SILVA, Cláudio Oliveira NAKAKURA, Elza Hissae

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SILVA, Cláudio Oliveira NAKAKURA, Elza Hissae"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO EM OBRAS DE PEQUENO PORTE AVALIAÇÃO DE ESTUDO DE CASO DE ARGAMASSA PREPARADA EM OBRA X ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA SILVA, Cláudio Oliveira NAKAKURA, Elza Hissae PALAVRAS CHAVE: Argamassas, revestimentos, argamassa industrializa. KEY WORDS: Mortars, rendered, industrialized mortars. RESUMO A crescente necessidade da industrialização dos processos construtivos no setor da Construção Civil, principalmente visando à melhoria de produtividade com conseqüente redução dos custos com mão-de-obra, vem incentivando a utilização de produtos manufaturados. A produção de argamassas industrializadas tem acompanhado esse crescimento, com o surgimento de várias indústrias voltadas para esse segmento. Contudo, a participação desse produto nas obras, principalmente nas de pequeno porte, ainda é muito incipiente. O presente trabalho discute as oportunidades e limitações da utilização da argamassa industrializada para revestimento, com a apresentação de um estudo de caso de uma obra de pequeno porte, cujos revestimentos interno e externo da alvenaria foram executados em parte com argamassa industrializada ensacada e em parte com argamassa produzida na própria obra, com a utilização de cimento, cal e areia. É apresentada uma análise comparativa dos valores de produtividade e custos de mão-deobra e de materiais, espaço para armazenamento e também a avaliação da mão-de-obra quanto à facilidade de aplicação das argamassas. ABSTRACT The growing demand for industrialization of building process in construction sector, aiming at mainly the improvement of productiveness and eventual cost reduction of workmanship, is encouraging the use of manufactured products. The production of industrialized mortars have followed that growth through the appearance of many industries focused on this sector. However, participation of this product on construction works, mostly small ones, is still very incipient.

2 The present paper discuss the opportunities and limitations to the use of industrialized mortar for rendering. It also shows a case study of a small work, whose masonry inner and outer rendering have been executed partly in packed industrialized mortar, partly in local mixed mortar, with cement, lime and sand. A comparative analysis of productiveness values and labor costs, material cost, warehousing space and also valuation of workmanship according to the application facility of mortars is presented. 1. INTRODUÇÃO A introdução de novos materiais e novos conceitos de execução sempre encontraram barreiras para sua aplicação na construção civil brasileira. Isso se deve em parte ao fato de que do total de cimento aplicado em edificações, segundo balanço de 1999 do SNIC 1, cerca de 60% é demandado pelo chamado consumidor formiga, caracterizado pelo consumidor que compra o produto ensacado em revendedoras varejistas em pequenas quantidades, cuja principal utilização é a auto-construção. Esse fato ajuda-nos a explicar como ainda, em pleno século XXI, na construção civil brasileira, e em especial no setor das pequenas construções, a participação de produtos manufaturados é muito pequena. Para entender melhor essa situação foi realizado um estudo de caso em uma obra de pequeno porte, cujo produto escolhido foi a argamassa de revestimento. A obra em questão refere-se a uma construção com fins comerciais de aproximadamente 600 m 2 de área construída, localizada no bairro da Vila Sônia, em São Paulo. O prédio consta de três pavimentos, sendo um subsolo utilizado como garagem, o pavimento térreo com três lojas comerciais e o pavimento superior com cinco salas comerciais. O subsolo foi executado em alvenaria de bloco de concreto e os andares térreo e superior em bloco cerâmico. Com exceção da fachada frontal, cujo revestimento foi executado com tijolo cerâmico aparente, todo o restante da alvenaria interna e externa foi revestido com argamassa. 1.1 Objetivo O objetivo deste trabalho foi o de acompanhar o processo de aplicação de dois tipos de argamassa de revestimento, uma elaborada em obra e outra industrializada fornecida ensacada, mensurando-se diariamente a produtividade e os custos globais de mão-de-obra e materiais. 1 Sindicato Nacional da Industria do Cimento

3 2. METODOLOGIA Para a análise comparativa, a obra foi dividida em dois setores, um para aplicação do revestimento de argamassa produzida na própria obra e o outro, para revestimento com argamassa industrializada fornecida ensacada. Procurou-se equiparar os dois setores em termos de área total, panos, interferência de caixilhos, distância entre eles, distância até o local de produção da argamassa, etc. A mão-de-obra foi a mesma para os dois setores, sendo dessa forma a argamassa de revestimento utilizada a única variável. As paredes internas e externas receberam uma camada de chapisco e somente após sete dias as argamassas de revestimento foram aplicadas em camada única. O estudo incluiu a caracterização dos materiais, a produção da argamassa em obra, com controle diário, o consumo de materiais, o preparo da argamassa industrializada segundo instruções do fabricante e o serviço de aplicação. A produtividade na execução do revestimento com os dois tipos de argamassa foi medida através de um índice parcial, que relaciona os homens-hora empregados e a área de revestimento executada (Hh/m 2 ), índice denominado Razão Unitária de Produção (RUP). Para avaliar a produtividade, são apresentados os valores de RUP diárias, que correspondem à razão entre o valor de homens-hora e a quantidade de serviços executados no dia analisado e os valores de RUP cumulativa, que correspondem à média de valores de RUP diárias, desde o primeiro dia em que se estudou a produtividade até o dia em que se deseja conhecer a RUP cumulativa 2. A execução do revestimento das paredes foi iniciada pelo setor destinado à argamassa produzida em obra e somente após a sua conclusão é que o setor destinado à argamassa industrializada foi executado, não ocorrendo em nenhuma oportunidade a execução simultânea das duas argamassas. 2.1 Caracterização das amostras Argamassa produzida em obra Os resultados da caracterização dos materiais utilizados na produção da argamassa estão apresentados a seguir. Areia Foi utilizada uma areia quartzosa, de rio, de grãos arredondados e classificada como areia fina (zona 2), segundo a NBR 7211/1983. Os resultados da caracterização física da areia utilizada na argamassa produzida em obra estão apresentados na Tabela 1 e na Figura 1. 2 ARAÚJO, Luís Otávio Cocito; SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes.

4 Tabela 1 Caracterização física da areia Composição granulométrica porcentagem retida, em massa Peneira ABNT Abertura nominal (mm) Individual Acumulada Limites da NBR 7211/83 (% acumulada) para zona 2 (areia fina) 4, , , , , , <0, Total Dimensão máxima característica (mm) 2,40 - Módulo de finura 2,12 - Teor de material pulverulento (%) NBR 7219/87 2,20 3,0 Teor de argila em torrões (%) NBR 7218/87 0,79 1,5 Massa específica (g/cm 3 ) NBR 9776/87 2,64 - Impureza orgânica - NBR 7220/87 mais clara que a solução padrão mais clara que a solução padrão Porcentagem retida acumulada ,01 0, Abertura de malha (mm) Figura 1 Distribuição granulométrica da areia Cimento CP II-E-32 Foi utilizado cimento Portland composto com adição de escória de alto-forno (CPII-E-32). Os resultados da caracterização física e mecânica do cimento estão apresentados na Tabela 2.

5 Tabela 2 Caracterização física e mecânica do cimento Ensaio Norma Resultados Limites da NBR 11578/91 Finura - Resíduo na Peneira de 75µm (%) NBR 11579/91 1,2 12 Massa Específica (g/cm 3 ) NBR NM 23/98 3,03 - Área Específica (cm 2 /g) NBR NM 76/ Água da Pasta de Consistência Normal (%) NBR 11580/91 26,8 - Início de Pega (h:min) NBR 11581/91 2:45 1:00 Fim de Pega (h:min) NBR 11581/91 3:35 10:00 Expansibilidade de Le Chatelier - a Quente (mm) NBR 11582/91 0,5 5,0 Resistência à Compressão (MPa) Norma Idade Média NBR 7215/92 Desvio Relativo Máximo (%) Limites da NBR 11578/91 3 dias 21,1 2, dias 31,3 5, dias 37,3 1,9 32 Cal hidratada Foi utilizada cal hidratada CHIII. Os resultados da caracterização físico e química da cal estão apresentados na Tabela 3. Tabela 3 Caracterização física e química da cal hidratada Ensaio Norma Resultados Limites da NBR 7175/92 CH III Finura - Resíduo na Peneira de 600µm, % 0,1 0,5 NBR 9289/86 Finura - Resíduo na Peneira de 75µm, % 13,5 15 Perda ao fogo, % 29,18 - Óxido de cálcio (CaO),% 53,33 Óxido de ferro (Fe 2 O 3 ), % 1,38 Óxido de alumínio (Al 2 O 3 ), % 0,40 Óxido de magnésio (MgO), % NBR 6473/96 11,43 Anidrido sulfúrico (SO 3 ), % 0,01 Anidrido carbônico (CO 2 ), % 10,03 15* Óxidos não hidratados, % 13,48 15 Óxidos totais (CaO+MgO), % *No deposito ou na obra. 91, Argamassa Industrializada A argamassa industrializada, fornecida ensacada é composta por cimento Portland, areia e aditivos. Os resultados da caracterização estão apresentados na Tabela 4.

6 Tabela 4 Caracterização da argamassa industrializada Ensaio Norma Resultados Classificação NBR 13281/95 Massa Específica (g/cm 3 ) NBR NM 23/98 2,77 - Água de Consistência Padrão (%) (255±10)mm NBR 13276/95 18,5 - Retenção de Água (%) NBR 13277/95 96,8 Alta (>90) Densidade de Massa (g/cm 3 ) NBR 13278/95 0,97 - Teor de Ar Incorporado (%) NBR 13278/95 55,3 c (>18) Resistência à Compressão (MPa) - NBR-13279/95 Idade Corpo-de-Prova n o Desvio Média Relativo Classificação (dias) Máximo (%) NBR 13281/ ,4 3,4 3,2 3,3 3,3 6,0 I ( 0,1 e < 4) 2.2 Espaço para armazenamento Uma consideração importante a respeito da utilização da argamassa produzida em obra é a disponibilidade de espaço para armazenamento dos insumos utilizados na argamassa. Para o sistema tradicional foi necessário cerca de 6 m 2 de área de fácil acesso para armazenamento da areia. O cimento e a cal foram armazenados em 11 m 2 de área coberta. A argamassa industrializada fornecida ensacada necessitou de 15 m 2 de área coberta. 2.3 Equipe A equipe de operários que executou o revestimento era contratada diretamente pelo proprietário e trabalhava em regime de contrato temporário, cumprindo uma jornada de 8 h/dia. A mesma equipe foi responsável pela execução do revestimento para os dois tipos de argamassa. A Tabela 5 apresenta a equipe com detalhamento de função e custo por hora de cada profissional. Operário Tabela 5 Descriminação e custo da mão-de-obra Função Quantidade de operários Custo de mãode-obra por hora Pedreiro Execução do revestimento 4 4,38 Servente Transporte da argamassa, preparação das ferramentas 4 3,13 Ajudante Preparo e transporte da argamassa 3 3,13

7 2.4 Área aplicada Considerando-se as paredes tanto internas quanto externas, a área total revestida com argamassa foi de m 2, sendo 665 m 2 (517 m 2 internos e 148 m 2 externos) ou 49,2% do total, executado com a argamassa produzida na obra e 687 m 2 (518 m 2 internos e 169 m 2 externos) ou 50,8% do total, executado com a argamassa industrializada. 2.5 Execução do revestimento Para receber o revestimento, a alvenaria foi preparada aplicando-se uma camada de chapisco com traço cimento:areia igual a 1:3, que permaneceu em cura durante 7 dias. A execução do chapisco não foi considerada no cálculo da produtividade do revestimento. Para ambas as argamassas, a mistura foi executada em volume em uma betoneira de eixo inclinado de 350 L de capacidade e 3,5 kw de potência. A betoneira foi posicionada em frente ao andar térreo ao lado da baia de areia, permanecendo no mesmo local até o final da aplicação das duas argamassas. O transporte desde a betoneira até o local de aplicação, foi executado manualmente utilizando-se latas de 18 L. A aplicação foi feita manualmente com a utilização de colher de pedreiro, régua metálica e desempenadeira de madeira e o acabamento final com desempenadeira de espuma, sendo esta a textura final das paredes para receber a pintura. As paredes foram revestidas com uma camada de espessura de 1,5 cm do lado interno e com 3 cm do lado externo. Como já foi citado, a aplicação das argamassas não foi simultânea, tendo sido iniciada com a argamassa preparada na obra. A quantidade de água utilizada na argamassa preparada na obra, ficou a critério da mão-deobra, sendo verificada uma umidade média de 35%, enquanto que para o preparo da argamassa industrializada os operários foram orientados quanto à quantidade de água, seguindo-se a recomendação do fabricante e a umidade média verificada foi de 18%. A argamassa preparada na obra foi executada com traço cimento:cal:areia igual a 1:1,5:9, em volume. 2.6 Produtividade e custo da mão-de-obra Para a execução dos 665 m 2 de revestimento com argamassa preparada na obra, foram gastos um total de Hh e para os 687 m 2 de revestimento com argamassa industrializada foram gastos um total de Hh. O pagamento da mão-de-obra não estava vinculado à produtividade (empreita) e sim pelo número de horas trabalhadas, que eram pagas conforme os valores apresentados na Tabela 5. A Tabela 6 apresenta os índices de razão unitária de produtividade diária e cumulativa (RPU) para os dois tipos de argamassa.

8 Quantidade de dias trabalhados Tabela 6 Valores de produtividade da mão-de-obra Argamassa preparada em obra RUP diária (Hh/m 2 ) RUP cumulativa (Hh/m 2 ) Ocorrências Argamassa industrializada RUP diária (Hh/m 2 ) RUP cumulativa (Hh/m 2 ) Ocorrências 1 2,05 2,05-0,94 0,94-2 1,59 1,82-1,30 1,12-3 1,76 1,80-2,43 1,56-4 2,41 1,95 Colocação de andaimes e execução de requadros 1,34 1,50-5 1,63 1,89-1,33 1,47-6 1,89 1,89-1,28 1,44-7 2,09 1,92 Execução de requadros 1,35 1,42-8 1,84 1,91 Execução de requadros 1,81 1,47-9 1,35 1,85-1,19 1, ,79 1,84 Colocação de andaimes 1,06 1, ,81 1,84-1,00 1, ,88 1,84-3,57 1,55 Execução de requadros 13 2,58 1,90-1,52 1,55 Colocação de andaimes 14 3,22 1,99 Colocação de andaimes 1,54 1, ,46 2,02-2,05 1,58 Colocação de andaimes 16 2,14 2,03-1,65 1, ,07 2,03-1,89 1,60 Colocação de andaimes 18 2,13 2,04-1,71 1,61 Execução de requadros 19 2,68 2,07 Colocação de andaimes 3,87 1,73 Colocação de andaimes e execução de requadros 20 2,09 2,07 - Colocação de andaimes e 2,25 1,75 execução de requadros ,32 1,83 Execução de requadros RUP diária = correspondente à razão do valor de homens-hora utilizado para executar uma área de revestimento no dia analisado. RUP cumulativa = média dos valores de RUP diária, considerando-se do primeiro até o dia em questão. Na apropriação da quantidade de homens-hora, foram considerados todos os operários envolvidos nas etapas de preparação, transporte e aplicação da argamassa. Através da análise da RUP diária, verifica-se que no caso da argamassa preparada na obra, há uma perda de produtividade mais acentuada nos dias 4, 13, 14, 15 e 19 e para a argamassa industrializada, a produtividade é menor nos dias 3, 12, 19, 20 e 21. Em ambos os casos, isto é explicado através da observação das ocorrências relativas ao dia da produção, como a colocação de andaimes, que nessa obra eram montados com pontaletes e tábuas apoiados na alvenaria do lado externo e com cavaletes e tábuas do lado interno, e a execução de requadros nos vãos de portas e janelas e nas vigas aparentes. Tomando-se o valor final de RUP cumulativa, que representa um índice médio de produtividade, verifica-se que, para a argamassa industrializada, esse valor é 11,6% menor que para a argamassa preparada em obra. Isso significa menor consumo de mão-de-obra em favor da argamassa industrializada.

9 A Tabela 7 apresenta a quantidade de horas empregadas por cada operário envolvido na preparação, transporte e aplicação de cada uma das argamassas, e com os valores de custo de mão-de-obra apresentados na Tabela 5, foram calculados o custo total de mão-de-obra em cada um dos casos. Tabela 7 Quantidade de horas empregadas e custo total da mão-de-obra Operário Argamassa preparada em obra Área total aplicada 665 m 2 Horas empregadas (h) Custo Total Argamassa Industrializada Área total aplicada 687 m 2 Horas empregadas (h) Custo Total Pedreiros , ,40 Serventes , ,34 Ajudantes , ,80 Total de horas empregadas (h) e custo total da mão-de-obra , ,54 RUP cumulativa (Hh/m 2 )* 2,07 1,83 TCPO 2000** 1,20 1 1,00 2 Custo mão-de-obra/m 2 (R$/m 2 ) 7,06 5,69 *A RUP cumulativa é uma referência do desempenho do serviço, podendo ser utilizada na previsão orçamentária. **Os valores extraídos da TCPO 2000 (Tabela de composição de preços para orçamento) como referência. 1 Execução de emboço de parede interna ou externa, empregando argamassa mista de cimento, cal e areia sem peneirar, no traço 1:1,5:9 e espessura igual a 20mm. 2 Execução de emboço e reboco impermeável para fachada empregando argamassa industrializada, espessura igual a 10mm. Para a argamassa industrializada, observa-se uma boa redução (-29%) nas horas empregadas de serventes e ajudantes, visto que a operação de preparo da argamassa é bastante facilitada, eliminando-se as etapas de transporte e medida volumétrica da areia, e o transporte e medida de cimento e cal é substituído pelo transporte e medida apenas da argamassa industrializada, agilizando o preparo e o abastecimento de argamassa fresca para os pedreiros com menor consumo de Homens-hora. 2.7 Custo dos materiais A Tabela 8 apresenta os custos dos materiais empregados em cada um dos sistemas utilizados na obra. Materiais Tabela 8 Custos dos materiais empregados nas argamassas Preço unitário Quantidade utilizada Custo total por material Custo total Área aplicada (m 2 ) Custo do material/m 2 Argamassa industrializada (saco 50kg) 3, , , ,11 Areia (m 3 ) 21, ,00 CP II-E-32 (saco 50kg) 6, ,10 611, ,92 Cal hidratada (saco 25kg) 2, ,60 Nota:Traço da argamassa preparada na obra: 1:1,5:9 (cimento:cal :areia) Os valores referem-se aos preços praticados na época da construção, junho de 1998.

10 2.8 Custo Geral A Tabela 9 e a Figura 2 apresentam os custos gerais do revestimento de argamassa, envolvendo os custos com materiais e com mão-de-obra. Custo Tabela 9 Custos gerais Argamassa Preparada em Obra Argamassa Industrializada Diferença Materiais/m 2 0,92 2, ,0% Mão-de-obra/m 2 7,06 5,69-19,4% Geral 7,98 7,80-2,3% 10,00 7,80 7,06 7,98 Custo/m 2 5,00 2,11 5,69 0,92 0,00 Argamassa Industrializada Argamassa preparada em obra Tipo de processo Materiais Mão-de-obra Custo geral Figura 2 Comparação dos custos de materiais e de mão-de-obra entre as argamassas 3 CONCLUSÕES Tendo apenas o tipo de argamassa como variável do processo de execução do revestimento, verifica-se que a utilização da argamassa industrializada obteve uma produtividade 11,6% melhor que a argamassa produzida em obra. Embora o custo de material por m 2 da argamassa industrializada seja 129% maior que o custo de material da argamassa preparada em obra, o custo geral, material mais mão-deobra é favorável à utilização da argamassa industrializada. No cálculo de material não foi levado em consideração o desperdício, notadamente maior na argamassa produzida em obra, visto que a areia é comprada em volume e normalmente não fica em local coberto, estando sujeita a ser carreada pela água da chuva. Em relação à mão-de-obra, foi constatado uma rejeição inicial em relação à argamassa industrializada que, com o decorrer da utilização, se reverteu em razão da maior facilidade de preparo, aplicação e acabamento. Além disso, o proprietário verificou a facilidade para

11 controle dos gastos, redução de espaço para armazenamento, redução de desperdício de materiais e maior otimização da mão-de-obra. Embora a diferença da área ocupada com a areia, o cimento e a cal, e a ocupada pela argamassa industrializada seja de 2 m 2, a vantagem da argamassa industrializada foi a de eliminar a necessidade de manter a área destinada ao armazenamento de areia, localizada na frente da obra, prejudicando o fluxo de materiais e operários. Conforme apresentado por Araújo e Souza (1999), mais uma vez confirmou-se que, os valores de produtividade encontrados no TCPO 2000, para os casos mais próximos do estudo realizado, estão muito abaixo dos valores medido na obra. 4 CONSIDERAÇÕES A otimização da mão-de-obra no caso estudado poderia ser ainda maior se juntamente com a argamassa industrializada fossem utilizados processos mecânicos de aplicação e argamassadeiras específicas para esse tipo de produto. Um outro ponto importante a ressaltar é que para um desempenho satisfatório da argamassa industrializada nas diversas aplicações, o conceito de uma argamassa industrializada de múltipla utilização, mais conhecida como argamassa única, deve ser eliminado pelos fabricantes, visto que para cada finalidade, será requerida uma argamassa específica que atenda aos requisitos de desempenho desejados. A facilidade do processo produtivo e a precisão nas dosagens viabilizam a produção e comercialização de argamassas voltadas para utilizações específicas que levam em consideração o tipo de componente de alvenaria, função, ambiente, condições de utilização da argamassa e outros fatores importantes para o desempenho da argamassa, critérios que ainda não estão incorporados às normas nacionais sobre argamassa industrializada. 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ARAÚJO, Luís Otávio Cocito; SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes. A Produtividade da mãode-obra na execução de revestimentos de argamassas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS 3. Vitória, Vitória: PPGEC/ANTAC, Anais... Volume 2, p PINI. TCPO 2000: Tabelas de composição de preços para orçamentos. São Paulo, p ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT. Cimento Portland Determinação de massa específica: NBR NM 23. Rio de Janeiro, Cimento Portland Determinação da finura pelo método de permebilidade ao ar (Método Blaine): NBR NM 76. Rio de Janeiro, Cal virgem e cal hidratada Análise química Método de ensaio: NBR Rio de Janeiro, Cal hidratada para argamassas - Especificação: NBR Rio de Janeiro, Agregado para concreto Especificação: NBR Rio de Janeiro, 1983.

12 Cimento Portland Determinação da resistência à compressão: NBR Rio de Janeiro, Agregado Determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis: NBR Rio de Janeiro, Agregado Determinação do teor de materiais pulverulentos: NBR Rio de Janeiro, Agregado Determinação das impurezas orgânicas húmicas em agregado miúdo: NBR Rio de Janeiro, Cal hidratada para argamassas Determinação da finura Método de ensaio: NBR Rio de Janeiro, Agregados Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco de Chapman: NBR 9776.Rio de Janeiro, Cimento Portland composto Especificação: NBR Rio de Janeiro, Cimento Portland Determinação da finura por meio da peneira 75µm (n o 200) - Método de ensaio: NBR Rio de Janeiro, Cimento Portland Determinação da água da pasta de consistência normal Método de ensaio: NBR Rio de Janeiro, Cimento Portland Determinação dos tempos de pega Método de ensaio: NBR Rio de Janeiro, Cimento Portland Determinação da água da expansibilidade de Le Chatelier Método de ensaio: NBR Rio de Janeiro, Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e teto Determinação do teor de água para obtenção do índice de consistência padrão Método de ensaio. NBR Rio de Janeiro, Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e teto Determinação da retenção de água Método de ensaio. NBR Rio de Janeiro, Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e teto Determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado Método de ensaio. NBR Rio de Janeiro, Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e teto Determinação da resistência à compressão Método de ensaio. NBR Rio de Janeiro, Argamassa industrializada para assentamento de paredes e revestimento de paredes e teto Especificação. NBR Rio de Janeiro, AGRADECIMENTOS Os autores agradecem ao proprietário Sr. Belmiro Santa Helena pela colaboração no acompanhamento dos trabalhos, aos operários da obra pela demonstração de interesse e empenho em participar do estudo e à Votomassa pela doação da argamassa industrializada.

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

ANÁLISE QUÍMICA DO FILITO

ANÁLISE QUÍMICA DO FILITO ANÁLISE QUÍMICA DO FILITO SILÍNDRICO...45,00 ALUMÍNIO...33,10 TITÂNIO...1,00 FERRO...2,00 CÁLCIO...0,10 MAGNÉSIO...2,20 SÓDIO...0,70 POTÁSSIO...11,20 PERDA AO FOGO... 5,30 TOTAL...100,60 NATUREZA DO TRABALHO

Leia mais

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA 1. Introdução O impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais

Leia mais

CADERNOS TÉCNICOS DAS COMPOSIÇÕES DE ARGAMASSAS LOTE 1

CADERNOS TÉCNICOS DAS COMPOSIÇÕES DE ARGAMASSAS LOTE 1 CADERNOS TÉCNICOS DAS COMPOSIÇÕES DE ARGAMASSAS LOTE 1 GRUPO ARGAMASSAS LOTE 01 A CAIXA apresenta o grupo de composições de serviços que representam a produção de argamassas, que serão incorporadas ao

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL E TOTAL DO AGREGADO MIÚDO NATURAL PELO RESÍDUO DE AREIA DE FUNDIÇÃO FENÓLICA J. M. Casali; T. F. Miguel; L. Dominguini;

Leia mais

APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS

APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS Rodney Cascaes Júnior 1 ; Msc. Lucimara Aparecida Schambeck Andrade 2 (orientadora) RESUMO: O uso de novos

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços MATERIAL TIPO DE ENSAIO DESCRIÇÃO Aço Resistência à tração Dobramento do aço Tração de materiais metálicos com determinação de: Alongamento a

Leia mais

PARÂMETROS DE ESPECIFICAÇÃO DE ADERÊNCIA DA ARGAMASSA DE EMBOÇO

PARÂMETROS DE ESPECIFICAÇÃO DE ADERÊNCIA DA ARGAMASSA DE EMBOÇO PARÂMETROS DE ESPECIFICAÇÃO DE ADERÊNCIA DA ARGAMASSA DE EMBOÇO Mairton Santos de Sousa - Engenheiro Civil - Consultare FORTALEZA - CE Março / 2006 1. OBJETIVOS Tem como objetivo verificar se a resistência

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br AGREGADOS Material granular

Leia mais

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA LOTE 1 Versão: 003 Vigência: 11/2014

Leia mais

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529 VII SEMANA Prof. Adailton de Oliveira Gomes Escola Politécnica da UFBA Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais 1 VII SEMANA DEFINIÇÃO NBR 13529 Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s)

Leia mais

Melhores Práticas para aumento de produtividade do revestimento de argamassa

Melhores Práticas para aumento de produtividade do revestimento de argamassa SEMINÁRIO Planejamento, Logística e Produtividade em Canteiros de Obras Melhores Práticas para aumento de produtividade do revestimento de argamassa Eng. Elza Hissae Nakakura Sistema de revestimento Recebimento/

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA SEGUNDO A NBR 13281/2005

CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA SEGUNDO A NBR 13281/2005 CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA SEGUNDO A NBR 13281/2005 Narciso Gonçalves da Silva (1), Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa (2), Rodrigo Kanning

Leia mais

ESTUDO DA POROSIDADE DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO E DE EXPOSIÇÃO

ESTUDO DA POROSIDADE DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO E DE EXPOSIÇÃO ESTUDO DA POROSIDADE DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO E DE EXPOSIÇÃO CLÁUDIO PEREIRA (1) ; VALDIRENE MARIA SILVA CAPUZZO (2) ; ELTON BAUER (3) (1) UnB Universidade de

Leia mais

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011 AGLOMERANTES Definição: Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. 1 Nomenclatura Aglomerantes = materiais ativos (pulverulentos)

Leia mais

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume Definição: AGLOMERANTES Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Nomenclatura Exemplos: Aglomerantes Aglomerantes = materiais

Leia mais

Cimento Portland comum

Cimento Portland comum CDU: 666.942.2 JUL 1991 NBR 5732 Cimento Portland comum ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro

Leia mais

Sumário MINERCAL CH-I - DESCRIÇÃO... 1 MINERCAL CH-I - INSTRUÇÕES... 1 MINERCAL CH-III - DESCRIÇÃO... 2 MINERCAL CH-III - INSTRUÇÕES...

Sumário MINERCAL CH-I - DESCRIÇÃO... 1 MINERCAL CH-I - INSTRUÇÕES... 1 MINERCAL CH-III - DESCRIÇÃO... 2 MINERCAL CH-III - INSTRUÇÕES... Sumário MINERCAL CH-I - DESCRIÇÃO... 1 MINERCAL CH-I - INSTRUÇÕES... 1 MINERCAL CH-III - DESCRIÇÃO... 2 MINERCAL CH-III - INSTRUÇÕES... 2 MINERCAL PINTURA - DESCRIÇÃO... 3 MINERCAL PINTURA - INSTRUÇÕES...

Leia mais

Cimento Portland composto

Cimento Portland composto JUL 1991 Cimento Portland composto NBR 11578 ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX

Leia mais

Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc.

Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I I AGREGADOS ARGAMASSA A n á p o l i s, 2 0 1

Leia mais

Avaliação das propriedades das argamassas de revestimento produzidas com resíduos da construção e de demolição como agregado

Avaliação das propriedades das argamassas de revestimento produzidas com resíduos da construção e de demolição como agregado Artigos Avaliação das propriedades das argamassas de revestimento produzidas com resíduos da construção e de demolição como agregado Lucinei Tavares de Assunção Engenheira Civil Faculdade Ideal (FACI).

Leia mais

ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL

ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL Paulo Hidemitsu Ishikawa Prof. Me. do curso Construção Civil Edifícios da FATEC-SP paulo.ishikawa@uol.com.br Resumo Esta pesquisa teve como

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO GERADOS EM CANTEIRO DE OBRAS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO GERADOS EM CANTEIRO DE OBRAS 1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO GERADOS EM CANTEIRO DE OBRAS G.D.A. Bastos (1), J.A. Cerri (2) Alameda Prudente

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II ECV 5357 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto REVESTIMENTO CERÂMICO escolher 1 parede ou 1 piso; informar a localização no prédio e dimensões MATERIAIS: Cerâmica

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE ARGAMASSAS INCORPORADAS COM POLITEREFTLATO DE ETILENO

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE ARGAMASSAS INCORPORADAS COM POLITEREFTLATO DE ETILENO AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE ARGAMASSAS INCORPORADAS COM POLITEREFTLATO DE ETILENO Mila Thais Rezende e Silva (1), Conrado Cesar Vitorino Pereira da Silva(1) José Bezerra da Silva

Leia mais

ALVENARIT. Produto pronto para o uso. Misturar o produto antes da aplicação, utilizando ferramenta limpa a fim de evitar a sua contaminação

ALVENARIT. Produto pronto para o uso. Misturar o produto antes da aplicação, utilizando ferramenta limpa a fim de evitar a sua contaminação Produto ALVENARIT é um aditivo que proporciona ótima trabalhabilidade às argamassas de assentamento e rebocos. Por ser líquido, facilita o trabalho, proporcionando economia de material, praticidade no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO Nº Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante

RELATÓRIO TÉCNICO Nº Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante RELATÓRIO TÉCNICO Nº 113 595-205 Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante CENTRO DE TECNOLOGIA DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA Laboratório de Materiais de Construção Civil Cliente:

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS RESUMO Lucas Borsatto Schmitz (1), Jakson Fábio Bitencourt Araújo (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leia mais

Propriedades da Argamassa com Areia Artificial para Revestimento de Alvenaria.

Propriedades da Argamassa com Areia Artificial para Revestimento de Alvenaria. Propriedades da Argamassa com Areia Artificial para Revestimento de Alvenaria. Paulo H. Ishikawa FATEC-SP Brasil paulo.ishikawa@uol.com.br Luiz Pereira-de-Oliveira C_MADE/UBI Portugal luiz.oliveira@ubi.pt

Leia mais

Disciplina: Construção Civil 4. Orçamento de Obras. Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA

Disciplina: Construção Civil 4. Orçamento de Obras. Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA 1 A etapa de levantamento de quantitativos é uma das que intelectualmente

Leia mais

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário.

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário. 1. Descrição: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento é indicado para o assentamento de blocos para alvenaria de vedação e fixação de alvenarias (blocos de concreto, cerâmicos, e

Leia mais

Ferramenta de viabilidade Composição de custos e estimativa de prazo do revestimento de argamassa.

Ferramenta de viabilidade Composição de custos e estimativa de prazo do revestimento de argamassa. Ferramenta de viabilidade Composição de custos e estimativa de prazo do revestimento de argamassa. NAKAKURA, Elza; VIEIRA, Glécia. Ferramenta de Viabilidade (App). Pocket book. 1.ed. São Paulo, 2015. 28p.

Leia mais

Produtividade da Mão de Obra no Revestimento de Argamassa Projetada. Engª Dra. Kelly Paiva Inouye

Produtividade da Mão de Obra no Revestimento de Argamassa Projetada. Engª Dra. Kelly Paiva Inouye Produtividade da Mão de Obra no Revestimento de Argamassa Projetada Engª Dra. Kelly Paiva Inouye PRODUTIVIDADE DA MÃO DE OBRA ESFORÇO HUMANO PROCESSO SERVIÇO DE CONSTRUÇÃO EFICIÊNCIA INDICADOR DE PRODUTIVIDADE

Leia mais

Caracterização da Matriz de Argamassas para Alvenaria Utilizando Rejeitos das Indústrias de Cerâmica Vermelha e de Sanitários

Caracterização da Matriz de Argamassas para Alvenaria Utilizando Rejeitos das Indústrias de Cerâmica Vermelha e de Sanitários Caracterização da Matriz de Argamassas para Alvenaria Utilizando Rejeitos das Indústrias de Cerâmica Vermelha e de Sanitários Juzélia Santos da Costa a,b, Celso Aparecido Martins b, João Baptista Baldo

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS ADITIVOS IMPERMEABILIZANTES NAS PROPRIEDADES DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS ADITIVOS IMPERMEABILIZANTES NAS PROPRIEDADES DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018 Maceió -AL 21 a 24 de agosto de 2018 ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS ADITIVOS IMPERMEABILIZANTES NAS PROPRIEDADES DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO POZOLÂNICO DA CINZA VOLANTE NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS MISTAS: CAL HIDRATADA, REJEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CIMENTO PORTLAND

ESTUDO DO EFEITO POZOLÂNICO DA CINZA VOLANTE NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS MISTAS: CAL HIDRATADA, REJEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CIMENTO PORTLAND ESTUDO DO EFEITO POZOLÂNICO DA CINZA VOLANTE NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS MISTAS: CAL HIDRATADA, REJEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CIMENTO PORTLAND K.C. FERREIRA 1, D.N.P. CARDOSO 1, S.G. e GONÇALVES 1, J. A.

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ESTUDO COMPARATIVO DA PRODUTIVIDADE DE MÃO DE OBRA ENTRE OS REVESTIMENTOS INTERNOS DE PAREDES COM ARGAMASSAS CONFECCIONADAS IN LOCO E COM ARGAMASSAS ESTABILIZADAS RESUMO Valéria da Silva de Souza (1),

Leia mais

MCC I Cal na Construção Civil

MCC I Cal na Construção Civil MCC I - AGLOMERANTES MCC I Aglomerantes Aglomerante Aéreo Cal na Construção Civil Definição: A cal é um aglomerante inorgânico, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e

Leia mais

Avaliação das propriedades mecânicas de argamassa colante com adição mineral (diatomita)

Avaliação das propriedades mecânicas de argamassa colante com adição mineral (diatomita) Avaliação das propriedades mecânicas de argamassa colante com adição mineral (diatomita) Andressa Varela da Rocha Silva¹, Hugo Alessandro Almeida Diniz¹, Janiele Alves Eugênio Ribeiro², Valtencir Lucio

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO COLORIDO DE ALTO DESEMPENHO CAD

DOSAGEM DE CONCRETO COLORIDO DE ALTO DESEMPENHO CAD DOSAGEM DE CONCRETO COLORIDO DE ALTO DESEMPENHO CAD Ester Cardoso Vieira Borges (1); Flávio Roldão de Carvalho Lelis (2) (Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Tocantins - Campus Palmas,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ARGAMASSA MATRIX 1204

ARGAMASSA MATRIX 1204 DESCRIÇÃO A argamassa é indicada para o assentamento de blocos para alvenaria estrutural (blocos de concreto, e cerâmicos). Não deve ser utilizada para outros serviços. CLASSIFICAÇÃO A argamassa é classificada

Leia mais

TRAÇO Exercício (II) - 4 Módulos

TRAÇO Exercício (II) - 4 Módulos TRAÇO Exercício (II) - 4 Módulos Prof. Marco Pádua NOTA: Para a Recuperação, copiar o texto integralmente, sem desenhos. Calculo das quantidades de materiais necessários para executar 4 (quatro) cômodos

Leia mais

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. O que é AGREGADO? Agregados. Prof. Marcos Valin Jr. 1

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. O que é AGREGADO? Agregados. Prof. Marcos Valin Jr.  1 a) O que é AGREGADO? b) c) www.mvalin.com.br 1 para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil,

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL VOLTADA À PRODUÇÃO DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL VOLTADA À PRODUÇÃO DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO ANÁLISE DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL VOLTADA À PRODUÇÃO DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO Anderson dos Santos Carvalho Rocha Graduando em Engenharia Civil -

Leia mais

ARGAMASSA PRODUZIDA COM CIMENTO, CAL E AGREGADO DE CERÂMICA VERMELHA PARA RESTAURAÇÃO DE UM BANCO

ARGAMASSA PRODUZIDA COM CIMENTO, CAL E AGREGADO DE CERÂMICA VERMELHA PARA RESTAURAÇÃO DE UM BANCO ARGAMASSA PRODUZIDA COM CIMENTO, CAL E AGREGADO DE CERÂMICA VERMELHA PARA RESTAURAÇÃO DE UM BANCO Natan de Oliveira Ferreira (1). Juzelia Santos da Costa (2). Rua Birigui, Quadra 23, Casa 21 Santa Isabel

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana ARGAMASSAS Prof. Amison de Santana Argamassas - conceito - São materiais de construção constituídos por uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água; - São utilizadas no assentamento

Leia mais

REVESTIMENTOS DE PAREDE

REVESTIMENTOS DE PAREDE REVESTIMENTOS DE PAREDE REVESTIMENTO DE PAREDES CHAPISCO EMBOÇO REBOCO CHAPISCO SUPERFÍCIE ÁSPERA ENTRE A ALVENARIA E O EMBOÇO ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA 1:3, CONSISTÊNCIA BEM PLÁSTICA COLHER DE PEDREIRO

Leia mais

Irenildo Firme do Nascimento (1); José Anselmo da Silva Neto (2); Julio Cezar da Silva (3); Marcos Severino de Lima (4)

Irenildo Firme do Nascimento (1); José Anselmo da Silva Neto (2); Julio Cezar da Silva (3); Marcos Severino de Lima (4) VERIFICAÇÃO DOS ASPECTOS TECNOLÓGICOS E DE QUALIDADE DOS PRINCIPAIS FORNECEDORES DA AREIA NATURAL UTILIZADA EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND EM CAMPINA GRANDE-PB. Irenildo Firme do Nascimento (1); José

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Concreto translúcido M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Concreto Translúcido Uma empresa húngara desenvolveu um tipo de concreto que, misturado a uma pequena porcentagem de fibras

Leia mais

ARGAMASSA ESTABILIZADA ENGEMIX

ARGAMASSA ESTABILIZADA ENGEMIX 1. DESCRIÇÃO: A argamassa Estabilizada Engemix é indicada para o revestimento de paredes em áreas internas e assentamento de alvenaria de vedação. Possui tempo de utilização de até 36 e 72 horas, além

Leia mais

Materiais de Construção

Materiais de Construção Materiais de Construção Materiais de construção Os podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou resultado de trabalho industrial. Condições econômicas. As condições técnicas (solidez,

Leia mais

ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS

ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS FEVEREIRO DE 2019 ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS O presente relatório tem o intuito de caracterizar os agregados produzidos na Pedreira Santo Antônio. Os resultados

Leia mais

TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA SEGUNDO ABNT NBR 7211:2005

TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA SEGUNDO ABNT NBR 7211:2005 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

Produtividade, Economia e Facilidade de Aplicação.

Produtividade, Economia e Facilidade de Aplicação. Produtividade, Economia e Facilidade de Aplicação. Artos Expansões é representante oficial da Usina Fortaleza em Santa Catarina Contato: Fabiano Palmieri & Marcelo Palmieri 48 9908-8040 48 8866-6228 fabiano.palmieri@gmail.com

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

São Francisco. Jardim. TeI.IFax: (11) e cel.: (11) em Características da amostra. Cimento todas as obras 128/18

São Francisco. Jardim. TeI.IFax: (11) e cel.: (11) em Características da amostra. Cimento todas as obras 128/18 Características TeI.IFax: Jardim au 1/7 1 P Laboratório de Materiais de Construção Civil/CTObras/IPT RELATÓRIO DE ENSAIO N 10 194203 CLIENTE: S.M.M. LIMA DA CRUZME/MIX PRIMOR CNPJ: 12.420.547/000125 Rua

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL EM PRISMAS DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS

INFLUÊNCIA DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL EM PRISMAS DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS Anais das XXXII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural Maio / 2006 ISBN 85-99956-01-9 Monitoramento, Manutenção, Reparo e Reforço de Estruturas Trabalho JOR0501 - p. 2359-2367 INFLUÊNCIA DA ARGAMASSA

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,

Leia mais

Utilização do Resíduo do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (RBRO) em substituição à argila em argamassas

Utilização do Resíduo do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (RBRO) em substituição à argila em argamassas Utilização do Resíduo do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (RBRO) em substituição à argila em argamassas Maria Antonina Magalhães Coelho, Faculdade do Centro Leste, Brasil, antonina@ucl.br; Fernando

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO Resumo Géssica Centofante * Carlos Mauricio Dagostini ** As fibras são materiais inertes que vêm sendo utilizados

Leia mais

Revestimentos de Paredes com Placoplast

Revestimentos de Paredes com Placoplast PÁGINA 1/7 Revestimentos de Paredes com Placoplast Revestimento para construção civil é uma camada executada com um material específico, que permite proteger, cobrir e/ou decorar uma superfície (paredes,

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAFIX SBR é um polímero sintético que adicionado ao chapisco, à argamassa ou ao concreto modifica suas características, proporcionando grande aderência aos mais diversos substratos. Confere boa

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CCA NO TRAÇO DE CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CCA NO TRAÇO DE CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CCA NO TRAÇO DE CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS FRANCIELLI PRIEBBERNOW PINZ 1 ; STAEL AMARAL PADILHA 2 CHARLEI MARCELO PALIGA 3 ; ARIELA DA SILVA TORRES 4 1 Universidade

Leia mais

ARGAMASSA MATRIX 1201

ARGAMASSA MATRIX 1201 DESCRIÇÃO A argamassa é indicada para o assentamento de blocos para alvenaria de vedação e fixação de alvenarias (blocos de concreto, cerâmicos, e tijolos comuns). deve ser utilizada para outros serviços.

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO)

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) LOTE

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO NO ESTADO FRESCO E ENDURECIDO DE ARGAMASSAS ESTABILIZADAS DE 36H E 72H

ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO NO ESTADO FRESCO E ENDURECIDO DE ARGAMASSAS ESTABILIZADAS DE 36H E 72H ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO NO ESTADO FRESCO E ENDURECIDO DE ARGAMASSAS ESTABILIZADAS DE 36H E 72H POLIANA BELLEI (1) ; ANA CLAÚDIA JANTSCH (2) ; ALDO LEONEL TEMP (3) ; GIOVANA RETZLAFF NUNES (4)

Leia mais

ARGAMASSA MATRIX 3201

ARGAMASSA MATRIX 3201 DESCRIÇÃO A argamassa Chapisco Alvenaria é indicada como ponte de aderência entre alvenaria (blocos de concreto, cerâmicos, sílico-calcários e tijolos), e a argamassa de revestimento, tanto em áreas internas

Leia mais

ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS

ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS MAIO DE 2019 ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS O presente relatório tem o intuito de caracterizar os agregados produzidos na Pedreira Santo Antônio. Os resultados dos

Leia mais

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS APOSTILA DO PROFESSOR LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APOSTILA DE ENSAIOS DE LAB. DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015 AULA 6 ARGAMASSA Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS DEFINIÇÃO Materiais

Leia mais

ARGAMASSA PRODUZIDA COM AGREGADO DE PÓ DE PEDRA, AREIA, CIMENTO E CAL. Lillian Dias de Oliveira (1). Juzelia Santos da Costa(2).

