UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CURSO DE NIVELAMENTO. Informática Básica

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CURSO DE NIVELAMENTO. Informática Básica"

Transcrição

1 Informática Básica 1. Word 2010 Em geral é no Word que digitamos nossos textos. A Figura 1 mostra os componentes básicos da janela do Word 2010, precisamos conhecê-los para que possamos usá-los com maior facilidade em nossos projetos. Figura 1 - Janela principal do Word 2010

2 1.1 Os componentes: a) Barra de Títulos: Mostra o nome do aplicativo e o nome do arquivo que está sendo utilizado no momento. Na extrema direita desta barra ficam os botões para minimizar, restaurar e fechar a janela do aplicativo, como já visto. b) Barra de Menus: listas de comandos e funções disponíveis no Word c) Barra de Ferramentas: Apresenta atalhos para as funções mais comuns do Word. d) Barra de Rolagem: Utilizada para mover o texto na vertical e na horizontal. e) Régua: Utilizada para fazer medições e configurar tabulações e recuos. 1.2 Atividades Word Agora que você já conhece a tela de trabalho do Word 2010, vamos iniciar a construção de um texto. Comece abrindo o aplicativo, clique no botão Iniciar da Barra de Tarefas do Windows e abra o Word 2010, conforme indicado na Figura 2.

3 Figura 2 Abrindo o Word 2010 Comece digitando um cabeçalho: Rio Branco, de de 201. Curso de Nivelamento Informática Básica. Meu nome é tenho anos e quero aprender a utilizar o computador. Digite agora um parágrafo com pelo menos 5 linhas dizendo por que você acha importante aprender a utilizar o computador. Aproveite para dizer o que você espera aprender aqui. Comente também sobre a sua maior dificuldade em lidar com as tecnologias que você tem em casa: computador, DVD, máquina fotográfica, e outros.

4 Atenção! 1.3 Salvando um arquivo Não se preocupe em formatar o seu texto agora, apenas digite-o. Vamos agora salvar o documento que estamos digitando. No canto superior esquerdo cli que em Arquivo, ou na bolinha colorida, Figura 3, e selecione a opção 1, Salvar como. Figura 3 - Salvando um arquivo Como o arquivo está sendo salvo pela primeira vez será aberta a caixa de diálogo Salvar como, Figura 4.

5 Figura 4 - Janela Salvar como Na figura 31, clique em (1), selecione o seu pendrive, em (2) selecione a pasta Informática que você criou, em (3) digite o nome do arquivo Aprendendo informática e em (4) para salvar o documento. Caso não seja a primeira vez que o arquivo esteja sendo salvo, na Figura 30, selecione a opção 2, Salvar. Neste caso, não irá aparecer a caixa de diálogo Salvar como e as alterações realizadas no arquivo serão salvas. Após realizar qualquer alteração clique no botão Salvar. Para fechar seu arquivo, certifique-se de ele foi salvo e clique em que fica na extrema direita da janela. 1.4 Formatando o texto Bom agora que você já salvou seu arquivo, vamos voltar ao seu texto e formatálo. Para formatar seu texto:

6 Abra o arquivo Aprendendo informática que está na pasta Informática em seu pendrive. Se necessário retorne ao item 4.1.2, página 19 desta apostila. Selecione o trecho de texto que você deseja formatar: posicione o cursor do mouse I no início do texto a ser formatado, clique com o botão esquerdo do mouse, mantenha o botão pressionado e arraste. Solte o botão do mouse e: a. De acordo com a figura 5, na Barra de Menus clique em (1) Página Inicial. b. Clicando em(2) na Barra de Ferramentas, você seleciona o tipo de Fonte (letra). Clicando em (3) você seleciona o tamanho da Fonte. c. Clicando em (4) você alinha o texto a direita ou a esquerda, ou centraliza ou justifica. d. Para colocar as palavras em Negrito, selecione o texto e clique em (5), N. Figura 5 - Formatando textos no Word Atividades: formatando o texto que digitei Formate seu texto de acordo com a Figura 6:

