PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM HOMOPARENTALIDADE. Manuela Magalhães.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM HOMOPARENTALIDADE. Manuela Magalhães."

Transcrição

1 PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM TORNO DA HOMOPARENTALIDADE Manuela Magalhães manusm@gmail.com

2 OBJETIVOS: Conceituar e debater homoparentalidade, família e configurações homoparentais Compreender a construção da invisibilidade da homoparentalidade Aspectos psicossocias, políticos e jurídicos da homoparentalidade PROGRAMAÇÃO: Apresentação geral; Trabalhos em pequenos grupos; Pacto social e sexual; Direitos sexuais e reprodutivos; Aspectos jurídicos.

3 TRABALHO EM PEQUENOS GRUPOS Novas Configurações familiares? Desenhe uma família da forma como ela lhe vem à cabeça; Apresente o desenho para o seu grupo. Discutam: Qual a função da família para a sociedade? Qual a função da família para a religião? Qual a função da família na educação dos filhos e no ambiente pedagógico? Vocês conhecem ou já ouviram falar de arranjos familiares homoparentais? Como são? E na sua experiência pedagógica, vocês têm ou já tiveram contato com famílias homoparentais?

4 Definição Homoparentalidade: Situação na qual pelo menos um adulto que se reconhece como homossexual tem a função de cuidar cotidianamente de pelo menos uma criança. Vocês já tinham ouvido falar do termo homoparentalidade no ambiente pedagógico? A Homoparentalidade é um acontecimento novo, incomum ou é invisível?

5 Pacto social e sexual: invisibilidade da regulação da sociedade política e da sociedade familiar Os contratos ou pactos são formas políticas de regulação da sociedade civil; são formas de racionalidade, de compreensão das relações sociais e de prescrição de ações e valores. Rousseau: Dois sexos, dois espaços: espaço público e espaço privado Espaço público: regido pela lei da racionalidade Espaço privado-familiar: regido pela lei da natureza e pelas leis divinas O pacto social regula a esfera pública e significa a liberdade do ser humano e as obrigações do cidadão para com o Estado. Sintetiza uma evolução moral dos indivíduos do seu estado de natureza para o de cidadãos.

6 No entanto, há um silêncio sobre o pacto original que rege a sociedade familiar e que designa lugares para homens e mulheres dentro da estrutura familiar. Contrato social: história de liberdade, contrato sexual: história de sujeição. Para Rousseau: a sociedade política é diferente da sociedade familiar, sendo esta última, a mais antiga das sociedades e a única que é natural. O natural, aqui, antecede e se opõe ao social. Nessa visão, a família estaria então num estado présocial. O que rege o contrato social é a soberania dos cidadãos. Na sociedade familiar vale a lei do mais forte na figura do poder patriarcal. As leis são regidas pelo sentimento e guiadas para a manutenção e não corrupção do estado natural da família.

7 Para Carole Pateman: o estado natural da família pressupõe dois sexos relacionados de forma hierárquica e com papéis e construções identitárias bem definidos. Condição natural de sujeição da mulher. Para dominar a mulher e minimizar sua influência, ela é confinada no mundo privado e para evitar o perigo de levar o homem a regredir ao seu estado de instinto, o ideal feminino é situado e confinado no ser mãe e esposa virtuosa do cidadão. A razão que rege o contrato original é uma razão patriarcal, que mantém interesses de normas e práticas do sistema de poder masculino e da normativa heterossexual. Essa história do contrato sexual tem sido invisibilizada. Ela está fundada na compreensão de que o direito político origina-se no direito sexual ou conjugal, ou seja, numa relação de sujeição para manutenção da sociedade familiar no seu estado natural.

8 A diferença sexual é uma diferença política. O contrato sexual é o meio pelo qual os homens transformam seu direito natural sobre as mulheres na segurança do direito patriarcal civil. O contrato sexual não está restrito a esfera privada, mas diz da organização da sociedade civil como um todo. O contrato original cria formas de disciplina de corpos e de vidas. A diferença sexual é, portanto, uma diferença política essencial para compreender a sociedade civil.

9 Como essas reflexões colaboram para o debate em torno da homoparentalidade? A sociedade política e a sociedade familiar estão baseadas em modelos regulatórios, de práticas, normas e identidades que buscam a manutenção de uma determinada ordem. Ao se tornar um tema público, a homoparentalidade desafia a forma de compreender e de regular as relações familiares tradicionais, hegemonicamente heterossexuais e direcionadas à procriação. Ela coloca em risco uma homogeneidade naturalizada da idéia de família e, em conseqüência, são alteradas as formas de regulação e valores da sociedade política.

10 Os impactos das mudanças de gênero e na normativa heterossexual instauradas com a visibilidade de configurações familiares homoparentais pode ser observados: Em contra-reações religiosas fundamentalistas que reduzem a experiência da homoparetalidade ao desvio; Nas dificuldades de reconhecimento de parcerias civis, processos de adoção, de reprodução assistida. Na mídia, na medicina, na educação e nas relações cotidianas.

11 A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS As lutas estão pautadas pela compreensão dos direitos sexuais e direitos reprodutivos como direitos humanos. Princípios dos direitos sexuais e reprodutivos: garantia da integridade corporal (direito à segurança e ao controle sobre o próprio corpo), respeito à autonomia pessoal, promoção da igualdade entre homens e mulheres e valorização da diversidade de práticas e crenças no âmbito da sexualidade e da reprodução. Princípios éticos dos direitos sexuais: diversidade sexual, diversidade habitacional (ou das formas de família), saúde, autonomia para tomar decisões e eqüidade de gênero (Mello, 2006:502).

12 DEBATE JURÍDICO EM TORNO DA FAMÍLIA Relação entre a configuração jurídica da família e o modelo de Estado: à família foi atribuída a função de formação de futuros cidadãos e proprietários; Família institucional Fundar a ordem pública sobre a ordem privada; a ordem social sobre a ordem doméstica; Este poder-saber orientava-se para fins públicos, o que justificava as intervenções estatais em famílias consideradas inadequadas; Família como entidade fechada, permanente, voltada para cumprir objetivos econômicos e afetivos internos e para a manutenção de finalidades externas, voltadas para o progresso da sociedade necessidades de produção

13 Relevância das práticas de economia e poupança em detrimento das práticas de gasto: auto controle e disciplina, especialmente nos excessos sexuais proibição de práticas homossexuais, literaturas antimasturbação e condenação à prostituição (lógica higienista); Famílias formadas por pessoas do mesmo sexo também confrontavam diretamente os aportes religiosos;

14 Características da família institucional: Relevância do poder patriarcal; Supremacia absoluta do poder da família legítima; Condição jurídica da submissão da mulher; Criminalização do adultério feminino; Hierarquia sobre autonomia; Forte institucionalização;

15 Declínio da Família Institucional na segunda metade do século XX Nova compreensão do divórcio; Igualdade entre os sexos (Movimentos Feministas); Família Fusional: privilegia a satisfação conjunta dos cônjuges, pelas aspirações da intimidade no seio familiar Década de 80: Família Pós-moderna Valorização da individualidade em relação à instituição famliar; A família feliz atrai menos; o que conta é ser feliz por si mesmo. Institucionalização cede espaço para a autonomia; Regime de igualdade de direitos entre os cônjuges.

16 FUNDAMENTOS PARA A CONSIDERAÇÃO DA UNIÃO DE HOMOSSEXUAIS/ADOÇÃO Prejuízos à dignidade humana: proibindo casamentos de gays e lésbicas, afeta diretamente a intimidade, onde as escolhas afetivas competem ao indivíduo; Restrições vão contra o Estado Democrático de Direitos (Constituição de 88) Princípio de Sociabilidade; Princípio do Pluralismo; Princípio de Igualdade; Direito à intimidade; Não-discriminação; Busca pela felicidade

17 MODALIDADES DE RECONHECIMENTO DE UNIÕES DE HOMOSSEXUAIS Famílias derivadas do Casamento Jurisprudência não vislumbram uniões entre pessoas do mesmo sexo nesta modalidade Famílias decorrentes de União Estável Apontados pela jurisprudência como melhor modalidade de enquadramento da união entre pessoas do mesmo sexo Famílias monoparentais Está posto o debate: em qual dessas modalidades, poderá ser incluída a união de pessoas do mesmo sexo?

18 PROCESSOS PELOS QUAIS OCORREM AS NORMATIZAÇÕES SOCIAIS A lei legislação propriamente dita Jurisprudências Decisões judiciais Regulação moral (costumes) Valores, crenças e normas produzidas e reproduzidas no seio social Qual destes processos tem sido acionados para as interpretações e julgamentos dos casos de homoparentalidade? Como as questões de gênero atravessam esse debate? E na educação? Qual tem sido o processo privilegiado para julgar tais casos?

19 Referências Bibliográficas: MELLO, L. Familismo (anti)homossexual e regulação da cidadania no Brasil. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, RIOS, R. R. Uniões Homossexuais: Adaptar-se ao direito de família ou transormá-lo? Por uma nova modalidade de comunidade familiar. In: GROSSI, M.; UZIEL, A. P.; MELLO, L. Conjugalidades, paretalidades e identidades lésbicas, gays e travestis. Rio de Janeiro: Garamond, Filme: Sobrou pra você Desejo Proibido

CONCEITO JURÍDICO DE FAMÍLIA. Fundamentos e tendências

CONCEITO JURÍDICO DE FAMÍLIA. Fundamentos e tendências CONCEITO JURÍDICO DE FAMÍLIA Fundamentos e tendências Duas tradições jurídicas formadoras do conceito de família: Codificação Napoleônica (Europa Continental) e o direito da Cammon Law(família vitoriana);

Leia mais

Palavras-chave: conjugalidade, homossexualidade, mulheres heterossexuais, família.

Palavras-chave: conjugalidade, homossexualidade, mulheres heterossexuais, família. CONJUGALIDADE HOMOSSEXUAL MASCULINA: OLHARES DE MULHERES GOIANAS Maristella Maximo 1 Resumo 2 Este trabalho pretende trazer à discussão os olhares de mulheres heterossexuais casadas, com idades entre 40

Leia mais

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões...

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 7.ª EDIÇÃO... 13 APRESENTAÇÃO À 6.ª EDIÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO À 5.ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO À 4.ª EDIÇÃO... 25 APRESENTAÇÃO À 3.ª EDIÇÃO... 27 APRESENTAÇÃO À 2.ª EDIÇÃO... 29 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS HOMOPARENTALIDADE EM FOZ DO IGUAÇU PR MARTINS DE FARIAS, Adriana. Estudante do Curso de Antropologia e Diversidade Cultural ILAACH UNILA; E-mail: adriana.farias@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

SSO CARGA HORÁRIA:

SSO CARGA HORÁRIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente Entrevista por Daniela Araújo * Luíza Cristina Silva Silva militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente é estudante do curso de Geografia na

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

Horizontes Antropológicos Antropologia, Etnografia e Educação

Horizontes Antropológicos Antropologia, Etnografia e Educação Horizontes Antropológicos 49 2017 Antropologia, Etnografia e Educação NATIVIDADE, Marcelo; OLIVEIRA, Leandro de. As novas guerras sexuais: diferença, poder religioso e identidades LGBT no Brasil. Rio de

Leia mais

Dois é Par: uma Referência Fundamental nos Estudos de Gênero e Conjugalidade nas Camadas Médias Urbanas Brasileiras

Dois é Par: uma Referência Fundamental nos Estudos de Gênero e Conjugalidade nas Camadas Médias Urbanas Brasileiras Dois é Par: uma Referência Fundamental nos Estudos de Gênero e Conjugalidade nas Camadas Médias Urbanas Brasileiras MIRIAN GOLDENBERG * HEILBORN, Maria Luiza. Dois é par: gênero e identidade sexual em

Leia mais

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel Economia e Gestão do Setor Público Profa Rachel Conceitos iniciais Gestão pública Apresenta : Semelhanças com a gestão privada Funcionamento: Como uma grande organização Lucro: Bem- estar das pessoas Estado,

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

Painel: Influência da cultura atual no desenvolvimento da família Alfredo Teixeira

Painel: Influência da cultura atual no desenvolvimento da família Alfredo Teixeira Painel: Influência da cultura atual no desenvolvimento da família Alfredo Teixeira As famílias são, nas sociedades, lugares privilegiados de observação das suas dinâmicas de mudança. Elas não são um contexto

Leia mais

O novo papel da família

O novo papel da família conceito O termo família é derivado do latim famulus, que significa escravo doméstico. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem

Leia mais

IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES

IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES TERESA MANECA LIMA SÍLVIA ROQUE DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES APENAS UMA QUESTÃO DE SEXO? SEXO GÉNERO SEXO: conjunto de características biológicas e reprodutivas

Leia mais

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL PME por uma educação que respeite a diversidade O Plano Municipal de Educação foi construído por meio de discussões e conferência abertas a toda a comunidade

Leia mais

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS E CNCD/LGBT Nº 01/2018 Estabelece parâmetros para a qualificação do atendimento socioassistencial da população LGBT no Sistema Único da Assistência Social SUAS. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Estadual de Administração Penitenciária RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Estabelece diretrizes e normativas para o tratamento da população LGBT no

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE DOS AFETOS

A SUSTENTABILIDADE DOS AFETOS A SUSTENTABILIDADE DOS AFETOS Manuel Muacho 1 1 RESUMO A sustentabilidade dos afetos, a fomentar no seio das famílias, reforçando laços já existentes, agilizando e pluralizando personalidades e formas

Leia mais

Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz

Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz Há muito que o nosso vigente modelo codificado (Lei nº 3.071, de 01 de janeiro de 1916), não atendia às demandas sociais e, via de conseqüência,

Leia mais

Ricardo Andrade Coitinho Filho 7

Ricardo Andrade Coitinho Filho 7 Elementos-chave em um debate sobre família, casamento e homossexualidades. Resenha de: ALMEIDA, Miguel Vale de. A chave do armário: homossexualidade, casamento, família. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.

Leia mais

MATERNIDADES HOMOSSEXUAIS: REFLEXÕES SOBRE VÍNCULOS NÃO-BIOLÓGICOS E NÃO-LEGAIS COM OS FILHOS

MATERNIDADES HOMOSSEXUAIS: REFLEXÕES SOBRE VÍNCULOS NÃO-BIOLÓGICOS E NÃO-LEGAIS COM OS FILHOS MATERNIDADES HOMOSSEXUAIS: REFLEXÕES SOBRE VÍNCULOS NÃO-BIOLÓGICOS E NÃO-LEGAIS COM OS FILHOS Mônica Fortuna Pontes 1 Introdução Novas configurações familiares ganham visibilidade e se inserem no contexto

Leia mais

CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA E SEUS DIFERENTES ARRANJOS 1

CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA E SEUS DIFERENTES ARRANJOS 1 CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA E SEUS DIFERENTES ARRANJOS 1 Maria Letícia Grecchi Pizzi 2 RESUMO: A família mostra-se como um dos lugares privilegiados da construção social da realidade, é através dela que iniciamos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

Apresentação do livro «Amor de Várias Cores»

Apresentação do livro «Amor de Várias Cores» Apresentação do livro «Amor de Várias Cores» 1 Amor de Várias Cores Livro com guia de exploração Público-alvo: 10-14 anos Ficha técnica Autoria: Cristiana Pereira de Carvalho e Criziany Machado Felix Prefácio:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

Conceito de família. João Benício Aguiar. João Benício Aguiar

Conceito de família. João Benício Aguiar. João Benício Aguiar Conceito de família O que é família? Arranjos familiares: Família tradicional: pai, mãe e um ou mais filhos. Monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam

Leia mais

Pontos-chave relativos à intervenção feita no dia 16 de julho de na CPACDLG relativamente ao Projeto de Lei n.º 278/XII que

Pontos-chave relativos à intervenção feita no dia 16 de julho de na CPACDLG relativamente ao Projeto de Lei n.º 278/XII que Carlos Pamplona Corte-Real Pontos-chave relativos à intervenção feita no dia 16 de julho de 2013 na CPACDLG relativamente ao Projeto de Lei n.º 278/XII que Consagra a possibilidade de co-adoção pelo cônjuge

Leia mais

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO Sumário Apresentação...05 Entendendo a temática de Gênero...08 Valdete Cordeiro Coordenadora do Nudis Thaisson Amaral Assessor do Nudis Priscilla Bezerra Estagiária

Leia mais

Homossexualidade Feminina

Homossexualidade Feminina Existem várias teorias do porque uma pessoa é homossexual. Seja por influência ambiental, genética ou da formação psicológica; uma coisa é certa, ninguém opta por ser homossexual.. Esse tipo de relação,

Leia mais

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹ A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 Raíssa Schadeck 2, Anna Paula Bagetti Zeifert 3. 1 Projeto de Monografia realizado no Curso de Direito de Unijuí 2 Aluna do curso de Direito

Leia mais

Seus direitos na Hungria

Seus direitos na Hungria Seus direitos na Hungria Uma breve introdução à legislação sobre lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans Descriminalização e idade de consentimento A prática de atos sexuais entre homens com consentimento

Leia mais

Do singular ao plural: construindo laços afetivos familiares.

Do singular ao plural: construindo laços afetivos familiares. Prof. MSc. Renato Duro Dias Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande FURG Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural Especialista em Direito de Família e das Sucessões

Leia mais

A família. contemporânea. à luz do DIREITO

A família. contemporânea. à luz do DIREITO A família contemporânea à luz do DIREITO A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA À LUZ DO DIREITO A Família é a primeira forma de relação vivenciada pelo indivíduo, é o seu primeiro contato com o mundo, no qual ele vai

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 FÊMEA SEXO Biológico Distinção com base na categoria biológica MACHO GÊNERO

Leia mais

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo RAÇA E ETNIA Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de

Leia mais

A assexualidade na sociedade sexo-normativa: resultados de uma pesquisa

A assexualidade na sociedade sexo-normativa: resultados de uma pesquisa A assexualidade na sociedade sexo-normativa: resultados de uma pesquisa Dra. Elisabete Regina Baptista de Oliveira Faculdade de Educação Universidade de São Paulo O interesse afetivosexual é universal?

Leia mais

CAPACIDADE JURÍDICA E O EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS. Andrea Parra

CAPACIDADE JURÍDICA E O EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS. Andrea Parra Apoio: Realização: CAPACIDADE JURÍDICA E O EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS Andrea Parra andparra@gmail.com - @andreparrafo Sexualidade Sexualidade de pessoas con discapacidade Maternidade

Leia mais

Marcelle Batista Alves

Marcelle Batista Alves PROJETO Em nome da legalidade, da liberdade e do estado laico: construção de uma tecnologia de monitoramento e compreensão da argumentação jurídica dos tribunais brasileiros sobre aborto, conjugalidade

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

A Grande Rutura do Código Civil Direito da Família. Cecília Morais M. Martins

A Grande Rutura do Código Civil Direito da Família. Cecília Morais M. Martins A Grande Rutura do Código Civil Cecília Morais M. Martins Iter da Apresentação - O Código Civil Português e os últimos 50 anos - Breve olhar: A família ontem e as famílias hoje - A família, «permite-nos

Leia mais

Estrutura familiar e dinâmica social

Estrutura familiar e dinâmica social Estrutura familiar e dinâmica social Introdução Neste trabalho pretendendo tratar minuciosamente sobre o conceito e relevância social do parentesco; a família enquanto grupo específico e diferenciado de

Leia mais

Preconceito Sexual e Homoparentalidade

Preconceito Sexual e Homoparentalidade Preconceito Sexual e Homoparentalidade Pedro Alexandre Costa, Ph.D. Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES), ISPA-IU pcosta@ispa.pt Co-autores: Henrique Pereira & Isabel Leal Homoparentalidade

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS C E N T R O F E M I N I S TA D E E S T U D O S E A S S E S S O R I A C F E M E A PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS Em Defesa da Igualdade e da Cidadania Feminina ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

Diversidades sexuais, corpos e desejos em transformação

Diversidades sexuais, corpos e desejos em transformação Sexualidades, corporalidades e transgêneros: narrativas fora da ordem ST 16 Drª Maria Alves de Toledo Bruns Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Depto. de Psicologia da Faculdade de Filosofia

Leia mais

DISCUTINDO SEXUALIDADE COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PALAVRAS-CHAVE Sexualidade. Preconceito. Orientação Sexual.

DISCUTINDO SEXUALIDADE COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PALAVRAS-CHAVE Sexualidade. Preconceito. Orientação Sexual. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais

Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais Israel José da Silva (UFMG) - ijosil@yahoo.com.br

Leia mais

Da simetria (im) possível dos pares à invisibilidade presumível dos impares

Da simetria (im) possível dos pares à invisibilidade presumível dos impares Maria Luiza HEILBORN. (2004) Dois é Par Gênero e Identidade Sexual em Contexto Igualitário. Rio de Janeiro, Garamond. Larissa Pelúcio 1 Da simetria (im) possível dos pares à invisibilidade presumível dos

Leia mais

HOMOPARENTALIDADE: O QUE DIZEM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO?

HOMOPARENTALIDADE: O QUE DIZEM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO? HOMOPARENTALIDADE: O QUE DIZEM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO? André Luiz dos Santos Barbosa¹ Rejane Cristina Lages da Rocha² ¹Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, andrelsbarbosa@gmail.com ²Instituto

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé

Agrupamento de Escolas da Sé PLANIFICAÇÃO - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Metas: Criar um ambiente saudável, pautado pelo respeito mútuo e sentido de responsabilidade; Adotar uma cultura de prevenção, segurança e vida saudável; Participar

Leia mais

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A Módulo: CP_4 Processos Identitários Tema: Identidade Sexual Grupo 4: Carla, Carmen, Sílvia Data: 2009/04/01 1 Introdução Homofobia Transfobia Identidades Sexuais

Leia mais

Considerações Finais

Considerações Finais 98 Considerações Finais A mulher contemporânea foi construída a partir de rupturas com o silêncio, com a invisibilidade e submissão, que definiram o feminino ao longo dos séculos. Apesar de a maioria dos

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 67 Como Pensa o Trabalhador do AfroReggae 2015 09 de janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, CF/88: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

catálogo anpocs#02 5/10/05 4:40 PM Page 1 COLEÇÃO SEXUALIDADE, GÊNERO E SOCIEDADE COLEÇÃO DOCUMENTOS/CLAM

catálogo anpocs#02 5/10/05 4:40 PM Page 1 COLEÇÃO SEXUALIDADE, GÊNERO E SOCIEDADE COLEÇÃO DOCUMENTOS/CLAM catálogo anpocs#02 5/10/05 4:40 PM Page 1 COLEÇÃO SEXUALIDADE, GÊNERO E SOCIEDADE COLEÇÃO DOCUMENTOS/CLAM catálogo anpocs#02 5/10/05 4:40 PM Page 2 COLEÇÃO SEXUALIDADE, GÊNERO E SOCIEDADE SEXUALIDADE,

Leia mais

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família.

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. carlosdipp@vsdadvogados.com.br CRONOGRAMA DO WEBINAR (i) Reconhecimento de Paternidade (extrajudicial e judicial);

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS CONHECIMENTOS GERAIS - CARGOS 01) A ação pedagógica da escola,

Leia mais

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL A CONFERÊNCIA GERAL Comprometida com a plena realização dos direitos do homem e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade de Ciências Sociais Aplicadas Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Carga horária semestral: 64 h/a Teórica: 54 H Prática: 10 H Semestre/ano:1º/2016

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

EMENTA: A perspectiva antropológica da família. Reprodução, sexualidade e parentesco. Papéis sexuais. Relações de gênero. Família e sociedade.

EMENTA: A perspectiva antropológica da família. Reprodução, sexualidade e parentesco. Papéis sexuais. Relações de gênero. Família e sociedade. Disciplina: HS 039 Antropologia da Família Curso: Ciências Sociais 2º semestre de 2010. Profa. Rosângela Digiovanni EMENTA: A perspectiva antropológica da família. Reprodução, sexualidade e parentesco.

Leia mais

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior Patrocínio: Patrocínio: O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

A MULHER CASADA NOS DIAS DE HOJE: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA DE PENSAMENTO

A MULHER CASADA NOS DIAS DE HOJE: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA DE PENSAMENTO 1 A MULHER CASADA NOS DIAS DE HOJE: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA DE PENSAMENTO Educação, Linguagem e Memória Introdução Rosani Hobold Duarte 1 (rosanihd@gmail.com) Márcia Bianco 2 (marcia.bianco@yahoo.com.br)

Leia mais

MAMÃE E MAMÃE? A FAMÍLIA HOMOMATERNAL

MAMÃE E MAMÃE? A FAMÍLIA HOMOMATERNAL MAMÃE E MAMÃE? A FAMÍLIA HOMOMATERNAL Yáskara Arrial Palma 1 Marlene Neves Strey 2 Andressa Botton 3 Quando pensamos na definição de família, logo nos vêm à mente aquela idéia que nos é passada ao longo

Leia mais

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivo: Promover a reflexão sobre a trajetória

Leia mais

Família e Políticas Públicas: Limites e Possibilidades de Atuação do Assistente Social

Família e Políticas Públicas: Limites e Possibilidades de Atuação do Assistente Social Família e Políticas Públicas: Limites e Possibilidades de Atuação do Assistente Social Ms. Camila Felice Jorge Assistente Social da PMSP, professora do Centro Brasileiro Ítalo Brasileiro, com grande vivência

Leia mais

UNIÃO POLIAFETIVA: APLICAÇÃO DA TEORIA DO POLIAMOR E SUA POSSIBILIDADE JURÍDICA.

UNIÃO POLIAFETIVA: APLICAÇÃO DA TEORIA DO POLIAMOR E SUA POSSIBILIDADE JURÍDICA. UNIÃO POLIAFETIVA: APLICAÇÃO DA TEORIA DO POLIAMOR E SUA POSSIBILIDADE JURÍDICA. Maria Iracema de Castro Meira E-mail: maria_iracema_18@hotmail.com Orientadora: Prof a. Ma. Maria Cristina Baluta Universidade

Leia mais

NOVAS FAMÍLIAS: CONJUGALIDADE HOMOSSEXUAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Luiz Mello

NOVAS FAMÍLIAS: CONJUGALIDADE HOMOSSEXUAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Luiz Mello NOVAS FAMÍLIAS: CONJUGALIDADE HOMOSSEXUAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO Luiz Mello Coordenação Maria Alzira Brum Lemos CONSELHO EDITORIAL Bertha K. Becker Candido Mendes Cristovam Buarque Ignacy Sachs Jurandir

Leia mais

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador ASSUNTO: Direito Público TEMA: Processo e Constituição TÍTULO: Processo e Constituição: os direitos dos homoafetivos: realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador Objetivo Geral: Detectar

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS

DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. João Gabriel da Fonseca Graduado em História; Filosofia Pós-Graduado em História Cultural Mestre em História das Identidades. LGBT ou ainda, LGBTTTs,

Leia mais

HOMOFOBIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CUJOS PAIS/MÃES VIVEM EM CONDIÇÃO DE CONJUGALIDADE HOMOAFETIVA

HOMOFOBIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CUJOS PAIS/MÃES VIVEM EM CONDIÇÃO DE CONJUGALIDADE HOMOAFETIVA HOMOFOBIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CUJOS PAIS/MÃES VIVEM EM CONDIÇÃO DE CONJUGALIDADE HOMOAFETIVA Maria Iara Diógenes de Lima (1); Jucilene de Oliveira Batista (2); Maria Veralúcia de Sousa Freitas

Leia mais

Parada Livre Porto Alegre 2004

Parada Livre Porto Alegre 2004 Parada Livre Porto Alegre 2004 Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS - UFRGS) Grupo pela Livre Expressão Sexual (NUANCES) Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) Centro

Leia mais

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO O começo de tudo... Movimentos feministas - PRIMEIRA ONDA: Começo do século XX sufragismo - SEGUNDA ONDA: preocupações sociais e políticas e construções teóricas. - Distinção

Leia mais

Disciplina Engenharia e Sociedade

Disciplina Engenharia e Sociedade Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia Civil Disciplina Engenharia e Sociedade Material de Apoio Oitavo Período EPD097 TURMA E Engenharia Civil Primeiro

Leia mais

Ordem dos Revisores Oficias de Contas e os próximos desafios com a Igualdade de Oportunidades. Assembleia da República. 19 de Fevereiro de 2019

Ordem dos Revisores Oficias de Contas e os próximos desafios com a Igualdade de Oportunidades. Assembleia da República. 19 de Fevereiro de 2019 Ordem dos Revisores Oficias de Contas e os próximos desafios com a Igualdade de Oportunidades Assembleia da República 19 de Fevereiro de 2019 ENQUADRAMENTO JURÍDICO DOS DIREITOS DAS MULHERES Clotilde Celorico

Leia mais

feminismo espaço e neoliberalismo

feminismo espaço e neoliberalismo artilha InDebate #01 feminismo espaço e neoliberalismo (...) se entendemos o feminismo como toda luta de mulheres que se opõem ao patriarcado, teríamos que construir sua genealogia considerando a história

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Entre o ventre e o coração Maria Berenice Dias * Como citar este artigo: DIAS, Maria Berenice. Entre o ventre e o coração. Disponível em: http://www.blogdolfg.com.br.30 agosto. 2007.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Família. Homossexualidade. Direito a saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Família. Homossexualidade. Direito a saúde. ATENDIMENTO A FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: uma revisão de Júlio César Coelho do Nascimento (Enfermeiro - Pós-graduando em Oncologia Clínica- Centro de Especialização em Enfermagem

Leia mais

EMPODERAMENTO DA MULHER NO PAÍS: Políticas vigentes devem ser cumpridas

EMPODERAMENTO DA MULHER NO PAÍS: Políticas vigentes devem ser cumpridas EMPODERAMENTO DA MULHER NO PAÍS: Políticas vigentes devem ser cumpridas Sexta, 13 Novembro 2015 00:00 PARA garantir maior participação da mulher nas diferentes áreas de actividade que possam contribuir

Leia mais

ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando?

ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando? ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando? Suelaine Carneiro 19/03/2018 GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA Fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Numa perspectiva global pretende-se que no 2º ciclo os alunos Adquiram e aumentem conhecimentos: Sobre o conceito de sexualidade e as suas diferentes

Leia mais

POR QUE DEFENDER UM ESTADO LAICO?

POR QUE DEFENDER UM ESTADO LAICO? POR QUE DEFENDER UM ESTADO LAICO? Yury Puello Orozco 1 As discussões em torno dos Direitos Sexuais e dos Direitos Reprodutivos têm revelado a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre a laicidade do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - O termo constitucionalismo está ligado à ideia de Constituição - independentemente de como, de fato, esta

Leia mais

História do Movimento LGBTI em Portugal

História do Movimento LGBTI em Portugal História do Movimento LGBTI em Portugal 1902 - No segundo volume da publicação "Pathologia", Egas Moniz ( prémio Nobel da Medicina), defende a visão da homossexualidade como doença e perversão, que irá

Leia mais

GUIA PARA NÃO SER TRANSFÓBICO

GUIA PARA NÃO SER TRANSFÓBICO GUIA PARA NÃO SER TRANSFÓBICO A falta de informação é o combustível da intolerância. Por isso, o Catraca Livre desenvolveu um manual anti-transfobia com dicas práticas para falar sobre questões de gênero

Leia mais

Planejamento Disciplina NEPP-DH

Planejamento Disciplina NEPP-DH Planejamento Disciplina NEPP-DH 2018.1 Disciplina HORÁRIO PROFESSOR EMENTA SALA Teoria dos Direitos SEG-QUA 14:50-16:30 ANA CLAUDIA O objetivo da disciplina é discutir uma teoria Sala 2 do CFCH Fundamentais

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/135, de 18 de dezembro

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As Espécies De Famílias E Ampliação Do Conceito De Entidade Familiar Com A Constituição Federal De 1988 E O Código Civil De 2002. Mariana Brasil Nogueira * A disciplina legal da

Leia mais

O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE CIÊNCIAS SOCIAIS PROF. ROBSON VIEIRA 3º ANO/PRÉ-VEST - UP O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Indivíduo e sociedade são diretamente associados. A sociedade é justamente o fruto da relação entre

Leia mais

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial 1 Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial A Igreja que acompanha os filhos das famílias Dia do Matrimônio 2 Quando começa a preparação para o matrimônio? 1 E quando começa essa preparação?

Leia mais