DescompliCannes. Guia Prático e Infalível de Categorias e Dicas de Inscrição Cannes Lions DescompliCannes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DescompliCannes. Guia Prático e Infalível de Categorias e Dicas de Inscrição Cannes Lions 2015. DescompliCannes"

Transcrição

1

2 Para que serve este Guia: Apresentar dicas inscrição úteis para todas as categorias; Orientar na produção do material de apresentação das campanhas e vídeo-case; Defender o seu trabalho com mais clareza perante os jurados; Auxiliar na escolha de categorias com maior relevância para o seu projeto; Promover a sua ideia criativa e os resultados de campanha com mais clareza; Indicar os principais itens que serão analisados no julgamento das peças.

3 Este material foi produzido pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil. Para mais informações sobre o Festival de Cannes: Telefone: (11) clelia.salgado@estadao.com Grupo Estado Copyright Todos os direitos reservados Sobre o Autor: Guilherme da Luz Criação/Awards/Transcreation/SEO Guilhermedaluz.com Guilherme da Luz é publicitário e um eterno admirador de Festivais de Propaganda. Já participou diretamente da organização do Cannes Lions e D&AD (Festival de Londres). Prestou também consultoria sobre inscrições em Festivais para diversas empresas como: SapienNitro, Banco de Eventos, Tintas Coral, JWT (Brasil), F/ Nazca, Landor (Cincinatti), Y&R (Malásia), TBWA (Berlin), entre outras. Escreve o Guia Cannes Lions para o Estadão desde 2012 e participou das últimas edições do Cannes Lions realizando a cobertura do evento para o portal AcontecendoAqui. Edição: Roc de Castro

4 ÍNDICE Introdução 01 - Dicas Gerais para Fortalecer a sua Inscrição 02 - Dicas Extras para 6 Categorias: Radio Lions, Outdoor Lions, Innovation Lions, Creative Effectiveness, PR Lions, Branded Content 03 - Dicas Exclusivas dos Jurados Brasileiros de Campanhas Vencedoras para Inspirar 05 - Como fazer a sua Inscrição (Passo a Passo) 06 - Definição de Categorias - Cannes Lions / Innovation / Lions Health

5 INTRODUÇÃO Primeiro, nasceu a sua grande ideia. Depois, vieram os desafios e barreiras que você teve que vencer para aprová-la dentro da agência. O trabalho desenvolvido com muita dedicação a partir do briefing foi apresentado ao cliente. E foi também, simplesmente, a solução criativa perfeita. Por fim, com o sucesso da execução, o cliente gostou bastante. A sua agência precisou ralar muito para produzir a campanha e veiculá-la nas principais mídias. No final, você teve aquele sentimento de realização: o público-alvo curtiu bastante e se identificou muito com a marca do cliente. A campanha foi um sucesso. E agora? Chegou o momento de posicioná-la no mercado como um case de sucesso e receber os méritos de um trabalho produzido com tanto suor e dedicação. Cannes Lions nivela a qualidade das campanhas publicitárias produzidas a cada ano. O festival é um dos principais eventos de comunicação que decide se o seu trabalho merece ser reconhecido e premiado, servindo ainda como referência e inspiração para as próximas gerações de criativos. Preparar e inscrever uma campanha no Cannes Lions não é nada fácil. Na maioria das vezes, é preciso ajustar um budget enxuto (ou quase inexistente) para Festivais. A tarefa inclui a decisão da escolha das categorias, preparar as peças de apresentação, o vídeo-case para conquistar os jurados e, o mais difícil, convencê-los de que o seu trabalho merece ser premiado diante de tantas campanhas espetaculares.

6 Um dos maiores desafios é amarrar bem a campanha com a categoria que você pretende inscrever a sua peça. Cada uma das 20 categorias analisam itens e técnicas específicas, em que os jurados possuem métodos diferenciados para a avaliação da ideia. Quer um exemplo? Você pode receber um Gold Lion em Promo (A07) ou nem ser selecionado para o short-list em (B03) da mesma categoria, ou mesmo ficar de fora em qualquer opção das outras categorias. É necessário apresentar resultados mais consistentes e pertinentes à categoria Fábio Saboya Diretor de Criação - Loducca Estude bem o regulamento do Festival, leia as nossas dicas e prepare bem o case da sua campanha para que ela possa ser selecionada e receber um leão em Cannes! Guilherme da Luz

7 01 DICAS Gerais: 1) Inscreva a campanha na categoria mais adequada ao seu trabalho. Não tente inscrever a sua campanha naquela categoria que você considera menos competitiva. O festival é muito rigoroso nesse aspecto e, na fase de pré-julgamento, sua inscrição pode acabar sendo modificada ou ignorada se ela não tiver as características das categorias ou subcategorias corretas. 2) Analise a possibilidade de inscrever o seu trabalho em várias categorias. É bem provável que você encontre várias oportunidades de categorias e subcategorias para inscrever a sua peça. Analise bem quais são as principais características que possam fazer do seu trabalho um case de sucesso. Imagine o seguinte: sua campanha produz uma ação promocional de rua. Então, teoricamente, você pretende inscrevê-la em Promo Lions, certo? Agora, imagine também nesse cenário hipotético que a campanha provoca uma resposta direta do público. Sendo assim, as interações com a marca do seu cliente são o melhor resultado do trabalho. Provavelmente, a categoria Direct Lions seja uma boa opção. Caso você tenha verba para inscrever a mesma campanha em várias categorias e subcategorias, pense com cuidado nas melhores opções antes de finalizar a sua inscrição.

8 Sport Clube Recife Immortal Fans. Campanha premiada em várias categorias na edição Cannes Lions Promo and Activation Lions Product & Service; Corporate Image & Information Gold - Promo and Activation Lions Use of Promo & Activation; Best Use of Guerilla Marketing in a Promotional Campaign Gold - Promo and Activation Lions Best Integrated Campaign Led by Promotion and Activation Grand Prix - Outdoor Lions Ambient; Small Scale Special Solutions Gold - PR Lions Sectors & Services; Corporate Communication Gold Clique aqui para assistir ao vídeo-case: 3) Adapte as peças de apresentação e material de apoio para cada categoria escolhida. É muito importante adaptar o seu trabalho à categoria escolhida. Sinta-se à vontade para contar a história da maneira que faça mais sentido para cada categoria. A peça de apresentação para Media Lions tem que ser produzida com o foco no Júri de Media Lions. Destaque os principais fatores dessa categoria que possam ser levados em consideração para esse grupo de jurados. Por exemplo, não envie o mesmo material para as categorias de cyber, mobile ou integrada. Projete a sua inscrição e faça as mudanças porque o seu case precisa ser contado de maneira diferente em cada peça de apresentação.

