EGITO. Rio Nilo. Fonte de vida para o surgimento de uma civilização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EGITO. Rio Nilo. Fonte de vida para o surgimento de uma civilização"

Transcrição

1

2 EGITO

3 EGITO Rio Nilo Fonte de vida para o surgimento de uma civilização

4 PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO A FORMAÇÃO DOS NOMOS. O nomo era a reunião de comunidades de aldeias do antigo Egito, as quais formavam clãs, aparentados entre si, venerando o mesmo totem (antepassado comum)

5 PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO A economia dessas comunidades de aldeias encontrava-se no estágio neolítico: utilizavam instrumentos de pedras aperfeiçoados, vigorando a propriedade comum das terras e da água. Divisão de trabalho entre os sexos: Homens caça, pesca, preparo do solo e dos rebanhos. Mulheres cultivavam plantas, cozinhavam, moíam o grão e fiavam o linho para confeccionar o vestuário e produziam utilidades domésticas.

6 Trabalho no Antigo Egito

7 PRODUÇÃO DE ALIMENTOS O desenvolvimento da agricultura foi aos poucos convertendo essa atividade no principal meio de existência das populações do antigo Egito. Aperfeiçoamento dos métodos de cultivo, o que fez o trabalho coletivo tornar-se de suma importância no processo de domesticação da natureza e na construção de canais de irrigação. Os campos elevados eram abastecidos por meio de um engenhoso processo de elevação movidos por roldanas.

8 ORGANIZAÇÃO POLÍTICA O chefe do nomo o nomarca dirigia todos os assuntos da comunidade: era, ao mesmo tempo, rei, juiz, e chefe militar. Com o surgimento do excedente de produção, o trabalho dos prisioneiros de guerra passou a ser vantajoso e os mesmo escravizados (pequeno número)

9 FORMAÇÃO DO ESTADO Aproximadamente em 3500 a. C., com a progressiva reunião dos nomos para aproveitamento das águas, formam-se dois Reinos: Baixo Egito na região do Delta e o Alto Egito no Vale do Nilo. Menés governante do Alto Egito unificou os dois reinos e seus sucessores passaram a denominar-se Reis do Alto e do Baixo Egito. Estava completo a unificação territorial e política do Egito.

10 FORMAÇÃO DO ESTADO O Estado Egípcio era uma Monarquia Despótica, em que o soberano era um Deus. Toda a região do Egito era considerada como de sua propriedade. Com o tempo, surgiram indivíduos, saídos dos círculos aristocráticos, dedicados ao culto das divindades os sacerdotes, que acumularam grandes soma de riquezas e poder e desfrutaram de privilégios.

11 FORMAÇÃO DO ESTADO As práticas mágico-religiosas, segundo crença muito difundida, garantiriam a fertilidade do solo e dos rebanhos. Dessa maneira, a ideologia religiosa era dominante na sociedade do antigo Egito. O Faraó governava por meio de uma aparelho burocrático complexo os antigos nomos se tornaram províncias e seus governantes eram escolhidos pelo Faraós O numeroso corpo burocrática ainda envolvia os escribas, encarregados dos registros contábeis e administrativos.

12 FORMAÇÃO DO ESTADO O exército, profissionalizada, era empregado na defesa das fronteiras do país contra os inimigos externos, além de manter os camponeses e escravos sob dominação.

13 ESTADO EGÍPCIO O Estado era centralizado e intervencionista. Planejava, controlava e fiscalizava a economia. O excedente, obtido através da cobrança do imposto coletivo às aldeias, concentrou-se nas mãos da classe dirigente. A grande massa populacional era constituída pela população camponesa, os escravos, utilizados principalmente nos trabalhos domésticos, nas grandes construções públicas e no serviço dos templos, não formavam a base da produção.

14 FARAÓ

15 FARAÓ Segundo a crença antiga egípcia, o Rei-deus era considerado imortal. Assim, após a sua vida térrea, acreditava-se que reinaria em um outro mundo. Por isso, seu corpo era embalsamado e colocado no túmulo real a pirâmide que o Faraó começava a construir logo que ascendia ao trono. A principio, essa condição de imortalidade restringiu-se apenas ao Faraó, mais tarde, ela estendeu-se à maioria da população. Milhares de vidas foram de trabalhadores foram sacrificadas durante a construção desses túmulos devido às péssimas condições de trabalho e segurança cuja finalidade era demonstrar a força e o poder dos governantes, através da utilização do trabalho gratuito das comunidades

16 FARAÓ A autoridade do Faraó aos poucos foi sendo minada pelo aumento do poder dos nomarcas que acumularam uma quantidade de riquezas cada vez maior e aumentaram suas posses as custas das terras dos nomos. Camponeses e trabalhadores, devido às condições de vida cada vez mais difíceis, se rebelaram contra a opressão da aristocracia, ocorrendo uma grande rebelião de camponeses e escravos. Médio Império Aproveitando-se de desorganização politica e social, os Hicsos invadem o Egito. (Usavam cavalos e carros de guerra desconhecidos no Egito)

17 PRESENÇA DOS HICSOS NOVO IMPÉRIO XVIII dinastia Amósis após a expulsão do Hicsos houve a reunificação do país. Tebas volta a ser a capital do Egito e Amon o Deus principal. O Novo Império é considerado como o período de maior esplendor e riqueza do Egito. A massa camponesa e escrava continuava na mesma condição dos períodos anteriores.

18 O principal objetivo da reforma religiosa foi reforçar a monarquia, enfraquecendo o poderio crescente do clero de Amon, que se tornara o verdadeiro dirigente do Estado, esvaziando a autoridade do Faraó NOVO IMPÉRIO Revolução Religiosa de Amenófis IV O Deus protetor da cidade de Tebas, tornou-se, no Novo Império, divindade dinástica e nacional, acarretando poder e prestigio para os sacerdotes que cuidavam do seu culto. o Deus Amon criou o mundo, ele é senhor de todos os homens; ora, o Rei do Egito é Amon encarnado; detém, então, por sua natureza divina, a soberania universal: resistir-lhe é rebelarse contra o próprio criador.

19 MONOTEÍSMO EGÍPCIO Culto ao Deus Aton Deus supremo e universal. O culto aos demais deuses foi abolido. Após a morte de Amenófis IV, o culto a Amon foi reestabelecido.

20 BAIXO IMPÉRIO Marcado pelo declínio do poder do Faraó inúmeros distúrbios e sublevações em todos o Egito. Incursões de vários povos: Líbios, Núbios, Assírios e Persas.

21 RELIGIÃO ANTROPOZOOMÓRFICA ANTROPOMÓRFICA ZOOMÓRFICA

22 RELIGIÃO A religião desempenhou um papel predominante na vida dos antigos egípcios, marcando profundamente o seu sistema cultural. Predominantemente Politeísta, acreditavam na vida pósmorte. A mumificação e o Livro dos Mortos sé era acessíveis à aristocracia, por serem muito caros. Deus quer o obediente e detesta o desobediente os camponeses suportavam o trabalho esperando serem reconhecidos e recompensado no outro mundo.

23 ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA A Arte egípcia caracterizou-se por estar intimamente associada às concepções religiosa e ao poder do Faraó. A Arquitetura era sólida, de proporções colossais, tentando representar toda a força e o poder da monarquia. A Escultura caracterizou-se pelo convencionalismo e a rigidez, explicados pelas concepções religiosas: as estatuas repetem frequentemente os mesmo tipos, nas mesmas posições.

24 REALIZAÇÕES CIENTIFICAS Os antigos egípcios acumularam grandes conhecimentos empíricos no campo da Matemática, da Medicina e da Astronomia. O processo de mumificação dos cadáveres propiciou o conhecimento do corpo humano e o desenvolvimento da medicina.

25 ATIVIDADE DE FIXAÇÃO 1. Apontar as características geográficas do Crescente Fértil e as regiões eu o compunham 2. Caracterizar o quadro natural do Egito. 3. Caracterizar as relações de produção típicas da sociedade egípcia antiga. 4. Apontar as principais atividades econômicas do antigo Egito. 5. Explicar a reforma religiosa de Amenófis IV. 6. Estabelecer uma ligação entre o pensamento religioso no Antigo Egito e a vida social e política.

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE Aula 3 Ellen e Natan Revisão Pré-História Paleolítico -Pedra lascada Nômades, Caça, pesca, domínio do fogo. Neolítico Pedra Polida. Revolução agrícola, Sedentarizarão.

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA CAPÍTULO 4 A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA O Egito: formação n 7000 a.c.: populações ocuparam as margens férteis do Rio Nilo. Cheias periódicas Húmus Solo fértil Agricultura n A civilização egípcia

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

Localização: - Nordeste da África. Limites: Norte Mediterrâneo. Sul Núbia. Oeste Líbia. Leste Mar Vermelho. Extenso oásis irrigado pelo Rio Nilo.

