Light Steel Framing é uma designação usada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço como principal matéria-prima.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Light Steel Framing é uma designação usada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço como principal matéria-prima."

Transcrição

1

2

3

4 Definição Light Steel Framing é uma designação usada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço como principal matéria-prima. Define-se como um esqueleto metálico de perfis de aço galvanizado, revestido externa e internamente por materiais industrializados de alta qualidade que atribuem ao sistema segurança, conforto e durabilidade.

5 Podemos considerar a abreviatura LSF como: Light = Leve - sugere que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço reduzida. Além disso, revela também que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada bem como o baixo peso do edifício; Steel = Aço - indica a principal matéria-prima utilizada; Framing = estrutura, esqueleto - define esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si que passam a funcionar em conjunto para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. Assim, Light Steel Framing traduz-se por Estruturas de Aço Leve.

6 História Há mais de 150 anos presente no mercado americano, o LSF cresceu nesse mesmo país (EUA) devido ao rápido e forte crescimento populacional. O aço foi a solução encontrada; além de ser um material abundante, as metalúrgicas possuíam já o know-how necessário para o trabalhar. No entanto, o grande boom ocorreu nos anos 80 com a proibição da exploração de florestas à indústria madeireira. Como consequência imediata, houve um declínio na qualidade da madeira e várias flutuações nos seus valores. Isto levou a que muitos construtores optassem pelo aço, que ao ser utilizado frequentemente levou à criação de associações de técnicos e construtores em LSF. Esta estrutura passou assim a ser considerada profissional e credível. Desenvolvido e utilizado maioritariamente nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, o LSF vem ganhando cada vez mais destaque na Europa.

7 Vantagens Benefícios gerais Material com melhor relação custo benefício em construção de altura média; Melhor relação resistência / peso próprio do que outro material; Prazo na construção mais curto e mais previsível; Proveniente de reciclagem (não a 100%); Material 100% reciclável; O aço é incombustível não arde nem contribui para a propagação do incêndio; Inorgânico não apodrece, empena ou racha; Consistente não tem zonas ocas ou veios mais frágeis, nem depende da relação água / cimento / brita / areia nem de mistura ou boa secagem; Estável (dimensão) não expande nem contrai com a variação de humidade; Estável (químicos) não tem produtos químicos corrosivos nem humidade interna; Durabilidade do aço superior a 300 anos, maior duração se galvanizado;

8 Arquitectura - O aço sustenta a redescoberta arquitectónica pois oferece diversas formas, acomoda a intersecção com os outros materiais, confere características às estruturas flutuantes ou à construção de coberturas múltiplas, com variadas cores e texturas. O impacto visual tem tudo para ser contemporâneo, dinâmico e futurista, respeitando, em certos casos, a herança arquitectónica; Rejuvenesce construções antigas as estruturas de aço podem ser facilmente aumentadas ou modificadas, adaptando-se à estrutura pré-existente; Maximiza a luz e garante transparência a alta resistência do aço permite estruturas leves com vãos amplos. Telhados e fachadas leves e transparentes permitem um melhor aproveitamento da luz, facilitando o uso de energia solar; Balanço ecológico positivo comparativamente ao betão, há uma redução de 81% de consumo de água durante a construção e como não há necessidade de tantas escavações, previne a deterioração do solo. Ainda dentro deste ponto, quase metade da produção mundial de aço ocorre em siderúrgicas eléctricas que funcionam com sucata reciclada e não geram emissões de CO2. Além disso, todos os gases residuais são reutilizados para produção de energia.

9 Benefícios para o Construtor Mais leve do que qualquer material estrutural; Incombustível, Não depende de cofragens nem de tempos de cura; Mais rápido a erigir do que outra estrutura; Não necessita da abertura de roços; Poupa tempo em montagem prévia na fábrica / armazém; Maior rigor no aprumo, nivelamento e esquadrias das superfícies; Portas e janelas não correm riscos de mau funcionamento devido ao empeno de ombreiras/ cabeceiras; Menos desperdícios e resíduos (2% contra 20% para a madeira); Estabilidade nos valores variações são extremamente raras; Reduz o impacto negativo nos locais de construção Não há utilização de determinadas máquinas de construção e outras (britadeiras, explosivos, ) pois as estruturas LSF são facilmente montáveis / desmontáveis, logo as construções são mais silenciosas, livre de detritos e poeiras, limpas e secas;

10 Benefícios para o Consumidor Resistente a sismos; Menor manutenção e um envelhecimento mais lento na estrutura; Segurança contra incêndios; Não é vulnerável a térmitas e outros insectos; Não é vulnerável a nenhum tipo de fungos / organismos, como por exemplo, bolores e mofo; Menor probabilidade de problemas nos alicerces devido ao menor peso; Conexões mais eficientes através de parafusos e não de pregos; Menos probabilidades de danos devido a ventos fortes; Maior espaço e amplitude colunas mais estreitas, pisos e fachadas leves possibilitam ganhos proveitosos no espaço (m² ou m³). Assim, as áreas são visual e espacialmente menos obstruídas.

11 Limitações Construção em altura há um limite de seis andares nos edifícios com estrutura LSF. Como alternativa, pode-se tirar partido das vantagens de outros elementos estruturais como o betão armado, aço laminado a quente ou madeira; Abertura excessiva de vãos deve-se respeitar a filosofia básica do sistema, ou seja, a distribuição de cargas pelo perímetro e / ou por algumas paredes interiores (que divergem do betão que se concentram em sapatas) para não por em causa a distribuição equilibrada do peso do edifício e anular a excelente relação entre o baixo peso com a resistência das peças em aço enformado a frio (peças de aço galvanizado + prensagem / quinagem / perfilagem);

12 LSF e alguns Fenómenos da Natureza Sismos Os sismos são um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. Estas, podem destruir uma casa com os seus movimentos fortes e irregulares que se manifestam tanto para cima como para baixo, como para a direita e esquerda. Foram já realizados várias experiencias que comprovam que os edifícios estruturados em LSF sofrem menos danos que os construídos em betão ou madeira. Porque? A resistência da estrutura é assegurada pelas características do seu material constituinte - o aço - da fixação da estrutura e do peso da mesma. Nos edifícios em LSF são usados perfis e vigas de aço galvanizado fixados por milhares de parafusos de aço de alta resistência. Como todos os elementos estruturais não são isolados, o peso é distribuído equilibradamente por todo o edifício; os edifícios possuem uma estrutura flexível, adaptam-se às mínimas variações de terreno, não abrindo fissuras nas paredes e não apresentam o risco de queda de colunas ou de placas na eventualidade de um sismo.

13 Raios / Relâmpagos Produzidos durante uma trovoada, os raios / relâmpagos não são mais que correntes eléctricas momentâneas que tomam sempre o caminho mais rápido para o solo, o que frequentemente implica a passagem por objectos altos, isolados da paisagem, como por exemplo, árvores, casas ou mesmo pessoas. Na ocorrência deste fenómeno, os raios preferirão pontas metálicas isoladas visto que os metais oferecem menor resistência à passagem da corrente eléctrica, ou seja, são melhores condutores do que outros materiais. Os edifícios construídos emlsf atraem os raios? As estruturas LSF não estão expostas ao ambiente e assim, não são um caminho fácil para os raios. Os aspectos exteriores dos edifícios em LSF e os seus materiais de revestimento são semelhantes a outros edifícios. Aliás, todos os edifícios, sejam construídos em LSF ou alvenaria, devem possuir uma ligação para encaminhar a energia para a terra. Esta mesma ligação está prevista pela legislação para todas as construções.

14 Corrosão A corrosão metálica é a transformação de um material ou liga metálica pela sua interacção química ou electroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. Sendo o aço um metal e correndo o risco de corrosão foram realizados vários estudos e experiencias onde se comprovou que a forma mais económica e ecológica para a conservação do aço seria galvanizá-lo, isto é, emergi-lo em zinco quente. O aço revestido com zinco pelo processo de galvanização a quente resiste à deterioração, corrosão, incêndio e inundações melhor do que qualquer outro material e tem vários ciclos de vida porque é 100% reciclável.

15 Componentes da Estrutura LSF Aço Galvanizado Os montantes e as vigas utilizados nestas construções são fabricados a partir de chapa de aço galvanizado por imersão de zinco a quente. Depois de fabricados, estas bobinas de aço são cortadas em tiras de menor largura, a chapa é então moldada a frio. Os formatos usados nas estruturas LSF são obtidos por quinagem ou perfilagem. Estas peças variam na secção como na espessura dependendo do fim a que se destina o elemento estrutural: nas paredes é usual utilizar-se espessuras com 0,8 a 1,5mm e de 2,5mm para pisos e telhados. A galvanização permite garantir a durabilidade das peças metálicas durante centenas de anos que torna a estrutura resistente a, por exemplo, catástrofes como sismos e flexível.

16 Parafusos A fixação das paredes às fundações é efectuada mecanicamente através de parafusos ou métodos similares. Todas as peças metálicas da estrutura são interligadas através de parafusos de aço galvanizado, autoperfurantes e autoroscantes, ou seja, parafusos que abrem o seu próprio orifício e não necessitam de porca. Os materiais de revestimento da estrutura, tanto pelo interior como pelo exterior, são também fixos por parafusos. Os parafusos diferem em comprimento e espessura e no formato da cabeça ou broca, consoante os locais em que são empregues.

17 Revestimento Estrutural Placas OSB (Oriented Strand Board / Placas de Partículas Orientadas) As placas OSB assim são denominadas por serem compostas por lâminas de madeira orientadas e são a primeira escolha dos construtores para o revestimento das estruturas LSF. É o desenvolvimento mais importante dos últimos anos no que concerne à indústria madeireira Tem as seguintes características: Durabilidade; Resistência à deformação, à ruptura e à delaminação; Isolamento térmico e acústico; Excelente relação entre a resistência e peso; Facilmente manuseável; 100% reciclável.

18 Gesso Cartonado Também conhecido como Pladur ou Gesso Laminado é composto maioritariamente no seu interior por gesso sendo depois aplicado uma película de celulose de papel na superfície em forma de lâmina. A sua espessura é laminar e pode ser muito reduzida, sendo produzida em forma de placas. Tem as seguintes características: Resistência; Flexibilidade; Isolamento Acústico; Fácil Instalação; Higroscopicidade (possibilidade de absorção da humidade em excesso); Hignifoguicidade (possui um mineral que é óptimo protector passivo contra incêndios e elementos corta-fogo).

19 Isolamento Térmico e Acústico Isolamento Térmico Uma das mais apreciadas qualidades num edifício e uma das mais difíceis de alcançar é o isolamento térmico. Os materiais utilizados devem conferir à habitação um completo escudo contra as variações de temperatura e humidade do exterior. Uma casa com estrutura LSF é isolada por completo do exterior pelas Placas OSB e Poliestireno Expandido, Lã Mineral e Gesso Cartonado. As excelentes propriedades tanto do poliestireno como da lã mineral conferem ao edifício uma protecção térmica impossível de conseguir uma construção vulgar. Assim, existe uma economia energética que garante o conforto, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais.

20 Isolamento Acústico Na maioria das construções modernas é necessário levar em consideração o som produzido por outras dependências da casa ou mesmo o ruído proveniente do exterior. A solução para este incómodo baseia-se na utilização de materiais maus condutores do som, o que não acontece com o tijolo e com o cimento. As Lãs Minerais, utilizadas na cavidade interior das paredes, são eficazes pela sua estrutura como também pela densidade. No entanto, há mais materiais que actuam como escudo dispersor: nas paredes interiores, a utilização do gesso cartonado contribui para reduzir a transmissão de som; nas exteriores, além do gesso, contamos também com as Placas OSB e ainda com o Poliestireno Expandido. As lãs minerais são também colocadas no espaço entre vigas de piso minimizando bastante os ruídos aéreos. É por este motivo que um edifício com estrutura LSF apresenta uma sonoridade diferente de uma casa construída em alvenaria. A sensação de parede oca deve-se à reflexão e transmissão do som pelas paredes de uma divisão, impedindo a propagação do ruído.

21 Processo Construtivo Depois de terminado, um edifício com estrutura em LSF não se distingue de outro construído de forma tradicional. Porém, a sua estrutura, isolamentos e revestimentos exteriores e interiores são bem diferentes. Fundações As fundações de uma casa com estrutura LSF são realizadas da mesma forma que na construção convencional. Contudo, não são construídas sapatas para o suporte de cargas localizadas pois o peso de todo o edifício é distribuído pelas paredes exteriores, o alicerce deverá ser contínuo, formando um anel de fundação. Os muros de suporte de terra, tal como acontece nas caves, são calculados e construídos conforme os processos tradicionais. Além dos muros, as lajes, deverão também ser isoladas contra a humidade e receber protecção térmica se necessário.

22 Estrutura Erradamente ao que a maioria pensa, a estrutura de um edifício LSF não é pré-fabricada; ao local apenas chegam os perfis de aço cortados. As paredes são construídas no solo e posteriormente erguidas e colocadas no local definitivo sendo depois fixas à fundação através de buchas de ancoragem. As janelas e outras aberturas necessitam de processos próprios de montagem uma vez que são providas de vigas de cabeceira. Os pisos, constituídos por diversas vigas metálicas, são colocados sobre as paredes. O telhado também é totalmente construído com elementos metálicos sejam eles vigas ou asnas. Concluída, a estrutura assemelha-se a uma enorme gaiola de peças metálicas todas interligadas através de parafusos autoroscantes.

23 Revestimento estrutural A estrutura de um edifício LSF é composta por centenas de peças metálicas aparafusadas entre si. Durante a construção da estrutura, as peças metálicas passam a ser revestidas com o objectivo de conferir maior interligação entre todas as peças existentes. Não basta que as peças estejam conectadas nos seus extremos para que passem a funcionar em conjunto, há a necessidade de colocar um revestimento que solidifique todos os elementos estruturais formando assim uma pele ou diafragma, horizontal ou vertical, que permita a distribuição de cargas. Esta pele estrutural serve também de suporte aos materiais de protecção térmica, isolamento e acabamento exterior. Há vários materiais para essas funções, mas, como já foi referido anteriormente, as placas OSB são as mais utilizadas devido à sua versatilidade, excelente comportamento térmico e fácil aplicação.

24 A estrutura das paredes e tectos de um edifício em LSF é revestida com placas de gesso cartonado (ou outro) que, depois do tratamento das juntas, podem ser pintadas ou revestidas com outros materiais, tal como azulejos, papel de parede ou madeira. As vigas de piso são revestidas com um subpavimento em OSB (ou outro) que serve de suporte ou base para os materiais escolhidos para o acabamento, tal como alcatifa, ladrilhos, pedra ou madeira. A aplicação destes materiais é igual ao que usualmente se faz em qualquer outra construção. O mesmo acontece com a aplicação de portas interiores, armários e outro elementos de carpintaria e mobiliário. Tal como todas as outras divisões da casa; as casas-de-banho e cozinha são equipadas com louças e materiais escolhidos pelo proprietário, sem limitações.

25 Fotografias Descritivas da Estrutura LSF

26

27

28

29

30 Winbuild Rua General Aníbal Vaz, Vila Real Portugal

STEEL FRAME. O que é STELL FRAME?

STEEL FRAME. O que é STELL FRAME? STEEL FRAME Quando o assunto é qualidade e praticidade o mercado da construção civil exige constante aprimoramento de tecnologia pensando nisso a Loja do Revestimento com parceria com a Kofar traz um sistema

Leia mais

LSF. É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens.

LSF. É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens. LSF É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens. Segurança Segurança Segurança Segurança Conforto Conforto Conforto Conforto

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

O que é o ICF? Vantagens

O que é o ICF? Vantagens O que é o ICF? É um sistema de construção constituído por blocos isolantes em EPS, poliestireno expandido (conhecido em Portugal como esferovite), que após montagem, são preenchidos com betão armado, formando

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT STEEL FRAME O Steel Frame é uma alternativa já consolidada e amplamente usada há dezenas de anos em países desenvolvidos. Ao contrário das estruturas convencionais de construção, são usados perfis de aço

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

Sumário. NESTE DOCUMENTO: Introdução. Metodologia. Vantagens & Benefícios. Dúvidas Frequentes dos Clientes. Bem-vindo ao Informativo da Empresa!

Sumário. NESTE DOCUMENTO: Introdução. Metodologia. Vantagens & Benefícios. Dúvidas Frequentes dos Clientes. Bem-vindo ao Informativo da Empresa! I N F O R M A T I V O S T E E L F R A M E Guia Rápido Sumário Bem-vindo ao Informativo da Empresa! NESTE DOCUMENTO: Introdução Metodologia Vantagens & Benefícios Dúvidas Frequentes dos Clientes Introdução

Leia mais

Engo. Robson Dornelas Machado. Sistema Construtivo Light Steel

Engo. Robson Dornelas Machado. Sistema Construtivo Light Steel Engo. Robson Dornelas Machado Sistema Construtivo Light Steel Fabricação de Tijolos de Adobe Antigo Egito (3100 AC a 30 AC) Construção de Alvenaria Características Lenta Pouco Uniforme Muito Desperdício

Leia mais

Soluções Light Steel Frame

Soluções Light Steel Frame Soluções Light Steel Frame As vantagens deste sistema construtivo são reconhecidas com os ganhos substanciais de tempo, total versatilidade arquitetónica, limpeza, manutenção e sustentabilidade. A construção

Leia mais

TangentEscala Construções e Representações, Lda.

TangentEscala Construções e Representações, Lda. TangentEscala Construções e Representações, Lda. Especialista no Sistema Construtivo Light Steel Framing - LSF Índice Apresentação da Empresa 04 Sistema Construtivo LSF 05 Componentes do Sistema LSF 07

Leia mais

Moradia evolutiva Modelação do terreno

Moradia evolutiva Modelação do terreno Moradias Evolutivas Modelação do terreno Introdução das fundações e muros de suporte Formação da laje de betão Introdução do T1 Ampliação para T2 ( introdução de novo quarto virado para a entrada ) Ampliação

Leia mais

FACHADA VENTILADA CERÂMICA

FACHADA VENTILADA CERÂMICA FACHADA VENTILADA CERÂMICA COVER SOLADRILHO Cover é a solução completa de fachada ventilada em cerâmica extrudida com peças alveolares de 18 mm de espessura. O Cover destaca-se pela sua leveza e facilidade

Leia mais

Placa Cimentícia Impermeabilizada

Placa Cimentícia Impermeabilizada Impermeabilizada A solução da Brasilit para a construção de paredes e fachadas. Impermeabilizada Praticidade, conforto e resistência para as mais variadas aplicações. Fachada com junta aparente Fachada

Leia mais

CONSTRUÇÃO MODULAR CMF

CONSTRUÇÃO MODULAR CMF CONSTRUÇÃO MODULAR A U.E.M. Unidade de Estruturas Metálicas, SA com 15 anos de actividade, inicialmente direccionada para a fabricação e comercialização dos módulos pré-fabricados que, a partir de 2005

Leia mais

1. Estrutura: construída em betão armado e lajes aligeiradas de 33 cm de espessura.

1. Estrutura: construída em betão armado e lajes aligeiradas de 33 cm de espessura. Edifício de habitação com construção de alta qualidade, composto por 12 frações, sendo elas 8 apartamentos tipo T3 e 4 apartamentos tipo T2 com excelentes áreas interiores e de lazer, todos com garagem

Leia mais

FRAME Índice 1 - Introdução 3 - Estrutura 4 - Fundação 5 - Paredes 6-2 Pavimento 7 - Telhado 8 - Instalações Elétricas e Hidráulicas 9 - Isolações 13 - Vedação vertical 15 - Esquadrias 16 - Acabamentos

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento Técnicas de construção Vedações Verticais Profa. Keila Bento Vedações verticais Definição UM SUBSISTEMA DOS EDIFÍCIOS CONSTITUÍDO PELOS ELEMENTOS QUE: DEFINEM E LIMITAM VERTICALMENTE O EDIFÍCIO E SEUS

Leia mais

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação Isolamento Sustentável A Gyptec Ibérica de capital nacional e inserida no Grupo Preceram, dedica-se à produção de placas de gesso laminado, através de métodos não poluentes e ambientalmente sustentáveis

Leia mais

O Sistema Dreamdomus Painéis

O Sistema Dreamdomus Painéis Construção Modular Conceito A equipa técnica da dreamdomus aprofundou o conceito de pré-fabricação, levando ao limite a noção de economia habitualmente associada a este tipo de construção, conseguindo

Leia mais

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 indice índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 1.1 Introdução 17 1.2 O tijolo cerâmico como produto de construção 18 1.2.1 Tipos de tijolo cerâmico 18 1.2.2 As matérias primas e o processo cerâmico 19 1.2.3 Características

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS LISBOA, JULHO 2016 SISTEMA CONSTRUTIVO CLT - CONCEITO CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRATOS ORTOGONAIS ESPÉCIES RESINOSAS COLA EM POLIURETANO

Leia mais

2. Paredes exteriores, os muros exteriores serão em alvenaria de bloco de leca 50*20*20, devidamente rematados e prontos a receber o CAPOTO.

2. Paredes exteriores, os muros exteriores serão em alvenaria de bloco de leca 50*20*20, devidamente rematados e prontos a receber o CAPOTO. Moradia V3 com construção de alta qualidade, com arquitetura moderna, composta por 2 Quartos, 1 Suite com closet, 1 Wc, Despensa, Sala e Cozinha com excelentes áreas interiores. Com certificação energética

Leia mais

Estruturas Metálicas

Estruturas Metálicas Estruturas Metálicas Estruturas Metálicas Vantagens: Precisão na fabricação das peças alto controle de qualidade; Garantia das propriedades dos matérias; Resistente a choques e vibrações; Obras mais rápidas

Leia mais

CURSO DE STEEL FRAME

CURSO DE STEEL FRAME CURSO DE STEEL FRAME PROGRAMAÇÃO Aplicações do Sistema Light Steel Frame; Leitura e interpretação de projeto; Importância da fundação (Radier); Métodos construtivos do sistema; Detalhamento dos painéis;

Leia mais

4DREAM. investments

4DREAM.   investments 4DREAM investments Rua 1º de Maio nº 60 4485-010 Aveleda Vila do Conde - Portugal geral@4dream-pt.com +351 220 115 824 www.4dream-pt.com www.4dream-pt.com 4DREAM investments Nasceu tendo por missão criar

Leia mais

Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada. A solução da Brasilit para a execução da sua obra.

Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada. A solução da Brasilit para a execução da sua obra. Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada A solução da Brasilit para a execução da sua obra. Placas e Painéis Brasilit A rapidez e a praticidade aliadas à elegância e à

Leia mais

Palas de Sombreamento Horizontais: SG.BS-H e SG.BS-V Verticais / Tapa Vistas: SG.BS-TV

Palas de Sombreamento Horizontais: SG.BS-H e SG.BS-V Verticais / Tapa Vistas: SG.BS-TV Palas de Sombreamento Horizontais: SG.BS-H e SG.BS-V Verticais / Tapa Vistas: SG.BS-TV v6 2 Pala de Sombreamento Horizontal SG.BS-H e SG.BS-V As Palas de Sombreamento (Brisa Sol) SeGurAL SG.BS-H e SG.BS-V

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

APLICAÇÃO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM ESTRUTURA METÁLICA LEVE (LIGTH STEEL FRAMING) NA REABILITAÇÃO

APLICAÇÃO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM ESTRUTURA METÁLICA LEVE (LIGTH STEEL FRAMING) NA REABILITAÇÃO APLICAÇÃO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM ESTRUTURA METÁLICA LEVE (LIGTH STEEL FRAMING) NA REABILITAÇÃO R. FERNANDES M.J. FALCÃO SILVA Eng.ª Civil Pós-Doutoramento ULHT LNEC/ULHT Lisboa; Portugal Lisboa; Portugal

Leia mais

O espaço é a verdadeira obra de Arte, a Arquitectura existe meramente para moldá-lo. Porquê? Mies Van der Rohe

O espaço é a verdadeira obra de Arte, a Arquitectura existe meramente para moldá-lo. Porquê? Mies Van der Rohe Porquê? O espaço é a verdadeira obra de Arte, a Arquitectura existe meramente para moldá-lo Mies Van der Rohe As woodmood houses são adaptadas tendo em conta as necessidades e exigências individuais dos

Leia mais

Elementos de vedação e divisórios

Elementos de vedação e divisórios UNIV. FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV CIV601 - Técnicas Construtivas Elementos de vedação e divisórios Prof. Guilherme Brigolini CONCEITUAÇÃO vedação vertical: elementos que compartimentam

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO LEVE EM AÇO ENFORMADO A FRIO

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO LEVE EM AÇO ENFORMADO A FRIO (11) Número de Publicação: PT 10542 T (51) Classificação Internacional: E04C 2/08 (2006.01) E04B 1/80 (2006.01) E04B 1/86 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.03.06

Leia mais

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor.

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor. Moradias V4 com construção de alta qualidade compostas por 3 Quartos, 1 Suite com Closet, 2 Casas de Banho, Sala e Cozinha. Open space com excelentes áreas interiores e de lazer, com garagem para 3 carros.

Leia mais

Quem é forte em aço é também em Dry Wall.

Quem é forte em aço é também em Dry Wall. Quem é forte em aço é também em Dry Wall. CONSTRUÇÃO SECA DISTRIBUIDOR DAS MARCAS: CONSTRUÇÃO SECA: O QUE É E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS A construção seca é um tipo de construção muito comum na Europa e

Leia mais

ALVENARIA PAREDE DE CONCRETO PAREDE KSI

ALVENARIA PAREDE DE CONCRETO PAREDE KSI ALVENARIA PAREDE DE CONCRETO PROJETO FLEXÍVEL Com o sistema Kingspan Isoeste, alterar ou ampliar seu projeto é simples e rápido, além de evitar desperdícios e utilizar todo o sistema já aplicado em qualquer

Leia mais

COMPARATIVO TEÓRICO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO EM LIGHT STEEL FRAMING E O SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA CONVENCIONAL

COMPARATIVO TEÓRICO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO EM LIGHT STEEL FRAMING E O SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA CONVENCIONAL COMPARATIVO TEÓRICO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO EM LIGHT STEEL FRAMING E O SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA CONVENCIONAL Washington Duarte Teixeira (1) ; Paula Gabrielle Campos (2), Geovana Bomtempo Morais

Leia mais

1.- SISTEMA ENVOLVENTE...

1.- SISTEMA ENVOLVENTE... ÍNDICE.- SISTEMA ENVOLVENTE.....- Pavimentos em contacto com o terreno......- Lajes térreas.....- Fachadas......- Parte opaca das fachadas......- Aberturas em fachada.....- Paredes meeiras... 5..- Coberturas...

Leia mais

1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra.

1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra. ORÇAMENTO OBRA: CONSTRUÇÃO HABITAÇÃO UNIFAMILIAR Dono de obra: Local da obra: 1 Estaleiro 1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra. 2 Movimentos

Leia mais

Espaços de sonho ao seu alcance Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida

Espaços de sonho ao seu alcance Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida Espaços de sonho ao seu alcance Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida ML - CI - T2/T3 86.000 euros - Área de Implantação: 110,0 m 2 - Área de Construção: 110,0 m 2 - Certificado Energético: B+ Pavimento

Leia mais

Innovators in steel buildings. sigma

Innovators in steel buildings. sigma Innovators in steel buildings sigma Apenas Na Frisomat para um bom desempenho são necessários apenas 2. Somente 2 pessoas são suficientes para montar uma construção Frisomat, num período de 2 semanas a

Leia mais

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS COIMBRA, MAIO 2016 SISTEMA CONSTRUTIVO CLT - CONCEITO CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRATOS ORTOGONAIS ESPÉCIES RESINOSAS COLA EM POLIURETANO

Leia mais

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Arq. Sabrina Moreira Villela Prof. Dr. Francisco Carlos

Leia mais

Telhas ArcelorMittal

Telhas ArcelorMittal Telhas ArcelorMittal Apresentação As telhas de aço ArcelorMittal são produzidas a partir de bobinas de aço revestido que passam por perfiladeiras, assumindo formato trapezoidal ou ondulado. Os tipos de

Leia mais

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-1 www.patorreb.com Estrutura do Site Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-2

Leia mais

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa.

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa. Sumário Do Sol ao Aquecimento Unidade temática 1. Mecanismos de transferência de calor: a radiação, a condução e a convecção. O coletor solar e o seu funcionamento. Materiais condutores e isoladores do

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010.

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas

Leia mais

EMENTA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil III

EMENTA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil III SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC 038 - ESTRUTURAS DE MADEIRA WOOD FRAME Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Introdução Histórico Componentes Projeto

Leia mais

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS Lã DE ROCHA A Lã de Rocha é um produto de excelência para o isolamento ao nível térmico e acústico. O silêncio é um bem precioso que convém manter no interior das nossas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS VANTAGENS UTILIZAÇÃO/APLICAÇÃO

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS VANTAGENS UTILIZAÇÃO/APLICAÇÃO ISOLAMENTOS A Lã de Rocha é um produto de excelência ao nível do isolamento térmico e acústico, promovendo dessa forma a eficiência energética e o conforto das habitações, ao mesmo tempo que permite cumprir

Leia mais

Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência

Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência Utilização de Light Steel Frame em obras de médio e grande porte Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência alex@construtorasequencia.com.br São Paulo, Brasil 31 de agosto a 02 de setembro

Leia mais

BLOC Tipos de Cobertura, Paredes e Revestimentos

BLOC Tipos de Cobertura, Paredes e Revestimentos PAREDE tipo I Chapa de Aço Galvanizada e Pintada Chapa de Aço Galvanizada e Pintada Poliuretano espandido PAREDE tipo II Massa de Regularização Argamassa adesiva Placa de Gesso Laminado PLADUR 15 PAREDE

Leia mais

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000.

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Introdução A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Esta Empresa tem a sua origem na Jomafil, e com os conhecimentos adquiridos ao longo de

Leia mais

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco A. Baio Dias 12 de Novembro 2008 UMinho, Portugal 1 Projecto cbloco 1. Objectivos do Projecto

Leia mais

Peritos em reabilitação

Peritos em reabilitação O SITE DA COBERTURA Isolamento e impermeabilização Peritos em reabilitação Z PORTUGAL www.onduline.pt O SITE DA COBERTURA ONDULINE ONDUTHERM BASIC+SUBTELHA ONDULINE O novo sistema SITE (Sistema de Isolamento

Leia mais

GreenEnergy Construção Sustentável

GreenEnergy Construção Sustentável Conceito e Soluções, adequados a vários sectores da Engenharia e Construção. Para uma e Ecológica. Conceito de construção tecnológico para habitação, industrial ou outros e Soluções de revestimentos, isolamentos,

Leia mais

1.4. Sistemas estruturais em madeira

1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4.1. Análise estrutural Estuda as estruturas se preocupando basicamente com a determinação dos esforços e das deformações a que elas estão submetidas quando solicitadas

Leia mais

Composite Placas compostas em zinco para fachadas ventiladas ou paredes cortina.

Composite Placas compostas em zinco para fachadas ventiladas ou paredes cortina. FACHADA Composite Placas compostas em zinco para fachadas ventiladas ou paredes cortina. Vantagens Estética dos acabamentos em VMZINC Planimetria e robustez excepcionais Grande dimensão dos painéis e estabilidade

Leia mais

01 FERRAMENTAS ELÉTRICAS 02 AGRO-JARDIM 03 FERRAMENTAS MANUAIS 04 CONSTRUÇÃO 05 MEDIÇÃO 06 CORTE 07 AUTO 08 PROTEÇÃO 09 PINTURA

01 FERRAMENTAS ELÉTRICAS 02 AGRO-JARDIM 03 FERRAMENTAS MANUAIS 04 CONSTRUÇÃO 05 MEDIÇÃO 06 CORTE 07 AUTO 08 PROTEÇÃO 09 PINTURA 01 FERRAMENTAS ELÉTRICAS 02 AGRO-JARDIM 03 FERRAMENTAS MANUAIS 04 CONSTRUÇÃO 05 MEDIÇÃO 06 CORTE 10 07 AUTO 08 PROTEÇÃO 09 PINTURA 10 11 MATERIAL ELÉTRICO E ILUMINAÇÃO 12 CASA 13 TELAS E ARAMES Visite-nos

Leia mais

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Aços Longos Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Arame Recozido Trançadinho Recozido Prático Sapatas Recozido Fácil Pregos Treliças Nervuradas Murfor Produto Belgo

Leia mais

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA Sistemas em aço para apoio e armazenamento Catálogo Geral 016.01 XFRAME 0 XFRAME PAVILHÕES CHAVE NA MÃO SOLUÇÃO INTEGRAL Solução desenvolvida e industrializada para

Leia mais

LIGANTES E CALDAS BETÃO

LIGANTES E CALDAS BETÃO LIGANTES E CALDAS BETÃO Mistura fabricada in situ constituída por: ligante hidráulico (cimento) agregados grosso (brita ou godo) fino (areia) água [adjuvantes] [adições] Controlo de qualidade na obra Qualidade

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 9 Forros Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, outubro de 2017. Introdução Forro

Leia mais

ALVENARIA PAREDE DE CONCRETO PAREDE KSI

ALVENARIA PAREDE DE CONCRETO PAREDE KSI ALVENARIA PAREDE DE CONCRETO PROJETO FLEXÍVEL Com o sistema Kingspan Isoeste, alterar ou ampliar seu projeto é simples e rápido, além de evitar desperdícios e utilizar todo o sistema já aplicado em qualquer

Leia mais

REPRESENTANTE EM PORTUGAL, FRANÇA E SUIÇA

REPRESENTANTE EM PORTUGAL, FRANÇA E SUIÇA REPRESENTANTE EM PORTUGAL, FRANÇA E SUIÇA A SOLUÇÃO FAÇA VOCÊ MESMO, permite-lhe construir a sua casa por administração direta, com total liberdade para gerir todas as fases de construção. SOLUÇÃO FAÇA

Leia mais

Relatório Parcial Bolsa de iniciação científica do projeto FAPESC 1. ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E MATERIAIS

Relatório Parcial Bolsa de iniciação científica do projeto FAPESC 1. ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E MATERIAIS Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos Relatório Parcial Bolsa de iniciação científica do projeto FAPESC Priscila Engel, UFSC - FAPESC. Período:06/2012

Leia mais

TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5

TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5 TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5 TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE 37 CAPÍTULO 5 ÍNDICE 5. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS

Leia mais

PL 40/250 perfurado DESCRIÇÃO

PL 40/250 perfurado DESCRIÇÃO PL 40/250 perfurado DESCRIÇÃO Há mais de 40 anos que a Aceralia fabrica perfís largos auto-suportados de aço, para revestimento de todo tipo de edificações. Actualmente, é uma das empresas lider neste

Leia mais

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO PROJECTO ACÚSTICO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO 1/7 TERMO DE RESPONSABILIDADE Nuno Manuel Martins, Eng. Técnico Civil, titular do cartão do cidadão com numero do cidadão

Leia mais

ESTÚDIO DE ARQUITETURA: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

ESTÚDIO DE ARQUITETURA: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE ARQUITETURA E URBANISMO RAYLAINE CHRISTINA PEREIRA TORRES ESTÚDIO DE ARQUITETURA: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL LIGHT STEEL FRAME Belo Horizonte Maio/2014 Sumário 1.

Leia mais

índice Fases básicas da obra 3 Importância da estrutura .4 Mapa estrutural 5 Alvenaria 7 Cobertura 8 Acabamento 9 Como escolher o cimento

índice Fases básicas da obra 3 Importância da estrutura .4 Mapa estrutural 5 Alvenaria 7 Cobertura 8 Acabamento 9 Como escolher o cimento índice Fases básicas da obra...3 Importância da estrutura...4 Mapa estrutural...5 Alvenaria...7 Cobertura...8 Acabamento...9 Como escolher o cimento...10 Portfólio...12 Dicas...14 Uma obra passa por dezenas

Leia mais

CARACTERISTICAS TÉCNICAS

CARACTERISTICAS TÉCNICAS SISTEMA SMART light CARACTERISTICAS TÉCNICAS MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE A NATUREZA AUTOPORTANTE DESTE PRODUTO, QUER NA VERSÃO PAREDE DIVISÓRIA, QUER NA PAREDE ARMÁRIO, TEM COMO BASE A SUA TOTAL MOBILIDADE,

Leia mais

PAREDES - FORROS - DESIGN. Perfeito para todos os ambientes!

PAREDES - FORROS - DESIGN. Perfeito para todos os ambientes! PAREDES - FORROS - DESIGN Perfeito para todos os ambientes! Chapas Trevo Drywall, uma para cada necessidade Com qualidade comprovada e estoque permanente, atende às necessidades do mercado baseada no compromisso

Leia mais

Light Steel Framing para uso em habitações

Light Steel Framing para uso em habitações Light Steel Framing para uso em habitações AUTOR: ARQUITETO, MS. EDUARDO MUNHOZ DE LIMA CASTRO (*) Muito comum observarmos nas periferias das grandes metrópoles edificações fora do padrão de salubridade

Leia mais

Parafuso autoperfurante TA 3,5x25mm. Massa para tratamento de juntas com fita de papel microperfurado. Fita de isolamento Montante

Parafuso autoperfurante TA 3,5x25mm. Massa para tratamento de juntas com fita de papel microperfurado. Fita de isolamento Montante Parede Knauf W111 - Detalhes Técnicos Corte Vertical Detalhe - Junta de chapas estrutura simples TA 3,5x25mm TA 3,5x25mm com fita de com fita de Detalhe - Encontro com parede TA 3,5x25mm Parafuso com bucha

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA 2005/2006 ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA 2005/2006 ENGENHARIA DE ESTRUTURAS ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA 2005/2006 ENGENHARIA DE ESTRUTURAS Prof. Júlio Appleton SUMÁRIO 1. Introdução Tipos de Estruturas (Slides) Objectivos (Segurança, Bom Comportamento, Durabilidade, Economia,

Leia mais

Características a observar pelas pré-lajes para a sua colocação em obra.

Características a observar pelas pré-lajes para a sua colocação em obra. 1.1. OBJECTO Características a observar pelas pré-lajes para a sua colocação em obra. 1.2. ESPECIFICAÇÕES GERAIS As pré-lajes visam constituir pavimentos em lajes maciças, a partir da justaposição de vários

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa.

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 1 Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10657 (51) Classificação Internacional: E04B 2/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.01.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

que sua obra Cartilha Explicativa A evolução precisa

que sua obra Cartilha Explicativa A evolução precisa A evolução que sua obra precisa Cartilha Explicativa Vantagens - Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos. - Diminui o tempo de construção em

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105894 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) E04C 2/292 (2006) E04C 2/296 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.09.22 (30) Prioridade(s):

Leia mais

5 RAZÕES PARA ESCOLHER UMA CASA PRÉ-FABRICADA

5 RAZÕES PARA ESCOLHER UMA CASA PRÉ-FABRICADA REPRESENTANTE EM PORTUGAL QUEM SOMOS? A Consulbroker é a representante em Portugal da Norges Hus. A Norges Hus Tootmise OÜ é uma sociedade com sede na Estónia que se especializou na produção e em madeira

Leia mais

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Módulo Processos de construção LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO A68262 Sara Cardoso A68222 Ana Catarina Silva Guimarães, 07 de fevereiro de 2014 Índice

Leia mais

2772-4765 2681-7316 contato@construcaoaseco.com FORRO DE GESSO ACARTONADO O sistema de forro em gesso acartonado FGE, foi especialmente desenvolvido para utilização em todos os tipos de construções. é

Leia mais

SISTEMAS DE AQUECIMENTO PARA PISOS TECNOFLOOR. INDICE O que é? Potência e Temperatura Instalação dos cabos. 04 Detalhes construtivos

SISTEMAS DE AQUECIMENTO PARA PISOS TECNOFLOOR. INDICE O que é? Potência e Temperatura Instalação dos cabos. 04 Detalhes construtivos SISTEMAS DE AQUECIMENTO PARA PISOS TECNOFLOOR INDICE O que é? Potência e Temperatura 02 03 Instalação dos cabos 04 Detalhes construtivos 06 Medidas de precaução 08 Montagem elétrica para colocação do termostatos

Leia mais

FACE é a solução completa de fachada ventilada com peças alveolares de 25mm. Inércia Térmica A fachada ventilada funciona como. calor. ventilação.

FACE é a solução completa de fachada ventilada com peças alveolares de 25mm. Inércia Térmica A fachada ventilada funciona como. calor. ventilação. 1_INFORMAÇÃO GERAL FACE é a solução completa de fachada ventilada com peças alveolares de 25mm Nascida em 2004, a solução FACE apresenta-se como uma solução construtiva de revestimento exterior, tanto

Leia mais

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas PLACA CIMENTÍCIA ÍNDICE Apresentação Placa Cimentícia Imbralit Principais Vantagens 01 01 Informações Técnicas Recomendações do Sistema Manuseio Aplicação Aplicação do produto - imagens Aplicação do produto

Leia mais

Catálogo Geral

Catálogo Geral Catálogo Geral www.cfdoors.pt Painel de Frio Painel de Cobertura Painel Fachada Painel Fachada em Lã Rocha Painel Acústico Painel Cobertura Telha 2 Simbologia Simbologia dos revestimentos CF Doors identificando

Leia mais