Esta obra possui alguns direitos reservados ao autor. Esta obra possui alguns direitos reservados ao autor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esta obra possui alguns direitos reservados ao autor. Esta obra possui alguns direitos reservados ao autor"

Transcrição

1

2 Esta obra possui alguns direitos reservados ao autor Esta obra possui alguns direitos reservados ao autor

3 Sobre o Autor Nome: Fernando Pereira dos Santos nick (a.k.a): fairhonanth Idade: 28 anos Religião: Cristão Protestante Time de Coração: Avaí Futebol Clube Hobbies: Futebol (peladeiro de plantão), Tênis, Ciclismo, Cinema (crítico com autoridade). Paixões: Universo do Software Livre e torcer pelo Leão da Ilha.

4 Histórico 2001: Meu primeiro contato com LINUX; 2002: Ingressei no curso de graduação em Sistemas de Informação pela UNISUL; : Realizei estudos as distribuições LINUX, com foco em Distros Desktops e Live Cds; 2008: 2010: Iniciei o curso de pós-graduação em Software Livre: Implantação e Gestão de Projetos pela UnisulVirtual; Tomei a decisão de fazer parte da comunidade de Software Livre e ser um colaborador; Fui o coordenador geral do 5º Solisc.gz Congresso Catarinense de Software Livre; Fundei a empresa livre freehammer consultoria e associados. Empresa provedora de serviços focados com soluções em Software Livre.

5 Agenda Esta apresentação está dividida em 3 partes: 1.Primeira Parte (Conceitos e História) O que é uma Suíte de Escritório, suas características; A história que teve vilões e mocinhos; 2.Segunda Parte (Suítes de Escritórios) Visão geral das Suítes e suas características; 3.Terceira Parte (Futuro?) Qual o futuro das Suítes de Escritório? Computação nas Nuvens: Será a morte dos aplicativos desktops? LaTex: o amigo dos acadêmicos e cientistas;

6 Primeira Parte: O que é uma suíte de escritório, suas características Suíte de escritório representa um conjunto de aplicativos voltados para as tarefas de escritório Suítes de escritório, que também são conhecidas suítes de produtividades auxiliam o profissional na realização de suas tarefas diárias

7 Primeira Parte: O que é uma suíte de escritório, suas características Ferramentas que se enquadram na categoria de Suítes de escritório: Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Editores de apresentação; Aplicativos de agenda de compromissos, contatos; Entre outros.

8 Primeira Parte: O que é uma suíte de escritório, suas características E mais: Suítes de escritório, ou suíte de produtividade é um conjunto de programas reunidos com uma interface de usuário consistente que costuma interagir com os diferentes elementos de um sistema

9 Primeira Parte: A história teve vilões e mocinhos É fato que o Microsoft Office com tempo acabou por tornar-se o padrão para documentos, planilhas e apresentações. O pacote MS Office representa hoje boa parte do custo de uma estação de trabalho MS Windows. Este monopólio construído pela Empresa de Redmond colaborou para a criação de uma suíte aberta.

10 Primeira Parte: A história teve vilões e mocinhos Em 1998, a empresa alemão Star Division decide tornar a suíte de escritório StarOffice 5.0, uma ferramenta gratuita; Muitos especialistas afirmam que a decisão da empresa de tornar o software gratuito foi imposta pelo domínio da Microsoft neste mercado. Embora a empresa negue que o motivo tenha sido de fato a popularização do MS Office. Este cenário despertou o interesse da Empresa Sun Microsystem pela suíte de escritório desenvolvida pela Star Division, que comprou o software.

11 Primeira Parte: A história teve vilões e mocinhos Em 2000 a Sun lança a versão 5.2 do StarOffice. Em outubro do mesmo ano a Sun, uma empresa que defendia a bandeira dos Software Livre decide liberar o código para a comunidade e então é lançado o OpenOffice.org. A Sun então passou a desenvolver dois pacotes de escritório: o OpenOffice.org, que era um software livre, gratuito e de código aberto; e o StarOffice, que a partir da versão 6.0 passou a ser desenvolvido com base no OpenOffice.org e se tornou um software proprietário, sendo comercializado pela Sun.

12 Primeira Parte: A história teve vilões e mocinhos Você concorda que a Microsoft seja a vilã no contexto histórico do software livre?

13 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características OpenOffice.org: Licença GPL; Distribuição gratuita; Disponível para MS Windows, Linux, OS X (via X11); Tem os principais componentes e funcionalidades necessários para o uso em escritório, como processador de texto, planilha e apresentação; Escreve e lê em vários formatos, incluindo todas as versões do MS Office; Converte o trabalho para PDF ao clique de um botão; Menus e barras de ferramentas totalmente ajustáveis; Versão em português do Basil; Livros, manuais e tutoriais disponíveis em português.

14 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características BrOffice.org + LibreOffice The Document Foundation: Possui todas as características do OpenOffice.org; Desenvolvido pela comunidade Brasileira de Software Livre; Suporte Técnico a língua brasileira; 2010 a comunidade brasileira BrOffice.org optou por se unir e representar o projeto LibreOffice em nível nacional;

15 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características Go-OpenOffice.org: Licença LGPL versão 3; Possui todas as características do OpenOffice.org; Oferece maior compatibilidade com documentos Microsoft Office inclusive WordPerfect, assim como os famosos macros VBA; Incialização rápida, assim como redução no consumo de memória da máquina; Go-OO é desenvolvido colaborativamente através da meritocracia de seus colaboradores; Em 2010 a comunidade Go-OO uni-se a então recémformada comunidade LibreOffice;

16 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características Koffice: Distribuição gratuita; Licença LGPL/GPL; É executável em todos os sistemas em que há versão para KDE, entre eles LINUX, derivados do BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD), IBM, AIX e Solaris; Grande variedade ferramentas para escritório; Interface em português do Brasil; O Koffice é contituído de processador de texto (KWriter), planilha eletrônica (KSpread), ferramenta de apresentação (KPresenter), gerenciador de banco de dados (Kexi), editor de gráficos vetoriais (Kivio), editor de desenhos bitmaps, ao estilo Paint Brush (Karbon14), um gerenciador de projetos (Krita), aplicativo para geração de gráficos (Kplato), editor de fórmulas matemáticas (KFormula), um gerador de relatórios (Kugar), e muito mais.

17 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características Gnome Office: Distribuição gratuita; Licença GPL; Disponível para UNIX, MS Windows e OS X (via X11); Interface em português do Brasil; O Gnome Office é formado com um conjunto de aplicativos e são eles: Processador de texto AbiWord; Planilha eletrônica Gnumeric; Visualizador de documentos Evince; Leitor de e groupware Evolution; Editor de gráficos vetoriais Inkscape; Ferramenta de apresentação Ease (em desenvolvimento); Gerenciador de finanças pessoais GnuCash; Editor de imagens bitmap GIMP; E muito mais.

18 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características Feng Office: Código Aberto; Suíte de Escritório baseada na Web, ou seja um SaaS (Software as a Service); Interface em Português de Portugal; Oferece serviços pagos, dentre eles: Feng Sky para pequenas empresas; Feng Onsite para empresas de médio porte; Existe uma versão trail para testar a plataforma; Disponível para download na versão SERVER.

19 Segunda Parte: Visão geral das Suítes e suas características Google Docs Suíte de Escritório baseada na Web, ou seja um SaaS (Software as a Service); Google Docs é um serviço disponibilizado pela Google para seus usuários, pode ser utilizado por empresas e/ou estudantes para qualquer fim; Interface em Português do Brasil; O Google Docs utiliza o formato ODF em seus documentos, o mesmo utilizado pelo OpenOffice.org e seus derivados.

20 Terceira Parte: Qual o futuro das Suítes de Escritório? Futuro é incerto! Porém, sabemos que existe uma tendência no mercado voltado para serviços com a computação nas nuvens.

21 Terceira Parte: Qual o futuro das Suítes de Escritório?...as Suítes de Escritório, como conhecemos estão com os seus dias contados. Jomar Silva diretor-geral da ODF Alliance Chapter Brasil.

22 Terceira Parte: Qual o futuro das Suítes de Escritório? Segundo Jomar as suítes de escritório foram criadas em uma época onde a atividade de elaboração de documentos de escritório era individual. A realidade hoje em muitas empresas é que diversas pessoas contribuam para um mesmo documento, e que este seja revisado por um outro grupo de pessoas. Podemos citar o caso do Wikipedia, onde o geração de conteúdo é muito mais dinâmica assim como a alteração desse conteúdo, proporcionando uma produtividade muito maior dos sistemas arcaicos existentes e utilizados pelas empresas hoje.

23 Terceira Parte: Qual o futuro das Suítes de Escritório? IBM Lotus Symphony : Suíte de escritório voltada para fornecer uma melhor produtividade aos profissionais do mundo corporativo; É um software proprietário porém gratuito; Multiplataforma (Windows, Linux, Mac OS X); A suíte inclui: IBM Lotus Symphony Documents, um processador de texto; IBM Lotus Symphony Spreadsheets, uma planilha eletrônica; IBM Lotus Symphony Presentations, um programa para apresentação; Symphony é compatível com o formato de arquivo OpenDocument (ODF), além dos utilizados por Microsoft Office e Lotus SmartSuite, mas não o formato Office Open XML, utilizado pelo Microsoft Office 2007; Exporta facilmente para o formato PDF.

24 Terceira Parte: Qual o futuro das Suítes de Escritório? Apresentando o IBM Lotus Symphony:

25 Terceira Parte: Computação nas Nuvens: Será a morte dos aplicativos desktops? Uma pesquisa realizada em abril de 2010 pela F/RADAR em nível nacional mostra que: Brasileiros de 12 a 15 anos são os que mais acessam a internet no País; Nos últimos 6 meses do ano de 2009, ela só cresceu na classe AB; 60% dos internautas já substituíram a plataforma tradicional (TV, rádio ou cinema) pela internet para assistir ou ouvir programas ou filmes; Na internet, notícia não tem dono: Google e redes sociais são as grandes fontes da web; Influência da internet e dos internautas no consumo vem crescendo progressivamente no País.

26 Terceira Parte: Computação nas Nuvens: Será a morte dos aplicativos desktops? Percebe-se que a vida do brasileiro está cada vez mais dependente da Internet! Podemos afirmar que mais de 70% de todos o nosso trabalho diário e uso do computador está relacionado diretamente com a Internet!

27 Terceira Parte: Computação nas Nuvens: Será a morte dos aplicativos desktops? Na computação nas nuvens o armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados; O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas; O usuário precisa apenas de um computador com acesso a Internet e um Browser para acessar os serviços que a tecnologia oferece; Isso muda totalmente o paradigma dos sistemas computacionais, Google é uma Empresa que apostou nesta tecnologia e apresentou um Sistema Operacional que oferece uma interface SaaS para seus usuários.

28 Terceira Parte: LaTeX: o amigo dos acadêmicos e cientistas LaTeX, pode ser visto como uma alternativa as pesadas suítes de escritórios que utilizam muitos recursos da máquina. LaTeX é composto por um conjunto de macros para o processador de textos TeX!

29 Terceira Parte: LaTeX: o amigo dos acadêmicos e cientistas Características do LaTeX: Utilizado amplamente para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica; Também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros; Possui abstrações científicas para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si; O sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, Fácil exportação para formatos HTML e PDF; Multiplataforma (Windows, Linux e Mac OS X); É um sistema que foca o paradigma WYSIWYM ("what you see is what you mean ) a partir do LyX (editor de documentos).

30 Terceira Parte: LaTeX: o amigo dos acadêmicos e cientistas Beamer Class (Classe Beamer): É um classe LaTeX para criação de slides usados para apresentação; Fácil exportação para documentos PDF; A classe Beamer fornece um conjunto de comandos easy-to-deploy, truques para efeitos de slides entre outros, além de templates e bibliotecas para a produção de apresentações.

31 A Corrida das Suítes de Escritório FIM! Perguntas, Dúvidas, Sugestões!

32 Contato: pessoal: profissional: SIP/VOIP: sip:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS GOOGLE MICROSOFT LINUX APPLE Existem vários pacotes

Leia mais

Aplicativos de Escritório. ConectivaOffice. ConectivaOffice Calc

Aplicativos de Escritório. ConectivaOffice. ConectivaOffice Calc 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Aplicativos de Escritório e Internet 1 Sistemas Operacionais de Redes I -

Leia mais

Informatica Báica: Aplicativos de escritório

Informatica Báica: Aplicativos de escritório Informatica Báica: Aplicativos de escritório Instrutores Isail Danilo Arisneuza Aula 4 Aplicativos de escritórios O que são aplicativos de escritório? São todos os aplicativos voltados para os trabalhos

Leia mais

Quais os principais pacotes de softwares aplicativos para automação de escritório, quais os seus mantenedores e qual a sua participação no mercado?

Quais os principais pacotes de softwares aplicativos para automação de escritório, quais os seus mantenedores e qual a sua participação no mercado? Quais os principais pacotes de softwares aplicativos para automação de escritório, quais os seus mantenedores e qual a sua participação no mercado? Professor: Luciano Matéria: Informática Trabalho apresentado

Leia mais

OpenOffice, Open Document Format e a Importância de Padrões Abertos. Marcelo Gomes de Santana marcgsantana@yahoo.com.br

OpenOffice, Open Document Format e a Importância de Padrões Abertos. Marcelo Gomes de Santana marcgsantana@yahoo.com.br OpenOffice, Open Document Format e a Importância de Padrões Abertos Marcelo Gomes de Santana marcgsantana@yahoo.com.br Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2006 Histórico - Meados da década de 90.

Leia mais

Fórum de Software Livre. Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP

Fórum de Software Livre. Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP Fórum de Software Livre Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP Objetivos Capacitar o servidor a realizar operações básicas e intermediárias de edição de documentos

Leia mais

KDE. Leandro da silva leandrosilva.hair@gmail.com João batista joao13m@yahoo.com.br

KDE. Leandro da silva leandrosilva.hair@gmail.com João batista joao13m@yahoo.com.br KDE Leandro da silva leandrosilva.hair@gmail.com João batista joao13m@yahoo.com.br RESUMO Este Artigos vamos mostrar como funciona o KDE e contar um pouco sua historia, mostrando cada detalhe de onde ele

Leia mais

BrOffice.org. Mantendo a qualidade de software. Klaibson Ribeiro Líder do Gubro-SC

BrOffice.org. Mantendo a qualidade de software. Klaibson Ribeiro Líder do Gubro-SC BrOffice.org Mantendo a qualidade de software Klaibson Ribeiro Líder do Gubro-SC Multiplataforma?! Multiplataforma é interessante! Não importa o que você use, você tem sua aplicação! Menor curva de aprendizado

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Universidade Federal de Goiás Ubuntu Desktop Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Conpeex / 2010 Agenda Introdução Conceitos Categorias de Software História do Linux Arquitetura do Linux Ubuntu Projeto

Leia mais

OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e

OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e MS OFFICE BR OFFICE Prof. Amílcar de Abreu BROFFICE OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac

Leia mais

Prof. André Di Thommazo

Prof. André Di Thommazo Unidade 3 Comunicação e Organização Pessoal Tipos de Arquivo Prof. André Di Thommazo Pacote de software para escritório Pacote de software para escritório é um conjunto de software destinados a atividades

Leia mais

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton Computação em Nuvem Alunos: Allan e Clayton 1 - Introdução 2 - Como Funciona? 3 - Sistemas Operacionais na Nuvem 4 - Empresas e a Computação em Nuvem 5 - Segurança da Informação na Nuvem 6 - Dicas de Segurança

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LibreOffice? Suíte de escritório (Office):? Conjunto de programas que permite criar textos,

Leia mais

Daniel Pereira dos Santos

Daniel Pereira dos Santos Daniel Pereira dos Santos INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS PACOTES OFFICE Ícones do BASE BrOffice - BASE BASE Banco de Dados. O LibreOffice Base é um gerenciador

Leia mais

Fórum de Software Livre. Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP

Fórum de Software Livre. Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP Fórum de Software Livre Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP Objetivos Capacitar o servidor a realizar operações básicas e intermediárias de edição de documentos

Leia mais

Computer Supported Cooperative Work - CSCW

Computer Supported Cooperative Work - CSCW Computer Supported Cooperative Work - CSCW trabalho cooperativo auxiliado por computador http://www.professores.uff.br/screspo/ CSCW O termo CSCW - Computer Supported Cooperative Work, foi criado oficialmente

Leia mais

JVM s Livres. Paloma Costa. javawoman@portaljava.com.br http://javawoman.objectis.net

JVM s Livres. Paloma Costa. javawoman@portaljava.com.br http://javawoman.objectis.net JVM s Livres Paloma Costa javawoman@portaljava.com.br http://javawoman.objectis.net Sobre a Palestrante Java Developer e Tester Automation Técnica em Processamento de Dados Estudante de Matemática e Ciências

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens Computação nas Nuvens TÓPICOS Introdução Internet: O fundamento principal O que é Computação em Nuvens Vantagens Dúvidas Corrida pela tecnologia Trabalhos Futuros Conclusão Referências 2 TÓPICOS Introdução

Leia mais

Excel 2010 Módulo i. Incrementando. Seus conhecimentos

Excel 2010 Módulo i. Incrementando. Seus conhecimentos Excel 2010 Módulo i Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página 1/10 ÍNDICE. Histórico... 003. Definição de Planilha Eletrônica... 006. Formas de Ponteiro... 013. Referências...

Leia mais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Professor: Roberto Franciscatto Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática. Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos

FTIN Formação Técnica em Informática. Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos MÓDULO DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO AULA 01 Competências Organização de Documentos Eletrônicos Conhecer as técnicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS APPEL MICROSOFT LINUX GOOGLE É um controlador

Leia mais

EMAIL FECAP. Plataforma Microsoft Live@Edu

EMAIL FECAP. Plataforma Microsoft Live@Edu EMAIL FECAP Plataforma Microsoft Live@Edu Apresentação A FECAP, visando oferecer uma ferramenta mais dinâmica aos seus alunos, passou a disponibilizar, desde Julho/2011, o serviço chamado E-Mail FECAP,

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

APOSTILA LINUX EDUCACIONAL

APOSTILA LINUX EDUCACIONAL MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO DIRETORIA DE INCLUSÃO DIGITAL DIRETORIA DE GOVERNO ELETRÔNICO APOSTILA LINUX EDUCACIONAL (Conteúdo fornecido pelo Ministério da Educação e pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB)

Leia mais

Aula 01. Introdução ao Linux

Aula 01. Introdução ao Linux Aula 01 Introdução ao Linux Introdução Objetivos aprender a usar um novo sistema aprender a usar uma nova interface Como no Windows navegar pela internet (e-mails, facebook, etc) criar pastas e arquivos

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

BrOffice.org. Klaibson Ribeiro Coordenador - GuBRo/SC Grupos de Usuáros BrOffice.org Santa Catarina

BrOffice.org. Klaibson Ribeiro Coordenador - GuBRo/SC Grupos de Usuáros BrOffice.org Santa Catarina BrOffice.org Klaibson Ribeiro Coordenador - GuBRo/SC Grupos de Usuáros BrOffice.org Santa Catarina Um conceito: Office Pacotes Office são uma novidade ; Antes comprava se os aplicativos um a um: Office

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Calligra. Uma Introdução Geral. Raphael Langerhorst Jost Schenck Tradução: Marcus Gama

Calligra. Uma Introdução Geral. Raphael Langerhorst Jost Schenck Tradução: Marcus Gama Uma Introdução Geral Raphael Langerhorst Jost Schenck Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Componentes do Calligra................................. 5 1.2 Visão geral dos recursos do Calligra...........................

Leia mais

Conhecendo o BrOffice.org Calc. Por: Paulo Garcez Leães

Conhecendo o BrOffice.org Calc. Por: Paulo Garcez Leães Conhecendo o BrOffice.org Calc Por: Paulo Garcez Leães Por que usar Software Livre nas escolas? Economizar dinheiro Evitar cópias não autorizadas de softwares Incentivar o compartilhamento de conhecimento

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Principais Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz

Principais Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Principais Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Principais S.O. Unix Linux Windows Mac OS Microsoft Windows Criado por Bill Gates e Paul Allen em 1985. Sistema proprietário (pago).

Leia mais

26/09/2015. Windows Linux Mac OS/X IBM OS/2 Sun Solaris Google Android. MS-DOS Outros... O QUE É? SISTEMAS OPERACIONAIS

26/09/2015. Windows Linux Mac OS/X IBM OS/2 Sun Solaris Google Android. MS-DOS Outros... O QUE É? SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É? SISTEMAS OPERACIONAIS Um programa que vai gerenciar os recursos do seu computador, memória, processador, agenda de tarefas, segurança das transações, autenticação de usuários. Prof. André Aparecido

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar.

São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar. São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar. Quais são eles? Vários outros programas 1 Sistema Básico

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01 Prof. André Lucio Competências do modulo Introdução ao sistema operacional Windows Instalação e configuração do sistema

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

LibreOffice e o poder da comunidade

LibreOffice e o poder da comunidade 18 de maio UDESC Joinville LibreOffice e o poder da comunidade José Guilherme Vanz vanz #libreoffice-dev, irc.freenode.net Membro da The Document Foundation Marcos Paulo de Souza

Leia mais

O que é a BuenitStore

O que é a BuenitStore O que é a A é a plataforma desenvolvida pela Buenit para projetos de comércio eletrônico, baseada no modelo SaaS, onde é possível criar lojas virtuais de forma rápida, prática e funcional, com foco total

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral)

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) Prova Preambular Delegado São Paulo 2011 Módulo VI - Informática Confrontada com o gabarito oficial e comentada 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) a) Garante

Leia mais

UNIDADE 6 APLICATIVOS

UNIDADE 6 APLICATIVOS UNIDADE 6 APLICATIVOS Professor: Leandro M. Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br 19/11/2010 Colégio Politécnico da UFSM 1 Tipos de Software Software de sistema Executa tarefas que são comuns nos sistemas

Leia mais

XXXVIII Reunião Anual da SBNeC

XXXVIII Reunião Anual da SBNeC XXXVIII Reunião Anual da SBNeC Introdução ao Armazenamento de Dados de Experimentos em Neurociência Parte 3: Uso de questionários digitais (continuação) + Ferramentas para Gerenciamento de Arquivos Amanda

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Linux: Introdução Fabricio Breve Introdução O que é Linux? Uma versão do UNIX (re-implementação do padrão POSIX) Principais diferenciais: Gratuito

Leia mais

Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04

Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04 Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04 2013 1 Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04 O que é Software Livre Quatro liberdades essenciais Por que usar software livre O que é o Ubuntu Por que

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zabbix no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zabbix no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON OFFICES NAS NUVENS

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON OFFICES NAS NUVENS ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON OFFICES NAS NUVENS NOVA ANDRADINA MS Abril/2013 ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON OFFICES NAS NUVENS Projeto elaborado pela professora Valéria dos Santos Pereira (Professora

Leia mais

BrOffice Módulo 01 ÍNDICE

BrOffice Módulo 01 ÍNDICE ÍNDICE Vídeo 01: Introdução ao BrOffice Vídeo 02: Componentes Vídeo 03: Outras funções Vídeo 04: Formato de arquivo Vídeo 05: Uso Vídeo 06: Multiplataforma Vídeo 07: Conhecendo a interface Vídeo 08: Experimentando

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Daniel Gondim. Informática

Daniel Gondim. Informática Daniel Gondim Informática Microsoft Windows Sistema Operacional criado pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Sistema Operacional Programa ou um conjunto de programas cuja função

Leia mais

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Conceitos principais Nuvem Local Dados (informações) Profissional Pessoal Procedimento padrão (modelo) Produzir Armazenar Como era... Como

Leia mais

Sistemas de Informação e o Computador

Sistemas de Informação e o Computador Índice Noção de Sistema de Informação O Sistema de Informação no Escritório A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas de escritório a ela, a primeira é informação e a segunda

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 12 Computação em Nuvem Sumário Introdução Arquitetura Provedores

Leia mais

Aula 1: Noção Básica e Criação de Tabelas.

Aula 1: Noção Básica e Criação de Tabelas. Aula 1: Noção Básica e Criação de Tabelas. Introdução Olá! Seja bem-vindo a apostila de Microsoft Access 2010. Access 2010 é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados da Microsoft, distribuído no pacote

Leia mais

Por que Office 365? Office 365 Por que usar?

Por que Office 365? Office 365 Por que usar? Por que Office 365? Office 365 Por que usar? POR QUE OFFICE 365? Olá. Nesse guia, vamos tratar de um serviço que está sendo extremamente procurado por executivos e especialistas em TI das empresas: o Office

Leia mais

da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR

da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR O ATHENEUM O Atheneum é uma plataforma que possibilita o acesso principalmente de

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO/AULA

PLANO DE ENSINO/AULA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLA TÉCNICA DE BRASÍLA PLANO DE ENSINO/AULA

Leia mais

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede.

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Aula 2 Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Sistema Operacional de Rede Definição: Conjunto de módulos que ampliam as tarefas dos sistemas operacionais locais, complementando-os

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Curso Técnico em Redes de Computadores Disciplina de Sistemas Operacionais Livres SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Professora: Juliana Cristina dos Santos E-mail: professora@julianacristina.com Site:

Leia mais

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 Noções de Informática SISTEMA OPERACIONAL Software O hardware consiste nos equipamentos que compõe

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

OPENOFFICE.ORG BRASIL PROJETOS QUE NASCERAM AQUI! Vanessa Cândido vanessa_candido@openoffice.org

OPENOFFICE.ORG BRASIL PROJETOS QUE NASCERAM AQUI! Vanessa Cândido vanessa_candido@openoffice.org OPENOFFICE.ORG BRASIL PROJETOS QUE NASCERAM AQUI! Vanessa Cândido vanessa_candido@openoffice.org ORIGEM DO BROFFICE.ORG 1990- StarOffice Star Division 2000 - OpenOffice.org 1999- StarOffice Sun 2002 Projeto

Leia mais

LINUX. Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker. - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL

LINUX. Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker. - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL LINUX Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL Para que o computador funcione e possibilite a execução

Leia mais

Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais

Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais Rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti Projeto Competências em informação on line Tutoriais em Tecnologias Intelectuais TUTORIAL GOOGLE DOCS PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Projeto Escritório em Nuvem. Projeto Escritório em Nuvem

Projeto Escritório em Nuvem. Projeto Escritório em Nuvem Projeto Escritório em Nuvem GIE-ND/024/2014 Projeto Escritório em Nuvem Assunto: Especificação do Projeto Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia Gerência de Estratégia e Segurança da Informação Setembro

Leia mais

Esta apresentação foi desenvolvida usando a ferramenta BrOffice.org Impress e atualizada pela ferramenta LibreOffice Impress no ano de 2013;

Esta apresentação foi desenvolvida usando a ferramenta BrOffice.org Impress e atualizada pela ferramenta LibreOffice Impress no ano de 2013; 1 Considerações : Esta apresentação foi desenvolvida usando a ferramenta BrOffice.org Impress e atualizada pela ferramenta LibreOffice Impress no ano de 2013; Uma boa parte das imagens usadas estão em

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php)

Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) 1 de 5 6/8/2008 15:23 Anúncios Google Apostila InDesign Programa PDF Acrobat PDF Adobe PDF Editor Acrobat Professional :: Tutoriais Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) Introdução O formato de arquivos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Trabalhando com arquivos de som Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Usando a mídia de som Vamos considerar os programas gratuitos como base de nossas ferramentas nesse curso, assim todos poderão usufruir

Leia mais

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA A forma tradicional de governar, em geral, tem se distanciado da população. Há poucos canais de diálogo e participação popular. Parte disso se deve à burocracia

Leia mais

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Introdução Cloud Computing Computação Móvel SaaS, PaaS e IaaS CloudBees Diariamente arquivos são acessados, informações dos mais variados tipos são armazenadas e ferramentas

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Apresentação 2013 Vivaldo Armelin Júnior Software Livre I ArteEducar 2 Software Livre 01 Apresentação Esse texto comentará sobre o software livre e grátis, mais especificamente o LibreOffice e o Gimp.

Leia mais

O e-docs foi testado e homologado pela Microsoft via certificadora internacional Verisign.

O e-docs foi testado e homologado pela Microsoft via certificadora internacional Verisign. O e-docs Uma ferramenta com interface intuitiva, simples e dinâmica para você que necessita: Centralizar e estruturar o conhecimento corporativo. Manter a flexibilidade necessária para a colaboração. Permite

Leia mais

Empresa capixaba de tecnologia lança primeiro construtor de sites do Estado

Empresa capixaba de tecnologia lança primeiro construtor de sites do Estado Empresa capixaba de tecnologia lança primeiro construtor de sites do Estado Por meio do www.webfacil.com.br qualquer usuário de informática é capaz de criar seu próprio site, no domínio que desejar, e

Leia mais

Consultoria sobre Joomla!

Consultoria sobre Joomla! Consultoria sobre Joomla! Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Leia mais

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Cloud Computing (Computação nas Nuvens) 2 Cloud Computing Vocês

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Utilitários de Sistema Operacional

Utilitários de Sistema Operacional Utilitários de Sistema Operacional Paint utilizado para a criação de desenhos simples e também para a edição de imagens Paint - Ferramentas Ferramentas Selecionar forma livre: seleciona uma área livre:

Leia mais

Extensão ez Open Document Format (ezodf) Documentação. versão 2.0. experts em Gestão de Conteúdo

Extensão ez Open Document Format (ezodf) Documentação. versão 2.0. experts em Gestão de Conteúdo Extensão ez Open Document Format (ezodf) Documentação versão 2.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4 Entrando em contato com a ez... 4 1.5

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Aula 1 Introdução ao Word 2013

Aula 1 Introdução ao Word 2013 O que é o curso? Nove em cada dez empresas utilizam o Microsoft Word para diversas funções, seja para digitarmos simples documentos, ou para digitarmos grandes contratos empresariais. É fundamental o aprendizado

Leia mais

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o

Leia mais