OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVOS DA DISCIPLINA"

Transcrição

1 Faculdades Integradas Teresa D Ávila Lorena - SP Curso Educação Artística Habilitação Artes Plásticas Disciplina: Análise e Expressão do Som Ano letivo 2010 Série 2 Carga Horária 72 Professor(a) José Paulo de Assis Rocha OBJETIVOS DA DISCIPLINA Considerando-se o fato de que os PCN revelam em seu texto uma expectativa no processo de educação de nossos alunos em cada uma das modalidades artísticas, seja a Música, Teatro, Dança ou Artes Visuais, e também, as Audiovisuais, em se tratando do Ensino Médio, cabe aos cursos de formação de professores de Arte prever, além da aquisição das competências e habilidades referentes à habilitação específica que é oferecida aos futuros profissionais da educação, experiências estéticas mediante os conteúdos das demais linguagens artísticas, o que inclui, naturalmente, a Música e suas possibilidades de interseção curricular. EMENTA Orientando-se pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos Superiores (2002), o componente denominado Análise e Expressão do Som deverá caracterizar-se por conteúdos que contemplem uma abordagem da Música em suas relações com a Cultura e as Artes, em geral, e com outras áreas do conhecimento humano, estudos específicos que dão consistência e particularidade à área e sua gramática e, finalmente, de questões de caráter teórico-prático que possam relacionar o exercício da arte musical com o desempenho profissional, o que diz respeito, não apenas ao saber arte, mas também, ao saber ser professor de arte ou ao saber ensinar arte.

2 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Adquirir competências de sensibilidade e de cognição na área das Artes Visuais e em suas inter-relações com as demais linguagens artísticas, diante de sua própria produção e no contato com o patrimônio artístico universal, apreciando e emitindo juízo a respeito dos bens artísticos de diferentes povos e culturas criados ao longo da História e da contemporaneidade; Desenvolver o conhecimento estético e a competência artística para a produção de trabalhos individuais, grupais e/ou coletivos; Conscientizar-se do papel mediador do professor, profissional este que deverá fazer as devidas conexões entre a arte e o aprendiz, para tanto, inteirar-se dos fundamentos que estruturam o trabalho curricular da Educação Artística na escola e dos aspectos didático-metodológicos para o seu desempenho em sala de aula. O aluno deverá ser capaz de: OBJETIVOS ESPECIFICOS DA DISCIPLINA Compreender a Música como linguagem e área de conhecimento; Conhecer, apreciar e de demonstrar respeito frente à imensa variedade cultural que caracteriza o conhecimento musical construído pela humanidade, mediante diferentes sistemas, no decorrer da História e nos diferentes espaços geográficos; Perceber, identificar e utilizar elementos da gramática da Linguagem Musical em processos de escuta, interpretação, improvisação e composição sons, silêncios, durações, compassos, timbres, alturas, dinâmicas, formas, melodias, rítmicas, harmonizações, andamentos, densidades, texturas, dentre outros; Adquirir maior sensibilidade e consciência estético-crítica diante do universo sonoro; Fazer uso de formas de registro sonoro, tradicionais ou não, na grafia ou leitura de produções musicais para instrumentos, vozes e/ou outros; Utilizar, com técnica, a voz enquanto meio de expressão e comunicação musicais; Refletir sobre aspectos estéticos e comunicacionais da música produzida na contemporaneidade e trazida pelos meios tecnológicos; Exercitar a memória musical; Adquirir conhecimentos sobre o mercado de trabalho referente à atuação profissional na área musical; Apropriar-se de procedimentos didático-pedagógicos para o ensino da arte musical na Educação Básica.

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Música: Expressão, Representação, Forma e Conteúdo elementos estruturais, oparâmetros do som, signos e significados, realidades internas e externas; Tridimensionalidade em Música: Horizontalidade e Verticalidade, Melodias e Harmonizações ou Re-Harmonizações; Grafia: Notação Musical Convencional e não-convencional, escrita e leitura de partituras; Suportes, Fontes Sonoras e Sonoridades: instrumentos musicais tradicionais, elétricos, eletrônicos, equipamentos, vozes humanas, percussões corporais, paisagens sonoras, outros; Relações Palavra e Sonoridades Portadores de elementos da Linguagem Musical Poesia, Jogos e Brincadeiras; Mediação para escuta: Leitura Formal análise de elementos estruturais do texto sonoro; apreciação artístico-estética e crítica; relações Arte e Público; Música e Materialidade Suportes e Rupturas; História da Música: Música, Cultura e concepções estéticas no tempo/espaço gêneros, estilos, rítmicas, sistemas, formas, funções, autores, contextos, saberes e modos de pensar a arte; Fazer Musical: interpretação, improvisação, composição Canto Grupal e conhecimento instrumental percurso de experimentação, imaginação criadora, ação inventiva, processo pessoal criativo, vigília criativa; Música e interseções e diálogos com as demais linguagens; A arte musical na cidade e o patrimônio cultural: manifestações, espetáculos, apresentações, práticas, costumes, tradições, espaços, paisagens, grupos, divulgação, etc.; Mercado de Trabalho: profissionais da área de Música; Repertório Musical e Cultural; Procedimentos Metodológicos para o ensino de Música.

4 PROCEDIMENTOS Os conteúdos serão desenvolvidos mediante: Experiências para nutrição estética na área; Vivências e experiências estéticas; Atividades de consulta e pesquisa; Leituras Reflexivas; Estudos Dirigidos; Textos apostilados e bibliografia específica; Visitas à biblioteca; Aulas Expositivas; Momentos para o exercício de escuta e apreciação; Propostas de interpretação, improviso, composição, de produções individuais e/ou grupais; Elaboração de registros, sínteses e relatórios; Socialização de idéias e conclusões no coletivo da classe; Prática instrumental e canto grupal; Trabalho por projetos; Contatos com partituras; Propostas alternativas de interseção com outras linguagens e disciplinas; Utilização de materiais de apoio e recursos: instrumentos musicais, aparelho de som, datashow, CD e DVD, retroprojetor, cópias de xerox, reproduções de obras de arte, dentre outros.

5 Produções e criações na área musical; Questionamentos para estudos dirigidos; Relatórios, sínteses e pesquisas; Provas objetivas e dissertativas; FORMAS DE AVALIAÇÃO Participação nos momentos para socialização de temas e assuntos no coletivo da classe. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA 1.BEYER, E. e KEBACH, P. (Org.) Pedagogia da Música experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, SHAFER, M. O ouvido pensante. S.Paulo: Fundação Editora da UNESP, Károlyi, O. Opus 86 Introdução à Música. S.Paulo: Martins Fontes Ed.Ltda, D OLIVET, F. Música apresentada como Ciência e Arte. S.Paulo: Madras, BRITO, T.A. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2 ed. SP: Peirópolis, 2003.

6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR 1.MATEIRO, T. e SOUZA, J. (Orgs.) Práticas de ensinar Música Legislação, Planejamento, Observação, Registro, Orientação, Espaços, Formação. Porto Alegre: Sulina, FERREIRA, S. O ensino das artes: construindo caminhos. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, CARPEAUX, O. O livro de ouro da História da Música: Da Idade Média ao Séc. XX. 5 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, WISNIK, J.M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. SP: Cia das Letras, Outros 1. STEFANI, G. Para entender a Música. 2 ed. RJ: Globo, SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente. S. Paulo: Moderna, ARAUJO, S. e PAZ, G. e CAMBRIA, V. (Org.) Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. RJ: MAUADX: FAPERJ, OLIVEIRA, M.R.D. et al (Org.) Território das Artes. SP: EDUC, PUC, CENPEC. Música e Movimento. SP: CENPEC, FEBEM, SEE/SP, VISCONTI, M. e BIAGIONI, M.Z. Guia para Educação e Prática Musical em escolas. 1 ed. SP: ABEMÚSICA, ANDRADE, M.R.M. Introdução à Estética Musical. SP: HUCITEC, SANTOS, F.C. Por uma escuta nômade. 2 ed. EDUC/FAPESP, MARTINS, M.C. et al Didática do ensino de Arte: A língua do mundo. SP: FTD, ARSLAN, L.M. e IAVELBERG, R. Ensino de Arte. S.Paulo: Cengage Learning, BARBOSA, A.M.T.B. et al (Orgs.) O ensino das Artes nas Universidades. SP: USP/CNPq, BARBOSA, A.M.T.B. Inquietações e Mudanças no ensino da Arte. SP: Cortez, GOMES, N.R. e RUZANOWSKI, E.B. Brasil, Música e Folclore. SP: SEC, CAZNOK, Y.B. Cadernos de Projetos CENP/CENPEC: Música. S.Paulo: SEE/CENP, BENNETT, R. Uma breve História da Música. RJ: Jorge Zahar Editor ALBIN, R.C. O livro de Ouro da MPB A história de nossa Música Popular de sua origem até hoje. RJ: Ediouro, BRASIL. S.E.F. PCN: ARTE 1ª a 4ª séries do Ensino. Fundamental. Brasília: MEC/SEF, V.6, BRASIL. S.E.F. PCN: ARTE 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, BRASIL. PCN: ARTE Ensino Médio. Brasília: MEC, S.PAULO: Estado. SEE. Proposta Curricular do Estado de S.Paulo: ARTE. S.Paulo: SEE, BRASIL: MEC. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, BRASIL: MEC. PCN + E.M. Orientações Educacionais Complementares aos PCN.- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRICULO

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRICULO FATEA Faculdades Integradas Teresa D Ávila Curso: Pedagogia Carga Horária: 36h Ano: 2011 Professor: José Paulo de Assis Rocha Plano de Ensino Disciplina: Arte e Educação Período: 1º ano Turno: noturno

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 6ª DISCIPLINA: Música e ensino

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Curso Educação Artística Habilitação: Artes Plásticas. Disciplina Prática de Ensino. Professor(a) José Paulo de Assis Rocha JUSTIFICATIVA

Curso Educação Artística Habilitação: Artes Plásticas. Disciplina Prática de Ensino. Professor(a) José Paulo de Assis Rocha JUSTIFICATIVA Curso Educação Artística Habilitação: Artes Plásticas Disciplina Prática de Ensino Ano letivo 2011 Série 3ª Carga Horária 72 H/aula Professor(a) José Paulo de Assis Rocha JUSTIFICATIVA Assim como curadores

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá Perspectivas Musicais na Educação Infantil Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá - 2011 Ementa Reflexão sobre a produção sonora contemporânea e suas implicações para o viver em sociedade. Apresentação das

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano Professor Responsável: Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel Carga horária Anual: 60 horas Carga horária

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física na Código: FIS09 Educação Infantil Professor: Gilson Pereira Souza

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

JUSTIFICATIVA OBJETIVOS GERAIS DO CURSO FATEA Faculdades Integradas Teresa D Ávila Plano de Ensino Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos Teoricos Metodologicos para o Ensino de Arte Carga Horária: 36h Período: 2º ano Ano: 2011 Turno: noturno

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Artes Curso: Técnico Em Eletromecânica Integrado Ao Ensino Médio Série: 1º Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável: EMENTA O universo da arte, numa abordagem

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE PLANO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MÚSICO BANDA/ORQUESTRA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: CURSO: SÉRIE: CARGA HORÁRIA:

COMPONENTE CURRICULAR: CURSO: SÉRIE: CARGA HORÁRIA: COMPONENTE CURRICULAR: CURSO: SÉRIE: CARGA HORÁRIA: PLANO DA DISCIPLINA Artes Técnico Integrado em Controle Ambiental 1º Ano 67 h.r. EMENTA Estudo sobre a arte em suas linguagens, códigos e tecnologias

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE PLANO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MÚSICO BANDA/ORQUESTRA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003869A - Didática Docente(s) Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO - 2017 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS 1.2 CURSO: Técnico em Análises Químicas 1.2 UNIDADE DIDÁTICA: Artes I CH: 67 h/r DOCENTE RESPONSÁVEL: Mauricio

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Lazer e Recreação Professora: Mônica Mª Vieira Lima Barbosa e-mail: monica.barbosa@fasete.edu.br

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

Currículo da Oferta de Escola Música

Currículo da Oferta de Escola Música Departamento de Expressões Currículo da Oferta de Escola Música Competências Específicas As competências específicas a desenvolver na disciplina de Música são aqui apresentadas em torno de quatro grandes

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA PLANO DE ENSINO Disciplina Metodologia do Ensino da

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA TURMA: 1º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO.

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes PLANO DE CURSO DISCIPLINA CH CR SEMESTRE PROFESSOR TÍTULO Teoria e Prática da Arte na Educação

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: VII Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: VII Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Código: DIV87 Popular Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA. Educação Musical - 5º ANO A. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA. Educação Musical - 5º ANO A. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA Educação Musical - 5º ANO A Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como objetivo fundamental O processo de ensino e aprendizagem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSOS: TÉCNICOS INTEGRADOS AO MEDIO E PROEJA.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSOS: TÉCNICOS INTEGRADOS AO MEDIO E PROEJA. PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICOS INTEGRADOS NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: UNIDADE ACADÊMICA DE FORMAÇÃO GERAL COMPONENTE CURRICULAR: ARTES CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: MUSICALIZAÇÃO I CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1º ANO CARGA HORÁRIA TOTAL:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Antropologia e educação. Cultura da infância e da família. Construção dos modos de viver humanos. Formas alternativas de culturas.

PLANO DE ENSINO. Antropologia e educação. Cultura da infância e da família. Construção dos modos de viver humanos. Formas alternativas de culturas. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: PEDAGOGIA Disciplina: Antropologia Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Antropologia e educação. Cultura da infância e da família.

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013

PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013 PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013 1. APRESENTAÇÃO A música está presente em todas as culturas, nos diferentes períodos históricos da humanidade e suas formas de organização se constituem em cada contexto específico.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. ARTE DE PERTO Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA EDUCACIONAL E

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO PERIÓDICA 7º ANO 2016/2017 1.º Período Temas Conteúdos/Conceitos

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA. Educação Musical 6º ANO A. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades. 2. Metas de aprendizagem

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA. Educação Musical 6º ANO A. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades. 2. Metas de aprendizagem DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA Educação Musical 6º ANO A Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades O processo de ensino e aprendizagem da educação musical consiste na interação de um conjunto

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 041_PROForma_18/21 (DREAçores/AAFC/000/2019) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 25 horas Unidades de Crédito: 1 unidade (de acordo com o artigo 231.º do EPDRAA)

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 60 Nº DE CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 60 Nº DE CRÉDITOS: 03 DISCIPLINA: Música e Movimento CÓDIGO: EFA480 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 60 Nº DE CRÉDITOS: 03 EMENTA: Análise e experimentação corporal dos parâmetros da música e seus elementos estruturais básicos. Musicalização

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1 EMENTA

PLANO DE ENSINO 1 EMENTA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: IV CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Geografia:

Leia mais

Currículo Referência em Dança Ensino Médio

Currículo Referência em Dança Ensino Médio Currículo Referência em Dança Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Sugestão de Atividades - Conhecer a área de abrangência profissional da arte/dança e suas características;

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS e FÍSICO-MOTORA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS e FÍSICO-MOTORA CRTÉRO EPECÍFCO DE AVALAÇÃO 3º ANO (1º CCLO) EXPREÕE ARTÍTCA e FÍCO-MOTORA Expressão e Educação Dramática/Teatro UDOMÍNO/ CONTEÚDO Experimentação e Criação Fruição e Análise Pesquisa DECRTORE DE DEEMPENHO

Leia mais

Currículo Referência em Música 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Música 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Objetiv Currículo Referência em Música Conceit 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúd Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes 1º. Bimestre Fazer uso de formas não convencionais de registro,

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 5º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE. EXPRESSÕES ARTÍSTICAS e FÍSICO-MOTORA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE. EXPRESSÕES ARTÍSTICAS e FÍSICO-MOTORA ANO LETVO 2017/2018 CRTÉRO DE AVALAÇÃO 1º CCLO 1º ANO DE ECOLARDADE EXPREÕE ARTÍTCA e FÍCO-MOTORA Expressão e Educação Dramática/Teatro UDOMÍNO/ CONTEÚDO Experimentação e Criação - Fruição e Análise -

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2º ANO (1º CICLO) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS e FÍSICO-MOTORA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2º ANO (1º CICLO) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS e FÍSICO-MOTORA CRTÉRO EPECÍFCO DE AVALAÇÃO 2º ANO (1º CCLO) EXPREÕE ARTÍTCA e FÍCO-MOTORA Expressão e Educação Dramática/Teatro UBDOMÍNO/ CONTEÚDO Experimentação e Criação - Fruição e Análise - Pesquisa DECRTORE DE DEEMPENHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: MUSICALIZAÇÃO II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: PEDAGOGIA ANO: 2008 HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA PLANO DE ENSINO Disciplina MUSICALIZAÇÃO III Código

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G. Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LAC1732T1 - Didática Docente(s) Eliane Bambini G. Bruno Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

Como colaborar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Como colaborar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Como colaborar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Arte é comunicação. Está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e em todas as culturas. Nada chega ao pensamento se não

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA, Estado de São Paulo, através do Prefeito Municipal, no uso de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE PLANO DE CURSO CURSO TÉCNICO EM CANTO IDENTIFICAÇÃO Disciplina Introdução

Leia mais

Ementas: Atividade Acadêmica e Disciplinas (obrigatórias e optativas)

Ementas: Atividade Acadêmica e Disciplinas (obrigatórias e optativas) Ementas: Atividade Acadêmica e Disciplinas (obrigatórias e optativas) Disciplina Código Linha de Pesquisa Nível/Natureza Mestrado Doutorado Ementa Análise Aplicada à Performance INC846 todas Estudo de

Leia mais

Planificação Anual Música 3.º Ciclo

Planificação Anual Música 3.º Ciclo Planificação Anual Música 3.º Ciclo Domínios Objetivos Gerais Organizadores da Aprendizagem Desenvolvimento de competências no domínio de práticas vocais e instrumentais diferenciadas; Desenvolvimento

Leia mais

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Externato Princesa Dona Maria Amélia Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Professoras titulares de turma: Bárbara Gomes Isabel Araújo Ano letivo 2016/17 Externato Princesa Dona Maria Amélia

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: LIBRAS Código da Disciplina: NDC139 Curso: Faculdade de Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7 período Faculdade responsável: NDC Programa em vigência a partir

Leia mais

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano Astrofísica Voltado para alunos de 9º ano e Ensino Médio, o curso de Astrofísica permite o desenvolvimento da curiosidade e de habilidades como a observação, o aprimoramento de conceitos físicos, o trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. 69/2016 ANEXO V PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CURSOS QUE EXIGEM

Leia mais