Microsoft Equation 3.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microsoft Equation 3.0"

Transcrição

1 Microsoft Equation 3.0 Instalação: (observe a versão do Office) Fonte deste material: 1) Para abrir o programa Microsoft Equation, na versão Microsoft Word 2003, siga o caminho Inserir>>Objeto>>Microsoft Equation. Após executar estes passos serão acionadas as seguintes janelas: Janela de operadores e símbolos matemáticos para utilizar na edição de equações: Janela de edição, onde aparece a equação que está sendo editada. Refaça todos os exemplos que serão descritos ao longo da apostila. 2) Exemplos de equações: 2.1) a) Abra o editor de equações, conforme caminho demonstrado no item 1. b) Selecione o botão que indica fração.

2 c) Na janela que abre, selecione novamente o botão que indica fração. d) Na janela, clique no espaço do numerador e denominador respectivamente e digite o valor desejado. e) Clique ao lado da expressão digitada f) Digite o sinal de soma (com o teclado do computador). g) Selecione novamente o botão que indica fração (item b e c). h) Digite o numerador e o denominador nos locais indicados. i) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. Com um clique duplo sobre a equação a janela de edição é acionada e você pode editar esta equação. Depois de ter digitado uma equação, você pode selecioná-la clicando sobre esta, copiá-la e colá-la, para acessar o Microsoft Equation de forma mais rápida. 2.2) ou b) Selecione o botão que indica fração. c) Na janela que abre, selecione novamente o botão que indica fração.

3 d) Na janela, clique no espaço do numerador e denominador respectivamente e digite o valor desejado. e) Clique ao lado da expressão digitada f) Digite o sinal de multiplicação e/ou divisão, selecionando o botão e em seguida, o símbolo de multiplicação e/ou divisão. g) Selecione o botão e em seguida. h) Digite o numerador e o denominador nos locais indicados. i) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto.

4 2.3) b) Selecione o botão e em seguida. c) Na janela de edição, digite o radicando. d) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.4) b) Selecione o botão e em seguida. c) Na janela de edição, digite o radicando e o índice, nos locais indicados. d) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.5) b) Digite a base x. Para acrescentar expoente, selecione o botão e em seguida a opção.

5 c) Digite o expoente e em seguida clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição. d) Digite o restante da expressão, utilizando as teclas do computador. e) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.6) b) Para acrescentar parênteses a uma equação, selecione o botão e em seguida. c) Digite a expressão, com as teclas do computador. d) Para acrescentar expoente na expressão, clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição de equações. e) Selecione o botão e em seguida a opção. f) Digite o expoente. g) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.7) b) Selecione o botão que indica fração.

6 c) Na janela que abre, selecione novamente o botão que indica fração. d) Clique no espaço do numerador. e) Selecione novamente o botão e em seguida. f) Clique no espaço do numerador e denominador respectivamente e digite o valor desejado. g) Clique no espaço do denominador da primeira fração inserida e digite o valor desejado. h) Clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição. i) Digite o sinal = com o teclado do computador. j) Selecione o botão e em seguida.

7 k) Digite o numerador no espaço indicado. l) Clique no espaço do denominador e selecione novamente o botão e em seguida. m) Digite o numerador e denominador nos locais indicados. n) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.8) b) Selecione o botão e em seguida, a opção. c) Digite o número 5. Para acrescentar expoente, selecione o botão e em seguida a opção.

8 d) Digite o expoente e em seguida clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição. e) Digite o sinal de subtração. Para acrescentar colchete, selecione o botão e em seguida a opção. f) Digite a expressão. Para digitar o símbolo de multiplicação, selecione o botão e em seguida, o símbolo de multiplicação. g) Você pode acrescentar parênteses, acionando e em seguida.

9 h) Para acrescentar a expressão entre o colchete e a chave (-10), clique entre a chave e o colchete e digite o texto normalmente. i) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.9) b) Selecione o botão e em seguida, a opção. c) Digite o número 5. Para acrescentar expoente, selecione o botão e em seguida a opção. d) Digite o expoente e em seguida clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição. e) Digite o sinal de subtração. Para acrescentar colchete, selecione o botão e em seguida a opção.

10 f) Digite a expressão, utilize o operador de divisão selecionando o botão e em seguida, o símbolo de divisão. g) Para acrescentar a potência na base 8, selecione o botão e em seguida a opção. h) Para que o expoente seja colocado na forma de fração, selecione e em seguida. Clique no espaço do numerador e denominador respectivamente e digite o valor desejado. i) Digite a expressão normalmente. Acrescente parênteses acionando e em seguida. j) Para acrescentar a expressão, digite 35, o sinal de subtração e em seguida acione o campo de digitar fração, selecionando e em seguida. Clique no espaço do numerador e denominador respectivamente e digite o valor desejado.

