COMO ESCOLHER O INSTRUMENTO ADEQUADO PARA MONITORAR CONTINUAMENTE A POLUIÇÃO DO AR?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO ESCOLHER O INSTRUMENTO ADEQUADO PARA MONITORAR CONTINUAMENTE A POLUIÇÃO DO AR?"

Transcrição

1 COMO ESCOLHER O INSTRUMENTO ADEQUADO PARA MONITORAR CONTINUAMENTE A POLUIÇÃO DO AR? Com alguma frequência somos consultados sobre quais equipamentos são necessários para monitorar continuamente a poluição do ar. Uma parte muito importante da resposta tem a ver com as faixas de medição necessárias ou desejadas. Recebemos, felizmente com menor frequência, consultas sobre instrumentos milagrosos. Como assim milagrosos? Um exemplo de um diálogo por telefone com um cliente dá uma ideia de como pode ser esta consulta: Cliente: - Alô. Boa tarde. Vocês vendem aparelho para medir poluição do ar? Energética: - Sim. Vendemos uma grande variedade para diferentes aplicações. Cliente: Que bom! Presto serviço de monitoramento e coleta de água e efluentes para várias empresas e estou querendo também entrar na área de poluição do ar. Para isso, preciso de um instrumento de baixo custo, que monitore todos os parâmetros do CONAMA 3, inclusive partículas. Cliente: Tem que ser portátil e robusto. Funcionar com bateria por pelo menos 24 horas seguidas. Com alta sensibilidade e fácil de calibrar. Cliente: Quanto custa? Cliente: Ah, seria ótimo se ainda servisse para medir em chaminé e que seja aprovado pela EPA (Agência Ambiental Norte Americana) e pelas normas brasileiras (CONAMA), pois meus clientes podem exigir isso. Quando respondemos ao cliente que lamentavelmente o que ele deseja não existe, o mesmo fica muito desapontado. Normalmente comentamos que quem conseguir fabricar e comercializar um instrumento como este ficará imediatamente bilionário e muito famoso. A partir daí, o cliente começa a perceber as dificuldades e complexidades do que está pedindo. Quando há necessidade ou interesse em monitorar continuamente a qualidade do ar, existem quatro perguntas básicas que devem ser respondidas: 1. Quais poluentes queremos medir e qual a duração do monitoramento? 2. Onde queremos medir? Quais locais? 3. Quais as faixas de concentração esperadas ou estimadas para o(s) local (ais)? 4. O monitoramento visa atender a exigências legais? Nas próximas páginas vamos tentar responder a pergunta nº 3 acima e apresentar alguns conceitos e dados que acreditamos ajudam a entender mais o problema, as diferentes alternativas existentes e as limitações de cada categoria ou grupo de instrumentos. Podemos dividir (reconhecemos que um pouco arbitrariamente) o universo dos instrumentos de monitoramento da poluição do ar em 6 (seis) categorias, classificados por sensibilidade decrescente (ou seja, com limite de detecção cada vez maior). Assim, temos:

2 GRUPO 1: Instrumentos de altíssima sensibilidade, para concentrações muito baixas, usados exclusivamente para pesquisas e fins científicos ou em áreas de ar ultra puro. GRUPO 2: Instrumentos de alta sensibilidade, chamados de trace level detecção de níveis traços para uso em locais remotos, em áreas limpas ou em pesquisas. GRUPO 3: Instrumentos para o monitoramento contínuo, comumente utilizados em redes metropolitanas ou para avaliação do impacto de grandes indústrias, cujo objetivo principal é a verificação do cumprimento das normas legais. São os mais comuns no campo da poluição do ar. GRUPO 4: Instrumentos de baixa sensibilidade e de baixo custo, para campanhas simples ou educativas. GRUPO 5: Instrumentos portáteis, normalmente utilizados por curtos períodos para fins de Saúde Ocupacional ou Segurança. Com níveis de detecção dez a cem vezes mais altos que os do Grupo 3. GRUPO 6: Instrumentos para monitoramento de emissões em dutos e chaminés onde as concentrações são muito maiores que no ar ambiente. Podem ser mil vezes maiores. Nas próximas páginas daremos mais importância aos 3 (três) primeiros grupos e apresentaremos com menor detalhe e análise os instrumentos dos três últimos grupos. Iniciamos pelos instrumentos mais sofisticados e sensíveis, para uso em áreas puras e estudos científicos. GRUPO 1 Existem atualmente instrumentos baseados em raios-laser, com limites de detecção de poucos ppbs (atenção, são partes por bilhão, não milhão) e o ruído correspondente está na faixa dos ppt (partes por trilhão). Um exemplo é o modelo IRIS 5500 para metano (CH 4) (foto abaixo). Um gráfico de medições de três dias pode ser observado abaixo.

