A REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO JOGOS NA MATEMÁTICA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE APARENTEMENTE NÃO DEU CERTO. RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO JOGOS NA MATEMÁTICA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE APARENTEMENTE NÃO DEU CERTO. RESUMO"

Transcrição

1 A REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO JOGOS NA MATEMÁTICA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE APARENTEMENTE NÃO DEU CERTO. Amália Fonte Basso 1 Mariane Giovanella 2 Lucileine Sanches Rampasso 3 Elaine Cristina Seraphim dos Santos 4 RESUMO O presente texto faz um breve relato das atividades realizadas na escola EMEB Profa. Inês Prado Zamboni localizada na cidade de Itatiba, SP decorrentes do sub projeto Jogos na Matemática do projeto PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolvido por quatro bolsistas do curso de Pedagogia da USF, sob orientação de quatro professoras da escola e de uma coordenadora, professora da Universidade São Francisco. Tem, portanto, a intenção de demonstrar o que foi realizado no desenvolvimento do projeto. Procuramos relatar a experiência do subprojeto nas salas dos segundos e quartos anos. A fim de contribuir para o aprendizado da matemática dos alunos do 2º e 4º anos e utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na universidade, desenvolvemos em dupla, um projeto de jogos, como subprojeto do PIBID, para cada ano, de acordo com suas características, envolvendo a matemática que pudesse instigar os alunos na construção do raciocínio e capacidades matemáticas. Os desafios que se colocam dentro do cotidiano da escola evidenciam a dificuldade em obter sucesso em atividades com jogos e outras tantas atividades que são planejadas pelo professor. Isso tudo vai, de certa forma, frustrando expectativas docentes, fragmentando as práticas pedagógicas e pouco contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: jogos na matemática, experiência em sala de aula, educação matemática. 1 Curso de Pedagogia/USF, PIBID 2 Curso de Pedagogia/USF, PIBID 3 Prefeitura Municipal de Itatiba, Escola Inês Prado Zamboni 4 Prefeitura Municipal de Itatiba, Escola Inês Prado Zamboni

2 O presente texto faz um breve relato das atividades realizadas na escola EMEB Profa. Inês Prado Zamboni localizada na cidade de Itatiba, SP decorrentes do sub projeto Jogos na Matemática do projeto PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolvido por quatro bolsistas do curso de Pedagogia da USF, sob orientação de quatro professoras da escola e de uma coordenadora, professora da Universidade São Francisco. Tem, portanto, a intenção de demonstrar o que foi realizado no desenvolvimento do projeto. Procuramos relatar a experiência do subprojeto nas salas dos segundos e quartos anos. A fim de contribuir para o aprendizado da matemática dos alunos do 2º e 4º anos e utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na universidade, desenvolvemos em dupla, um projeto de jogos, como subprojeto do PIBID, para cada ano, de acordo com suas características, envolvendo a matemática que pudesse instigar os alunos na construção do raciocínio e capacidades matemáticas. A proposta foi criada tendo por base o pensamento de Grando (2004), no qual as atividades com jogos necessitam ser planejadas, envolvendo momentos de intervenção pedagógica com jogos no sentido de tornar o jogo pedagógico. Nesse sentido planejamos atividades com jogos adequados às turmas que desenvolveríamos o subprojeto. Para os 2os anos seriam trabalhados os jogos presentes no livro didático (que acompanha um encarte com sugestões de jogos e problematizações sobre o jogo). Para os 4os anos planejamos um trabalho com jogos diversificados, disponíveis na escola, ou mesmo que pudemos confeccionar, considerando as necessidades de conteúdos matemáticos que os alunos vinham trabalhando na sala de aula. Acreditávamos que as atividades de jogos propostas pelos professores despertariam nos alunos a reação de alegria em desenvolver a atividade. Que o interesse no jogo, nas regras e nos desafios envolveriam os alunos, estimulando suas ações. Defendíamos que era necessário uma intervenção pedagógica no jogo, garantindo a aprendizagem significativa, não utilizando do jogo como um passatempo. Como dissemos anteriormente, para os segundos anos, trabalhamos com os jogos de um livro de matemática, de acordo com sua proposta. O livro trabalhado foi adotado pela escola justamente pela sua variedade e qualidade dos jogos propostos por ele, bem como pela sua metodologia que trazia o registro de cada jogo. Entretanto, os materiais foram confeccionados e adaptados conforme as necessidades que foram surgindo.