11 k) Clique no espaço do numerador e denominador respectivamente e digite o valor desejado. l) Para digitar a expressão entre a chave e o colchete, clique no meio da chave e do colchete e digite o texto normalmente. m) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.10) b) Selecione o botão e em seguida. c) Clique no espaço do numerador e digite a base x. Para acrescentar expoente, selecione o botão e em seguida a opção. d) Clique no lado direito da expressão, dentro da janela de edição. e) Digite com o teclado do computador, o restante da expressão que representa numerador.

12 f) Clique no espaço do denominador e digite a expressão. g) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.11) b) Selecione o botão e em seguida. c) Clique no espaço do numerador e digite a expressão. d) Clique no espaço do denominador e selecione o botão e em seguida. e) Na janela de edição, digite o radicando. f) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.12) b) Selecione o botão e em seguida. c) Clique no espaço do numerador e digite a expressão.para acrescentar expoente a base x, selecione o botão e em seguida a opção.

13 d) Digite o expoente e em seguida clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição. e) Digite y. Para acrescentar expoente a base y, selecione o botão e em seguida a opção. Digite o valor do expoente. f) Clique no espaço do denominador e digite a expressão, acrescentando os expoentes conforme demonstrado nos itens c e d deste exemplo. g) Clique no lado direito da expressão, dentro da janela de edição. h) Digite o sinal +. Selecione o botão e em seguida. i) Clique no espaço do numerador e digite a expressão.para acrescentar expoente a base x, selecione o botão e em seguida a opção.

14 j) Digite o expoente e em seguida clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição. k) Digite y. Para acrescentar expoente a base y, selecione o botão e em seguida a opção. Digite o valor do expoente. l) Clique no espaço do denominador e digite a expressão, acrescentando os expoentes conforme demonstrado nos c e d deste exemplo. m) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.13) b) Selecione o botão e em seguida. c) Selecione o botão e em seguida.

15 d) Na janela de edição, digite o radicando. e) Clique no lado direito do radical, dentro da janela de edição. Digite o restante da expressão e em seguida, tecle enter. f) Digite a base x. Para acrescentar o expoente selecione o botão e em seguida a opção. g) Digite o expoente e em seguida clique ao lado direito da expressão, dentro da janela de edição para completá-la. h) Digite o restante da expressão normalmente, acrescentando expoente na base y conforme demonstrado no item f deste exemplo. i) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.14) b) Selecione o botão e em seguida.

16 c) Para inserir a matriz, selecione o botão e em seguida. d) Na janela que abre, digite nos locais indicados o número de linhas e colunas que a matriz deve ter. Clique no botão. e) Clique sobre os espaços que representam cada um dos elementos da matriz, e digite-os. f) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. 2.15)

17 b) Digite a expressão. Para acrescentar o símbolo, selecione o botão e em seguida. c) Digite o restante da expressão. d) Clique fora da janela com a equação, que a equação digitada será acionada ao longo do texto. Letras gregas: clique no botão equação. Outros símbolos matemáticos e em seguida, sobre a letra grega que deseja adicionar a

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UTILIZANDO O EDITOR DE EQUAÇÕES MICROSOFT EQUATION, NO MICROSOFT WORD Juliane Sbaraine

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UTILIZANDO A PLANILHA ELETRÔNICA CALC NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Utilizando o Word para criar Relatórios

Utilizando o Word para criar Relatórios Utilizando o Word para criar Relatórios É possível criar documentos no Microsoft Word e salvá-los no banco de dados do sistema através do Gerenciador de Relatórios. Por meio do uso de variáveis disponibilizadas

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

UNIJUI:UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCEEng: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

UNIJUI:UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCEEng: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS UNIJUI:UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCEEng: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS COMO INSTALAR E UTILIZAR O SCILAB Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA KMPLOT Juliane Sbaraine Pereira Costa Tânia Michel Pereira Ijuí, novembro de 2010 Refaça

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

1- CRIANDO UM RELATÓRIO

1- CRIANDO UM RELATÓRIO É possível criar documentos no OpenOffice e salvá-los no banco de dados do sistema através do Gerenciador de Relatórios. Por meio do uso de variáveis disponibilizadas pela Domínio Sistemas, as quais devem

Leia mais

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS Procedimentos de Acesso ao Sistema Integrado TOTVS Versão 4.0 Outubro / 2016 PROCEDIMENTOS DE ACESSO AO SISTEMA INTEGRADO TOTVS 1 Sumário 1. ACESSANDO O SISTEMA... 3 2. PARAMETRIZANDO O CONTEXTO ACADÊMICO...