9 4) Não economize nas amostras, evite enviar peças grandes e frágeis. Mande as embalagens, pôsteres, folhetos, material impresso e tudo que foi feito para que o jurado entenda bem o seu trabalho e possa avaliar melhor a sua peça. Se a ideia do seu folheto tem um efeito genial quando colocado na água, envie várias amostras para que todos os jurados possam fazer este experimento, por exemplo. Se a sua mala-direta precisa ser rabiscada para revelar o efeito, mande também vários exemplos do antes e depois da manipulação da peça. Lembre-se de que as suas amostras irão ser abertas, examinadas e catalogadas várias vezes antes de apresentadas aos jurados. Peças grandes, pesadas e frágeis correm o sério risco de serem danificadas. Você não vai querer que o jurado avalie o design de uma garrafa quebrada ou a qualidade de um material danificado, não é mesmo? Então, caso seja necessário, faça uma maquete do produto. Embalagens com alimentos que estragam facilmente merecem bastante cuidado. Você não quer causar uma má impressão por causa de um chocolate, queijo ou iogurte com odor. Além do mais, isso poderá gerar problemas com a alfândega já que certos tipos de alimentos têm a entrada proibida na Europa. Se a sua ideia está no formato de um produto perecível, por exemplo, envie um molde. Em 2011, uma agência da Alemanha produziu um design de produto que continha um queijo em formato de lápis. Para que se evitasse a deterioração do produto, o material foi reproduzido com um molde de cera.

10 Estude várias categorias e analise a possibilidade de inscrever trabalhos de Design também em outras categorias, já que a competição de Design Lions é bem difícil por conta das escolas culturais. Produza principalmente um material bem adequado para a sua inscrição. Há muito de design em Promo, Direct, Innovation e Product Design. Bruno Bertani Diretor de Criação - Prole 5) Defenda toda a sua ideia já na peça de apresentação. Inclua todos os dados importantes do seu trabalho na peça de apresentação. Evite apresentá-los apenas no campo de anotações sobre o sumário da campanha. Nem todo jurado vai querer analisar o seu case passo a passo. Use um vocabulário que qualquer pessoa possa entender e faça um texto com uma fonte simples e de bom tamanho, legível para todas as idades. Inclua informações da cultura local, bem como seu contexto para que a ideia possa ser compreendida e mostrar o seu valor. Não caia na tentação de colocar todos os jargões da indústria e evite uma abordagem burocrática. Exagerar nos adjetivos para vender o seu peixe pode ser um grande erro. A sua ideia tem que ser percebida de longe, por isso prefira o simples e o bem feito. Se você tentar melhorar o seu trabalho copiando um formato ou estilo já vencedor, você corre o risco de perder pontos. Os jurados estão ali porque também estão longe de ser ingênuos.

11 Venda a sua campanha com estratégia, insights, riqueza de detalhes e, principalmente, muita paixão. Mostre como a marca trabalhou com sucesso para desenvolver e criar um conteúdo para atrair o seu público. Apresente o seu trabalho de uma forma verdadeira, orgânica e natural. Interconecte as histórias de pessoas com histórias de produtos, mostrando assim a sinergia entre marcas e seus consumidores. Seja original e corajoso o suficiente para deixar o marquetês de lado. O júri vai tentar ver e entender o quanto inovadora é a sua ideia, e verborragia só vai atrapalhar. Se você puder usar algum tipo de humor, que torne a sua apresentação mais agradável de ver, siga em frente! 6) Busque todas as informações com o seu cliente, incluindo resultados comerciais e mudanças de comportamento. Caso você ainda não tenha esses dados, tente conseguir o máximo de informações com o seu cliente. Não deixe para a última hora! Seja eficiente e comece o mais cedo possível. Quanto mais informações você coletar, mais fácil será para justificar a escolha das suas categorias e também para apresentar os principais fatores de sucesso da campanha.

12 Os jurados não desejam somente saber se a sua ideia é criativa, mas se ela realmente gerou lucro para o seu cliente ou ajudou a mudar o comportamento do consumidor e suas atitudes. Mostre evidências e evite afirmar o óbvio. Tente convencê-los de uma maneira inteligente que a sua campanha, de fato, funcionou. Apresente informações tais como: o número de pessoas que se inscreveram num concurso, compartilhamentos da mensagem via Twitter, número de curtidas no Facebook, número de vendas, aumento de market share e todas as métricas que estiverem à mão. 7) Mostre os dados quantitativos da sua ação de mídia. Se for relevante para a sua inscrição, mostre a implementação, apresente gráficos e explicações para mostrar a efetividade da sua campanha. Exponha o resultado sobre o crescimento nas vendas, porcentagem de pessoas que recomendaram o produto aos amigos. O crescimento da marca triplicou de volume? Ótimo, então mostre seu alcance, a performance obtida nas mídias sociais. Não seja complexo nas palavras. Simplifique! Evite superficialidades e exiba o resultado com números específicos e claros, mencionando também as fontes. O sumário de cada inscrição deve ser claro e apresentar conclusões Luiz Gini, Diretor de Mídia - NeogamaBBH

13 8) A peça de apresentação pode definir o seu leão em Cannes. Prepare uma peça de apresentação digital que tenha um layout limpo, bem feito e que apresente um resumo da ideia, implementação e resultados. Produza uma peça de apresentação tão criativa como a sua campanha em si. Portanto, contrate um redator e um diretor de arte para cuidar da produção desse material. Inscreva uma grande ideia. Não tem como fugir disso: ela precisa ser original, poderosa e sugestiva o suficiente para estar selecionada entre as melhores. Convença os jurados que ela merece um prêmio. Conheça bem a sua audiência e saiba que o júri é rigoroso. Para você impressioná-lo com a sua campanha, é preciso que ela seja inovadora, inspiradora e prenda a atenção do começo ao fim. Não custa repetir: use palavras de uso comum, faça um texto com uma fonte que facilite a leitura. Não se esqueça dos velhos conhecidos: Quando, Como e Onde aconteceu a ação de marketing. Pode parecer estranho, mas muita gente deixa isso passar na correria. Mostre como a criatividade da campanha fez com que muitas pessoas ficassem sabendo dela. Conte como você despertou o interesse delas para assisti-la. Elas realmente gostaram? Elas entenderam a mensagem? Qual foi o resultado? No fundo, deve-se medir os resultados esperados e não qualquer resultado. Não é possível mais medir quantidade e considerar que isto é sucesso. Mauro Silva Sócio e Diretor de Criação Live AD

14 Convide o jurado, através da peça de apresentação, para tocar, sentir ou cheirar as suas amostras, e também para assistir ao seu vídeo. Isso pode ser feito através de um pequeno box com texto. Por exemplo: This entry contain samples. Vídeo-case: British Airways - The Magic of Flying OgilvyOne 9) Fique ligado no contexto de mídia e cultura local. Como a ideia se relaciona com o modo de vida das pessoas? Qual é o seu contexto cultural? Como as pessoas se sentiram a experimentar o produto? Porque isso é importante em uma específica região? O jurado precisa ser informado e sentir todos estes aspectos. Apresente os resultados claramente, sem exagerar. Se sua ideia for baseada em um atributo cultural de um contexto específico, assegure-se de que você explicou a situação. Não adianta falar em TV no Brasil, problemas socioambientais ou de uma solução criativa para a área da educação sem explicar os detalhes de como isso funciona em nosso país. O contexto é o que faz as suas ideias deixarem de se limitar a um local transformando-as em verdadeiramente universais.

15 10) Produza um vídeo-case sensacional de até dois minutos. Explique todo o processo da campanha e mencione o conceito, solução e resultado com uma linguagem curta e universal. Não tente enrolar para explicar a sua ideia ou muito menos tente dizer que ela é brilhante. O júri precisa entender se ela realmente funciona. Antigamente, muitas agências tentavam inscrever vídeos longos. Esqueça isso! O Festival está cada vez mais rigoroso. Vídeos com mais de dois minutos de duração não serão mais aceitos. Tenha na cabeça que os jurados irão assistir centenas de vídeos diariamente. Vídeos longos enfraquecem a defesa da sua ideia. Portanto, chega de enrolação e vá direto ao assunto. Prepare um roteiro que seja claro e direto sobre a história de sucesso da sua campanha. Apresente um briefing claro e conciso com fatos de como a sua campanha engajou o consumidor a realizar uma ação de resposta direta para obter resultados mensuráveis. Mostre o problema e a solução criativa que você utilizou para envolver a audiência. Capriche na produção do seu vídeo-case e imagine que você estará contando a história da sua campanha para um jurado de países como a Malásia, África do Sul ou Canadá. Saiba que muitos jurados desconhecem os hábitos de consumo no Brasil. Você precisa mostrar cada detalhe. Apresente o seu material visual de uma maneira bastante atraente. O júri irá assistir a muitos filmes. Então, se você conseguir contar uma história bem real, a sua vai aparecer muito mais do que as outras campanhas. Adicione música ou use uma voz efetiva e, acima de tudo, assegure-se de que o seu cenário transmite bem a sua ideia.

16 Certifique-se de que o material visual está em perfeitas condições e com a melhor qualidade possível. Se o filme for produzido com o idioma do país de origem, não se esqueça de preparar as legendas muitos bem traduzidas para o inglês. Letras grandes facilitam a leitura dos jurados. 11) Você vai ter apenas 30 segundos para tentar convencer os jurados com o vídeo-case. Os primeiros 30 segundos são críticos e, muitas vezes, é o tempo suficiente para que o jurado goste ou não da sua campanha. Seja curto, tenha uma linguagem direta e agregue as principais informações no seu vídeo. Apresente a solução do seu trabalho e, ao mesmo tempo, evite a dispersão dos jurados. Eles, provavelmente, já assistiram mais de 300 filmes antes do seu. Sempre chega um certo ponto em que as pessoas não têm mais paciência para esperar que a ideia apareça e se desenvolva. É neste momento que eles se perguntam: O que é isto? Qual é a ideia? Cadê os resultados? O vídeo case tem que ter uma boa trilha sonora, música tranquila, roteiro emocionante e edição cuidadosa. Tudo está na história a ser contada. Conte-a bem e amarre todo o conceito para que alcance um clímax e surpreenda o jurado. Faça as pessoas sorrirem, chorarem e se emocionarem com o seu vídeo. Vídeo-case: CNA Speaking Exchange / FCB Brasil

17 12) Mostre como funcionam os apps para web e dispositivos no seu vídeo. É muito importante que você mostre a utilização dos aplicativos. Apresente a ideia, a execução, a relevância na plataforma móvel e os resultados mensurados na ação. Você pode filmar alguém utilizado o seu programa no telefone celular, de modo que o jurado possa ter uma ideia bem concreta que como as pessoas realmente interagem com ele. Seja claro para dar detalhes da criatividade e execução da ideia (usabilidade, experiência do usuário), a relevância da plataforma e os resultados, bem como o nível de envolvimento do usuário e estatísticas, além dos resultados quantificáveis. Envie a url que vai conduzir o jurado diretamente para o vídeo-case, aplicativos e websites. Não envie páginas de apresentação! Para ter a certeza de que o seu site será carregado rapidamente, coloque-o em um servidor dedicado que não tenha nenhuma senha ou sistema de registro complicado. Vídeo-case: Nívea - The Protection Ad FCB Brasil

18 13) Prove ao jurado que a interface dos apps também funcionam. Se você está fazendo uma aplicação, mostre a interface. Prove para o jurado que você tem a habilidade para desenhar uma interface que torna a aplicação coerente e compreensível. Se for uma peça narrativa, mostre o bastante para que eles possam ver que a escrita é boa, que a direção de arte é boa, e que foi bem editada. São coisas simples, mas você precisa mostrar evidências. 14) Não gaste a verba da sua agência enviando campanhas fantasmas produzidas apenas para levar um prêmio. Os jurados levam a qualidade das campanhas enviadas a Cannes muito a sério. Eles poderão desconsiderar qualquer campanha que leve a acreditar que nunca existiu, daquelas criadas especialmente para ganhar um prêmio. Vários jurados brasileiros estarão lá com o objetivo de garantir que este crime publicitário não aconteça com as peças de nosso país. Mesmo que uma campanha passe despercebida e leve um prêmio, há ainda a enorme possibilidade de ela ser expurgada após a premiação. Isso é um grande vexame que nenhuma agência gostaria de passar. Leia a polêmica sobre uma campanha da agência TBWA/Paris que recebeu um leão de Bronze, mas que teve o seu prêmio cassado porque a campanha não foi veiculada no prazo permitido.

19 15) Capriche na qualidade da tradução e adaptação das peças. Contrate uma agência de tradução, ou conte com um especialista para adaptar perfeitamente a sua ideia ajustando a ideia criativa para a língua inglesa. Você deve ter o conhecimento absoluto dos termos usados em inglês para a sua campanha. Não faça uma simples tradução. Rui Piranda Diretor de Criação FCB Brasil 16) A sua agência já tentou inscrever esta ideia anteriormente? Verifique se a sua agencia já inscreveu o seu trabalho nos anos anteriores. O festival não permite a inscrição da mesma campanha em diferentes edições. Em caso de campanhas adaptadas para vários países, verifique também se as outras agências ou empresas do mesmo grupo vão inscrever a peça, ou se ela já foi escrita em outras edições do festival. Evite a duplicidade ou a invalidação da sua inscrição. 17) Não cole nenhuma ficha de inscrição no verso da peça de apresentação e nem coloque a marca da sua agência na peça ou no vídeo. Algumas categorias como Press Lions, Outdoor Lions, Pharma e Health & Wellness solicitam o envio do layout da sua campanha pelo correio. Não cole fichas e também não inclua os dados da agência. Em Outdoor Lions, envie também uma peça de apresentação física e que não esteja montada em prancha.

20 Da mesma forma, é proibido identificar o nome da agência na peça de apresentação, sinopses e vídeo-case. Para garantir a identificação do seu material, anote em lápis ou cole uma pequena etiqueta no canto inferior esquerdo para identificação, apenas com o número da sua inscrição. Por exemplo: PL 051 (Press Lions 051).

21 02 DICAS Extras: 1) 4 Dicas extras para a categoria Radio Lions.! Certifique-se de que o material fonográfico está em perfeitas condições, e com a melhor qualidade possível.! Se você acredita que um video-case pode ajudar, não se esqueça de enviá-lo.! Só um roteiro bom não é o suficiente. Trilha, locução e pequenos detalhes podem fazer a diferença.! Para a sua ideia ter chances, não se esqueça de mandar a peça muito bem traduzida para o inglês, bem como o roteiro original. 2) Dica extra para a categoria Outdoor Lions.! Existem os filmes para a categoria Ambiente, que pretendem explicar o dispositivo Outdoor além dos pôsteres. A dica é que sejam realmente curtos, de não mais do que dois minutos. Coloque estímulos nos primeiros 30 segundos do seu filme para captar a atenção dos jurados. Lembre-se: eles vão ver centenas deles durante a semana e você precisa caprichar.

22 3) 4 Dicas extras para a categoria Innovation Lions.! Apresente uma proposta escrita que seja bem elaborada, simples, concisa e direta sobre o uso de tecnologia & inovação em sua campanha.! Escreva claramente em referência aos requisitos para a inscrição: insight criativo, uso da tecnologia e resultados atingidos. Não se esqueça de citar os principais detalhes de como o uso de tecnologia foi implementado em sua campanha.! Envie provas e exemplos que comprovem a execução do seu material.! Se a sua campanha entrar no short-list, será preciso que você realize uma apresentação de dez minutos sobre a tecnologia desenvolvida. Em seguida, o júri terá mais dez minutos para realizar perguntas. Não tente atuar como se você fosse defender uma tese de mestrado. Portanto, seja criativo e envolvente para captar a atenção dos jurados com bom humor. 4) 7 Dicas extras para a categoria Creative Effectiveness.! Nos estágios iniciais, conte com a ajuda do seu cliente, da agência de mídia e talvez até de um economista para fazer a sua inscrição corretamente. Conte uma grande história: tanto sobre o seu trabalho criativo quanto sobre a sua estratégia. Finalize com resultados e faça a apresentação através de uma narrativa clara e linear, que vai crescendo até um clímax.! Explique detalhadamente como foi que, através da mudança, as vendas cresceram e a participação da empresa no mercado aumentou. Mostre a relação do público com a marca e suas mudanças de comportamento. Prepare um desfecho para mostrar os grandes resultados com um final feliz.

23 ! Seja claro a respeito dos objetivos da sua campanha. Quanto mais simples você puder ser sobre isso, melhor. É preciso indicar em quantidades o que a sua campanha influenciou, e dizer claramente qual a audiência que você pretendia atingir. Quanto mais difícil você mostrar o que foi a sua tarefa, mais impressionantes vão parecer os seus resultados.! Na seção das Ideias, você deve explicar claramente todos os canais pelos quais sua campanha evoluiu, de maneira que quando chegar aos Resultados seja possível entender plenamente o contexto.! A seção de Resultados é, de fato, a principal da categoria de criatividade efetiva. Portanto, você deve dedicar a maior parte de seu tempo e esforço nela. É aqui que você realmente vai ter a chance de mostrar o quanto sua campanha foi efetiva, provando e medindo seu impacto nos negócios do seu cliente (mostre gráficos que demonstrem os resultados nas vendas). Explique como você afetou o comportamento do consumidor, o valor da marca, as vendas e o lucro.! Isole os efeitos da sua campanha na seção de Resultados. Você tem que provar aos jurados que os resultados que você apregoa somente podem ser atribuídos aos efeitos das suas comunicações. Para fazer isso, você precisa descartar toda uma gama de outros fatores que poderiam ter influenciado aqueles resultados. Coisas como sazonalidade, mudanças nos preços ou mudanças no mercado. Somente sendo rigoroso ao descartar esses fatores você poderá ter uma argumentação sólida.! Seja bem claro em mostrar cada situação da sua campanha. Impressione o Júri com uma abordagem mais analítica e mais completa da qualidade de seu trabalho. Encontre maneiras simples para a visualização dos seus dados. Seja criativo e imaginativo com as medidas que você usa para ter sucesso nessa categoria. É fundamental que as marcas e os profissionais envolvidos nas estratégias de produtos possam acompanhar cases internacionais para entender a profundidade dos resultados apresentados pelos concorrentes. Miriam Chaves Superintendente Comercial Time4Fun

24 5) Dicas extras para a categoria PR Lions! Seja bem claro na hora de decidir quem vai inscrever a campanha, seja a agência de propaganda ou de PR. Prepare, prepare e prepare. Em PR, não adianta somente mostrar o case, você tem que explicar, defender e argumentar. Organize bem o seu case e respeite os critérios para a inscrição da sua campanha. Os jurados irão avaliar Estratégia e Pesquisa, Execução, Criatividade & Originalidade e, principalmente, Resultados Documentados. Não se esqueça dos resultados!! Mostre os resultados tangíveis e quantificáveis da sua campanha. Mostre como eles foram medidos em relação aos objetivos iniciais e como eles atingiram a comunicação e os objetivos da marca.! Inclua os resultados comerciais como: sucesso nas vendas, lucros, e até mesmo a mudança no comportamento do consumidor e suas atitudes. Fale sobre as conquistas que impressionam todo mundo. Se você tem grandes resultados, mostre-os.! Amarre os elementos da sua campanha: insight, criação e execução precisam estar em sincronia, mostrando também a participação e envolvimento do público e como isso contribuiu para a publicidade da marca.! Não mostre apenas os resultados em mídia que a campanha agregou à marca. Preocupe-se em mostrar principalmente as mudanças de atitude e comportamento que a campanha atingiu junto aos consumidores e cite também os resultados. Por exemplo: houve um aumento nas vendas? Os trabalhos brasileiros, em sua maioria proveniente de agências de publicidade e não de agências especializadas, apresentam, geralmente, bastante criatividade, no entanto, necessitam de maior embasamento técnico. Mauro Silva Sócio e Diretor de Criação Live AD.

25 6) 4 Dicas extras para a categoria Branded Content & Entertainment! Os cases inscritos em Branded Content & Entertainment precisam, cada vez mais, ser uma narrativa, contar uma história poderosa ao invés de simplesmente vender produto ou imagem institucional de uma marca. Mais ainda, eles precisam, necessariamente, ter originalidade, integrando a história contada ao propósito da marca apresentado e o que é relevante para sua audiência.! Crie valor por meio de uma mensagem que seja relevante para a audiência, transmitindo significado em uma narrativa, uma história contada pela marca. Não confunda essa categoria com publicidade vendendo produto, com vídeos de longa duração. A ideia aqui não é vender a marca ou produto. Mas sim criar um encontro dos valores e propósito da marca, com o insight humano, os valores humanos, as questões humanas em uma narrativa que insere a marca do cliente em uma discussão maior.! Essa categoria reverencia as narrativas, as marcas que contam histórias originais e autênticas, aquelas que se conectam com a emoção humana e são relevantes para a audiência porque foram capazes de criar significado e fizeram sentido. Tudo isso sem ser intrusivo ou interromper a vida das pessoas. Cada vez mais, o elemento principal da estratégia é representado por um conteúdo de dramaturgia em vídeo, ficção ou não, que tangibiliza a história.! O case a ser inscrito deve mostrar que o herói e protagonista da história é a audiência. O entretenimento pode ser a linguagem, e o foco não está prioritariamente em gerar impacto ou likes, mas sim em provocar e expandir conversa com a audiência. A marca convida a audiência para participar de uma conversa que pode ser altamente social, visual e participativa, uma experiência contagiante e imersiva, construída a partir de uma narrativa, enfim uma história.

26 03 DICAS dos Jurados: Dicas exclusivas dos Jurados brasileiros da edição Cannes Lions (A produção deste conteúdo contou com a participação dos jurados brasileiros que participaram da edição do Cannes Lions 2014: Patrícia Weiss, Bruno Bertani, Rui Piranda, Rui Branquinho, Roberto Vilhena, Luiz Gini, Fábio Saboya, Mauro Silva, Miriam Chaves e Marcelo Reis) 1) O cartaz explicativo (Presentation Board) deve chamar a atenção do jurado no primeiro minuto em que é visto. Como ele não é apresentado de forma física, apenas em telas, deve ser produzido como uma peça de mídia out of home. 2) Se for necessário colocar legendas no seu vídeo, aplique-as com letras grandes, mesmo se forem esteticamente feias. Os jurados estarão assistindo aos vídeos numa mesa em formato U e, muitas vezes, se encontram longe da tela. Isso vai facilitar muito a leitura! 3) As campanhas deve estar muito mais ligadas à marca do que ao produto. 4) Evite ao máximo levantar um problema e apresentar uma solução desproporcionalmente ruim ou fraca. Apresente sempre fatos incríveis que tenham alavancado o seu projeto. 5) O layout da peça de apresentação deve ter um tipo de letra simples. O design deve ser limpo e claro, com hierarquia de informações e fotos. Os textos para descrever o briefing, objetivo e resultados devem ser mínimos. Apresente resultados claros e não subjetivos.

27 04 20 Campanhas para Inspirar

28 The Beauty Inside (Cannes Lions 2013) Branded Content My Blood in Red and Black (Cannes Lions 2013) Direct Lions Assista ao vídeo-case: v=ziaf5rvaz0a Assista ao vídeo-case: v=vb5ufverzvo Smart Public Affairs (Cannes Lions 2013) Mobile Lions Real Beauty Sketches (Cannes Lions 2013) Promo Lions Assista ao vídeo-case: v=eyof-tavqfu Assista ao vídeo-case: v=kzmx-hatkwq

29 The Selfscan Report (Cannes Lions 2013) Design Lions Three Little Pigs (Cannes Lions 2013) Film Craft Assista ao vídeo-case: v=aulax27l6fa Assista ao vídeo-case: v=vdgrfhjh1p4 Christmas Toothbrush (Cannes Lions 2014) Press Lions Raw for the Ocean (Cannes Lions 2014) Product Design Veja as peças: harvey_nichols_christmas_toothbrush Assista ao vídeo-case: v=u6z8yfkr3to

30 Guilt Trips (Cannes Lions 2014) Creative Effectiveness The Scarycrow Chipotle (Cannes Lions 2014) Cyber Lions Assista ao vídeo-case: v=mbdshnveds4 Assista ao vídeo-case: v=uq0r-xwmzlg The Epic Split (Cannes Lions 2014) Film Lions Sounds of Honda (Cannes Lions 2014) Titanium Lion Assista ao filme: v=m7fivfx5j10 Assista ao vídeo-case: v=ckj1rdsg8as

31 Megafones Pavillon (Cannes Lions 2014) Innovation Lions Happy ID (Cannes Lions 2014) Media Lions Assista ao vídeo-case: v=f3sicqjr2aw Assista ao vídeo-case: v=bwnk5uupmrk GayTM (Cannes Lions 2014) Outdoor Lions Dumb Ways to Die (Cannes Lions 2013) PR Lions Assista ao filme: Oxzv5QOgg Assista ao vídeo-case: v=ixz_zzno2ek

32 Super Formula to Fight Cancer (Cannes Lions 2014) Pharma Lions Mother Book (Cannes Lions 2014) Health & Wellness Assista ao vídeo-case: v=dil20t7fhym Assista ao vídeo-case: v=0y84zp8we7y Fans of Life (Cannes Lions 2014) Radio Lions Sorry, I spent On Myself (Cannes Lions 2014) Study Case Ouça o spot: sets/lucozade-fansoflife-radio Assista ao vídeo-case: v=sl1r5bnnmtc

33 05 Como fazer a sua inscrição: 1) Faça a inscrição da sua agência ou empresa de comunicação no Cannes Lions website. Você deverá se cadastrar pelo site para receber um login de usuário e senha para ter acesso às fichas de inscrição. 2) Coloque os dados completos da sua empresa. Se ela pertence a algum grupo nacional/internacional, selecione através das opções (Agency Network/Holding Company). 3) Coloque as informações das empresas que colaboraram com o desenvolvimento do seu trabalho. Ex: Agência de PR, Media, Produtora de Vídeo ou Produtora de Áudio. 4) De acordo com o formato da sua inscrição, selecione a Categoria (Type of Entry) e a Subcategoria (Subcategory). 5) Detalhes da campanha (Cliente/Produto/Data de Veiculação/Local de Veiculação). 6) Dados da agência (Nome, Endereço, Cidade, etc.). 7) Créditos Lista com os nomes de todos os principais profissionais que estiveram envolvidos no desenvolvimento da campanha ou na peça publicitária. Normalmente você precisará de mais tempo para coletar todos os nomes com o cliente, agência, produtora, etc. Lembre-se também de mencionar outras empresas que colaboraram com a sua campanha. Confira se você tem a relação de todos os profissionais responsáveis pela campanha e faça isso com antecedência! 8) Contato na empresa É o responsável pela inscrição das peças publicitárias no Festival. Mantenha o seu telefone de contato disponível principalmente na semana do evento em caso de algum jurado ter dúvidas sobre a sua campanha e ter interesse em saber maiores detalhes.

34 9) Dados do Cliente Preencha com os dados completos do cliente e informe que ele pode ser também contactado pelos jurados em caso de dúvidas em relação a inscrição. 10) Cada categoria possui os requerimentos necessários para a descrição da peça ou campanha publicitária. Lembrese de apresentar uma perfeita tradução, caprichar na peça de apresentação, deixar o vídeo de apresentação curto e direto, enviar amostras de folhetos, cartões e qualquer outro tipo de material para ser manuseado pelos jurados. Leia as dicas completas para fortalecer a sua inscrição em nossa sessão: Dicas para fortalecer a sua inscrição. 11) Apresente informações sobre a implementação da campanha, data e tipo de mídia. Se a sua campanha tiver também um elemento interativo, inclua o URL. 12) Faça o upload dos materiais da sua peça ou campanha. Veja as opções para envio: vídeo-case, imagem de apresentação, versão reduzida do vídeo-case, imagens de suporte e materiais de suporte. 13) Faça algumas inscrições falsas, preenchendo as lacunas com qualquer coisa, para você começar a entender todo o processo de inscrição. Mantenha o formato correto de endereço de com arroba, números de telefones, etc. Não esqueça de modificar ou deletar antes do pagamento! 14) Importante: confirme que a sua campanha foi implementada pela primeira vez entre os dias 01/03/2014 e 30/04/2015.

35 06 Definição de Categorias: Este material complementa o Guia de Categorias, Regulamento e Instruções publicado no representante oficial do Festival no Brasil. 1) Branded Content & Entertainment Essa categoria tem como objetivo apontar campanhas criativas e que integrem naturalmente o consumidor através do conteúdo original de uma marca. Merecem destaque as campanhas que promovem e divulgam a mensagem de marketing envolvendo os consumidores, através de relevantes plataformas de mídia, ao invés de métodos tradicionais de propaganda. Branded & Entertainment fala sobre a colocação e crescimento de um produto dentro de uma forma preexistente. Branded Content, por outro lado, é o novo formato criativo através dos olhos de uma marca, significando um novo programa e a criação de um novo formato, com que a marca trabalha. É conectar-se com consumidores e audiências, como parte de novas formas de marketing e integrar as marcas em uma história. Atualmente, os consumidores estão bem abertos ao entretenimento originado pela marca. Eles apreciam o fato de que as marcas contribuem para a mudança de comportamento do consumidor, e também fazem com que ele se divirta com o conteúdo transmitido. Isto gera um interesse maior pela marca e, consequentemente, pelos produtos que elas anunciam. Content é a criação de novos formatos e conteúdos. Content diz respeito à histórias de pessoas e a propaganda é relativa às histórias de produtos. Você pode inscrever uma peça ou campanha até 4x nesta categoria. Exemplos de Branded Content & Entertainment: Intel Com a série de vídeos na web The Beauty Inside que atraiu mais de 70 milhões de visitas e 25 milhões de interações com a marca.

36 Old Spice Com 183 vídeos individuais de resposta aos fãs, em questões colocadas nas mídias sociais. Ikea Com a série de vídeos online hilários para o show Easy to Assemble. Absolut Vodka Com o filme de curta-metragem, chamado Lemon Drop, onde os fans no Facebook podem assistir ao filme, baixar pôsteres e também ler receitas de coquetéis. Dior Com a Lady Dior Saga, uma série de 4 filmes de alta qualidade (6 a 12 minutos cada um), estrelando Marion Cotillard e que utilizou blogs e Twitter para se comunicar com o público. Blentec Com a série Will it Blend, onde Tom Dickson bate no liquidificador os últimos modelos de eletrônicos, como Ipad e Chrome Notebook. Para você ter chances nesta categoria, é importante conhecer bem o conteúdo e características da sua campanha publicitária, bem como entender melhor sobre a subcategoria que você pretende inscrever a sua peça. Em seguida, é preciso saber vender, com um vídeo de explicação de ótima qualidade. 2) Creative Data Lions Esta categoria tem a finalidade de demonstrar claramente como a execução da campanha foi reforçada ou impulsionada através do uso criativo, interpretação, análise ou interpretação dos dados. O uso criativo dos dados utilizados na campanha tem que estar aplicados na ideia central. As inscrições nesta categoria precisam estar focadas, mas não limitadas, a usos inovadores de dados que permitem que marcas possam contar melhor as histórias e conduzir ainda mais o engajamento pessoal e que seja relevante e significativo.

37 3) Creative Effectiveness Lions Creative Effectiveness tem como finalidade premiar uma campanha criativa que já foi short-list ou premiada nas edições anteriores do Cannes Lions. Mostre a criatividade da sua campanha e comprove através do impacto mensurável que ela resultou nos negócios do cliente. O seu objetivo nessa categoria é mostrar uma relação direta entre criatividade x eficácia, através das mudanças do comportamento do consumidor, aumento das vendas ou valorização da marca. Exemplos de Creative Effectiveness Walkers Com o conceito de que os salgadinhos Walkers podem tornar qualquer sanduíche mais interessante, até mesmo na cidade Sandwich, em Kent, na Inglaterra. A campanha envolveu PR, TV, mídias digitais e repercutiu em todo o país. Old Spice Com a campanha The man your man could smell like, criando um interessante diálogo entre os sexos através de um personagem carismático, que tenta convencer homens e mulheres a escolherem um sabonete líquido especial, com um alto poder de sedução. MacDonald s Com a campanha There s a McDonald s for Everyone, para reconectar a marca com consumidores que haviam perdido a paixão pelo produto. O resultado foi uma campanha simples e inspiradora: O MacDonald s é um restaurante do povo. A sua tarefa consiste em escrever uma propaganda de uma propaganda e se destacar no meio dos outros concorrentes. 4) Cyber Lions A definição de Cyber engloba comunicação da marca online, digital e tecnológica. O Cyber Lions premiará as melhores e mais criativas soluções digitais para marcas que utilizam a tecnologia e criatividade de uma maneira perfeitamente integrada e provar como seu público-alvo é envolvido e a marca é valorizada, o que resulta em aumento de vendas e reconhecimento dos negócios.

38 A categoria Cyber é dividida em 8 partes: A. Craft, B. Web Campaign, C. Web Platform, D. Online AD, E. Online Video, F. Social, G. Branded Games, H. Branded Tech e I. Integrated Multi-platform Campaign (Online& Offline). É permitido inscrever a sua peça ou campanha até 2x na categoria D. Online Ad, e até 3x na categoria F. Social. Inscreva uma peça ou campanha somente uma vez nas seguintes categorias: B. Web Campaign, C. Web Platforms, E. Online Vídeo, G. Branded Games, H. Branded Tech e I. Integrated Multi-platform Campaign (Online& Offline). 5) Design Lions Nesta categoria os jurados irão avaliar o design do produto, a ilustração da peça, a iluminação do palco, a praticidade da embalagem, entre outros fatores. Inscrever uma peça em Design Lions é considerar, como em qualquer outra categoria, que uma ideia tem o poder de criar emoção, fazendo o público rir, chorar ou simplesmente iniciar uma conversa. Pense em Design como um todo e não somente se a sua ideia é criativa, mas se ela é inovadora e pode ser uma grande referência para inspirar estudantes, designers, arquitetos, etc. Os jurados estarão procurando pelas melhores referências para apontar o que foi de melhor criado durante o ano todo. Conheça as subcategorias: A. 360 o Brand Identity Experience, Visual Language & Graphics (Escolha no máximo 3 opções nesta categoria), C. Craft, D. Brand Invironments (Escolha apenas uma opção), E. Packaging e F. Digital (Escolha apenas uma opção) Entenda a diferença de Own Label and Private Label Brands, Core FMCG e Premium Brand na categoria E. Packaging: Own Label and Private Label Brands (Marca Própria) É o produto criado por uma empresa para ser vendido em lugares específicos. É como se o Carrefour ou Walmart criasse uma embalagem própria com o selo deles, como por exemplo, para uma cerveja, chocolate ou produtos enlatados. Core FMCG São as embalagens para produtos tradicionais como a cerveja Skol ou Brahma, chocolates Alpino ou Lacta, etc. Premium Brand É a excelente produção que inova uma embalagem ou produto e que deslumbra os consumidores. Por exemplo, uma edição especial da Absolut Vodka, com garrafa prateada e repleta de detalhes, é a edição comemorativa de um Conhaque Premium, numa caixa especial e que é enviada para um público selecionado ou especialistas no assunto ou até mesmo o rótulo artesanal de um vinho de pequena produção.

39 6) Direct Lions A categoria de Direct Lions irá premiar ideias originais e inspiradoras, que foram brilhantemente executadas e relevantes, e que com sucesso atingiram um público específico e provocou uma resposta direta. A categoria de Direct está dividida em 5 subcategorias: A. Use of Direct Marketing, B. Direct Marketing: Digital and Social, C. Direct Marketing: Strategy, D. Product & Service, E. Campaign e F. Direct Marketing: Craft. Nesta categoria os jurados irão julgar a habilidade da campanha de marketing direto na construção e prolongamento do relacionamento entre o consumidor e a marca, obtendo uma resposta significativa e mensurável. As campanhas serão julgadas através dos seguintes critérios: Criatividade (30%), Estratégia (20%) Execução (20%) e Resultados (30%). Você pode inscrever uma peça ou campanha até 3x nesta categoria. 7) Film Lions Os jurados em Cannes irão observar na categoria de filmes as campanhas que são criativas, inovadoras e principalmente brilhantes. O desafio é produzir um comercial que possa interagir e conectar com a imaginação dos espectadores. Não tente fazer um esforço para convencer os jurados de que o filme é bom. Seja simples na hora de escrever a sua peça. Os jurados são pessoas muito bem informadas e que trabalham nas melhores agências do mundo. Eles acompanham regularmente as novas campanhas que são criadas e sabem muito bem o que é bom e o que é ruim. Se você acredita que o seu filme vai tocar o coração e o intelecto dos jurados, vá em frente. Imagine que eles vão ficar por várias horas sentados em uma sala, em pleno verão do Sul da França, assistindo a centenas de filmes, para decidir o que vai para a short-list. Dê uma boa razão para eles estarem lá!

40 Submeta os filmes na linguagem original e com legendas em inglês. A categoria de filmes é dividida em cinco categorias: A. TV and Cinema Film, B. Online Film, C. Viral Film, D. Branded Content & Entertainment Film Series e E. Screen and Events. Você pode inscrever um filme ou campanha apenas uma vez nesta categoria. Portanto, analise bem os pontos fortes e as principais características da sua peça, para fazer a melhor escolha. Da mesma forma que o seu filme será julgado pelos jurados, eles também vão ser julgados pelo público, publicitários e estudantes, pela escolha que eles fizerem. Por isso, fique sabendo que estas reflexões são bem válidas na hora em que analisam uma peça: Esta campanha é um excelente exemplo para Online Film? É inovadora? Este filme será uma ótima referência no futuro para inspirar principalmente os estudantes de Publicidade e Propaganda? A. TV and Cinema Film Aqui valem os filmes produzidos para serem veiculados em TV ou Cinema. A duração máxima para cada filme é de 180 segundos e você precisa provar a legitimidade da campanha. Você só pode inscrever um filme para cada item. Escolha a categoria em que o produto ou serviço se encaixe. As subcategorias são numeradas de A01 até A23. Cada uma delas é relacionada de acordo com cada segmento do produto ou serviço. B. Online Film São os filmes criados originalmente para a Web. Os vídeos podem ter sidos criados, por exemplo, para interagir com as pessoas através da tela do computador, para fazer com que o leitor encaminhe para os amigos ou simplesmente assistir uma história bem contada. C. Viral Film (Viral) Filmes criados para passar adiante uma mensagem que contamine o receptor, faça-o passar a mensagem adiante ou realizar outras ações, como se inscrever em algum serviço. D. Branded Entertainment Internet Film - Filmes que foram produzidos no formato de documentário/não-ficção, filmes de ficção ou vídeos musicais. Não necessariamente a marca precisa ser revelada no filme. Os filmes apresentam um conteúdo original e foi produzido para uma marca/empresa para a veiculação no formato de documentário/não-ficção ou filme de ficção. E. Screens and Events Filmes que não foram exibidos na televisão, cinema ou internet mas em outros canais, como por exemplo telas digitais ao ar livre, telefones celulares, cerimônias de premiação, palestras, apresentações, etc.

41 8) Film Craft Lions Nesta categoria, os jurados irão identificar e levar em conta as qualidades individuais e que são mostradas na execução do filme publicitário. O que vale aqui é o processo de execução do filme. Craft observa paralelamente o lado criativo de como uma propaganda transmite a mensagem. Teoricamente, o contexto da ideia terá um valor menor na avaliação, porém não deve ser ignorado. Em Craft, leva-se em conta a experiência no contexto estético, a emoção e o sentido memorável da peça. É criar um filme simples e genial, com uma brilhante execução. Para você ter chances nesta categoria, é importante focar a inscrição do seu filme no elemento criativo e coloque-o em perspectiva, para destacar também as suas qualidades individuais que são mais fortes. B) Você conhece as diferenças de cada categoria de Film Craft? Conheça melhor cada uma delas antes de realizar a sua inscrição A01. Direction (Direção) É a capacidade de dirigir um filme e integrar elementos muito importantes como a produção, cinematografia, sons e roteiro. O enquadramento, movimento da câmera, escolha do ângulo, movimentação, a posição dos atores e a percepção da audiência devem também ser considerados no julgamento desta categoria. A02. Script (Roteiro) É a espinha dorsal de cada filme. Reflete-se através da estrutura do roteiro e de como os diálogos e movimentos de câmera se refletem no vídeo. É a descrição da ideia e também a interpretação do briefing através dos principais componentes do roteiro: movimento, ação, expressão, locução e o diálogo dos personagens. A3 - Casting (Seleção de Elenco) - Casting é o processo de pré-produção para a seleção de um elenco. Por exemplo, atores, bailarinos, cantores, modelos, animais e outros talentos para uma performance ao vivo ao gravada. A04. Production Design/ Art Direction (Design de Produção/ Direção de Arte) - É o mundo que você vê, como por exemplo, o detalhe das paredes e o piano na sala de estar. É como você mostra ao mundo o cenário, a decoração do set e o que acontece com o personagem dentro da história. É a interpretação do script através da visão do diretor e transformá-lo num projeto viável e que pode ser capturado diretamente pela câmera. O departamento de design de produção constrói o esqueleto, a estrutura e dá uma visão coesa para o filme. A aparência geral, sentimentos, e a atmosfera na qual a narrativa foi reforçada através da gestão artística visual são também levadas em consideração.

42 A05 Cinematography (Cinematografia) Trata-se da execução do filme através da visão do diretor e que dá qualidade à composição e ao estilo de fotografia, luzes e também às técnicas de filmagem. Cada estilo cinematográfico é único. O júri levará em consideração a composição de cenas, iluminação do cenário e atores. O tipo de câmera utilizada, ângulo e a integração com os efeitos especiais. A história contada criativamente através dos arranjos de design de produção, cabelo, roupas e as técnicas de enquadramento como a cor, ângulos, luz ou lentes serão considerados. A06. Editing (Edição) - é a parte do processo criativo de pós-produção do filme. Ele envolve a seleção e combinação de shots, em sequências que darão a cara final do comercial. É editar com inovação e alinhar as cenas perfeitamente para engrandecer o comercial. É o contraste entre um tiro de revólver e o nascimento de uma criança, como no filme God Father, para comunicar emoções. A edição deve ser transparente e ao mesmo tempo parte integrante do filme, mas sem aparecer demais. É imaginar que o filme não poderia ser filmado em outro lugar. São excelentes efeitos visuais, costumes, cenários. É a arte de contar a história e que envolve arte e técnica de misturar os shots em um todo e que faça sentido. A07 Use of Original Music (Melhor uso de música original) É o casamento da música com a imagem e a ideia para ajudar a engrandecer o comercial. Inscreva o seu nesta categoria quando a música for um elemento importante na compreensão e percepção da mensagem do comercial. É a utilização de qualquer música original, licenciada ou adaptada e que apóia a ideia central do roteiro ou o cenário do filme. Inclua informações sobre as características da música para que o júri tenha uma clara compreensão sobre a sua utilização no processo de produção. A08 Use of Licensed or Adaptad Music (Uso de Licença ou Música Adaptada) É a musica que oferece suporte ao trabalho criativo e contribui na melhoria da atmosfera do filme. A09 Sound Design (Design de Som) Quando a criação da música é feita em total integridade com a peça. Aqui vale inscrever os vídeos onde a produtora construiu e produziu uma música específica, a trilha sonora ou sons, especificamente para valorizar ainda mais a percepção da mensagem. É a combinação dos efeitos sonoros, música e diálogo no filme, criando uma experiência única. A10 - Animation (Animação) - Elementos em 2D ou 3D que contribuem ao comercial. Por exemplo, animação gráfica, digital, stop motion ou a combinação deles, animação tradicional, puppet, modelos, etc. Algumas das técnicas utilizadas podem incluir: animação tradicional, puppet, Clay, silhueta, modelos em miniatura. É essencial que os participantes incluem material de apoio, e assim garantir que o júri tenha um claro entendimento dos métodos de animação utilizados no processo de produção do filme.

Como preparar a sua inscrição na categoria Design Lions

Como preparar a sua inscrição na categoria Design Lions Cannes Lions -2014 Como preparar a sua inscrição na categoria Design Lions A) Entenda melhor sobre Design Lions Nesta categoria os jurados irão avaliar o design do produto, a ilustração da peça, a iluminação

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO Tutorial Inscreva sua história COMO PARTICIPAR? VEJA O TEMA TENHA UMA IDEIA GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO COLOQUE UMA TRILHA SONORA INSCREVA-SE! Tema: Inspirando histórias Premissa conceitual: Em comemoração

Leia mais

Regulamento da Categoria: STUDENT

Regulamento da Categoria: STUDENT Regulamento da Categoria: STUDENT A razão do Festival O WAVE FESTIVAL tem por objetivo oferecer aos profissionais e empresários da indústria da comunicação a oportunidade de promover seus trabalhos através

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

Regulamento Geral do Concurso Vídeo Legal Brasilia

Regulamento Geral do Concurso Vídeo Legal Brasilia Regulamento Geral do Concurso Vídeo Legal Brasilia Através do Projeto Escola Legal, a Câmara Americana de Comércio (Amcham), a Embaixada dos EUA em Brasilia, e os Centros Interescolares de Línguas do Distrito

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral Conteúdo Visão geral 1 Primeiros passos 2 Edição e organização do conteúdo 4 Comunicados, tarefas e material 6 Melhores práticas 7 Como gerenciar as inscrições 8 Visão geral Com itunes U é muito fácil

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog Este E-book pode ser distribuído livremente. Autor : William Rossi http://www.sucessocomocriar.com/blog William Rossi - http://www.sucessocomocriar.com/blog Página 1 O maior problema que os blogueiros

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

Encontro de Coordenadores 2013

Encontro de Coordenadores 2013 Encontro de Coordenadores 2013 Bem-vindos, Coordenadores Júniores! Porque ser um coordenador júnior? Hospital de Câncer de Barretos Hospital São Judas Tadeu (SP) Hospital de Câncer Infantojuvenil (SP)

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

VIII PRÊMIO ANATEC REGULAMENTO

VIII PRÊMIO ANATEC REGULAMENTO VIII PRÊMIO ANATEC REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO O Prêmio ANATEC é uma iniciativa da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES DE PUBLICAÇÕES - ANATEC e é organizado pela GARRIDO MARKETING. O prêmio tem amplitude nacional

Leia mais

Regulamento da Categoria: FILM CRAFT

Regulamento da Categoria: FILM CRAFT Regulamento da Categoria: FILM CRAFT Geral A razão do Festival O WAVE FESTIVAL tem por objetivo oferecer aos profissionais e empresários da indústria da comunicação à oportunidade de promover seus trabalhos

Leia mais

Procurando o novo? Pense Diferente

Procurando o novo? Pense Diferente Procurando o novo? Pense Diferente CRE - fficina di Creatività A aptidão para desenvolver novas ideias nada mais é do que organizar o caos. Somos apaixonados pela confusão imaginária, o exótico, o pedacinho

Leia mais

Prêmios Internacionais. cobertura

Prêmios Internacionais. cobertura Prêmios Internacionais cobertura Festivais Inegavelmente, o Brasil é uma potência criativa global. Essa posição de destaque tem se consolidado ainda mais nos últimos anos e a grande vitrine desse processo

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Manual de Procedimentos

Manual de Procedimentos Manual de Procedimentos Ly n ns O Rei dos Blogs Crescendo empreendedores Sumário Propósito... 3 Estrutura do Manual... 4 1. Iniciando... 5 1.1. O que é o Portal LyonBlogs... 5 1.2. Qual é o Objetivo...

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

redes sociais comportamento

redes sociais comportamento comportamento redes sociais Ao mesmo tempo em que as redes sociais aproximam as pessoas que estão distantes uma das outras, elas são capazes de distanciar aquelas que estão ao nosso lado. Quem nunca se

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 MOTIVOS para disponibilizar os ingressos ou inscrições do seu evento pela

Leia mais

FESTA NA ESCOLA Uma campanha publicitária eficiente

FESTA NA ESCOLA Uma campanha publicitária eficiente Projetos para a Sala de Aula FESTA NA ESCOLA Uma campanha publicitária eficiente 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft Publisher Microsoft workshop Software opcional: Internet explorer Guia

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

11º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2014

11º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2014 11º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2014 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade.

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. É o mais importante e confiável guia de lazer e cultura

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

QUEM É A PROJECTO HOJE?

QUEM É A PROJECTO HOJE? Começamos em 2008 com uma dúvida na cabeça: por que não ter um material com design inovador mas que também traga resultados para o negócio do cliente? Para nós não fazia sentido ter um layout bonito que

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

Movie Maker: Recurso para produção e comunicação.

Movie Maker: Recurso para produção e comunicação. Movie Maker: Recurso para produção e comunicação. O que é o Windows Movie Maker? O Windows Movie Maker é um programa de computador que permite criar vídeos ou editar os que já existem e transformá-los

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb QUEM SOMOS MISSÃO DESIGN & Comunicação Publicidade Eventos Promoções Web 5 9 11 13 15 17 Quem Somos 5 Somos uma agência de Design e Comunicação, criada para disponibilizar um vasto leque de soluções na

Leia mais

http://dinheiroganhe.com

http://dinheiroganhe.com Você pode distribuir, imprimir, compartilhar por e-mail ou citar em seu site ou blog, desde que o conteúdo não seja alterado e que a fonte original seja citada. http://dinheiroganhe.com SUMÁRIO 1. Introdução...3

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Produtos de Comunicação por vídeo da Talk Fusion,

Produtos de Comunicação por vídeo da Talk Fusion, Marketing na Internet as vezes pode parecer uma tarefa impossível. E-mail Marketing é relativamente simples e um canal incrivelmente eficaz, de acordo com a Associação de Marketing Direto. Para cada dólar

Leia mais

Dicas para o sucesso no E-mail Marketing

Dicas para o sucesso no E-mail Marketing Dicas para o sucesso no E-mail Marketing O e-mail marketing é uma ferramenta poderosíssima desde que seja utilizada da maneira correta, mas seguramente é a ferramenta de marketing digital mais mal utilizada

Leia mais

Neogrid (ezmarket) Supplier FAQ. NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas

Neogrid (ezmarket) Supplier FAQ. NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas 1 Índice 1. LOGIN...3 1.1 Esqueci minha senha?...3 1.2 Esqueci minha ID de usuário e senha?...3 1.3 Como acessar a plataforma NeoGrid Negeciações (ezmarket)?...3

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Prêmios Internacionais. cobertura

Prêmios Internacionais. cobertura Prêmios Internacionais cobertura Festivais Inegavelmente, o Brasil é uma potência criativa global. Essa posição de destaque tem se consolidado ainda mais nos últimos anos e a grande vitrine desse processo

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

II FESTIVAL DE PUBLICIDADE FACULDADES PONTA GROSSA

II FESTIVAL DE PUBLICIDADE FACULDADES PONTA GROSSA REGULAMENTO II FESTIVAL DE PUBLICIDADE FACULDADES PONTA GROSSA 1 PARTICIPANTES O II Festival de Publicidade Faculdades Ponta Grossa será realizado no dia 12 de agosto no Teatro Ópera auditório B, das 18h40

Leia mais