3 Inicialmente organizamos a sala de jogos para receber os alunos, começamos com os jogos do palito 5. As crianças estavam bem agitadas. Consideramos uma situação normal, visto que estavam vivenciando uma nova experiência. Para cada jogo aplicado criávamos uma situação problema e juntamente produzíamos os registros de cada aluno. Os jogos foram aplicados com o auxilio das professoras de cada sala, realizando as intervenções necessárias. Os alunos demonstraram muito interesse pelos jogos, respeitando as regras e trabalhando coletivamente. O projeto, para o quarto ano, contemplava atividades de quatro operações, raciocínio lógico matemático e situações-problema. Todos pautados no princípio da ludicidade na sala de aula e em forma de jogos. Primeiramente, elaboramos o projeto, de forma teórica, reunindo todo o quanto foi possível de teoria adquirida nas aulas de metodologia do ensino de matemática, da universidade, e analisando diversas propostas de jogos matemáticos que pesquisamos. Com a aprovação das orientadoras, combinamos um dia em cada semana para realizar as atividades. O desenvolvimento dos jogos em sala de aula se deu inicialmente, uma vez por semana, na sala de jogos, que organizamos anteriormente. Resolvemos começar com o jogo nunca 10 no ábaco, antes de iniciar o que havíamos planejado no projeto, para perceber como estava o conhecimento dos alunos quanto ao sistema de numeração decimal. Os alunos demonstraram estranhamento com a atividade diferenciada em matemática no primeiro dia. Percebemos que não estavam acostumados a brincar com números e faziam as jogadas mecanicamente, com medo de errar, e na maioria deles, sem familiaridade com regras. Porém, no segundo dia, já se sentiam, no final da atividade, mais a vontade e explorando melhor os materiais e suas potencialidades. Resolvemos então, começar com os jogos que planejamos no subprojeto inicialmente. Entretanto, no decorrer do 5 O jogo do palito é um jogo que exercita a habilidade de contar. Com uma quantidade de palitos sobre a mesa, para grupos de 3 crianças, as mesmas realizam jogadas, com o auxilio de um dado, em que o valor jogado no dado deverá ser a quantidade de palitos retiradas pelos jogadores. Vence o jogo que terminar com a maior quantidade de palitos.

4 semestre, devido ás atividades e outros projetos realizados concomitantemente ao projeto de jogos, o mesmo sofreu muitas alterações e não conseguimos cumprir todo o planejamento. Precisamos diante da realidade, adaptar várias vezes as atividades e os horários, modificamos o projeto, inserindo atividades e suprimindo muitas outras, de modo que acabamos nos restringindo a realizar em todo o semestre apenas o jogo abuse e use das quatro operações. Por força da rotina, que se estabeleceu durante o período, percebemos que os alunos não estavam preparados para corresponderem às nossas expectativas com relação aos jogos que planejamos e a rotina escolar, por outro lado, não tínhamos a oportunidade para que pudéssemos preparar essas crianças para atingir os nossos objetivos. A rotina das classes com as quais trabalhávamos, passavam por um momento conturbado. As professoras precisavam atender às dificuldades de seus alunos, darem conta de seus planejamentos, recebendo seus cinco bolsistas do PIBID, cada qual com seus projetos, uma vez por semana. Alguns estagiários que frequentavam suas salas, também com seus projetos pedagógicos a cumprir e nós, com nosso subprojeto de Jogos na matemática que não fluía como esperávamos. Sem considerar as demais situações pelas quais passava a escola, em que uma delas foi a necessidade de desmontar a sala de jogos para atender a demanda de outras atividades, também necessárias à escola. Diante do cenário, em determinado momento, decidimos realizar as atividades com jogos, que eram semanais, a cada quinze dias. Entretanto, percebemos que isso prejudicou o desenvolvimento das crianças. Uma vez que se esqueciam das regras e do andamento da atividade e a familiarização com o jogo ficava comprometida. O que não contribuiu muito com o aprendizado que propomos construir. Os longos períodos que ficávamos sem jogar e os reduzidos momentos que jogávamos diante da necessidade de trabalhá-los mais, contribuiu para que o subprojeto tivesse pouca contribuição para a aprendizagem matemática das crianças. Aliado à isso, sentíamos uma certa frustração em não atingir nossas expectativas com o subprojeto, uma vez que, pelos estudos que realizamos sobre o jogo, bem como no planejamento de nossas atividades com jogo, estávamos confiantes que seria diferente.

5 Compreendendo a situação da sala e das professoras no momento, e após muita adaptação no planejamento, realizávamos as atividades de jogos quando era possível, o que tornou essa realização cada vez mais descontínua. Até que terminamos o ano e decidimos encerrar esse subprojeto. Analisando essa trajetória, pudemos concluir que, se por um lado não conseguimos contribuir significativamente com a aprendizagem matemática dos alunos, aprendemos a ver o cotidiano escolar com os olhos da realidade, compreendendo suas inconsistências e descontinuidades, bem como a respeitar suas necessidades que se fazem urgentes apesar da emergência essencial da escola em promover o aprendizado do aluno. Aprendemos também que conviver com a frustração, diante de um subprojeto elaborado com muitas expectativas, mas que não aconteceu na prática, faz parte do cotidiano escolar e ensina que diante daquilo que esperamos, existe um emaranhado de situações que podem ou não contribuir para o que efetivamente queremos da realidade, dos alunos e dos nossos pares. Com relação ao trabalho com jogos em aulas de matemática fica claro para nós, a partir de nossas experiências de que ele é possível de ser desenvolvido, que os alunos se sentem bastante envolvidos, entretanto há uma necessidade de continuidade, de que haja um planejamento e de que ele seja desenvolvido com começo, meio e fim. Há, também, a necessidade de se organizar o espaço para que seja desenvolvido, bem como que os alunos aprendam a se organizar e se habituem quanto à realização de um trabalho com jogos. Certamente, os desafios que se colocam dentro do cotidiano da escola evidenciam a dificuldade em obter sucesso em atividades com jogos e outras tantas atividades que são planejadas pelo professor. Isso tudo vai, de certa forma, frustrando expectativas docentes, fragmentando as práticas pedagógicas e pouco contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Referência Bibliográfica GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. Editora Paulus, 2004.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES Lauro Chagas e Sá Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Campus Vitória proflaurosa@gmail.com

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA

O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA Laurena Fragoso Martinez Blanco Acadêmica do Curso de Pedagogia da UNICENTRO Irati e bolsista do Programa Institucional de Iniciação á

Leia mais

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores.

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores. 00465 A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA Regina Helena Munhoz Professora Adjunta Departamento de Matemática UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina RESUMO

Leia mais

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA Maria Paula de Morais Silva¹; Renally Gonçalves da Silva²; Alessandro Frederico da Silveira³ ¹Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

Relato PIBID-FIFE

Relato PIBID-FIFE Relato PIBID-FIFE - 2017 Subprojeto Matemática Iago de Oliveira Doria Relato de experiência Durante o primeiro semestre da graduação em Matemática, ingressamos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva

Leia mais

Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento

Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento Cristiano Fagundes Cemin Universidade de Caxias do Sul cfcemin@gmail.com Cristina Mie Ito Cereser Universidade de Caxias do Sul crismieito@yahoo.com.br

Leia mais

A DIVERSIDADE DE UMA SALA MULTISSERIADA E MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR.

A DIVERSIDADE DE UMA SALA MULTISSERIADA E MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR. A DIVERSIDADE DE UMA SALA MULTISSERIADA E MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR. Patrícia dos Santos Zwetsch (Apresentadora/ Acadêmica do sétimo semestre do Curso de Graduação em Pedagogia- Diurno, bolsista

Leia mais

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA NO APOIO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PEREIRA, Ana Célia

Leia mais

ATIVIDADES ARTICULADORAS ENTRE PIBID/PNAIC: OLHARES DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS

ATIVIDADES ARTICULADORAS ENTRE PIBID/PNAIC: OLHARES DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS ATIVIDADES ARTICULADORAS ENTRE PIBID/PNAIC: OLHARES DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS Enisia Tolardo Magnavita 1 Silvia Leticia dos Santos Franca 2 O presente relato de experiências tem por objetivo apresentar

Leia mais

RELATOS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

RELATOS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID RELATOS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID Valéria Lago da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB leyllalago@hotmail.com Evaneila Lima França Universidade

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS ISSN 2316-7785 ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS Taís Maiara Conrad tais_conrad@hotmail.com Alexandre da Silva alexandre-xande95@hotmail.com Ana Paula do Prado Donadel donadel@uri.edu.br

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Evaneila Lima França

Leia mais

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Rubia Oliveira da Silva rubiauesb@hotmail.com Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Marcelo Araujo Lino

Leia mais

UTILIZANDO O JOGO AVANÇANDO COM O RESTO PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO. Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

UTILIZANDO O JOGO AVANÇANDO COM O RESTO PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO. Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental UTILIZANDO O JOGO AVANÇANDO COM O RESTO PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO Geliaine Teixeira Malaquias 1 Vítor Martins do Carmo 2 Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM

O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM Lethicia Ormedo Leite Canhete1; Liliane Thomaz dos Santos2; Almerinda

Leia mais

UTILIZANDO O JORNAL ESCOLAR COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA EM SALA DE AULA

UTILIZANDO O JORNAL ESCOLAR COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA EM SALA DE AULA UTILIZANDO O JORNAL ESCOLAR COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA EM SALA DE AULA Área Temática: Meio Ambiente Coordenador(a): Jane Schumacher 1 Autor: Eduardo da Luz Rocha 2 RESUMO: Este trabalho foi elaborado

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: JOGO DA MEMÓRIA DAS AMÉRICAS

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: JOGO DA MEMÓRIA DAS AMÉRICAS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: JOGO DA MEMÓRIA DAS AMÉRICAS LIMA, Lucas Francisco Souza de 1 ; MOTA, Paulo Cesar²; LIMA, João Donizete Resumo: O presente

Leia mais

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO *Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO RESUMO Este artigo irá tratar sobre a experiência e as contribuições que o PIBID (Programa

Leia mais

OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR.

OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. Vanessa C. SchefferAutor IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes vascheffer@yahoo.com.br Patrícia T. Mendonça IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes pattytmendonca@hotmail.com

Leia mais

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS Alaiane Silva da Cunha Mendonça Lai1989paulo@hotmail.com Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE AVILA, Nelci RAMOS, Vanessa VIEGAS, Sirlei Universidade Luterana do Brasil nessabitenca@gmail.com O presente trabalho

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA - 2015...o brinquedo desperta interesse e curiosidade... Rubem Alves Autora: Rita Siqueira Público alvo: alunos

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

PIBID QUÍMICA. Isabel Cristina Teixeira da Silva. Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Machado Ellensohn Prof.ª. Dr.ª Mara Jappe Goi

PIBID QUÍMICA. Isabel Cristina Teixeira da Silva. Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Machado Ellensohn Prof.ª. Dr.ª Mara Jappe Goi PIBID QUÍMICA Isabel Cristina Teixeira da Silva Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Machado Ellensohn Prof.ª. Dr.ª Mara Jappe Goi Identificação: Meu nome é Isabel Cristina Teixeira da Silva, tenho 26 anos e

Leia mais

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA Eixo: Ciências Exatas e da Terra Rubens Parker HUAMAN Instituto de Física/IFUSP

Leia mais

De Olho nas Reações. Apresentação

De Olho nas Reações. Apresentação De Olho nas Reações Apresentação A atividade lúdica De Olho Nas Reações é um jogo de cartas que foi inspirado no jogo conhecido popularmente como Copo d água. Entretanto, várias adaptações nas regras foram

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID CARVALHO, Samila Costa 1 SOUZA, Thais Lima de 2 TURINO, Roberta3 FRANCISCO, Alda Maria Silva 4 INTRODUÇÃO As dificuldades encontradas

Leia mais

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Alessandra Natália dos Passos alessandrapassos@sou.faccat.br FACCAT Claudete Fischer da Silva claudetesilva@sou.faccat.br FACCAT Dionata Gustavo Schoenardie dionata.schoenardie@sou.faccat.br

Leia mais

PORTFÓLIO PIBID. Bolsista: Aline Palma Meirelles

PORTFÓLIO PIBID. Bolsista: Aline Palma Meirelles PORTFÓLIO PIBID Bolsista: Aline Palma Meirelles Bagé/RS 2017 PORTFÓLIO PIBID Relatório da 2ª semana do mês de Abril 10 de abril de 2017 (segunda-feira): Foi realizada observação e monitoria na E.M.E.F.

Leia mais

Mês de Março. Mês de Abril

Mês de Março. Mês de Abril Escola: Justino Costa Quintana Bolsista: Débora Renata Costa Rezende Supervisora: Profª Aniele Torma Bagé/ RS - 2017 Mês de Março No mês de março ingressei no PIBID, fui muito bem recebida pelo grupo do

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA Simone Pereira Dias UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga - SP siperdias@yahoo.com.br Milena Aparecida Batelo Ramos UNIFEV Centro

Leia mais

Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática

Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática Giseli Verginia Sonego 1, Sandra Denise Stroschein 2, Raiane Jacqueline Conci 3, Taís Amanda Giovanella Becker 4

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação Mariana de Araújo Stocchero (Pibid Música/UFMS) Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA

O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA Bolsista ID: SANGUANINI,Aline, GUZATTI, Jaqueline de Lúcia Supervisora: DALBETO, Angela Maria Coordenadora do Subprojeto Pedagogia: SAMPAIO,Raquel

Leia mais

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES Rafael Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba rafaelpereira.jt@hotmail.com Jailson Lourenço de Pontes

Leia mais

PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Suelen Janaina de Oliveira Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Bolsista do Programa de Iniciação à Docência/CAPES.

Leia mais

DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UNIUBE Universidade de Uberaba ISSN: 2318-387X www.revistas.uniube.br DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Márcia Cusinato Xavier Universidade Federal do Triângulo Mineiro, marciacusinatoxavier@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 2014/15/16 PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)-GT08 RESUMO Este trabalho foi realizado com

Leia mais

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS Adriane Regina Bravo Mendes Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo professoraadriane.pnaic@gmail.com Suseli de Paula Vissicaro Prefeitura

Leia mais

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PERSPECTIVAS QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Gracy Eveliny Santos Mól 1 Jorge Luiz Ferreira 2 Estevão Carvalho Pereira 3 Antônio Henrique

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS OLIVIA EVANGELISTA BENEVIDES THIANE ARAUJO COSTA TRABALHANDO A MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENCIADA A

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÁREA DO SUBPROJETO INTRODUÇÃO

JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÁREA DO SUBPROJETO INTRODUÇÃO JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Helena ten Caten dos Santos (Apresentadora/ Acadêmica do 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria/ Bolsista do subprojeto

Leia mais

Mancala, uma família de jogos e saberes

Mancala, uma família de jogos e saberes Mancala, uma família de jogos e saberes Douglas Moreira da Silva 1 Pollyana Ferreira de Souza 2 TURMA SUGERIDA PARA A APLICAÇÃO: Pode ser trabalhado a aplicação do Jogo em turmas de 6 º ao 9º OBJETIVOS:

Leia mais

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA Resumo 1. Gracy Eveliny Santos Mól 1 IFES gracyeveliny@hotmail.com Estevão Carvalho Pereira 2 EEEFM Belmiro Teixeira

Leia mais

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval Autora Rosangela Silva Barros dos Santos 1 rosangelasilvabarros@hotmail.com Dr. Hamilton Afonso de Oliveira 2 hamiltonafonso@uol.com.br

Leia mais

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 1. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Raciocínio Lógico, Resolução de

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 1. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Raciocínio Lógico, Resolução de TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 1 ASSUNÇÃO, Ricardo Gomes 2 Problemas. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Raciocínio Lógico, Resolução de Introdução O Torneio de Jogos Matemáticos (TJM) é um projeto de extensão