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

SISTEMAS JURÍDICOS SAG SISTEMA DE APOIO AOS GABINETES

SISTEMAS JURÍDICOS SAG SISTEMA DE APOIO AOS GABINETES E Recurso Edição De Modelos (Versão 1.1) 04 de Junho de 2012 CONFECÇÕES DE MODELOS DE DESPACHOS E VOTOS A confecção de modelos dos despachos e votos do Gabinete deverá ser o primeiro passo para se utilizar

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas.

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas. INFORMÁTICA 01. Selecione a alternativa correta: I - Nomes de pastas e arquivos podem ser de até 245 caracteres, mas não podem incluir os caracteres *, \ : < >? / II - A extensão do nome do arquivo costuma

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS. Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS.  Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016 EXCEL BÁSICO Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune Acesso ao site do DATASUS www.datasus.gov.br Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 1 2

Leia mais

SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR

SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR 1 Sumário 1. Apresentação...3 2. Tela inicial...3 3.1 Informar disciplinas de um plano de curso...4 3.2 Compartilhar planos de curso...5 3.3 Copiar

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot Plano de Aula Aluno(a):PIBID MATEMÁTICA Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara Disciplina: Matemática Conteúdo: Função de 1º grau Assunto: Gráficos, coeficientes da função, função

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO E PROVA ENVOLVENDO CONCEITOS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARGUMENTAÇÃO E PROVA ENVOLVENDO CONCEITOS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP MARCÍLIO FARIAS DA SILVA ARGUMENTAÇÃO E PROVA ENVOLVENDO CONCEITOS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MESTRADO

Leia mais

Aula Teórica: Potenciação e Potência de dez

Aula Teórica: Potenciação e Potência de dez Aula Teórica: Potenciação e Potência de dez Objetivo Familiarizá-lo com a utilização de expoentes e potências de dez, que são de uso frequente nas práticas de laboratório e também nos trabalhos e atividades

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO INTEGRAÇÃO GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

1 - Como abrir o programa KmPlot

1 - Como abrir o programa KmPlot O que é o KmPlot? O KmPlot é um software livre, que é ofertado pelo governo federal para as escolas da rede pública, com o intuito de auxiliar os professores de matemática no ensino de funções. O KmPlot

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário:

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário: MS-Word 2010 Guia Referências Este exercício vai mostrar como montar sumários, escrever legendas para figuras, padronizar bibliografias, incluir notas de rodapé e índice remissivo. Siga com atenção o passo

Leia mais

Acessando a RASE (Rede de Assistência Social Espírita) Após a seleção da opção, selecione a opção Cadastros:

Acessando a RASE (Rede de Assistência Social Espírita) Após a seleção da opção, selecione a opção Cadastros: Acessando a RASE (Rede de Assistência Social Espírita) Após a seleção da opção, selecione a opção Cadastros: Serão exibidas as opções disponíveis para as informações da Rede de Assistência Social Espírita

Leia mais

Racionalização de denominadores

Racionalização de denominadores Racionalização de denominadores Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais É indicado por Subconjuntos de : N N e representado desta forma: N N 0,1,2,3,4,5,6,... - conjunto dos números naturais não nulos. P 0,2,4,6,8,... - conjunto

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 4 4. Subtotais, banco de dados, validações 4.1 SubTotais Quando você tem uma planilha que esteja nos

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E PROFESSORES - SGE

ORIENTAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E PROFESSORES - SGE ORIENTAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E PROFESSORES - SGE DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE COLINAS Setor Regional de Informação e Tecnologia da Educação Responsável: Maria Inácio da Rocha Silva Administrador Regional:

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Oficina de Publicações

Oficina de Publicações q Ministério da Educação Colégio Pedro II Campus Realengo II Oficina de Publicações Centro de Inclusão Digital Prof. Wilson Choeri Setembro/2015 1 Apresentação Seja bem-vindo (a) ao Centro de Inclusão

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO 43 Nesse texto apresentamos a Janela Planilha do GeoGebra e alguns de seus recursos para trabalhar em conjunto com as janelas de Álgebra e de Visualização. PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO Para abrir a planilha

Leia mais

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09 OBJETIVO Exemplificar a geração de gráficos a partir do arquivo de tipo txt com as informações de memória de massa para os multimedidores Mult-K Plus, Mult-K Grafic e MPK. O arquivo é gerado por meio do

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Aula 02 - Introdução ao Scilab (p1)

Aula 02 - Introdução ao Scilab (p1) BCC701- Programação de Computadores I Aula 02 - Introdução ao Scilab (p1) Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM http://www.decom.ufop.br/bcc701 BCC701-2019-01 DECOM

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 2. Cadastro de produtos e serviços 4 3. Cadastro de status da proposta 5 4. Como incluir uma proposta comercial 6 4.1. Alterando informações comerciais

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS

BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS Acesse o programa pelo ícone indicado pelo suporte como padrão para manutenção de cadastros. Geralmente esse aplicativo estará

Leia mais

Professora Diana Silva

Professora Diana Silva Este documento serve para dar a conhecer o programa Comunicar com Símbolos, apresentado na ação de formação desenvolvida pelo CRTIC, no agrupamento de Escolas Alice Gouveia, no âmbito da Comunicação Aumentativa/Alternativa

Leia mais

Apostila nº 26 Pedido de Serviço e Exportar para vendas

Apostila nº 26 Pedido de Serviço e Exportar para vendas Apostila nº 26 Pedido de Serviço e Exportar para vendas Como criar um novo, incluir, excluir, alterar vencimento, em aberto, deletar, fechar e emitir a nota de um pedido e Com exportar para vendas Sumário

Leia mais

INSTALAÇÃO EM 1 (um) COMPUTADOR INSTALAÇÃO EM REDE

INSTALAÇÃO EM 1 (um) COMPUTADOR INSTALAÇÃO EM REDE Manual de Instalação 1 Baixe o arquivo de instalação compactado. INSTALAÇÃO EM 1 (um) COMPUTADOR 2 Clique duas vezes para descompactar e selecione a pasta de destino. 3 Em seguida abra a pasta descompactada

Leia mais

EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES

EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES Luciana Falcão contato@lucianafalcao.com.br www.lucianafalcao.com.br Agenda da Aula Operadores Operações Matemáticas Soma Média Máximo Mínimo Maior Menor O Excel é composto

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA EQUAÇÕES MATEMÁTICAS COM O EDITOR DE TEXTOS WRITER Juliane Sbaraine Pereira Costa Tânia

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

Tutorial Outlook Live App

Tutorial Outlook Live App LTDA. Tutorial Outlook Live App Este tutorial visa ajudar os acadêmicos da faculdade Itpacporto a utilizarem o e-mail Outlook Live, um dos serviços da ferramenta Live@edu. Para começarmos acesse seu navegador

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

TUTORIAL DO BANCO DE DADOS PLANTEL Versão comemorativa do Centenário do 3C Contribuição do STUD EnCanto

TUTORIAL DO BANCO DE DADOS PLANTEL Versão comemorativa do Centenário do 3C Contribuição do STUD EnCanto TUTORIAL DO BANCO DE DADOS PLANTEL Versão comemorativa do Centenário do 3C Contribuição do STUD EnCanto 1 - Menu inicial Comece acionando o ícone «Registro» para cadastrar o plantel. Quando quiser imprimir

Leia mais

MANUAL PARA O PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO FINAL

MANUAL PARA O PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO FINAL MANUAL PARA O PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO FINAL PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA 2013 ACESSO AO SISTEMA No Site UNIPAR, acesse o link Diretorias Ensino Superior, e dentre os tópicos do Programa de Tutoria Acadêmica,

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Histórico e Origem Similares Modo de Trabalho Iniciando o PowerPoint Salvando Documento Iniciando PowerPoint a partir de um Documento

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa -Digite o Usuário: -Digite a Senha: -Clique em Acessar 1 o. Passo Cadastrar os Empregados ou Fornecedores CADASTRAR SEMPRE A CONTA SALÁRIO (OPERAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO

MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO 1 Operações com frações 2 Divisão de frações 3 Operações com números relativos 4 Resolução de equações do 1º grau (1º tipo) 5 Resolução de equações do 1º grau (2º tipo) 6 Resolução

Leia mais

LibreOffice Calc. Planilhas Eletrônicas

LibreOffice Calc. Planilhas Eletrônicas LibreOffice Calc Planilhas Eletrônicas CONTINUAÇÃO AULA09 O que são planilhas eletrônicas? Planilhas eletrônicas são programas que permitem o cálculo, tratamento e apresentação de dados. As aplicações

Leia mais

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar :

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Calculadora Refinada feita em Java Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Crie um novo arquivo para o projeto conforme abaixo,

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO Unidade 1 - Números Reais: representações O principal motivo para que a maioria dos cursos comecem por um breve estudo dos números reais é o fato de no Cálculo e na Análise, estuda-se o comportamento de

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais