SketchBook INK. Autodesk. Dicas e truques. ios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SketchBook INK. Autodesk. Dicas e truques. ios"

Transcrição

1 Autodesk SketchBook INK Dicas e truques ios

2 Índice analítico Dicas antes de começar 3 Guia de Introdução 4 Criar uma tela 4 Como navegar 4 Ocultar a IU 5 Cor 5 Personalizar a paleta de cores 6 Como selecionar uma cor 6 Como capturar uma cor 6 Alterar RGB e HSB 7 Pincéis 8 Como selecionar um pincel 8 Como redimensionar um pincel 8 Pincéis de subpixel 8 Galeria 13 Voltar para a tela 13 Selecionar um arquivo 14 Criar uma tela ou salvar o trabalho 14 Duplicar uma imagem 14 Excluir um arquivo 14 Salvar o trabalho 14 Salvar variações do trabalho 14 Salvamento automático 14 Como selecionar uma resolução de exportação 16 Como definir uma resolução personalizada A importância de usar a pasta Connect do itunes Transferência de esboços para o computador Como salvar 13 Edição 8 Desfazer 8 Apagar camada 8 Nova tela 9 Apagar 9 Reverter 9 Duplicar tela 9 Como transferir e gerenciar dados 14 Direitos autorais e marcas comerciais 17 Camadas 9 Selecionar uma camada 10 Adicionar uma camada 10 Ocultar uma camada 10 Alterar a transparência da camada 11 Apagar uma camada 11 Importar imagens 12 Definir uma cor de plano de fundo 12 Reorganizar camadas 13 Excluir uma camada 13

3 Novidades Esse capítulo apresentará os novos recursos e uma lista de melhorias e aprimoramentos contidos nessa versão do SketchBook Ink. Aprimoramentos Foram feitos aprimoramentos nas seguintes áreas: Pincel sensível à pressão para usuários da caneta - Quando a caneta é reconhecida pelo SketchBook Ink, o pincel sensível à pressão é exibido na parte superior da Paleta de pincéis. O pincel é especialmente projetado para uso com a sensibilidade à pressão da caneta e não funciona com o dedo.

4 Dicas antes de começar O SketchBook Ink é recomendado para usuários de ipad de 2ª e 3ª gerações. Veja aqui algumas dicas para ajudar antes de começar a desenhar: Comece com elementos de segundo plano e elabore a imagem. Para carregar uma imagem como plano de fundo, consulte Importar imagens. Desfazer é uma ação sempre recomendável. Use-a em vez de apagar traços para removê-los. Assim, a imagem será renderizada mais rapidamente. Consulte Edição. Use o Tour Guiado para se atualizar quanto aos recursos encontrados no Ink. Toque em para ocultar a IU e usar totalmente a tela. Consulte Ocultar a IU. Toque e mantenha pressionado para acionar o Seletor de cores e pegue e altere a cor do pincel rapidamente. Consulte Como capturar uma cor. Aproxime o zoom para focalizar uma área e acrescentar detalhes. Lembre-se de que os detalhes em nível abaixo do pixel podem não estar visíveis dependendo da resolução da imagem de saída. Consulte Pincéis de subpixel e Como navegar. Os tempos de renderização são determinados pelo número de traços e o tamanho da exportação. Consulte Como selecionar uma resolução de exportação.

5 Guia de Introdução Criar uma tela Toque em e selecione Nova tela. Selecione a orientação. Como navegar Enquanto desenha, use dois dedos para aproximar/ afastar o zoom e obter uma vista panorâmica. A vista é focalizada automaticamente, pois o SketchBook Ink renderiza e aprimora dinamicamente o desenho. Para ver a imagem completa, toque em. Salve o trabalho ou variações dele como um PNG na Biblioteca de fotos usando a Galeria. Ocultar a IU Toque em para ocultar a interface enquanto você desenha. Toque em novamente para exibi-la.

6 Cor Personalizar a paleta de cores Cor atual Saturação e luminosidade Matiz Como selecionar uma cor Como capturar uma cor Alterar RGB e HSB Personalizar a paleta de cores Toque e mantenha pressionada uma cor na paleta para abrir o Editor de cores e criar uma cor. Toque na tela.

7 Como selecionar uma cor Faça uma das seguintes opções: Toque no disco Cor para acessar o Editor de cores. Toque em uma cor na Paleta de cores para selecioná-la. Passe o dedo para cima ou para baixo dentro da paleta para acessar cores adicionais. Como capturar uma cor Faça uma das seguintes opções: Toque e mantenha pressionado para obter. Arraste o dedo para que a mira fique sobre a cor desejada. Dentro do Editor de cores, toque em para capturar uma cor na tela. Alterar RGB e HSB Crie uma cor definindo valores RGB e HSB. Toque em HSB para acessar o painel RGB. Toque em RGB para acessar o painel HSB. Toque e arraste os controles deslizantes para definir um valor.

8 Pincéis Como selecionar um pincel Como selecionar um pincel Toque em um pincel na Paleta de pincéis. Como redimensionar um pincel Depois de selecionar um pincel, use o controle deslizante para definir o tamanho do pincel. Apagar Pincéis de subpixel Use pincéis em nível abaixo do pixel para criar detalhes finos em telas de alta resolução. Esses traços só serão visíveis no dispositivo quando o zoom estiver aproximado o bastante. Pincéis de subpixel em zoom aproximado Pincéis de subpixel em zoom afastado

9 Pincel sensível à pressão para usuários da caneta Quando a caneta é reconhecida pelo SketchBook, o pincel sensível à pressão é exibido na parte superior da Paleta de pincéis. O pincel é especialmente projetado para uso com a sensibilidade à pressão da caneta e não funciona com o dedo.

10 Edição Durante as diferentes etapas de criação, experimente estas ferramentas para editar o trabalho: Desfazer Quando desejar remover os últimos traços. Na barra de ferramentas, toque em. Apagar camada Quando desejar remover tudo de uma camada. No Editor de camadas, toque em. Nova tela Quando desejar reiniciar a partir de uma tela em branco. Na barra de ferramentas, toque em e, em seguida, em. Apagar Quando o trabalho está quase no fim e você deseja refiná-lo, removendo pontas e esculpindo-o. Na Paleta de pincéis, toque em ou. Reverter Quando você fez alterações a um esboço salvo anteriormente para desfazer tudo e voltar ao original. Na barra de ferramentas, toque em e, em seguida, em. Duplicar tela Você deseja salvar uma cópia do arquivo na Galeria e criar uma cópia para continuar a trabalhar. Na barra de ferramentas, toque em e, em seguida, em.

11 Camadas Ocultar uma camada Nome da camada Selecionar uma camada Reorganizar camadas Importar imagens Definir uma cor de plano de fundo Alterar a transparência da camada Excluir uma camada Adicionar uma camada Apagar camada Toque em para acessar o Editor de camadas. Ele contém: 1 Plano de fundo camada que define a cor de plano de fundo do desenho. Consulte Definir uma cor de plano de fundo. 1 Base camada para importar uma imagem de plano de fundo. Consulte Importar imagens. Pintura camadas para a confecção do desenho e para separar elementos principais. Essas camadas podem ser reordenadas. Consulte Reorganizar camadas. Selecionar uma camada Toque em uma camada para selecioná-la. Adicionar uma camada Crie uma nova camada vazia que fica acima das outras camadas. No Editor de camadas, toque em. Para reposicioná-la, consulte Reorganizar camadas.

12 Ocultar uma camada Toque em uma camada e, em seguida, em para ocultá-la. Toque em para torná-la visível. Alterar a transparência da camada Toque em uma camada e, em seguida, toque e arraste o controle deslizante Transparência para a esquerda para deixar a camada transparente. Toque nela e arraste para a direita para deixar a camada opaca. Apagar uma camada Toque em uma camada e, em seguida, em para apagar seu conteúdo. Importar imagens Toque em e, em seguida, em para carregar uma imagem de plano de fundo. Selecione uma imagem. Ajuste sua opacidade. Toque na tela e desenhe. Ao salvar o esboço do SketchBook Ink, a imagem de plano de fundo original ficará inalterada. Para ocultar a imagem do plano de fundo a qualquer momento, toque em e, em seguida, em e. Para carregar uma nova imagem, toque em e em. Definir uma cor de plano de fundo Toque em e, em seguida, na camada de Plano de fundo. Toque em e selecione uma cor. Toque no botão Camada para voltar ao Editor de camadas ou tela para voltar para o desenho.

13 Reorganizar camadas Próximo à camada a ser movida, toque em e arraste-a para alterar sua posição. Para fazer com que uma camada seja exibida na frente de outra, mova-a para cima dessa. Para fazer com que uma camada seja exibida atrás de outra, mova-a para baixo dessa. Excluir uma camada Remova camadas para abrir espaço para novas camadas tocando na camada, em Excluir. e em

14 Galeria Voltar para a tela Selecionar um arquivo Duplicar uma imagem Criar uma tela ou salvar o trabalho Excluir um arquivo Toque em para acessar a Galeria e faça o seguinte: Voltar para a tela Toque em. Selecionar um arquivo Toque em um esboço para selecioná-lo. toque em para carregá-lo. Criar uma tela ou salvar o trabalho Tocar em. Duplicar uma imagem Toque em um esboço e, em seguida, em trabalho.. Além disso, use isto para criar variações do Excluir um arquivo Toque em um esboço e, em seguida, em.

15 Como salvar Salvar o trabalho Há duas formas de salvar o trabalho: Toque em, selecione Nova tela. Toque em, selecione Galeria e toque em. Salvar variações do trabalho Crie uma cópia e faça variações do trabalho. Toque em, selecione Galeria, toque em um esboço e, em seguida, em. Salvamento automático Se nível da bateria do dispositivo estiver baixo e fechar o aplicativo, o SketchBook Ink salva automaticamente o trabalho. Ao ser reiniciado, o SketchBook Ink carregará o último arquivo de trabalho antes de desligar.

16 Como transferir e gerenciar dados Carregue, exporte ou envie seu trabalho por para compartilhá-lo. Use o Dropbox ou o compartilhamento de arquivos do itunes. Como o SketchBook Ink não depende de resolução, a saída para a resolução que você precisa, sem sacrificar a qualidade da imagem. Ao determinar o tamanho da tela exportada, quanto maior a tela, maior o tamanho do arquivo e mais tempo levará para renderizar e carregar durante a exportação. Ao selecionar um tamanho de tela, leve em conta as limitações do dispositivo e só selecione o tamanho necessário. Experimente uma das predefinições de exportação do SketchBook Ink. Como selecionar uma resolução de exportação 1. Toque em e selecione uma opção: Biblioteca de fotos, itunes, Dropbox ou 2. Se solicitado, selecione uma predefinição de resolução para exportação. 3. Toque em Exportar.

17 Como definir uma resolução personalizada Para usuários que precisem de um tamanho da tela exclusivo ou uma imagem de resolução mais alta, use Personalizado. Saber o destino de saída pode ajudar a otimizar as coisas, já que uma resolução maior significa renderização mais demorada e tempos de transferência maiores. 1. Para definir a resolução, toque duas vezes em um campo e insira os pixels ou toque e arraste o controle deslizante. O SketchBook Ink mantém a taxa de proporção 4:3 do ipad. 2. Toque em Exportar imagem.

