SISTEMA DE INCENTIVOS DO ESTADO ÀS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE INCENTIVOS DO ESTADO ÀS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS"

Transcrição

1 SISTEMA DE INCENTIVOS DO ESTADO ÀS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS Aprovado pelo Decreto-Lei nº 8/2005, de 31 de Janeiro (altera o Decreto-lei nº 106/97, de 31 de Dezembro) Publicado no Boletim Oficial nº 5, I Série Com vista ao cumprimento do propugnado no Programa do Governo que se propõe apoiar a comunicação social privada através de medidas de política que viabilizem a sua sobrevivência e permitam o desempenho do seu papel, designadamente no que respeita à disponibilidade de papel, às comunicações e à distribuição; o presente diploma tem por objecto regular o sistema de incentivos do Estado às pessoas singulares ou colectivas privadas que editam publicações periódicas informativas em língua portuguesa ou cabo-verdiana, de maneira a estimular a criação de condições propícias à melhoria da qualidade, diversidade e pluralismo da informação. A introdução do sistema de incentivos, pela primeira vez em Cabo Verde, é um passo importante para a consolidação e afirmação do sector da comunicação social que contribuirá, seguramente, para a existência de uma impressa privada mais dinâmica e mais qualificada. Apesar das dificuldades financeiras do país e do custo da sua implementação, o Governo considera que se justifica um esforço financeiro no sentido de o concretizar, por corresponder às exigências de uma sociedade aberta e pluralista e à necessidade de estimular um sector considerado importante em qualquer Estado de Direito Democrático. Os incentivos previstos neste diploma abrangem a bonificação das tarifas de porte de correio, a redução da taxa das telecomunicações, a concessão do subsídio de papel e a comparticipação nas despesas de deslocação dos jornalistas e equiparados. O correcto funcionamento do sistema de incentivos implica a existência de mecanismo de fiscalização e de garantia de seriedade de todo o processo razão pela qual se prevêem medidas de suspensão e de perda dos incentivos, se essa seriedade for posta em causa. Assim e No uso da faculdade conferida pela alínea a), do n 2 do artigo 216 da Constituição, o Governo decreta o seguinte; Artigo 1 (Objecto e condições gerais de acesso) 1. O presente diploma regula o sistema de incentivos do Estado à comunicação social, tendo em vista assegurar condições adequadas ao exercício do direito de informação. 2. Podem beneficiar do sistema de incentivos do Estado a que se refere o número anterior: a) As entidades proprietarias ou editoras de publicações periódicas classificadas como cabo-verdianas nos termos da Lei da Imprensa, desde que redigidas em língua portuguesa ou cabo-verdiana; b) Os operadores de radiodifusão sonora licenciados ou autorizados nos termos da lei; c) As entidades classificadas como cabo-verdianas nos termos da Lei da Imprensa que editem publicações periodicas em língua portuguesa ou cabo-verdianas com distribuição electrónica.

2 Artigo 2 (Modalidades) O sistema de incentivos do Estado à comunicação social comporta as seguintes modalidades: a) Bonificação das tarifas de porte de correio, adiante designada por porte pago; b) Comparticipação nos custos da telecomunicações; c) Concessão do subsídio de papel; d) Comparticipação nas despesas de deslocação dos jornalistas e equiparados; e) Bonificação das taxas anuais de alvará para a radiodifusão. Artigo 3 (Exclusão) 1. Estão excluídas da aplicação deste diploma, as seguintes publicações periódicas: a) Pertencentes ou editadas por partidos e associações políticos, directamente ou por interposta pessoa; b) Pertencentes ou editadas por associações sindicais, patronais ou profissionais, directamente ou interposta por pessoa; c) Pertencentes ou editadas, directa ou indirectamente, pela administração central ou local, bem como por quaisquer serviços ou departamentos delas dependentes; d) Gratuitas; e) De conteúdo pornográfico ou incentivador da violência; f) Que não sejam maioritariamente vendidas no territorio nacional; g) Que ocupe em conteúdo publicitário uma superfície superior a 50% do espaço disponível, incluindo suplementos e encartes, calculada com base num número de edições não inferior a três, a selecionar de entre as ppublicadas nos 12 meses anteriores à data da apresentação da respectivas candidatura; h) Que não integre no conceito de imprensa, nos termos da lei; i) Estações emissoras de radiodifusão sonora que não emitem serviços noticiosos. 2. O disposto nas alíneas d) e f) não se aplica às publicações periódicas em língua portuguesa ou cabo-verdianas com distribuição electrónica. Artigo 4 (Porte pago) 1. As publicações periódicas podem beneficiar, na expedição postal de publicações em regime de avença para assinantes em qualquer parte do território nacional ou no estrangeiro, do porte pago até um peso não superior a 200g. desde que reúnam cumulativamente, os seguintes requisitos: a) Se editem, pelo menos um vez por mês; b) Pratiquem os mesmos preços de assinatura em qualquer ponto do país; c) Perfaçam, no mínimo, seis meses de edição regular na data em que apresentem requerimento de candidatura; d) Sejam de informação geral.

3 2. Exceptuam-se do disposto na alínea a) do n 1 as publicações periódicas que versem matérias culturais, para as quais a periodicidade mínima exigida é bimestral. 3. O limite do porte pago será fixado por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas de Finanças e da Comunicação Social até 50% do montante total da respectiva de expedição postal, no limite de peso previsto no n A comprovação da titularidade do direito ao porte pago junto das respectivas instituições será feita por cartão emitido pelo governamental responsável pela área da Comunicação Social. Artigo 5 (Redução das tarifas das telecomunicações) 1. Às entidades referidas no artigo 1 poderão beneficiar da comparticipação nos custos das tarifas a praticar pelas empresas operadoras de telecomunicações. 2. O Estado comparticipará em quarenta por cento dos custos globais das tarifas referidas no número anterior até limite máximo mensal, a fixar por despacho conjunto dos membros de Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Comunicação Social. Artigo 6 (Subsídio de papel) O Estado poderá subsidiar sessenta, cinquenta, quarenta e trinta e cinco por cento do custo de papel relativamente à impressa escrita que tenha, respectivamente, edição bimestral, mensal, quinzenal, ou semanal. Artigo 7 (Comparticipação nas despesas de deslocação) O Estado poderá comparticipar no pagamento de até cinquenta por cento do valor do custo das passagens inter-ilhas, por via marítima ou aérea, dos jornalistas e equiparados das entidades referidas no artigo primeiro, em missão de serviço no país. Artigo 8 (Instrução e decisão) 1. Compete à Direcção Geral da Comunicação Social instruir os processos de candidatura aos incentivos do Estado à comunicação social. 2. A documentação necessária à instrução dos processos de candidatura aos incentivos previstos no numero anterior consta da portaria do membro do Governo responsável pela area da comunicaçao social. 3. A decisão, devidamente fundamentada, sobre a atribuição dos incentivos do Estado à comunicaçao social é da competência do membro do Governo responsável pela àrea da comunicação social, que a pode delegar no Director Geral da Comunicação Social. 4. Compete à Direcção Geral da Comunicação Social pronunciar-se sobre a natureza do conteúdo das publicações a que se refere a alinea e) do artigo 3º.

4 Artigo 9 (Formas de pagamento) 1. As entidades beneficiárias dos incentivos deverão remeter aos serviços competentes do departamento governamental responsável pela área da Comunicação Social o pedido de desembolso referente às despesas efectuadas no mês anterior, acompanhado dos respectivos recibos de pagamento devidamente autenticados, organizados em função da natureza de cada incentivo. 2. O pagamento dos incentivos devidos será feito directamente à entidade beneficiária. Artigo 10 (Suspensão dos incentivos) 1. O direito aos incentivos previstos no presente diploma considera-se imediata e automaticamente suspenso à entidade beneficiária em caso de suspensão da publicação ou de não liquidação pontual de débitos aos fornecedores de bens e serviços abrangidos pelo sistema de incentivos. 2. A entidade beneficiária poderá requerer novamente a concessão dos incentivos uma vez retomada a publicação regular ou regularizados os pagamentos em falta ou atraso e mantidos os demais requisitos previstos no presente diploma. 3. A suspensão do direito aos incentivos não prejudica o dever, para as entidades beneficiárias, de reposição das importâncias ou benefícios indevidamente recebidos, num prazo de trinta dias a contar da data da respectiva notificação, acrescidos de juros de mora à taxa legal, sob pena de cobrança coerciva nos termos da Lei. Artigo 11 (Perda dos incentivos) 1. As entidades beneficiárias perdem o direito aos incentivos previstos neste Decreto Lei, por um período de cinco anos, salvo motivo superiormente reconhecido como justificativo da situação, em caso de prestação de falsas informações ou fornecimento de dados viciados na apresentação de candidaturas ou que induzam em erro acerca da sua qualidade de beneficiárias. 2. A perda de direitos previstos no número anterior não prejudica a eventual responsabilidade civil ou criminal da entidade beneficiária, nem o dever, para esta, de reposição das importâncias ou benefícios indevidamente recebidos, nos termos do n 3 do artigo 10. Artigo 12 (Fiscalização e prestação de contas) 1. Os membros do Governo responsáveis pelas áreas da Comunicação Social ou das Finanças poderão determinar a fiscalização, através dos serviços da administração central ou de auditoria, com vista à verificação do rigoroso cumprimento do disposto nesta Lei e da aplicação das verbas recebidas, bem como à certificação das informações, relevantes para a atribuição dos incentivos. 2. As entidades beneficiárias deverão prestar contas da utilização das verbas concedidas a título de incentivo ao abrigo deste diploma, nos termos da Lei.

