PONTO 1: PRESCRIÇÃO 1. PRESCRIÇÃO PRESTAÇÃO JURISDICIONAL IUS PUNIENDI IUS EXECUTIONIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: PRESCRIÇÃO 1. PRESCRIÇÃO PRESTAÇÃO JURISDICIONAL IUS PUNIENDI IUS EXECUTIONIS"

Transcrição

1 1 DIREITO PENAL PONTO 1: PRESCRIÇÃO 1. PRESCRIÇÃO PRESTAÇÃO JURISDICIONAL IUS PUNIENDI IUS EXECUTIONIS O Estado dispõe do direito de punir (ius puniendi) e o direito de executar (ius executionis). O criminoso não contraria a lei, ele realiza a lei, ele contraria o conceito proibitivo, ou seja, a norma. Esse direito de punir é oponível erga omnes, consiste numa ameaça jurídica a qual o Estado quer coibir. Se a sentença penal for condenatória e transitar em julgado, o direito penal passa a ter o direito de executar. Art. 107 do CP Esse direito de punir não é eterno, há causas de extinção da punibilidade, no inciso IV há a prescrição. O art. 107 é exemplificativo. Prescrição é a perda do direito de punir ou de executar uma sanção condenatória. A prescrição surgiu no Brasil no Código de Processo Criminal do Império 1832, que previa a prescrição da ação penal (hoje: prescrição da pretensão punitiva). Com o advento do Código Penal Republicano, 1890, a prescrição passou a ser tratada no código penal, tanto a prescrição da ação penal (prescrição da pretensão punitiva) quanto a da condenação (prescrição da pretensão executória). NATUREZA JURÍDICA: três correntes: PPP e PPE têm natureza jurídica de direito penal. Corrente majoritária no Brasil. PPP e PPE têm natureza de direito processual penal. Roxin. Corrente mista: PPP é de direito penal e PPE é de direito processual penal. Jorge Figueiredo Dias. Art. 10 do CP contagem do prazo. Computa o dia de início e termina na véspera do mesmo dia no ano final. É desprezado o dia que seria o final. Não importa quanto dias tem o ano.

2 Como prescrição é matéria de direito penal, surgindo lei desfavorável ao réu, essa lei não retroage. Prescrição é matéria de ordem pública, em qualquer fase do processo o juiz deverá decretá-la. Prescrição é preliminar de mérito. Ocorrendo prescrição, o juiz não pode julgar o mérito da causa. Súmula 241 do extinto Tribunal Federal de Recursos: A extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva prejudica o exame do mérito da apelação criminal. Prof. entende que esta súmula deve ser revogada, pois o réu tem interesse de ser julgado inocente pelo tribunal e não apenas de ver decretada a prescrição. CLASSIFICAÇÃO DA PRESCRIÇÃO A) PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA (PPP) A.1) PRESCRIÇÃO EM ABSTRATO (PA) A.2) PRESCRIÇÃO RETROATIVA (PR) A.3)PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (PI), SUBSEQUENTE, SUPERVENINENTE OU RETROATIVA INTERCORRENTE B) PRESCRIÇÃO PRETENSÃO EXECUTÓRIA (PPE) Diferenças entre a PPP e a PPE: Quanto ao momento do escoamento do prazo da sentença condenatória transitada em julgado: Se a prescrição ocorrer antes de transitar em julgado a sentença, irá prejudicar o ius puniendi. Ocorrendo depois do transitada em julgado a sentença condenatória irá prejudicar o ius executionis. Quanto às conseqüências jurídicas-penais: 2 Ocorrendo uma PPP, se o réu voltar a delinqüir, não será reincidente. Ocorrendo Prescrição Retroativa ou Intercorrente, a sentença condenatória não mais será título executivo judicial. Ocorrendo uma PPE, se o réu tornar a delinqüir, será reincidente. Ocorrendo a prescrição da pretensão executória, a sentença condenatória continua sendo título executivo judicial. A.1) PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ABSTRATA (PA) REGRAS PARA OBTENÇÃO DO PRAZO:

3 3 1º) Tomar o máximo de pena privativa de liberdade cominada à infração penal. 2º) Buscar no art. 109 do CP o prazo preliminar. Matéria prescricional é sempre observada a favor do Estado. 3º) Causas modificadoras desse prazo. Majorantes e minorantes obrigatórias. Exceto as referentes ao concurso formal próprio e crime continuado. Súmula 497 do STF. As majorantes e minorantes podem ser de fator simples (1/3) ou variável (1/6 a 1/3). Se for majorante de fator variável deve se considerar a que mais aumente, se for uma minorante deve se considerar a que menos diminua. Por força da súmula 497 do STF, as majorantes do crime continuado devem ser desconsideradas, a súmula não se refere ao concurso formal próprio, entretanto ela se aplica a ele também. No concurso material impróprio e no concurso material o CP adota o sistema de apenação: cúmulo material. No concurso formal próprio e no concurso de crimes o CP adota o sistema de apenação: exasperação. Retorna ao art. 109 do CP. Art. 115 do CP: prazo prescricional é reduzido da metade se o réu, no tempo do crime (Teoria da Atividade considera a data da conduta) era menor e 21 anos ou na data da sentença for maior de 70 anos. Precedentes sobre a minorante de 70 anos de idade: STJ, HC SC (DJU ) somente se aplicará a redução da metade se o réu tiver mais de 70 anos na data de sentença condenatória e não do acórdão. TRF 1ª Região, HC /GO Lapso temporal somente reduz se o condenado tiver 70 anos na data da sentença condenatória. STF, HC /RJ (DJU ) aplica a redução considerando a data da sentença. STF, HC /SP (DJU ) aplicada na data de sentença de primeiro grau. Não aplicado quando o agente conta com mais de 70 anos na data do acórdão. Essa questão é divergente, mas o Prof. entende que quando a lei quer que se considere o acórdão, ela diz expressamente (Ex: art. 117, IV do CP). Se o réu foi absolvido em primeiro grau, a data da averiguação da idade de 70 anos será no segundo grau, onde será condenado. Ex1: Rafael, 19 anos de idade, art. 158, 1º do CP. Prazo da PPPA em 10 anos.

4 4 anos. Ex2: Rafael, 19 anos, art. 158 c/c art. 14 inciso I do CP. Prazo da PPPA 6 Ex3: Rafael, 19 anos, art. 213 e 226, I do CP. Prazo da PPA: 10 anos. Pena de multa: Ela pode aparecer isolada, cumulada (e) com PPL ou alternativa de PPL (ou). Quando a multa for a única pena culminada, ex: art. 20 da LCP, aplica-se o art. 114, I do CP. Quando ela for cumulada ou alternada (ex: art. 146 do CP) aplica-se o art. 118 ou o art. 114, II do CP as penas mais leves prescrevem com as penas mais graves. TERMO INICIAL DO PRAZO: art. 111 do CP. I - CRIME CONSUMADO: do dia em que se consumar; resultado; II CRIME TENTADO: do dia em que ocorrer a última conduta na busca do III CRIME PERMANENTE: do dia em que cessar a permanência; IV CRIMES DE BIGAMIA, FALSIFICAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE ASSENTAMENTOS DO REGISTRO CIVIL, REGISTRO DE NASCIMENTO INEXISTENTE (art. 241 do CP) e REGISTRAR COMO SEU FILHO DE OUTREM (Art. 242, segunda figura, do CP): do dia em que esses fatos tornarem-se conhecidos de uma autoridade (conforme a jurisprudência, é da data que a autoridade toma conhecimento). Jurisprudência e doutrina é que acrescentaram as hipóteses do art. 241 do CP e art. 242, segunda figura do CP. CAUSAS INTERRUPTIVAS DA PRESCRIÇÃO: Art. 117 do CP Incisos I a IV Causas da interrupção da PPP. Incisos V e VI Causas de interrupção da PPE. PROCESSOS DO JÚRI OUTROS PROCESSOS DRDQ Data do recebimento da DRDQ denúncia ou queixa. DPDP Data da decisão da Denúncia Pronunciatória. DsjCP Data da sessão de Julgamento em que o Tribunal, negando provimento ao recurso do réu (requerendo a despronúncia), atacando a denúncia, a confirma. DPSC Data de Publicação da Sentença DPSC ou DPAC - Data de Publicação da

5 5 Condenatória. Sentença Condenatória (condenação em 1º Grau) ou data da publicação do acórdão condenatório (absolvido no 1º Grau e condenado no 2º Grau). Cada interrupção zera o prazo. DRDQ Se a causa da absolvição for a prescrição, não haverá absolvição sumária e sim decretação da extinção da pretensão punitiva do crime (art. 397, IV do CPP está errado conforme o Prof.). O não recebimento da renúncia ou queixa está vinculado a um defeito formal da inicial ou pela falta de uma das condições da ação. Não recebimento com fulcro em falta de condição de ação é decisão de mérito. Art. 395 do CPP legislador não estabeleceu diferença entre não recebimento (inciso I) e rejeição (inciso II). No caso de denúncia inepta, MP recorrendo com RSE, há três entendimentos sobre a data de início da interrupção: a) da data do trânsito em julgado do acórdão que recebe a denúncia. b) da data da publicação do acórdão que recebe a denúncia. c) da data da sessão de julgamento em que o tribunal, dando provimento ao RSE Ministerial, receber a denúncia. Corrente majoritária. Prof. entende que a primeira corrente é a mais adequada. Mas tribunais adotam a terceira corrente. DPDP 1º) DPDP e DPSC no Juízo Singular Art. 389 do CPP Sentença é publicada em mãos do escrivão que certifica que recebeu a sentença, nesta data acontecerá a interrupção da DPDP e da DPSC. Se o escrivão não lavrar essa certidão: art. 799 do CPP (lavratura da certidão é ato determinado em lei), escrivão tem dois dias para lavrar a certidão da data em que o processo foi devolvido com sentença pelo juiz, caso o escrivão não lavre a certidão, a interrupção da prescrição será contada dois dias do recebimento do processo com sentença pelo escrivão. Nas comarcas não informatizadas, considera-se o dia que o juiz datou a sentença. 2º) DPSC no Tribunal do Júri Na data do julgamento consta o dia em que a sentença foi lida, publicada. Essa será a data utilizada para a interrupção do prazo prescricional.

Profª. Ms Simone Schroeder

Profª. Ms Simone Schroeder Profª. Ms Simone Schroeder Base legal: Artigos 109 ao 119 do Código Penal Conceito: É a perda do poder de punir ou de executar a sanção imposta pelo Estado, causada pelo decurso de tempo fixado em Lei

Leia mais

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Razões de política criminal o legislador determina causas que fazem desaparecer o direito de punir do Estado!

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Razões de política criminal o legislador determina causas que fazem desaparecer o direito de punir do Estado! EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Razões de política criminal o legislador determina causas que fazem desaparecer o direito de punir do Estado! O rol do artigo 107 do Código Penal é exemplificativo, havendo outras

Leia mais

PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Com a prática da infração penal, surge para o Estado o direito de punir o agente, ou seja, a punibilidade,

Leia mais

Extinção da Punibilidade. (continuação)

Extinção da Punibilidade. (continuação) LEGALE Extinção da Punibilidade (continuação) Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção PRESCRIÇÃO é uma causa de extinção da punibilidade consistente na perda do prazo por parte do Estado

Leia mais

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção LEGALE Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção PRESCRIÇÃO é uma causa de extinção da punibilidade consistente na perda do prazo por parte do Estado para punir o agente (impor uma sentença

Leia mais

Direito Penal. Causas de Extinc a o da Punibilidade. Professor Adriano Kot.

Direito Penal. Causas de Extinc a o da Punibilidade.  Professor Adriano Kot. Direito Penal Causas de Extinc a o da Punibilidade Professor Adriano Kot www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br DIREITO PENAL CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE ROL CAUSAS DE EXTINÇÃO

Leia mais

PRESCRIÇÃO (ART. 107, IV DO CP) Professor Jorge Luis Fayad Nazário

PRESCRIÇÃO (ART. 107, IV DO CP) Professor Jorge Luis Fayad Nazário PRESCRIÇÃO (ART. 107, IV DO CP) Professor Jorge Luis Fayad Nazário 1 CONTEXTUALIZAÇÃO a) O Estado é o titular exclusivo do direito de punir; b) Este direito tem natureza abstrata; c) É limitado; d) Encontra

Leia mais

DIREITO PENAL. Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP

DIREITO PENAL. Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP Prescrição Punitiva Simples Ocorre antes do trânsito em julgado da sentença condenatória (TJSC); Extingue todos os efeitos penais; É a única forma de prescrição que

Leia mais

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PRESCRIÇÃO

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PRESCRIÇÃO CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE M ARLON RICARDO LIMA CHAVES PRESCRIÇÃO Conceito: É quando o Estado perde o direito/poder de punir tendo em vista o seu não exercício durante um prazo previamente estipulado

Leia mais

Extinção da Punibilidade

Extinção da Punibilidade Extinção da Punibilidade Denison Machado Oliveira Fabricio Nunes da Costa João Carlos Ramos Pinheiro Júnior Jonh Climaco Rodrigues Marques Kaio de Araújo Flexa Luiz Eduardo Monteiro da Silva Luiz Carlos

Leia mais

Direito Penal. Dr. Pietro Chidichimo CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

Direito Penal. Dr. Pietro Chidichimo CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 1. Artigo 107, do Código Penal: Morte do agente Anistia Graça e Indulto Abolitio Criminis Decadência Perempção Renúncia Perdão Retratação Perdão Judicial ü Atestada por

Leia mais

Direito Penal Da Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Da Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes Escrivão de Polícia Direito Penal Da Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes Direito Penal CÓDIGO PENAL TÍTULO VIII Da Extinção da Punibilidade Extinção da punibilidade Art. 107. Extingue-se a

Leia mais

DIREITO PENAL PARTE GERAL Marcelo Uzeda

DIREITO PENAL PARTE GERAL Marcelo Uzeda DIREITO PENAL PARTE GERAL Marcelo Uzeda PUNIBILIDADE É a consequência natural da prática do crime, ou seja, é a possibilidade de punir que pertence ao Estado, decorrente da prática de um crime. Há entendimento

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000287847 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0002668-04.2015.8.26.0297, da Comarca de Jales, em que é apelante MARCOS DONIZETI BASILIO, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

DELEGADO DIREITO PENAL

DELEGADO DIREITO PENAL DELEGADO DIREITO PENAL Extinção da Punibilidade Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal MATERIAL DE LEGISLAÇÃO TÍTULO VIII Da Extinção Da Punibilidade Extinção da punibilidade

Leia mais

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções.

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções. 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Pena Privativa de Liberdade PONTO 2: Princípio da Individualização da Pena PONTO 3: Individualização Judicial São três: a) Reclusão b) Detenção c) Prisão Simples

Leia mais

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Período 2010 2016 1) CESPE - JF TRF2/TRF 2/2013 A respeito da punibilidade e das suas causas de extinção, assinale a opção correta. a) A morte do agente dá

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Parte 3 Prof. Pablo Cruz Sobre o tema vale a leitura de duas súmulas do STM: STM, súmula 8. O desertor sem estabilidade e o insubmisso que, por apresentação voluntária ou em razão

Leia mais

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP Execução provisória da pena e a prescrição César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça/SP Muitas questões jurídicas surgirão com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de flexibilizar o princípio

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000933299 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0081004-31.2008.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado BENEDITO FERREIRA DE CASTRO, é

Leia mais

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO 2015 EDITORA S UMÁRIO Introdução... 13 CAPÍTULO 1 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL 1.1. Da Prescrição... 17 1.2. Do Instituto da prescrição... 18 1.3. Dos Requisitos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça HABEAS CORPUS Nº 455.722 - SP (2018/0152840-5) RELATOR : MINISTRO RIBEIRO DANTAS IMPETRANTE : FABIO MENEZES ZILIOTTI ADVOGADO : FÁBIO MENEZES ZILIOTTI - SP213669 IMPETRADO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2017.0000988614 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0005696-81.2009.8.26.0396, da Comarca de Novo Horizonte, em que

Leia mais

- Procedimento Juizados Especiais (Lei 9.099) Qual o recurso cabível da decisão que não homologa a transação penal?

- Procedimento Juizados Especiais (Lei 9.099) Qual o recurso cabível da decisão que não homologa a transação penal? Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 16 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Lei 9.099: Audiência Preliminar; Audiência de Instrução e Julgamento; Recursos; Suspensão Condicional

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de )

PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de ) PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de 7-12-1940) Contagem Art. 10. O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. Imposição

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Prescrição Penal Paulo Henrique Moura Lara* Vania Maria Benfica Guimarães Pinto Coelho ** Resumo: O instituto da prescrição penal, previsto nos Artigos 107 e 109 do código penal

Leia mais

Aula 01 PRESCRIÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO.

Aula 01 PRESCRIÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO. Curso/Disciplina: Prescrição Penal Aula: Prescrição Penal - 01 Professor : Marcelo Uzêda Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 PRESCRIÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO. Inicialmente será feita a revisão do tema de

Leia mais

Aula 06. Na prática, muitas vezes os operadores do direito se esquecem de computar as penas de cada crime individualmente.

Aula 06. Na prática, muitas vezes os operadores do direito se esquecem de computar as penas de cada crime individualmente. Turma e Ano: Direito Penal - 2015 Matéria / Aula: Prescrição Aula 06 Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Flávia Garcia Aula 06 (...) Continuação do tema prescrição PRESCRIÇÃO DA PENA EM CONCRETO Calcula-se

Leia mais

ACÓRDÃO. Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. ARNOBIO ALVES TEODOSIO

ACÓRDÃO. Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. ARNOBIO ALVES TEODOSIO a 1 Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. ARNOBIO ALVES TEODOSIO ACÓRDÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO N 001.2006.01.5197-21001, 3a Vara Criminal da Comarca de Campina Grande PB. RELATOR

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 4ª fase

Direito Penal CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 4ª fase Período 2010-2016 Da Anistia, Graça e Indulto 1) CESPE - ANALISTA PROCESSUAL - MPU (2010) Julgue o próximo item, que diz respeito ao

Leia mais

Extinção da Punibilidade

Extinção da Punibilidade LEGALE Extinção da Punibilidade É a extinção da capacidade de punir pertencente ao Estado. Como se sabe, a ação pode ser pública ou privada, mas quem pune o agente é o Estado, único detentor do jus puniendi.

Leia mais

STJ Heráclito Antônio Mossin

STJ Heráclito Antônio Mossin Heráclito Antônio Mossin Advogado criminalista - Professor de Direito Processual Penal e Direito Penal da UNAERP - UNIRP - FAAP - Membro da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDECRIM) e Academia

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Apelação Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 593 a 603 do CPP Apelação - Apelação significa dirigir a palavra, do latim appellatio. Autoriza a revisão

Leia mais

Comentário à Jurisprudência

Comentário à Jurisprudência Comentário à Jurisprudência PRESCRIÇÃO PENAL APÓS A LEI Nº 12.234, DE 5 DE MAIO DE 2010 MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA VILELA Oficial do Ministério Público Bacharel em Direito pela Universidade de Alfenas Unifenas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O instituto da prescrição criminal Anna Carolina Franco Coelho* I - INTRODUÇÃO A prescrição, objeto de estudo do presente trabalho, se faz necessário para não atribuir ao Estado

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

Direito Penal. Extinção da Punibilidade

Direito Penal. Extinção da Punibilidade Direito Penal Extinção da Punibilidade Punibilidade: Introdução Abstrata (lei) X Concreta (sentença condenatória) Nulla culpa sine judicio ( não há culpabilidade ou responsabilidade sem o devido processo

Leia mais

Prof. Magda Hofstaetter SENTENÇA

Prof. Magda Hofstaetter SENTENÇA Prof. Magda Hofstaetter SENTENÇA DESPACHOS, DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS E SENTENÇA A) DESPACHOS DE MERO EXPEDIENTE artigo 93, XIV, CF B)DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS *SIMPLES: questões controvertidas no processo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 2 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000583588 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0003594-65.2012.8.26.0466, da Comarca de Pontal, em que é apelante..., é apelado MINISTÉRIO PÚBLICO DO

Leia mais

QUESTÕES D. PENAL EXAME DE ORDEM TEMA: PRESCRIÇÃO PENAL Prof. Geibson Rezende

QUESTÕES D. PENAL EXAME DE ORDEM TEMA: PRESCRIÇÃO PENAL Prof. Geibson Rezende QUESTÕES D. PENAL EXAME DE ORDEM TEMA: PRESCRIÇÃO PENAL Prof. Geibson Rezende 1- Aplicada em: 2008 Banca: CESPE Órgão: OAB Prova: Exame de Ordem Acerca do instituto da prescrição penal e seus efeitos,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Procedimento Especial dos Crimes de Competência do Tribunal do Júri Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Impronúncia. - Artigo 414 do CPP. Não se convencendo da materialidade

Leia mais

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção

Extinção da punibilidade. Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção LEGALE Art. 107 do CP... IV - Prescrição, Decadência e Perempção PRESCRIÇÃO é uma causa de extinção da punibilidade consistente na perda do prazo por parte do Estado para punir o agente (impor uma sentença

Leia mais

Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos. - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE)

Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos. - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 16 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM HABEAS CORPUS Nº 40.177 - PR (2013/0265689-4) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO : MINISTRO REYNALDO SOARES DA FONSECA : PEDRO PEGORARO : AURY CELSO LIMA LOPES JÚNIOR VIRGINIA PACHECO LESSA

Leia mais

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE As causas de extinção da punibilidade não fazem parte do conceito analítico de crime. Logo, se não apagam o crime, não impedem, por exemplo, que a vítima ou seu representante

Leia mais

Aula 02 PRESCRIÇÃO PENAL.

Aula 02 PRESCRIÇÃO PENAL. Curso/Disciplina: Prescrição Penal Aula: Prescrição Penal - 02 Professor : Marcelo Uzêda Monitor : Virgilio Frederich Aula 02 PRESCRIÇÃO PENAL. 1. Prescrição penal. A prescrição é matéria de ordem pública

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Tribunal do Júri Parte 3 Prof. Gisela Esposel - Atos jurisdicionais penais: - O processo é dinâmico e ao longo do processo penal, o magistrado pratica vários

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 02/03 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV dias. i)- Sentença em audiência ou no prazo de 10 - Prazo para encerramento da Primeira Fase do

Leia mais

SENTENÇA. Carlos Augusto Gobbo e outro Juiz(a) de Direito: Dr(a). RENATA OLIVA BERNARDES DE SOUZA

SENTENÇA. Carlos Augusto Gobbo e outro Juiz(a) de Direito: Dr(a). RENATA OLIVA BERNARDES DE SOUZA fls. 23 SENTENÇA Processo Físico nº: 3018513-60.2013.8.26.0114 Classe Assunto: Ação Penal - Procedimento Ordinário - Difamação Documento de Origem: Tipo de Documento dos Dados da Delegacia

Leia mais

Livramento condicional

Livramento condicional Livramento condicional CONDICIONAL ART. 83 E SEGUINTES DO CP CONCEITO CARACTERÍSTICAS ANTECIPADA LIBERDADE CONDICIONAL PRECÁRIA NATUREZA JURÍDICA DIREITO SUBJETIVO DO APENADO - NÃO SE PODE NEGAR A LIBERDADE

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Concurso de crimes Espécies: Concurso material artigo 69 do CP; Concurso formal artigo 70 do CP; Continuidade delitiva artigo 71 do CP Concurso de crimes Espécies:

Leia mais

PONTO 1: REVISÃO. PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME FORMAL PRÓPRIO + C. CONTINUADO REQUISITO SUBJETIVO.

PONTO 1: REVISÃO. PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME FORMAL PRÓPRIO + C. CONTINUADO REQUISITO SUBJETIVO. 1 DIREITO PENAL PONTO 1: REVISÃO PONTO 2: a) CRIME CONTINUADO PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME CONTINUADO ART. 71 CP 1 é aquele no qual o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois

Leia mais

1. Causas de extinção da punibilidade:

1. Causas de extinção da punibilidade: 1 PONTO 1: Causas de extinção da punibilidade PONTO 2: Natureza Jurídica da Prescrição Penal PONTO 3: Prescrição e reparação do dano PONTO 4: Prescrição e institutos afins PONTO 5: Espécies de Prescrição

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO PODER JUDICIÁRIO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000519135 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0093582-89.2009.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante AGAILTON ANTONIO DE OLIVEIRA,

Leia mais

XVI - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

XVI - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RELATOR : JUIZ FEDERAL CONVOCADO ALUISIO GONÇALVES DE CASTRO MENDES RECORRENTE : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECORRIDO : EDSON ANTONIO DE OLIVEIRA ADVOGADOS : NASCIMENTO ALVES PAULINO E OUTRO ORIGEM : PRIMEIRA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Da competência : artigo 624 e incisos do CPP - A competência para o julgamento da revisão criminal é sempre dos tribunais,

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 19 a 21

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 19 a 21 MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA Aulas 19 a 21 EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PUNIBILIDADE É Exclusiva do Estado? CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Situações expressamente previstas em lei Rol

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPI RIBEIRÃO PRETO - SP FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DIREITO GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO PENAL

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPI RIBEIRÃO PRETO - SP FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DIREITO GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO PENAL UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPI RIBEIRÃO PRETO - SP FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DIREITO GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO PENAL Ribeirão Preto 2015 GERALDO DOMINGOS COSSALTER QUESTIONÁRIO DIREITO

Leia mais

PONTO 1: Prescrição em abstrato PONTO 2: Prescrição Retroativa PONTO 3: Prescrição Intercorrente. 1. Prescrição em abstrato:

PONTO 1: Prescrição em abstrato PONTO 2: Prescrição Retroativa PONTO 3: Prescrição Intercorrente. 1. Prescrição em abstrato: 1 PONTO 1: Prescrição em abstrato PONTO 2: Prescrição Retroativa PONTO 3: Prescrição Intercorrente 1. Prescrição em abstrato: Causas suspensivas da PA art. 116 1, CP: I Questões prejudiciais: previstas

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL

PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1.1 Sanções penais: 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL * Penas: a) Pena Privativa de Liberdade b) Pena Restritiva

Leia mais

AP A L P I L CA C Ç A Ã Ç O Ã O DA D A LE L I E P E P N E A N L A Art. 1º ao 12 do CP

AP A L P I L CA C Ç A Ã Ç O Ã O DA D A LE L I E P E P N E A N L A Art. 1º ao 12 do CP APLICAÇÃO DA LEI PENAL Art. 1º ao 12 do CP LEI PENAL NO TEMPO Princípio da Legalidade ou Reserva Legal Art. 5º, inciso XXXIX da CR/88: XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO No rol de princípios constitucionais aplicáveis ao direito penal encontram-se: 1. Princípio da presunção de inocência ; 2. Princípio da responsabilidade pessoal

Leia mais

RECURSOS CRIMINAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS

RECURSOS CRIMINAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CRIMINAIS Conceito Vem do latim recursos, é o oposto de processo (procedere caminhar para frente), significa caminho de volta, caminhar para trás. É o mecanismo processual destinado

Leia mais

30/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

30/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 12ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA QUEIXA: A queixa inaugura à ação penal, é uma petição inicial; Deve ser oferecida ao juiz!!! Deve conter

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Q PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO 126 ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACORDÃO/DF.CISÃO MOMOCRATICA REGISTRADO(A) SOB N '02967531' Vistos, relatados e discutidos estes autos de

Leia mais

Extinção da punibilidade

Extinção da punibilidade LEGALE Extinção da punibilidade prescrição Tabela de prescrição Extinção da punibilidade prescrição I - em vinte anos, se o máximo da pena é superior a doze; II - em dezesseis anos, se o máximo da pena

Leia mais

As alterações no prazo prescricional da pretensão punitiva trazidas pela Lei nº , de 05 de maio de 2010 e seus reflexos na Justiça Militar 1

As alterações no prazo prescricional da pretensão punitiva trazidas pela Lei nº , de 05 de maio de 2010 e seus reflexos na Justiça Militar 1 As alterações no prazo prescricional da pretensão punitiva trazidas pela Lei nº 12.234, de 05 de maio de 2010 e seus reflexos na Justiça Militar 1 Jorge Cesar de Assis 2 1. A FINALIDADE DA LEI A lei nº

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Acadêmico: Rafael Mota Reis EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Leia mais

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Professor Pietro Chidichimo Júnior As causas de extinção da punibilidade não fazem parte do conceito analítico de crime. Logo, se não apagam o crime, não impedem, por

Leia mais

SÚMULAS DE DIREITO PENAL

SÚMULAS DE DIREITO PENAL SÚMULAS DE DIREITO PENAL DIVIDIDAS POR TEMAS STJ E STF Súmula nº 611 APLICAÇÃO DA LEI PENAL Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao Juízo das execuções a aplicação de lei mais benigna.

Leia mais

Prescrição Penal. Mês: início no dia 1º Da consumação do fato quando não for possível precisar a data: Ano: início em Janeiro

Prescrição Penal. Mês: início no dia 1º Da consumação do fato quando não for possível precisar a data: Ano: início em Janeiro PRESCRIÇÃO PENAL PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ABSTRATA INÍCIO OU TERMO INICIAL DA CONTAGEM: via de regra, o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva ocorre a partir da data do fato. Mês: início

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - O procedimento comum ordinário será aplicado para a apuração de crimes cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro)

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADORA LIGIA ANDRADE DE ALENCAR MAGALHÃES

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADORA LIGIA ANDRADE DE ALENCAR MAGALHÃES fls. 66 Processo: 0627729-80.2018.8.06.0000 - Habeas Corpus Impetrante: Rogério Feitosa Carvalho Mota Paciente: Paulo Cesar Oliveira Impetrado: Juiz de Direito da 3ª Vara de Execução Penal da Comarca de

Leia mais

1. Prescrição da Pretensão Executória art. 110, caput 1, CP: - Sentença Penal condenatória transitada em julgado IRRECORÍVEL

1. Prescrição da Pretensão Executória art. 110, caput 1, CP: - Sentença Penal condenatória transitada em julgado IRRECORÍVEL 1 PONTO 1: Prescrição da Pretensão Executória PONTO 2: Prescrição da Pena de Multa PONTO 3: Prescrição na Lei de Falências PONTO 4: Prescrição do ato infracional 1. Prescrição da Pretensão Executória art.

Leia mais

Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal:

Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal: Por conta

Leia mais

Olá, amigos! Valeu! 1. Apresentação e estrutura textual (0,40). 2. Endereçamento à Vara Criminal da Comarca de São Paulo (0,20),

Olá, amigos! Valeu! 1. Apresentação e estrutura textual (0,40). 2. Endereçamento à Vara Criminal da Comarca de São Paulo (0,20), Olá, amigos! A peça do simulado é a prova prática do Exame de Ordem 2009.3 (CESPE). Percebam que o gabarito elaborado pela banca é bastante simples em comparação àquele da queixa do ciclo de correções.

Leia mais

ROTEIRO REVISÃO. Prof. Nidal Ahmad

ROTEIRO REVISÃO. Prof. Nidal Ahmad ROTEIRO REVISÃO Prof. Nidal Ahmad 1) RELAXAMENTO DE PRISÃO I) BASE LEGAL: art. 310, inciso I, CPP e art. 5º, LXV da Constituição Federal/88 II) CONTEÚDO: A) DA ILEGALIDADE MATERIAL Exemplos: * Ausência

Leia mais

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS EFEITOS

Leia mais

Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS

Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE DO CP Pena privativa de liberdade Art. 33 CP Reclusão CP Detenção CP Prisão Simples Dec. Lei 3688/41 Sanções penais Penas Art. 32

Leia mais

Teoria geral da pena

Teoria geral da pena CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 54 DATA 20/10/15 DISCIPLINA DIREITO PENAL (NOITE) PROFESSOR CHRISTIANO GONZAGA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 08/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 4ª fase

Direito Penal CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 4ª fase Período 2014-2016 Da 1) CESPE - DEFENSOR PÚBLICO - DPE - PE (2015) Com relação ao concurso de crimes, julgue o seguinte item. O cálculo

Leia mais

Das partes. O juiz. Outros atos processuais (auxiliares da Justiça e terceiros)

Das partes. O juiz. Outros atos processuais (auxiliares da Justiça e terceiros) Das partes. O juiz. Outros atos processuais (auxiliares da Justiça e terceiros) O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS DAS PARTES, DO JUIZ E DOS DEMAIS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000478168 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0008813-43.2004.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que é apelante FERNANDO CUNHA FERREIRA, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Apelação Recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao Tribunal Amplo conhecimento

Leia mais

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações. PROCEDIMENTO ESP.DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA DO JÚRI Nº 2004.71.04.005970-2/RS AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACUSADO : IRENI FRANCO : ZIGOMAR TEODORO : LEOMAR CORREIA : CILDO ANANIAS : SERGIO ANANIAS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000496274 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001096-53.2013.8.26.0274, da Comarca de Itápolis, em que é apelante MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER REGIME PENAL 1. Conforme entendimento do STF, a opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação

Leia mais

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Profa. Luanna Tomaz INTRODUÇÃO Origem: Surge na França em 1884. Medida judicial que determina o sobrestamento da pena, preenchidos determinados requisitos. Natureza Jurídica:

Leia mais

PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Administração Pública é regida por vários princípios, dentre eles, o princípio da moralidade, art. 37, caput

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

Aula 13. Art Caberá recurso em sentido em estrito, da decisão, despacho ou sentença:

Aula 13. Art Caberá recurso em sentido em estrito, da decisão, despacho ou sentença: Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 13 RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE) Art. 581, CPP. Art. 581.

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VII

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VII Direito Penal Teoria da Pena Parte VII 1 - Conceito. - Instrumento alternativo de sanção penal, que objetiva a suspensão da execução da pena privativa de liberdade, mediante compromisso prestado pelo condenado

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 13 (21.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br.

Juizados Especiais. Aula 13 (21.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br. Juizados Especiais Aula 13 (21.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Juizado Especial Criminal Competência Princípios JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL

Leia mais

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Da Ação Civil Ex Delicto Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DA AÇÃO CIVIL EX DELICTO... 3 1. Noções introdutórias... 3 1.1 Modalidades de ação civil ex delicto... 4 2. Legitimidade...

Leia mais

INICIO DA AÇÃO PENAL

INICIO DA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL INICIO DA AÇÃO PENAL OFERECIMENTO DA DENÚNCIA OU QUEIXA ART.24CPPeART.129,I,CF/88 REJEIÇÃO DA DENÚNCIA OU QUEIXA- APLICA-SE AO DIREITO AO CASO CONCRETO, RESPONDENDO AO PLEITO DO INTERESSADO.

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade Terceira fase da dosimetria - Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade Terceira fase da dosimetria - Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade Terceira fase da dosimetria - Parte 2 Prof.ª Maria Cristina Sentença: Relatório / Fundamentação / Dispositivo. Terceira fase da dosimetria. Ante o exposto julgo

Leia mais

Súmula 18 STJ: A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório.

Súmula 18 STJ: A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 18 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Revisão Criminal: Questões Polêmicas. Habeas Corpus: Conceito, Espécies, Condições da Ação, Questões

Leia mais

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1 Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal Aula 1 PRÁTICA PENAL IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Bibliografia da Ementa INTRODUÇÃO AO TEMA A revisão criminal é instrumento processual que pode ser utilizado

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais