GESTÃO ARQUIVÍSTICA Professor: Marcel Ferrante Silva NORMAS E METODOLOGIAS NOBRADE E ISAD(G) Abril/2008. Flávia Fátima de Paiva Rezende

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO ARQUIVÍSTICA Professor: Marcel Ferrante Silva NORMAS E METODOLOGIAS NOBRADE E ISAD(G) Abril/2008. Flávia Fátima de Paiva Rezende"

Transcrição

1 GESTÃO ARQUIVÍSTICA Professor: Marcel Ferrante Silva NORMAS E METODOLOGIAS NOBRADE E ISAD(G) Flávia Fátima de Paiva Rezende E Renata Cláudia Fonseca Abril/2008

2 ISAD(G) E NOBRADE Análise: Normas vigentes de descrição arquivística e indexação de documentos dentro da Arquivologia. ISAD(G) Norma Internacional NOBRADE Norma Nacional Objetivo: Comparação entre as Normas, busca de traços comuns e diferentes.

3 ISAD(G) NORMA INTERNACIONAL DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA Apresentação: A norma analisada é uma versão brasileira preparada por Grupo de Trabalho do Arquivo Nacional constituído pela Portaria nº 6 de 26 de fevereiro de 1998, sendo uma tradução do documento original na versão inglês, esta versão é apontada como um documento de referência. Esta obra é a segunda edição adotada pelo comitê de Normas de Descrição Estocolmo, Suécia, de setembro

4 ISAD(G) A comissão ad hoc de Normas de Descrição que desenvolveu a ISAD (G) tornou-se um comitê permanente no Congresso Internacional de Arquivos de Pequin, China, em A revisão foi feita pelo Comitê de Normas de Descrição. Esta segunda edição da ISAD(G) é resultado de um processo de revisão anunciado no prefácio da edição de Ao final de setembro de 1998, foram compilados um Compêndio de comentários para revisão da ISAD(G) de 101 páginas.

5 ISAD(G) Em uma segunda reunião plenária do Comitê em 19 a 22 de outubro de 1998, uma minuta do ISAD(G) revista foi produzida com base nos comentários submetidos. Essa revisão foi finalizada em uma terceira reunião plenária do Comitê, em Estocolmo, Suécia, sendo oferecida para publicação no ano 2000 visando o XIV Congresso Internacional DE Arquivos, em Sevilha, Espanha, em setembro de mesmo ano.

6 ISAD(G) A norma apresentada estabelece diretrizes gerais para preparação de descrições arquivísticas, devendo ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou mesmo como base para sua criação. O objetivo da descrição arquivística é o de identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, com a finalidade de promover o acesso aos mesmos. Para isso é necessário a criação de representações precisas e adequadas e também pela organização dessas representações de acordo com modelos pré-determinados.

7 ISAD(G) No processo de descrição arquivística são registradas informações relativas à criação, avaliação, registro de entrada, conservação, arranjo do documento. Pode-se dizer que a descrição arquivística abrange todo elemento de informação. Sistemas de informação automatizados podem servir para integrar ou selecionar elementos de informação para atualiza-los ou altera-los.

8 ISAD(G) Conjunto de regras visadas para Descrição Arquivística Assegurar a criação de descrições consistentes; Facilitar a recuperação e troca de informações; Possibilitar o compartimento de dados de autoridades; Possibilitar a integração de descrições de diferentes arquivos. As normas de descrição arquivística são baseadas em princípios teóricos aceitos, como exemplo o princípio de respeito aos fundos.

9 ISAD(G) Áreas em que estão organizadas as regras de Descrição Arquivística Área de identificação, a qual é destinada para informação essencial; Área de contextualização, a qual é destinada à informação sobre origem e custódia da unidade de descrição; Área de conteúdo e estrutura, destinada à informação sobre o assunto e organização da unidade; Área de condições de acesso e de uso, destinada à informação sobre a acessibilidade da unidade; Área de fontes relacionadas; Área de notas; Área de controle da descrição.

10 ISAD(G) Elementos essenciais para intercâmbio internacional de informação descritiva Código de referência; Título; Produtor; Data; Dimensão da unidade de descrição; Nível de descrição. A ISAD(G) também possui um de termos associados às regras gerais.

11 ISAD(G) Descrição Multinível Descrição Multinível: técnica de descrição para as regras que compreende a soma de todas as descrições ligadas em uma hierarquia que representam o fundo e as partes para as quais foram elaboradas as descrições. Regras para descrição multinível: Descrição do geral para o particular; Informação relevante para o nível de descrição; Relação entre descrições; Não repetição da informação;

12 NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística. - Panorama Mundial (Fim da década de 80): a normalização da descrição arquivística é impulsionada pelo uso de computadores nos arquivos e baseados no uso de procedimentos técnicos comuns na Biblioteconomia. - 1ª proposta: Canadá. - Proposta ao Conselho Internacional de Arquivos (CIA) Criação de uma Comissão (1990) Alemanha. - Divulgação e discussão dos princípios da descrição arquivística no Congresso Internacional de Arquivos de Montreal. - Em 1994: ISAD(G) definição do universo de elementos de descrição para registro de informações tradicionalmente recuperadas. - Em 1996: Congresso Internacional de Arquivos de Pequim (CIA). Comissão Comitê de Normas de Descrição (CND) - 1ª revisão da ISAD(G) convite ao Brasil de participação no CND.

13 A ISAD(G) no Brasil -Não era conhecida. -1 única tradução: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas : Publicação da 1ª edição brasileira da Norma ISAD(G) de responsabilidade do Arquivo Nacional. -Oportunidade de discussão e revisão da ISAD(G). -Grande participação do Brasil na Revisão da ISAD(G). - ISAD(G): alto grau de generalidade demandando a elaboração de normas nacionais.

14 NOBRADE -Criação da Câmara Técnica de Normalização da descrição Arquivística (CTNDA). Portaria 56 de 30/9/01 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). -CTNDA + integrantes de arquivos estaduais e institucionais: revisão de procedimentos e versão preliminar da NOBRADE (jan.a jun.2006). - Análise das contribuições enviadas: versão final da NOBRADE (2006).

15 OBJETIVOS DA NOBRADE - Visa facilitar o acesso e intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. - Garantir maior qualidade do trabalho técnico. - Economia e recursos aplicados e otimização das informações recuperadas. - Uso mais ágil pelo pesquisador de instrumentos de pesquisa que estruturam de maneira semelhante as informações.

16 CARACTERÍSTICAS DA NOBRADE - Voltada para a descrição de documentos em fase permanente, podendo ser utilizada para a descrição nas fases correntes e intermediárias. - Busca interferir o mínimo possível na forma final que a descrições são apresentadas. - Não visa os sistemas de descrição automatizados, mas a Norma apesar de não ser suficiente é fundamental.

17 PRINCÍPIOS DA NOBRADE - Descrição geral para o particular. - Informação relevante para o nível de descrição. - Relações entre descrições. - Não repetição da informação.

18 Níveis de descrição da NOBRADE 1. acervo da entidade custodiadora (nível 0) 2. fundo ou coleção (nível 1) 3. seção (nível 2) 4. série (nível 3) 5. dossiê ou processo (nível 4) 6. item documental (nível 5)

19 A NOBRADE - Elaborada tomando-se por base Normas e Diretrizes. Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023, 6029 e 10520), American Library Association, o Conselho Internacional de Arquivos e a própria ISAD(G). - Traz um glossário baseado no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.

20 ESTRUTURA DA NOBRADE 8 ÁREAS: 1. área de identificação 2. área de contextualização 3. área de conteúdo e estrutura 4. área de condições de acesso e uso 5. área de fontes relacionadas 6. área de notas 7. área de controle da descrição 8. área de pontos de acesso e descrição de assuntos. A área 8 só possui na NOBRADE

21 * unidade de descrição: é um documento ou conjunto de documentos, tratados como uma unidade que serve de base para uma descrição particularizada. - Cada área possui elementos de descrição. - Total de elementos de descrição das 8 áreas: Obrigatórios (7): código de referência, título, data, nível de descrição, dimensão e suporte, nome dos produtores e condições de acesso.

22 Comparações entre elementos de descrição das áreas ISAD(G) e NOBRADE

23 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO -NOBRADE e ISAD(G) mesmos nomes e nº. de elementos: código de referência, título, data, nível de descrição, dimensão e suporte. -Todos fazem parte dos 7 obrigatórios: (da NOBRADE). CÓDIGO DE REFERÊNCIA (ISAD(G)=NOBRADE) -Registro obrigatório de 3 códigos: país, entidade custodiadora e código específico da unidade de descrição. -Objetivo: troca de informações inclusive em nível internacional. -Só a NOBRADE traz comentários: - Conselho Nacional de Arquivos ( fornecedor do código da entidade custodiadora) - Decisões políticas da entidade custodiadora.

24 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO TÍTULO Objetivo (ISAD(G)=NOBRADE) Identificar nominalmente a unidade de descrição. -Em ambas as regras consitui um elemento obrigatório. - NOBRADE (além da regara traz procedimentos). Ex: abreviação de títulos, títulos imprecisos, preservação de títulos em outros idiomas etc.

25 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO DATA Objetivo e Regra (ISAD(G)=NOBRADE) Informar, identificar e registrar a data da unidade de descrição. Data de produção: refere-se a data que a unidade de descrição foi produzida. Data de acumulação: datas do documento no decurso das atividades públicas ou privadas do produtor, geradas antes de terem sido acumuladas como documentos de arquivo. DIFERENÇA PERCEBIDA: ISAD(G) registro de ao menos 1 dos tipos de data (acumulação ou produção) e na NOBRADE obrigatoriedade do registro da data de produção da unidade de descrição.

26 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO NÍVEL DE DESCRIÇÃO -Objetivo e Regra (ISAD(G) = NOBRADE) - Objetivo: Identificar o nível da Unidade de descrição (Fundo, seção, série, subsérie, dossiê/processo, ítem documental) em relação às demais. - Na NOBRADE: identifica o ítem como obrigatório. -Na NOBRADE apresenta os procedimentos a serem adotados: determina o registro numérico ou nominal da unidade de descrição para facilitar o intercâmbio das informações.

27 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO DIMENSÃO E SUPORTE Objetivo (ISAD(G) = NOBRADE) Identificação e registro da dimensão física ou lógica e do suporte da unidade de descrição. As regras: ISAD(G): registro da dimensão da unidade de descrição com indicação de unidades físicas em algarismo arábico, a entidade de medida além de indicar o suporte específico. Alternativa: apresentar a metragem linear ou cúbica ocupada pela unidade de descrição. Se a unidade de descrição for um arquivo em funcionamento indica-se o registro da dimensão conhecida em uma data específica.

28 As regras: NOBRADE -Não cita que o registro deve ser feito em algarismo arábico. - Cita que os elementos dimensão e suporte são de caráter obrigatório. - Informação vista como estratégica para planos de pesquisa, gestão do acervo, políticas de ações, reprodução, conservação e organização dos arquivos. - As dimensões tornam-se mais precisas quando associadas a informações relativas ao gênero, espécie ou tipo de documentos. - Recomenda-se o registro de dimensões por gênero documental: bibliográfico, textual, cartográfico, sonoro etc. - As dimensões em centímetros ou em unidades cúbicas devem ser convertdias em metros lineares. Ex: um metro cúbico de documentos corresponde a 12 metros lineares ou 600 Kg.

29 ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NOBRADE O elemento nome do produtor é de descrição é obrigatório; A indicação do nome do produtor corresponde ao princípio da proveniência devendo apresentar-se em consonância com outros elementos de descrição utilizados; PROCEDIMENTOS: Identificação do produtor: No nível de descrição 1 (fundo-coleção), em um acervo em que seja reconhecido apenas um produtor, deve-se registrar seu nome, obedecendo regras e convenções; Em um documento com vários produtores, é preciso indicar todos os produtores.

30 ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO Em um acervo com mais de um produtor e sua organização preservar nos níveis 2 e 3 de descrição a parcela correspondente a um ou mais de um deles, é preciso registrar os nomes dos produtores nos níveis pertinentes; Em um acervo cujo produtor teve seu nome alterado ao longo do tempo, é preciso registrar os sucessivos nomes, justificado pelas datas-limite do acervo, sendo que, as alterações devem ser explicitadas em alterações em história administrativa ou biografia. Indicação do nome do produtor: Registrar de forma autorizada, o nome do produtor, de acordo com o prescrito pela ISAAR(CPF). Recomenda-se, para forma normalizada do nome, consideração dos códigos de Catalogação Anglo-Americano- AACR2 e a norma NBR 1084 da Associação Brasileira de Normas Técnicas; Em caso de famílias, o nome deve ser registrado seguido do atributo família entre parênteses; Em caso de produtor não identificado, registrar dado não disponível.

31 ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO Exemplo de indicação de nome de produtor: Peixoto, Floriano Vieira, Arquivo Nacional (Brasil) Nota: Para o fundo Floriano Peixoto, nível 1 História Administrativa Biografia Tem como objetivo oferecer informações referenciais sistematizadas da trajetória dos produtores da sua criação ou nascimento até sua extinção ou falecimento. Como regra é pedido que se registre de maneira concisa, informações relacionadas à história da entidade coletiva, família ou produtor da unidade de descrição. PROCEDIMENTOS: Para qualquer tipo de entidade, registrar informações como datas e locais de existência, finalidade, competências, atividades e funções, realizações. Para entidades coletivas, registrar natureza jurídica, âmbito de ação, atos normativos. Para pessoas, registrar formação, família, títulos, pseudônimos, publicações, entre outros. Para famílias, relacionar membros de maior destaque, atividades, área de atuação.

32 História arquivística: Tem como objetivo oferecer informações sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição e sobre sua custódia. Como regra, pede-se a natureza da acumulação do acervo e registrar sucessivas transferências de propriedade e custódia, intervenções técnicas, dispersões e Sinistros relativos à unidade de descrição. PROCEDIMENTOS No nível da descrição 1, identificar se o acervo descrito é um fundo ou uma coleção; Caso seja coleção, registrar a forma normalizada do nome do colecionador, de acordo com prescrição ISAAR(CPF). Recomenda-se que para forma normalizada do nome, que seja considerado o Código de Catalogação Anglo-Americana-AACR2 e a norma NBR 1084, da Associação Brasileira de Normas Técnicas; Em caso de colecionador família, registrar o nome seguido do atributo família entre parênteses; Em caso de colecionador não identificado, registrar esse fato;

33 ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO Em registro de transferência e custódia, fornecer nome dos responsáveis, datas e locais; Em caso de registro de intervenções técnicas, informar sobre os procedimentos de organização, preservação, reprodução, condições de acesso, elaboração ou existência de instrumentos de pesquisa anteriores à fase atual de descrição; Informar extravios, sinistros e ocorrências similares que se tenha notícia. Em caso da unidade de descrição ser formada por cópias, cujos originais tenham sido destruídos, indicar o fato no Elemento e Localização de originais (5.1); Informar sobre destinações distintas das parcelas do acervo original;

34 Área de Contextualização ISAD(G) Compreende Informações como nome dos produtores, história administrativa biografia, em alguns casos, podem ser armazenadas em arquivos de autoridade relacionadas. Nome dos Produtores: Como regra, pede-se para indicar o nome das organizações ou das pessoas responsáveis pela produção, acumulação e manutenção dos documentos da unidade de descrição. Exemplos: Lucas, Helen (1931- ) (Fundo) Canadá, York University Archives Segreteria de Stato (Granducato di Toscana, ) (Fundo) Itália, Archivio di Statu di Fiorenze

35 História Administrativa-Biografia Tem como objetivo fornecer uma história administrativa ou dados biográficos dos produtores da unidade de descrição. Como regra, pede-se que se registre concisamente qualquer informação significativa quanto a origem, progresso, desenvolvimento e trabalho das organizações ou quanto à vida e atuação dos indivíduos responsáveis pela produção da unidade de descrição. Exemplo: Chang and Eng Bunker, the original Siamese twins, married sisters Sarah and Adelaide Yates IN 1843 and established homes and families in Wilkes County and later Surry Country, N.C (fundo) EUA, University of North Caralina at Chapel Hill

36 História Arquivística Tem como objetivo fornecer informações sobre a história da unidade de descrição que seja significativa para sua autenticidade, integridade e interpretação. Como regra, pede-se que se registre as sucessivas transferências de propriedade, responsabilidade, custódia da unidade de descrição e que se indique as ações como história da organização, produção de instrumentos, entre outros. Exemplo: Recebendo originalmente o código AP 51, os documentos foram identificados preliminarmente no início da década de 1980, tendo resultado desse trabalho uma relação de documentos por caixas e dentro destas por número de documento, sugerindo como critério a guarda física do acervo e, provavelmente, a ordem original de entrada dos documentos na Instituição, sem agrupá-los por assunto, cronologia ou espécie. Essa relação permaneceu em vigor até julho de 1996, quando foi iniciado o arranjo deste fundo. (Fundo) Brasil, Arquivo Nacional

37 ÁREA DE CONTEÚDO E ESTRUTURA -NOBRADE E ISAD(G) mesmos nomes e nº. de elementos de descrição: âmbito e conteúdo, avaliação, eliminação e temporalidade, incorporações e sistema de arranjo. ÂMBITO E CONTEÚDO -Diferença destacada: No elemento âmbito e conteúdo a ISAD(G) ressalta a questão da avaliação por parte dos usuários do potencial de relevância da unidade de descrição. - Regra: ISAD(G) e NOBRADE âmbito (histórico e geográfico) e conteúdo (tipo, assunto, estrutura). -Na NOBRADE: diferenciados de acordo com o nível de descrição que será feita.

38 ÁREA DE CONTEÚDO E ESTRUTURA AVALIAÇÃO, ELIMINAÇÃO E TEMPORALIDADE Objetivo: (NOBRADE=ISAD(G) ) Fornecer informação sobre qualquer ação relativa a avaliação, seleção e eliminação. - Registro de ocorrências, datas, e atos legais que embasaram as ações de avaliação, seleção e eliminação.

39 ÁREA DE CONTEÚDO E ESTRUTURA INCORPORAÇOES Objetivo e regra são idênticos. (NOBRADE = ISAD(G) ). Objetivo: Informar ao usuário sobre acréscimos previstos à unidade de descrição. Regra: Registre incorporações previstas, informando uma estimativa de suas quantidades e freqüência.

40 ÁREA DE CONTEÚDO E ESTRUTURA SISTEMA DE ARRANJO Objetivo (NOBRADE = ISAD(G) ) Fornecer informação sobre a estrutura interna, ordem e/ou sistema de arranjo da unidade de descrição. Na Regra: Só há referência a documentos eletrônicos na ISAD(G). Na NOBRADE cita-os nos procedimentos. NOBRADE: Mais completa pois refere-se à informação sobre a organização da unidade de descrição, especialmente quanto ao estágio de tratamento técnico, à estrutura de organização ou sistema de arranjo e à ordenação.

41 ÁREA DE CONDIÇÕES DE ACESSO E USO NOBRADE Tem como objetivo fornecer informações sobre as condições de acesso à unidade de descrição e, caso existam restrições, citar em que estatuto legal os outros regulamentos se baseiam. Como regra, pede-se que seja informado se existe ou não restrições de acesso à unidade de descrição. Caso exista restrição, indicar o tipo, a norma legal ou administrativa em que se baseia e, se for o caso, o período de duração de restrição. Quando a restrição for relativa a uma parte da unidade descrita, identificar a parcela que sofre restrição.

42 Procedimentos Registrar nos níveis de descrição 0 e 1 se o acesso é livre ou restrito, indicando a restrição; Em caso de restrição parcial, identificar a parcela da unidade da restrição atingida e registrar essa informação em nível específico; Indicar, nos níveis de descrição pertinentes, documentos acessíveis somente por microfilme ou meio eletrônico; Informar restrições transitórias, como empréstimo para exposições, documentos em restauração, entre outros. Exemplo: Acessível somente por microfilme. Arquivo Nacional (Brasil) Nota: Para fundo Floriano Peixoto, nível 1

43 Condições de acesso - ISAD(G) Tem como objetivo oferecer informação sobre o estatuto legal ou outros regulamentos que restrinjam ou afetem o acesso à unidade de descrição. Como regra, pede-se que a lei ou estatuto legal, contrato, regulamento ou política sejam especificados e, se for o caso, indicar a duração do período de restrição de acesso e data em que os documento poderão ser consultados. Exemplo: Material restricted by terms of donor s deed of gift (série) U.S. National Archives & Records Administration

44 ÁREA DE FONTES RELACIONADAS - Quanto aos nomes e nº. de elementos de descrição: NOBRADE = ISAD(G). - Elementos: existência e localização de originais, existência e localização de cópias, unidades de descrição relacionadas e nota sobre publicação.

45 ÁREA DE FONTES RELACIONADAS EXISTÊNCIA E LOCALIZAÇÃO DE ORIGINAIS (diferenças) ISAD(G): determina o registro da existência, localização e disponibilidade da unidade de descrição e mesmo da inexistência desta. NOBRADE: não coloca o registro da disponibilidade da unidade de descrição. -Em ambas determina-se o registro da existência dentro ou fora da unidade custeadora.

46 ÁREA DE FONTES RELACIONADAS EXISTÊNCIA E LOCALIZAÇÃO DE CÓPIAS -Diferença quanto ao termo disponibilidade. Presente na ISAD(G). - Objetivo (NOBRADE = ISAD(G) ) Indicar a existência e localização de cópias da unidade de descrição. -Na NOBRADE complementa: cópias existentes fora da unidade custeadora deve-se registrar o código e nome da instituição e sua localização geográfica.

47 ÁREA DE FONTES RELACIONADAS UNIDADES DE DESCRIÇÃO RELACIONADAS -Objetivo (NOBRADE = ISAD(G) ) Identificar a existência de Unidades de descrição relacionadas. - Identificar unidades de descrição relacionadas dentro ou fora da unidade custodiadora justificando a relação entre elas. (NOBRADE = ISAD(G) ).

48 ÁREA DE FONTES RELACIONADAS NOTA SOBRE PUBLICAÇÃO Objetivo (NOBARDE = ISAD(G) ) Identificar publicações sobre a unidade de descrição ou elaboradas com base em seu uso, estudo e análise. - NOBRADE: Ao referenciar uma publicação utilizar a NBR 6023.

49 ÁREA DE NOTAS ISAD(G) Tem como objetivo fornecer informações que não possa ser incluída em qualquer das outras áreas. Como regra, pede-se para registrar a informação especializada ou outra informação importante não pertinente a nenhum dos elementos de descrição definidos. Exemplo: Item barcode (Dossiê-Processo) National Archives of Austrália

50 ÁREA DE NOTAS NOBRADE Tem como objetivo fornecer informações sobre o estado de conservação da unidade de descrição, visando orientar ações preventivas ou reparadoras. Como regra pede-se que as informações sobre o estado de conservação da unidade de descrição e as medidas de conservação ou restauro que foram, estão sendo ou devam ser tomadas em relação à ela, sejam registradas. Este elemento de descrição não existe na ISAD(G). Neste elemento devem ser registrados problemas relacionados à preservação da unidade de descrição. As informações devem ser balizadas cronologicamente, pois mudam ao longo do tempo. Se for o caso, fornecer informações sobre as condições físicas da unidade de descrição quando de sua entrada na entidade custeadora. Exemplo: Documentos em bom estado de conservação. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil Nota: Para o fundo João Goulart, nível 1

51 ÁREA DE CONTROLE DA DESCRIÇÃO -Quanto aos nomes e nº de elementos de descrição: NOBRADE = ISAD(G) - São eles: Nota do arquivista, regras ou convenções, datas das descrições.

52 ÁREA DE CONTROLE DA DESCRIÇÃO NOTA DO ARQUIVISTA -Objetivo (NOBRADE = ISAD(G) ) Fornecer informações sobre a elaboração ou sobre como foi preparada a descrição. -Registrar: Fontes consultadas e os nomes das pessoas envolvidas no trabalho. - NOBRADE: - Justifica este elemento de descrição como instrumento de validação da descrição. - Indica a utilização da NBR 6023.

53 ÁREA DE CONTROLE DA DESCRIÇÃO REGRAS OU CONVENÇÕES - NOBRADE = ISAD(G) Determina que se registre nomes e convenções nas quais a descrição foi baseada. (Internacionais, Nacionais e Locais). - NOBRADE: - Justifica este elemento de descrição como instrumento de validação da descrição. - Indica a utilização da NBR 6023.

54 ÁREA DE CONTROLE DA DESCRIÇÃO DATA DAS DESCRIÇOES - Objetivo: (NOBRADE = ISAD(G)) Registrar a data em que a descrição foi preparada ou revisada. -NOBRADE: - Refere-se à contextualização e ao registro histórico das revisões e alterações realizadas na unidade de descrição. - Preservar a data inicial e a data da última revisão.

55 ÁREA DE PONTOS DE ACESSO E INDEXAÇÃO DE ASSUNTOS Pontos de acesso e indexação de assuntos - NOBRADE Tem como objetivo registrar os procedimentos para recuperação do conteúdo de determinados elementos de descrição, através da geração e elaboração de índices baseados em entradas autorizadas e no controle do vocabulário adotado. Como regra pede-se para identificar os pontos de acesso que exigirão maior atenção na geração de índices; realizar a indexação de assuntos de maneira controlada sobre elementos de descrição estratégicos para pesquisa. Este elemento de descrição não existe na ISAD(G). Exemplo: descritores América história; América política econômica; Legislação; Direito público Biblioteca Nacional (Brasil) Nota: Para a subsérie códices, nível 3,5, da coleção de Angelis, série manuscritos

56 CONSIDERAÇÕES -Principal diferença: FINAIS Existência da área 8 área de pontos de acesso e indexação de assuntos. Outras observações: -ISAD(G) é uma Norma mais generalizada por se tratar de uma Norma Internacional. Para basear a elaboração das Normas Nacionais. -NOBRADE: não é uma tradução da ISAD(G), é uma adaptação com inclusão de instruções mais específicas. A NOBRADE, portanto deve ser amplamente divulgada para as Instituições Arquivísticas brasileiras e eventos ligados aos profissionais da área, possibilitando assim seu aperfeiçoamento.

57 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NOBRADE. Disponível em: ov.br/media/nobrade.pdf. Acesso em: 19 abr ISAD(G). Disponível em: ov.br/media/isadg.pdf. Acesso em: 19 abr

58

59 ERROR: syntaxerror OFFENDING COMMAND: --nostringval-- STACK: /Title () /Subject (D: ) /ModDate () /Keywords (PDFCreator Version 0.9.5) /Creator (D: ) /CreationDate (renata) /Author -mark-

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Descrição Arquivística Aula 6 GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 7 Descrição Arquivística. Revisão, estudo de caso e elaboração de instrumentos de pesquisa. Descrição Arquivística Aula 6 Níveis de descrição

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 5 Descrição Arquivística As normas internacionais ISAD G e ISAAR CPF, a aplicação de cada uma e suas especificidades. Outras normas: ISDIAH e ISDF Diferença seções

Leia mais

Oficina sobre a base Arch FEVEREIRO/2016

Oficina sobre a base Arch FEVEREIRO/2016 Oficina sobre a base Arch FEVEREIRO/2016 Questionamentos iniciais O que é um documento? O que é um documento de arquivo? Por que um profissional da área de informática precisa saber a importância dos arquivos

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 4 Descrição Arquivística. A normatização e as diretrizes para a elaboração de instrumentos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa: como chegar a eles. As diferenças

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA ARQUIVOLOGIA TERMINOLOGIAS ARQUIVÍSTICAS DE ARQUIVOLOGIA CRISTIANO SILVA Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades

Leia mais

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006 CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Automação de Arquivo SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Introdução: Documentos Arquivísticos Produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão ou entidade, independentemente

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO S AGRADECIMENTOS... 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da comunicação

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 7 Descrição Arquivística. Revisão, estudo de caso e elaboração de instrumentos de pesquisa. Revisão do conteúdo Descrição Arquivística Aula 7 O caráter dinâmico do

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19 SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO... 11 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à Arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da Comunicação e Suportes

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes.

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes. Arquivologia 1 1. A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada,

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 23 1.1. Introdução à arquivologia... 23 1.1.1. Evolução da comunicação e suportes da informação... 23 1.1.2. Arquivo... 24 1.1.2.1. Conceitos... 25 1.1.2.2.

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Arquivos: gestão e conservação 16 Janeiro de 2012 Sugestões Técnicas Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Ano III PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA Professor José Silvino Filho Consultor

Leia mais

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CONSUNI), no uso de suas atribuições, principalmente no que se refere ao artigo 12, inciso I, do

Leia mais

VIABILIZANDO O ACESSO ABERTO NA FIOCRUZ: O PLANO OPERATIVO DO ARCA

VIABILIZANDO O ACESSO ABERTO NA FIOCRUZ: O PLANO OPERATIVO DO ARCA VIABILIZANDO O ACESSO ABERTO NA FIOCRUZ: O PLANO OPERATIVO DO ARCA Viviane Santos de Oliveira Veiga vivianesantosveiga@gmail.com Ana Maranhão Ana.maranhao@icict.fiocruz.br Cícera Henrique da Silva Cicera.henrique@globo.com

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES COLEÇÃO: ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Código de referência: BR CDR

Leia mais

Arquivos: gestão e conservação

Arquivos: gestão e conservação Arquivos: gestão e conservação 11 Junho de 2011 Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Sugestões Técnicas Ano III FUNDOS DE ARQUIVO Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES COLEÇÃO: DOCUMENTOS ORIGINAIS 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Código de referência: BR CDR DORIG 1.2. Título:

Leia mais

EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: 2. O

EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: 2. O EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: Conceitos fundamentais de Arquivologia. 2. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: arquivos correntes e intermediário; protocolos; classificação e ordenação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ CAPÍTULO I DOS

Leia mais

O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas

O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília renasou@unb.br A organização 1. Os fatos 2. O Discurso 3. As

Leia mais

INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes

INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes 2017 ORGANIZAM Instituições Arquivísticas PRESERVAM DISPONIBILIZAM http://www.arquivonacional.gov.br/

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regula o acesso a informações prev isto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art. 216 da Constituição Federal;

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 13. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 13. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 13 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 40, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação

Leia mais

QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período

QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período Disciplina Carga Horária Crédito Ementa recomen Código Nome T P TT T

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 4. RESULTADOS ESPERADOS O Programa de Assistência Técnica visa a alcançar, a curto e médio prazos, os seguintes resultados: a) Padronização

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES COLEÇÃO: DOCUMENTOS MATO-GROSSENSES SÉCULOS XVIII E XIX 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Código de referência:

Leia mais

Encontro Internacional de Arquivos

Encontro Internacional de Arquivos Encontro Internacional de Arquivos Arquivo de Ciência e Tecnologia Um contributo para a História da Ciência 4-5 Outubro 2013 Faro Paula Meireles Cátia Matias Trindade Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Leia mais

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 02 - Organização e Representação do Conhecimento

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 02 - Organização e Representação do Conhecimento XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 02 - Organização e Representação do Conhecimento O TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO NA NORMA BRASILEIRA DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte.

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. 2 - Documento de arquivo é aquele registrado apenas no suporte papel. 3 - O arquivo é formado pela coleção

Leia mais

A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA)

A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA) A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA) I Encontro de Arquivos Contemporâneos ENTRE PARADIGMAS: DA CUSTÓDIA

Leia mais

Manual de Transferência de Documentos

Manual de Transferência de Documentos Manual de Transferência de Documentos Pró-Reitoria de Administração PROAD Coordenadoria de Arquivo CARQ Maceió Fevereiro 2018 Ficha Técnica Instituto Federal de Alagoas Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103,

Leia mais

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 5 Documentos auxiliares. G - Alternativas para Gestão Arquivística de Documentos para o SREI

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 5 Documentos auxiliares. G - Alternativas para Gestão Arquivística de Documentos para o SREI SREI Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário Parte 5 Documentos auxiliares G - Alternativas para Gestão Arquivística Título Versão Versão 1.0 release 8 Data da liberação 30/09/2011 Classificação Autores

Leia mais

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Instituto de Ciência da Informação Biblioteconomia e Documentação Disciplinas Obrigatórias CÓDIGO ICI 014 TÌTULO Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Ementa: Biblioteconomia, Documentação

Leia mais

UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS

UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO BARBACENA 2014 SUMÁRIO Título I Das Disposições Preliminares... 4 Capitulo I Da Competência... 4 Título II Da Organização Administrativa e Técnica... 4 Capítulo I Do Processamento Técnico...

Leia mais

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC)

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC) TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC) Realização Apoio Financiamento do projeto - FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Leia mais

ÍNDICE DE TERMOS. Guia Guia de remessa

ÍNDICE DE TERMOS. Guia Guia de remessa ÍNDICE DE TERMOS Acervo documental Acesso à informação Arquivo Arquivo Central Arquivo Corrente Arquivo definitivo Arquivo geral Arquivo histórico Arquivo intermédio Arquivo público Auto de eliminação

Leia mais

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Parte II A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Etapas de trabalho 1 Aquisição Diretrizes institucionais: política de aquisição Análise preliminar do arquivo/relatório

Leia mais

Os níveis de descrição são formados por cinco categorias, do geral para o particular. São eles:

Os níveis de descrição são formados por cinco categorias, do geral para o particular. São eles: Projeto Memórias da Ensp Manual de Acesso à base Arch da Ensp Apresentação A Base Arch da Escola Nacional de Saúde Pública foi constituída a partir dos níveis de descrição que constam na Nobrade (Norma

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 12. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 12. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 12 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 36, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a adoção das Diretrizes para a Gestão

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 3 Descrição Arquivística Formas de descrição de documentos e acervos. Os instrumentos de pesquisa. O perfil de metadados. Aplicando os instrumentos de pesquisa: divulgação,

Leia mais

Padrões de Metadados arquivísticos Automação de Arquivos

Padrões de Metadados arquivísticos Automação de Arquivos Padrões de Metadados arquivísticos Automação de Arquivos Introdução 1 Introdução A informação orgânica ou arquivística é produzida por um indivíduo ou uma instituição no exercício de suas funções e atividades

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores, funcionários, profissionais

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professor Darlan Eterno www.acasadoconcurseiro.com.br Arquivologia Aula XX Conceitos fundamentais de Arquivologia: teorias e princípios. Noções de Arquivologia Professor Darlan

Leia mais

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 1. INTRODUÇÃO A elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções para a deve-se à necessidade de criação de um instrumento

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 2 Descrição Arquivística A correlação entre descrição e classificação/arranjo arquivístico. Arquivo e descrição arquivística: os instrumentos de pesquisa. As atividades

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 14. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 14. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 14 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 42, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a análise do papel reciclado fabricado

Leia mais

ANEXO A INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE INFORMAÇÃO: ENDEREÇO: TELEFONES: PERÍODO DE DURAÇÃO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL:

ANEXO A INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE INFORMAÇÃO: ENDEREÇO: TELEFONES:   PERÍODO DE DURAÇÃO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 1 1.IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA ANEXO A FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE INFORMAÇÃO:

Leia mais

O PDF/A NA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS

O PDF/A NA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS O PDF/A NA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS Luciane Paula Vital Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis E-mail: luciane@cin.ufsc.br Resumo: Discute

Leia mais

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS 13) GESTÃO DE DOCUMENTOS O conceito de gestão de documentos arquivísticos passou a ser trabalhado após o advento da Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu o fenômeno da explosão documental no âmbito das

Leia mais

EDITAL. Porto, 20 de abril de O Presidente do CEPESE. (Prof. Doutor Fernando de Sousa) Tel: Fax:

EDITAL. Porto, 20 de abril de O Presidente do CEPESE. (Prof. Doutor Fernando de Sousa) Tel: Fax: EDITAL No âmbito do projeto Os Governos Civis de Portugal. História, Memória e Cidadania, o, encontra-se a recrutar técnicos de arquivo em todo o território nacional. Será dada preferência aos arquivistas

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Gestão documental

PROCEDIMENTO GERAL Gestão documental Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável ao ciclo de vida dos documentos desde a sua entrada/criação na ESEP, até ao fim do seu ciclo de vida na ESEP incluindo o ato de eliminação. Engloba a atribuição de cotas

Leia mais

Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos

Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos 5) PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS O desenvolvimento da disciplina arquivística se fez por meio de uma série de princípios essenciais que se mostraram imprescindíveis ao longo do tempo no processo de gestão eficiente

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão IV - informação primária, íntegra, autêntica e atualizada; V - informação sobre ativ idades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive

Leia mais

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro RONALDO VIEIRA I I I I EDITORA INTERCIÊNCIA Rio de Janeiro - 2014 Copyright 2014, by Ronaldo da Mota Vieira Direitos Reservados em 2014 por Editora Interciência Ltda. Diagramação:Wilma Gesta de Andrade

Leia mais

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa)

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) Promoção: BVS- Economia da

Leia mais

O TRATAMENTO DOS ARQUIVOS PESSOAIS NA BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O TRATAMENTO DOS ARQUIVOS PESSOAIS NA BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA O TRATAMENTO DOS ARQUIVOS PESSOAIS NA BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA O arranjamento dos arquivos: preservação e tratamento de Arquivos Pessoais e de Família Coimbra, 29 de outubro de 2016

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 9 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 26, DE 6 DE MAIO DE 2008 Estabelece diretrizes

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

DA GÉNESE À AVALIAÇÃO: SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL

DA GÉNESE À AVALIAÇÃO: SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL Ciclo de Tertúlias Quando o Confidencial se transforma em Resíduo DA GÉNESE À AVALIAÇÃO: Marisa Caixas Serviço de Gestão Documental Centro Hospitalar do Algarve Helena Vinagre Arquivo Municipal de Olhão

Leia mais

Manual do usuário. Localização Por meio dele é possível encontrar o documento dentro da reserva técnica de uma forma simples e rápida.

Manual do usuário. Localização Por meio dele é possível encontrar o documento dentro da reserva técnica de uma forma simples e rápida. Manual do usuário Número de registro Este é o campo que individualiza os documentos do acervo, é ele quem define o RG do documento e por meio dele é possível encontrá-lo no banco de dados. Localização

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA ARQUIVO HISTÓRICO DA UFJF CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS Versão do dia 14/11/07. gad.doc Prof. Galba Ribeiro Di Mambro

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPG N.º 02/2002

RESOLUÇÃO CEPG N.º 02/2002 RESOLUÇÃO CEPG N.º 02/2002 Dispõe sobre a formatação e demais procedimentos para a preparação de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado na UFRJ. Considerando a necessidade de um trabalho de dissertação

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA TÉCNICO DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA / (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO QUADRO

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA TÉCNICO DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA / (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO QUADRO MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO QUADRO TÉCNICO DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA / CP-T/2013) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EXTRA ARQUIVOLOGIA

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

A participação do Brasil no Projeto InterPARES

A participação do Brasil no Projeto InterPARES A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008 InterPARES 3 2007 2012 Objetivo: Capacitar programas e organizações

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

INVENTÁRIO DOCUMENTAL DO FUNDO COORDENAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO DE RORAIMA Projeto Rondon

INVENTÁRIO DOCUMENTAL DO FUNDO COORDENAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO DE RORAIMA Projeto Rondon INVENTÁRIO DOCUMENTAL DO FUNDO COORDENAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO DE RORAIMA Projeto Rondon Santa Maria, 2014 INFORMAÇÕES Reitor: Prof. Paulo Afonso Burmann Vice-Reitor: Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves Pró-Reitor

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente,

Leia mais

O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA DIPLOMÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ARQUIVOLOGIA

O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA DIPLOMÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ARQUIVOLOGIA O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA DIPLOMÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ARQUIVOLOGIA Natália Bolfarini Tognoli* nataliatognoli@id.uff.br Ana Célia Rodrigues* anyrodrigues@yahoo.com.br

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS NO ACERVO AUDIOVISUAL DA TV CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA- PB.

DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS NO ACERVO AUDIOVISUAL DA TV CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA- PB. DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS NO ACERVO AUDIOVISUAL DA TV CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA- PB. Priscila Salustiano Paiva 1; Naiany de Souza Carneiro 2 1 Estudante egresso do Curso de Arquivologia

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

Sumário da aula. 2 Declaração De Princípios Internacionais De Catalogação. 1 tipos de catálogos. 3 Glossário básico. 4 Referências

Sumário da aula. 2 Declaração De Princípios Internacionais De Catalogação. 1 tipos de catálogos. 3 Glossário básico. 4 Referências Sumário da aula 1 tipos de catálogos 1.1a Internos ou auxiliares 1.1b Internos ou auxiliares 1.1.1 Catálogo de identidade 1.1.1.1 Exemplo de registro para de Catálogo de identidade 1.1.1.2 Exemplo de registro

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO 1 - CERTO: Este é o conceito geral de documento. 2 - ERRADO: O documento de arquivo pode ser registrado em qualquer suporte, inclusive o papel, isto

Leia mais

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 20 junho 2018 Lais

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA Sonali Paula Molin Bedin Departamento de Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação O CURSO NA UFSC Implantação em 2010-1. Alteração curricular em 2016-1. Ingresso semestral

Leia mais

CAPITULO I CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ARQUIVO MUNICIPAL ARTIGO 1.

CAPITULO I CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ARQUIVO MUNICIPAL ARTIGO 1. CAPITULO I CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ARQUIVO MUNICIPAL ARTIGO 1. O Arquivo Municipal da Câmara de Oliveira de Frades tem por atribuições genéricas a recolha, selecção, tratamento e difusão da documentação

Leia mais