3 Algumas especificações de interesse: Precisão < ± 0.5ppb (1 sigma, média de 10 segundos) Resolução: < 1ppb Não existem instrumentos para muitos poluentes nesta categoria. Foram projetados e são utilizados principalmente para estudos de mudanças climáticas e gases de efeito estufa. Os equipamentos existentes são para os seguintes poluentes: CO, CO 2, CH 4 (metano) e N 2 O. Nos próximos anos deverão ser lançados instrumentos similares para uma maior gama de poluentes, incluindo, por exemplo, Benzeno e talvez Tolueno e Xileno. O custo destes instrumentos é de aproximadamente cinco a oito vezes maior que os da Categoria 3 apresentada abaixo, ou seja, os utilizados nas principais redes urbanas e industriais. GRUPO 2 A segunda categoria, também de instrumentos sensíveis para uso em áreas limpas (como por exemplo na Antártica e algumas regiões remotas da Amazônia, Abrolhos, etc. ou seja, longe de fontes importantes de emissão de poluentes) são na verdade instrumentos da Categoria 3, mas customizados visando melhorar seu desempenho. Um é o modelo para CO, chamado de Trace Level, exemplo típico desta categoria. Algumas especificações importantes: Faixas: 0 1 ppm, 0-5 ppm 0-10 ppm Limite inferior de detecção 0,04 ppm Ruído do Zero 0,02 ppm Utilizam basicamente os sensores e componentes dos modelos normais porém com ajustes especiais e com maior sensibilidade na alma do instrumento. Estes instrumentos podem ser utilizados para monitoramento em redes metropolitanas ou para estudos de impacto de grandes fontes emissoras, mas, devido a seu maior custo (entre 1,5 e 2 vezes maior que o Grupo 3 e a necessidade de calibração mais precisa e frequente, não são recomendáveis para esta aplicação. Em outras palavras, podem, sim, ser utilizados para monitoramento normal, mas não vale a pena o custo extra já que existem instrumentos mais adequados. Por outro lado, são recomendados para estudos de background (concentrações de fundo) em locais remotos/virgens onde se prevê a instalação de uma planta ou complexo industrial. Os mais comuns são utilizados para monitorar SO 2, CO e NO X. Concentrações típicas encontradas nestes estudos de background são da ordem de 100 ppb para CO e próximas a 1 ppb para os outros poluentes legislados. Para partículas, encontramos com frequência valores menores que 10 µg/m 3 para PM-10 e menores que 5 µg/m 3 para PM-2,5

4 GRUPO 3 É constituído pelos instrumentos normais contínuos utilizados nas estações de monitoramento da poluição do ar, como, por exemplo, na grande e extensa rede telemétrica da CETESB na área metropolitana de São Paulo. Existem modelos para todos os poluentes gasosos legislados (CO, NOx, SO 2 e O 3 ) e para alguns não legislados (NH 3, H 2 S, HCl, TRS e Hidrocarbonetos Totais). São instrumentos com boa sensibilidade (para alguns poluentes, na faixa de ppb), mais robustos e que funcionam normalmente nas 24 horas com baixa manutenção. Um modelo típico para NOx é o da foto abaixo que tem como principais parâmetros: Faixas: 0 0,05 ppm, 0-0,1 ppm 0-1 ppm Limite inferior de detecção: 0,40 ppb Ruído do Zero: 0,20 ppb Lembrar que o padrão para NO 2 é muito mais baixo e rigoroso que para CO. Estes instrumentos do Grupo 3 são os que normalmente são examinados, testados e aprovados pela U.S. EPA, o que, na prática, significa aprovação automática e tácita pelos órgãos ambientais do Brasil. Devemos lembrar que: a.) Apesar da legislação brasileira com padrões de qualidade do ar existir há mais de 20 anos, a norma básica - CONAMA 03, de só explicita as metodologias que os instrumentos devem usar para serem aprovados. Nem o IBAMA nem o INMETRO possuem normas ou regulamentos mais detalhados ou restritivos nesta área. Por isso, de fato, o que se tem adotado, na prática são as aprovações da U.S. EPA, consideradas as mais rigorosas e completas do mundo. Em outras palavras, se um instrumento ou uma estação completa tem como objetivo principal o monitoramento para verificar os padrões de qualidade do ar, o fato de os instrumentos terem aprovação formal e oficial da U.S. EPA faz com que contem com aprovação segura e automática no Brasil. Como comentário adicional, informamos que a EPA aprova instrumentos para uso em monitoramento contínuo nas seguintes faixas: POLUENTE O 3 CO NO 2 SO 2 FAIXA ppb 0 50 ppm ppb ppb A calibração frequente dos analisadores pelo usuário deve, em princípio, atender a estas faixas. Após alguns meses de experiência, é necessário reavaliar, baseados nos dados medidos, se vale a pena ajustar para baixo (ou em casos graves para cima) os valores de concentração usados nas calibrações.

5 b.) Existem muitos instrumentos oferecidos no mercado (inclusive pela Energética) utilizados para monitoramento contínuo de outros poluentes que NÃO contam com a aprovação da EPA. Isso devido principalmente a não existirem padrões de qualidade do ar para estes outros poluentes que incluem principalmente: Hidrocarbonetos Totais Amônia NH 4 Cloro gasoso ou ácido clorídrico - HCl Ácido Sulfídrico H 2 S Fluoreto gasoso Fl 2 Para VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis) existe, por exemplo, o modelo mostrado ao lado para monitoramento contínuo. Possui bomba de vácuo interna e saídas analógicas e de alarmes. Nesses casos de instrumentos sem aprovação, tem que haver negociação com o órgão ambiental a fim de se obter sua aprovação, poluente por poluente, instrumento por instrumento. Segundo nosso conhecimento, para Hidrocarbonetos Totais (ou com separação Metano/Não Metano) a CETESB e o INEA só aceitam a cromatografia tipo FID (mais complexa, melhor e mais cara). Entretanto a FEPAM, órgão ambiental do Rio Grande do Sul, aceita atualmente a tecnologia PID como o da foto acima com custo bem menor e mais simples. Cabe mencionar que na área de poluentes não regulamentados pelo CONAMA ou pelas legislações estaduais correspondentes, existe uma verdadeira lacuna. Com frequência os órgãos estaduais (e até o IBAMA) exigem, por exemplo, medição de Hidrocarbonetos Totais (HCT), mas, depois de coletados, os dados na maioria dos casos não são comparados com nenhuma legislação. Uma consulta recente informal ao INEA confirmou que este órgão recebe os dados de HCT e verifica somente se o instrumento estava operando corretamente e com calibrações frequentes. Os dados são arquivados num banco de dados, mas em muitos casos não são feitas comparações com padrões de outros países ou de organismos internacionais. GRUPO 4 Existem disponíveis no mercado alguns instrumentos mais simples e de custo bem menor que permitem um monitoramento para campanhas simples ou educativas de alguns gases. Exemplos são monitores fixos contínuos, baseados em células eletroquímicas para SO 2, CO, NO 2, como os das fotos abaixo.

6 Os melhores destes instrumentos possuem bomba de vácuo interna com regulagem e controle da vazão bem como datalogger opcional. Permitem sua calibração com gases padrões e possuem saídas analógicas ou até digitais para conectar às redes. Os limites de detecção e faixas de operação dos modelos do Grupo 4 são bem mais altos que os do Grupo 3. Entretanto, têm seu uso preponderante dentro dos limites físicos de uma planta industrial ou numa plataforma Offshore. Um exemplo de modelo mostrado na foto acima, para SO 2, tem faixa de 0 30 ppm, com resolução de 0,1 ppm, considerados valores não muito aceitáveis para qualidade do ar. Duas considerações importantes: 1. Não atendem à legislação federal do Brasil ou dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 2. As células eletroquímicas (mostradas do lado direito da foto acima) têm vida útil curta e não atingem os níveis de qualidade, linearidade, precisão e detecção desejados. 3. Para partículas, existem instrumentos similares como o ADR-1500, mostrado abaixo, que permite o monitoramento contínuo mas que não têm aprovação dos órgãos ambientais. É muito utilizado para monitoramentos de emissões fugitivas de poeiras em mineradoras, construção de estradas e onde há movimentação de terras e terraplanagem. GRUPO 5 Estes instrumentos NÃO são indicados para o monitoramento da qualidade do ar ambiente. Sãp incluídos aqui para mostrar o panorama completo, mas, repetimos, não devem ser usados com este objetivo. São instrumentos portáteis, projetados e fabricados para serem usados em Saúde Ocupacional e Segurança dos operários. Em outras palavras, outras funções e objetivos. São portáteis, pois o que se deseja é monitorar o ar que cada operário respira. Por que isto?

7 Nos locais de trabalho, o operário está, às vezes, bem próximo da fonte emissora (imagine o leitor um soldador soldando, um operário esmerilhando uma grande peça de aço ou um operário enchendo um tanque com solventes). As concentrações no ar próximo ao operário podem facilmente variar em duas ordens de magnitude, digamos num raio de 2 metros. Em outras palavras, o operário que está operando o maçarico vai respirar um ar 100 vezes mais poluído que um ajudante que esteja afastado apenas alguns metros da chama. Isso significa que esta medição não tem nada de similar com um instrumento do Grupo 3, dentro de uma estação fixa contínua que pretende monitorar os níveis de poluição de um bairro, por exemplo.

8 Dois exemplos típicos de instrumentos deste tipo são mostrados nas fotos abaixo: Praticamente todos esses instrumentos são a bateria. Alguns não possuem bombas de vácuo e a maioria usa células eletroquímicas simples, não muito sensíveis e com vida útil curta. Têm sua grande utilidade para evitar acidentes e exposição a níveis perigosos de contaminantes, porém não devem ser confundidos com instrumentos fixos, contínuos e para o monitoramento da qualidade do ar. Com frequência encontramos monitores portáteis multigás (permitem monitorar 2, 3 ou 4 gases simultaneamente). NOTA: A ENERGÉTICA não oferece ou comercializa este grupo de instrumentos. GRUPO 6 São instrumentos fixos utilizados para monitorar as concentrações das emissões de processos industriais (tipicamente caldeiras, turbinas ou reatores) ou para verificar se sistemas de filtragem e retenção de poluentes estão funcionando corretamente. As concentrações medidas são geralmente de 10 a 1000 vezes maiores que as da qualidade do ar. Estes instrumentos fixos são na verdade sistemas mais complexos que podem consistir em: uma sonda na chaminé para captação da amostra pré-filtro na sonda cordão umbilical com várias mangueiras e tubulações desde a sonda até a base da chaminé sistema de condicionamento da amostra antes dos analisadores tipicamente retirando partículas e resfriando a amostra e possivelmente retirando ou evitando a condensação do vapor d água da amostra analisadores e sistemas de calibração e transmissão de dados Geralmente as metodologias e os próprios instrumentos mais sofisticados deste grupo são similares ou quase idênticos aos do Grupo 3, porém com: uma faixa de medição bem mais alta sensibilidade menor e erro maior, sobretudo para concentrações baixas maior robustez Existem, ao contrário dos Grupos 1, 2 e 3, instrumentos multigás, ou seja, instrumentos que permitem medir 2, 3, 4 ou 5 poluentes simultaneamente. O da foto abaixo, na sua configuração mais completa, permite monitorar ao mesmo tempo CO, CO 2, SO 2, O 2 e NO x.

9 Utiliza o princípio de absorção da radiação Infravermelha em uma roda com filtros ópticos como a da foto ao lado. O display permite ver instantaneamente todos os gases medidos (ver foto abaixo). Outras considerações Nas apresentações acima não incluímos, a fim de não alongar mais estas páginas, os seguintes sistemas: Amostradores de gases, como, por exemplo, o TRIGAS e o AMOTOX, que a Energética fabrica no Brasil há muitos anos, pois não são contínuos. Sistemas passivos como tubos e placas, que são um tipo bem mais simples e permitem um monitoramento mais qualitativo que quantitativo. Com baixo custo. Sistemas ultra sofisticados normalmente não oferecidos comercialmente como LIDARS, DOAS, etc. Um erro que não deve ser cometido é tentar aumentar o máximo possível a faixa de medição do instrumento a ser utilizado. A tentação de usar um instrumento com ampla faixa é grande, pois tem abrangência maior. O perigo porém é que, para situações de baixa concentração, o instrumento não terá sensibilidade suficiente. Por exemplo, digamos que queremos medir CO num local urbano, mais afastado e com pouco trânsito. Se o instrumento tiver uma faixa de 0 a 1000 ppm e as medições estiverem próximas de 1 ppm, o erro do instrumento vai ser MAIOR do que o valor medido. Ou seja, o valor medido não vai ter muito sentido ou ser confiável.

10 Existem instrumentos com AUTORANGING, que permitem que o próprio instrumento mude de faixa. Ou seja, variam automaticamente a sua sensibilidade em função da concentração medida. Isto vale para os Grupos 3 e 6 dos instrumentos que a Energética oferece. E tem muita importância, sobretudo no monitoramento das emissões de dutos e chaminés industriais. Por que a importância de AUTORANGING? Numa indústria típica, o processo gerador do poluente, é durante a maior parte do tempo de operação normal, está geralmente dentro de uma faixa que pode ser considerada razoável. Digamos, por exemplo, que a concentração normal de NO 2 de um forno, ou seja, em condições rotineiras do funcionamento, seja de 10 a 20 ppm (lembrar que é na chaminé). Portanto, nosso monitor, caso esteja na faixa de medição de digamos 0 a 25 ppm ou 0 a 30 ppm, estará tranquilo e seguro. Mas CUIDADO ATENÇÃO: Às vezes o processo se descontrola, seja qual for o motivo, e a concentração descontrolada pode aumentar muito e ficar em 100, 200 ou até 300 ppm por algumas ou muitas horas. Com nosso instrumento numa faixa máxima de 30 ppm, ele vai marcar 30 ppm durante todo este período e não teremos condição de saber se a concentração real foi de 31 ou de 1000 ppm!! Conhecer as concentrações máximas e sua duração é de grande importância e pode até exigir a evacuação de uma área. Neste caso, o AUTORANGING é de grande ajuda e valor. Alguns instrumentos podem aumentar a sua própria faixa de medição em 10, 20 e até 50 vezes devido a serem microprocessados e com controles e ajustes internos automáticos. Em resumo, cada caso e cada aplicação são únicos e vale a pena pesquisar e estudar um pouco as vantagens e desvantagens de cada tipo e de cada instrumento antes de escolher o desejado. Para finalizar, acreditamos ter dado, nos parágrafos acima, uma pincelada bastante abrangente no tema da escolha adequada do instrumento para monitoramento da qualidade do ar. Caro leitor, lamentamos terminar informando que não existem instrumentos universais segundo comentado no início deste trabalho. ARQCAF/BIBLIOTECA/FAIXAS

SISTEMAS DE CALIBRAÇÃO PARA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

SISTEMAS DE CALIBRAÇÃO PARA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR SISTEMAS DE CALIBRAÇÃO PARA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR Todo programa de monitoramento contínuo da qualidade do ar precisa de algum sistema que forneça uma garantia de que os valores medidos são válidos.

Leia mais

FUNCIONAMENTO DE UM MONITOR CONTÍNUO DE OZÔNIO

FUNCIONAMENTO DE UM MONITOR CONTÍNUO DE OZÔNIO FUNCIONAMENTO DE UM MONITOR CONTÍNUO DE OZÔNIO 1. Introdução A melhor tecnologia para o monitoramento de baixas concentrações de ozônio (O 3 ) no ar ambiente é a da absorção de luz na faixa do Ultra Violeta

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS 1. Objetivo: Considerando os limites estabelecidos pela CONAMA 382 como referências para as fontes existentes, este documento

Leia mais

Monitoramento de emissões:

Monitoramento de emissões: Monitoramento de emissões: Monitoramento de emissões: Emissão de gases SO2 NOx NH3 CO2 O2 Vazão Monitoramento de particulados Monitoramento de Emissões: Uma monitoração exata e de confiança das emissões,

Leia mais

Vôo por instrumentos. Brasil, 2010, Marcelo Moniz

Vôo por instrumentos. Brasil, 2010, Marcelo Moniz Vôo por instrumentos 1 Objetivo do Trabalho (1) Onde vou pousar? Qual o meu objetivo neste trabalho? (Um trabalho em EC; limpeza, pintura, corte, solda) O que eu preciso fazer para garantir a minha segurança

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

DESCRIÇÃO DETALHADA DO ANALISADOR DE CO E DE SEU FUNCIONAMENTO

DESCRIÇÃO DETALHADA DO ANALISADOR DE CO E DE SEU FUNCIONAMENTO DESCRIÇÃO DETALHADA DO ANALISADOR DE CO E DE SEU FUNCIONAMENTO O analisador de CO para baixas concentrações (ppm - partes por milhão) no ar ambiente é um instrumento de alta sensibilidade, usado para monitorar

Leia mais

Emissão Veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) Em Automotivos Movidos a Diesel

Emissão Veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) Em Automotivos Movidos a Diesel Emissão Veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) Em Automotivos Movidos a Diesel *MELO JUNIOR, A. S a.;gatti, L. b.; FERREIRA, P. G c.; FRUGOLLI, A. d a.universidade de São Paulo (USP)/Universidade Paulista,

Leia mais

A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite um convite ao crescimento de fungos.

A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite um convite ao crescimento de fungos. MANEIRAS DE ECONOMIZAR ÁGUA NA IRRIGAÇÃO: TÓPICO I: IRRIGAÇÃO PARA PAISAGISMO RESIDENCIAL. Agora vamos iniciar as maneiras de economizar água de irrigação. 1 Se você já tem um sistema instalado: 1.1. Faça

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

Figura 1 - Utilização conjugada de Câmera IR, com sniffer - Fonte: FLIR Systems

Figura 1 - Utilização conjugada de Câmera IR, com sniffer - Fonte: FLIR Systems Câmera GasFindIR da FLIR Systems Por Aline Voigt Nadolni - Petrobras Sobre o GasFindIR Informações gerais - segundo o fabricante FLIR Systems, Inc. O GasFindIR é, segundo a FLIR Systems, uma câmera portátil,

Leia mais

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação 3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação PAINEL E SEUS COMPONENTES O sistema de irrigação necessita de alguns dispositivos que servem para filtrar a água, controlar a frequência das irrigações, controlar

Leia mais

Controlador de Bombas modelo ABS PC 242 Monitoramento e Controle de Bombas e Estações de Bombeamento

Controlador de Bombas modelo ABS PC 242 Monitoramento e Controle de Bombas e Estações de Bombeamento Controlador de Bombas modelo ABS PC 242 Monitoramento e Controle de Bombas e Estações de Bombeamento Um Único Dispositivo para Monitoramento e Controle Há várias formas de melhorar a eficiência e a confiabilidade

Leia mais

Limites de emissão para poluentes atmosféricos gerados em processos de geração de calor a partir da combustão de derivados da madeira.

Limites de emissão para poluentes atmosféricos gerados em processos de geração de calor a partir da combustão de derivados da madeira. Limites de emissão para poluentes atmosféricos gerados em processos de geração de calor a partir da combustão de derivados da madeira. Artigo - Ficam aqui definidos os limites máximos para a emissão de

Leia mais

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual Treinamento de Biometria Parte 2 Agora que já cadastramos os funcionários e suas respectivas biometrias com sucesso, vamos conhecer as telas de movimento do sistema, aonde o sistema ficará a maior parte

Leia mais

Sistema Básico de Inspeção Termográfica

Sistema Básico de Inspeção Termográfica Sistema Básico de Inspeção Termográfica Um novo patamar na relação custo / benefício em Termografia *Eng. Attílio Bruno Veratti Conceito geral A Inspeção Termográfica é a técnica de inspeção não destrutiva

Leia mais

SERVIÇO DE ÁGUA, ESGOTO E MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ARARAS

SERVIÇO DE ÁGUA, ESGOTO E MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ARARAS QUESTIONAMENTO ACERCA DO EDITAL PARA LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL Nº 043/2015 Aos Licitantes Objeto: Aquisição de 03 (três) medidores de vazão para serem instalados na ETA Estação de Tratamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE HD, DISCO RIGIDO OU WINCHESTER. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE HD, DISCO RIGIDO OU WINCHESTER. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE HD, Disco Rígido ou Winchester O disco rígido - ou HD (HardDisk) - é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde

Leia mais

Detector de Vazamento CPS- LS790B

Detector de Vazamento CPS- LS790B Detector de Vazamento CPS- LS790B I. Descrição Geral O LS790B é um detector de vazamento de refrigerante totalmente automático e controlado por microprocessador, capaz de localizar vazamentos extremamente

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

SLM Sealing Liquid Monitor Selling Points

SLM Sealing Liquid Monitor Selling Points SLM Sealing Liquid Monitor Selling Points WMF Solutions Página 1 de 7 INDICE MONITORANDO O LÍQUIDO DE SELAGEM... 3 NÃO JOGUE MAIS DINHEIRO NO ESGOTO... 4 REDUZA CUSTOS COM EFLUENTES E ÁGUA COM O SLM...

Leia mais

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros Seleção Dimensionamento de Hidrômetros 4 O hidrômetro é um equipamento destinado a indicar e totalizar continuamente o volume de água que o atravessa. Normalmente a preocupação na operação da micromedição

Leia mais

BEM-VINDO À SÉRIE NEXGEN

BEM-VINDO À SÉRIE NEXGEN BEM-VINDO À SÉRIE NEXGEN O Bentley NexGen representa o resultado de mais de 20 anos de trabalho conjunto com nossos clientes. O Bentley NexGen representa a última palavra em tecnologia de ponta para análise

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e controle da produção O PCP é o setor responsável por: Definir quanto e quando comprar Como fabricar ou montar cada

Leia mais

GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes. Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS

GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes. Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS CONAMA 382 e Turbinas a Gás Abrangência (1): Ficam aqui definidos os limites de emissão para poluentes

Leia mais

Vou tratar das barreiras e lacunas para a destinação dos bens apreendidos em crimes ambientais e das mudanças necessárias para tornar este processo

Vou tratar das barreiras e lacunas para a destinação dos bens apreendidos em crimes ambientais e das mudanças necessárias para tornar este processo Vou tratar das barreiras e lacunas para a destinação dos bens apreendidos em crimes ambientais e das mudanças necessárias para tornar este processo mais eficaz. 1 Para começar, é importante destacar que

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno Introdução a Química Analítica Professora Mirian Maya Sakuno Química Analítica ou Química Quantitativa QUÍMICA ANALÍTICA: É a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises

Leia mais

Manual de Relação de Pontos por Indicação

Manual de Relação de Pontos por Indicação Manual de Relação de Pontos por Indicação Sumário 1. Verificando se o parâmetro das funções está ativo... 3 2. Efetuando o cadastro da faixa de indicação... 5 2.1. Cadastro de faixas com intervalos...

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL

TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL Autor: Maurício André Garcia: Cargo atual: Coordenador Técnico de Micromedição e Uso Racional Formação:

Leia mais

TIPOS DE termômetros. e termômetros ESPECIAIS. Pirômetros ópticos

TIPOS DE termômetros. e termômetros ESPECIAIS. Pirômetros ópticos Pirômetros ópticos TIPOS DE termômetros e termômetros ESPECIAIS A ideia de construir um pirômetro óptico surgiu em meados do século XIX como consequência dos estudos da radiação dos sólidos aquecidos.

Leia mais

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Em poucos minutos você pode configurar seu roteador para obter mais velocidade e estabilidade durante a transmissão massiva de dados

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período: Encontro 08 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade III: Modelagem Lógico de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM Relembrando... Necessidade de Dados Projeto

Leia mais

Assim, assumimos o compromisso de investir não só em tecnologia, mas no desenvolvimento das pessoas, pois valorizamos as relações acima de tudo.

Assim, assumimos o compromisso de investir não só em tecnologia, mas no desenvolvimento das pessoas, pois valorizamos as relações acima de tudo. ECONSULTING Olá, Se você ainda não conhece a ECO, muito prazer! Se você já conhece, está na hora de olhar para ela novamente. Estamos a duas décadas trabalhando para entender e ajudar as pessoas. Entendemos

Leia mais

14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO

14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO 14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO Há certos parâmetros que são desejados em todos os tipos de equipamentos de processo, como: FUNCIONALIDADE EFICÁCIA CONFIABILIDADE

Leia mais

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda.

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda. Rua das Cerejeiras, 80 Ressacada CEP 88307-330 Itajaí SC Fone/Fax: (47) 3349 6850 Email: vendas@ecr-sc.com.br Guia de instalação, operação e manutenção do sistema de monitoramento de poços ECR. Cuidados

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Monitor de Monóxido de Carbono de Mesa. Modelo CO50

GUIA DO USUÁRIO. Monitor de Monóxido de Carbono de Mesa. Modelo CO50 GUIA DO USUÁRIO Monitor de Monóxido de Carbono de Mesa Modelo CO50 Introdução Obrigado por escolher o Extech Instruments Modelo CO50, Esse medidor mede o monóxido de carbono (CO), temperatura do ar e umidade.

Leia mais

Soluções para produção de Oxigênio Medicinal

Soluções para produção de Oxigênio Medicinal Soluções para produção de Oxigênio Medicinal Page1 O propósito da BHP é de fornecer ao hospital uma usina de oxigênio dúplex e enchimento de cilindros para tornar o hospital totalmente independente do

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais.

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais. Alguns acreditam que quando você paga para usar (ou usufruir de) alguma coisa, há a tendência de você usar essa coisa com maior cuidado, de maneira mais eficiente. Isso é verdadeiro quando você compra

Leia mais

Implantação do Padrão TISS

Implantação do Padrão TISS Implantação do Padrão TISS Como avalia o impacto da TISS no setor de atendimento de seu laboratório? Como avalia o impacto da TISS no setor de faturamento de seu laboratório? Após a TISS, o número de colaboradores

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior

Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior INTRODUÇÃO Durante milhões de anos a Terra passou por ciclos naturais de aquecimento

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC)

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) TIPO III - OUTRAS ATIVIDADES DE PROJETO Os participantes do projeto devem levar em conta a orientação geral relativa às metodologias, as informações sobre adicionalidade, as abreviaturas e a orientação

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Manual de Operação REV 0 EQUITEST Sistema de Detecção de Vazamentos em Testes de Estanqueidade VERSÃO 1.0 UNIDADE DE LEITURA SÉRIE I INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto de

Leia mais

MONITORAMENTO DE VOCS PID OU FID?

MONITORAMENTO DE VOCS PID OU FID? MONITORAMENTO DE VOCS PID OU FID? PID OU FID? FID OU PID? Esta é a questão No Brasil não existe padrão de qualidade do ar para Hidrocarbonetos Totais (também conhecidos por HCT) ou Compostos Orgânicos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CCET CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Henrique Soares Hinke José Eduardo da Silva Rodrigues Matheus Augusto de Queiroz

Leia mais

VoIP. Voice Over IP. lmedeiros@othos.com.br

VoIP. Voice Over IP. lmedeiros@othos.com.br VoIP Voice Over IP lmedeiros@othos.com.br Índice O que Significa? Como funciona? Porque utilizar? Equipamentos VoIP Desvantagens Provedores VoIP Conclusão O que significa? VoIP é uma tecnologia que usa

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

CELULARES FALSIFICADOS/ DE BAIXA QUALIDADE

CELULARES FALSIFICADOS/ DE BAIXA QUALIDADE CELULARES FALSIFICADOS/ DE BAIXA QUALIDADE UM GUIA DE RECURSOS PARA OS GOVERNOS 1 INTRODUÇÃO Tem havido uma proliferação nos últimos anos na fabricação, distribuição e venda de celulares no mercado negro

Leia mais

DETECÇÃO DE INCÊNDIOS E GASES

DETECÇÃO DE INCÊNDIOS E GASES DETECÇÃO DE INCÊNDIOS E GASES COMPLETAMENTE INTEGRADA O sistema de detecção de incêndios e de gases NFS2-3030 funciona com dispositivos padrão industrial 4-20 ma utilizando o módulo FMM-4-20 da NOTFIER

Leia mais

Conectores de derivação e distribuição de sinais e energia PRV e PPV

Conectores de derivação e distribuição de sinais e energia PRV e PPV Conectores de derivação e distribuição de sinais e energia PRV e PPV Conectores de derivação distribuição de sinais e energia PRV e PPV da Weidmüller, equipados com tecnologia de conexão "PUSH N". Os inovadores

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Engenharia de Controle: Sensores. P rof. M sc. M arcelo A. de O liveira

Engenharia de Controle: Sensores. P rof. M sc. M arcelo A. de O liveira Engenharia de Controle: Sensores P rof. M sc. M arcelo A. de O liveira 1) Defina sensor, transdutor e transmissor. 2) Mostre as diferenças entre sensores digitais e analógicos. 3) Explique o funcionamento

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

IMPLANTAÇÃO ENGENHARIA IND. E COM. LTDA. Q -110-111. R.02 16-02-2005, folha 1 de 5.

IMPLANTAÇÃO ENGENHARIA IND. E COM. LTDA. Q -110-111. R.02 16-02-2005, folha 1 de 5. R.02 16-02-2005, folha 1 de 5. Sistema Simples de Queima de Biogás para Estações de Tratamento de Efluentes. Projetado e construído para operar com a vazão total unidade, porém necessitando de um sistema

Leia mais

Configurações Básicas

Configurações Básicas Compras Avançadas Este módulo auxilia na verificação da demanda dos produtos e com isso permite ajustar os estoques fazendo transferência entre as filiais e também definir a quantidade de estoque dos produtos

Leia mais

Integração dos Modelos de Gestão de TI

Integração dos Modelos de Gestão de TI Integração dos Modelos de Gestão de TI Olá servidores!! (Acredite você será!). Temos agora uma bateria com a integração dos modelos de gestão de TI, vamos rever o que vem sendo pedido? Ajeite-se na cadeira,

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Mantendo você conectado

Mantendo você conectado Mantendo você conectado Telecomunicações Mantendo você conectado 1 A FG Wilson tem atendido as necessidades do setor de telecomunicações nos últimos 47 anos com nossos grupos geradores a diesel e a gás.

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 1 Descrição: A balança eletrônica produzida por nossa empresa utiliza tecnologia de ponta, baixo consumo de energia e conversores analógicos/digitais

Leia mais

Detecção de vazamentos na rede urbana de água com rede de sensores sem fio

Detecção de vazamentos na rede urbana de água com rede de sensores sem fio Detecção de vazamentos na rede urbana de água com rede de sensores sem fio Igo Romero Costa de Souza 1, Icaro Ramires Costa de Souza 1, Mailson Sousa Couto 1 1 Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL Você tem plano de internet contratado para o seu celular? 27% 73% Sim 373 73% Não 141 27% Você sabe qual é a sua franquia de dados (MB ou GB)? 36,11 % 63,88% Sim

Leia mais

Todos os imóveis são comprados pela imobiliária para, então, serem colocados a venda.

Todos os imóveis são comprados pela imobiliária para, então, serem colocados a venda. Como base nas especificações abaixo, elabore o modelo conceitual de dados (DER), contendo todos os objetos (Entidades, Atributos relacionamentos e cardinalidades). 1) Clínica Médica Uma clínica deseja

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE PRESSÃO Conhecendo e Comparando Padrões

CALIBRAÇÃO DE PRESSÃO Conhecendo e Comparando Padrões CALIBRAÇÃO DE PRESSÃO Conhecendo e Comparando Padrões WIKA Referência Mundial em produtos para medição, controle e calibração de pressão e temperatura, a WIKA está presente em mais de 75 países, fornecendo

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Descrição A bomba dosadora de LGE FIRE DOS é o mais versátil sistema de proporcionamento existente no mercado. Este revolucionário sistema de

Leia mais

1 DIFERENCIAIS. de CO do forno são até 200% menores do que exige a legislação.

1 DIFERENCIAIS. de CO do forno são até 200% menores do que exige a legislação. FORNO CREMATŁRIO JUNG - CR270012 1 2 Obs.: As imagens acima são meramente ilustrativas. O equipamento das fotos é semelhante ao modelo cotado, entretanto, sua aparência, acessórios e funcionalidade podem

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Gerenciamento Inteligente do Sensor na Fabricação de Cerveja

Gerenciamento Inteligente do Sensor na Fabricação de Cerveja Gerenciamento Inteligente do Sensor na Fabricação de Cerveja Gerenciamento Inteligente do Sensor O Gerenciamento Inteligente do Sensor, ou simplesmente ISM, é uma tecnologia digital para sistemas analíticos

Leia mais

Plano Básico Ambiental

Plano Básico Ambiental Estaleiro e Base Naval para a Construção de Submarinos Convencionais e Plano Básico Ambiental SEÇÃO VI - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO RADIOLÓGICO Projeto 4 Monitoramento Meteorológico 0 Emissão inicial 14/06/2010

Leia mais

Utilização da Planilha de Análise de Decisão

Utilização da Planilha de Análise de Decisão Utilização da Planilha de Análise de Decisão METODOLOGIA E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO - VERSÃO 1. A planilha apresentada está pronta e formatada para ser utilizada no processo de Análise de Decisão envolvendo

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Os titulares da categoria II podem executar as seguintes atividades: Os titulares da categoria III podem executar a seguinte atividade:

Os titulares da categoria II podem executar as seguintes atividades: Os titulares da categoria III podem executar a seguinte atividade: 1. Introdução 1.1 Este regulamento complementa o Regulamento Geral do OCP e tem como objetivo descrever o funcionamento do esquema de certificação de pessoas nas várias categorias para detecção de fugas,

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

no SRM do que no CRM está na obtenção da certificação de qualidade ISO 9001. Para que o Fabricante de Cilindros mantenha o referido certificado de

no SRM do que no CRM está na obtenção da certificação de qualidade ISO 9001. Para que o Fabricante de Cilindros mantenha o referido certificado de 81 8 Conclusões O último capítulo da dissertação visa tecer conclusões a respeito do trabalho e sugerir algumas recomendações de estudos futuros. A presente dissertação teve como objetivos propor um modelo,

Leia mais

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise.

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise. QUAL O CRITÉRIO QUE VOCÊ USA PARA TROCAR OS CARTUCHOS? Introdução Parte integrante do respirador que tem como função a retenção de gases e vapores. A retenção é feita através das reações com os contaminantes.

Leia mais