5 Artigo 13 (Inscrição orçamental) Serão inscritos anualmente verbas no orçamento do departamento governamental responsável pela área da Comunicação Social suportar os encargos decorrentes da execução desta Lei. Artigo 14 (Candidaturas em 1998-Disposição transitória) As candidaturas aos incentivos previstos no presente diploma poderão, com referência ao ano fiscal de 1998, ser submetidas, nos termos do artigo 8, até 30 de Março desse ano. Artigo 15 (Entrada em vigor) Este Decreto Lei entra em vigor com efeitos a 1 de Janeiro de Visto e aprovado em Concelho de Ministros Carlos Veiga - António Gualberto do Rosário - José António dos Reis Promulgado em 31 de Dezembro de O Presidente da República ANTÓNIO MANUEL MASCARENHAS MONTEIRO Referendado em 31 de Dezembro de O Primeiro Ministro, Carlos Veiga.

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2006 PROGRAMA REGIONAL DE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL PROMEDIA

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2006 PROGRAMA REGIONAL DE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL PROMEDIA DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2006 PROGRAMA REGIONAL DE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL PROMEDIA Com a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 19/94/A, de 13 de Julho, foi instituído o Sistema

Leia mais

2036 Diário da República, 1. a série N. o 65 2 de Abril de 2007 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

2036 Diário da República, 1. a série N. o 65 2 de Abril de 2007 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS 2036 Diário da República, 1. a série N. o 65 2 de Abril de 2007 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Decreto-Lei n. o 98/2007 de 2 de Abril O presente decreto-lei aprova um novo regime de incentivo à leitura

Leia mais

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares Município de São Pedro do Sul Regulamento de 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares O presente regulamento tem como objectivo regulamentar e uniformizar procedimentos para a atribuição de auxílios

Leia mais

Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho. a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região;

Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho. a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região; Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho 1 - Objectivos: a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região; b) Combater os riscos de aumento do desemprego motivado

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE REGULAMENTO. Subsídio "Apoio ao Estudante"

CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE REGULAMENTO. Subsídio Apoio ao Estudante CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE REGULAMENTO Subsídio "Apoio ao Estudante" A educação é a forma mais simples de transformar uma sociedade. Uma população mais culta permite acolher novas ideias de futuro e

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 100/2013 de 8 de Outubro de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 100/2013 de 8 de Outubro de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 100/2013 de 8 de Outubro de 2013 A Resolução do Conselho do Governo n.º 18/2013, de 19 de fevereiro, criou o programa para integração de ativos,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO A ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO A ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO A ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PREÂMBULO A Constituição da República Portuguesa estatui, no n.º 2 do artigo 73.º, que o Estado promove a democratização

Leia mais

NORMA 40. Estas publicações podem ser editadas por empresas jornalísticas ou outras entidades que assumam a função de editor.

NORMA 40. Estas publicações podem ser editadas por empresas jornalísticas ou outras entidades que assumam a função de editor. NORMA 40 1. Definição Em termos de conceito geral, designa-se como Correio Editorial o serviço postal de envio de publicações periódicas e não periódicas, portuguesas e estrangeiras, doutrinárias e informativas,

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Preâmbulo No âmbito da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foram transferidas para as autarquias locais atribuições e competências em vários

Leia mais

ESTUDOS SOBRE MACAU. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição. de Bolsas para Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º.

ESTUDOS SOBRE MACAU. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição. de Bolsas para Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU Regulamento de Atribuição de Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento define as regras de atribuição de Estudos sobre Macau, adiante designada por Bolsas.

Leia mais

Custos do Mercado. Regulamento n.º 1/2005, de 22 de Janeiro de B.O n.º 4 - I Série. Regulamento n.º 2/2006, de 22 de Janeiro de 2007

Custos do Mercado. Regulamento n.º 1/2005, de 22 de Janeiro de B.O n.º 4 - I Série. Regulamento n.º 2/2006, de 22 de Janeiro de 2007 Custos do Mercado Regulamento n.º 1/2005, de 22 de Janeiro de 2007 B.O n.º 4 - I Série Regulamento n.º 2/2006, de 22 de Janeiro de 2007 B.O n.º 4 - I Série Rectificação do Regulamento n.º 2/2006, de 5

Leia mais

Projecto de Decreto-Lei. Regulamento do Subsistema de Saúde dos Serviços Sociais do Ministério da Justiça

Projecto de Decreto-Lei. Regulamento do Subsistema de Saúde dos Serviços Sociais do Ministério da Justiça Projecto de Decreto-Lei Regulamento do Subsistema de Saúde dos Serviços Sociais do Ministério da Justiça Os Serviços Sociais do Ministério da Justiça (SSMJ) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 47210, de

Leia mais

Freguesia do Beco Projecto de Regulamento de Atribuição de Incentivo à Natalidade

Freguesia do Beco Projecto de Regulamento de Atribuição de Incentivo à Natalidade Freguesia do Beco Projecto de Regulamento de Atribuição de Incentivo à Natalidade 1 Nota Justificativa Considerando que a diminuição da Natalidade é um problema premente e preocupante nas regiões de baixa

Leia mais

Regulamento de Bolsas de Mérito a Estudantes do 3.º Ciclo do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa CAPÍTULO I. Artigo 1.º.

Regulamento de Bolsas de Mérito a Estudantes do 3.º Ciclo do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa CAPÍTULO I. Artigo 1.º. Regulamento de Bolsas de Mérito a Estudantes do 3.º Ciclo do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa CAPÍTULO I Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento, redigido nos termos e ao abrigo da Lei n.º 40/2004,

Leia mais

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO Artigo 1.º (Âmbito) 1 O presente regulamento regula a concessão de subsídio ao arrendamento pelo município de Santo Tirso. 2 Podem

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA Aprovado pelo Decreto-Regulamentar nº 11/2004, de 20 de Dezembro Publicado no Boletim Oficial nº 37, I Série

Leia mais

Diploma. Regula a atribuição de um subsídio social de mobilidade aos cidadãos beneficiários residentes na ilha da Madeira

Diploma. Regula a atribuição de um subsídio social de mobilidade aos cidadãos beneficiários residentes na ilha da Madeira Diploma Regula a atribuição de um subsídio social de mobilidade aos cidadãos beneficiários residentes na ilha da Madeira Decreto Regulamentar Regional n.º 1-A/2016/M Aprova as condições da atribuição do

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Normas Reguladoras de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família dos Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho de Oliveira do Bairro

Leia mais

FREGUESIA DE FERREIRA DO ZÊZERE

FREGUESIA DE FERREIRA DO ZÊZERE FREGUESIA DE FERREIRA DO ZÊZERE Nota Justificativa Considerando que a diminuição da Natalidade é um problema premente e preocupante nas regiões de baixa densidade populacional, considerando também que,

Leia mais

ESTATUTO DO MECENATO CIENTÍFICO

ESTATUTO DO MECENATO CIENTÍFICO A disponibiliza o ESTATUTO DO MECENATO CIENTÍFICO LEI Nº 26/2004, DE 8 DE JULHO Aprova o Estatuto do Mecenato Científico e procede à nona alteração do Decreto-Lei nº 74/99, de 16 de Março (Estatuto do

Leia mais

SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA

SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA ORIENTAÇÕES DE FUNCIONAMENTO ANO LETIVO 2014/2015 NOTA INTRODUTÓRIA De acordo com o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro, com as alterações

Leia mais

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Artigo 1º Obrigação de pagamento de propina 1. Nos termos da Lei da Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior Público (Lei

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Subsídios

Regulamento de Atribuição de Subsídios Regulamento de Atribuição de Subsídios A importância das Associações, Fundações, Coletividades, Instituições Particulares de Solidariedade Social e outras que prossigam fins de interesse público, para

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015 A Resolução do Conselho do Governo n.º 18/2013, de 19 de fevereiro, alterada e republicada pela Resolução do Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE GUIMARÃES PREÂMBULO

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE GUIMARÃES PREÂMBULO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE GUIMARÃES PREÂMBULO O associativo desportivo vimaranense, caracterizado pela sua riqueza e heterogeneidade, tem sido justamente considerado

Leia mais

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Projecto de Regulamento do Pagamento em Prestações de Dívidas referentes à Receita dos Serviços de Fornecimento de Água, de Drenagem de Águas Residuais

Leia mais

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério das Finanças e da Administração Pública PARTE C. Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério das Finanças e da Administração Pública PARTE C. Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126 II SÉRIE DIÁRIO DA REPÚBLICA Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126 ÍNDICE SUPLEMENTO PARTE C Ministério das Finanças e da Administração Pública Gabinete do Ministro: Despacho normativo n.º 18-A/2010:

Leia mais

Decreto Lei n.º 59 /2009. de 14 de Dezembro. Estabelece o regime jurídico dos Bilhetes do Tesouro

Decreto Lei n.º 59 /2009. de 14 de Dezembro. Estabelece o regime jurídico dos Bilhetes do Tesouro Decreto Lei n.º 59 /2009 de 14 de Dezembro Estabelece o regime jurídico dos Bilhetes do Tesouro Decorridos 15 anos da última reforma, imperativos do próprio estádio de desenvolvimento do sistema financeiro

Leia mais

FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1º.

FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1º. FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º. O presente regulamento define as regras aplicáveis à concessão de bolsas de estudo, ao abrigo do artigo

Leia mais

Regulamento de Propinas

Regulamento de Propinas INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Regulamento de Propinas Considerando o disposto no artigo 16º da Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto; Aprovo o Regulamento de Propinas que se rege pelas normas seguintes:

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º Âmbito

REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º Âmbito I N S T I T U T O D E E N G E N H A R I A B I O M É D I C A REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito O presente regulamento, aprovado pela Fundação

Leia mais

Legislação Farmacêutica Compilada. Decreto-Lei n.º 135/95, de 9 de Junho. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 21

Legislação Farmacêutica Compilada. Decreto-Lei n.º 135/95, de 9 de Junho. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 21 Regime jurídico da distribuição por grosso de medicamentos de uso humano (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto) A distribuição por grosso de medicamentos de uso humano no mercado interno

Leia mais

REGULAMENTO. Gabinete de Consulta Jurídica e de Apoio Jurídico do Municipio de Arruda dos Vinhos

REGULAMENTO. Gabinete de Consulta Jurídica e de Apoio Jurídico do Municipio de Arruda dos Vinhos REGULAMENTO Gabinete de Consulta Jurídica e de Apoio Jurídico do Municipio de Arruda dos Vinhos Aprovação Câmara Municipal: 02-05-2016 Assembleia Municipal: 27-06-2016 REGULAMENTO DO GABINETE DE CONSULTA

Leia mais

Publicado em h:38m N.º Regulamento (este documento substitui o nº 461) PREÂMBULO

Publicado em h:38m N.º Regulamento (este documento substitui o nº 461) PREÂMBULO PROGRAMA DE EMERGÊNCIA SOCIAL (PES-OAZ) PREÂMBULO A Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, que estabeleceu o Regime Jurídico das Autarquias Locais, dota os municípios de um conjunto de atribuições e competências

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO ÀS FREGUESIAS. Preâmbulo. A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, aprovou o regime jurídico das

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO ÀS FREGUESIAS. Preâmbulo. A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, aprovou o regime jurídico das REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO ÀS FREGUESIAS Preâmbulo A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, aprovou o regime jurídico das autarquias locais, o estatuto das entidades intermunicipais, o regime

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015,

Leia mais

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Beja, 2009 Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece

Leia mais

Regulamento de Inscrição Municipal de Associação Cultural de Sintra IMACS

Regulamento de Inscrição Municipal de Associação Cultural de Sintra IMACS Regulamento de Inscrição Municipal de Associação Cultural de Sintra IMACS ( Com a alteração constante do Parecer da Comissão Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Municipal de Sintra ) 23 DE NOVEMBRO

Leia mais

Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto

Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto A Lei n.º 95/88, de 17 de Agosto, estabeleceu os direitos de actuação e participação das associações de mulheres. Posteriormente a Lei n.º 10/97, de 12 de Maio,

Leia mais

Decreto n.º 5/2013. de 22 de Março

Decreto n.º 5/2013. de 22 de Março Decreto n.º 5/2013 de 22 de Março Havendo necessidade de estabelecer o regime jurídico das Obrigações do Tesouro, o Conselho de Ministros, ao abrigo da alínea f) do n.º 1 do artigo 204 da Constituição

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO JURIDICO AOS SÓCIOS Av. Coronel Eduardo galhardo, Nº 22 B 1199-007 LISBOA Telefone: 218161710 Fax: 218150095 Sti_geral@netcabo.pt

Leia mais

Câmara Municipal de Vieira do Minho

Câmara Municipal de Vieira do Minho REGULAMENTO MUNICIPAL DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO DESTINADO AO FOMENTO DA PRODUÇÃO PECUÁRIA PREÂMBULO As Autarquias Locais têm como atribuição, entre outras, a promoção do desenvolvimento local, devendo

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR GABINETE DO MINISTRO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR GABINETE DO MINISTRO Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define o processo de atribuição

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DOS AUTOCARROS MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DOS AUTOCARROS MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DOS AUTOCARROS MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA Os autocarros municipais são frequentemente utilizados no apoio a entidades e organismos que prosseguem no concelho fins

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º /2015 CRIA O FUNDO FINANCEIRO IMOBILIÁRIO

PROPOSTA DE LEI N.º /2015 CRIA O FUNDO FINANCEIRO IMOBILIÁRIO Gabinete do Ministro da MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Justiça PROPOSTA DE LEI N.º /2015 DE DE CRIA O FUNDO FINANCEIRO IMOBILIÁRIO A presente lei cria o Fundo Financeiro Imobiliário e estabelece o respectivo regime

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS

REGULAMENTO DO FUNDO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS REGULAMENTO DO FUNDO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS Artigo 1.º Objetivos O Fundo de Solidariedade Social tem como objetivo propiciar aos contabilistas certificados, através de atribuição

Leia mais

Decreto-Lei n. o 229/

Decreto-Lei n. o 229/ Decreto-Lei n. o 229/98 22-07-1998.. Diploma consolidado Assunto: Cria o Fundo de Contragarantia Mútuo A criação de um sistema de caucionamento mútuo em Portugal permitirá às pequenas e médias empresas

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

FUNDO FINANCEIRO IMOBILIÁRIO

FUNDO FINANCEIRO IMOBILIÁRIO DECRETO DO PARLAMENTO NACIONAL N.º 71/II FUNDO FINANCEIRO IMOBILIÁRIO A presente lei cria o Fundo Financeiro Imobiliário e estabelece o respectivo regime jurídico. Os princípios de planeamento, coordenação,

Leia mais

Diploma. Estabelece o regime jurídico da assistência na doença aos militares das Forças Armadas

Diploma. Estabelece o regime jurídico da assistência na doença aos militares das Forças Armadas Diploma Estabelece o regime jurídico da assistência na doença aos militares das Forças Armadas Decreto-Lei n.º 167/2005 de 23 de Setembro A Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2005, de 24 de Junho,

Leia mais

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Preâmbulo A educação e formação dos jovens famalicenses são factores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho e da região onde nos inserimos.

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA CONSELHO DE MINISTROS. Decreto n.º 42/08. de 3 de Julho

REPÚBLICA DE ANGOLA CONSELHO DE MINISTROS. Decreto n.º 42/08. de 3 de Julho REPÚBLICA DE ANGOLA CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 42/08 de 3 de Julho Considerando que a protecção social obrigatória compreende, além do regime dos trabalhadores por conta de outrem, o regime dos

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIOS PARA ACÇÕES PEDAGÓGICO - CULTURAIS

PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIOS PARA ACÇÕES PEDAGÓGICO - CULTURAIS PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIOS PARA ACÇÕES PEDAGÓGICO - CULTURAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTIGO 1º (DEFINIÇÕES ) O presente Regulamento, disciplina a concessão de apoios a prestar, pelas

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE 1 Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j), do nº 2, do artigo 17º, conjugadas com a alínea b), do nº 5, do artigo 34º, da Lei das Autarquias

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º.

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º. REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº. 2 do artigo 17 º., conjugado com a alínea b) do nº. 5 do artigo 34 º.

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e f) do n.º1 do artigo 9º, conjugada com a alínea h) do n.º 1 do artigo 16º da Lei que estabelece

Leia mais

Decreto Lei nº 51/96 de 26 de Dezembro

Decreto Lei nº 51/96 de 26 de Dezembro Decreto Lei nº 51/96 de 26 de Dezembro O Registo Internacional de Navios foi instituído em 1990, pela lei nº 98/III/90 de 27 de Outubro, no quadro da criação de condições para atracção do investimento

Leia mais

Regulamento do Pagamento em Prestação da Receita do Fornecimento de Água

Regulamento do Pagamento em Prestação da Receita do Fornecimento de Água Regulamento do Pagamento em Prestação da Receita do Fornecimento de Água Aprovado em Reunião de Câmara Municipal de 19.06.2008 Aprovado em Assembleia Municipal de 26.06.2008 Aprovada a alteração ao Regulamento

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º 3/2009 de 13 de Janeiro

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º 3/2009 de 13 de Janeiro Legislação ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 3/2009 de 13 de Janeiro Regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos benefícios

Leia mais

Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição da. Bolsa para Estudos sobre Macau. Artigo 1.º. Objecto

Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição da. Bolsa para Estudos sobre Macau. Artigo 1.º. Objecto Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU Regulamento de Atribuição da Bolsa para Estudos sobre Macau Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento define as regras de atribuição da Bolsa para Estudos sobre Macau, adiante designada

Leia mais

LEI N 92/IV/93 De 15 de Dezembro de 1993

LEI N 92/IV/93 De 15 de Dezembro de 1993 LEI N 92/IV/93 De 15 de Dezembro de 1993 1 1 Por mandato do Povo a Assembleia Nacional decreta, no abrigo 186º alínea b) da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL Artigo 1º (Objecto) O presente

Leia mais

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS DL 495/88 1988-Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS SOCIEDADES HOLDING Artigo 1º (sociedades gestoras de participações sociais) 1 As sociedades gestoras de participações

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO CULTURAL E RECREATIVO

REGULAMENTO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO CULTURAL E RECREATIVO REGULAMENTO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO CULTURAL E RECREATIVO CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Objecto O presente Regulamento define os tipos e as formas de concessão de apoios da Câmara Municipal

Leia mais

Decreto Regulamentar nº 14/81 de 7 de Abril

Decreto Regulamentar nº 14/81 de 7 de Abril Decreto Regulamentar nº 14/81 de 7 de Abril Subsídio de Educação Especial Reconhecendo que as crianças e os jovens diminuídos, física, mental ou socialmente, devem receber tratamento, educação e cuidados

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR 6090-543 PENAMACOR Contribuinte nº 506 192 164 PROCESSO DE CANDIDATURA Tarifa Social da Água Processo nº Data de Entrada: / / Requerente: Deliberação da Câmara Municipal:

Leia mais

Programa de Atribuição de Apoios Sociais aos estudantes do IPS

Programa de Atribuição de Apoios Sociais aos estudantes do IPS Programa de Atribuição de Apoios Sociais aos estudantes do IPS O Conselho de Acção Social (CAS) dos SAS/IPS aprovou, a 13 de Julho de 2010, o lançamento de um Programa de Atribuição de Apoios Sociais aos

Leia mais

Decreto-Lei n.º 209/2009 de 3 de Setembro

Decreto-Lei n.º 209/2009 de 3 de Setembro Decreto-Lei n.º 209/2009 de 3 de Setembro A Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, que regula os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas e,

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA-PONTES-ALTO DA GUERRA

JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA-PONTES-ALTO DA GUERRA REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE APOIO A ENTIDADES E ORGANISMOS QUE PROSSIGAM NA FREGUESIA FINS DE INTERESSE PÚBLICO Nota Justificativa A prossecução do interesse público da freguesia, concretizada, também,

Leia mais

FUNDO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

FUNDO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL FUNDO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL A realidade do concelho de Resende e as carências reais das suas populações mais desfavorecidas impõem que a Câmara Municipal, seu órgão representativo democraticamente eleito,

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de igualdade

Leia mais

Regulamento de Apoio a Instituições sem fins lucrativos do. Concelho de Monforte

Regulamento de Apoio a Instituições sem fins lucrativos do. Concelho de Monforte Regulamento de Apoio a Instituições sem fins lucrativos do Concelho de Monforte Considerando que a Constituição da República nos seus artigos 73, 78 e 79 consagra que todos têm o direito à educação e à

Leia mais

FIN CHEQUE FORMAÇÃO MEDIDA CHEQUE FORMAÇÃO Ficha de informação normalizada

FIN CHEQUE FORMAÇÃO MEDIDA CHEQUE FORMAÇÃO Ficha de informação normalizada FIN CHEQUE FORMAÇÃO MEDIDA CHEQUE FORMAÇÃO Ficha de informação normalizada Designação Cheque Formação O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular

Leia mais

Diploma. Regula a atribuição de incentivos à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração

Diploma. Regula a atribuição de incentivos à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração Diploma Regula a atribuição de incentivos à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração Decreto-Lei n.º 89/95 de 6 de Maio O combate ao desemprego constitui

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de frequência

Leia mais

Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de )

Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de ) PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de 1993-05-11) A sociedade actual, caracterizada por uma acelerada mudança, reafirma a participação da juventude

Leia mais

Ex. m.ºs Senhores Subdirectores- Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Representantes da Fazenda Pública. Assunto:

Ex. m.ºs Senhores Subdirectores- Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Representantes da Fazenda Pública. Assunto: Classificação: 000.01.09 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLECTIVAS Ofício n.º: Processo: Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): Sua Ref.ª: Técnico: João Sousa Cód.

Leia mais

DGCI Inscrição de Técnico de Contas. República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

DGCI Inscrição de Técnico de Contas. República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DGCI 2013 República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DECRETO Nº 16/94 DE 16 DE MAIO Inscrição de Técnico de Contas Edição organizada por Mohamed Baldé

Leia mais

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objecto

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objecto Diploma Estabelece o novo regime de instalação e operação do sistema de transmissão de dados em radiodifusão (RDS) pelos operadores de radiodifusão sonora Decreto-Lei n.º 272/98 de 2 de Setembro O Decreto-Lei

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO Considerando que o microcrédito pode constituir um instrumento particularmente adequado para a inclusão social de pessoas

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Índice Nota Justificativa... 3 Capítulo I Disposições Gerais... 4 Artigo 1º... 4 Objeto... 4 Artigo 2º... 4 Âmbito...

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 102/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 102/XII. Exposição de Motivos PL 498/2012 2012.10.10 Exposição de Motivos A presente proposta de lei altera a Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, alterada pela Lei n.º 20/2012, de 14 de maio, que aprova o Orçamento do Estado para

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 8 de setembro de Série. Número 138

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 8 de setembro de Série. Número 138 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 8 de setembro de 2015 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Portaria n.º 161/2015 Estabelece a Medida Incentivo

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO. N. o de Dezembro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 7077

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO. N. o de Dezembro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 7077 N. o 239 15 de Dezembro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 7077 ANEXO N. o 3 Relação dos sujeitos passivos a que respeitam as regularizações [a que se refere a alínea c)don. o 1] Instruções de preenchimento

Leia mais

4042 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N.o de Julho de 2004 N.o de Julho de 2004 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 4041

4042 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N.o de Julho de 2004 N.o de Julho de 2004 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 4041 4042 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N.o 154 2 de Julho de 2004 N.o 154 2 de Julho de 2004 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 4041 Declaração de Rectificação n.o 60/2004 Para os devidos efeitos, se declara que

Leia mais

Portaria n.º 125/2010 de 1 de Março Prevê medidas excepcionais de apoio à contratação para o ano de 2010

Portaria n.º 125/2010 de 1 de Março Prevê medidas excepcionais de apoio à contratação para o ano de 2010 Portaria n.º 125/2010 de 1 de Março Prevê medidas excepcionais de apoio à contratação para o ano de 2010 O Conselho de Ministros, através da Resolução n.º 5/2010, de 20 de Janeiro, aprovou a «Iniciativa

Leia mais

MUNICÍPIO DA NAZARÉ. Proposta. Serviços de Apoio à Família Orientações de funcionamento Ano letivo 2018/2019 NOTA INTRODUTÓRIA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

MUNICÍPIO DA NAZARÉ. Proposta. Serviços de Apoio à Família Orientações de funcionamento Ano letivo 2018/2019 NOTA INTRODUTÓRIA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR MUNICÍPIO DA NAZARÉ Proposta Serviços de Apoio à Família Orientações de funcionamento Ano letivo 2018/2019 NOTA INTRODUTÓRIA De acordo com o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei n.º 46/86,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 38/92 de 28 de Março. Regula a actividade de transporte de doentes

Decreto-Lei n.º 38/92 de 28 de Março. Regula a actividade de transporte de doentes Decreto-Lei n.º 38/92 de 28 de Março Regula a actividade de transporte de doentes A actividade de transporte de doentes não está no nosso país devidamente regulamentada, do que resultam graves inconvenientes

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal

Município de Leiria Câmara Municipal Município de Leiria Câmara Municipal ANEXO Divisão Jurídica e Administrativa (DIJA) À DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 02 DE FEVEREIRO «Regulamento Interno das Atividades de Animação e Apoio

Leia mais

Manual de Acreditação das Entidades Formadoras, Caderno III

Manual de Acreditação das Entidades Formadoras, Caderno III Manual de Acreditação das Entidades Formadoras, Caderno III DGE 1 DGE Manual de Acreditação das Entidades Formadoras, Caderno III 2 Manual de Acreditação das Entidades Formadoras, Caderno III DGE Manual

Leia mais

DECRETO N.º 254/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I

DECRETO N.º 254/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I DECRETO N.º 254/X Regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos benefícios previstos na Lei n.º 9/2002, de 11 de Fevereiro,

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO OUTUBRO 2010

PROGRAMA DE CONCURSO OUTUBRO 2010 PROGRAMA DE CONCURSO OUTUBRO 2010 Artigo 1º Objecto O presente Programa estabelece as normas específicas de acesso ao concurso para a atribuição de apoios financeiros pela Direcção-Geral da Saúde a pessoas

Leia mais

Decreto-Lei n.º 334/91 de 6 de Setembro

Decreto-Lei n.º 334/91 de 6 de Setembro Decreto-Lei n.º 334/91 de 6 de Setembro Gestão das instalações desportivas...2 Ordem de preferência na utilização...2 Cedência das instalações...3 Utilização das instalações...3 Intransmissibilidade das

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. 1.º Âmbito

TEXTO INTEGRAL. 1.º Âmbito DATA: 15 de Dezembro de 2005 NÚMERO: 239 SÉRIE I-B EMISSOR: Ministérios da Justiça e da Saúde DIPLOMA: Portaria n.º 1288/2005 SUMÁRIO: Aprova o modelo, edição, preço, fornecimento e distribuição do livro

Leia mais

REGULAMENTO DE QUOTAS E TAXAS DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS

REGULAMENTO DE QUOTAS E TAXAS DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS REGULAMENTO DE QUOTAS E TAXAS DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS NOTA PRÉVIA A Lei n.º 131/2015, de 4 de setembro, procedeu à quarta alteração ao Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos, aprovado pelo Decreto-Lei

Leia mais