o Higa Robert o: fot

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "o Higa Robert o: fot"

Transcrição

1 foto: Roberto Higa

2 APRESENTAÇÃO Da escola para a vida foto: Lunaé Parracho soluções O Instituto Ayrton Senna sempre prezou em suas ações a objetividade, o profissionalismo e o comprometimento com uma educação de qualidade, independentemente da opção metodológica das instituições de ensino. Foi com essa atitude que, nesses 20 anos de existência, o Instituto encabeçou soluções tão bem-sucedidas, para que mais estudantes permanecessem na escola, melhorassem sua aprendizagem e ampliassem suas chances de sucesso acadêmico e na vida. Nossa meta é que nenhuma criança ou jovem fique invisível, relegado à própria sorte. E isso se consegue por meio do gerenciamento de cada aluno, turma, escola e rede. Não há mágica, nem milagre. Trata-se de um trabalho árduo e incessante em favor da melhoria constante dos alunos e, principalmente, da qualidade dos educadores. Dados dos estudantes e das escolas devem ser constantemente atualizados para embasar tomadas de decisões preventivas, ao longo do ano, de forma a evitar fracassos que, geralmente, são descobertos somente ao final dos ciclos. Já a questão curricular, por outro lado, precisa avançar para outras dimensões e se comprometer com a integralidade do ser humano, fragmentado e fragilizado diante das complexidades deste século 21. A maior preocupação com a aparência do que com a essência, com o ter e não com o ser, com o individual e não com o coletivo, desvalorizou a própria vida, tratada, hoje, de forma banal e insensível. Tal situação é agravada em países como o Brasil, onde ainda nos debatemos com um atraso histórico em relação aos níveis e do desenvolvimento humano da população.

3 soluções É muito importante saber que, nesse sentido, estamos alinhados com reconhecidas instituições internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Ela divide conosco a certeza de que as competências socioemocionais dos alunos devem ser estimuladas e fazer parte do currículo, promovendo entre os estudantes melhor desempenho para a vida. Isso além de todos os benefícios acadêmicos que essas habilidades podem trazer. Não por acaso, aceitamos, no ano passado, o desafio proposto pela OCDE para elaborar uma ferramenta de mensuração das competências socioemocionais que mais impactam o aprendizado. Aceitamos, ainda, a incumbência de criar um modelo de Ensino médio capaz de formar, antes de mais nada, cidadãos aptos para a vida. O 2013 mostrará essas e outras iniciativas, reunidas em quatro eixos estratégicos que organizam, sistematizam e dão transparência ao nosso trabalho. O primeiro é o da Articulação, em que criamos estratégias para dialogar com nossos pares, com prefeituras, com governos e com órgãos decisores do Brasil e do exterior, com formadores de opinião, com as empresas socialmente responsáveis e, claro, com a sociedade em geral. No segundo pilar, Produção de Conhecimento, estão inovações teóricas e práticas que construímos para experimentar, avaliar, aprimorar, implementar e replicar, com o objetivo de contribuir a uma transformação profunda no presente e no futuro da educação. No entanto, é impossível vislumbrar melhorias significativas no setor sem que ajudemos nossos maiores aliados, os professores, a fortalecer o seu trabalho na escola. Eles são também nossos agentes qualificados para garantir a escala desse trabalho em favor do desenvolvimento integral dos alunos. É por isso que atuamos fortemente em um terceiro eixo, o da Formação de Educadores.

4 soluções O quarto eixo estratégico, Soluções Educacionais e Redes Parceiras, dá suporte a uma atuação diferenciada junto às secretarias de educação. Nesse trabalho, compartilhamos e oferecemos, gratuitamente, toda a nossa expertise em gestão, que envolve estratégias e ferramentas para organizar e potencializar o trabalho das secretarias em suas redes. Além disso, disponibilizamos soluções de ponta, para combater os principais problemas a impedir o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na sua trajetória escolar. Sobre essa base, construímos, com as redes de ensino, modelos eficazes de gestão para que, dentro de suas realidades e com os recursos disponíveis, possam gerar transformações amplas e sustentáveis, mudando o olhar e a postura sobre o verdadeiro significado de uma educação que realmente prepare indivíduos para a vida. Nas próximas páginas deste relatório, você poderá perceber a relação e a inter-relação desses eixos com o sucesso de um trabalho de duas décadas e seus resultados para gestores, professores, alunos e comunidades. Comemoraremos e destacaremos, ainda, parcerias de longa data, e outras mais recentes, sem as quais seria impossível seguir em nossa proposta de educar com excelência. Boa leitura! Viviane Senna Presidente do Instituto Ayrton Senna foto: Roberto Setton

5 soluções Articulação Comemorar com novos desafios A palavra instituto pressupõe um caráter de instrução, perene, com algum tipo de. Às vésperas de completar 20 anos de atuação, o Instituto Ayrton Senna não só se orgulha de seu legado até o momento, mas, também, se sente motivado e revigorado para novos desafios na perspectiva de um desenvolvimento humano pleno para todas as crianças e todos os jovens deste País. Educação foi o compromisso escolhido desde o início. O Instituto acreditou, há duas décadas, que esse era o caminho para concretizar melhorias profundas na sociedade. E ficou comprovado que os programas desenvolvidos impactaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de vários municípios. Uma fotografia do ano de 2013 contempla a história de um belo filme, sempre realizado em parceria com os municípios e estados, tendo para isso o apoio decisivo de empresas e instituições que compreenderam a importância de uma educação de qualidade - e não qualquer uma - oferecida de forma colaborativa. Só assim poderemos ver realizado o desejo de um Brasil mais justo e fraterno, com sustentabilidade econômica e social. Considerando a criança bem formada como a base disso, o Instituto Ayrton Senna promoveu o que pode ser chamado de uma verdadeira revolução silenciosa. Só em 2013, capacitou em serviço mais de 64 mil educadores e professores, beneficiando de forma direta aproximadamente 2 milhões de alunos de mais de 1,2 mil municípios em todas as regiões do País. Quando, há 20 anos, iniciamos nossa atuação, os desafios no campo educacional eram enormes. Falar de gestão por resultados e de metas a serem alcançadas era algo inimaginável. foto: Wilson Spinardi Jr.

6 soluções Foi atuando na qualidade da gestão, em busca de resultados expressivos na alfabetização e na correção do fluxo escolar de nossas crianças, que o Instituto iniciou seu trabalho junto às secretarias municipais e estaduais de educação. Era uma visão antecipatória do Brasil de hoje. Mudar a forma de pensar e agir no ambiente do poder público não é algo simples, mas tem sido possível graças a um trabalho transparente e colaborativo. Diante das dimensões territoriais, disparidades e carências de um País tão multifacetado quanto o nosso, é crucial identificar e promover novos desafios comuns, correspondentes aos anseios mais legítimos da sociedade. Por isso o eixo de Articulação do Instituto mantém diálogo próximo com autoridades em educação, gestores públicos, formadores de opinião, especialistas e outros atores do setor. Esse acompanhamento e troca de informações é essencial para compreender o cenário educacional brasileiro, além das estatísticas. É por meio desse trabalho que o Instituto se adapta em sua atuação às diversidades regionais do País, elemento fundamental para delinear ações presentes e futuras das equipes envolvidas. Sempre com o foco em desenvolver soluções mensuráveis que tenham potencial para se tornar políticas públicas de longa duração. E nossas escolhas iniciais se mostram importantes até hoje, por exemplo, a necessidade de melhorar o aprendizado de crianças em idade defasada com a sua série escolar. Primeiro, portanto, seria necessário alfabetizá-las adequadamente e, posteriormente, colocá-las nas séries correspondentes a sua idade. Isso se tornou possível graças à implementação dos Programas Se Liga e Acelera Brasil, respectivamente. O sucesso desses Programas motivou o Instituto a criar o Programa Circuito Campeão, que vem levando, há mais de uma década, instrumentos de gestão para as primeiras séries do ensino fundamental, impactando positivamente o trabalho das escolas e das secretarias de educação, com vistas ao sucesso do aluno ao longo dessa etapa educacional. Essa amplitude de atuação só é possível porque fazemos um esforço consciente para transitar nas mais variadas esferas em todo o País, em busca de lideranças abertas à troca e à construção de. foto: Wilson Spinardi Jr.

7 soluções A Articulação do Instituto supre a necessidade que uma organização dessa natureza possui, de atingir capilaridade e visão sistêmica. Pois somos coautores da transformação que almejamos, e nossa função específica na equação educacional do País é atuar como catalisadores. Precisamos dar um salto de qualidade em caráter de verdadeira urgência, que requer toda a energia disponível, mas usada de maneira sábia, para atingir melhores resultados. Um dos exemplos mais recentes dessa atuação conjunta, a ser também comemorado neste relatório, foi a demanda da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em 2013, para implantar um modelo de escola em tempo integral para alunos do Ensino médio. O sucesso dos primeiros resultados começa agora a inspirar a ampliação para um número maior de escolas. Nesse sentido, valeu a experiência acumulada, no campo da juventude, por meio do Programa SuperAção Jovem, estimulando o protagonismo juvenil em escolas brasileiras, contribuindo de forma decisiva à elaboração dos projetos de vida de nossos jovens. Foi também no ano passado que o Instituto aceitou o desafio de medir, pela primeira vez, o impacto das habilidades socioemocionais, ou não cognitivas, na aprendizagem escolar, tendo como parceiros a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Mais uma vez, o Instituto, de forma parceira, se coloca à disposição para empurrar fronteiras da Educação brasileira. Esse era um sonho acalentado por Ayrton Senna que estamos ajudando a transformar em realidade. foto: Wilson Spinardi Jr.

8 soluções Produção de A educação conectada às exigências do século 21 Desde sua criação, em 1994, o Instituto Ayrton Senna acumula expertise para contribuir à melhoria da política pública educacional do País. O objetivo é favorecer o desenvolvimento de potenciais das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a responder às exigências crescentemente complexas em esferas distintas: profissional, econômica, cultural, social e política. Sob esse norte e sob um forte diálogo com as Secretarias de Educação e a equipe gestora de cada rede de ensino, o Instituto produz soluções customizáveis a cada realidade regional brasileira. Isso acontece também em consonância com demandas e experiências internacionais atualíssimas no setor, norteando políticas públicas, indicadores e iniciativas diversas para uma educação de qualidade e de excelência. Confira os destaques de 2013 no constante esforço do Instituto em gerar e transferir.

9 soluções Solução inovadora para o ensino médio Este é um dos maiores desafios da educação básica no Brasil de hoje: o ensino médio. Entre os alunos que concluem essa etapa, apenas 10% aprenderam o que é esperado em matemática. Esse percentual se mantém inalterado desde Muitos abandonam os estudos antes de chegar ao término do ciclo. Os impactos da baixa aprendizagem e do abandono escolar são graves para o desenvolvimento do País nessa etapa da educação básica: um em cada quatro jovens na faixa etária dos 15 aos 24 anos faz parte de uma geração que não estuda e não trabalha, o que equivale a 5,2 milhões de jovens. Esses indicadores preocupantes resultam da pouca atratividade do currículo oferecido nas escolas e da desconexão entre o conteúdo ensinado e a realidade vivida pelos jovens.

10 A T trabalho em equipe autocontrole P perseverança E extroversão Ccuriosidade soluções No Rio de Janeiro, o Instituto Ayrton Senna e o governo do Estado querem reverter essa realidade, por meio de uma nova proposta curricular que promova o necessário avanço dos estudantes nas disciplinas convencionais, mas, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais que preparem os adolescentes para viver, conviver, aprender e trabalhar na sociedade do século 21. Em 2013, o re do trabalho realizado pelo Instituto (leia mais em Soluções Educacionais e Redes Parceiras e Resumo Executivo das Soluções Educacionais) veio na forma de convite da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) para desenvolver, em parceria com a rede estadual de ensino, uma proposta de reestruturação curricular em jornada ampliada e com foco na formação geral. P P pensamento crítico protagonismo R resolução de problemas Assim surgiu o projeto Solução Educacional para o Ensino Médio, cujo objetivo principal é introduzir nos diferentes currículos de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro um conjunto de inovações que possam aproximar a escola dos anseios juvenis, oferecendo uma educação capaz de prepará-los para a continuidade dos estudos, a participação social e o mundo do trabalho, a partir de uma matriz de competências para o século 21, que combina as competências cognitivas com as socioemocionais, que, comprovadamente, auxiliam o estudante nessa jornada, como perseverança, motivação, otimismo, colaboração, curiosidade e autocontrole, dentre outras.

11 soluções Pioneirismo: as sementes do colégio Chico Anysio Implementado em 2013 no Colégio Estadual Chico Anysio (CECA), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o modelo proposto concretizou o conceito de uma nova escola para o jovem. Integrou as disciplinas dispondo-as em áreas de e introduziu novos componentes curriculares em um núcleo de projetos de vida, pesquisa e de intervenção social. Tais projetos são realizados pelos estudantes, sempre com o suporte dos professores e gestores. Para viabilizar a validação do modelo e sua escalabilidade, o Instituto dá suporte à Secretaria de Educação, desenvolvendo materiais e coaching para gestores, professores e alunos, além da formação contínua das equipes e da colaboração no acompanhamento e avaliação dos resultados. Áreas de linguagem Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, Educação Física e Artes Núcleo articulador Projetos de intervenção e pesquisa Suporte à gestão educacional Aprimoramento da Política Educacional matemática autogestão Gestão escolar ciências da Natureza Física, Química e Biologia projetos de vida Gestão do Ensino ciências humanas História, Geografia, Filosofia e Sociologia Gestão da Aprendizagem

12 Resultados - Avaliações preliminares O Colégio Estadual Chico Anysio mostrou um desempenho médio 50% melhor em disciplinas como português e matemática, comparado às escolas avaliadas pelo Saerjinho, mostrando que o desenvolvimento de habilidades não cognitivas melhora a performance cognitiva. Destaca-se também o fato de não ter havido nenhuma reprovação por falta no período. soluções foto: Fina Arte Professores e estudantes falam sobre projeto-piloto no Colégio Estadual Chico Anysio.

13 soluções A parceria prevê a escalabilidade do modelo em desenvolvimento no CECA, que já está sendo aplicado de forma simplificada em outras 53 escolas de tempo integral adesas ao Programa Ensino Médio Inovador e, nos próximos anos, será validado em outros modelos de ensino médio da rede estadual fluminense. Espero que o modelo se espalhe e que muitos outros estudantes também tenham a oportunidade de estudar em um colégio como este, que oferece ensino de qualidade, orientação vocacional e estrutura moderna. Vim de escola particular, mas fiquei muito feliz por ter ingressado no Colégio Chico Anysio, pois os professores são excelentes e os cursos proporcionam uma grande bagagem de s. Recomendo a todos os jovens. Lívia de Paula Baptista, de 15 anos No Ensino Médio Inovador, com apoio do Instituto, mais de 5 mil alunos têm a chance de melhorar seu desempenho nos estudos, com foco no aprendizado para a vida. A Secretaria de Estado de Educação deu início, em abril de 2011, ao Saerjinho, sistema de avaliação bimestral do processo de ensino e aprendizagem de alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio das escolas estaduais de ensino regular. foto: Fina Arte

14 foto: Vinícius Cordeiro Parceria Internacional: competências socioemocionais para formar indivíduos íntegros soluções O Instituto Ayrton Senna e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por meio do Centro para Pesquisa e Inovação Educacional (Ceri), propuseram-se em 2013 o desafio de elaborar uma ferramenta economicamente viável e cientificamente robusta para a mensuração de competências socioemocionais em larga escala no contexto escolar. Assim, inauguraram uma base de dados de proporções inéditas no Brasil, a partir da qual será possível aprofundar as pesquisas nessa área e oferecer suporte ao desenvolvimento de políticas públicas. É o Projeto de Medição de Competências Socioemocionais. O ponto de partida desse percurso foi a revisão da literatura existente a respeito de quais dessas competências são relevantes para a melhoria do desempenho educacional dos alunos e a promoção do bem-estar na vida adulta. As etapas seguintes focaram-se na construção do instrumento de medição das competências. Todo mundo sabe que fazer contas e interpretar textos é importante, mas, sem essas características [autocontrole, perseverança, extroversão, trabalho em equipe, protagonismo e curiosidade], não há como garantir que os alunos de hoje terão sucesso no futuro. Koji Miyamoto, Líder do Projeto Skills for Social Progress do Centro de Inovação em Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em entrevista à revista ÉPOCA.

15 soluções De posse do instrumento desenvolvido, foi realizado um estudo piloto de avaliação em larga escala das habilidades socioemocionais, com 25 mil estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro, para: avaliar as propriedades psicométricas do instrumento; analisar as habilidades socioemocionais dos alunos; e descrever sua distribuição em razão de variáveis importantes relacionadas ao sistema educacional (ano escolar, gênero, nível socioeconômico, formas de organização escolar, dentre outras). E, ainda, investigar as associações das habilidades socioemocionais com o desempenho acadêmico em testes padronizados. Esse trabalho e seus primeiros resultados foram apresentados no Fórum Internacional Educar para as competências do século 21, organizado pela OCDE em parceria com o Instituto Ayrton Senna, em março de Abrangência do estudo piloto na rede Estadual do Rio de Janeiro 14 REGIonais de ensino O Instituto Ayrton Senna e a OCDE desenvolveram instrumento para a mensuração de competências socioemocionais em larga escala no contexto escolar, que permite comparar dados locais e internacionais. 79 cidades 431 escolas alunos

16 soluções Tecnologia: aprendizado com jogos digitais O Instituto Ayrton Senna, o Instituto Natura e a Fundação Telefonica Vivo, em parceria com a empresa Joy Street, especializada em tecnologias lúdicas voltadas à educação, criaram a plataforma Plinks, de rede social e games, um modelo divertido e efetivo de aprendizagem voltado a estudantes do 4 ao 7 ano do ensino fundamental (9 a 13 anos) estudantes Abrangência experimental 197 escolas 6 estados brasileiros Os eixos pedagógicos da plataforma dão base ao desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, como também à colaboração, à resolução de problemas, à criatividade e ao pensamento crítico. Desde agosto de 2013, o projeto está em fase de testes e experimentação em algumas escolas para, posteriormente, ser adotado como política pública inovadora.

17 foto: Lunaé Parracho soluções Formação de educadores Capacitação diferenciada em escala As soluções do Instituto Ayrton Senna só apresentam resultados tão expressivos porque a organização se dedica a capacitar educadores por meio das parcerias com as Secretarias de Educação. Um dos grandes esforços do Instituto tem sido criar modelos de formação que sejam atuais e profundos em seu conteúdo, pautados em resolução de problemas e aplicação em larga escala. Isso porque o Instituto acredita na formação continuada como uma das estratégias mais eficientes para a melhoria da educação pública no Brasil, preparando professores também conectados às exigências do século 21. Os diferenciais desse tipo de formação se estruturam no trabalho com metodologias inovadoras. Alguns exemplos são a prática de tutoria e coaching, o uso de aprendizagem colaborativa e a distância e a atuação em uma dimensão não cognitiva dos educadores, colocando-os na posição de protagonistas de profundas transformações no ensino.

18 formação de educadores Em 2013, o destaque vai para o desenvolvimento desse trabalho junto aos gestores e coordenadores pedagógicos, transferindo capaz de gerar resultados permanentes para as Secretarias de Educação e para as escolas muito além do Instituto escolas estaduais envolvidas professores com formação semipresencial soluções Formar educadores para formar novos leitores - Experiência em SP Em 2013, professores de escolas estaduais de São Paulo receberam formação semipresencial para trabalhar com o SuperAção Jovem (veja Soluções Educacionais e Redes Parceiras e o Resumo Executivo das Soluções Educacionais) nas Salas de Leitura. foto: MVP Produções Esses professores vivenciaram um módulo de formação avançado, incluindo o trabalho por projetos o que demandou também inovação em abordagem e conteúdo por parte da equipe do Instituto.

19 formação de educadores soluções Impacto no aprendizado dos alunos Com uma formação consistente, educadores conseguiram aumentar a frequência dos alunos nas Salas de Leitura em 27,6% no ano de 2013, em comparação a Os jovens envolvidos no SuperAção, na Sala de Leitura, leem em média cinco livros em três meses, por vontade própria.... o Programa (SuperAção Jovem na Sala de Leitura) tem apresentado resultados bastante importantes, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da divulgação da leitura com inovações é um programa de muito êxito que tem sido demandado pelas escolas. Não é um programa obrigatório, as escolas entram por adesão e essa adesão tem sido em massa, em todo o estado de São Paulo. foto: Rodrigo Cémara foto: Fábio Corrêa Maria Salles, coordenadora do Centro de Referência em Educação Mario Covas.

20 formação de educadores soluções Uma gestão pedagógica qualificada Em Guaratinguetá (SP), o Programa SuperAção Jovem tem como focos uma nova abordagem da leitura e da produção textual, em que os alunos são protagonistas da construção do. Para que esse resultado se concretize, foi fundamental a capacitação dos coordenadores pedagógicos para que fortalecessem a integração dessas conquistas nas práticas dos professores e no projeto educacional da escola. Observar aulas, dar feedback aos professores e integrar a equipe nas reuniões pedagógicas foram as ações priorizadas nessa formação para gestão pedagógica. A formação ofereceu-nos uma nova visão para trabalhar o protagonismo juvenil, a leitura e a texto. Enfrentamos o desafio de colocar a ação comum às aulas de Língua Portuguesa, a leitura, de maneira nova. A Secretaria Municipal de Educação recebeu o programa com grandes expectativas e tem investido em seu grupo de professores para que tenham condições de melhor desenvolver as ações propostas. Adriana Alckmin, Coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá (SP). foto: Mano de Carvalho

21 formação de educadores EAD de Educação Ambiental forma agentes técnicos e coordenadores soluções Em 2013, foi desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Instituto Supereco, o primeiro curso online de educação ambiental, um tema transversal que está sendo implementado nas escolas por meio dos programas Se Liga, Acelera Brasil e Circuito Campeão (veja o Resumo Executivo das Soluções Educacionais), em escala nacional. Agentes técnicos e coordenadores dos programas de várias regiões do Brasil participaram da formação, que envolveu discussões sobre os conteúdos produzidos especialmente para as atividades nas escolas. E também sobre a metodologia para multiplicação das informações junto aos educadores das redes de ensino parceiras, promovendo a apropriação conceitual, estratégica e operacional do tema. O curso EducAção para a Vida Sustentável foi elaborado em parceria com o Instituto Supereco, parceira do Instituto Ayrton Senna na produção técnica e pedagógica. Os materiais/conteúdos disponibilizados pelo Instituto Ayrton Senna são uma oportunidade de incorporarmos essas atividades no nosso dia a dia, ensinando esses temas com diversão. Acredito realmente que estamos no caminho certo, formando profissionais conscientes para poder haver uma mudança de olhares e ações, trabalhando assim o cuidado consigo, com o outro, com a coletividade e com o meio ambiente Daniela Secreti Prevedello, coordenadora dos programas Se Liga e Acelera Brasil em Tocantins.

22 formação de educadores soluções educadores impactados em todo o Brasil O Instituto Ayrton Senna formou educadores em todas as regiões do País em 2013, por meio de suas ações e soluções. Abrangência de formação Soluções Acelera Brasil Se Liga Circuito Campeão Gestão Nota 10 Fórmula da Vitória SuperAção Jovem Educação pela Arte Educação pelo Esporte Formações on-line Educadores impactados Fonte: Instituto - dados de 2013 foto: MVP Produções

23 soluções Soluções Educacionais e rede parceiras De ponta a ponta, gestão de qualidade O Instituto Ayrton Senna, a partir da sua expertise com diagnósticos situacionais, atua em parceria com redes de ensino de todas as regiões, na redefinição de ações, fluxos, atuação de gestão e implementação de soluções inovadoras nas áreas de gestão, pedagogia, avaliação e políticas públicas. Tudo para favorecer a melhoria dos serviços de educação oferecidos pelas redes e dos resultados do ensino e da aprendizagem dos alunos em todo o País. foto: Modernsign

24 soluções Santarém (PA): parceiro pioneiro, aprendizado mútuo soluções Em 2013, a parceria com o município de Santarém (PA) completou 16 anos. A cidade foi uma das primeiras a implantar o Acelera Brasil, programa de educação complementar para correção de fluxo escolar na rede pública. Desde então, vem escrevendo uma história de muita determinação para melhorar seu ensino, que enfrenta, sobretudo, o desafio de integrar, sob a mesma qualidade, escolas centrais e de zona rural com difícil acesso. Apostando na parceria com o Instituto, Santarém vem melhorando seus indicadores. 91,5% 16 anos de parceria com santarém foto: Lunaé Parracho índice de aprovação de alunos em 2012 melhoria dos indicadores

25 soluções Desempenho do município antes e depois dos programas de gestão soluções aprovação 68% reprovação 18,2% abandono 13,8% Fonte: MEC Ensino Fundamental 91,5% 7,7% 0,8% Evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental da rede municipal de Santarém (PA) anos iniciais 3,5 3,9 4,2 4,6 anos finais 3,7 3,9 3,9 4,0 Fonte: MEC Inep

26 soluções Bahia: fortalecimento da gestão educacional soluções O trabalho de consultoria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, realizado em 2013, teve como objetivo contribuir com a qualificação da política educacional desse estado e, em seu desenvolvimento, envolveu análises de documentos e entrevistas com as principais lideranças e gestores da região. Foram identificadas pelo trabalho oportunidades de melhoria na dinâmica da gestão educacional dos programas e projetos em desenvolvimento. Como resultado das análises, a equipe do Instituto apresentou um relatório com indicações práticas para subsidiar posicionamentos institucionais e adoção de ações estratégicas, que permitam à Secretaria atingir o objetivo proposto. Dentre as sugestões apresentadas destacam-se: adoção do ciclo gestor (avaliar, planejar, executar e reavaliar); corresponsabilização das lideranças nas diversas instâncias da Secretaria; desenvolvimento de ações de políticas públicas nas esferas macro e micro; e garantia dos recursos necessários para o desenvolvimento de programas e projetos. 3.2 milhões de alunos matriculados na rede pública foto: Lunaé Parracho

27 soluções Integração estratégica soluções A Secretaria de Educação do Estado da Bahia solicitou ao Instituto a realização, ao longo de 2014, de apoio na implementação de metodologia para acompanhamento e avaliação de resultados dos projetos Centros Noturnos, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), Educação Integral, Ressignificando a Aprendizagem, Pacto pelo Ensino Médio, Pacto com os Municípios, Ciência na Escola e Gestar, visando a melhoria e integração das estratégias de gestão da Secretaria, quanto ao enfrentamento das questões técnicas identificadas no Parecer Técnico, elaborado pelo Instituto em foto: Lunaé Parracho

28 soluções São Paulo: SuperAção Jovem fazendo história soluções Há 10 anos, completados em 2013, o Programa SuperAção Jovem (veja o Resumo Executivo das Soluções Educacionais) atua na rede pública. Sua origem foi resultado da percepção de que além de atuar nas dimensões acadêmicas e cognitivas dos estudantes, era preciso trabalhar com as competências socioemocionais, rompendo a desmotivação dos estudantes, originada por constantes mudanças e fragmentações do currículo, além da desconexão dos conteúdos com as aspirações de vida e de trabalho dos jovens do século 21. O SuperAção Jovem se configurou como uma solução estruturante para toda a escola, dentro e fora do currículo escolar. Isso porque apoia a rede de ensino a construir uma gestão que promova a qualificação do aprendizado dos alunos, a formação e desenvolvimento profissional do professor e o fortalecimento da capacidade de gestão do diretor e da equipe escolar. Outra frente de atuação do SuperAção Jovem é o Programa Sala de Leitura que, desde 2010, auxilia as equipes escolares a qualificar o uso desses espaços pelos alunos, estimulando-os a ler por vontade própria. fotos: Fábio Corrêa

29 soluções soluções Se queremos transmitir valores às novas gerações, não devemos nos limitar à dimensão dos conteúdos intelectuais. Devemos ir além. Os valores devem ser, mais do que transmitidos, vividos, através de práticas educativas e no curso dos acontecimentos. Como educadores, precisamos nos fazer presentes na vida dos educandos, de forma construtiva, emancipadora e solidária. Professor Antonio Carlos Gomes da Costa, idealizador do Programa (in memoriam). O resultado de uma grande transformação vivida por professores e alunos das escolas públicas de Itatiba, Jales e Sud Mennucci, em São Paulo, em parceria do Programa SuperAção Jovem.

30 soluções escolas PArceiras em todo o País municípios brasileiros com presença do Instituto foto: Fábio Corrêa soluções Abrangência das Soluções Educacionais O Instituto Ayrton Senna está em 1,2 mil municípios, beneficia 2 milhões de alunos de mais de 7 mil escolas, apropriando gestores e educadores de todo o que produz e das políticas públicas que inspira, ajuda a criar e a implementar.

31 soluções parcerias sociais Modelos inovadores de parceria, em prol da educação brasileira O trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna para oferecer educação de qualidade aos estudantes brasileiros não seria possível sem o apoio de seus parceiros sociais. São empresas que apostam nos excelentes resultados obtidos pelo Instituto em suas ações, bem como na força de suas marcas: Instituto Ayrton Senna (ligada à visibilidade dos projetos da organização); Ayrton Senna (com produtos ligados à imagem do ídolo Ayrton Senna) e Senninha (com valores do ídolo transmitidos sob uma dinâmica infanto-juvenil). O retorno é sempre positivo, para ambos os lados: aumento de vendas ou visibilidade para o parceiro e, para o Instituto, mais recursos que se convertem em ações pela qualidade do ensino público. A inovação está presente nos modelos de parceria com essas companhias, cujos destaques você acompanha a seguir. foto: Wilson Spinardi Jr.

32 soluções Instituto Ayrton Senna Shell/Raízen: o consumidor como protagonista social A Shell, que sempre esteve presente na carreira de Ayrton Senna, não poderia ficar fora dos projetos do Instituto. Foi por isso que, em 2013, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, investiu em uma ação diferenciada, relacionada à causa social. A campanha realizada pela Raízen ofereceu aos clientes dos postos Shell, e à sua rede de revendedores, a oportunidade de ajudar a melhorar a educação pública do Brasil. Tratava-se de uma iniciativa inédita no segmento, que inovou ao transformar seu consumidor em importante protagonista social. Entre 15/05 e 15/06, parte da venda de gasolina e etanol V-Power, nos postos que aderiram à campanha em todo o Brasil, foi revertida para o trabalho que o Instituto Ayrton Senna realiza em prol da educação pública. Ainda apostando no mesmo propósito, combos de produtos com o personagem Senninha, comercializados nas lojas Select dos postos Shell, também fizeram parte da ação e reverteram percentuais para a educação.

33 20% mais adesão dos postos shell comparado com outras campanhas da Shell Devido ao sucesso da iniciativa, a Raízen incluiu a parceria com o Instituto Ayrton Senna, de forma permanente, no calendário de ações de marketing da marca Shell. No mês de maio de cada ano, a campanha acontecerá nos postos da rede como forma de abraçar a causa da educação brasileira. soluções Meta superada em 177% Valor arrecadado beneficiou mais de 185 mil crianças e jovens com educação de qualidade através do Instituto MAIS DE 1milhão de views no google nas primeiras 48 horas da campanha no ar Acreditamos muito no engajamento dos consumidores nessa ação. Eles formam o terceiro elemento dessa parceria entre Instituto Ayrton Senna e Raízen. É importante ressaltar que a ação não impacta o bolso do consumidor. Basta apenas abastecer em um dos postos Shell participantes da ação. Leonardo Linden, vice-presidente de Marketing da Raízen.

34 soluções P&G: investimento para inovar a educação no estado do RJ Desde 2008 a P&G vem expandindo progressivamente suas operações no Estado do Rio de Janeiro, gerando postos de trabalho em diversos municípios da região. Em 2012, a companhia renovou sua parceria com o Governo do Rio de Janeiro e, em contrapartida, assumiu o compromisso de realizar investimentos na educação pública local, criando uma fundação social. Ao avaliar o cenário, em lugar de criar uma fundação própria para gerir os recursos provenientes dos incentivos fiscais, os executivos da companhia decidiram aplicá-los no já conhecido trabalho do Instituto Ayrton Senna, naquele estado. A decisão por esse caminho também considerou a relação que já havia entre ambas as organizações, desde 2011, quando a P&G colaborou com a causa da educação através da campanha Barba do Bem. foto: Fina Arte

35 soluções Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e Jovens Leitores em Ação Mais de 118 mil estudantes beneficiados 546 ESCOLAS A ação contou com a participação de celebridades como Jacques Wagner, Bel Marques e José de Abreu fazendo suas barbas com produtos Gillette e doando o cachê para o Instituto. Depois disso, vieram outras ações, como o apoio da companhia às edições da Maratona Ayrton Senna Racing Day. A parceria se dá sobre a união de forças, pois a P&G conhece a seriedade do Instituto que, por sua vez, reconhece o compromisso da empresa com o futuro do Brasil. A dobradinha P&G e Instituto ainda foi ampliada a partir da oportunidade de novos investimentos no Estado, quando o Instituto e a Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) estavam trabalhando para trazer inovações à rede de ensino, com o objetivo de transformar aquele estado em uma referência em educação para o século 21,com soluções como o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e Jovens Leitores em Ação. Uma sinergia perfeita entre a visão estratégica da P&G, a missão e técnico do Instituto e as necessidades de mudança no ensino público do Estado, possibilitando a escala das iniciativas e mostrando, mais uma vez, que o tripé setor público, setor privado e terceiro setor é essencial para dar consistência e abrangência a soluções transformadoras.

36 soluções Gillette e Head & Shoulders: homenagem especial a Senna Além da parceria no estado do Rio de Janeiro, em 2013, a P&G, parceira do Instituto Ayrton Senna desde 2008, lançou uma linha especial de produtos das marcas Gillette e Head & Shoulders para homenagear o piloto nos 20 anos de seu legado. Com atributos relacionados à velocidade e ao automobilismo e com embalagens inspiradas no capacete de Ayrton Senna, a linha teve parte da renda de suas vendas revertida ao Instituto. O lote de um ano dos produtos foi vendido em poucos meses e as metas de venda foram superadas em 27%, até fevereiro, o que só fez reforçar a confiança da P&G no potencial da marca Ayrton Senna. Por meio da parceria com as marcas Gillette e Head & Shoulders foi possível levar educação de qualidade a milhares de crianças e jovens. Vimos essa oportunidade de homenagear e ao mesmo tempo celebrar o legado que Senna deixou. Ele sempre foi um exemplo não só de atleta, mas também de homem com um grande caráter. Essa ideia nasceu da P&G e do Instituto Ayrton Senna e escolhemos a Gillette para fazer isso, porque o Ayrton e a marca têm muito em comum. Alberto Carvalho, presidente da P&G Brasil.

37 soluções A promoção De outubro de 2013 a fevereiro de 2014, os produtos encabeçaram, na Internet, uma campanha em que seus usuários também eram convidados a fazer homenagens a Ayrton Senna em texto, artes plásticas, sites e vídeos. As melhores homenagens foram premiadas. O primeiro lugar ganhou um Fanbook, impresso com as 500 homenagens finalistas, um barbeador Mach3 banhado a ouro e um kit exclusivo de produtos Gillette, além de poder visitar o carro e troféus de Ayrton Senna no acervo sobre o piloto. Como parte da campanha, a Gillette preparou uma campanha em homenagem ao piloto que foi veiculada em TV aberta e Youtube, mostrando diversos rapazes que foram batizados por seus pais, fãs dos domingos de corrida, com o nome completo do piloto.

38 soluções XP Gestão de Recursos: lucros para a educação O mercado financeiro está cada dia mais competitivo. As instituições que atuam no segmento buscam diferenciais para seus produtos, tornando-os atraentes ao investidor. Mas, quando esse diferencial ultrapassa números e cifras, defendendo uma causa social essencial ao País, ele ganha um novo significado. Foi por isso que, em outubro de 2013, a XP Gestão de Recursos inovou e criou, em parceria com o Instituto, o fundo multimercado XP Instituto Ayrton Senna FIC FIM, voltado aos investidores considerados moderados a conservadores. A XP repassa ao Instituto uma parte da taxa de administração e da taxa de performance do fundo para ser investida na melhoria da qualidade da educação pública. Fomos à sede do Instituto para conhecer melhor o seu trabalho, que é grandioso. A ideia é envolver o investidor que queira fazer parte dessa causa. Patrícia Stille, gestora do XP Instituto Ayrton Senna FIC FIM foto: Diego Migotto

39 soluções Ayrton Senna Playstation: homenagem a Ayrton Senna e apoio à causa da educação Motivado pela admiração do desenvolvedor de games Kazunori Yamagushi por Ayrton Senna, o Grupo Sony propôs ao Instituto uma parceria para a realização da sexta versão do jogo de corrida GranTurismo, o GT6. A proposta, totalmente inspirada na vida e na carreira do piloto, contemplava também o interesse do Grupo Sony em contribuir às ações da organização e a confiança no desempenho da marca Ayrton Senna. Ele sempre foi meu herói e é uma honra trabalhar em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que mantém seu legado. Se não fosse por Ayrton Senna, não acho que o jogo GranTurismo teria sido desenvolvido. Kazunori Yamagushi, criador do jogo GranTurismo. foto: Divulgação

40 soluções Em dezembro de 2013, o game foi lançado. E a partir daí, diversos momentos da carreira de Ayrton Senna serão incorporados ao jogo, com desafios para que os jogadores tenham a chance de competir virtualmente tentando atingir recordes do piloto nas pistas. GT6 recebeu um plano completo e agressivo de lançamento e, segundo informações do Grupo Sony, a parceria com o Instituto ajudou o produto a ganhar ainda mais destaque e intenção de compra, levando para o mundo dos games um inovador formato de marketing relacionado à causa social. Além dos royalties pelo uso da marca Ayrton Senna e da imagem do ídolo revertidos ao Instituto Ayrton Senna, o game também contribui para difundir o legado do piloto às novas gerações que não puderam acompanhar suas emocionantes corridas. GranTurismo é a principal franquia de corridas e simulação em consoles, com mais de 15 anos de tradição. A combinação da localização do jogo em Português com o conteúdo exclusivo relacionado ao Ayrton Senna, fez com que conseguíssemos alcançar resultados expressivos como o jogo de corrida mais vendido no mercado brasileiro em Para completar essa história de sucesso, tivemos a honra de participar de alguma maneira do lindo trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna. Anderson Gracias, Country Manager da Sony Computer Entertainment do Brasil. Logo após o lançamento, GT6 já era o jogo de corrida mais vendido de Nós estamos muito orgulhosos em relação à parceria com o Instituto Ayrton Senna no Brasil, uma organização que representa a verdadeira essência de um dos maiores campeões e humanitários na história do Brasil. A união de nossas duas grandes marcas proverá suporte contínuo ao Instituto Ayrton Senna, ajudando crianças por todo o Brasil nos próximos anos. Mark Stanley, VP & General Manager LATAM da Sony Computer Entertainment Americ.

41 foto: Alessandro Fadini soluções O legado de Ayrton Senna Ayrton Senna Racing Day promove saúde, integração e educação Em 2013, o Ayrton Senna Racing Day homenageou o piloto e promoveu saúde e integração para os mais de corredores que participaram de sua 10ª edição. As inscrições se esgotaram um mês antes do evento e 100% da arrecadação foi revertida para o Instituto. É mais um ano que apoiamos esse projeto com associação à marca Ayrton Senna, tão importante no cenário brasileiro. Já faz parte do nosso calendário participar dessa prova porque sabemos que há uma repercussão muito boa. A gente fica impressionado com a mobilização que acontece. Isso compõe e fortalece a imagem da marca associada a ações que tenham cunho social ou de incentivo ao esporte, ao lazer e aos hábitos saudáveis. Alexandre Nogueira, Diretor da Bradesco Seguros.

42 Como a única maratona de revezamento realizada no Autódromo de Interlagos e que apoia a Educação, a prova já é reconhecida em sua modalidade, com 42,2 km de extensão e grande relevância para os atletas, que se dividem em equipes de 2, 4 e 8 corredores, nas categorias masculina e feminina. 27 empresas apoiadoras 42,2 km extensão Na 10ª edição, 27 empresas apoiaram o evento, associando suas marcas à causa da educação e ao Instituto. Alcançando excelentes resultados, os parceiros usaram o espaço do autódromo para relacionar-se diretamente com o público e ativar suas marcas com ações diferenciadas de marketing. 100% do valor arrecadado é revertido ao Instituto soluções foto: Alessandro Fadini

43 Resultados da maratona 10 Nesse anos período, a prova já beneficiou mais de 300 mil crianças e jovens soluções 10 mil pessoas reunidas em interlagos na 10ª maratona de revezamento ayrton senna racing day 40 mil crianças e jovens beneficiados com educação de qualidade, em todo o Brasil, com a arrecadação das inscrições Superação e tributo a Ayrton Senna.

44 soluções Senninha Parceria Luxottica A parceria com a Luxottica reflete mais de 15 anos de atuação da marca Senninha no segmento óptico, com armações oftálmicas para o público infantil. Ela também constitui um dos mais antigos licenciamentos de marca do Instituto Ayrton Senna com royalties revertidos para o Instituto. A empresa Seline foi a primeira parceira nesse setor, adquirida pela Tecnol e, mais tarde, pela Luxottica, que hoje é a maior empresa do mundo do segmento. Em todos esses anos e nas diferentes gestões a que foi exposta, a parceria se manteve, mesmo sob política de cortes de custos, comuns nessas transições. Em 2013, a empresa renovou seu contrato com o Instituto, comprovando a efetividade dessa relação. 15 anos de PArceria 200 mil armações do Senninha foram vendidas, de fev. de 2012 a fev. de Além do apreço pelo trabalho social do Instituto, a Luxottica aposta nos valores do piloto transmitidos pela marca Senninha, o que faz com que a parceria seja uma bem-sucedida estratégia para o posicionamento de produtos de nicho tão específico.

45 Os parceiros sociais do Instituto Ayrton Senna são fundamentais para uma atuação ampla em prol da educação pública em todo o território nacional. soluções

46 soluções Abate Advogados Associados Bell Racing California Toys CARACAlla 1947 Casa Cor Citale Brasil Citi Decoskin Dias de Souza Advogados Associados Dileto Diverbrás Dotz Frutiminas garagekidz graco Exchange Iguti Ikase Irano Kalunga Kaneko Hiroshi Kyosho Linka Online machado, Meyer, SendACz e Opice Advogados Mesquita, Ribeiro e Jucá Advogados Miguel Neto Advogados Associados Multiplus Nortefrut Oliveira Staut Advocacia e Consultoria Jurídica paramount Peixoto e Cury Advogados Petbrill Piziitoys Pombo Lediberg Red Circus Reiza Stúdio Seculus Relógios Serpil Sid Mosca Szazi Bechara Storto Advogados

47 soluções RESUMO EXECUTIVO DAS SOLUÇÕES EDUCACIONAIS Excelência em todas as esferas As soluções do Instituto Ayrton Senna respondem às questões urgentes da educação brasileira e também buscam melhorar a qualidade do ensino em relação às habilidades cognitivas e às não cognitivas. Levam à rede pública de ensino ferramentas eficientes para combater o analfabetismo nas séries iniciais, para corrigir a distorção entre idade e série e para incentivar o protagonismo juvenil. E no sentido de fornecerem soluções completas, contemplam a gestão das escolas com programas de acompanhamento do aprendizado e voltados ao desenvolvimento dos gestores. foto: Fábio Corrêa

48 soluções Acelera Brasil Programa de correção de fluxo do ensino fundamental que combate a repetência responsável pelo abandono escolar e a distorção entre a idade e a série frequentada pelo aluno. O estudante alcança o nível de esperado para a primeira fase do ensino fundamental e avança em sua escolaridade crianças e jovens educadores 296 municípios de 16 estados Se liga Ajuda a corrigir o fluxo escolar do ensino fundamental, combatendo o analfabetismo nas primeiras séries e contribuindo à diminuição da evasão escolar. Em um ano, crianças que até então não sabiam ler e escrever retornam à rede regular crianças e jovens educadores 345 municípios de 16 estados

49 soluções Circuito Campeão Introduz, nos quatro primeiros anos do ensino fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para reverter a má qualidade de ensino crianças e jovens educadores 200 municípios de 13 estados Gestão Nota 10 Voltado aos diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino, ajuda a criar um novo perfil de gestor, com habilidades e competências importantes para sua atuação. Essa solução educacional reflete diretamente no sucesso do aluno, porque eleva a qualidade da aprendizagem de forma equitativa crianças e jovens educadores 532 municípios de 15 estados

50 soluções Fórmula da Vitória Trabalha com alunos do 6º ao 9º ano, defasados em alfabetização ou com dificuldades nas habilidades de leitura e escrita. Eles passam a ler e a produzir textos em diferentes situações, com clareza e coesão com base em material instigante e específico adolescentes e jovens 251 educadores 13 municípios de 2 estados SuperAção Jovem Focado na educação integral de alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do Ensino médio. Fortalece o aprendizado de disciplinas centrais do currículo, como Matemática e Língua Portuguesa e prepara o jovem para ser protagonista de sua história, contribuindo à melhoria da escola e do entorno por meio da criação e implementação de projetos que transformam a si mesmos e a realidade em que vivem adolescentes e jovens educadores escolas 518 municípios de 2 estados

51 soluções Educação pelo Esporte Desenvolvido em parceria com universidades, o Programa aposta no esporte como via privilegiada de desenvolvimento humano. Sua abordagem interdisciplinar volta-se para a formação integral do estudante. Tem como eixo condutor práticas esportivas, com intencionalidade explícita no desenvolvimento de competências socioemocionais, aliadas a atividades artísticas, pedagógicas e de qualidade de vida. O Programa de Educação pelo Esporte tem entre seus objetivos disseminar uma prática educacional esportiva renovada e, para isso, investe na formação de educadores sociais e futuros professores de educação física. Assim, a formação envolve educadores que não necessariamente atuarão de maneira direta no programa. Educação pela Arte Propõe, em parceria com ONGs, uma educação inovadora. Dançando, pintando, atuando ou cantando, crianças e jovens têm a oportunidade de se preparar para serem cidadãos do século crianças e jovens 102 educadores 6 ONGs 6 municípios de 4 estados 298 crianças e jovens 412 educadores (incluindo multiplicadores capacitados em encontros e seminários) 2 universidades (USP e UFMS) 2 municípios de 2 estados

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais Diretoria de Comunicação Clipping Veículo: Jornal Gazeta RS Data: 02 de setembro de 2014 Editoria/Coluna: Educação Página ou link: http://www.gazeta-rs.com.br/33/educacao/n:1638/reforma-no-ensino- Medio-completa-3-anos-sem-grandes-mudancas-nos-indicadores-educacionais

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única.

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única. Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Avaliação, Monitoramento e Impacto no Programa de Voluntariado Empresarial: Teoria e Prática 25/11/14 Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Conversando sobre a REALIDADE social do BRASIL Propostas Educação Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Partido da Social Democracia Brasileira Presidente: Senador Aécio Neves Instituto Teotônio Vilela Presidente: José

Leia mais

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino Caro(a) Conveniado, O COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU, escola dedicada ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tem grande satisfação em oferecer a você, através do convênio com o SEAAC, um benefício que

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto - Nacional Número e Título do Projeto: BRA/ 09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

O Dirigente Municipal de Educação e a articulação com o terceiro setor

O Dirigente Municipal de Educação e a articulação com o terceiro setor Missão Promover e realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. Visão Ser referência como fundação

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo:

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo: Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade Entrevista cedida à FGR em Revista por Gustavo de Faria Dias Corrêa, Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. FGR: A Secretaria

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Parceria pelo Desenvolvimento da Educação Pública em Manaus. Instituto Ayrton Senna e CIEAM Agosto - 2015

Parceria pelo Desenvolvimento da Educação Pública em Manaus. Instituto Ayrton Senna e CIEAM Agosto - 2015 Parceria pelo Desenvolvimento da Educação Pública em Manaus Instituto Ayrton Senna e CIEAM Agosto - 2015 Escola do Século XIX Professor do Século XX Aluno do Século XXI Educação para o século XXI Trabalhamos

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

Coordenação Técnica Agosto/2010. Iniciativa

Coordenação Técnica Agosto/2010. Iniciativa Coordenação Técnica Agosto/2010 Iniciativa FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL NOSSA CAUSA O Itaú, por meio da Fundação Itaú Social, se dedica a formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Edital de Seleção. Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil

Edital de Seleção. Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil Início das inscrições: 22 de fevereiro de 2013 Final das inscrições: 20 de março de

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Coordenação Sindicato dos Centros de Formação de Condutores

Leia mais

Escola Municipal Andre Urani Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais / GENTE RJ 27/06/2013

Escola Municipal Andre Urani Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais / GENTE RJ 27/06/2013 Escola Municipal Andre Urani Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais / GENTE RJ 27/06/2013 Informações da instituição A Escola Municipal André Urani está situada na Rocinha e é a primeira

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP 1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL 1.1. Histórico da Prática Eficaz descrever como surgiu o programa/prática e indicar a data de início das ações. O

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira a elevação do potencial pessoal e profissional para superar desafios e atingir resultados. E a dedicação exclusiva da Korkes

Leia mais

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Educacional

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão e Orientação Educacional.

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS O que é ensinado nas escolas prepara os alunos para concretizarem seus projetos na vida adulta? Para achar a resposta, entrevistamos jovens egressos

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. PROJETOS NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gerenciamento de Projetos. OBJETIVO DO CURSO: A

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

Transformando o presente, construindo o amanhã.

Transformando o presente, construindo o amanhã. Transformando o presente, construindo o amanhã. Primeira sede em 1988 História No dia 23 de novembro de 1988, a Fundação Belgo-Mineira foi oficialmente constituída, a fim de promover ações de marketing

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

Impacto_ Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento de habilidades socioemocionais cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida. Isso porque, segundo

Leia mais