e-business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e-business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia"

Transcrição

1 e-business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia Prof. Ricardo J. Rabelo DAS5316 Integração de Sistemas Corporativos DAS Departamento de Automação e Sistemas UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

2 SUMÁRIO Conceitos associados ao e-business Motivação para o uso do e-business Modalidades de e-business Mudanças nas empresas com a adoção do e- business Problemas a serem enfrentados Arquitetura de sistema para o e-business Tecnologias de Informação (TI) para o e- business Conclusões

3 CONCEITOS Comércio Eletrônico (ou E-Commerce) Atividade que abrange a compra, venda e troca de produtos, serviços e informações, entre empresas/organizações, consumidores e governo, por intermédio de redes de computadores, públicas (Internet) e privadas (VPN). Negócio Eletrônico (ou E-Business) Extensão do Comércio Eletrônico. Engloba também o relacionamento e atividades de colaboração com clientes, com fornecedores e transações eletrônicas gerais dentro das organizações.

4 SEGMENTOS DE ATUAÇÃO DO E-BUSINESS Indústrias Instituições financeiras Comércio (Atacado e Varejo) Serviços Governo Hospitais e empresas de saúde Educação Tecnologia, Telecom e Mídia Turismo, Lazer e Entretenimento Agro-negócio...

5 PORQUE SE INTERESSAR POR E-BUSINESS?! No Brasil, segundo dados da Camara-e.net, em 2004 o volume total de todo tipo de transações eletrônicas pela Internet chegou a 90 bilhões de reais. O comércio mundial de e-business movimentou 2,4 trilhões de dólares no mundo em 2005, e crescendo em média 23% ao ano. Já o volume de comércio pelas vias tradicionais, segundo o Sebrae e IBGE, está praticamente estabilizado há anos. Estudos do Comunidade Européia e do Departamento de Estado americano afirmam que as empresas que não investirem em agregação de valor aos seus negócios via Internet simplesmente desaparecerão dentro de 10 anos, ou ficarão completamente restritas a nichos de mercados locais, de baixa rentabilidade e escala.

6 O E-BUSINESS COMO ESTRATÉGIA?! E a sua empresa, onde vai se posicionar estrategicamente?

7 QUAIS BENEFÍCIOS POTENCIAIS DO E-BUSINESS? reduz custos: obriga as empresas a racionalizarem todos os seus processos e, assim, serem mais eficientes, que é uma base essencial para a inovação. é mais um canal de vendas, de suporte, de marketing, de interlocução com os clientes e com os fornecedores. propicia uma forma muito mais eficaz de colaboração entre empresas e dá as bases para formação de alianças estratégicas. é essencial na integração entre empresas: o esforço de vendas on-line e a conexão com os parceiros forçam as empresas a contarem com processos informatizados, facilitando a interação, planejamento da produção e estoques sob medida. Esta integração aumenta a eficiência operacional e faz os problemas aparecerem; logo, essencial para a melhoria na competitividade.

8 QUAIS BENEFÍCIOS POTENCIAIS DO E-BUSINESS? acesso a novos mercados. A empresa pode vender para qualquer lugar do mundo sem estar fisicamente na maioria deles, com o mesmo nível de serviço se estivesse. melhora do atendimento ao cliente: a Web, para um grupo de consumidores que em geral são os de maior poder aquisitivo, é um canal conveniente para resolver os problemas. Muitas vezes este contato on-line é mais barato do que outros meios, como o telefone. em alguns setores, tende a se tornar a diferença entre a sobrevivência e a falência. Vislumbre o futuro das formas tradicionais de funcionamento de lojas de livros, CDs, eletrodomésticos, agências de viagem, etc.,...

9 QUAIS BENEFÍCIOS POTENCIAIS DO E-BUSINESS? É a base para o crescente teleworking: futuras formas de trabalho, com os profissionais cada vez mais trabalhando em casa, sem um posto físico na empresa. E muitos outros! Importante ressaltar que uma grande parte dos empresários é ainda hoje de pessoas com mais de 40 anos, ou seja, pessoas que não nasceram com a Internet e o video-game. No entanto, fazem parte desta geração uma enorme parte dos novos consumidores, que não partilham dos conceitos daqueles: a Internet é uma rotina, e não um empecilho. Essas pessoas serão / têm vindo já a ser os novos executivos, com grande facilidade de trabalho na rede e com uma visão muito mais aberta e menos arraigada (inclusive emocionalmente) a modelos tradicionais de negócios e de família.

10 O E-BUSINESS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Em suma, o e-business é uma estratégia de realização e alargamento dos negócios que se apóia na Internet para se criar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. O produto a ser vendido e o modelo de negócios que estarão por trás desta estratégia é que é o segredo e é totalmente particular a cada empresa. Ex.: Centenas de empresas do ramo musical têm sites e vendem músicas pelas Internet. Qual é a diferença entre essas e a Apple, com o seu itunes?! INOVAÇÃO!

11 E-BUSINESS É PARA QUALQUER TIPO DE EMPRESA? Empresas reais ou já nascidas virtuais (p. ex. Amazon, Submarino, e-bay) podem ter no e-business uma estratégia para pelo menos parte dos seus negócios. SIIIIMMM!!! Porém, há um dura realidade a ser enfrentada... 99% das empresas no Brasil são compostas de MPMEs. 97.8% são micro empresas com até 4 pessoas e 70% duram no máximo até 7 anos. Porque as vezes vão à falência se são potencialmente muito mais ágeis que grandes empresas?! Segundo o Sebrae e algumas empresas de consultoria, duas são as razões principais: 1) falta de conhecimento gerencial adequado; 2) falta de inovação, sem agregação de valor, apostam nos modelos tradicionais de vendas. No Brasil, 80% das empresas não têm sequer um web-site

12 UM EXEMPLO DE RETORNO DO E-BUSINESS A Renault, quinta maior montadora do mercado, utiliza a Internet como um importante canal de vendas. Em 2003 a montadora vendeu 10 mil carros pela rede, o que representou um faturamento de 175 milhões de reais, 15% do total das receitas. Em 2004, a previsão era de dobrar as vendas, atingindo a cifra de 400 milhões de reais, entre 25% e 30% da receita.

13 UM EXEMPLO DE RETORNO DO E-BUSINESS Se o e-business pode ser adotado por qualquer tipo de empresa, porque só se vêem exemplos de grandes empresas? Primeiro, por vício da mídia, que cobre preferencialmente empresas grandes, pois são mais vendáveis. Segundo, porque são as que mais investem em TI e que puxam a maior parte da economia. Montadoras, grandes redes de supermercado, indústria aeronáutica, entre outras, passam cada vez mais a só aceitar fornecedores que adotam o e-business, de forma a estarem melhor integrados aos seus processos de negócios e com isso terem uma maior eficiência na gestão dos negócios.

14 UM EXEMPLO DE RETORNO DO E-BUSINESS O puxar a economia faz com que toda a cadeia de empresas seja puxada, exigindo-se destas níveis de eficiência operacional cada vez maiores, só atingidos com a integração de processos e e- business. Ou seja, ou você tem ou tenderá cada vez mais a ser simplesmente excluído do mundo dos negócios. O e-business será cada vez mais visto como um selo de qualidade.

15 MODALIDADES DE E-BUSINESS... As mais relevantes B2C (Business-to-Consumer) Compreende transações comerciais onde os compradores são pessoas e os vendedores são empresas. Responde entre 3 e 5% do volume financeiro transacionado. B2B (Business-to-Business) Compreende transações comerciais diretamente entre empresas. Ou seja, tanto os compradores como os vendedores são empresas. Responde entre 95 e 97% do volume financeiro transacionado. M-commerce Compreende transações comerciais através de dispositivos móveis, via redes sem fio.

16 MODALIDADES DE E-BUSINESS... Outras modalidades B2E (Business-to-Employees) Compreende transações comerciais entre as empresas e os seus funcionários. G2C (Govern-to-Consumer) Compreende transações onde os clientes são pessoas e o prestador de serviços é o governo. B2G (Business-to-Govern) Compreende transações comerciais onde o comprador é o governo e os vendedores são empresas (p.ex. leilão eletrônico). Mercado Eletrônico (E-Marketplace) Mercado virtual de compra e venda entre empresas, onde estas expressam o que querem e as negociações e transações são realizadas, pela Internet. Portais Ambiente virtual de fornecedores comuns a setores (p.ex. construção civil) ou a certos conglomerados (p.ex. Ford) para negócios e colaborações.

17 MAS NÃO BASTA APENAS DESEJAR TER E-BUSINESS... Investir no e-business tem sido visto como uma estratégia correta, lucrativa e de longo prazo para a vida das empresas. No entanto, o funcionar como uma empresa na era do e- business é complexo, custa caro e leva um razoável tempo até se concretizar. E é um processo contínuo! A implantação de e-business implica em grandes mudanças organizacionais/processos, culturais, tecnológicas e de recursos humanos. Cada um desses aspectos, totalmente inter-relacionados, têm as suas complexidades particulares e nenhuma solução terá sucesso se não se atacar a todas e adequadamente.

18 MAS NÃO BASTA APENAS DESEJAR TER E-BUSINESS... Como qualquer aposta em um modelo de negócios, tudo tem o seu risco. Como tal, uma não adequada gestão da implantação de e-business pode levar a empresa a ter resultados muito longe dos esperados. Mas lembre-se: raramente a culpa está na tecnologia, mas sim em qual é a usada e quão adequadamente é ela implementada. Porém, esta não (!!!) é a questão de base, que deve nortear todas as decisões em relação ao e-business e que é fundamental para o sucesso da solução.

19 MAS NÃO BASTA APENAS DESEJAR TER E-BUSINESS... O problema número 1 é ao mesmo tempo a primeira pergunta que deve ser respondida e para a qual a empresa deve ter uma resposta concreta, clara e mensurável: O que a empresa pretende alcançar e agregar com a sua entrada na era do e-business?!

20 MAS NÃO BASTA APENAS DESEJAR TER E-BUSINESS... Esta pergunta geral pode ser ajudada através de outras três: Qual será o diferencial (inovação) frente aos meus concorrentes? Como medirei a minha melhora com o e-business? Estou capacitado para atingir os resultados pretendidos?

21 E-BUSINESS NÃO É SIMPLESMENTE TER VÁRIAS TIs As tecnologias de informação (TI) em si associadas ao e-business não resolvem NADA sem uma resposta àquelas 3 perguntas! A TI é um instrumento, um meio, e não o fim. A TI deve estar a serviço do processo alinhado ao negócio e não o contrário. Se ela não conseguir agregar valor ao processo, ela estará sendo sub-utilizada e, possivelmente, terá sido mal prevista/selecionada.

22 ADOTAR O E-BUSINESS É UM NOVO DESAFIO O e-business veio para agregar valor aos processos tradicionais e criar novas oportunidades. Mas tem um preço: inúmeros problemas adicionais e outros que sequer existiam antes são trazidos à reboque com ele.

23 ADOTAR O E-BUSINESS É UM NOVO DESAFIO Alguns exemplos de mudanças: - nível de agilidade / velocidade de resposta; - nível e padrão de qualidade; - política de segurança de dados; - gastos com consultores, pessoal (contratação e treinamento) e em TI (software, middleware e hardware); - mudança em processos e inclusão de novos; - diferentes políticas comerciais, de marketing e de relacionamento com fornecedores e clientes; - eficiência e confiabilidade nos sistemas; - adequação a legislações e regulamentações da área; - padronizações impostas pelas grandes empresas/clientes; - re-engenharia dos sistemas computacionais ora em uso; - redesenho das interfaces de integração entre os sistemas; - readequação das infra-estruturas de rede; -...

24 ADOTAR O E-BUSINESS É UM NOVO DESAFIO Em resumo, é complexo de se gerir a dinâmica das mudanças-conseqüentes associadas a: Processos Colaboradores Tecnologia TI Inovação o e-business é um processo, e como tal tem seu tempo de aprendizagem e maturação dentro de uma empresa, que pode levar alguns anos.

25 ADOTAR O E-BUSINESS É UM NOVO DESAFIO Uma parte relevante desses desafios esbarra na natural limitação de recursos financeiros e humanos existentes nas MPMEs. Segundo o Sebrae (set/2006), em SC existem atualmente 320 mil MPMEs. 210 mil não usam absolutamente nenhum apoio computacional à sua gestão, senão meras calculadoras, e têm tido crescentes dificuldades em pagar as contas ao final do mês. 70% delas não têm nenhum administrador, economista ou engenheiro. É o proprietário quem faz tudo, ad-hoc. Portanto, como conduzí-las ao mundo do e-business?!

26 NEM TUDO NO E-BUSINESS ESTÁ RESOLVIDO Apesar dos avanços e do já grande uso de soluções de e- business por muitas empresas, há ainda problemas por resolver. Por exemplo: Problemas de segurança na rede (vírus, spywares, etc.); Ausência de padrões de processos de negócios. Variam de empresa para empresa, implicando em um grande esforço de padronização; As TIs de suporte mudam constantemente, requerendo pessoal qualificado para manter o sistema; Condução do processo de mudança cultural dos clientes assim como num grande impacto junto aos vendedores tradicionais; Legislação (nacional e internacional) de comércio eletrônico ainda insuficiente;...

27 NEM TUDO NO E-BUSINESS ESTÁ RESOLVIDO Apesar disso, bancos, montadoras, redes de supermercados, empresas de turismo, etc., etc., vêm utilizando, e de forma crescente, o e-business! Porque?! 1 - Porque mesmo assim o e-business tem trazido retorno; 2 - Porque problemas sempre vão existir; 3 - Porque as empresas que começarem já estarão mais preparadas para competir com o concorrente.

28 ARQUITETURA BÁSICA DE UM MODELO E-BUSINESS Interfaces desktop com o usuário Navegador Infra-estrutura de rede Modelo usual nas Pequenas empresas - Baixo volume de transações. - Internet não interligada aos processos. - Interface, Aplicações e Dados centralizados, e implantados num mesmo computador. Processos Sistemas - Processos tradicionais. - Média eficiência. Dados Interface nativa do Banco de Dados Banco de Dados ou Arquivos - Poucos dados em formato digital. - Baixa preocupação com segurança. - Baixo investimento em TI. - Ferramentas simples.

29 Infra-estruturas de rede ARQUITETURA BÁSICA DE UM MODELO E-BUSINESS B2B B2C Modelo B2B Interfaces desktop com o usuário Navegador Segurança Tratador de eventos Navegador - Grande volume de transações. - Internet interligada aos processos. - Interface, Aplicações e Dados distribuídos, e implantados em vários computadores Processos Dados Sistemas Interfaces (EAI) Bancos de Dados - Processos e-x. - Alta eficiência. - Intra/Extranet. - Dados quase todos em formato digital. - Alta preocupação com segurança. - Alto investimento em TI. - Ferramentas mais complexas.

30 Infra-estruturas de rede ARQUITETURA BÁSICA DE UM MODELO E-BUSINESS Interfaces desktop com o usuário Navegador Infra-estrutura de rede Interfaces desktop com o usuário B2B Navegador Segurança B2C Navegador Tratador de eventos Processos Sistemas Processos Sistemas Interface nativa do Banco de Dados Interfaces (EAI) Dados Banco de Dados ou Arquivos Dados Bancos de Dados

31 TIs BÁSICAS EM SOLUÇÕES DE E-BUSINESS Navegador (browser); Máquina Virtual Java; Aplicações que trabalhem que aceitem requisições chegadas através do protocolo HTTP (e muito possivelmente entendam SOAP); Aplicativos de Segurança (anti-virus, firewalls, etc.); Sistemas de Banco de Dados que flexibilizem a separação de informação pública de privada; Aplicações de EAI (Enterprise Application Integration) para atuarem como interface entre os sistemas legados e o que é requisitado pelas aplicações web; XML como formato de qualquer documento transacionado pela rede.

32 Evolução dos modelos de negócios Evolução das TICs E O FUTURO ESTÁ APENAS COMEÇANDO RCO Logística integrada E-business Há centenas de casos no Brasil, mas ainda num nível embrionário de redes colaborativas Das 90% das de organizações. grandes, 60% já tem pelo menos algum nível de SCM. 90% das grandes e 20% das médias empresas já estão no nível Integração de sistemas Organização TI Organização de processos Alguma automação Segundo o Sebrae, mais de 80% das empresas têm ainda sérios problemas nos nível 1 e 2.

33 CONCLUSÕES Não há nenhuma apologia ao uso do e-business e aos seus futuros desdobramentos e evoluções. O e-business é UMA estratégia e não é barato de se adotá-la. Portanto, cabe a cada empresa decidir o momento adequado para ela. Mas para tal, no entanto, deve-se observar o que está acontecendo no mundo, na revolução que a Internet está provocando no modo como as empresas fazem e tenderão cada vez mais a fazer, nos novos perfis de comportamento dos consumidores mais jovens, a como os concorrentes estão tentando melhorar, e em como as modernas TIs têm ajudado como instrumento de aumento da competitividade.

34 FIM

e-business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia

e-business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia e-business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia DAS5316 Integração de Sistemas Corporativos DAS Departamento de Automação e Sistemas UFSC Universidade Federal de Santa Catarina SUMÁRIO Conceitos

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan Comércio Eletrônico Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan e-commerce A utilização de meios eletrônicos para a realização de transações comerciais recebe o nome de Comércio Eletrônico, e-commerce.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com 1 A importância da tecnologia da informação no processo da informação USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA

Leia mais

Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DISCIPLINA Aplicações de Sistemas de Informação Prof. Wagner Däumichen Barrella E-commerce e E-business Além de auxiliar na Gestão Empresarial, os Sistemas de Informação

Leia mais

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas A HISTÓRIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de complementar o processo

Leia mais

Mercado Brasileiro de Software e Serviços Jorge Sukarie Neto Panorama e Tendências

Mercado Brasileiro de Software e Serviços Jorge Sukarie Neto Panorama e Tendências Mercado Brasileiro de Software e Serviços - 2013 Jorge Sukarie Neto jorge.sukarie@abes.org.br Panorama e Tendências A ABES PERFIL DAS EMPRESAS ASSOCIADAS - 1.478 Associados (*) - US$ 19,8 bilhões de dólares

Leia mais

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria SISTEMA FIEP Nosso I é de Indústria Vídeo de 1:35 SISTEMA INDÚSTRIA LIDERADO PELA CNI SISTEMA INDÚSTRIA 2 Colégio SESI Internacional + 4.000 Colaboradores + 90 Unidades 7 Institutos SENAI de Tecnologia

Leia mais

Comércio Eletrônico. Edy Hayashida

Comércio Eletrônico. Edy Hayashida Comércio Eletrônico Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Estatística 2 9/14/2011 Estatística 3 9/14/2011 Introdução Comércio: o fato de vender mercadorias; ato de comprar mercadorias para as

Leia mais

Reunião 6. Modelos de Negócio, Modelos de Mercado e o Negócio Eletrônico

Reunião 6. Modelos de Negócio, Modelos de Mercado e o Negócio Eletrônico Reunião 6 Modelos de Negócio, Modelos de Mercado e o Negócio Eletrônico Negócios e Tecnologia Negócios Eletrônicos e-business Negócios Negócios na Internet Comércio Eletrônico Comércio na Internet Tecnologias

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016

RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016 RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016 O EVENTO Com a participação de diversos profissionais envolvidos na gestão das áreas B2B de grandes empresas, o Top Minders realizado em novembros de 2016

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos

Leia mais

Introdução ao Comércio Eletrônico - E-Commerce Prof. Adriano Maranhão

Introdução ao Comércio Eletrônico - E-Commerce Prof. Adriano Maranhão Apresentação(Professor) Introdução ao Comércio letrônico - -Commerce Prof. Adriano Maranhão Site: resenhadevalor.com.br Graduado em Ciências da Computação - UVA Pós-graduado em ngenharia de Software -

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros

Leia mais

Planejando uma Loja Virtual de sucesso

Planejando uma Loja Virtual de sucesso Planejando uma Loja Virtual de sucesso Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Profa. Ellen Francine ICMC/USP Agenda Vantagem Competitiva Modelo das Forças Competitivas de Porter SIs e Vantagem Competitiva Modelo de Cadeia de Valor Empresarial

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal. Caso de sucesso em varejo multicanal: Magazine Luiza Flavio Dias Fonseca da Silva

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal. Caso de sucesso em varejo multicanal: Magazine Luiza Flavio Dias Fonseca da Silva Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Caso de sucesso em varejo multicanal: Magazine Luiza Flavio Dias Fonseca da Silva SOBRE A EMPRESA Foco em bens de consumo: Eletrônicos, eletrodomésticos, móveis,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 Conceito das RIA Desafios Atuais Características das RIA Considerações e Benefícios Situação

Leia mais

Tamanho e desafios do mercado de e-commerce para o setor moveleiro

Tamanho e desafios do mercado de e-commerce para o setor moveleiro Tamanho e desafios do mercado de e-commerce para o setor moveleiro www.dcg.com.br 1 No futuro, existirão dois tipos de empresa de varejo: As que venderão pela internet e as que não existirão mais (Bill

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

PALESTRA: COMO VENDER ATRAVÉS DE UM SITE

PALESTRA: COMO VENDER ATRAVÉS DE UM SITE PALESTRA: COMO VENDER ATRAVÉS DE UM SITE 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 COMO VENDER ATRAVÉS DE UM SITE Carga horária: 2horas Conteúdo: Compreender as vantagens da Internet no contexto

Leia mais

O que são serviços de TI?

O que são serviços de TI? O que são serviços de TI? Para começar a compreender a área de TI como prestadora de serviços às organizações usuárias de tecnologia, torna-se necessário compreender o que é um serviço. Serviço é toda

Leia mais

In Africa there are more people with a telephone than access to clean water. Stephen Hawking, The guardian newspaper - 01/12/2016

In Africa there are more people with a telephone than access to clean water. Stephen Hawking, The guardian newspaper - 01/12/2016 In Africa there are more people with a telephone than access to clean water. Stephen Hawking, The guardian newspaper - 01/12/2016 E-COMMERCE: FERRAMENTA PARA DIVULGAR E FAZER NEGÓCIOS COM O EXTERIOR O

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

TECNOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO 19/07/ :00 DIOCÉLIO D. GOULART

TECNOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO 19/07/ :00 DIOCÉLIO D. GOULART TECNOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO 19/07/2017 15:00 DIOCÉLIO D. GOULART DIOCÉLIO D. GOULART DIOCELIO@BLUESTARS.COM.BR Diocélio D. Goulart é formado em ciência da computação

Leia mais

01. Sobre Camaleo O QUE É CARACTERÍSTICAS

01. Sobre Camaleo O QUE É CARACTERÍSTICAS 01. Sobre Camaleo O QUE É Criado pela FH, o Camaleo foi projetado para oferecer soluções tecnológicas responsivas aos clientes em curto prazo e principalmente, com baixo custo e segurança. Clique aqui

Leia mais

Comércio Eletrônico. Simone S. Souza. Introdução a Sistemas de Informação ICMC/USP

Comércio Eletrônico. Simone S. Souza. Introdução a Sistemas de Informação ICMC/USP Comércio Eletrônico Simone S. Souza Introdução a Sistemas de Informação ICMC/USP Comércio Eletrônico Por que o comércio eletrônico é diferente? Tipos de sistemas de comércio eletrônico Vantagens Desvantagens

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto 2/28 Mehran Misaghi Doutor em Eng. Elétrica USP na área de Criptografia.

Leia mais

Gestão de Acesso e Segurança

Gestão de Acesso e Segurança Gestão de Acesso e Segurança COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

Modelo de Forças Competitivas de Porter

Modelo de Forças Competitivas de Porter Modelo de Forças Competitivas de Porter O modelo de forças competitivas de Porter pressupõe a existência de cinco forças para a análise da competitividade dos setores da economia. O modelo também pode

Leia mais

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos Inovação Varejo de Belo Horizonte setembro de 2017 Área de Estudos Econômicos Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios CANVAS Criando novos Modelos de Negócios Segmento de Clientes Quem é o público-alvo? Para quem estamos criando valor? DEFINE OS DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS OU ORGANIZAÇÕES QUE A EMPRESA VISA ALCANÇAR

Leia mais

Introdução. Paulo C. Masiero

Introdução. Paulo C. Masiero Informação Sistemas de Introdução Paulo C. Masiero DADOS vs INFORMAÇÃO CONHECIMENTO? O que é um SI? Um conjunto inter-relacionado de componentes que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Parking Soft

PLANO DE NEGÓCIO Parking Soft PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/6 PLANO DE NEGÓCIO Parking Soft Ana Paula Pandini (ana.pandini@gmail.com) Felipe Demarchi (felipedemarchi26@gmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio

Leia mais

pesquisa os pequenos negócios E o Black Friday Legal resultados

pesquisa os pequenos negócios E o Black Friday Legal resultados pesquisa os pequenos negócios E o Black Friday Legal Black Friday é uma importante data para o varejo online. qual a participação dos pequenos negócios na Black Friday 2015? Pesquisa Black Friday legal

Leia mais

Soluções de Gestão Integrada e Infraestrutura para empresas de pequeno e médio porte

Soluções de Gestão Integrada e Infraestrutura para empresas de pequeno e médio porte Soluções de Gestão Integrada e Infraestrutura para empresas de pequeno e médio porte Kaio Yoshida Senior Consultant / IT Solutions Architect kaioyoshida@proversistemas.com.br Fone: (11) 96184-9400 / (19)

Leia mais

Transformação Internet promoveu:

Transformação Internet promoveu: SI na Internet: ASP B2B e B2C ERP Enterprise Resource Planning Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação. O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo:

Leia mais

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 Nós, da Edenred, customizamos e gerenciamos soluções que geram eficiência para as organizações e poder de compra para os trabalhadores.

Leia mais

e-commerce Comércio Eletrônico

e-commerce Comércio Eletrônico e-commerce Comércio Eletrônico Parte 01 Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Conceito Conceitos Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar

Leia mais

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1. AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de atividades

Leia mais

1 Introdução Contextualização e motivação

1 Introdução Contextualização e motivação 1 Introdução Neste capítulo é apresentada a contextualização e motivação principal da pesquisa, o objetivo principal do trabalho, sua metodologia de pesquisa e a forma como esta dissertação está estruturada.

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO APP Bras

PLANO DE NEGÓCIO APP Bras PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/7 PLANO DE NEGÓCIO APP Bras Guilherme Koroll (guikaroll@gmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Guilherme Koroll, 28 anos, solteiro, Filho

Leia mais

RPINFO.COM.BR. O controle do seu negócio, em suas mãos.

RPINFO.COM.BR. O controle do seu negócio, em suas mãos. RPINFO.COM.BR O controle do seu negócio, em suas mãos. RP INFO: 25 anos fornecendo as melhores ferramentas de Gestão para Supermercados. i Excelência em produtos e grande intimidade com o cliente! CONFIABILIDADE

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Arquitetura Informação Informações Gerenciais Aplicações Negócios Funcionais coornação Estratégicos Gerenciais Conhecimento Operacionais Prof. Ms. Maria C. Lage marialage.prof@gmail.com Vendas e Marketing

Leia mais

SOFTWARE INTEGRADO DE GESTÃO OCUPACIONAL

SOFTWARE INTEGRADO DE GESTÃO OCUPACIONAL SOFTWARE INTEGRADO DE GESTÃO OCUPACIONAL 16 anos de inovação com credibilidade Líder no segmento Só quem é único no mercado de Software Integrado de Gestão Ocupacional pode oferecer uma série de diferenciais.

Leia mais

Uma Viagem para a Nuvem: A Missão Crítica está Preparada para essa Jornada?

Uma Viagem para a Nuvem: A Missão Crítica está Preparada para essa Jornada? Uma Viagem para a Nuvem: A Missão Crítica está Preparada para essa Jornada? Nuvem & Missão Crítica A TI centrada nas estratégias de negócio é cada dia mais desafiada Aumenta a pressão por: Manter ou melhorar

Leia mais

Apresentação Franquia Hostnet. A Internet é um excelente local para empreender e fazer negócios!

Apresentação Franquia Hostnet. A Internet é um excelente local para empreender e fazer negócios! Apresentação Franquia Hostnet A Internet é um excelente local para empreender e fazer negócios! Mercado de trabalho, Internet e vendas online, como os tempos mudaram A Hostnet é uma empresa pioneira no

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações

O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Sistemas de Informação O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações Prof. Luiz Matos Estes slides são concedidos

Leia mais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais Prof. Cesar Alexandre de Souza / calesou@usp.br Modelos de Negócio em e-commerce Automação, Integração Interna e Externa - competição Exemplo:

Leia mais

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING) BENCHMARKING DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALIANÇAS ESTRATÉGICAS DOWNSIZING TÉCNICAS DE AIO

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Aunen

PLANO DE NEGÓCIO Aunen PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/6 PLANO DE NEGÓCIO Aunen jader (jkannenbcamb@hotmail.com) Vitor Enio Dellagiustina dos Santos (vitorenio@gmail.com) Alan Filipe Mattiollo (alanmattiollo@gmail.com) Informações

Leia mais

INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA

INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA Indústria 4.0 INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA Manufatura avançada ou digitalização da manufatura é, para alguns, a evolução do processo de automação da indústria. Entretanto, em

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

Comércio Eletrônico. Professor: Rômulo César

Comércio Eletrônico. Professor: Rômulo César Comércio Eletrônico Professor: Rômulo César romulo.andrade@upe.br romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Introdução Comércio eletrônico ou e-commerce, é um tipo de transação comercial feita especialmente

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Sistemas de informação que têm por finalidade facilitar as relações da organização com seus clientes atuais e

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VIA VAREJO

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VIA VAREJO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VIA VAREJO FLAVIO DIAS UMA ABORDAGEM PRÁTICA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA VIA VAREJO REDUÇÃO DO CUSTO DE SERVIR COM GANHOS TAMBÉM PARA O CLIENTE OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DO MARKETING

Leia mais

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada

Leia mais

Conecte-se e assuma o controle

Conecte-se e assuma o controle Conecte-se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Hoje, oferecemos um compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Apresentar o que é uma Aplicação Rica para Internet Contextualizar tais aplicações na Web e os desafios

Leia mais

Gestão de estoques para múltiplos canais de venda

Gestão de estoques para múltiplos canais de venda Gestão de estoques para múltiplos canais de venda Por que diversificar os canais de vendas? Loja Online; Marketplace; Loja Física; Televendas. O que é marketplace? Marketplace é uma plataforma de e-commerce

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Lara Têxtil Ltda

PLANO DE NEGÓCIO Lara Têxtil Ltda PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/9 PLANO DE NEGÓCIO Lara Têxtil Ltda Braian Roberto Largura (braian_largura@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Informações do Sócio

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING Business to Business Profa. Eveline Jannarelli

GESTÃO DE MARKETING Business to Business Profa. Eveline Jannarelli 1 GESTÃO DE MARKETING Business to Business Profa. Eveline Jannarelli Fevereiro/2016 E-mail: Eveline@oficinadaestrategia.com.br Breve apresentação Formada em Administração de Empresas pela FAAP e Mestre

Leia mais

PARCERIA TÉCNICA IDEAL

PARCERIA TÉCNICA IDEAL PARCERIA TÉCNICA IDEAL CONFIANÇA E SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM PRIMEIRO LUGAR hello@playmore.software Quem Somos Somos uma empresa que nasce a partir do desejo e da visão de fornecer aos nossos clientes e

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico.

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico. RESPOSTAS DAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO DA AULA 2 Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? 1. Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra (ambiente externo) e

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Mário Rachid Diretor Executivo de Soluções Digitais

Mário Rachid Diretor Executivo de Soluções Digitais Mário Rachid Diretor Executivo de Soluções Digitais A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM CURSO 2 2 1 1 Estudo feito pelo site norte-americano Business Insider. 2 Segundo o estudo IDC FutureScape: Worldwide Digital

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 4: Introdução às Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Editora Saraiva The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Objetivos

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

O EVENTO diversos profissionais discussões impactos frete comportamento marketplaces influenciadores digitais atendimento relatório conhecimento

O EVENTO diversos profissionais discussões impactos frete comportamento marketplaces influenciadores digitais atendimento relatório conhecimento O EVENTO Com a participação de diversos profissionais envolvidos na gestão de ecommerces, o Top Minders realizado em outubro de 2016 teve discussões extremamente ricas e produtivas, onde opiniões e experiências

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software 20/03/2015 Faculdade Nossa Cidade Curso: Gestão da tecnologia da Informação Disciplina: Prof. Luiz Antonio do Nascimento Otimização de processos melhorar os processos para automação baseado em software.

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

ISG Provider Lens TM

ISG Provider Lens TM ISG Provider Lens TM Serviços de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas de Próxima Geração (Next-gen ADM) Definição Em poucos anos a terceirização de aplicativos evoluiu das práticas de desenvolvimento

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações Empresa Digital

Tecnologia e Sistemas de Informações Empresa Digital Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações Empresa Digital Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 7 Desafios para a Administração Comercio eletrônico e negócios eletrônicos

Leia mais

RESPEITO PELO INDIVÍDUO AS 3 ALEGRIAS

RESPEITO PELO INDIVÍDUO AS 3 ALEGRIAS 2017 PRODUZINDO SONHOS E COMPARTILHANDO ALEGRIAS Acreditamos no poder dos sonhos e na capacidade de realização das pessoas! Nossas operações A Honda atua há mais de 65 anos mantendo-se como uma marca de

Leia mais

CE04 E-COMMERCE E EMPREENDEDORISMO

CE04 E-COMMERCE E EMPREENDEDORISMO 1 2 Conhecer os tópicos que o empreendedor precisa saber antes de abrir um e-commerce. Entender o que vem a ser o Marketing Digital 3 Para atingir os objetivos propostos serão abordados os seguintes tópicos:

Leia mais