7 Figura 6 - Formatação do texto - Exercícios

8 Modelo de formatação e Estruturação de Trabalho 1. Medidas de formatação Margem Todas :... 2,5 cm Entre linhas (espaço):...1,5 cm ou simples Tipo de letra... Times New Roman ou Arial Tamanho de fonte:...12 Formato de papel:...a4 (210 X 297 mm) OBS.: O texto deve ser redigido em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios), respeitando a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados. Redação no tempo passado, na voz passiva e na terceira pessoa do singular, admitindo-se em alguns casos o tempo presente. 2. Cabeçalho Nome do aluno: /Número: /Professor: / Titulo: 3. Introdução A introdução deve colocar o leitor a par dos objetivos do relatório. Deve apresentar uma descrição do contexto em que o relatório está inserido. Apresentar o assunto como um todo, sem os detalhes que serão descritos nos textos subseqüentes. 4. Objetivo Pode ser apresentado separadamente (novo item) ou junto com a introdução. Trata-se da averiguação ou hipótese questionada.

9 5. Material e Métodos Citar o material utilizado e descrever a metodologia adotada para realização da aula prática. 6. Resultado/ Discussão/ Conclusão Podem ser apresentados separadamente ou em conjunto (Resultado e Discussão ou Discussão e Conclusão). Deve se mostrar os resultados, discutindo-os em relação ao objetivo proposto. Levantando aspectos teóricos e observados na pratica, relacionando o conhecimento para uma maior compreensão do leitor e posterior utilização do relatório como fonte de pesquisa. 7. Referências Bibliográficas É a especificação das obras consultadas para o desenvolvimento das atividades realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Sugestão: seguir o padrão ABNT. 8. Apêndices Os apêndices são opcionais. Podem conter cálculos e exemplos selecionados criteriosamente, mas que sejam secundários e não comprometam a compreensão do texto principal. Também podem ser anexados: esquemas, diagramas, manuais e dados técnicos sobre materiais, componentes e equipamentos; dados de experimentos e simulações; etc.

10 2. Excel Software para criação e manutenção de Planilhas Eletrônicas. Permite, além da manipulação de cálculos em planilhas, a inclusão de gráficos criados com base nos dados da planilha. Podem ser criadas planilhas de cálculos para orçamentos, previsões e planejamentos para investimentos futuros, diversos tipos de tabelas, controle de gastos, controle de caixa, etc. Comece abrindo o programa, conforme mostra a figura abaixo. Figura 6 - Abrindo o Microsoft Excel

11 Janela inicial do Excel Figura 7 - Janela inicial do Excel Assim como realizamos com o Word 2010 vamos mostrar os componentes básicos da janela inicial do Excel: Barra de Menus: nesta barra temos acesso a todos os comandos do Excel. Por exemplo, para salvar uma planilha, clicamos no menu Arquivo e nas opções que surgem, damos um clique na opção Salvar ou Salvar como se for a primeira vez que o Arquivo será salvo. Barra de ferramentas: Cada botão nesta barra executa um determinado comando. Por exemplo, o botão com o desenho do disquete é equivalente ao comando Salvar. Os botões das barras de ferramentas funcionam como um atalho rápido para os comandos mais utilizados. No Excel podemos ter diversas barras de ferramentas. Para ser mais preciso, temos as seguintes barras de ferramentas:

12 Referência da célula selecionada: Indica o endereço da célula onde está atualmente o cursor. Janela de pastas de trabalho (células / linhas / colunas): Nesta área (quadriculada) é que inserimos informações e fórmulas, ou seja, onde construímos a planilha propriamente dita. Barra de status: Nesta barra são emitidas mensagens sobre as operações que estão sendo executadas na planilha. Barra de fórmulas: Esta barra exibe a fórmula utilizada na célula atual (célula onde está o cursor). Para colocar o cursor na barra de fórmulas é só dar um clique na barra. 2.1 Linha, coluna e célula Ao abrirmos o Microsoft Excel é apresentada uma janela com três planilhas: Plan 1, Plan 2 e Plan 3, Figura 7. A planilha selecionada por padrão é a planilha Plan1, uma planilha vazia, onde formada por linhas e colunas dispostas de tal forma que podemos inserir informações dentro da grade formada com o cruzamento desses dois elementos. Linha: dentro do Excel as linhas são identificadas com números no canto esquerdo da tela, Figura 9 que vai de 1 a Ou seja, em cada planilha podemos ter até linhas. 59 Figura 8 - Linhas da planilha Coluna: as colunas são identificadas com letras de A a Z (Figura 9) e combinações de letras (AB, AC, etc) até totalizarem256 colunas.você pode tornar uma coluna tão larga quanto a janela da planilha (255 caracteres) ou tão estreita quanto a fração de um caractere. Figura 9 - Colunas da planilha Célula: é cada quadrícula da planilha (Figura 10), a unidade de uma planilha na qual você pode inserir e armazenar dados. A interseção de cada linha e coluna em uma planilha forma uma célula. Você pode inserir um valor constante ou uma fórmula em

13 cada célula. Um valor constante é normalmente um número (incluindo uma data ou hora) ou texto, mas pode também ser um valor lógico ou valor de erro. Figura 10 - Célula de uma planilha

14 Célula ativa: é a célula exibida com uma borda em negrito, que indica que a célula está selecionada, pronta para a digitação dos dados. Endereço da célula: Toda célula é indicada através de um endereço. O endereço é formado pela letra (ou letras) da coluna seguido pelo número da linha, como a célula B2, indicada na Figura 11. Figura 11 - Endereço da célula Intervalo de células: é uma região da planilha que selecionamos a fim de trabalhar e modificar. Uma faixa é representada pelo endereço da primeira célula (canto superior esquerdo) dois pontos ( : ) e o endereço da última célula (canto inferior direito). Por exemplo: A1:A6, como na Figura 12. Figura 12 - Intervalo de células 2.2 Digitando uma tabela Para montarmos uma tabela no Excel, basta posicionarmos o cursor nas células que irão receber os dados e então iniciamos a digitação. Cada vez que dermos ENTER, o cursor deslocará uma célula para baixo. Digitando as colunas. Se quisermos nos deslocar para o lado, em vez de teclar ENTER, usaremos as setas de navegação. 2.3 Movimentando o cursor

15 Existem teclas do teclado que facilitam a movimentação do cursor na tela. As mais usadas são: - Setas de Navegação - move o cursor para cima, para baixo, esquerda e direita. - PgUp - Move o cursor uma página para cima. - PgDn - Move o cursor uma página para baixo. - Home - Move o cursor para o início da linha. - End - Move o cursor para o final da linha. - CTRL+Home - Move o cursor para o canto superior esquerdo da planilha. - CTRL+End - Move o cursor para o canto inferior da planilha. 2.4 Copiando células Para copiar, marcamos a célula a ser copiada e arrastamos, com o MOUSE, a Alça preenchimento (um quadrinho no canto inferior da célula), até marcar toda a área e receber a cópia. soltarmos o botão esquerdo do mouse, o conteúdo da primeira célula será copiado para as demais importante salientar que o ponteiro do mouse se transforma numa cruz(+) quando estiver sobre a Alça de preenchimento. Se a primeira célula contiver um texto ou um numero, as outras receberão o mesmo texto. Contiver uma fórmula, ela será copiada, mas as coordenadas se adaptarão à nova célula, alternar automaticamente os resultados. Ao construirmos uma tabela, montamos a primeira fórmula de cada coluna e com este mando copiamos para as demais linhas da planilha. 2.5 Fórmulas Para construir uma fórmula basta selecionar a célula que receberá o resultado, então, deve-se iniciá-la sempre pelo sinal de igual (=). Após, deve-se usar os operadores aritméticos para montar a fórmula. 2.6 Atividades: Controlando os gastos Abra o Excel. Na coluna A digite todos os seus gastos mensais quando acabar de escrever os gastos salte duas linhas e escreve total, na coluna B digite o valor para o respectivo gasto. Obs: Se necessário inclua ou exclua elementos. a) Posicione o cursor (em forma de cruz) na célula B1, clique e mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste até a célula B13. Esta ação cria um retângulo em torno das células B1 a B13. Solte o botão esquerdo do mouse e clique com o botão direito sobre as células selecionadas. Na janela que se abrir clique em (1) Formatar células, outra janela se abrirá. Na aba (2) Número, selecione a opção (3) Moeda e clique em (4) OK.

16 Agora os dados que você digitou tem o formato monetário, com duas casas decimais, os centavos. b) Posicione o cursor na célula B13. Clique com o botão esquerdo do Mouse na Barra de Fórmulas (1), e digite a fórmula para calcular a soma e tecle ENTER: Ao teclar ENTER a soma ou o total de seus gastos mensal aparecerá na célula B13. c) Salve a planilha na pasta Informática na área de trabalho. 3. Power Point Programa utilizado para criação e apresentações de Slides. Para iniciá-lo basta Clicar no botão Iniciar da barra de tarefas do Windows, apontar para Todos os Programas, selecionar Microsoft Office e clicar em Microsoft Office PowerPoint. Figura 13: Janela inicial Power Point Criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2010 engloba: iniciar com um design básico; adicionar novos slides e conteúdo; escolher layouts; modificar o design

17 do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transições de slides animados. Para iniciar uma nova apresentação basta clicar no Botão Arquivo Barra Menu, e em seguida clicar em Novo. Então escolher um modelo para a apresentação (Em Branco, Modelos Instalados, Meus modelos, Novo com base em documento existente). Depois de escolhido o modelo clicar em Criar. Para selecionar um slide, basta clicar na guia Slide no painel à esquerda. LAYOUT Para alterar o Layout do slide selecionado, basta clicar na Guia Início e depois no botão Layout, escolha o layout desejado clicando sobre ele. INSERIR TEXTO Para inserir um texto no slide clicar com o botão esquerdo do mouse no retângulo (Clique para adicionar um título), após clicar o ponto de inserção (cursor será exibido).

18 Então basta começar a digitar. FORMATAR TEXTO Para alterar um texto, é necessário primeiro selecioná-lo. Para selecionar um texto ou palavra, basta clicar com o botão esquerdo sobre o ponto em que se deseja iniciar a seleção e manter o botão pressionado, arrastar o mouse até o ponto desejado e soltar o botão esquerdo. Com o texto selecionado basta clicar nos botões para fazer as alterações desejadas: 1 Fonte: Altera o tipo de fonte 2 Tamanho da fonte: Altera o tamanho da fonte 3 Negrito: Aplica negrito ao texto selecionado. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+N. 4 Itálico: Aplica Itálico ao texto selecionado. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+I. 5 Sublinhado: Sublinha o texto selecionado. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+S. 6 Tachado: Desenha uma linha no meio do texto selecionado. 7 Sombra de Texto: Adiciona uma sombra atrás do texto selecionado para destacálo no slide. 8 Espaçamento entre Caracteres: Ajusta o espaçamento entre caracteres. 9 Maiúsculas e Minúsculas: Altera todo o texto selecionado para MAIÚSCULAS, minúsculas, ou outros usos comuns de maiúsculas/minúsculas. 10 Cor da Fonte: Altera a cor da fonte. 11 Alinhar Texto à Esquerda: Alinha o texto à esquerda. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+Q. 12 Centralizar: Centraliza o texto. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+E. 13 Alinhar Texto à Direita: Alinha o texto à direita. Também pode ser acionado através do comando Ctrl+G.

19 14 Justificar: Alinha o texto às margens esquerda e direita, adicionando espaço extra entre as palavras conforme o necessário, promovendo uma aparência organizada nas laterais esquerda e direita da página. 15 Colunas: Divide o texto em duas ou mais colunas. INSERIR SÍMBOLOS ESPECIAIS Além dos caracteres que aparecem no teclado, é possível inserir no slide vários caracteres e símbolos especiais. 1. Posicionar o cursor no local que se deseja inserir o símbolo. 2. Acionar a guia Inserir. 3. Clicar no botão Símbolo. 4. Selecionar o símbolo. 5. Clicar em Inserir e em seguida Fechar. MARCADORES E NUMERÇÃO Com a guia Início acionada, clicar no botão, para criar parágrafos com marcadores. Para escolher o tipo de marcador clicar na seta. Com a guia Início acionada, clicar no botão, para iniciar uma lista numerada. Para escolher diferentes formatos de numeração clicar na seta. INSERIR NOVO SLIDE Para inserir um novo slide acionar a guia Início e clicar no botão. Depois clicar no layout desejado. INSERIR FIGURAS

20 Para inserir uma figura no slide clicar na guia Inserir, e clicar em um desses botões: Imagem do Arquivo: inseri uma imagem de um arquivo; Clip-art: é possível escolher entre várias figuras que acompanham; Formas: inseri formas prontas, como retângulos e círculos, setas, linhas, símbolos de fluxograma e textos explicativos; Gráfico: inseri um gráfico para ilustrar e comparar dados; WordArt: inseri um texto com efeitos especiais. CABEÇALHO E RODAPÉ Para editar o cabeçalho ou rodapé do slide, basta clicar no botão, na guia Inserir. As informações serão exibidas na parte superior ou inferior de cada página impressa. ALTERAR A ORDEM DOS SLIDES Para alterar a ordem dos slides: Selecionar a guia Slides (no painel à esquerda), Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o slide, mantê-lo pressionado e arrastá-lo até a posição desejada. ALTERAR PLANO DE FUNDO Para alterar o plano de fundo de um slide, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele, e em seguida clicar em Formatar Plano de Fundo. Depois escolher entre as opções clicar Aplicar a tudo para aplicar a mudança a todos os slides, se for alterar apenas o slide atual clicar em fechar. EXCLUIR SLIDE

21 Para excluir um slide basta selecioná-lo e depois clicar com o botão direito do mouse e selecionar Excluir slide.. EXIBIR APRESENTAÇÃO Para exibir uma apresentação clicar na guia Apresentação de Slides, e seguir um destes procedimentos: Figura 14: Link para iniciar apresentação. Clicar no botão, ou pressionar a tecla F5, para iniciar a apresentação a partir do primeiro slide. Clicar no botão, ou pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e F5, para iniciar a apresentação a partir do slide atual. SALVAR ARQUIVO Após criar uma apresentação, é necessário efetuar a gravação do arquivo, essa operação é chamada de Salvar. Para salvar o arquivo, acionar o Botão do Microsoft Office e clicar em Salvar, ou clicar no botão. SAIR DO POWERPOINT

22 Para sair do Microsoft Office PowerPoint, utilizar as seguintes opções: Acionar o Botão do Microsoft Office e clicar em Sair do PowerPoint. Clicar no Botão Fechar Pressionar as teclas ALT+F4. Se o arquivo não foi salvo ainda, ou se as últimas alterações não foram gravadas, o PowerPoint emitirá uma mensagem, alertando-o do fato. - Exercício - CRIAR APRESENTAÇÕES Criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2010 engloba: iniciar com um design básico; adicionar novos slides e conteúdo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transições de slides animados.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química.

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. Aula 8 POWER POINT META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir, de forma breve, a utilização deste software

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Noções Básicas de Microsoft Excel

Noções Básicas de Microsoft Excel Noções Básicas de Microsoft Excel 1. Introdução Nessa apostila vamos entender exatamente o que é o Microsoft Excel e em que situações do dia-a-dia podemos utilizá-lo. O Microsoft Excel é um software para

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo Apresentação WORD é um software que possibilita a criação de documentos em um computador. Seus principais atributos são: criação de textos, cartas, memorandos,

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade II TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade II TÉCNICAS DE INFORMÁTICA Prof. Me. Elvis Pontes Unidade II TÉCNICAS DE INFORMÁTICA Microsoft word Criação/editoração de textos, cartas, memorandos, de mala-direta e tabelas; Barra de ferramentas de acesso rápido Faixa de opções

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aula: 04/06 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE Microsoft Word O Microsoft Word é um editor de textos, onde você poderá confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas Faz parte de um pacote chamado Microsoft Office

Leia mais

Treinamento Excel 2010 Thalles Cezar Montenegro

Treinamento Excel 2010 Thalles Cezar Montenegro + Treinamento Excel 2010 Thalles Cezar Montenegro + Agenda Histórico Interface Principais Menus Salvando arquivos Abrindo arquivos Formatação + Histórico Surgiu em 1985 para Mac Fazer tudo o que o 1-2-3

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1 João David G. Prevedello Básico Teclado e Mouse Um teclado tem mais de 100 teclas, existem de várias cores, formatos, cabos,

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1 Microsoft Excel Aula 1 O que é o Microsoft Excel? Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas).

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS PRINCIPAIS TECLAS DE ATALHO WINDOWS OBS: A TECLA WINDOWS É REPRESENTADA POR UMA BANDEIRINHA AO LADO DA TECLA ALT NA PARTE INFERIOR A ESQUERDA DO SEU TECLADO. ( ) Alt + Enter Alt + Esc Alt + F4 Alt + Tab

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

O que é o Microsoft Office?

O que é o Microsoft Office? Aula 1 O que é o Microsoft Office? O Microsoft Office é um pacote de programas para escritório que faz parte de um único DVD. Você aprenderá neste curso a trabalhar com os programas mais famosos do pacote

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

Introdução... 4. Tela do PowerPoint... 4. Elementos da Tela do PowerPoint... 4. Criar Apresentações... 7. Selecionar Slide... 8. Layout...

Introdução... 4. Tela do PowerPoint... 4. Elementos da Tela do PowerPoint... 4. Criar Apresentações... 7. Selecionar Slide... 8. Layout... Sumário Introdução... 4 Tela do PowerPoint... 4 Elementos da Tela do PowerPoint... 4 Criar Apresentações... 7 Selecionar Slide... 8 Layout... 8 Inserir Texto... 9 Formatar Texto... 11 Inserir Símbolos

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos Editor de Textos Microsoft Office Word 1 Sumário 1. MICROSOFT WORD... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT WORD... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO WORD... 5 2.1. DIGITANDO UM TEXTO... 5 2.2. NAVEGANDO PELO TEXTO...

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

EXCEL: VISÃO GERAL 4

EXCEL: VISÃO GERAL 4 EXCEL: VISÃO GERAL 4 Conhecendo o Excel 4 Conhecendo a área de trabalho 5 Entrada na barra de Fórmulas 6 Iniciando o programa 6 Abrindo uma pasta de planilhas 6 Inserindo dados 6 Apagando o conteúdo de

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Exercício - Power Point 4.0

Exercício - Power Point 4.0 Exercício - Power Point 4.0 1 Cenário:Você é um Gerente de Contas da Empresa Ferguson and Bardell e irá criar uma apresentação de investimento. Este é o primeiro exercício de uma série de 5, os exercício

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD CURSO DE SUMÁRIO MICROSOFT WORD... 3 INICIANDO O WORD... 3 COMANDOS BÁSICOS... 4 CONFIGURANDO PÁGINAS... 7 COMANDOS AVANÇADOS... 8 TABELA... 9 CRIANDO TABELAS... 9 RECORTAR, COPIAR E COLAR... 9 PARA IMPRIMIR

Leia mais

Microsoft. Power Point 97

Microsoft. Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Índice INTRODUÇÃO... 1 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE SLIDES... 2 Tela Inicial... 3 Tipos de layouts para formatar slides:... 3 AS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Leia mais

ANÁLISE: Material extraído do site APOSTILANDO.com, sendo que as telas foram atualizadas.

ANÁLISE: Material extraído do site APOSTILANDO.com, sendo que as telas foram atualizadas. CURSO: EXCEL BÁSICO PRÉ REQUISITO: Conhecer o ambiente Windows e suas aplicações. ANÁLISE: Material extraído do site APOSTILANDO.com, sendo que as telas foram atualizadas. (Copyright 2000/2004 Apostilando.com

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais