Exercícios para as aulas TP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios para as aulas TP"

Transcrição

1 Generalidades sobre funções reais de variável real. FichaTP0. Considere os gráficos correspondentes a duas funções reais de variável real: y y Indique para cada uma delas: (a) Domínio e contradomínio (b) Zeros e sinal (c) Paridade e bijectividade (d) Intervalos de monotonia e etremos (e) Concavidades e pontos de infleão (f) Se são limitadas (g) A epressão analítica de uma função cujo gráfico possa ser o representado.. A figura representa o gráfico de uma função real de variável realf: y

2 Indique o valor lógico das seguintes proposições: (a) f é ímpar (b) CD f =R + 0 (c) lim 0 f()=+ e lim f()=0 (d) f não tem mínimos nem máimos (e) f tem a concavidade virada para cima emr +, =0 (f) f pode ser a função definida porf()= 0, =0. 3. Esboce o gráfico de cada uma das seguintes funções: (a) f()= 4 +ln, >0 (b) f()= e, 0 e indique para cada uma: i. Domínio e contradomínio ii. Zeros e sinal iii. Paridade e bijectividade iv. Monotonia e etremos v. Concavidades e pontos de infleão vi. Se são limitadas. 4. Para as funções definidas porf()= eg()=, indique as epressões def+g, f g, f g, g,g e os respectivos domínios. ii

3 Introdução ao conceito de limite. Definição de limite segundo Cauchy. Limites laterais. FichaTP. Considere a função real de variável real definida porf()= +3. (a) Represente graficamente a função e indique o valor do seguinte limite +3 lim 0 (b) Escreva e interprete geometricamente a definição segundo Cauchy do limite da alínea anterior.. Seja h a função real de variável real definida por,<0 h()=,0< 8,> Indique, caso eistam, os valores dos seguintes limites:. (a) lim 0 +h() (b) lim 0 h() (c) lim 0 h() (d) lim h() (e) lim h() (f) lim +h() (g) lim h(). 3. Indique o valor de cada um dos limites, escreva e interprete geometricamente a correspondente definição segundo Cauchy: (a) lim ( ) (b) lim (c) + lim 3.

4 FichaTP Propriedades dos limites. Indeterminações. Teorema do Encaie.. Calcule, caso eista, cada um dos seguintes limites: (a) lim (3 3 +4) (b) lim 3+ (c) lim 3 + (d) lim π cos(3).. Mostre, recorrendo ao teorema do encaie, que lim 0 sen =. 3. Calcule, caso eista, cada um dos seguintes limites: (a) lim +3 (b) lim (c) lim +3 + (d) lim 0 sen(5) (e) lim e + 0 ln() (f) lim + (g) lim 0 e 5 (h) lim 0 ln(3+) 4 cos() (i) lim. +

5 Continuidade e prolongamento por continuidade. Teoremas de Bolzano e de Weierstrass. FichaTP3. Considere a função real de variável real definida por e, <0 f()= +, 0<<,. (a) Determine o domínio def. (b) Estudef quanto à continuidade em todos os pontos do seu domínio. (c) Determine, se possível, o prolongamento por continuidade da função f ao ponto de abcissa=0.. Considere a função real de variável real definida por +a, f()= e e, >,a R. (a) Determine o valor deade forma a quef seja contínua em=. (b) Considerea=0. i. Mostre que, apesar de se terf( ) f(4)<0, não se pode aplicar o Corolário do Teorema de Bolzano no intervalo[,4]. ii. Prove que a restrição def ao intervalo[,] tem nesse intervalo um máimo e um mínimo. Calcule-os. iii. Provequearestriçãodef aointervalo[3,0] temnesseintervaloummáimoeum mínimo. 3. Considere a função real de variável real definida porf()= Mostre quef tem pelo menos um zero. 4. Prove que eiste algum ângulo no intervalo π, π para o qual o valor do seno é o dobro do valor do coseno.

6 FichaTP4 Funções trigonométricas inversas.. Considere a função real de variável real definida por f()=π+arccos. (a) Determine o domínio e o contradomínio def. (b) Caracterize a função inversa de f. (c) Determine, caso eistam, as soluções das seguintes equações: i. f()= π 4 ii. f()= 5π.. Considerando a restrição principal do seno, caracterize a função inversa da função definida por π f()= sen Calcule lim 0 arctg.

7 FichaTP5 Derivada, recta tangente e taa de variação instantânea.. Considere a função real de variável real definida porf()=e. Calculef (), utilizando a definição de derivada.. Considere a função real de variável real definida porf()= +. (a) Calculef (), utilizando a definição de derivada. (b) Utilizando a alínea anterior, determine as equações da recta tangente e da recta normal ao gráfico da funçãof no ponto de abcissa=8. 3. Considere a função real de variável real definida porf()=. (a) Calculef (), utilizando a definição de derivada. (b) Mostre que o triângulo que é formado por qualquer recta tangente à curva de equação y=, >0, e os eios coordenados tem uma área deunidades. 4. A altura, em metros, de uma árvore,tanos após o momento em que foi plantada, é dada por h(t)= 6t+ t+. (a) Com que altura a árvore foi plantada? (b) Determine a taa média de crescimento da árvore, durante os dois primeiros anos após a sua plantação. (c) Diga qual o significado do seguinte limite e calcule-o: h(t) h 3 lim. t 3 t 3 (d) Quanto tempo decorreu entre o instante da plantação e o instante em que a altura da árvore atingiu 5. metros?

8 FichaTP6 Regras de derivação e diferenciabilidade.. Considere a função real de variável realf definida por, se f()=., se> Verifique sef é diferenciável em=.. Estude a diferenciabilidade da função real de variável real definida porf()= Considere a função real de variável realf definida por 3, se f()=, comaebconstantes reais. a+b, se> (a) Determine os valores deaebde modo a quef seja diferenciável em=. (b) Considerandoa=3 eb=, indique a epressão def (). 4. Justifique a diferenciabilidade das seguintes funções e calcule as suas derivadas recorrendo às regras de derivação: (a) f()= 8 +4 (b) f()=sencos (c) f()= ln (d) f()= e e Verifique a eistência da recta tangente e da recta normal ao gráfico da funçãof do eercício 4a) no ponto(,). Determine uma equação de cada uma dessas rectas.

9 FichaTP7 Derivação da função composta e derivação da função inversa. Regras de derivação de funções compostas.. Recorrendo ao teorema da derivada da função composta, justifique que a função h()=ln() é diferenciável e calcule a sua derivada.. Justifique a diferenciabilidade das seguintes funções e calcule as suas derivadas: (a) f()= 5 +5 (b) f()=cos (3). 3. Recorrendo ao teorema da derivada da função inversa, justifique que a função arcsen() é diferenciável em],[ e que a sua derivada é dada por. 4. Justifique a diferenciabilidade das seguintes funções e calcule as suas derivadas: (a) f()=arccos( ) (b) f()= arctg 3 (c) f()=ln(arcsen(3)).

10 FichaTP8 Diferencial e aproimações.. Utilize o diferencial para fazer uma estimativa da variação emf()= 5 se: (a) varia de3 para34 (b) varia depara Sejaf a função real de variável real definida porf()=. (a) Determine a aproimação linear da função f em torno de 0 e utilize-a para calcular uma aproimação do número 0.9. (b) Ilustre o resultado anterior esboçando o gráfico def e o da recta tangente. 3. O resultado da medição do comprimento do lado de um quadrado foi cm, com um erro máimo de cm. Estime o possível erro propagado no cálculo da área do quadrado. 64

11 FichaTP9 Teoremas de Rolle e de Lagrange. Regra de Cauchy e indeterminações.. A altura de uma bolatsegundos após ter sido lançada verticalmente de baio para cima de uma altura de3m, com velocidade inicial de48m/s, é (a) Verifique quef()=f() f(t)= 6t +48t+3. (b) Tendo em conta o Teorema de Rolle, o que pode afirmar sobre a velocidade em algum instante do intervalo[, ]? Determine esse instante.. Mostre que a equação =0 tem eactamente uma solução real. 3. A funçãof()= 3 ( ) assume valores iguais nos etremos do intervalo[0,4]. Para esta função, o teorema de Rolle é válido no intervalo indicado? 4. Verifique a validade das condições do teorema de Lagrange para a funçãof()= 3 no intervalo[, ] e determine o valor médio correspondente. 5. Um avião iniciou uma viagem de500 milhas às4h e chegou ao seu destino às9h30m. Mostre que eistem pelo menos dois instantes durante o voo em que a velocidade do avião foi de400 milhas por hora. 6. Calcule os seguintes limites: (a) lim ln sen (b) lim 0 +sen (c) lim sen + +sen (d) lim 0 (cos) 3/ (e) lim sen. 0 sen

12 Polinómio e fórmula de Taylor e de Mac-Laurin. Resto de Lagrange. FichaTP0. Determine o polinómio de Taylor de ordem, em potências de( π), da função definida por f()=e sen.. Utilize o polinómio de Mac-Laurin de ordem para calcular um valor aproimado de: (a) e (b) sen(0.3). 3. Considere a função real de variável real definida por f()=ln(+). (a) Escreva a fórmula de Mac-Laurin da funçãof com resto de Lagrange de ordem. (b) Escreva a fórmula de Mac-Laurin da funçãof com resto de Lagrange de ordem. (c) Prove que ln(+), 0.

13 Etremos e estudo de funções. Optimização. FichaTP. Determine os etremos da funçãof()= Considere a função real de variável real definida por f()= ln. (a) Determine o domínio def e os seus zeros. (b) Estude f quanto à continuidade no seu domínio. (c) Determine os etremos relativos de f e os intervalos de monotonia. (d) Determine os pontos de infleão do gráfico def e o sentido das concavidades. (e) Determine as assímptotas de f. 3. Uma folha rectangular com perímetro igual a 36 cm vai ser enrolada para formar um cilindro. Quais as dimensões da folha para que o volume do cilindro seja máimo?

14 FichaTP Primitivas.. Calcule uma primitiva das seguintes funções: (a) 3 (b) 4 3 (c) cos(+π).. Diga, justificando, se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas: (a) As funçõesf()=+arctg e G()=arctg são ambas primitivas da função m()= + 3 (b) P = 3 (c) P 3 = Determine as seguintes primitivas: 3 (a) P +e (b) P [( )(+)] (c) P 4 3 (d) P 3 + (e) P (f) P 3 (g) P (cossen) (h) P sen(ln) (i) P (sen ()) (j) P (sen 3 (5)). 4. Um carro move-se em linha recta e a sua aceleração é dada por a(t) = 3+t ms (m representametrosessegundos). Sabendoqueocarropartiudaorigemequeasuavelocidade passado um segundo era de v() = 6 ms, determine qual a posição do carro passado3 segundos.

15 FichaTP3 Métodos de primitivação: primitivas por partes, substituição e primitivação de funções racionais.. Calcule as seguintes primitivas: (a) P (e ) (b) P (ln) (c) P ( cos()) (d) P (arctg) (e) P (e sen).. Calcule as seguintes primitivas: (a) P (b) P e +e +e + (c) P (d) P (e) P (f) P Calcule as seguintes primitivas: (a) P (b) P + (c) P + ( ) FimdaFicha v/06

16 Introdução ao cálculo integral em R. Propriedades gerais. Teorema da Média. FichaTP4. Sem calcular o integral, mostre que0 5 lnd 4ln5.. Sem calcular o integral, determine o sinal do integral π send. π 3 3. Considere a função definida por f()=+5. (a) Esboce uma região cuja área seja dada pelo integral (+5)d e calcule o seu valor. (b) Determine o valor médio da funçãof no intervalo[,]. (c) Determine, se possível, o ponto do intervalo onde a função atinge o seu valor médio. 4. Determine, se possível, os pontos do intervalo[0, ] onde a função,< f()= 4, atinge o seu valor médio. 5. Considere a função g definida por: g()= +e, +ln,> Justifique que eiste um ponto no intervalo[,3] onde a função atinge o seu valor médio. v0/06

17 Integral indefinido. Teorema Fundamental do Cálculo Integral e Fórmula de Barrow.. Calcule os seguintes integrais: FichaTP5 (a) (b) 0 (+) 3 d 3 d (c) 0 ln3 ln3 e e +4 d.. Considere a função definida porf()= 0 f(t)dt, comf()=+. (a) Determine a epressão da função F() e, para > 0, interprete-a geometricamente. (b) Comprove quef ()=f(), para qualquer R. 3. Sejaf a função definida por 3, se 0 f()= e, se0< ln Determine a epressão def()= f(t)dt.. 4. Calcule, justificando, as derivadas das funções definidas por: (a) (b) dt +t 4 4 e cos(t 3 )dt.