Localização: - Nordeste da África. Limites: Norte Mediterrâneo. Sul Núbia. Oeste Líbia. Leste Mar Vermelho. Extenso oásis irrigado pelo Rio Nilo. Civilização Egípcia Localização: - Nordeste da África Limites: Norte Mediterrâneo. Sul Núbia. Oeste Líbia. Leste Mar Vermelho. Extenso oásis irrigado pelo Rio Nilo. Ladeado pelos desertos da Arábia e da

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo Civilizações do Oriente Médio Antigo O Egito antigo Geografia do Egito antigo Seria impossível imaginar o Egito sem o rio Nilo. Esse país é um verdadeiro oásis em em meio a uma região desértica. A área

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na XVIII dinastia egípcia Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Linha temporal do Egito antigo Período dinástico inicial (c. 3150-2868 a.c.) Menés primeiro

Leia mais

Localização e surgimento

Localização e surgimento 9 - CHINA ANTIGA Localização e surgimento Vale do Rio Amarelo (Huang Ho) Ocupado por grupos que se organizaram em pequenas aldeias Solo formado por uma argila de tom amarelado Muito fértil Atividade agrícola

Leia mais

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 CENTRO DE ENSINO MARIA ANGELIM Aluno (a): Série: 1º ANO Turma: A Professor: TÁCIUS FERNANDES Nota: 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 HABILIDADES Argumentar as ideias apresentadas nas

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles - Às margens do Rio Nilo 2 Inicia-se cerca de 3150 a.c.! Unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egito! Termi

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat AS CIDADES ANTIGAS EGITO Kaled Ahmad Barakat TIMELINE AS CIDADES ANTIGAS EGITO As origens da cidade no Oriente Médio Fatores que contribuíram para a origem das cidades no Oriente Médio: A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL ANTIGUIDADE ORIENTAL

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL ANTIGUIDADE ORIENTAL ANTIGUIDADE ORIENTAL As mais antigas civilizações da história surgiram na Antiguidade Oriental entre os anos 4.000 a.c. e 2.000 a.c. Foram as chamadas civilizações hidráulicas. As Principais civilizações

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo?

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo? 6º História Carol Av. Mensal 27/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nilo.

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nos tempos

Leia mais

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira 1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap. 1-1.2/3/4 Cap. 3-3.1 Roberson de Oliveira Civilizações da Antiguidade Oriental Astecas Índia Incas Roberson de Oliveira 2 Civilização

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Antigo Egito. Alexandre Dias

Antigo Egito. Alexandre Dias Antigo Egito Alexandre Dias A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.c (unificação entre baixo e alto Egito) a 32 a.c (domínio romano). A unificação

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.

e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica. Questão 01) A irrigação não pode ser vista como a causa do surgimento do Estado centralizado e da civilização egípcia: pelo contrário, um sistema centralizado de obras hidráulicas para a agricultura irrigada

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima EGITO ANTIGO Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima O território divide-se em: Baixo Egito (Egito Inferior)

Leia mais

História. As civilizações pré-colombianas

História. As civilizações pré-colombianas As civilizações pré-colombianas Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ele não encontrou um território desabitado, muito pelo contrário. Colombo pisava em uma terra já habitada, com uma imensa

Leia mais

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Arquitetura Egípcia Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Docente: Veronica Curso: Técnico em Edificações Turno: Vespertino INTRODUÇÃO Os egípcios desenvolveram

Leia mais

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam ilwyzx Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam a natureza, ritualizam as relações humanas meio

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 5.2 Conteúdo As Civilizações da Mesopotâmia II 3 A A Habilidade Analisar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Antigo Egito. Prof. Nilton Ururahy

Antigo Egito. Prof. Nilton Ururahy Antigo Egito Prof. Nilton Ururahy Crescente Fértil Conceito: - Criado pelo arqueólogo James Henry Breasted. - Região que se estende do nordeste da África ao Golfo Pérsico (500 km²). - A fertilidade da

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio adoisimensosdesertos:odalíbiaeodaarábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

MESOPOTÂMIA. TERRA ENTRE RIOS Prof. Ive

MESOPOTÂMIA. TERRA ENTRE RIOS Prof. Ive MESOPOTÂMIA TERRA ENTRE RIOS Prof. Ive ASPECTOS FÍSICOS Os dois rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates. Localiza-se, predominantemente, no Crescente Fértil, onde hoje está o Iraque. Possui precárias

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido.

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. EGITO Sociedade Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. Religião Elemento cultural mais forte; Sacerdotes monopolizavam

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira ARTE NO EGITO ANTIGO Prof. Hudson Oliveira Localização: Nordeste da África; Arte, política e religião se misturavam no Egito; Política: Teocracia: é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas

Leia mais

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29.

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. 10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

Geografia da Fenícia

Geografia da Fenícia 07. FENÍCIA Geografia da Fenícia Localizada em estreita faixa entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano território correspondente ao atual Líbano e parte da Síria Contato com o mar e baixa fertilidade

Leia mais

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural?

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Trabalho de Regulação 2 bimestre Professor: Eder Nº: 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? 2 - Identifique as afirmativas

Leia mais

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire. Aula 1: Pré História e Antiguidade Oriental Pré História PALEOLÍTICO ( +/- 2 000 000-10 000 a. C ) Pedra Lascada Australopithecus Centro Sul do Continente Africano ( 1000 000 500 000 a.c Pitecantropus

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Nos tempos dos Faraós

Nos tempos dos Faraós Nos tempos dos Faraós Se localiza no nordeste da África,sendo banhado ao norte pelo Mar Mediterrâneo e a leste pelo Mar Vermelho. A civilização se concentrou as margens do rio Nilo devido a fertilidade

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL:

ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL: ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOSde REGADIO; -Líder = Deus

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Viviane Silva Gonzaga e Júlia Melo História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 /

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO DE REVISÃO 2º BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIO DE REVISÃO 2º BIMESTRE Aluno(a): Educador(a): Núbia Soares Componente Curricular: História Ano/Turma: 6º Ano ( ) A ( ) B Turno: ( ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 LISTA DE EXERCÍCIO DE REVISÃO 2º BIMESTRE Lembre-se de Estudar

Leia mais

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR I DATA PARA ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: HISTÓRIA ALUNO(A): SÉRIE: 6 ANO Conteúdo: * Os primeiros povoadores da Terra * A Pré-História brasileira

Leia mais

EMENTA ESCOLAR II Trimestre Ano 2017

EMENTA ESCOLAR II Trimestre Ano 2017 EMENTA ESCOLAR II Trimestre Ano 2017 Disciplina: História Professor: Rodrigo Bento Turma: 6º ano Ensino Fundamental I Data Conteúdo 29/maio Apresentação da Paródia: Indígenas do Brasil. Peso 2,0. 01/junho

Leia mais

MAPA DO ANTIGO EGITO. Em verde, as margens férteis do rio Nilo. Uma região desértica. No nordesre da África. Egito uma dádiva do Nilo.

MAPA DO ANTIGO EGITO. Em verde, as margens férteis do rio Nilo. Uma região desértica. No nordesre da África. Egito uma dádiva do Nilo. O EGITO ANTIGO EGITO ANTECEDENTES O Egito Antigo é uma das civilizações mais importantes e fascinantes da antiguidade. A maior parte do que conhecemos sobre esta civilização vem das pirâmides, textos deixados

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Ivana cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA ORIGENS DO HOMEM AMERICANO: - Paul Rivet - Tese multirracial Quatro correntes de povoamento: - Asiática: Grupos mongóis pelo estreito de Behring (mais aceita). - Uraliana: Grupos

Leia mais

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas.

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas. DATA: 03 DE JULHO Conteúdo: Civilizações Antigas Fenícios e Persas. Egito, Hebreus, - Localizar, no tempo e no espaço, as civilizações antigas; - Identificar os principais momentos da história dessas civilizações;

Leia mais

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA IDADE ANTIGA Fenícios e Persas Dentre os diversos povos que viveram na mesopotâmia e arredores, destacamos nessa aula o povo que chegou a formar um verdadeiro império sobre o Mar Mediterrâneo, os fenícios,

Leia mais

História Antiga Aula VI

História Antiga Aula VI História Antiga Aula VI Objetivo: Introdução ao Egito Antigo. A) Economia e sociedade. A civilização do Egito faraônico desenvolveu-se ao longo do rio Nilo, no norte da África, cujo curso pode ser dividido

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

pág. 1

pág. 1 www.monsterconcursos.com.br pág. 1 Egito Antigo Os registros iniciais da civilização que se formou às margens do Rio Nilo datam de aproximadamente 6 mil anos. O que conhecemos sobre aquela civilização

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA CAPÍTULO 3 MESOPOTÂMIA Terra entre rios n A palavra tem origem grega e significa terra entre rios. Mesos: meio, entre. n A corresponde à região entre os rios Tigre e Eufrates, nos atuais territórios do

Leia mais

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44.

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. 7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do Norte.

Leia mais

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c.

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c. História 6 ano O Egito e o rio Nilo 1-Identifique os principais aspectos geográficos relacionados ao território do Egito Antigo. 2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Aluno: Nº Série: 1º Turma: Data: Nota: Professora: ÉLIDA Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

MESOPOTÂMIA. "terra entre rios"

MESOPOTÂMIA. terra entre rios Marcos Roberto MESOPOTÂMIA "terra entre rios" Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território

Leia mais

Capítulo 04 - Mesopotâmia

Capítulo 04 - Mesopotâmia COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno(a): 6ºAno Professora: Cláudia Teodoro e Vânia Pires. Data: / /2016 Caderno de Recuperação de História Capítulo 04 - Mesopotâmia 01)

Leia mais