A PUBLICIDADE ENGANOSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PUBLICIDADE ENGANOSA"

Transcrição

1 compilações doutrinais VERBOJURIDICO A PUBLICIDADE ENGANOSA DIREITO PENAL DO CONSUMIDOR DR. ANDRÉ NEVES MOUZINHO ADVOGADO TRABALHO REALIZADO NO ÂMBITO DO II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA verbojuridico JUNHO 2006

2 2 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO Título: Autor: A PUBLICIDADE ENGANOSA Dr. André Neves Mouzinho Advogado Data de Publicação: Junho de Classificação Edição: Nota Legal: Direito Penal do Consumidor Verbo Jurídico - Respeite os direitos de autor. É permitida a reprodução exclusivamente para fins pessoais ou académicos. É proibida a reprodução ou difusão com efeitos comerciais, assim como a eliminação da formatação, das referências à autoria e publicação. Exceptua-se a transcrição de curtas passagens, desde que mencionado o título da obra, o nome do autor e da referência de publicação. Ficheiro formatado para ser amigo do ambiente. Se precisar de imprimir este documento, sugerimos que o efective frente e verso, assim reduzindo a metade o número de folhas, com benefício para o ambiente. Imprima em primeiro as páginas pares invertendo a ordem de impressão (do fim para o princípio). Após, insira novamente as folhas impressas na impressora e imprima as páginas imparas pela ordem normal (princípio para o fim).

3 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 3 A PUBLICIDADE ENGANOSA (*) Dr. André Neves Mouzinho ADVOGADO NOÇÃO DE PUBLICIDADE ENGANOSA NO CÓDIGO DA PUBLICIDADE E COMO CONCORRÊNCIA DESLEAL NO CÓDIGO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL Cumpre-me começar este trabalho, referindo que a Publicidade Enganosa verifica-se quando não existe conformidade entre os produtos ou serviços promovidos com o conteúdo da mensagem, violando deste modo o Princípio da Verdade (previsto no artº10º do Código da Publicidade), já que, deve respeitar a verdade não provocando um engano nos seus destinatários (quer sejam potenciais adquirentes ou consumidores finais). Para um melhor entendimento dos requisitos necessários, a fim que se verifique a publicidade enganosa, há que atender à noção prevista e dada pelo disposto no artº11º do Código de Publicidade. Antes demais, há que referir, no entanto que a Publicidade Enganosa visa proteger igualmente os consumidores, mas não só, já que tem em vista tutelar também os interesses dos concorrentes. Aliás, a Publicidade Enganosa era já reprimida anteriormente, ao movimento de tutela dos consumidores. Talvez até se possa dizer, que principalmente nem é este último interesse em que se debruça principalmente a legislação em vigor, que pune a publicidade tendo em vista o interesse dos restantes empresários. (*) Trabalho realizado no âmbito do Direito Penal do Consumidor II Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumo, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2000.

4 4 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO Por isso é que, embora se tenha descriminalizado a Publicidade Enganosa, é preciso ter em conta outros bens jurídicos que são necessários proteger, como é o caso da lealdade e sã concorrência com o consequente bom funcionamento do mercado e da própria ordem económica. Essa, é pois a razão de ser da punição prevista para os reclamos dolosos, preceituada no artº260º al.e) do Código de Propriedade Industrial (que transitou do antigo Cód. de Propriedade Industrial de 1940 artº 212º nº5). Nestes termos Quem, com intenção de causar prejuízo a outrem ou alcançar para si ou para terceiro um benefício ilegítimo, praticar qualquer acto de concorrência contrário às normas e usos honestos de qualquer ramo da actividade, nomeadamente: Al. e) Os reclamos dolosos e as falsas descrições ou indicações sobre a natureza, qualidade e utilidade dos produtos ou mercadorias; Será punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa até 360 dias. Como se vê neste momento, para a Publicidade Enganosa, além da responsabilidade civil extracontratual e da responsabilidade contraordenacional, poderá esta ser cumulativamente punida como crime no preceito referido (embora aqui só se possa falar de uma protecção reflexa dos bens jurídicos dos consumidores). De salientar, que a Publicidade Enganosa, viola, efectivamente, o direito dos consumidores, nos termos dos artsº60º nº2 da C.R.P. e 7º e 8º da Lei de Defesa do Consumidor, mas pode vir a pôr em perigo 1 ou lesar muitos outros bens jurídicos que necessitam de uma protecção adequada e específica que neste momento é insuficiente pelas razões que se apontarão neste trabalho. Como se referiu, a punição da Publicidade Enganosa foi já considerada afastada pelo Código de Publicidade de 1990, considerando-se que teria revogado tacitamente o artº40º do Dec-Lei nº 24/84. Sem entrar em grandes pormenores, dir-se-á apenas, que foi tal preceito expressamente 2 revogado pelo novo Código de Publicidade o Dec-Lei 6/95, já 1 Como diz o Prof. Silva Dias A Sociedade vê-se forçada a inventar mecanismos formais de controlo e minimização de grandes riscos, in Protecção Jurídico-Penal de Interesses dos Consumidores, 2ª Edição, Coimbra 2000, p É estranho que o Prof. Almeida Costa, ainda considere que tal preceito está em vigor, ao afirmar que Na hipótese de a conduta do agente se mostrar, em simultâneo enquadrável, no artº40º nº2, do D.L.28/84 e no artº217º do C.P., observa-se um concurso aparente, legal ou de normas, em que a segunda das mencionadas disposições, de acordo com as regras da consumpção pura, esgota a protecção conferida pelo ordenamento jurídico-penal ao caso controvertido. In Comentário Conimbricense do Código Penal, Parte Especial, Tomo II (arts.º202º a 307º), dirigido pelo Prof. Jorge de Figueiredo Dias, Coimbra Editora, 1999.

5 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 5 que o diploma de 1990, fora publicado sem a cobertura de uma lei de autorização legislativa. Sendo assim como consequência da Publicidade Enganosa foi estabelecida a responsabilidade contra-ordenacional. No entanto, tal não significa necessariamente que a punição por concorrência desleal se deva igualmente, considerar afastada, tendo-se descriminalizado a Publicidade Enganosa. Esta pode igualmente constituir um acto de concorrência desleal, como tal punível, pois o interesse que justifica a punição como delito contra a Propriedade Industrial (a tutela da lealdade e sã concorrência) pode não ser totalmente acautelado com a sanção contraordenacional de coima prevista, no artº34º al.a) do Cód. da Publicidade (que constitui a coima mais elevada a aplicar nesse diploma - vide o valor das coimas nesse preceito, variando consoante o infractor é pessoa singular ou colectiva). Portanto, hoje em dia, enquanto a proibição do reclamo enganoso é, no direito da concorrência, reflexo da disciplina da lealdade da concorrência, para os consumidores ela é ofensiva de um verdadeiro direito subjectivo o direito à informação (mas não só como veremos). Na prática, porém a repressão da Publicidade Enganosa afigura-se difícil, devido não só a problemas de acesso ao Direito, como ao carácter por vezes subtil do engano que se procura provocar. De referir também, que o engano também pode graduar-se indo desde o dolus bonus que é ainda lícito até ao verdadeiro dolo, ou seja à intenção ou consciência de provocar um erro, pela inter-ligação de meios, que já não são considerados legítimos pelas concepções dominantes do comércio, passando por uma grande variedade de situações intermédias. Note-se, na noção dada para a Publicidade Enganosa no artº11º do Cód. da Publicidade, que não é necessária a prova de um prejuízo ou de um engano concreto, basta que a mensagem publicitária possa induzir em erro ou possa prejudicar um concorrente, independentemente de lhes causar prejuízo económico Também não tem de existir animus decipiendi (intenção de enganar que faz parte do tipo ilícito previsto no artº260º al. e) do Cód. de Propriedade Industrial), nem a intenção de provocar um efeito económico perverso no consumidor ou para o concorrente (vide neste caso o referido preceito Artº260º al. e) do Cód. de Propriedade Industrial, no que se refere a esse animus).

6 6 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO Por fim, os anunciantes não se podem eximir da responsabilidade contra-ordenacional prevista no artº36º do Cód. da Publicidade. Analisando, o próprio teor das medidas cautelares previstas no artº41º 3 do referido diploma, quando a Publicidade enganosa possa acarretar riscos para a saúde, segurança, os direitos ou os interesses legalmente protegidos dos seus destinatários, de menores ou do público, poderão ser aplicados esses procedimentos, o que realça a importância que uma tutela penal eficaz (quanto a estes bens jurídicos), nestes casos, poderia dissuadir os prevaricadores desta infracção. É este, pois o leme porque me vou ligar neste trabalho, ao tentar analisar se não seria indispensável punir criminalmente a Publicidade Enganosa, como fazia o artº40º do D.L. 28/84. Analisando só um pouco mais o artº260º al. e) do Cód. de Propriedade Industrial, cumpre-me mencionar o seguinte: Basta a simples idoneidade do acto para, em abstracto, causar danos aos concorrentes em geral. O intérprete ao analisar este preceito (a própria cláusula geral do corpo do artigo e os seus requisitos), deve atender aos usos vigentes em determinado sector da actividade económica não esquecendo as condições de tempo e de lugar em que a actividade é exercida. Usos honestos 4 serão os observados pelos empresários, considerados leais pela generalidade das pessoas. A Lealdade respeita ao acto e não ao empresário que o pratica. Quanto à exigência do dolo por parte do anunciante na al. e), levará a uma protecção ténue do consumidor (ainda que só reflexamente estejam protegidos esses interesses). Interessa também referenciar, que de facto, a mensagem publicitária, lançada através dos suportes publicitários, será eventualmente dirigida fundamentalmente às camadas populacionais que dispõe de poder de compra necessário para a obtenção do produto anunciado. 3 Vide quanto à sua aplicação o Acórdão da Relação de Lisboa de , In World Wide Web, Ministério da Justiça. 4 Como dizia J.C.Moitinho de Almeida A protecção dos consumidores, face a uma publicidade cujos meios técnicos de actuação salientámos, exige ainda que os Tribunais cada vez menos tolerem condutas hoje apreciadas ainda em termos similares às manobras dos comerciantes de feira, base da teoria do Dolus Bonus, In Publicidade Enganosa, Arcádia, 1975, p.124.

7 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 7 Simplesmente, em consequência da cobertura total que, hoje em dia, os mass-media fazem de todo o espaço português, a mensagem é também recebida por outros sectores da população menos favorecidos a todos incitando ao consumo. 5 Daí a frustração que se gera entre os pobres, os subdesenvolvidos ou economicamente mais débeis, muitas vezes fonte e origem de angústia, de inveja, de ressentimentos tiberianos, que, sendo apenas estados de alma, podem, contudo, conduzir o homem (sobretudo os jovens) à prática de crimes. Por isso se falava em França de um delito de tentação. 6 O ANTERIOR CRIME DE PUBLICIDADE FRAUDELENTA NO ARTº 40º DO D.L.28/84 Prescrevia do seguinte modo o artº40º do D.L.28/84: 1 Quem na actividade publicitária relativa a bens ou serviços violar dolosamente as disposições contidas nos artigos 7º, 12º e 16º do Decreto-Lei nº303/83, de 28 de Junho, será punido com prisão até 1 ano e multa não inferior a 50 dias. 2 É punível nos termos do número anterior toda a publicidade que se traduza em comparações enganosas ou depreciativas e em falsas informações relativas a outros bens ou serviços, bem como toda a publicidade enganadora ou desleal que desrespeite normas específicas contidas em legislação especial. 3 Considera-se publicidade, para efeitos deste diploma, toda a informação de ordem comercial, industrial ou profissional feita com o objectivo directo ou indirecto de promover junto do público a venda de um bem ou a prestação de um serviço, qualquer que seja o local ou o meio de comunicação utilizado. 4 A sentença será publicada. 5 Como diz o P.Silva Dias, op.cit. p.10 A Sociedade de Consumo não só dá resposta a necessidades humanas, mas cria ela própria em larga escala essas necessidades transformando o consumidor de sujeito em objecto manipulável. 6 J.C.Moitinho de Almeida, op.cit., p.8.

8 8 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO O bem jurídico que neste preceito se pretendia tutelar e defender, coincidia primordialmente, com os interesses dos consumidores (patrimoniais) e, reflexamente com a economia (nacional) no seu todo. O sujeito activo desta infracção, poderia ser qualquer pessoa, fosse ou não profissional da actividade publicitária (embora como é óbvio fosse praticado com maior frequência por profissionais: anunciante, titular do suporte publicitário, etc.). Segundo Carlos Codeço 7 esta infracção poderia ser cometida por acção ou omissão. Poderia o sujeito activo praticar este crime por acção, quando se socorria, por exemplo, de estatísticas ou testemunhos falsos; e por simples omissão, quando por hipótese, deixara de indicar a região de certo vinho de mesa. A violação prevista no nº 1 deste artigo, dos preceitos correspondentes aos artigos 7º, 12º e 16º do DL nº 303/83 de 28 de Junho, correspondiam ao princípio da veracidade e da consequente proibição da Publicidade Enganosa. O nº 2 desta norma, previu outras modalidades deste crime de publicidade fraudulenta, já dentro do círculo da concorrência desleal. Quanto ao elemento subjectivo do crime os nº1 e nº2 era sempre dolo genérico, já que o agente devia actuar com vontade livre e consciente de violar as determinações legais sobre publicidade de bens ou serviços. Nos termos do Acórdão da Relação de Lisboa de Constitui a prática de um crime de publicidade enganosa fraudulenta a exposição, para venda, de produto alimentar em que, com propósito de obtenção de lucro, e sem que tal corresponda à realidade, esteja colocado um rótulo em que se afirme que o mesmo é recomendado pelas maiores sumidades médicas a todas as crianças, pessoas nervosas e de avançada idade. Estes dizeres supra citados, como salienta o douto acórdão, visavam promover a aquisição pelo público em geral do produto nas embalagens contido, fazendo menção de forma autorizada, a recomendações feitas por médicos e atribuindo à cevada X, ainda que indirectamente, propriedades medicinais que aquele produto não possuía, induzindo, deste modo, em erro, quanto às características desse produto, o consumidor. Deste modo o rótulo continha uma mensagem destinada aos consumidores, a qual falseava a verdade quanto às características do bem em causa, utilizando tais dizeres como meio de publicitar e 7 in Delitos Económicos, Livraria Almedina, Coimbra 1996 p.p.194/199 8 Acórdão da Relação de Lisboa de , in Worl Wide Web, Ministério da Justiça

9 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 9 popularizar o consumo de tal produto, aumentando facilmente deste modo as vendas e auferindo um lucro acumulado injustificado ao longo de quarenta anos. Tal seria também o caso, por exemplo, de dizer-se que uma água mineral é digestiva, refrescante, recomendada às pessoas que padecem do fígado. O DIREITO PENAL ECONÓMICO LATO SENSU A NECESSIDADE DE PROTECÇÃO DOS INTERESSES DIFUSOS Na sociedade de consumo irrompem novos riscos, com tendência globalizante, que coexistem com os riscos tradicionais (o consumo de massas característico das sociedades modernas regista a presença de riscos calculáveis e de riscos incontroláveis). As técnicas agressivas da publicidade de massas e dos métodos promocionais de venda induzem frequentemente os consumidores em erro em grande escala, causando danos pessoais e patrimoniais avultados. A publicidade, que não prescinde dos mais variados técnicos, artistas, sociólogos, criadores de testes e psicólogos, visa, assim, colher o consumidor no oportuno momento de ser convencido. 9 A irrupção de um novo tipo de agressões a necessidades humanas básicas realça-nos, para a urgência em mobilizar velhos e novos instrumentos de tutela para a sua protecção. Como salienta o Prof. Figueiredo Dias 10, a função do direito penal prima facie, reside na protecção de bens jurídicos, entendendo-se por estes os interesses fundamentais que se apresentam ao direito penal como valiosos. Ora, relativamente à questão aqui gizada referente ao tema em causa (Publicidade Enganosa na Sociedade de Consumo) estamos em presença por um lado de actos económicos, por outro, dos interesses ou bens jurídicos em causa serem essencialmente supra-individuais. 9 J.C.Moitinho de Almeida, op.cit. p.23. Salienta também este autor, que o texto de um anúncio, a imagem, as cores, a apresentação tipográfica, o timbre da voz, podem agindo psico-emotivamente a níveis inconscientes, influir em termos apreciáveis na decisão do consumidor p in A Reforma do Direito Penal Português. Princípios e orientações fundamentais, B.F.D.U.C., Vol.XLVIII, Coimbra, 1972, P.116.e ss.

10 10 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO O risco próprio da sociedade do risco é produzido em larga escala, ameaçando um conjunto vasto e indeterminado de pessoas. Além disso, não é controlável em si mesmo: dominável é apenas o comportamento ou comportamentos, que o podem desencadear. Estamos pois, perante novos riscos, em que, o carácter impreciso das acções e a ampla superfície dos bens jurídicos contra os quais atentam, são a nota dominante. Cabe-nos pois, aqui, trazer à luz a discussão de ser ou não necessária a intervenção do direito penal nesta matéria tão melindrosa, baseando-nos numa antecipação da tutela através da eleição de bens jurídicos vagos e do recurso a crimes de perigo abstracto. Ou seja, a repressão da publicidade enganosa terá que passar por uma criminalização de tais condutas com a inerente criação, quanto a este caso, de um novo tipo de ilícito criminal, ou será que os meios tradicionais do direito penal clássico serão suficientemente eficazes para dar resposta a este problema? Além disso terá sido uma opção legislativa correcta ao ter descriminalizado o crime de publicidade fraudulenta 11 passando-o a ilícito de mera ordenação social? 12 Iremos então de seguida debater estes problemas complexos. Tendo em conta o que acabámos de questionar, como se compreenderia que, sendo uma ofensa corporal simples punível com pena de prisão até três anos, se renunciasse à punibilidade de comportamentos que podem pôr em risco a saúde ou a segurança de centenas ou milhares de pessoas? Ou que, sendo uma burla vulgar punida com idêntica moldura penal, permanecessem impunes (ou fossem definidas como contra-ordenações) fraudes massivas, ligadas ao incitamento ao consumo ou técnicas ilícitas de venda que, tudo somado, representam o arrecadamento de grossas maquias? Os bens jurídicos que poderão aqui estar em causa e que adiante se designarão, são bens colectivos dotados de referente pessoal com carácter de direitos sociais e de interesses difusos. São da pessoa, não enquanto ser individual, mas como indistinto ser social. Ora, o titular não existe menos por ser difuso. O interesse difuso designa assim uma pretensão que não é exclusiva de um só indivíduo, antes pertence de forma idêntica a um conjunto mais ou menos indeterminado de pessoas, ou seja fragmenta-se numa pluralidade 11 Ter em conta que o movimento de neocriminalização ocorreu, em Portugal com a aprovação do Dec.Lei. 28/84 de 20 de Janeiro, que situando-se no domínio do direito penal económico, trouxe à luz algumas infracções (como era o caso do artº40º). Ferreira Monte, In Da Protecção Penal do Consumidor, Almedina, Coimbra, 1996, p O Prof. Silva Dias in op.cit.p.22 refere Hirsch: não é possível tratar uma situação típica do século XXI com equipamento intelectual e jurídico-dogmático herdado do século XVIII.

11 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 11 de situações subjectivas. São direitos circulares, no sentido em que o titular do direito é simultaneamente destinatário do dever. Desde já, é necessário distinguir o que se entende por direito penal económico em sentido estrito, ou seja, quando se tem em conta apenas o conjunto de normas jurídico-penais, que protegem a relação jurídica do intervencionismo estatal na economia, o que significa, que a ordem económica é susceptível neste sentido estrito de constituir um bem jurídico a proteger. Todavia no caso em apreço, o que nos interessa é o direito penal económico na sua acepção ampla, já que é neste, que se encontram as infracções verificadas nas relações de consumo. O mesmo é composto pelos tipos penais, que protegem a ordem económica entendida como regulação jurídica da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Falar-se-á então aqui numa perspectiva socio-económica atendendo a que, o bem jurídico directamente protegido diz respeito às próprias relações económicas v.g a confiança, o património, a saúde, a segurança, etc. É neste sentido que ganha relevo a protecção penal do consumidor, uma vez que, no plano individual, o direito penal cede lugar a outros meios de protecção. Nas relações de consumo globais e colectivas, onde marcam presença os interesses supra-individuais (difusos e colectivos), revê o direito penal (secundário) a sua função. 13 É de notar como afirma J. Marques Borges que tal direito é constituído em grande parte por delitos de perigo. À primeira vista pareceria que o enquadramento de tais infracções estaria resolvido. Mas não podemos ter em conta apenas as relações de consumo na sua vertente economicista, já que em tais relações não estão só presentes interesses económicos mas sim sobretudo aspectos psico-fisiológicos ligados directamente ao consumidor (saúde, integridade física e moral), mas, também, outros de diversa natureza, tais como a informação, a sanidade, a segurança e todos os demais aspectos técnicos. Há pois nos interesses referidos outras normas de protecção ligadas à actividade administrativa que correspondem ao direito penal administrativo. Ora, há que ter em conta tal panóplia de interesses, que podem vir a ser afectados, já que, enquanto que o direito penal económico reprime violações à ordem económica o direito penal administrativo reprime violações à ordem social. Existe assim uma complementaridade com vista a uma só realidade- - a ordem económicosocial e a tutela dos bens jurídicos ligados a tal ordem vêm pertencer ao chamado direito penal administrativo económico que além de ser extravagante, acessório ou secundário visa 13 Ferreira Monte, op.cit. p.42

12 12 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO proteger bens jurídicos de natureza supra-individual, como são o caso das infracções cometidas no incitamento ao consumo designadamente a publicidade enganosa. O direito penal secundário (que é especial em relação ao direito penal ) existe por referência aos direitos sociais e económicos consagrados na Constituição e não aos direitos, liberdades e garantias. Apesar de tais infracções se verificarem relativamente a bens jurídicos tradicionalmente ligados ao direito penal clássico porque ligados aos direitos, liberdades e garantias, não nos impedem de defender uma certa autonomização do direito penal de consumo. A consagração na lei fundamental de interesses dos consumidores constitui um índice de uma elevada relevância social, o que fornece uma indicação valiosa ao legislador penal na hora de decidir se tais direitos devem ser penalmente protegidos e quais as formas politicocriminalmente adequadas a essa protecção Silva Dias, op. Cit. p.39

13 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 13 A PUBLICIDADE COMERCIAL E A SUA CONSEQUENTE VIOLAÇÃO A PUBLICIDADE ENGANOSA A publicidade comercial é um processo de incitamento de massas como já foi salientado (vide supra) e, como tal violadora de bens jurídicos supra-individuais. Desde já convém salientar duas notas caracterizadoras da mesma: existe independentemente do consumo e em geral dirige-se a um número indeterminado de pessoas. Distingue-se também da própria informação, por nesta última faltar o elemento teleológico caracterizador da mesma o incitamento ao consumo. Já me tendo referido anteriormente ao princípio da verdade na publicidade, gostava agora de referir o princípio da inofensividade (ou da preservação da saúde e segurança do consumidor), que tem como objectivo proibir ou evitar toda a publicidade que possa incitar o consumidor a adoptar comportamentos que possam prejudicar ou fazer perigar a sua saúde ou segurança art. 13º do Código da Publicidade (neste campo é de difícil prova o nexo de causalidade entre a publicidade e o comportamento lesivo). Uma questão que se coloca aqui reside no seguinte: não estará tal infracção já abrangida por outro tipo legal de crime como as ofensas corporais ou até o homicídio, não sendo por isso necessário criar um ilícito novo? Parece que não, já que os danos daqui emergentes reportam-se a uma conduta praticada no âmbito de uma relação de consumo e além disso a publicidade é capaz de provocar esses danos a um número indeterminado de pessoas. Ora, respeitadas as regras do concurso de crimes, parece haver interesse em configurar um novo tipo de ilícito, mesmo que preveja a protecção de bens jurídicos semelhantes (vida, integridade física e psíquica, segurança, etc.), já que, pela forma especial como são ofendidos poderá ocorrer quer a lesão, quer o perigo de lesão, o que pode levar a que não sejam integralmente e perfeitamente subsumíveis naqueles tipos legais de crimes. Como se sabe e já foi salientado, o nosso legislador optou pela descriminalização, remetendo tais condutas para o ilícito de mera ordenação social (punindo com coima tais infracções). Note-se que, não fez qualquer distinção entre situações de mera perigosidade ou de mero encorajamento e situações de efectiva verificação do comportamento e de lesão, sendo duvidoso que ambos os casos sejam subsumíveis no art.13º do Código da Publicidade.

