Etapas de um Briefing Parte 3. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Etapas de um Briefing Parte 3. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas:"

Transcrição

1 Etapas de um Briefing Parte 3 UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas:

2 Etapas: Comunicação e Pesquisa; Objetivos da empresa quanto ao produto; Objetivos de Comunicação; Verba; Problemas.

3 Comunicação e Pesquisa Prevenir acidentes é dever de todos! Essa é uma premissa que o publicitário não pode esquecer.

4 Comunicação e Pesquisa Conhecer as últimas campanhas do anunciante, realizadas por outras agências, e conhecer as campanhas dos concorrentes é uma condição sine qua non. A pesquisa evita o plágio na comunicação. Já é sabido e muito divulgado no campo publicitário que duas pessoas em lugares distintos, e sem contato uma com a outra, podem ter a mesma ideia de criação na elaboração de uma campanha publicitária.

5 Comunicação e Pesquisa É o caso da Apple Computer Inc., empresa de informática nos EUA, e a Apple, gravadora dos Beatles na Inglaterra. Evitar uma campanha semelhante a outra é fundamental. Nem todas as empresas anunciantes dispõem de verba para pesquisas quando realizam uma campanha. Isso não impede a agência de utilizar algumas já existentes, realizadas para outros produtos semelhantes, ou ainda de recorrer a pesquisas disponíveis no mercado sobre o comportamento do consumidor.

6 Comunicação e Pesquisa A imagem que representa os Jogos Olímpicos Rio 2016 já está envolta em uma polêmica. A logomarca criada pela Tátil lembra em muito a de uma ONG americana, a Telluride Foundation, localizada na cidade de mesmo nome, no Colorado, nos Estados Unidos. Apesar de reconhecerem a semelhança, os criadores da logomarca brasileira negam a suspeita de plágio.

7 Comunicação e Pesquisa

8 Comunicação e Pesquisa

9 Comunicação e Pesquisa Um ilustrador acusou a agência Africa de ter usado uma de suas criações na campanha Happy Drive que divulga o carro Grand Vitara, da Suzuki. Fonte: Adnews

10 Objetivos da empresa quanto ao produto Os objetivos organizacionais expressão/ significam a razão de ser de uma empresa. É para onde convergem todos os esforços. É uma condição necessária à sobrevivência da empresa e/ou produto e às atividades econômicas satisfatórias. Lucratividade é a base lógica da empresa, não seu objetivo.

11 Objetivos da empresa quanto ao produto Nesse contexto, seria necessário conhecer todos os objetivos da empresa para realizar uma campanha de comunicação perfeita.

12 Objetivos da empresa quanto ao produto

13 Objetivos da empresa quanto ao produto Nenhuma empresa relava todos os seus objetivos. Pensar em conhecer plenamente os objetivos de marketing também é uma utopia (LUPETTI, 2000). Portanto, o que se propõe aqui é conhecer os objetivos da empresa quanto ao produto a ser trabalhado no esforça da comunicação.

14 Objetivos da empresa quanto ao produto Os objetivos de marketing ou de mercado são muito mais complexos e envolvem o mix de marketing da organização, ou seja, o produto, a comunicação (promoção), o preço e a distribuição. O que interessa conhecer aqui é o que a empresa quer em relação ao produto: Ela quer incrementar suas vendas? Ela quer abrir um novo mercado?

15 Objetivos da empresa quanto ao produto O importante então é entender os objetivos do produto, inseridos em um plano de marketing que é mera decorrência dos objetivos organizacionais ou globais da empresa. Por tanto, não é um dado isolado a ser considerado, mas parte da filosofia organizacional.

16 Objetivos da empresa quanto ao produto Exemplo de objetivos de um produto: introduzir o produto X na região central do Brasil.

17 Objetivos da empresa quanto ao produto Outro dado importante é tomar conhecimento das metas que envolvem determinado produto. Elas devem ser estabelecidas em termos mensuráveis valor absoluto e percentuais em determinado espaço de tempo. Por exemplo: aquele produto X, cujo objetivo era introduzi-lo na região central do Brasil, pode ter como meta a conquista de 10% do mercado, em um prazo de 2 anos, atingindo um faturamento nesse período de50milhõesdereais.

18 Objetivos de Comunicação Esse tópico parece ser o mais fácil. Por ser mais fácil, causa preocupação. (LUPETTI, 2000). Muitos administradores de empresas quando questionados sobre quais são os objetivos de comunicação da futura campanha publicitária, respondem prontamente:

19 Objetivos de Comunicação Queremos lançar o produto ou Vender, vender, vender. Ou eles ainda esperam que, graças à campanha, consigam cumprir suas metas de imediato. Por outro lado, esquecem que o resultado de uma campanha de comunicação depende de muitos fatores associados ao marketing como um todo. Por outro lado, não deixam claro os objetivos de comunicação.

20 Objetivos de Comunicação Os objetivos da comunicação dizem respeito à divulgação, seja evidenciando os benefícios do produto, seja destacando a marca, seja informando uma promoção e convidando o consumidor a participar.

21 Objetivos de Comunicação Pode ainda combater a concorrência,

22 Objetivos de Comunicação informar o fabricante,

23 Objetivos de Comunicação incentivar o consumidor a provar determinado produto,

24 Objetivos de Comunicação ou ainda, incentivar o consumidor a trocar o produto que habitualmente usa por aquele ora anunciado.

25 Objetivos de Comunicação Os objetivos de comunicação não são preestabelecido. Eles dependerão do que a empresa quer comunicar, levando em consideração os objetivos de marketing e, consequentemente, os objetivos organizacionais da empresa. Além disso, o publicitário e o anunciante devem ter em mente se for o caso os diferenciais do produto, o posicionamento que ele ocupa na mente das pessoas, os termos que não devem ser mencionados e os pontos a serem evidenciados, facilitando, assim, a realização da campanha.

26 Verba Um dos últimos pontos que tanto os publicitários quanto os anunciantes devem conheceréaverbaparaacampanha. A agência deve ser informada pelo anunciante sobre a verba alocada para a campanha, em função dos recursos disponíveis. Acontece muito de empresas principiantes na área de comunicação solicitarem uma campanha chamada IDEAL.

27 Verba É preciso entender que uma campanha ideal pode ser realizada com verbas diferentes. Definir um valor para a comunicação não é tarefa fácil.

28 Verba As empresas que estão iniciando suas atividades na área da comunicação, por vezes, não têm ideia de valores e se assustam quandosedeparamcomas tabelas de preço dos veículos de comunicação.

29 Verba Alguns empresários julgam a publicidade como um gasto, quando deveriam considerá-la um investimento, que trará retorno não só em termos financeiros, mas também em credibilidade de marca e imagem no mercado.

30 Objetivos de comunicação Muitas empresas definem sua verba de comunicação em função de campanhas anteriores ou mesmo no montante disponível no caixa. Não é o método mais correto. O ideal é que a empresa calcule um percentual (de preferência, anual) sobre sua estimativa de faturamento. Esse percentual é chamado de VERBA DE COMUNICAÇÃO.

31 Verba Não podemos esquecer que fazem parte dessa verba os investimentos realizados em: Eventos; Assessoria de imprensa; Patrocínios; Materiais promocionais; Além da própria campanha publicitária.

32 Verba Definida a verba de comunicação, é conveniente saber se a empresa tem parceria com algum veículo de comunicação. Em caso positivo, faz-se necessário conhecer de que tipo e com quais veículos (jornais, revistas, emissoras de televisão etc.). A realização de permutas é bastante comum.

33 Verba As empresas, por exemplo, cedem equipamentos que os veículos necessitam em troca de espaços publicitários. Essas transações NÃO ENVOLVEM A AGÊNCIA de comunicação; no entanto, é preciso conhecê-la para uma eventual programação de mídia mesmo não computando na verba determinada pelo cliente.

34 Problemas O que é um problema? É o resultado de algo que você deixou de prever? É o resultado daquilo que você previu equivocadamente?

35 Problemas É muito comum, tanto por parte da agência quanto por parte do anunciante, considerar que o produto e/ou a empresa não possuem problemas. No entanto, eles podem ser caracterizados por vários fatores ou, ainda, pela falta de conhecimento deles. Podem ser, também, marcados por uma dúvida ou por uma proposta duvidosa.

36 Problemas A pergunta mais comum que se faz nesse contexto é: Por que o produto não vende se possui um preço correto e se é melhor que a concorrência? Esta é uma questão muito ampla e é preciso, por esse motivo, tentar descobrir qual é o problema.

37 Problemas Esteja o problema onde estiver, seja ele qual for, é necessário identificá-lo claramente. Se não conhecermos muito bem nosso consumidor e seus hábitos, uma pesquisa mais profunda poderá auxiliar em sua definição. Às vezes, o problema não está associado a comunicação.

38 Problemas O produto é bom, tem poucos concorrentes, mas ainda assim não vende. Estará a concorrência realizando alguma ação para neutralizar meu produto? Esses e outros tantos problemas poderão ser elucidados ou orientados pela pesquisa. Quando a dúvida surgir, uma pesquisa faz-se necessária para enriquecer os conhecimentos sobre o produto, sua imagem, seu público-alvo, hábitos e atitudes/ comportamento do consumidor, dentre outros.

39 Problemas Se você relacionar todos os problemas que seu produto possui, será mais fácil realizar a pesquisa que dará suporte a seu planejamento.

40 Referências Bibliográficas CORREA, R. Planejamento de Propaganda. Ed. Global,SãoPaulo,2004.p LUPETTI, L. Planejamento de Comunicação. Ed. Futura,SãoPaulo,2000.p PÚBLIO, M. A. Como planejar e executar uma Campanha de propaganda. São Paulo: Atlas, ROSENBLOON, B. Marketing channel: amangement view. 6 ed Hinsdale: Dryden Press, p.23. Blog da Disciplina:

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 Conceitos e Roteiros UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 O que é o Briefing? É o levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

Marketing. Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado

Marketing. Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado Marketing Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

Planejamento de Comunicação Integrada Bombaja 1

Planejamento de Comunicação Integrada Bombaja 1 Planejamento de Comunicação Integrada Bombaja 1 Mariana REIS 2 Dayane DA CAS 3 Elisangela MORTARI 4 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS RESUMO Na disciplina de Comunicação Integrada, cursada

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

Anúncio Impresso Amor Perfeito 1. Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5

Anúncio Impresso Amor Perfeito 1. Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5 Anúncio Impresso Amor Perfeito 1 Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5 FURB - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO Este anúncio

Leia mais

Prof.Ms. Paulo Cinti. Aula 28/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti

Prof.Ms. Paulo Cinti. Aula 28/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II Aula 28/02/2011 VERBA DE PROPAGANDA Propaganda incluindo a parte de produção, veiculação e material para ponto-de-venda; Promoção de vendas considerando não só o custo da campanha

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Projeto Arte e Publicidade Plano de Comunicação

Projeto Arte e Publicidade Plano de Comunicação Projeto Arte e Publicidade Plano de Comunicação ASSESSORIA DE IMPRENSA O projeto Arte e Publicidade - Uma viagem através da Bauhaus: o estudo de composições e texturas das cores contará com uma completa

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA SETEMBRO 2008 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA Se o Marketing, por meio de todas

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 202 Instruções

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Introdução PP. Aula 9: Anunciantes

Introdução PP. Aula 9: Anunciantes Introdução PP Aula 9: Anunciantes Conceito Cliente/empresa/organização/instituição ou pessoa que faz uso da propaganda para resolver algum problema de comunicação e atender a uma finalidade específica

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz Marketing de Eventos Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz O que é Marketing de Eventos Uma modalidade de marketing promocional que objetiva criar ambientes interativos onde o negócio do patrocinador se

Leia mais

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 1 Plano de Comunicação Empresarial Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 2 TEMPLATE DE PLANO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL [Ponto de partida para Plano de Comunicação

Leia mais

Eles querem ser amigos do seu paladar, campanha de promoção de vendas para o Baja Califórnia Bar 1

Eles querem ser amigos do seu paladar, campanha de promoção de vendas para o Baja Califórnia Bar 1 Eles querem ser amigos do seu paladar, campanha de promoção de vendas para o Baja Califórnia Bar 1 Ariana EBLE Igor Bachmann de MELLO Gilmar ANTUNES Gustavo de Sousa ZAMPOLI Wiliam Jose KOESTER 2 Adriana

Leia mais

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARILIA PUBLICIDADE E REGULAMENTO PRÉ-PROJETO REGULAMENTO PRÉ-PROJETO 1. O Projeto O pré-projeto experimental é uma atividade interdisciplinar que envolve o 5º e 6º termos do curso

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II. Prof.Ms. Paulo Cinti 21/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II. Prof.Ms. Paulo Cinti 21/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II 21/02/2011 PÚBLICO-ALVO / LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS: Demográficas Culturais Étnicas Religiosas Hábitos de Compra Hábitos de Consumo Fatores Psicográficos (VALOR, ATITUDES,

Leia mais

Etapas Planejamento de Campanha de Propaganda PARTE 3

Etapas Planejamento de Campanha de Propaganda PARTE 3 Etapas Planejamento de Campanha de Propaganda PARTE 3 UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 28.04.11 Agenda Definição dos Objetivos de Comunicação a

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Consul Consul Aquarela.Da vida a sua emoção Adriana FREITAS Evandro MONTOVANI Felipe ROMANIN Fernanda OLIVEIRA Janaina SANTOS Juliana BRUNETA Reginaldo REIS Viviane MOCIATI Edson PAIVA Centro Universitário

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 André Vitor de Macedo 2 Arlei Servidone Lovitchinovisky 3 Gleick Renan da Silva 4 Leonardo Ferrari Lopes da Silva 5 Paulo Sérgio Tomaziello 6 Centro

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ESTABELECIMENTO DO ORÇAMENTO DE PROPAGANDA O orçamento da propaganda é estabelecido para cada produto

Leia mais

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING PROMOÇÃO DE VENDAS & Prof. Msc. Nilvo A. Colucci 2s 2016 OBJETIVOS DA AULA Aula inaugural: apresentações iniciais e do conteúdo. Fundamentação teórica e alinhamento de conceitos. 1 - Definições e conceitos;

Leia mais

Modelo de Briefing de Criativo Completo

Modelo de Briefing de Criativo Completo Modelo de Briefing de Criativo Completo O Briefing Criativo deve ser o mais referencial possível, portanto o mais direto, objetivo e preciso em relação às informações para os criativos. Não existe um modelo

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas:

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: 13/02/2012 Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: Análises quantitativas: Penetração dos meios: grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 23 O Profissional de Propaganda e Marketing Juliana Sabbatini Renata Queiróz Campinas, janeiro de 2019 1 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca da Facamp Sa13p Sabbatini,

Leia mais

ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE

ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE Plano de negócios Implantação do Empreendimento. Para implantar o site Bem na Foto na sua região de atuação o fotógrafo credenciado precisa de equipamento fotográfico profissional, veículo próprio, computador

Leia mais

BOOK DE PRODUTOS GOOGLE

BOOK DE PRODUTOS GOOGLE BOOK DE PRODUTOS GOOGLE EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção de trabalhos acadêmicos na área de Marketing. Compreender

Leia mais

Manual definitivo das Mídias Offline

Manual definitivo das Mídias Offline Manual definitivo das Mídias Offline A publicidade como conhecemos e como se popularizou no mercado, tem passado por constantes mudanças e inovações. Com o auxílio da tecnologia, as mídias, tanto online

Leia mais

O Briefing no Planejamento de Comunicação

O Briefing no Planejamento de Comunicação O Briefing no Planejamento de Comunicação O BRIEFING Briefing é o resumo escrito das informações coletadas junto ao cliente. Serve para orientar o desenvolvimento de um planejamento, de forma a proporcionar

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano seguinte. Essa avaliação pode ser empírica (confronto com os resultados de venda)

Leia mais

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital A importância da sua empresa ter presença digital Índice Introdução Dados sobre usuários de internet no Brasil Vantagens da presença Online Papel da agência de 03 07 09 15 2 Introdução Ser dono de um negócio

Leia mais

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o APRESENTAÇÃO O PROJETO O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o desenvolvimento da cadeia logística do

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA. A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp

ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA. A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp MÍDIA KIT 2018 ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp 2 No ar desde 2011, desenvolvendo seu trabalho priorizando a busca de inovação no

Leia mais

Ponto de Equilíbrio com vários produtos: saiba como descobrir

Ponto de Equilíbrio com vários produtos: saiba como descobrir Este conteúdo faz parte da série: Cálculo de Ponto de Equilíbrio Ver 3 posts dessa série O que é: O ponto de equilíbrio de um produto é o valor específico que deve ser cobrado para vendê-lo e cobrir todos

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado PROMOÇÃO NA INTERNET Tiago Barcelos P. Salgado As redes sociais online mudaram para sempre os rumos da publicidade e da propaganda Vantagens em relação a outros meios: alcançar públicos com base em suas

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, estratégias e o Ciclo de Vida de Produto UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 01.09.2011 Tipos de

Leia mais

Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino

Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino Professora: Maria Collier de Mendonça Data: 08-02-12 Disciplina: Planejamento de Campanhas Publicitárias I Curso: Com. Social (Publicidade)

Leia mais

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Márcio Borges Lacerda Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

Produto & Marketing combinação fundamental para gelaterias de sucesso

Produto & Marketing combinação fundamental para gelaterias de sucesso Produto & Marketing combinação fundamental para gelaterias de sucesso Produto Definição Sorvete cremoso ou gelado Sorvete à base de água ou sorbets Picolés e Paletas Composição do Sorvete Água/Leite Ar

Leia mais

Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1

Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1 Apresentação do Projeto As empresas vem buscando novas estratégias de criação de novos espaços dentro de um mercado extremamente competitivo (o chamado oceano azul ) e uma separação da concorrência já

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 O Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 Agenda: Planejamento de Comunicação Integrada de

Leia mais

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire Gestão de Marketing Carlos Freire Gerenciamento da cadeia de distribuição G e s t ã o d o Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores

Leia mais

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 4

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 4 EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 4 SÃO PAULO 2017 (2º semestre) 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA. UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA. CLAUDIANE FERNANDA

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

IMPRENSA E ORGANIZAÇÕES 1 Michelle Villaça 2

IMPRENSA E ORGANIZAÇÕES 1 Michelle Villaça 2 IMPRENSA E ORGANIZAÇÕES 1 Michelle Villaça 2 RESUMO O objetivo deste artigo é falar sobre a profissão de assessor de imprensa. E o papel do assessor de imprensa dentro de uma organização. PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

Rádio Multiplatforma. processo irreversível. por márcio villela

Rádio Multiplatforma. processo irreversível. por márcio villela Rádio Multiplatforma processo irreversível por 2 Em 2014 apresentei num evento da AERP em Maringá-PR pela primeira vez o diagrama abaixo apontando a obrigatoriedade de o rádio ocupar espaços e ampliar

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7 Temas: Jornalismo O Jornalismoé a área da Comunicação Social que lida com a descoberta, a produção e a divulgação de notícias, isto é, o relato de acontecimentos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon.

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon. Gestão de Pessoas Comunicação como Ferramenta de Gestão Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO A comunicação está presente em todas

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

Germes na UTI Anúncio Impresso Pinho Assim. Bruno Santos de ANDRADE. Jeniffer Yoko TAKAKI. Juliana Toledo FERRARI. Luiz Carlos Buzetto JÚNIOR

Germes na UTI Anúncio Impresso Pinho Assim. Bruno Santos de ANDRADE. Jeniffer Yoko TAKAKI. Juliana Toledo FERRARI. Luiz Carlos Buzetto JÚNIOR Germes na UTI Anúncio Impresso Pinho Assim Bruno Santos de ANDRADE Jeniffer Yoko TAKAKI Juliana Toledo FERRARI Luiz Carlos Buzetto JÚNIOR Marcelo Rodrigues da SILVA Victor Gracia SALES Profª Dra. Paula

Leia mais

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio Ferramentas de desenho ou modelo de negócio OBJETIVOS DA AULA DE HOJE Mostrar o que um plano de negócios deve comunicar e com qual finalidade Apresentar uma estrutura recomendada para um plano de negócios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PERÍODO: 2011/1 CÓDIGO: C.H. TOTAL:

Leia mais

Programática Direta Guia do Comprador

Programática Direta Guia do Comprador Programática Direta Guia do Comprador A Programática Direta é uma das áreas que mais cresce na publicidade digital. Só nos EUA, um em cada dois dólares gastos em programática já é um negócio direto. Tanto

Leia mais

UMÁRIO. 3. Conquiste e mantenha clientes além do que determina o CDC Cuidados com o estoque em datas comemorativas 17

UMÁRIO. 3. Conquiste e mantenha clientes além do que determina o CDC Cuidados com o estoque em datas comemorativas 17 Introdução 3 1. As políticas da sua empresa e o CDC 6 2. Pontos de atenção em uma promoção de vendas 9 3. Conquiste e mantenha clientes além do que determina o CDC 12 5. Cuidados com o estoque em datas

Leia mais

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados.

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados. Novembro, 2016 Como aumentar a captação e retenção de clientes? Aumente a captação de clientes O segredo do sucesso para todo negócio é simples: aumentar as receitas e diminuir as perdas. Para aumentar

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II 28/02/2012 DIAGNÓSTICO Analisados os dados de mercado, o produto e a concorrência, conseguiremos detectar os Pontos Positivos e os Negativos (Fortes e Fracos). Em seguida, localizamos

Leia mais

Ferramentas de Marketing

Ferramentas de Marketing Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Ferramentas de Marketing O SMG presta consultoria para a adoção de Ferramentas de Marketing, auxiliando na

Leia mais

Prospecção Comercial. Prospecção de Parcerias. Relações Públicas

Prospecção Comercial. Prospecção de Parcerias. Relações Públicas Serviços Quem somos A Jaffé Produções e Agenciamento Artístico é formada por uma equipe multidisciplinar, que executa projetos para diferentes segmentos, passando pelas áreas de Assessoria Comercial, Comunicação,

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A.

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A. Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe Organização Econergy International Profissional Responsável Isabel C. de A. Rodrigues Assessoria Externa Rodrigues & Freire Comunicação Ano da Premiação 2009

Leia mais

Entrevista com Agências. Dainara Galli, Karine Fonseca, Mateus Masiero, Natália Marins, Taís de Campos

Entrevista com Agências. Dainara Galli, Karine Fonseca, Mateus Masiero, Natália Marins, Taís de Campos Entrevista com Agências Dainara Galli, Karine Fonseca, Mateus Masiero, Natália Marins, Taís de Campos Qual a missão ou filosofia de trabalho da agência? Quais são os objetivos da empresa no mercado de

Leia mais

Criação Publicitária. Ficha de apoio Teórico. Tema Publicitário

Criação Publicitária. Ficha de apoio Teórico. Tema Publicitário Criação Publicitária Ficha de apoio Teórico Tema Publicitário Fragmentos de Textos de Armando Sant'Anna em seu livro Propaganda. Teoria, Técnica Prática A campanha deve obedecer a um tema porque assim

Leia mais

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline.

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Ao criar um plano de comunicação é importante identificar os melhores meios/canais

Leia mais

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Prof. Fábio Campos Nos anos 50 e 60 surgem os teóricos e teorizadores Jerome McCarthy criou os 4Ps no final dos anos 50, quando o marketing ainda era centrado no produto

Leia mais