LINHA DE PESQUISA: TRABALHO, SAÚDE AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINHA DE PESQUISA: TRABALHO, SAÚDE AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS"

Transcrição

1 Regiões de saúde e suas articulações escalares O projeto visa estudar a produção da saúde coletiva em suas diversas escalas geográficas, desde o espaço intra-urbano até a escala internacional. Para isto, são consideradas as contribuições recentes da Geografia da Saúde, assim como sua interlocução com o campo da Epidemiologia e da Saúde Pública. O foco principal do trabalho é a realidade brasileira, com ênfase no processo de implementação do Sistema Único de Saúde, ainda que também seja importante a articulação desta política com escalas mais amplas que envolvem a discussão da saúde em área de fronteira internacional e em países da América Latina.

2 Territórios em disputa e a dinâmica geográfica do trabalho no Século XXI - (Luta pelo acesso a terra e a água, movimentos sociais e saúde ambiental) Antonio Thomaz Junior Antonio Cezar Leal Paulo César Rocha Ricardo Pires de Paula A pretensão de focar os territórios em disputa como parte desse processo nos requer situá-los no âmbito da luta de classes, com as atenções voltadas, pois, para demonstrar a dinâmica territorial do trabalho ou suas diferentes formas de expressão, com as quais nos ocuparemos, e as redefinições na composição da classe trabalhadora e na sua própria estrutura. É no interior do ambiente de mudanças nas formas de organização da produção e seus impactos nos ambientes de trabalho, na saúde do trabalhador, e nas respectivas correspondências espaciais que temos as novas formas de controle do trabalho e, consequentemente, novos significados e sentidos para a dimensão material e subjetiva dos trabalhadores. Estamos, pois, nos propondo ampliar o foco da abordagem do trabalho para outros aspectos, tais como formas de exploração, qualidade, ambiente e saúde do trabalho (as patologias, os agravos e as doenças ocupacionais), que estão associados à invisibilidade social das doenças relacionadas ao trabalho, devido à ineficiência da política social pública, bem como das relações sociais de trabalho que dão sustentação às diferentes situações e formas de (des)realização do trabalho, motivadas pelo capital, como, por exemplo, o agrohidronegócio, enquanto expressão dos conflitos em torno do acesso e uso da terra e da água. A nova polissemia que caracteriza essa etapa impacta de modo direto a classe trabalhadora e, por meio dos nossos estudos, podemos ampliar os conhecimentos sobre a marca destrutiva do processo social que redefine e potencia os novos papéis sociais do trabalho. Há um movimento que nos propomos compreender, para decifrarmos as contradições, os conteúdos e os significados territoriais das diferentes expressões do trabalho, mediatizadas, pois, pela seguinte indagação central: quem é o sujeito coletivo do século XXI, capaz de amalgamar e potenciar a luta emancipatória e de resistência, e que faz parte da classe trabalhadora? Esse processo refaz constantemente o complexo cenário da dinâmica geográfica do trabalho, que, como temos visto e constatado, ultrapassa os limites ruralurbano e as fraturas das relações formais e informais de trabalho, e nos põe a pensar na necessidade de revermos teorias, conceitos, proposituras etc.

3 Mapeamento e análise do território do agrohidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema-São Paulo-Brasil: Relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental Antonio Thomaz Junior Antonio Cezar Leal Paulo César Rocha Ricardo Pires de Paula No presente projeto, desenvolveremos uma abordagem crítica acerca das questões da agroenergia e dos agrocombustíveis, com as atenções voltadas para a expansão e consolidação do capital agroindustrial canavieiro e os impactos nas formas de uso da terra e da água, e da saúde do trabalhador, no contexto do Polígono do Agrohidronegócio, no Pontal do Paranapanema. Para isso, será levada em conta a correlação entre as formas de uso da terra e da água e a legalização da grilagem por parte do agrohidronegócio, assim como seus desdobramentos para as ações políticas em torno da Reforma Agrária, e de temas ligados à Geografia do trabalho e da saúde ambiental. Assim, o projeto busca novos referenciais teóricos para romper as fragmentações clássicas dos estudos sobre a dinâmica da sociedade e da natureza. Da mesma forma, do ponto de vista metodológico, procura desenvolver metodologias de mapeamento e de aplicação de geotecnologias para apreender o movimento do trabalho e da natureza por dentro das disputas territoriais. Diante desses desafios, propomos-nos apreender o conteúdo e o significado dos conflitos sociais, sem perder de vista questões relacionadas à soberania alimentar e energética e à sustentabilidade ambiental. Dessa maneira, é relevante o aprofundamento do estudo sobre as formas de gestão e controle da água e das relações de trabalho, bem como de sua face nociva, quando consideramos a transmissão de doenças, contaminação ambiental, mutilação e morte dos trabalhadores, pois é uma possibilidade de discutirmos a invisibilidade social das doenças relacionadas ao trabalho, no Brasil, especialmente nas atividades agroenergéticas. Por conseguinte, a questão central é compreender o desenvolvimento destrutivo das forças produtivas e que o capitalismo globalizado apresenta um movimento intenso e contraditório de integração, fragmentação, polarização, que redimensiona constantemente a diferenciação dos espaços sociais.

4 Expansão Territorial do Agrohidronegócio e os Impactos para o Trabalho e Movimentos Sociais, no Século XXI Antonio Thomaz Junior Antonio Cezar Leal Paulo César Rocha Ricardo Pires de Paula O presente projeto se configura como proposta de apoio às investigações em curso no âmbito do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) e atende à CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 14/2014. Pretende-se, com a consecução das atividades de pesquisa aqui propostas, enfocar a dinâmica territorial do que temos denominado como agrohidronegócio (THOMAZ JUNIOR, 2009; 2010; 2012), especialmente no tocante aos seus desdobramentos destrutivos para o trabalho e as ações de resistência materializadas nos conflitos territoriais, com foco nas ações dos movimentos sociais. Foram selecionados dois casos específicos para nossa observação direta e consequente análise verticalizada, os quais, encontramse articulados dentro do mesmo processo de expansão destrutiva do agrohidronegócio, no Brasil no Século XXI: a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará, e os recentes megaempreendimentos do capital arbóreo-celulósico, em três pontos diferentes do território nacional (Extremo Sul baiano, Sul do Maranhão e Leste de Mato Grosso do sul). Palavras-chave: território, trabalho, agrohidronegócio, movimentos sociais

5 Mapa do Pensamento da Geografia Agrária Antonio Thomaz Júnior Clifford Andrew Welch Eliseu Saverio Sposito Marcos Aurelio Saquet Estudos da rede de grupos de pesquisa em Geografia Agrária em diferentes escalas, analisando a produção teórico-conceitual, métodos e metodologias. Temos como objetivo cadastrar os grupos, estudar suas histórias e mapear as produções de modo a compreender melhor os paradigmas, diálogos, progresso e inovações, aproximações e diferenças dos pensamentos científicos e práticas políticas.

6 A História e Geografia Contemporânea da Luta pela Terra no Brasil Clifford Andrew Welch O projeto procura explicar, no caso do Brasil, o desenvolvimento da campanha pela reforma agrária desde que virou uma preocupação nacional alias internacional como uma das reformas de base fundamental para estimular o desenvolvimento econômico na América Latina a partir da época da Revolução Cubana. Durante as últimas duas décadas, depois do fim da Guerra Fria, na fase Neoliberal do capitalismo, a agricultura passou por uma dramática expansão e intensificação, e o movimento camponês que formou em conseqüência tentou transformar o debate sobre reforma agrária em um campo de batalha sobre o significado e conteúdo de desenvolvimento, estado-nação, identidade cultural e os objetivos nacionais. No projeto, a luta pela terra é interpretada como um espaço privilegiado para analisar a imposição do projeto desenvolvimentista, seu esgotamento e a ação camponesa inicialmente mobilizada para incorporar a classe e depois para a sua emancipação deste projeto e participação na tentativa de construir alternativas em comunidades transnacionais e transculturais. É um lugar onde a hegemonia da classe dominante enfrentou limites na subalternidade dos camponeses, povos indígenas e quilombolas. O período de estudo do projeto se encerra nos dias de hoje com a análise das novas formas de luta e do questionamento das políticas de reforma agrária.

7 Transformações recentes na agricultura paulista: conflitos, disputas territoriais e dinâmicas geográficas no Pontal do Paranapanema no século XXI. Clifford Andrew Welch Antonio Thomaz Junior Rosangela Custodio Cortez Thomaz O projeto de pesquisa consiste na reflexão sobre as transformações existentes na agricultura paulista tendo a região do Pontal do Paranapanema ponto de partida e chegada do estudo. Por um lado, a proposta de pesquisa está voltada para o entendimento das dinâmicas geográficas, conflitos e disputas territoriais provenientes das relações de produção e desenvolvimento da agricultura tipicamente capitalista e mais especificamente com a expansão da agroindústrias canavieiras; e por outro, na produção de alimentos tendo a agricultura camponesa seu principal eixo de sustentação. A proposta é de realizar um mapeamento da produção de alimentos existentes na região, em contraponto as áreas de monocultura de cana-de-acúcar, relacionando o uso e ocupação da terra e a reivindicação do movimento camponês pela sua democratização. Pretende-se também com esse projeto compreender a disputa territorial e a dinâmica geográfica estabelecida na região, no período recente, tendo como foco de análise a luta pelo acesso a terra e a água em contraponto ao avanço das agroindústrias canavieiras, redefinindo e resignificando as relações e condições de trabalho. Para isso tem-se a necessidade de fomentar o debate sobre a participação dos movimentos sociais envolvidos nessa questão, com a finalidade de identificar os sujeitos sociais com potencial transformador e de resistência a esse atual processo de desenvolvimento do capital.

8 A territorialização do trabalho e os agravos à saúde do trabalhador: a ação sindical. Antonio Thomaz Júnior O emprego assalariado é entendido a partir do contexto das discussões mais amplas sobre a Geografia do Trabalho, em que as transformações engendradas pelo capital territorializam-se como uma processualidade dialética sobre o mundo do trabalho, subordinando-o sob diversas formas, utilizando de estratégias combinadas de tecnologia e escravidão, articuladas espacialmente e que, portanto merecem ser analisadas sob o crivo de sua territorialização, ela mesma alvo das preocupações quanto à suas definições, ou seja, o que se pretende dizer ao mencionarmos a territorialização do trabalho? Quais sujeitos hegemonizam o processo, sob quais condicionantes/determinantes movem-se os sujeitos? Num primeiro momento pretende-se estudar as mudanças no trabalho engendradas pela expansão da atividade avícola no Brasil, principalmente quanto aos efeitos para a saúde do trabalhador e como os sindicatos atuam. A territorialização desse emprego é entendida como a articulação de relações sociais e escalares, ou seja, enquanto resultado de mediações entre as ações locais de desenvolvimento e a busca pelos mercados internacionais. Analisar as ações empreendidas pelos sindicatos quanto à expansão da relação assalariada, evidenciando os conflitos nas relações de trabalho e os limites e aportes da organização sindical.

9 Globalização e trabalhadores: análise da atuação dos Movimentos sociais e sindicais no Brasil na transição do século XX para o século XXI. Ricardo Pires de Paula Antonio Thomaz Júnior Embora em ritmos diferenciados, podemos dizer que os países da América Latina, entre eles o Brasil, experimentaram os desdobramentos da globalização a partir dos anos 90, notadamente com o fim da União Soviética e com o avanço das políticas neoliberais nos países considerados em desenvolvimento. O fim das barreiras para a livre circulação do capital e do trabalho provocaram profundas alterações no modo como estavam organizados os trabalhadores, impactando suas formas de mobilização e luta. Diante desse cenário de novos desafios, procuramos investigar como os trabalhadores no campo e na cidade têm reagido a esse processo que tem intensificado a concentração de terras e capitais decorrentes dos fluxos migratórios, da destruição de direitos trabalhistas e sociais e da expropriação da população camponesa pelos conglomerados agroexportadores. Na luta por melhores condições de vida, os movimentos sociais e sindicais sempre tiveram papel importante tanto na formação e conscientização de setores à margem da sociedade, quanto na defesa de uma transformação social que pudesse por fim à exclusão de grandes parcelas da população nas decisões políticas. O estudo da atuação ações empreendidas por esses movimentos, em um período cujo mundo se apresenta, nas palavras de Milton Santos confuso e confusamente percebido, oferece como oportunidade ver e ouvir o quê e como os setores organizados, dentro de suas especificidades, têm reagido a esse processo de globalização.

LINHA DE PESQUISA: TRABALHO, SAÚDE AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS

LINHA DE PESQUISA: TRABALHO, SAÚDE AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS Regiões de saúde e suas articulações escalares O projeto visa estudar a produção da saúde coletiva em suas diversas escalas geográficas, desde o espaço intra-urbano até a escala internacional. Para isto,

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: TRABALHO, SAÚDE AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS

LINHA DE PESQUISA: TRABALHO, SAÚDE AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS Regiões de saúde e suas articulações escalares O projeto visa estudar a produção da saúde coletiva em suas diversas escalas geográficas, desde o espaço intra-urbano até a escala internacional. Para isto,

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Sobre os conceitos de território e territorialidade: abordagens e concepções.

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Sobre os conceitos de território e territorialidade: abordagens e concepções. Sobre os conceitos de território e territorialidade: abordagens e concepções. Marcos Aurelio Saquet Eliseu Savério Sposito Nosso objetivo principal nesse Projeto de Pesquisa é compreender as diferentes

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO 1

UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO 1 176 UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO 1 Evandro de Carvalho Lobão 2 Temos recentemente disponível a segunda edição (a primeira foi publicada em 2012) do Dicionário da Educação do Campo, elaborado por autores

Leia mais

POLÍTICAS TERRITORIAIS, AGROENERGIA E CAMPESINATO: encontros e desencontros no território em disputa.

POLÍTICAS TERRITORIAIS, AGROENERGIA E CAMPESINATO: encontros e desencontros no território em disputa. POLÍTICAS TERRITORIAIS, AGROENERGIA E CAMPESINATO: encontros e desencontros no território em disputa. Rosiete Marcos Santana 1 Na microrregião de Tomé-açu, no Pará, existem diversos programas de regularização

Leia mais

2ª CIRCULAR - SINGA GOIÂNIA 2015

2ª CIRCULAR - SINGA GOIÂNIA 2015 2ª CIRCULAR - SINGA GOIÂNIA 2015 VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA DAS ÁGUAS E COMUNIDADES TRADICIOINAIS A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE:

Leia mais

O Campesinato e a Gestão Ambiental: Limites e Perspectivas

O Campesinato e a Gestão Ambiental: Limites e Perspectivas O Campesinato e a Gestão Ambiental: Limites e Perspectivas Witkowski, Thadeu Henrique Felício, Munir Jorge Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional MMADRE Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento

Leia mais

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano Culturas, Etnias e modernidade no mundo e no Brasil A diversidade cultural Capítulo 11 - Item 11.4 O choque entre culturas e etnocentrismo Capítulo 11 Relativismo cultural e tolerância Capítulo 11 Civilização

Leia mais

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: O MUNDO 1 O ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES Compreender o espaço geográfico como resultante das interações históricas entre sociedade e natureza

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Priori, Angelo CASTANHO, Sandra Maria.

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento

Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento Leandro Freitas Couto Analista de Planejamento e Orçamento 27.07.2016 Retomada do planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios. Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Raul Ristow Krauser

O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios. Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Raul Ristow Krauser O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Raul Ristow Krauser www.mpabrasil.org.br MUNDO EM CRISE Crise Alimentar: 1 Bilhão de pessoas famintas

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PROJETO: Desenvolvimento do campo e da cidade: perspectiva multidimensional

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PROJETO: Desenvolvimento do campo e da cidade: perspectiva multidimensional Desenvolvimento do campo e da cidade: perspectiva multidimensional Bernardo Mançano Fernandes Antonio Thomaz Júnior Carlos Alberto Feliciano Eduardo Paulon Girardi Everaldo Santos Melazzo João Osvaldo

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

Dos muitos modos de enfrentamento à atual ofensiva contra a vida, a Terra, os Povos Indígenas, o Conhecimento e a Universidade

Dos muitos modos de enfrentamento à atual ofensiva contra a vida, a Terra, os Povos Indígenas, o Conhecimento e a Universidade I Roda de Diálogo Acadêmico em Rede Acadêmica-Negro-Índio e Popular da UNEB Dos muitos modos de enfrentamento à atual ofensiva contra a vida, a Terra, os Povos Indígenas, o Conhecimento e a Universidade

Leia mais

Ações dos movimentos socioterritoriais no Brasil entre o final do século XX e início do século XXI

Ações dos movimentos socioterritoriais no Brasil entre o final do século XX e início do século XXI Uma publicação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária NERA. Presidente Prudente, abril de 2011, número 40. ISSN 2177-4463. www.fct.unesp.br/nera ARTIGO DATALUTA Ações dos movimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 250.3102.3 GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA PROFESSOR (A) OBJETIVOS 1ª 02 34

Leia mais

09:15 às 09: Estado e povos tradicionais: políticas públicas destinadas ao território tradicional.

09:15 às 09: Estado e povos tradicionais: políticas públicas destinadas ao território tradicional. AGENDA DE ENTREVISTAS - MESTRADO DIA 16/11 QUARTA-FEIRA 08:30 às 09:10 201713060031-9 Economia Solidária e Cooperativismo na Amazônia: Tecnologias Sociais e autonomia territorial em Terras Quilombolas

Leia mais

REFORMA AGRÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO COM SOBERANIA ALIMENTAR. Paulo Roberto Rosa Munir Jorge Felicio

REFORMA AGRÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO COM SOBERANIA ALIMENTAR. Paulo Roberto Rosa Munir Jorge Felicio REFORMA AGRÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO COM SOBERANIA ALIMENTAR Paulo Roberto Rosa Munir Jorge Felicio OBJETIVO Contribuir nas reflexões sobre a atualidade da reforma agrária e o importante

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

Educação e Projeto de Nação Soberana

Educação e Projeto de Nação Soberana Educação e Projeto de Nação Soberana João Antônio de Moraes Diretor da Federação Única dos Petroleiros FUP jamorae1@icloud.com 14ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTEPE 29 A 31 de agosto de 2018

Leia mais

Metaxy: Revista Brasileira de Cultura e Política em Direitos Humanos. APRESENTAÇÃO - ANO I NÚMERO 1 - Março de 2017

Metaxy: Revista Brasileira de Cultura e Política em Direitos Humanos. APRESENTAÇÃO - ANO I NÚMERO 1 - Março de 2017 Metaxy: Revista Brasileira de Cultura e Política em Direitos Humanos APRESENTAÇÃO - ANO I NÚMERO 1 - Março de 2017 Para o Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) Suely Souza de Almeida,

Leia mais

Resultado Final do Eixo 04 - Currículo e e políticas educacionais Nº TÍTULO CPF

Resultado Final do Eixo 04 - Currículo e e políticas educacionais Nº TÍTULO CPF Nº TÍTULO CPF 1 Resultado Final do Eixo 04 - Currículo e e políticas educacionais ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PAULISTA NA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO EXTERNA DE SISTEMA 41691261815

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E ESPACIALIZAÇÃO DA LUTA PELA TERRA

MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E ESPACIALIZAÇÃO DA LUTA PELA TERRA MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E ESPACIALIZAÇÃO DA LUTA PELA TERRA Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq - bmf@prudente.unesp.br Introdução Neste texto, apresentamos

Leia mais

WORKSHOP DIVERSIDADE E INCLUSÃO IFRS

WORKSHOP DIVERSIDADE E INCLUSÃO IFRS WORKSHOP DIVERSIDADE E INCLUSÃO IFRS OS POVOS INDÍGENAS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS EM DIALOGAR COM OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS 24/06/2015 São Bento / RS AGUILERA URQUIZA, Antonio Hilário/UFMS INTRODUÇÃO

Leia mais

Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT

Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT 1. A escola, a agroecologia e a produção da vida no campo: relação entre as escolas e os movimentos sociais. Coordenadora: Prof a. Caroline Terra (UFPel) O objetivo

Leia mais

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você?

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você? UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFBA - 2016 Mesa Redonda: Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Desenvolvimento do campo e da cidade: perspectiva multidimensional

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Desenvolvimento do campo e da cidade: perspectiva multidimensional PROJETO: Desenvolvimento do campo e da cidade: perspectiva multidimensional Bernardo Mançano Fernandes Antonio Thomaz Júnior Carlos Alberto Feliciano Eduardo Paulon Girardi Everaldo Santos Melazzo João

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2

Leia mais

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia Para uma Re(li)gião. Sudene, Nordeste. Planejamento e conflitos de classe. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia Para uma Re(li)gião. Sudene, Nordeste. Planejamento e conflitos de classe. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. OLIVEIRA, Francisco de. Elegia Para uma Re(li)gião. Sudene, Nordeste. Planejamento e conflitos de classe. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual

Leia mais

Concurso de Seleção NÚMERO DE INSCRIÇÃO - GEOGRAFIA

Concurso de Seleção NÚMERO DE INSCRIÇÃO - GEOGRAFIA GEOGRAFIA QUESTÃO 1 Leia o texto abaixo e responda. A poluição do ar provoca doenças respiratórias no ser humano, deteriora prédios e monumentos históricos, afeta a vida das plantas, animais e até mesmo

Leia mais

LIVROS & AUTORES AGRICULTURA, TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO

LIVROS & AUTORES AGRICULTURA, TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO LIVROS & AUTORES AGRICULTURA, TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO No Brasil um conjunto de geógrafos há alguns anos dedica-se à análise da agricultura (o campo ou a agropecuária, de modo geral), visando compreender

Leia mais

CETAS Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde

CETAS Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde Exposição ALGO MAIS Exposição ALGO MAIS CETAS Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde A exposição ALGO MAIS vem trazer os registros feitos a partir das ações dos pesquisadores ligados ao projeto

Leia mais

REVISTA NERA ANO 20, Nº Dossiê ISSN: Apresentação

REVISTA NERA ANO 20, Nº Dossiê ISSN: Apresentação Apresentação É com grande satisfação que apresentamos mais um dossiê da Revista NERA, ano 20 e número 36, intitulado Território, Campesinato, Trabalho e Resistências com avanços em diversas temáticas que

Leia mais

RELATO. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária II Simpósio Internacional de Geografia Agrária I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira

RELATO. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária II Simpósio Internacional de Geografia Agrária I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira RELATO Por Analice de Avila III Simpósio Nacional de Geografia Agrária II Simpósio Internacional de Geografia Agrária I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira Desenvolvimento do Campo, das Florestas e

Leia mais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Região e Regionalização ( x ) Teóricas ( ) Práticas Análise do conceito de região em seu desenvolvimento histórico. Compreensão dos fatores de regionalização e a dinâmica das redes. Estudo da formação

Leia mais

Memória do Trabalho: Da preservação documental para a geração de conhecimento e ações culturais.

Memória do Trabalho: Da preservação documental para a geração de conhecimento e ações culturais. Memória do Trabalho: Da preservação documental para a geração de conhecimento e ações culturais. Ian Damaceno 1 Resumo O Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical Florestán Fernandes (CEMOSi)

Leia mais

CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA

CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA AGROECOLOGIA E DEMOCRACIA UNINDO CAMPO E CIDADE Por Territórios Livres e Soberania Popular na Amazônia A Articulação Nacional de Agroecologia Amazônia (ANA Amazônia) convoca

Leia mais

No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível de desempenho nas seguintes áreas:

No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível de desempenho nas seguintes áreas: CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 25 de outubro de 2016) No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao

Leia mais

RELATO SOBRE O 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST

RELATO SOBRE O 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST REVISTA ELETRÔNICA DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA RELATO SOBRE O 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST NA LUTA POR REFORMA AGRÁRIA: POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR,

Leia mais

Sistemas urbanos e regionais sustentáveis

Sistemas urbanos e regionais sustentáveis Clélio Campolina Diniz 1 1. Fundamentos conceituais e históricos O processo de desenvolvimento é, por natureza, desequilibrado no território, como está historicamente comprovado e como atestam os clássicos

Leia mais

2ª CIRCULAR. XIV JORNADA DO TRABALHO O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas

2ª CIRCULAR. XIV JORNADA DO TRABALHO O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas 2ª CIRCULAR XIV JORNADA DO TRABALHO O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas Ourinhos/SP, 13 a 16 de novembro de 2013 Coordenação Geral Prof. Dr. Marcelo Dornelis

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Redes urbanas, cidades médias e dinâmicas territoriais Eliseu Savério Sposito Arthur Magon Whitacker O projeto parte da diversidade de cidades que serão estudadas,

Leia mais

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria.

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. HABILITAÇÃO: BACHARELADO 1ª Série 6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. 6GEO054 CLIMATOLOGIA Bases teóricas da climatologia:

Leia mais

Geografia e mundo atual

Geografia e mundo atual Geografia e mundo atual Formação do mundo moderno Medievo Renascença Ordenamento dado ao mundo Existência no coletivo Séc. XVIII XIX Ausência de ordenamento dado Atomização do homem Madona Gioto Trecento

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO Licenciatura e Bacharelado 2016 OPÇÃO

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO Licenciatura e Bacharelado 2016 OPÇÃO UNIDADE UNIVERSITÁRIA Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP CURSO DE Geografia HABILITAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO Licenciatura e Bacharelado 2016 OPÇÃO DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento

Leia mais

Os Governos da Nova República

Os Governos da Nova República Os Governos da Nova República Gov. José Sarney - PMDB (1985 1990) crise econômica e Const. De 1988 Gov. Fernando Collor - PRN (1990 1992) início do Neoliberalismo no Brasil (privatizações e abertura econômica),

Leia mais

URBANIZAÇÃO E HIBRIDAÇÃO SOCIONATURAL EM CONTEXTOS HIDRELÉTRICOS 1 JOÃO HENRIQUE ZÖEHLER LEMOS 2,3*, IGOR DE FRANÇA CATALÃO

URBANIZAÇÃO E HIBRIDAÇÃO SOCIONATURAL EM CONTEXTOS HIDRELÉTRICOS 1 JOÃO HENRIQUE ZÖEHLER LEMOS 2,3*, IGOR DE FRANÇA CATALÃO URBANIZAÇÃO E HIBRIDAÇÃO SOCIONATURAL EM CONTEXTOS HIDRELÉTRICOS 1 JOÃO HENRIQUE ZÖEHLER LEMOS 2,3*, IGOR DE FRANÇA CATALÃO 1 Pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Igor Catalão, docente do curso de Geografia,

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D Nome: Metodologia da Pesquisa Social Professor (a): Vini Rabassa da Silva Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim,

Leia mais

Profª Ana Claudia Ramos Sacramento

Profª Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Coordenação de Pesquisa CPesq Projetos DGEO (Atualização em Julho de 2015) Profª Ana Claudia Ramos Sacramento Um estudo sobre

Leia mais

O JEITO CAMPONÊS DE FAZER AGRICULTURA: POLICULTIVO, PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E A RETROINOVAÇÃO

O JEITO CAMPONÊS DE FAZER AGRICULTURA: POLICULTIVO, PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E A RETROINOVAÇÃO O JEITO CAMPONÊS DE FAZER AGRICULTURA: POLICULTIVO, PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E A RETROINOVAÇÃO Nome do Autor (a) Principal Thadeu Henrique Witkowski Nome (s) do Coautor (a) (s) Geisiane dos Santos Araujo;

Leia mais

FRONTEIRAS POLÍTICAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL

FRONTEIRAS POLÍTICAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL FRONTEIRAS POLÍTICAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL Jacqueline Cristina da Silva 1 RESUMO: As mudanças políticas observadas no mundo hoje remetem a questionamentos sobre o acesso

Leia mais

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura QUE É AGRONEGÓCIO? Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura capitalista. O latifúndio carrega em si

Leia mais

1960: sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações

1960: sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações 1960: sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

DOCENTE 1º ANO MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO

DOCENTE 1º ANO MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO 1º ANO Clifford Andrew Welch Clifford Andrew Welch História Contemporânea** GHR9383 OB OB 4 60 1º Geografia Bernardo Mançano Fernandes Bernardo Mançano Fernandes Pensamento Geográfico** GHR9367 OB OB 4

Leia mais

ARTIGO DATALUTA ARTIGO DO MÊS

ARTIGO DATALUTA ARTIGO DO MÊS Uma publicação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária NERA. Presidente Prudente, março de 2009, número 15. ISSN 2177-4463. www.fct.unesp.br/nera ARTIGO DATALUTA Atlas da questão

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE

O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE (Autor) Tiago Roberto Alves Teixeira Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão tiago.porto@hotmail.com (Orientadora) Áurea Andrade Viana

Leia mais

Disciplina: Formação Territorial do Brasil Carga horária total: 75 H

Disciplina: Formação Territorial do Brasil Carga horária total: 75 H Disciplina: Formação Territorial do Brasil Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Formação territorial e econômica; Federalismo e fragmentação territorial; Desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

RESENHA Globalização e agricultura:

RESENHA Globalização e agricultura: RESENHA ELIAS, D. Globalização e agricultura: A região de Ribeirão Preto SP. Coleção Campi; 21. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. Diana Mendonça de Carvalho Mestre pelo Núcleo de Pós-Graduação

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. Alunos: Gabriela, Janaina e Wagner Professores: Vânia, Genaro e Felipe

EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. Alunos: Gabriela, Janaina e Wagner Professores: Vânia, Genaro e Felipe EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS Alunos: Gabriela, Janaina e Wagner Professores: Vânia, Genaro e Felipe O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. MACIEL, KAREN DE FÁTIMA.

Leia mais

Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF

Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF I- Localizações, situações e posições: nosso lugar de enunciação II- Sobre os usos do conceito de território: território como categoria de análise e como categoria

Leia mais

A edição especial da Revista Acta Geográfica tem como temática a Geografia Agrária, cuja proposta tem como objetivo apresentar aos leitores um

A edição especial da Revista Acta Geográfica tem como temática a Geografia Agrária, cuja proposta tem como objetivo apresentar aos leitores um A edição especial da Revista Acta Geográfica tem como temática a Geografia Agrária, cuja proposta tem como objetivo apresentar aos leitores um cabedal de reflexões que expressem a pluralidade de pensamentos

Leia mais

Gislane Barbosa Fernandes 1 Thais Chaves Freires 2 Suzane Tosta Souza 3 INTRODUÇÃO

Gislane Barbosa Fernandes 1 Thais Chaves Freires 2 Suzane Tosta Souza 3 INTRODUÇÃO O DISCURSO IDEOLÓGICO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICIPIO DE CANDIBA-BA COMO FORMA DE APROPRIAÇÃO DA RENDA DA TERRA E SUJEIÇÃO DA PRODUÇÃO CAMPONESA AO CAPITAL Gislane Barbosa Fernandes 1 Thais Chaves

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 1 MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET Laboratório de Estudos Territoriais DATALUTA/MS BANCO DE DADOS DA LUTA PELA

Leia mais

A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP

A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP NASCIMENTO, R. S. Departamento de Geografia - IGCE, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita

Leia mais

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL Professor Giordano Fontoura Bombardelli SUMÁRIO 1. O meio ambiente nas relações internacionais 2. Macro divisão natural do espaço

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

CAMPESINATO NO PONTAL DO PARANAPANEMA (SP): CONFLITOS, ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS

CAMPESINATO NO PONTAL DO PARANAPANEMA (SP): CONFLITOS, ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS CAMPESINATO NO PONTAL DO PARANAPANEMA (SP): CONFLITOS, ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS Diógenes Rabello Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT/UNESP e-mail: diogenesrabello@yahoo.com Sidney Cássio Todescato

Leia mais

Segunda Conferencia Regional para América Latina y el Caribe sobre el Derecho a la Identidad y Registro Universal de Nacimiento

Segunda Conferencia Regional para América Latina y el Caribe sobre el Derecho a la Identidad y Registro Universal de Nacimiento Segunda Conferencia Regional para América Latina y el Caribe sobre el Derecho a la Identidad y Registro Universal de Nacimiento da Presidência da República Brasil - Mercosul 2011-2014 Universalização do

Leia mais

Desafios do desenvolvimento para uma perspectiva SUSTENTÁVEL: do Global ao Local

Desafios do desenvolvimento para uma perspectiva SUSTENTÁVEL: do Global ao Local Desafios do desenvolvimento para uma perspectiva SUSTENTÁVEL: do Global ao Local Prof. Dr. Ricardo Siloto da Silva Prof. Dra. Sandra Regina Mota Silva / agosto de 2012 Desafios do Desenvolvimento - Perspectiva

Leia mais

I. Teorias da Transição do Feudalismo para o Capitalismo 1. O que é capitalismo? Tendência humana e natural à troca Economia neoclássica Economia mone

I. Teorias da Transição do Feudalismo para o Capitalismo 1. O que é capitalismo? Tendência humana e natural à troca Economia neoclássica Economia mone UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL II PROF. DANIEL BARREIROS 1 Transição do Feudalismo para o Capitalismo I. Teorias da Transição do Feudalismo para o

Leia mais

UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine

UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine PROFESSOR : Arnoldo Hoyos ALUNA Alessandra Libretti O autor Sumário Introdução Parte I Quando falávamos de nos em termos sociais

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO: INTERFACES DO PROJETO UNICAMPO E DA POLÍTICA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO 1

A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO: INTERFACES DO PROJETO UNICAMPO E DA POLÍTICA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO 1 A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO: INTERFACES DO PROJETO UNICAMPO E DA POLÍTICA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO 1 Batista, Geovânio Lima 2 ; Silva, Maria do Socorro 3 Este

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Curso de Pós-Graduação em Agronomia Disciplina: Sistemas Agrários de Produção e Desenvolvimento Sustentável ABORDAGENS

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES Aluno (a): Renata Karoline Rocha Bezerra Rejane Cleide Medeiros de Almeida Aluna do Curso de Ciências Sociais; Campus de

Leia mais

Agronegócio e Reforma Agrária. Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq -

Agronegócio e Reforma Agrária. Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq - Agronegócio e Reforma Agrária Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq - bmf@prudente.unesp.br Latifúndio e agronegócio Agronegócio é o novo nome do modelo de desenvolvimento

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 1 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 Apoio: Organização: LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET - Laboratório

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 85 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Licenciatura Plena em Geografia Disciplina: Geografia Agrária Carga Horária: 60hs eórica: Prática: Semestre: 2013.2 Professor: Dra. Raimunda Áurea Dias

Leia mais

POR UMA PEDAGOGIA AGROECOLÓGICA: OS FUNDAMENTOS TEORICOS DE EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA. Marcio Gomes da Silva 1 INTRODUÇÃO

POR UMA PEDAGOGIA AGROECOLÓGICA: OS FUNDAMENTOS TEORICOS DE EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA. Marcio Gomes da Silva 1 INTRODUÇÃO POR UMA PEDAGOGIA AGROECOLÓGICA: OS FUNDAMENTOS TEORICOS DE EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA Marcio Gomes da Silva 1 INTRODUÇÃO O presente texto tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO CAPITALISMO I) Espacialidade do Modo de produção capitalista - a valorização do

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

O SONHO DOS RATOS. A Geografia Levada a Sério

O SONHO DOS RATOS.  A Geografia Levada a Sério O SONHO DOS RATOS 1 FUNDAMENTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 2 Enquanto houver movimentos sociais, é porque existem injustiças sociais. Douglas Alves Bento 3 QUE PAÍS É ESSE? Legião Urbana (1987) Interpretada

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

EFEITOS SOCIOESPACIAIS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA COMPANHIA MINEIRA DE AÇUCAR E ÁLCOOL: USINA VALE DO TIJUCO UBERABA / MG

EFEITOS SOCIOESPACIAIS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA COMPANHIA MINEIRA DE AÇUCAR E ÁLCOOL: USINA VALE DO TIJUCO UBERABA / MG EFEITOS SOCIOESPACIAIS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA COMPANHIA MINEIRA DE AÇUCAR E ÁLCOOL: USINA VALE DO TIJUCO UBERABA / MG Vitor Mendes de Paula Mestrando em Geografia UFG / Regional

Leia mais

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai

A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai Tatiane Almeida Netto Doutoranda PPGGEO-UFSM Orientadora- Ana Domínguez (UDELAR-UFSM) Introdução O pampa é historicamente utilizado para a atividade

Leia mais

COMMODITIES AGRÍCOLAS E PRODUÇÃO CAPITALISTA DE ESPAÇO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE

COMMODITIES AGRÍCOLAS E PRODUÇÃO CAPITALISTA DE ESPAÇO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO IESE - DESAFIOS DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA EM TEMPOS DE CRISE COMMODITIES AGRÍCOLAS E PRODUÇÃO CAPITALISTA DE ESPAÇO: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE AGRICULTURAL

Leia mais

Instruções para as Provas de HISTÓRIA E GEOGRAFIA:

Instruções para as Provas de HISTÓRIA E GEOGRAFIA: Instruções para as Provas de HISTÓRIA E GEOGRAFIA: Confira se seu nome e RG estão corretos. Não se esqueça de assinar a capa deste caderno, no local indicado, com caneta azul ou preta. A duração total

Leia mais