XX Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC. Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XX Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC. Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos"

Transcrição

1 XX Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

2 DIREITO MATRIMONIAL

3 Esponsais Comprova o compromisso assumido entre os nubentes, que demonstre a intenção de casar. Promessa de casamento. Noivado; confecção dos convites; habilitação. Acarreta responsabilidade extracontratual, podendo haver direito a indenização no caso de ruptura injustificada art. 186, CC. Dano moral: discutível. Meros dissabores x humilhação pública. Dano material: comprovação de despesas efetivamente feitas com o casamento (pagamento dos convites, do buffet, do salão de festas, multas em razão da quebra contratual, etc.). Casamento civil e religioso com efeitos civis diferenças e semelhanças Civil: realizado perante o oficial do Cartório do Registro Civil. Art , CC. Religioso com efeitos civis: arts e 1.516, CC. Não é necessária a celebração do ato civil, basta que o matrimônio realizado pelo ministro de Deus (de qualquer religião, não só o casamento católico) e seja registrado no Cartório de Registro Civil. APENAS A CELEBRAÇÃO É DIFERENTE.

4 Capacidade para o casamento 16 a 18 anos necessidade de autorização dos pais. Consentimento: se um dos pais permitir e o outro não, a solução é pedir autorização judicial. Não deve casar. Pode ser retirado até a celebração. Indivíduo emancipado não precisa da autorização dos genitores. Possibilidade de casamento de menor de 16 anos: em razão da gravidez da mulher. Deve haver permissão judicial (art , CC). Regime de separação obrigatória de bens (art , III) Habilitação Corre perante o Registro Civil Momento de averiguar a capacidade e eventual impedimento. Definir o regime de bens. Celebração No Cartório = 2 testemunhas Fora = 4 testemunhas + portas abertas Casamento civil celebração por juiz de paz

5 Impedimentos Art , CC = não PODE casar MATRIMÔNIO REALIZADO COM INOBSERVÂNCIA DE IMPEDIMENTO = nulo (art , II, CC) interessados ou o MP poderão, a qualquer tempo, buscar a nulidade (art , CC). Causa suspensiva Art , CC = não DEVE casar MATRIMÔNIO REALIZADO COM INOBSERVÂNCIA DE CAUSA SUSPENSIVA = imposição do regime de separação obrigatória (art , I, CC). Casamento nulo e anulável NULO = celebrado com inobservância à impedimentos. Não prescreve. ANULÁVEL = situações do art , CC. Prazos prescricionais exíguos. Enquanto estiver em vigência, produz efeitos. Depois da sentença = efeito retroativo (art , CC) - dissolução do vínculo, como se nunca tivesse ocorrido (volta a ser solteiro).

6 VI EXAME - Rejane, solteira, com 16 anos de idade, órfã de mãe e devidamente autorizada por seu pai, casa-se com Jarbas, filho de sua tia materna, sendo ele solteiro e capaz, com 23 anos de idade. A respeito do casamento realizado, é correto afirmar que é (A) nulo, tendo em vista o parentesco existente entre Rejane e Jarbas. (B) é anulável, tendo em vista que, por ser órfã de mãe, Rejane deveria obter autorização judicial a fim de suprir o consentimento materno. (C) (C) válido. válido. (D) anulável, tendo em vista o parentesco existente entre Rejane e Jarbas.

7 REGIME DE BENS

8 Mutabilidade do regime de bens Pedido motivado ao juiz, feito por ambos os cônjuges e com a garantia do direito de terceiros art.1.639, 2.º, CC. Pacto antenupcial Escritura pública; antes da habilitação (encaminha junto com a habilitação); dispor de regras patrimoniais (art , CC). Não havendo convenção, ou sendo esta nula ou ineficaz (pelo estabelecimento de cláusulas que não sejam possíveis) regime da CPB (art , CC). Sem o pacto antenupcial o regime que deve constar no casamento é o regime legal (comunhão parcial de bens). Outorga conjugal Regra = necessidade de autorização conjugal. Arts a do CC. Exceção: No regime da separação convencional de bens. Na separação obrigatória a súmula 377, STF é aplicada. No regime da participação final nos aquestos, quando o casal convencionar a livre disposição dos bens.

9 Comunhão parcial de bens BENS INCOMUNICÁVEIS: constituem o patrimônio pessoal dos consortes (arts e 1.661). Art Excluem-se da comunhão: I - os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares; III - as obrigações anteriores ao casamento; IV - as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal; V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge; VII - as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes. Art São incomunicáveis os bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior ao casamento. BENS COMUNICÁVEIS: integram o patrimônio comum (art ). Art Entram na comunhão: I - os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges; II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; III - os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges; IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge; V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão.

10 Comunhão universal de bens BENS INCOMUNICÁVEIS: arts Art São excluídos da comunhão: I - os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissário, antes de realizada a condição suspensiva; III - as dívidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; IV - as doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula de incomunicabilidade; V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art Os cônjuges, casados sob esse regime, não podem constituir sociedade entre si (art. 977, CC).

11 Participação final nos aquestos Existem cinco universalidades de patrimônios: 1. Os bens particulares que cada um possuía antes de casar; 2. Os bens que o outro já possuía; 3. O patrimônio adquirido por um dos cônjuges, em nome próprio, após o matrimônio; 4. Os adquiridos pelo outro, em seu nome, após o casamento; 5. Os bens comuns, adquiridos pelo casal. A participação ocorrerá sobre o patrimônio adquirido, de forma onerosa, pelo outro, mas através de um crédito e não pela constituição de condomínio sobre o patrimônio. Significa dizer que o direito não é sobre o patrimônio, mas sim sobre eventual saldo após as compensações dos acréscimos de cada um. Há uma expectativa de crédito (que só configura-se ao final). Não se trata de meação, mas de crédito a receber.

12 Separação de bens Cada um possui o seu patrimônio (bens e dívidas anteriores e posteriores ao matrimônio). Existem dois patrimônios bem separados: o do marido e o da mulher. Não há qualquer comunicação de bens. Qualquer dos cônjuges pode alienar ou gravar seus bens sem anuência do outro cônjuge. Separação obrigatória incidência da súmula 377, STF.

13 EXAME X - Amélia e Alberto são casados pelo regime de comunhão parcial de bens. Alfredo, amigo de Alberto, pede que ele seja seu fiador na compra de um imóvel. Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta. A) A garantia acessória poderá ser prestada exclusivamente por Alberto. B) A outorga de Amélia se fará indispensável, independente do regime de bens. C) A C) fiança, A fiança, se prestada se prestada por Alberto por sem Alberto o consentimento sem o consentimento de Amélia, será de anulável. Amélia, Art. será 1.647, anulável. III, CC. D) A anulação do aval somente poderá ser pleiteada por Amélia durante o período em que estiver casada.

14 EXAME XI - A escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é documento dotado de fé pública, notadamente no que tange ao fato de o ato de declaração ter sido praticado na presença do tabelião e ter sido feita sua regular anotação em assentos próprios, o que não importa na veracidade quanto ao conteúdo declarado. A respeito desse tema, assinale a afirmativa correta. A) Aos cônjuges ou à entidade familiar é vedado destinar parte do seu patrimônio para instituir bem de família por escritura pública, cuja forma legal exige testamento. B) A B) escritura A escritura pública pública é essencial é essencial para para a validade a validade do pacto do pacto antenupcial, antenupcial, devendo ser declarado devendo nulo ser se declarado não atender nulo à se forma não exigida atender por à forma lei. exigida por lei. C) A partilha amigável entre herdeiros capazes será feita por termo nos autos do inventário ou por escritura pública, não se admitindo escrito particular, ainda que homologado pelo Juiz. D) A doação será realizada por meio de escritura pública ou instrumento particular, não tendo validade a doação verbal, tendo em vista ser expressamente vedada pela norma.

15 EXAME XVIII - Roberto e Ana casaram-se, em 2005, pelo regime da comunhão parcial de bens. Em 2008, Roberto ganhou na loteria e, com os recursos auferidos, adquiriu um imóvel no Recreio dos Bandeirantes. Em 2014, Roberto foi agraciado com uma casa em Santa Teresa, fruto da herança de sua tia. Em 2015, Roberto e Ana se separaram. Tendo em vista o regime de bens do casamento, assinale a afirmativa correta. A) Os imóveis situados no Recreio dos Bandeirantes e em Santa Teresa são bens comuns e, por isso, deverão ser partilhados em virtude da separação do casal. B) Apenas B) Apenas o imóvel o imóvel situado situado no no Recreio Recreio dos dos Bandeirantes Bandeirantes deve deve ser ser partilhado, sendo partilhado, o imóvel sendo situado o imóvel em Santa situado Teresa em bem Santa particular Teresa bem de Roberto. particular de Roberto. C) Apenas o imóvel situado em Santa Teresa deve ser partilhado, sendo o imóvel situado no Recreio dos Bandeirantes excluído da comunhão, por ter sido adquirido com o produto de bem advindo de fato eventual. D) Nenhum dos dois imóveis deverá ser partilhado, tendo em vista que ambos são bens particulares de Roberto.

16 UNIÃO ESTÁVEL

17 União estável = ato-fato jurídico = independe de vontade para que se configure. União pública, contínua e duradoura, com a intenção PRESENTE de formar família. Aplicabilidade das regras de impedimentos (art , 1.º, CC). Não reconhecimento de uniões estáveis paralelas. Regime de comunhão parcial de bens. Concubinato = 1.727, CC impedimento matrimonial.

18 DISSOLUÇÃO DO VÍNCULO CONJUGAL

19 DISSOLUÇÃO Separação fática por 2 anos divórcio direto CC - Separação + Divórcio SEPARAÇÃO 1 ano de casamento + Separação judicial + 1 ano de trânsito em julgado divórcio por conversão Constituição Federal Independentemente do tempo de casamento; independentemente do tempo de separação cabe divórcio para romper vínculo (EC 66/2010).

20 A possibilidade de julgamentos parciais no divórcio art. 356, CPC/2015 Possibilidade de divórcio sem prévia partilha de bens Divórcio extrajudicial: Consenso; Inexistência de filhos incapazes ou nascituros (novo CPC) cabe, neste caso, emancipar os filhos menores de idade para a realização do divórcio extrajudicial o CPC/2015 retirou o termo menores, deixando os incapazes e incluindo os nascituros; Assistência de advogado.

21 PARENTESCO

22 Parentesco NATURAL Biológico Adoção Parentesco biológico permanece apenas para fins de impedimento matrimonial CIVIL Afinidade Se estabelece entre o cônjuge e os parentes do outro (em razão do matrimônio). Permanente na linha reta (sogro e enteado). Extingue-se na linha colateral (limita-se ao segundo grau cunhado) Afetividade Para sua configuração depende de laudo pericial. Pode prevalecer em detrimento do parentesco biológico (questões de reconhecimento de paternidade).

23 Parentesco Reta relação de ascendência e descendência INFINITO Linhas Colateral ou transversal os parentes se relacionam por existir um parente ancestral comum LIMITA-SE ao 4.º grau (sucessões); 3.º grau (casamento); 2.º grau (obrigação alimentar) Graus É a unidade de parentesco em cada linha, contada a partir de uma pessoa e seu parente imediatamente próximo

24 FILIAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS FILHOS

25 Presunção legal de filiação: Art Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos: I - nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivência conjugal; II - nascidos nos trezentos dias subsequentes à dissolução da sociedade conjugal, por morte, separação judicial, nulidade e anulação do casamento; III - havidos por fecundação artificial homóloga, mesmo que falecido o marido; IV - havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embriões excedentários, decorrentes de concepção artificial homóloga; V - havidos por inseminação artificial heteróloga, desde que tenha prévia autorização do marido.

26 Reconhecimento de filho: Voluntário: livre manifestação dos pais art Filho falecido: apenas se tiver deixado herdeiros art , único. Ato irrevogável e irretratável (mesmo que em testamento declarado nulo) art Formas de reconhecimento: art Judicial: sentença em ação de investigação. Sentença proferida em ação que busca o reconhecimento do filho investigação de paternidade ou maternidade. Qualquer pessoa que tenha interesse pode contestar a ação (art ). Investigação de paternidade = ação imprescritível Oficioso: art. 2.º, Lei 8.560/92 Quando a mãe indica o nome do pai no Cartório. Pai é intimado para se manifestar no prazo de 30 dias. Se não o fizer, JUIZ encaminha o procedimento ao MP para ajuizar ação de investigação de paternidade. Ações de filiação Ação negatória = presunção Ação anulatória = reconhecimento voluntário

27 EXAME VII - A respeito da perfilhação é correto dizer que A) constitui ato ato formal, formal, de livre de vontade, livre vontade, irretratável, incondicional irretratável, e personalíssimo. incondicional e personalíssimo. B) se torna perfeita exclusivamente por escritura pública ou instrumento particular. C) não admite o reconhecimento de filhos já falecidos, quando estes hajam deixado descendentes. D) em se tratando de filhos maiores, dispensa se o consentimento destes.

28 EXAME XIX - Júlio, casado com Isabela durante 23 anos, com quem teve 3 filhos, durante audiência realizada em ação de divórcio cumulada com partilha de bens proposta por Isabela, reconhece, perante o Juízo de família, um filho havido de relacionamento extraconjugal. Posteriormente, arrependido, Júlio deseja revogar tal reconhecimento. Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa correta. A) O reconhecimento de filho só é válido se for realizado por escritura pública ou testamento. B) B) O O reconhecimento de filho realizado por por Júlio perante o Juízo o Juízo de Família de Família é ato é irrevogável. ato irrevogável. C) O reconhecimento de filho em Juízo só tem validade em ação própria com essa finalidade. D) Júlio só poderia revogar o ato se este tivesse sido realizado por testamento.

29 Alimentos

30 Imprescritibilidade Direito aos alimentos Prestação alimentícia já fixada Prestação alimentícia já fixada em favor de absolutamente incapaz Prestação alimentícia devida pelos pais aos filhos Prazos Não há prazos para se pleitear Início do prazo prescricional Cobrança = prescreve em 2 anos Cobrança = prescreve em 2 anos Vencimento contra absolutamente incapaz (art. 198, I, do CC). Só se iniciará quando o menor completar 16 anos. Cobrança = prescreve em 2 anos Prescrição não corre entre ascendentes e descendentes durante o poder familiar (art. 197, II, do CC). Só se iniciará quando o menor completar 18 anos ou ocorrer a emancipação.

31 É irrenunciável discussão renúncia x dispensa. Obrigação avoenga caráter exclusivo, sucessivo, complementar e não-solidário. Ordem: pai/mãe na falta destes avós na falta destes bisavós na ausência de ascendentes descendentes na ausência destes colaterais em 2.º grau (irmãos). Reciprocidade Fixação necessidade x possibilidade incidência da proporcionalidade Modificação a qualquer tempo, desde que haja alteração da necessidade ou possibilidade. ALIMENTOS GRAVÍDICOS: fixados em benefício da mulher grávida, para que possa atender as necessidades especiais da gestação. Lei /2008 depois do nascimento, convertem-se automaticamente em alimentos para a criança até que seja pedida revisão.

32 Execução da obrigação alimentar: Atualmente, em razão das previsões do CPC/2015, a prestação alimentar pode ser cobrada judicialmente através de quatro maneiras: Título executivo extrajudicial ação de execução rito da prisão (art. 911, CPC/2015); Título executivo extrajudicial ação de execução rito da expropriação (art. 913, CPC/2015); Cumprimento de sentença ou decisão interlocutória (nos mesmos autos) rito da prisão (art. 528, CPC/2015); Cumprimento de sentença ou decisão interlocutória (nos mesmos autos) rito da expropriação (art. 530, CPC/2015); Pena de prisão: até 3 prestações vencidas + vencíveis durante o processo. Intimação para pagamento em 3 dias ou justificativa ou prova do pagamento. Se não pagar protesto da decisão. Determinação de prisão civil por até 90 dias regime fechado. Constrição de bens. Juiz intima para pagamento em 15 dias, acrescido de custas. Se não pagar, multa de 10% + honorários de 10%. Se pagar parcial, multa e honorários incidem sobre o que falta. Não havendo pagamento, expedição de mandado de penhora.

33 EXAME IX - Henrique e Natália, casados sob o regime de comunhão parcial de bens, decidiram se divorciar após 10 anos de união conjugal. Do relacionamento nasceram Gabriela e Bruno, hoje, com 8 e 6 anos, respectivamente. Enquanto esteve casada, Natália, apesar de ter curso superior completo, ser pessoa jovem e capaz para o trabalho, não exerceu atividade profissional para se dedicar integralmente aos cuidados da casa e dos filhos. Considerando a hipótese acima e as regras atinentes à prestação de alimentos, assinale a afirmativa correta. A) Uma vez homologado judicialmente o valor da prestação alimentícia devida por Henrique em favor de seus filhos Gabriela e Bruno, no percentual de um salário mínimo para cada um, ocorrendo a constituição de nova família por parte de Henrique, automaticamente será minorado o valor dos alimentos devido aos filhos do primeiro casamento. B) Henrique poderá opor a impenhorabillidade de sua única casa, por ser bem de família, na hipótese de ser acionado judicialmente para pagar débito alimentar atual aos seus filhos Gabriela e Bruno. C) Natália C) Natália poderá poderá pleitear pleitear alimentos alimentos transitórios transitórios e e por por prazo prazo razoável, se se demonstrar sua dificuldade dificuldade em em ingressar ingressar no no mercado de de trabalho em em razão do do longo período que permaneceu afastada afastada do desempenho do de de suas suas atividades profissionais para se se dedicar integralmente aos cuidados do do lar. lar. D) Caso Natália descubra, após dois meses de separação de fato, que espera um filho de Henrique, serão devidos alimentos gravídicos até o nascimento da criança, pois após este fato a obrigação alimentar somente será exigida.

34 EXAME XI - Fernanda, mãe da menor Joana, celebrou um acordo na presença do Juiz de Direito para que Arnaldo, pai de Joana, pague, mensalmente, 20% (vinte por cento) de 01 (um) salário mínimo a título de alimentos para a menor. O Juiz homologou por sentença tal acordo, apesar de a necessidade de Joana ser maior do que a verba fixada, pois não existiam condições materiais para a majoração da pensão em face das possibilidades do devedor. Após um mês, Fernanda tomou conhecimento que Arnaldo trocou seu emprego por outro com salário maior e procurou seu advogado para saber da possibilidade de rever o valor dos alimentos fixados em sentença transitada em julgado. Analisando o caso concreto, assinale a afirmativa correta. A) Não é possível rever o valor dos alimentos fixados, pois omesmo já foi decidido em sentença com trânsito em julgado formal. B) Não é possível rever o valor dos alimentos fixados, pois o mesmo é fruto de acordo celebrado entre as partes e homologado por juiz de direito. C) É C) possível É rever rever o valor o dos dos alimentos, pois no caso concreto houve mudança do binômio necessidade x possibilidade. x D) É possível rever o valor dos alimentos, pois o acordo celebrado entre as partes e homologado pelo juiz de direito está abaixo do limite mínimo de 30% (trinta por cento) de 01 (um) salário mínimo, fixado em lei, como mínimo indispensável que uma pessoa deve receber de alimentos.

35 EXAME XV - Augusto, viúvo, pai de Gustavo e Fernanda, conheceu Rita e com ela manteve, por dez anos, um relacionamento amoroso contínuo, público, duradouro e com objetivo de constituir família. Nesse período, Augusto não se preocupou em fazer o inventário dos bens adquiridos quando casado e em realizar a partilha entre os herdeiros Gustavo e Fernanda. Em meados de setembro do corrente ano, Augusto resolveu romper o relacionamento com Rita. Face aos fatos narrados e considerando as regras de Direito Civil, assinale a opção correta. A) A ausência de partilha dos bens de Augusto com seus herdeiros Gustavo e Fernanda caracteriza causa suspensiva do casamento, o que obsta o reconhecimento da união estável entre Rita e Augusto. B) Sendo reconhecida a união estável entre Augusto e Rita, aplicar-se-ão à relação patrimonial as regras do regime de comunhão universal de bens, salvo se houver contrato dispondo de forma diversa. C) Em C) Em razão razão do do fim fim do do relacionamento amoroso, Rita Rita poderá pleitear alimentos em desfavor desfavor de Augusto, devendo, para para tanto, comprovar o o binômio necessidade D) As dívidas contraídas por Augusto, na constância do relacionamento com Rita, em proveito da entidade familiar, serão suportadas por Rita de forma subsidiária.

36 EXAME XVII Maria, solteira, após a morte de seus pais em acidente automobilístico, propõe demanda por alimentos em face de Pedro, seu parente colateral de segundo grau. Diante dos fatos narrados e considerando as normas de Direito Civil, assinale a opção correta. A) Como Pedro é parente colateral de Maria, não tem obrigação de prestar alimentos a esta, ainda que haja necessidade por parte dela. B) B) Pedro Pedro só será só será obrigado a prestar a prestar alimentos alimentos caso caso Maria Maria não possua não possua ascendentes nem nem descendentes, ou, se ou, os se possuir, possuir, estes estes não tiverem não tiverem condições de de prestá-los prestá-los ou complementá-los. ou C) A obrigação de prestar alimentos é solidária entre ascendentes, descendentes e colaterais, em havendo necessidade do alimentando e possibilidade do alimentante. D) Pedro não tem obrigação de prestar alimentos, pois não é irmão de Maria.

37 SUCESSÕES

38 Ausência Ausente = art. 22 = aquele que desaparece de seu domicílio sem dar notícias, sem deixar representante ou procurador para administrar-lhe o patrimônio. A lei prevê três fases: curadoria dos bens do ausente, sucessão provisória e sucessão definitiva. Art. 744 e ss. CPC/2015 Bens são arrecadados pelo curador (qualquer sucessor) publicação de edital na internet, no site do Tribunal de Justiça e na plataforma de editais do CNJ, onde deverá permanecer por 1 ano. Não havendo site, a publicação deve ocorrer, de dois em dois meses, no órgão oficial e na imprensa da Comarca após o prazo previsto no edital, contado da arrecadação dos bens do ausente e da nomeação do curador ( será de 3 anos este prazo se o ausente tiver deixado representante) abertura da sucessão provisória (sentença de abertura da sucessão provisória só produz efeitos após 180 dias da sua publicação na imprensa) possível a abertura de eventual testamento e do inventário para partilha dos bens herdeiros devem prestar garantia para ingressarem na posse dos bens após 10 anos da abertura da sucessão provisória sucessão definitiva (A sucessão definitiva também pode ser requerida se restar comprovado que o ausente conta com mais de 80 anos e que não há notícias dele há mais de 5 anos) partilha dos bens. Se o ausente reaparecer durante a sucessão provisória, o patrimônio lhe é devolvido. Se o ausente retornar nos 10 anos seguintes à abertura da sucessão definitiva, terá direito aos bens no estado em que se encontram, os sub-rogados em seu lugar ou o preço que os herdeiros tiverem recebido pelos bens alienados.

39 EXAME IV - Rodolfo, brasileiro, engenheiro, solteiro, sem ascendentes ou descendentes, desapareceu de seu domicílio há 11 (onze) meses e até então não houve qualquer notícia sobre seu paradeiro. Embora tenha desaparecido, deixou Lisa, uma amiga, como mandatária para a finalidade de administrar-lhe os bens. Todavia, por motivos de ordem pessoal, Lisa não quis exercer os poderes outorgados por Rodolfo em seu favor, renunciando expressamente ao mandato. De acordo com os dispositivos que regem o instituto da ausência, assinale a alternativa correta. (A) O juiz não poderá declarar a ausência e nomear curador para Rodolfo, pois Lisa não poderia ter renunciado o mandato outorgado em seu favor, já que só estaria autorizada a fazê-lo em caso de justificada impossibilidade ou de constatada insuficiência de poderes. (B) A renúncia ao mandato, por parte de Lisa, era possível e, neste caso, o juiz determinará ao Ministério Público que nomeie um curador encarregado de gerir os bens do ausente, observando, no que for aplicável, o disposto a respeito dos tutores e curadores. (C) Os credores de obrigações vencidas e e não não pagas pagas de de Rodolfo, decorrido 1 (um) 1 (um) ano ano da da arrecadação dos bens do do ausente, poderão requerer que que se se determine a abertura a abertura de sua de sua sucessão sucessão provisória. (D)Poderá ser declarada a sucessão definitiva de Rodolfo 10 (dez) anos depois de passada em julgado a sentença que concedeu a sucessão provisória, mas, se nenhum interessado promover a sucessão definitiva, nesse prazo, os bens porventura arrecadados deverão ser doados a entidades filantrópicas localizadas no município do último domicílio de Rodolfo.

40 EXAME XIV - Raul, cidadão brasileiro, no meio de uma semana comum, desaparece sem deixar qualquer notícia para sua ex-esposa e filhos, sem deixar cartas ou qualquer indicação sobre seu paradeiro. Raul, que sempre fora um trabalhador exemplar, acumulara em seus anos de labor um patrimônio relevante. Como Raul morava sozinho, já que seus filhos tinham suas próprias famílias e ele havia se separado de sua esposa 4 (quatro) anos antes, somente após uma semana seus parentes e amigos deram por sua falta e passaram a se preocupar com o seu desaparecimento. Sobre a situação apresentada, assinale a opção correta. A) Para ser decretada a ausência, é necessário que a pessoa tenha desaparecido há mais de 10 (dez) dias. Como faz apenas uma semana que Raul desapareceu, não pode ser declarada sua ausência, com a consequente nomeação de curador. B) Em sendo declarada a ausência, o curador a ser nomeado será a ex-esposa de Raul. C) A abertura da sucessão provisória somente se dará ultrapassados três anos da arrecadação dos bens de Raul. D) Se Raul contasse com (oitenta e cinco) e cinco) anos anos e os e parentes os parentes e amigos e amigos já não já soubessem não soubessem dele há 8 (oito) dele anos, há 8 (oito) poderia anos, ser feita poderia forma ser feita direta de a abertura forma direta da sucessão a abertura definitiva. da sucessão definitiva.

41 Abertura da sucessão Momento da morte. Transmissão da herança como um todo unitário e indivisível. Comoriência Não sendo possível a prova de quem morreu primeiro, um não herda do outro. Lugar em que se abre a sucessão

42 Espécies de sucessão SUCESSÃO LEGÍTIMA: Em virtude de lei ou nos casos do art bens não contemplados no testamento ou testamento caducar. Sempre a título universal herdeiros recebem fração ideal (não localizada) do patrimônio. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA: Em virtude de disposição de última vontade testamento. Havendo herdeiros necessários, apenas dentro da quota disponível metade da herança art A título universal (quota parte) ou singular (bem definido). SUCESSÃO SIMULTÂNEA: Quando houver herdeiros necessários e, também, testamento.

43 Liberdade de testar - art Princípio da liberdade limitada de testar existe um percentual que não está sujeito à vontade do testador, quando existirem herdeiros necessários. Havendo herdeiros necessários art dispõe da metade da herança. Herdeiros necessários: art descendentes, ascendentes e cônjuge. Deve ser respeitada a metade disponível aos herdeiros necessários - art. 1846, CC (herança legítima). Valor da parte disponível definido pela avaliação art Havendo excesso, redução das disposições, nos termos dos arts a Herança meação. Art será plena a liberdade de testar se não houverem herdeiros necessários. Herança como um todo unitário e indivisível Art. 80, CC direito à sucessão aberta bem imóvel Art , CC transmissão por escritura pública Cessão de direitos hereditários Responsabilidade dos herdeiros Responsabilidade até as forças da herança. Até a partilha espólio responde. Após a partilha cada herdeiro, no limite de seu quinhão

44 Abertura do Inventário O art prevê que 30 dias após a abertura da sucessão deve-se instaurar o inventário. O CPC/2015 prescreve no art. 611 o prazo de dois meses a contar do óbito (abertura da sucessão) para a instauração do inventário. Vocação hereditária. Art Pessoas naturais ou jurídicas Capacidade do nascituro de herdar Na sucessão testamentária, a regra é um pouco diferente: Art Na sucessão testamentária podem ainda ser chamados a suceder: I - os filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucessão; II - as pessoas jurídicas; III - as pessoas jurídicas, cuja organização for determinada pelo testador sob a forma de fundação. Pessoas que não podem ser nomeados herdeiros testamentários, nem legatários (art )

45 Aceitação da herança a) Expressa. b) Tácita - ato que demonstre a intenção de aceitar a herança c) Presumida - É o que ocorre no caso do art. 1807, CC, quando algum interessado em saber se o herdeiro aceita ou não a herança faz requerimento ao juiz, após passados 20 dias da abertura da sucessão, para que lhe intime a dizer, em prazo não superior a 30 dias, se aceita ou não a herança. Forma que a pessoa manifesta a aceitação: a) Direta: oriunda do próprio herdeiro b) Indireta: quando alguém faz pelo herdeiro. oriunda de sucessores (art. 1809, CC) se o herdeiro falecer antes de aceitar a herança, seus sucessores é que deverão aceitar ou renunciar. Ex.: A falece e deixa dois sucessores: B e C. Antes que houvesse a aceitação da herança por estes, B falece e deixa os herdeiros X e Y. Neste caso, X e Y: Podem recusar a herança do avô e aceitar a do pai; Podem recusar a do pai (e, neste caso, recusar a do avô); Não podem recusar a do pai e aceitar a do avô seria, de certa forma, um aceite parcial da herança!

46 Renúncia Através dela o herdeiro abre mão da herança, não criando, para ele, qualquer direito de herdeiro. Trata-se de um ato unilateral (só depende da vontade do herdeiro) e, a partir da realização da renúncia, o herdeiro é considerado como se nunca tivesse sido herdeiro. NÃO ADMITE CONDIÇÃO OU TERMO - art Não beneficia ninguém em favor do monte. Herdeiro renunciante é excluído da sucessão. Seus filhos não herdam por representação. RENÚNCIA e REPRESENTAÇÃO são INCOMPATÍVEIS. Os descendentes do renunciante não podem representá-lo porque ele nada recebeu. Se todos os herdeiros da mesma classe renunciarem, os da classe subsequente serão chamados a suceder por direito próprio. ART São irrevogáveis os atos de aceitação ou de renúncia da herança, a não ser que se comprove que o renunciante obrou por um vício que aderiu a sua vontade.

47 EXAME V - Heitor, solteiro e pai de dois filhos também solteiros (Roberto, com trinta anos de idade, e Leonardo, com vinte e oito anos de idade), vem a falecer, sem deixar testamento. Roberto, não tendo interesse em receber a herança deixada pelo pai, a ela renuncia formalmente por meio de instrumento público. Leonardo, por sua vez, manifesta inequivocamente o seu interesse em receber a herança que lhe caiba. Sabendo-se que Margarida, mãe de Heitor, ainda é viva e que Roberto possui um filho, João, de dois anos de idade, assinale a alternativa correta. (A) Roberto não pode renunciar à herança, pois acarretará prejuízos a seu filho, João, menor de idade. (B) Roberto pode renunciar à herança, o que ocasionará a transferência de seu quinhão para João, seu filho. (C) (C) Roberto Roberto pode pode renunciar renunciar à herança, à herança, e, com isso, e, o com seu quinhão isso, o seu será quinhão acrescido será à parte da herança acrescido a ser recebida à parte por da Leonardo, herança a seu ser irmão. recebida por Leonardo, seu irmão. (D) Roberto pode renunciar à herança, ocasionando a transferência de seu quinhão para Margarida, sua avó, desde que ela aceite receber a herança.

48 EXAME XIV - Segundo o Código Civil de 2002, acerca do direito de representação, instituto do Direito das Sucessões, assinale a opção correta. A) É possível que o filho renuncie à herança do pai e, depois, na represente-o sucessão do avô. na CUIDAR sucessão A DIFERENÇA do avô. DA ACEITAÇÃO PARCIAL QUE SERVE B) Na PARA linha SITUAÇÕES transversal, EM QUE é permitido O REPRESENTADO o direito NÃO de CHEGOU representação A ACEITAR A HERANÇA!!!!! em favor dos sobrinhos, quando concorrerem com sobrinhosnetos. C) Em não havendo filhos para exercer o direito de representação, este será exercido pelos pais do representado. D) O direito de representação consiste no chamamento de determinados parentes do de cujus a suceder em todos os direitos a ele transmitidos, sendo permitido tanto na sucessão legítima quanto na testamentária. A) É possível que o filho renuncie à herança do pai e, depois, represente-o

49 EXCLUÍDOS DA SUCESSÃO Indignidade - Art a) atentados contra a vida (dolo); (I) b) atentados contra a honra (II) c) atentados contra a liberdade do de cujus. (III) A enumeração é taxativa. O reconhecimento da indignidade pressupõe uma declaração judicial (art ). Prazo 4 anos da abertura da sucessão. REABILITAÇÃO DO INDIGNO: Possibilidade de reabilitação do herdeiro pelo autor da herança, em testamento. Mesmo que o testamento seja anulado, a cláusula que reabilita o indigno permanece válida. Pena personalíssima Deserdação - art , art e art , CC É declarada por testamento, devendo mencionar a causa. RESTRITA aos herdeiros necessários (descendentes e ascendentes, e, desde 2002, ao cônjuge), que ficam privados de sua legítima. Testamento que é invalidado torna ineficaz a cláusula de deserdação; AÇÃO DE DESERDAÇÃO art necessidade de comprovar o motivo mencionado pelo testador.

50 Ordem da vocação hereditária Há uma relação preferencial, quando uns excluem os outros de classe subsequente art , CC Ordem do art , CC: descendente, ascendente, cônjuge, colaterais (até 4.º grau) , CC (companheiro). Os parentes mais próximos excluem os mais remotos, salvo direito de representação. Direito de representação quando houver diversidade de graus, ou seja, a lei chama a suceder certos parentes do falecido em todos os direitos que ele sucederia se vivo fosse art A (falecido) B premorto (morreu antes de A ) C Filho vivo (descendente) recebe 50% da herança D neto vivo recebe 25% direito de representação E neto vivo recebe 25% direito de representação

51 Sucessão dos descendentes concorrência com o cônjuge sobrevivente Cônjuge sobrevivente concorre com descendentes condicionado ao regime. CUB não há concorrência cônjuge recebe meação. Descendentes herdam. SOB - não há concorrência SÚMULA 377, STF - cônjuge recebe meação dos bens adquiridos onerosamente. Descendentes herdam bens particulares e o restante do comuns. CPB, SEM BENS PARTICULARES - não há concorrência cônjuge recebe meação dos bens comuns. Descendentes herdam o restante do comuns. SCB há concorrência cônjuge herda, em concorrência com descendentes, sobre bens particulares. CPB, COM BENS PARTICULARES há concorrência - cônjuge recebe meação sobre os bens comuns + concorrência sobre bens particulares. PFA há concorrência havendo bens particulares e aquestos = participação (espécie de meação) sobre os aquestos e concorrência sobre os particulares. havendo bens particulares e não havendo aquestos = concorrência sobre os particulares, sem participação. havendo apenas aquestos = apenas participação, sem concorrência.

52 Quinhão do cônjuge que concorre com descendentes Art , CC. FILHOS COMUNS = herdará em partes iguais (até 3 filhos) ou, se tiver mais de 3 filhos (4, por exemplo), o cônjuge sobrevivente herdará, no mínimo, ¼ da herança. FILHOS EXCLUSIVOS DO AUTOR DA HERANÇA = o cônjuge sobrevivente herda em partes iguais (independentemente do número de filhos). FILHOS COMUNS E EXCLUSIVOS DO AUTOR DA HERANÇA = FILIAÇÃO HÍBRIDA = o cônjuge sobrevivente herda em partes iguais (independentemente do número de filhos). Neste caso, mesmo havendo filhos comuns, não lhe é reservada a quarta parte da herança. SE O FALECIDO NÃO TIVER CÔNJUGE DESCENDENTES HERDAM A TOTALIDADE.

53 Sucessão dos ascendentes - concorrência do cônjuge sobrevivente Art , CC. Cônjuge recebe 1/3, em concorrência com os ascendentes ou, se for apenas um genitor vivo ou maior grau (avós ou bisavós), tocará ao cônjuge ½ da herança. Não importa o regime de bens! Pai e Mãe vivos meação + concorrência sobre a totalidade da herança (1/3) Apenas 1 genitor vivo meação + concorrência sobre a totalidade da herança (1/2) Maior o grau de parentesco (avós ou bisavós) meação + concorrência sobre a totalidade da herança (1/2) NÃO EXISTE REPRESENTAÇÃO NA LINHA ASCENDENTE. NÃO HAVENDO CÔNJUGE ASCENDENTES HERDAM A TOTALIDADE. NÃO HAVENDO ASCENDENTES CÔNJUGE HERDA A TOTALIDADE não pode estar separado de fato há mais de 2 anos ou divorciado. CÔNJUGE tem direito real de habitação.

54 Sucessão do companheiro Art A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes: I - se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho; II - se concorrer com descendentes só do autor da herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles; III - se concorrer com outros parentes sucessíveis, terá direito a um terço da herança; IV - não havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança. CONCORRÊNCIA: FILHOS COMUNS: ½ - meação + divisão da herança em partes iguais (inclusive com o convivente). FILHOS UNILATERAIS DO AUTOR DA HERANÇA: ½ - meação + atribuição de peso 1 ao convivente e peso 2 ao filho do falecido. FILHOS COMUNS E UNILATERAIS DO AUTOR DA HERANÇA: ½ - meação + divisão proporcional. COLATERAIS: ½ - meação + 1/3 da herança. Bens adquiridos onerosamente após a união. O inciso IV do artigo proclama que não havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança.

55 Sucessão dos colaterais Art CC e Art Refere-se à família nuclear em substituição à patriarcal = limitação 4º grau. Ordem: 1º) os irmãos (parentes em 2º grau); 2º) tios e sobrinhos (parentes em 3º grau); 3º) primos e tios avós e sobrinhos-netos (parentes colaterais em 4º grau). Irmão bilaterais e unilaterais: Art (CC/02) Concorrendo à herança do falecido irmãos bilaterais com irmãos unilaterais, cada um destes herdará metade do que cada um daqueles herdar. Representação na linha colateral filhos de irmãos (sobrinhos), quando com irmãos concorrerem. Pai de A (falecido) B bilateral (premorto) A (falecido) C bilateral 2/5 da herança D unilateral (premorto) E sobrinho 1/5 da herança F sobrinho 1/5 da herança G 1/5 da herança

56 EXAME VI - José, solteiro, possui três irmãos: Raul, Ralph e Randolph. Raul era pai de Mauro e Mário. Mário era pai de Augusto e Alberto. Faleceram, em virtude de acidente automobilístico, Raul e Mário, na data de 15/4/2005. Posteriormente, José veio a falecer em 1º/5/2006. Sabendo-se que a herança de José é de R$ ,00, como ficará a partilha de seus bens? (A) Como José não possui descendente, a partilha deverá ser feita entre os irmãos. E, como não há direito de representação entre os filhos de irmão, Ralph e Randolph receberão cada um R$ ,00. (B) Ralph e Randolph devem receber R$ ,00 cada. A parte que caberá a Raul deve ser repartida entre Mauro e Mário. Sendo Mário pré-morto, seus filhos Alberto e Augusto devem receber a quantia que lhe caberia. Assim, Mauro deve receber R$ ,00, e Alberto e Augusto devem receber R$ 7.500,00 cada um. (C) (C) Ralph Ralph e Randolph e Randolph receberão receberão R$ ,00 R$ ,00 cada um. cada O restante um. O (R$ restante ,00) (R$ será entregue ,00) a Mauro, será por entregue direito de a representação Mauro, por direito de seu de pai representação pré-morto. de seu pai pré-morto. (D) Ralph e Randolph receberão R$ ,00 cada um. O restante, na falta de outro colateral vivo, será entregue ao Município, Distrito Federal ou União.

57 EXAME VII - Edgar, solteiro, maior e capaz, faleceu deixando bens, mas sem deixar testamento e contando com dois filhos maiores, capazes e também solteiros, Lúcio e Arthur. Lúcio foi regularmente excluído da sucessão de Edgar, por tê lo acusado caluniosamente em juízo, conforme apurado na esfera criminal. Sabendo se que Lúcio possui um filho menor, chamado Miguel, assinale a alternativa correta. A) O quinhão de Lúcio será acrescido à parte da herança a ser recebida por seu irmão, Arthur, tendo em vista que Lúcio é considerado como se morto fosse antes da abertura da sucessão. B) O B) quinhão O quinhão de Lúcio de será Lúcio herdado será herdado por Miguel, por seu Miguel, filho, por seu representação, filho, por representação, tendo em vista que tendo Lúcio é em considerado vista que como Lúcio se é morto considerado fosse antes como da abertura se morto da sucessão. fosse antes da abertura da sucessão. C) O quinhão de Lúcio será acrescido à parte da herança a ser recebida por seu irmão, Arthur, tendo em vista que a exclusão do herdeiro produz os mesmos efeitos da renúncia à herança. D) O quinhão de Lúcio se equipara, para todos os efeitos legais, à herança jacente, ficando sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância.

58 EXAME VIII - Com relação ao direito sucessório, assinale a afirmativa correta. A) A) O cônjuge O sobrevivente, mesmo mesmo se constituir se constituir nova família, nova continuará família, continuará a ter direito a real ter de direito habitação real sobre de habitação o imóvel sobre em que o residiu imóvel com em seu que finado residiu cônjuge. com seu finado cônjuge. B) A exclusão por indignidade pode ocorrer a partir da necessidade de que o herdeiro tenha agido sempre com dolo e por uma conduta comissiva. C) A deserdação é forma de afastar do processo sucessório tanto o herdeiro legítimo quanto o legatário. D) Os efeitos da indignidade não retroagem à data da abertura da sucessão, tendo, portanto, efeito ex nunc.

59 EXAME IX - José, viúvo, é pai de Mauro e Mário, possuindo um patrimônio de R$ ,00. Casou-se com Roberta, que tinha um patrimônio de R$ ,00, pelo regime da comunhão universal de bens. José e Roberta tiveram dois filhos, Bruno e Breno. Falecendo Roberta, a divisão do monte seria a seguinte: A) José recebe R$ ,00 e Mauro, Mário, Bruno e Breno recebem cada um R$ ,00. B) O monte, no valor total de R$ ,00, deve ser dividido em cinco partes, ou seja, José, Mauro, Mário, Breno e Bruno recebem, cada um, R$ ,00. C) C) José José recebe R$ R$ ,00 e e Bruno e e Breno recebem, cada um, a importância a de de R$ R$ ,00. D) A herança deve ser dividida em três partes, cabendo a José, Bruno e Breno 1/3 do monte, ou seja, R$ ,66 para cada um.

60 Sucessão testamentária Cláusulas patrimoniais ou pessoais: Reconhecimento de filhos fora do casamento (art , III) Nomeação de tutor para filho menor (art , único) Reabilitação do indigno (art ) Instituição de fundação (art. 62) Imposição de cláusulas restritivas se houver justa causa (art ). Ato personalíssimo; Ato revogável. Pode o testador, modificar o testamento a qualquer momento e quantas vezes quiser (art ). Exceção: o testamento é irrevogável com relação a cláusula na qual eventualmente o testador tenha reconhecido filho fora do matrimônio (art , III). Capacidade Exigida no momento de testar (capacidade superveniente). Incapacidade incapazes e os que não tiverem discernimento (alcóolatras, p. ex.). Podem testar: cegos e analfabetos (1.866, 1.867, CC), deficiente mental Estatuto da Pessoa com Deficiência.

61 Testamento público Escrito público tabelião ou substituto legal. 2 testemunhas Podem testar na forma pública: surdos, alfabetizados, analfabetos (1865) e cegos (1867). Não podem testar na forma pública: mudos e surdos mudos por não poderem fazer declarações orais ao tabelião (1864, I). Testamento cerrado Redigida manualmente ou mecanicamente e submetida a termo de aprovação do tabelião, presentes ao testador e a duas testemunhas, seguindo-se o fechamento e costura do instrumento. O testador deverá saber ler, pois não há a leitura do testamento pelo tabelião. Art O surdo-mudo pode fazer testamento cerrado, desde que escreva e assine. Testamento particular Art escrito pelo testador de próprio punho ou por processo eletrônico. Leitura e assinatura de 3 testemunhas Art Em circunstâncias excepcionais declaradas na cédula, o testamento particular de próprio punho e assinado pelo testador, sem testemunhas, poderá ser confirmado, a critério do juiz. (ex.: pessoa perdida na mata)

62 Testemunhas instrumentárias Qualquer pessoa, desde que não esteja na relação do art. 228, CC: menor de 16 anos, interessado, cônjuge, ascendente, descendente, colateral até o 3.º grau. A pessoa com deficiência poderá testemunhar em igualdade de condições com as demais pessoas, sendo-lhe assegurados todos os recursos de tecnologia assistida. Rompimento do testamento Ruptura = perde validade. Superveniência de descendente sucessível (art ) aparece após a elaboração do testamento. Subsistência do testamento se conhecida a existência de herdeiros necessários (1.975) Se o testador dispõe somente de sua metade disponível, a exclusão dos herdeiros necessários não implica na ruptura do testamento. Se o testador avançou na legítima do herdeiro necessário de que tinha conhecimento, o testamento não se rompe, mas reduz-se a liberalidade, para o efeito de restaurar por inteiro a quota legalmente reservada. Reduções testamentárias Em se verificando excederem as disposições testamentárias a porção disponível, será proporcionalmente reduzidas as quotas do herdeiro ou herdeiros instituídos, até onde bastem.

63 Revogação do testamento Revogar = modificar ou desconstituir, através de novo ato de vontade. Pode revogar quantas vezes quiser. Testamento novo revoga anterior (se dispuser de forma diferente ou se disser expressamente) Caducar = o ato perde a validade por uma causa que o esvazia, ou em razão de um fato que lhe retira o objeto. Nulidade = onde há um vício, embora as consequências sejam idênticas: deixa de existir a disposição testamentária. Depende de declaração judicial, enquanto a revogação é ato unilateral. Direito de acrescer Se o testador beneficiar 3 herdeiros e se um deles falecer antes do testador, a sua parte será acrescida à dos demais. Quando o testador não dispõe do percentual de cada co-herdeiro, presume-se que ele desejava que se um faltasse, os demais ficassem com a herança.

64 EXAME X - Rogério, solteiro, maior e capaz, estando acometido por grave enfermidade, descobre que é pai biológico de Mateus, de dez anos de idade, embora não conste a filiação paterna no registro de nascimento. Diante disso, Rogério decide lavrar testamento público, em que reconhece ser pai de Mateus e deixa para este a totalidade de seus bens. Sobrevindo a morte de Rogério, Renato, maior e capaz, até então o único filho reconhecido por Rogério, é surpreendido com as disposições testamentárias e resolve consultar um advogado a respeito da questão. A partir do fato narrado, assinale a afirmativa correta. A) Todas as disposições testamentárias são inválidas, tendo em vista que, em seu testamento, Rogério deixou de observar a parte legítima legalmente reconhecida a Renato, o que inquina todo o testamento público, por ser este um ato único. B) A B) disposição A disposição testamentária testamentária que que reconhece reconhece a a paternidade paternidade de de Mateus é válida, devendo ser incluída ser incluída a filiação a filiação paterna paterna no registro no registro de nascimento; de nascimento; a disposição a disposição testamentária testamentária relativa aos relativa bens deverá aos bens ser deverá reduzida ser ao reduzida limite da ao parte limite disponível, da parte disponível, razão pela razão qual pela Mateus qual receberá Mateus o receberá quinhão o equivalente quinhão equivalente a 75% da a herança 75% da herança e Renato e o Renato quinhão o quinhão equivalente equivalente a 25% da herança. a 25% da herança. C) Todas as disposições testamentárias são inválidas, uma vez que Rogério não poderia reconhecer a paternidade de Mateus em testamento e, ainda, foi desconsiderada a parte legítima de seu filho Renato. D) A disposição testamentária que reconhece a paternidade de Mateus é válida, devendo ser incluída a filiação paterna no registro de nascimento; é, contudo, inválida a disposição testamentária relativa aos bens, razão pela qual caberá a cada filho herdar metade da herança de Rogério.

65 EXAME XV - Mateus não tinha mais parentes, nunca tivera descendentes e jamais havia vivido em união estável ou em matrimônio. Há alguns anos, ele decidiu fazer um testamento e deixar todo o seu patrimônio para seus amigos da vida toda, Marcos e Lucas. Seis meses depois da lavratura do testamento, por força de um exame de DNA, Mateus descobriu que tinha um filho, Alberto, 29 anos, que não conhecia, fruto de um relacionamento fugaz ocorrido no início de sua faculdade. Mateus reconheceu a paternidade de Alberto no Registro Civil e passou a conviver periodicamente com o filho. No mês passado, Mateus faleceu. Sobre sua sucessão, assinale a afirmativa correta. A) A) Todo Todo o patrimônio o de de Mateus caberá a a Alberto. B) Todo o patrimônio de Mateus caberá a Marcos e Lucas, por força do testamento. C) Alberto terá direito à legítima, cabendo a Marcos e Lucas a divisão da quota disponível. D) A herança de Mateus caberá igualmente aos herdeiros.

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

XXII Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC. Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

XXII Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC. Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos XXII Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO MATRIMONIAL Esponsais Comprova o compromisso assumido entre os nubentes, que demonstre

Leia mais

juiz de paz ministro religiosa

juiz de paz ministro religiosa juiz de paz ministro confissão religiosa Impedimentos matrimoniais Causas de anulabilidade Causas suspensivas Art. 1.521, CC Casamento nulo (art. 1.548, CC) Art. 1.550, CC Casamento anulável Art. 1.523,

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Ordem vocacional hereditária. Sucessão pura do cônjuge sobrevivente.

Leia mais

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Sucessões Prof. Marcio Pereira Sucessões (art. 1.784 do CC) É a transmissão de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para outra que se dá em razão de sua morte. Aberta a successão,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. SUCESSÃO LEGÍTIMA III. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA IV. INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

Princípios Básicos ENTRE OS CÔJUGES. Princípios Básicos. Princípios Básicos

Princípios Básicos ENTRE OS CÔJUGES. Princípios Básicos. Princípios Básicos DO REGIME DE BENS ENTRE OS CÔJUGES 1. Irrevogabilidade ATENÇÃO -> A imutabilidade do regime de bens não é, porém, absoluta no novo Código Civil. O art. 1639, 2º., admite a sua alteração. 1. Irrevogabilidade

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: B-) Parentesco: Previsão encontra-se art. 1.591 do C.C. Art.

Leia mais

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Toda a sucessão legítima observará uma ordem de vocação hereditária que, no Código Civil, está prevista no artigo 1.829. Art. 1.829.

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/10/2017. Variedade do regime de bens. Comunhão parcial de bens. Bens que não se comunicam na comunhão

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 12/03/2018. (Aula 05 de sucessão). Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes (pais, avós,

Leia mais

DIREITO DAS FAMÍLIAS. Direito Civil. Biológica ou socioafetiva

DIREITO DAS FAMÍLIAS. Direito Civil. Biológica ou socioafetiva DIREITO DAS FAMÍLIAS Família no CC/16 Matrimonializada Patriarcal Hierarquizada Heteroparental Biológica Unidade de produção e reprodução Caráter institucional Família na CF/88 e no CC/02 Pluralizada Democrática

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85 Sumário Nota do Autor à lfi edição, xiii 1 Introdução ao Direito de Família, 1 1.1 Compreensão, 1 1.2 Lineamentos históricos, 2 1.3 Família moderna. Novos fenômenos sociais, 5 1.4 Natureza jurídica da

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

XXIII Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC. Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

XXIII Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC. Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos XXIII Exame de Ordem REVISÃO TURBO CEISC Direito Civil FAMÍLIA e SUCESSÕES Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO MATRIMONIAL Esponsais Comprova o compromisso assumido entre os nubentes, que demonstre

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES DIREITO DAS SUCESSÕES Prof. EDUARDO DOMINGUES eduardo.adv@domingues.fm Advogado Professor Universitário (UNIRIO, FACHA) Mestre e Doutor em Direito da Cidade - UERJ DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Presunção legal da paternidade: É presunção relativa. Previsto no art. 1.597 do C.C. Art. 1.597.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 08/03/2018) Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral Sucessões Teoria Geral Material para o Curso de Primeira Fase da OAB. Elaboração: Luciano L. Figueiredo 1. 1. Conceitos de Sucessão e Conceitos Importantes - Sucessor x Herdeiro x Legatário 2. Sistema

Leia mais

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento Sumário 1 Introdução ao Direito de Família 1.1 Compreensão 1.2 Lineamentos Históricos 1.3 Família Moderna. Novos Fenômenos Sociais 1.4 Natureza Jurídica da Família 1.5 Direito de família 1.5.1 Características

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança Instituições de Direito Público e Privado Parte X Herança 1. Sucessão Conceito Sucessão A palavra suceder tem o sentido genérico de virem os fatos e fenômenos jurídicos uns depois dos outros (sub + cedere).

Leia mais

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 ~ SUMARIO Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 1.1 Considerações iniciais 3 1.2 A tenninologia adotada 5 [.3 O direito sucessório sob a perspectiva constitucional.. 7 1.4

Leia mais

incapacidades tutela curatela absoluta relativa menores de 16 anos representação se praticar sozinho = negócio nulo - art.

incapacidades tutela curatela absoluta relativa menores de 16 anos representação se praticar sozinho = negócio nulo - art. PARTE GERAL absoluta art. 3º, CC menores de 16 anos incapacidades representação se praticar sozinho = negócio nulo - art. 166, I, CC relativa art. 4º, CC maiores de 16 e menores de 18 anos, ébrios, não

Leia mais

CASAMENTO. Vitor F. Kümpel PALESTRA CASAMENTO

CASAMENTO. Vitor F. Kümpel PALESTRA CASAMENTO PALESTRA CASAMENTO 1 1. VISÃO CONSTITUCIONAL - A Constituição Federal de 1988 inovou ao estabelecer novas formas constitutivas de família, além do casamento; - A família só era constituída pelo casamento;

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 07/03/2018. (Aula 04 de sucessão). Sucessão. Transmissão da herança. Representante no inventário. A massa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos. A pessoa que tem patrimônio, tem emprego fixo, tem dinheiro, não

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 26/03/2018. (Aula 09 de sucessão). Renúncia. Renúncia o herdeiro renunciante é considerado como se nunca

Leia mais

Assim, passaremos a relatar as principais características dessas cinco modalidades.

Assim, passaremos a relatar as principais características dessas cinco modalidades. É chegada a hora do SIM, mas apesar de toda a afinidade existente entre o casal, da presunção de amor que levam duas pessoas a se unirem, um fator muito importante deve ser observado pelos nubentes: o

Leia mais

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014 SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Introdução: 2 formas de sucessão: lei ou vontade (art. 1.786 CC/02); Sucessão legítima ou ab intestato deferida por lei

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 DIREITO DE FAMÍLIA Conceito é o conjunto de normas jurídicas que disciplina a entidade familiar, ou seja, a comunidade formada por qualquer

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/09/2017. Parentesco. Os parentes em linha reta são os ascendentes e os descendentes, os graus na linha

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Previsão encontra-se no art do C.C. Reta (ascendente e descendente)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Previsão encontra-se no art do C.C. Reta (ascendente e descendente) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Parentesco: Previsão encontra-se no art. 1.591 do C.C. Art. 1.591. São parentes em linha reta

Leia mais

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica Aula 1 Concubinato Artigo 1.727, CC Esforço Comum E.C. 45/04 União Estável CF/88 art. 226, 3º - jurisprudência - 5 anos sob o mesmo teto Lei n. 8.971/94 2 anos sob o mesmo teto Lei n. 9.278/96 duradouro

Leia mais

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos Planejamento Patrimonial Questionamento para mulheres de executivos Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco em empresas familiares e

Leia mais

CASAMENTO E REGIMES DE BENS

CASAMENTO E REGIMES DE BENS CASAMENTO E REGIMES DE BENS Curso de Pós-Graduação Prof. Dr. Jorge Shiguemitsu Fujita 2017 CASAMENTO E REGIMES DE BENS 1 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS CC, arts. 1.639 a 1.688. 1.1. PACTO ANTENUPCIAL (CC, arts.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Ordem de Vocação Hereditária: do de cujus: Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 21/03/2018. Observe o Enunciado dos juízes das Varas de Família do Estado de São Paulo!!! 1 Passa a ser

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação DIREITO CIVIL VI 1. AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA É novidade no Código Civil/02 - arts. 1.824 a 1.828, CC Pode ser proposta pelo herdeiro preterido ou desconhecido É proposta após a finalização do inventário

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Casamento Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Variedade do regime de Bens: - Comunhão Parcial

Leia mais

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Aspectos Relevantes 1 2 Introdução O presente trabalho não tem o intuito de exaurir o tema, haja vista sua extensão e as particularidades de cada caso,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Quando o cônjuge ou convivente sobrevivente concorre com os descendentes

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão testamentária.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão testamentária. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 28/03/2018. (Aula 10 de sucessão). Sucessão testamentária. Exercício de Sucessões. 1) Josefa casou-se com

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Espécies de parentesco. Sogro / Sogra Genro / Nora 3- Afinidade Enteado / Enteada Madrasta

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO DAS SUCESSÕES 1) (OAB/PR 28/08/2004) Assinale a alternativa correta, tomando em consideração as afirmativas a seguir: I Na sucessão dos conviventes (união estável), o companheiro sobrevivente que concorrer na herança

Leia mais

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Analista Área Processual Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Direito Civil DIREITO DAS SUCESSÕES CONSIDERAÇÕES GERAIS: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros

Leia mais

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS 1) Espécies de Entidade familiar a. Família matrimonial (casamento). b. Família informal (união estável). c. Família monoparental

Leia mais

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Família e Sucessões Aula: Disposições Testamentárias Professor (a): Aurélio Bouret Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Tem de se

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

" ",,~~~',j. arlo. \\1 Sum'.

 ,,~~~',j. arlo. \\1 Sum'. \\1 Sum'. " ",,~~~',j. arlo "\.\\\1 Apresentação, xvii Nota à 6«edição, xix Nota à 5«edição, xxi Nota à 4il edição, xxiii Nota à 3 ll edição, xxv Nota à 2«edição, xxvii 1 Da Sucessão em Geral, 1 1 Introdução,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 13/03/2018) Sucessão testamentária. Capacidade. Ativa (testador)

Leia mais

SUCESSÃO EM GERAL: 1 - Abertura da sucessão: 1 - Abertura da sucessão: 20/10/2014. Existência da pessoa natural termina com a morte (art.

SUCESSÃO EM GERAL: 1 - Abertura da sucessão: 1 - Abertura da sucessão: 20/10/2014. Existência da pessoa natural termina com a morte (art. SUCESSÃO EM GERAL: Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Abertura da sucessão: Existência da pessoa natural termina com a morte (art. 6º CC/02); Não se admite propriedade acéfala; Com a morte art.

Leia mais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Sucessão testamentária = ato de última vontade; Sucessão legítima = supletiva (vontade presumida do de cujus pela lei); Fonte

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS SUMÁRIO 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS... 1 1.1 Introdução. O direito das sucessões e seus fundamentos. A função social das heranças... 1 1.2 Das modalidades gerais de

Leia mais

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária.

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. Execução alimentos Artigo 523 do CPC

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável. Procedimento da ação de reconhecimento e extinção da união estável. Procedimento ordinário

Leia mais

Objetivo: Propiciar ao aluno a compreensão das formas de extinção da personalidade jurídica da pessoa natural e suas consequencias.

Objetivo: Propiciar ao aluno a compreensão das formas de extinção da personalidade jurídica da pessoa natural e suas consequencias. AULA 08 PONTO: 09 Objetivo da aula: Pessoa natural. Modos de extinção. Registro. Ausência. Curadoria. Sucessão provisória e sucessão definitiva. Tópico do plano de Ensino: Ausência. Curadoria. Sucessão

Leia mais

Direito Civil. Extinção Da Personalidade Civil

Direito Civil. Extinção Da Personalidade Civil Direito Civil Extinção Da Personalidade Civil Modos De Extinção Morte - real, simultânea (comoriência), civil, presumida. Real: a morte em si, com prova pelo atestado de óbito. O sujeito deixa de ter direitos

Leia mais

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE Christina Gouvêa Pereira MENDINA Elisangela Samila BATISTA Juliene Barbosa MENDES Rayana Camille LOURENÇO SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Direito das sucessões Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Sucessão Inter vivos Causa mortis Pactícia: art. 426 Legítima ou ab intestato Testamentária anômala Abertura da sucessão

Leia mais

Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL

Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 2ª aula de laboratório de sucessão ministrada dia 13/06/2018. Casamento.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 2ª aula de laboratório de sucessão ministrada dia 13/06/2018. Casamento. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 2ª aula de laboratório de sucessão ministrada dia 13/06/2018. Casamento. Feitos do casamento. Parentesco por afinidade. 1-

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/03/2019. Sucessão testamentária (continuação).

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/03/2019. Sucessão testamentária (continuação). Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/03/2019. Sucessão testamentária (continuação). Características do testamento. Personalismo nunca por representação,

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da herança e da vocação hereditária. ROTEIRO! Da herança! Ordem de vocação hereditária! Quem pode suceder! Quem não pode suceder! Da aceitação e renúncia

Leia mais

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Prof. Dr. Francisco José Cahali CASAMENTO: Convocação p/a Concorrência CC, art. 1829, I: CÔNJUGE HERDA concorrendo CÔNJUGE NÃO HERDA Comunhão parcial com bens

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/10/2017. Divórcio estrangeiro. O divórcio feito no estrangeiro precisava ser homologado no STF para

Leia mais

Requisitos da União Estável

Requisitos da União Estável Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 6 DA UNIÃO ESTÁVEL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO

Leia mais

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51 Processo nº 0010-07/000091-0 Parecer nº 08/2007-SLA O desembargador Jorge Luís Dall Agnol, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas atribuições, considerando a publicação da Lei nº 11.441/07, que alterou

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ordem De Vocação Hereditária Gustavo Rene Nicolau[1] 1. INTRODUÇÃO A sucessão legítima foi um aspecto que realmente sofreu alterações com a entrada em vigor do Código Civil (CC)

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Da Curadoria dos Bens do Ausente Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE AUSÊNCIA: Iniciaremos o estudo do nosso próximo tópico

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ação negatória de paternidade.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ação negatória de paternidade. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 30/10/2017. Inseminação artificial caseira anestésico ou instrumento apropriado. é feita sem auxílio do

Leia mais

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002 Código Civil Lei 10.406, 10 de Janeiro de 2002 DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Causas suspensivas. 1 Causas Suspensivas: CASAMENTO PARTE III: CAUSAS SUSPENSIVAS. INEXISTÊNCIA, INVALIDADE E INEFICÁCIA. EFEITOS DO CASAMENTO.

Causas suspensivas. 1 Causas Suspensivas: CASAMENTO PARTE III: CAUSAS SUSPENSIVAS. INEXISTÊNCIA, INVALIDADE E INEFICÁCIA. EFEITOS DO CASAMENTO. CASAMENTO PARTE III: CAUSAS SUSPENSIVAS. INEXISTÊNCIA, INVALIDADE E INEFICÁCIA. EFEITOS DO CASAMENTO. Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima Não geram a nulidade ou anulabilidade do casamento; Norma inibitória:

Leia mais

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE:

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE: CARTILHA INFORMATIVA SOBRE: As consequências patrimoniais dos principais regimes de bens quando da morte de um dos cônjuges. Material produzido por Felipe Pereira Maciel, advogado inscrito na OAB/RJ sob

Leia mais

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Invalidade do Casamento Casamento Nulo Art. 1.548. É nulo

Leia mais

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Curso: Disciplina: Bacharelado em Direito Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Conceito e princípios do Direito das Sucessões. Sucessão em geral. Sucessão legítima.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação).

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). O juiz mandará publicar edital na internet por três meses ou não sendo

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais DIREITO DAS SUCESSÕES (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) Profa. Dra. Zamira de Assis TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 2131.º (Abertura da sucessão legítima)

Leia mais

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I CASAMENTO PUTATIVO EMBORA NULO OU ANULÁVEL FOI CONTRAÍDO EM BOA-FÉ, ART. 1.561 CC. REQUISITOS: SUBJETIVO (BOA-FÉ) E A CIRCUNSTÂNCIA DO CASAMENTO SER CONSIDERADO NULO OU ANULÁVEL

Leia mais

Na comunhão parcial, cônjuge só tem direito aos bens adquiridos antes do casamento

Na comunhão parcial, cônjuge só tem direito aos bens adquiridos antes do casamento Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 8 DO REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA

Leia mais