18 A importância de usar a pasta Connect do itunes Ao exportar esboços para o itunes, eles são exibidos na guia Apps do dispositivo, em Compartilhamento de arquivos. Selecione-os e salve-os no computador. Aviso Antes de vender ou descartar seu ipad, salve as imagens em um computador. Não será possível recuperar essas imagens depois. Transferência de esboços para o computador Todo esboço exportado para o itunes fica armazenado na pasta Apps do SketchBook Ink, que requer armazenamento adicional no ipad. A exclusão de esboços da Galeria não os remove da pasta Apps. A imagem em sua forma exportada permanece na pasta Apps. Para remover a imagem exportada do ipad e liberar memória, recomendamos transferir esses arquivos para o computador e, em seguida, excluí-los da pasta Apps. 1. Conecte o ipad ao itunes e selecione o em Dispositivos. 2. Toque em Apps no topo. 3. Role para baixo até Compartilhamento de arquivos. 4. Em Apps, toque em SketchBook Ink. 5. Toque em um arquivo da janela Documentos do SketchBook Ink. 6. Toque em Salvar em.

19 Direitos autorais e marcas comerciais Autodesk SketchBook Ink (version 1.6) 2013 Autodesk, Inc. All Rights Reserved. Except as otherwise permitted by Autodesk, Inc., this publication, or parts thereof, may not be reproduced in any form, by any method, for any purpose. Certain materials included in this publication are reprinted with the permission of the copyright holder. Trademarks The following are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and other countries: SketchBook, SketchBook Copic Edition, SketchBook Designer, SketchBook Express, SketchBook Express for ipad, SketchBook Express for Android, SketchBook Ink, SketchBook Pro, SketchBook Pro for ipad, and SketchBook Pro for Android. All other brand names, product names or trademarks belong to their respective holders. Disclaimer THIS PUBLICATION AND THE INFORMATION CONTAINED HEREIN IS MADE AVAILABLE BY AUTODESK, INC. AS IS. AUTODESK, INC. DISCLAIMS ALL WARRANTIES, EITHER EXPRESS OR IMPLIED, INCLUDING BUT NOT LIMITED TO ANY IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY OR FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE REGARDING THESE MATERIALS. Published by: Autodesk, Inc. 111 McInnis Parkway San Rafael, CA 94903, USA

Autodesk. SketchBook INK. Dicas e truques. Android

Autodesk. SketchBook INK. Dicas e truques. Android Autodesk SketchBook INK Dicas e truques Android Índice analítico Dicas antes de começar 3 Guia de Introdução 4 Criar uma tela 4 Cor 5 Personalizar a paleta de cores 5 Como selecionar uma cor 6 Como capturar

Leia mais

Autodesk. SketchBook Mobile

Autodesk. SketchBook Mobile Autodesk SketchBook Mobile Copyrights and Trademarks Autodesk SketchBook Mobile (2.0.4) 2013 Autodesk, Inc. All Rights Reserved. Except as otherwise permitted by Autodesk, Inc., this publication, or parts

Leia mais

Copyrights and Trademarks

Copyrights and Trademarks Copyrights and Trademarks Autodesk SketchBook Mobile (2.9) 2013 Autodesk, Inc. All Rights Reserved. Except as otherwise permitted by Autodesk, Inc., this publication, or parts thereof, may not be reproduced

Leia mais

Autodesk SketchBook Pro. Português

Autodesk SketchBook Pro. Português Autodesk SketchBook Pro Português Índice analítico Novidades 4 Introdução 5 Como esboçar 5 Ferramentas disco e cantos 5 Barra de ferramentas 6 Gestos 7 Repouso de palma 9 Aproximar e afastar zoom da tela

Leia mais

Autodesk SketchBook Pro. Android 2.6.1

Autodesk SketchBook Pro. Android 2.6.1 Autodesk SketchBook Pro Android 2.6.1 Conteúdo Sketchbook Pro para Android Tela personalizada...5 Esboço... 6 Grupo... 6 Barra de ferramentas... 7 Barra de ferramentas de informações... 8 Gestos... 8 Aproximar

Leia mais

Autodesk SketchBook 3.1

Autodesk SketchBook 3.1 Autodesk SketchBook 3.1 Direitos Autorais e Marcas Registradas Autodesk SketchBook 3.1 2015 Autodesk, Inc. All Rights Reserved. Except as otherwise permitted by Autodesk, Inc., this publication, or parts

Leia mais

Autodesk SketchBook Pro. Português

Autodesk SketchBook Pro. Português Autodesk SketchBook Pro Português Índice analítico Novidades 4 Introdução 5 Como esboçar 5 Ferramentas disco e cantos 5 Barra de ferramentas 6 Gestos 7 Repouso de palma 9 Aproximar e afastar zoom da tela

Leia mais

Introdução ao OneDrive

Introdução ao OneDrive Introdução ao OneDrive Tudo em um só lugar na sua vida No Windows 8.1 e no Windows RT 8.1, você pode facilmente salvar seus arquivos no OneDrive e acessá-los de qualquer dispositivo, como computador, tablet

Leia mais

Autodesk Revit Structure 2012

Autodesk Revit Structure 2012 Autodesk Revit Structure 2012 Este documento foi atualizado pela última vez em 23 de Junho de 2011. A seguir, veja alguns problemas conhecidos dessa versão: Modelo analítico estrutural A elevação do ponto

Leia mais

O que é um menu de marcação?... 5. O que é o disco do menu de marcação?... 5. O que é um gesto?... 6. O que são gestos de menu?...

O que é um menu de marcação?... 5. O que é o disco do menu de marcação?... 5. O que é um gesto?... 6. O que são gestos de menu?... Sumário O que é um menu de marcação?... 5 O que é o disco do menu de marcação?... 5 O que é um gesto?... 6 O que são gestos de menu?... 7 Especificações... 7 Como usar o editor de cores... 8 Criar uma

Leia mais

SketchBook Express V6.2.1

SketchBook Express V6.2.1 SketchBook Express V6.2.1 Novidades Ferramentas de linha e forma Redimensionar um pincel Alterar a vista Mover, girar ou redimensionar uma área selecionada Como faço para usar camadas? Seleção de ferramenta

Leia mais

Autodesk SketchBook 3.0.3

Autodesk SketchBook 3.0.3 Autodesk SketchBook 3.0.3 1 Direitos Autorais e Marcas Registradas Autodesk SketchBook 3.0.3 2014 Autodesk, Inc. All Rights Reserved. Except as otherwise permitted by Autodesk, Inc., this publication,

Leia mais

SketchBook Express V6.2.2

SketchBook Express V6.2.2 SketchBook Express V6.2.2 Novidades Ferramentas de linha e forma Redimensionar um pincel Alterar a vista Mover, girar ou redimensionar uma área selecionada Como faço para usar camadas? Seleção de ferramenta

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Criar fotos em 3D no Creator

Criar fotos em 3D no Creator Criar fotos em 3D no Creator O aplicativo Criar fotos em 3D da Roxio torna simples produzir fotos em 3D a partir de várias origens, incluindo arquivos 3D MPO de Fujifilm FinePix REAL 3D W1, fotos digitais

Leia mais

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral Março 2012 Como o funciona Fluxogramas da visão geral 2012 Visioneer, Inc. (licenciada da marca Xerox) Todos os direitos reservados. XEROX, XEROX and Design e DocToMe são marcas comerciais da Xerox Corporation

Leia mais

Pro 1420Wi/1430Wi. Projete de qualquer fonte. Interaja com o seu computador. Comece a usar o BrightLink Pro. O que deseja fazer?

Pro 1420Wi/1430Wi. Projete de qualquer fonte. Interaja com o seu computador. Comece a usar o BrightLink Pro. O que deseja fazer? Pro 40Wi/40Wi Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que precisar. Adicione

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android Guia do Usuário Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android 2011-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. AVIGILON é marca comercial registrada e/ou não registrada da Avigilon

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral Conteúdo Visão geral 1 Primeiros passos 2 Edição e organização do conteúdo 4 Comunicados, tarefas e material 6 Melhores práticas 7 Como gerenciar as inscrições 8 Visão geral Com itunes U é muito fácil

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como começar a utilizar o Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos em segurança Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe junto em arquivos Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Programa de Gestão de Conteúdo

Programa de Gestão de Conteúdo Se usar um PC para importar, organizar e assistir vídeos, baixe o programa de gestão de conteúdo (compatível apenas com PC). Acesse www.fisher-price.com/kidtough e siga as instruções para baixar o programa.

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista

5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista IT Essentials 5.0 5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você instalará o sistema operacional Windows Vista. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Google Cloud Print. Guia do administrador

Google Cloud Print. Guia do administrador Google Cloud Print Guia do administrador Março de 2015 www.lexmark.com Conteúdo 2 Conteúdo Visão geral... 3 Configuração do aplicativo...4 Adquirindo uma conta do Google...4 Acessando a página de configuração

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Autodesk Revit Architecture 2013

Autodesk Revit Architecture 2013 Autodesk Revit Architecture 2013 Este documento foi atualizado pela última vez em 22 de março de 2012. Seguem alguns problemas conhecidos dessa versão: Montagens Quando uma vista de montagem for rotacionada,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

5.5.1.12 Lab - Utilizando a ferramenta de Restauração do sistema no Windows Vista

5.5.1.12 Lab - Utilizando a ferramenta de Restauração do sistema no Windows Vista 5.0 5.5.1.12 Lab - Utilizando a ferramenta de Restauração do sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você criará um ponto de restauração e voltará o

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios DocuWare Mobile ProductInfo Gerenciamento móvel de documentos O DocuWare Mobile permite acessar os gabinetes de arquivo do DocuWare diretamente em seu smartphone ou tablet. Você pode carregar, visualizar

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

5.3.5.4 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows XP

5.3.5.4 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows XP 5.0 5.3.5.4 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá conectar remotamente à um computador, examinar drivers

Leia mais

Bem-vindo ao Foxit Mobile PDF

Bem-vindo ao Foxit Mobile PDF Bem-vindo ao Foxit Mobile PDF Instruções: Visualizações diferentes... 2 Ferramentas de gerenciamento de arquivos... 3 Serviços de nuvem pú blica... 4 Visualizaçã o e ferramentas... 5 Ferramentas de Anotaçã

Leia mais

Guia do Usuário. Introdução

Guia do Usuário. Introdução Guia do Usuário Introdução Nosso objetivo ao criar o Auditorbook foi valorizar o tempo de profissionais que realizam auditorias, verificações ou inspeções. Com este aplicativo desenvolvido pela VL Corrêa

Leia mais

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas

Leia mais

Manual do Memo de voz

Manual do Memo de voz Manual do Memo de voz Copyright 2002 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. HotSync, o logotipo da Palm e Palm OS são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo do HotSync e da Palm são marcas comerciais

Leia mais

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas Autodesk Revit Autodesk Revit Architecture Autodesk Revit MEP Autodesk Revit Structure Autodesk Revit LT Perguntas e respostas Este documento fornece perguntas e respostas sobre como usar o software Autodesk

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

Acima temos a tela inicial do programa. USANDO O PHTOFILTER

Acima temos a tela inicial do programa. USANDO O PHTOFILTER USANDO O PHTOFILTER O PhotoFilter é um programa simples, mas, com grande capacidade de edição. Embora ele não tenha o poder do Photoshop, é possível com um pouco de criatividade conseguir ótimos resultados.

Leia mais

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes 1 Índice Introdução............................................... 3 Conexão do software ao Computador de Desempenho Wattbike tela padrão Polar e edição

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

6.8.4.8 Lab - Compartilhar uma Pasta e Mapear uma Unidade de Rede no Windows Vista

6.8.4.8 Lab - Compartilhar uma Pasta e Mapear uma Unidade de Rede no Windows Vista 5.0 6.8.4.8 Lab - Compartilhar uma Pasta e Mapear uma Unidade de Rede no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar e compartilhar uma pasta, definir

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

10.3.1.4 Lab - Backup e Recuperação de Dados no Windows 7

10.3.1.4 Lab - Backup e Recuperação de Dados no Windows 7 5.0 10.3.1.4 Lab - Backup e Recuperação de Dados no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

CONTEÚDO 1- INTRODUÇÃO 2- INTERFACE E FUNCIONAMENTO 3- INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS 4- CONFIGURAÇÕES 5- OUTROS

CONTEÚDO 1- INTRODUÇÃO 2- INTERFACE E FUNCIONAMENTO 3- INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS 4- CONFIGURAÇÕES 5- OUTROS Manual em Portugues CONTEÚDO 1- INTRODUÇÃO 2- INTERFACE E FUNCIONAMENTO 3- INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS 4- CONFIGURAÇÕES 5- OUTROS Introdução TELA INICIAL Tela de aplicativos Barra superior Você também pode

Leia mais

5.3.7.4Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows 7

5.3.7.4Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows 7 5.0 5.3.7.4Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá utilizar o Utilitário de linha de comando do Windows para acessar

Leia mais

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0 ArcSoft Total Media HDCam 2.0 1 Introdução Guia de Início Rápido O ArcSoft Total Media HDCam é um software de área de trabalho que combina gerenciamento de mídia e capacidades de reprodução. Gerenciamento

Leia mais

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista 5.0 10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

5.5.1.11 Lab - Utilizando a ferramenta de Restauração do sistema no Windows 7

5.5.1.11 Lab - Utilizando a ferramenta de Restauração do sistema no Windows 7 5.0 5.5.1.11 Lab - Utilizando a ferramenta de Restauração do sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar um ponto de restauração e voltar o computador

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

10.3.1.9 Lab - Configurando o Firewall do Windows Vista

10.3.1.9 Lab - Configurando o Firewall do Windows Vista 5.0 10.3.1.9 Lab - Configurando o Firewall do Windows Vista Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá explorar o Firewall do Windows Vista e definir algumas configurações avançadas.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Leia isto primeiro primeir

Leia isto primeiro primeir Leia isto primeiro Comece aqui Este manual vai ajudá-lo a: Carregar e configurar o computador de mão. Instalar o software Palm Desktop e outros softwares. Sincronizar o computador de mão com o de mesa.

Leia mais

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Transmissão Antes de começar a trabalhar, vamos entender o item do menu transmissão, é nele que se faz atualização dos dados do moinho para o seu computador,

Leia mais

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS O que compõe o software: O Promob éum software pago. A Procad eventualmente oferece preços promocionais para alunos da Universidade em função da parceria travada entre elas.

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software.todas as informações

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

Comece aqui. Este manual vai ajudá-lo a: Atualizadores

Comece aqui. Este manual vai ajudá-lo a: Atualizadores Leia isto primeiro Comece aqui Este manual vai ajudá-lo a: Carregar e configurar o computador de mão. Instalar o software Palm Desktop e outros softwares importantes. Sincronizar o computador de mão com

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

5.5.1.13 Lab - Utilize a ferramenta Restauração do sistema no Windows XP

5.5.1.13 Lab - Utilize a ferramenta Restauração do sistema no Windows XP 5.0 5.5.1.13 Lab - Utilize a ferramenta Restauração do sistema no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar um ponto de restauração e voltar o computador

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

6.8.4.7 Lab - Compartilhar uma pasta, Criar um Grupo Doméstico e Mapear uma unidade de rede no Windows 7

6.8.4.7 Lab - Compartilhar uma pasta, Criar um Grupo Doméstico e Mapear uma unidade de rede no Windows 7 5.0 6.8.4.7 Lab - Compartilhar uma pasta, Criar um Grupo Doméstico e Mapear uma unidade de rede no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar e compartilhar

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

SketchBook Pro V6.2.1

SketchBook Pro V6.2.1 SketchBook Pro V6.2.1 Novidades Ferramentas de linha e forma Redimensionar um pincel Alterar a vista Mover, girar ou redimensionar uma área selecionada Como faço para usar camadas? Seleção de ferramenta

Leia mais