14 14 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO Também não se criou qualquer tipo legal de crime para situações em que os comportamentos daquela natureza se verifiquem, mas não se subsumam aos tipos legais de crimes já existentes. Existem pois dois tipos de situações: a conduta infractora como perigosa, apenas bastando a verificação de ser possível a publicidade incitar a tais comportamentos lesivos (dos bens jurídicos referidos, sem ser necessário os mesmos verificarem-se - sem que se produza tal lesão efectiva). Quanto ao segundo tipo abarcará a própria lesão dos bens jurídicos protegidos devido à existência dessa publicidade. Embora seja difícil demonstrar tal apetência (ou seja da própria causalidade em si, ou seja a incitação poder levar a tais comportamentos), parece importante, existir uma maior utilização da figura dos crimes de perigo para o combate a novos fenómenos sociais, anteriormente inexistentes e raros e que desencadeiam consequências insuportáveis contra as quais só o direito penal é capaz de proporcionar protecção suficiente. 15 A publicidade enganosa em si é composta de dois elementos essenciais: o elemento material consiste nas alegações, indicações ou apresentações publicitárias que são falsas, induzem em erro ou são susceptíveis de o fazer. Quanto ao primeiro caso é de fácil definição, já que consiste na pura e simples oposição à verdade. Quanto ao segundo caso, referido em França como ambiguidade, consiste em através de uma acção psicológica se criar uma certa impressão, no espírito do destinatário, fazendo-lhe crer como verdadeiro algo que, efectivamente não o é (aqui o que existe é antes uma indução em erro ou a susceptibilidade de indução em erro do destinatário). Para a determinar é necessário, relacionar a própria mensagem com o público destinatário. Quanto à regra de apreciação deverá ser mitigada, ou seja, primeiro analisa-se em abstracto, o conteúdo da mensagem independentemente do destinatário ser o consumidor médio ou não. A seguir, tendo em conta caso a caso, poderá o juiz em situações excepcionais, analisar em concreto (indivíduos que fujam do conceito de consumidor médio, como são os casos de grupos de risco crianças, adolescentes, idosos, meios rurais, baixo nível cultural e económico, etc.). Quanto ao elemento psicológico há que atender se a intenção (art.16º do Código Penal com dolo ou por negligência por não ter tido o cuidado de aferir do conteúdo enganoso da mensagem) do anunciante é relevante ou não. 15 Figueiredo Dias, Os novos rumos da politica criminal e o direito penal português do futuro in R.O.A., ano 43, 1983, p.21

15 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 15 A publicidade enganosa existe em si mesma independentemente do elemento psicológico mas para poder ser qualificada de crime terá de existir tal situação de engano (de acordo com o próprio princípio da culpa art.13º do Código Penal, ou seja poder atribuir um juízo de culpabilidade e censurabilidade ao agente). O CRIME DE PUBLICIDADE ENGANOSA COMO CRIME DE PERIGO Cumpre agora saber, se bastará para a incriminação o desvalor da acção como ofensa do bem jurídico ou bens jurídicos protegidos (por ser suficiente a actividade em si acção criminosa) ou se terá que concorrer com um qualquer resultado idóneo por ela produzido; ou seja se por a publicidade ser falsa, induzir em erro ou ser susceptível de induzir em erro, sendo em si uma acção já desvaliosa, bastará, por já preencher os elementos do tipo legal (já que existe neste caso um perigo de lesão) ou se será necessário efectivar-se a lesão, qualificando-se então como crime dano. Sendo a publicidade dirigida a um número indeterminado de pessoas incitando-as a consumir poderão daí advir vários danos v.g. do património, da saúde, da segurança, a confiança, a ordem económica, etc. Parece, que aqui o fundamental é que a acção em si é criminosa, pois preencherá os elementos do tipo, pondo em perigo a lesão de bens jurídicos, sem ser necessário a produção do resultado em si. Ela é em si mesma, uma actividade perigosa, pois o profissional pretenderá enganar o consumidor, para levá-lo a consumir. Logo temos que lançar mão, de uma protecção preventiva e não esperar por uma actuação repressiva à posteriori, pois os danos a se produzirem poderão ter consequências catastróficas, dado o número de resultados danosos que se poderão verificar, devido ao processo de incitamento das massas. Chegados a este ponto, convém distinguir o que se entende por crimes de perigo concreto e de perigo abstracto. Segundo o Prof. Eduardo Correia 16, quanto aos primeiros a lei exige a verificação efectiva desse perigo, (ou seja o perigo constará dos elementos que tipificam o crime) enquanto nos segundos, a lei não exige tal resultado, mas supõe-o iuris et de iure ou seja para a sua consumação basta a realização da conduta descrita. 16 Direito Criminal I, com a colaboração de Figueiredo Dias, Almedina, Coimbra, 1971, p.287 e s.s.

16 16 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO Se exigisse a verificação efectiva, correr-se-ia o risco de se passar imediatamente do perigo à concretização. Parece-me, que sendo assim, o crime de publicidade enganosa será um crime de perigo abstracto. Mais, o crime de publicidade enganosa, terá de ser qualificado como um crime de perigo comum, já que é susceptível de causar um dano não controlável e por isso difuso (pois põe em causa interesses supra-individuais, mesmo que integre ofensas a interesses individuais), ou seja com competência expansiva para causar alarme social (vasto e grave), sendo necessário garantir a segurança comum das pessoas como um todo individual. Sendo um crime por si, que potencia um perigo para bens jurídicos diversos, indispensáveis à vida em comum, e como fenómeno de incitamento de massas que é, todos merecem igual protecção, independentemente, de ser só um a vê-la ou senti-la e que só esse sofra ou possa sofrer o prejuízo (já que, se põe em perigo bens jurídicos de várias pessoas, não é primacial individualizar de entre esse número os que em concreto o possam sofrer). Só assim, poderá acontecer uma protecção real e eficaz do consumidor, porque preventiva e actuante, não se estando à espera de uma efectiva lesão ou uma concretização do perigo. O CRIME DE PUBLICIDADE ENGANOSA E O CRIME DE BURLA (ART. 217º DO CÓDIGO PENAL) A questão fulcral é saber, se o crime de publicidade enganosa preencherá todos os elementos típicos do crime de burla p.p. do art.217º do Código Penal. Se assim for tornase desnecessário a sua criminalização. Existe desde logo um elemento idêntico, ou seja o ânimo de obter lucro ou enriquecimento (dolo específico) por parte do agente (de notar que não é necessário efectivo enriquecimento, sendo por isso o crime de burla de resultado cortado ou parcial). Existirá uma certa diferença já no que se refere à provocação astuciosa na burla 17 (mise en scéne), já que a publicidade enganosa existirá sempre, desde que seja simplesmente falsa, 17 Neste caso há que investigar se, para além da mentira algo existe que lhe confira o atributo de astuciosa. J.J. Moitinho de Almeida, op.cit. p. 16

17 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 17 ou seja sem necessidade de uma manobra fraudulenta 18 (em que haja a própria intenção de enganar 19, idónea para induzir a vítima em erro). No caso de a vítima agir sob erro sem ter sido induzida para tal ou sem ter sido simplesmente enganada, parece não poder falar-se de crime de burla 20 Mesmo quando a publicidade não é totalmente falsa mas apenas susceptível de induzir em erro pode verificar-se a mesma, pois pode resultar tal violação de uma omissão de um dever de informar (com verdade) subjacente à publicidade. Embora aqui não se encontre grandes diferenças, pois na minha opinião é defensável a comissão por omissão do crime de burla 2122 tal como diz o Prof. Sousa e Brito 23 a eliminação da referência ao aproveitamento do erro do sujeito passivo, significam no confronto com o nº 1 do art. 212º do projecto PE 1966, uma subordinação da burla por omissão ao regime geral do art.10º do Código Penal, e, assim uma limitação do seu sancionamento ao casos em que o agente se encontra investido num dever de garante pela não verificação do resultado. Mais importante para a distinção será, o prejuízo patrimonial uma vez que o bem protegido na burla é o património. Tal requisito não estará presente na publicidade enganosa, já que tratando-se de um crime de perigo, consumar-se-á apenas na própria acção, independentemente de lesão patrimonial dos consumidores. Além disso, a publicidade 18 A confiança depositada no suporte da publicidade, assim como a imagem de um anunciante financeiramente apto, pois de outro modo seria incapaz de satisfazer os elevados encargos publicitários, são elementos que contribuem para tornar crível a fraude. Existe uma grande confiança depositada nos mais poderosos suportes publicitários (imprensa, rádio e televisão). J.J. Moitinho de Almeida op.cit. p.p. 15 e Em primeiro lugar exige-se o dolo do anunciante, dolo que, escondido em habilidosa redacção da mensagem publicitária, dificilmente se provará. J.J. Moitinho de Almeida, op.cit. p Nesta óptica, dir-se-ia que, na vida corrente, em particular no mundo dos negócios, não apenas existem múltiplas actividades que veiculam uma visão distorcida da realidade, sem que, por isso devam considerar-se, de facto, enganosas (v.g. na órbita da publicidade comercial), mas sobretudo compete, em primeira linha, às pessoas adoptarem as cautelas necessárias à defesa dos seus interesses. Em conformidade, só na hipótese do comportamento pelo especial engenho ou astúcia que reveste se mostrar susceptível de iludir o cuidado que no sector em causa, normalmente se espera de cada um, se estaria perante uma situação merecedora de tutela jurídico-criminal. Almeida Costa, in op.cit p O Prof. Figueiredo Dias (vide actas do projecto do Código Penal de 1982 BMJ 287, de Junho de 1979), salientou que a expressão aproveitou (o erro ou o engano) deveria sair, pois tal levaria à punição da burla por omissão. Contrariamente defendeu o Prof. Eduardo Correia que não se deveria afastar a punição da burla por omissão já que a eliminação dessa expressão significa o afastamento da possibilidade de realização geral da burla por omissão, violando apenas um dever de esclarecimento mas não a possibilidade de realização por omissão nas condições específicas do art. 10º: a exigência típica do resultado, o que se verifica, e a existência de uma posição de garante. Assim sendo, o silêncio de alguém que tem um dever de esclarecimento fundado numa posição especial de protecção do património alheio (fundada na lei, num contrato, etc.) ou no controlo de uma fonte de perigo (a ingerência) configura uma astúcia por omissão subsumível ao tipo do art.217º. In Silva Dias, op.cit. p Contra Ferreira Monte op.cit. p.138 e 139. Fernanda Palma e Rui Pereira, O crime de burla no Código Penal de , in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vol.xxxv, 1994, p.326 e s.s. 23 in Direito Penal II, 1981, Lisboa, p.135 e s.s.

18 18 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO enganosa, poderá afectar outros bens jurídicos, além do património, como a ordem económica, a confiança no mercado ou a saúde, segurança, etc. Logo, não parece certo, integrar a publicidade enganosa no crime de burla pelas regras da consumpção, já que raramente se verificará uma mise en scéne na publicidade enganosa, e além disso sendo um crime de perigo, não necessita da produção de uma lesão efectiva como o crime de burla quanto ao património, pelo que poderá ter já ocorrido o crime de publicidade enganosa e não ter ocorrido um crime de burla. Seria pois, altamente nefasto, estar a exigir a produção de prejuízo patrimonial para a verificação de um crime de burla publicitária (tendo em conta que a permissão do prejuízo de massas cuja repressão penal já não evitaria, seria para o infractor um resultado aceitável e um risco que correria, atendendo aos lucros que obteria com tal publicidade). Logo o crime em si, de burla publicitária, não abarcará todas as situações dignas de protecção penal pelas razões apontadas, embora à falta de melhor, ser no fundo um mal menor, ter de se recorrer à burla (publicitária) para tutelar e proteger os interesses dos consumidores. Analisando o crime de burla, verificamos que ele não cobre determinadas agressões contra os interesses económicos dos consumidores. Pensado para a tutela do património individual, ele não constitui o instrumento adequado para responder a lesões de interesses difusos que surgem no âmbito de relações globais e colectivas como são cada vez mais as relações de consumo 24. A mera existência do crime de publicidade enganosa é suficiente para a punição penal independentemente da produção de prejuízos e do enriquecimento do infractor ou da existência de manobras fraudulentas. Gostava de salientar em conclusão que a publicidade não se confunde com a venda à distância, nomeadamente com a venda por correspondência. Mas se na publicidade vai incluída a proposta de venda e essa proposta é falsa ou induz em erro, de certo modo, o crime de publicidade enganosa está consumado e, como tal, é suficiente para consubstanciar também, o crime, enquanto venda à distância. 24 Silva Dias, in op.cit.p.80

19 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 19 A NECESSIDADE DE TUTELA PENAL DA PUBLICIDADE ENGANOSA Por certo como já vimos, dada a homogeneidade do chamado direito penal secundário - e dada a existência de uma distinção material entre o direito penal clássico ou de justiça e o direito penal administrativo extravagante, secundário ou económico-social impôs-se que aquele fosse minimamente condensado por forma a que exorbitasse o Código Penal, contendo em alguns aspectos, uma disciplina assaz diferente da que existe no direito penal geral. 25 Como se sabe o direito penal só pode intervir quando se torna necessária (princípio da necessidade de intervenção conjugado com o princípio da intervenção penal mínima) a protecção de bens jurídicos, bens esses socialmente relevantes e dignos de tutela penal. Mesmo um bem jurídico penalmente relevante, se for violado, poderá não intervir o direito penal, se outros mecanismos se revelarem eficazes para a sua protecção. O direito penal só deve intervir onde se verificam lesões insuportáveis das condições comunitárias essenciais da livre realização e desenvolvimento da personalidade de cada homem. O legislador constituinte optou, claramente, por consagrar, ao nível da Constituição (art. 60º), certos valores ligados ao consumidor e, portanto, às relações de consumo, como sendo indispensáveis para a própria vida, valores esses sem o respeito pelos quais não seria possível o entretecimento de tais relações. O direito penal, através das estratégias preventivas referidas, pode desempenhar aqui um papel valiosíssimo, já que, qualquer sanção de natureza civil ou administrativa ou ainda qualquer sanção pecuniária extra-penal como será o caso da coima pode não dissuadir o profissional que, pesados os factores favoráveis e desfavoráveis, poderá considerar ainda interessante praticar a infracção aludida. Como diz o Prof. Faria Costa 26, haverá uma situação de perigo sempre que a produção do resultado desvalioso é mais provável que a sua não produção, o que acontece indubitavelmente pelas razões atrás apontadas na publicidade enganosa (incitamento de 25 Ferreira Monte, in op.cit. p Citação feita por Ferreira Monte in, op.cit. p. 303

20 20 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO massas, interesses supra-individuais 27, o consumidor é mais vulnerável e pouco preparado existindo um desequilíbrio evidente), pois os destinatários convencidos e ludibriados em tais processos de comunicação persuasivos serão em maior número dos que não são influenciados. Para o Prof. Faria Costa há perigo sempre, que através de um juízo de experiência, se possa afirmar que a situação em causa comportava uma forte probabilidade de o resultado desvalioso se vir a desencadear ou acontecer. Atendendo à diversidade já aludida, deste processo de incitamento ao consumo, poder levar à afectação de vários bens jurídicos, não parece defensável devido a essa variedade de bens a proteger, que se fossem multiplicar a criação de ilícitos-tipo na modalidade de perigo concreto levando ao desabrochar de vários tipos legais de crimes (aqui está toda a relação do consumo em causa, não sendo conveniente, individualizar ou proteger por serem mais ou menos relevantes determinados bens jurídicos). Parece-nos pois essencial, de acordo com o Prof. Ferreira Monte tipificar tais infracções como crimes de perigo abstracto, já que nestas não está em causa a ofensa de bens jurídicos concretos mas antes o desvalor de cuidado de perigo, embora nos mesmos se continue a proteger um bem jurídico com dignidade penal 28 (que protegem nestes casos ou promovem imediatamente, se bem que só por forma indirecta, bens jurídicos sociais Prof. Figueiredo Dias). Nestas situações, em que tais processos, podendo pôr em perigo bens jurídicos, não nos oferecem claramente o perigo da ofensa de determinados bens jurídicos, será pois suficiente, formular o tipo legal de crime de forma a contemplar-se o desvalor de cuidado de perigo, sem a preocupação de o fazer ligar à existência de um perigo como integrante do tipo de ilícito, nem à concreta protecção de bens jurídicos. Também o Prof. Silva Dias, ao referir-se à necessidade de protecção de crimes contra a saúde e segurança dos consumidores, admite que possam ser incriminadas formas antecipadas de ameaça aos bens jurídicos em causa (relativos a interesses difusos), como seria o caso da incriminação da publicidade que induz o consumidor à prática de actos que põem em perigo a sua saúde e segurança (como incitamento à auto-colocação em perigo massiva no ilícito criminal criado). 27 A proibição jurídico-penal de comportamentos económicos só é legítima para defender direitos ou interesses pessoais, individuais ou difusos. Para sancionar condutas meramente disfuncionais ao sistema económico existem mecanismos alternativos, nomeadamente o direito das contra-ordenações. Silva Dias, in op.cit.p Como diz Startenwerth só se pode falar de crimes de perigo abstracto em relação a bens jurídicos concretos.

21 ANDRÉ NEVES MOUZINHO A PUBLICIDADE ENGANOSA : 21 Por último, gostava muito resumidamente de salientar um ponto de extrema importância e de grande controvérsia nos meios doutrinários, como seja: apesar de no direito penal clássico, em larga medida, vigorar o princípio societas delinquere non potest, não impede que a protecção penal do consumidor, por se inserir no direito penal secundário e por aqui se verificar uma maior aceitação e instituição da responsabilidade criminal das pessoas colectivas, seja feita com a possibilidade destas poderem efectivamente ser responsabilizadas e punidas criminalmente. A defesa da impossibilidade da responsabilização criminal das pessoas colectivas levaria à desprotecção do consumidor por serem aquelas as principais protagonistas das infracções verificadas no consumo, além de que tal defesa só se compreenderia em função de princípios dogmáticos ultrapassáveis em prol de uma justiça efectiva 29. Sob pena, de estar a ser exaustivo, dir-se-á concluindo este pequeno estudo, que o recurso à criminalização da publicidade enganosa através da figura dos crimes de perigo abstracto será a via adequada para fazer face aos problemas levantados a que como vimos o direito penal clássico não consegue dar uma resposta suficiente e integral. Note-se que tal entendimento e postura perante tais situações, não impede a concepção dos crimes de desobediência a ordens e prescrições emanadas de órgãos centrais e titulares do consumo em geral e dos processos de incitamento em particular. 29 Também o Prof. Silva Dias realça que qualquer ampliação da responsabilidade criminal nesta área deverá passar pela criação de incriminações contra bens jurídicos supra-individuais implicados nas relações de consumo consagrando-se assim a responsabilidade criminal das pessoas colectivas, até para obviar aos problemas suscitados pela autoria de tais crimes, in op.cit. p.79

22 22 : A PUBLICIDADE ENGANOSA VERBOJURIDICO BIBLIOGRAFIA Almeida, J.J. Moitinho, Publicidade Enganosa, Arcádia, 1975 Brito, Sousa e, Direito Penal II, 1981, Lisboa Codeço, Carlos Emílio, Delitos Económicos, Livraria Almedina, Coimbra, 1986 Comentário Conimbricense do Código Penal, parte especial, tomo II (arts.202º a 307º), dirigido por Jorge Figueiredo Dias, Coimbra Editora, 1999 Dias, Silva, Protecção Jurídica Penal dos Consumidores, 2ª edição, Coimbra, 2000 Gonçalves, M. Maia, Código Penal Português Anotado, 10ª Edição, Almedina, Coimbra, 1996 Monte, Mário Ferreira, A Protecção Penal do Consumidor, Almedina, Coimbra, 1996 Palma, Fernanda e Pereira, Rui, O Crime de Burla no Código Penal de , in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Vol.XXXV, 1994 Pinto, Paulo Mota, Direito da Publicidade, Coimbra, 1999 Robalo, António Domingues Pires, Código Penal Português, Livraria Petrony, Lda Editores, 1997 World Wide Web, Acórdãos dos Tribunais da Relação e do Supremo Tribunal de Justiça, Ministério da Justiça

PROPOSTA DE LEI N.º 151/IX APROVA O REGIME DA RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS. Exposição de motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 151/IX APROVA O REGIME DA RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS. Exposição de motivos PROPOSTA DE LEI N.º 151/IX APROVA O REGIME DA RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS Exposição de motivos Vários instrumentos de direito convencional comunitário, assim como diversas decisões-quadro

Leia mais

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE

circular ifdr Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública SÍNTESE: ÍNDICE N.º 01/2008 Data: 2008/07/16 Noção de Organismo de Direito Público para efeitos do cálculo de despesa pública Elaborada por: Núcleo de Apoio Jurídico e Contencioso e Unidade de Certificação SÍNTESE: A

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume I - Princípios Gerais. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção. www.oportaldaconstrucao.

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume I - Princípios Gerais. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção. www.oportaldaconstrucao. Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume I - Princípios Gerais um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a expressa

Leia mais

PARECER N.º 45/CITE/2011

PARECER N.º 45/CITE/2011 PARECER N.º 45/CITE/2011 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

TRIBUNAL CRIMINAL DA COMARCA DE LISBOA 1º JUÍZO-2ª SECÇÃO

TRIBUNAL CRIMINAL DA COMARCA DE LISBOA 1º JUÍZO-2ª SECÇÃO 1 - RELATÓRIO Nos presentes autos de processo comum, com intervenção do Tribunal Singular, o Ministério Público deduziu acusação contra Maria Silva, nascida a 11 de Setembro de 1969, natural de Coimbra,

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil Responsabilidade Civil Trabalho de Direito Civil Curso Gestão Nocturno Realizado por: 28457 Marco Filipe Silva 16832 Rui Gomes 1 Definição: Começando, de forma, pelo essencial, existe uma situação de responsabilidade

Leia mais

Parecer n.º 02/P/2008/GPDP. Assunto: Pedidos de fornecimento dos dados de cliente do hotel por parte do Serviço Competente A à Companhia B

Parecer n.º 02/P/2008/GPDP. Assunto: Pedidos de fornecimento dos dados de cliente do hotel por parte do Serviço Competente A à Companhia B Parecer n.º 02/P/2008/GPDP Assunto: Pedidos de fornecimento dos dados de cliente do hotel por parte do Serviço Competente A à Companhia B A Companhia B vem pedir a nossa opinião sobre a situação de que,

Leia mais

PARECER N.º 81/CITE/2012

PARECER N.º 81/CITE/2012 PARECER N.º 81/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Lei Nº 134/99, De 28 De Agosto Proíbe As Discriminações No Exercício De Direitos Por Motivos Baseados Na Raça, Cor, Nacionalidade Ou Origem Étnica

Lei Nº 134/99, De 28 De Agosto Proíbe As Discriminações No Exercício De Direitos Por Motivos Baseados Na Raça, Cor, Nacionalidade Ou Origem Étnica Lei Nº 134/99, De 28 De Agosto Proíbe As Discriminações No Exercício De Direitos Por Motivos Baseados Na Raça, Cor, Nacionalidade Ou Origem Étnica Lei n.º 134/99, de 28 de Agosto Proíbe as discriminações

Leia mais

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Omissão de Notificação da Doença DIREITO PENAL - Omissão de Notificação de Doença CP. Art. 269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja

Leia mais

Por outro lado, estabelece ainda o referido preceito a susceptibilidade da Norma Regulamentar emitida se aplicar igualmente aos mediadores de seguros.

Por outro lado, estabelece ainda o referido preceito a susceptibilidade da Norma Regulamentar emitida se aplicar igualmente aos mediadores de seguros. Não dispensa a consulta da Norma Regulamentar publicada em Diário da República NORMA REGULAMENTAR N.º 03/2010-R, DE 18 DE MARÇO DE 2010 Publicidade Pelo Decreto-Lei n.º 8-A/2002, de 11 de Janeiro, foram

Leia mais

A organização dos meios humanos na empresa

A organização dos meios humanos na empresa António Malta A organização dos meios humanos na empresa 1. Para poder desempenhar a sua função económica geral produção de bens ou prestação de serviços a empresa tem necessariamente que contar com uma

Leia mais

REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE DAS EMPRESAS DO GRUPO EDP

REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE DAS EMPRESAS DO GRUPO EDP REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE DAS EMPRESAS DO GRUPO EDP Aprovado em reunião do Conselho de Administração Executivo da EDP Energias de Portugal, S.A. (EDP) em 25 de Março de 2008 Capítulo I Disposições

Leia mais

Parecer da Associação dos Advogados de Macau sobre a Proposta de Lei do Regime da Repressão dos Actos de Corrupção no Comércio Internacional

Parecer da Associação dos Advogados de Macau sobre a Proposta de Lei do Regime da Repressão dos Actos de Corrupção no Comércio Internacional Parecer da Associação dos Advogados de Macau sobre a Proposta de Lei do Regime da Repressão dos Actos de Corrupção no Comércio Internacional I - Introdução Foi solicitado à Associação dos Advogados de

Leia mais

M1 DIRECTIVA DO CONSELHO de 10 de Setembro de 1984 relativa à publicidade enganosa e comparativa. (JO L 250 de 19.9.1984, p. 17)

M1 DIRECTIVA DO CONSELHO de 10 de Setembro de 1984 relativa à publicidade enganosa e comparativa. (JO L 250 de 19.9.1984, p. 17) 1984L0450 PT 12.06.2005 002.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B M1 DIRECTIVA DO CONSELHO de 10 de Setembro de 1984 relativa à publicidade enganosa

Leia mais

Processo de arbitragem n.º 78/2015. Sentença

Processo de arbitragem n.º 78/2015. Sentença Processo de arbitragem n.º 78/2015 Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional

Leia mais

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL FABRICIO DOS SANTOS RESUMO A sociedade virtual, com suas relações próprias vem se tornando uma nova realidade para a responsabilidade

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DO DALLAS FUNDAMENTAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE DISPENSA DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL

PLANO DE PORMENOR DO DALLAS FUNDAMENTAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE DISPENSA DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE DISPENSA DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL Deliberação da Reunião Câmara Municipal de 29/11/2011 DIRECÇÃO MUNICIPAL DE URBANISMO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PLANEAMENTO URBANO DIVISÃO

Leia mais

PARECER DA UGT SOBRE A INTERDIÇÃO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NÃO REMUNERADOS

PARECER DA UGT SOBRE A INTERDIÇÃO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NÃO REMUNERADOS PARECER DA UGT SOBRE A INTERDIÇÃO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NÃO REMUNERADOS A UGT sempre valorizou o Programa Nacional de Estágios e a necessidade do aumento do número destes, independentemente de

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO?

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO? RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO? O mundo sindical tem tido várias reacções a este conceito, nem sempre favoráveis, sendo certo que deve haver consciência de que uma certa medida

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos O conhecimento da ascendência verdadeira é um aspecto relevante da personalidade individual,

Leia mais

SUSPENSÃO DO PROCESSO NO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS

SUSPENSÃO DO PROCESSO NO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS SUSPENSÃO DO PROCESSO NO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS No Processo Penal Português está plasmado o princípio da suficiência daquele, o qual, nos termos do disposto no artigo 7.º, n.º 1, CPP, prevê

Leia mais

O REGIME DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012

O REGIME DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 27 de Fevereiro de 2012 O REGIME DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 Introdução O Decreto-Lei n.º 32/2012, de 13 de Fevereiro, que regula a execução do Orçamento do Estado para 2012, aprovado

Leia mais

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado Regulamento dos Estágios da Assembleia da República para Ingresso nas Carreiras Técnica Superior Parlamentar, Técnica Parlamentar, de Programador Parlamentar e de Operador de Sistemas Parlamentar Despacho

Leia mais

II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho II Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho A responsabilidade civil e criminal no âmbito da SHST Luís Claudino de Oliveira 22/maio/2014 Casa das Histórias da Paula Rego - Cascais Sumário 1.

Leia mais

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Despacho n.º 19 642/2007 de 30 de Agosto

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Despacho n.º 19 642/2007 de 30 de Agosto Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária Despacho n.º 19 642/2007 de 30 de Agosto Considerando que a entidade fiscalizadora do trânsito Câmara Municipal de Lisboa através da Polícia Municipal e da EMEL,

Leia mais

carácter intencional ou não intencional da sua violação.

carácter intencional ou não intencional da sua violação. NOVAS MEDIDAS, PROCEDIMENTOS E RECURSOS PARA ASSEGURAR O RESPEITO DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL No passado dia 1 de Abril foi publicado o Decreto-Lei nº 16/2008, que transpôs para a nossa ordem

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha.

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha. Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha Regulamento Da PAP (Prova de Aptidão Profissional) Cursos Profissionais (Portaria

Leia mais

DECRETO N.º 37/VIII. Artigo 1.º Objecto. Artigo 2.º Sentido e extensão

DECRETO N.º 37/VIII. Artigo 1.º Objecto. Artigo 2.º Sentido e extensão DECRETO N.º 37/VIII AUTORIZA O GOVERNO A ALTERAR O REGIME JURÍDICO QUE REGULA A ENTRADA, PERMANÊNCIA, SAÍDA E AFASTAMENTO DE ESTRANGEIROS DO TERRITÓRIO NACIONAL A Assembleia da República decreta, nos termos

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

Lei nº. 109/91 de 17 de Agosto Lei da criminalidade informática

Lei nº. 109/91 de 17 de Agosto Lei da criminalidade informática Lei nº. 109/91 de 17 de Agosto Lei da criminalidade informática A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164º, alínea d), 168º, nº 1, alínea c), e 169º, nº. 3, da Constituição, o seguinte:

Leia mais

PRIORIDADES NO EXERCÍCIO DOS PODERES SANCIONATÓRIOS

PRIORIDADES NO EXERCÍCIO DOS PODERES SANCIONATÓRIOS LINHAS DE ORIENTAÇÃO sobre as PRIORIDADES NO EXERCÍCIO DOS PODERES SANCIONATÓRIOS RELATIVAS À APLICAÇÃO DO ARTIGO 7.º, N. os 1 e 2 DA LEI N.º 19/2012, DE 8 DE MAIO Relatório sobre a Consulta Pública Relatório

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL compilações doutrinais VERBOJURIDICO FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL DR. MIGUEL PRIMAZ DR. JOÃO BERNARDO GUEDES ADVOGADOS verbojuridico DEZEMBRO 2008 2 : FUNDOS DE INVESTIMENTO

Leia mais

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º,

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º, DIRECTIVA DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 1985 relativa à protecção dos consumidores no caso de contratos negociados fora dos estabelecimentos comerciais (85/577/CEE) O CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Leia mais

Assunto: Consulta Pública nº1/2010. Exmos. Senhores,

Assunto: Consulta Pública nº1/2010. Exmos. Senhores, Assunto: Consulta Pública nº1/2010 Exmos. Senhores, Fundada em 13 de Outubro de 1994 por diversas empresas de Rádio e Televisão e Associações de Imprensa e de Rádio, a Confederação Portuguesa dos Meios

Leia mais

DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872

DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872 DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872 Revista em Março de 2009 Entidades Municipais, Intermunicipais e Metropolitanas ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1 8 OBJECTIVO 9 FUNÇÕES EQUIVALENTES AO COMPROMISSO DO REVISOR

Leia mais

Condições da Apólice de Seguro

Condições da Apólice de Seguro Condições da Apólice de Seguro Minuta de Apólice de Responsabilidade Civil Profissional de Projectistas Requerida para Qualquer Contratação da PARQUE ESCOLAR, E.P.E. O seguro de RC Profissional, nos exactos

Leia mais

Grupo Parlamentar SAÚDE PELOS UTENTES DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE. Exposição de motivos

Grupo Parlamentar SAÚDE PELOS UTENTES DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE. Exposição de motivos Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº./ X CARTA DOS DIREITOS DE ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE PELOS UTENTES DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE Exposição de motivos A espera por cuidados de saúde é um fenómeno

Leia mais

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos A Lei n.º115/99, de 3 de Agosto, estabeleceu o regime jurídico das associações representativas dos imigrantes e seus descendentes, prevendo o reconhecimento

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Mantido pelo acórdão nº 34/10, de 17/12/10, proferido no recurso nº 14/10 Não transitado em julgado ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Processo nº 187/2010 I OS FACTOS 1. O Município de Gondomar remeteu,

Leia mais

Ajuste Directo. (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 03/2015

Ajuste Directo. (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 03/2015 Ajuste Directo (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 03/2015 Aquisição de Serviços de Criação de imagem e Fornecimento de Material de divulgação da oferta comercial CADERNO DE ENCARGOS

Leia mais

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Parecer da Federação Académica do Porto A participação de Portugal na subscrição da Declaração de Bolonha em Junho de 1999 gerou para o Estado

Leia mais

PARECER N.º 38/CITE/2005

PARECER N.º 38/CITE/2005 PARECER N.º 38/CITE/2005 Assunto: Parecer nos termos do n.º 3 do artigo 133.º do Código do Trabalho e da alínea j) do n.º 1 do artigo 496.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho Não renovação de contrato

Leia mais

Informação complementar ao Relatório de Governo das Sociedades referente ao Exercício de 2007

Informação complementar ao Relatório de Governo das Sociedades referente ao Exercício de 2007 BANIF SGPS S.A. Sociedade Aberta Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Funchal Sede Social: Rua de João Tavira, 30, 9004 509 Funchal Capital Social: 250.000.000 Euros * Número único de matrícula

Leia mais

Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada

Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada Por vezes surgem perguntas relativas a Intermediários Promotores

Leia mais

REVISÃO DO CÓDIGO DA PUBLICIDADE

REVISÃO DO CÓDIGO DA PUBLICIDADE REVISÃO DO CÓDIGO DA PUBLICIDADE Alterações Substanciais ao Código da Publicidade Publicidade dirigida a menores e intervenção dos menores na Publicidade (art. 14.º do CP) A DGC salienta a necessidade

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

Programação e Execução das Operações de Reabilitação Urbana

Programação e Execução das Operações de Reabilitação Urbana Programação e Execução das Operações de Reabilitação Urbana Conferência Reabilitação Urbana e Arrendamento Oportunidades do novo regime jurídico Lisboa, 7 de Março de 2013 Claudio Monteiro Sumário Linhas

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO ACIDENTES DE TRABALHO CONCEITOS - PROCEDIMENTOS INTERNOS - Divisão Administrativa Serviço de Segurança e Higiene no Trabalho Índice CÂMARA Nota Prévia...2 1. Legislação Aplicável...2 2. Âmbito...3 3. Conceitos...3

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Resultado Nexo de causalidade Tipicidade RESULTADO Não basta existir uma conduta. Para que se configure o crime é necessário

Leia mais

DIREITO AO ESQUECIMENTO NA INTERNET / / LIBERDADE DE INFORMAÇÃO (CASO PORTUGUÊS)

DIREITO AO ESQUECIMENTO NA INTERNET / / LIBERDADE DE INFORMAÇÃO (CASO PORTUGUÊS) DIREITO AO ESQUECIMENTO NA INTERNET / / LIBERDADE DE INFORMAÇÃO (CASO PORTUGUÊS) Cartagena das Índias, 15 de Outubro de 2013 Carlos Campos Lobo Índice Enquadramento Direito ao esquecimento Quadro normativo

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701 Directriz de Revisão/Auditoria 701 RELATÓRIO DE AUDITORIA ELABORADO POR AUDITOR REGISTADO NA CMVM SOBRE INFORMAÇÃO ANUAL Fevereiro de 2001 ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1-4 OBJECTIVO 5-6 RELATÓRIO DE AUDITORIA

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO FISCAL

REGULAMENTO DO CONSELHO FISCAL REGULAMENTO DO CONSELHO FISCAL O presente instrumento regulamenta a composição, exercício da competência, deveres, funcionamento e serviços de apoio do Conselho Fiscal da Sonae SGPS, SA. COMPOSIÇÃO 1.

Leia mais

CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS

CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS António Gonçalves Henriques AMBIENTE Conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações, e dos factores económicos, sociais e culturais

Leia mais

Empreendedorismo e Segurança Jurídica. António Raposo Subtil Raposo Subtil & Associados Sociedade de Advogados, RL

Empreendedorismo e Segurança Jurídica. António Raposo Subtil Raposo Subtil & Associados Sociedade de Advogados, RL Empreendedorismo e Segurança Jurídica António Raposo Subtil Raposo Subtil & Associados Sociedade de Advogados, RL Empreendedorismo a criação/investimento num ambiente de risco acrescido.. Empreendedorismo

Leia mais

Decreto-Lei n.º 111/2000 de 4 de Julho

Decreto-Lei n.º 111/2000 de 4 de Julho Decreto-Lei n.º 111/2000 de 4 de Julho Regulamenta a lei que proíbe as discriminações no exercício de direitos por motivos baseados na raça, cor, nacionalidade ou origem étnica A Lei n.º 134/99, de 28

Leia mais

Minuta de Apólice de Responsabilidade Civil Profissional de Projectistas Requerida para Qualquer Contratação da PARQUE ESCOLAR, E.P.E.

Minuta de Apólice de Responsabilidade Civil Profissional de Projectistas Requerida para Qualquer Contratação da PARQUE ESCOLAR, E.P.E. Minuta de Apólice de Responsabilidade Civil Profissional de Projectistas Requerida para Qualquer Contratação da PARQUE ESCOLAR, E.P.E. No entanto, para que o nível de exigência aqui definido não constitua

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 6/ B / 2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril]

RECOMENDAÇÃO N.º 6/ B / 2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] Número: 6/B/2004 Data: 25-03-2004 Entidade visada: Secretária de Estado da Administração Pública Assunto: Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública. Promoção a técnico superior de 1.ª classe. Processo:

Leia mais

Processos apensos T-6/92 e T-52/92. Andreas Hans Reinarz contra Comissão das Comunidades Europeias

Processos apensos T-6/92 e T-52/92. Andreas Hans Reinarz contra Comissão das Comunidades Europeias Processos apensos T-6/92 e T-52/92 Andreas Hans Reinarz contra Comissão das Comunidades Europeias «Funcionários Acto que causa prejuízo Reembolso das despesas com auxiliares médicos e enfermagem Redução

Leia mais

Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6)

Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6) Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6) O Provedor de Justiça, no uso da competência prevista no artigo 281.º, n.º 2, alínea d), da Constituição da República Portuguesa,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 255/99 de 7 de Julho- Versão27-08-2013. Texto consolidado com as alterações introduzidas pela Lei 5/2013 (texto sublinhado a amarelo)

Decreto-Lei n.º 255/99 de 7 de Julho- Versão27-08-2013. Texto consolidado com as alterações introduzidas pela Lei 5/2013 (texto sublinhado a amarelo) Decreto-Lei n.º 255/99 de 7 de Julho- Versão27-08-2013 Texto consolidado com as alterações introduzidas pela Lei 5/2013 (texto sublinhado a amarelo) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito 1. O

Leia mais

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Mediação Familiar Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Altera a Organização Tutelar de Menores, nomeadamente através da introdução de novos artigos de que destacamos aquele que se refere à mediação Artigo 147.º

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 8/2010 Projecto de Orientação Técnica relativa ao desenvolvimento dos sistemas de gestão de riscos e de controlo interno das entidades gestoras de fundos de pensões 31

Leia mais

Ética no exercício da Profissão

Ética no exercício da Profissão Titulo: Ética no exercício da Profissão Caros Colegas, minhas Senhoras e meus Senhores, Dr. António Marques Dias ROC nº 562 A nossa Ordem tem como lema: Integridade. Independência. Competência. Embora

Leia mais

Lei nº 52/2003, de 22 de Agosto

Lei nº 52/2003, de 22 de Agosto Lei nº 52/2003, de 22 de Agosto Lei de combate ao terrorismo (em cumprimento da Decisão Quadro nº 2002/475/JAI, do Conselho, de 13 de Junho) - Décima segunda alteração ao Código de Processo Penal e décima

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I. Artigo 1º Âmbito de aplicação

REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I. Artigo 1º Âmbito de aplicação REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Artigo 1º Âmbito de aplicação 1. O presente Regulamento Disciplinar é aplicável aos estudantes do ISAL - Instituto Superior de Administração e

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

Proposta de alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Posição da CAP

Proposta de alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Posição da CAP Proposta de alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho Posição da CAP Em Geral Na sequência da publicação do novo Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12

Leia mais

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil Responsabilidade Civil Responsabilidade civil, dano e Regimes de Responsabilidade: A responsabilidade civil pode ser classificada em responsabilidade por culpa, pelo risco ou pelo sacrifício, dependendo

Leia mais

Universidade Nova de Lisboa ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA

Universidade Nova de Lisboa ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA REGULAMENTO O Regulamento do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho (CEMT) visa enquadrar, do ponto de vista normativo, o desenvolvimento das actividades inerentes ao funcionamento do curso, tendo

Leia mais

Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado.

Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado. 1 Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado. Artigo 25.º, n.ºs 3 e 4 da Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto O valor da remuneração do(s)

Leia mais

Ajuste Directo. (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 02/2015

Ajuste Directo. (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 02/2015 Ajuste Directo (alínea a) do n.º 1 do artigo 20º do CCP) Procedimento 02/2015 Aquisição de Serviços de Social Media Marketing e de Criação de espaços virtuais de divulgação CADERNO DE ENCARGOS INDICE CADERNO

Leia mais

Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby

Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby Processo CJ n.º: 38/2015 Jogo: Recorrente Relator: GD Direito / CDUL (Campeonato da Divisão de Honra) Lino António Salema Noronha Tudela

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS REGULAMENTO ÉTICO ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 1400-113 Lisboa Tel: 21 303 32 00 Fax: 21 303 32 01 e-mail: erse@erse.pt www.erse.pt Regulamento Ético

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 72 / 2006. I - Introdução

DELIBERAÇÃO Nº 72 / 2006. I - Introdução DELIBERAÇÃO Nº 72 / 2006 I - Introdução A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) tem recebido, com muita frequência, um grande número de pedido de acessos a dados pessoais de saúde de titulares

Leia mais

Quando falamos de prevenção no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no. Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm como objectivo

Quando falamos de prevenção no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no. Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm como objectivo 1 - Em que consiste a prevenção? Quando falamos de prevenção no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm como objectivo eliminar ou reduzir

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ADMINISTRADORES:

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ADMINISTRADORES: RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ADMINISTRADORES: E A CORPORATE GOVERNANCE MARIA DA CONCEIÇÃO CABAÇOS ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO MINHO 18 de Novembro de 2015 PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL Para que os

Leia mais

Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 163/X PROÍBE AS DISCRIMINAÇÕES NO EXERCÍCIO DE DIREITOS POR MOTIVOS BASEADOS NA DEFICIÊNCIA.

Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 163/X PROÍBE AS DISCRIMINAÇÕES NO EXERCÍCIO DE DIREITOS POR MOTIVOS BASEADOS NA DEFICIÊNCIA. Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 163/X PROÍBE AS DISCRIMINAÇÕES NO EXERCÍCIO DE DIREITOS POR MOTIVOS BASEADOS NA DEFICIÊNCIA Fundamentação No plano legislativo o combate à discriminação dos cidadãos

Leia mais

P R E M I S S A S P A R A E L A B O R A Ç Ã O D E C O N T R A T O D E P R E S T A Ç Ã O D E S E R V I Ç O S D E A R Q U I T E C T U R A

P R E M I S S A S P A R A E L A B O R A Ç Ã O D E C O N T R A T O D E P R E S T A Ç Ã O D E S E R V I Ç O S D E A R Q U I T E C T U R A P R E M I S S A S P A R A E L A B O R A Ç Ã O D E C O N T R A T O D E P R E S T A Ç Ã O D E S E R V I Ç O S D E A R Q U I T E C T U R A O Pelouro do Apoio à Prática Profissional entendeu estabelecer um

Leia mais