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Emanuela Suassuna de Araújo (1) Begna Janine da Silva Lima (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade

Leia mais

Aparecida Guedes dos Santos Autora Graduanda em Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aparecida Guedes dos Santos Autora Graduanda em Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA MURAL CORREIO NA SALA: UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA ¹ Aparecida Guedes dos Santos

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA

O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA Grazielle de Souto Pontes Haus 1 Fabíola da Cruz Martins 2 Alecxandro Alves Vieira 3 RESUMO Esse trabalho tem o intuito de relatar

Leia mais

Pibid: brincando e letrando

Pibid: brincando e letrando CCNEXT - Revista de Extensão, Santa Maria v.3 - n.ed. Especial XII EIE- Encontro sobre Investigação na Escola, 2016, p. 949 953 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM IISSN on-line: 2179-4588

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1 Bruna Maroso De Oliveira 2, Andressa Tais Diefenthäler 3, Maira Simoni

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE Pedro Alcântara Martins Fontes Junior 1 Fabio Guedes 2 Universidade De Uberaba; pedroalcantara_11@hotmail.com; guedes316@hotmail.com

Leia mais

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Petrônio Fernandes da Silva; Anderson Diego Silva Gonçalves; Jânio Elpídio de Medeiros. Universidade Federal da Paraíba, petroniof9@gmail.com;

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM TEA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PAULO FREIRE 1

INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM TEA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PAULO FREIRE 1 INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM TEA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PAULO FREIRE 1 Autor: José Jean Torres da Silva Santos Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Belém.

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS Carlos Henrique Lange carloshenriquelange@hotmail.com José Guilherme Simion Antunes guisimion@gmail.com Juliana Raupp raupp_juliana@yahoo.com

Leia mais

EXPÊRIENCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

EXPÊRIENCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EXPÊRIENCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA OLIVEIRA, Gressiele Pereira de 1 gressielepereira@hotmail.com SANTOS, Valnice carvalho

Leia mais

De Olho nas Fórmulas Orgânicas

De Olho nas Fórmulas Orgânicas De Olho nas Fórmulas Orgânicas Apresentação A atividade lúdica De Olho Nas Fórmulas Orgânicas é um jogo de cartas que foi inspirado no jogo conhecido popularmente como Copo d água. Entretanto, várias adaptações

Leia mais

O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA

O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA Paulo Marcos Ribeiro da Silva pmribeirogen2@hotmail.com Edumatec UFPE, Brasil Tema: Pensamento Aritmético Modalidad:

Leia mais

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática. SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida de Moraes Escola 31 de Março shiamo@seed.pr.gov.br Rita de Cássia Amaral Vieira Universidade Estadual de Ponta Grossa rcamaral@hotmail.com

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Curso de Licenciatura em matemática Programa institucional de bolsas de iniciação a docência.

Universidade Federal do Pampa Curso de Licenciatura em matemática Programa institucional de bolsas de iniciação a docência. Universidade Federal do Pampa Curso de Licenciatura em matemática Programa institucional de bolsas de iniciação a docência Portfólio Bolsista: Mônica Lopes Pires Mês Abril/2017 Segunda feira dia 10/04.

Leia mais

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3.

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. Trabalho de Iniciação à Docência ¹- Acadêmica do Curso de

Leia mais

TREINAMENTO PARA A 1ª FASE DA OBMEP 2014: 6º E 7º ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI

TREINAMENTO PARA A 1ª FASE DA OBMEP 2014: 6º E 7º ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI ISSN 2316-7785 TREINAMENTO PARA A 1ª FASE DA OBMEP 2014: 6º E 7º ANOS DA E.B.M. ANITA BERNARDES GANANCINI Aleff Russi 1 aleffrussi@outlook.com Casandra Posseltt de Souza¹ cassandraposseltt@gmail.com Cristiane

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA Francisca Renata Silva Barbosa 1 Antônio Sergio Barbosa da Silva 2 Solonildo Almeida da Silva 3 Resumo O presente trabalho tem como

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Paula Roberta Galvão Simplício paularoberta.gs@gmail.com Leonara Evangelista de Figueiroa Leonara100@gmail.com

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO RECURSO AOS JOGOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO RECURSO AOS JOGOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO RECURSO AOS JOGOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rayssa de Oliveira Lopes¹; Rosângela Araújo da Silva²; Jamerson Fernando Confort Martins³ ¹ Instituto Federal

Leia mais

ESTIMULANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ESTIMULANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTIMULANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Marcicleide Matias da Silva; Juliana Cordeiro da Silva; Bruno Lopes Oliveira da Silva Instituto

Leia mais

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br Luciana Tavares de Sousa LUADAIL@uft.edu.br Kaled Sulaiman Khidir kaled@uft.edu.br Severino

Leia mais

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula Fernanda Bitencourt Franco 1 Lauro Viana da Rosa Junior ² Ana Paula Flores Botega ³ Resumo: Trabalhar

Leia mais

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Ana Cláudia Veríssimo Machado 1 Ana Paula de A. S. Magalhães 2 Sandra Assunção Negreiros Rodrigues 3 Pôster: GT Diálogos Abertos sobre a Educação

Leia mais

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM MATEMÁTICA 1

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM MATEMÁTICA 1 O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM MATEMÁTICA 1 Emanoela Alessandra Ernandes 2, Isabel Koltermann Battisti 3. 1 Texto produzido a partir de vivências como estagiária

Leia mais

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA Anelise Hodecker 1 FURB Universidade Regional de Blumenau lyzi_182@hotmail.com Resumo O artigo apresenta uma atividade

Leia mais

O PIBID E A MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ALUNOS DE UM SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA

O PIBID E A MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ALUNOS DE UM SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA O PIBID E A MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ALUNOS DE UM SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA Francisca Terezinha Oliveira Alves Universidade Federal da Paraíba ftoalves@yahoo.com.br Resumo:

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COMO FORMA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA

AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COMO FORMA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COMO FORMA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA Resumo DA SILVA, Renata Moura Discente do Curso de Matemática

Leia mais

EIXO TEMÁTICO: Relatos de experiências em oficinas e salas de aula. Oficinas de Iniciação Teatral no IE

EIXO TEMÁTICO: Relatos de experiências em oficinas e salas de aula. Oficinas de Iniciação Teatral no IE Suzana Cristina Witt (Autora) André de Souza Macedo; Clarice Dorneles Nejar; Gabriela Tarouco Tavares; Iassanã Martins da Silva; Italo Cassará; Janaína Moraes Franco; Mariana Silva Freitas; Priscila da

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ARIANE LORENA DE SOUZA SILVA NATHALIA FONSÊCA CINTRA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ISSN 2316-7785 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Philipe Rocha Cardoso 1 philipexyx@hotmail.com Leidian da Silva Moreira 2 keit_julie@hotmail.com Daniela Souza

Leia mais

USO DE JOGOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

USO DE JOGOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ISSN: 2176-3305 USO DE JOGOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Thais Aparecida Rezende Souza 1 Jaqueline Carvalho Machado 2 Laís Silva Mesquita 3 Mylena Pasquêwitti Lima 4 Agda Lovato Teixeira

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS Rafael Marinho Sousa 1 ; Francisca Givanilda Rodrigues do Nascimento 2 ; Layane Pereira de Brito 3 ; Antônio

Leia mais

EDUCAÇÃO E CULTURA: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CONTOS POPULARES

EDUCAÇÃO E CULTURA: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CONTOS POPULARES EDUCAÇÃO E CULTURA: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CONTOS POPULARES Milene Barbosa Alves 1 Raimunda Claudia Loiola das Neves 2 Simone Azevedo dos Santos 3 Vânia Maria de Araújo Passos 4 RESUMO: Sabe-se que a literatura

Leia mais

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA NUM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE O BRASIL E O TIMOR-LESTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA NUM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE O BRASIL E O TIMOR-LESTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA NUM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE O BRASIL E O TIMOR-LESTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Camila Nicola Boeri 1 Resumo Este artigo apresenta

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA JOÃO PAULO M. DE SOUZA MÔNICA SANTOS RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO RECIFE

Leia mais