Modernismo no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modernismo no Brasil"

Transcrição

1 Modernismo no Brasil Literatura Modernista 1ª geração do Modernismo Brasileiro QUADRO GERAL: 1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO BRASILEIRO INÍCIO: evento da SEMANA DE ARTE MODERNA no teatro municipal de São Paulo. TÉRMINO: publicação do livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade. Rompimento com as estruturas do passado. Caráter anárquico e destruidor. Nacionalismo. Pesquisa através da volta às origens. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS: Tentativa de criar uma língua brasileira; a língua falada nas ruas, pelo povo. Repensar a história da literatura no Brasil através da paródia e do humor. Valorização do índio-autêntico brasileiro. É uma fase rica em manifestos: Pau-Brasil, Oswald de Andrade - "Verde-Amarelo", e do "Grupo da Anta", com Plínio Salgado, Nacionalismo crítico x utópico.

2 AUTORES MÁRIO DE ANDRADE Liberdade formal. Combate a sintaxe tradicional. Nacionalismo. Procura da linguagem brasileira. Tema principal: a cidade de São Paulo. Expressões ítalo-paulistanas. Linguagem coloquial. Pesquisa folclórica. Principais obras: Paulicéia Desvairada (1922); Lira Paulistana (1946); Contos Novos (1946); Amar,Verbo Intransitivo (1927); Macunaíma (1928); A escrava que não era Isaura (1925).

3 OSWALD DE ANDRADE Lançou o movimento "Pau-Brasil" (1924) e o "Antropofágico" (1927). Linguagem telegráfica. Rupturas sintáticas. Capítulos curtos. Neologismos. Técnica cinematográfica. Linguagem coloquial e sintética. Humor, paródia. Temas do cotidiano. Quebra de fronteiras entre a prosa e poesia. Principais obras: Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Serafim Ponte Grande (1933); A Morta (1937); O Rei da Vela (1937).

4 MANUEL BANDEIRA No início, influências simbolistas com ligações parnasianas. Fez poemas autobiográficos. Tom melancólico e lírico. Temas relacionados a doenças e mortes, principalmente a tuberculose. Linguagem coloquial, tese social e folclore negro. Ás vezes usa a ironia. Versos livres. Rebeldia e sátira como no poema Os sapos. Temas populares. Saudade da infância. Desejo de libertação. Principais obras: A cinza das horas (1917); Ritmo Dissoluto (1924); Libertinagem (1930); Estrela da Manhã (1936); Itinerário de Pasárgada (1954). OUTROS AUTORES Alcântara Machado: Brás, Bexiga e Barra Funda. Cassiano Ricardo: Martim Cererê. Guilherme de Almeida: A flor que foi um homem. Menotti del Picchia: Juca Mulato.

5 QUADRO GERAL / CARACTERÍSTICAS: Combate ao passadismo; contra os padrões clássicos e tradição. Irreverência contra o preestabelecido. Liberdade formal; versos livres; ausência de rima; liberação do ritmo; liberdade de estrofação. Linguagem coloquial, do dia-a-dia; regionalismo. Humor, ironia, paródia e poema-piada. Busca do novo, original, dinâmico refletindo a industrialização, máquinas, motores. Sem enfeites e rebuscamentos; a simplicidade. Abstenção de uma postura sentimentalóide. Preocupação com a observação e análise crítica da realidade. Consciência nacional.

6 Literatura Modernista Modernismo 2ª fase ( ) CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS: Iniciou com o livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade. Aprofundou os ideais e propostas da 1ª fase. Verso livre. Poesia sintética. Questionamento da Realidade. Busca o eu-indivíduo e o seu estar no mundo. Investigação do papel do artista. Metalinguagem. Corrente mais intimista e espiritualizada. Evidencia-se a fragilidade do Eu. Domínio da prosa com o Romance regionalista nordestino, social e politicamente engajado.

7

8 II- CECÍLIA MEIRELES a-) temas específicos: a solidão; o amor perdido; a saudade; o espaço; o oceano; temas históricos; a fugacidade do tempo; a fragilidade do ser humano; os desacertos dos homens; o isolamento; a sombra; o nada. b-) Características: Escreve obras em poesia, prosa e também traduções. Influência simbolista (neo-simbolismo). Uso de lirismo. Ceticismo e melancolia. Musicalidade como apoio para seus lamentos. Versos curtos e com ritmo. Jogo de imagens, sons e cores. Subjetivismo. Corrente espiritualista do Modernismo. c-) Algumas obras: Espectros (1919) Viagem (1939) Vaga Música (1942) Mar Absoluto (1945) Romanceiro da Inconfidência (1953) A Rosa (1957) etc.

9 Canção Pus o meu sonho num navio e o navio em cima do mar; - depois, abri o mar com as mãos, para o meu sonho naufragar Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre de meus dedos colore as areias desertas. O vento vem vindo de longe, a noite se curva de frio; debaixo da água vai morrendo meu sonho, dentro de um navio...

10 Chorarei quanto for preciso, para fazer com que o mar cresça, e o meu navio chegue ao fundo e o meu sonho desapareça. Depois, tudo estará perfeito; praia lisa, águas ordenadas, meus olhos secos como pedras e as minhas duas mãos quebradas.

11 III) VINICIUS DE MORAES a-) Temas específicos: espiritualidade; amor platônico; amor real; a mulher; a sensualidade. b-) Características: Transcendental e místico numa 1ª fase. Versos mais longos e melancólicos. Proximidade com o mundo material; 2ª fase. Versos mais curtos; sonetos; às vezes um modelo de Camões; versos decassílabos e alexandrinos. Antíteses e paradoxos. Letras de músicas e criação de histórias infantis. c-) Algumas obras: O Caminho para a distância (1933) Ariana, a mulher (1936) Novos Poemas (1938) Cinco Elegias (1943) Arca de Noé (1970)

12 Rosa de Hiroshima Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada

13 PROSA DO MODERNISMO 2ª FASE I ) JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA A Bagaceira (1928) início da corrente regionalista nordestina. Retrata a vida dos engenhos de cana-de-açúcar, os retirantes, a seca. Valores morais do homem nordestino. II) RACHEL DE QUEIRÓS Falou do Ceará; da seca; do povo que lá vive; da Terra. O Quinze, 1930: o tema é a grande seca de 1915; aspecto social junto com aspecto psicológico. III) JOSÉ LINS DO REGO Decadência dos engenhos desmantelados pelas usinas. Ciclo da cana-de-açúcar: sua vivência no engenho. O narrador de Menino de Engenho é o reflexo do próprio autor em alguns momentos. Em 1943, o autor publica Fogo Morto, sintetiza o ciclo e conta a história de um engenho chamado Santa Fé.

14 IV) JORGE AMADO Regionalismo baiano, zonas rurais do cacau e zona urbana de Salvador. Tipos marginalizados. Análise da sociedade. Utilização em suas obras da fala do povo. a) Romances Proletários: mostram a vida em Salvador com um retrato social - Suor, O País do Carnaval e Capitães de Areia. b) Ciclo do Cacau: a vida nas fazendas nas regiões de Ilhéus e Itabuna - Cacau, Terras do Sem-Fim, São Jorge dos Ilhéus. c) Crônicas de Costumes e depoimentos líricos: novelas, romances com temáticas amorosas. - Mar Morto, Gabriela Cravo e Canela, A Morte e a Morte de Quincas Berro D água. V) GRACILIANO RAMOS Início do trabalho com a publicação de Caetés (1933). Atividades subversivas; preso político / Memórias do Cárcere. Viagem aos países socialistas / Viagem. Clima de tensão; relações do homem com o meio natural; meio social. Final trágico O homem muitas vezes se animaliza. A seca, os retirantes, a vida na caatinga.

15 Características da poesia e da prosa de Poesia Sedimentação poesia menos anarquista, mais madura Tendência ao intimismo universalista Valorização de uma tendência espiritualista Valorização de uma tendência sócio Político Valorização do cotidiano, da vida simples, comum, principalmente na poesia de Drumonnd Versos livres Linguagem lírica Prosa (O romance Regionalista de 30) No Nordeste Vinculado aos problemas sociais e climáticos Enfoque para o ciclo da seca e do cangaço Enfoque para o ciclo da cana-de-açúcar envolvendo questões do sul da Bahia e do latifúndio Na região do sul da Bahia a temática se volta para a monocultura do cacau, envolvendo as lutas para posse de terra, o coronelismo, os jagunços, os trabalhos rurais etc., principalmente na obra de Jorge Amado e Adonias Filho. No Sul a. Valorização das tradições na região sul b. Trajetória épica Aspectos históricos da formação da região, em especial dos pampas. c. Enfoque para a natureza e para os sentimentos da homem dos pampas e sua ligação com a terra natal e as tradições. Destaque para a obra de Érico Veríssimo

16 Literatura Modernista Pós-Modernismo ou 3ª fase 1945 até os dias de hoje Período ( ) Contexto Histórico Panorama Mundial Final da Segunda Guerra Mundial Explosão da bomba atômica (Hiroshima e Nagasak) Criação da ONU Publicação da "Declaração dos direitos humanos" Guerra Fria Divisão do mundo em dois Blocos Ideológico Comunismo X Capitalismo = Rússia X EUA Política armamentista filosofia do medo à era nuclear Brasil 1945, fim da Era Vargas" Getulio é destituído 1946, é eleito Érico Gaspar Dutra 1947, Perseguição Política, o PC cai na ilegalidade em função da guerra fria e do movimento de repressão. 1951, Getulio retoma ao poder através da eleição direta 1954, Insatisfação trabalhista e denuncias de corrupção faz as forças militares pressionarem para renuncia de Getulio Suicídio de Getulio 1960 Eleito Jânio Quadros

17 CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS: A poesia renova-se. Surge a poesia concreta, a poesia social e a poesia práxis. Na prosa temos o romance e o conto em grande desenvolvimento. Estilo mais objetivo e maior densidade. Pesquisas e inovações lingüísticas. Complexidade psicológica. Tensões entre o indivíduo e a sociedade. Realismo fantástico. Regionalismo universal.

18 POESIA PÓS-MODERNA I) JOÃO CABRAL DE MELO NETO Linguagem objetiva e seca Simplicidade. Temas sociais do Nordeste em algumas obras. Obras: Pedra do Sono (1942); O Engenheiro (1945); Morte e Vida Severina (1956); etc. Poesia sintética; objetiva; escreve como um engenheiro. II) CONCRETISMO Fim do verso. Eliminação da sintaxe tradicional. Força visual das palavras. Nova forma de comunicação poética: o gráfico. Exploração de formas, cores, montagem de palavras. Principais Poetas: Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos. III) FERREIRA GOULART E POESIA SOCIAL Luta social. O meio e o homem. Obras: A Luta Corporal (1954); Quem Matou Aparecida (1962) etc

19 IV) POESIA PRAXIS Rompimento com o grupo dos concretistas. Retomada da palavra; do engajamento histórico. Superação da dialética de 22. Pesquisa de uma nova estrutura para o poema. Autor: Mário Chamie - Laura - Laura (1962)

20 PROSA PÓS-MODERNA I) CLARICE LISPECTOR : Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Clarice Lispector Fluxo de consciência compondo com o enredo factual. Momento interior é o tema mais importante. Subjetividade: Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada. Amostras do mundo de forma metafísica. A exploração do eu. Um novo sentido de liberdade a partir da sua leitura do mundo. Esquema: * A personagem está diante de uma situação do cotidiano. * Acontece um evento. * O evento lhe ilumina a vida: aprendizado, descoberta. * Ocorre o desfecho: situação da vida do personagem após o evento. Obras: * Perto do Coração Selvagem (1947) - estréia. * O lustre (1946). * A cidade Sitiada (1949). * A maçã no escuro (1961). * A Paixão Segundo GH (1961). * A Hora da Estrela (1977), entre outras.

21 II) GUIMARÃES ROSA Aproveitamento da fala regionalista com seus arcaísmos. Recorrência ao grego e latim. Processo fonético na criação escrita. Além da experimentação formal, temos uma visão profunda do ser humano e suas experiências. Cenário: o sertão brasileiro. Regionalismo universalizante: a problemática atinge o homem em qualquer lugar.: O sertão é dentro da gente ; O sertão é o mundo Questionamentos sobre Deus e Diabo; significado da vida e da morte; o destino Recriação do universo lingüístico nordestino Nova roupagem no emprego das palavras Neologismo: "Muita coisa importante falta nome" Uso de figuras de estilo, principalmente a metáfora Misticismo sertanejo, religiosidade nordestina Eterna luta do Bem contra o Mal, conflito entre Deus e o Diabo. Obras: * Sagarana (1948) * Corpo de Baile (1956) * Grande Sertão: Veredas (1956) * Primeiras Estórias (1962) etc.

22 Proverbial Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo Perto de muita água tudo é feliz. "Eu sei: quem ama é sempre muito escravo,mas não obedece nunca de verdade..." "Muita coisa importante falta nome" Julgamento é sempre perigoso, porque o que a gente julga é o passado "Amigo, pra mim, é só isso: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é." "sertão é o sozinho, sertão é dentro da gente, sertão é sem lugar" " O importante e bonito do mundo é isto:que as pessoas não estão sempre iguais,ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando.afinam ou desafinam. Verdade maior,é o que a vida me ensinou."

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração 1.0 Contexto Histórico Prosa Pós Semana de Arte Moderna. Pós experimentalismo, apologia do novo. Vitória sobre o parnasianismo. Ditadura de Vargas.

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

Primeira Geração ( )

Primeira Geração ( ) LITERATURA Primeira Geração (1922-1930) Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera. Um mês depois da SAM, a política vive dois

Leia mais

MODERNISMO 2ª FASE. Profa Giovana Uggioni Silveira

MODERNISMO 2ª FASE. Profa Giovana Uggioni Silveira MODERNISMO 2ª FASE Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO MUNDO: QUEDA DA BOLSA DE NOVA IORQUE FORTALECIMENTO DOS REGIMES TOTALITARISTAS 2ª GUERRA MUNDIAL BRASIL: FIM DA REPÚBLICA CAFÉ COM LEITE

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA.

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA. Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922.

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. SEMANA DA ARTE MODERNA Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Semana da Arte Moderna Foi o marco da modernidade

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos 1.2 Habilidade: Distinguir e utilizar a linguagem conotativa através das figuras de linguagem de som e de construção de forma textualizada.

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

Lista retirada da edição especial 100 Livros Essenciais da Revista Bravo! em Imagem da bandeira retirada do site Freepik.

Lista retirada da edição especial 100 Livros Essenciais da Revista Bravo! em Imagem da bandeira retirada do site Freepik. 1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5. Quarup (Antonio Callado) 6. Brás, Bexiga e Barra Funda (Antonio

Leia mais

1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5.

1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5. 1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5. Quarup (Antonio Callado) 6. Brás, Bexiga e Barra Funda (Antonio

Leia mais

Vanguarda europeia Modernismo português

Vanguarda europeia Modernismo português Vanguarda europeia Modernismo português A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, representou um marco no movimento modernista, mas não foi um acontecimento único nem isolado. O

Leia mais

1ª fase modernista ( )

1ª fase modernista ( ) 1ª fase modernista (1922 1930) LIBERDADE DE EXPRESSÃO INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO LINGUAGEM COLOQUIAL INOVAÇÕES TÉCNICAS O VERSO LIVRE A DESTRUIÇÃO DOS NEXOS A ENUMERAÇÃO CAÓTICA O FLUXO DE CONSCIÊNCIA A

Leia mais

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA MODERNISMO: POESIA E MÚSICA ATIVIDADES DE ESTÁGIO: PORTUGUÊS E LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Dr. André Luís Rodrigues Nomes:André Toledo Giovana Maria Jeferson Paiva Suellen Carneiro O que é literatura;

Leia mais

Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017

Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017 FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Disciplina: Literatura Brasileira: Modernismo à Contemporaneidade Professora: Ms. Jucimeire

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 3º ano Carga Horária: 80 h/a 67 h/r Docente: Rosa Lúcia Vieira Souza

Leia mais

A SEMANA DE ARTE MODERNA. O sapo-tanoeiro/parnasiano aguado/diz: - Meu cancioneiro/ É bem martelado.

A SEMANA DE ARTE MODERNA. O sapo-tanoeiro/parnasiano aguado/diz: - Meu cancioneiro/ É bem martelado. A SEMANA DE ARTE MODERNA O sapo-tanoeiro/parnasiano aguado/diz: - Meu cancioneiro/ É bem martelado. ANTECEDENTES DA SAM 1912 = Oswald de Andrade chega da Europa e divulga idéias futuristas; 1917 = Exposição

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 4º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Literatura Brasileira III 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Visão das estéticas modernas do pré-modernismo

Leia mais

Modernismo: primeira geração

Modernismo: primeira geração MODERNISMO: PRIMEIRA GERAÇÃO ORIENTADOR METODOLÓGICO Modernismo: primeira geração Conteúdo: Primeira fase do Moderismo brasileiro: características temáticas e estruturais; Manifestos e revistas modernistas;

Leia mais

No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. (Carlos Drummond)

No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. (Carlos Drummond) FIGURAS DE LINGUAGEM No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. A roda anda e desanda, e não pode parar. Jazem no fundo, as culpas: morrem os justos, no ar. (Cecília Meireles) Ganhei (perdi)

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / EDITORA: FTD

Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / EDITORA: FTD Segue a lista de livros paradidáticos que serão utilizados pelos alunos do 5º ano no decorrer do Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / Mês MARÇO Realizar a

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Literatura Brasileira III Carga Horária: 50h Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Professora: Jucimeire Ramos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM "A transformação permanente do tabu em totem." Modernismo 1ª fase poesia (1922 1930) prof. André Araújo O

Leia mais

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA Na Antiguidade Clássica os textos literários dividiam em em três gêneros: GÊNERO LÍRICO GÊNERO DRAMÁTICO

Leia mais

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira MODERNISMO 2ª GERAÇÃO Por Carlos Daniel S. Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL Duas guerras mundiais Crack da bolsa (1929) Instabilidade social e política O homem busca esperanças......

Leia mais

PANORAMA DO MODERNISMO NO BRASIL MODERNISMO 2ª. GERAÇÃO 1930/1945 MODERNISMO 3ª. GERAÇÃO 1945/1960

PANORAMA DO MODERNISMO NO BRASIL MODERNISMO 2ª. GERAÇÃO 1930/1945 MODERNISMO 3ª. GERAÇÃO 1945/1960 PANORAMA DO MODERNISMO NO BRASIL MODERNISMO 2ª. GERAÇÃO 1930/1945 MODERNISMO 3ª. GERAÇÃO 1945/1960 Segunda fase Modernista no Brasil - (1930-1945) Estende-se de 1930 a 1945, sendo um período rico na produção

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de

Leia mais

Lista atualizada em

Lista atualizada em Lista atualizada em 29-06-2011 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO 1ºCOLEGIAL ELEMENTOS FORMADORES DAS PALAVRAS APOSTILA 1 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS - APOSTILA 1 SUBSTANTIVOS AP-2 ARTIGO AP2 Capítulo 1 (pág

Leia mais

Primeira Geração. Publicação de Alguma poesia, do Drummond. Contexto Histórico. Aula 25

Primeira Geração. Publicação de Alguma poesia, do Drummond. Contexto Histórico. Aula 25 Primeira Geração Contexto Histórico 1922 1930 SAM Publicação de Alguma poesia, do Drummond Primeira Geração Caracterização Iconoclasta Irreverente Humor (paródia) Destruidora Contra todos os tipos de regras

Leia mais

LITERATURA. Prof.: Grijó

LITERATURA. Prof.: Grijó LITERATURA Prof.: Grijó BARROCO No Brasil, século XVII, Bahia. Subjetividade / Lirismo amoroso (mulher é anjo e demônio / dualidade) Antítese (jogo de contrastes) Linguagem rebuscada Uso de hipérbatos

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S

REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S 1. Confira o número do(a) candidato(a), o local, o setor, o grupo e a ordem indicados na folha de redação, a qual NÃO deverá ser assinada. 2. Leia e observe atentamente as Propostas

Leia mais

Programação Anual VOLUME VOLUME VOLUME VOLUME

Programação Anual VOLUME VOLUME VOLUME VOLUME Programação Anual 1 ạ Série 1 ọ 3 ọ 1. O que é literatura? Textos literários e não-literários O mundo real e o mundo da literartura Funções da literatura Leitor e textos literários 2. Linguagem literária

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Literatura contemporânea prof. André Araújo Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo

Leia mais

Planificação Anual. Disciplina de Português

Planificação Anual. Disciplina de Português Planificação Anual Disciplina de Português N.º e nome Módulo Horas Tempos (45 ) Conteúdos de cada módulo 1. Poesia trovadoresca - Contextualização histórico-literária - Espaços medievais, protagonistas

Leia mais

MODERNISMO. Profa Giovana Uggioni Silveira

MODERNISMO. Profa Giovana Uggioni Silveira MODERNISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO - BRASIL SURGIMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL AUMENTO DO NÚMERO DE IMIGRANTES DESCONTENTAMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL POLÍTICA VOLTADA À EXPORTAÇÃO

Leia mais

A METÁFORA COMO ACONTECIMENTO EM A ROSA DE HIROXIMA

A METÁFORA COMO ACONTECIMENTO EM A ROSA DE HIROXIMA A METÁFORA COMO ACONTECIMENTO EM A ROSA DE HIROXIMA Isabel Cristina Ferreira Teixeira 1 Charlusa Camargo Montezano 2 Douglas Ferreira Soares 3 Larissa do Prado Martins 4 Maria Eduarda Osório Macedo 5 Resumo:

Leia mais

1A3AC (Recuperação Final 2016)

1A3AC (Recuperação Final 2016) 1A3AC 13HA RECUPERAÇÃO FINAL (RF) A recuperação (RF) destina-see a todos os estudantes que não atingiram 24 pontos por disciplina no final do 4º bimestre. Na recuperação Final (RF) a presença do estudante

Leia mais

leitura e produção textual

leitura e produção textual leitura e produção textual sejam bem vindos de volta! Leitura Inicial: um conto de Ricardo Azevedo A quase Morte de Zé Malandro Segundo o ditado popular, não é preciso se preocupar com morte. Ela é garantida

Leia mais

PORTUGUÊS. Literatura Modernismo 2ª fase - Poesia. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Literatura Modernismo 2ª fase - Poesia. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Literatura Prof.ª Isabel Vega 2ª Fase do MODERNISMO: década de 1930 I) Contexto histórico: crise na agricultura (quebra da BV de Nova Iorque) / industriais na política / ascensão do nazifascismo

Leia mais

Modernismo 2ª Fase - Poesia

Modernismo 2ª Fase - Poesia Modernismo 2ª Fase - Poesia Texto I O filho do século Nunca mais andarei de bicicleta Nem conversarei no portão Com meninas de cabelos cacheados Adeus valsa "Danúbio Azul" Adeus tardes preguiçosas Adeus

Leia mais

VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA

VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA Representando a nação em verso Produção poética de autores brasileiros como tradução do imaginário/sentimento de nação: a história, o homem e o lugar TUBARÃO 2010 Autor e

Leia mais

Por. Raphael Hormes. Monitor: Bruna Basile

Por. Raphael Hormes. Monitor: Bruna Basile Por. Professor: Eduardo Valladares Raphael Hormes Monitor: Bruna Basile Figuras de Linguagem 02 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Canção do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos,

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação POEMA Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação Conhecendo o gênero No dia-a-dia, quando pretendemos transmitir nossas ideias, desejos, opiniões e emoções, normalmente combinamos palavras pela sua

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto 3º ano Ensino Médio Leia as orientações de estudos antes de responder às questões Conteúdos para estudos: aulas 17 a 20 (apostila 10) e Faraday 01:

Leia mais

OBRAS LITERÁRIAS PARA OS PROGRAMAS DE INGRESSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PROGRAMA DE INGRESSO SELETIVO MISTO PISM

OBRAS LITERÁRIAS PARA OS PROGRAMAS DE INGRESSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PROGRAMA DE INGRESSO SELETIVO MISTO PISM OBRAS LITERÁRIAS PARA OS PROGRAMAS DE INGRESSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PROGRAMA DE INGRESSO SELETIVO MISTO PISM Módulo I do triênio 2009-2011 Sonetos líricos e satíricos: Gregório de Matos

Leia mais

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA Romantismo e Modernismo Características; Contexto; Abordagens; Enem. LITERATURA LUQUINHA Características da Literatura Romântica A natureza como expressão do eu; A valorização

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O ARUPAMNTO D SCOAS JOÃO DA SIVA CORRIA P A N I F I C A Ç Ã 0 S C U N D Á R I O 2 0 1 6-2 0 1 7 DISCIPINA / ANO: Português / 10ºano MANUA ADOTADO: MNSANS, TXTO DITORS STÃO DO TMPO 1º PRÍODO Apresentação

Leia mais

SESSÃO 5 LITERATURA E IDENTIDADE

SESSÃO 5 LITERATURA E IDENTIDADE SESSÃO 5 LITERATURA E IDENTIDADE ESQUECER, RECORDAR: A LITERATUA E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NACIONAL Davi Santana de Lara 1 A presente comunicação se propõe fazer uma reflexão sobre o papel da memória no

Leia mais

Coord. Pedagógica. JULHO. Qualquer dúvida, favor entrar em contato /

Coord. Pedagógica. JULHO. Qualquer dúvida, favor entrar em contato / Circ. Finalização das Aulas 5º ANO 15/06/2016 17/06 Aulas Extras (xadrez, reforços, treinos desportivos, jazz, ENEM prof. Valter) Informamos que as aulas extracurriculares (xadrez, reforços, treinos desportivos,

Leia mais

1A2AC (Recuperação Final 2016)

1A2AC (Recuperação Final 2016) 1A2AC 12HA RECUPERAÇÃO FINAL (RF) A recuperação (RF) destina-see a todos os estudantes que não atingiram 24 pontos por disciplina no final do 4º bimestre. Na recuperação Final (RF) a presença do estudante

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Litertatura Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Litertatura Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Litertatura Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega: 14/07/2014 30% Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

Parnasianismo. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. O Parnasianismo é a forma poética do Realismo.

Parnasianismo. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. O Parnasianismo é a forma poética do Realismo. Parnasianismo Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. O Parnasianismo é a forma poética do Realismo. Preciosismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, dai as palavras raras e rimas

Leia mais

Prof. Abimael Luiz de Souza (org.)

Prof. Abimael Luiz de Souza (org.) DICAS ENEM Prof. Abimael Luiz de Souza (org.) abimael@cnsd.com.br Carlos Drummond de Andrade Obras do autor que mais caíram no Enem: "Poema de Sete Faces" e "A Dança e a Alma". Carlos Drummond de Andrade

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 1.2

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: Modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

Incidente em Antares Erico Verissimo

Incidente em Antares Erico Verissimo Incidente em Antares Erico Verissimo Erico Verissimo, um contador de histórias Erico Verissimo Biografia 1905 Nasceu em Cruz Alta (RS), em 17/12 Erico Verissimo Biografia 1920 Foi estudar em Porto Alegre,

Leia mais

Cronologia dos períodos literários. Profª Neusa

Cronologia dos períodos literários. Profª Neusa Cronologia dos períodos literários Profª Neusa Trovadorismo (1189 a 1418) Feudalismo / Teocentrismo Características: Poesia + Música : Cantigas a) Lírico-amorosas: de amor: eu-lírico masculino, vassalagem

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63/2002

RESOLUÇÃO Nº 63/2002 RESOLUÇÃO Nº 63/2002 Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2004, 2005 e 2006. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO

Leia mais

LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA

LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA 1 LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA Autor MARCEL LÚCIO MATIAS RIBEIRO 2 GOVERNO DO BRASIL Presidente da República LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Ministro da Educação FERNANDO HADADD Secretário de Educação

Leia mais

DATA: / /2017 NOME: N Literatura- Recuperação TURMA 232 PROFª CRISTINA 1º BIMESTRE PONTUAÇÃO NAS QUESTÕES - 2, 4,5,6,9,11,14,18 (VALE DOIS PONTOS)

DATA: / /2017 NOME: N Literatura- Recuperação TURMA 232 PROFª CRISTINA 1º BIMESTRE PONTUAÇÃO NAS QUESTÕES - 2, 4,5,6,9,11,14,18 (VALE DOIS PONTOS) 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2017 92 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / /2017 NOTA: NOME: N Literatura- Recuperação TURMA 232 PROFª CRISTINA 1º BIMESTRE PONTUAÇÃO

Leia mais

Modernismo - (3ª Fase) Visão Geral

Modernismo - (3ª Fase) Visão Geral Modernismo - (3ª Fase) Visão Geral Início: 1945 Também chamada de Pós- Modernismo A fase da Reflexão e da Ponderação com a linguagem Se opunha a 1ª fase do modernismo e por isso era ridicularizada com

Leia mais

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

Regio. lismo. sertanejo. Rubervânio Rubinho Lima

Regio. lismo. sertanejo. Rubervânio Rubinho Lima Regio na sertanejo lismo Rubervânio Rubinho Lima Copyright 2011 by Rubervânio C. Lima Capa e Diagramação: Rubervânio Rubinho Lima Impressão: PerSe Ficha Catalográfica: Lima, Rubervânio Rubinho Regionalismo

Leia mais

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro Entre pseudónimos, heterónimos, personagens fictícias e poetas mediúnicos contam-se 72 nomes, destes destacam-se 3 heterónimos Álvaro de Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro Álvaro de Campos De entre todos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 017 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Panorama Cultural da Literatura

Leia mais

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA COORDENADORA Profª. Sandra Maria Rudella Tonidandel

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA COORDENADORA Profª. Sandra Maria Rudella Tonidandel DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA COORDENADORA Profª. Sandra Maria Rudella Tonidandel 3º PERÍODO 2015 3ª série Ensino Médio CONTEÚDO CURRICULAR Circulação Digestão Sistema endócrino Divisões celulares mitose e

Leia mais

A vista incerta, Os ombros langues, Pierrot aperta As mãos exangues De encontro ao peito. (Manuel Bandeira)

A vista incerta, Os ombros langues, Pierrot aperta As mãos exangues De encontro ao peito. (Manuel Bandeira) SONORIDADE: FIGURAS E SENTIDO Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no Céu eternamente E viva eu cá na terra sempre triste. (Luís de Camões) A vista incerta, Os

Leia mais

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura).

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura). Literatura: romance Romance Chamamos de romance o gênero de texto narrativo que conta uma história mais longa e mais complexa. Nesse gênero, apesar de haver personagens principais, suas narrativas são

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

P2 2 BIMESTRE. João Cabral de Melo Neto

P2 2 BIMESTRE. João Cabral de Melo Neto Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 3 ano Disciplina: Literatura Data da prova: 17/05/ 2014. P2 2 BIMESTRE O texto seguinte é a primeira parte de

Leia mais

Revisão geral sobre Modernismo

Revisão geral sobre Modernismo GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): Valor: 4,0 NOTA: No Anhanguera você é + Enem P2-4 BIMESTRE Revisão geral sobre Modernismo 01. Tendo em vista os acontecimentos

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

Slides por Carlos Daniel S. Vieira

Slides por Carlos Daniel S. Vieira Slides por Carlos Daniel S. Vieira Portugal (início do século XX) invasão das tropas de Napoleão vinda da Família Real para o Brasil Reino Unido a Portugal e Algarve A burguesia de Portugal entra em crise

Leia mais

2ª fase do Modernismo

2ª fase do Modernismo 2ª fase do Modernismo Geração de 30 Poesia Profª Neusa 1930 a 1945 HERANÇA DE 22 PERÍODO CONTURBADO: Avanço do nazifascismo / II Guerra Mundial / Ditadura Getulista / Estado Novo PREOCUPAÇÃO: destino dos

Leia mais

GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO

GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO Profª Ivandelma Gabriel Características * abusa de figuras de linguagem; * faz uso do estilo cultista e conceptista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis;

Leia mais

LITERATURA BRASILEIRA I. Sistematização

LITERATURA BRASILEIRA I. Sistematização LITERATURA BRASILEIRA I Sistematização O poço, de Mário de Andrade - Conflitos entre trabalhadores e patrão - O espaço da fazenda a lembrança da casa-grande - A fragilidade de Albino - Comportamento de

Leia mais

Questão 1 Assinale e explique, no poema, elementos em que se percebe a construção de uma identidade nacional.

Questão 1 Assinale e explique, no poema, elementos em que se percebe a construção de uma identidade nacional. Leia o poema abaixo, de Castro Alves, para responder à questão. Maria Onde vais à tardezinha, Mucama tão bonitinha, Morena flor do sertão? A grama um beijo te furta Por baixo da saia curta, Que a perna

Leia mais

A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que

A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que um belo dia iríamos morar na casa do Oscar. Cresci cheio

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - CAAB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - FACL CURSO LETRAS LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome?

Leia mais

Pós-Modernismo (Poesia)

Pós-Modernismo (Poesia) Pós-Modernismo (Poesia) 1. (ENEM) Meu povo, meu poema Meu povo e meu poema crescem juntos Como cresce no fruto A árvore nova No povo meu poema vai nascendo Como no canavial Nasce verde o açúcar No povo

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR º ano

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR º ano 6º ano 1º BIMESTRE Livro: Não se esqueçam da rosa Autora: Giselda Laporta Nicolelis / Ilustrações: Célia Kofuji Editora: Saraiva Livro: Viagem ao centro da Terra Autor: Júlio Verne / Tradução e adaptação:

Leia mais

Literatura Modernismo 2ª fase. Colégio São Paulo -Irmãs Angélicas Professor: Victor Corrêa 3ª Série - Ensino Médio

Literatura Modernismo 2ª fase. Colégio São Paulo -Irmãs Angélicas Professor: Victor Corrêa 3ª Série - Ensino Médio Literatura Modernismo 2ª fase Colégio São Paulo -Irmãs Angélicas Professor: Victor Corrêa 3ª Série - Ensino Médio O que você deve saber sobre MODERNISMO (2 a FASE): POESIA Muitas experimentações feitas

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Grupos D, E, F e G - Gabarito INSTRUÇÕES Ao responder às questões é indispensável: inter-relacionar idéias e argumentos; expressar-se com vocabulário apropriado

Leia mais

POEMAS DO MODERNISMO BRASILEIRO

POEMAS DO MODERNISMO BRASILEIRO CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID Subprojeto Letras 2014 Bolsistas ID: Ariéli Santana, Evelise Luz, Mariane Munhoz e Mariel Araújo Professora coordenadora: Zíla Letícia

Leia mais

A LINGUAGEM ROSIANA. Aproveitamento de termos em desuso; Criação de neologismos; Empréstimos de outras línguas;

A LINGUAGEM ROSIANA. Aproveitamento de termos em desuso; Criação de neologismos; Empréstimos de outras línguas; JOÃO GUIMARÃES ROSA JOÃO GUIMARÃES ROSA Uma das principais expressões da literatura brasileira, reconhecido mundialmente. Recria, na literatura, a fala do sertanejo tanto no vocabulário quanto na sintaxe

Leia mais

1) Com base no heredograma a seguir, qual a característica dos indivíduos 2 e 3 da geração III?

1) Com base no heredograma a seguir, qual a característica dos indivíduos 2 e 3 da geração III? Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 8º Ano E.F. Data: /12/2017 Trabalho Recuperação Professor(a): Gel Matéria: Ciências Valor: 30,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo.

Leia mais

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria.

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria. RESOLUÇÃO PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Manuel Bandeira, poeta do modernismo brasileiro, canta a liberdade. Pasárgada seria o lugar criado e escolhido para exercê-la. Não se refere ao exílio ou à pátria, à infância,

Leia mais