Cerimónia Comemorativa do 40º aniversário da Universidade de Aveiro. 16 de Dezembro de Discurso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cerimónia Comemorativa do 40º aniversário da Universidade de Aveiro. 16 de Dezembro de Discurso"

Transcrição

1 Cerimónia Comemorativa do 40º aniversário da Universidade de Aveiro 16 de Dezembro de 2013 Discurso Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro Tiago Almeida

2 Relembrando uma das cerimónias mais marcantes do princípio da existência da UA, nomeadamente a tomada de posse do primeiro Reitor da Universidade de Aveiro, Professor Doutor Victor Gil, o Professor Doutor Veiga Simão, então Ministro da Educação Nacional, afirmou que o dia 15 de Dezembro de 1973 será uma data a ser lembrada pelos vindouros. O Professor Veiga Simão, não se enganou na abordagem que fez, e hoje, a comunidade académica, parceiros institucionais da UA, personalidades de referência de âmbito nacional e regional, ou mesmo, quem apenas tem um carinho pela UA, celebram o seu 40º aniversário. Celebrar o 40º aniversário da UA é afirmar a sua existência, é relembrar o percurso percorrido por esta Instituição de Ensino realizado até aqui. É reflectir sobre o caminho traçado e projectar o caminho futuro. Celebrar o 40º aniversário da UA é homenagear todos aqueles que contribuíram para a nossa história e para a marca que temos deixado no panorama regional e nacional. Celebrar o 40º aniversário da UA é reconhecer a importância de todos os estudantes que passaram por esta academia. É reconhecer que os estudantes são a razão de ser desta Universidade. Celebrar o 40º aniversário da UA é reconhecer o legado deixado pelos antigos Reitores. É reconhecer as diferentes estratégias implementadas e os diversos desafios enfrentados. É reconhecer as vitórias alcançadas e os marcos que fomos deixando ao longo do tempo. Celebrar o 40º aniversário da UA é enaltecer o trabalho de todos os profissionais que, diariamente se empenham em potenciar o nome desta Instituição. Celebrar o 40º aniversário da UA é ter a consciência da difícil Missão que a UA tem sobre os seus ombros. É ter a consciência que, para além da responsabilidade de diplomar com qualidade e ser proactivo e inovador na transmissão de conhecimentos, tem também uma missão cívica, cultural, desportiva, social e humanística. Ilustres convidados, Minhas senhoras e meus senhores, Para potenciarmos o futuro da UA, temos de ter em conta o percurso percorrido até aqui. Temos de avaliar o que correu bem e o que correu menos bem. Não podemos esquecer a nossa identidade. Não podemos esquecer aquilo que sempre nos diferenciou. Não podemos esquecer que somos uma referência e que devemos continuar a sê-lo.

3 A UA teve um nascimento feliz. Não foi um aparecimento fruto do acaso. Pelo contrário, foi um projecto concebido em sintonia com a Região. Exemplo disso, é o aparecimento dos primeiros cursos da UA, em que estes tentaram dar resposta a uma necessidade do tecido empresarial da região e que visavam potenciar o seu desenvolvimento económico. O futuro da UA, não pode por isso, ser encarado sem uma forte ligação à Região onde se insere. Temos um tecido empresarial forte e devemos trabalhar no sentido de a UA ser o polo agregador de várias vontades. Temos de ser o elemento agregador e potenciador de alguns clusters. Actualmente, são muitos os desafios, e grande a sua complexidade. O investimento no Ensino Superior já teve melhores dias. As dotações provenientes do Orçamento de Estado há muito que têm vindo a diminuir e há muito que a UA tem procurado aumentar as suas receitas próprias. Para além disto, tem procurado aliar a captação de investimento a uma grande consciência social. Na acção social indirecta, a UA foi inovadora em alguns apoios, como é exemplo o Fundo Social Activo criado nos anos 90. Precisamos entender que temos uma identidade, e esta não deve ser esquecida. Pelo contrário, deve ser valorizada e potenciada. Não podemos esquecer o DNA da UA. Não podemos esquecer o nosso percurso de qualidade no ensino. Não podemos esquecer o nosso percurso ao nível da internacionalização. Não podemos esquecer a beleza extraordinária do nosso campus e a sua riqueza arquitectónica. Não podemos esquecer que somos uma das melhores Universidades jovens do Mundo. Ilustres convidados, Minhas senhoras e meus senhores, A UA, desde a sua génese, teve a ousadia de apostar na criação de licenciaturas em áreas inovadoras e que não estavam a ser exploradas pelas outras instituições de ensino superior. Teve a ousadia e ganhou com isso. Devemos continuar a ter essa ousadia. Devemos continuar a apostar numa oferta formativa inovadora e diferenciadora. Devemos continuar a apostar numa oferta formativa que vá no sentido de colmatar as lacunas existentes no tecido empresarial. As Instituições de Ensino Superior não podem ser fotocópias umas das outras. Num mundo cada vez mais globalizado, acresce a importância de termos uma identidade própria e de sermos diferenciadores. Temos de ter uma oferta formativa ajustada às necessidades do país e da região.

4 Temos de ter uma oferta formativa que corresponda às necessidades e anseios dos empresários. Temos de fazer investigação e partilhar o saber tendo em conta um mundo real, e não, um mundo utópico. No entanto, a variável empregabilidade, não pode ser a única a definir a existência de cursos superiores. Se o fizéssemos, poderíamos eliminar áreas de pensamento essenciais ao país. Neste campo da oferta formativa, somos sem margem de dúvidas, umas das Instituições de Ensino Superior inovadoras. A UA congrega em si mesma, o Ensino Universitário e o Ensino Politécnico. A UA lecciona Curtos de Especialização Tecnológica. A UA soube diferenciar-se. Soube entender que existem diferentes tipologias de Ensino e que ambas são extremamente importantes para o desenvolvimento do país. A diversificação do Ensino permite alcançar mais estudantes. Permite ir de encontro às expectativas de um conjunto mais alargado de pessoas. Permite potenciar um maior número de diplomados. Só desta forma, poderemos cumprir os objectivos estratégicos que o país tem assumido nas instâncias internacionais. Um dos objectivos da Estratégia Europa 2020 é que até 2020 haja uma redução na taxa de abandono escolar para menos de 10% e se assegure que pelo menos 40% da geração mais jovem (30-34 anos) dispõe de um diploma do ensino superior. Mais que números, o que de facto é importância é termos um país educado. O nosso modelo de desenvolvimento do país deve estar assente no conhecimento. A educação é a nossa melhor arma para enfrentarmos os desafios e nos tornarmos competitivos. Como dizia Nelson Mandela A Educação é a arma mais importante que tu podes usar para mudar o Mundo. Todos nós enquanto agentes temos de fazer a nossa parte. Para uma melhor UA é necessária uma participação dos estudantes a todos os níveis, desde os órgãos de gestão e governo da Universidade, seja aos níveis pedagógico, social, cultural, associativo e cívico. Se o fizermos, estaremos a contribuir para uma melhor UA. Estaremos a contribuir para a melhoria do aproveitamento escolar, para a diminuição do abandono, para o reforço do pensamento critico, a responsabilização dos estudantes, o fomento da multidisciplinaridade e de uma maior cidadania activa. O 40º aniversário da UA é acompanhado pelo 35º aniversário da AAUAv. Estes 35 anos de associativismo estudantil na Universidade de Aveiro, muito contribuíram para uma UA mais dinâmica, proactiva, participada e entusiasmante. Ao longo dos anos, os dirigentes associativos têm sabido respeitar a instituição à qual pertencem e têm vestido a camisola da UA. Sem a AAUAv a UA poderia existir mas não seria a mesma coisa.

5 O nosso contributo assume-se em diferentes áreas, que vão do desporto à representação académica, da cultura à ação social, da intervenção cívica à componente pedagógica, em atividades de âmbito e cariz diversificado. Permito-me a título exemplificativo mencionar o mais completo e diversificado painel de discussão livre e qualificada que promovemos num conjunto de conferência que intitulamos 35 anos de Associação Académica: 35 conversas com corpo e alma, que decorreram ao longo dos últimos meses e que congregaram diferentes personalidades de referência do panorama académico, empresarial, político e social português. Os estudantes têm sido, portanto, parte da construção desta academia. Mas não são os únicos. Queria, por isso, saudar todos aqueles que construíram a UA e que fizeram dela a Instituição de referência que é hoje. Queria felicitar também o Professor Doutor Onésimo Teotónio Almeida pelo reconhecimento que a UA lhe confere com a atribuição do Doutoramento Honoris Causa. Na pessoa do senhor Reitor, quero agradecer à Universidade de Aveiro tudo aquilo que tem feito pelos seus estudantes e pelo valor que a UA sempre lhes reconheceu, e em nome de todos eles, a Associação Académica, uma vez mais, associa-se à Reitoria e marca presença nesta ímpar cerimónia. A UA somos todos nós e uma melhor UA depende de nós!

Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo 22 de Setembro de 2010

Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo 22 de Setembro de 2010 Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo 22 de Setembro de 2010 Discurso do Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro Tiago Alves 1 Excelentíssimo Reitor da Universidade de Aveiro Prof.

Leia mais

ACADEMIA PARTICIPATIVA

ACADEMIA PARTICIPATIVA ACADEMIA PARTICIPATIVA LISTA CANDIDATA AO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO I, II e III CIRCUNSCRIÇÃO A lista A Academia participativa acredita na Universidade de Aveiro (UA) cada vez mais como

Leia mais

Discurso para a Cerimónia dos 25 Anos da FAP. Sebastião Feyo de Azevedo. em 8 de julho de 2014, Palácio da Bolsa

Discurso para a Cerimónia dos 25 Anos da FAP. Sebastião Feyo de Azevedo. em 8 de julho de 2014, Palácio da Bolsa Discurso para a Cerimónia dos 25 Anos da FAP Sebastião Feyo de Azevedo em 8 de julho de 2014, Palácio da Bolsa Senhor Presidente da FAP, caro Ruben Alves Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto;

Leia mais

Eficiência Peso: 30.0

Eficiência Peso: 30.0 ANO: Ministério da Educação e Ciência Instituto Politécnico de Beja MISSÃO: O Instituto Politécnico de Beja é uma instituição de ensino superior ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA REUNIÃO DE TIMOR-LESTE COM OS PARCEIROS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA Segunda, 23 de outubro de 2017 9h30 Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2 Senhor Ministro da Educação, (Doutor

Leia mais

Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas

Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas Sua Excelência Senhora Secretária de Estado do Ministério do Ensino Superior, Sra. Augusta Martins; Sua Excelência

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO 2019-2022 26 de fevereiro de 2019 ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA O objetivo estratégico desta candidatura é contribuir

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Excelência,

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Excelência, Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Excelência, Magnífico Reitor da Universidade da Madeira, Ilustre anfitrião, Exmo. Senhor Secretário Regional da Educação, em representação

Leia mais

Senhor Diretor do ICBAS, Professor António de Sousa Pereira

Senhor Diretor do ICBAS, Professor António de Sousa Pereira Discurso para a Sessão Comemorativa do 40.º Aniversário do ICBAS Sebastião Feyo de Azevedo, em 10 de abril de 2015 Senhor Ministro da Saúde, Doutor Paulo Macedo Senhor Secretário de Estado do Ensino Superior

Leia mais

Exmo. Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Uma primeira palavra de boas-vindas à Universidade de Aveiro, e de

Exmo. Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Uma primeira palavra de boas-vindas à Universidade de Aveiro, e de Exmo. Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Exmo. Sr. Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Exmo. Sr. Director Geral da Agência para a Energia, Caros membros da Comunidade

Leia mais

CONSELHO CONSULTIVO DA JUVENTUDE REGULAMENTO 1º OBJECTIVOS E ENQUADRAMENTO

CONSELHO CONSULTIVO DA JUVENTUDE REGULAMENTO 1º OBJECTIVOS E ENQUADRAMENTO CONSELHO CONSULTIVO DA JUVENTUDE REGULAMENTO 1º OBJECTIVOS E ENQUADRAMENTO Os jovens são considerados como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma política de juventude devidamente estruturada,

Leia mais

Tenho sempre um grande prazer em vir à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

Tenho sempre um grande prazer em vir à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. Dia Aberto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Intervenção do Senhor Reitor, Prof. Doutor Manuel Assunção Universidade de Aveiro, 3 de Março de 2010 Tenho sempre um grande prazer em vir

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Exmo. Senhor Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal

Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Exmo. Senhor Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal Exmo. Senhor Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal Exmo. Senhor Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude Exmo. Senhor

Leia mais

Exma. Senhora Presidente da EsTeSL, Professora Anabela Graça. Exma. Senhora Presidente do Conselho Científico, Prof.ª Lina Vieira

Exma. Senhora Presidente da EsTeSL, Professora Anabela Graça. Exma. Senhora Presidente do Conselho Científico, Prof.ª Lina Vieira Exma. Senhora Presidente da Assembleia de Representantes da Escola Superior de Tecnologia da saúde de Lisboa, Professora Maria Helena Soares Exma. Senhora Presidente da EsTeSL, Professora Anabela Graça

Leia mais

Capítulo 9 Estratégia em Portugal

Capítulo 9 Estratégia em Portugal ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Capítulo 9 Estratégia em Portugal João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Formulação da Estratégia Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia

Leia mais

Discurso para o Dia da FCNAUP 2015

Discurso para o Dia da FCNAUP 2015 Discurso para o Dia da FCNAUP 2015 Sebastião Feyo de Azevedo, em 1 de junho de 2015 Senhor Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Meu caro Professor Pedro Moreira Senhor Professor

Leia mais

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL Desenvolver as condições facilitadoras da criação de emprego, combate ao desemprego e incentivo à iniciativa local referente ao empreendedorismo

Leia mais

«Parque de Ciência e Inovação» Intervenção no âmbito do Congresso da Região de Aveiro 1º Painel Uma região Empreendedora

«Parque de Ciência e Inovação» Intervenção no âmbito do Congresso da Região de Aveiro 1º Painel Uma região Empreendedora «Parque de Ciência e Inovação» Intervenção no âmbito do Congresso da Região de Aveiro 1º Painel Uma região Empreendedora Manuel António Assunção Reitor da Universidade de Aveiro Presidente do Conselho

Leia mais

Senhores Reitores e Vice-Reitores de outras Universidades. Excelência Reverendíssima D. António Francisco dos Santos,

Senhores Reitores e Vice-Reitores de outras Universidades. Excelência Reverendíssima D. António Francisco dos Santos, Sessão Diplomas, 4 de Junho de 2011 Intervenção do Senhor Reitor, Prof. Doutor Manuel Assunção Senhor Presidente da Associação Académica Senhor Presidente da Associação de Antigos Alunos Senhores Reitores

Leia mais

«Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» Dia 5 de maio de 2017 SESSÃO SOLENE «POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA AUDIOVISUAL NA CPLP»

«Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» Dia 5 de maio de 2017 SESSÃO SOLENE «POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA AUDIOVISUAL NA CPLP» «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» Dia 5 de maio de 2017 SESSÃO SOLENE «POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA AUDIOVISUAL NA CPLP» Intervenção S. Ex.ª Maria do Carmo Silveira, Secretária Executiva

Leia mais

Prof. Doutor Manuel Barata Marques

Prof. Doutor Manuel Barata Marques UNIVERSIDADE CAT ÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A TOMADA DE POSSE DO DIRECTOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA Prof. Doutor Manuel Barata Marques 9 de Fevereiro de 2009 Reitoria da

Leia mais

Speaking Notes Tomada de Posse 17 de abril de 2017 Ministério dos Negócios Estrangeiros Palácio das Necessidades, Sala do Protocolo

Speaking Notes Tomada de Posse 17 de abril de 2017 Ministério dos Negócios Estrangeiros Palácio das Necessidades, Sala do Protocolo Speaking Notes Tomada de Posse 17 de abril de 2017 Ministério dos Negócios Estrangeiros Palácio das Necessidades, Sala do Protocolo Luís Castro Henriques Presidente, aicep Portugal Global 1 Senhor Ministro

Leia mais

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONFERÊNCIA DE IMPRENSA EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL O emprego e formação profissional assumem um papel determinante em qualquer processo de desenvolvimento. Muito trabalho tem sido desenvolvido na

Leia mais

O Desafio da Nova Cadeia de Valor

O Desafio da Nova Cadeia de Valor O Desafio da Nova Cadeia de Valor 18 Setembro 2012 Existem Factores Estruturais que Exigem Mudança 1 29 37 Fonte: IMD World Competitiveness 58 O Desafio da Nova Cadeia de Valor Uma Aposta Estratégica Contribuir

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA Plano Municipal de Cultura CulturFornos 2017 Introdução A Câmara Municipal de Fornos de Algodres considera a CULTURA como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho. Esta visão

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Licenciatura em Desporto e Lazer) Escola Superior de Desporto e Lazer

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Licenciatura em Desporto e Lazer) Escola Superior de Desporto e Lazer Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Licenciatura em Desporto e Lazer) Escola Superior de Desporto e Lazer Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino e aprendizagem... 2

Leia mais

O Regulamento de estudos da Universidade de Aveiro. 1. Considerações iniciais

O Regulamento de estudos da Universidade de Aveiro. 1. Considerações iniciais 15.07.2011 Direcção da Associação Académica da Universidade de Aveiro O Regulamento de estudos da Universidade de Aveiro A Associação Académica da Universidade de Aveiro, ao abrigo do artigo 11º dos Estatutos

Leia mais

INQUÉRITO AOS ESTUDANTES ANÁLISE SWOT GT2

INQUÉRITO AOS ESTUDANTES ANÁLISE SWOT GT2 INQUÉRITO AOS ESTUDANTES ANÁLISE SWOT GT2 Nota introdutória No âmbito da análise SWOT realizada pelo GT2, e com o objectivo de avaliar a validade desta análise, foi preparado pelo GT2 um inquérito dirigido

Leia mais

Uma saudação festiva com o desejo de um bom dia para todos. E um. obrigado por terem vindo a esta sessão que, associada ao fim do ano

Uma saudação festiva com o desejo de um bom dia para todos. E um. obrigado por terem vindo a esta sessão que, associada ao fim do ano Cerimónia de Entrega de Diplomas, 2 de junho de 2017 Intervenção do Senhor Reitor, Prof. Doutor Manuel Assunção Uma saudação festiva com o desejo de um bom dia para todos. E um obrigado por terem vindo

Leia mais

QUE COMPETÊNCIAS PRIVILEGIAR?

QUE COMPETÊNCIAS PRIVILEGIAR? APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA QUE COMPETÊNCIAS PRIVILEGIAR? A quem compete definir as competências-chave necessárias a todos para viver no século XXI? Um especialista não pode limitar-se a apresentar um

Leia mais

Gostaria de manifestar todo o nosso reconhecimento aos Senhores Ministro da Economia e do Emprego e Secretário

Gostaria de manifestar todo o nosso reconhecimento aos Senhores Ministro da Economia e do Emprego e Secretário SESSÃO DE LANÇAMENTO DO MOVIMENTO PARA O EMPREGO FCG (SALA DIRECÇÕES) - 23.05.2013, 15H30 Senhor Ministro da Economia e do Emprego Senhor Secretário de Estado do Emprego Senhores Deputados Senhor Presidente

Leia mais

Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar! Apresentação de Resultados 7 de maio de h00m Auditório 2

Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar! Apresentação de Resultados 7 de maio de h00m Auditório 2 Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar! Apresentação de Resultados 7 de maio de 2018 15h00m Auditório 2 Senhor Presidente da República, Excelência Senhor Ministro da Saúde (Doutor Adalberto Campos

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Considerando que: 1. A Junta de Freguesia de Marvila (adiante JFM, ou Autarquia) assume como um

Leia mais

Ao longo da sua existência, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem tido

Ao longo da sua existência, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem tido Ao longo da sua existência, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem tido o privilégio de homenagear, com o grau de honoris causa, ilustres figuras, nacionais e estrangeiras, que pela sua personalidade,

Leia mais

Projeto de Regulamento de Contrato de Desenvolvimento Desportivo na Universidade de Aveiro

Projeto de Regulamento de Contrato de Desenvolvimento Desportivo na Universidade de Aveiro Projeto de Regulamento de Contrato de Desenvolvimento Desportivo na Universidade de Aveiro A prática desportiva assume um papel fundamental no desenvolvimento global do indivíduo, contribuindo para a formação

Leia mais

Aqui estamos, nesta Catedral do Povo, em lugar e momento solene, para celebrar e agradecer, homenagear e festejar.

Aqui estamos, nesta Catedral do Povo, em lugar e momento solene, para celebrar e agradecer, homenagear e festejar. Bem-vindos à cerimónia solene de atribuição das Insígnias e Medalhas Municipais, celebrativa do trigésimo aniversário das primeiras eleições autárquicas em Portugal, e que anualmente constitui o ponto

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Cerimónias Oficiais de Comemoração do 31.º Aniversário da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar Tondela,

Leia mais

Discurso para o Dia da FADEUP Sebastião Feyo de Azevedo, em 03 de dezembro de 2015

Discurso para o Dia da FADEUP Sebastião Feyo de Azevedo, em 03 de dezembro de 2015 Discurso para o Dia da FADEUP 2015 Sebastião Feyo de Azevedo, em 03 de dezembro de 2015 Senhor Diretor da Faculdade de Desporto, meu caro colega Professor Jorge Bento Senhor Presidente do Conselho de Representantes,

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. (Ensino Politécnico)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. (Ensino Politécnico) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (Ensino Politécnico) 20.Junho.2017 1 I AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A1.1 Instituição de ensino superior Preenchimento automático A1. 2 Entidade

Leia mais

Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores Intervenção deputada Bárbara Chaves -

Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores Intervenção deputada Bárbara Chaves - Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores 2019 - Intervenção deputada Bárbara Chaves - Senhora Presidente da Assembleia Senhor Presidente do Governo O crescimento e a dinâmica que na nossa Região

Leia mais

gostava, em meu nome e em nome do Governo, de agradecer o convite, para nos associarmos ao aniversário do Comité Olímpico de Portugal.

gostava, em meu nome e em nome do Governo, de agradecer o convite, para nos associarmos ao aniversário do Comité Olímpico de Portugal. Exmo. Sr. Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Distintos membros da Comissão Executiva, Exmo.(s) Sr.(s) Presidentes de Federações Desportivas, Demais entidades aqui representadas, Minhas Senhoras

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Palmela Nota Justificativa Reconhecendo: 1. A juventude como força motriz do desenvolvimento de uma comunidade, região, país, através das suas múltiplas

Leia mais

Seminário Os Novos Requisitos ISO 9001-ISO 14001:2015 Contributos para a Melhoria da Competitividade Muito boa tarde,

Seminário Os Novos Requisitos ISO 9001-ISO 14001:2015 Contributos para a Melhoria da Competitividade Muito boa tarde, Seminário Os Novos Requisitos ISO 9001-ISO 14001:2015 Contributos para a Melhoria da Competitividade Muito boa tarde, Em nome da CONQUISTAR, gostaria de agradecer e saudar Vossa presença neste evento a

Leia mais

António Vasconcelos. Candidatura ao Conselho Consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude

António Vasconcelos. Candidatura ao Conselho Consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude Candidatura ao Conselho Consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude Representante das Associações de Estudantes do Ensino Superior António Vasconcelos Associação Académica da Universidade

Leia mais

Público e Públicos Lda. - Arte e Cultura na ULisboa

Público e Públicos Lda. - Arte e Cultura na ULisboa Público e Públicos Lda. - Arte e Cultura na ULisboa As Universidades são por definição espaços de ciência e cultura e a ULisboa não é exceção, conforme os seus estatutos, publicados em Diário da República

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa QUAR - QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 28-06- Ministério: Organismo: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Missão:

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. (Ensino Universitário)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. (Ensino Universitário) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (Ensino Universitário) 20.Junho.2017 1 I AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A1.1 Instituição de ensino superior: Preenchimento automático A1.2 Entidade

Leia mais

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso licenciatura em Desporto e Lazer) Escola Superior de Desporto e Lazer

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso licenciatura em Desporto e Lazer) Escola Superior de Desporto e Lazer Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso licenciatura em Desporto e Lazer) Escola Superior de Desporto e Lazer Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino e aprendizagem...

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Nuno Borges Carvalho Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica 1.

Leia mais

Cerimónia Pública de Atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Almada ao Cidadão Joaquim Benite. Teatro Municipal de Almada 31 de Julho de 2009

Cerimónia Pública de Atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Almada ao Cidadão Joaquim Benite. Teatro Municipal de Almada 31 de Julho de 2009 ao Cidadão Joaquim Benite Teatro Municipal de Almada 31 de Julho de 2009 Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada Sr.ªs e Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia Sr.ªs e Srs. Eleitos do Poder

Leia mais

Quadro de Avaliação e Responsabilização

Quadro de Avaliação e Responsabilização ANO: Ministério da Educação e Ciência Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. MISSÃO: A FCT tem por missão apoiar, financiar e avaliar o Sistema Nacional de Investigação e Inovação, desenvolver a cooperação

Leia mais

MPLA. Discurso do Camarada João Lourenço, Candidato a Presidente da República, na Abertura do CANFEU 2017

MPLA. Discurso do Camarada João Lourenço, Candidato a Presidente da República, na Abertura do CANFEU 2017 MPLA Discurso do Camarada João Lourenço, Candidato a Presidente da República, na Abertura do CANFEU 2017 Data: 20.02.17 Local: Dundo DISCURSO Um só povo, Uma só Nação! Viva o Camarada Presidente José Eduardo

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1001456 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

2. A ANÁLISE SWOT DAS REALIDADES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

2. A ANÁLISE SWOT DAS REALIDADES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA 2. A ANÁLISE SWOT DAS REALIDADES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA 2.1. Os pontos fortes Nesta secção são apresentados e discutidos os principais pontos fortes do Instituto Politécnico de Leiria. A identificação

Leia mais

Dirijo uma palavra de reconhecimento ao professor Emídio Gomes, pelo seu. envolvimento, pessoal e enquanto Presidente da Comissão de Coordenação de

Dirijo uma palavra de reconhecimento ao professor Emídio Gomes, pelo seu. envolvimento, pessoal e enquanto Presidente da Comissão de Coordenação de As minhas primeiras palavras são de reconhecimento, ao senhor Primeiro Ministro, estimado Dr. Pedro Passos Coelho, e restantes membros do Governo, por se terem associado a esta cerimónia, um marco de grande

Leia mais

Programa de Acção ESTGA Gonçalo Paiva Dias Abril de 2011

Programa de Acção ESTGA Gonçalo Paiva Dias Abril de 2011 Programa de Acção ESTGA 211-215 Gonçalo Paiva Dias Abril de 211 Introdução O Programa de Acção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) para o quadriénio 211-215 é apresentado na sequência

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. Intervenção do Presidente da CONFAGRI Comendador Manuel dos Santos Gomes. Mirandela, 7 de Julho de 2018

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. Intervenção do Presidente da CONFAGRI Comendador Manuel dos Santos Gomes. Mirandela, 7 de Julho de 2018 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS Intervenção do Presidente da CONFAGRI Comendador Manuel dos Santos Gomes Mirandela, 7 de Julho de 2018 Exmo. Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Leia mais

Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022

Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022 Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022 Enquadramento geral: Passados mais de uma década desde criação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), considerando

Leia mais

Seminário Compras Públicas - Como candidatar-se aos Concursos Nacionais e de Instituições da UE

Seminário Compras Públicas - Como candidatar-se aos Concursos Nacionais e de Instituições da UE 1 Seminário Compras Públicas - Como candidatar-se aos Concursos Nacionais e de Instituições da UE Sessão de abertura 11 de setembro 2013/ TecMaia/ 15:30 horas ( cumprimentos ) É com muito prazer que na

Leia mais

O Mestre Hélder Castanheira assumiu uma posição de. chegada como Administrador para a Acção Social, dedicouse

O Mestre Hélder Castanheira assumiu uma posição de. chegada como Administrador para a Acção Social, dedicouse Lançamento do livro Ação Social como Política Pública: Uma oportunidade de cidadania democrática, da autoria de Mestre Hélder Castanheira 3 de junho de 2016 Intervenção do Senhor Reitor, Prof. Doutor Manuel

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Supervisão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Professor António Silvestre

Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Supervisão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Professor António Silvestre Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Supervisão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Professor António Silvestre Exmo. Senhor Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Professor

Leia mais

QUAR QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO. Versão 9 30 JUL 08. Índice. Missão comunicável Lema Visão Valores...

QUAR QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO. Versão 9 30 JUL 08. Índice. Missão comunicável Lema Visão Valores... Versão 9 30 JUL 08 QUAR QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO Índice Missão comunicável... - 2 - Lema... - 2 - Visão... - 2 - Valores... - 2 - OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS (OE)... - 3 - OE1 INTERNACIONALIZAÇÃO...-

Leia mais

Manutenção, um investimento para reduzir custos. publicada por Gil Santos junho 24, 2018

Manutenção, um investimento para reduzir custos. publicada por Gil Santos junho 24, 2018 Manutenção, um investimento para reduzir custos. publicada por Gil Santos junho 24, 2018 O sector da manutenção é tradicionalmente encarado como um custo. Embora esta já não seja a realidade para algumas

Leia mais

Encontro com os Estudantes dos PALOP e Timor-Leste bolseiros da Cooperação Portuguesa Porto, 17 de março de 2017

Encontro com os Estudantes dos PALOP e Timor-Leste bolseiros da Cooperação Portuguesa Porto, 17 de março de 2017 Encontro com os Estudantes dos PALOP e Timor-Leste bolseiros da Cooperação Portuguesa Porto, 17 de março de 2017 Intervenção da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira (só faz fé a versão

Leia mais

Sendo esta a minha primeira intervenção neste plenário, não poderia deixar de cumprimentar de forma

Sendo esta a minha primeira intervenção neste plenário, não poderia deixar de cumprimentar de forma Excelentíssima Senhora Presidente, da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo Regional, Senhoras e Senhores Membros do Governo. Sendo esta a minha primeira intervenção neste

Leia mais

REGULAMENTO DO OBSERVATÓRIO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DO OBSERVATÓRIO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DO OBSERVATÓRIO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL De acordo com o Plano Estratégico apresentado ao Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa) ficou estabelecida a constituição de um Observatório

Leia mais

Guião da Entrevista aos reitores e presidentes dos conselhos gerais

Guião da Entrevista aos reitores e presidentes dos conselhos gerais Objectivos Guião da Entrevista aos reitores e presidentes dos conselhos gerais 1. Clarificar de que forma os dirigentes dessas instituições (reitores/presidentes) interpretam a autonomia universitária

Leia mais

Escola Secundária com o 3º ciclo do Ensino Básico de Valpaços CONTRADITÓRIO

Escola Secundária com o 3º ciclo do Ensino Básico de Valpaços CONTRADITÓRIO CONTRADITÓRIO 1.RESULTADOS É excluído por omissão o que foi escrito no documento de apresentação, no que concerne ao Contexto e caracterização da Escola, e proferido em reunião do painel do Conselho Executivo,

Leia mais

23 docentes especialistas

23 docentes especialistas Press Kit 14 559 alunos 280 docentes doutorados 23 docentes especialistas O Instituto Politécnico de Lisboa é uma instituição de ensino público, com sede em Lisboa, que iniciou a sua actividade em 1986

Leia mais

ELOGIO DO BASTONÁRIO DA ORDEM DO TOC ANTÓNIO DOMINGUES DE AZEVEDO

ELOGIO DO BASTONÁRIO DA ORDEM DO TOC ANTÓNIO DOMINGUES DE AZEVEDO ELOGIO DO BASTONÁRIO DA ORDEM DO TOC ANTÓNIO DOMINGUES DE AZEVEDO EXMO. SENHOR PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA, EXMO. SENHOR ANTÓNIO DOMINGUES DE AZEVEDO BASTONÁRIO DA ORDEM DOS TÉCNICOS

Leia mais

Ex.ª Senhora Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa, Professora Ana Maria Bettencourt

Ex.ª Senhora Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa, Professora Ana Maria Bettencourt Ex.ª Senhora Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa, Professora Ana Maria Bettencourt Ilustres Membros do Conselho Geral do IPL Estimados Alunos Caros Colegas Distintos Convidados

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE Missão O IPS procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e o desenvolvimento da sociedade,

Leia mais

PERCURSOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA EM PORTUGAL

PERCURSOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA EM PORTUGAL PERCURSOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA EM PORTUGAL 1. Uma primeira nota que gostaria de deixar, nesta breve intervenção destinada a despoletar o debate em torno da problemática do Painel, tem a

Leia mais

Exmos. Senhores Antigos Presidentes da República. Exmos. Representantes das autoridades civis, militares e académicas

Exmos. Senhores Antigos Presidentes da República. Exmos. Representantes das autoridades civis, militares e académicas Exmo. Senhor Presidente da República Exmos. Senhores Antigos Presidentes da República Magnífico Reitor Exmos. Representantes das autoridades civis, militares e académicas Exmos. Senhores Professores Exmos.

Leia mais

Comunicação Ativa Guia Académico uma Revisão às Normas para a eleição dos representantes dos estudantes que compõem as Comissões de Curso.

Comunicação Ativa Guia Académico uma Revisão às Normas para a eleição dos representantes dos estudantes que compõem as Comissões de Curso. O projeto Pedagogia Ativa é proveniente da continuidade do movimento Pedagogia Participativa que esteve presente no Conselho Pedagógico desde 2016 para o mandato dos estudantes. Este projeto ressurge com

Leia mais

Cidadania europeia: fundamentos da candidatura

Cidadania europeia: fundamentos da candidatura Cidadania europeia: fundamentos da candidatura De acordo com Castanheira (2013), o léxico político passou a integrar expressões como cidadania europeia, cidadania multicultural, cidadania planetária. Insiste-se

Leia mais

Seminário. Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais

Seminário. Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais Seminário Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais 2014-2020 1. A estratégia que pretende afirmar o Alto Minho como região atlântica de excelência não poderia estar desligada da

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Tomada de Posse do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Tomada de Posse do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Tomada de Posse do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima Lisboa, Salão Nobre

Leia mais

Novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior Governo e Gestão das Instituições e das Escolas Informação e Propostas da FENPROF

Novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior Governo e Gestão das Instituições e das Escolas Informação e Propostas da FENPROF Novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior Governo e Gestão das Instituições e das Escolas Informação e Propostas da FENPROF A pretexto da necessidade de modernização e de agilização do sistema

Leia mais

Permitam começar por cumprimentar o laureado, S.Exa o Comandante Pedro Verona Pires.

Permitam começar por cumprimentar o laureado, S.Exa o Comandante Pedro Verona Pires. Bom dia a todos e todas Permitam começar por cumprimentar o laureado, S.Exa o Comandante Pedro Verona Pires. Gostaria de cumprimentar muito calorosamente os nossos convidados, representantes das instituições

Leia mais

REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES DA CE-CPLP

REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES DA CE-CPLP REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES DA CE-CPLP S E C R E T A R I A D O G E R A L D A C O N F E D E R A Ç Ã O E M P R E S A R I A L D A C P L P REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES

Leia mais

PROPOSTA AO CONSELHO NACIONAL DO SNESup. reunido em 11 de setembro de 2015

PROPOSTA AO CONSELHO NACIONAL DO SNESup. reunido em 11 de setembro de 2015 PROPOSTA AO CONSELHO NACIONAL DO SNESup reunido em 11 de setembro de 2015 PROPOSTAS A APRESENTAR AOS PARTIDOS POLÍTICOS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS A REALIZAR EM 04 DE OUTUBRO DE 2015 Considerando

Leia mais

Candidatura a Coordenadora do Grupo de Investigação do CICS.NOVA. Biénio

Candidatura a Coordenadora do Grupo de Investigação do CICS.NOVA. Biénio Candidatura a Coordenadora do Grupo de Investigação do CICS.NOVA Saúde, População e Bem-estar (actual RG5 - Dinâmicas Populacionais e Saúde) Biénio 2018-2020 1. Motivação e Contexto: A presente candidatura

Leia mais

Índice Geral 3 Índice Tabelas 5 Índice Figuras 7. IIi - missão, visão e valores 21. Iv - estratégia 27

Índice Geral 3 Índice Tabelas 5 Índice Figuras 7. IIi - missão, visão e valores 21. Iv - estratégia 27 Plano de Atividades 2013 índice geral Índice Geral 3 Índice Tabelas 5 Índice Figuras 7 I - NOTA DE ENQUADRAMENTO 9 II - introdução 15 IIi - missão, visão e valores 21 Iv - estratégia 27 v - eixos de orientação

Leia mais

A Cultura e as Indústrias Criativas enquanto polos geradores de riqueza e emprego

A Cultura e as Indústrias Criativas enquanto polos geradores de riqueza e emprego Moção Sectorial A Cultura e as Indústrias Criativas enquanto polos geradores de riqueza e emprego Numa realidade mundial globalizada e marcada, nos últimos anos, pelos efeitos das restrições e mutações

Leia mais

Modernização do ensino superior e articulação com as actividades de I&D

Modernização do ensino superior e articulação com as actividades de I&D Modernização do ensino superior e articulação com as actividades de I&D Comunicação política sobre decisões do Conselho Ministros de 28 de Junho de 2018 Na sequência da apresentação do relatório de avaliação

Leia mais

Princípios Orientadores

Princípios Orientadores Escola de Engenharia Candidatura para a Eleição dos Representantes dos Professores e Investigadores ao Conselho de Escola da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2013-2016 Princípios Orientadores

Leia mais

50 anos a construir rumos

50 anos a construir rumos Comemoração do cinquentenário do Liceu Nacional de Cascais / Escola Secundária de S. João do Estoril Agora que passaram alguns dias após a Sessão de Encerramento da Comemoração do 50º aniversário da nossa

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2016/17. Relatório Final de Execução

Plano Anual de Atividades 2016/17. Relatório Final de Execução Plano Anual de Atividades 2016/17 Relatório Final de Execução Índice Conteúdo Nota Introdutória... 2 I. Concretização das atividades... 2 II. Tipologia das atividades... 6 III. Destinatários das atividades...

Leia mais

Intervenção. Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy. (06 de Novembro de 2014)

Intervenção. Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy. (06 de Novembro de 2014) Intervenção Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy Lançamento do Livro dos dezoito anos da CPLP (06 de Novembro de 2014) (só faz fé a versão efectivamente proferida) Excelências, Distintos

Leia mais

Adenda ao PLANO DE ATIVIDADES PARA 2018 DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG

Adenda ao PLANO DE ATIVIDADES PARA 2018 DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG Adenda ao PLANO DE ATIVIDADES PARA 2018 DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO ISEG Adenda em abril 2018 (V1) ÍNDICE MISSÃO, VALORES E VISÃO DA ESCOLA... 4 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA... 5 I. SITUAÇÃO

Leia mais

estrutura curricular do ensino superior na formação dos TOC

estrutura curricular do ensino superior na formação dos TOC SNC Preparaçã das ntas anexas às Demnstrações Financeiras Repensar IAS 1 papel, VERSUS NCRF 1 s bjectivs e a CARACTERÍSTICAS GERAIS Dis 3210 SÉRGIO PONTES estrutura curricular d ensin superir na frmaçã

Leia mais

TERESA ALMEIDA PATATAS

TERESA ALMEIDA PATATAS Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Tema 5 das Comunicações das Sessões Paralelas : A Importância da Formação de Professores Para o Desenvolvimento. A Formação

Leia mais

NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na cerimónia

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na cerimónia José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na cerimónia de tomada de posse do Comandante do Instituto Universitário Militar

Leia mais

27 setembro h00-18h30 anfiteatro do dep. ambiente e ordenamento universidade de Aveiro RELATÓRIO DO EVENTO

27 setembro h00-18h30 anfiteatro do dep. ambiente e ordenamento universidade de Aveiro RELATÓRIO DO EVENTO 27 setembro 2013 15h00-18h30 anfiteatro do dep. ambiente e ordenamento universidade de Aveiro RELATÓRIO DO EVENTO Objetivos: O evento enquadrou-se nas comemorações dos 35 anos do DAO e pretendeu reunir

Leia mais