COTIL/UNICAMP Colégio Técnico de Limeira. Informática Aplicada Windows 7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COTIL/UNICAMP Colégio Técnico de Limeira. Informática Aplicada Windows 7"

Transcrição

1 COTIL/UNICAMP Colégio Técnico de Limeira Informática Aplicada Windows 7

2 A área de trabalho Com o Windows 7 foram introduzidas formas mais intuitivas de abrir, fechar, redimensionar ou organizar as janelas.

3 A área de trabalho O Windows 7 vem com o tema Aero, essa nova coleção de temas permite a utilização de três novos recursos, simples e poderosos chamados Snap, Aero Peeke e Aero Shake, para ajudá-lo a eliminar instantaneamente a bagunça na área de trabalho.

4 O Snap O novo recurso Snap, é capaz de redimensionar janelas em tamanhos proporcionais ao da largura da sua tela por meio do posicionamento delas nas laterais e na parte superior da área de trabalho.

5 O Snap

6 O Snap

7 Aero Peek O Aero Peek deixa as janelas abertas translúcidas para que você possa ver o que está na sua área de trabalho. Basta apontar o mouse para a borda direita da barra de tarefas e veja as janelas abertas ficarem translúcidas na hora. Para mostrar rapidamente uma janela escondida, aponte para a sua miniatura na barra de tarefas. Agora, apenas essa janela aparece na área de trabalho.

8 Aero Peek Habilitando/Desabilitando Iniciar Painel de Controle Aparência Barra de Tarefas Menu Iniciar Em visualizar área de trabalho com Aero Peek desmarque a caixa de seleção: Usar AeroPeek para visualizar área de trabalho e clique em OK.

9 Aero Shake Precisa vasculhar uma área de trabalho bagunçada para encontrar uma só janela? Basta clicar na barra de títulos da janela, balançar o mouse e todas as janelas abertas desaparecem, exceto a que você escolheu.

10 Funções Aero Como ativar e reparar as funções: Clique com o botão direito sobre a área de trabalho e escolha Personalizar

11 Escolha a aba Avançado Funções Aero

12 Depois escolha Configurações. Funções Aero

13 Funções Aero Dentro da janela de "Opções de Desempenho", você deve marcar algumas opções em específico, dentro da aba "Efeitos Visuais". Normalmente a opção padrão é "Deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador". Assim, o sistema operacional identifica exatamente o que é adequado deixar habilitado para equilibrar a performance e o visual.

14 Funções Aero Para que as funções citadas anteriormente funcionem, marque as opções "Habilitar composição da área de trabalho", "Habilitar o Aero Peek" e "Usar estilos visuais em janelas e botões".

15 Funções Aero Se algo der errado e os efeitos não funcionarem por alguma razão desconhecida, clique no botão Iniciar e digite "encontrar e corrigir". Abra o resultado que diz "Encontrar e corrigir problemas com transparência e outros efeitos":

16 Funções Aero Uma janela exibindo solução de problemas para o Aero é aberta. Clique em "Avançar A detecção de problemas começa, assim como a busca por soluções para consertálos. O processo é totalmente automático e basta que você aguarde seu término

17 Área de Trabalho - como personalizar

18 Área de Trabalho - Adicionando ícones Os ícones são atalhos bem fáceis para arquivos, programas, pastas e áreas do Windows, e você pode escolher quais deles mostrar. Acesse a área de personalização e clique em Alterar ícones da área de trabalho.

19 Área de Trabalho - Adicionando ícones Marque aqueles que você quer ter sempre à mão. Também é fácil ajustar o tamanho desses ícones. Segure a tecla Ctrl e use o botão de rolagem do mouse para aumentálos ou diminuí-los.

20 Redimencionar ícones Outra maneira de fazer esse ajuste de tamanho é clicar com o botão direito do mouse sobre a Área de trabalho, em Exibir, e escolher ícones pequenos, médios ou grandes.

21 Área de Trabalho - Adicionando pastas e atalhos Para adicionar um atalho clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção Novo e a seguir a opção Atalho. O Windows abrirá o Assistente que o auxiliará na criação do novo Atalho solicitando: Indique o local do item Indique um nome para o atalho

22 Área de Trabalho - Adicionando Pode ser útil criar um atalho na área de trabalho para desligar o computador. Para isso, clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção Novo e a seguir a opção Atalho. Indique o local do item: C:\Windows\System32\shutdown.exe /s /t 0 Indique um nome para o atalho: Desligar pastas e atalhos /s - indica desligar /t 0 - indica que não vai esperar tempo algum

23 Área de Trabalho - Adicionando pastas e atalhos O atalho foi criado com a imagem de ícone padrão. Para alterá-la, clique com botão direito sobre o ícone, escolha propriedades, Aba Atalho, Botão Alterar Ícone, desconsidere a mensagem e serão exibidos os ícones padrão do Windows. Escolha a imagem de botão On/Off e OK. Agora basta aplicar e terá a nova imagem.

