PROVA SIMULADA DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA SIMULADA DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO"

Transcrição

1 PROVA SIMULADA DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO 01) O Tabelião de Notas que concede, continuadamente descontos remuneratórios nos emolumentos para a lavratura de uma Escritura em seu Cartório, comete infração disciplinar punível com a seguinte pena: a) Repreensão. b) Advertência. c) Multa. d) Suspensão. e) Perda da delegação. 02) O Notário ou Registrador que reiteradamente deixar de afixar, em local visível e de fácil leitura, com acesso ao público, a Tabela de Emolumentos é punido com: a) Repreensão. b) Advertência. c) Multa. d) Suspensão. e) Perda da delegação. 03) O Registro Civil das Pessoas Naturais de Distrito, não sede de Comarca, está autorizado pela lei a praticar os seguintes atos, exceto: a) Os registros de casamento. b) O reconhecimento de firmas. c) Autenticação de cópia reprográfica. d) O registro da escritura de adoção. e) O registro de nascimentos e óbitos. 04) Os Serviços Notariais e de Registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir os seguintes princípios do Direito quanto aos atos jurídicos por eles praticados, exceto: a) Segurança. b) Publicidade. c) Autenticidade. d) Eficácia. e) Discricionariedade. 05) Compete ao Tabelião e Oficial de Registro de Contratos Marítimos, exceto: a) Lavrar atos relativos à cessão de direitos sobre ilha. b) Reconhecer firmas em documentos a fins de direito marítimo. c) Expedir traslados e certidões. d) Lavrar atos relativos à transação de embarcações. e) Registrar contratos relativos à compra e venda de embarcações. 06) São deveres dos Notários e dos Oficiais de Registro, exceto: a) Proceder de forma a dignificar a função exercida, tanto nas atividades profissionais quanto na vida privada. b) Facilitar, por todos os meios, o acesso à documentação existente às pessoas legalmente habilitadas. c) Exercer opção nos casos de desmembramento ou desdobramento de sua Serventia.

2 d) Atender prioritariamente as requisições de papéis, documentos, informações ou providências que lhes forem solicitadas pelas autoridades judiciárias ou administrativas para a defesa das pessoas jurídicas de direito público em juízo. e) Atender às partes com eficiência, urbanidade e presteza. 07) Assinale a alternativa correta: a) Os escreventes poderão praticar, independentemente de autorização do Titular, todos os atos da Serventia. b) A responsabilidade civil dos Notários e Registradores depende da responsabilidade criminal. c) A perda da delegação independe de sentença judicial transitada em julgado. d) Em cada Serviço Notarial ou de Registro haverá tantos substitutos, escreventes e auxiliares quantos forem necessários, a critério de cada Notário ou Oficial de Registro. e) O Notário ou Registrador que, prestando concurso, foi removido para outra Serventia, deverá aguardar dois anos para fazer novo Concurso de Remoção. 08) Assinale a alternativa errada: a) Os Notários e Oficiais de Registro poderão, para o desempenho de suas funções, contratar escreventes, dentre eles escolhendo os substitutos e auxiliares como empregados com remuneração determinada pelo juízo competente. b) Os substitutos poderão, simultaneamente com o Notário ou Oficial de Registro, praticar todos os atos que lhe sejam próprios, exceto nos Tabelionatos de Notas, lavrar testamentos. c) A fiscalização judiciária da prática dos atos notariais e de registro e da contagem, cobrança e pagamentos de emolumentos será exercida pela Corregedoria Geral de Justiça e pelo Juiz de Direito, Diretor do Foro, de ofício ou mediante requerimento do Ministério Público ou do interessado. d) É vedada a cobrança de valores por ato retificatório ou renovado, em razão de erro imputável a Tabelião, Oficial de Registro ou seus prepostos. e) O Notário ou Registrador fornecerá recibo circunstanciado dos valores cobrados e cotará a respectiva quantia à margem do documento a ser entregue ao interessado. 09) Quanto à atividade notarial, marque a opção errada: a) A atividade notarial de foro extrajudicial é um serviço público exercido por delegação e fiscalizado pelo Estado. b) Não possuem os Tabelionatos de Notas personalidade jurídica. c) Os Tabelionatos de Notas são capazes para figurar no pólo passivo de obrigação fiscal. d) O Tabelionato de Notas não está sujeito à cobrança da taxa de licenciamento. e) É ilícito exigir dos Tabelionatos o cadastramento fiscal.

3 10) A Constituição Federal estabelece, no art. 236, que os Serviços Notariais e de Registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público e ainda no 2º deste artigo, que o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos. Quanto a isso, podemos afirmar, exceto: a) A Constituição extinguiu outras formas, porventura existentes, de provimento dos Serviços Notariais e de Registro que vigoravam anteriormente. b) Na delegação, a atividade permanece como competência do delegante, exercendo-a em nome daquele e não como direito próprio. c) A atividade particular pode ser regulamentada, restringida, mas não delegada. d) A ênfase dada ao exercício "em caráter privado" significa que ele tenha se tornado, por esta referência, desempenho de direito privado. e) O caráter privado é do delegado e não do serviço. 11) Considere as afirmativas abaixo: I - A fé pública afirma a certeza e a verdade dos assentamentos que Notários e Registradores pratiquem. II - A Escritura Pública e o Registro criam presunção absoluta de verdade, uma vez que atos praticados por autoridade revestida de fé pública. III - A presunção "iuris tantum" de verdade da Escritura Pública não dá autenticidade substancial ao negócio causal ou ao fato jurídico de que se originam. Diante delas, podemos concluir que: a) Todas as alternativas estão corretas. b) Apenas a alternativa I está correta. c) Apenas as alternativas I e II estão corretas. d) Apenas as alternativas I e III estão corretas. e) Apenas as alternativas II e III estão corretas. 12) A relação entre o Delegado dos Serviços Notariais e de Registro e o seu Juiz Corregedor quando da função fiscalizadora é: a) Administrativa, embora judicial. b) Hierárquica, porque existe subordinação. c) Administrativa, porquanto jurisdicional. d) Jurisdicional. e) Nenhuma das afirmações acima. 13) A delegação para o exercício da atividade notarial e de registro independe de: a) Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos. b) Nacionalidade brasileira, primária ou secundária. c) Capacidade civil. d) Verificação de conduta fidedigna. e) Idoneidade. 14) Quanto aos prepostos do Delegado, a partir da Lei 8.935/94, podemos afirmar: a) São nomeados com remuneração livremente ajustada pelo Titular. b) O Delegado deverá encaminhar ao Juízo competente os nomes dos escreventes contratados. c) Só os auxiliares são considerados empregados.

4 d) Os escreventes possuem estabilidade. e) Todas as respostas acima estão erradas. 15) Diz o art. 22 da Lei 8.935/94 que "Os Notários e Oficiais de Registro responderão pelos danos que eles e seus prepostos causem a terceiros, na prática de atos próprios da Serventia, assegurado aos primeiros direito de regresso no caso de dolo ou culpa dos prepostos". Tal dispositivo consagra a teoria da: a) Responsabilidade subjetiva do Estado. b) Responsabilidade subjetiva do Delegado. c) Responsabilidade objetiva do Estado. d) Responsabilidade objetiva do Delegado. 16) Não é hipótese de incompatibilidade, no que diz respeito ao exercício da atividade Notarial ou de Registro: a) Bacharelado em Direito. b) Diplomação em cargo eletivo. c) Intermediação de seus serviços. d) Função pública. e) Emprego público. 17) É caso de perda da delegação: a) Morte. b) Aposentadoria. c) Sentença judicial transitada em julgado. d) Invalidez. e) Renúncia. 18) Analise as seguintes assertivas: I - A apuração de faltas implica necessariamente no afastamento do Titular pelo prazo de 90 (noventa) dias, prorrogáveis por mais de 30 (trinta) dias. II - O Titular nada perceberá se não for absolvido no processo disciplinar instaurado. III - O Titular poderá ser suspenso pelo prazo de lei, quando da apuração de faltas imputadas a ele, mas sempre será designado para responder pela Serventia ou o seu substituto. Pode se concluir que: a) Todas as alternativas são verdadeiras. b) Nenhuma das alternativas é verdadeira. c) Apenas as alternativas I e III são verdadeiras. d) Apenas a alternativa I não é falsa. e) Apenas as alternativas I e II são verdadeiras. 19) Quanto à atividade notarial e de registro, podemos afirmar, exceto: a) A característica essencial da delegação é a de que o delegado é simples executor material das funções do delegante, e não dispor de uma certa margem de autonomia própria, para o exercício das funções a ele transmitidas. b) A delegação outorgada aos Notários e Registradores é considerada como delegação de poder. c) A delegação outorgada é delegação de competência. d) O poder delegante da atividade é o Estado Federado. e) Ao se analisar com mais profundidade a natureza dos serviços notariais e de registro,

5 podemos concluir que estamos à frente de uma verdadeira instituição, entidade do Estado, corpo social, independente, não integrante do governo ou de outro poder público. 20) Quanto à atividade exercida pelos Tabeliães de Notas, podemos afirmar, exceto: a) A ação notarial é eminentemente de profissional público do direito, não a serviço de uma das partes, mas sim do negócio. b) Age o Notário como magistrado, equidistante das partes, cuidando de negócio de direito material, sem qualquer conotação de ato administrativo. c) Quando o Tabelião de Notas lavra uma Escritura de Emancipação outorgada pelos pais, pratica ato de jurisdição voluntária. d) Quando o Tabelião de Notas lavra uma Escritura de Partilha Amigável, ou de ação de divisão, pratica ato de jurisdição voluntária. e) O princípio da "qualificação do título" é princípio privativo do Tabelião de Notas. 21) Quanto ao Registro de Imóveis, é correto afirmar: a) O fenômeno registral é ato típico de jurisdição, de vez que, se o ato recebe a aquiescência registral, e é efetivado o registro, defere-se a propriedade em ato constitutivo. b) Sempre o registro é ato declaratório. c) A averbação, por ser ato de menor importância dentro de Registro de Imóveis, pode ser efetuada por qualquer auxiliar. d) O protocolo só pode ser encerrado pelo Titular do Serviço. e) Quando em uma comarca existir mais de um Serviço Registral, o serviço deverá ser distribuído. 22) Assinale a alternativa errada: a) O saber prudencial do registrador é um saber subordinado a outros saberes e ao direito normativo. b) A subordinação do registrador à legalidade estrita deriva da teleologia da instituição registrária, que se encontra na outorga de segurança jurídica. c) No ato registral não se encontra a mínima adesão ao positivismo normativista. d) A segurança é a enteléquia do registro imobiliário. e) O registrador não pode, a pretexto de busca de maior eficácia, vulnerar o justo legal, ignorando que é função do direito normativo humano a criação da segurança jurídica, a que o registrador deve servir. GABARITO 01 - D 02 - D 03 - D 04 - E 05 - A 06 - C 07 - D 08 - A 09 - C 10 - D 11 - D 12 - A 13 - D 14 - E 15 - D 16 - A 17 - C 18 - B 19 - A 20 - E 21 - A 22 - C

ESNOR Aula:08/04/2018

ESNOR Aula:08/04/2018 ESNOR Aula:08/04/2018 Juliana Mendonça Alvarenga Doutoranda em Direito Privado pela PUC-MG Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Univ. Anhanguera Oficial

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO

DIREITO IMOBILIÁRIO P á g i n a 1 Professor Marcus V. Kikunaga DIREITO IMOBILIÁRIO imobiliário5@legale.com.br TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL PRINCÍPIOS 1- Publicidade (Discutido na aula anterior) Princípio da

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS.

REGISTRO DE IMÓVEIS. REGISTRO DE IMÓVEIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. REGISTROS PÚBLICOS EM GERAL...6 Fontes...6 Natureza Jurídica dos Serviços Notariais/Registro:...6 Atividade...7 Responsabilidade Penal do Tabelião/Oficial...7

Leia mais

SINAL PÚBLICO

SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO CONSULTA DE SINAL PÚBLICO Módulo CNSIP do CENSEC Consulta de sinal Escolher Estado, Cidade e Cartório da consulta Selecionar o cartório

Leia mais

TÍTULO I DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS. Capítulo I NATUREZA E FINS. Capítulo II DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES

TÍTULO I DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS. Capítulo I NATUREZA E FINS. Capítulo II DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES Capítulo I - NATUREZA E FINS TÍTULO I DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS Capítulo I NATUREZA E FINS Capítulo II DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES Art. 1.º Serviços notariais e de registro são os de organização

Leia mais

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. DIFERENÇAS ENTRE OS CARTÓRIOS

Leia mais

LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994

LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994. Artigo 236 da Constituição Federal Mensagem de veto Regulamento Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994. (Vide artigo 236 da Constituição) Mensagem de veto Regulamenta o art. 236 da Constituição

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 9 06/07/2012 02:02 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994. Artigo 236 da Constituição Federal Mensagem de veto Regulamento Regulamenta

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Litigio Juiz Oficio judicial = operacionaliza o litígio DIREITO MATERIAL Única (forma pública) = cartórios

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos

Leia mais

Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências.

Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências. LEI Nº 12.352 DE 08 DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

Parte I Regime jurídico da atividade notarial e registral

Parte I Regime jurídico da atividade notarial e registral 17º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados Painel sobre Procedimentos Cartorários afetos à Justiça do Trabalho: Aspectos jurídicos e práticos da ferramenta de penhora online Parte I Regime

Leia mais

LEI N o 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 Regulamenta o artigo 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro.

LEI N o 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 Regulamenta o artigo 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. LEI N o 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 Regulamenta o artigo 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. c Publicada no DOU de 21-11-1994. c Lei n o 6.015, de 31-12-1973

Leia mais

Lei Estadual nº /2011

Lei Estadual nº /2011 Lei Estadual nº 12.352/2011 LEI Nº 12.352 DE 08 DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências.

Leia mais

ESNOR Aula:08/04/2018

ESNOR Aula:08/04/2018 ESNOR Aula:08/04/2018 Juliana Mendonça Alvarenga Doutoranda em Direito Privado pela PUC-MG Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Univ. Anhanguera Oficial

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2019 (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) Susta os efeitos do Provimento nº 77, de 07 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que

Leia mais

O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS

O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS O QUE SÃO SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS? Art. 236 - CF/88 - Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul, integrada pelo

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº B DE 1997 EMENDA DE REDAÇÃO Nº 1

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº B DE 1997 EMENDA DE REDAÇÃO Nº 1 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 3.405-B DE 1997 Altera a Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, para dispor sobre o provimento da titularidade da delegação

Leia mais

LINGUAGEM JURÍDICA NOTARIAL REGISTRAL.

LINGUAGEM JURÍDICA NOTARIAL REGISTRAL. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 19/04/2018 LINGUAGEM JURÍDICA NOTARIAL REGISTRAL. Prenotação: É o ato administrativo de lançamento de informações do título no livro protocolo o

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Tem como objetivo a materialização do direito de tutela da manifestação de vontade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Tem como objetivo a materialização do direito de tutela da manifestação de vontade. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Atividade Notarial: Tem como objetivo a materialização do direito de tutela da manifestação de vontade.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 07/06/2018 DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 07/06/2018 DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 07/06/2018 DIREITO NOTARIAL Direito Notarial Origem: decorre de uma função social = uniformizar linguagem para manifestação do consentimento (manifestação

Leia mais

CARTÓRIOS. Prep Conc Quest Disc Com -Cartorios-Soares-2ed.indb 3 22/02/ :50:52

CARTÓRIOS. Prep Conc Quest Disc Com -Cartorios-Soares-2ed.indb 3 22/02/ :50:52 Juliana Pereira Soares CARTÓRIOS 2017 Prep Conc Quest Disc Com -Cartorios-Soares-2ed.indb 3 22/02/2017 08:50:52 LEI DOS CARTÓRIOS (LEI 8.935/94) 1. DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS 1.1. Natureza e

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL São servidores da Justiça: I - Tabelião de Notas, com função cumulada de Tabelião e Oficial de Registro de Contratos Marítimos; II - Oficial do Registro Civil

Leia mais

SENTENÇA. O 3º Tabelião de Notas apresentou as informações de fls. 21/28, juntando os documentos de fls. 29/44.

SENTENÇA. O 3º Tabelião de Notas apresentou as informações de fls. 21/28, juntando os documentos de fls. 29/44. fls. 54 SENTENÇA Processo Digital nº: 0011010-52.2018.8.26.0344 Classe - Assunto Pedido de Providências - Tabelionato de Notas Requerente: Primeiro Tabelião de Notas e Protestos de Titulos e Letras de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008 EMENTA. Disciplina a investidura nos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Pernambuco e dá outras providências.

Leia mais

A função social das Atividades Notarial e Registral

A função social das Atividades Notarial e Registral IX Simpósio de Direito Contemporâneo 20, 21 e 22 de maio, em Santa Rosa-RS João Pedro Lamana Paiva A função social das Atividades Notarial e Registral Constituição Federal Art. 236. Os serviços notariais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ADMINISTRATIVA TRANSIÇÃO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS RELATÓRIO DE RECEBIMENTO DE ACERVO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS ENCAMINHAMENTO DO TÍTULO DE OUTORGA Certificação JCP e envio para CGJ no prazo de 10 dias item

Leia mais

- A - - C - CÂMARA ESPECIAL - competência para conhecer recurso interposto das decisões originárias do Corregedor Geral da Justiça: V/2.

- A - - C - CÂMARA ESPECIAL - competência para conhecer recurso interposto das decisões originárias do Corregedor Geral da Justiça: V/2. N O R M A S D O P E S S O A L D O S S E R V I Ç O S E X T R A J U D I C I A I S 1 - A - ACUMULAÇÃO DE CARGOS - proibição: I/3 AFASTAMENTO (S) - disposições gerais: III/1 a 2.4 - do notário ou oficial de

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 263 ACÓRDÃO Registro: 2015.0000917209 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2120654-60.2015.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante BANCO BRADESCO S/A,

Leia mais

COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO

COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO Aos Juízes de Direito, nos limites de sua jurisdição, compete LOJBA, 64: I - abrir, encerrar e rubricar os livros dos respectivos Cartórios; II - designar substitutos

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS.

REGISTRO DE IMÓVEIS. REGISTRO DE IMÓVEIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. REGISTROS PÚBLICOS EM GERAL...6 Fontes...6 Natureza Jurídica dos Serviços Notariais/Registro:...6 Atividade...7 Responsabilidade Penal do Tabelião/Oficial...7

Leia mais

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular.

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular. PROFESSOR Kikunaga Aula 27.02.2019 Teoria Geral do Direito Notarial e Registral Art. 236 CF - Atividade Notarial (Sui Generis) Objetivo outorgar a fé pública do estado para um particular. OBS: Fé-Pública:

Leia mais

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Kikunaga 1-) Estrutura: Litigioso D. Material BUSCAR A PAZ SOCIAL Consensual Prescrito Plúrima Única Não Defeso Descumprimento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável:

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição: Horário da

Leia mais

CARTAS PRECATÓRIAS (CNJud, 167, 4º a 10): O recolhimento de custas pela expedição e cumprimento de cartas precatórias deverá ser comprovado, em

CARTAS PRECATÓRIAS (CNJud, 167, 4º a 10): O recolhimento de custas pela expedição e cumprimento de cartas precatórias deverá ser comprovado, em CARTAS PRECATÓRIAS (CNJud, 167, 4º a 10): O recolhimento de custas pela expedição e cumprimento de cartas precatórias deverá ser comprovado, em regra, no juízo deprecante, e certificado pelos Juízos deprecante

Leia mais

Inventário e Partilha Extrajudicial

Inventário e Partilha Extrajudicial Universidade Federal de Pernambuco CCJ - Faculdade de Direito do Recife 3º Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado Direito Notarial e Registral Inventário e Partilha Extrajudicial 2016

Leia mais

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FUNÇÃO NOTARIAL

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FUNÇÃO NOTARIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FUNÇÃO NOTARIAL Vitor Hugo Nunes LOURENÇO 1 Claudio José Palma SANCHEZ² RESUMO: O trabalho presente visa discorrer a respeito do serviço notarial brasileiro como em seus aspectos

Leia mais

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos.

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 21/06/2018 ATA NOTARIAL. Notariado latino função social prevenção de litigio (notarial/ registral). Segurança Jurídica = Autenticação (Paz Social)

Leia mais

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA NOVO CPC ART. 1.071 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (LEI N. 6.015/1973, ART. 216-A CIRCULAR N. 26/2016-CGJ-SC)

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ Disciplina a manutenção e escrituração de Livro Diário Auxiliar pelos titulares de delegações e pelos responsáveis interinamente por delegações vagas do serviço extrajudicial

Leia mais

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 157 Alteram-se os procedimentos para os registros dos atos nos Serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Tabelionato de Notas. O Desembargador LEONARDO LUSTOSA, Corregedor- Geral

Leia mais

VISTOS. Sendo assim, requer e indaga o consulente: 1) a lauda 1

VISTOS. Sendo assim, requer e indaga o consulente: 1) a lauda 1 fls. 6 SENTENÇA Processo Digital nº: 0010441-51.2018.8.26.0344 Classe - Assunto Dúvida - Notas Requerente: 1º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos Marília - SP Tipo Completo da Parte Nome da

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 277 Registro: 2015.0000674236 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Embargos Infringentes nº 1006461-55.2013.8.26.0053/50000, da Comarca de, em que é embargante ANTONIO LUIZ DIOGO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. j."'r1 CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA. Processo n 2018/

PODER JUDICIÁRIO. j.'r1 CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA. Processo n 2018/ 33 -^HB EE2J TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO j."'r1 Processo n 2018/00138965 (67/2019-E) 2S-* Processo Administrativo Disciplinar - Tabelião de Notas - "^ 3==^ Recurso administrativo - Recorrente

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça:

Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça: PODER JUDICIÁRIO 1 Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas Sistema de emissão, transmissão, recepção e arquivo, em meio digital, de certidões imobiliárias em formato eletrônico, no âmbito da Comarca

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51 Processo nº 0010-07/000091-0 Parecer nº 08/2007-SLA O desembargador Jorge Luís Dall Agnol, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas atribuições, considerando a publicação da Lei nº 11.441/07, que alterou

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL Impostos Municipais: Noções Essenciais Professor Instrutor: JANETE PROBST MUNHOZ Receita e renuncia de Receita RECEITA IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais

PROVIMENTO nº 037/2008-CGJ

PROVIMENTO nº 037/2008-CGJ PROVIMENTO nº 037/2008-CGJ Autoriza os serviços de registro imobiliário a procederem à averbação dos contratos referentes aos imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação. O Excelentíssimo

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO,

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO, RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO, POR ATO PRATICADO POR TABELIÃO. RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Ato Praticado por Serventuário de Cartório de Registro de Imóveis. Alegação de não se Tratar de

Leia mais

Da Solicitação. Do Prazo

Da Solicitação. Do Prazo ORIENTAÇÕES CONJUNTAS DO COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL SEÇÃO SÃO PAULO E DA ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS SOBRE O PROVIMENTO DA EGRÉGIA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

3ª Questão No que tange à responsabilidade imbuída aos Notários e Registradores é incorreto afirmar: Alternativas:

3ª Questão No que tange à responsabilidade imbuída aos Notários e Registradores é incorreto afirmar: Alternativas: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Sobre o histórico das atividades de notas e registros públicos no Brasil, é correto afirmar: a) a atividade notarial e registral passou a existir no Brasil com o advento

Leia mais

ESNOR Aula:19/01/2018

ESNOR Aula:19/01/2018 ESNOR Aula:19/01/2018 Juliana Mendonça Alvarenga Doutoranda em Direito Privado pela PUC-MG Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Univ. Anhanguera Oficial

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87 Tabela de Emolumentos / 2012 Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 112/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Setor de Certidão da Corregedoria Geral de Justiça.

Setor de Certidão da Corregedoria Geral de Justiça. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 47 Setor de Certidão da Corregedoria. Elaborado por: Roberto

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA EM DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO Des. José Olegário Monção

Leia mais

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00.

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00. b) Sobre o que exceder de R$ 50,00 até R$.000,00, adicional de 2% 5% c) Sobre o que exceder de R$.00,00 até R$5.000,00. adicional de % 6% 2. Sobre o que exceder de R$ 5.00,00, adicional de 0,5% 6,50% a)

Leia mais

Tem como característica a aquisição e constituição da personalidade jurídica das sociedades de natureza simples.

Tem como característica a aquisição e constituição da personalidade jurídica das sociedades de natureza simples. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 29/03/2018 Espécies de serventia (continuação). Registral 1. Registro Civil de Pessoas Naturais; 2. Registro das Pessoas Jurídicas; 3. Registro de

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Títulos judiciais trabalhistas e o registro de imóveis

Títulos judiciais trabalhistas e o registro de imóveis Títulos judiciais trabalhistas e o registro de imóveis Pontos Controvertidos Fabio Costa Pereira Oficial do Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Pilar do Sul 1) Títulos judiciais trabalhistas realmente

Leia mais

Dispõe sobre a aprovação das novas Tabelas de Custas e Emolumentos dos Serviços Judiciais e Extrajudiciais do Estado de Rondônia.

Dispõe sobre a aprovação das novas Tabelas de Custas e Emolumentos dos Serviços Judiciais e Extrajudiciais do Estado de Rondônia. Regimento de Custas PROVIMENTO Nº 32/2009-CG Porto Velho, 10 de dezembro de 2009 Dispõe sobre a aprovação das novas Tabelas de Custas e Emolumentos dos Serviços Judiciais e Extrajudiciais do Estado de

Leia mais

NORMAS DO PESSOAL DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS

NORMAS DO PESSOAL DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS Página 1 (ARQUIVO ATUALIZADO EM 19/01/2015) PROVIMENTO Nº 5/96 CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA ESTADO DE SÃO PAULO NORMAS DO PESSOAL DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS Desembargador MÁRCIO MARTINS BONILHA Corregedor

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 18/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a CF atribui a função típica jurisdicional JURISDIÇÃO = juris (Direito) + dictionis (ação de dizer) = DIZER O DIREITO.

Leia mais

Minuta da Tabela dos Atos Extrajudiciais de Goiás 2017

Minuta da Tabela dos Atos Extrajudiciais de Goiás 2017 5,0% 39,0% TABELA XIII - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS, TABELIÃES E OFICIAIS DO REGISTRO DE CONTRATOS MARÍTIMOS Ord. Codificação Legal/ Nome Atual Cód./Id Emolumento Taxa Judiciária (Provimento ISS 5% FUNDOS

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição:

Leia mais

Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis

Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis Vander Zambeli Vale Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Betim Compete ao CNJ : CRIAÇÃO DO CNJ PELA EMENDA 45/2004 COMPETÊNCIA REGULAMENTAR

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO AS QUESTÕES DE NÚMEROS 21 a 26 SÃO BASEADAS NA LEI COMPLEMENTAR N.º 34, DE 12-9-94, COM A REDAÇÃO RESULTANTE DE ALTERAÇÕES POSTERIORES. QUESTÃO 21: NÃO se inclui entre os órgãos

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS Tabela elaborada sob responsabilidade do IEPTB-SP. Lei 11.331, de 26 de dezembro de 2002, publicada no DOE-SP em 27 de dezembro de 2002. Decreto 47.589,

Leia mais

Manual do Tabelionato de Notas

Manual do Tabelionato de Notas Manual do Tabelionato de Notas para emissão de guias de recolhimento ao FUNREJUS 1 Manual do Tabelionato de Notas PARA EMISSÃO DE GUIAS DE RECOLHIMENTO AO FUNREJUS Versão 01.15 1. Emissão de guias de recolhimento

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Para que se possa fazer inventário extrajudicial é

Leia mais

PROCESSO Nº 2018/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE

PROCESSO Nº 2018/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE PROCESSO Nº 2018/17542 - SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO - CONSULTA - APOSTILAMENTO - COMPETÊNCIA - RESOLUÇÃO

Leia mais