ARGAMASSA PRODUZIDA COM AGREGADO DE PÓ DE PEDRA, AREIA, CIMENTO E CAL. Lillian Dias de Oliveira (1). Juzelia Santos da Costa(2). ARGAMASSA PRODUZIDA COM AGREGADO DE PÓ DE PEDRA, AREIA, CIMENTO E CAL Lillian Dias de Oliveira (1). Juzelia Santos da Costa(2). Rua 03, Quadra 02, Casa 529 Osmar Cabral Cuiabá MT CEP (1) Discente do curso

Leia mais

AULA 3 AGREGADOS Propriedades Físicas

AULA 3 AGREGADOS Propriedades Físicas AULA 3 AGREGADOS Propriedades Físicas Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil FINALIDADE

Leia mais

APROPRIAÇÃO DE INSUMOS DE MÃO DE OBRA PARA OS SERVIÇOS DE ALVENARIA E EMBOÇO DE PAREDES INTERNAS, EM EDIFICAÇÕES VERTICAIS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA.

APROPRIAÇÃO DE INSUMOS DE MÃO DE OBRA PARA OS SERVIÇOS DE ALVENARIA E EMBOÇO DE PAREDES INTERNAS, EM EDIFICAÇÕES VERTICAIS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA. APROPRIAÇÃO DE INSUMOS DE MÃO DE OBRA PARA OS SERVIÇOS DE ALVENARIA E EMBOÇO DE PAREDES INTERNAS, EM EDIFICAÇÕES VERTICAIS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA. Katia Salvaro Pavan (), Mônica Elizabeth Daré () UNESC

Leia mais

Palavras-chave: Resíduo de construção e demolição (RCD), argamassa, fissuração. 1 Universidade Federal do Pampa, Alegrete/RS, Brasil

Palavras-chave: Resíduo de construção e demolição (RCD), argamassa, fissuração. 1 Universidade Federal do Pampa, Alegrete/RS, Brasil Avaliação de Resíduo de Construção e Demolição de Cor Cinza e Vermelho em Argamassa de Revestimento RUDNITSKI Jonas C. 1,a, NAKANISHI Elizabete Y.B. 2,b, MOHAMAD Gihad 3,c 1 Universidade Federal do Pampa,

Leia mais

Gina Matias, Isabel Torres, Paulina Faria

Gina Matias, Isabel Torres, Paulina Faria Gina Matias, Isabel Torres, Paulina Faria Com vista à conservação dos edifícios mais antigos, constituídos, essencialmente, por alvenarias com argamassas de cal, é importante reconhecer, não só as técnicas

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MÃO DE OBRA E CONSUMO DE MATERIAIS EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSA DE FACHADA ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS

PRODUTIVIDADE DE MÃO DE OBRA E CONSUMO DE MATERIAIS EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSA DE FACHADA ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS PRODUTIVIDADE DE MÃO DE OBRA E CONSUMO DE MATERIAIS EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSA DE FACHADA ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS Julian Schmitt Salvador (1) ; Fernanda Fernandes Marchiori (2) (1) Acadêmico

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Sistema Convencional Concretagem em Conjunto BLOCOS CERÂMICOS

CONSUMO DE MATERIAIS Sistema Convencional Concretagem em Conjunto BLOCOS CERÂMICOS CONSUMO DE MATERIAIS Sistema Convencional Concretagem em Conjunto BLOCOS CERÂMICOS Prof. Marco Pádua A seguir sugerimos as tabelas necessárias para composição de custo com a superestrutura. Especifique

Leia mais

Fundação Carmel itana Mário Pal mério MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II LABORATÓRIO 04. Professor: Yuri Cardoso Mendes

Fundação Carmel itana Mário Pal mério MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II LABORATÓRIO 04. Professor: Yuri Cardoso Mendes Fundação Carmel itana Mário Pal mério MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II LABORATÓRIO 04 Professor: Yuri Cardoso Mendes ESTUDO DE DOSAGEM Nesta aula prática será feita a determinação da dosagem do concreto

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS TIPOS DE CAL HIDRATADA VENDIDA NO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL PARA USO EM ARGAMASSAS

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS TIPOS DE CAL HIDRATADA VENDIDA NO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL PARA USO EM ARGAMASSAS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS TIPOS DE CAL HIDRATADA VENDIDA NO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL PARA USO EM ARGAMASSAS Alison Pedro e Silva (1) José Carlos de Lima Alves (2) e Aline Nobrega Figueiredo de Azeredo

Leia mais

URI - Campus Frederico Westphalen PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO POR CLASSIFICAÇÃO

URI - Campus Frederico Westphalen PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO POR CLASSIFICAÇÃO Pag. 1 1 - Biblioteca Central 8 - Normas 0 - Generalidades 006 - Normalização de produtos.normas.código de práticas. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Água: determinação de surfactantes

Leia mais

2204 MASSA DE PROJEÇÃO PLUS Revestimento Interno/Externo Projetado

2204 MASSA DE PROJEÇÃO PLUS Revestimento Interno/Externo Projetado 1. Descrição: A argamassa 2204 Matrix Massa de Projeção Plus é indicada para revestimento projetado em áreas internas e externas, como também para fachadas de até 160 metros de altura. 2. Classificação:

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 6. Procedimento de Execução Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 92 Instruções para a contratação de mão-de-obra

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Considerações iniciais O estudo experimental desta pesquisa foi realizado no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC-Rio com o fim de analisar o comportamento de

Leia mais

Quantificação de Materiais e Mão-de-obra

Quantificação de Materiais e Mão-de-obra Quantificação de Materiais e Mão-de-obra INFRA-ESTRUTURA 20501 LOCAÇÃO DA OBRA Madeiras e pregos (locação) 144,71 1 144,71 m2 2,5 361,775 Execução da locação da obra Mão-de-obra 144,71 1 144,71 m2 2 289,42

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO.

SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO. SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO. Rogério Carvalho da Silva 1 Fernando Resende de Oliveira 2 Diones de Jesus Silva 3 Victor

Leia mais

ARGAMASSA DE ESCÓRIA DE ACIARIA ELÉTRICA PARA ASSENTAMENTO DE ALVENARIAS E REVESTIMENTO

ARGAMASSA DE ESCÓRIA DE ACIARIA ELÉTRICA PARA ASSENTAMENTO DE ALVENARIAS E REVESTIMENTO 1 ARGAMASSA DE ESCÓRIA DE ACIARIA ELÉTRICA PARA ASSENTAMENTO DE ALVENARIAS E REVESTIMENTO MARCELA BRUNA BRAGA FRANÇA (1) ; BÁRBARA PONCIANO DE SOUZA (2) ; ANA CRISTINA PIMENTA PEREIRA (3) ; WANNA CARVALHO

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM UMA PAREDE

ESTUDO DE CASO DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM UMA PAREDE VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas I International Symposium on Mortars Technology Florianópolis, 23 a 25 de maio de 2005 ESTUDO DE CASO DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

Sumário. Conceitos. Produção e consumo. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Produção e consumo. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 4 Argamassas de revestimento: cal e areia Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais