Relações entre os materiais utilizados por Villa-Lobos na peça O Polichinelo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relações entre os materiais utilizados por Villa-Lobos na peça O Polichinelo"

Transcrição

1 XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música Florianópolis Relações entre os materiais utilizados por Villa-Lobos na peça O Polichinelo Walter Nery Filho Universidade de São Paulo (USP) waltinhonery@usp.br Resumo: Sem jamais ter se tornado um pianista profissional, Villa-Lobos possuía absoluto domínio sobre a técnica de escrita pianística. Nitidamente preocupado em revelar novos processos composicionais, colocou seu trabalho sempre a serviço de um resultado de elevado significado expressivo. Este artigo pretende, por meio de investigação analítica, elucidar alguns dos princípios de composição utilizados por Villa-Lobos na peça para piano O Polichinelo. Parte integrante do ciclo Prole do Bebê nº 1, a música estabelece desde o início uma sonoridade inusitada, fruto do contraste gerado pelo uso sistemático de teclas brancas em oposição às teclas pretas. Com base nos resultados obtidos sobre como os materiais se relacionam e se desenvolvem ao longo da obra, pensamos estar fornecendo elementos significativos que contribuam para a análise das demais obras de Villa-Lobos que utilizam procedimentos semelhantes. Palavras-chave: O Polichinelo, Villa-Lobos, A Prole do Bebê nº INTRODUÇÃO Novos procedimentos composicionais emergiram nas obras de Villa-Lobos a partir de aproximadamente 1917, evidenciando o início de um novo ciclo criativo. Os modelos consagrados já não lhe despertavam maior interesse, causando uma certa indisposição com músicos brasileiros de gerações anteriores. Seus diálogos, marcados por encontros com Bela Bartók, Edgard Varèse e Darius Milhaud, consolidaram esta transformação (SALLES, P.T., 2009, p. 39). Um marco nesse sentido é sem dúvida o ciclo de peças para piano solo A Prole do Bebê nº 1 de Um dos principais recursos utilizados por Villa-Lobos em sua emancipação rumo ao universo da pós-tonalidade foi claramente sugerido pelos aspectos topográficos do piano, particularmente no que se refere à combinação de teclas brancas e teclas pretas 1. Com este 1 Tal procedimento pode ser constatado desde pelo menos 1901 no compasso 72 da peça Jeux d eu de Maurice Ravel.

2 2 procedimento, o compositor criou uma espécie de fórmula que estabeleceu a base de suas composições pianísticas subseqüentes (Souza Lima, 1946, pp ). As implicações deste processo composicional foram analisadas amplamente por Jamary Oliveira em seu artigo Black Key versus White Key: A Villa-Lobos Device. No caso do Polichinelo, esta oposição ocorre de forma sistemática e estabelece de imediato um tipo de contraste com desdobramentos em sonoridades que se manifestam também em obras dos principais criadores de seu tempo. 2. ANÁLISE É tentadora, em uma primeira aproximação, a idéia de fazermos um estudo de complementaridade (STRAUS, 1990, p. 68) entre o conjunto diatônico formado pelas teclas brancas do piano e o conjunto pentatônico gerado pelas teclas pretas. Este fato produziria na peça um fenômeno conhecido como saturação cromática, induzindo-nos a inserir o Polichinelo no universo da música atonal. Figura 1. Representação da relação de complementaridade entre o conjunto diatônico formado pelas teclas brancas do piano e conjunto pentatônico formado pelas pretas. No entanto, a audição da peça evoca de imediato uma sensação diferente daquela causada pela atonalidade. Este fato ocorre, como demonstraremos a seguir, devido à combinação de grupos de notas gerados individualmente por ambos os tipos de teclas que acaba por deixar transparecer certos aspectos texturais de superfície. Assim, devido à natureza de nosso objeto de estudo, faremos com que as teorias que lidam com estas questões permeiem nossa análise, às quais incluiremos a Teoria dos Conjuntos, bastante pertinente na investigação das relações entre estes agrupamentos.

3 Material diatônico A partir do material das teclas brancas, fica evidenciada a formação de tricordes diatônicos em DóM. É interessante observar como o compositor combina e organiza este material ao longo de determinadas regiões. Note-se que neste caso a Teoria dos Conjuntos é redutiva e prevê a formação do conjunto 3-11, salvo pontuais surgimentos do conjunto 3-10, particularmente onde a coleção se apresenta por completo. Figura 2. Amostra esquemática das combinações do conjunto 3-11 denotando eventual aparecimento do conjunto Combinação dos materiais diatônico e pentatônico. A obra inicia com a contraposição de tríades diatônicas com o material pentatônico, o qual, por sua vez, alterna grupos de 3 e 2 notas. É observável a formação recorrente do conjunto 3-7[025] nas teclas pretas: Figura 3. Amostra da contraposição dos conjuntos formados por ambos os materiais (cc. 1-2).

4 4 A partir do compasso 7 o compositor utiliza-se de um recurso conhecido como recessão textural (BERRY, 1987, p.186) provocado pela linearização de ambos os elementos. Em contrapartida, este fato é compensado por um adensamento rítmico causado pela substituição dos grupos de semicolcheias pelos de quiálteras de cinco notas. Note-se que a interpolação da fundamental de certos tricordes entre as notas do material pentatônico gera um efeito sonoro surpreendente que se extende até o compasso 11 (OLIVEIRA, 1984, p. 37). Figura 4. Linearização dos conjuntos de ambos os materiais e subseqüente interpolação da fundamental de algumas tríades (cc. 7-11). A seguir, como que em substituição ao material linear discutido acima, o compositor, após breve reexposição literal do movimento inicial da obra, apresenta uma nova seção na qual a segmentação das notas é representativa de boa parte do conjunto simétrico octatônico. O conjunto só não é completo devido à ausência da nota Lá: Figura 5. Segmentação dos materiais tendo como resultante o superconjunto 7-31 (cc ). Notemos aqui que a combinação de teclas brancas e pretas gera o superconjunto 7-31[ ]. A seguir, como que preparando a seção da citação da cantiga popular Ciranda, cirandinha, o compositor suprime a nota SOL e reduz o superconjunto 7-31 para o 6-27[013469]. Este procedimento possui uma conotação transitiva já que este último nada mais é do que o superconjunto formado pela combinação do conjunto diatônico 3-11 composto pelas notas Dó-Mi-Sol com o conjunto pentatônico 3-7 composto pelas notas Si -Ré -Mi, ou seja,

5 5 exatamente os mesmos utilizados no início da cantiga e também ao longo da peça como um todo. Observe-se também a transição dos sinais de acentuação no conjunto pentatônico de um trecho para o outro: Figura 6. Amostra do trecho onde ocorre a transição por meio da exclusão da nota Sol (cc ). A transição é enfatizada pelo uso diferenciado de sinais sob as notas da pentatônica (setas indicativas) Citação de Ciranda cirandinha Sob a inscrição le chant bien distinct 2 inicia-se no compasso 29 a citação da tradicional cantiga popular. Villa-Lobos trabalha sobremaneira com ambos os materiais, que desta feita passam a alternar agrupamentos de 2 e 3 notas. Ocorre a partir deste ponto uma progressão textural em função do aumento do nível de interdependência entre estes materiais (BERRY, 1987, p.186). Temos uma melodia nitidamente estabelecida em DóM que se integra ao conjunto diatônico como nota de ponta dos tricordes. 3 Estes, sempre em estado fundamental e posição fechada, estabelecem um centro harmônico em FáM. Em termos perceptivos, notamos aí um efeito de deslocamento contundente causado pela polarização antagônica de ambas as centralidades. A este quadro de dissonância integram-se os agrupamentos da escala pentatônica. Villa-Lobos utiliza-se agora da interpolação sistemática da fundamental de cada tricorde diatônico entre as díades e as notas mais graves das tríades geradas a partir do material pentatônico. Segue figura elucidativa: 2 Indicação referente à recente edição de Irmãos Vitale da Prole do Bebê N 1. 3 Schoenberg, em seu livro Harmonia, utiliza o termo posição de quinta para identificar tríades que possuem o quinto grau na voz soprano.

6 6 Figura 7: Exposição da melodia (notas com hastes) da canção popular Ciranda, cirandinha. Observese a sistemática interpolação das fundamentais dos tricordes diatônicos em relação às díades e as notas mais graves dos tricordes do material pentatônico (cc ). O tema da cantiga resolve na nota Sol do início do compasso 44, interrompendo a cadência na esperada nota Dó e no tricorde de FáM. Entretanto, neste ponto, o uso do tricorde de DóM como suporte da nota de conclusão ajuda a satisfazer as expectativas cadenciais. A música prossegue a partir deste ponto com uma combinação retrogradada do material diatônico utilizado na transição observada no trecho anterior à cantiga. Onde antes possuíamos o intervalo Mi-Sol seguido da fundamental Dó (cc ) neste ponto temos a combinação contrária (cc ) Seção Final Novamente, só que desta vez como elemento de transição entre seções 4, Villa-Lobos insere a coleção integral de ambos os materiais - diatônico na forma de tríades e pentatônico na forma escalar - levando a música a irromper numa nova seção com características muito diferentes das anteriores. É como se o material pentatônico finalmente se integrasse ao material diatônico, dividindo inclusive o mesmo sistema. O resultado sonoro é muito próximo ao de um trilo e se impõe pela alternância repetitiva da díade gerada pelas notas Si-Sol com a gerada pelas notas Lá -Mi. Ao longo de dez compassos (cc.50-59) o efeito serve como pano de fundo para um pedal sobre a nota Fá (a mais grave de toda a peça até então) percutida insistentemente ao longo do trecho. Note-se aí a formação do conjunto 5-30[01468] que evolui no trecho seguinte (cc ) para o 5-33[02468]. Este último nada mais é do que um sub-conjunto da escala de Tons Inteiros (cinco em seis notas), o que provoca uma sensação eminentemente suspensiva. Devido à 4 Villa-Lobos usou um tipo semelhante de agrupamento também nos compassos 12 e 21.

7 7 sua proximidade, a transição entre ambos é obtida com o simples deslizamento cromático da nota Lá do conjunto 5-30 em direção à nota Lá do Figura 8. Transição do conjunto 5-30 para o conjunto 5-33 ocasionada pelo deslizamento cromático da nota Lá para a nota Lá (cc. 57 e c. 60). A conclusão do Polichinelo ocorre de forma simples e objetiva na tríade do acorde de DóM, estruturado na sua forma mais elementar. 3. CONCLUSÕES Metaforicamente, o Polichinelo pode ser interpretado como um embate entre dois tipos de agrupamentos: o formado por notas naturais e o formado por notas alteradas, uma idéia que Villa-Lobos sustenta na maior parte da obra. O conjunto natural se organiza em diferentes combinações e, como conseqüência, produz como que uma reação de seu antagonista. A relação entre ambas as entidades estabelece sonoridades específicas ao longo de determinadas regiões, delineando assim seções distintas da peça. As camadas texturais se modificam, gerando um jogo de recessão e adensamento que atinge seu clímax durante a citação da cantiga popular Ciranda, cirandinha, com a sobreposição de três camadas inter-dependentes. Villa-Lobos desenhou esta passagem de forma engenhosa, interpolando sistematicamente a fundamental das tríades diatônicas entre as díades e as notas mais graves dos tricordes formados pela escala gerada a partir das teclas pretas do piano (fig. 7). O efeito sonoro é contundente. O jogo de forças entre os dois agrupamentos começa a se definir na seção que tem início no compasso 50, onde os materiais passam a se confrontar sobre o mesmo sistema. A alternância das díades Si-Sol e Lá -Mi, agrupadas em semicolcheias, é responsável pelo efeito semelhante ao de um trilo que se sustenta sob a intervenção rítmica de um pedal na nota Fá.

8 8 Como que de forma dissidente, a nota Lá abandona o conjunto das notas alteradas por meio de um deslizamento cromático em direção à nota Lá, passando a integrar assim o grupo diatônico das notas naturais. Tem origem um novo trecho onde a nota Mi permanece como última remanescente das alteradas (cc ). A tríade de DóM em estado fundamental, representada no último compasso na sua forma mais elementar, não deixa margem de dúvidas com relação ao desfecho final. 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. NY: Dover Publications, OLIVEIRA, Jamary. Black key versus White key: a Villa-Lobos device, Latin American Music Review, vol 5, nº 1, 1984, pp SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos composicionais. Campinas, SP: Editora da Unicamp, SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: Editora Unesp, STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, VILLA-LOBOS, Heitor. Prole do Bebê nº 1. São Paulo: Irmãos Vitale, Partitura.

Aura. um estudo de caso à luz da Teoria dos Conjuntos

Aura. um estudo de caso à luz da Teoria dos Conjuntos Aura um estudo de caso à luz da Teoria dos Conjuntos por Marisa Rezende Aura, de Alexandre Schubert, escrita em 1996 para orquestra de cordas, revelou-se uma peça na qual o plano formal está intrinsecamente

Leia mais

Organização harmônica no movimento final do Quarteto de Cordas nº 15 de Villa-Lobos

Organização harmônica no movimento final do Quarteto de Cordas nº 15 de Villa-Lobos Organização harmônica no movimento final do Quarteto de Cordas nº de Villa-Lobos Paulo de Tarso Salles Universidade de São Paulo paulotarsosalles@hotmail.com Introdução O ciclo villalobiano de quartetos

Leia mais

Palavras-chave: O Passarinho de Pano; Villa-Lobos; A Prole do Bebê No 2.

Palavras-chave: O Passarinho de Pano; Villa-Lobos; A Prole do Bebê No 2. 507 ESTRUTURA E ORGANICIDADE NA PEÇA O PASSARINHO DE PANO DE VILLA-LOBOS UM ESTUDO ANALÍTICO PRELIMINAR Walter Nery Filho Universidade de São Paulo USP Técnicas Composicionais e Questões Interpretativas

Leia mais

Fui no Tororó de Heitor Villa-Lobos: uma investigação sobre sua direcionalidade

Fui no Tororó de Heitor Villa-Lobos: uma investigação sobre sua direcionalidade Fui no Tororó de Heitor Villa-Lobos: uma investigação sobre sua direcionalidade Juliano Abramovay PPGMUS/ECA/USP jtba@uol.com.br Resumo: Este trabalho faz uma análise da peça Fui no Tororó, de Heitor Villa-Lobos,

Leia mais

DISPOSIÇÕES TEXTURAIS Nº 1: UMA DEMONSTRAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL RELACIONADO À TEXTURA

DISPOSIÇÕES TEXTURAIS Nº 1: UMA DEMONSTRAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL RELACIONADO À TEXTURA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA LINGUAGEM VERBAL NO PROCESSO COMPOSICIONAL 113 DISPOSIÇÕES TEXTURAIS Nº 1: UMA DEMONSTRAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO COMPOSICIONAL RELACIONADO À TEXTURA J. Orlando Alves As

Leia mais

Estruturas Musicais Simétricas na Seção A do Estudo para Violão N o 10 de Heitor Villa-Lobos

Estruturas Musicais Simétricas na Seção A do Estudo para Violão N o 10 de Heitor Villa-Lobos Estruturas Musicais Simétricas na Seção A do Estudo para Violão N o 10 de Heitor Villa-Lobos Ciro Visconti CMU-ECA/USP, São Paulo, SP - cirovisconti@gmail.com Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP, São Paulo,

Leia mais

Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê N o 2

Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê N o 2 Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê N o 2 Walter Nery Filho Universidade de São Paulo (USP) waltinhonery@gmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

SIMETRIA NA FORMA E NO MATERIAL HARMÔNICO DA CIRANDA N. 4 DE VILLA-LOBOS

SIMETRIA NA FORMA E NO MATERIAL HARMÔNICO DA CIRANDA N. 4 DE VILLA-LOBOS 1063 SIMETRIA NA FORMA E NO MATERIAL HARMÔNICO DA CIRANDA N. 4 DE VILLA-LOBOS Ronaldo Alves Penteado Universidade de São Paulo ECA/USP Mestrado Técnicas Composicionais e Questões Interpretativas SIMPOM:

Leia mais

A inter-relação entre conjuntos, textura e conduções de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg

A inter-relação entre conjuntos, textura e conduções de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg A inter-relação entre conjuntos, textura e conduções de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg MODALIDADE: COMUNICAÇÃO SUBÁREA: TEORIA E ANÁLISE Renata Coutinho de Barros Correia

Leia mais

Relações de máxima parcimônia entre coleções de um conjunto 10-5

Relações de máxima parcimônia entre coleções de um conjunto 10-5 Relações de máxima parcimônia entre coleções de um conjunto 10-5 MODALIDADE: COMUNICAÇÃO Joel Miranda Bravo de Albuquerque joeltrompa@hotmail.com Resumo: Em estudo sobre o Choros nº7 de Villa-Lobos encontramos

Leia mais

Análise da seção A do Estudo n o 12 para violão de Heitor Villa-Lobos

Análise da seção A do Estudo n o 12 para violão de Heitor Villa-Lobos Análise da seção A do Estudo n o 12 para violão de Heitor VillaLobos Modalidade: COMUNICAÇÃO Ciro Visconti CMUECA/USP, São Paulo, SP cirovisconti@gmail.com Resumo: esta análise verifica as progressões

Leia mais

Villa-Lobos e a manipulação da topografia do piano na construção de seu repertório modernista: um estudo preliminar d O Camundongo de Massa

Villa-Lobos e a manipulação da topografia do piano na construção de seu repertório modernista: um estudo preliminar d O Camundongo de Massa Villa-Lobos e a manipulação da topografia do piano na construção de seu repertório modernista: um estudo preliminar d O Camundongo de Massa MODALIDADE: COMUNICAÇÃO Walter Nery Filho Universidade de São

Leia mais

Sumário. B Modelos diatônicos e fragmentos melódicos para o canto de intervalos: 2M e 2m 28

Sumário. B Modelos diatônicos e fragmentos melódicos para o canto de intervalos: 2M e 2m 28 Sumário Prefácio 15 Agradecimentos 21 Prefácio da tradução 23 Unidade 1 A Ritmo Métrica simples: Durações com uma, duas ou três pulsações 25 Seção A1. Módulos em métrica simples 25 Seção A2. Frases em

Leia mais

Arnold Schoenberg. Projeto composicional

Arnold Schoenberg. Projeto composicional Arnold Schoenberg RICHARD WAGNER JOHANNES BRAHMS Projeto composicional 1. Fase Tonal (até 1908) Noite Transfigurada Op. 4, Pelleas e Melisande Op. 5, Sinfonia de Câmara n 1 Op. 9 2. Fase Atonal (1908 a

Leia mais

Interações entre Coleções em Le Joyaux et les Fruits de Eunice Katunda

Interações entre Coleções em Le Joyaux et les Fruits de Eunice Katunda Interações entre Coleções em Le Joyaux et les Fruits de Eunice Katunda Iracele Vera Lívero UNICAMP SP iracelelivero@iar.unicamp.br Maria Lúcia Pascoal UNICAMP SP mlpascoal@gmail.com Sumário: Esta comunicação

Leia mais

Simetria Inversional como fator de coerência no início do Choros Nº4 de Villa-Lobos

Simetria Inversional como fator de coerência no início do Choros Nº4 de Villa-Lobos Simetria Inversional como fator de coerência no início do Choros Nº4 de Villa-Lobos Joel Miranda Bravo de Albuquerque ECA/USP joeltrompa@hotmail.com Resumo: Esta pesquisa pretende analisar trechos do início

Leia mais

A Caboclinha, da Prole do Bebê no.1, e suas Coleções Referenciais

A Caboclinha, da Prole do Bebê no.1, e suas Coleções Referenciais A Caboclinha, da Prole do Bebê no.1, e suas Coleções Referenciais Rodrigo de Carvalho Vasconcelos Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo vasconcelosrodrigo@hotmail.com Resumo: Esse

Leia mais

Villa-Lobos em perspectiva 1

Villa-Lobos em perspectiva 1 Villa-Lobos em perspectiva 1 Paulo de Tarso Salles ECA/USP Nesta comunicação, pretendo apresentar um panorama de minhas pesquisas sobre a música de Villa-Lobos. É claro que o interesse nessa espécie de

Leia mais

42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo:

42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo: Escalas Exercícios 42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo: A. SOL maior B. LA maior C. SI maior D. FA maior E. MI maior F. RE maior 89 43. Construa

Leia mais

Uma análise da canção Os Sinos de Ernst Mahle

Uma análise da canção Os Sinos de Ernst Mahle - Uma análise da canção Os Sinos de Ernst Mahle COMUNICAÇÃO Eliana Asano Ramos Universidade Estadual de Campinas eliana_asano@hotmail.com Maria José Dias Carrasqueira de Moraes Universidade Estadual de

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS: APONTAMENTOS.

TEORIA DOS CONJUNTOS: APONTAMENTOS. TEORIA DOS CONJUNTOS: APONTAMENTOS. Paulo de Tarso Salles CMU/ECA-USP, 2008. Os tratados de análise de música Pós-Tonal (ou seja, parte expressiva da produção musical feita a partir do século XX) em geral

Leia mais

Padrões de eventos musicais em Balanço Zona Sul, Sambalanço Trio Vol I: Textura, elementos e delineamento de frases

Padrões de eventos musicais em Balanço Zona Sul, Sambalanço Trio Vol I: Textura, elementos e delineamento de frases Padrões de eventos musicais em Balanço Zona Sul, Sambalanço Trio Vol I: Textura, elementos e delineamento de frases MODALIDADE: COMUNICAÇÃO SUBÁREA: MÚSICA POPULAR Rafael Tomazoni Gomes rafaeltomazoni@hotmail.com

Leia mais

Recorrências rítmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer

Recorrências rítmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer Recorrências rítmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer PÔSTER Vinícius Dias Prates UFRGS - viniciusprates@yahoo.com.br Leonardo Loureiro Winter UFRGS llwinter@uol.com.br Any

Leia mais

Análise e considerações técnico-pianísticas sobre os Três Estudos em Forma de Sonatina de Oscar Lorenzo Fernandez

Análise e considerações técnico-pianísticas sobre os Três Estudos em Forma de Sonatina de Oscar Lorenzo Fernandez Análise e considerações técnico-pianísticas sobre os Três Estudos em Forma de Sonatina de Oscar Lorenzo Fernandez Kátia Suzette Braga Gurgel Aluna do PPGM Práticas Interpretativas UFPB e-mail: katiasuzette@yahoo.com.br

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música Manaus

XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música Manaus Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal: Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948)

Leia mais

Grelhas de conteúdos programáticos

Grelhas de conteúdos programáticos Grelhas de conteúdos programáticos > disciplina de Formação Musical ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS Academia Musical dos amigos das Crianças - GRELHAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

Heitor Villa-Lobos Guia Prático para piano n. 1: considerações para uma abordagem pedagógica

Heitor Villa-Lobos Guia Prático para piano n. 1: considerações para uma abordagem pedagógica Heitor Villa-Lobos Guia Prático para piano n. 1: considerações para uma abordagem pedagógica Francine Alves dos Reis 1 UNICAMP reisfrancine@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma

Leia mais

2º Ciclo ANO/DISC CORAL RÍTMICA HARMONIA POPULAR 1º ANO

2º Ciclo ANO/DISC CORAL RÍTMICA HARMONIA POPULAR 1º ANO 1º ANO Intervalos melódicos e harmônicos de 2ª Maior e menor, 3ª Maior e menor, 4ª Justa e 5ª Justa, 6ª Maior e menor, 7ª Maior e menor e Trítono cantar e identificar a partir de ditados; Percepção auditiva

Leia mais

Aspectos pioneiros da Teoria de Costère: alguns paralelos com a Teoria dos Conjuntos

Aspectos pioneiros da Teoria de Costère: alguns paralelos com a Teoria dos Conjuntos Aspectos pioneiros da Teoria de Costère: alguns paralelos com a Teoria dos Conjuntos Marisa Ramires Rosa de Lima 1 Profa. Ms. da UniFIAM FAAM marisa@marisaramires.com.br Resumo: Edmond Costère em seu livro

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 01/017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Metas de Aprendizagem em EM / Manual 100%Músic@ 5ºano

Leia mais

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Capítulo 1 16 O que é a Teoria musical afinal? 16 Como

Leia mais

Câmpus de São Paulo Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horaria Seriação ideal

Câmpus de São Paulo Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horaria Seriação ideal Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LEM1416T1 - Percepção e Rítmica I Docente(s) Graziela Bortz Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Música Créditos 0 60 Carga Horaria

Leia mais

Capítulo 10 Ritmo e Métrica II

Capítulo 10 Ritmo e Métrica II Capítulo 10 Ritmo e Métrica II 1. Métrica assimétrica 1.1.Métrica que contraria o agrupamento de dois ou três batidas ao agrupar ambos 2 e 3. Por exemplo um 5/4 que pode ser agrupado como 2+3 ou 3+2. Daí

Leia mais

Perdão (1960) Composição de Dinorá de Carvalho

Perdão (1960) Composição de Dinorá de Carvalho RANNA, Luís; MEIRINHOS, Eduardo. Perdão (9) Composição de Dinorá de Carvalho. Revista Vórtex, Curitiba, v., n.,, p.-7 Perdão (9) Composição de Dinorá de Carvalho Transcrição para Canto e Violão de original

Leia mais

Formação Musical Ensino Secundário Prova Escrita e Oral

Formação Musical Ensino Secundário Prova Escrita e Oral Informação - Prova de Equivalência à Frequência Formação Musical Ensino Secundário Prova Escrita e Oral Ano Letivo 2016/2017 Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de

Leia mais

TEORIA. Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes. Hannelore Bucher. volume 7 1.ª edição. Recapitulação do volume 6

TEORIA. Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes. Hannelore Bucher. volume 7 1.ª edição. Recapitulação do volume 6 Recapitulação do volume 6 TEORIA Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes volume 7 1.ª edição Hannelore Bucher Vitória ES 2017 Edição do Autor Hannelore Bucher.Teoria Teen 7-1 - copyright

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos Diferenças entre Violão Popular e Violão Clássico ou Erudito O violonista popular toca suas músicas, guiado por acordes cifrados, mesmo que ele saiba ler partitura, não estará nela o foco de seus arranjos

Leia mais

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem Ano Letivo - 2012/201 Conteúdos Objetivos Curriculares Metas de Aprendizagem Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades Avaliação Calendarização Dinâmica Forma Ficheiro 1 Reconhece diferentes timbres,

Leia mais

Mimetismo e metamorfose de elementos da música folclórica na elaboração da obra para piano O Gatinho de Papelão de Heitor Villa-Lobos *

Mimetismo e metamorfose de elementos da música folclórica na elaboração da obra para piano O Gatinho de Papelão de Heitor Villa-Lobos * Mimetismo e metamorfose de elementos da música folclórica na elaboração da obra para piano O Gatinho de Papelão de Heitor Villa-Lobos * Walter Nery Filho Universidade de São Paulo (USP) waltinhonery@usp.br

Leia mais

FORMAÇÃO MUSICAL 12.º Ano/8.º Grau

FORMAÇÃO MUSICAL 12.º Ano/8.º Grau Informação - Prova de Equivalência à Frequência FORMAÇÃO MUSICAL 12.º Ano/8.º Grau Ano Letivo 2015/2016 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Educação Musical Audição - Apreender conceitos musicais - Reconhecer instrumentos musicais Orff - Reconhecer figuras

Leia mais

APOSTILA: DIDÁTICA E SONORIDADE

APOSTILA: DIDÁTICA E SONORIDADE APOSTILA: DIDÁTICA E SONORIDADE Volume 01 Informações básicas para iniciação dos estudos na música em Partitura e Cifra. 1 SUMÁRIO 1. Teoria Musical... 03 1.1 Sons 1.2 Intervalo 2. Leitura para o Instrumento

Leia mais

CLAUDIO SANTORO, PRELÚDIO N. 11: INTERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS DE SONS E ESTRUTURA

CLAUDIO SANTORO, PRELÚDIO N. 11: INTERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS DE SONS E ESTRUTURA CLAUDIO SANTORO, PRELÚDIO N. 11: INTERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS DE SONS E ESTRUTURA Iracele Vera Lívero iracelelivero@iar.unicamp.br UNICAMP Resumo Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise de aspectos

Leia mais

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E Educação Musical 6º ANO B Ano Letivo: 06/07. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como um dos objetivos fundamentais o desenvolvimento do pensamento

Leia mais

Prova de Habilitação Específica. Música Teste Teórico-Perceptivo

Prova de Habilitação Específica. Música Teste Teórico-Perceptivo Prova de Habilitação Específica Música - 2018 Teste Teórico-Perceptivo Instruções Verifique se este caderno contém 20 questões do Teste Teórico-Perceptivo (questões de 01 a 20). Se necessário, solicite

Leia mais

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E).

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E). A Prova de Habilidade Específica em Música compreenderá: a) uma Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical e b) uma Prova Prática, cada uma delas eliminatória e classificatória. As provas versarão sobre

Leia mais

Fundamentos de harmonia

Fundamentos de harmonia Fundamentos de harmonia Hudson Lacerda 19 de Fevereiro de 2010 Resumo Este texto foi escrito originalmente para uso na disciplina Fundamentos de Harmonia ministrada pelo autor na Escola de Música da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PPGMUS PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO(A) REGULAR 2018/2

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PPGMUS PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO(A) REGULAR 2018/2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PPGMUS PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO(A) REGULAR 2018/2 PROVA DE MÚSICA :: RESPOSTAS ESPERADAS 1. No Fundamentos da composição musical, Schoenberg descreve a Sentença

Leia mais

Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais

Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais MODALIDADE: COMUNICAÇÃO André Codeço dos Santos andrecdoeco@gmail.com Pauxy Gentil-Nunes pauxygnunes@gmail.com Resumo: Codex Troano

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2016/2017 Metas Conceitos Conteúdos Objetivos Avaliação

Leia mais

Prova de Aptidão Musical

Prova de Aptidão Musical Vestibular 2010 Prova de Aptidão Musical Curso de Licenciatura em Música 1. o Caderno Questões Objetivas 18.12.2009 Escreva seu nome e número da carteira na capa e na última folha deste caderno. Esta prova

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Elementos expressivos da Música Sons vocais, corporais e instrumentais; Dinâmica: fortissimo, pianissimo, crescendo e decrescendo; Andamento: presto, moderato,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Compasso binário, ternário e quaternário Figuras rítmicas Notas na pauta e na flauta Organização da música Cânone Elementos expressivos da música Dinâmica Andamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2016 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE Educação Musical - Planificação Anual 5º ano Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1.º Período (Unidades 1 e 2) Pulsação. Tempo. Andamentos:

Leia mais

Vetor textural: uma proposta para descrição de eventos texturais

Vetor textural: uma proposta para descrição de eventos texturais Vetor textural: uma proposta para descrição de eventos texturais MODALIDADE: COMUNICAÇÃO Weskley Roberto da Silva Dantas Departamento de Música da UFPB (DEMUS/UFPB) weskley.dantas@gmail.com José Orlando

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão

Leia mais

Almeida Prado: uma perspectiva de análise em trabalhos na Unicamp

Almeida Prado: uma perspectiva de análise em trabalhos na Unicamp Almeida Prado: uma perspectiva de análise em trabalhos na Unicamp Maria Lúcia Pascoal Unicamp - mlpascoal@gmail.com Resumo: A partir de uma contextualização de Teoria e Análise, este trabalho apresenta

Leia mais

Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina EnCom2014 Londrina de 26 a 28 de junho de 2014

Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina EnCom2014 Londrina de 26 a 28 de junho de 2014 Análise musical do Sexteto Místico de Villa-Lobos 1 Julio Cesar DAMACENO 2 ; Tadeu Moraes TAFFARELLO 3. Resumo O presente texto tem como foco a realização de um estudo analítico dos procedimentos composicionais

Leia mais

Codex Troano Análise Particional e principais gestos composicionais

Codex Troano Análise Particional e principais gestos composicionais Codex Troano Análise Particional e principais gestos composicionais André Codeço dos Santos andrecodeco@hotmail.com Resumo: O Codex Troano é uma das peças referenciais dentro da obra de Roberto Victorio,

Leia mais

As Tríades estão entre os principais

As Tríades estão entre os principais GUITARRAS DE ELITE FOTO DO COLUNISTA TRÍADES ABERTAS PARTE 1 FLAVIO MATEUS Flávio Mateus é guitarrista, compositor e produtor musical. Formação: Bacharelado em Música Popular (UNICAMP); Mestrado em Análise

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LEM1418T1 - Percepção e Rítmica II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LEM1418T1 - Percepção e Rítmica II Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LEM1418T1 - Percepção e Rítmica II Docente(s) Mauricio Funcia de Bonis Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Música Créditos 0 60 Carga

Leia mais

Processo Seletivo ª Etapa Teoria Musical

Processo Seletivo ª Etapa Teoria Musical UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Processo Seletivo 2012.1 2ª Etapa Teoria Musical Candidato (a): Feira de Santana, 27 de fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2014 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos

Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos MODALIDADE: COMUNICAÇÃO SUBÁREA: TEORIA E ANÁLISE MUSICAL Allan Medeiros Falqueiro USP allanfalqueiro@gmail.com

Leia mais

Análise da Dança em ritmo búlgaro n. 3, do Mikrokosmos de Béla Bartók

Análise da Dança em ritmo búlgaro n. 3, do Mikrokosmos de Béla Bartók Análise da Dança em ritmo búlgaro n. 3, do Mikrokosmos de Béla Bartók Rodrigo de Carvalho Vasconcelos (USP) Resumo: Esse trabalho procura analisar a peça de n. 150 do Mikrokosmos de Béla Bartók, a terceira

Leia mais

Improvisação. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Improvisação. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Improvisação Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas particulares

Leia mais

A Prole do Bebê n.1 e n.2 de Villa-Lobos: estratégias da textura como recurso composicional Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

A Prole do Bebê n.1 e n.2 de Villa-Lobos: estratégias da textura como recurso composicional Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP) PASCOAL, Maria Lúcia. A Prole do Bebê n.1 Per e Musi n.2 de Revista Villa-Lobos. Acadêmica Per Musi, de Belo Música Horizonte, n.11, 136 n.11, p. 2005, jan - p.95-105. jun, 2005 A Prole do Bebê n.1 e n.2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO 2011 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2015 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

07 de JUNHO de Conteúdo: NOME: CARTEIRA Nº. 20 questões. Este caderno não será liberado

07 de JUNHO de Conteúdo: NOME: CARTEIRA Nº. 20 questões. Este caderno não será liberado 07 de JUNHO de 2009 ²3½ ±æ è ÜËÎßY]Ñ Üß ÐÎÑÊßæ ìø Conteúdo: 20 questões Este caderno não será liberado NOME: CARTEIRA Nº PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS MÚSICA ETAPA TEÓRICA Para responder às questões

Leia mais

Vejamos abaixo, por exemplo, o campo harmônico de C Maior com suas dominantes secundárias: C7M Dm7 Em7 F7M

Vejamos abaixo, por exemplo, o campo harmônico de C Maior com suas dominantes secundárias: C7M Dm7 Em7 F7M Dominantes Secundárias Cada um dos acordes diatônicos do campo harmônico, pode ser preparado por um acorde de dominante. Esse acorde se chama dominante secundário. A dominante primária de uma tonalidade

Leia mais

Um Frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal

Um Frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal Um Frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal MODALIDADE: COMUNICAÇÃO Potiguara C. Menezes ECA/USP - poti@usp.br / poticurione@terra.com.br Resumo:

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 6º- ANO LETIVO: 2018/19 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

Textura nos quartetos de cordas de Villa-Lobos: estudos preliminares. Texture in string quartets of Villa-Lobos: preliminary studies

Textura nos quartetos de cordas de Villa-Lobos: estudos preliminares. Texture in string quartets of Villa-Lobos: preliminary studies Textura nos quartetos de cordas de Villa-Lobos: estudos preliminares Alexandre Schubert 1 UFRJ/UNIRIO alexandreschubert@gmail.com Resumo: Este trabalho tem como objetivo introduzir o estudo dos Quartetos

Leia mais

Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face.

Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face. Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face. Ítalo Rui Britto Fragoso da Silva (UFPB - italorui9@yahoo.com.br) J. Orlando Alves (UFPB

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 6º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY Unidade Didática

Leia mais

Guia Prático para piano de Heitor Villa-Lobos: perspectiva para uma pedagogia da performance. 1

Guia Prático para piano de Heitor Villa-Lobos: perspectiva para uma pedagogia da performance. 1 Guia Prático para piano de Heitor Villa-Lobos: perspectiva para uma pedagogia da performance. 1 MODALIDADE: COMUNICAÇÃO ORAL Francine Alves dos Reis Loureiro. UNICAMP reisfrancine@hotmail.com Maria José

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS: APONTAMENTOS

TEORIA DOS CONJUNTOS: APONTAMENTOS TEORIA DOS CONJUNTOS: APONTAMENTOS Paulo de Tarso Salles CMU/ECA- USP, 2014. Muitos estudos de análise de música pós- tonal adotam a teoria dos conjuntos como procedimento metodológico para a compreensão

Leia mais

PAULISTANA Nº 7 PARA PIANO, DE CLAUDIO SANTORO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA ESCRITA PIANÍSTICA

PAULISTANA Nº 7 PARA PIANO, DE CLAUDIO SANTORO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA ESCRITA PIANÍSTICA PAULISTANA Nº 7 PARA PIANO, DE CLAUDIO SANTORO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA ESCRITA PIANÍSTICA Polyane Schneider poly-schneider@ig.com.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

Considerações sobre os aspectos estruturais do Choros nº 3 de Heitor Villa-Lobos

Considerações sobre os aspectos estruturais do Choros nº 3 de Heitor Villa-Lobos Considerações sobre os aspectos estruturais do Choros nº 3 de Heitor Villa-Lobos Resumo Filipe Daniel Fonseca dos Santos Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles O trabalho a seguir são considerações sobre os aspectos

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler

Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler Ronaldo Alves Penteado ECA-USP ronaldousppenteado@usp.br Resumo: Este trabalho apresenta argumentação, justificativa,

Leia mais

A ANÁLISE MUSICAL. No âmbito da música popular, ao falarmos de análise musical, estamos nos referindo:

A ANÁLISE MUSICAL. No âmbito da música popular, ao falarmos de análise musical, estamos nos referindo: A ANÁLISE MUSICAL Por Turi Collura No âmbito da música popular, ao falarmos de análise musical, estamos nos referindo: 1) À análise harmônica 2) À análise da forma musical 1 A análise harmônica busca as

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2018/ º Ano

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2018/ º Ano 5º Ano Ritmo - Pulsação; som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa). Altura - Registo agudo, médio e grave; linhas sonoras ascendentes e descendentes: ondulatórias, contínuas e descontínuas.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 5º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 07/08 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Manual 00%Músic@ 5ºano º CICLO EDUCAÇÃO MUSICAL 5ºANO - INSTRUMENTOS

Leia mais

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música vestibular 2014 001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música presencial Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para cada

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

Desenvolvendo o baixo do acompanhamento: Harmonia Moderna. Flaviandekson Pereira Teixeira

Desenvolvendo o baixo do acompanhamento: Harmonia Moderna. Flaviandekson Pereira Teixeira Desenvolvendo o baixo do acompanhamento: Flaviandekson Pereira Teixeira Acompanhamento Desenvolvendo o baixo do acompanhamento As partes secundárias (subordinadas) em uma textura musical. Também, o ato

Leia mais

- PROVA TEÓRICA - LICENCIATURA EM MÚSICA

- PROVA TEÓRICA - LICENCIATURA EM MÚSICA Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ EDITAL 20/2016 COPESE COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROVA TEÓRICA - LICENCIATURA EM MÚSICA DATA: 04/12/2016

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais