (substituídas ou não pelas PS) PF: Prova Final Avaliação Intermediária: A1: Prova (5,0 pontos) + Tarefas (5,0)= 10,0 A2: Trabalho Teórico-prático = 10,0 Bibliografia Básica: LUCENA, R. F. Esporte na cidade. Campinas: Autores Associados, SCHWARTZ, G.M. Aventuras na Natureza: consolidando significados. Editora Fontoura, 1ª. edição, UVINHA, R. R. Juventude, Lazer e Esportes radicais. São Paulo: editora Manole, Bibliografia Complementar: BEROUOU, Y.; GACHET, C.; MATERA, M.; MATERA, P; MAZARD, G. E PRUNEAU, C. Juegos de Escalada. Barcelona: Inde, BLAZQUEZ SANCHEZ, D. La Iniciacion Deportiva e el Deporte Escolar. Barcelona: Inde, 1999 BUCHER, W. e WICK, G ejercicios y juegos de deportes alternativos. Madrid: ed.

12 Hispano-Europea, ELSTNER, F. Jogue conosco: brincadeiras e esportes para todos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, ESCAMEZ, J. L. M. Iniciação dos jogos e Esportes Alternativos. Belo Horizonte: editora Itatiaia, GARIJO, J. L.; SERRANO, M. D. e LOPEZ, M. C. Juegos Alternativos para primaria. Barcelona: Inde, GUILLEN, R.; LAPETRO, S. y CASTERAL, J. Actividade em la naturaleza. Barcelona: Inde, MIRANDA, R. Esporte e Meio Ambiente: Motivação para a Aventura. Revista Mineira de Educação Física. vol.10, nº 1, ano X, 2002, p COSTA, V. L. M. e TUBINO, M. J. G. A Aventura e o Risco na Prática de Esportes Vinculados à Natureza. Motus Corporis. vol.6, nº 2, novembro de 1999, p MARINHO, A. Natureza, Tecnologia e Esportes: Novos Rumos. Conexões: Educação, Esporte e Lazer. Vol. 1, nº 2, junho de 1999, p GUZMÁN, K. L. Modalidades Deportivas de Sliz. revista digital Buenos Aires, ano 7, nº 37, junho de GUZMÁN, K. L. e BOYERO, M. P. Nuevas Tendencias Deportivas: Deportes de Sliz. revista digital Buenos Aires, ano 6, nº 30, febrero de GUZMÁN, K. L. Deportes de Sliz. Equilibrio y acrobacia. Clasificacion. revista digital Buenos Aires, ano 7, nº 34, abril de 2001.

13 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: AVALIAÇÃO FÍSICA Professor (es): KAMILA SANTOS RESSURREIÇÃO Carga horária: 03 aulas ( 02 ) Teoria ( 01 ) Prática Ementa: DRT: Código da disciplina: Etapa 8ª Semestre Letivo: 1º/2014 A disciplina de Avaliação Física traz informações sobre testes utilizados em algumas modalidades esportivas e em determinadas atividades físicas, bem como os procedimentos necessários para elaboração de Avaliação Física em academias e clubes. Após cursar essa disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender as bases fisiológicas da avaliação física. A compreensão desse aspecto deve auxiliar o aluno a selecionar e aplicar testes e medidas que atendam às demandas do cliente/atleta. Objetivos: Nesta disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Identificar e compreender as bases fisiológicas das diferentes variáveis condicionantes a serem avaliadas; Compreender a importância da avaliação para a prescrição de exercício/treinam ento físico; Conhecer os processos de elaboração e escolha dos testes e medidas a serem empregadas; Identificar as variáveis que devem ser avaliadas em Habilidades Executar e aplicar os testes estudados Manejar os instrumentos de cada teste Atitudes, Normas e Valores Valorizar e propiciar situações de segurança nos procedimentos da elaboração de uma rotina de ginástica geral ao se utilizar movimentos acrobáticos. Valorizar a importância do profissional no processo ensino - aprendizagem na área das ginásticas. Valorizar as formas de comunicação oral e escrita de um professor. Despertar no aluno o conhecimento das atividades gímnicas.

14 função das características do programa de educação física ou treinamento esportivo. Conteúdo Programático: Unidade Temática 1: Objetivo da realização de testes e avaliações Dimensão Conceitual: Compreensão dos ganhos para o cliente/atleta; Conhecimento das limitações dos procedimentos de testagem e de avaliação; Compreensão das características dos testes de laboratório versus testes de campo; Análise dos critérios importantes na seleção de testes Dimensão Procedimental: Identificação do procedimentos básicos para uma avaliação adequada Dimensão Atitudinal: Posicionamento frente à utilização de testes avaliações; Condutas básicas sobre a prestação de informação pré e pós teste ao avaliando; Valorização de procedimentos éticos e do sigilo Unidade Temática 2: Determinação e Avaliação da composição corporal Dimensão Conceitual: Análise dos aspectos teóricos da avaliação da composição corporal; medidas de espessuras de dobras cutâneas, circunferências e diâmetros. Dimensão Procedimental: Identificação das técnicas e cuidados a serem tomados para a realização das medidas supracitadas Dimensão Atitudinal: Valorização de condutas e comportamentos adequados no local de avaliação Unidade Temática 3: Testes de Avaliação de Neuro motora e de Aptidão Física envolvendo capacidades físicas como: Flexibilidade; Força; Agilidade; coordenação motora; equilíbrio; entre outras. Dimensão Conceitual: Análise do conceito das capacidades físicas flexibilidade; força; agilidade; coordenação motora; equilíbrio e conhecimento dos testes Dimensão Procedimental: Identificação dos procedimentos necessários à condução dos testes; elaboração, análise e interpretação dos resultados Dimensão Atitudinal: Valorização da análise crítica sobre os processos de desenvolvimento da flexibilidade e desempenho esportivo; Percepção e posicionamento frente ao uso de esteróides anabólicos Unidade Temática 5: Testes e Avaliação da Capacidade aeróbias Dimensão Conceitual: Conceituação de potência aeróbia; Conhecimento dos fatores determinantes e limitantes da potência aeróbia; Compreensão da importância da potência aeróbia em função da atividade a ser praticada; Conhecimento dos conceitos envolvidos na medida direta e indireta do consumo máximo de oxigênio; Compreensão do conceito de limiar anaeróbio; Análise dos métodos para determinação da capacidade aeróbia: máxima fase estável do lactato sangüíneo, limiar de lactato, limiar anaeróbio (concentração fixa), teste de Conconi e velocidade crítica; Críticas ao conceito de limiar anaeróbio

15 Dimensão Procedimental: Seleção de testes; Identificação dos procedimentos e análises para mensuração da potência e capacidade aeróbias; Identificação dos cuidados e procedimentos durante a execução de testes de potência e capacidade aeróbias Dimensão Atitudinal: Valorização do comportamento ético frente à aquisição de dados biológicos; Posicionamento e capacidade de percepção da importância de adaptação do teste às características do indivíduo avaliado; Percepção da importância da informação e esclarecimento do avaliado sobre procedimentos envolvendo medidas e avaliação Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Aulas em laboratório: familiarizar os graduandos para a utilização de técnicas de manipulação de instrumentos e equipamentos específicos, como também vivenciar a aplicação de experimentos e coleta de dados. Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situaçõesproblemas e propondo soluções. b) Recursos audio-visuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo,

16 músicas e poesias. c) Visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações interpessoais deste contexto. d) Palestras com convidados: acompanhar a apresentação de profissionais e/ou acadêmicos tomando contato com a diversidade de experiências e conhecimentos, além de ampliar e enriquecer o conteúdo da disciplina. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Critérios de Avaliação: De acordo com o novo Regulamento Acadêmico da Universidade (Resolução nº 29/2013, de 19/12/2013) a avaliação do rendimento escolar se dará por: Média Parcial igual ou maior que 7,5 (antes ou após a Prova Substitutiva) = APROVADO Média Parcial menor que 7,5 (após a prova substitutiva) realiza a Avaliação Final (AF) Média Final igual ou maior que 6,0 = APROVADO MP = A1+A2 2 MF = AF+MP 2 A1 = Relatório e ficha de estagio A2 = trabalho em grupo. Bibliografia Básica: COSTA, R. F. Composição Corporal. Teoria e Prática da Avaliação. São Paulo: Manole, MARINS, J.C.B & GIANNICHI, R.S. Avaliação e prescrição da atividade física: guia prático. Rio de Janeiro: Shape Ed., ROCHA, P.E.C. Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte. 3ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, SANCHÉZ, D. B. Evaluar en Educación Física. Barcelona: INDE Publicaciones, 1999 Bibliografia Básica: BLOOMFIELD, J. Postura e proporcionalidade no esporte. In ELLIOT, B.; MESTER, J. Treinamento no esporte: aplicando ciencia no treinamento. Guarulhos: Phorte, 2000 GHORAYEB, N. & BARROS, T.L. (Org.) O Exercício: preparação fisiológica, avaliação médica. São Paulo: Manole, capítulo 12 Cineantropometria. GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo:

17 CLR Baliero, HEYWARD, V. H.; STOLARCZYK, L. M. Avaliação da composição corporal aplicada. São Paulo: Manole, LEITE, P.F. Prevenção e reabilitação - Aptidão Física, Esporte e Saúde. São Paulo: Robe Editorial, capítulo Terceira Idade, Escola e Obesidade.

18 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: DETECÇÃO, SELEÇÃO E PROMOÇÕES DE TALENTOS ESPORTIVOS Professor (es): EDUARDO VINÍCIUS MOTA E SILVA Carga horária: 03 aulas ( 03) Teoria ( ) Prática DRT: Código da disciplina: Etapa 8ª Semestre Letivo: 1º/2014 Ementa: A disciplina apresenta e discute os aspectos relativos aos fundamentos teóricos da concepção de talento, os conceitos de talento esportivo, o desempenho esportivo, bem como as condições de verificação para a promoção do talento esportivo de alto nível. São abordados também, os aspectos inerentes à detecção e seleção de talentos esportivos, o prognostico de talentos esportivos, assim como o processo de seleção e formação (treinamento de longo prazo) de talentos esportivos, apresentando e discutindo a problemática referente aos processos de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores a: Conhecer os aspectos teóricos referentes a problemática da detecção, seleção e promoção de talentos esportivos; b: Compreender os aspectos relativos a possibilidade e limites do prognostico de talentos; c: Conhecer as possibilidades teóricas de detecção e seleção de talentos; d: Entender as relações entre crescimento e desenvolvimento e capacidade de desempenho a: Elaborar projetos para a detecção, seleção e promoção de talentos esportivos; b: Conseguir identificar falhas nos processos de formação esportiva e elaborar mudanças adequadas a diferentes realidades; c: Construir um referencial teórico a respeito da temática detecção, seleção e promoção de talentos esportivos a: Cooperar na elaboração e execução de propostas em grupo b: Valorizar o domínio do vocabulário próprio da profissão c: Valorizar as formas de comunicação oral e escrita d: aceitar e saber trabalhar as diferenças entre os colegas e: Conscientizar-se da sua importância no processo de formação esportiva

19 esportivo - quanto aos seus aspectos gerais, e, especificamente com relação ao desenvolvimento e treinamento das capacidades condicionais e coordenativas; e: Conhecer e compreender projetos para a detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. Conteúdo Programático: Unidade Temática 1: O talento Dimensão Conceitual: Conhecimento dos aspectos teóricos referentes a extensão e conteúdo de talento; conhecimento dos aspectos teóricos referentes aos conceitos de talento esportivo; apresentação da literatura existente na área sobre os conceitos de talento esportivo. Dimensão Procedimental: Desenvolvimento das habilidades de síntese, análise e interpretação gráfica e textual; organização e elaboração de trabalhos em grupo. Dimensão Atitudinal: Valorização da atitude investigativa diante da necessidade de caracterização do termo talento esportivo. Unidade Temática 2: O prognóstico do talento esportivo Dimensão Conceitual: Conhecimento das condições limitantes pessoais e sociais do desempenho esportivo no período infanto-juvenil; conhecimento dos problemas do "burn out" e do "drop out" de jovens atletas; Conhecimento sobre as possibilidades teóricas de detecção e seleção do talento esportivo. Dimensão Procedimental: Desenvolvimento das habilidades de síntese, análise e interpretação gráfica e textual das variáveis relativas ao crescimento físico e ao desenvolvimento motor, organização e elaboração de trabalhos em grupo. Dimensão Atitudinal: Percepção e valorização a necessidade de uma postura fundamentada e investigativa diante as particularidades decorrentes dos processos de desenvolvimento do talento esportivo. Unidade Temática 3: Crescimento e Desenvolvimento e Desempenho Esportivo Dimensão Conceitual: Conhecer as relações entre crescimento e desenvolvimento e capacidade de desempenho esportivo; Conhecer as possibilidades de desenvolvimento e treinamento das capacidades condicionais e coordenativas relacionadas ao desempenho esportivo. Dimensão Procedimental: Desenvolvimento das habilidades de síntese, análise e interpretação gráfica e textual das variáveis relativas ao crescimento físico, a maturação biológica e ao desempenho esportivo; organização e elaboração de trabalhos em grupo. Dimensão Atitudinal: Percepção e valorização a necessidade de uma postura fundamentada e investigativa diante das particularidades decorrentes dos processos de crescimento e desenvolvimento durante a adolescência, sobretudo aqueles decorrentes da problemática idade cronológica/ idade biológica inerente ao processo de promoção do talento esportivo.

20 Unidade Temática 4: Projetos em Detecção, Seleção e Promoção de Talentos Esportivos Dimensão Conceitual: Conhecimento de estudos e projetos sobre a detecção, seleção e promoção do talento esportivo. Dimensão Procedimental: Desenvolvimento de habilidades de síntese, análise e interpretação gráfica e textual e a elaboração de projetos relacionados a detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. Dimensão Atitudinal: Percepção e valorização a necessidade de uma postura fundamentada e investigativa diante das particularidades decorrentes da criação de projetos na área do talento esportivo Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer sejam realizadas individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem. Aulas em laboratório: familiarizar os graduandos para a utilização de técnicas de manipulação de instrumentos e equipamentos específicos, como também vivenciar a aplicação de experimentos e coleta de dados. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problemas e propondo soluções.

21 b) Recursos audio-visuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. c) Visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações interpessoais deste contexto. d) Palestras com convidados: acompanhar a apresentação de profissionais e/ou acadêmicos tomando contato com a diversidade de experiências e conhecimentos, além de ampliar e enriquecer o conteúdo da disciplina. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Critérios de Avaliação: De acordo com o novo Regulamento Acadêmico da Universidade (Resolução nº 29/2013, de 19/12/2013) a avaliação do rendimento escolar se dará por: A. Avaliações intermediárias (5 pontos): Elaboração e apresentação de trabalho de pesquisa sobre programas de detecção de talentos em diferentes países. (1,5). Elaboração e apresentação de trabalho de pesquisa sobre programas nacionais de detecção de talentos em diferentes modalidades. (2,5). Participação nas atividades propostas em sala de aula (1,0). B. Prova intermediária (5 pontos) MÉDIA PARCIAL= A+B. 1. Média Parcial igual ou maior que 7,5 (antes ou após a Prova Substitutiva) = APROVADO 2. Média Parcial menor que 7,5 (após a prova substitutiva) realiza a Avaliação Final (AF) 3. Média Final igual ou maior que 6,0 = APROVADO MÉDIA FINAL = AF+MP 2 Bibliografia Básica: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, JOCH, W. O talento esportivo: identificação, promoção e perspectivas do talento. Rio de Janeiro: Publishing House Lobmaier, SILVA, L. R. R. Desempenho Esportivo: treinamento com crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

22 Bibliografia Complementar: BOMPA, T.O. Treinamento total para jovens campeões. São Paulo: Ed. Manole, DE ROSE Jr., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed editora, MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo: Editora Roca, TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, WEINECK, J. Treinamento ideal. São Paulo: Ed. Manole, 1999.

23 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS II Professor (es): DENISE ELENA GRILLO Carga horária: 03 aulas ( 03) Teoria ( ) Prática Ementa: DRT: Código da disciplina: Etapa 8ª Semestre Letivo: 1º/2014 A disciplina apresenta subsídios para que os alunos sejam capazes de realizar diagnósticos, tomar decisões em relação aos objetivos e conteúdos de um programa e escolher as estratégias mais adequadas para a implantação de programas de Educação Física para idosos. Apresenta referenciais de avaliação física para o idoso e desenvolve as orientações para avaliação da capacidade funcional, avaliação psico-social e do nível de atividade física. Finalizando, propõe uma mudança de perspectiva dos alunos ao tomar contato com a realidade do processo de envelhecimento. Objetivos: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Compreender as necessidades, objetivos, significados, valores de vida do idoso e sua relação com a atividade motora. Conteúdo Programático: Diagnosticar, planejar e executar programas de Educação Física para idosos com foco na melhora e manutenção das condições gerais de saúde e qualidade de vida respeitando as peculiaridades desta faixa etária. Unidade Temática 1: Sistema Nervoso e Envelhecimento Sensibilizar o pensamento crítico sobre o papel e a intervenção da Educação Física na fase senil nos diferentes campos profissionais. o o o Dimensão Conceitual: Principais modificações fisiológicas do sistema nervoso com o envelhecimento, processos patológicos mais prevalentes e diretrizes gerais de prescrição de exercícios. Dimensão Procedimental: Elaboração de programas de exercícios voltados para o desenvolvimento do sistema nervoso. Dimensão Atitudinal: Reconhecimento da diversidade existente na população idosa e das influências nas aulas de educação física para esta faixa etária. Unidade Temática 2: Sistema Sensório Motor e Envelhecimento o Dimensão Conceitual: Principais modificações fisiológicas do sistema sensório motor com o envelhecimento, processos patológicos mais prevalentes e diretrizes

24 o o gerais de prescrição de exercícios. Dimensão Procedimental: Elaboração de programas de exercícios voltados para o desenvolvimento do sistema sensório motor. Dimensão Atitudinal: Reconhecimento da diversidade existente na população idosa e das influências nas aulas de educação física para esta faixa etária. Unidade Temática 3: Sistemas Cardiovascular e Respiratório e Envelhecimento o o o Dimensão Conceitual: Principais modificações fisiológicas dos sistemas cardiovascular e respiratório com o envelhecimento, processos patológicos mais prevalentes e diretrizes gerais de prescrição de exercícios. Dimensão Procedimental: Elaboração de programas de exercícios voltados para o desenvolvimento dos sistemas cardiovascular e respiratório. Dimensão Atitudinal: Reconhecimento da diversidade existente na população idosa e das influências nas aulas de educação física para esta faixa etária. Unidade Temática 4: Sistemas Endócrino e Imunológico e Envelhecimento o o o Dimensão Conceitual: Principais modificações fisiológicas dos sistemas endócrino e imunológico com o envelhecimento, processos patológicos mais prevalentes e diretrizes gerais de prescrição de exercícios. Dimensão Procedimental: Elaboração de programas de exercícios voltados para o desenvolvimento dos sistemas endócrino e imunológico. Dimensão Atitudinal: Reconhecimento da diversidade existente na população idosa e das influências nas aulas de educação física para esta faixa etária. Unidade Temática 5: Programas de educação física para idosos Dimensão Conceitual: Caracterização dos conceitos necessários para adequação dos programas no meio terrestre e líquido às peculiaridades do idoso e compreensão do impacto do exercício regular sobre os sistemas fisiológicos, riscos do exercício em idosos, tipos de programas para idosos. Dimensão Procedimental: Criação de programas adequados aos referenciais previamente avaliados em diagnósticos que possibilitem uma melhora da qualidade de vida do idoso nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Dimensão Atitudinal:Valorização da atitude de educador frente aos idosos buscando a promoção da autonomia e independência dos mesmos. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: CRESCIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FISICA 4ª. ETAPA

Leia mais

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: TEORIA E

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª. ETAPA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS Código da disciplina: 282.6811.3 Professor

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BIOMECÂNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BASES BIOLÓGICAS

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: LIBRAS -

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Código: FIS09 Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Planejamento e Organização de Eventos Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DO VOLEIBOL I Professor (es): RONÊ PAIANO Carga horária:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física na Código: FIS09 Educação Infantil Professor: Gilson Pereira Souza

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia dos Esportes na Código: FIS13/1 Natureza Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR II Código da disciplina: 282.6500-9 Professor

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Didática Geral Código: LET53 Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: gilson.souza@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DO VOLEIBOL II Professor (es): DRT: RONÊ PAIANO 2003523

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Ao fim do curso, o aluno terá desenvolvido e aprofundado seus conhecimentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Coordenação do Curso de Educação Física CCEF

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Coordenação do Curso de Educação Física CCEF DISCIPLINA DO 8º SEMESTRE I IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Código Denominação Créditos CH Total CH Semanal EF Estágio Supervisionado III 10 150 10 II INDICAÇÃO DE PRÉ-REQUISITO(S) Estágio Supervisionado II III

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Professora: Ana Carolina S. de Oliveira e-mail: ana.oliveira@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Gilson Pereira Souza e-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: TEORIA E

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TREINAMENTO ESPORTIVO EM HANDEBOL Professor (es): DRT: RUDNEY UEZU 201.105-4

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: VII Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: VII Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Código: DIV87 Popular Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES QUÁTICOS I Professor (es): DRT: SÔNIA CAVALCANTI

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Coordenação Pedagógica Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) A escola como organização educativa e suas dimensões

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão escolar democrática:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO Mestrado/Doutorado PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO Mestrado/Doutorado PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO Mestrado/Doutorado PLANO DE ENSINO 1. Caracterização do Seminário Avançado Título: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Israel Caboclo de Lima Neto e-mail:

Leia mais

Metodologia do Treino

Metodologia do Treino Metodologia do Treino 6 ECTS 1.º Ano, 2.º Semestre Área Científica Educação Física e Desporto (EFD) Objetivos de Aprendizagem Conhecer e fundamentar conceitos essenciais da metodologia do treino; Desenvolver

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Educação Física / Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I Plano de ensino Departamento responsável: Departamento de Desportos Data de Aprovação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Curso: Técnico em Agropecuária (Integrado) Série: 1 º, 2º E 3º anos Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: Gertrudes Nunes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Áreas de investigação Edital Normativo 03/2014 A Comissão de Pós-Graduação da Escola de Educação Física, conforme disposto no subitem VIII.11 do Regulamento da Comissão Coordenadora do Programa, baixado

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Código: FIS00 Física e do Esporte Professor: Gilson Pereira

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Código: FIS12 Professor: Profa. Dra. Ana Carolina Santana

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Contabilidade de Custos Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Custos : Origem, Evolução

Leia mais

PLANO DE CURSO. 2. Identificar os conteúdos socioeducativos do ensino/aprendizagem do voleibol e do Handebol;

PLANO DE CURSO. 2. Identificar os conteúdos socioeducativos do ensino/aprendizagem do voleibol e do Handebol; PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia das Modalidades Esportivas Coletivas I Professor: Israel Caboclo de Lima Neto E-mail: israel.educfisico@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

Código: Vigência: 2009 Carga Horária: 64 Série: 1ª

Código: Vigência: 2009 Carga Horária: 64 Série: 1ª Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física Curso: Educação Física Grade Curricular Disciplina: Metodologia do Voleibol - Bacharelado Código: Vigência: 2009 Carga Horária: 64 Série:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO Código da disciplina: 1106601-6

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Pensamento Metodológico Científico Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Ciência e conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Nome da Disciplina: Fundamentos da Educação Física Descrição: Contextualização da Educação Física e da cultura universitária em

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Teoria e Metodologia do Treino ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º Sem Horas de trabalho globais Docente (s) Natalina Casanova, Teresa Fonseca

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Matemática. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Matemática. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) História, contexto e aplicações da matemática. Conjuntos Numéricos

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Nerijane de Almeida Monteiro

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos e dimensões

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Sociologia Aplicada Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Teorias sociológicas e seus relacionamentos

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CELULAR Componentes responsáveis pelo funcionamento bioquímico dos seres vivos, em especial o ser humano, manifestos

Leia mais

Educação Física I OBJETIVOS DE ENSINO

Educação Física I OBJETIVOS DE ENSINO Educação Física I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física I CURSO: Técnico em Segurança no Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 100 h (120 aulas) DOCENTE: EMENTA Conhecendo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Do direito

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

SERVICO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SERVICO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA Departamento: SERVICO PÚBLICO FEDERAL Educação Unidade: Faculdade de Educação Física Física Curso: BACHARELADO Grade Curricular 2012 Disciplina: PRÁTICAS CORPORAIS NO CAMPO DA SAÚDE Código: 9 Vigência:

Leia mais