Padre Nuno Tavares APRESENTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Padre Nuno Tavares APRESENTAÇÃO"

Transcrição

1 Antigo Testamento

2 ORAÇÃO Dt 26, 5-11: 5* Proclamarás, então, em voz alta, diante do SENHOR, teu Deus: 'Meu pai era um arameu errante: desceu ao Egipto com um pequeno número e ali viveu como estrangeiro, mas depois tornou-se um povo forte e numeroso. 6 Então os egípcios maltrataram-nos, oprimindo-nos e impondonos dura escravidão. 7 Clamámos ao SENHOR, Deus de nossos pais, e o SENHOR ouviu o nosso clamor, viu a nossa humilhação, os nossos trabalhos e a nossa angústia, 8 e tirou-nos do Egipto, com sua mão forte e seu braço estendido, com grandes milagres, sinais e prodígios. 9 Introduziu-nos nesta região e deu-nos esta terra, terra onde corre leite e mel. 10 Por isso, aqui trago agora os primeiros frutos da terra que me deste, SENHOR!' Depois, colocarás isso diante do SENHOR, teu Deus, e prostrar-te-ás diante do SENHOR, teu Deus. 11 Alegra-te por todos os bens que o SENHOR, teu Deus, te der e à tua casa, tu, o levita e o estrangeiro que estiver no meio de ti!

3 Padre Nuno Tavares APRESENTAÇÃO

4 SEMESTRE Datas das Aulas 12 Março 26 Março 9 Abril 23 Abril 7 Maio 21 Maio 4 Junho

5 Pentateuco cinco invólucros (onde se guardavam os rolos). Constitui as fundações históricas de um povo, ao mesmo tempo que os seus fundamentos. Importante é ter em conta as Fontes da Redacção; ao mesmo tempo, veremos a organicidade e estruturação do texto Final.

6 Dizer: No princípio criou Deus os céus e a terra ; situar no princípio da história de Israel a promessa feita a Abraão de que teria uma descendência numerosa e de que teria uma Terra implica a existência e a experiência dos céus e da terra; a experiência e a existência deste povo e desta Terra, não como simples seres, mas como criaturas. Caso contrário, estes dados não teriam sido narrados.

7 Nos 9 primeiros livros, Dt é um Livro charneira; da Criação ao Exílio Palavra; Dt Escuta (ou não) e cumprimento (ou não) da Palavra. É o Tribunal da Palavra. Lv: é uma espécie de grampo, entre Ex e Nm tem as prescrições que identificam Israel pós-exílio com uma comunidade santa (separada). Lv está no centro do Pentateuco.

8 Gn e Dt são como que uma moldura exterior. Gn 12, 1 Terra que YHWH fará ver a Abraão Dt 34, 1.4 Terra que YHWH mostra a Moisés Gn 12,7 terra que dará à descend. de Abraão Dt 34, 4 terra que dará à Descend. de Abraão Gn Jacob abençoa os 12 filhos Dt Moisés abençoa as 12 tribos

9 Êxodo Egipto Deserto Sinai Páscoa, Maná (codornizes), Água do Rochedo, Instituição de ministérios, idolatria (Baal) Números Sinai Deserto Moab Páscoa, Maná (codornizes), Água do rochedo, Instituição de ministérios, idolatria (Baal)

10 É da Tenda da Reunião no meio do acampamento que YHWH fala a Moisés (Lv 1,1; Nm 1,1). Esta tenda é o protótipo do segundo Templo, levantado em terra estrangeira. No centro do Lv (16), está o Ritual do Dia da Expiação, dádiva do perdão. A narrativa do Sinai ocupa o centro do Pentateuco, é o seu elemento maior.

11 A instalação e a posse são próprias do paganismo. Ser pagão significa fixar-se, quase cravar-se na terra. Pagus designa o marco, a estaca de marcação fixada na terra. O pagão usa o mundo como coisa sua, sem bênção, enquanto o Hebreu e o cristão vêem o mundo não como uma coisa em si, mas através de Deus, com bênção. Cada objecto é visto como um acto de Deus.

12 O caminho do Pentateuco está marcado pela Páscoa [= passagem] abre a saída do Egipto, a abrir a saída do Sinai, e a entrada na terra prometida. As três festas ficam ligadas a acontecimentos que recordam o Êxodo ou o deserto. A páscoa recorda a saída do Egipto; O Pentecostes recorda o dom da Lei no Sinai; Os Tabernáculos (Tendas) recordam a maneira de viver no deserto

13 O conteúdo básico do Pentateuco pode resumir-se em 6 pontos: a) a história das origens (Gn 1-11) - O Livro do Génesis começa por falar das origens do mundo e da humanidade. Ainda que a situação inicial do homem seja paradisíaca, depressa muda devido ao pecado. Nos capítulos seguintes descrevem-se uma série de crimes que acabam com o dilúvio. De Noé, o sobrevivente do dilúvio, devia sair uma nova humanidade; mas não acontece assim: o pecado volta a fazer parte da história humana... Estará, então, tudo acabado? Não. Deus vai tentar outro caminho e responder à cadeia do mal com o chamamento de um povo especial: o Povo de Israel.

14 b) as tradições sobre os Patriarcas (Gn 12-36) - A segunda etapa centra-se nas tradições de Abraão, Isaac e Jacob (os antepassados de Israel). Contam-se as andanças, aventuras e desventuras de pastores nómadas, animados por uma dupla promessa : uma descendência numerosa como as estrelas do céu e uma terra onde possam estabelecer-se. Ambas as promessas se vão cumprindo dramaticamente, com atrasos e tensões que é preciso aceitar com fé.

15 c) as tradições sobre a libertação do Egipto (Ex 1,1-18,27) - O início do Livro do Êxodo situa os descendentes dos patriarcas bíblicos na terra do Egipto. Este grupo vai, em dado momento, sofrer a dura experiência da opressão e da injustiça... Mas Deus escuta o clamor do Povo e encarrega Moisés de salvá-lo da escravidão. A acção de Deus tem dois momentos altos: nas pragas, destinadas a convencer os egípcios a não oprimir os hebreus; e no famoso relato da passagem do Mar Vermelho. Seguem-se as fases da caminhada pelo deserto, até à chegada ao Sinai, o cenário da aliança.

16 d) as tradições sobre a Aliança (Ex 19-Nm 10,10) - Chegados ao Sinai, YHWH celebra uma aliança com o seu Povo e dita-lhe as normas que devem reger a conduta do Povo. Um extenso bloco legal (que ocupa, com raras exceções, Ex 19-40, todo o Livro do Levítico e ainda Nm 1,1-10,10), apresenta essas leis. De entre os poucos episódios narrativos apresentados nesta secção, destacam-se os encontros de Moisés com Deus no Monte Sinai e o famoso episódio do bezerro de ouro.

17 e) a marcha pelo deserto, desde o Sinai até às planícies de Moab (Nm 10,11-21,35) A descrição da caminhada do Povo desde o Sinai, até às portas da Terra Prometida, ocupa a parte mais importante do Livro dos Números: fome, sede, motins, desânimo e, sobretudo, um grande amadurecimento da fé, marcam esta etapa.

18 f) na planície de Moab, preparando a entrada na Terra (Nm 22-Dt 34) - Chegados às portas da Terra Prometida, os hebreus acampam nas planícies de Moab. Aí, renovam a aliança com YHWH. Antes de se porem em marcha, Moisés sobe ao monte Nebo, comtempla a terra prometida e morre... É com as palavras de despedida de Moisés, sua morte e sepultura que termina o último livro do Pentateuco (Deuteronómio).

19 Ao longo de todo o Pentateuco, há dois grandes protagonistas: Abraão Moisés Ligam-se em termos textuais e teológicos pelo motivo fundamental: Terra da Promessa (Gn 12, 1.7; Dt 34, 1.4)

20 Há duas grandes narrativas de posse nos Livros da historiografia deuteronomista: A posse da Terra por Josué; a posse de Jerusalém por David. Os Exílios falam da perda desta posse e do retorno à condição fundamental de não possuidor, ao Sinai (que não se perde porque nunca se possuiu)

21 Torah = história recitada. O Pentateuco ensina-nos a caminhar, lendo o caminho a partir da meta; não é o caminho para chegar a casa, mas sim o caminho visto desde a casa. É a experiência fundamental de agraciamento. Tematicamente, o primeiro Livro apresenta os relatos da criação, que dão conta do Começo Absoluto. Mostra a dependência absoluta dos seres criados em relação ao criador

22 A divinização aparece como Graça (dádiva da parte de Deus) e na aceitação por parte do homem do duplo mandamento (Gn 2, 16-17: *E o SENHOR Deus deu esta ordem ao homem: «Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, no dia em que o comeres, certamente morrerás.») O seu contraponto é a recusa da dádiva, e o estender a mão contra Deus, recusando a sua condição de criatura (Gn 3, 6.22 Vendo a mulher que o fruto da árvore devia ser bom para comer, pois era de atraente aspecto e precioso para esclarecer a inteligência, agarrou do fruto, comeu, deu dele também a seu marido, que estava junto dela, e ele também comeu. ( )O SENHOR Deus disse: «Eis que o homem, quanto ao conhecimento do bem e do mal, se tornou como um de nós. Agora é preciso que ele não estenda a mão para se apoderar também do fruto da árvore da Vida e, comendo dele, viva para sempre.») Colocou-se como fundamento de si, passou a viver de vida natural, com a morte natural, no seu horizonte fechado de desejo. A partir daí, a divinização só se conseguiria pela violência (Mt 11, 12; Gn 3, )

23 Sem a força constitutiva do primeiro dom, não nos resta senão a natureza, a violência, o fatalismo, o aniquilamento, a renúncia pela renúncia, sem dom, sem criação. qual é o caminho mau de que o homem se deve afastar? de pedir emprestado e não restituir; e é o mesmo receber emprestado de Deus ou de um homem; - talvez seja esse o núcleo da miséria humana: esquecer que a vida é um dom e também empréstimo

24 Antigo Testamento

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa da Tora e dos profetas anteriores III Jörg Garbers Ms. de Teologia Conteúdo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AT Marivete Zanoni Kunz

INTRODUÇÃO AO AT Marivete Zanoni Kunz PENTATEUCO O vocábulo vem do grego pente, (cinco) e teúchos, (livro), rolo. A designação lei veio por causa do uso que se fazia, no mundo antigo judaico, e no NT. PENTATEUCO Ele é um manual de instrução,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia PLANO DE ENSINO Curso: Teologia Disciplina: Pentateuco Área: Bíblia Período: 2º Ano: 2018 Semestre: 2º Horas: 72 Créditos: 4 Professor: Frei Jacir de Freitas Faria 1. Ementa Situar o Pentateuco no quadro

Leia mais

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia PLANO DE ENSINO Curso: Teologia Disciplina: Pentateuco Área: Bíblia Período: 2º Ano: 2017 Semestre: 2º Horas: 72 Créditos: 4 Professor: Frei Jacir de Freitas Faria 1. Ementa Situar o Pentateuco no quadro

Leia mais

Pentateuco. Êxodo. Introdução Geral 1. Cf. Richard J. CLIFFORD Roland E. MURPHY, "Esodo" in Nuovo Grande Commentario Biblico,

Pentateuco. Êxodo. Introdução Geral 1. Cf. Richard J. CLIFFORD Roland E. MURPHY, Esodo in Nuovo Grande Commentario Biblico, 47 1 - Título Êxodo Introdução Geral 1 O livro do Êxodo é o segundo livro da Tôrāh ou. Este livro é, em grande parte, uma compilação que reúne diversas tradições sobre a saída do Egito e época do deserto.

Leia mais

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia PLANO DE ENSINO Curso: Teologia Disciplina: Pentateuco Área: Bíblia Período: 2º Ano: 2016 Semestre: 2º Horas: 72 Créditos: 4 Professor: Frei Jacir de Freitas Faria 1. Ementa Situar o Pentateuco no quadro

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Póvoa de Varzim. Leituras Dominicais. Tempo da Quaresma. Ano C

Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Póvoa de Varzim. Leituras Dominicais. Tempo da Quaresma. Ano C Paróquia de Nossa Senhora da Lapa Póvoa de Varzim Leituras Dominicais Tempo da Quaresma Ano C Paroquia da Lapa Póvoa de Varzim Ano 2016 DOMINGO I DA QUARESMA LEITURA I Deut 26, 4-10 Leitura do Livro do

Leia mais

CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO

CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO Deus estabeleceu um paradigma relacional para a ordem criada. Conforme a perspectiva do Antigo Testamento, advertimos que

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i PARTE

ÍNDICE GERAL. i PARTE ÍNDICE GERAL i DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO 15 Procedimento metódico 15 I. A História 20 1. O género histórico no Antigo Testamento 20 2. História da salvação 22 II. A Palavra de Deus no Antigo Testamento

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO:

O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO: O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO: ESAÚ E JACÓ NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, Allan Kardec não incluiu o Velho Testamento, e não foi por acaso. Os espíritas devem se dedicar ao estudo da codificação que não

Leia mais

ÊXODO: da escravidão ao caminho da liberdade

ÊXODO: da escravidão ao caminho da liberdade 7.º Encontro ÊXODO: da escravidão ao caminho da liberdade Curso Bíblico Paróquia do Senhor da Vera Cruz do Candal Introdução O Livro do Génesis termina com a história de José. É uma história simples, bem

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO NÚMEROS

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO NÚMEROS 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO NÚMEROS Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

A Aliança do povo hebreu com o Senhor

A Aliança do povo hebreu com o Senhor A Aliança do povo hebreu com o Senhor Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se têm caminhos, nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei Homens Fundamentais Deuteronômio A Segunda Lei Deuteronômio Deuteronômio, significa segunda Lei ou a segunda entrega da Lei. Muitas das pessoas que haviam estado presentes quando a Lei foi dada no monte

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca"

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da Arca 1-18 19-24 25-31 32-34 35-40 Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca" 1-7 8-10 11-15 16 17-26 27 Ordens para

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 19/06/2016 TEMA: O POVO DE DEUS Versículo Chave Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. Salmo 56:3 Quebra Gelo Avião Desenvolvimento: A um determinado sinal, a criança

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia GÊNESIS DEUTERONÔMIO INTRODUÇÃO E TEOLOGIA

Jörg Garbers Ms. de Teologia GÊNESIS DEUTERONÔMIO INTRODUÇÃO E TEOLOGIA Jörg Garbers Ms. de Teologia GÊNESIS DEUTERONÔMIO INTRODUÇÃO E TEOLOGIA O livro Gênesis Designação do livro na Bíblia A lei Tora O livro da lei de Deus O livro da lei de Moisés A palavra "gênesis Início

Leia mais

AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO

AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO INTRODUÇÃO Êxodo e Levíticos formam um conjunto que podemos chamar de formação da nação santa. Os livros do Pentateuco recebem em hebraico os nomes

Leia mais

Objectivos gerais: Desenvolver capacidades de orientação, física, espiritual e conhecimento cultural dos jovens exploradores

Objectivos gerais: Desenvolver capacidades de orientação, física, espiritual e conhecimento cultural dos jovens exploradores Raid CEO-Salir do porto/s. Martinho do Porto Objectivos gerais: Desenvolver capacidades de orientação, física, espiritual e conhecimento cultural dos jovens exploradores MODO DE JOGO: - 3 Patrulhas de

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3 Introdução ao Livro de Deuteronômio - A nova geração Ao contrário do que o nome, vindo do grego, sugere, Deuteronômio não se trata de uma segunda lei, mas é uma recapitulação, para a nova geração pós-êxodo,

Leia mais

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA INTRODUÇÃO A primeira referência à nova aliança está em Jeremias, no contexto da volta de Israel do exílio e das bênçãos que

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa dom de Deus (Matatias, no hebraico) é um dos Doze EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi ildo@sercomtel.com.br Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado enquanto estava sentado na sua banca,

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança A conquista e os juízes Objetivos: 1.Entender a

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Os Levitas. Anésio Rodrigues

Os Levitas. Anésio Rodrigues Os Levitas Anésio Rodrigues Deuteronômio 14:28,29 Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em sua própria cidade, Deuteronômio 14:28,29 Para que os

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E A BÍBLIA

Sumário PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E A BÍBLIA Sumário Prefácio...11 Cronologia simplificada dos períodos arqueológicos em Canaã...13 Reduções (siglas e abreviaturas)...15 PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E A BÍBLIA Capítulo 1 A história bíblica

Leia mais

NÚMEROS. Pr.Valdemir Sarmento de Almeida

NÚMEROS. Pr.Valdemir Sarmento de Almeida NÚMEROS Deserto) No במדבר) Pr.Valdemir Sarmento de Almeida NÚMEROS במדבר) No Deserto) Principais Divisões: 1) a seção contendo instruções enquanto ainda no Sinai 20 dias (1:1-10:10); 2) a viagem no deserto

Leia mais

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra Promessa Eleição Os blocos que formam o Livramento Aliança Lei Terra Pentateuco A Aliança de Yaweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

Esses três aspectos da história de Abraão, entre obediência e fé, constituirão as três sessões do retiro:

Esses três aspectos da história de Abraão, entre obediência e fé, constituirão as três sessões do retiro: RETIRO ESPIRITUAL N 1 Janeiro 2018 Deixa a tua terra, a sua família e a casa do teu pai, e vai até a terra que eu te indicar. Farei de ti uma grande nação, abençoarte-ei, engrandecerei o teu nome, serás

Leia mais

Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu?

Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Tassos Lycurgo Sempre que falamos sobre judaísmo, surge uma pergunta que parece simples, mas pode

Leia mais

A aflição no Egito. A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó

A aflição no Egito. A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó A aflição no Egito A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó A Instituição da Páscoa A partida apressada do Egito A travessia do Mar Vermelho O Cântico de Moisés e a Celebração

Leia mais

História de Israel Aula 5. História de Israel. Ricardo Cota

História de Israel Aula 5. História de Israel. Ricardo Cota História de Israel Aula 5 História de Israel Ricardo Cota Salmos 66 : 4 Conhecendo a DEUS através da história do seu povo. Êxodo O Povo no Egito Gênesis 50 : 15 26. Povo na terra de GÓSEN; Êxodo 12: 40-41;

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

Fevereiro de 2007 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes. Rede Nacional de Intercessão

Fevereiro de 2007 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes. Rede Nacional de Intercessão RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA 2007 Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes Rede Nacional de Intercessão Fevereiro de 2007 No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu

Leia mais

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES NÃO TERÁS OUTROS DEUSES Esboço I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um

Leia mais

CATEQUESE Sua Santidade o Papa Bento XVI Praça de São Pedro Vaticano Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

CATEQUESE Sua Santidade o Papa Bento XVI Praça de São Pedro Vaticano Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012 CATEQUESE Sua Santidade o Papa Bento XVI Praça de São Pedro Vaticano Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012 Queridos irmãos e irmãs, Na última catequese falei da Revelação de Deus, como comunicação que Ele

Leia mais

História do povo bíblico

História do povo bíblico História do povo bíblico Ao contrário das outras religiões, o Judaísmo não se pode considerar como o produto directo de uma única revelação, num determinado momento e espaço muito específicos. Trata-se

Leia mais

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia

PLANO DE ENSINO Curso: Teologia PLANO DE ENSINO Curso: Teologia Disciplina: Pentateuco Área: Bíblia Período: 2º Ano: 2015 Semestre: 2º Horas: 72 Créditos: 4 Professor: Frei Jacir de Freitas Faria 1. Ementa: Pentateuco no quadro da pesquisa

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO EMBRIAGADOS PELO Efésios 5:18 ESPÍRITO E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito ; Efésios 5:18 Contenda Grego: Asótia! Excesso;! Devassidão;! Libertinagem;! Dissolução;!

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite Privilégios Espirituais II Fernando Leite 21.12.14 Introdução Senhor é bom 7 O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.(ra) Na 1 Amor misericordioso e fidelidade

Leia mais

PENTATEUCO. Criação Queda do homem Dilúvio Escolha de Abrão Patriarcas. Genesis ALCIDES J. BAZIOLI DEUTERONÔMIO

PENTATEUCO. Criação Queda do homem Dilúvio Escolha de Abrão Patriarcas. Genesis ALCIDES J. BAZIOLI DEUTERONÔMIO PENTATEUCO Genesis Criação Queda do homem Dilúvio Escolha de Abrão Patriarcas ALCIDES J. BAZIOLI PENTATEUCO Êxodo Opressão no Egito Libertos para fora do Egito Aprendendo no deserto ALCIDES BAZIOLI PENTATEUCO

Leia mais

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 17 E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Levíticos 23:33-34 Esta publicação

Leia mais

Planificação de Religião do 1º Ciclo

Planificação de Religião do 1º Ciclo Planificação Anual de Religião 3º ano Planificação de Religião do 1º Ciclo CONSIDERAÇÕES GERAIS No Colégio dos Navegantes, a disciplina de Religião tem como grande objectivo ajudar cada aluno a descobrir

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 6, 51-58)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 6, 51-58) SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (ANO A) 22 de Junho de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 6, 51-58) 51 «Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão,

Leia mais

EXPLORAÇÃO SEXUAL E PROSTITUIÇÃO: UM ESTUDO DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO COM MULHERES ADULTAS E ADOLESCENTES MoniseGomes Serpa (UFRGS Dissertação

EXPLORAÇÃO SEXUAL E PROSTITUIÇÃO: UM ESTUDO DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO COM MULHERES ADULTAS E ADOLESCENTES MoniseGomes Serpa (UFRGS Dissertação 1 2 EXPLORAÇÃO SEXUAL E PROSTITUIÇÃO: UM ESTUDO DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO COM MULHERES ADULTAS E ADOLESCENTES MoniseGomes Serpa (UFRGS Dissertação de Mestrado, Mar-2009) Os clientes que buscam a prática

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 2 - ÊXODO 01 - INTRODUÇÃO Êxodo é o registro de nascimento do povo de Israel. O Egito foi O ventre onde esta nação foi gerada, ali Jacó chegou com 70 pessoas e se tornaram

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento O PENTATEUCO

Panorama do Antigo Testamento O PENTATEUCO Panorama do Antigo Testamento O PENTATEUCO Aula 2 ESTRUTURA Tanakh (a Bíblia hebraica) > Torah (תורה) : os Cinco > Neviim :(נביאים) "Profetas" > Kethuvim :(כתובים) "os Escritos" ESTRUTURA PENTATEUCO Vocábulo

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I)

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I) ESTUDO 24 A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I) INTRODUÇÃO A Bíblia, embora seja um livro escrito por mais de quarenta homens no decorrer de aproximadamente 1.500 anos, guarda uma coerência e harmonia que só

Leia mais

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS Índice 1. UM ANJO JUNTO À FONTE... 5 2. DESCENDÊNCIA ABENÇOADA... 6 3. ESCUTA-NOS NA AFLIÇÃO... 7 4. ALERTA-NOS NO PECADO... 8 5. ESCUTA A VOZ DOS PEQUENINOS... 9 6. CHAMA-NOS CONSTANTEMENTE... 10 7. DEUS

Leia mais

Mas depois de anos esperando o filho que lhe fora prometido, Deus pediu a Abraão para Lhe dar o filho de volta.

Mas depois de anos esperando o filho que lhe fora prometido, Deus pediu a Abraão para Lhe dar o filho de volta. Aventuras em Hebreus 11, 3 a Parte A menos que seja indicado o contrário, todos os versículos foram extraídos da Edição Contemporânea de João Ferreira de Almeida. Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova,

Leia mais

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros.

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros. A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados da

Leia mais

Apresentação da Bíblia:

Apresentação da Bíblia: 2.º encontro Apresentação da Bíblia: Vamos hoje iniciar a nossa viagem através da Bíblia. E nada parece mais lógico que começar pela sua apresentação. Só assim, tal como acontece entre as pessoas, é possível

Leia mais

ÊXODO. Um Só Deus Um Só Rei Um Só Senhor

ÊXODO. Um Só Deus Um Só Rei Um Só Senhor Outro Filme Mesmas Reações 1. Críticos 2. Eufóricos 3. Missionais A constante história da Salvação Um mundo em perigo Deus usa pessoas para sua obra de Salvação Salvação é Deus fazendo por nós o que não

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MANUAL DO SACERDOTE O livro de Levítico, também conhecido como o "manual do sacerdote", "lei dos sacerdotes",

Leia mais

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACERDOTES LEVÍTICOS Os sacerdotes na época do sacerdócio levítico no antigo testamento desempenhavam inúmeras funções

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Anésio Rodrigues Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, Gênesis 16:1-15 Disse a Abrão: Já que

Leia mais

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Igreja Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Nossa agenda Aspectos Gerais da Igreja A Economia Sacramental Visão Histórica da Igreja A Igreja no Século XX Estrutura e Organização

Leia mais

AULA 15 - ÊXODO. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte (Ex 3.19) 10/08/2017

AULA 15 - ÊXODO. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte (Ex 3.19) 10/08/2017 AULA 15 - ÊXODO E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto,

Leia mais

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: 11-14 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ Ezequiel 37:11-14 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu

Leia mais

RETIRO ESPIRITUAL N

RETIRO ESPIRITUAL N RETIRO ESPIRITUAL N 2-2018 1 Deixa a tua terra, a sua família e a casa do teu pai, e vai até a terra que eu te indicar. Farei de ti uma grande nação, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome, serás uma

Leia mais

Panorama Geral do Antigo Testamento

Panorama Geral do Antigo Testamento Panorama Geral do Antigo Testamento Segundo o mandado do Senhor, se acampavam e, segundo o mandado do Senhor, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por

Leia mais

«Eu sou Aquele que sou». III Domingo da Quaresma

«Eu sou Aquele que sou». III Domingo da Quaresma «Eu sou Aquele que sou». III Domingo da Quaresma Leitura do Livro do Êxodo Ex 3, 1-8a.13-15 Naqueles dias, Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Ao levar o rebanho para

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Grandes Civilizações Antigas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdo Um povo escolhido: os Hebreus

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 12/06 2/06/16 /16 TEMA: O POVO DE DEUS Quebra Gelo Versículo Chave: Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. FAÇA O QUE EU FAÇO- Participantes em círculo. O primeiro inventa

Leia mais

Estudos no livro de Josué. Escola Bíblica Pr. Wagner Fonseca Élcio Fernandes

Estudos no livro de Josué. Escola Bíblica Pr. Wagner Fonseca Élcio Fernandes Estudos no livro de Josué Escola Bíblica Pr. Wagner Fonseca Élcio Fernandes Como foi os 2 Meses com: O que você aprendeu e praticou? Maio-Junho / 2011 2 Introdução Liderança: Hb13.7,17,24 Lembrem Observem

Leia mais