M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)"

Transcrição

1 M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Biologia, Física e Química (9º ano) Composição do material Livros espiralados, contendo a teoria em capítulos e as atividades, sequencialmente numeradas. São nove volumes anuais. Do Grupo 1 ao Grupo 6, um volume para cada grupo. Do Grupo 7 ao Grupo 9, um volume para cada dois grupos. Além do material impresso, a Teoria também é oferecida no Livro Eletrônico, com acesso pelo portal COC Educação, através de senha recebida pelos pais e alunos no início do ano letivo. Os alunos do 6º e do 7º ano contam, ainda, com Atividades Lúdicas, que são exercícios para os alunos resolverem no computador, num ambiente adequado à realidade dos dias de hoje, também no Portal COC Educação. Os alunos do 8º e do 9º ano contam, com as atividades da Aprendizagem Digital, sendo uma atividade para cada Grupo de Conteúdos. Avaliações A composição da média bimestral para as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Espanhol é o resultado da média ponderada entre o somatório das Provas Tarefas Semanais e Avaliação Nacional (Peso 4) + Prova Bimestral (Peso 4) + Avaliação Contínua (Tarefas e Trabalhos) (Peso 2), conforme fórmula abaixo:

2 Média Bimestral= ( PT 4) + ( PB 4) + ( AC 2) 10 Ciências Sociais (NOVO!): A partir deste ano a disciplina de Ciências Sociais passa a ter avaliações próprias. A nota bimestral será composta da seguinte forma: Média Bimestral ( PB 5) + ( AC 5) = 10 As avaliações das disciplinas Arte e Ed. Física serão realizadas através de atividades práticas e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Prova Tarefa (Semanal) O objetivo da prova tarefa é estimular no aluno o hábito diário de estudo, propiciando a aprendizagem contínua. A prova tarefa é semanal e baseada nos exercícios de aplicação em sala de aula e nos exercícios propostos a serem realizados em casa. Composição da PT: 5 questões de Múltipla Escolha das disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, totalizando 25 questões. Obs.: Para o 9º ano: 5 questões de Múltipla Escolha das disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia e 2 questões de Biologia, Física e Química, totalizando 26 questões. Prova Bimestral As provas bimestrais seguem data prévia, conforme calendário anual. Constam das mesmas todo o conteúdo trabalhado no bimestre, em cada disciplina. As provas bimestrais são de formato dissertativo.

3 Avaliação Nacional (Simulado) São quatro provas por ano, corrigidas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). As avaliações nacionais são elaboradas pela equipe editorial do COC e aplicadas em todas as escolas do sistema, no mesmo dia e horário. Este é um excelente parâmetro de avaliação de nossos alunos e de nossa escola, comparativamente a outras escolas parceiras do Sistema COC, pois nos relatórios de desempenho são fornecidas as classificações nacionais, inclusive por matéria, segundo o número de acertos e, também, a classificação local da prova. As notas das Avaliações Nacionais compõem a planilha de PTs, através do número de questões de cada disciplina, perfazendo, conjuntamente, 40% da nota bimestral. Recuperação Bimestral Os alunos que apresentarem rendimento abaixo da média 6,0 (seis) serão encaminhados à recuperação bimestral. A média final do bimestre após a recuperação será calculada da seguinte forma: o Se a nota obtida na recuperação for igual ou inferior à nota bimestral, esta se mantém inalterada. o Se a nota obtida na recuperação for superior ou igual a seis, a nota bimestral será substituída média 6,0 (seis). o Se a nota obtida na recuperação for inferior a 6,0, porém superior à nota bimestral, será considerada a da recuperação. No 4º bimestre não há recuperação bimestral, sendo que o aluno que não atingiu a média anual deverá realizar a recuperação final. Recuperação Final Os alunos que apresentarem rendimento anual abaixo de 24 pontos serão encaminhados à recuperação final que se compõe de uma lista de exercícios com peso 2,0 e uma prova dissertativa com peso 8,0. Para aprovação o cálculo a ser seguido é: Média Final MédiaAnual + Re cuperação = 2

4 Normas Gerais Entrada e Saída A entrada e a saída dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão realizadas pelo portão da Avenida 29 de Abril. A saída antecipada, por qualquer motivo, só poderá ser realizada frente à presença dos pais ou responsáveis, sob necessidade comprovada e mediante registro em livro próprio. A tolerância para ingresso na sala de aula é de 5 minutos após o 1º sinal. Será permitido o ingresso do aluno na escola, na 2ª aula, somente com registro em livro próprio e autorização por escrito da secretaria. Após o início da 2ª aula não será mais permitido o ingresso do aluno na escola. Não serão permitidos ao aluno, durante o bimestre, mais que dois atrasos no horário de entrada. Caso ocorra o 3º atraso, o ingresso do aluno, nesse dia, será vetado. Uniforme (Novo!) O uso do uniforme é obrigatório por medidas de: segurança, organização e disciplina. O uniforme consiste em: camiseta com o logotipo padrão da escola, calça, short, bermuda ou saia azul marinho sem qualquer detalhe colorido (faixas, desenhos, escritos). Não é permitido, sob nenhuma circunstância, o acesso do aluno sem uniforme, nas dependências da escola, durante as aulas ou atividades acadêmicas. Em dias muito frios os alunos podem utilizar suéter debaixo da blusa oficial do uniforme. Não são aceitas blusas de moletom que não sejam a do uniforme oficial. Não é permitido o uso de calças jeans. Não é permitido o uso de boné ou capuz dentro da sala de aula. Não é permitido o uso de chinelos. O uso do uniforme é obrigatório inclusive nas atividades extras, tais como: plantões, treinos, recuperações, provas substitutivas, etc. Educação Física (Ensino Fundamental II) A partir deste ano o uniforme de Educação Física passa a ser o próprio uniforme escolar, não tendo mais uma camiseta específica para esta disciplina. Nos dias de Educação Física o aluno deve estar calçando tênis. Material É obrigação do aluno comparecer à escola com o material completo. A escola não se responsabiliza pela perda de materiais em seu recinto. Todo o material, inclusive uniforme, deverá conter o nome e série do aluno, possibilitando sua devolução.

5 Agenda Escolar É imprescindível que o aluno traga diariamente a agenda para a escola, pois é o meio de comunicação entre a escola e os pais, além de ser importante para a organização do estudante. Na agenda serão registrados: bilhetes; avisos e tarefas; atrasos e justificativas; autorização de saída. Os pais deverão verificar diariamente a agenda de seus filhos, observando as possíveis comunicações da escola. A utilização correta da agenda auxilia a boa organização por parte do estudante. Reunião de Pais As reuniões de pais e professores ocorrerão conforme as datas já divulgadas em calendário oficial. Ainda sim os pais serão previamente avisados de quando irá ocorrer a reunião através do site da escola e de nossa página no facebook. Armários A escola oferece armários para que possam ser guardados todos os materiais pessoais, evitando assim sobrecarregar seus alunos com peso indevido na mochila. É de responsabilidade, unicamente do aluno, a guarda da chave do armário. Provas Substitutivas Caso ocorra a perda de avaliação bimestral, o aluno poderá requerer prova substitutiva mediante: o Atestado médico do dia da prova perdida; ou o Pagamento da taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por avaliação. Procedimento para requerimento da prova substitutiva: o O aluno ou pai/responsável deverá preencher o requerimento na secretaria da escola no dia seguinte (24 horas) à realização da prova perdida. o Deverá guardar o comprovante do requerimento e apresentá-lo no dia da prova para o professor responsável pela aplicação. Se o aluno não comparecer no dia da prova substitutiva não haverá uma nova data, ficando assim, sem a nota. Neste caso, também não será devolvida a taxa paga. Não há prova substitutiva para a prova tarefa. Em caso de perda, e somente sob apresentação de atestado médico (a ser entregue diretamente à coordenação) a média das provas tarefa realizadas será ponderada. As provas substitutivas não se aplicam às provas de recuperação não realizadas. No caso dos alunos que perderam, por motivo de doença, várias provas bimestrais, uma segunda data poderá ser agendada, pela coordenação, não sobrecarregando, desta forma, o estudante. Importante: o atestado médico somente será aceito se for entregue, no máximo, no dia do retorno do aluno à escola.

6 Importante: Uso de Telefone Celular É proibido ao aluno portar celular nas dependências da escola (salas de aula, pátio, banheiros, quadra, biblioteca, etc.) mesmo para os recursos multimídias (música, jogos, mensagens de texto, acesso à internet, etc.) durante o período regular de aula (das 7h15min às 12h15min). Durante este período o aparelho deve estar desligado e guardado na mochila. Se necessária qualquer comunicação aos pais, o aluno deverá se encaminhar à secretaria para que os funcionários entrem em contato com os responsáveis ou permitam o uso do telefone público da recepção. EM CASO DE APREENSÃO DO APARELHO CELULAR EM USO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA E EM HORÁRIO INADEQUADO, O MESMO FICARÁ SOB CUSTÓDIA DA DIREÇÃO/COORDENAÇÃO E SOMENTE PODERÁ SER RETIRADO PELOS PAIS ESTANDO O ALUNO AUTOMATICAMENTE ADVERTIDO. Calendários Avaliações Nacionais (Simulados) AN1 10 de abril AN2 12 de junho AN3 04 de setembro AN4 06 de novembro Horário Especial nos dias das Avaliações Nacionais 7h15 às 8h00 = 1ª aula 8h00 às 8h45 = 2ª aula 8h45 às 9h00 = intervalo 9h00 às 9h45 = 3ª aula 9h45 = início avaliação 11h15 = saída permitida 12h15 = finalização avaliação

7 Avaliações Bimestrais Calendário de Provas Bimestrais 1º BIMESTRE 13 abril 14 abril 15 abril 16 abril 7h15-8h45 Português Ciências História Matemática 9h00-10h30 aula aula aula aula 10h45-12h15 Espanhol Geografia Ciências Sociais Inglês 2º BIMESTRE 25 junho 26 junho 29 junho 30 junho 7h15-8h45 Ciências História Português Matemática 9h00-10h30 aula aula aula aula 10h45-12h15 Geografia Ciências Sociais Espanhol Inglês 3º BIMESTRE 17 setembro 18 setembro 21 setembro 22 setembro 7h15-8h45 Ciências História Português Matemática 9h00-10h30 aula aula aula aula 10h45-12h15 Geografia Ciências Sociais Espanhol Inglês 4º BIMESTRE 26 novembro 27 novembro 30 novembro 01 dezembro 7h15-8h45 Ciências História Português Matemática 9h00-10h30 aula aula aula aula 10h45-12h15 Geografia Ciências Sociais Espanhol Inglês Recuperações Bimestrais Calendário de Provas de Recuperação 1º BIMESTRE 27 abril 28 abril 29 abril 30 abril 15h00 16h30 Português Ciências História Matemática 16h30 18h00 Espanhol Geografia Ciências Sociais Inglês 2º BIMESTRE 11 agosto 12 agosto 13 agosto 14 agosto 15h00 16h30 Português Ciências História Matemática 16h30 18h00 Espanhol Geografia Ciências Sociais Inglês 3º BIMESTRE 06 outubro 07 outubro 08 outubro 09 outubro 15h00 16h30 Português Ciências História Matemática 16h30 18h00 Espanhol Geografia Ciências Sociais Inglês

8 Recuperação Final REC. FINAL 10 dezembro 11 dezembro 14 dezembro 15 dezembro 07h30 09h00 Ciências História Português Matemática 09h00 10h30 Geografia Ciências Sociais Espanhol Inglês Reunião de Pais Horários de atendimento: 6º e 7º anos = 09:00 às 10:30 8º e 9º anos = 10:30 às 12:00 1º Bimestre = 25 de abril 2º Bimestre = 08 de agosto 3º Bimestre = 03 de outubro 4º Bimestre = 05 de dezembro

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2017 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos M.A.P.A. 2017 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Ensino Fundamental I Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão M.A.P.A. 2016 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS Descrição Terceirão Terceirão é a denominação que o COC utiliza, há mais de 30 anos, para a terceira série do Ensino Médio Integrado, em que todos os conteúdos

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão M.A.P.A. 2017 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS Descrição Terceirão Terceirão é a denominação que o COC utiliza, há mais de 30 anos, para a terceira série do Ensino Médio Integrado, em que todos os conteúdos

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

ENSINO MÉDIO MANHÃ. 7h30 8h20 1ª aula. 8h20 9h10 2ª aula. 9h10 9h40 Intervalo. 9h40 10h30 3ª aula

ENSINO MÉDIO MANHÃ. 7h30 8h20 1ª aula. 8h20 9h10 2ª aula. 9h10 9h40 Intervalo. 9h40 10h30 3ª aula 1 ENSINO MÉDIO MANHÃ 7h30 8h20 1ª aula 8h20 9h10 2ª aula 9h10 9h40 Intervalo 9h40 10h30 3ª aula 10h30 11h20 4ª aula 11h20 12h10 5ª aula 12h10 13h 6ª aula ATRASADOS PODERÃO ENTRAR ÀS 7h40 São tolerados

Leia mais

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Versão de 09.10.14 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Sumário Sumário 1. Pontualidade... 2 2 Uso do Uniforme... 3 3 Saída Antecipada...

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

Manual do Aluno 2016

Manual do Aluno 2016 Manual do Aluno 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Mensagem para o aluno(a) O Colégio Santa Ângela sente-se feliz e honrado em tê-lo como aluno(a) no ano letivo que se inicia. No C. S. A., o

Leia mais

1ª REUNIÃO DE PAIS 2016

1ª REUNIÃO DE PAIS 2016 1ª REUNIÃO DE PAIS 2016 VALORES DO CSD Educação Integral Relações Éticas Atendimento com Qualidade Trabalho Cooperativo Melhoramento Contínuo Responsabilidade Social Busca do Transcendente FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira. ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Médio e Técnico NOTURNO 2016 1 Caro Aluno, Seja bem-vindo! Neste manual, você encontrará informações importantes para o dia-a-dia no colégio: calendário, distribuições

Leia mais

Com a finalidade de orientar os alunos e seus responsáveis sobre a estrutura e funcionamento do Colégio Imaculada Conceição, aqui se encontram instruções sobre horários, segurança, calendário escolar,

Leia mais

Estando sempre com ele, poderão eliminar as dúvidas que, porventura venham a ocorrer.

Estando sempre com ele, poderão eliminar as dúvidas que, porventura venham a ocorrer. Srs. Pais Através deste manual, os senhores terão informações importantes sobre o funcionamento da nossa escola, instruções sobre horários, atrasos, faltas e orientações referentes ao comportamento de

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR.....4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO FEVEREIRO

1º ANO ENSINO MÉDIO FEVEREIRO FEVEREIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 1 INÍCIO DAS AULAS 2016 4 REUNIÃO INICIAL - 18h40 8 A 12 RECESSO MARÇO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Leia mais

Educação Infantil. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar

Educação Infantil. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar Educação Infantil Currículo Disciplina Maternal Grupo I Grupo II Diferentes Linguagens X X X Pensamento Lógico Matemático X X X Natureza e Sociedade X X X Movimento X X X Arte * X X X Inglês X X X Musicalização

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR ) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR ) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR... 4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1 ao

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários Entrada: 7h e 10 minutos Saída: 11h e 55 min (cinco aulas) e 12h e 45 min (seis

Leia mais

5ª aula 10h55 11h40 6ª aula 11h40 12h25

5ª aula 10h55 11h40 6ª aula 11h40 12h25 INFORMAÇÕES E NORMAS SOBRE O ENSINO MÉDIO - 2016 01 GRADE CURRICULAR ENSINO MÉDIO Componentes Curriculares A U L A S 1ª série 2ª série 3ª série Artes 1 1 Biologia 4 4 4 Educação Física 2 2 2 Espanhol 1

Leia mais

Prezado Aluno. É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo.

Prezado Aluno. É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo. MIRAFLORES 02 Prezado Aluno É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo. É bom chegar, rever os amigos, conhecer novos colegas, reencontrar professores. Neste manual estão as normas

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Reunião de apresentação Ensino Médio I- Filosofia da Instituição Saber, Honra e Disciplina o Construção do saber integral com disciplina e honra; o O lema saber, honra e disciplina

Leia mais

5ª aula 10h55 11h40 6ª aula 11h40 12h25

5ª aula 10h55 11h40 6ª aula 11h40 12h25 01 GRADE CURRICULAR ENSINO MÉDIO Componentes Curriculares INFORMAÇÕES E NORMAS SOBRE O ENSINO MÉDIO 2ª SÉRIE - 2017 Professores Aulas por semana Artes Alexandre, Thaís e 2 Renato Leitura e Produção de

Leia mais

INFORMAÇÕES E NORMAS SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL II - 9º ANO

INFORMAÇÕES E NORMAS SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL II - 9º ANO INFORMAÇÕES E NORMAS SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL II - 9º ANO - 2016 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015)

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários: Manhã (entrada): 7h e 10 min/saída: 12h e 45 min 2ª série na 2ª feira/saída: 13h e

Leia mais

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO 2017 1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO Direção do Campus Diretora Geral: Prof a. Andréa Bandeira Diretora Administrativa: Valéria Guterres Diretora Pedagógica: Prof a. Mirna

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA (AVF) Consiste na avaliação

Leia mais

Orientações Gerais para Família/Aluno

Orientações Gerais para Família/Aluno 1 São Luís Guanella Rogai por nós. www.emdp.com.br Orientações Gerais para Família/Aluno 2 Apresentação Querido Aluno, É com muito carinho que recebemos você em nossa Escola. Iniciamos um novo ano com

Leia mais

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO MANUAL DA FAMÍLIA Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO Proporcionar condições para que as pessoas aprimorem seus conhecimentos,

Leia mais

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017 COMUNICADO 13/2017 OBJETIVOS DA REUNIÃO PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º S 15/02/2017 Orientações sobre o trabalho pedagógico e a rotina escolar de 2017. Estabelecimento de parceria Escola-Família.

Leia mais

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8 Prezado(a) aluno(a), Você está recebendo o Calendário de Provas da 1ª Etapa. Este instrumento será um guia para VOCÊ e sua família acompanharem seu desempenho escolar. ESTUDO, DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO, FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE E AMPLA CONCORRÊNCIA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO

Leia mais

D I S C I P L I N A R E S

D I S C I P L I N A R E S NORMAS DISCIPLINARES ALUNO: Série: N O R M A S D I S C I P L I N A R E S 1. O aluno deve apresentar-se em todas as atividades escolares com uniforme completo: Camiseta manga curta ou longa; Bermuda ou

Leia mais

Regimento Escolar. Manual da Família e do Aluno 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio 1. HORÁRIO DAS AULAS ANO CURSO. PERÍODOMan- HORÁRIO

Regimento Escolar. Manual da Família e do Aluno 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio 1. HORÁRIO DAS AULAS ANO CURSO. PERÍODOMan- HORÁRIO Manual da Família e do Aluno 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio As regras e orientações deste manual se aplicam aos alunos, pais ou responsáveis com importantes informações que deverão

Leia mais

GOIÂNIA- GO Superintendência dos Centros Ensino em Período Integral Programa Novo Futuro fone Goiânia-GO

GOIÂNIA- GO Superintendência dos Centros Ensino em Período Integral Programa Novo Futuro fone Goiânia-GO GOIÂNIA- GO 2013 ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS PARA AS AVALIAÇÕES SEMANAIS E SIMULADOS O presente documento visa a orientar os Centros de Ensino em Período Integral da Rede Estadual de Ensino de Goiás em relação

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA. Horários. Abertura do portão para entrada dos alunos. Aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos. Início da aula

ENTRADA E SAÍDA. Horários. Abertura do portão para entrada dos alunos. Aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos. Início da aula Horários ENTRADA E SAÍDA 6h30 Abertura do portão para entrada dos alunos 6h55 7h00 12h45 13h10 13h15 Aviso de que a 1ª aula começará em 5 minutos Início da 1ª aula Saída Aviso que a 1ª aula começará em

Leia mais

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE No turno matutino, os portões são abertos às 7h10 e fechados às 7h30. No turno vespertino, os portões são abertos às

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARIA 2017 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO 3º ANO

COLÉGIO SANTA MARIA 2017 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO 3º ANO COLÉGIO SANTA MARIA 2017 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO 3º ANO - 2017 Nosso trabalho... Com o objetivo de solidificar e ampliar os conhecimentos construídos e descobertos pela criança no ciclo inicial, apostamos

Leia mais

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS FOTO 3X4 REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Reunião de apresentação Ensino Fundamental I e II I- Filosofia da Instituição Saber, Honra e Disciplina o Construção do saber integral com disciplina e honra; o O lema saber,

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS ACESSE NOSSO SITE: MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS Colégio Anglo Jacareí Os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais assumem relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa

Leia mais

Calendário o e 2 o Ensino Médio

Calendário o e 2 o Ensino Médio Calendário 2016-1 o e 2 o Ensino Médio Janeiro 28 - Reunião de formatura 1 E.M. 10h 29 - Reunião de apresentação - 2 e 3 E.M 10h Fevereiro 01 - Início das aulas 01 a 05 - Período de sondagem 05 - Último

Leia mais

ASSUNTO: SEGUNDA CHAMADA DE PROVA GLOBAL. Para fazer a prova em outra data e no contraturno, o aluno deverá, nesta ordem:

ASSUNTO: SEGUNDA CHAMADA DE PROVA GLOBAL. Para fazer a prova em outra data e no contraturno, o aluno deverá, nesta ordem: ASSUNTO: SEGUNDA CHAMADA DE PROVA GLOBAL Para fazer a prova em outra data e no contraturno, o aluno deverá, nesta ordem: 1. Apresentar justificativa (atestado médico) às Monitoras de alunos Samantha (6º

Leia mais

Informações sobre o ano letivo de Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Informações sobre o ano letivo de Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Informações sobre o ano letivo de 2017 Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Horários Infantil ao 1º ano 2º ao 5º ano Entrada 13:00 horas Entrada 13:00 horas Intervalo 14:30 horas Intervalo

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi

REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi Direção: Maxilane Santos da Silva Letieri Coordenação Pedagógica Educação Infantil: Reni Alves da Silva Coordenação Pedagógica Ensino

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis COLUNI/UFF, mantido pela Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo Nelson Mandela

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo Nelson Mandela COLÉGIO COLÉGIO CARLOS BRUNETTI Rua Hirovo Kaminobo, 1061 A Itaquera São Paulo SP CEP 08260-160 Fone-Fax.: 2521-6086 www.ccbrunetti.com.br São Paulo, 29 de janeiro de 2016. Circular: 001/2016 Assunto:

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SÍNTESE DO REGIMENTO ESCOLAR ESCOLA SESC- UNIDADE EDUCACIONAL SESC CENTRO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO RIO BRANCO

Leia mais

Ensino Fundamental 1 a 5 ano. Educação Infantil. Currículo. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar

Ensino Fundamental 1 a 5 ano. Educação Infantil. Currículo. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar Currículo Educação Infantil Disciplina Maternal Grupo I Grupo II Diferentes Linguagens X X X Pensamento Lógico Matemático X X X Natureza e Sociedade X X X Movimentos ( Ed. Física ) X X X Arte * X X X Inglês

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER Da apresentação do concurso e inscrição Art. 1º O Concurso de Bolsas de Estudo do Colégio Império do Saber tem como finalidade a

Leia mais

Colégio Cristão Jundiaí R. Anchieta, Centro - Jundiaí - SP - CEP Tel (11)

Colégio Cristão Jundiaí R. Anchieta, Centro - Jundiaí - SP - CEP Tel (11) Objetivos e filosofia Através de sua atuação educacional e pedagógica, o CCJ visa participar efetiva e ativamente na formação de seus alunos, provendo-lhes, com o máximo de qualidade e dedicação, a educação,

Leia mais

Calendário de Provas Oficiais e Recuperação. Ensino Fundamental II (6 o ano ao 9 o ano)

Calendário de Provas Oficiais e Recuperação. Ensino Fundamental II (6 o ano ao 9 o ano) Calendário de Provas Oficiais e Recuperação Ensino Fundamental II (6 o ano ao 9 o ano) 2017 Senhores Pais Este é o calendário de provas oficiais e recuperações do ano de 2016, do Ensino Fundamental II.

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Verão 2018 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O

Leia mais

ROTINA ESCOLAR. Manual do Aluno

ROTINA ESCOLAR. Manual do Aluno ROTINA ESCOLAR Manual do Aluno Este manual contém informações e orientações sobre as rotinas da Escola. Leia-o e em caso de dúvida procure a Coordenação ou Orientação a fim de dirimi-las. Organização das

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno-2016 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

NORMAS Na educação, evangelizar. Na missão, formar. No centenário, celebrar.

NORMAS Na educação, evangelizar. Na missão, formar. No centenário, celebrar. NORMAS - 2017 Na educação, evangelizar. Na missão, formar. No centenário, celebrar. Reiteramos nossa alegria em tê-los conosco como parceiros na Educação de seus (suas) filhos (as) e agradecemos a confiança

Leia mais

Orientações gerais para as famílias

Orientações gerais para as famílias Orientações gerais para as famílias ENSINO MÉDIO EQUIPE PEDAGÓGICA André Rebelo Coordenador Pedagógico arebelo@vitalbrazilsp.com.br Solange Frasca Camargo Coordenadora Pedagógica Adjunta solange@vitalbrazilsp.com.br

Leia mais

Objetivos e filosofia

Objetivos e filosofia Objetivos e filosofia Através de sua atuação educacional e pedagógica, o CCJ visa participar efetiva e ativamente na formação de seus alunos, provendo-lhes, com o máximo de qualidade e dedicação, a educação,

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2017

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2017 1º Período 4/4 5/4 7/4 10/4 (segunda-feira) 11/4 12/4 AVALIAÇÕES DO 1º PERÍODO Língua Portuguesa Língua Portuguesa Língua Portuguesa Língua Portuguesa ------------ ------------ Matemática Matemática Matemática

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. 1. Missão e valores:

ENSINO FUNDAMENTAL. 1. Missão e valores: GUIA DO ALUNO N W E S ENSINO FUNDAMENTAL 1. Missão e valores 2. Horário das aulas 3. Disciplina 4. Dispensas 5. Deveres do aluno 6. Cantina 7. Sistema de avaliação 8. Critérios para promoção 9. Considerações

Leia mais

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas;

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas; DIREITOS DO ALUNO São direitos do aluno matriculado no Colégio Amplo, além dos previstos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e em outros tópicos deste manual: ser tratado com respeito, atenção

Leia mais

1ª fase: 27/08 6ª feira

1ª fase: 27/08 6ª feira COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo Rua Aristides Caire, 141 Méier Rio de Janeiro / RJ CEP: 20.775-090 Tel: 2281-5088 Fax: 2501-0811 E-mail: ssps@cicm.com.br

Leia mais

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 Considerando a importância da preparação do aluno para o desafio do vestibular e, de forma mais

Leia mais

1) Contratação O professor será contratado no início de cada semestre, a Claudete é a responsável pela solicitação dos documentos e para responder as

1) Contratação O professor será contratado no início de cada semestre, a Claudete é a responsável pela solicitação dos documentos e para responder as MANUAL DO PROFESSOR 1) Contratação... 2 2) Comunicação e Contato... 2 3) Sistema de Gestão Acadêmico... 2 4) Relógio Ponto-Biométrico... 2 5) Material de Aula e Plano de Ensino... 2 6) Contrato Pedagógico...

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES AO ALUNO

GUIA DE ORIENTAÇÕES AO ALUNO GUIA DE ORIENTAÇÕES AO ALUNO Seja bem-vindo ao Anglo Rio Preto! Preparamos este Guia para orientá-lo quanto às normas disciplinares e acadêmicas do Colégio, a fim de proporcionar um ano letivo produtivo

Leia mais

EJA FUNDAMENTAL E EJA MÉDIO

EJA FUNDAMENTAL E EJA MÉDIO EJA FUNDAMENTAL E EJA MÉDIO Guia 2017 Com o objetivo de orientar o aluno na busca de informações sobre o funcionamento da Instituição, bem como o posicionamento da mesma, estruturou-se esse documento voltado

Leia mais

10 anos. Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS. Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic. São Paulo, 01 de Agosto de 2016

10 anos. Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS. Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic. São Paulo, 01 de Agosto de 2016 10 anos Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic São Paulo, 01 de Agosto de 2016 AGENDA PROGRAMÁTICA Segundo Semestre de 2016 Calendário e Horário de Aulas

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018 REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018 A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis COLUNI/UFF, mantido pela Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 2º SEMESTRE DE 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 2º SEMESTRE DE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 2º SEMESTRE DE 2015 A Senhora Juliana Salvador Ferreira de Melo, Vice-Reitora do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo

Leia mais

1ª REUNIÃO DE PAIS /02/2015. Desde 1980 formando cidadãos conscientes ANOS

1ª REUNIÃO DE PAIS /02/2015. Desde 1980 formando cidadãos conscientes ANOS 1ª REUNIÃO DE PAIS 2015 03/02/2015 Desde 1980 formando cidadãos conscientes 2015-35 ANOS PAUTA PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES RECEPÇÃO DOS ALUNOS PROPOSTA PEDAGÓGICA /TEMA GERADOR SISTEMA DE AVALIAÇÃO PROJETO

Leia mais

Bem vindos ao Ensino Médio!

Bem vindos ao Ensino Médio! Bem vindos ao Ensino Médio! Professores do Colégio Rodin Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente. Gente

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING 30 ANOS Fundação: 23 de fevereiro de 1981 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING 30 ANOS Fundação: 23 de fevereiro de 1981 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I COLÉGIO ALEXANDER FLEMING 30 ANOS Fundação: 23 de fevereiro de 1981 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO Direção Administrativa: Vítor Hugo Bordignon Direção Pedagógica:

Leia mais

Resumo dos Principais Pontos do Regimento, do Calendário, do Plano Escolar e da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Ciclo I

Resumo dos Principais Pontos do Regimento, do Calendário, do Plano Escolar e da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Ciclo I Resumo dos Principais Pontos do Regimento, do Calendário, do Plano Escolar e da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Ciclo I 1. ENTRADA DOS ALUNOS NA ESCOLA O(a) aluno(a) deverá estar na escola no horário

Leia mais

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO 2017 1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO Direção do Campus Diretora Geral: Prof a. Andréa Bandeira; Diretora Administrativa: Valéria Guterres; Diretora Pedagógica: Prof a. Mirna

Leia mais

3 - DISCIPLINA 4- PARTICIPÃO NAS AULAS E ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE 2- UNIFORME

3 - DISCIPLINA 4- PARTICIPÃO NAS AULAS E ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE 2- UNIFORME 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE O aluno deve estar na sala de aula antes do início da primeira aula. Qualquer situação que provoque o atraso para a primeira aula deverá ser justificado pelo responsável.

Leia mais

Calendário do 3º trimestre 2017

Calendário do 3º trimestre 2017 6º ANO 11/09 14/09 18/09 20/09 Matemática Português Produção de Texto História 05/10 10/10 17/10 19/10 Ed. física Espanhol Filosofia Geografia O Teste de Ciências será substituído por apresentações de

Leia mais

MIDI Manual Interno do Discente

MIDI Manual Interno do Discente MIDI Manual Interno do Discente Guiando para o futuro. Estimados alunos, pais e responsáveis, Buscando possibilitar a compreensão do funcionamento e estrutura, o Colégio BJ apresenta à comunidade escolar

Leia mais

EDITAL DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 001/2017

EDITAL DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 001/2017 EDITAL Nº 001/2017 O Colegiado de Graduação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte FACISABH, ad referendum Colegiado de Cursos, no uso de suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

Orientações gerais para as famílias

Orientações gerais para as famílias Orientações gerais para as famílias Ensino MÉDIO HORÁRIOS Para 1ª e 2ª séries, das 7h15 às 13h e das 14h15 às 17h30 (integral às segundas, terças e quintas-feiras). Prezados pais, Favorecer o autodesenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER Da apresentação do concurso e inscrição Art. 1º O Concurso de Bolsas de Estudo do Colégio Império do Saber tem como finalidade a

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2018 MANUAL DO CANDIDATO

PROCESSO SELETIVO 2018 MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2018 MANUAL DO CANDIDATO Central de aulas Marcos A. Gianonni (Microondas) Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n Jaboticabal SP - (16) 3209-7468 www.cursinhoativojaboticabal.com.br

Leia mais

CALENDÁRIO Início das Férias 11 a 22 - Capacitação Pedagógica 25 - Retorno às aulas

CALENDÁRIO Início das Férias 11 a 22 - Capacitação Pedagógica 25 - Retorno às aulas CALENDÁRIO 2016 Janeiro Fevereiro Março Abril 01 - Confraternização Universal 28 e 29 - Capacitação Pedagógica Ed. Infantil e E.F. I 01 - Início das aulas / 1º trimestre 08 e 09 - Carnaval 10 - Feriado

Leia mais

CIRCULAR 169/09. Durante o bimestre Avaliação Bimestral Unidade 15 A Austrália - Um país continente. Unidade 16 Um arquipélago - Nova Zelândia

CIRCULAR 169/09. Durante o bimestre Avaliação Bimestral Unidade 15 A Austrália - Um país continente. Unidade 16 Um arquipélago - Nova Zelândia CIRCULAR 169/09 Cronograma 4 o Bimestre - 8º ANO TUPINAMBÁ - MATUTINO Produção de Texto - Prof. Luiz Fernando - 8º Ano/ Tupinambá NL1 (Simulado) Análise propagandas e Telenovelas. Valor 5,0 Dia 13/11 NL2

Leia mais

ANEXO I REGIMENTO INTERNO COLÉGIO TOP GUN ANO 2017

ANEXO I REGIMENTO INTERNO COLÉGIO TOP GUN ANO 2017 ANEXO I REGIMENTO INTERNO COLÉGIO TOP GUN ANO 2017 HORÁRIO DE AULAS UNIDADE MATRIZ MANHÃ TARDE NOITE 1ª aula 7h10 às 8h00 1ª aula 13h25 14h15 1ª aula 18h45 às 19h30 2ª aula 8h00 às 8h50 2ª aula 14h15 15h05

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 1º SEMESTRE DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 1º SEMESTRE DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 1º SEMESTRE DE 2017 De ordem do Sr. João Paulo Barros Beldi, Magnífico Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo

Leia mais

CRONOGRAMA DE DATAS. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). Até o dia 03/11/2017 Resultado Final do VEST UVV MEDICINA 2018/1

CRONOGRAMA DE DATAS. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). Até o dia 03/11/2017 Resultado Final do VEST UVV MEDICINA 2018/1 CRONOGRAMA DE DATAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). 02/10/2017 a 18/10/2017 Inscrições on-line, em www.uvv.br ou presencial A partir do dia 19/10/2017 Confirmação dos locais de provas,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EBAPE/FGV

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EBAPE/FGV EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EBAPE/FGV A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas EBAPE/FGV

Leia mais

H O R Á R I O D E A U L A. Defina com seu(sua) filho(a) a hora de despertar, para chegar à escola dentro do horário estabelecido.

H O R Á R I O D E A U L A. Defina com seu(sua) filho(a) a hora de despertar, para chegar à escola dentro do horário estabelecido. REGULAMENTO ESCOLAR Sr. Responsável, Buscando a plena qualidade no processo de ensino-aprendizagem, a Escola Santa Emília estabeleceu NORMAS DE CONVIVÊNCIA adequadas para o ambiente escolar onde o aluno

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno:

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno: REUNIÃO DE PAIS 02/02/2013 1- Apresentação da professora 2-Identificar todo material do aluno: Encapar e identificar com o nome do aluno o material que deverá trazer diariamente. Marcar data de entrega

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - CALEM INSTRUÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2017

CENTRO ACADÊMICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - CALEM INSTRUÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2017 CENTRO ACADÊMICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - CALEM INSTRUÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2017 1. MATRÍCULAS CALEM As informações contidas nesta Instrução de Matrícula são para os servidores, alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Coordenação do Curso de Graduação em Letras Inglês Modalidade à Distância

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Coordenação do Curso de Graduação em Letras Inglês Modalidade à Distância REGULAMENTO DE CURSO Dispõe sobre o Regulamento do Curso de Licenciatura em Letras Inglês na modalidade a distância, tendo como base as discussões e resoluções em reuniões de seu colegiado. A vida acadêmica

Leia mais

ÍNDICE GERAL CONCURSOS 2017/ ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SISTEMA DE ADAPTAÇÃO

ÍNDICE GERAL CONCURSOS 2017/ ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SISTEMA DE ADAPTAÇÃO Nº 02 - MAIO DE 2017 ÍNDICE GERAL 1 - CONCURSOS 2017/2018 - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO...pág. 01 2 - SISTEMA DE ADAPTAÇÃO...pág. 01 3 - MONITORIA/2017-6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A 1ª SÉRIE DO

Leia mais