Ana Carolina Soares Bertho. Doutoranda em Demografia - Unicamp

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ana Carolina Soares Bertho. Doutoranda em Demografia - Unicamp"

Transcrição

1 Ana Carolina Soares Bertho Doutoranda em Demografia - Unicamp Campinas, 27 de outubro de 2011

2

3 De acordo com a OMS, 1,2 milhões de pessoas morrem a cada ano nas ruas e estradas de todo o mundo. Entre 20 a 50 milhões sofrem lesões não fatais. Mais de 90% das mortes ocorrem em países de salários baixos e médios, embora apenas 48% da frota mundial esteja nesses países. (WHO, 2009) O Brasil está entre os recordistas mundiais de acidentes de trânsito, não apenas em números absolutos, mas também nos índices por pessoa ou por veículo. (IPEA; ANTP, 2003) A pesquisa considera que os diferenciais das taxas de incidência podem ser potencializados ou abrandados conforme contexto socioeconômico e ambiental que envolve as vítimas e os acidentes.

4 * Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) * Divulgado no 18º. Congresso da ANTP

5 ,46 22,31 19,09 18,04 17,08 17,71 18,76 18,74 19,60 19,54 19,47 19,76 20,18 19,63 21,29 Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus); IBGE.

6 Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus)

7 ,07 29,32 23,05 19,26 16,40 15,16 18,19 15,59 17,18 15,21 17,27 18,64 19,68 18,32 Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus); IBGE.

8 Buscar maior compreensão sobre as conexões entre vulnerabilidade social e a vitimização nos acidentes de trânsito em ambiente urbano, fugindo do enfoque que culpabiliza unicamente os indivíduos pelos acidentes. Avaliar o perfil sociodemográfico das vítimas dos acidentes ocorridos em 2006 nas vias municipais de Campinas, identificando suas especificidades quando comparadas à população residente.

9 Foram utilizados dados da EMDEC produzidos a partir dos Boletins de Ocorrência de acidentes de trânsito com vítimas fatais e não-fatais nas vias municipais de Campinas em As informações sobre locais de residência foram obtidas a partir da transcrição de cópias de Bos. Os locais de residência foram usados como aproximação das condições socioeconômicas das vítimas e as áreas de concentração de vítimas residentes são interpretadas à luz das Zonas de Vulnerabilidade (ZV), definidas por Cunha (2009) a partir do Censo Software TerraView Política Social e TerraView Ferramenta: análise a partir da Densidade de Kernel.

10 Acidente de trânsito: acidentes de transportes que se originaram, terminaram ou envolveram veículo pelo menos parcialmente situado na via pública. Vulnerabilidade : qualidade intrínseca dos sistemas de resistir ao perigo (MARANDOLA JR.; HOGAN, 2004a). Ocorre quando os recursos dos domicílios são insuficientes para aproveitar oportunidades de acesso ao bem-estar. (KAZTMAN; FILGUEIRA, 2006, p.72) Ativos: recursos mobilizados pelos domicílios para reduzir a vulnerabilidade frente ao empobrecimento, ou mesmo para a manutenção destes. (MOSER, 1998).

11 BERTHO (2010)

12 Taxa de vitimização por 100 mil hab. por acidentes de trânsito nas vias públicas municipais Campinas, 2006 Fonte: BERTHO (2010).

13 Vítimas fatais de acidentes de trânsito e taxa de letalidade por feridos, por grupos etários e tipo de veículo que ocupavam - Campinas, 2006 *Vítimas fatais residentes em Campinas sobre as quais há informações sobre grupo de etário e tipo de veículo que ocupavam Fonte: BERTHO (2010) Total de vítimas fatais residentes em Campinas 0 a a a a ou mais Total Pedestres Motociclistas Ciclistas Ocupantes dos demais veículos Taxa de letalidade por feridos residentes em Campinas 0 a a a a ou mais Pedestres Motociclistas Ciclistas Ocupantes dos demais veículos

14 *Total de viagens realizadas em cada zona da O/D por dia dividido pelo número de habitantes Fonte: Emplasa Pesquisa O/D 2003; EMDEC/Setransp (2009). Elaboração própria.

15

16 Residência Ocorrência Participação da pop. de 0 a 14 anos na pop. total do município Zonas de Vulnerabilidade Fonte: BERTHO (2010)

17

18 Residência Ocorrência Participação da pop. de 60 anos ou mais na pop. total do município Zonas de Vulnerabilidade Fonte: BERTHO (2010)

19 *Total de viagens realizadas a pé em cada zona da O/D por dia dividido pelo número de habitantes Fonte: Emplasa Pesquisa O/D 2003; EMDEC/Setransp (2009). Elaboração própria.

20

21 Residência Ocorrência Participação da pop. de 15 a 24 anos na pop. total do município Zonas de Vulnerabilidade Fonte: BERTHO (2010)

22 (%) Ano Frota total Motocicletas Fonte: Ministério das Cidades, DENATRAN Departamento Nacional de Trânsito, RENAVAM Registro Nacional de Veículos Automotores. Elaboração própria.

23 Fonte: site da EMDEC

24 Reflexão: Em 2009, das vítimas fatais de acidentes de trânsito, apenas 177 eram ocupantes de ônibus. Um ônibus convencional pode transportar até 75 pessoas. Um biarticulado pode transportar até 190.

25 Em Campinas, os motociclistas se destacam entre as vítimas (fatais e não fatais), totalizando 44%, seguidos pelos ocupantes dos demais veículos (33%), pedestres (16%) e ciclistas (3%). A taxa de letalidade por feridos residentes em Campinas mostra que o risco de falecer em decorrência de um atropelamento aumenta com a idade: dos 0 aos 14 anos a taxa foi de 5,6 óbitos; entre os idosos, chegou a 59,8 por mil. Nos três grupos, observou-se concentração dos locais de ocorrência dos acidentes na região central do município.

26 Nos atropelamentos de vítimas de 0 a 14 anos, a análise mostrou que há indícios de que a vulnerabilidade social torna os indivíduos mais vulneráveis também frente ao risco de sofrer acidentes. No caso das vítimas de atropelamentos de 60 anos ou mais não há evidências de relação entre a vulnerabilidade social e a vitimização em acidentes. Entre os motociclistas de 15 a 24 anos, observou-se maior concentração dos locais de residência na região sul - embora na região norte também haja alta concentração de jovens desse grupo etário. A vulnerabilidade social pode ser um agravante na vitimização por acidentes de trânsito. Os mais pobres não são necessariamente os mais atingidos, mas há uma situação intermediária em que a população consegue escolher como fará o deslocamento e, ainda que vença outros riscos graças à facilidade para fazer as viagens, acaba se expondo mais aos riscos do trânsito (caso específico dos motociclistas).

27 Os acidentes de trânsito podem e devem ser evitados. Tão importante quanto estudar os comportamentos individuais é estudar o contexto social, o que pode auxiliar na prevenção desse tipo de ocorrência.

28 AYRES, J. R. C. M. et al. Conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, BERTHO, A.C.S. Vulnerabilidade social e os acidentes de trânsito em Campinas-SP f. Dissertação (Mestrado em Demografia) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010 ; AIDAR, T. Vulnerabilidade social e a vitimização no trânsito de centro metropolitano brasileiro: município de Campinas-SP, Anais do IV Congresso da Associação Latino americana de População (ALAP), realizado em Havana, Cuba, em novembro de CUNHA, J. M. P. (Coord.) Sumário de dados: pesquisa domiciliar: Região Metropolitana de Campinas. Campinas: NEPO/UNICAMP, Disponível em: < Acesso em: EMDEC/Setransp. Malha de logradouros do Município de Campinas. Campinas, Acidentes de trânsito em Campinas Campinas, FUNDAÇÃO IBGE. Censo demográfico Rio de Janeiro, FUNDAÇÃO SEADE. Informações dos Municípios Paulistas. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 03 ago IPEA; ANTP. Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas brasileiras: relatório executivo. Brasília, 2003.

29 KAZTMAN, R.; FILGUEIRA, F. As normas como bem público e privado: reflexões nas fronteiras do enfoque ativos, vulnerabilidade e estrutura de oportunidades (Aveo). In: CUNHA, J. M. P. (Org.). Novas Metrópoles Paulistas: população, vulnerabilidade e segregação. Campinas: NEPO/UNICAMP, (Coord.). Activos e estructura de oportunidades: estúdios sobre lãs raíces de la vulnerabilidad social em Uruguay. Montevideo: Oficina de La CEPAL em Montevideo/Programa de lãs Naciones Unidas para em Desarollo (PNUD), MARANDOLA JR.; HOGAN, D. J. Vulnerabilidades e riscos: entre geografia e demografia. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v.22, n.1, p.29-53, jan./jun ;. O risco em perspectiva: tendências e abordagens. Geosul, Florianópolis, v.19, n.38, p.25-58, jul./dez.2004a. ;. Natural hazards: o estudo geográfico dos riscos e perigos. Ambiente & Sociedade, Campinas, v.7, n.2, p , jul./dez.2004b. MOSER, C. The asset vulnerability framework: ressessing urban poverty reduction strategies. World Development, Grã Bretanha, Elsevier Science, v.26, n.1, PRESTON, S. H.; HEUVELINE, P.; GUILLOT, M. Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Oxford: Blackwell Publishers, WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on road safety: time for action. Geneva, Disponível em: < injury_prevention/road_safety_status/2009>. Acesso em: 03 ago

30

Vulnerabilidade social e a vitimização no trânsito de centro metropolitano brasileiro: município de Campinas-SP, 2006

Vulnerabilidade social e a vitimização no trânsito de centro metropolitano brasileiro: município de Campinas-SP, 2006 Vulnerabilidade social e a vitimização no trânsito de centro metropolitano brasileiro: município de Campinas-SP, 2006 Ana Carolina Soares Bertho Tirza Aidar o Resumo A concentração da população em aglomerações

Leia mais

Vitimização por acidentes de trânsito em Campinas e São Paulo: um estudo comparativo

Vitimização por acidentes de trânsito em Campinas e São Paulo: um estudo comparativo Vitimização por acidentes de trânsito em Campinas e São Paulo: um estudo comparativo Ana Carolina Soares Bertho Paulo Borlina Maia Resumo O presente estudo avalia a vitimização por acidentes de trânsito

Leia mais

Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar através dos dados censitários?

Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar através dos dados censitários? Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar através dos dados censitários? Resumo Ana Carolina Soares Bertho Tirza Aidar Em 2012, quase 45 mil pessoas

Leia mais

Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar a partir dos dados censitários?

Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar a partir dos dados censitários? DOI http://dx.doi.org/10.1590/s0102-30982015000000015 Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar a partir dos dados censitários? * Ana Carolina

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 Evolução da População e Frota 2013 862.379 veículos 2018 934.275 veículos 2013 1.144.862 habitantes 2018 1.194.094 habitantes taxa média

Leia mais

Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015

Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015 Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015 Mortalidade no Trânsito 33 anos de mortes no Brasil 1980-2013 Mortes

Leia mais

SEGURANÇA VIÁRIA DE PEDESTRES NA MOBILIDADE URBANA

SEGURANÇA VIÁRIA DE PEDESTRES NA MOBILIDADE URBANA SEGURANÇA VIÁRIA DE PEDESTRES NA MOBILIDADE URBANA Cássio Leandro do Carmo Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana carmocl@yahoo.com.br Archimedes Azevedo Raia

Leia mais

Mobilidade Urbana no Brasil

Mobilidade Urbana no Brasil Mobilidade Urbana no Brasil Demanda por transporte Demanda por transporte Demanda por transporte Demanda por transporte Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) 2010/2011 Qual meio de transporte

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN TENDÊNCIA DA MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRÂNSITO NA BAHIA, BRASIL, ENTRE 1996 E 2007 Polianna Alves Andrade Rios Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: polianauesb@yahoo.com.br

Leia mais

ACIDENTALIDADE CAMPINAS MAIO AMARELO 2019 EMDEC - SETRANSP

ACIDENTALIDADE CAMPINAS MAIO AMARELO 2019 EMDEC - SETRANSP ACIDENTALIDADE CAMPINAS MAIO AMARELO 2019 EMDEC - SETRANSP Metodologia Vítimas Fatais Emdec X Infosiga EMDEC Considera vítima fatal quem falece a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência,

Leia mais

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP INTRODUÇÃO O Brasil mata mais de 40.000 pessoas por ano, segundo o DENATRAN. O DATASUS informa que em

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO EMDEC CAMPINAS 2018 Caderno de Acidentalidade no Trânsito Campinas É produzido anualmente e compreende dados sobre os acidentes com vítimas no âmbito das vias municipais. Boletins

Leia mais

I Encontro sobre Geografia e Humanismo 06 a 08 de Outubro de 2006 Sumaré / Campinas São Paulo

I Encontro sobre Geografia e Humanismo 06 a 08 de Outubro de 2006 Sumaré / Campinas São Paulo 3 6 1 11 5 4 1 3 12 6 5 13 6 7 14 Imagem das malhas urbanas dos municípios de Santa Bárbara d Oeste e Americana. Em destaque, 1 e 2 indicam as principais vias de ligação, Av Santa Bárbara e a Rod. Luiz

Leia mais

Palavras chave: acidente, análise, espacial, distribuição, trânsito.

Palavras chave: acidente, análise, espacial, distribuição, trânsito. Distribuição espacial dos acidentes de trânsito com vítima envolvendo motociclistas no perímetro urbano de Teresina-PI, através de elipses de desvio padrão. Danilo de Sousa Miranda 1 Benavenuto José Santiago

Leia mais

BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT ESPECIAL - 10 ANOS

BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT ESPECIAL - 10 ANOS BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT ESPECIAL - 10 ANOS 2 UM RETRATO DE 10 ANOS DE SEGURO DPVAT O Seguro DPVAT foi aperfeiçoado muitas vezes desde a sua criação, em 1974. Uma dessas mudanças aconteceu

Leia mais

RIPSA - Causas externas

RIPSA - Causas externas RIPSA - Causas externas MATRIZ DE INDICADORES BÁSICOS DENOMINAÇÃO CONCEITUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO CATEGORIAS FONTES INDICADORES DE MORTALIDADE 1. Mortalidade proporcional por grupos de causas Distribuição

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 06 - Volume 04 Janeiro a Dezembro de 2016 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 06 - Volume 04 Janeiro a Dezembro de 2016 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 06 - Volume 04 Janeiro a Dezembro de 2016 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 33.547 7% 42.501 7% -21% Invalidez Permanente 346.060

Leia mais

63ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

63ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana 63ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana Apresentação da Metodologia Elaborada pela Prefeitura Municipal de São Paulo sobre acidentes de trânsito, Década

Leia mais

RA Vila Isabel. Indicadores Rio Como Vamos

RA Vila Isabel. Indicadores Rio Como Vamos 3 RA Vila Isabel Indicadores Rio Como Vamos 1 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A Região Administrativa (RA) de Vila Isabel faz parte da Área de Planejamento 2. Abaixo podemos observar os gráficos referentes

Leia mais

das vítimas são pedestres e quase a metade (47%) são condutores, incluindo ciclistas e motociclistas. SÍNTESE

das vítimas são pedestres e quase a metade (47%) são condutores, incluindo ciclistas e motociclistas. SÍNTESE !" 00 SÍNTESE O Departamento de Trânsito do Distrito Federal - DETRAN/DF vem promovendo estudos para diminuição das estatísticas de acidentes de trânsito. Este boletim objetiva mostrar o comportamento

Leia mais

Relatório sobre a realidade juvenil no município de Campinas. 18 outubro 2013

Relatório sobre a realidade juvenil no município de Campinas. 18 outubro 2013 Relatório sobre a realidade juvenil no município de Campinas 18 outubro 2013 22/11/2013 1 A juventude em Campinas Fatos relevantes 170 mil jovens (15% da população) 20% são chefes de família (de 18 a 24

Leia mais

Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social ( )

Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social ( ) Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social (2003 2012) Estudo desenvolvido por equipe técnica da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura FAPETEC para a

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESPACIAL DO ÍNDICE PAULISTA DE VULNERABILIDADE SOCIAL (IPVS-2010) PARA SÃO SEBASTIÃO (LITORAL NORTE DE SÃO PAULO)

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESPACIAL DO ÍNDICE PAULISTA DE VULNERABILIDADE SOCIAL (IPVS-2010) PARA SÃO SEBASTIÃO (LITORAL NORTE DE SÃO PAULO) I CONGRESSO DE GEOGRAFIA E ATUALIDADES 10 E 11 de Julho de 2015 - UNESP Rio Claro, SP. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESPACIAL DO ÍNDICE PAULISTA DE VULNERABILIDADE SOCIAL (IPVS-2010) PARA SÃO SEBASTIÃO (LITORAL

Leia mais

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011)

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011) Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (0) Sobre o estudo Objetivo: sistematizar conhecimento sobre vitimização por causas violentas na cidade de São Paulo identificando

Leia mais

RESUMO. Palavras-chaves: Vulnerabilidade, Socioambiental, Analise Fatorial, Mudanças Climáticas.

RESUMO. Palavras-chaves: Vulnerabilidade, Socioambiental, Analise Fatorial, Mudanças Climáticas. ÍNDICES DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. DADOS CENSITÁRIOS DE 2000. Pollyanne Evangelista da Silva 1 Izabelly Cristina Mendes Tinoco 2 Maria Helena Constantino

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Cidade Ademar

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Cidade Ademar Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Cidade Ademar Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Itaim Paulista

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Itaim Paulista Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura do Itaim Paulista Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Análise espacial dos óbitos por acidentes de. trânsito no município do Rio de Janeiro

Análise espacial dos óbitos por acidentes de. trânsito no município do Rio de Janeiro XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia Análise espacial dos óbitos por acidentes de trânsito no município do Rio de Janeiro Vanessa dos Reis de Souza Suzana

Leia mais

Acidentes de trânsito e Álcool

Acidentes de trânsito e Álcool O CUSTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO CAUSADOS POR ABUSO DO ÁLCOOL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE BRASIL Tanara Sousa, Esmeralda Correa, Marianne Stampe, Sabino Pôrto Jr, Flávio Pechansky, Raquel de Boni Acidentes

Leia mais

para uma cidade melhor

para uma cidade melhor PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO CARLOS A participação da sociedade A participação da sociedade para uma cidade melhor Problemas urbanos Perda de tempo e dinheiro Viagens sem conforto Maior risco de

Leia mais

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DA SUB-REDE CIDADES

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DA SUB-REDE CIDADES Rede Clima Cidades COORDENADORES Roberto Luiz do Carmo (IFCH/NEPO/UNICAMP) Heloisa Soares de Moura Costa (UFMG) INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DA SUB-REDE CIDADES Nepo/Unicamp, Cedeplar-UFMG, UnB, UFSCar,

Leia mais

Traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos

Traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos IV Seminário Pro teste de Defesa do Consumidor Traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos Milton Steinman Disciplina de Cirurgia do Trauma HCFMUSP Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado

Leia mais

PEROTTO, Fabiana 2 ; BARROSO,Lidiane Bittencourt 3 ; WOLFF, Delmira Beatriz 4

PEROTTO, Fabiana 2 ; BARROSO,Lidiane Bittencourt 3 ; WOLFF, Delmira Beatriz 4 ACIDENTE DE TRANSPORTE NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DE CASO¹ PEROTTO, Fabiana 2 ; BARROSO,Lidiane Bittencourt 3 ; WOLFF, Delmira Beatriz 4 1 Trabalho de Pesquisa_UFSM 2 Curso de Engenharia Ambiental e

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 26 1 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 37.492 11% 30.172 7% 24% Invalidez Permanente

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Guaianases

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Guaianases Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Guaianases Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Janeiro a Outubro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Janeiro a Outubro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Janeiro a Outubro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 34.105 10% 26.917 7% 27% Invalidez Permanente 242.606 75% 282.545

Leia mais

Uma análise intraurbana da vulnerabilidade socioambiental na Metrópole de São Paulo por meio de indicadores sociodemográficos e ambientais

Uma análise intraurbana da vulnerabilidade socioambiental na Metrópole de São Paulo por meio de indicadores sociodemográficos e ambientais Uma análise intraurbana da vulnerabilidade socioambiental na Metrópole de São Paulo por meio de indicadores sociodemográficos e ambientais Humberto Prates da Fonseca Alves Resumo: O objetivo do trabalho

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Perus

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Perus Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Perus Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Ermelino Matarazzo

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Ermelino Matarazzo Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Ermelino Matarazzo Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS CAPITAIS DO NORDESTE E DO SUDESTE: DIFERENÇAS REGIONAIS

MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS CAPITAIS DO NORDESTE E DO SUDESTE: DIFERENÇAS REGIONAIS MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS CAPITAIS DO NORDESTE E DO SUDESTE: DIFERENÇAS REGIONAIS Ana Carolina Soares Bertho Doutora em Demografia e professora do Mestrado em População, Território e Estatísticas

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Agosto de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Agosto de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Agosto de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 4.595 12% 3.236 42% Invalidez Permanente 27.482 73% 27.165 77% Despesas Médicas

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 19.367 10% 15.192 7% 27% Invalidez Permanente 144.950 75%

Leia mais

BICICLETAS 2008 BICICLETAS

BICICLETAS 2008 BICICLETAS 008 A topografia quase plana do Distrito Federal favorece trajetos ideais para serem percorridos por ciclistas. O clima da região e o baixo custo de se pedalar são fatores que também contribuem para a

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Cidade Tiradentes Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 26 1 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 37.492 11% 30.172 7% 24% Invalidez Permanente

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Julho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Julho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume Extra Julho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 3.620 11% 2.541 8% 42% Invalidez Permanente 24.964 74% 27.460

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de São Miguel Paulista

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de São Miguel Paulista Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de São Miguel Paulista Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

RA Cidade de Deus. Indicadores Rio Como Vamos

RA Cidade de Deus. Indicadores Rio Como Vamos 3 RA Cidade de Deus Indicadores Rio Como Vamos 1 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A Região Administrativa (RA) da Cidade de Deus faz parte da Área de Planejamento 4. Abaixo podemos observar os gráficos referentes

Leia mais

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS Alex Gomes da Silva 1 ; Larissa Laila Cassarotti 2,Jaqueline Benatto Cardoso 3,Josylene Rodrigues de Souza Pinheiro 4,

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Freguesia Brasilândia

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Freguesia Brasilândia Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Freguesia Brasilândia Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Sapopemba Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT

BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT OUTUBRO DE 3 INDENIZAÇÕES De Janeiro a Outubro de foram pagas mais de 268 mil indenizações pelo Seguro DPVAT.Quanto as indenizações solicitadas, de Janeiro a

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Sapopemba Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Sapopemba Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

CADERNO DE ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO EM CAMPINAS

CADERNO DE ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO EM CAMPINAS CADERNO DE ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO EM CAMPINAS DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS DIVISÃO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA MOBILIDADE URBANA MAI/217 V2 MAI/217 ÍNDICE 1 MOBILIDADE 3 11 População e a

Leia mais

Perfil epidemiológico de mortalidade por CAUSAS EXTERNAS. Porto Alegre

Perfil epidemiológico de mortalidade por CAUSAS EXTERNAS. Porto Alegre Perfil epidemiológico de mortalidade por CAUSAS EXTERNAS Porto Alegre 2007 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do M Boi Mirim

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do M Boi Mirim Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura do M Boi Mirim Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Jaçanã / Tremembé

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Jaçanã / Tremembé Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Jaçanã / Tremembé Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO

CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO A mobilidade é um dos elementos fundamentais no seio da sociedade. As pessoas precisam deslocar-se para exercer suas atividades sociais. Portanto, não há sociedade

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de São Mateus

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de São Mateus Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de São Mateus Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Capela do Socorro

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Capela do Socorro Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Capela do Socorro Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 19 DEMOGRAFIA NO BRASIL: PROCESSOS E FLUXOS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 19 DEMOGRAFIA NO BRASIL: PROCESSOS E FLUXOS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 19 DEMOGRAFIA NO BRASIL: PROCESSOS E FLUXOS BRASIL 1980 HOMENS 90 anos MULHERES 60 anos 50 anos 15 anos BRASIL 2030 HOMENS MULHERES 60 anos 50 anos 15 anos BRASIL 1980 E 2030

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Campo Limpo

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Campo Limpo Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura do Campo Limpo Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pinheiros

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pinheiros Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Pinheiros Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. Prof. Coca Ferraz - USP

MOBILIDADE URBANA. Prof. Coca Ferraz - USP MOBILIDADE URBANA Prof. Coca Ferraz - USP CARACTERÍSTICAS RELEVANTES DA MOBILIDADE Segurança Sustentabilidade ambiental Baixo custo Contribuir para gerar cidades humanas e eficientes Socialmente justa

Leia mais

INTRODUÇÃO FROTA FERIDOS

INTRODUÇÃO FROTA FERIDOS 200 INTRODUÇÃO O ano de 200 foi um ano atípico no que diz respeito ao trânsito. Tanto a frota como o número de acidentes sofreram variações significativas em relação aos demais anos estudados. Com o objetivo

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pirituba Jaraguá

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Pirituba Jaraguá Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Pirituba Jaraguá Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Vila Prudente

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Vila Prudente Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Vila Prudente Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Butantã

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Butantã Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura do Butantã Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

Acidentes de Trânsito

Acidentes de Trânsito Acidentes de Trânsito Perfil geral Caracterização dos pacientes Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 741 internações nos hospitais SARAH-Brasília, SARAH-Salvador, SARAH-Belo Horizonte,

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Casa Verde Cachoeirinha

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Casa Verde Cachoeirinha Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Casa Verde Cachoeirinha Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração.

Leia mais

Indicadores Demográficos

Indicadores Demográficos Indicadores Demográficos Prof a. Zilda Pereira da Silva Faculdade de Saúde Pública Ao caracterizar uma população humana, pensa-se inicialmente no seu tamanho: quantas pessoas existem numa localidade, num

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CONFLITOS EXISTENTES

CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CONFLITOS EXISTENTES CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CONFLITOS EXISTENTES Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: CAMARGO, Karina

Leia mais

MULHERES NO TRÂNSITO

MULHERES NO TRÂNSITO MULHERES NO TRÂNSITO Segundo o Censo do IBGE 2010, a população brasileira é composta por 4 de homens e 5 de mulheres, isto é, a proporção entre os sexos é praticamente igual, porém não se pode dizer o

Leia mais

CAPÍTULO 1. Introdução

CAPÍTULO 1. Introdução CAPÍTULO 1 1.1 - Considerações Iniciais Introdução A polis descrita por Leonardo Benévolo em seu livro intitulado A História da Cidade como algo dinâmico, mas estável, em equilíbrio com a natureza e crescendo

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Ipiranga

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura do Ipiranga Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura do Ipiranga Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32

Leia mais

LEVANTAMENTO SOBRE A MORTALIDADE NO TRÂNSITO EM BLUMENAU ( )

LEVANTAMENTO SOBRE A MORTALIDADE NO TRÂNSITO EM BLUMENAU ( ) MOVIMENTO INTERNACIONAL MAIO AMARELO EM BLUMENAU OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA VIÁRIA (OMSV) * Licenciado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária 4ª SEMANA MUNDIAL DO PEDESTRE 1ª SEMANA ESTADUAL

Leia mais

Atropelamentos. Sinistralidade Rodoviária em Portugal Continental Prevenção Rodoviária Portuguesa. Junho de 2018

Atropelamentos. Sinistralidade Rodoviária em Portugal Continental Prevenção Rodoviária Portuguesa. Junho de 2018 Atropelamentos Sinistralidade Rodoviária em Portugal Continental 2010-2016 43 Prevenção Rodoviária Portuguesa Junho de 2018 PREVENÇÃO RODOVIÁRIA PORTUGUESA Junho de 2018 ATROPELAMENTOS SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração.

Leia mais

Palavras-chave: Acidentes de Trânsito; Mobilidade Cotidiana; Desigualdades em Saúde.

Palavras-chave: Acidentes de Trânsito; Mobilidade Cotidiana; Desigualdades em Saúde. MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS CAPITAIS DO NORDESTE E DO SUDESTE: DIFERENÇAS REGIONAIS * Ana Carolina Soares Bertho * Alinne de Carvalho Veiga Tirza Aidar Larissa Quaglio Xavier Palavras-chave: Acidentes

Leia mais

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2013

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2013 DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE MOBILIDADE DEPARTAMENTO DE GEORREFERENCIAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santana Tucuruvi

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santana Tucuruvi Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Santana Tucuruvi Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santo Amaro

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Santo Amaro Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Santo Amaro Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Fortaleza. 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00)

Fortaleza. 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00) 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00) Classificação por renda domiciliar per capita Renda Domiciliar Per

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 03 Janeiro a Setembro de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Set 2013 % % Jan a Set 2013 x Morte 41.761 9% 40.198 7% -4% Invalidez Permanente 324.387 73% 430.322 77% 33%

Leia mais

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 607 internações nos hospitais SARAH-Brasília e SARAH-Salvador no período de 01/02/1999 a 31/01/2000, correspondendo a 38,5% do total de internações

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 04 Janeiro a Dezembro de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Dez 2013 % % Jan a Dez 2013 x Morte 54.767 9% 52.226 7% -5% Invalidez Permanente 444.206 70% 595.693 78% 34%

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Jun 2013 % % Jan a Jun 2013 x Morte 29.025 25.181 8% -1 Invalidez Permanente 215.530 72% 259.845 76% 21% Despesas

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 05 - Volume 03 Janeiro a Setembro de 2015 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Set 2014 % % Jan a Set 2014 x Morte 40.198 7% 33.251 6% -17% Invalidez Permanente 430.322 77% 409.248 79%

Leia mais

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2014

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2014 DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 214 DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE MOBILIDADE DEPARTAMENTO DE GEORREFERENCIAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Parelheiros

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Parelheiros Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Parelheiros Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

CADERNO DE ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO EM CAMPINAS

CADERNO DE ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO EM CAMPINAS CADERNO DE ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO EM CAMPINAS Acidentes Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 215 DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE MOBILIDADE DEPARTAMENTO DE GEORREFERENCIAMENTO

Leia mais

CÁLCULO DO CUSTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE CE

CÁLCULO DO CUSTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE CE CÁLCULO DO CUSTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE CE Patrícia Frota Macêdo 1 Marcos José Timbó Lima Gomes 2 RESUMO: A acidentalidade no trânsito é um problema que assola todo

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Penha

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Penha Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Penha Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 05 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2015 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Jun 2014 % % Jan a Jun 2014 x Morte 25.181 7% 22.395 7% -11% Invalidez Permanente 259.845 77% 269.410 78% 4%

Leia mais

JUVENTUDE POR QUE MONITORAR INDICADORES DE JUVENTUDE? Juventude é um segmento da população brasileira de 15 a 29 anos caracterizado por representar um momento da vida com muitas inquietações e descobertas.

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 01 Janeiro a Março de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Mar 2013 % % Jan a Mar 2013 x Morte 14.349 12% 12.401 8% -14% Invalidez Permanente 85.286 68% 121.706 75% 43%

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Mooca

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura da Mooca Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura da Mooca Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 05 - Volume 01 Janeiro a Março de 2015 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Mar 2014 % % Jan a Mar 2014 x Morte 12.401 8% 11.760 6% -5% Invalidez Permanente 121.706 75% 145.990 79% 20%

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso PRÉ-REQUISITOS PARA A SUSTENTABILIDADE EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL EIXO MOBILIDADE URBANA AUTOR PRINCIPAL:

Leia mais

BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT

BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT BOLETIM ESTATÍSTICO SEGURADORA LÍDER-DPVAT MAIO DE 2018 3 INDENIZAÇÕES De Janeiro a Maio de 2018 houve redução de 6% nas indenizações pagas pelo Seguro DPVAT ante mesmo período de 2017. Os casos de Invalidez

Leia mais