Overview dos Temas do III EJUMT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Overview dos Temas do III EJUMT"

Transcrição

1 Overview dos Temas do III EJUMT Alberto Macedo Auditor-Fiscal Tributário Municipal Presidente da 3ª Câmara do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo Coordenador Científico do III EJUMT Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela USP

2 Autuação por falta de propósito negocialou abuso de forma (Renato Vilela Faria) Art.116, Parágrafo único, CTN.A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. Art.19, 2º, Lei /06.Para desconsiderar ato ou negócio jurídico simulado que visem a reduzir o valor do tributo, a evitar ou postergar seu pagamento ou a ocultar os verdadeiros aspectos do fato gerador ou a real natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, dever-se-á levar em conta, entre outras, a ocorrência de: I falta de propósito negocial; ou II abuso de forma. 3º Considera-se indicativo de falta de propósito negociala opção pela forma mais complexa ou mais onerosa, para os envolvidos, entre duas ou mais formas para a prática de determinado ato. 4º Para o efeito do disposto no inciso II do 2º, considera-se abuso de forma a prática de ato ou negócio jurídico indireto que produza o mesmo resultado econômico do ato ou negócio jurídico dissimulado.

3 A Gestão do ITBI no Município de Sorocaba (José Antônio de Oliveira Neto) Benefícios para a Administração Pública e para os Contribuintes com a implantação da Solução ITBI Digital no Município de Sorocaba. Integração dos órgãos municipais aos cartórios e às instituições financeiras simplificando o cumprimento da obrigação tributária.

4 A Decadência dos Tributos por Homologação e Seus Reflexos (Luiz Rogerio Sawaya Batista) A consideração do recolhimento a menor, para fins de aplicação do art.150, 4º, CTN, é para o ISS como um todo, para o ISS por subitem de serviço da lista ou para o ISS por código de serviço?

5 ITBI no STF e no STJ (Alberto Macedo) A Jurisprudência dos tribunais superiores balizando a atuação dos legisladores municipais quanto ao ITBI.

6 IPTU Progressivo no Tempo (Cintia Estefania Fernandes) A partir da Constituição de 1988 e do Estatuto das Cidades, a tributação imobiliária como instrumento imprescindível à arrecadação tributária e à ordenação responsável do território brasileiro, em que a Constituição confere o Direito Coletivo ao Planejamento Urbano adequado à função social da propriedade e da cidade.

7 Atividade-Fim e Atividade-Meio no ISS (Natalia De Nardi Dacomo) Pode se alegar que atividade-meio não é tributável pelo ISS se o prestador do serviço cobra do tomador preço por essa atividade?

8 Base de Cálculo O Imposto por Dentro na Tributação sobre o Consumo (Igor Mauler Santiago) O exame da decisão do STF no RE SP, que reconheceu a legitimidade da base de cálculo por dentro, a fim de evitar que a extrapolação do seu entendimento pelas Fazendas Estaduais leve a novas questões judiciais.

9 O Princípio da Autonomia Municipal e o Sistema Tributário Nacional (Betina Grupenmacher) A defesa desse princípio como garantia do papel dos Municípios como entes da Federação.

10 Reforma Fiscal Atualidades do Núcleo de Estudos Fiscais da FGV (Eurico De Santi) Uma Reforma Tributária Simples, sem necessidade de mudança legislativa substancial, bastando a utilização da Tecnologia da Informação do Fisco nacional, sem redução de carga tributária, e consequentemente sem perda de receita para os entes federativos.

11 Construção Civil Atritos entre ICMS e ISS (José Eduardo Soares de Melo) Conceito de empreitada, EPC (Engeneering, Procurement and Contract Construction), Contrato Turn Key, Situações de conflito: concreto, argamassa, massa aslfática CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), Instalação de Central Telefônica, Pré-Moldado etc.

12 Responsabilidade Tributária dos Administradores (Maria Rita Ferragut) A necessidade de participação do administrador no processo administrativo tributário. Argumentos para a defesa da desnecessidade da inclusão do nome do administrador na certidão de dívida ativa. Os requisitos para inclusão do nome do administrador na CDA ou após a oposição dos embargos à execução fiscal.

13 Relação entre Responsabilidade Tributária e Critério Espacial do ISS (Alberto Macedo) As limitações impostas pelo critério espacial do ISS à regra de instituição de responsabilidade tributária prevista no art.128, CTN, e no art.6º, caput, LC 116/03.

14 As Provas da Unidade Econômica ou Profissional na Jurisprudência do CMT-SP (Fabiana Del Padre Tomé) O conceito de unidade econômica e profissional e a sua constatação no caso concreto como elemento fundamental para determinação do critério espacial do ISS.

15 Industrialização por Encomenda ISS ou IPI/ICMS? (Susy Gomes Hoffmann) O fato de ser o serviço prestado no meio da cadeia de produção de bens é determinante para a definição da competência tributária?

16 Importação e Exportação de Serviços e ISS - Tendências (Luís Eduardo Schoueri) A possibilidade de aumento da receita de serviços com o crescente comércio de serviços que empresas brasileiras tomam de prestadores situados no exterior.

17 ISS no STJ e no STF Questões Atuais (Robinson Barreirinhas) As novidades sobre questões polêmicas do ISS no STJ e no STF. Farmácia de Manipulação, Critério Espacial do ISS, Base de cálculo do ISS, ISS leasing, Composição Gráfica etc.

18 ISS e IVA-Serviços na União Européia Semelhanças e Distinções (Heleno Tôrres) O conceito de estabelecimento prestador como elemento de prevenção de conflito de competência entre Municípios, corolário do Princípio da Segurança Jurídica.

19 ISS Leasing Local da Prestação do Serviço (Gustavo Amaral) O STF já decidiu que incide o ISS nas operações de leasing (leasing financeiro e lease-back). Mas a discussão não acabou: o ISS, nessas operações, é devido na agência em que o cliente mantém contato ou no centro de decisões da instituição financeira?

20 Conceito de Estabelecimento Prestador Desafios do ISS na Era da Internet (Marco Aurélio Greco) Com a desmaterialização dos serviços e daqueles que os prestam estabelecimentos prestadores, na era da Internet, torna-se cada vez mais difícil definir onde se deve considerar ocorrido o fato gerador do ISS.

21

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann Regra Matriz de Incidência Tributária Rubens Kindlmann Ementa Regra Matriz de Incidência Tributária Conceito de regra matriz de incidência tributária e sua funcionalidade operacional no direito tributário.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA FISCALIZAÇÃO DO ISS OBJETIVO:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA FISCALIZAÇÃO DO ISS OBJETIVO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA FISCALIZAÇÃO DO ISS OBJETIVO: O planejamento é necessariamente fruto de uma inteligência. Para se executar um planejamento, é fundamental que se crie estratégias. Na Administração

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Barragan

Prof. Antonio Carlos Barragan Prof. Antonio Carlos Barragan ISS OU ISSQN IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA Competência Normas Gerais = LC nº 116/2003 e DL nº 406/68 Características: Fiscal, Indireto/Direto e Real Fato Gerador

Leia mais

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Previsão legal: Art. 156, I, e 1º, CF; Art. 182, 4º, CF; Arts. 32 a 34, CTN; Lei 10.257/01; Leis municipais; IPTU Fato Gerador Art. 156,

Leia mais

OBSERVATORIO LATINOAMERICANO DE DERECHO TRIBUTARIO PLANEJAMENTO FISCAL LIMITES AO USO DOS ACORDOS DE BITRIBUTAÇÃO O TREATY SHOPPING

OBSERVATORIO LATINOAMERICANO DE DERECHO TRIBUTARIO PLANEJAMENTO FISCAL LIMITES AO USO DOS ACORDOS DE BITRIBUTAÇÃO O TREATY SHOPPING OBSERVATORIO LATINOAMERICANO DE DERECHO TRIBUTARIO PLANEJAMENTO FISCAL LIMITES AO USO DOS ACORDOS DE BITRIBUTAÇÃO O TREATY SHOPPING 1 DETERMINAÇÃO DA JURISDIÇÃO APLICÁVEL NA JURISDIÇÃO BRASILEIRA OS TRATADOS

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Perspectivas e desafios Análise de caso: Empresas terceirizadas Luciano L. A. Moraes setembro/2014 Planejamento tributário Objetivo: Redução, postergação ou eliminação da carga

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Atualização em Impostos Municipais: IPTU, ITBI e ISSQN Possibilidades de aumento das receitas tributárias Data e Local: 14 e 15 de setembro de 2017 Vitória, ES Hotel Comfort Suites Av. Saturnino

Leia mais

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado Recife, 19 de julho de 2016 Armando Moutinho Perin Advogado Constituição Federal de 1988 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I direito tributário,

Leia mais

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES E PROVEDORES DE INTERNET. Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES E PROVEDORES DE INTERNET. Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES E PROVEDORES DE INTERNET Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor paulo@silvavitor.com.br ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL - Lei Complementar 155/2016. Vigência

Leia mais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais Direito Tributário Parte IX Impostos Municipais 1. Impostos Municipais Conceito e Generalidades Impostos Federais São considerados impostos municipais aqueles cuja instituição compete aos municípios. Art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 28/02/2019

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 28/02/2019 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 28/02/2019 E-mail: tributario8@legale.com.br AULA 38 ISS Por meio de lei complementar pode ser criada a lei do

Leia mais

Curso de especialização em direito tributário e processo tributário. Indicação de leitura complementar

Curso de especialização em direito tributário e processo tributário. Indicação de leitura complementar Curso de especialização em direito tributário e processo tributário Indicação de leitura complementar Cursos e manuais AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014 CARRAZZA,

Leia mais

Planejamento tributário legalidade norma geral antielisão jurisprudência administrativa e as recentes decisões do STJ

Planejamento tributário legalidade norma geral antielisão jurisprudência administrativa e as recentes decisões do STJ Planejamento tributário legalidade norma geral antielisão jurisprudência administrativa e as recentes decisões do STJ Paulo Ayres Barreto Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de

Leia mais

tributarioparaconcursos.wordpress.com

tributarioparaconcursos.wordpress.com PROVA COMENTADA DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA APLICADA EM 13/12/2015 PELO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG QUESTÃO 34 Leia o conceito a seguir. É vedado aos Municípios cobrar tributos

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Cooperação Acadêmica Sócio Fundador CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Sob a supervisão do Professor RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA e a coordenação do Professor MATEUS CALICCHIO BARBOSA, o INSTITUTO

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO DO IBDT MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO (2017)

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO DO IBDT MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO (2017) Cooperação Acadêmica Sócio Fundador CURSO DE ATUALIZAÇÃO MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO (2017) Cumprindo com a sua função estatutária de promover o ensino e a pesquisa do Direito

Leia mais

Regra Matriz de Incidência Tributária. O antecedente normativo / descritor da norma

Regra Matriz de Incidência Tributária. O antecedente normativo / descritor da norma CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann AULA 14 26/04/2017 Regra Matriz de Incidência Tributária Regra Matriz de Incidência Tributária Conceito de regra

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do direito tributário...

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS Prof. Thiago Gomes O ICMS E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS Incidente sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de

Leia mais

ISS ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO LOCAL DA INCIDÊNCIA DO TRIBUTO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (RECURSO ESPECIAL 1.060.210-SC)

ISS ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO LOCAL DA INCIDÊNCIA DO TRIBUTO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (RECURSO ESPECIAL 1.060.210-SC) ISS ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO LOCAL DA INCIDÊNCIA DO TRIBUTO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (RECURSO ESPECIAL 1.060.210-SC) José Eduardo Soares de Melo 12.09.13 I. ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO.

Leia mais

SEMINÁRIO TRIBUTAÇÃO DA INDÚSTRIA NA JURISPRUDÊNCIA DO CARF. Devolução de capital (ativos) aos sócios

SEMINÁRIO TRIBUTAÇÃO DA INDÚSTRIA NA JURISPRUDÊNCIA DO CARF. Devolução de capital (ativos) aos sócios SEMINÁRIO TRIBUTAÇÃO DA INDÚSTRIA NA JURISPRUDÊNCIA DO CARF Devolução de capital (ativos) aos sócios TRIBUTAÇÃO DA POSTERIOR VENDA PELO SÓCIO GERSON MACEDO GUERRA SITUAÇÃO FÁTICA E JURÍDICA Com o avanço

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br ISS: análise da nova Lei Complementar nº 116/2003 Carlos Eduardo Garcia Ashikaga* O Imposto sobre Serviços da Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é um tributo de competência municipal

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Cooperação Acadêmica Sócio Fundador CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Sob a supervisão do Professor RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA e a coordenação do Professor MATEUS CALICCHIO BARBOSA, o INSTITUTO

Leia mais

De modo pioneiro, lança o "CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE FISCAIS TRIBUTÁRIOS MUNICIPAIS".

De modo pioneiro, lança o CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE FISCAIS TRIBUTÁRIOS MUNICIPAIS. OBJETIVO: De modo pioneiro, lança o "CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE FISCAIS TRIBUTÁRIOS MUNICIPAIS". Como se sabe, em regra, as administrações tributárias municipais não oferecem treinamento para o

Leia mais

Tributação de Novas Tecnologias. Roberto França de Vasconcellos

Tributação de Novas Tecnologias. Roberto França de Vasconcellos Tributação de Novas Tecnologias Roberto França de Vasconcellos Conflito entre Estados e Municípios Sistema Tributário Brasileiro repartição de competências IPI (União), ICMS (Estados) e ISS (Municípios)

Leia mais

ISS NO STJ. Robinson Barreirinhas Agosto/2012

ISS NO STJ. Robinson Barreirinhas Agosto/2012 ISS NO STJ Robinson Barreirinhas robinson.barreirinhas@gmail.com Agosto/2012 ISS local da prestação DL 406/1968, art. 12. Considera-se local da prestação do serviço: a) o do estabelecimento prestador ou,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Beneficiamento e ISS Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza* 1. Hodiernamente, polêmica é a questão a saber se o beneficiamento dá azo à incidência de ISS ou IPI. 2. Com efeito,

Leia mais

Arrendamento Mercantil Leasing

Arrendamento Mercantil Leasing Arrendamento Mercantil Leasing 1. Conceito de Arrendamento Mercantil Leasing Segundo a Lei n. o 6.099, de 12 de setembro de 1974, considera se arrendamento mercantil, o negócio jurídico realizado entre

Leia mais

PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS)

PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS) 12/08/2015 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS INFORMADORES DO ISS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 08/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 08/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 08/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br rafael.matthes@hotmail.com AULA 35 TRIBUTOS EM ESPÉCIE - ISS Nem

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS DA FIESP/CIESP

GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS DA FIESP/CIESP GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS DA FIESP/CIESP Desconsideração da Personalidade Jurídica das Empresas Prestadoras de Serviços e Caracterização Segurados Empregados à Luz da Jurisprudência no CARF São Paulo

Leia mais

por Parte do Contribuinte.

por Parte do Contribuinte. CIESP CAMPINAS A Importância da Tributação nos Negócios e suas Possibilidades de Incremento e Competitividade Autuações Fiscais (tributos indiretos): Ações Preventivas por Parte do Contribuinte. Pedro

Leia mais

Presidente do Congresso: PAULO DE BARROS CARVALHO Coordenação: EURICO MARCOS

Presidente do Congresso: PAULO DE BARROS CARVALHO Coordenação: EURICO MARCOS Presidente do Congresso: PAULO DE BARROS CARVALHO Coordenação: EURICO MARCOS Segurança Jurídica na Tributação e Estado de Direito II Congresso Nacional de Estudos Tributários 14, 15 e 16 de dezembro de

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ISS Parte I Real Direto Fiscal Proporcional Instantâneo Legislação Básica Constituição Federal, art. 156, III CTN, artigos 71 a 73 revogados LC 116/03 Previsão constitucional

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO DO IBDT MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO DO IBDT MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO Cooperação Acadêmica Sócio Fundador CURSO DE ATUALIZAÇÃO MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO O INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO IBDT, entre outras iniciativas, o IBDT busca cumprir

Leia mais

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC)

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC) ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE 796.376-RG - SC) José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito São Paulo 15.12.2017 I. ITBI

Leia mais

ABUSO DE FORMA E O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA DO CARF. Prof. Dr. Marcos Aurélio Pereira Valadão (UCB)

ABUSO DE FORMA E O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA DO CARF. Prof. Dr. Marcos Aurélio Pereira Valadão (UCB) ABUSO DE FORMA E O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA DO CARF Prof. Dr. Marcos Aurélio Pereira Valadão (UCB) AVISO DISCLAIMER Esta apresentação, as ideias, e os pensamentos correspondentes representam

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos

TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos O QUE SERÁ DISCUTIDO HOJE: 1. Panorama geral da tributação das associações 2. ISS:

Leia mais

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E VANGUARDA: O TRÍPLICE ASPECTO DA FILOSOFIA CIAPIANA

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E VANGUARDA: O TRÍPLICE ASPECTO DA FILOSOFIA CIAPIANA 1 a PARTE COMO FISCALIZAR, CRUZAR, APURAR, CONFERIR, AUDITAR, PERICIAR, CONTROLAR, TRIBUTAR, COBRAR E RECEBER O ISS DE CARTÃO DE CRÉDITO, DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL N o 157, DE 29 DE DEZEMBRO

Leia mais

I V S E N A M. ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV. Ricardo Almeida Ribeiro da Silva 13 de setembro de 2013

I V S E N A M. ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV. Ricardo Almeida Ribeiro da Silva 13 de setembro de 2013 I V S E N A M ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV 13 de setembro de 2013 ROTEIRO 1) ISSQN sobre serviços oriundos (do) ou destinados ao exterior. Disciplina na Constituição

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO MÓDULO II

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO MÓDULO II CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO MÓDULO II 2014. 2 o SEMESTRE,, 1 o. O Conselho pelos Professores Bruno Fajersztajn, Paulo Victor Vieira da Rocha e Ramon Tomazela e monitoria de Tamara Helen.

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2019 15 de março de 2019 NEWSLETTER 1. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA STJ GARANTE DIREITO DE DEFESA AOS SÓCIOS EM EXECUÇÕES FISCAIS O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o incidente

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ISS Parte II Natureza da lista anexa STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO RE 361829 RJ (STF) Ementa: CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. ISS. LEI COMPLEMENTAR: LISTA DE SERVIÇOS:

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA O que é Planejamento Tributário? O conceito administrativo da palavra planejamento pode ser entendido como: Processo organizacional de criação de um plano, utilizando

Leia mais

2ª Fase Prática Tributaria Prof. Roberta Boldrin

2ª Fase Prática Tributaria Prof. Roberta Boldrin 2ª Fase Prática Tributaria Prof. Roberta Boldrin Determinada instituição de educação sem fins lucrativos foi autuada pelo Estado X, em razão do descumprimento de obrigação acessória prevista na legislação

Leia mais

Revisão de casos práticos

Revisão de casos práticos Revisão de casos práticos RUBENS KINDLMANN Em janeiro de 2018, a pessoa jurídica Decoramais Ltda., com sede no Município de São Paulo, prestou serviço de decoração e jardinagem no Município Diadema e não

Leia mais

20/10/ DEBATE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA VISÃO DO FISCO E DA JURISPRUDÊNCIA

20/10/ DEBATE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA VISÃO DO FISCO E DA JURISPRUDÊNCIA 20/10/2010 - DEBATE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA VISÃO DO FISCO E DA JURISPRUDÊNCIA EMPRESAS BRASILEIRAS R$ 100,00 FATURAMENTO BRUTO R$ 35,00 TRIBUTOS R$ 65,00 Custo das matérias-primas Custos de produção

Leia mais

Direito Tributário Obrigação tributária principal e acessória. 6. Fato gerador da obrigação tributária. 7. Sujeição ativa e passiva.

Direito Tributário Obrigação tributária principal e acessória. 6. Fato gerador da obrigação tributária. 7. Sujeição ativa e passiva. Direito Tributário Obrigação tributária principal e acessória. 6. Fato gerador da obrigação tributária. 7. Sujeição ativa e passiva. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Obrigação Tributária

Leia mais

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO Bem Vindo! IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU; O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro

Leia mais

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE 29.09.2017. José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito Faculdade de Direito GV Mestrado Profissional São Paulo - 13.04.2018 I.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito 2. Direito público e direito privado 3. Direito tributário 4. Direito tributário e os demais ramos do Direito 5. Estado 6. Receitas do Estado 7. Definição

Leia mais

II Congresso Internacional em Direito Tributário

II Congresso Internacional em Direito Tributário II Congresso Internacional em Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie A PROVA NO PLANEJAMENTO E NO PROCESSO TRIBUTÁRIO Fabiana Del Padre Tomé Doutora em Direito Tributário PUC/SP Professora

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 537, DE 2015

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 537, DE 2015 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 537, DE 2015 Regulamenta o parágrafo único do art. 116 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional), com a finalidade de estabelecer

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO DO IBDT MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO (2017)

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO DO IBDT MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO (2017) Cooperação Acadêmica Sócio Fundador CURSO DE ATUALIZAÇÃO MÓDULO II: TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO (2017) ð Cumprindo com a sua função estatutária de promover o ensino e a pesquisa do Direito

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

O ISS e a importação e exportação de serviços

O ISS e a importação e exportação de serviços O ISS e a importação e exportação de serviços Alberto Macedo Bacharel, Mestre e Doutor USP Presidente do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo ÍNDICE 1. Exportação de Serviços 2. Importação de Serviços

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani M O M E N T O D E R E F L E X Ã O 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani Planejamento Tributário atividade

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL Impostos Municipais: Noções Essenciais Professor Instrutor: JANETE PROBST MUNHOZ Receita e renuncia de Receita RECEITA IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E

Leia mais

Pós-Graduação. Direito Tributário e Aduaneiro

Pós-Graduação. Direito Tributário e Aduaneiro Pós-Graduação Direito Tributário e Aduaneiro - 2018 Disciplinas: 1) Sistema Constitucional Tributário e Normas Gerais de Direito Tributário 2) Normas Gerais de Direito Tributário e Poderes da Administração

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em 1º de janeiro de 2014, a União publicou lei ordinária instituindo Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE) incidente sobre as receitas decorrentes

Leia mais

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Reforma Tributária PEC 233 e alterações Aspectos relativos aos tributos federais: a visão da RFB 1 PROBLEMAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Receita Pública Prof. Cláudio Alves Lançamento O art. 53 da Lei 4.320/1964 define o lançamento da receita como o ato da repartição competente, que verifica a procedência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 02 Conceito de Tributo. A Constituição Federal atribui o poder

Leia mais

Planejamento Tributário: Análise da Jurisprudência sobre o Planejamento Tributário. Paulo Ayres Barreto Doutor PUC/SP e Livre docente USP

Planejamento Tributário: Análise da Jurisprudência sobre o Planejamento Tributário. Paulo Ayres Barreto Doutor PUC/SP e Livre docente USP : Análise da Jurisprudência sobre o Planejamento Tributário Paulo Ayres Barreto Doutor PUC/SP e Livre docente USP Pesquisa empírica realizada por pesquisador da FGV Walter Pedrosa Barreto Júnior - Decisões

Leia mais

Pós-Graduação. Direito Tributário e Aduaneiro

Pós-Graduação. Direito Tributário e Aduaneiro Pós-Graduação Direito Tributário e Aduaneiro - 2018 Disciplinas: 1) Sistema Constitucional Tributário e Normas Gerais de Direito Tributário 2) Normas Gerais de Direito Tributário e Poderes da Administração

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2017 TRIBUTOS Modalidades MODALIDADES DE TRIBUTOS Como vimos tributo seria a receita do Estado, que pode estar ou não vinculada a uma contra-prestação. Entretanto

Leia mais

Especialização em Direito Tributário. ISS Parte I

Especialização em Direito Tributário. ISS Parte I Especialização em Direito Tributário ISS Parte I Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal Prof.ª Luciana Batista IMPOSTOS DOS ESTADOS/ DISTRITO FEDERAL (art. 155, CF/88). ITCD : transmissão causa

Leia mais

ComentÁrios À Lei Complementar n. 116/03 de advogados para advogados

ComentÁrios À Lei Complementar n. 116/03 de advogados para advogados ComentÁrios À Lei Complementar n. 116/03 de advogados para advogados 1 14_05_Comentarios a Lei Complementar11603.indd 1 15/5/2009 17:49:16 Diego Marcel Bomfim (Coordenadores) ComentÁrios à Lei Complementar

Leia mais

Introdução ao direito tributário

Introdução ao direito tributário Capítulo 1 - Introdução ao direito tributário 1.1. Considerações iniciais 17 1.2. Conceito de tributo 19 1.3. Tipos de tributo.. 20 1.3.1. Imposto.... 20 1.3.2. Taxas..25 1.3.2.1. Diferenças entre taxa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 14 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO - É somente

Leia mais

Lei nº /14 e a base de cálculo do PIS e da COFINS nos diferentes regimes

Lei nº /14 e a base de cálculo do PIS e da COFINS nos diferentes regimes Lei nº 12.973/14 e a base de cálculo do PIS e da COFINS nos diferentes regimes Fabiana Del Padre Tomé Doutora pela PUC/SP Professora na PUC/SP e IBET CF/88: autorizava a tributação do faturamento Lei nº

Leia mais

introdução Direito Tributário

introdução Direito Tributário introdução Tributo: Conceito e Classificação. Sistema Constitucional Tributário Soberania Poder de Tributar Poder absoluto dentro de um território Soberania Poder de Tributar Poder de fato de exigir uma

Leia mais

INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA

INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Quantos dias o brasileiro trabalha para pagar impostos? E nos outros países?

Leia mais

O papel fundamental do CARF na realização da. Direito & DESENVOLVIMENTO Para melhorar o Brasil... PENSANDO O BRASIL...

O papel fundamental do CARF na realização da. Direito & DESENVOLVIMENTO Para melhorar o Brasil... PENSANDO O BRASIL... O papel fundamental do CARF na realização da Justiça Tributária: Eurico.santi@FGV.BR Direito & DESENVOLVIMENTO Para melhorar o Brasil... PENSANDO O BRASIL... PAPEL DO CARF & JUSTIÇA TRIBUTÁRIA Que é justiça

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site: Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site:  Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II 2012 DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br Site: www.claudiocarneiro.com.br Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II IMPOSTOS: FEDERAIS: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF, Extraordinário

Leia mais

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO IPI REVENDA DE IMPORTADOS IPI REVENDA DE IMPORTADOS Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI Constituição Federal: Outorga à União a competência para

Leia mais

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA Rafael Antonietti Matthes rafael@antoniettimatthes.com.br www.antoniettimatthes.com.br Parte 1. História da Propriedade no Brasil PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS ART. 150, I,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CO N TEXTUA LIZA ÇÃ O DO UTO R, PA PA I TIN HA A LG UM A S CA SA S EM SEU N O M E. NUN CA PAG O U IPTU E AG O RA ELE M O RREU.

Leia mais

SCM vs. SVA: COMO SEPARAR OS SERVIÇOS? COMO REALIZAR O MELHOR PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. Dr. Alan Silva Faria

SCM vs. SVA: COMO SEPARAR OS SERVIÇOS? COMO REALIZAR O MELHOR PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. Dr. Alan Silva Faria SCM vs. SVA: COMO SEPARAR OS SERVIÇOS? COMO REALIZAR O MELHOR PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Dr. Alan Silva Faria alan@silvavitor.com.br - CONSIDERAÇÕES INICIAIS: REBATENDO OS MITOS O serviço de conexão a internet

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Cássio Marques da Silva 2016 TRIBUTOS Modalidades 1 Anteriormente vimos que... Estado bem-comum recursos financeiros (dinheiro); Dinheiro tributos, empréstimos, repasses, leilões; Tributo 2 tipos:

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE OSVALDO SANTOS DE CARVALHO Secretaria da Fazenda de São Paulo 20 de junho de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES FEDERATIVOS

Leia mais

Sumário PARTE GERAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

Sumário PARTE GERAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Sumário PARTE GERAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO 1.1 Introdução 1.1.1 Sistema jurídico-tributário 1.2 Finalidade do Estado 1.3 Atividade financeira

Leia mais

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL...

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... Eurico Marcos Diniz de Santi Professor da FGV DIREITO SP Prêmio Livro do Ano 1996 1º Lugar PRÊMIO

Leia mais

Novo Regulamento do Imposto de Renda. Professor: Wagner Mendes

Novo Regulamento do Imposto de Renda. Professor: Wagner Mendes Novo Regulamento do Imposto de Renda Professor: Wagner Mendes 1 CONTEÚDO Introdução Novidades Considerações finais Introdução Após 19 anos sem modificações, o Regulamento do Imposto de Renda - RIR ganhou

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS Imunidade tem que estar previsto no

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL

SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL ISS - OS FATORES QUE ALTERAM A BASE DE CÁLCULO PALESTRANTE: Ricardo Cavalcante Antas Auditor Fiscal SMF Maceió/AL. 07 e 08 de agosto 2012. FATORES QUE ALTERAM A B.C. Imunidade

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 5 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE AÉREO.

Leia mais

O Parecer Normativo SF 04/2016 e a exportação de serviços

O Parecer Normativo SF 04/2016 e a exportação de serviços O Parecer Normativo SF 04/2016 e a exportação de serviços Murilo Galeote Procurador do Município de São Paulo Vice-Presidente do Conselho Municipal de Tributos (2016-2018) Assessor Jurídico na Secretaria

Leia mais