Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2"

Transcrição

1 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2016

2 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você, para sua família e para a escola as diretrizes pedagógicas que são esperadas e valorizadas nesse período. É um prazer estarmos juntos em 2016 cuidando de sua formação! A escola só existe porque você está aqui. Realizamos nosso trabalho para ajudá-lo a se tornar um ser humano autônomo, produtivo, criativo e empreendedor, um cidadão que seja feliz e faça os outros felizes. Perseguiremos esse objetivo através dos conteúdos escolares, dos saberes construídos em todas as disciplinas, da sua dedicação aos estudos e dos compromissos que esta escola e sua família têm com sua educação. Seus pais/responsáveis, em parceria com a escola, também são peças fundamentais para esse processo. Desejamos um ano escolar de muito sucesso! Equipe de Coordenação, Orientação e os Professores.

3 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA I PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Compreender o processo de subordinação como uma relação de dependência sintática entre as orações; Compreender porque as orações subordinadas podem equivaler a substantivos, adjetivos ou advérbios. II ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Identificar as funções sintáticas exercidas pelas Orações Subordinadas Substantivas; Apreender os tipos de Orações Subordinadas Substantivas, relacionando-os com as funções sintáticas do período simples. III PRONOME RELATIVO Compreender a definição morfológica do pronome relativo; Identificar as funções sintáticas exercidas pelos pronomes relativos; Aplicar devidamente os pronomes relativos em um contexto; Compreender os pronomes relativos como ganchos sintáticos na construção de um texto. IV ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Compreender a equivalência entre Oração Subordinada Adjetiva e um adjetivo ou locução adjetiva; Compreender o pronome relativo como elemento fundamental na construção das Orações Subordinadas Adjetivas; Apreender os tipos de Orações Subordinadas Adjetivas. V ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Relembrar o papel do advérbio e dos adjuntos adverbiais; Apreender os tipos de Orações Subordinadas Adverbiais. VI ORAÇÕES REDUZIDAS Diferenciar as orações desenvolvidas das reduzidas; Reconhecer os tipos de orações reduzidas; Desenvolver uma oração reduzida; Reduzir uma oração desenvolvida; Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pela opção por relações de subordinação ou por relações de coordenação na construção do texto.

4 REDAÇÃO I O POEMA Perceber os efeitos produzidos pelo poema; Reconhecer sensações a partir da leitura de um poema; Reconhecer a métrica num poema: rimas, versos e estrofes; Identificar a conotação num poema; Identificar figuras de linguagem que compõem o sentido figurado do poema; Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos; Observar o tema central; Produzir um poema. II O DIÁRIO Verificar as formas de registro no gênero diário ; Identificar os tipos de linguagem presentes nesse gênero; Análise dos tempos verbais utilizados nesse tipo de texto narrativo; Estabelecer relação entre a realidade e ficção; Reconhecer a possibilidade de registro histórico realizado no diário; Observar os diferentes tipos de diários; Compor um mini diário. III AS CARTAS Observar as principais características do gênero carta; Diferenciar os principais tipos de Cartas; Ressaltar a importância do objetivo nos diferentes tipos de cartas. A argumentação, a narração e/ou a descrição presentes no gênero. Identificar a importância social desse; Produzir diferentes tipos de cartas. EDUCAÇÃO FÍSICA Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas. Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sócias. Desenvolver e aprimorar habilidades motoras e esportivas de Basquetebol e voleibol.

5 INGLÊS Nível D VOCABULÁRIO The environment British or American English Describing people s age METAS Ler e interpretar textos. Trabalhar a compreensão auditiva através de textos, entrevistas e músicas e filmes. Produção de texto. Identificar o meio ambiente. Empregar o Will nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Empregar first conditional corretamente Identificar o tempo verbal das frases para empregar o question tag corretamente. Empregar presente perfect com for e since Diferenciar o vocabulário de British e American English. Descrever as pessoas referente à idade. Nível E VOCABULÁRIO Music and Musical Instruments Medicine Language of Internet (Information technology and computers) METAS Ler e interpretar textos. Trabalhar a compreensão auditiva através de textos, entrevistas e músicas e filmes. Produção de texto. Identificar o Instrumentos Musicais. Empregar o Present Perfect Continuous nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Empregar o Present Perfect Simple nas frases afirmativas, negativas e interrogativas.

6 Identificar vocabulário medico. Aplicar Relatives Clauses Aplicar o Used to Empregar Second Conditional corretamente Identificar linguagem da inter ESPANHOL Conteúdos (Lección 4) Textos para leitura e compreensão. Páginas do Livro:37, 38, 44, 45 Empregar os verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo Páginas do Livro:39, 40, 41 Usar adequadamente as conjunções Y/E, O/U. Páginas do Livro:41, 42 Empregar a conjunção Ojalá em diversos contextos. Página do Livro:43 Exercícios de revisão. Páginas do Livro:45, 46 Exercícios complementares. Páginas do Livro:103, 104 Conteúdos (Lección 5) Textos para leitura e compreensão. Páginas do Livro:48, 49, 50, 56, 57 Identificar a ocorrência de apócope nos numerais. Páginas do Livro:51, 52, 53, Identificar e empregar adequadamente as palavras heterogenéricas. Páginas do Livro:54, 55 Exercícios complementares. Páginas do Livro:105, 106 Conteúdos (Lección 6) Textos para leitura e compreensão. Páginas do Livro:58, 59, 60, 67 Empregar adequadamente os pronomes complemento direto e indireto. Páginas do Livro:61, 62, 63, 64, 65 Falar sobre fatos reais e fatos hipotéticos utilizando as expressões Es cierto que, Es verdad que, Es evidente que etc. Página do Livro:66 Exercícios de revisão. Páginas do Livro: 61, 62, 63, 64, 65, 68, 69 Exercícios complementares. Páginas do Livro: 107, 108 Conteúdos (Todas las lecciones) Ser capaz de resolver atividades enviadas por . Sites da internet. Dramatizar, em espanhol, situações do cotidiano. Outros.

7 ARTE Design: diferentes tipos de design e os principais artistas do mercado; Publicidade: para que serve? Como funciona uma agência publicitária? A publicidade ontem e hoje. Campanha publicitária. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA Equações redutíveis à equação do segundo grau. Teorema de Tales Determinar a razão de dois segmentos dados; Reconhecer segmentos proporcionais, em um feixe de paralelas, como segmentos que formam uma proporção; Aplicar o teorema de Tales. Semelhança Reconhecer figura geometrias semelhantes; Reconhecer dois triângulos semelhantes como triângulos que tem os ângulos correspondentes congruentes e os lados homólogos proporcionais; Aplicar o teorema fundamental de semelhança de triângulos; Aplicar e demonstrar que, se dois triângulos possuem dois ângulos respectivamente congruentes, então eles são semelhantes; Obter a base media de um triangulo. Relações métricas no triângulo retângulo Identificar em um triangulo retângulo a hipotenusa, os catetos, as projeções dos catetos sobre a hipotenusa e a altura relativa à hipotenusa; Reconhecer que as relações métricas são resultados decorrentes da semelhança de triângulos; Identificar e demonstrar o teorema de Pitágoras; Calcular a diagonal do quadrado e a altura de um triangulo equilátero; Aplicar o teorema de Pitágoras para calcular elementos do retângulo, do losango, do trapézio e do triangulo isósceles. Razões trigonométricas no triangulo retângulo Calcular o seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo de um triangulo retângulo;

8 Aplicar os conceitos de seno, cosseno e tangente na resolução de problemas; Obter os valores do seno, do cosseno e da tangente de 30º, 45º e 60º; Aplicar os valores do seno, do cosseno e da tangente dos ângulos notáveis na resolução de problemas. Relações métricas num triângulo qualquer Deduzir e aplicar a lei dos cossenos; Classificar triângulos quanto aos ângulos, conhecendo a medida dos lados; Deduzir e aplicar a lei dos senos. Possibilidades, probabilidades e estatística Analisar situações e perceber possibilidades; Avaliar a situação de um evento ocorrer a partir das análises de situações; Identificar fatos aleatórios; Determinar a probabilidade de um evento nas formas fracionária, décima e como porcentagem; Compreender o significado do termo população e amostra; Tomar decisões para indicar os critérios da escolha de amostra; Ler, analisar e construir histogramas e polígonos de frequência; Verificar que a estatística é utilizada para tomar decisões e testar hipóteses. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS QUÍMICA Aplicar os princípios de um processo que permita a purificação de um material homogêneo (destilação simples ou fracionada) e a separação dos componentes de um material heterogêneo (filtração, decantação, imantação, peneiração, centrifugação, sifonação e/ou flotação). Reconhecer evidências macroscópicas que caracterizam uma transformação química. Descrever transformações químicas em linguagem discursiva. Relacionar a natureza elétrica da matéria. Caracterizar e relacionar modelos atômicos de Dalton, Thompson e Rutherford-Bohr. Utilizar o digrama de Linus Pauling a fim de determinar nível e subnível eletrônico. Reconhecer as pesquisas/ experimentos na radioatividade para a compreensão da estrutura elétrica da matéria.

9 Diferenciar cátion de ânion. Classificar as diferentes distribuições eletrônicas. FÍSICA Reconhecer e diferenciar grandezas escalares de vetoriais. Operar vetores: adição de vetores. Operar e definir vetor velocidade e aceleração Realizar operações com vetores Reconhecer a diferença entre massa e peso e suas unidades de medida. Compreender que uma ação altera o estado de movimento de um corpo. Compreender o conceito de inércia. Compreender o princípio da ação e reação. BIOLOGIA Explicar as funções das principais biomoléculas orgânicas e inorgânicas. Destacar a importância da água, substancia mais abundante nos seres vivos de um modo geral, principalmente quando se fala em regulação térmica dos endotérmicos e na escala de Ph, bem como enfatizar a relevância das funções das proteínas. Explicar as funções das vitaminas e sais minerais assim como os problemas trazidos pela falta desses compostos no corpo. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Definir a organização republicana brasileira, seus projetos e contradições. Sua estrutura política, econômica e social até Definir as consequências da Crise de 1929 e sua relação com o Brasil e o Mundo Analisar o surgimento do Nazi-Fascismo e sua relação com a II Guerra Mundial Discutir os avanços e retrocessos da Era Vargas e sua relação com o Nazi-Fascismo e com a II Guerra Mundial Determinar o conceito de Guerra Fria e seus principais casos (descolonização, conflitos,...)

10 GEOGRAFIA Entender o processo de globalização Compreender a posição dos agentes públicos e privados na globalização Analisar os efeitos da globalização no mundo contemporâneo Conhecer a formação do espaço geográfico da América desenvolvida Conhecer os aspectos naturais da América desenvolvida Analisar a formação histórica, econômica e política da América desenvolvida. Compreender a influência dos estados unidos na economia mundial Analisar a importância das crises econômicas na economia dos estados unidos Analisar o modelo de crescimento econômico dos estados unidos em relação ao meio ambiente Entender as questões atuais nos EUA Analisar o papel do Canadá na economia mundial e suas características naturais e políticas Compreender a formação do espaço geográfico europeu Analisar a formação econômica da Europa Caracterizar a integração do continente europeu Entender os problemas populacionais do continente europeu

11

12 Avenida Miguel Antônio Fernandes, nº 751 Recreio dos Bandeirantes Tel: (21) Fax: (21)

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2017 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014 9º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Danielle Compreender a diferença entre um período composto por coordenação e por subordinação; Analisar o tipo de relação que se estabelece entre as orações

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: GEOMETRIA SÉRIE: 1º ANO (B, C e D) 2015 PROFESSORES: Crislany Bezerra Moreira Dias BIM. 1º COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES D48 - Identificar

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 2ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 2ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 2ª Série do Ensino Médio 2º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2017 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2017. 1. LINGUAGEM 1.1 Denotação e Conotação LÍNGUA PORTUGUESA 1.2 Variação linguística: Histórica,

Leia mais

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29 6ºA e B FUNDAMENTAL II CONTEÚDO EXAMES FINAIS 3º TRIMESTRE MATÉRIA CONTÉUDO PORTUGUÊS Caderno 1 Acento de intensidade págs. 15 a 24 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 32 e 33 Substantivo

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 1ª Série do Ensino Médio 3º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA (ANEXO I DO EDITAL Nº 04.2015) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO MATÉRIA MATEMÁTICA GEOGRAFIA LIVRO/ APOSTILA 2/3/4 1 2 3 4 6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO 2 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 3 - Capítulo 26 Uso

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 8º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 8º Ano Língua Portuguesa Conteúdo Gramática Metas Complemento nominal Adjunto adnominal Adjunto Adverbial 139 a 141 148 a 155 Identificar o complemento nominal e diferenciá-lo do adjunto adnominal Identificar

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES 6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II. HORÁRIO E CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2018 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL II. HORÁRIO E CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2018 9º ANO CIÊNCIAS FÍSICA 9º MARCELO Cinemática: Espaço percorrido e deslocamento. Repouso ou Movimento. Referencial Velocidade média e suas unidades de medidas. Aceleração escalar média Leis de Newton: 1 o Lei:

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 3ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 3ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 3ª Série do Ensino Médio 3º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO 6º ANO PORTUGUÊS Caderno 1 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 28 a 33 Substantivo e verbo págs. 38 a 53 Adjetivo págs. 84 a 93 Verossimilhança nos textos narrativos págs. 12 e 13 Verbo

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 1ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 1ª Parcial Substantivo (identificação, flexão e classificação); 6ºA Artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva (identificação e classificação); Divisão silábica e ortografia; Acentuação gráfica; Português

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental II

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental II Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental II 1º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II ARTE e MÚSICA EMENTA RECUPERAÇÃO FINAL - 2016 Elementos de linguagem visual Pop Art Fotografia Comunicação Comunicação Visual Grafite (Street Art) 12/12 10,0 Cassiano de Melo Barra 3º Sgt QBMG-01 Coordenador

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental II

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental II Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental II 1º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO 9º FÁBIO NICOLA ENSINO FUNDAMENTAL II (FÍSICA/ QUÍMICA) CIÊNCIAS 1 o Bimestre Física - Grandeza escalar e vetorial - As leis de Newton - Velocidade escalar média - Aceleração escalar média Química - Substâncias

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 6 ANO. *Unidades 6,7 e 8, interpretação de texto.

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 6 ANO. *Unidades 6,7 e 8, interpretação de texto. S DE RECUPERAÇÃO 6 ANO INGLÊS *Unidades 6,7 e 8, interpretação de texto. MATEMÁTICA *Medida de comprimento; *Operações com números decimais; *Área do triângulo, do quadrado, do retângulo, do losango e

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014 6º ANO - 28/ 11/ 2014 - Propriedades do ar; - Ar e os seres vivos; - Poluição do ar; - Ar e a saúde humana. 6º ANO B - 28/ 11/ 2014 - Capítulos

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 1ª Série do Ensino Médio 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

Quero Ser Belo - Col. Jabuti - 5ª Ed. - Conforme a Nova Ortografia Autor: Martinelli, Tania Alexandre Editora: Saraiva

Quero Ser Belo - Col. Jabuti - 5ª Ed. - Conforme a Nova Ortografia Autor: Martinelli, Tania Alexandre Editora: Saraiva 9º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Danielle Compreender como se estruturam as palavras; Definir e reconhecer morfemas e afixos; Explicar como os elementos mórficos determinam o sentido das

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA PARCIAL DE ARTES 3ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA PARCIAL DE ARTES 3ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA PARCIAL DE ARTES 3ª ETAPA 2014 6º ANO - 05/ 12/ 2014 - Pinturas; - Técnicas de pinturas; - Aquarela; - Tempera; - Óleo; - Afresco; - Pintura na pré - historia; - Pintura no renascimento; *

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. 8º ano

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. 8º ano ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 8º ano Matemática Professor Bruno Baraldo Álgebra e aplicações na Geometria Plana Resolução de equações do primeiro grau; Resolução de sistemas de duas equações e duas incógnitas;

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS ANO

CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS ANO CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS 2016 6 ANO LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E ESCRITA: Classificação do substantivo; Adjetivo e suas flexões; Pronomes; Verbo. Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação

Leia mais

MATÉRIA DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO

MATÉRIA DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO MATÉRIA DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO PORTUGUÊS PROFº FRANCESCO Leitura e Interpretação de Texto; Período: Simples e Composto. Período Composto por Subordinação: Oração Principal, Oração Subordinada

Leia mais

ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE Língua Portuguesa Interpretação e compreensão de textos. Figuras de linguagem. Discurso direto e discurso indireto. Frase, período e oração. Período composto por coordenação.

Leia mais

9ºAno CONTEÚDOS PARA EXAME FINAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: EDER OSSOSKI

9ºAno CONTEÚDOS PARA EXAME FINAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: EDER OSSOSKI S PARA EXAME FINAL SÉRIE: 9ºAno DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: EDER OSSOSKI Poesia lírica: três dimensões do fazer poético 1 1 15 O vocativo 1 2 20 Narrativa fantástica: revisão dos elementos

Leia mais

6ºA Conteúdos das Avaliações de 05 a 09 de dezembro de º bimestre Disciplina Dia Conteúdo

6ºA Conteúdos das Avaliações de 05 a 09 de dezembro de º bimestre Disciplina Dia Conteúdo 6ºA Conteúdos das Avaliações de 05 a 09 de dezembro de 2016 4º bimestre Artes 05/12 Palavras ilustradas, poema visual e ilustração e texto Pag. 72,73, 74 e 76 do livro Ciências 05/12 Poluição do solo,

Leia mais

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Sinônimos/Antônimos 138 a 145; Substantivos comum e próprio 146 a 153; Masculino e feminino 154 a 161. Linguagens: Unidade 3 Em busca de tesouros 186

Leia mais

Verbo: - Flexão de pessoa, número, tempo, modo. - Conjugação verbal. - Locução verbal. - Formas nominais.

Verbo: - Flexão de pessoa, número, tempo, modo. - Conjugação verbal. - Locução verbal. - Formas nominais. ROTEIRO RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE 6º ANO Verbo: - Flexão de pessoa, número, tempo, modo. - Conjugação verbal. - Locução verbal. - Formas nominais. -Angulo; -Porcentagem; -Problemas envolvendo porcentagem;

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 1ª Série do Ensino Médio 2º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 9ºANO 2º BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 9ºANO 2º BIMESTRE FILOSOFIA INGLÊS DISCIPLINA ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 9ºANO 2º BIMESTRE Brasília, 15 de maio de 2019. Caro aluno, Segue a agenda

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 1ª Série do Ensino Médio 1º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 9º ANO 2º BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 9º ANO 2º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS AVALIATIVOS 9º ANO 2º BIMESTRE Brasília, 06 de maio de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 2º bimestre. Nela, você encontra

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 1ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 1ª Série do Ensino Médio 1º Trimestre 2017 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental 2 3º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Colégio Alternativo COOPECIGO

Colégio Alternativo COOPECIGO Colégio Alternativo COOPECIGO Goiás, Agosto de 2013. Conteúdo de 5ª prova Ensino Médio 2013 1º ANO Metabolismo Energético 1º semestre Capítulo 4: Funções Afim Capítulo 5: Função Quadrática Capítulo 10:

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre

DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre Português D19. Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. D24. Ler e compreender textos do agrupamento

Leia mais

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre Sobradinho-DF, 4 de setembro de 2018. ASSUNTO: CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres, verifique os seguintes

Leia mais

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017 6º ANO (conteúdos do 5º ano) SISTEMA DE NUMERAÇÃO; DECIMAL (ÊNFASE ATÉ BILHÕES); LEITURA; ESCRITA E VALOR POSICIONAL; ORDENS E CLASSES; AS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS; ATENDENDO AS

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS - P2 1º TRIMESTRE

CALENDÁRIO DE PROVAS - P2 1º TRIMESTRE 6º Ano Conteúdo Interpretação de texto, Livro Pitágoras até a página 65, Linguagem e língua, Linguagem verbal, não verbal e mista, Onomatopeia, Oralidade e escrita, norma padrão, tipos de frase. Livro

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 4ª Etapa / 1ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 4ª Etapa / 1ª Parcial Matemática 1º/11 Geografia Ciências 09/11 05/11 Redação 31/10 6ºA 30/10 6ºA Classes gramaticais (todas estudadas); Acentuação gráfica; Determinante do substantivo; Verbo (identificação e flexão); Interpretação

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 1º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - 1º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - 1º Trimestre 2014 1º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Danielle São Bento 1. Apresentar o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa; 2. Retomar, sistematizar e aprofundar os conhecimentos lingüísticos; 3.

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio

Leia mais

PT - 1º Trimestre/ º ANO

PT - 1º Trimestre/ º ANO PT - 1º Trimestre/ 2018 9º ANO 9º ano Período 10/05 (5ªf) 11/05 (6ªf) 14/05 (2ªf) 15/05 (3ªf) 16/05 (4ªf) 17/05 (5ªf) 18/05 (6ªf) PT 2º 4º e 5º LI FILO GEO HIS Ciências LP MAT Present Simple Present Continuous

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO 6º ANO - Interpretação textual; - Acentuação gráfica; - Ortografia; - Substantivo Adjetivo (flexão: número, gênero e grau); - Artigo Numeral (flexão: gênero - número). - Unidade 3 geometria (páginas 86

Leia mais

REDAÇÃO LITERATURA CIÊNCIAS HISTÓRIA DA ARTE

REDAÇÃO LITERATURA CIÊNCIAS HISTÓRIA DA ARTE DA Pronomes demonstrativo, indefinidos e interrogativos/ verbos/ PARADIDÁTICO Amazônia. O Diário / Produção de um cartaz / As características do cartaz / PARADIDÁTICO: AMAZÔNIA Humanismo módulo três /

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100 e 1000 POLÍGONOS ESPANHOL CAPÍTULO 4: Pag. 36 a 40 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBOS, PRONOMES, ADJETIVOS, ADVÉRBIO

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100 e 1000 POLÍGONOS ESPANHOL CAPÍTULO 4: Pag. 36 a 40 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBOS, PRONOMES, ADJETIVOS, ADVÉRBIO S DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO INGLÊS UNIT 1, 3, 4 e 5 PORCENTAGEM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100 e 1000 POLÍGONOS ESPANHOL CAPÍTULO 4: Pag. 36 a 40 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS HISTÓRIA UNIDADES:

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO FINAL/2017

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO FINAL/2017 CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO FINAL/2017 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO ATENÇÃO: As provas serão realizadas APENAS no turno da manhã, das 8h às 12 horas. 05/01/18 Entrega do Boletim Final, às 9 horas Biologia Educação

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental 2 1º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2018 (05/02 a 18/05) PROFESSOR (A): LUCIANO CARLOS DE

Leia mais

Conteúdo das Trimestrais e Simulados

Conteúdo das Trimestrais e Simulados Conteúdo das Trimestrais e Simulados 6º s Anos Substantivo (identificação e classificação). Adjetivo (identificação). Relatos de viagem, capítulo: 04. Verbo (páginas: 71 a 77). Modos verbais (98 e 99).

Leia mais

6º ANO A 6º ANO B. São Paulo, 29 de agosto de COMUNICADO Nº 093/2016. COMUNICADO Nº 093/2016. ASSUNTO: CONTEÚDOS E DATAS DAS PROVAS MENSAIS

6º ANO A 6º ANO B. São Paulo, 29 de agosto de COMUNICADO Nº 093/2016. COMUNICADO Nº 093/2016. ASSUNTO: CONTEÚDOS E DATAS DAS PROVAS MENSAIS 6º ANO A MATEMÁTICA 05/09 PORCENTAGEM / SOMA, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM NÚMEROS DECIMAIS HISTÓRIA 06/09 APOSTILA 2 CAPÍTULOS: 9 e 10. APOSTILA 3 CAPÍTULO: 11 E OS EXERCÍCIOS DO CADERNO. PÁG.

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 2ª Série do Ensino Médio

Diretrizes Pedagógicas. 2ª Série do Ensino Médio Diretrizes Pedagógicas 2ª Série do Ensino Médio 3º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos a Bolsas de Estudos

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio DISCIPLINA: Química SÉRIE/ANO: 9º ano A e B PROFESSOR(A): Fabiana de Souza Tamassia Ligações químicas ( Capitulo 6) Diversidade das substancias : Funções químicas ( Capitulo 7) Transformações, propriedades

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

Roteiro de Estudos 9º ano - 2ª Etapa 2017

Roteiro de Estudos 9º ano - 2ª Etapa 2017 Roteiro de Estudos 9º ano - 2ª Etapa 2017 NOME: TURNO: (M) (T) Senhores Pais, Caros Responsáveis, Queridos(as) alunos(as), Conforme calendário anual e agenda escolar, nesta etapa não teremos Avaliações

Leia mais

CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS PARA 5ª AVALIAÇÃO

CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS PARA 5ª AVALIAÇÃO CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS PARA 5ª AVALIAÇÃO 6º ANO HISTÓRIA - Unidade 1 Temas 1 e 2, Unidade 4 Temas 1 e 2 (sem consulta); Unidade 5 Temas 1, 2 e 3 (com consulta). GEOMETRIA Medidas de comprimento pág.

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 3ª ETAPA 2014 6º ANO - 28/ 10/ 2014 - O solo da cidade; - A composição da Atmosfera; - As camadas da Atmosfera; 7º ANO - 28/ 10/ 2014 - Porífero; - Cnidário;

Leia mais

Conteúdos a serem exigidos na Prova de OAA Ano 2011

Conteúdos a serem exigidos na Prova de OAA Ano 2011 Disciplina: GEOGRAFIA Série: 8ª. Série 81-82 e 83 Professor(a): Rita de Cássia Fraga Cardoso Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Transformações no espaço geográfico: Ártico e África. Aquecimento

Leia mais

1ª AVALIAÇÃO - AVS. AVALIAÇÃO - AVG 8h às 12h DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/08 Segunda Matemática A e B. 20/08 Terça História / Geografia

1ª AVALIAÇÃO - AVS. AVALIAÇÃO - AVG 8h às 12h DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/08 Segunda Matemática A e B. 20/08 Terça História / Geografia 9º ANO EF2 REFORMULAÇÃO: 25/07/2013 CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE - 2013 1ª AVALIAÇÃO - AVS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 29/05 Quarta-feira Matemática A e B 05/06 Quarta-feira Gramática / Literatura

Leia mais

Interpretação de texto Orações coordenadas: aula 19. Interpretação de texto Subordinadas substantivas: aula26

Interpretação de texto Orações coordenadas: aula 19. Interpretação de texto Subordinadas substantivas: aula26 9º ANO Língua Portuguesa Orações coordenadas: aula 19 Subordinadas substantivas: aula26 Subordinadas adjetivas: aula 67 Subordinadas adverbiais: aula 82 Verbos:modos indicativo: aula 9 Modo subjuntivo:

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Matemática e suas Tecnologias: Matemática Matemática e suas Tecnologias: Matemática Centro Educacional Sesc Cidadania Planejamento Anual 2018 Professor (a): Heloísa Andréia de Macedo Bezerra Série: 1ª Série Disciplina: Matemática I 1.1 - Observar

Leia mais

A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio

A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (continua) 1 225-250 2 250-275 3 275-300 4 300-325 Nesse nível, o estudante pode ser capaz de identificar

Leia mais

Conteúdo Programático para Exame

Conteúdo Programático para Exame DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 9º ano. Capítulo 3 - Capítulo 4 - CADERNO 1 A Geografia do poder A Antiga Ordem Mundial A nova ordem mundial Sistemas econômicos armas da bipolaridade; O fim da bipolaridade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 8º ano Ano letivo 2016/2017 Início

Leia mais

CONTEÚDOS PROVA FINAL TURMA 6º anos

CONTEÚDOS PROVA FINAL TURMA 6º anos CONTEÚDOS PROVA FINAL TURMA 6º anos Matemática 12/12 7h30 Números decimais- soma e subtração Frações- soma e subtração, polígonos diversos, tipos de medidas. Perímetro e área, Potências e Raízes. Expressões

Leia mais

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. SELEÇÃO 2018-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - ano 2018 Período: 28 de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

Verbo: elementos formadores do verbo: radical, vogal temática, desinência Modo indicativo.

Verbo: elementos formadores do verbo: radical, vogal temática, desinência Modo indicativo. LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO A E B (PROFESSORA ANA MARIA) Língua e linguagem tipos de linguagem: verbal e não verbal. Denotação e Conotação. Gênero textual: fábula características. Norma culta e coloquial.

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 7º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 7º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 7º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Recuperação Final 2018

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Recuperação Final 2018 PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Recuperação Final 2018 6ª ANO Linguagem, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Gramática, Interpretação de texto e Redação Professor: Márcia Alonso Ano: 6º I- Tema

Leia mais

CONTEÚDO - RDE RECONSTRUÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR - I UNIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D

CONTEÚDO - RDE RECONSTRUÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR - I UNIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D 6º ANO A E B POTENCIAÇÃO RADICIAÇÃO EXPRESSOES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO. LIVRO PÁG. 68 A 74. 6º ANO D POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS PORTUGUÊS

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais