AUTONOMIA EDITORIAL E PROPRIEDADE DOS MEIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTONOMIA EDITORIAL E PROPRIEDADE DOS MEIOS"

Transcrição

1 AUTONOMIA EDITORIAL E PROPRIEDADE DOS MEIOS

2 Autonomia editorial Princípio de separação entre matéria de gestão empresarial, que compete aos órgãos de direção da entidade proprietária do órgão de comunicação social, e matéria editorial, a cargo do diretor e da redação. O artigo 38.º da Constituição consagra a liberdade de imprensa, de cuja concretização resulta a especial proteção dos direitos dos jornalistas, quer face ao Estado ou a terceiros, quer no seio do órgão de comunicação social ( liberdades internas ).

3 Existe uma verdadeira reserva de redação, quando se trata de decidir o que é, ou não, investigado e publicado, sem qualquer interferência de outros poderes públicos ou privados. Constitui dever fundamental do jornalista repudiar a censura ou outras formas ilegítimas de limitação da liberdade de expressão e do direito de informar, bem como divulgar as condutas atentatórias do exercício destes direitos (14.º, n.º 1, al. b), Estatuto do Jornalista).

4 Incumbe ao diretor da publicação periódica orientar, superintender e determinar o conteúdo da publicação (artigo 20.º da LI). Os cargos de direção ou de chefia na área da informação são exercidos com autonomia editorial, estando vedado ao operador de rádio ou de televisão interferir na produção dos conteúdos de natureza informativa, bem como na forma da sua apresentação (arts. 33.º, n.º 5, LR, e 35.º, n.º 6, LTV).

5 Compete à entidade proprietária: - definir as linhas editoriais da publicação - contribuir para a elaboração do estatuto editorial - escolher, em cada momento, aqueles que vão desempenhar cargos de direção

6 A Propriedade dos meios Obrigações de transparência: A identidade das entidades proprietárias dos órgãos de comunicação social deve ser conhecida, bem como os meios de financiamento (artigo 38.º, n.º 3, CRP). Ações necessariamente nominativas (empresas detentoras de OCS sob forma de sociedade anónima). Discriminação dos detentores de participações sociais e das relações de grupo, divulgada uma vez por ano nas publicações periódicas e remetida à ERC (artigo 16.º LI).

7 É obrigatória a existência de um registo específico dos órgãos de comunicação social nacionais ou sujeitos à jurisdição do Estado Português (artigo 1.º ROCS). Obrigatoriedade de adoção e divulgação de um estatuto editorial que espelhe a orientação da publicação.

8 Compete à ERC : Garantir a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico (art. 39.º CRP). Assegurar o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa e zelar pela independência das entidades que prosseguem atividades de comunicação social perante os poderes político e económico (artigo 8.º, al. c), EstERC). Identificar os poderes de influência sobre a opinião pública, na perspetiva do pluralismo e da diversidade, adotando as medidas necessárias à sua salvaguarda (24.º, n.º 3, alínea q), dos EstERC).

9 Dos processos e suas análises

10 Casos em análise Suspensão do Jornal Nacional de Sexta Alegadas pressões sobre o jornal Público Extinção do programa Este tempo Criação de unidade centralizada de produção de informação económica para as publicações do grupo Global Notícias

11 Suspensão do jornal nacional de sexta (TVI) Questões: Ingerência da administração na esfera de competências da direção de informação? Legitimidade (ou ilegitimidade) da administração para manifestar desagrado com a desadequação de um programa ao perfil da estação? Existência de pressões junto da administração?

12 Suspensão do jornal nacional de sexta (TVI) Conclusões: A decisão de suspender o jornal nacional de sexta foi decidida pela administração da TVI, com interferência na esfera de competências do diretor de informação, o que se afigurou contrário à lei e lesivo da autonomia editorial e dos direitos dos jornalistas. Não se deu por demonstrado que a decisão da administração da TVI de suspender o jornal nacional de sexta tenha sido determinada por interferências do poder político.

13 Cessação da rubrica Este Tempo, da Antena 1 Questões: Como compatibilizar a decisão (editorial) de descontinuar um determinado programa e liberdade de expressão dos atores envolvidos? Possível existência de uma relação de causa-efeito entre o fim do Este Tempo e a crónica de Pedro Rosa Mendes referente ao programa da RTP onde foram abordadas as relações com Angola?

14 Cessação da rubrica Este Tempo, da Antena 1 Conclusões: O Este Tempo há muito gerava desagrado junto dos diretores de informação e de programas e não foram introduzidas alterações de fundo pelos responsáveis. Os elementos recolhidos no processo não permitiram, pois, dar por provado que a cessação do Este Tempo resultara, do desagrado provocado pela crónica de Pedro Rosa Mendes.

15 O caso Público: a decisão editorial de não publicar a notícia follow up do caso das secretas Questões: O que é uma pressão? Quando deve uma pressão ser considerada ilícita? As liberdades internas dos jornalistas e o poder do diretor de decidir o que é ou não publicado?

16 O caso Público: a decisão editorial de não publicar a notícia follow up do caso das secretas Conclusões: A determinação do carácter ilegítimo de uma pressão implica necessariamente uma análise concreta a fim de se apurar se a ameaça foi séria, grave e se condicionou a autonomia e a liberdade de quem a sofreu. A apresentação de queixa à ERC ou aos tribunais constitui um direito de todos e não pode ser vista como uma pressão. A decisão de não publicação baseou-se comprovadamente em critérios editoriais e foi assumida pela direção do jornal.

17 Fusão de redações de jornais (o caso DN e JN secção económica), criação de uma secção única integrada na publicação online Dinheiro Vivo Questões: Se a decisão de extinguir as secções e consequente transferência dos jornalistas for tomada pela administração e não pelos diretores das publicações, tal atenta contra a autonomia e competências dos respetivos diretores? Poderá estar em causa a identidade de cada jornal do grupo com diferentes estatutos editoriais?

18 Fusão de redações de jornais (o caso DN e JN secção económica), criação de uma secção única integrada na publicação online Dinheiro Vivo (dados recolhidos entre 28 de novembro e 4 de dezembro de 2011)

19 Fusão de redações de jornais (o caso DN e JN secção económica), criação de uma secção única integrada na publicação online Dinheiro Vivo Conclusões: A partilha de conteúdos não deverá implicar um condicionamento da atuação dos jornalistas, sendo de evitar a sobreposição de chefias. A partilha de conteúdos não é vedada por lei. Porém, as publicações do grupo devem manter a sua autonomia, identidade e a diversidade dos seus projetos editoriais, com pleno respeito pelos direitos dos jornalistas.

20 A dicotomia entre autonomia editorial/gestão dos meios em contexto de mudança: apreciação crítica Multiplicam-se estratégias de otimização de recursos humanos e materiais. Como assegurar, neste contexto de mudança, a preservação da autonomia editorial? Decisões de gestão com reflexos em matéria editorial. Onde traçar a fronteira? A figura do diretor como um garante da independência e autonomia editorial. Até onde as exigências legais são exequíveis nos dias de hoje?

21 AUTONOMIA EDITORIAL E PROPRIEDADE DOS MEIOS

PELA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO. Cobertura jornalística das campanhas eleitorais

PELA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO. Cobertura jornalística das campanhas eleitorais PELA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO Cobertura jornalística das campanhas eleitorais I. Enquadramento A liberdade de expressão integra o direito fundamental dos cidadãos a uma informação livre e pluralista, essencial

Leia mais

Propostas de alteração do PCP (artigos 4.º e 6.º) ( )

Propostas de alteração do PCP (artigos 4.º e 6.º) ( ) D e CDS-PP do Projeto de do D e CDS/PP ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DA COBERTURA JORNALÍSTICA EM PERÍODO ELEITORAL E REGULA A PROPAGANDA ELEITORAL ATRAVÉS DE MEIOS DE LEI QUE DEFINE OS PRINCÍPIOS QUE REGEM

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação. Directiva 1/2008. Sobre publicações periódicas autárquicas.

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação. Directiva 1/2008. Sobre publicações periódicas autárquicas. Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação Directiva 1/2008 Sobre publicações periódicas autárquicas Lisboa 24 de Setembro de 2008 Conselho Regulador da Entidade Reguladora

Leia mais

(apenas os artigos mais relavantes para a regulação da actividade jornalística)

(apenas os artigos mais relavantes para a regulação da actividade jornalística) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA VII REVISÃO CONSTITUCIONAL [2005] (apenas os artigos mais relavantes para a regulação da actividade jornalística) PARTE I Direitos e deveres fundamentais TÍTULO II

Leia mais

Deliberação 76/2015 (OUT-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 76/2015 (OUT-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 76/2015 (OUT-I) Exposição de Fernando Abreu relativa ao Diário de Viseu Lisboa 21 de abril de 2015 Conselho Regulador da

Leia mais

Deliberação ERC/2016/76(DR-I)

Deliberação ERC/2016/76(DR-I) Deliberação ERC/2016/76(DR-I) Recurso por alegada denegação ilegítima do direito de resposta apresentado por Igreja Universal do Reino de Deus contra o jornal Sol, propriedade da Newsplex, S.A. Lisboa

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Directiva 1/2008. Sobre publicações periódicas autárquicas.

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Directiva 1/2008. Sobre publicações periódicas autárquicas. Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Directiva 1/2008 Sobre publicações periódicas autárquicas Lisboa 24 de Setembro de 2008 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 530/XII/3 (PSD, CDS-PP) - «LEI QUE DEFINE OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A COBERTURA JORNALÍSTICA DAS ELEIÇÕES E DOS REFERENDOS NACIONAIS»

PROJETO DE LEI N.º 530/XII/3 (PSD, CDS-PP) - «LEI QUE DEFINE OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A COBERTURA JORNALÍSTICA DAS ELEIÇÕES E DOS REFERENDOS NACIONAIS» PROJETO DE LEI N.º 530/XII/3 (PSD, CDS-PP) - «LEI QUE DEFINE OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A COBERTURA JORNALÍSTICA DAS ELEIÇÕES E DOS REFERENDOS NACIONAIS» PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO REGIME JURÍDICO DA COBERTURA

Leia mais

Estrela Serrano. Outubro de 2010

Estrela Serrano. Outubro de 2010 Estrela Serrano Outubro de 2010 Estatutos da ERC Objectivos da regulação (excertos) Artigo 7.º Constituem objectivos da regulação do sector da comunicação social a prosseguir pela ERC: a) Promover e assegurar

Leia mais

Deliberação ERC/2017/180 (OUT-I)

Deliberação ERC/2017/180 (OUT-I) Deliberação ERC/2017/180 (OUT-I) Queixa de Agostinho Pinto contra o Jornal de Notícias, propriedade da Global Notícias Media Group, S.A., pela publicação truncada de uma carta de leitor Lisboa 18 de agosto

Leia mais

INFORME N.º 05/CR - ARC/2017 DE MAIO DE 2017

INFORME N.º 05/CR - ARC/2017 DE MAIO DE 2017 Conselho Regulador INFORME N.º 05/CR - ARC/2017 DE MAIO DE 2017 Cidade da Praia, 31 de maio de 2017 Edifício Santo António, Bloco A, 2.º andar - Achada de Santo António - Caixa Postal n.º 313 A Tel. 5347171

Leia mais

Deliberação 134/2014 (CONTJOR-TV)

Deliberação 134/2014 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 134/2014 (CONTJOR-TV) Participação de José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores

Leia mais

Deliberação ERC/2016/250 (DR-I)

Deliberação ERC/2016/250 (DR-I) Deliberação ERC/2016/250 (DR-I) Queixa de Joaquim Barbosa Ferreira Couto, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, contra Letras Transparentes, jornal Notícias de Santo Tirso (dia 1/8/2016 - rúbrica

Leia mais

VISAPRESS Gestão de Conteúdos dos Media, CRL REGULAMENTO INTERNO

VISAPRESS Gestão de Conteúdos dos Media, CRL REGULAMENTO INTERNO VISAPRESS Gestão de Conteúdos dos Media, CRL REGULAMENTO INTERNO Parte Geral (Âmbito de Aplicação) Para efeito de execução das normas dos Estatutos, aplicar-se-ão as regras do presente Regulamento Interno,

Leia mais

Deliberação 111/2015 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 111/2015 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 111/2015 (CONTJOR-TV) Queixa de Inês Buhler contra o serviço de programas TVI Lisboa 24 de junho de 2015 Conselho Regulador

Leia mais

CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 79/CR-ARC/2017. de 17 de outubro

CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 79/CR-ARC/2017. de 17 de outubro CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 79/CR-ARC/2017 de 17 de outubro Assunto: Deliberação do Conselho Regulador da ARC, na sequência da missão de fiscalização realizada à Tiver Rádio DIA, a 25 de setembro

Leia mais

Deliberação ERC/2017/72 (DR-I)

Deliberação ERC/2017/72 (DR-I) Deliberação ERC/2017/72 (DR-I) Recurso apresentado por DICTUM ET FACTUM ASSESSORIA EM ACTIVIDADES ECONÓMICAS E AMBIENTE, Lda., em alegada representação de CENTROLIVA- INDUSTRIA E ENERGIA, S.A., contra

Leia mais

CONSELHO REGULADOR. DELIBERAÇÃO N.º 70/CR-ARC/2017 de 3 de outubro

CONSELHO REGULADOR. DELIBERAÇÃO N.º 70/CR-ARC/2017 de 3 de outubro CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 70/CR-ARC/2017 de 3 de outubro Assunto: Deliberação do CR da ARC, na sequência da missão de fiscalização realizada à Rádio Crioula FM, a 13 de setembro de 2017. No exercício

Leia mais

Lei dos Partidos Políticos

Lei dos Partidos Políticos Lei dos Partidos Políticos Lei Orgânica n.º 2/2003, de 22 de agosto (TP), com as alterações introduzidas pela Lei Orgânica n.º 2/2008, de 14 de maio 1 (TP) A Assembleia da República decreta, nos termos

Leia mais

Deliberação ERC/2016/153 (CONTJOR-TV)

Deliberação ERC/2016/153 (CONTJOR-TV) Deliberação ERC/2016/153 (CONTJOR-TV) Participação de Carlos Oliveira contra a RTP reportando à seleção do convidado da rubrica semanal A Última Fronteira, que integra o Bom Dia Portugal Lisboa 21 de junho

Leia mais

DIRETIVA N.º 01/CR-ARC/2018

DIRETIVA N.º 01/CR-ARC/2018 CONSELHO REGULADOR DIRETIVA N.º 01/CR-ARC/2018 de 21 de agosto Sobre a utilização de imagens de arquivo pelas Televisões I. Objeto 1. A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social ARC tem recebido

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE Transparency International Portugal REGIME DE FINANCIAMENTOS

TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE Transparency International Portugal REGIME DE FINANCIAMENTOS TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE Transparency International Portugal REGIME DE FINANCIAMENTOS REGIME DE FINANCIAMENTOS TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE, ASSOCIAÇÃO CÍVICA Adotado na Assembleia Geral da Transparência

Leia mais

Deliberação ERC/2016/185 (DJ) Queixa de Paulo Quintela, Diretor da publicação Jornal de Mafra, contra a Câmara Municipal de Mafra

Deliberação ERC/2016/185 (DJ) Queixa de Paulo Quintela, Diretor da publicação Jornal de Mafra, contra a Câmara Municipal de Mafra Deliberação ERC/2016/185 (DJ) Queixa de Paulo Quintela, Diretor da publicação Jornal de Mafra, contra a Câmara Municipal de Mafra Lisboa 10 de agosto de 2016 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para

Leia mais

Deliberação 145/2015 (AUT-R) Modificação do projeto licenciado à SIRS Sociedade Independente de Radiodifusão Sonora, S.A, para conversão da

Deliberação 145/2015 (AUT-R) Modificação do projeto licenciado à SIRS Sociedade Independente de Radiodifusão Sonora, S.A, para conversão da Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 145/2015 (AUT-R) Modificação do projeto licenciado à SIRS Sociedade Independente de Radiodifusão Sonora, S.A, para conversão

Leia mais

COMENTÁRIO DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO EM MATÉRIA DE «MUST CARRY» I ENQUADRAMENTO GERAL

COMENTÁRIO DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO EM MATÉRIA DE «MUST CARRY» I ENQUADRAMENTO GERAL COMENTÁRIO DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO EM MATÉRIA DE «MUST CARRY» I ENQUADRAMENTO GERAL O projecto de deliberação sobre «especificação de obrigações

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPUBLICA - SANTA CATARINA GABINETE DO PROCURADOR REGIONAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO/PRSC

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPUBLICA - SANTA CATARINA GABINETE DO PROCURADOR REGIONAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO/PRSC PR-SC-00051777/2018 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL GABINETE DO PROCURADOR REGIONAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO/PRSC Inquérito Civil n. 1.33.000.002228/2018-75 RECOMENDAÇÃO N. 54, de 30 de outubro de 2018 O MINISTÉRIO

Leia mais

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL A entrada em vigor da Lei n.º 10/2014, de 6 de Março, que aprovou os Estatutos da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), implicou

Leia mais

Queixa do Partido Popular de Cabo Verde contra a TCV e a Record TV Cabo Verde, por não comparência a uma conferência de imprensa promovida pelo PP

Queixa do Partido Popular de Cabo Verde contra a TCV e a Record TV Cabo Verde, por não comparência a uma conferência de imprensa promovida pelo PP CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 26/CR-ARC/2017 Queixa do Partido Popular de Cabo Verde contra a TCV e a Record TV Cabo Verde, por não comparência a uma conferência de imprensa promovida pelo PP Cidade

Leia mais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais 2014 5ª Edição Actualização nº 1 1 Actualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 692/XIII. Procede à 45.ª alteração ao Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções

PROJETO DE LEI N.º 692/XIII. Procede à 45.ª alteração ao Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções PROJETO DE LEI N.º 692/XIII Procede à 45.ª alteração ao Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A Constituição da República Portuguesa

Leia mais

Código de Conduta da Fundação Montepio

Código de Conduta da Fundação Montepio Código de Conduta da Fundação Montepio Preâmbulo A Fundação Montepio Geral, instituição particular de solidariedade social, foi criada em 1995, pelo Montepio Geral - Associação Mutualista, com o objetivo

Leia mais

Relatório dezembro 2016

Relatório dezembro 2016 Relatório dezembro 2016 Página 1 de 7 1. ENQUADRAMENTO A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante designada por ERC) tem por competência, nos termos do disposto nos números 1 e 2 do artigo

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 2/PUB-INT/2008

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 2/PUB-INT/2008 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 2/PUB-INT/2008 Queixa de Nélio Machado contra o site http://diario.iol.pt Lisboa 26 de Novembro de 2008 Conselho Regulador

Leia mais

Deliberação. 160/ /2015 (Parecer) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação. 160/ /2015 (Parecer) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 160/ /2015 (Parecer) Parecer relativo ao projeto de alteração do Decreto-lei n.º 272/98, de 2 de setembro Lisboa 24 de agosto

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS. Relatório Síntese

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS. Relatório Síntese PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Relatório Síntese 2018 INDICE 1 INTRODUÇÃO... 2 2 CARACTERIZAÇÃO DA SOCIEDADE E DA SUA ATIVIDADE... 3 3 - INSTRUMENTOS DE PREVENÇÃO E COMBATE

Leia mais

Senhor Presidente Senhores Deputados Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhores Deputados Senhores Membros do Governo DEPUTADO PEDRO GOMES PLURALISMO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL INTERVENÇÃO 16ABR2008 A liberdade de imprensa e o pluralismo da comunicação social são elementos constitutivos do Estado de Direito democrático. Verdadeiramente,

Leia mais

PRINCÍPIOS RELATIVOS AO ESTATUTO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS (PRINCÍPIOS DE PARIS)

PRINCÍPIOS RELATIVOS AO ESTATUTO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS (PRINCÍPIOS DE PARIS) PRINCÍPIOS RELATIVOS AO ESTATUTO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS (PRINCÍPIOS DE PARIS) Adotados pela resolução 48/134 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de dezembro de 1993. PRINCÍPIOS

Leia mais

Deliberação 4/2013 (DR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 4/2013 (DR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 4/2013 (DR-I) Recurso de Rui Nuno da Silva Loureiro contra o jornal Notícias de Esposende Lisboa 9 de janeiro de 2013 Conselho

Leia mais

Deliberação ERC/2016/208 (DR-I)

Deliberação ERC/2016/208 (DR-I) Deliberação ERC/2016/208 (DR-I) Recurso de Lília Albino, na qualidade de representante legal de António Nascimento, contra o jornal Correio da Manhã por denegação ilícita do exercício de direito de resposta

Leia mais

Consulta Pública da ERS n.º 1/2018. Projeto de Regulamento para Transferências de Utentes entre Estabelecimentos Prestadores de Cuidados de Saúde

Consulta Pública da ERS n.º 1/2018. Projeto de Regulamento para Transferências de Utentes entre Estabelecimentos Prestadores de Cuidados de Saúde Consulta Pública da ERS n.º 1/2018 Projeto de Regulamento para Transferências de Utentes entre Estabelecimentos Prestadores de Cuidados de Saúde O Decreto-lei n.º 126/2014, de 22 de agosto, procedeu à

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS INTRODUÇÃO O Grupo processa 1 regularmente os dados pessoais 2 dos seus colaboradores e dos seus clientes individuais, atuais ou potenciais, bem como de terceiros,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 21/CONT-TV/2012

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 21/CONT-TV/2012 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 21/CONT-TV/2012 Participação de Miguel Viana contra a RTP a propósito de uma peça exibida no «Jornal da Tarde» de 7 de julho,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 3/PLU-I/2011

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 3/PLU-I/2011 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 3/PLU-I/2011 Queixa de Armando Herculano Lopes Ferreira contra o Boletim da Câmara Municipal de Vila do Conde devido à não

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS 1- Introdução Este manual expõe condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus empregados e prestadores de serviços no ambiente digital. Essas diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DO JE JÚRI DE ÉTICA DO ICAP

REGULAMENTO DO JE JÚRI DE ÉTICA DO ICAP REGULAMENTO DO JE JÚRI DE ÉTICA DO ICAP Artigo 1º (ÂMBITO) O JE é um organismo do ICAP, estatutariamente consagrado, independente, imparcial e isento e que tem como principal atribuição e competência a

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO CAPÍTULO I OBJETO E COMPOSIÇÃO Artigo 1º Objeto O presente Regulamento estabelece o processo de eleição do conselho geral transitório do Agrupamento

Leia mais

CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL

CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL CAPÍTULO I Objeto e Composição Artigo 1º Objeto O presente Regulamento estabelece o processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas

Leia mais

Deliberação. 26/2014 (Parecer) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação. 26/2014 (Parecer) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 26/2014 (Parecer) Parecer relativo ao Projeto-Lei n.º 506/XII (3.ª) do PS Regula a promoção da transparência da propriedade

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA Artigo 1º Âmbito 1. O presente Regulamento estabelece as normas de candidatura à atribuição de bolsas para investigação jornalística

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOLÓGICA

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOLÓGICA REGULAMENTO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOLÓGICA Capítulo I Princípios Gerais Artigo 1. o Denominação A Comissão de Desenvolvimento do Mestrado Integrado em Engenharia

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 255/XII/1.ª OBRIGA À DIVULGAÇÃO DE TODA A CADEIA DE PROPRIEDADE DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PROJETO DE LEI N.º 255/XII/1.ª OBRIGA À DIVULGAÇÃO DE TODA A CADEIA DE PROPRIEDADE DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 255/XII/1.ª OBRIGA À DIVULGAÇÃO DE TODA A CADEIA DE PROPRIEDADE DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Exposição de motivos A transparência da propriedade dos órgãos de comunicação

Leia mais

BANCO CENTRAL EUROPEU

BANCO CENTRAL EUROPEU C 374/2 Jornal Oficial da União Europeia 4.12.2012 III (Atos preparatórios) BANCO CENTRAL EUROPEU BANCO CENTRAL EUROPEU PARECER DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 6 de novembro de 2012 sobre uma proposta de regulamento

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE O SORTEIO DE DISTRIBUIÇÃO. Artigo 1.º (Objecto) TEMPOS DE ANTENA NA RÁDIO E NA TELEVISÃO

REGULAMENTO SOBRE O SORTEIO DE DISTRIBUIÇÃO. Artigo 1.º (Objecto) TEMPOS DE ANTENA NA RÁDIO E NA TELEVISÃO TEMPOS DE ANTENA NA RÁDIO E NA TELEVISÃO Considerando que as candidaturas às eleições gerais têm direito à utilização do serviço público de radiodifusão e televisão, durante o período oficial da campanha

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES RELATÓRIO E PARECER, NO ÂMBITO DA AUDIÇÃO DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO PRÓPRIO DAS REGIÕES AUTÓNOMAS, SOBRE A PROPOSTA DE LEI N.º 67/IX (GOV) QUE APROVA A REESTRUTURAÇÃO DO SECTOR EMPRESARIAL DO ESTADO NA ÁREA

Leia mais

Dia Europeu da Depressão O que pensam os portugueses da Depressão? Relatório de Atividades e Clipping

Dia Europeu da Depressão O que pensam os portugueses da Depressão? Relatório de Atividades e Clipping Dia Europeu da Depressão O que pensam os portugueses da Depressão? Relatório de Atividades e Clipping Índice I. Introdução II. Objetivos III. Público-alvo IV. Atividades desenvolvidas V. Resumo de resultados

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA Adotados pelo Sétimo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Milão de 26 de agosto

Leia mais

Proibição da emissão de valores mobiliários ao portador. Lei nº 15/2017, de 3 de Maio

Proibição da emissão de valores mobiliários ao portador. Lei nº 15/2017, de 3 de Maio 2017 Proibição da emissão de valores mobiliários ao portador Lei nº 15/2017, de 3 de Maio Setembro 2017 Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19, 7º, 1070-072 Lisboa +(351) 21 599 99 00 geral@schiappacabral.pt

Leia mais

ESTATUTO DO JORNALISTA

ESTATUTO DO JORNALISTA ESTATUTO DO JORNALISTA Lei n 59/V/98 de 23 de Junho Estatuto do Jornalista CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1 (Objecto) O Presente Estatuto tem por objecto regular o exercício da actividade de jornalista

Leia mais

CONSELHO GERAL INDEPENDENTE. Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP

CONSELHO GERAL INDEPENDENTE. Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1.º Semestre de 2016 1. O Conselho Geral Independente (CGI) da RTP S. A. é o órgão de supervisão e fiscalização do cumprimento

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 21/LIC-R/2008

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 21/LIC-R/2008 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 21/LIC-R/2008 Renovação de licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular TSF Rádio Jornal

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

Deliberação ERC/2016/169 (CONTJOR-I)

Deliberação ERC/2016/169 (CONTJOR-I) Deliberação ERC/2016/169 (CONTJOR-I) Queixa de José Fernandes da Silva contra o jornal I online por violação do dever de rigor informativo na notícia com o título «Crioterapia, técnica utilizada por Cristiano

Leia mais

CONSELHO GERAL INDEPENDENTE REGULAMENTO INTERNO

CONSELHO GERAL INDEPENDENTE REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I Missão composição e competências Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento Interno, doravante apenas designado por Regulamento, é estabelecido ao abrigo da alínea e) do nº

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO RENOVA BRASIL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO RENOVA BRASIL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO RENOVA BRASIL 1. APRESENTAÇÃO O RENOVABR é um projeto que busca identificar, selecionar e desenvolver novas lideranças políticas. Este documento tem como objetivo a apresentação

Leia mais

Deliberação ERC/2016/159 (AUT-R)

Deliberação ERC/2016/159 (AUT-R) Deliberação ERC/2016/159 (AUT-R) Modificação do projeto licenciado à Superádio, Unipessoal, Lda., no que se refere ao conteúdo da programação e classificação do serviço de programas Rádio NFM para temático

Leia mais

CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 45/CR-ARC/2017

CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 45/CR-ARC/2017 CONSELHO REGULADOR DELIBERAÇÃO N.º 45/CR-ARC/2017 de 8 de agosto ASSUNTO: Deliberação do Conselho Regulador da ARC na sequência da missão de fiscalização realizada à Rádio Comunitária de Santa Maria, a

Leia mais

NEWSLETTER I SOCIETÁRIO

NEWSLETTER I SOCIETÁRIO NEWSLETTER I SOCIETÁRIO NEWSLETTER SOCIETÁRIO I Setembro, 2015 I Novo Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria 2 II Legislação Nacional 4 III Legislação da UE 4 IV Jurisprudência 5 NEWSLETTER SOCIETÁRIO

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN 1 Í N D I C E PREÂMBULO CAPÍTULO I DESTINATÁRIOS 1º Princípios e âmbito CAPÍTULO II OBJETIVO 2º Defesa da ética e da imagem da Instituição

Leia mais

Relatório de Conformidade 2013

Relatório de Conformidade 2013 Relatório de Conformidade 2013 março de 2014 Responsável de Conformidade Índice 1. Introdução... 3 2. Obrigações... 3 Independência e Autonomia de Gestão... 3 Não Discriminação... 4 Confidencialidade da

Leia mais

Deliberação 98/2015 (DR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 98/2015 (DR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 98/2015 (DR-I) Recurso de Bento dos Santos contra a revista Sábado,, por denegação do direito de resposta Lisboa 2 de junho

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NA BAHIA EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA:

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NA BAHIA EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA: EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA: Pedido de Providências URGENTE O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL vem, perante a respeitável presença de Vossa Excelência, por meio do

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 16/CONT-I/2011

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 16/CONT-I/2011 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 16/CONT-I/2011 Queixa de Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves contra a revista Visão Lisboa 10 de Agosto de 2011 Conselho Regulador

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 280/XII/2.ª DESIGNAÇÃO E DESTITUIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RTP PELA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

PROJETO DE LEI N.º 280/XII/2.ª DESIGNAÇÃO E DESTITUIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RTP PELA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 280/XII/2.ª DESIGNAÇÃO E DESTITUIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RTP PELA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Exposição de motivos O Bloco de Esquerda tem desde sempre alertado

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 22-Q/2006 que adopta a Recomendação 6/2006

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 22-Q/2006 que adopta a Recomendação 6/2006 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 22-Q/2006 que adopta a Recomendação 6/2006 ASSUNTO: Queixa do Grupo Pestana contra a RTP-Madeira, referente à reportagem

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/CONT-NET/2010. Queixas contra o site Maisfutebol.

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/CONT-NET/2010. Queixas contra o site Maisfutebol. Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 4/CONT-NET/2010 Queixas contra o site Maisfutebol Lisboa 7 de Julho de 2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para

Leia mais

Deliberação 122/2015 (DR-TV)

Deliberação 122/2015 (DR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 122/2015 (DR-TV) Incumprimento das Deliberações 75/2015, de 21 de abril de 2015, e 89/2015 (OUT-TV), de 12 de maio de 2015,

Leia mais

VISAPRESS Gestão de Conteúdos dos Media, CRL REGULAMENTO INTERNO. Parte Geral

VISAPRESS Gestão de Conteúdos dos Media, CRL REGULAMENTO INTERNO. Parte Geral VISAPRESS Gestão de Conteúdos dos Media, CRL REGULAMENTO INTERNO Parte Geral (Âmbito de Aplicação) Para efeito de execução das normas dos Estatutos, aplicar-se-ão as regras do presente Regulamento Interno,

Leia mais

Transmissão do direito de utilização de frequências da Cooperativa Cultural Voz do Marão, C.R.L. para a titularidade da Rádio Antena do Marão, Lda.

Transmissão do direito de utilização de frequências da Cooperativa Cultural Voz do Marão, C.R.L. para a titularidade da Rádio Antena do Marão, Lda. DECISÃO Transmissão do direito de utilização de frequências da Cooperativa Cultural Voz do Marão, C.R.L. para a titularidade da Rádio Antena do Marão, Lda. 1. Pedido Na sequência do pedido de cessão do

Leia mais

Deliberação 12/2014 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 12/2014 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 12/2014 (CONTJOR-TV) Participação de Carlos Macheira contra a TVI, a propósito da exibição de uma peça na edição do «Jornal

Leia mais

Deliberação 164/2014 (DR-I)

Deliberação 164/2014 (DR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 164/2014 (DR-I) Recurso de Hélder de Castro e Marília de Castro contra o jornal O Interior, por alegada denegação infundada

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1164/XIII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º 1164/XIII/4.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 1164/XIII/4.ª ALTERA A FORMA DE DESIGNAÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RTP E ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA ESTRATÉGICO DE SERVIÇO PÚBLICO

Leia mais

REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA CAPÍTULO I. Da constituição e objetivos. Artigo 1º

REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA CAPÍTULO I. Da constituição e objetivos. Artigo 1º REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA CAPÍTULO I Da constituição e objetivos Artigo 1º O presente regulamento respeita ao Colégio da Especialidade de Contabilidade Pública adiante

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º... /XIII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º... /XIII/4.ª PROJETO DE LEI N.º... /XIII/4.ª Altera a forma de designação do Conselho de Administração da RTP e estabelece a obrigatoriedade de definição de um Programa Estratégico de Serviço Público de Televisão Exposição

Leia mais

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E DEMAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 DEFINIÇÕES... 4

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DEZEMBRO 2016 R u a S. J o ã o d e B r i t o, 6 2 1 L 3 2, 4 1 0 0-4 5 5 P O R T O e-mail: g e r a l @ e r s. p t telef.: 222 092 350 fax: 222

Leia mais

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 73/2018

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 73/2018 RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 73/2018 Procedimentos nº MPMG 0024.18.018897-1 e MPF nº 1.22.000.004920/2018-11 O E O MINISTÉRIO DO ESTADO DE, pelos Procuradores da República e Promotoras de Justiça signatários,

Leia mais

Capítulo I Disposições gerais

Capítulo I Disposições gerais Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 13/2012 No quadro dos instrumentos tendentes à resolução ordenada de instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, o artigo 145.º-G

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL. Introdução CAPÍTULO II

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL. Introdução CAPÍTULO II REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL Introdução No cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com a redação dada pelo Decreto- Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, o do Agrupamento

Leia mais

Relatório anual sobre a estrutura e práticas do governo societário do. Banco BAI Europa, SA. Estrutura do governo societário

Relatório anual sobre a estrutura e práticas do governo societário do. Banco BAI Europa, SA. Estrutura do governo societário do Banco BAI Europa, SA Estrutura do governo societário 1 O Banco BAI Europa, S.A. (BAIE ou Banco) é uma instituição financeira de direito português, cujo capital social, integralmente subscrito e realizado

Leia mais

Lei Orgânica n.º 2/2003 de 22 de Agosto Lei dos Partidos Políticos

Lei Orgânica n.º 2/2003 de 22 de Agosto Lei dos Partidos Políticos Lei Orgânica n.º 2/2003 de 22 de Agosto Lei dos Partidos Políticos A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, para valer como lei geral da República, a

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 14/DF-I/2007

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 14/DF-I/2007 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 14/DF-I/2007 Queixa de Aníbal Venâncio Menino contra o jornal Diário de Coimbra. Lisboa 20 de Dezembro de 2007 Conselho Regulador

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 11/2017 Regulamento da Comissão de Ética da Universidade de Évora

ORDEM DE SERVIÇO Nº 11/2017 Regulamento da Comissão de Ética da Universidade de Évora ORDEM DE SERVIÇO Nº 11/2017 Regulamento da Comissão de Ética da Universidade de Évora Sob proposta da Comissão de Ética nomeada pelo Despacho nº 24/2017, de 15.fevereiro, e ao abrigo do disposto na alínea

Leia mais

DECRETO N.º 42/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 42/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 42/XIII Regime da restituição de bens culturais que tenham saído ilicitamente do território de um Estado membro da União Europeia (transpõe a Diretiva 2014/60/UE do Parlamento Europeu e do

Leia mais

Deliberação 43/2016 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 43/2016 (CONTJOR-TV) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 43/2016 (CONTJOR-TV) Queixa de Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD contra Rui Santos, jornalista da SIC/SIC Notícias Lisboa

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 24/DR-I/2011

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 24/DR-I/2011 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 24/DR-I/2011 Recurso de Walter Cudell contra o jornal Público por alegada violação dos limites da liberdade imprensa na notícia

Leia mais

Foi ouvida a Comissão Nacional de Proteção de Dados e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Foi ouvida a Comissão Nacional de Proteção de Dados e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Decreto-Lei n.º 14/2014, de 22 de janeiro Estabelece o regime jurídico das incompatibilidades dos membros das Comissões, de grupos de trabalho, de júris de procedimentos précontratuais, e consultores que

Leia mais

Deliberação 144/2015 (CONTJOR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação 144/2015 (CONTJOR-I) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 144/2015 (CONTJOR-I) Participação do Presidente do Sporting Clube Portugal - Bruno Miguel Azevedo Gaspar contra o jornal

Leia mais