24 Área de Trabalho - Adicionando pastas e atalhos Para adicionar uma pasta clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção Novo e a seguir na opção Pasta. Escolha um nome para sua Nova Pasta.

25 Área de Trabalho - Aparência e Personalização Para dar nova cara ao seu Windows 7, clique com o botão direito sobre a Área de trabalho e em Personalizar. Nessa janela, você vê quais temas estão disponíveis para instalação. As opções variam de acordo com a versão e a região do Windows. Por exemplo, o Windows vendido no Brasil tem o tema Brasil, com imagens de paisagens bem brasileiras.

26 Alterar o Tema Você só precisa clicar uma vez no tema desejado para aplicá-lo. A imagem de fundo muda na hora, assim como a cor das bordas e os sons.

27 Adicione ou remova imagens Um tema é composto por várias imagens que se alternam automaticamente como papel de parede. Para customizar essas imagens, ainda na janela de personalização, clique em Plano de Fundo da Área de Trabalho. Desmarque uma imagem que você não deseja mostrar.

28 Ajustando posição da imagem Mais abaixo, é possível ajustar a posição da imagem na tela e o tempo de exibição de cada uma. Clique em Ordem aleatória para que a exibição das imagens não necessariamente siga a listagem delas. Depois de configurar o que deseja, clique em Salvar alterações.

29 Escolha outra cor Um tema muda automaticamente a cor da borda das janelas, do Menu Iniciar e da Barra de tarefas para combinar com o contexto das imagens, mas você pode fazer ajustes manuais clicando em Cor da Janela, também na janela de personalização. Aqui também se habilita o efeito de transparência e a intensidade da cor escolhida. Em configurações de aparência avançadas você pode ajustar cada item individualmente. Depois de fazer os ajustes, clique em Salvar alterações.

30 Quer ouvir o quê? Temas para o Windows 7 também promovem alterações nos sons do Windows que acompanham ocorrências como abrir um programa, aviso de bateria e muitos outros. Alguns temas não alteram sons; outros modificam apenas um efeito ou outro. Clique em Sons para trocar o esquema de áudio e fazer modificações nos efeitos.

31 Protetor de tela Ainda na janela de personalização dos temas, é possível configurar o protetor de tela. Assim como o áudio, não são todos os temas que definem um protetor e, por isso, talvez você queira configurar um. Clique em Proteção de Tela e use o menu drop-down na janela aberta para explorar as opções de screensaver disponíveis. Alguns tem configurações específicas, clique em configurações para ver o que é possível ajustar!

32 Barra de Tarefas Personalizar, mudando a posição, a maneira como os ícones são exibidos e outros detalhes.

33 Barra de Tarefas Mude de lugar Por padrão, a Barra de tarefas fica na parte de baixo da tela, mas é muito simples deixá-la em um dos lados ou na parte de cima. Primeiro, certifique-se de que ela está desbloqueada, o que permite sua movimentação. Clique com o botão direito sobre a barra e deixe a opção Bloquear a barra de tarefas desmarcada.

34 Barra de Tarefas Mude de lugar Então, clique e arraste a barra para o canto que você preferir.

35 Barra de Tarefas Ocultar automaticamente Para ganhar mais espaço na Área de trabalho, é possível configurar o Windows para ocultar a Barra de tarefas automaticamente quando o cursor do mouse não estiver sobre ela. Acesse as propriedades da Barra de tarefas (botão direito sobre a Barra e Propriedades ) e marque a opção Ocultar automaticamente a barra de tarefas.

36 Barra de Tarefas Ajuste o tamanho Também é muito fácil ajustar o tamanho da Barra de tarefas, independente do canto onde ela estiver. Posicione o cursor do mouse na extremidade da barra até que ele mude para uma seta dupla, e então arraste para aumentar ou diminuir o tamanho. Quanto maior a barra, mais ícones e atalhos ela comporta, porém mais espaço é ocupado por ela na Área de trabalho.

37 Barra de Tarefas Fixe e Organize Atalhos Para fixar o atalho de algum programa, execute-o, clique sobre o atalho e marque a opção Fixar este programa na Barra de tarefas. É possível mudar a ordem dos ícones fixados como você preferir, bastando clicar e arrastar os ícones para os lados. O procedimento para desafixar é o mesmo, apenas o texto da opção muda para Desafixar este programa na Barra de tarefas.

38 Barra de Tarefas Fixe e Organize Atalhos Uma possibilidade interessante do Windows 7 é a fixação de atalhos para sites da internet na Barra de tarefas. Com o Internet Explorer, arraste a guia à Barra de tarefas até que o ícone mude para Fixar em Barra de tarefas. Então a página estará sempre à mão pela Barra de tarefas.

39 Barra de Tarefas Ajuste a exibição dos ícones Para ganhar mais espaço e exibir mais ícones, a dica é reduzir o tamanho deles. Nas propriedades da Barra de tarefas, marque a opção Usar ícones pequenos. Os ícones ficam bem menores, por isso é recomendado utilizar esta configuração em monitores grandes e de alta resolução.

40 Barra de Tarefas Ajuste a exibição dos ícones Também nas propriedades da Barra de tarefas, explore o menu Botões da barra de tarefas e veja o que cada uma das três opções faz:

41 Barra de Tarefas Ajuste a exibição dos ícones Sempre combinar, ocultar rótulos : configuração padrão, que exibe apenas o desenho do ícone; Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia : além do ícone, esta configuração exibe o título da janela. Os botões são combinados quando a Barra está cheia; Nunca combinar : semelhante à configuração anterior, mas não combina ícones mesmo quando a Barra estiver cheia.

42 Barra de Tarefas Adicione Ferramentas Também é possível adicionar ferramentas à Barra de tarefas, ou seja, atalhos para recursos simples e práticos para o uso do Windows. Clique com o botão direito sobre a Barra e explore o menu Barra de ferramentas.

43 Barra de Tarefas Adicione Ferramentas Endereço adiciona uma barra para digitar um caminho e abri-lo no Windows Explorer; Links exibe links de páginas da internet; Painel de Entrada configura tablets; Área de trabalho oferece atalhos para diferentes áreas do Windows; e Barra de idiomas serve para ajustes do idioma do teclado

44 Barra de Tarefas Ajustes na Área de notificação Para definir os ícones que aparecem na Área de notificação, ou seja, à extrema direita da Barra de tarefas (onde fica o relógio), clique sobre a pequena seta e em Personalizar.

45 Barra de Tarefas Ajustes na Área de notificação A tela aberta mostra os ícones ativos no momento. Explore o menu de contexto ao lado deles e marque a opção Ocultar ícones e notificações ou Mostrar somente notificações para não mostrar AMPLIAR o ícone do respectivo programa.

46 O Menu Iniciar Menu Iniciar abre arquivos, pastas, programas, áreas de configuração do seu computador e também traz o botão para desligar, reiniciar ou hibernar a máquina. Ele é acessado pelo botão à extrema esquerda da Barra de tarefas e também pela tecla do logotipo do Windows no teclado.

47 Três partes básicas: Painel esquerdo com lista de programas O Menu Iniciar Parte inferior do painel esquerdo possui a caixa de pesquisa Painel direito: dá acesso a pastas, arquivos, configurações e recursos mais usados e botão desligar

48 Menu Iniciar - Atalhos para programas A lista à esquerda mostra arquivos e programas utilizados recentemente ou que foram fixados justamente para rápido acesso. Para manter um atalho permanente nesta área do Menu, clique com o botão direito sobre ele e em Fixar no Menu Iniciar. Também é possível fixar um ícone que esteja no desktop; você só precisa arrastá-lo até o botão do Menu Iniciar e soltá-lo nessa área de execução.

49 Menu Iniciar - Atalhos para programas Repare que alguns atalhos têm uma pequena seta à direita. Este é o recurso Listas de Saltos. Dependendo do aplicativo ao qual o atalho é relacionado, é possível abrir diretamente um arquivo. Por exemplo, o Word lista os últimos documentos abertos; o Excel lista as planilhas; e o Media Player, as mídias. E também é possível fixar um desses arquivos para que ele fique sempre no Menu Iniciar.

50 Menu Iniciar - Atalhos para programas Ao clicar em Todos os programas, mostra-se a lista completa de programas instalados no sistema. Cada pasta pode ter subpastas que podem ser exploradas, mas isso depende de cada desenvolvedor e do software em questão.

51 Atalho para pastas e configurações O lado direito do Menu Iniciar lista atalhos para diferentes partes do Windows acessadas com frequência pela maior parte dos usuários. Na parte de cima, está a imagem do usuário ativo. Clicando nessa imagem, acessam-se as configurações da conta do usuário no Painel de Controle. Já ao clicar no nome, logo abaixo, abre-se a pasta pessoal, que contém arquivos salvos na conta do usuário em questão.

52 Atalho para pastas e configurações Também são listadas áreas do Windows como Documentos, Imagens, Músicas e Jogos. O atalho Computador aciona o Windows Explorer em uma área onde é possível explorar todos os discos do sistema, inclusive os removíveis. Trataremos do Windows Explorer um pouco mais adiante em nosso curso!

53 Atalho para pastas e configurações Na parte inferior, estão atalhos para configurar o Windows. Primeiro, através do Painel de Controle. Se preferir, há atalhos específicos para Dispositivos e Impressoras, Programas Padrão e Ajuda e Suporte.

54 Menu Iniciar - Encontre o que precisa Logo abaixo, está a caixa de pesquisa. Nela, você digita parte ou o nome todo de um arquivo ou aplicativo. Os resultados correspondentes são listados e você clica naquele que deseja para executá-lo. Não é necessário digitar exatamente um recurso para acessá-lo. Por exemplo, ao buscar por teclado, são listadas diferentes áreas do Painel do Controle, como Alterar o funcionamento do teclado. O mesmo acontece com mouse, rede, papel de parede e várias outras palavras.

55 O Menu Iniciar - Opções do Botão de Energia O botão Desligar aparece no canto inferior direito do menu Iniciar. Clique na seta existente junto ao botão Desligar para obter mais opções

56 O Menu Iniciar - O Opções do Botão de Energia Quando clicar em Desligar, o computador fecha todos os programas abertos e é encerrado. Selecione uma ação diferente para este botão, tal como colocar o computador no modo de suspensão (em espera no Windows XP) ou permitir que outro usuário inicie uma sessão.

57 Menu Inicar - Configurando Clique com o botão direito sobre o menu iniciar e em propriedades para configurar como você o visualiza. Clique em personalizar para escolher o que deve ou não ser exibido nesse menu. A dica é ler com atenção e fazer as escolhas para deixar o menu iniciar do melhor jeito para o seu perfil.

58 A Lixeira Para ativar a exibição do ícone da Lixeira na sua Área de trabalho, clique em qualquer parte vazia do Desktop e selecione Personalizar. Na tela aberta, escolha Alterar ícones da Área de trabalho.

59 Marque o item Lixeira e aplique a alteração. A Lixeira

60 A Lixeira Os usuários costumam deletar seus arquivos inúteis e deixá-los esquecidos por um bom tempo na lixeira. Porém, a grande maioria não se dá conta de que os itens excluídos para a cestinha continuam ocupando espaço e, uma vez esquecidos lá, podem prejudicar o sistema causando lentidão e sobrecarregamento.

61 A Lixeira O Windows, possui uma configuração padrão que define a capacidade máxima de armazenamento na lixeira. Entretanto, é possível alterar esse limite facilmente, reduzindo ou até mesmo expandido seu valor. Veja como: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira e selecione Propriedades.

62 Digite a capacidade máxima de armazenamento desejada para a lixeira, sabendo que a unidade de medida é o MB A Lixeira

63 A Lixeira Para excluir um arquivo ou pasta você deve enviá-lo para Lixeira Existem duas maneiras: Clique no item e aperte o botão Delete Clique no item e com o botão direito do mouse escolha a opção Excluir OBS: Itens excluídos de pen-drive não são enviados para lixeira!!

64 A Lixeira Sempre que você tenta enviar um arquivo para a Lixeira do Windows, uma tela de confirmação de exclusão é exibida, a qual pode fazer você deixar de deletar algo por engano. Podemos remover essa mensagem, quando o arquivo for enviado para a Lixeira

65 A Lixeira Com o ícone exibido, clique com o botão direito sobre ele e abra Propriedades.

66 Em seguida, desmarque a caixa Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão e clique em OK. A Lixeira

67 A Lixeira Caso você segure a tecla Shift antes de selecionar Excluir no menu de contexto de um arquivo, ou use o atalho Shift + Del, uma confirmação é exibida mesmo com as alterações acima tendo sido realizadas. Não há como remover essa caixa de diálogo porque a exclusão feita por meio desse atalho tem caráter definitivo (não usa lixeira).

68 A Lixeira Para visualizar o conteúdo da lixeira, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Abrir:

69 A Lixeira Podemos selecionar os arquivos que desejamos excluir da lixeira e pressionar a tecla delete. Para selecionar vários arquivos podemos usar CTRL (seleção aleatória) ou SHIFT (seleção sequencial). Clique em Esvaziar a Lixeira para retirar definitivamente os arquivos e pastas de seu computador. Use a opção Restaurar para trazer de volta o que foi excluído para seu local de origem.

70 Gadgets São miniprogramas que oferecem informações rápidas e acesso fácil a ferramentas usadas com frequência. Por exemplo, você pode usar gadgets para exibir uma apresentação de slides ou exibir manchetes atualizadas continuamente.

71 Adicionando e removendo gadgets É possível adicionar na área de trabalho qualquer gadget instalado no computador. Se quiser, pode adicionar várias instâncias de um gadget. Por exemplo, se você estiver controlando a hora em dois fusos horários, poderá adicionar duas instâncias do gadget Relógio e acertar a hora de cada um de acordo com o respectivo fuso.

72 Adicionando e removendo gadgets Para adicionar um gadget 1.Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Gadgets. 2.Clique duas vezes em um gadget para adicionálo. Para remover um gadget Clique com o botão direito do mouse no gadget e clique em Fechar Gadget.

73 Painel de Controle O painel de controle é a ferramenta do Windows onde podemos alterar as configurações do computador. Para acessá-lo vá ao menu inciar e escolha Painel de controle.

74 Painel de Controle Podemos escolher a forma de exibição (por categoria, ícones grandes ou pequenos).

75 Painel de Controle Programas e Recursos Vamos iniciar explorando a opção Programas e Recursos

76 Painel de Controle Programas e Recursos Escolhendo essa opção podemos ver a lista dos programas disponíveis em meu computador, a data de sua instalação, o tamanho que ocupa, a versão que está instalada. Clicando com o botão direito do mouse sobre um programa listado temos a opção de desinstalá-lo.

77 Painel de Controle Teclado É possível configurar propriedades de Teclado como Velocidade da repetição de caracteres, ou a taxa de intermitência do cursor.

78 Painel de Controle Mouse É possível configurar propriedades do Mouse como os Botões, alterando entre os primários e secundários para adequá-los para o uso por canhotos, adequar a velocidade do clique duplo ou ativar a trava do clique.

79 Painel de Controle Mouse É possível ainda configurar propriedades do Ponteiro, alterando o Esquema escolhido e personalizando as ações. Podemos também ativar a sombra do ponteiro

80 Podemos definir opções de movimento e visibilidade do ponteiro do mouse, além de habilitar a exibição de rastro do ponteiro ou exibição do local do ponteiro com a tecla CTRL Painel de Controle Mouse

81 Podemos ainda configurar o funcionamento do botão will do mouse Painel de Controle Mouse

82 O relógio do computador é usado para registrar a hora sempre que você cria ou modifica arquivos. Podemos ajustar data e hora do sistema Painel de Controle Data e Hora

83 Painel de Controle Data e Hora O Windows pode exibir até três relógios: um com a hora local e dois com a hora em outros fusos horários.

84 É possível sincronizar o relógio com um servidor de horário na Internet. Isso pode ajudar a garantir que o relógio no computador seja preciso. Normalmente o relógio é atualizado uma vez por semana. Painel de Controle Data e Hora

85 Painel de Controle Sistema apresenta um modo de exibição resumido de detalhes básicos sobre o computador, como: Edição do Windows Sistema Sistema: São listados o seu processador, velocidade, quantidade de memória RAM Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho. Ativação do Windows (verifica se a sua cópia do Windows é original)

86 Painel de Controle Sistema

87 Painel de Controle Opções de Energia O plano de energia é uma coleção de configurações de hardware e de sistema que gerenciam o uso da energia do computador. Você pode usar planos de energia para reduzir a quantidade de energia usada por seu computador, aumentar o desempenho ou equilibrar os dois.

88 Podemos configurar algumas propriedades do uso da internet como definir a Home page Configurar histórico de navegação Ferramentas de Pesquisa Configurações de Aparência (cores, idiomas, fontes, acessibilidade) Painel de Controle Opções da Internet

89 Painel de Controle Opções da Internet Na aba Segurança você pode proteger seu computador contra conteúdos da web prejudiciais. Automaticamente são atribuídas zonas de segurança aos sites (Internet, Intranet local, Sites confiáveis e Sites restritos) e cada zona permite um nível de segurança diferente.

90 Painel de Controle Opções da Internet Ao ajustar as configurações de privacidade você pode determinar como os sites monitoram sua atividade online. Você pode decidir sobre os cookies que serão armazenados, como e quando os sites poderão usar suas informações de localização e bloquear pop-ups não desejados

91 O Windows Explorer O programa Windows explorer é o gerenciador de arquivos e pastas do Windows Para trabalharmos com o windows explorer vamos detalhar alguns conceitos importantes!!

92 Compreendendo... Qualquer coisa que exista no seu computador está armazenada em algum lugar e de maneira hierárquica. Em cima de tudo, estão os dispositivos que são, basicamente, qualquer peça física passível de armazenar alguma coisa. Os principais dispositivos são o disco rígido; CD; DVD; cartões de memória e pendrives.

93 Compreendendo... Tais dispositivos têm uma quantidade de espaço disponível limitada, que pode ser dividida em pedaços chamados partições. Assim, cada uma destas divisões é exibida como uma unidade diferente no sistema. Para que a ideia fique clara, o HD é um armário e as partições são as gavetas: não aumentam o tamanho do armário, mas permitem guardar coisas de forma independente e/ou organizada.

94 Compreendendo... Em cada unidade estão as pastas que, por sua vez, contém arquivos ou outras pastas que, por sua vez, podem ter mais arquivos... e assim, sucessivamente. A organização de tudo isso é assim:

95 Disco Rígido O disco rígido (também conhecido como HD) é a parte do computador que guarda arquivos do sistema. Isso inclui arquivos gerais do Windows (e outros programas) e arquivos pessoais, como fotos, filmes, documentos e etc.

96 Unidades de Disco Para conhecer as unidades de disco do seu computador, acesse o Windows Explorer: Menu Iniciar Programas Acessórios Windows Explorer

97 Disco Rígido Vamos verificar a capacidade do HD da máquina que estamos usando: Menu Iniciar- Computador Botão direito em Unidade de disco C:\ - Propriedades

98 Unidades de Disco Todo dispositivo de armazenamento recebe uma letra que o identifica. Esta letra representa a raiz daquele volume em especifico. Ela representa um endereço. Para identificar a raiz, basta procurar uma letra seguida de dois pontos ( : ). C: é a raiz do meu HD D: é a raiz do meu DVD E: é a raiz do meu Pen-drive

99 Partição Como falado anteriormente, uma partição é uma divisão do disco rígido. Na figura, tem-se um disco rígido particionado em 3. Cada partição é uma unidade de disco e por isso recebe uma letra.

100 Qual o beneficio de usar uma partição? Geralmente uma utilidade é fazer Backup, ou seja, usar uma partição vazia para colocar dados que sejam importantes, caso aconteça algum dano com a partição principal. Outra, é instalar dois sistemas operacionais. Por exemplo: Uma maquina que tenha Windows e Linux.

101 Pastas As pastas - que, há "séculos" eram conhecidas por diretórios - não contém informação propriamente dita e sim arquivos ou mais pastas. A função de uma pasta é organizar tudo o que está dentro de cada unidade.

102 Arquivos Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco, que vimos anteriormente (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos.

103 Arquivos Não se preocupe: Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Arquivos podem ser dados de trabalho diário, como por exemplo documentos de processadores de texto, uma imagem feita no Paint, uma planilha feita no Excel, etc

104 Arquivos Há diferenças entre arquivos de dados e arquivos de programas. Os arquivos tipo programas recebem os seus nomes fornecidos pelos fabricantes dos softwares, e seus respectivos conteúdos não podem ser alterados pelo usuário. Basicamente, os arquivos de dados possuem conteúdos variáveis, de acordo com a introdução de dados por parte do usuário, e os nomes dados a estes arquivos são de escolha do próprio, da forma como ele quiser reconhecer o arquivo criado.

105 Arquivos Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa é a operação que chamamos de salvar um arquivo.

106 Endereço Todo arquivo que salvamos em nosso computador possui um local exato de armazenamento com o qual podemos localizar o arquivo sempre que necessário. Esse local é identificado pelo seu endereço.

107 Compreendendo um Endereço C:\ Cotil\Trabalhos\virus.doc Um endereço inicia pela raiz, pela unidade de disco em que se encontra. No exemplo dado estamos nos referindo ao meu disco rígido indicado por C: Na raiz da unidade existe uma pasta chamada Cotil. E dentro da pasta Cotil, existe uma pasta chamada Trabalhos dentro da qual existe um arquivo chamado virus.doc. A barra serve para delimitar espaços.

108 Compreendendo um Endereço Quando algo esta entre barras representa uma pasta \Cotil\ Quando não existem barras antes representa uma unidade de disco C:\

109 Gerando e Salvando um Arquivo Exemplo: Abrir o programa Bloco de Notas, digitar um texto, ir no menu Arquivo- >Salvar O programa Bloco de Notas, vai gerar no local indicado por você, um arquivo de extensão.txt com o nome que você escolher, contendo como conteúdo, o texto que foi digitado. Um arquivo tem: Nome, Extensão (tipo), Tamanho, Ícone, Endereço

110 Extensões de Arquivos Uma extensão de nome de arquivo é um conjunto de caracteres que ajuda o Windows a entender qual tipo de informação está em um arquivo e qual programa deve abri-lo:.doc = Microsoft Word.exe = Executavel.rar = WinRAR.txt = Bloco de Notas

111 Sobre nomes de arquivos Quantos caracteres um nome de arquivo pode ter? Depende do tamanho do caminho completo para o arquivo ( como C:\Arquivos de Programas\nomearquivo.txt). O Windows limita um único caminho a 260 caracteres.) É por isso que você pode encontrar um erro ao copiar um arquivo com um nome muito longo para um local que possua um caminho mais longo do que o local original do arquivo.

112 Quais caracteres não podem ser usados em um nome de arquivo? \ /? : * > <

113 Criando um arquivo Abra o programa Paint em Menu Iniciar- >Todos os Programas->Acessorios->Paint. Faça um desenho. Salve em Minhas Imagens usando Ctrl+S.

114 Windows Explorer O programa chamado Windows Explorer é o gerenciador de arquivos e pastas utilizados pelo sistema operacional Windows. Tem por finalidade, facilitar a cópia, exclusão, inclusão, organização, movimentação e todas as atividades referentes ao gerenciamento de arquivos, podem este também ser usado para a instalação de softwares na estação de trabalho.

115 Assim como os demais programas, o Windows Explorer é uma janela e por isso contém as mesmas barras que abrigam os comandos de operações. Há algumas diferenças na área de trabalho já que o Explorer é divido em painéis. Observe abaixo a divisão: O painel da esquerda é chamado de raiz, este contém os componentes de sistema e os diretórios, que são chamadas também de pastas de sistema O painel que se encontra à direita mostra o conteúdo de cada item disposto no painel da esquerda

116 Painel da direita: conteúdos são denominados de subpasta, quando se tratar de um diretório subordinado a um outro ou, simplesmente, arquivo, quando mostrar um conteúdo final de uma pasta. Painel da esquerda: temos algumas pastas que contém subpastas, estas são precedidas do sinal ( ). Este sinal quando visível significa que a pasta raiz se encontra fechada com suas subpastas recolhidas.

117 Explorando os objetos Objeto é todo e qualquer ícone que esteja disposto e visível nos painéis do gerenciador de arquivos Explorer. Para explorar os objetos deve-se primeiro selecionar a pasta que se deseja pesquisar. Efetuando um simples clique sobre um ícone, é feito à operação de seleção e mostra-se o conteúdo no painel direito (subpastas e arquivos).

118 Ao efetuar um clique no sinal de ( ) são mostradas as subpastas dispostas em ramificação abaixo da pasta matriz sem alterar a visualização do painel direito. Dois cliques sobre um determinado ícone realiza as duas tarefas citadas anteriormente, ou seja: seleciona um objeto e mostra as subpastas A ação de efetuar um clique sobre um subpasta no painel direito apenas tem a função de selecionar. Efetuando dois cliques sobre uma subpasta no painel direito do Windows Explorer, transporta todas as subpastas para o painel esquerdo e mostra o conteúdo da subpasta acionada.

119 Manipulação de Arquivos e Pastas Criar novas Pastas Selecionar Arquivos e Pastas Renomear Arquivos e Pastas Mover e Copiar Arquivos e Pastas Operações de arrastar e soltar Copiar/Recortar e colar Área de Transferência Remoção de Arquivos e Pastas

120 Criar nova Pasta Para criar uma nova pasta, siga os passos abaixo: Selecione o ícone do drive ou pasta onde será criada a nova pasta Selecione o comando Arquivo/Novo/Pasta Digite o nome da nova pasta

121 Selecionar Arquivos ou Pastas Para fazer a seleção de um objeto basta clicar sobre o mesmo. Para seleção de múltiplos objetos temos dois métodos: Seleção sequencial: clique no primeiro objeto, mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique no último objeto. Seleção aleatória: clique em cada objeto desejado mantendo sempre a tecla CTRL pressionada.

122 Renomear Arquivos e Pastas Selecione o objeto correspondente e escolha uma das operações abaixo: Pressione a tecla F2; Selecione o comando Arquivo/Renomear; Clique com o botão direito e escolha Renomear;

123 Copiar Arquivos e Pastas Selecione o(s) objeto(s) a copiar Selecione o comando Editar/Copiar ou tecle CTRL+C Selecione a pasta destino Selecione o comando Editar/Colar ou tecle CTRL+V

124 Mover Arquivos e Pastas Selecione o(s) objeto(s) a copiar Selecione o comando Editar/Cortar ou tecle CTRL+X Selecione a pasta destino Selecione o comando Editar/Colar ou tecle CTRL+V

125 Copiar x Mover As principais diferenças entre copiar e mover são: Operação de cópia sempre mantém o original Operação de mover apaga o original Não é possível mover arquivos entre unidades diferentes

126 Operações de arrastar e soltar É a maneira mais rápida de copiar/mover arquivos entre pastas. Tenha as pastas de origem e destino visíveis Faça a seleção dos objetos na pasta de origem Clique sobre eles, mantenha o botão do mouse pressionado, arraste até a pasta de destino e só então solte o botão do mouse.

127 Área de transferência Ao copiar um objeto este fica armazenado temporariamente na área de transferência do Windows. A área de transferência é um local de armazenamento temporário de informações copiadas que pode armazenar imagens, textos, objetos, arquivos, pastas, etc Porém ela armazena apenas um conjunto de informações de cada vez.

128 Remoção de Arquivos e Pastas Selecione os objetos e escolha uma das técnicas abaixo: Pressione a tecla DEL Selecione Arquivo/Excluir Pressione o botão direito e escolha Excluir Arraste os objetos selecionados para Lixeira Para remover os objetos permanentemente (sem enviá-los para lixeira) mantenha a tecla SHIFT pressionada ao usar um dos itens acima

129 Aparência de uma Pasta Para alterar a aparência do conteúdo de uma pasta, basta clicar com o botão direito do mouse em uma região em branco do painel da direita, escolher Exibir e selecionar a opção desejada.

130 Classificando Arquivos e Pastas O Windows Explorer permite classificar os arquivos por:

131 Compartilhando uma Pasta Quando o nosso computador esta em rede, pode ser interessante compartilhar uma determinada pasta, desta forma, todos os computadores da rede podem acessá-la. Para compartilhar basta usar o menu- >Compartilhar e escolher uma das opções: Compartilhamento para Leitura: O conteúdo não pode ser modificado por usuários da rede. Compartilhamento para Leitura/Gravação: O conteúdo pode ser modificado por usuários da rede.

132 Compartilhando uma Pasta Para abrir uma pasta compartilhada em rede: Painel de Controle-> Redes e Internet->Exibir Computadores e Dispositivos de Rede Será apresentado uma lista de computadores conectados, escolha o computador que esta compartilhando o conteúdo desejado.

133 Acessórios São programas que fazem parte do Windows e vem instalado com ele. Exemplos: Lixeira do computador; Calculadora; WordPad; Paint;

134 Calculadora A Calculadora ganhou uma nova aparência e novos recursos, inclusive novos modos Programador e Estatísticas. A conversão de unidade converte Celsius em Fahrenheit, onças em gramas e joules em BTUs, e o histórico de cálculo exibe o que foi feito.

135 Calculadora

136 Usando o Paint O Paint é um programa usado para desenhar, colorir e editar imagens. Você pode usar o Paint como um bloco de desenho digital para criar imagens simples e projetos criativos ou adicionar texto e designs a outras imagens, como aquelas obtidas com sua câmera digital.

137 Usando o Paint Para abrir o Paint, clique no botão Iniciar, em Todos os programas, em Acessórios e em Paint. Ao iniciar o Paint, você vê uma janela que está quase totalmente em branco, com apenas algumas ferramentas para desenhar e pintar. A ilustração a seguir mostra as diferentes partes da janela do Paint:

138 As partes de Paint

139 Explore os recursos do Paint...

140 Usando o WordPad WordPad é um programa de edição de texto que pode ser usado para criar e editar documentos. Diferente do Bloco de Notas, os documentos do WordPad podem incluir formatação complexa e elementos gráficos e é possível vincular ou incorporar objetos, como imagens ou outros documentos.

141 As partes do Wordpad

142 Criar,abrir e salvar documentos Para abrir o WordPad, clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite WordPad e, na lista de resultados clique em WordPad Use os seguintes comandos para criar, abrir ou salvar documentos :

143 Para Faça isto Criar um novo documento Abrir um documento Salvar um documento Salvar um documento com um nome ou formato novo Clique no botão do menu do WordPad e em Novo Clique no botão do menu do WordPad e em Abrir Clique no botão do menu do WordPad e em Salvar Clique no botão do menu do WordPad e em Salvar Como e escolha o formato

144 Ferramenta de Captura A Ferramenta de Captura faz uma captura de tela de qualquer item da sua área de trabalho, como uma foto ou uma seção de página da Web.

145 Ferramenta de Captura Capture uma janela inteira, uma seção retangular da tela ou faça um contorno à mão livre com seu mouse (ou com o dedo, se você estiver usando um computador com tela sensível ao toque). Em seguida, você poderá anotar, salvar ou enviar por a imagem, usando botões diretamente na janela da Ferramenta de Captura.

146 Atalhos do Windows Atalhos de teclado são a essência da produtividade no PC. Enquanto novatos ficam caçando botões para clicar com o mouse, veteranos na área de tecnologia passam o dia de trabalho com facilidade graças a um conjunto de combinações de teclas que realizam tarefas úteis em segundos.

147 Conheça o básico Copiar um item selecionado: CTRL+C Recortar um item selecionado: CTRL+X Colar um item selecionado: CTRL+V Desfazer uma ação: CTRL+Z Refazer o que acabei de desfazer: CTRL+Y Selecionar tudo: CTRL+A Imprimir: CTRL+P

148 Gerencie janelas abertas Alternar entre janelas abertas: Alt+Tab Recolher tudo e mostrar a área de trabalho: +D Minimizar a janela: +Seta para baixo Maximizar a janela: +Seta para cima Ajustar janela à esquerda: +Seta para esquerda Ajustar janela à direita: +Seta para direita

149 Gerenciador de Tarefas Acessar Gerenciador de Tarefas: CTRL+ALT+DEL e escolher Gerenciador de Tarefas Através do gerenciador de tarefas podemos interromper um aplicativo que congela e passa a não responder a estímulos do mouse ou do teclado.

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1 INFORMÁTICA Questões - Windows FUNDATEC Parte 1 DETRAN 2009 - FUNDATEC A questão 21 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), do Windows XP. A Figura 1(a) mostra a janela principal do Windows Explorer. A Figura

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Elaboração: Prof. Éverton Loreto everton@uffs.edu.br 2010 Objetivo Conhecer as características e recursos do Sistema Operacional

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet Aula 33 Aula O QUE É INFORMÁTICA? O meio mais comum da utilização da informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática Informação Automática TIPOS DE SOFTWARES Parte

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais