Representação de Curvas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Representação de Curvas"

Transcrição

1 CI8 Ssemas Gráfcos para Engenhara 5. Represenação e Crvas Lz Fernano Marha Anré Perera Baseao em maeral preparao por Marcelo Gaass Depo. e Informáca PUC-Ro aapao para a scplna CI8

2 Represenações e Crvas e Sperfíces Qaro pos e represenações para crvas e sperfíces são comns em Compação Gráfca e Projeo Geomérco: explíca, mplíca, paramérca e proceral. Caa ma essas alernavas será brevemene nroza, enreano apenas ma forma parclar será enfazaa, a represenação paramérca, lzaa ao longo o crso. Fone:

3 Represenações Explícas Ao esar geomera analíca, é comm lzar coorenaas reanglares e conserar eqações a forma fx. Os gráfcos x, fx essas fnções são crvas no plano. Por exemplo, x represena ma lnha rea, e x represena ma parábola ver fgra. Smlarmene, poem-se gerar sperfíces ao conserar eqações a forma z fx,: a eqação z x 5-7 represena m plano no espaço, e z x - represena m paraboloe hperbólco. Expressões a forma fx o z fx, são chamaas e represenações explícas porqe elas expressam ma varável explcamene em ermos as oras varáves.

4 Represenações Implícas Nem oas as crvas e sperfíces poem ser pronamene capraas por ma únca expressão explíca. Por exemplo, o círclo e rao náro e cenrao na orgem é represenao mplcamene por oas as solções a eqação x -. Se enar resolver explcamene para em ermos e x, obém-se qe represena apenas a meae speror o círclo. Porano, em e sar as fórmlas explícas para caprar o círclo nero. Mas vezes é mas fácl fcar com a eqação mplíca orgnal em vez e resolver explcamene por ma as varáves. Assm, x - represena m círclo, e x z - represena ma esfera. Eqações a forma fx, o fx,, z são chamaas represenações mplícas porqe represenam a crva o sperfíce mplcamene sem resolver explcamene por ma as varáves.

5 Represenações Implícas Represenações mplícas são mas geras o qe as represenações explícas. A crva explíca fx é a mesma crva mplíca - fx, porém como já fo vso, nem sempre é ma qesão smples converer ma crva mplíca nma únca fórmla explíca. Além sso, as eqações mplícas poem ser lzaas para efnr crvas e sperfíces fechaas o crvas e sperfíces qe se aonercepam, formas qe são mpossíves e represenar com fnções explícas fgra no próxmo sle. Para crvas e sperfíces fechaas, a eqação mplíca poe ambém ser saa para sngr o neror o exeror, olhano para o snal a expressão mplíca. Por exemplo, para ponos enro o círclo náro x - <, e para ponos fora o círclo náro x - >. Esa capacae e sngr faclmene enre o neror e o exeror e ma crva o sperfíce fechaa é freqenemene mporane em aplcações e moelagem e sólos.

6 Represenações Implícas A lemnscaa e Bernoll: x - x -. Noe qe ferenemene e fnções explcas, os gráfcos e eqações mplícas poem se ao-nerceparem.

7 Represenações Implícas No enano, as represenações mplícas ambém êm sas esvanagens. Daa ma represenação explíca fx, poe-se faclmene enconrar mos ponos a crva x,fx, seleconano valores para x e calclano fx. Se as fnções fx forem resras a fnções elemenares como polnômos, enão para caa x exse m únco faclmene calclável. Assm, é ma qesão smples represenar grafcamene a crva fx. Por oro lao, poe não ser ma arefa ão fácl enconrar ponos na crva fx,. Para mos valores e x poe não exsr m valor corresponene, o poe haver város valores e, mesmo qe as fnções e fx, sejam resras a polnômos em x e. Enconrar ponos em sperfíces mplícas fx,,z poe ser ana mas complcao. Assm, poe ser fícl renerzar crvas e sperfíces efnas mplcamene.

8 Represenações Paramércas Exse ora forma parão para represenar crvas e sperfíces, qe é mas geral o qe a forma explíca e qe é ana fácl e renerzar. Poe-se expressar crvas e sperfíces paramercamene, represenano caa coorenaa com ma eqação explíca em m novo conjno e parâmeros. Para crvas planas em-se x x e, para sperfíces em D em-se x xs,, s, e z zs,. Por exemplo, as eqações paramércas represenam o círclo náro cenrao na orgem. Poe-se faclmene verfcar qe x -. Da mesma forma, as eqações paramércas represenam ma esfera nára: x s, s, z s, -. Mas vezes, resrnge-se o omíno o parâmero. Dese moo, ma crva paramérca é pcamene a magem e m segmeno e rea; ma sperfíce paramérca, a magem e ma regão - geralmene reanglar o ranglar - o plano.

9 Represenações Paramércas A represenação paramérca em váras vanagens. Assm como a represenação explíca, a represenação paramérca é fácl e renerzar: basa avalar as fnções e coorenaas em város valores os parâmeros. Assm como as eqações mplícas, eqações paramércas ambém poem ser saas para represenar crvas e sperfíces fechaas, bem como as crvas e sperfíces qe se ao-nercepam. Além sso, a represenação paramérca em ora vanagem: é fácl esener para mensões maores. Para lsrar: caso eseja-se represenar ma crva em D, o o qe precsa fazer é nrozr ma eqação aconal z z. Assm, as eqações paramércas represenam ma lnha em D. A fgra lsra ma crva paramérca mas complcaa em D. A hélce: x cos, sn, z /5.

10 Represenações Paramércas A represenação paramérca em sas própras ossncrasas. A represenação explíca e ma crva é únca: o gráfco e gx é a mesma crva como o gráfco e - fx se e somene se gx fx. Analogamene, se resrngr às fnções polnomas, enão a represenação mplíca fx, é essencalmene únca. No enano, a represenação paramérca e ma crva não é únca. Por exemplo, as eqações são as represenações paramércas mo ferenes para o círclo náro x. Além sso, para paramerzações polnomas o raconas, sabe-se qe para ma aa crva o sperfíce paramérca enconra-se ma crva o sperfíce polnomal mplíca. O nverso, no enano, não é verae. Exsem crvas e sperfíces polnomas mplícas qe não possem paramerzação polnomal o raconal. Assm, a forma polnomal mplíca é mas geral o qe a forma paramérca.

11 Represenações Paramércas No enano, por casa e se poer, smplcae e faclae e so, a represenação paramérca e crvas e sperfíces é a mas lzaa. Além sso, a represenação paramérca fncona galmene bem em m número arbráro e mensões. Noe-se qe no caso nmensonal a represenação paramérca é a mesma qe a represenação explíca, porano as represenações explícas serão coberas aomacamene como m caso especal. As vezes será úl pensar sobre o caso especal e represenações explícas, mas qe não gere confsão, porqe as crvas paramércas apresenam propreaes geomércas as como a ao-nersecção qe nnca ocorre em represenações explícas. Crvas paramércas planares x, são mo mas flexível o qe os gráfcos planares,x e fnções explícas.

12 Represenações Paramércas Resa zer qe pos e fnções serão permas nas represenações paramércas e neresse. A qesão prncpal é a seleção as fnções paramércas qe evem ser lzaas para gerar crvas e sperfíces aeqaas. Geralmene as fnções lzaas serão varanes e polnômos: o polnômos smples o fnções raconas razões e polnômos, o ana polnômos por pares splnes o fnções raconas por pares. Polnômos êm mas vanagens, especalmene qano saos em conjno com m compaor. Polnômos são fáces e avalar. Além sso, as fnções mas complcaas são geralmene avalaas calclano algma aproxmação polnomal, enão não esá se pereno naa ao se resrngr a polnômos em prmero lgar. Além sso, há ma eora bem esenvolva e polnômos em análse nmérca e eora a aproxmação; compação gráfca e moelagem geomérca empregam exensvamene conhecmenos essa eora.

13 Represenações Proceras Ana em-se qe menconar as crvas o sperfíces proceralmene efnas. Em projeos geomércos, offses, composções e flees são freqenemene especfcaos por procemenos em vez e fórmlas. Na moelagem e sólos, a geomera é freqenemene consría proceralmene aravés e operações booleanas, como não, nerseção e ferença. A maora as sperfíces fracas e crvas qe preenchem compleamene m espaço são efnas por algormos recrsvos e não com fórmlas explícas. Não serão scos qasqer eses pos e procemenos nese crso. Sbvsão é m oro paragma para a efnção e crvas e sperfíces, explorano procemenos recrsvos. Uma vez qe ceras écncas e sbvsão esão nmamene relaconaas com crvas e sperfíces paramércas, será mas negóco scr sobre esses méoos mas aane nese crso.

14 Crvas Talvez a manera mas fácl e escrever ma forma é seleconar algns ponos sobre essa forma. Daa ma qanae sfcene ponos, o olho em ma enênca naral e nerpolar savemene enre os aos. Aq ese problema será esao maemacamene. Dao m conjno fno e ponos no espaço afm, serão nvesgaos méoos para gerar crvas e sperfíces polnomas qe nerpolam os ponos. Começa-se com esqemas para crvas e, poserormene, esene-se as écncas para sperfíces.

15 Crvas Lnhas Bezers B-Splnes NURBS Oros pos especas e crvas: Pol-lnhas, arcos e círclo e arcos e elpses

16 Crvas Reqso : Inepenênca e exos x

17 Crvas Reqso : alores Múlplos x

18 Crvas Reqso : Conrole Local x

19 Crvas Reqso 4: Poca Osclação polnômo e gra elevao

20 Crvas Reqso 5: ersalae

21 Crvas Reqso 6: Amosragem Unforme s s n s s s 4 s s j Fnalzano: Crvas Reqso 7: Formlação maemáca raável

22 Solção Crva represenaa por pares aravés e polnômos e gra baxo geralmene x x x x c b a c b a x z z z z x x x x c b a z c b a c b a x [ ] [ ] global o local n,, Paramerzação n z z z z c b a z c b a connae no pono comm os rechos

23 Geomera Dferencal Parâmero genérco: Parâmero e comprmeno: s s s o P o Ps ˆ T s P s s R P R s Tˆ s R

24 Reqsos a paramerzação P P P P P P - P f P P a f -f a b f b P Se > s > s

25 Connae Geomérca e Paramérca R R Desconína Conína: C e G Conína: C e G Geomérca R R T T Paramérca R R T T C e G C e G

26 Crvas e Bézer P. e Caselja, 959 Croën P. e Bézer, 96 Renal - UNISURF Fores 97: Polnômos e Bernsen z n- n P B,, n x P n one: B, n n n n!! n! n pol. Bernsen coef. bnomal

27 Bézer Cúbcas, B, B P z B, B x P, B, B B, [ ] P

28 Polnômos Cúbcos e Bernsen B, - B, - B, - B, - B, B, B, B,

29 Propreaes a Bézer Cúbca P P [ 6 ] [ 6 ] x z P R R P P P P

30 Conrole a Bézer Cúbca

31 Fecho Convexo P n n α com α

32 Demonsração Inção α α α α P ok n n α α α α α α α α α α α α α α α α α α P P P é neror ok n...

33 Eqação o Fole P z x z x z x z x P 6 P

34 Reção e n para n P P [ ] [ ] [ ] P Bezer n

35 Reção e n para n P P P [ ] [ ] P Bezer n

36 Cálclo e m Pono P - P Mosre qe: B, n B, n B, n

37 Sbvsão e Bézer Cúbcas L... L H L L R L R R R L L L L R R R R L R

38 Consrção e ma Bezer / P/

39 Crve fng P [ ] [ ] 6 6 P P P P P P

40 Nova noação n4 n n n n r nc l nc p nc l nc l r p nc r p l p r p

41 Dervaas na nova noação P p r l p r z P p l p P P r p p l P 6 p r l x P r l p 6

42 Consrção e ma crva qe passa por ponos n p P' ' p r l 6 l 6 r l p p r P '' r l p p p p

43 Consrção e ma crva qe passa por ponos P ' P '' ' r l P '' l p l p p r l ρ l ρ r p r l r r l l p p l ρ r l p l l p P '' ρ ρ r l r l p p p

44 Méoo consrvo: aos n ponos acrescenar mas m r n l n l n p n l r p n r p l n p n r n ρ l l l l p ρ l ρ r p r n n n ln pn pn rn l n r n ln pn n ρ ρ l r l n n n p r pn n n

45 Inerpolação: aos p p n, enconre l s e r s r n l n l n p n l r p n r p l n p n r n p

46 Bezer nerpolaon r np Gven: np pons r p l p r l Crera: p l np r p np np l np p np p' ' p r l 6 p, p,, p np Fn: np- pons l, l,, l np r, r,, r np r l p p ' lef lef p' ' np 6 rnp l np pnp r np l np pnp p ' p l r p l r p rgh rgh p '' p '' 6 r l p 6 p r l r l r l

47 Bezer nerpolaon Crera: p r l np np r np l p l p r l l r r r np np p p p p np p np r r r l np l l l np reslng lnear ssem: n n n n nc nc nc n n l l l l p p p p p r r r r p solve for l an r

48 B-Splnes P 4 vérces nós U{,,..., m } n P n N, p p gra o polnômo N,p conrola a connae C p- p N, p N, p N, p p p nós knos [, ] rechos spans obs.: por efnção. N, se [ casoconráro N, mnp m m

49 Propreaes e N,p Não negava: N,p para qalqer,, e p. Parção a nae: N,p para oo [, m ]. Spore local: N,p se [, p ]. Mas ana, n qalqer nervalo os nós no máxmo p as N,p são não zero.,p Dferencablae: oas as ervaas e N,p exsem no neror e m nervalo e nós one é polnômal. Nos nós N,p é p-k ferencável, one k é a mlplcae o nó. Exremo: exceo para o caso p, N,p em apenas m pono e máxmo.

50 Splne Unforme,,, N N N p p p p p p,,, N p p N p N p p p j - j

51 Splnes Unformes p e p [ [, se se N p - n... N,... p,,, N N N p p ] [ [ [ [, m se se se se N N, -

52 Splnes Unformes p N, N, N -, - p,,, N N N ], [, [, [, [ [,, m se se se se se N

53 Polnômos a B-Splne Unforme p N, p N, p N, p p p 4 N, N, N, - - N, - - N, - / - -/ -- / - / N, - / - -/ 4-- / 4- / N, - / ] [- - /6 [ / ]/6 - / - / - / - / N, 6 /6 - /6-6 4/6 - /6

54 Segmenos a B-splne cúbca p,7,6,5,4,,, -6 4/6 - /6 - /6 /6,,,,4,6,8,

55 Fnções a base,7,6,5,4,,, N -, N, N, N,... N n-,... m-4 m- m- N n, N n, n m- m For,..., n For,..., P

56 B-Splne Peróca - Fole - Para caa par,,,...,n Para caa,..., P 6, x, x,,, z, z, x,, z 4, x,, z Peróca:,..., n - n n n n n - n 4

57 B-Splne Não Peróca - Fole - vérces nós n n n- n P - 4 /6 P ; P n- P n- 4 n n /6 P n- - n n n n - n- n-; P n

58 Base Peróca B-Splne Cúbca Unforme Peróca U {.,.,.,.,.4,.5,.6,.7,.8,.9,.} N,,p N,, N,, N,, N,, N,4, N,6, N,7, N N N p, p, p, p p p

59 Base Não Peróca. B-Splne Cúbca Unforme e Aperóca U {,,,, /4, /4, /4,,,, } N,,p N,, N,, N,, N,, N,4, N,6, N,7, p N, p N, p N, p p p

60 Bézer e B-Splne Bézer aravés a B-Splne Cúbca U {,,,,,,,}..8 N,,p.6.4 N,, N,, N,, N,, p N, p N, p N, p p p

61 B-Splne Peróca - Inerpolação - n n Para,..., n P - 4 /6; P P P P n Consere os nós como os ponos aos 4 - n P - 4 /6; P P 4 n P n P P P P P vérces nós

62 B-Splne Não Peróca - Fole - vérces nós n n n- n n P ; P n n ; Consere os nós como os ponos aos P ; P n n ; Para,..., n- P - 4 /6; n P n P P P P P

63 Fnções Raconas Da rgonomera: an α / sn α cos α P [,],

64 Côncas cônca qalqer escra nm ssema e exos cja orgem é m pono a cônca x ax bx c x e x a b c e e a b c x e a b c Qalqer cônca poe ser represenaa paramercamene como ma fração e polnômos qarácos

65 NURBS Non Unform Raonal B-Splnes w n p w w z w w x N w z w w x w, h x h w x n n k p k k p z x w N w N z x,, n n k p k k p p p w N w N R one z x R z x,,,,

66 Côncas como NURBS P one : B, B, N w B,, w B, B, w w, w com U {,,,,,} B B, w Fax e al. w w /w - eermna a cônca s S. w s/-s Hpérbola w > Parábola w Elpse w < w w w M P S e -. S s M s

67 Círclo aravés e NURBS x 8 R, x { w} {,,,,,,,,} one R, k U{,,, /4, /4, /, /, /4, /4,,, } 8 w N k, w N k, x, x, x, n8 p m x 4, x, x 8, x 5, x 6, 6 x 7, 7

Curvas e Superfícies

Curvas e Superfícies Crvas e Serfíces Beer Sles URBS e Sbvas Reqso : Ieeca e eos ' ' Crvas Reqso : alores Mllos Reqso : Corole Local Crvas Reqso : oca Osclaão olômo e gra elevao Reqso : Coae arável Crvas Reqso 5: ersalae Reqso

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica

Introdução à Computação Gráfica Inrodução à Compuação Gráfca Desenho de Consrução Naval Manuel Venura Insuo Superor Técnco Secção Auónoma de Engenhara Naval Sumáro Represenação maemáca de curvas Curvas polnomas e curvas paramércas Curvas

Leia mais

Curvas Requisitos: Independência de eixos

Curvas Requisitos: Independência de eixos Compação Gáfca Ieava - Gaass 8/7/5 Cvas Reqsos: Iepeêca e eos ' ' Cvas Compação Gáfca Ieava - Gaass 8/7/5 Reqsos: aloes Múlplos Reqsos: Coole Local Cvas Compação Gáfca Ieava - Gaass 8/7/5 Reqsos: Reção

Leia mais

Modelagem de Curvas. Prof. Márcio Bueno Fonte: Material do Prof. Jack van Wijk

Modelagem de Curvas. Prof. Márcio Bueno Fonte: Material do Prof. Jack van Wijk Modelagem de Curvas Prof. Márco Bueno {cgarde,cgnoe}@marcobueno.com Fone: Maeral do Prof. Jack van Wjk Coneúdo Curvas Paramércas Requsos Conceos Ineolação Lnear Inerolação de Lagrange Curva de Bézer 2

Leia mais

Curvas e Superfícies

Curvas e Superfícies CI 8 - Ssemas Gráfcos ara Egehara - UC-Ro Crvas e Serfíces Baseao em maeras rearaos or Marcelo Gaass Deo. e Iformáca UC-Ro e Aré Maés Brabo erera Deo. e Eg. Cvl UFF aaao or L Ferao Marha ara a scla CI8

Leia mais

Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Problema de valor inicial (PVI)

Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Problema de valor inicial (PVI) Solução numérca de equações derencas ordnáras Problema de valor ncal PVI 4 5 Inrodução 4 5 Uma equação derencal ordnára é denda como uma equação que envolve uma unção ncógna e algumas das suas dervadas

Leia mais

Angela Nieckele PUC-Rio. Descrição Matemática dos Fenômenos Físicos

Angela Nieckele PUC-Rio. Descrição Matemática dos Fenômenos Físicos ngela Neckele PUC-Ro Descrção Maemáca os Fenômenos Físcos 1 ngela Neckele PUC-Ro Fluo Fluo convecvo Fluo fusvo Balanço 2 ngela Neckele PUC-Ro Generalzano: olume: Fluo: Js ρ us s Fluo líquo: J ss J s J

Leia mais

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade Ilumnação e oorealsmo: Radosdade Luís Paulo Pexoo dos Sanos hp://gec.d.umnho.p/mcgav/fr Premssas Todas as neracções dos obecos com a luz são dfusas L( x Θ) = L( x), Θ Ω Podemos enão quanfcar a radosdade

Leia mais

3 Modelagem computacional do escoamento com superfícies livres e deformáveis

3 Modelagem computacional do escoamento com superfícies livres e deformáveis 3 Moelagem comptaconal o escoamento com sperfíces lres e eformáes Para resoler o escoamento em processos e reestmentos por Etrsão, se fzeram so o sstema e eqações e Naer-Stokes na forma bmensonal e as

Leia mais

Análise e Processamento de Bio-Sinais Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas Licenciatura em Engenharia Física

Análise e Processamento de Bio-Sinais Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas Licenciatura em Engenharia Física Análise e Processameno e Bio-Sinais Mesrao Inegrao em Engenaria Bioméica Sinais e Sisemas Licenciara em Engenaria Física Deparameno e Engenaria Elecroécnica e Compaores Faclae e Ciências e Tecnologia Universiae

Leia mais

FORMULAÇÃO GERAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE PLACAS ESPESSAS PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO. Wellington Luís Assis Pereira

FORMULAÇÃO GERAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE PLACAS ESPESSAS PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO. Wellington Luís Assis Pereira COPPE/UFRJ FORMULAÇÃO GERAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE PLACAS ESPESSAS PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO Wellngon Lís Asss Perera Tese e Doorao apresenaa ao Programa e Pós-graação em Engenara Cvl COPPE

Leia mais

PCA e IMPCA. Capítulo. 5.1 Considerações Iniciais

PCA e IMPCA. Capítulo. 5.1 Considerações Iniciais Capíulo 5 PCA e IMPCA 5. Consderações Incas A análse de componenes prncpas (PCA) [URK, M. A. & PENLAND, A. P. (99)] é uma ransformação lnear orogonal de um espaço q-dmensonal para um espaço n-dmensonal,

Leia mais

Escoamento em Regime Turbulento Aproximações de Reynolds (RANS equations)

Escoamento em Regime Turbulento Aproximações de Reynolds (RANS equations) Méda emporal aplcada às varáves dependenes e aos prncípos de conservação lm T o T o d T Φ represena qalqer ma das varáves dependenes (escoameno ncompressível,v,w,p) Mesrado Inegrado em Engenhara Mecânca

Leia mais

EEL-001 CIRCUITOS ELÉTRICOS ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

EEL-001 CIRCUITOS ELÉTRICOS ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO L IRUITOS LÉTRIOS 8 UNIFI,VFS, Re. BDB PRT L IRUITOS LÉTRIOS NGNHRI D OMPUTÇÃO PÍTULO 5 PITORS INDUTORS: omporameno com Snas onínuos e com Snas lernaos 5. INTRODUÇÃO Ressor elemeno que sspa poênca. 5.

Leia mais

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade Ilumnação e oorealsmo: Radosdade Luís Paulo Pexoo dos Sanos hp://gec.d.umnho.p/mcgav/fr Premssas Todas as neracções da luz com os obecos são dfusas L x Θ L x, Θ Ω Expressa em ermos de radosdade W/m 2 r

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 3. Lagrangeano Princípio da Mínima Ação Exemplos

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 3. Lagrangeano Princípio da Mínima Ação Exemplos MECÂNICA CÁSSICA AUA N o 3 agrangeano Prncípo da Mínma Ação Exemplos Todas as les da Físca êm uma esruura em comum: as les de uma parícula em movmeno sob a ação da gravdade, o movmeno dado pela equação

Leia mais

É a parte da mecânica que descreve os movimentos, sem se preocupar com suas causas.

É a parte da mecânica que descreve os movimentos, sem se preocupar com suas causas. 1 INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS 1.1 Mecânca É a pare da Físca que esuda os movmenos dos corpos. 1. -Cnemáca É a pare da mecânca que descreve os movmenos, sem se preocupar com suas causas. 1.3 - Pono

Leia mais

14 Modelagem, Acionamento e Controle de Motores Síncronos e Motores de Relutância Chaveados

14 Modelagem, Acionamento e Controle de Motores Síncronos e Motores de Relutância Chaveados 4 Moelagem, Aconameno e Conrole e Moores Síncronos e Moores e Reluânca Chaveaos Nese ópco serão aboraos os moores síncronos para aplcações e auomação. Nesa classe e moores são enfcaos os Moores Síncronos

Leia mais

Planejamento de Trajetórias

Planejamento de Trajetórias Unversae Feeral e Iajubá - UNIFEI Insuo e Engenhara e proução e Gesão - IEPG EPR-03 Auomação a Manufaura Noas sobre: Planejameno e Trajeóras Y (x, y) L θ X=L1.C1+L.C1 Y=L1.S1+L.S1 L1 θ1 X=L1.C1 Y=L1.S1

Leia mais

Controladores e Ações de Controle

Controladores e Ações de Controle UnleseMG Curso e Eecalzação em Conrole e Processos Inusras Conrolaores e Ações e Conrole. Inroução Conrolaores PID são exremamene comuns na nusra; São mplemenaos em ferenes formas: PLC, SDCD, Sngle- Loop,

Leia mais

5 Avaliação da Eficiência Computacional

5 Avaliação da Eficiência Computacional 5 Avalação da fcênca Compuaconal 5.1 Inrodução É desejado ncorporar o cálculo dos índces de adequação de ações de conrole de ensão ao programa SAN. O programa SAN esá sendo mplemenado com a esruura aual

Leia mais

ANÁLISE VIBRATÓRIA pelo pelométodo de de RAYLEIGH

ANÁLISE VIBRATÓRIA pelo pelométodo de de RAYLEIGH 7. 7.. ANÁLISE VIBRATÓRIA pelo pelométodo e e RAYLEIGH A frequênca e um ssema e grau e lberae caracerza o seu comporameno nâmco. Um os processo mas smples para eermnar k m é o méoo e Raylegh. Poe ser aplcao

Leia mais

Controle Cinemático de Robôs Manipuladores

Controle Cinemático de Robôs Manipuladores Conrole Cnemáco de Robôs Manpuladores Funconameno Básco pos de rajeóra rajeóras Pono a Pono rajeóras Coordenadas ou Isócronas rajeóras Conínuas Geração de rajeóras Caresanas Inerpolação de rajeóras Inerpoladores

Leia mais

Curvas Planas. Sumário COMPUTAÇÃO GRÁFICA E INTERFACES. Introdução. Introdução. Carlos Carreto

Curvas Planas. Sumário COMPUTAÇÃO GRÁFICA E INTERFACES. Introdução. Introdução. Carlos Carreto Sumáro COMUTAÇÃO GRÁFICA E INTERFACES Curvs lns Crlos Crreo Inroução Curvs prmérs Curv Bèzer Curv Herme Curv B-Splne Curv Cmull-Rom Curso e Engenhr Informá Ano levo /4 Esol Superor e Tenolog e Gesão Gur

Leia mais

5 Sistemas Lineares com Coecientes Periódicos

5 Sistemas Lineares com Coecientes Periódicos 5 Ssemas Lneares com Coecenes Peródcos Ese capíulo raa de forma suscna do esudo da esabldade de soluções peródcas de ssemas dnâmcos não-lneares. Segundo Rand [83], a eora de Floque é a eora mas geral que

Leia mais

f (x) Antiderivadas de f (x) ; 3 8x ; 8

f (x) Antiderivadas de f (x) ; 3 8x ; 8 INTEGRAIS Definição: Uma fnção F é ma antierivaa e f em m intervalo I se F' ) f ) para too em I Chamaremos tamém F ) ma antierivaa e f ) eterminação e F, o F ), é chamao ANTIDIFERENCIAÇÃO O processo e

Leia mais

Deformações na Notação Indicial

Deformações na Notação Indicial SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO Pós-gradação em Engenhara de Transportes Deformações na Notação Indcal MAJ MONIZ DE ARAGÃO Campo de deslocamentos; Componentes de deformação;

Leia mais

5 Avaliação do Título Conversível pelo Método de Diferenças Finitas Implícito (DFI)

5 Avaliação do Título Conversível pelo Método de Diferenças Finitas Implícito (DFI) 5 Avalação do Tíulo Conversível pelo Méodo de Dferenças Fnas Implíco (DFI) 5. Meodologa - Premssas Ese modelo desenvolvdo para apreçameno do LYON faz uso da eora de opções desenvolvda por Black and Scholes

Leia mais

CAPÍTULO 1 REPRESENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Sistema monovariável SISO = Single Input Single Output. s 1 s 2. ... s n

CAPÍTULO 1 REPRESENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Sistema monovariável SISO = Single Input Single Output. s 1 s 2. ... s n 1 CAPÍTULO 1 REPREENTAÇÃO E CLAIFICAÇÃO DE ITEMA 1.1. Represenação de ssemas 1.1.1. semas com uma enrada e uma saída (IO) e sema monovarável IO = ngle Inpu ngle Oupu s e = enrada s = saída = ssema 1.1..

Leia mais

Dinâmica das Estruturas

Dinâmica das Estruturas Dnâca das Esrras Dnâca das Esrras Redção a Ssea co Gra de Lberdade Dnâca das Esrras Dnâca das Esrras Vbrações e Sseas co Gra de Lberdade lvres não - aorecdas aorecdas c forçadas não - aorecdas aorecdas

Leia mais

EN3604 FILTRAGEM ADAPTATIVA

EN3604 FILTRAGEM ADAPTATIVA EN3604 FILTRAGEM ADAPTATIVA Processameno de Snas em Arranjos Técncas de processameno consderando snas provenenes de um grupo de sensores espacalmene dsrbuídos. Poencal para melhorar SNR/ Cancelameno de

Leia mais

Introdução à Modelação Geométrica

Introdução à Modelação Geométrica Manel Ventra Proecto de Naos I Mestrado em Engenhara e Arqtectra Naal Smáro. Cras Paramétrcas 2. Sperfíces Paramétrcas 2 Cras Paramétrcas. Tpos de Formlações Matemátcas Splnes cúbcas Bézer B-Splne Beta-Splne

Leia mais

INTRODUÇÃO AS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS

INTRODUÇÃO AS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS INTROUÇÃO S QUÇÕS IFRNIIS PRIIS. INTROUÇÃO Porqe esdar as qações ferencas Parcas? Smplesmene porqe a maora dos fenômenos físcos qe ocorrem na nareza são descros por eqações dferencas parcas como por eemplo:

Leia mais

3 Transporte e Deposição dos Sedimentos

3 Transporte e Deposição dos Sedimentos 44 Transpore e Deposção dos Sedmenos Como descro nos capílos anerores o algormo proposo nese rabalo consse em ma combnação dos prncpas processos geológcos sbsdênca esasa e apore de sedmenos com os reslados

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Inrodção à Compação Gráfica Geomeria Adapação: Aoria: João alo ereira Anónio Cosa Cladio Esperança alo Roma Caalcani onos e Vecores (2D) ono: Denoa posição no plano ( Vecor: Denoa deslocameno, iso é, incli

Leia mais

Neo-fisherianos e teoria fiscal do nível de preços

Neo-fisherianos e teoria fiscal do nível de preços Anono Lcha 4/março/07 Neo-fsheranos e eora fscal do nível de preços O objevo desas noas é desacar os prncpas elemenos da abordagem neofsherana e da eora fscal do nível de preços. Desacamos 4 pequenos modelos

Leia mais

2. FUNDAMENTOS DE CORRENTE ALTERNADA

2. FUNDAMENTOS DE CORRENTE ALTERNADA Fundamenos de CA 14. FUNDAENTOS DE CORRENTE ALTERNADA Aé o momeno nos preocupamos somene com ensões e correnes conínuas, ou seja, aquelas que possuem módulo e sendo consanes no empo, conforme exemplos

Leia mais

Aprendizagem Estatística de Dados. Francisco Carvalho

Aprendizagem Estatística de Dados. Francisco Carvalho Aprendzagem Esaísca de Dados Francsco Carvalho A função de Densdade Normal Valor Esperado Caso conínuo [ f ] Caso dscreo f p d [ f ] f p D A função de Densdade Normal Caso Unvarado função de densdade p

Leia mais

Análise de Sistemas Lineares

Análise de Sistemas Lineares nál Sma Lnar Dnvolvo plo Prof. Dr. Emlon Rocha Olvra, EEE-UFG, 6. Propra a ranformaa Laplac Propra a convolção. propra a convolção no omíno o mpo m ma vaa aplcação na anál o ma lnar. Dao o na () h(), cja

Leia mais

DICAS E RESPOSTAS DA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 EDO II - MAP 0316

DICAS E RESPOSTAS DA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 EDO II - MAP 0316 DICAS E RESPOSTAS DA LISTA DE EXERCÍCIOS EDO II - MAP 036 PROF: PEDRO T P LOPES WWWIMEUSPBR/ PPLOPES/EDO2 Os exercícios a seguir foram selecionaos os livros os auores Claus Doering-Arur Lopes e Jorge Soomayor

Leia mais

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 3-3º semestre de 2012 Profa Gisele A.A. Sanchez

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 3-3º semestre de 2012 Profa Gisele A.A. Sanchez Engenhara Cvl/Mecânca Cálclo - º semestre de 01 Proa Gsele A.A. Sanchez 4ª ala: Dervadas Dreconas e Gradente Gradentes e dervadas dreconas de nções com das varáves As dervadas parcas de ma nção nos dão

Leia mais

Apreçamento de Renda Variável usando abordagem não-determinística

Apreçamento de Renda Variável usando abordagem não-determinística GV INVEST 8 Apreçameno de Renda Variável sando abordagem não-deerminísica Aplicando-se ma abordagem não deerminísica para se separar as parcelas de cro e longo prazos na definição do preço da ação, concli-se

Leia mais

Revisão: Notações Tensorial e Simbólica. e assim, o resultado de um produto escalar dois vetores é um escalar. Na notação tensorial, ter-se-ia u

Revisão: Notações Tensorial e Simbólica. e assim, o resultado de um produto escalar dois vetores é um escalar. Na notação tensorial, ter-se-ia u Apêndce B Reão: Noaçõe enoral e mbólca Ee apêndce complemena a reão maemáca ncada no Apêndce A. A relaçõe aq dedda e aplcam a ema de coordenada reanglare, para eore no epaço rdmenonal. O dero po de prodo

Leia mais

PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WULU

PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WULU 1 PUCPR- Ponfíca Unversdade Caólca Do Paraná PPGIA- Programa de Pós-Graduação Em Informáca Aplcada PROF. DR. JACQUES FACON IMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WUU Resumo: Uma nova écnca de marzação baseada em

Leia mais

Módulo 2: Métodos Numéricos. (problemas de valores iniciais e problemas de condições-fronteira)

Módulo 2: Métodos Numéricos. (problemas de valores iniciais e problemas de condições-fronteira) Módulo : Méodos Numércos Equações dferencas ordnáras problemas de valores ncas e problemas de condções-fronera Modelação Compuaconal de Maeras -5. Equações dferencas ordnáras - Inrodução Uma equação algébrca

Leia mais

AGG-232 SÍSMICA I 2011 SÍSMICA DE REFLEXÃO ANÁLISE DE VELOCIDADES

AGG-232 SÍSMICA I 2011 SÍSMICA DE REFLEXÃO ANÁLISE DE VELOCIDADES AGG-3 SÍSMICA I 0 SÍSMICA DE REFLEXÃO AÁLISE DE ELOCIDADES O objevo da análse de velocdades é deermnar as velocdades sísmcas das camadas geológcas em subsuperfíce. As velocdades sísmcas são ulzadas em

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS

MÉTODOS NUMÉRICOS PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MÉTODOS NUMÉRICOS PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS BRUNO FIGUEREDO ARCENO FLORIANÓPOLIS 5 UNIVERSIDADE

Leia mais

Inserção de Variáveis Ambientais no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos

Inserção de Variáveis Ambientais no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos Inserção de Varáves Ambenas no Planejameno da Operação de Ssemas Hdroérmcos VALLE, Ana Cláuda Marques, Escola de Engenhara Elérca e de Compuação, UFG, douoranda em Cencas Ambenas, PRPPG, UFG AGUIAR, Mara

Leia mais

5 Programação Matemática Princípios Básicos

5 Programação Matemática Princípios Básicos 5 Programação Maemáca Prncípos Báscos 5. Consderações Geras Ese capíulo em por objevo apresenar os conceos báscos de Programação Maemáca (PM), necessáros à compreensão do processo de omzação de dmensões,

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica Geometria. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica Geometria. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Inrodção à Compação Gráfica Geomeria Cladio Esperança alo Roma Caalcani onos e Veores (2D) ono: Denoa posição no plano Veor: Denoa deslocameno, iso é, incli a noção de direção e magnide Ambos são normalmene

Leia mais

UFGD 2015 DANIEL KICHESE

UFGD 2015 DANIEL KICHESE Quesão 59: º) Deermnação dos ponos de nerseção: 5 5 º Pono : B 5 5 º Pono : C 5 5 º Pono : B C C º) Deermnação da Área: B 5 5 5 / e 0 e 5 5 5 5 e 0 5 5/ 5 5 0 0 0 5 5 Resposa: E Quesão 60: Número de blhees

Leia mais

VORTICIDADE VORTICIDADE RELATIVA

VORTICIDADE VORTICIDADE RELATIVA VORTICIAE VORTICIAE RELATIVA Voriciae em cinemáica e lios qer epressar a enência e ma porção e lio para roar. Esá irecamene associaa com a qaniae, shear a elociae (como aliás imos na eqação e Serrp).

Leia mais

AVALIAÇÃO NUMÉRICA E COMPUTACIONAL DO EFEITO DE INCERTEZAS INERENTES A SISTEMAS MECÂNICOS

AVALIAÇÃO NUMÉRICA E COMPUTACIONAL DO EFEITO DE INCERTEZAS INERENTES A SISTEMAS MECÂNICOS UNIVERSIDADE FEDERA DE GOIÁS REGIONA CATAÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIA DE MATEMÁTICA E TECNOOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODEAGEM E OTIMIZAÇÃO TATIANE NUNES DA COSTA AVAIAÇÃO NUMÉRICA E COMPUTACIONA

Leia mais

3 Modelos de Markov Ocultos

3 Modelos de Markov Ocultos 23 3 Modelos de Markov Oculos 3.. Processos Esocásicos Um processo esocásico é definido como uma família de variáveis aleaórias X(), sendo geralmene a variável empo. X() represena uma caracerísica mensurável

Leia mais

5 Apreçamento de ESOs com preço de exercício fixo

5 Apreçamento de ESOs com preço de exercício fixo 5 Apreçameno de ESOs com preço de exercíco fxo Ese capíulo rá explorar os prncpas modelos de apreçameno das ESOs ulzados hoje em da. Neses modelos a regra de decsão é esruurada em orno da maxmzação do

Leia mais

Henrique M. J. Barbosa Instituto de Física USP

Henrique M. J. Barbosa Instituto de Física USP Henrque M. J. Barbosa Insuo de Físca USP hbarbosa@f.usp.br Conservação A equação de conservação de massa é semelhane a conservação de momeno: S F D v q q q S F q D q q v g v v v v P Equações Dferencas

Leia mais

Henrique M. J. Barbosa Instituto de Física USP

Henrique M. J. Barbosa Instituto de Física USP Henrque M. J. Barbosa Insuo de Físca USP hbarbosa@f.usp.br Amosfera Esem odas as freqüêncas e odas podem ser mporanes devdo as nerações não lneares E.: vórces urbulenos e convecção aconecem em escalas

Leia mais

Díodo: Regime Dinâmico

Díodo: Regime Dinâmico Díodo: eme Dnâmco (exo apoo ao laboraóro) Inrodução Quando se esabelece m crcuo uma ensão ou correne varáves no empo o pono de funconameno em repouso do díodo ambém va varar no empo. A frequênca e amplude

Leia mais

Díodo: Regime Dinâmico. Introdução

Díodo: Regime Dinâmico. Introdução Díoo: Regime Dinâmico (exo apoio ao laboraório) Inroução Quano se esabelece m circuio uma ensão ou correne variáveis no empo o pono e funcionameno em repouso o íoo ambém vai variar no empo. A frequência

Leia mais

EN3224 Dinâmica de Fluidos Computacional

EN3224 Dinâmica de Fluidos Computacional Uversdade Federal do ABC EN34 Dâmca de Fldos Compacoal Apreseação do Crso EN34 Dâmca de Fldos Compacoal Uversdade Federal do ABC Sod s Shock Tbe Problem Um smples modelo de ma dmesoal de m gás rodzdo por

Leia mais

PEF Projeto de Estruturas Marítimas TEORIAS DE ONDA

PEF Projeto de Estruturas Marítimas TEORIAS DE ONDA PEF 506 - Projeo e Esruuras Maríimas EORIAS DE ONDA. Inroução Deerminaa a ona e projeo é necessário calcular as velociaes e acelerações e suas parículas, quano essa ona inciir sobre a plaaforma, para poserior

Leia mais

Integrais de Funções Trigonométricas. Integrais de Funções Trigonométricas

Integrais de Funções Trigonométricas. Integrais de Funções Trigonométricas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. As seis integrais

Leia mais

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Primeira Fase

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Primeira Fase Soluções Nível Unverstáro XXVII Olmpíada Braslera de Matemátca GABARITO Prmera Fase SOLUÇÃO DO PROBLEMA : Pelo enuncado, temos f(x) = (x )(x + )(x c) = x 3 cx x + c, f'(x) = 3x cx, f '( ) = ( + c) e f

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 4. Carga de Noether- Simetrias e Conservação

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 4. Carga de Noether- Simetrias e Conservação MECÂNIC CLÁSSIC UL N o 4 Carga de Noeher- Smeras e Conservação Vamos ver o caso de uma parícula movendo-se no plano, porém descrevendo-a agora em coordenadas polares: r r d dr T T m dr m d r d d m r m

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL MINISTÉRI DA DEFESA NACINAL FRÇA AÉREA CMAND DE PESSAL CENTR DE FRMAÇÃ MILITAR E TÉCNICA DA FRÇA AÉREA CNCURS DE ADMISSÃ A CFS/QP PRVA MDEL DE MATEMÁTICA LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES. Na sua

Leia mais

Parte III. Objetivo: estudar o deslocamento de um corpo quando esta rolando

Parte III. Objetivo: estudar o deslocamento de um corpo quando esta rolando Pare Objevo: esudar o deslocameno de um corpo quando esa rolando 1 Coneúdo programáco: 6. Movmeno de Roação Varáves da roação, Relação enre Cnemáca Lnear e Cnemáca Angular, Energa cnéca de roação, nérca

Leia mais

2 Programação Matemática Princípios Básicos

2 Programação Matemática Princípios Básicos Programação Maemáca Prncípos Báscos. Consderações Geras Os objevos dese capíulo são apresenar os conceos de Programação Maemáca (PM) necessáros à compreensão do processo de omzação de dmensões e descrever

Leia mais

2 - Derivadas parciais

2 - Derivadas parciais 8 - ervadas parcas Sea por eemplo: Estma-se qe a prodção semanal de ma ábrca sea dada pela nção Q 00 500 ndades onde representa o número de operáros qalcados e representa o número dos não-qalcados. Atalmente

Leia mais

CAPÍTULO 9 MODELOS DE REGRESSÃO COM VARIÁVEIS BINÁRIAS

CAPÍTULO 9 MODELOS DE REGRESSÃO COM VARIÁVEIS BINÁRIAS Economera Semesre 200.0 40 CAPÍTULO 9 MODELOS DE REGRESSÃO COM VARIÁVEIS BINÁRIAS OBJETIVOS Consderar modelos em que uma ou mas varáves explcavas são varáves nomnas (ambém chamadas de ndcadores, varáves

Leia mais

Projeto de Inversores e Conversores CC-CC

Projeto de Inversores e Conversores CC-CC eparameno de Engenhara Elérca Aula. onversor Buck Prof. João Amérco lela Bblografa BAB, vo. & MANS enzar ruz. onversores - Báscos Não-solados. ª edção, UFS,. MOHAN Ned; UNEAN ore M.; OBBNS Wllam P. Power

Leia mais

PEF Projeto de Estruturas Marítimas ESFORÇOS NA PLATAFORMA FIXA

PEF Projeto de Estruturas Marítimas ESFORÇOS NA PLATAFORMA FIXA PEF 506 - Projeto e Estruturas Marítmas ESFORÇOS NA PLATAFORMA FIXA 1. Introução O prncpal esorço agente em uma plataorma xa é aquele avno o movmento o meo luo. evo à complexae o movmento as partículas

Leia mais

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro Conteúdo: - Curvas interativas. Instituto de Computação - UFF

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro  Conteúdo: - Curvas interativas. Instituto de Computação - UFF Comptação Gráfca I Professor: Anselmo Montenegro www.c.ff.br/~anselmo Conteúdo: - Crvas nteratvas Insttto de Comptação - UFF 1 Constrção nteratva de crvas: ntrodção Crvas e sperfíces são objetos matemátcos

Leia mais

Considere o problema ilustrado na Figura 2.1. Um fluido com velocidade u 0. Figura 2.1 Escoamento laminar sobre uma superfície plana.

Considere o problema ilustrado na Figura 2.1. Um fluido com velocidade u 0. Figura 2.1 Escoamento laminar sobre uma superfície plana. 6. Conecção Eerna amnar. Camada me Nese em serão consderados escoamenos eernos sobre sperfíces planas o cras e a conecção érmca será analsada sando o conceo de camada lme.. Camadas mes Hdrodnâmca e érmca

Leia mais

Calibração Virtual de Projetores

Calibração Virtual de Projetores Dsseração de Mesrado Calbração Vrual de Projeores Aluno: Orenador: Pablo Alfredo Sap Baer Paulo Cezar Pno Carvalho 9 de Seembro de Sumáro Ø Movação e descrção do problema Ø Objevo Ø Calbração da câmera

Leia mais

AULA Exercícios. ORTOGONALIDADE EM R N. , o vector u tem norma. O produto interno entre os vector u e v, é

AULA Exercícios. ORTOGONALIDADE EM R N. , o vector u tem norma. O produto interno entre os vector u e v, é Note bem: a letra destes apontamentos não dspensa de modo algm a letra atenta da bblografa prncpal da cadera Chama-se a atenção para a mportânca do trabalho pessoal a realzar pelo alno resolvendo os problemas

Leia mais

as variações de curto prazo dos preços, ( ξ χ

as variações de curto prazo dos preços, ( ξ χ 3. Árvore e Evenos A árvore e evenos é ma as meoologias mais saas no areçameno e oções evio a sa faciliae e so versailiae e recisão. Uilizaa ara moelos e emo iscreo são reresenaos or árvores com nós e

Leia mais

Testes não-paramétricos

Testes não-paramétricos Testes não-paramétrcos Prof. Lorí Val, Dr. http://www.mat.ufrgs.br/val/ val@mat.ufrgs.br Um teste não paramétrco testa outras stuações que não parâmetros populaconas. Estas stuações podem ser relaconamentos,

Leia mais

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1.

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1. 1. (Unesp 017) Um cone circular reo de gerariz medindo 1 cm e raio da base medindo 4 cm foi seccionado por um plano paralelo à sua base, gerando um ronco de cone, como mosra a figura 1. A figura mosra

Leia mais

Voo Nivelado - Avião a Hélice

Voo Nivelado - Avião a Hélice - Avião a Hélice 763 º Ano da icenciaura em ngenharia Aeronáuica edro. Gamboa - 008. oo de ruzeiro De modo a prosseguir o esudo analíico do desempenho, é conveniene separar as aeronaves por ipo de moor

Leia mais

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017 7/06/07 REGRESSÃO NÃO LINEAR CUIABÁ, MT 07/ Os modelos de regressão não lnear dferencam-se dos modelos lneares, tanto smples como múltplos, pelo fato de suas varáves ndependentes não estarem separados

Leia mais

Cálculo Vetorial / Ilka Rebouças Freire / DMAT UFBA

Cálculo Vetorial / Ilka Rebouças Freire / DMAT UFBA Cálclo Vetoral / Ila Reboças Frere / DMAT UFBA. Campos Escalares e Vetoras. Gradente. Rotaconal. Dvergênca. Campos Conservatvos..1 Campos Escalares e Vetoras Dada ma regão D do espaço podemos asocar a

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10a UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10a UNICAMP IFGW F-8 Físca Geral I Aula exploraóra-a UNICAMP IFGW username@f.uncamp.br Varáves roaconas Cada pono do corpo rígdo execua um movmeno crcular de rao r em orno do exo. Fgura: s=r Deslocameno angular: em radanos

Leia mais

Curso de Engenharia Física Tecnológica 2014/2015. sin 2 θ ϕ 2. 3x 2 1 ), P 3 = 1 2

Curso de Engenharia Física Tecnológica 2014/2015. sin 2 θ ϕ 2. 3x 2 1 ), P 3 = 1 2 Mecânca Quântca Sére 7 Curso e Engenhara Físca Tecnológca 2014/2015 Vers~ao e 12 e Novembro e 2014) 7.1 Mostre que, em coorenaas esfércas, se tem L ± = e ±ϕ ± θ +cotθ ) ϕ e L 2 = 2 2 θ +cotθ 2 θ + 1 )

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MATEMÁTICA CÁSSIA PEREIRA DA ROSA MOSCHOUTIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MATEMÁTICA CÁSSIA PEREIRA DA ROSA MOSCHOUTIS 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MATEMÁTICA CÁSSIA PEREIRA DA ROSA MOSCHOUTIS ANÁLISE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO Poro Alegre 13 CÁSSIA PEREIRA DA ROSA MOSCHOUTIS

Leia mais

Regressão Múltipla. Parte I: Modelo Geral e Estimação

Regressão Múltipla. Parte I: Modelo Geral e Estimação Regressão Múltpla Parte I: Modelo Geral e Estmação Regressão lnear múltpla Exemplos: Num estudo sobre a produtvdade de trabalhadores ( em aeronave, navos) o pesqusador deseja controlar o número desses

Leia mais

CAPÍTULO 2 PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIVO DE ENERGIA ELÉTRICA

CAPÍTULO 2 PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIVO DE ENERGIA ELÉTRICA CAPÍTULO 2 PLANEJAMEO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIO DE ENERIA ELÉTRICA 2. IRODUÇÃO Ese capíulo apresena um resumo dos prncpas conceos relaconados ao planeameno da operação

Leia mais

Física I. 2º Semestre de Instituto de Física- Universidade de São Paulo. Aula 5 Trabalho e energia. Professor: Valdir Guimarães

Física I. 2º Semestre de Instituto de Física- Universidade de São Paulo. Aula 5 Trabalho e energia. Professor: Valdir Guimarães Físca I º Semesre de 03 Insuo de Físca- Unversdade de São Paulo Aula 5 Trabalho e energa Proessor: Valdr Gumarães E-mal: valdrg@.usp.br Fone: 309.704 Trabalho realzado por uma orça consane Derenemene

Leia mais

CAPÍTULO V CÁLCULO DOS ESFORÇOS INTERNOS RESISTENTES DADOS a, 1/R a E e O

CAPÍTULO V CÁLCULO DOS ESFORÇOS INTERNOS RESISTENTES DADOS a, 1/R a E e O CAPÍTULO V CÁLCULO DOS ESFOÇOS ITEOS ESISTETES DADOS a / a E e O Cálculo os Esforços Internos esstentes Daos /r e εo 5 Cálculo os Esforços Internos esstentes Daos a /r a e e o 5 Introução A etermnação

Leia mais

FORMULAÇÃO CLÁSSICA DO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO BASEADA NA MECÂNICA DO MEIO CONTÍNUO PARA NÃO LINEARIDADE GEOMÉTRICA.

FORMULAÇÃO CLÁSSICA DO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO BASEADA NA MECÂNICA DO MEIO CONTÍNUO PARA NÃO LINEARIDADE GEOMÉTRICA. FORMULAÇÃO CLÁSSICA DO MÉODO DOS ELEMENOS DE CONORNO BASEADA NA MECÂNICA DO MEIO CONÍNUO PARA NÃO LINEARIDADE GEOMÉRICA Flavo Cezaro ESE SUBMEIDA AO CORPO DOCENE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Curvas e Superfícies Paramétricas

Curvas e Superfícies Paramétricas Curvas e Superfícies araméricas Eemplo de superfícies NURBS Curvas e Superfícies ara aplicações de CG normalmene é mais conveniene adoar a forma paramérica Independene do sisema de coordenadas Represenação

Leia mais

L triangular inferior U triangular superior

L triangular inferior U triangular superior 69 Forção Ax A rgr feror rgr speror Vmos oserr o exempo roóro m Po () m po 8 Osere qe mrz () poe ser o e pré-mpco- por m mrz coeee o cso: mesm form mrz é o pré-mpco- por: 7 eror é m mrz râgr Assm sp A

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Csco, 3 a 5 de Obro de 007 ANÁLISE DA VENILAÇÃO NAURAL CRUZADA E UNILAERAL Henor Arr de Soza*, Lz Joaqm Cardoso Rochaº *Programa de Pós-Gradação em Engenhara

Leia mais

Primeiro Exercício da Lista de Interpolação TOL 10 9

Primeiro Exercício da Lista de Interpolação TOL 10 9 Prmero Exercíco da Lsta de Interpolação TOL 9 Busque uma expressão de segundo grau e outra de tercero grau que melhor aproxmam a função x 4 no ntervalo x. Analse e dscuta seus resultados confrontado-os

Leia mais

Fenómenos Transitórios

Fenómenos Transitórios 2-7-24 Fnónos Transóros Dfnção fnónos ransóros São fnónos q ocorr crcos lécrcos nr os saos rg rann. Noraln, os fnónos ransóros ocorr crcos lécrcos ran as anobras abrra fcho nrrors. Po abé aconcr vo a oras

Leia mais

3 LTC Load Tap Change

3 LTC Load Tap Change 54 3 LTC Load Tap Change 3. Inrodução Taps ou apes (ermo em poruguês) de ransformadores são recursos largamene uilizados na operação do sisema elérico, sejam eles de ransmissão, subransmissão e disribuição.

Leia mais

e represente as no plano Argand-Gauss.

e represente as no plano Argand-Gauss. PROFESSOR: Cládo Das BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA ª SÉRIE ENSINO MÉDIO ============================================================================================== - Determe o módlo dos segtes úmeros

Leia mais

CAPÍTULO 4. Vamos partir da formulação diferencial da lei de Newton

CAPÍTULO 4. Vamos partir da formulação diferencial da lei de Newton 9 CPÍTUL 4 DINÂMIC D PRTÍCUL: IMPULS E QUNTIDDE DE MVIMENT Nese capíulo será analsada a le de Newon na forma de negral no domíno do empo, aplcada ao momeno de parículas. Defne-se o conceo de mpulso e quandade

Leia mais

Tratamento de Dados 2º Semestre 2005/2006 Tópicos de Resolução do Trabalho 2 = 12

Tratamento de Dados 2º Semestre 2005/2006 Tópicos de Resolução do Trabalho 2 = 12 Traaeno de Dados º Seesre 5/6 Tópcos de Resolução do Trabalho Quesão a Para agrupar os dados e classes ora consderados os valores das rendas aé 5. ua vez que a parr dese valor os dados se enconra basane

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física def deparameno de físca Laboraóros de Físca www.def.sep.pp.p Equações de Fresnel Insuo Superor de Engenhara do Poro Deparameno de Físca Rua Dr. Anóno Bernardno de Almeda, 431 400-07 Poro. Tel. 8 340 500.

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica Curvas. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica Curvas. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Introdção à Comptação Gráfica Crvas Cladio Esperança Palo Roma Cavalcanti Modelagem Geométrica Disciplina qe visa obter representações algébricas para crvas e sperfícies com determinado aspecto e/o propriedades

Leia mais