HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO"

Transcrição

1 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 1. LEGISLAÇÃO SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO Para sabermos como é organizada a legislação sobre higiene e segurança do trabalho, é necessário que se entenda a forma como se organizam as leis no País. 1.1 A CONSTITUIÇÃO A Constituição é a legislação que estabelece as linhas gerais da organização do Brasil a nível político, jurídico e de suas instituições, e ainda os direitos individuais e sociais dos cidadãos. Esta legislação constitucional pode ter aplicação imediata ou necessitar de leis chamadas ordinárias que especificam e detalham os direitos assegurados pela Constituição. As leis ordinárias, por sua vez, devem ter a sua aplicação definida atravésde decretos, regulamentos ou portarias estabelecidas pelos poderes responsáveis. A Constituição brasileira, que entrou em vigor em 5 de outubro de 1988, estabelece em seu artigo 7º direitos para os trabalhadores urbanos e rurais quanto a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, assegurando ainda, dentre outros, o direito ao adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas e a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 (dezoito) anos e de qualquer trabalho a menores de 14 (quatorze) anos, exceto na condição de aprendiz. 1.2 A C.L.T. (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO) A legislação ordinária sobre a proteção dos trabalhadores diante dos riscos no trabalho faz parte da legislação trabalhista e está contida na C.L.T. que abrange todos os empregados em empresas privadas. A redação atual do capítulo da CLT que abrange a parte de segurança e medicina do trabalho foi estabelecida pela Lei 6514 de 22/12/1977 e se estende do artigo 154 ao artigo 201 da CLT. O detalhamento e a aplicação desta lei estão contidos em 28 Normas Regulamentadoras (NRs) estabelecidas por portarias do Ministério do Trabalho, conforme anexo número OUTRAS LEGISLAÇÕES Além dos itens acima referidos, existem muitas outras normas legais que dizem respeito à questão da saúde do trabalhador e sua relação com os riscos nos ambientes de trabalho.

2 Existem em Estados e Municípios códigos de obras e/ou códigos que estabelecem normas relativas aos ambientes de trabalho e que devem ser cumpridas pelas empresas. Na legislação previdenciária, estão incluídos os temas relativos à indenizações aos trabalhadores atingidos por acidentes do trabalho e doenças profissionais. O estabelecimento de normas relativas à saúde e segurança do trabalhador tem ganho espaços crescentes nas negociações entre trabalhadores e empresários de várias categorias profissionais e constam dos acordos ou contratos coletivos de trabalho daí resultantes. 2. A FORMAÇÃO DO S.E.S.M.T (SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. No seu primeiro item, a NR 4 estabelece que as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta ou indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT Consolidação das Leis do Trabalho, manterão obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho. Os técnicos que formam o SESMT são os seguintes: a) Técnico em segurança do trabalho (trata-se do antigo supervisor de segurança do trabalho); b) Engenheiro de segurança do trabalho; c) Auxiliar de enfermagem do trabalho; d) Enfermeiro do trabalho e e) Médico do trabalho. Todos eles são obrigados a ter uma formação especializada voltada para a proteção à saúde e segurança dos trabalhadores frente aos riscos ocupacionais. A legislação estabelece que a existência e o tamanho do SESMT dependem do número de empregados e do grau de risco da atividade desenvolvida pela empresa. O quadro II, extraído da NR 4, mostra o dimensionamento do SESMT, isto é, o número e a qualificação dos técnicos que devem compô-lo. (anexo 1 desta apostila)

3 2.1 AS ATRIBUIÇÕES DO SESMT Competem ao SESMT as seguintes artribuições: a) Aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador. b) Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização pelo trabalhador de EPI Equipamento de Proteção Individual, de acordo com o que determinar a NR-6, desde que a concentração, a intensidade ou a característica assim o exija. c) Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência dispostas na alínea a acima. d) Responsabilizar-se, tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NRs aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos. e) Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la e atendê-la conforme dispõe a NR-5. f) Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente. g) Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção. h) Obrigatoriedade do SESMT fazer o registro e as estatísticas referentes a acidentes do trabalho e doenças profissionais. i) Realizar um levantamento detalhado dos agentes insalubres existentes na empresa. OBS: As atividades dos profissionais integrantes dos SESMT são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. 3. HIGIENE DO TRABALHO

4 Segundo CHIAVENATO (2008), a Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem-estar das pessoas. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos como: visão, audição, tato, olfato e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas evitando impactos emocionais, como o estresse. 3.1 CONCEITOS DE HIGIENE DO TRABALHO A Higiene do Trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. a) Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho; b) Higiene do Trabalho está relacionada com a busca de condições de trabalho saudáveis e higiênicas. 3.2 PROGRAMA DE HIGIENE DO TRABALHO Os principais itens do Programa de Higiene do Trabalho estão relacionados com: Ambiente físico de trabalho: envolvendo: a) Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividade. b) Ventilação: remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como afastamento de possíveis fumantes ou utilização de máscaras. c) Temperatura: manutenção de níveis adequados de temperatura. d) Ruídos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares. e) Conforto: ambiente agradável, repousante e aconchegante Ambiente psicológico de trabalho: envolvendo: a) Relacionamentos humanos agradáveis. b) Tipo de atividade agradável e motivadora. c) Estilo de gerência democrática e participativo. d) Eliminação de possíveis fontes de estresse. e) Envolvimento pessoal e emocional Aplicação de princípios de ergonomia: envolvendo: a) Máquinas e equipamentos adequados às características humanas. b) Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas.

5 c) Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano Saúde Ocupacional: envolvendo aspectos que veremos a seguir: Um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, bem como reduz acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade de pessoal. Fazer do ambiente um local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsessão para as empresas bem-sucedidas. 3.3 SAÚDE OCUPACIONAL Uma maneira de definir saúde é a ausência de doenças. Contudo, os riscos de saúde como riscos físicos e biológicos, tóxicos e químicos, bem como condições estressantes de trabalho podem provocar riscos no trabalho. O ambiente de trabalho em si também pode provocar doenças. Os gerentes devem assumir também a responsabilidade de cuidar do estado geral de saúde dos colaboradores, incluindo seu bem-estar psicológico. Um colaborador excelente e competente, mas deprimido e com baixa auto-estima, pode ser tão improdutivo quanto um colaborador doente e hospitalizado. A saúde ocupacional está relacionada com a assistência médica preventiva. A Lei 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que exige exame médico pré-admissional, exame médico periódico, exame de retorno ao trabalho (no caso de afastamento superior a 30 dias), exame de mudança de função, antes da transferência e o exame médico demissional nos 15 dias que antecedem o desligamento definitivo do empregado. O programa de medicina ocupacional envolve os exames médicos exigidos legalmente além de executar programa de proteção da saúde dos empregados, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com avaliação clínica e exames complementares, visando à qualidade de vida dos colaboradores e maior produtividade da organização. (CHIAVENATO, 2008) Um programa de saúde ocupacional requer as seguintes etapas: a) Estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças. b) Desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos. c) Desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica. d) Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional. 3.4 PROBLEMAS DE SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES

6 Os principais problemas de saúde nas organizações estão relacionados com: a) Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo etc. b) AIDS: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças. c) Estresse no trabalho, ansiedade, aflição e angústia. d) Exposição a produtos químicos perigosos, como ácidos, asbestos etc, e) Exposição a condições ambientais frias, quentes, contaminadas, secas, úmidas, barulhentas, pouco iluminadas etc. f) Hábitos alimentares inadequados: provocando obesidade ou perda de peso. g) Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos. h) Automedicação e ausência de cuidados médicos adequados. 4. SEGURANÇA NO TRABALHO A Segurança do Trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. 4.1 CONCEITOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO a) Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. b) Segurança do Trabalho está relacionada com condições de trabalho seguras e saudáveis para as pessoas. 4.2 PROGRAMA DE SEGURANÇA NO TRABALHO A finalidade da Segurança no Trabalho é profilática no sentido de antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados. Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas: a) Estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes. b) Desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências. c) Desenvolvimento de regras e procedimentos de segurança. d) Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança 5. ACIDENTE DO TRABALHO 5.1 CONCEITO

7 Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da Empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. A doença profissional se equipara e o acidente de trajeto é considerado acidente do trabalho. 5.2 A I D S A Lei 7670 de 08/09/1988, considerou a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS) equiparada ao acidente do trabalho. 5.3 OUTROS CASOS DE ACIDENTE DO TRABALHO a) Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação de que trata o Anexo II do decreto 611/92; b) Doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente, desde que constante da relação mencionada no inciso I do decreto 611/92. Em caso excepcional, constatando-se que a doença, não incluída na relação acima citada, resultou de condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho; c) O acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para a perda ou redução de sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação; d) O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de: - Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiros ou companheiro de trabalho; - Ofensa física intencional, inclusive de terceiros, por motivo de disputa relacionada com o trabalho; - Ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiros, ou de companheiro de trabalho - Ato de pessoa privada do uso da razão; - Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos decorrentes de força maior;

8 d) A doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; e) O acidente sofrido, ainda que fora do local e do horário de trabalho: - Na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da Empresa; - Na prestação espontânea de qualquer serviço à Empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito; - Em viagem a serviço da Empresa, inclusive para estudo, quando financiada por esta, dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive, veículo de propriedade do segurado; - No percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado. f) Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho. g) Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou superponha às conseqüências do anterior. h) Será considerado agravamento de acidente do trabalho aquele sofrido pelo acidentado quando estiver sob a responsabilidade da Reabilitação Profissional do INSS. i) Considerar-se-á como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do trabalho, a data do início da incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual, ou o dia da segregação compulsória, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo para esse efeito o que ocorrer primeiro. 5.4 PREVENÇÃO DE ACIDENTES As diversas definições dos estudiosos sobre Prevenção de Acidentes, consideram o acidente como um fato súbito, inesperado, imprevisto ( embora algumas vezes previsível) e não premeditado ou desejado; e, ainda como causador de dano considerável, embora não especifiquem se se trata de dado econômico (prejuízo material) ou de dano físico às pessoas (dor, sofrimento, invalidez ou morte) Classificação dos Acidentes no Trabalho Os acidentes no trabalho são classificados em:

9 a) Acidentes sem afastamento. Após o acidente, a pessoa continua trabalhando e sem qualquer seqüela ou prejuízo considerável. Este tipo de acidente não provoca o afastamento do trabalho e nem é considerado nos cálculos dos coeficientes de freqüência (CF) e de gravidade (CG), embora deva ser investigado e anotado em relatórios, além de exposto nas estatísticas mensais. b) Acidentes com afastamento. É o acidente que provoca o afastamento da pessoa do trabalho. Pode ser classificado em: - Incapacidade temporária: Provoca a perda temporária da capacidade para o trabalho e cujas seqüelas se prolongam por um período menor do que um ano. No retorno ao trabalho, a pessoa assume sua função sem qualquer redução da sua capacidade de trabalho. - Incapacidade parcial permanente: Provoca a redução parcial e permanente para o trabalho e cujas seqüelas se prolongam por período maior do que um ano. É geralmente motivada por: * Perda de qualquer membro ou pare do mesmo; * Redução da função de qualquer membro ou parte do mesmo; * Perda da visão ou redução funcional de um olho; * Perda da audição ou redução funcional de um ouvido; * Quaisquer outras lesões orgânicas, perturbações funcionais ou psíquicas que resultem, no parecer do médico, em redução de menos de três quartos da capacidade de trabalho. 5.5 PRAZO E RESPONSABILIDADE DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE 1) A Empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, através do formulário apropriado que é a C A T (Comunicação de Acidente do Trabalho), sob pena de multa. Se não for feita a comunicação, o acidentado corre o risco de perder os benefícios que lhe cabem, quando de um acidente do trabalho, além de acarretar multa à empresa.

10 2) A responsabilidade da comunicação é da Chefia imediata e caso ela se omita, será responsabilizada. 3) Da comunicação a que se refere o item 1, receberão cópia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o Sindicato a que corresponda a sua categoria profissional. 4) Na falta de comunicação por parte da Empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto no item 1. 5) A comunicação a que se refere o item 4 não exime da Empresa da responsabilidade pela falta do cumprimento do disposto no item RESPONSABILIDADES DAS CHEFIAS 1) Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho; 2) Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devem conhecer e cumprir, contidas nas normas de segurança do trabalho; 3) Dar conhecimento aos empregados das sanções legais que lhe poderão ser aplicadas pelo descumprimento das Normas Regulamentadoras; 4) Eliminar ou neutralizar as condições inseguras de trabalho; 5) Responsabilidade civil (obrigação de reparar o dano causado a outrem, mediante indenização pecuniária; 6) Responsabilidade criminal. 5.6 CONSIDERAÇÕES GERAIS 1) o dia do acidente e os 15 primeiros dias de afastamento, consecutivos ou não, devem ser pagos pela Empresa; 2) Qualquer que seja a gravidade do acidente, ainda que muito leve, a Chefia imediata é responsável pelo encaminhamento do acidentado para receber atendimento médico; 3) O empregado que sofrer acidente do trabalho tem garantia, pelo prazo mínimo de 12 (doze) meses, à manutenção do seu contrato de trabalho na Empresa, após a cessação do Auxílio Doença Acidentário, independentemente da percepção de Auxílio-Acidente. Essa estabilidade, portanto, só existe quando o afastamento for por período superior a 15 dias. 4) A Empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, E P I (Equipamento de Proteção Individual) adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

11 6. L E R - LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS 6.1 O QUE É LER? É uma terminologia voltada para um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores que podem acometer tendões, músculos, nervos e ligamentos isolada ou associadamente, provocando irritações e inflamações dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetitivos e contínuos com conseqüente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para o surgimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinite, epicondilite, bursite e síndrome cervicobraquial. Alguns especialistas e entidades preferem denominar as LER por DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) ou LER/DORT. A diferença entre LER e DORT é que a primeira é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é a denominação dada as doenças causadas pelo trabalho. 6.2 FATORES DE RISCO Para identificar e abordar as causas das LER é necessário considerar vários aspectos do ambiente de trabalho. Um ambiente seguro e saudável é responsabilidade do empregador e deve contar com a colaboração dos empregados. Dentre os fatores de risco estão: a) Fatores ligados à organização do trabalho Concentração de trabalhos repetitivos e monótonos, obrigatoriedade de manter rítmo acelerado de trabalho para garantir a produtividade e a ausência de pausas, onde cabíveis, durante a jornada de trabalho. b) Fatores ligados ao ambiente de trabalho Mobiliário e equipamentos inadequados (terminais, teclados, máquinas, mesas, cadeiras etc), que obrigam a adoção de posturas incorretas do corpo durante a jornada de trabalho. Também as condições ambientais impróprias como iluminação, temperatura, ruído e vibrações, entre outras.

12 c) Fatores psicossociais O stress de uma forma geral, inclusive na situação de trabalho, e conflitos no relacionamento profissional. d) Fatores diversos Devido à diversidade de fatores que causam as LER, uma estratégia de prevenção eficiente deve conter também, além da análise e melhoria das condições de trabalho, recomendações sobre atividades externas que exijam movimentos repetitivos. 6.3 MEDIDAS PREVENTIVAS Para prevenir é preciso conhecer. Prevenção significa abordar as causas das LER na sua fonte: analisar o ambiente e a organização do trabalho e adotar medidas que possam eliminar ou reduzir a influência desses fatores sobre a saúde. Os locais de trabalho devem ser planejados de forma a assegurar aos empregados condições adequadas de conforto e segurança. Aspectos relacionados à umidade, calor, ventilação, ruído e iluminação devem obedecer aos padrões legais. O mobiliário e os equipamentos devem proporcionar ao empregado condições de boa postura, visualização e operação, atendendo os seguintes requisitos: a) Cadeiras e assentos A altura dos assentos é determinada pelas características físicas dos usuários e da superfície de trabalho (mesas ou bancadas). Sempre que a superfície de trabalho for fixa, os assentos deverão ter mecanismos para ajuste de altura. Todos deverão ter encostos para a proteção da região lombar. b) Mesas ou bancadas Sua altura dependerá da espessura do tampo, da tarefa a ser realizada e do equipamento utilizado. Devem permitir postura confortável aos membros superiores, sem interferir no espaço necessário à acomodação das pernas. c) Superfície de trabalho Deverá ser ampla o bastante para conter os equipamentos de modo a garantir a realização de tarefas e permitir o apoio de mãos e braços. d) Computadores Na seleção de novos equipamentos e de novas tecnologias, deve-se observar as normas de saúde e segurança, avaliando sempre os impactos sobre a saúde do empregado. Os programas de computador devem ser desenhados para diminuir o trabalho repetitivo e minimizar as tensões. Estas condições devem ser seriamente observadas quando os programas forem adquiridos de terceiros.

13 6.4 RECOMENDAÇÕES ÀS CHEFIAS Um sistema de trabalho efetivo deve ter como objetivo satisfazer os requisitos técnicos, organizacionais e empresariais, bem como as necessidades sociais e pessoais dos indivíduos que trabalham nesse sistema. Dentre as principais recomendações às Chefias estão: a) Instituir pausas durante a jornada, onde cabíveis, para repouso e relaxamento muscular, sem que haja aumento do ritmo de trabalho no reinício da atividade; b) Evitar prolongamento da jornada de trabalho nas tarefas que exijam esforços repetitivos de forma continuada; c) Procurar não incorporar uma variedade de tarefas na mesma função: quando possível, deve-se mesclar tarefas repetitivas com carga estática a outras não repetitivas, para redução da fadiga muscular; d) O retorno às atividades que demandem esforços repetitivos deverá ser gradual depois de férias, ausências prolongadas e nas fases de readaptação. e) Estabelecer um ambiente de trabalho agradável, evitando-se pressão por produção para reduzir os fatores de stress nas situações de trabalho. 6.5 P O S T U R A S Uma postura correta aumenta a eficiência e reduz os riscos de acidentes. A postura correta não significa uma única posição rígida: ela compreende o posicionamento relaxado e natural do corpo, permitindo liberdade e variação de movimentos. A realização de exercícios de alongamento e relaxamento contribuem para evitar e reduzir a tensão e a fadiga muscular, aumentam a flexibilidade e melhoram a circulação sanguínea. FONTES CONSULTADAS: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, LEI n. 8213, de 24/07/1991, com redação dada pela Lei 9032/95

14 Ministério da Previdência Social Organização da Seguridade Social. OBS: Circulação interna - Para fins de estudo

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas - Acidente do Trabalho: fundamento legal: artigos 19 a 23 e

Leia mais

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado Doenças ocupacionais (Lei 8.213, art. 20) 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO ARTIGOS 19 a 23 DA LEI 8213/91 Prof. Anderson Castelucio Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho

Leia mais

1) Não está entre os tipos de exames médicos previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO):

1) Não está entre os tipos de exames médicos previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): 1 RESUMO O PCMSO ou Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um programa que deve ser elaborado em implantado em todas as empresas que possuam funcionários registrados. A obrigatoriedade da implantação

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago,

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 53.405/05 Assunto: Responsabilidade quanto ao preenchimento da CAT em instituições que prestam serviços de urgência/emergência ao acidentado. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa:

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 1 Prof. Bruno Valente Art. 19 a 23 da Lei 8.213/91 Art. 336 a 346 do Decreto 3.048/99 A proteção ao acidente do trabalho está descrita

Leia mais

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra de doenças relacionadas ao trabalho Profª. Raquel Barbosa Cintra Acidente do trabalho: definido na lei nº 8.213/91 Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO (Art. 19 Lei 8.213) Conceito Legal É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais,

Leia mais

Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE

Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE Insalubridade Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1970.... A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte III Professora Raquel

Leia mais

DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSOR: Altamir Durães Garcia Formação: Graduação em engenharia Elétrica PUC MG Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho FUNDAMENTOS E DEFINIÇÕES

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Conceitos Básicos de SST A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho,

Leia mais

Módulo 5 Riscos Ergonômicos

Módulo 5 Riscos Ergonômicos Módulo 5 Riscos Ergonômicos Introdução a Ergonomia A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. A Organização Internacional

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula 01 - Definições básicas e legislações Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo: Compreender e contextualizar conceitos,

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras ACIDENTES DE TRABALHO Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras Agressão a jornalista no exercício da profissão é AT Os jornalistas agredidos, atingidos

Leia mais

Subseção V Do Auxílio-Doença

Subseção V Do Auxílio-Doença Subseção V Do Auxílio-Doença Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho

Leia mais

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 33 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes

Leia mais

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial.

Leia mais

Seção I. Dos segurados

Seção I. Dos segurados Seção I Dos segurados Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: I - como empregado: a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em

Leia mais

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho

Leia mais

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler SST Segurança e Saúde no Trabalho Perigo x Risco Perigo Risco Perigo Atravessar de olhos fechados Atravessar correndo Esperar um bom momento para atravessar Usar uma faixa de pedestres (esperar os carros

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 Dispõe sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho conforme o disposto na Lei n o 8.213/1991 e sobre a Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas conforme Portarias MS

Leia mais

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO Introdução ao Estudo do Direito Acidentário Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

P á g i n a 2 13 SUMÁRIO

P á g i n a 2 13 SUMÁRIO P á g i n a 2 13 SUMÁRIO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE ACIDENTE DE TRABALHO CAT/SP... 5 3. ACIDENTE RELACIONADO AO TRABALHO... 7 4. AVALIAÇÃO MÉDICA... 9 5. PROCEDIMENTOS... 10 6. DECLARAÇÃO...

Leia mais

Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.

Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1. Norma Regulamentadora 04 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi SEGURANÇA DO TRABALHO Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Programa Normas Regulamentadoras; Higiene no trabalho;

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 SESMT e GP Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR Bárbara A. Lespinassi Sampaio Barbara.sampaio@usp.br Formação: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira

Acidente do Trabalho. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Acidente do Trabalho Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então acontecimento infeliz que resulta em

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente 1. Que ciências, tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ambientais de trabalho que podem causar doenças ou danos a saúde dos trabalhadores.. 2. Relacione as colunas: (A). NR5

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROPOSIÇÃO DE AÇÕES INTERVENTIVAS MINIMIZADORAS DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHO Francisca Euda Santana

Leia mais

Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho Apresentação Ronei Vagner Alves Técnico em Segurança no Trabalho 2007 Tecnólogo em Segurança no Trabalho 2012 Supervisor de Trabalho em Altura 2012 Supervisor de Espaço Confinado 2014 Prestador de serviços

Leia mais

Entrega dos Programas! PalestraII

Entrega dos Programas! PalestraII Entrega dos Programas! PalestraII Índice Relembrando 2013. Menor Aprendiz. Acidente de Trabalho. Retorno ao Trabalho. Bolso $$$: Ações Regressivas & SAT & FAP. Pessoas com Deficiência. 1 PalestraI 2013:

Leia mais

SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud

SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Prof.ª Rosana Abbud Art. 62, CLT: As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 02 - INTRODUÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos -

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Hoje em dia, vivemos mais tempo conectado ao mundo virtual do que ao mundo real. As novas tecnologias digitais,

Leia mais

NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO

NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho Antônio Pedro de Sousa Neto Técnico de Segurança do Trabalho TEMAS ABORDADOS 1 -Saúde e Segurança no Trabalho; 2 -Reconhecendo

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

Manual de Segurança do Trabalho

Manual de Segurança do Trabalho 23 Manual de Segurança do Trabalho PROCEDIMENTOS JANEIRO/23 Segurança e saúde do trabalho Segurança do trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER)

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) AUTORES LEANDRO FERRO BORGES THIAGO MATHEUS GOMES PACHECO GLAUCIA AVELINA DOS SANTOS MAGNA DE JESUS LEAL ANANDA LIMA HASSAN 1 - Que é LER? O termo LER refere-se a um

Leia mais

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação.

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação. AVISO PRÉVIO É a comunicação que uma parte faz à outra, no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade do AVISO PRÉVIO é possibilitar que o empregado procure

Leia mais

Medicina e Segurança do Trabalho

Medicina e Segurança do Trabalho Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: 5575-7024/5572-2189/5575-5985 mepan@mepan.com.br www.mepan.com.br QUEM OBRIGA E FISCALIZA A EXECUÇÃO

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1. Do objeto e campo de aplicação 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade

Leia mais

AULA 06: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

AULA 06: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO AULA 06: Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INICIAIS Cuidados Domésticos no dia-a-dia Motivos dos cuidados especiais no trabalho. Motivo A: Motivo B: 1 ASPECTOS INICIAIS Morte Doenças ocupacionais LER DORT ASPECTOS

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS. LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação Curso Técnico Segurança do Trabalho Medicina do Trabalho Medicina do Trabalho Módulo 1 Legislação PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores do

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo

Leia mais

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL Sérgio Butka Presidente da Força Sindical do Paraná A legião de pessoas com Ler /Dort e outras doenças do trabalho

Leia mais

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o disposto nos artigos 155 e 200, item VI, da Consolidação das

Leia mais

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

Este procedimento aplica-se às atividades desenvolvidas pelo Viva Rio nas Unidades de Saúde e escritórios, no Estado do Rio de Janeiro.

Este procedimento aplica-se às atividades desenvolvidas pelo Viva Rio nas Unidades de Saúde e escritórios, no Estado do Rio de Janeiro. 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo orientar aos colaboradores quanto à sistemática de elaboração e padronização dos Instrumentos Normativos da Instituição, relacionadas às atividades críticas

Leia mais

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO LER / DORT DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO José Roberto Teixeira Outubro/2005 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional histórico paralisia de mãos em trabalhador após esforço prolongado (Hipócrates,

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais

LISTA DE EXERCÌCIOS 1

LISTA DE EXERCÌCIOS 1 Faculdade Anhanguera de Guarulhos Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos SP. Data: / / 2014 Nota: Nome RA Assinatura Ergonomia e Segurança do Trabalho José Jorge Alcoforado Curso/Turma Disciplina Professor

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Lesões Acidentárias - I Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 Competências a serem trabalhadas nesta aula Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde

Leia mais

Lilian do Nascimento Silva

Lilian do Nascimento Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian

Leia mais

Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho

Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Conhecer as principais Normas Regulamentadoras do Trabalho (NR). 2. Identificar causas de acidentes

Leia mais

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança

Leia mais

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística Acidente de Trabalho Ministério da Saúde X Independe do vínculo INSS Depende do vínculo Carteira assinada Empregada doméstica Segurado especial Classificação Acidente de trabalho Doenças relacionadas ao

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

Introdução à segurança do trabalho

Introdução à segurança do trabalho Introdução à segurança do trabalho Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro HC-UFTM Equipe de Segurança do Trabalho SOST EBSERH Por gentileza, deixe seu celular no silencioso.

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho Objetivos da Aula Apresentar e discutir implicações de diferentes definições de AT Apresentar e discutir aspectos da epidemiologia de AT no Brasil Explicitar papéis do profissional

Leia mais

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Tudo que se diz respeito à ergonomia e conforto ao trabalho está respaldado na portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990, Norma Regulamentadora nº 17 - Ergonomia,

Leia mais

04/05/2016 GPIII 1. Tópicos

04/05/2016 GPIII 1. Tópicos Tópicos pg 1.Definição 2 2.Composição 3 3.Previsão Legal 4 4.Acidente de Trabalho 5 5.Causas 6 6.O Profissional 7 7.Exercícios 10 8.Bibliografia 11 Segurança do trabalho: Conjunto de medidas que visam

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatrônica NR-4 - SERVIÇOS - Aula ESPECIALIZADOS 02 EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 04 ACIDENTE DE TRABALHO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Combinação de fatores, entre os

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

Seminário Sudeste da ANAMT 23 a 25 de Abril de 2015 Vitória ES.

Seminário Sudeste da ANAMT 23 a 25 de Abril de 2015 Vitória ES. Seminário Sudeste da ANAMT 23 a 25 de Abril de 2015 Vitória ES. Trabalho em Frigoríficos Implementação da NR 36 e Repercussões na Saúde dos Trabalhadores. Trabalhadores de frigoríficos defendem boicote

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO Conceitua-se o Acidente de Trabalho como o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, mesmo não sendo a causa única, que provoque lesão corporal

Leia mais

Disciplina de Saúde do Trabalho

Disciplina de Saúde do Trabalho Disciplina de Saúde do Trabalho Angelica dos Santos Vianna 10 e 11 fevereiro 2011 NORMAS REGULAMENTADORAS Ministério Trabalho e Emprego - CLT Aprovadas pela Portaria 3214 de 08/06/1978 33 NR Revogadas

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Ergonomia: Sinais/sintomas (demanda)

Ergonomia: Sinais/sintomas (demanda) Ergonomia: Sinais/sintomas (demanda) I - Alta incidência de afastamentos ao trabalho (doenças ou acidentes); II- Grande rotatividade de funcionários; III- Necessidade de melhoria de desempenho e produtividade

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Legislação Trabalhista Aspectos Históricos Decreto Lei nº 5.452 CLT. Neste decreto o capítulo V trata da Higiene e Segurança do Trabalho Portaria nº 3214. Regulamentou

Leia mais

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e ÍNDICE PARTE 1 17 Capítulo 1 ENTENDENDO OS MEMBROS SUPERIORES E A SOBRECARGA RELACIONADA AO TRABALHO 19 1.1 Estruturas Musculoesqueléticas de Interesse para Compreensão do Funcionamento dos Membros Superiores

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS JOAO FRANCISCO ALVES ORGANOGRAMA FUNCIONAL Gerência de Desenvolvimento de

Leia mais

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO HISTÓRICO A ergonomia nasce da constatação de que o Homem não é uma máquina, pois: - ele não é um dispositivo mecânico; - ele não transforma energia como uma máquina a vapor;

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

Tudo sobre acidente de trabalho: quais são os direitos do trabalhador e os deveres da empresa?

Tudo sobre acidente de trabalho: quais são os direitos do trabalhador e os deveres da empresa? Tudo sobre acidente de trabalho: quais são os direitos do trabalhador e os deveres da empresa? Introdução 3 O que o colaborador deve fazer após sofrer um acidente de trabalho? 4 O que o empregador deve

Leia mais

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas 2018 241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas Antônio Carlos Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas de Segurança do Trabalho de banca DIVERSAS. Meu

Leia mais

PARECER ACERCA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DA LEI /2012

PARECER ACERCA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DA LEI /2012 PARECER ACERCA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DA LEI 12.619/2012 A Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná FETROPAR, por intermédio de seu ilustre presidente Sr. Epitácio Antonio

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA DO TRABALHO E GESTÃO AMBIENTAL

INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA DO TRABALHO E GESTÃO AMBIENTAL INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA DO TRABALHO E GESTÃO AMBIENTAL A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA SEGURANÇA DO AMBIENTE DE TRABALHO E NO BEM-ESTAR DO TRABALHADOR DIRLEI

Leia mais

Denilson Cazuza dos Santos

Denilson Cazuza dos Santos SEGURANÇA E MEDICINA NO TRABALHO Denilson Cazuza dos Santos denilson@roperbras.com.br CLT CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO DA EMPRESA - ART.157 DO EMPREGADO ART. 158 Cumprir e fazer cumprir as disposições

Leia mais