18 Integração por partes e por substituição. FichaTP6. Calcule os seguintes integrais: (a) (b) (+ ) d ln( +)d (c) 3 9 d (d) d.. Sejaf uma função contínua no intervalo[ a,a]. 0 a (a) Mostre que f()d= f( )d a 0 (b) Conclua que: i. Sef é uma função ímpar, então a f()d=0 a a a ii. Sef é uma função par, então f()d= f()d. a 0

19 Cálculo de áreas, volumes e de comprimentos de linha. FichaTP7. Calcule a área das seguintes regiões do plano: (a) região limitada pelas curvas y=,=0,y= ey=e (b) região definida pelas condiçõesy π,y cos e Calcule o volume do sólido obtido pela revolução da região do plano limitada pelas seguintes curvas: y= e y= 3, (a) em torno do eio dos (b) em torno do eio dosyy. 3. SejaV o volume do sólido obtido pela revolução em torno do eio dos da região do plano limitada pelas curvas y=, y=0, =, =b, onde0<b<. Determine para que valorbovolume do sólido é igual a3. 4. Calcule o comprimento da curvay= entre os pontos de abcissas= e=.

20 FichaTP8 Integrais impróprios.. Calcule os seguintes integrais impróprios: (a) (b) (c) + 4 d d e d. 0. Considere a funçãof definida porf()=. (a) Determine a área da região plana entre a curvay=f() e o eio dos, considerando. (b) Calcule o volume do sólido obtido pela revolução em torno do eio dos da região plana da alínea anterior.

Exercícios para as aulas PL

Exercícios para as aulas PL Eercícios para as aulas PL Generalidades sobre funções reais de variável real. FichaPL0. Considere os seguintes gráficos de funções reais de variável real: A y B y 5 4 4 3 3-3 - - 3-3 4 5 - C D y y 4 3

Leia mais

4 Cálculo Diferencial

4 Cálculo Diferencial 4 Cálculo Diferencial 1 (Eercício IV1 de [1]) Calcule as derivadas das funções: a) tg, b) +cos 1 sen, c) e arctg, d) e log, e) sen cos tg, f) (1 + log ), g) cos(arcsen ) h) (log ), i) sen Derive: a) arctg

Leia mais

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 4

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 4 Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005 Cálculo I Caderno de Eercícios 4 Limites, continuidade e diferenciabilidade de funções; fórmulas de Taylor e MacLaurin; estudo de funções.

Leia mais

4 Cálculo Diferencial

4 Cálculo Diferencial 4 Cálculo Diferencial 1. (Eercício IV.1 de [1]) Calcule as derivadas das funções: a) tg, b) +cos 1 sen, c) e arctg, d) e log2, e) sen cos tg, f) 2 (1 + log ), g) cos(arcsen ) h) (log ), i) sen 2. 2. Derive:

Leia mais

7 Derivadas e Diferenciabilidade.

7 Derivadas e Diferenciabilidade. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 1 7 Derivadas e Diferenciabilidade. E 7-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando o quociente f( + h) f() h e tomando o ite

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando

CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando 5 a Ficha de eercícios de Cálculo para Informática CÁLCULO DIFERENCIAL 5-1 Para cada uma das funções apresentadas determine a sua derivada formando o quociente f( + h) f() h e tomando o ite quando h tende

Leia mais

Cálculo diferencial. Motivação - exemplos de aplicações à física

Cálculo diferencial. Motivação - exemplos de aplicações à física Cálculo diferencial Motivação - eemplos de aplicações à física Considere-se um ponto móvel sobre um eio orientado, cuja posição em relação à origem é dada, em função do tempo, pela função s. st posição

Leia mais

Cálculo Diferencial em

Cálculo Diferencial em Cálculo Diferencial em Definição de Derivada Seja f uma função real de variável real definida num intervalo aberto que contém c. Chama-se derivada de f em c a caso este limite eista. f c lim ffc c, c Esta

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2015/16 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2015/16 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8 Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I o Sem. 05/6 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8 Regra de Cauchy. Estudo de funções. a. a) b 0 é uma indeterminação do tipo

Leia mais

Ficha de Problemas n o 6: Cálculo Diferencial (soluções) 2.Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy

Ficha de Problemas n o 6: Cálculo Diferencial (soluções) 2.Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy Ficha de Problemas n o 6: Cálculo Diferencial soluções).teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy. Seja f) = 3 e. Então f é contínua e diferenciável em R. Uma vez que f) = +, f0) = conclui-se do Teorema do

Leia mais

( a) ( ) ( ) ( ) 1. A função m : x x x 2 tem por representação gráfica. A C 1 B D Seja f uma função definida em R.

( a) ( ) ( ) ( ) 1. A função m : x x x 2 tem por representação gráfica. A C 1 B D Seja f uma função definida em R. Para cada uma das seguintes questões, seleccione a resposta correcta entre as quatro alternativas que são indicadas, justificando a sua escolha.. A função m : tem por representação gráfica. A C B D. Seja

Leia mais

Derivadas de funções reais de variável real; Aplicação das derivadas ao estudo de funções e problemas de optimização. x ;

Derivadas de funções reais de variável real; Aplicação das derivadas ao estudo de funções e problemas de optimização. x ; Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão Análise Matemática I 003/004 Ficha Prática nº. 5: Derivadas de funções reais de variável real; Aplicação das derivadas ao estudo

Leia mais

Cálculo diferencial, primitivas e cálculo integral de funções de uma variável

Cálculo diferencial, primitivas e cálculo integral de funções de uma variável Análise Matemática Cálculo diferencial, primitivas e cálculo integral de funções de uma variável (Soluções) Jorge Orestes Cerdeira, Isabel Martins, Ana Isabel Mesquita Instituto Superior de Agronomia -

