Geometria Analítica e Álgebra Linear

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geometria Analítica e Álgebra Linear"

Transcrição

1 NOTAS DE AULA Geoetria Analítica e Álgebra Linear Reta e Plano Professor: Lui Fernando Nunes, Dr.

2 Índice Geoetria Analítica e Álgebra Linear ii Estudo da Reta e do Plano A Reta no Espaço Equação vetorial da reta Equações paraétricas da reta Equações da reta na fora siétrica O Plano Equação vetorial do plano Equações paraétricas do plano Equação geral do plano Distâncias Distância entre pontos Distância entre ponto e reta Distância entre ponto e plano Distância entre retas Referências Bibliográficas... -

3 Estudo da Reta e do Plano. A Reta no Espaço Geoetria Analítica e Álgebra Linear - Trabalhareos sepre co ua base ortonoral detrógira E i, j, k. Dado u ponto P do espaço, podeos escrever P O i j k. Os núeros,, são chaados coordenadas de P no sistea onde O é a orige e E é a base. Costua-se indicar P,,, ou, nu abuso de notação indicaos P,,... Equação vetorial da reta Considereos a reta r que passa pelo ponto A e é paralela ao vetor X r, então X A // v, isto é, X A v. Desta fora teos: X A v X A v. Esta últia equação recebe o noe de equação vetorial da reta. O vetor v é chaado de vetor diretor da reta r. v. Se u ponto

4 .. Equações paraétricas da reta Geoetria Analítica e Álgebra Linear - Se no sistea de coordenadas cartesianas ortogonais no espaço tiveros: X,,, A,, e v a, b, c, então teos: X A v,,, a, b, c,,, a, b c, a b c Estas últias equações recebe o noe de equações paraétricas da reta. Eeplos. Sendo A,, e,,5 v por A e te coo v vetor diretor., escreva as equações paraétricas da reta que passa a b c 5 5 Esta resposta não é única. Podeos utiliar qualquer últiplo de v coo vetor diretor. Desta fora se usaros coo vetor diretor v, teos tabé:. Escreva as equações paraétricas dos eios coordenados.,, i,, para o eio das abscissa, teos: Escolhendo O e a b c Analogaente, para o eio das ordenadas e das cotas teos, respectivaente: e.. Escreva as equações paraétricas da reta que passa por A e B, sendo,, B,,. Para vetor diretor, teos v B A. Logo v B A=,,,, 5,,. Assi, utiliando o ponto A, as equações pedidas são: a 5 5 b c Utiliando o ponto B, as equações pedidas são: A e

5 a 5 5 b c Geoetria Analítica e Álgebra Linear -. Escreva as equações paraétricas da reta que passa por A e pelo ponto édio do,,,7,8 C, 7,. segento BC, sendo: A, B e O ponto édio do segento BC e calculado coo: M,,,,5. v M A,,5,, pedidas são: a b c Considere o vetor diretor,, 5. Considere as seguintes equações paraétricas da reta r: a) Encontre dois pontos de r e u vetor diretor. Faendo Faendo v,,. nas equações paraétricas, obteos o ponto,, nas equações paraétricas, obteos o ponto B 5,,9. U vetor diretor pode ser. Assi, as equações A. 7 9 b) Verifique se os pontos P,, e Q 5,,8 pertence à reta r. 7 9 Substituindo o ponto P,, nas equações obteos: 7 que são todas satisfeitas para, logo P r. 9 Substituindo o ponto Q 5,,8 nas equações obteos: 5 que não são todas satisfeitas siultaneaente para nenhu valor de 8, logo Q r.

6 Geoetria Analítica e Álgebra Linear - 6. Escreva as equações paraétricas da reta que passa por A,5, de equações paraétricas:. O vetor diretor será:,, a b 5 c v. Logo as equações pedidas são: e é paralela à reta 7. Escreva as equações paraétricas da reta que passa por A,5, e é paralela à reta que passa pelos pontos B e C, sendo B,, e C,,. Para vetor diretor, teos v C B. Logo v C B Assi, utiliando o ponto A, as equações pedidas são: a b 5 5 c 8. A reta r te equação vetorial X,,,, 6 de A,,. X X A,,,, 6 =,,,,,,.. Obter os pontos de r que dista a b c Logo os pontos são: P,, e,, Q. 9. Dada a reta r te equação vetorial X,,,, e os pontos A,, e B,,, obter o ponto de r eqüidistante de A e de B. X A X B. Logo o ponto procurado é:,, P.

7 .. Equações da reta na fora siétrica Eeplo Geoetria Analítica e Álgebra Linear -5 Considere agora ua reta dada pelas equações paraétricas: a b, sendo a, b, c não nulos. Teos: c, e ou a b c, que são chaadas de equações da reta na fora siétrica. a b c 5. Dadas as equações, ostre que elas representa ua reta, 7 dando u ponto e u vetor diretor da esa. 7 5 Assi teos u ponto P r que é P,, 5 e u vetor diretor: v,,. Retas paralelas aos planos coordenados e aos eios coordenados Quando apresentaos as equações siétricas de ua reta:, a b c consideraos que as coponentes do vetor diretor da esa são todos diferentes de ero. Assi, teos que a, b, c são não nulos. Agora estudareos os casos e que ua ou duas destas coponentes são nulas. a) Ua das coponentes do vetor diretor v é nula: Neste caso, o vetor diretor v é ortogonal a u dos eios coordenados e, portanto, a reta r é paralela ao plano dos outros eios. Assi, (i) se a =, v, b, c O e r // O. Neste caso as equações de r fica: b c

8 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -6 Neste caso, nas coordenadas,, de u ponto genérico P da reta r, varia soente e, conservando-se constante. Isto significa que r se acha nu plano paralelo ao plano coordenado O. (ii) se b =, v a,, c O a c e r // O. Neste caso as equações de r fica: Neste caso, nas coordenadas,, de u ponto genérico P da reta r, varia soente e, conservando-se constante. Isto significa que r se acha nu plano paralelo ao plano coordenado O. (iii) se c =, v a, b, O a b e r // O. Neste caso as equações de r fica: Neste caso, nas coordenadas,, de u ponto genérico P da reta r, varia soente e, conservando-se constante. Isto significa que r se acha nu plano paralelo ao plano coordenado O.

9 j b) Duas das coponentes do vetor diretor v são nulas: Geoetria Analítica e Álgebra Linear -7 Neste caso, o vetor diretor v te a direção de u dos vetores,, ou k,,,, k. Assi: (i) se a = b=, v,, c// k, e portanto, a reta r é paralela ao eio que te a direção de i, j ou e r // O. Neste caso as equações de r fica: i ou (ii) se a = c=, v, b,// j e r // O. Neste caso as equações de r fica: (iii) se b = c=, v a,, // i e r // O. Neste caso as equações de r fica:

10 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -8 Condição de alinhaento de três pontos no espaço A condição para que três pontos A,,,, A e,, A esteja, e linha reta é que os vetores A A A A e A A A A seja paralelos, isto é: A A A A A A, para algu, ou:.. Os pontos A 5,, 6, A,, e 7,, 7 A estão e linha reta. De fato, substituindo as coordenadas dos pontos nas equações anteriores, obteos: Condição de paraleliso de duas retas A condição de paraleliso das retas r e s é a esa dos vetores u a, b, c a b c v a, b, c, que define estas retas, isto é: u v ou. a b c e Retas ortogonais e perpendiculares Dadas as retas r e s, sendo u e v seus vetores diretores, respectivaente. Então elas fae ângulo reto, se e soente se, u v. Indicaos por r s. Retas ortogonais pode ser concorrentes ou não. Caso seja concorrentes são ditas perpendiculares. r s u v

11 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -9 Eeplos. Dadas as retas r e s, verifique se elas são ortogonais. r : e s : Vetor diretor de r,, u Vetor diretor de s,, v v u Logo r e s são ortogonais.. Dadas as retas r e s, verifique se elas são ortogonais. r : 6 e s : Vetor diretor de r,,6 u Vetor diretor de s,, v 6 v u Logo r e s não são ortogonais.. Deterine de odo que seja ortogonais as retas r e s: r : e s : r : Vetor diretor de r,, u Vetor diretor de s,, v v u v u. Logo r e s são ortogonais se. 5. Deterine de odo que seja ortogonais as retas r e s: r : e s : s : Vetor diretor de r u,, Vetor diretor de s,, v v u v u. Logo r e s são ortogonais se.

12 Geoetria Analítica e Álgebra Linear - 6. Deterine de odo que seja ortogonais as retas r e s: r : e s : r: Vetor diretor de s,, u Vetor diretor de r,, v v u v u qualquer Logo r e s são ortogonais para qualquer valor de. Ângulo entre retas Seja r e s não ortogonais, sendo u e v os vetores diretores de r e s, respectivaente. Então v u v u cos, onde é o ângulo agudo entre r e s. cos cos 7. Calcule a edida do ângulo agudo entre as retas r e s, sendo: r : 6 5 e s : r :

13 Vetor diretor de r Geoetria Analítica e Álgebra Linear - 5 u ,, u,, v 8 Vetor diretor de s v 5 u v Logo: cos u v u v cos o 9, 8. Ache u ponto P da reta r de equações paraétricas: ângulo entre as retas r e AP seja, sendo,, A., tal que o cosseno do cos,, u Vetor diretor de AP v A P,, =,, u v cos u v. Assi, se =, = e =. se =, = e =. Solução:,, ou,,. Intersecção de retas. 9. Verifique se as retas r e s são concorrentes. Caso afirativo, ache o ponto de intersecção: r : e s :

14 Geoetria Analítica e Álgebra Linear - Faendo Resolvendo, encontraos 5 Assi, o ponto de intersecção é P,,. e.. Verifique se as retas r e s são concorrentes. Caso afirativo, ache o ponto de intersecção: r : e s : 6 Substituindo os valores de, e de r e s, obteos: Logo não eiste ponto de intersecção entre r e s.. Verifique se as retas r e s são concorrentes. Caso afirativo, ache o ponto de intersecção: r : e s : Substituindo os valores de e de r por, obteos: que é satisfeito apenas para =. Logo teos = = = Assi, o ponto de intersecção é P,,.

15 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -. O Plano.. Equação vetorial do plano Considereos u plano que passa pelo ponto A e é paralelo aos vetores u e v, não paralelos. Se u ponto X, então X A u v. Desta fora teos: X A u v X A u v. Esta últia equação recebe o noe de equação vetorial do plano. Os vetores u e v são chaados de vetores diretores do plano... Equações paraétricas do plano Eeplos Se no sistea de coordenadas cartesianas ortogonais no espaço tiveros: X,,, A,,, u, n, oe v p, q, r, então teos: X A u v,,,, n, o p, q, r, p, n q,, o r, p n q o r Estas últias equações recebe o noe de equações paraétricas do plano.. Sendo A,,, u,,5 e,, v, escreva as equações paraétricas do plano que passa por A e te u e v coo vetores diretores. p n q o r 5 5 Esta resposta não é única. Podeos utiliar qualquer últiplo de u e v coo vetores diretores.. Escreva as equações paraétricas dos planos coordenados. teos: Escolhendo O,, e i,, e j,, p n q o r para vetores diretores do plano O, Analogaente, para os planos coordenados O e O teos, respectivaente: e.

16 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -. Escreva as equações paraétricas do plano que passa por,, plano de equação vetorial X,,,,,,. A e é paralelo ao O plano procurado te os esos vetores diretores do plano dado, logo as equações pedidas são: p n q o r 5. Escreva as equações paraétricas do plano que passa pelos pontos,, B,, e C,,. Toando B A e C A para vetores diretores, teos: B A,,,,,, v C A,,,,,,. Assi as equações paraétricas fica: u p n q o r 6. Obtenha as equações paraétricas do plano deterinado pela reta r : X,,,, e pelo ponto,, U vetor diretor pode ser,, Assi, v P A,,,,,, A, P. u e o outro obtido por v P A, onde A,,.. Assi, as equações paraétricas pedidas são: p n q o r.. Equação geral do plano Sendo u plano, qualquer vetor não nulo ortogonal ao plano será chaado de vetor noral a. Seja n a, b, c noral a e A,,, então X se e só se X A é ortogonal a n a, b, c. Logo teos: X A n ou,, a, b, c, ou seja: a b c a b c a b c d a b c Faendo, obteos: a b c d que é chaada de equação geral do plano.

17 n. Geoetria Analítica e Álgebra Linear -5 Observação: os parâetros a, b, c não pode ser todos nulos siultaneaente, pois 7. Obtenha a equação geral do plano coo vetor noral. que passa por A,, e te,, : a b c d d. Coo A,,, teos d d 9. Logo a equação geral de é: Obtenha a equação geral do plano v,, coo vetores diretores. Prieiro necessitaos obter u vetor noral ao plano. que passa por A,, e te,, O vetor u v é noral ao plano, logo: i j k u v det i 5 j k. Assi, : a b c d 5 d. Coo A,,, teos 5 d d. Logo a equação geral de é: São dadas as equações paraétricas de u plano: n u e. Encontre ua equação geral. p n q o r v,, são vetores diretores do plano. O vetor u v é noral ao plano, logo: i j k u v det i j k.. Isto os vetores,, u e Assi, a b c d d. Coo,, geral de é: A, teos d d. Logo a equação.

18 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -6. U plano te equação geral 5. Obter as equações paraétricas deste plano. Faendo e 5 Outro odo: Prieiro obteos três pontos do plano : Faendo e 5 Faendo e Faendo e, assi, os três pontos procurados são: A,,, B,, e C,,. Agora necessitaos de dois vetores diretores: 5 Faendo u B A,,,,,, e 5 5 v C A,,,,,, 5 5 C,,, obteos: Agora utiliando o ponto Planos perpendiculares Seja os planos e, sendo n e n os vetores norais a e, respectivaente. Então, e são perpendiculares, se e soente se, n e n são perpendiculares. Logo n n. 5

19 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -7. Verifique se os planos e são perpendiculares, nos seguintes casos: a) : e : Resposta: Si. b) : e : Resposta: Não.. Deterine de odo que os planos e seja perpendiculares, nos seguintes casos: a) : e : Resposta:. b) : e : Resposta: ou. c) : e : Resposta: qualquer. Ângulo entre planos O ângulo entre os planos e é o ângulo entre duas retas r e r, perpendiculares n n a e, respectivaente. Logo cos, sendo n e n os vetores diretores de r n n e r, respectivaente.. Encontre o ângulo entre os planos e, sendo: : 5 e : n,,5,, n n,,5,, 5 n n n n n Logo cos cos n n 9 6. Encontre o ângulo entre os planos e, sendo: : e : Resposta: arc cos

20 Intersecção de planos Geoetria Analítica e Álgebra Linear -8 Seja os planos e, sendo n e n os vetores norais a e, respectivaente. Se n e n não fore paralelos (o que equivale a dier que n n ), então e se intersecta e a intersecção é ua reta r. Teos ainda que n n é u vetor diretor da reta r. U ponto de r pode ser obtido pelas equações dos planos. 5. Encontre as equações paraétricas da reta r, intersecção dos planos: : e : n,, n,, i j k n n det i j 5 k Para obter u ponto de r, podeos faer, por eeplo = nas equações dos planos. Neste caso obteos o sistea: cuja solução é = =. Assi, u ponto da reta procurada é P,, procuradas são: a b c 5 5. Desta fora, as equações 6. Encontre as equações paraétricas da reta r, intersecção dos planos: : e : Resposta:

21 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -9 Intersecção entre reta e plano 7. Ache a intersecção da reta r co o plano, sendo: r : e 6 : Substituindo, e da reta no plano, obteos: 6. Logo, teos que: 6 Então, o ponto procurado é,, 6 P. 8. Ache a intersecção da reta r co o plano, sendo: r : é a intersecção dos planos : e : e é dado pela equação geral:. O ponto procurado é a intersecção dos três planos, isto é, a solução do sistea: Solução: 7, 7, 7 P

22 Geoetria Analítica e Álgebra Linear -. Distâncias.. Distância entre pontos.. Distância entre ponto e reta.. Distância entre ponto e plano.. Distância entre retas. Referências Bibliográficas. BARSOTTI, Leo. Geoetria Analítica e Vetores..a Edição. Curitiba: Artes Gráficas e Editora Unificado, 98.. BOULOS, Paulo, CAMARGO, Ivan de. Geoetria Analítica U trataento Vetorial. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, BOULOS, Paulo, CAMARGO, Ivan de. Introdução à Geoetria Analítica no Espaço. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, STEINBRUCH, Alfredo, WINTERLE, Paulo. Geoetria Analítica. São Paulo: McGraw-Hill, VENTURI, Jacir J. Sisteas de Coordenadas e Álgebra Vetorial. Curitiba: Artes Gráficas e Editora Unificado, 987.

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear NOTAS DE AULA Geometria Analítica e Álgebra Linear Vetores no Espaço Professor: Luiz Fernando Nunes, Dr. 019/Sem_01 Índice Vetores no Espaço Tridimensional... 1.1 Definição... 1. Operações com vetores...

Leia mais

n. 20 EQUAÇÃO GERAL DO PLANO O plano π pode ser definido como o conjunto de todos os pontos P (x, y, z) do

n. 20 EQUAÇÃO GERAL DO PLANO O plano π pode ser definido como o conjunto de todos os pontos P (x, y, z) do n. 20 EQUAÇÃO GERAL DO PLANO Seja A (x 1, y 1, z 1 ) um ponto que pertence ao plano π e n = a i + b j + c k, sendo n (0, 0, 0) um vetor ortogonal ao plano. O plano π pode ser definido como o conjunto de

Leia mais

I Lista Introodução a Planos

I Lista Introodução a Planos Colegiado de Engenharia Elétrica Prof. Pedro Macário de Moura Pedro.mmoura@univasf.edu.br Geometria Analítica 201.2 Discente CPF Turma I Lista Introodução a Planos 01. Determine a equação do plano que

Leia mais

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear Geoetria Analítica e Álgebra Linear Ale Nogueira Brasil Faculdade de Engenharia Mecânica Universidade de Itaúna http://www.alebrasil.eng.br brasil@uit.br 0 de fevereiro de 00 Geoetria Analítica e Álgebra

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 1 1. Resolução de Sisteas Lineares. 2. Métodos de substituição e escalonaento. 3. Coordenadas e R 2 e R 3. Roteiro 1 Resolução de Sisteas Lineares Ua equação linear é ua equação

Leia mais

n. 19 Estudo da reta: vetor normal, posições relativas, intersecção, sistemas de equações

n. 19 Estudo da reta: vetor normal, posições relativas, intersecção, sistemas de equações n. 19 Estudo da reta: vetor normal, posições relativas, intersecção, sistemas de equações Vetor normal (ortogonal) a uma reta - R plano: (x, y) Considere a reta r do plano cartesiano, de equação ax + by

Leia mais

n. 18 Estudo da reta: ângulo, paralelismo, ortogonalidade, coplanaridade e interseção entre retas Ângulo entre duas retas

n. 18 Estudo da reta: ângulo, paralelismo, ortogonalidade, coplanaridade e interseção entre retas Ângulo entre duas retas n. 18 Estudo da reta: ângulo, paralelismo, ortogonalidade, coplanaridade e interseção entre retas Ângulo entre duas retas Sejam as retas r1, que passa pelo ponto A (x1, y1, z1) e tem a direção de um vetor

Leia mais

n. 9 VERSOR_EXPRESSÃO CARTESIANA_PARALELISMO_COPLANARIDADE_ COLINEARIDADE Como o versor é um vetor unitário, temos que v = 1

n. 9 VERSOR_EXPRESSÃO CARTESIANA_PARALELISMO_COPLANARIDADE_ COLINEARIDADE Como o versor é um vetor unitário, temos que v = 1 n. 9 VERSOR_EXPRESSÃO CARTESIANA_PARALELISMO_COPLANARIDADE_ COLINEARIDADE Definição Dado um vetor u 0, chama-se versor do vetor u, um vetor unitário, paralelo e de mesmo sentido que u. Logo, se considerarmos

Leia mais

n. 17 ESTUDO DA RETA: equações Uma direção e um ponto determinam uma reta Dois pontos determinam uma reta

n. 17 ESTUDO DA RETA: equações Uma direção e um ponto determinam uma reta Dois pontos determinam uma reta n. 17 ESTUDO DA RETA: equações Uma direção e um ponto determinam uma reta Dois pontos determinam uma reta Equação geral de uma reta Para determinar a equação geral de uma reta utilizamos os conceitos relacionados

Leia mais

Valter B. Dantas. Geometria das massas

Valter B. Dantas. Geometria das massas Valter B. Dantas eoetria das assas 6.- Centro de assa s forças infinitesiais, resultantes da atracção da terra, dos eleentos infinitesiais,, 3, etc., são dirigidas para o centro da terra, as por siplificação

Leia mais

comprimento do fio: L; carga do fio: Q.

comprimento do fio: L; carga do fio: Q. www.fisicaexe.co.br Ua carga Q está distribuída uniforeente ao longo de u fio reto de copriento. Deterinar o vetor capo elétrico nos pontos situados sobre a reta perpendicular ao fio e que passa pelo eio

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática DISCIPLINA: Geometria Analítica PROFESSORA: Viviane Maria Beuter SIGLA: GAN0001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 CURSO(S): Engenharia

Leia mais

MAT VETORES E GEOMETRIA - IF/IME 1 o SEMESTRE Suponha fixado um sistema de coordenadas ortogonal cuja base é positiva.

MAT VETORES E GEOMETRIA - IF/IME 1 o SEMESTRE Suponha fixado um sistema de coordenadas ortogonal cuja base é positiva. MAT 11 - VETORES E GEOMETRIA - IF/IME 1 o SEMESTRE 015 LISTA Suponha fixado um sistema de coordenadas ortogonal cuja base é positiva. 1. Sejam A = (1, 1, 1), B = (0, 0, 1) e r : X = (1, 0, 0) + λ(1, 1,

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

BC Geometria Analítica. Lista 4

BC Geometria Analítica. Lista 4 BC0404 - Geometria Analítica Lista 4 Nos exercícios abaixo, deve-se entender que está fixado um sistema de coordenadas cartesianas (O, E) cuja base E = ( i, j, k) é ortonormal (e positiva, caso V esteja

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS Bacharelado em Ciência e Tecnologia ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica 008. ) São dados os pontos

Leia mais

Matemática D Extensivo V. 5

Matemática D Extensivo V. 5 ateática D Extensivo V. 5 Exercícios 01 B I. Falso. Pois duas retas deterina u plano quando são concorrentes ou paralelas e distintas. II. Falso. Pois duas retas pode ser perpendiculares ou paralelas a

Leia mais

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P 63 APÍTLO 7 DINÂMIA DO MOVIMENTO PLANO DE ORPOS RÍGIDOS - TRABALHO E ENERGIA Neste capítulo será analisada a lei de Newton apresentada na fora de ua integral sobre o deslocaento. Esta fora se baseia nos

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 1 TESTE DE AVALIAÇÃO 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTÉCNIA - FÍSICA APLICADA 8 de Novebro, 2004 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

Quarta aula de FT 03/09/2013. Se a pressão for constante (uniforme ou média), temos: p

Quarta aula de FT 03/09/2013. Se a pressão for constante (uniforme ou média), temos: p Quta aula de FT 0/09/0. Conceito de pressão FN Se a pressão for constante (unifore ou édia), teos: p A dfn Se pensos e u ponto, teos: p da Iportante not que a pressão é diferente de força, pa deix clo

Leia mais

Lista 5. Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo (O; i, j, k)

Lista 5. Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo (O; i, j, k) UFPR - Universidade Federal do Paraná Departamento de Matemática CM045 - Geometria Analítica Prof. José Carlos Eidam Lista 5 Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Eenta Noções Básicas sobre Erros Zeros Reais de Funções Reais Resolução de Sisteas Lineares Introdução à Resolução de Sisteas Não-Lineares Interpolação Ajuste de funções

Leia mais

A Reta. Docente Pedro Macário de Moura

A Reta. Docente Pedro Macário de Moura A Reta Docente Pedro Macário de Moura A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza. Hawking. A Matemática é a honra do espírito 2 Equação Vetorial da Reta Seja r uma reta que passa

Leia mais

A Fig.12 - Área triangular a ser dividida em duas partes proporcionais.

A Fig.12 - Área triangular a ser dividida em duas partes proporcionais. Topografia plicada à ngenharia ivil 009 / ª dição Iran arlos Stalliviere orrêa orto legre/rs. Introdução ITULO IV. DIVISÃO D TRRS (RORIDDS divisão de ua propriedade ocorre e situações diversas coo por

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Ivanete Zuchi Siple DISCIPLINA: Álgebra I SIGLA: ALG1001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 CURSO(S): turma não exclusiva

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Katiani da Conceição Loureiro katiani.loureiro@udesc.br DISCIPLINA: Geometria Analítica SIGLA: GAN 0001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA:

Leia mais

Álgebra Linear I - Lista 7. Respostas

Álgebra Linear I - Lista 7. Respostas Álgebra Linear I - Lista 7 Distâncias Respostas 1) Considere a reta r que passa por (1,0,1) e por (0,1,1). Calcule a distância do ponto (2,1,2) à reta r. Resposta: 3. 2) Ache o ponto P do conjunto { (x,

Leia mais

Os Números Racionais e Irracionais. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum: Critérios de divisibilidade. n e n. m são ditas irredutíveis,

Os Números Racionais e Irracionais. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum: Critérios de divisibilidade. n e n. m são ditas irredutíveis, 0/0/0 Máio divisor cou e ínio últiplo cou: Dados dois núeros naturais e n, chaareos de aior divisor cou entre n e o núero natural dc (,n) que é otido pelo produto dos fatores couns entre e n. Assi podeos

Leia mais

01. Determinar as equações da reta que passa pelo ponto A( 2, 3, 2) e tem a. = 2x. v são: b c

01. Determinar as equações da reta que passa pelo ponto A( 2, 3, 2) e tem a. = 2x. v são: b c 01. Determinar as equações da reta que passa pelo ponto A(, 3, ) e tem a direção do vetor v = 3 i + k. a = 3 As componentes do vetor v são: b = 0. c = Tendo em vista que b = 0, a reta se acha num plano

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016 UNIVESIDADE FEDEAL DO IO DE JANEIO INSTITUTO DE FÍSICA Fisica I 2016/1 Segunda Chaada (SC) 1/8/2016 VESÃO: SC As questões discursivas deve ser justificadas! Seja claro e organizado. Múltipla escolha (6

Leia mais

Uma EDO Linear de ordem n se apresenta sob a forma: a n (x) y (n) + a n 1 (x) y (n 1) + + a 2 (x) y 00 + a 1 (x) y 0 + a 0 (x) y = b (x) ; (6.

Uma EDO Linear de ordem n se apresenta sob a forma: a n (x) y (n) + a n 1 (x) y (n 1) + + a 2 (x) y 00 + a 1 (x) y 0 + a 0 (x) y = b (x) ; (6. 6. EDO DE ORDEM SUPERIOR SÉRIES & EDO - 2017.2 Ua EDO Linear de orde n se apresenta sob a fora: a n (x) y (n) + a n 1 (x) y (n 1) + + a 2 (x) y 00 + a 1 (x) y 0 + a 0 (x) y = b (x) ; (6.1) onde os coe

Leia mais

OBMEP ª FASE - Soluções Nível 3

OBMEP ª FASE - Soluções Nível 3 OBMEP 008 - ª FASE - Soluções Nível 3 QUESTÃO 1 a) Só existe ua aneira de preencher o diagraa, coo ostraos a seguir. O núero 9 não pode ficar abaixo de nenhu núero, logo deve ficar no topo. Acia do núero

Leia mais

Cap. 7 - Corrente elétrica, Campo elétrico e potencial elétrico

Cap. 7 - Corrente elétrica, Campo elétrico e potencial elétrico Cap. - Corrente elétrica, Capo elétrico e potencial elétrico.1 A Corrente Elétrica S.J.Troise Disseos anteriorente que os elétrons das caadas ais externas dos átoos são fracaente ligados ao núcleo e por

Leia mais

PISM 3 QUESTÕES ABERTAS GABARITO

PISM 3 QUESTÕES ABERTAS GABARITO PISM 3 QUESTÕES ABERTAS GABARITO ) Deterine a equação da circunferência que passa pelos pontos A,5, B6, 3 e 0, Seja r a reta que passa pelos pontos A e B e s a reta que passa pelos pontos B e C. Coeficientes

Leia mais

FGV - 1 a Fase 21/10/2001

FGV - 1 a Fase 21/10/2001 FGV - a Fase /0/00 Mateática 0. dotando-se os valores log 0,0 e log 0,48, a raiz da equação 0 vale aproiadaente:,,8 4,4,7 log 0,0 log 0,48 0. log log 0 (.. ) log 0 log 0 0,0 + 0,48 + 0,0 log + log + log0

Leia mais

Lista 3.2: Retas - Planos e Distâncias PARTE 1: RETAS. 1. Verificar se os pontos P 1 (5, 5,6) e P 2 (4, 1,12) pertencem à reta r : x 3 1 = y + 1

Lista 3.2: Retas - Planos e Distâncias PARTE 1: RETAS. 1. Verificar se os pontos P 1 (5, 5,6) e P 2 (4, 1,12) pertencem à reta r : x 3 1 = y + 1 Curso:Licenciatura em Matemática Professor: Luis Gustavo Longen Lista 3.: Retas - Planos e Distâncias PARTE 1: RETAS 1. Verificar se os pontos P 1 (5, 5,6) e P (4, 1,1) pertencem à reta r : x 3 1 = y +

Leia mais

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são:

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são: MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 018/019 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, º SEMESTRE 18 de junho de 019 Noe: Duração horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Retas no Espaço. Laura Goulart. 28 de Agosto de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Retas no Espaço 28 de Agosto de / 30

Retas no Espaço. Laura Goulart. 28 de Agosto de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Retas no Espaço 28 de Agosto de / 30 Retas no Espaço Laura Goulart UESB 28 de Agosto de 2018 Laura Goulart (UESB) Retas no Espaço 28 de Agosto de 2018 1 / 30 Equação Vetorial da Reta Um dos principais axiomas da Geometria Euclidiana diz que

Leia mais

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga EMENTA Vetores Dependência Linear Bases Produto Escalar Produto Vetorial Produto Misto Coordenadas Cartesianas

Leia mais

A(500, 500) B( 600, 600) C(715, 715) D( 1002, 1002) E(0, 0) F (711, 0) (c) ao terceiro quadrante? (d) ao quarto quadrante?

A(500, 500) B( 600, 600) C(715, 715) D( 1002, 1002) E(0, 0) F (711, 0) (c) ao terceiro quadrante? (d) ao quarto quadrante? Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Matemática MTM131 - Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Professora: Monique Rafaella Anunciação de Oliveira Lista de Exercícios 1 1. Dados os pontos:

Leia mais

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i 0.1 Colisões 1 0.1 Colisões Força ipulsiva 1. Ua pequena esfera de assa colide co ua parede plana e lisa, de odo que a força exercida pela parede sobre ela é noral à superfície da parede durante toda a

Leia mais

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n Questão 0 U professor de Mateática escreve no quadro os n prieiros teros de ua progressão aritética: 50, 6,,, a n Se esse professor apagar o décio tero dessa seqüência, a édia aritética dos teros restantes

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 178 Capítulo 10 Equação da reta e do plano no espaço 1. Equações paramétricas da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1º Período Disciplina/Unidade Curricular: Geometria Analítica Código:

Leia mais

Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica

Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica Vigência: a partir de 2002/1 Período letivo: 1 semestre Carga horária Total: 60 h Código: S7221 Ementa: Geometria Analítica: O Ponto, Vetores, A Reta, O

Leia mais

n. 15 ÁREA DE UM TRIÂNGULO Logo, a área do triângulo é obtida calculando-se a metade da área do S = 1 2

n. 15 ÁREA DE UM TRIÂNGULO Logo, a área do triângulo é obtida calculando-se a metade da área do S = 1 2 n. 15 ÁREA DE UM TRIÂNGULO Do cálculo da área do paralelogramo temos: S ABCD = u x v Logo, a área do triângulo é obtida calculando-se a metade da área do paralelogramo, portanto S ABC = 1 u x v Assim,

Leia mais

1 Segmentos orientados e vetores, adição e multiplicação

1 Segmentos orientados e vetores, adição e multiplicação MAP2110 Modelagem e Matemática 1 o Semestre de 2007 Resumo 1 - Roteiro de estudos - 07/05/2007 Espaços vetoriais bi e tri-dimensionais (plano ou espaço bidimensional E 2, e espaço tridimensional E 3 )

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 6. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 6. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 6 1. Posições relativas e sistemas de equações. 2. Distância de um ponto a uma reta. 3. Distância de um ponto a um plano. Roteiro 1 Sistemas de equações lineares (posição relativa

Leia mais

LISTA 1 Geometria Analítica Professor Eudes Fileti

LISTA 1 Geometria Analítica Professor Eudes Fileti LISTA 1 Geometria Analítica Professor Eudes Fileti 1) Mostrar que o ponto 2, 2, 3 é eqüidistante dos pontos 1, 4, 2 e 3, 7, 5. 2) Dados os pontos 0,1,2, 1,1,3 e 1,3,4, determinar: a) A altura do triângulo

Leia mais

P1 de Álgebra Linear I de setembro de Gabarito

P1 de Álgebra Linear I de setembro de Gabarito P1 de Álgebra Linear I 2005.2 8 de setembro de 2005. Gabarito 1) (a) Considere os planos de equações cartesianas α: β : 2 x y + 2 z = 2, γ : x 5 y + z = k. Determine k para que os planos se interceptem

Leia mais

Mecânica Newtoniana: Trabalho e Energia

Mecânica Newtoniana: Trabalho e Energia Mecânica Newtoniana: Trabalho e Energia 2018 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. Prof. Dr. Walter F. de Azevedo Jr. E-ail: walter@azevedolab.net 1 Trabalho Realizado por Ua Força Constante Considereos o sistea

Leia mais

Estudaremos três tipos de equações de retas: vetorial, paramétricas e simétricas.

Estudaremos três tipos de equações de retas: vetorial, paramétricas e simétricas. CAPÍTULO VII RETA Consideremos em V 3 o sistema de referência (O, i, j, k ), onde E = ( i, j, k ) é base ortonormal positiva e O(0, 0, 0). 7.1. EQUAÇÕES DA RETA Estudaremos três tipos de equações de retas:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2: Geometria analítica: retas paralelas e retas perpendiculares Robson de Oliveira Bastos

AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2: Geometria analítica: retas paralelas e retas perpendiculares Robson de Oliveira Bastos 10/12/2012 COLÉGIO: Colégio Estadual Fagundes Varela PROFESSOR: Robson de Oliveira Bastos MATRÍCULA: 09117847 SÉRIE: 3 a - Ensino Médio TUTOR (A: Cláudio Rocha de Jesus GRUPO: 07 AVALIAÇÃO DO PLANO DE

Leia mais

n. 30 TRANSFORMAÇÕES LINEARES Definição: Sejam V e W espaços vetoriais, uma transformação linear T: V W é uma função de V em W se:

n. 30 TRANSFORMAÇÕES LINEARES Definição: Sejam V e W espaços vetoriais, uma transformação linear T: V W é uma função de V em W se: n. 30 TRANSFORMAÇÕES LINEARES Uma transformação linear é um tipo particular de função entre dois espaços vetoriais que preserva as operações de adição vetorial e multiplicação por escalar. Uma transformação

Leia mais

LEAmb, LEMat, LQ, MEBiol, MEQ. Paulo Pinto ppinto/ 2 GENES LIGADOS AO SEXO 2

LEAmb, LEMat, LQ, MEBiol, MEQ. Paulo Pinto  ppinto/ 2 GENES LIGADOS AO SEXO 2 Instituto Superior Técnico Departaento de Mateática Secção de Álgebra e Análise Notas sobre alguas aplicações de o Seestre 007/008 Álgebra Linear LEAb, LEMat, LQ, MEBiol, MEQ Paulo Pinto http://www.ath.ist.utl.pt/

Leia mais

Problema: incidência oblíqua de onda EM na interface entre dois meios - polarização paralela e perpendicular

Problema: incidência oblíqua de onda EM na interface entre dois meios - polarização paralela e perpendicular Problea: incidência oblíqua de onda EM na interface entre dois eios - polarização paralela e perpendicular Ua onda plana se propaga no ar (eio co fasor do capo elétrico definido por: Ei( xz ( Eix i_ Eiyj_

Leia mais

Ponto 1) Representação do Ponto

Ponto 1) Representação do Ponto Ponto 1) Representação do Ponto Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Plano Cartesiano, sistemas de coordenadas: pontos e retas Na geometria

Leia mais

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014 a Lista de Eercícios de MAT4 Escola Politécnica o semestre de 4. Determine u tal que u = e u é ortogonal a v = (,, ) e a w = (, 4, 6). Dos u s encontrados, qual é o que forma um ângulo agudo com o vetor

Leia mais

Exercícios de Geometria Analítica - Prof. Ademir

Exercícios de Geometria Analítica - Prof. Ademir Exercícios de Geometria nalítica - Prof. demir Vetores 1. onsidere o triângulo, onde = (1, 1, 1), = (2, 1, 0) e = (3, 2, 3). Verifique que este triângulo é retângulo, diga qual vértice contém o ângulo

Leia mais

Movimentos oscilatórios

Movimentos oscilatórios 30--00 Movientos oscilatórios Prof. Luís C. Perna Moviento Periódico U oviento periódico é u oviento e que u corpo: Percorre repetidaente a esa trajectória. Passa pela esa posição, co a esa velocidade

Leia mais

Comecemos por recordar que neste jogo há um tabuleiro

Comecemos por recordar que neste jogo há um tabuleiro ATRACTOR O triângulo de Sierpinski e as Torres de Hanói No âbito de ua colaboração entre a Gazeta e o Atractor, este é u espaço da responsabilidade do Atractor, relacionado co conteúdos interativos do

Leia mais

Lista 4 com respostas

Lista 4 com respostas Lista 4 com respostas Professora Nataliia Goloshchapova MAT0105-1 semestre de 2018 Exercício 1. Estude a posição relativa das retas r e s. (a) r : X = (1, 1, 1) + λ( 2, 1, 1), s : (b) r : { { x y z = 2

Leia mais

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s.

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s. FÍSICA BÁSICA I - LISTA 4 1. U disco gira co velocidade angular 5 rad/s. Ua oeda de 5 g encontrase sobre o disco, a 10 c do centro. Calcule a força de atrito estático entre a oeda e o disco. O coeficiente

Leia mais

1 Vetores no Plano e no Espaço

1 Vetores no Plano e no Espaço 1 Vetores no Plano e no Espaço Definimos as componentes de um vetor no espaço de forma análoga a que fizemos com vetores no plano. Vamos inicialmente introduzir um sistema de coordenadas retangulares no

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: CCI-BAC - Bacharelado em Ciência da Computação Departamento: DMA - Matemática Disciplina: ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA I Código: ALG1002 Carga horária: 72 Período letivo: 2018/1 Professor:

Leia mais

Algumas propriedades de funções pluriharmônicas 1. Contents. 1 Introdução Funções pluriharmônicas 148

Algumas propriedades de funções pluriharmônicas 1. Contents. 1 Introdução Funções pluriharmônicas 148 Bol. Soc. Paran. Mat. (3s.) v. 22 2 (2004): 145 156. c SPM ISNN-00378712 Alguas propriedades de funções pluriharônicas 1 Ludila Bourchtein, Andrei Bourchtein abstract: Neste artigo são analisadas funções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular: Geometria Analitica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS

Leia mais

Unidade II 3. Ondas mecânicas e

Unidade II 3. Ondas mecânicas e Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Hoe Page: http://www.uern.br

Leia mais

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2,

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2, INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-457 Álgebra Linear para Engenharia I Segunda Lista de Exercícios - Professor: Equipe da Disciplina EXERCÍCIOS 1. Dê a matriz de mudança

Leia mais

n. 35 AUTOVALORES e AUTOVETORES ou VALORES e VETORES PRÓPRIOS ou VALORES CARACTERÍSTICOS e VETORES CARACTERÍSTICOS

n. 35 AUTOVALORES e AUTOVETORES ou VALORES e VETORES PRÓPRIOS ou VALORES CARACTERÍSTICOS e VETORES CARACTERÍSTICOS n. 35 AUTOVALORES e AUTOVETORES ou VALORES e VETORES PRÓPRIOS ou VALORES CARACTERÍSTICOS e VETORES CARACTERÍSTICOS Aplicações: estudo de vibrações, dinâmica populacional, estudos referentes à Genética,

Leia mais

Geometria Analítica. Estudo da Reta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Estudo da Reta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Estudo da Reta Prof Marcelo Maraschin de Souza Reta Considere um ponto A(x 1, y 1, z 1 ) e um vetor não-nulo v = a, b, c. Só existe uma reta r que passa por A e tem a direção de v.

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação . Proposta de teste de avaliação Matemática 0. N E ESLRIE uração: 90 minutos ata: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número do item

Leia mais

Teoria do Consumidor: Equilíbrio e demanda. Roberto Guena de Oliveira 18 de Março de 2017

Teoria do Consumidor: Equilíbrio e demanda. Roberto Guena de Oliveira 18 de Março de 2017 Teoria do Consuidor: Equilíbrio e deanda Roberto Guena de Oliveira 18 de Março de 2017 1 Estrutura geral da aula Parte 1: Restrição orçaentária Parte 2: Equilíbrio Parte 3: Deanda 2 Parte I Restrição orçaentária

Leia mais

O Problema da Intersecção de Segmentos. António Leslie Bajuelos Departamento de Matemática Universidade de Aveiro

O Problema da Intersecção de Segmentos. António Leslie Bajuelos Departamento de Matemática Universidade de Aveiro O Prolea da Intersecção de Segentos António Leslie Bajuelos Departaento de Mateática Universidade de Aveiro 1 Cálculo do ponto de intersecção entre dois segentos Vaos a tratar o seguinte prolea: Dados

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 6. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 6. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 6 1. Equação cartesiana do plano. 2. Equação cartesiana da reta. 3. Posições relativas: de duas retas, de uma reta e um plano, de dois planos. Roteiro 1 Equação cartesiana do plano

Leia mais

3. São dadas as coordenadas de u e v em relação a uma base ortonormal fixada. Calcule a medida angular entre u e v.

3. São dadas as coordenadas de u e v em relação a uma base ortonormal fixada. Calcule a medida angular entre u e v. 1 a Produto escalar, produto vetorial 2 a Lista de Exercícios MAT 105 1. Sendo ABCD um tetraedro regular de aresta unitária, calcule AB, DA. 2. Determine x de modo que u e v sejam ortogonais. (a) u = (x

Leia mais

TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON

TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON Neste trabalho vai procurar ilustrar-se u arranjo geoétrico usado para a obtenção de franjas de interferência que ficou conhecido por anéis de Newton. Pretende-se co esses

Leia mais

com 3 Incógnitas A interseção do plano paralelo ao plano yz, passando por P, com o eixo x determina a coordenada x.

com 3 Incógnitas A interseção do plano paralelo ao plano yz, passando por P, com o eixo x determina a coordenada x. Interpretação Geométrica de Sistemas Lineares com 3 Incógnitas Reginaldo J. Santos Departamento de Matemática Instituto de Ciências Eatas Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi

Leia mais

FÍSICA II OSCILAÇÕES - MHS EVELINE FERNANDES

FÍSICA II OSCILAÇÕES - MHS EVELINE FERNANDES FÍSICA II OSCILAÇÕES - MHS EVELINE FERNANDES Suário Moviento Moviento Harônico Siples (MHS) Velocidade e Aceleração MHS Energia MHS Moviento Circular Moviento Quando o oviento varia apenas nas proxiidades

Leia mais

Cálculo Vetorial. Estudo da Reta Prof. Vasco Ricardo Aquino da Silva

Cálculo Vetorial. Estudo da Reta Prof. Vasco Ricardo Aquino da Silva Cálculo Vetorial Estudo da Reta Prof. Vasco Ricardo Aquino da Silva 1. Equação Vetorial da Reta r Consideremos a reta r que passa pelo ponto vetor não nulo e tem a direção do Sendo um ponto qualquer (variável)

Leia mais

DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear SIGLA: ALGA001 T/A. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a

DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear SIGLA: ALGA001 T/A. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Rafael Camargo Rodrigues de Lima DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear SIGLA: ALGA001 T/A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72

Leia mais

Equação fundamental da reta

Equação fundamental da reta GEOMETRIA ANALÍTICA Equação fundamental da reta (Xo, Yo) (X, Y) (Xo, Yo) (X, Y) PARA PRATICAR: 1. Considere o triângulo ABC, cujos vértices são A (3, 4), B (1, 1) e C (2, 4). Determine a equação fundamental

Leia mais

Matemática Computacional. Carlos Alberto Alonso Sanches Juliana de Melo Bezerra

Matemática Computacional. Carlos Alberto Alonso Sanches Juliana de Melo Bezerra CCI- Mateática Coputacional Carlos Alberto Alonso Sances Juliana de Melo Bezerra CCI- 7 Integração Nuérica Fórulas de Newton-Cotes, Quadratura Adaptativa CCI- Deinição Fórulas de Newton-Cotes Regra dos

Leia mais

f (x) = 10 2x e f (x) = -2. H(x) = [-2] é sempre negativo então a função é côncava.

f (x) = 10 2x e f (x) = -2. H(x) = [-2] é sempre negativo então a função é côncava. 1. Para cada ua das seguintes funções, verifique se ele é côncava, convexa ou nenhua das duas, justificando e cada caso. (a) f(x) = 1x x (b) y = x 3 + x x + 1 (a) y = 1x x f (x) = 1 x e f (x) = -. H(x)

Leia mais

1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos (a) e (b) e cos θ nos casos (c) e (d): = z 3 e s : { 3x + y 5z = 0 x 2y + 3z = 1

1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos (a) e (b) e cos θ nos casos (c) e (d): = z 3 e s : { 3x + y 5z = 0 x 2y + 3z = 1 14 a lista de exercícios - SMA0300 - Geometria Analítica Estágio PAE - Alex C. Rezende Medida angular, distância, mudança de coordenadas, cônicas e quádricas 1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos

Leia mais

Aula 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 se define da seguinte maneira:

Aula 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 se define da seguinte maneira: Aula 1 1. Ângulo entre duas retas no espaço Definição 1 O ângulo (r1, r ) entre duas retas r1 e r se define da seguinte maneira: (r1, r ) 0o se r1 e r são coincidentes, Se as retas são concorrentes, isto

Leia mais

Lista 3: Geometria Analítica

Lista 3: Geometria Analítica Lista 3: Geometria Analítica A. Ramos 25 de abril de 2017 Lista em constante atualização. 1. Equação da reta e do plano; 2. Ângulo entre retas e entre planos. Resumo Equação da reta Equação vetorial. Uma

Leia mais

GAAL /1 - Simulado - 2 produto escalar, produto vetorial, retas e planos. Exercício 1: Determine a equação do plano em cada situação descrita.

GAAL /1 - Simulado - 2 produto escalar, produto vetorial, retas e planos. Exercício 1: Determine a equação do plano em cada situação descrita. GAAL - 2013/1 - Simulado - 2 produto escalar, produto vetorial, retas e planos SOLUÇÕES Exercício 1: Determine a equação do plano em cada situação descrita. (a) O plano passa pelo ponto A = (2, 0, 2) e

Leia mais

Exercícios complementares às notas de aulas de estradas (parte 10)

Exercícios complementares às notas de aulas de estradas (parte 10) 1 Exercícios copleentares às notas de aulas de estradas (parte 10) Helio Marcos Fernandes Viana Tea: Curvas verticais 1. o ) Sendo os seguintes dados para o projeto de ua curva vertical: a) Distância de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2016

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 5 Santa Lúcia 956-55 Vitória ES 7 3357-75 CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 3 / 16 Professor do Magistério do Ensino Básico,

Leia mais

Tarefa nº_ 2.2. (A) Um ponto (B) Uma reta (C) Um plano (D) Nenhuma das anteriores

Tarefa nº_ 2.2. (A) Um ponto (B) Uma reta (C) Um plano (D) Nenhuma das anteriores Tarefa nº_. MATEMÁTICA Geometria Nome: 11º Ano Data / / 1. Num referencial o.n. Oxyz, qual das seguintes condições define uma recta paralela ao eixo Oz? (A) x = y = 1 (C) z = 1 (B) (x, y, z) = (1,,0) +

Leia mais

2.1. Um consumidor possui a função de utilidade do tipo Cobb-Douglas Considere um consumidor que possui a seguinte função de utilidade:

2.1. Um consumidor possui a função de utilidade do tipo Cobb-Douglas Considere um consumidor que possui a seguinte função de utilidade: Microeconoia I Ficha : Capítulos 5, 6 e 8 Exercícios propostos Capítulo 5.1. U consuidor possui a função de utilidade do tipo Cobb-Douglas U(x 1, x ) = x 1 1/3 x /3. a) Utilize o ultiplicador de Lagrange

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Prova de 23/07/2009 Todas as questões se referem a um sistema ortogonal de coordenadas

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Prova de 23/07/2009 Todas as questões se referem a um sistema ortogonal de coordenadas EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1 SINUÊ DAYAN BARBERO LODOVICI Resumo Exercícios Resolvidos - Geometria Analítica BC 0404 1 Prova de 23/07/2009 Todas as questões se referem a um sistema ortogonal de coordenadas

Leia mais

Objetivos. em termos de produtos internos de vetores.

Objetivos. em termos de produtos internos de vetores. Aula 5 Produto interno - Aplicações MÓDULO 1 - AULA 5 Objetivos Calcular áreas de paralelogramos e triângulos. Calcular a distância de um ponto a uma reta e entre duas retas. Determinar as bissetrizes

Leia mais

Capítulo 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 é assim definido:

Capítulo 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 é assim definido: Capítulo 1 1. Ângulo entre duas retas no espaço Definição 1 O ângulo (r1, r ) entre duas retas r1 e r é assim definido: (r1, r ) 0o se r1 e r são coincidentes, se as retas são concorrentes, isto é, r1

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Campo Mourão Departamento de Matemática

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Campo Mourão Departamento de Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Campo Mourão Departamento de Matemática GA3X1 - Geometria Analítica e Álgebra Linear Lista de Exercícios: Estudo Analítico de Retas e Planos Prof. Lilian

Leia mais

Aula Exemplos e aplicações. Exemplo 1. Nesta aula apresentamos uma série de exemplos e aplicações dos conceitos vistos.

Aula Exemplos e aplicações. Exemplo 1. Nesta aula apresentamos uma série de exemplos e aplicações dos conceitos vistos. Aula 16 Nesta aula apresentamos uma série de exemplos e aplicações dos conceitos vistos. 1. Exemplos e aplicações Exemplo 1 Considere os pontos A = (1, 2, 2), B = (2, 4, 3), C = ( 1, 4, 2), D = (7, 1,

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 9. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 9. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 9 1. Distância de um ponto a uma reta. 2. Distância de um ponto a um plano. 3. Distância entre uma reta e um plano. 4. Distância entre dois planos. oteiro 1 Distância de um ponto

Leia mais

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana Parte A 1. Se v é um vetor no plano que está no primeiro quadrante, faz um ângulo de π/3 com o eixo x positivo e tem módulo v = 4, determine suas componentes.

Leia mais