Leia mais

Exercícios de Cálculo Diferencial e Integral I, Amélia Bastos, António Bravo, Paulo Lopes 2011

Exercícios de Cálculo Diferencial e Integral I, Amélia Bastos, António Bravo, Paulo Lopes 2011 Eercícios de Cálculo Diferencial e Integral I, Amélia Bastos, António Bravo, Paulo Lopes Introdução Neste teto apresentam-se os enunciados de conjuntos de eercícios para as aulas de problemas do curso

Leia mais

M23 FICHA DE TRABALHO DERIVADAS I PARTE. 3. Na figura estão representadas:

M23 FICHA DE TRABALHO DERIVADAS I PARTE. 3. Na figura estão representadas: M FICHA DE TRABALHO DERIVADAS I PARTE. Na figura estão representadas: Parte do gráfico de uma função f diferenciável em ; Uma recta r tangente ao gráfico de f no ponto de abcissa. O valor de f (), derivada

Leia mais

MAT Lista de exercícios para a 3 a prova

MAT Lista de exercícios para a 3 a prova Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística MAT - Lista de eercícios para a a prova Valentin Ferenczi de maio de 9. Estude a função dada com relação a máimos e mínimos locais e globais.

Leia mais

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas Resolução dos Eercícios sobre Derivadas Eercício Utilizando a idéia do eemplo anterior, encontre a reta tangente à curva = 0 e = y = nos pontos onde Vamos determinar a reta tangente à curva y = nos pontos

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Considere a função f que para valores de x é de nida pela relação f(x) = x(sin /x).

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Considere a função f que para valores de x é de nida pela relação f(x) = x(sin /x). E Eercício 1 Considere a função f que para valores de é denida pela relação f() = (sin /). 1.1 Mostre que a função f é contínua em R\{}. 1.2 Sabendo que f é contínua no ponto = determine o valor de f().

Leia mais

Exercícios de Cálculo p. Informática, Ex 1-1 Nas alíneas seguintes use os termos inteiro, racional, irracional, para classificar

Exercícios de Cálculo p. Informática, Ex 1-1 Nas alíneas seguintes use os termos inteiro, racional, irracional, para classificar Eercícios de Cálculo p. Informática, 2006-07 Números Reais. E - Nas alíneas seguintes use os termos inteiro, racional, irracional, para classificar o número dado: 7 a) b) 6 7 c) 2.(3) = 2.33 d) 2 3 e)

Leia mais

Instituto Superior Técnico - 1 o Semestre 2006/2007 Cálculo Diferencial e Integral I LEA-pB, LEM-pB, LEN-pB, LEAN, MEAer e MEMec

Instituto Superior Técnico - 1 o Semestre 2006/2007 Cálculo Diferencial e Integral I LEA-pB, LEM-pB, LEN-pB, LEAN, MEAer e MEMec Instituto Superior Técnico - o Semestre 006/007 Cálculo Diferencial e Integral I LEA-pB, LEM-pB, LEN-pB, LEAN, MEAer e MEMec a Ficha de eercícios para as aulas práticas 3-4 Novembro de 006. Determine os

Leia mais

Conceitos: Função. Domínio, contradomínio e imagem de uma função. Funções potência, exponencial e

Conceitos: Função. Domínio, contradomínio e imagem de uma função. Funções potência, exponencial e Matemática II 05/6 Curso: Gestão Departamento de Matemática ESTG-IPBragança Ficha Prática : Revisões: Funções, Derivadas. Primitivas -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Funções - Assintotas

MATEMÁTICA A - 12o Ano Funções - Assintotas MATEMÁTICA A - 12o Ano Funções - Assintotas Eercícios de eames e testes intermédios 1. Seja f a função, de domínio R + 0, definida por f() = 2 e 1 Estude a função f quanto à eistência de assintota horizontal,

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I - LEIC

Cálculo Diferencial e Integral I - LEIC INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Departamento de Matemática de Janeiro de Cálculo Diferencial e Integral I - LEIC ō Teste - Versão - Resolução. Indique uma primitiva para a função definida em ], e [ pela epressão

Leia mais

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Biomatemática/ Matemática I FOLHAS PRÁTICAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Biomatemática/ Matemática I FOLHAS PRÁTICAS Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Biomatemática/ Matemática I FOLHAS PRÁTICAS Licenciaturas em Arquitectura Paisagista, Biologia e Geologia (ensino) e Biologia (cientíco) Ano lectivo 004/005

Leia mais

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1 Lista de Eercícios de Cálculo I para os cursos de Engenharia - Derivadas 1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (a) f() = (b) f() = 5 (c) f() = + 1 (d) f() = + 1. O limite abaio representa

Leia mais

FICHA 11 - SOLUÇÕES. b a f(x)g(x)dx b a g(x)dx M,

FICHA 11 - SOLUÇÕES. b a f(x)g(x)dx b a g(x)dx M, Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I - o Sem 07/8 - LEGM, MEC FICHA - SOLUÇÕES a = f/; b = f; c / = f/ Começe por aplicar o Teorema de Weierstrass a f

Leia mais

UFRJ - Instituto de Matemática

UFRJ - Instituto de Matemática UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática www.pg.im.ufrj.br/pemat Mestrado em Ensino de Matemática Seleção 9 Etapa Questão. Determine se as afirmações abaio são verdadeiras

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo Tomaz de Figueiredo

Escola Secundária com 3º ciclo Tomaz de Figueiredo Escola Secundária com º ciclo Tomaz de Figueiredo Ficha de avaliação formativa de Matemática A º Ano Arcos de Valdevez, / / Turma Versão ª PARTE Para as sete questões desta parte, de entre as quatro alternativas

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Resolução do Eame / Testes de Recuperação I.. (, val.)determine os ites das seguintes sucessões convergentes (i) u n n + n n e n + n, (ii) v n n + π n Resolução: i) A sucessão

Leia mais

A) 45 B) 22,5 C) 43 D) 21, A soma das áreas dos 20 primeiros trapézios é igual a: [A] 260 [B] 130 [C] 70 [D] 450

A) 45 B) 22,5 C) 43 D) 21, A soma das áreas dos 20 primeiros trapézios é igual a: [A] 260 [B] 130 [C] 70 [D] 450 6. Observe a sequência de trapézios rectângulos construídos como é sugerido na figura. Seja (a n ) a sucessão das áreas dos trapézios, em que o trapézio de ordem tem dois vértices nos pontos (, 0) e (,

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A - 009. A LISTA DE EXERCÍCIOS a Questão:. Para cada uma das funções seguintes, determine as derivadas indicadas: a) f(u) = u, u() =,

Leia mais

MAT2453- Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I - POLI 1 o Semestre de a Lista de Exercícios. sen 3 x cos x. x dx 11. sec x dx 15.

MAT2453- Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I - POLI 1 o Semestre de a Lista de Exercícios. sen 3 x cos x. x dx 11. sec x dx 15. MAT45- Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I - POLI o Semestre de - a Lista de Eercícios I - Integrais Indefinidas Calcule as integrais indefinidas abaio: 7 + +.. 7 5. 6. 9. tg. e. tg sec 7..

Leia mais

Separe em grupos de folhas diferentes as resoluções dos grupos I e II das resoluções do grupo III das resoluções dos grupos IV e V

Separe em grupos de folhas diferentes as resoluções dos grupos I e II das resoluções do grupo III das resoluções dos grupos IV e V Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais UCP MATEMÁTICA I FREQUÊNCIA 2 - versão A Duração: 50 minutos Durante a prova não serão prestados quaisquer tipo de esclarecimentos. Qualquer dúvida ou questão

Leia mais

TEMA 4 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 11.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 4 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess

TEMA 4 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 11.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 4 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess FICHAS DE TRABALHO 11.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 4 FUNÇÕES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.acebook.com/mathsuccess TEMA 4 FUNÇÕES 016 017 Matemática A 11.º Ano Fichas de Trabalho Compilação

Leia mais

T. Rolle, Lagrange e Cauchy

T. Rolle, Lagrange e Cauchy T. Rolle, Lagrange e Cauchy EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. Mostre que a equação 5 + 5 = 5 tem uma única solução em R. Seja f = 5 +5 5. Então f é contínua e diferenciável em R. Temos f = 5 4 + > 0, em R, logo f

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2016/17 - LEAN, MEMat, MEQ

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2016/17 - LEAN, MEMat, MEQ Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I o Sem. 06/7 - LEAN, MEMat, MEQ FICHA 8 - SOLUÇÕES Regra de Cauchy. Estudo de funções.. a) 0; b) ln ; c) ln ; d) +

Leia mais

UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado em Ensino de Matemática

UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática  Mestrado em Ensino de Matemática UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática www.pg.im.ufrj.br/pemat Mestrado em Ensino de Matemática Seleção 0 Etapa Questão. Considere f : [, ] R a função cujo gráfico

Leia mais

Matemática. Lic. em Enologia, 2009/2010

Matemática. Lic. em Enologia, 2009/2010 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Matemática Lic. em Enologia, 009/00 a Parte: Álgebra Linear Vectores em R n e em C n. Sejam u = (, 7,, v = ( 3, 0, 4 e w = (0, 5, 8. Calcule: a 3u 4v b u + 3v

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I LEAmb, LEMat, LQ, MEB, MEEC, MEQ o teste / o eame - 7 de Janeiro de 8 duração: o teste: :3 / o eame: 3: Apresente todos os cálculos e justificações relevantes Para resolver

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I NOTAS DE AULAS Prof. Dr. Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática UNESP/Bauru

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I NOTAS DE AULAS Prof. Dr. Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática UNESP/Bauru REGRA DE LHÔPITAL Teorema: Suponhamos que f (a) g(a) e que f (a) e g (a) eistam com g(a). Então: lim a f() g() f(a) g(a). in det er min ação. Forma mais avançada do Teorema de L Hospital: Suponhamos que

Leia mais

Exercício 7. Usar as rectas tangentes às curvas nos pontos x 1 indicados, para obter estimativas dos valores das funções nos pontos x 2.

Exercício 7. Usar as rectas tangentes às curvas nos pontos x 1 indicados, para obter estimativas dos valores das funções nos pontos x 2. Capítulo. Cálculo Integral Cálculo I - EC, EEC, EM 28/9 [Complementos de derivadas] Optimização. Aproimação linear. Derivação implícita. Derivada da função inversa. Regra de l'hôpital. Derivadas de ordem

Leia mais

Exercícios das Aulas Práticas

Exercícios das Aulas Práticas ANÁLISE MATEMÁTICA I Engenharia Civil Eercícios das Aulas Práticas Escola Superior de Tecnologia de Tomar Ano lectivo 007/008 - º Semestre Conteúdo Números Reais 3 Funções Reais de Variável Real 4 3 Limites

Leia mais

9 Integrais e Primitivas.

9 Integrais e Primitivas. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 9 Integrais e Primitivas. E 9- Determine a primitiva F da função f que satisfaz a condição indicada, em cada um dos casos seguintes: a) f() = sin, F (π) = 3.

Leia mais

MAT2453- Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I - POLI 1o. Semestre de a. Lista de Exercícios. x cos x. x 1+ x 4 dx 12. sec x dx 15.

MAT2453- Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I - POLI 1o. Semestre de a. Lista de Exercícios. x cos x. x 1+ x 4 dx 12. sec x dx 15. MAT45- Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I - POLI o. Semestre de - a. Lista de Eercícios I - Integrais Indefinidas Calcule as integrais indefinidas abaio: 7 + +.. e. cos 7 4. tg 7 sen 5. 6.

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō Exame - 12 de Janeiro de h00m

Cálculo Diferencial e Integral I Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō Exame - 12 de Janeiro de h00m Cálculo Diferencial e Integral I Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores ō Eame - 2 de Janeiro de 2008-3h00m Solução Problema (0,5 val.) Seja f() = log(3 2 ) + 3. (a) Determine

Leia mais

CDA AD CD. 2cos 2sen 2 2cos sen 2sen 2 2 A A A A

CDA AD CD. 2cos 2sen 2 2cos sen 2sen 2 2 A A A A Preparar o Eame 01 016 Matemática A Página 19 88. 88.1. O ângulo CDA está inscrito na circunferência, portanto CDA. Assim: AD CD A ABCD A CDA AD CD AD Tem-se que, cos AD cos CD e sen CD sen. Portanto,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 12. O ANO

BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 12. O ANO BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A. O ANO DOMÍNIO: Funções reais de variável real. Seja g a função, de domínio,, representada graficamente na figura ao lado, e seja u a sucessão definida por. n Qual é o valor

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº5 - Funções - 12º ano Exames 2006 a 2010

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº5 - Funções - 12º ano Exames 2006 a 2010 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº5 - Funções - 1º ano Eames 006 a 010 sin ln 1 Considere a função g, definida no intervalo 1,7 por g( ) Recorrendo às capacidades gráficas da calculadora,

Leia mais

MAT111 - Cálculo I - IO

MAT111 - Cálculo I - IO II - Integrais Indefinidas MAT - Cálculo I - IO - 0 a Lista de Eercícios Calcule as integrais indefinidas abaio: 7 + +. d.. tg d. 7. 0.. 6. 9... 8... 7. 0. sen cos d 8. d. + d. +d 7. d (arcsen) 0. e d.

Leia mais

(Teste intermédio e exames Nacionais 2012)

(Teste intermédio e exames Nacionais 2012) Mais eercícios de 1.º ano: www.prof000.pt/users/roliveira0/ano1.htm (Teste intermédio e eames Nacionais 01) 79. Relativamente à Figura Resolva os itens seguintes, recorrendo a métodos, sabe-se que: eclusivamente

Leia mais

TEMA 2 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 2 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess

TEMA 2 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 2 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess FICHS DE TRLHO 1º NO COMPILÇÃO TEM FUNÇÕES Site: http://wwwmathsuccesspt Facebook: https://wwwfacebookcom/mathsuccess TEM FUNÇÕES Matemática 1º no Fichas de Trabalho Compilação Tema Funções 1 1 (Eercício

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTIA A - o Ano 006 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. Estudando a variação de sinal de f e relacionando com o sentido das concavidades do gráfico de f, vem: 6 ) + + +

Leia mais

de ponto para ponto. Por exemplo, consideremos o seguinte gráfico: (x 2, y 2 ) (x 4, y 4 ) x

de ponto para ponto. Por exemplo, consideremos o seguinte gráfico: (x 2, y 2 ) (x 4, y 4 ) x .3. Derivadas.3.1. Definição e Interpretação Geométrica Anteriormente já mostrámos como o coeficiente angular de uma recta - declive de uma recta - indica a taa à qual a recta sobe ou desce. para uma recta,

Leia mais

3 Cálculo Diferencial

3 Cálculo Diferencial Aula 6 26/0/206 (cont.) 3 Cálculo Diferencial Entramos agora num dos tópicos principais desta cadeira: o Cálculo Diferencial. usar derivadas como ferramentas no estudo de funções, em particular, cálculo

Leia mais

= ; a = -1, b = 3. 1 x ; a = -1, b = 0. M > 0 é um número real fixo. Prove que quaisquer que sejam x, y em I temos f ( x) < x.

= ; a = -1, b = 3. 1 x ; a = -1, b = 0. M > 0 é um número real fixo. Prove que quaisquer que sejam x, y em I temos f ( x) < x. INSTITUTO DE MATEMÁTICA -UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA LIMITES E DERIVADAS MAT B a LISTA DE EXERCÍCIOS - 008. - Prof a Graça Luzia Dominguez Santos. Prove que entre duas raízes consecutivas de uma função

Leia mais

CÁLCULO I 1º Semestre 2011/2012. Duração: 2 horas e 30 minutos

CÁLCULO I 1º Semestre 2011/2012. Duração: 2 horas e 30 minutos NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS CÁLCULO I 1º Semestre 2011/2012 EXAME 2ª ÉPOCA 23 Janeiro 2012 Duração: 2 horas e 30 minutos Não é permitido o uso de calculadoras. Não pode desagrafar as folhas do

Leia mais

TEMA 2 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 2 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess

TEMA 2 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 2 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess FICHAS DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA FUNÇÕES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA FUNÇÕES 06 07 Matemática A.º Ano Fichas de Trabalho Compilação Tema

Leia mais

Cálculo Diferencial em R. Departamento de Matemática

Cálculo Diferencial em R. Departamento de Matemática Cálculo Diferencial em R Mariana Dias Júlia Justino Departamento de Matemática Conteúdo Cálculo Diferencial em R. Definiçãodederivadanumponto.... Interpretação geométrica.... Derivadas laterais... 4.4

Leia mais

(x 2,y 2 ) (x 4,y 4 ) x

(x 2,y 2 ) (x 4,y 4 ) x 2.3. Derivadas 2.3.1. Definição e Interpretação Geométrica Anteriormente já mostrámos como o coeficiente angular de uma recta - declive de uma recta - indica a taa à qual a recta sobe ou desce. para uma

Leia mais

1. FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL

1. FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL 1 1 FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL 11 Funções trigonométricas inversas 111 As funções arco-seno e arco-cosseno Como as funções seno e cosseno não são injectivas em IR, só poderemos definir as suas funções

Leia mais

A o ângulo à superior a 180º, na opção B é inferior a 90º e na opção C é superior a 135º. e sen 0.

A o ângulo à superior a 180º, na opção B é inferior a 90º e na opção C é superior a 135º. e sen 0. Preparar o Eame 0 06 Matemática A Página 55. Sabemos que radianos equivalem a 80º, pelo que a um ângulo de radianos vai corresponder 80,6 graus. Este ângulo só pode estar representado na opção D. Na opção

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I LMAC, MEBIOM, MEFT 1 o SEM. 2010/11 2 a FICHA DE EXERCÍCIOS - PARTE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I LMAC, MEBIOM, MEFT 1 o SEM. 2010/11 2 a FICHA DE EXERCÍCIOS - PARTE 2 Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I LMAC, MEBIOM, MEFT 1 o SEM. 010/11 a FICHA DE EXERCÍCIOS - PARTE I. Representação gráfica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO ESOL SEUNÁRI E LERTO SMPIO Matemática EXERÍIOS EXTRÍOS E PROVS NIONIS EXME RELIZS ENTRE 993 E 998 º NO /3 FIH E TRLHO E FUNÇÕES. Observe o gráfico de uma função F.. Estude o sinal de F.. onsidere as funções

Leia mais

c) R 2 e f é decrescente no intervalo 1,. , e f é crescente no intervalo 2, 2

c) R 2 e f é decrescente no intervalo 1,. , e f é crescente no intervalo 2, 2 UFJF ICE Departamento de Matemática CÁLCULO I - LISTA DE EXERCÍCIOS Nº As questões de números a 9 referem-se à função f ( ). - O domínio da função f é o conjunto: a) R b) R c) R R, 0 e) R 0 - A derivada

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II. Aula nº 5 do plano de trabalho nº 5

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II. Aula nº 5 do plano de trabalho nº 5 Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II Aula nº 5 do plano de trabalho nº 5 Resolver os eercícios 03, 0, 05, 0 e 6 das páginas 95 e 0.

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 1 Ciclo em Optometria

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 1 Ciclo em Optometria Ciclo em Optometria Ficha Ano Lectivo / ) Efectue as seguinte operações a) 3 + 3 ; b) 4 + 5 ; c) 3 3 ; d) 3 3 ; e) 3 4 3 ; f) 3 4 4 7 ; g) 3 5 ; h) 3 4 3. ) Calcule, em R, o conjunto solução das seguintes

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N.º 8 MATEMÁTICA A - 10.º ANO FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL

FICHA DE TRABALHO N.º 8 MATEMÁTICA A - 10.º ANO FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL Função Inversa e Função Composta; Generalidades; Monotonia, Etremos e Concavidades FICHA DE TRABALH N.º 8 MATEMÁTICA A - 0.º AN FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL FUNÇÃ CMPSTA E FUNÇÃ INVERSA; GENERALIDADES;

Leia mais

Limites, derivadas e máximos e mínimos

Limites, derivadas e máximos e mínimos Limites, derivadas e máimos e mínimos Psicologia eperimental Definição lim a f ( ) b Eemplo: Seja f()=5-3. Mostre que o limite de f() quando tende a 1 é igual a 2. Propriedades dos Limites Se L, M, a,

Leia mais

x + 2 > 1 (x 2)(x + 2) x + 2 > e

x + 2 > 1 (x 2)(x + 2) x + 2 > e Instituto Superior Técnico Departamento de Matematica TESTES DE RECUPERAÇÃO DE CDI I O SEM. / DURAÇÃO: H/H VERSÃO A LEMAT, LEAN, MEBIOL, MEQ, MEAMBI E LMAC, MEBIOM, MEFT RESOLUÇÃO. (,5 val.) (a) (,9 val.)

Leia mais

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FOLHA 2

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FOLHA 2 UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL REGIME DIURNO/NOCTURNO - o SEMESTRE - o ANO - 009/00 DISCIPLINA DE ANÁLISE MATEMÁTICA FOLHA. Das figuras abaio esboçadas

Leia mais

, respetivamente. Sabe-se que uma das funções é par e a outra não é par nem ímpar. Identifique cada uma delas f x x e

, respetivamente. Sabe-se que uma das funções é par e a outra não é par nem ímpar. Identifique cada uma delas f x x e mata O gráfico de uma função é, na maioria das vezes bastante útil para visualizar propriedades da função. Assim, de forma a podermos representar com rigor uma função, devemos fazer um estudo pormenorizado

Leia mais

para: (a) f(x) = 3 (b) f(x) = c, c

para: (a) f(x) = 3 (b) f(x) = c, c MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DESEMPENHO CÂMPUS PATO BRANCO Atividades Práticas Supervisionadas (APS) de Cálculo Diferencial e Integral Prof a. Dayse Batistus, Dr a.

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na sua folha de respostas, o número

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DOS DOMÍNIOS POR PERÍODO

DISTRIBUIÇÃO DOS DOMÍNIOS POR PERÍODO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Matemática 11.º ano Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: Máximo 11 Matemática A 11.º ano Maria Augusta Ferreira

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral II 1 o Teste (Versão A)

Cálculo Diferencial e Integral II 1 o Teste (Versão A) Cálculo Diferencial e Integral II 1 o Teste (ersão A) LEIC-TP, LETI, LEE, LEGI 11 de Abril de 015 Justifique adequadamente todas as respostas. (5,0) 1. Seja = {(, y, z) [ 1, 1] [0, 1] R 3 : 0 z, 0 y 1}

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-45 Cálculo Diferencial e Integral I (Escola Politécnica) Terceira Lista de Eercícios - Professor: Equipe de Professores. APLICAÇÕES DE

Leia mais

Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo de 2003/04 Trigonometria 1 (Revisões) 12.º Ano

Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo de 2003/04 Trigonometria 1 (Revisões) 12.º Ano Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática no Lectivo de 00/04 Trigonometria 1 (Revisões) 1º no Nome: Nº: Turma: 1 Um cone, cuja base tem raio r e cuja geratriz tem comprimento l, roda

Leia mais

Primeiro Teste de Cálculo Infinitesimal I

Primeiro Teste de Cálculo Infinitesimal I Primeiro Teste de Cálculo Infinitesimal I 28 de Março de 23 Questão [2,5 pontos] Calcule os limites abaio quando eistirem: 3 a) lim 2 3 + 2 b) lim 2 2 4 + 4 3 3 2 + 4 Questão 2 [3,75 pontos] Considere

Leia mais

1. Matrizes. 1. Dê um exemplo, em cada alínea, de uma matriz A = [a ij ] m n com:

1. Matrizes. 1. Dê um exemplo, em cada alínea, de uma matriz A = [a ij ] m n com: Matemática Licenciatura em Biologia 4 / 5. Matrizes.. Dê um eemplo, em cada alínea, de uma matriz A = [a ij ] m n com: m =, n = cuja soma das entradas principais seja. (b) m = n = 4 com a a e a 4 = a 4.

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2016/17 - LEAN, MEMat, MEQ FICHA 11 - SOLUÇÕES

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2016/17 - LEAN, MEMat, MEQ FICHA 11 - SOLUÇÕES Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I o Sem 06/7 - LEAN, MEMat, MEQ FICHA - SOLUÇÕES Teorema Fundamental do Cálculo Regra de Barrow Integração por partes

Leia mais

) a sucessão de termo geral

) a sucessão de termo geral 43. Na figura está desenhada parte da representação R \. gráfica de uma função f, cujo domínio é { } As rectas de equações =, y = 1 e y = 0 são assímptotas do gráfico de f. Seja ( n ) a sucessão de termo

Leia mais

Cálculo I - Curso de Matemática - Matutino - 6MAT005

Cálculo I - Curso de Matemática - Matutino - 6MAT005 Cálculo I - Curso de Matemática - Matutino - 6MAT005 Prof. Ulysses Sodré - Londrina-PR, 17 de Abril de 008 - provas005.te TOME CUIDADO COM OS GRÁFICOS E DETALHES DA SUBSTITUIÇÃO UTILIZADA.....................................................................................................

Leia mais

Matemática 2 Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Matemática 2 Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Matemática Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Eercícios Compilados por: Alzira Faria Ana Cristina Meira Ana Júlia Viamonte Carla Pinto Jorge Mendonça Teórico-prática. Indique o domínio das funções:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT A02 CÁLCULO A ª LISTA ( QUESTÕES DE PROVAS )

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT A02 CÁLCULO A ª LISTA ( QUESTÕES DE PROVAS ) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT A0 CÁLCULO A 009 ª LISTA ( QUESTÕES DE PROVAS ) Regra da cadeia ( f ( g( h(( t( )))))) f ( g( h(( t( ))))) g ( h(( t(

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-2453 Cálculo Diferencial e Integral I Escola Politécnica) Segunda Lista de Eercícios - Professor: Equipe de Professores EXERCÍCIOS. Calcule

Leia mais

Itens para resolver (CONTINUAÇÃO)

Itens para resolver (CONTINUAÇÃO) PREPARAR EXAME NACINAL Itens para resolver (CNTINUAÇÃ) e. Seja g a função, de domínio IR\{}, definida por g(). Sem usar a calculadora, determine, se eistirem, as equações das assíntotas do gráfico de g.

Leia mais

5.7 Aplicações da derivada ao estudo das funções.

5.7 Aplicações da derivada ao estudo das funções. Capítulo V: Derivação 0.. 4. 7. tg( ) 0 tg( π ( + + ) sen( ) + ) sen( ) Resolução: cos( ) Repare que não eiste sen( ). + 5. ( e + ) 6. 0 π ( + cos( )) cos( ) sen( ) sen( ) Mas, e como 0, então 0 + + +

Leia mais

I. Derivadas Parciais, Diferenciabilidade e Plano Tangente

I. Derivadas Parciais, Diferenciabilidade e Plano Tangente 1. MAT - 0147 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II PARA ECONOMIA a LISTA DE EXERCÍCIOS - 017 I. Derivadas Parciais, Diferenciabilidade e Plano Tangente 1) Calcule as derivadas parciais de primeira ordem das

Leia mais

Lista de Exercícios 2 1

Lista de Exercícios 2 1 Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Matemática MTM - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Lista de Eercícios Mostre, utilizando a definição formal, que os ites abaio eistem e são iguais ao valor

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 0 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Para calcular o número de códigos diferentes, de acordo com as restrições impostas, podemos começar por escolher a posição

Leia mais

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2003/04 Derivadas º Ano

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2003/04 Derivadas º Ano Escola Secundária/ da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo /4 Derivadas - º Ano Nome: Nº: Turma: Uma bola desce um plano inclinado A distância d, em centímetros, percorrida pela bola em

Leia mais

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II 1 a lista de exercícios

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II 1 a lista de exercícios MAT5 - Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II a lista de eercícios - 0 I - Polinômio de Talor. Utilizando o polinômio de Talor de ordem, calcule um valor aproimado e avalie o erro: (a) 8, (b)

Leia mais

2. Qual das proposições é equivalente a ( ) C p q. Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar

2. Qual das proposições é equivalente a ( ) C p q. Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar buso Seual nas Escolas Não dá para aceitar Por uma escola livre do SI República de Moçambique Matemática Ministério da Educação ª Época ª lasse/0 onselho Nacional de Eames, ertificação e Equivalências

Leia mais

Fichas de recuperação

Fichas de recuperação Fichas de recuperação Ficha de recuperação Ficha de recuperação Ficha de recuperação 6 Ficha de recuperação 4 8 Ficha de recuperação 5 Soluções das Fichas de recuperação 5 Ficha de recuperação NOME: N.

Leia mais

10. Funções de várias Variáveis: Derivadas Parciais

10. Funções de várias Variáveis: Derivadas Parciais 10.1. Derivadas Parciais 10.. Diferencial de Funções 10.. Derivação de Funções Compostas 10.4. Derivação de Integrais em Ordem a um Parâmetro 10.5. Derivação de Funções Implícitas 10.6. Máimos e Mínimos

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-454 Cálculo Diferencial e Integral II Escola Politécnica) Segunda Lista de Eercícios - Professor: Equipe de Professores BONS ESTUDOS!

Leia mais

Derivada da função composta, derivada da função inversa, derivada da função implícita e derivada de funções definidas parametricamente.

Derivada da função composta, derivada da função inversa, derivada da função implícita e derivada de funções definidas parametricamente. Análise Matemática - 007/008.5.- Derivada da função composta, derivada da função inversa, derivada da função implícita e derivada de funções definidas parametricamente. Teorema.31 Derivada da Função Composta

Leia mais

1 Definição de Derivada

1 Definição de Derivada Departamento de Computação é Matemática Cálculo I USP- FFCLRP Prof. Rafael A. Rosales 5 de março de 2014 Lista 5 Derivada 1 Definição de Derivada Eercício 1. O que é f (a)? Eplique com suas palavras o

Leia mais

Exercício- teste 1. Matemática II 2 o Semestre de 2009/2010. a) Provar que n (2i 1) = n 2

Exercício- teste 1. Matemática II 2 o Semestre de 2009/2010. a) Provar que n (2i 1) = n 2 o Semestre de 009/00 Eercício- teste a) Provar que n (i ) = n i= Usamos indução em n para provar que a fórmula acima é correcta n= n = Claramente temos que (i ) = () = = Hipótese Indutiva j N, onde j n,

Leia mais