RESOLUÇÃO Nº 001/2015 CONSU/IFAC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO Nº 001/2015 CONSU/IFAC"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO Nº 001/2015 CONSU/IFAC Dispõe sobre Regulamentação da Carga Horária Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. A PRESIDENTE SUBSTITUTA DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei n /2008 e pela Portaria IFAC nº 361, de 29/04/2014, publicada no DOU nº 81, seção 2, de 30/04/2014, considerando a deliberação do Conselho Superior ocorrida durante a 3 reunião ordinária em 19 de dezembro de 2014 e o art. 20 e 21, da Resolução n 191, de , que aprova do Regimento Interno do Conselho Superior, CONSIDERANDO o que dispõe no Decreto nº /1987; CONSIDERANDO o que dispõe na Portaria Ministerial nº 475/1987; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei 8.112/90; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei de 1993; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei 9.394/1996; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei de 1997; CONSIDERANDO o que dispõe no Decreto nº 5.773/2006; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei /2008; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei /2008; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei /2012; CONSIDERANDO o que dispõe na Lei /2013; RESOLVE: Art. 1º Regulamentar a carga horária docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Art. 2º - Esta resolução deve ser publicada no Boletim de Serviço e no Portal do IFAC. Rio Branco - AC, 26 de Janeiro de Paula de Lacerda Santos Ribeiro Presidente Substituta do Conselho Superior

2 RESOLUÇÃO Nº 001/2015 CONSU/IFAC ANEXO I REGULAMENTO DA CARGA HORÁRIA DOCENTE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento normatiza a carga horária docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre com base no Decreto nº /1987, na Portaria Ministerial nº 475/1987, na Lei 8.112/90, Lei nº 8.745/1993, na Lei 9.394/1996, Lei de 1997, no Decreto nº 5.773/2006, na Lei /2008, na Lei /2008, na Lei /2012 e na Lei /2013. Art. 2º O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, em diferentes modalidades e níveis de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com suas práticas pedagógicas. Parágrafo único. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, criado nos termos da Lei nº , de 29 de dezembro de 2008, rege-se pela legislação federal e pelos seguintes instrumentos normativos: I. Estatuto; II. Regimento Geral; III. Plano Desenvolvimento Institucional PDI; IV. Resoluções do Conselho Superior; V. Atos da Reitoria. Art. 3º - A normatização tem como objetivo orientar o planejamento e o acompanhamento da distribuição de atividades na carga horária do docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, com as seguintes diretrizes: I. Estimular e valorizar a produção acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. II. Estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos aos indicadores acadêmicos institucionais, que conduzem a excelência nas avaliações de cursos e programas do IFAC; III. Definir referenciais que possibilitem equalizar a força de trabalho dos campus do IFAC, respeitadas as suas particularidades; IV. Balizar a concepção, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI do IFAC; V. Valorizar o perfil da Instituição conforme a Lei nº /2008.

3 CAPÍTULO II DO REGIME DE TRABALHO DOCENTE Art. 4º Os docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre estão submetidos a um dos seguintes regimes de trabalho: I. 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva, às atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou gestão e representação institucional. II. Tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho. III. Tempo integral de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, observando 2 (dois) turnos diários completos, sem dedicação exclusiva, para áreas com características específicas, em caráter excepcional, mediante aprovação do Conselho Superior. Parágrafo único. Os regimes de trabalho discriminados, neste Artigo, correspondem ao desempenho de atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou gestão e representação institucional que não devem ultrapassar dois turnos diários completos e devem estar previstas, no respectivo Plano Individual de Trabalho. Art. 5º Os docentes em regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva são impedidos de exercer outra atividade remunerada, pública ou privada, com exceção das atividades previstas no art. 21, da Lei /12. Art. 6º Temporariamente, e desde que haja disponibilidade orçamentária, o docente em regime de 20 (vinte) horas poderá ser vinculado ao regime de 40 horas semanais, nas seguintes hipóteses: I. ocupação de cargo de direção, função gratificada ou função de coordenação de curso; ou; II. participação em outras ações de interesse institucional definidas pelo. 1º A disponibilidade orçamentária deverá ser verificada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, observado o Banco de Professor Equivalente do IFAC; 2º A alteração dependerá da inexistência de acúmulo de cargos, a ser declarada pelo docente. Art. 7º O horário de expediente do docente deverá estar de acordo com os horários de funcionamento da sua unidade de lotação, respeitando-se o intervalo de 11 (onze) horas para interjornadas e, de 02 (duas) horas para intrajornada, legalmente previstos. Art. 8º Para efeito de integralização da carga horária docente ficam definidos os seguintes grupos de docentes: I - GRUPO 1: constituído pelos docentes em regime de trabalho de 20 horas, preferencialmente com atividades de ensino com possibilidades de pesquisa e extensão. II - GRUPO 2: constituído pelos docentes em regime de trabalho de 40 horas e/ou dedicação exclusiva com atividades de ensino e possibilidades de pesquisa e extensão. III - GRUPO 3: constituído pelos docentes em cargos de gestão. IV - GRUPO 4: constituído pelos docentes substitutos e temporários contratados em regime de 20 ou 40 horas.

4 CAPÍTULO III DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO Art. 9º De acordo com este Regulamento, os docentes deverão entregar à Diretoria de Ensino, semestralmente, um Plano Individual de Trabalho (PIT). Art. 10 O PIT é o detalhamento da(s) atividade(s) exercida(s) pelo docente, contendo a carga horária semanal destinada às atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou de gestão e representação, devendo: I. explicitar as atividades de ensino, complementares de ensino, pesquisa, extensão e/ou de gestão, quando for o caso, estabelecendo a distribuição da carga horária entre as diversas atividades. II. ser elaborado utilizando-se o formulário contido no Anexo III desta Resolução, tendo como base os quadros contidos no Anexo II; III. ser apresentado à Diretoria de Ensino, semestralmente, em até 15 (quinze) dias após o início do semestre letivo. 1º Caberá à Direção de Ensino de cada Câmpus cumprir, conforme estabelecido neste Regulamento, a aprovação e acompanhamento da execução do PIT. 2º Além das atividades previstas no PIT, o professor poderá contemplar como carga horária, outras atividades que surgirem no decorrer do semestre (aulas, seminários, encontros, palestras, projetos de pesquisa e/ou extensão, dentre outras) e que não estavam previstas no referido Plano, desde que autorizadas pela Direção de Ensino. 3º Caberá a Diretoria de Ensino publicizar a carga horária referente a ensino, pesquisa, extensão e/ou gestão e representação institucional de cada docente, no Boletim de Serviço, após o prazo de 15 (quinze) dias do prazo final da entrega do PIT, ou de sua atualização. CAPÍTULO IV DAS ATIVIDADES DE ENSINO Art. 11 As atividades de ensino compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino ofertados pelo IFAC, conforme estabelecido no Anexo II. Art. 12 Consideram-se atividades de ensino: I - Aulas; II - Preparação didática; III - Atendimento ao aluno; IV - Orientação de alunos.

5 1º Será considerada aula a unidade de tempo dedicada ao ensino teórico, prático, de laboratório ou afim, previsto nos planos de ensino dos cursos ofertados pelo IFAC. 2º As aulas poderão ser ministradas nas modalidades presencial e/ou à distância, desde que previstas no Projeto Pedagógico do Curso. 3º Será considerada preparação didática a elaboração de material de ensino, preparação das aulas, produção e correção dos instrumentos de avaliação, registro acadêmico e demais atividades relacionadas no Anexo II, quadro III, podendo ser desenvolvida em local (dentro ou fora da instituição) e horário de livre escolha do docente. 4º O atendimento aos estudantes, de caráter obrigatório, é o momento que o docente disponibiliza para dirimir dúvidas e deverá ocorrer nas dependências dos Câmpus, em local e horário específico e com ampla divulgação junto ao corpo discente, correspondendo a no máximo 6 (seis) horas semanais, distribuídas de acordo com o número de turmas e/ou disciplinas. 5º Entende-se por orientação de estudantes as atividades de orientação de estágio curricular, de trabalho de conclusão de curso (TCC), de monografia, de projetos de pesquisa e extensão, de dissertação e de tese dos alunos regularmente matriculados nos cursos do IFAC. Art. 13 A cada período letivo, os docentes deverão exercer, prioritariamente, atividades de ensino, atuando no Ensino Técnico, no Ensino Superior e na Pós-Graduação. Art. 14 Os docentes deverão cumprir os seguintes quantitativos referentes à carga horária semanal em aulas: I. GRUPO 1: mínimo de 8 horas, máximo de 10 horas; II. GRUPO 2: mínimo de 8 horas, máximo de 16 horas; III. GRUPO 3: mínimo de 8 horas, máximo de 10 horas; IV. GRUPO 4: Os docentes contratados em Regime de trabalho 20 horas terão no mínimo 8 horas, no máximo, 10 horas. Os docentes em Regime de trabalho 40 horas terão, no mínimo 12 horas, no máximo 20 horas. 1º Para cada 1 (uma) aula dada deverá corresponder igual período para preparação didática. 2º Considerando prioritariamente o ensino, na elaboração do horário dos docentes em Regime de 20 ou 40 horas, sem dedicação exclusiva, a chefia imediata deverá respeitar o horário de outros vínculos empregatícios ou atividades autônomas. 3 Quando não houver demanda de carga horária mínima de sala de aula, caberá a Diretoria de Ensino, em comum acordo com o docente, complementar sua carga horária, com atividades complementares de ensino, pesquisa, extensão e/ou gestão e representação. 4 Em um mesmo período letivo, o docente poderá atuar em Programas Especiais de Ensino, Cursos Técnicos e Superiores, para atender as necessidades da Coordenação/Diretoria à qual ele estiver

6 vinculado, desde que haja disponibilidade de carga horária. 5º Para fins desta Resolução, aulas ministradas em cursos não-regulares serão consideradas equivalentes a aulas ministradas em cursos regulares, excetuando-se eventuais cursos remunerados. 6º Entende-se como cursos não-regulares, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos de Programas Especiais que poderão ser desenvolvidos pela Instituição, que não oferecem remuneração própria (bolsas). 7 A carga horária a ser dedicada às atividades de ensino está estabelecida no Anexo II deste Regulamento (Quadros II e III). 8º Estará dispensado das atividades de pesquisa e extensão o docente que atingir a carga horária máxima de aulas no semestre, tendo sua carga horária complementada com as atividades dos quadros III e/ou VI do Anexo 2. 9º O somatório das cargas horárias das disciplinas deverá ser distribuído, proporcionalmente, pelo número de docentes de cada área até atingir a sua carga horária máxima. Art. 15 Para a elaboração do Plano Individual de Trabalho serão consideradas atividades complementares de ensino, as descritas no Anexo II, Quadro III. CAPÍTULO V DAS ATIVIDADES DE PESQUISA Art. 16 São consideradas atividades de pesquisa as ações e projetos desenvolvidos com vistas à aquisição, produção de conhecimentos e tecnologias. Art. 17 Para que seja alocada a carga horária do docente destinada às atividades de pesquisa, deverão ser atendidas as seguintes condições: I - estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; II - estar, preferencialmente, incluído em um grupo de pesquisa certificado, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Art. 18 Para a elaboração do Plano Individual de Trabalho serão consideradas atividades de pesquisa e suas respectivas cargas horárias as descritas no Anexo II, Quadro IV. Art. 19 Os docentes poderão cumprir os seguintes quantitativos referentes à carga horária semanal em atividades de pesquisa: I - Regime de 20 horas: máximo de 4 horas. II - Regime de 40 horas e/ou Dedicação Exclusiva: máximo de 20 horas.

7 CAPÍTULO VI DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO Art. 20 Considera-se como atividades de extensão o processo educativo, cultural, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. Art. 21 Para a elaboração do Plano Individual de Trabalho serão consideradas atividades de extensão e suas respectivas cargas horárias as descritas no Anexo II, Quadro V. Art. 22 Os docentes poderão cumprir os seguintes quantitativos referentes à carga horária semanal em atividades de extensão: I - Regime de 20 horas: máximo de 4 horas. II - Regime de 40 horas e/ou dedicação exclusiva: máximo de 20 horas. CAPÍTULO VII DAS ATIVIDADES DE GESTÃO E/OU REPRESENTAÇÃO Art. 23 As atividades de gestão são aquelas exercidas no âmbito da administração escolar, em que configuram assessoramento em nível de direção (CD) e funções gratificadas (FG) e Função Comissionada de Coordenação de Curso (FCC). I. Os docentes ocupantes dos cargos de Direção de Reitor (CD-1), Pró-Reitor e Diretor Geral de Câmpus (CD-2) podem ser dispensados das atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o suprimento da vaga nos moldes previstos na Lei nº 8.745/93 e suas alterações. II. Os docentes ocupantes dos cargos de Direção CD-3 e CD-4 podem ser dispensados da pesquisa e extensão, quando estiverem com sua carga horária máxima de aulas. Caso tenham menos de 10 horas de aulas, o tempo restante será alocado para o exercício do cargo. Art. 24 As atividades de representação consistem na participação em conselhos, fóruns, comissões, núcleos, comitês, designados pela Instituição, bem como representação sindical ou de associação de docentes conforme atividade e carga horária relacionadas no Anexo II (Quadro VI).

8 CAPÍTULO VIII DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Art. 25 O docente em processo de qualificação em nível de Pós-graduação, sem afastamento das atividades, terá redução da carga horária, mediante apresentação da documentação comprobatória nas seguintes proporções: I. Pós-graduação stricto sensu, respeitada a carga horária semanal de 8 (oito) horas de sala de aula; II. Pós-graduação lato sensu, respeitada a carga horária semanal de 12 (doze) horas de sala de aula. III. Os casos não tratados neste Artigo terão regulamento próprio. CAPÍTULO IX DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS Art. 26 As atividades que gerem remuneração complementar aos docentes não serão consideradas para efeito de integralização de sua carga horária, salvo em caso de bolsas de pesquisa, de Pós-graduação e/ou de Extensão, funções gratificadas, funções comissionadas de coordenação de cursos e cargos de direção. Art. 27 O professor orientador poderá ter a carga horária de orientação de pós-graduação ampliada, a seu pedido e conveniência da Instituição, respeitada a carga horária mínima prevista para aulas. Art. 28 Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos, em primeira instância pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) ou pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), de acordo com as atribuições de cada órgão. Parágrafo Único. Em segunda instância poderá haver recurso ao Conselho Superior. Art. 29 Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

9 RESOLUÇÃO Nº 001/2015 CONSU/IFAC ANEXO II RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, GESTÃO E/OU REPRESENTAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO. Quadro I - Grupos de docentes categorizados em função da carga horária semanal GRUPO 1: constituído pelos docentes em regime de trabalho de 20 horas, preferencialmente com atividades de ensino com possibilidades de pesquisa e extensão. GRUPO 2: constituído pelos docentes em regime de trabalho de 40 horas e/ou dedicação exclusiva com atividades de ensino e possibilidades de pesquisa e extensão. GRUPO 3: constituído pelos docentes em cargos de gestão. GRUPO 4: constituído pelos docentes substitutos e temporários contratados em regime de 20 ou 40 horas. Quadro II s de Ensino/Aulas Carga horária máxima semanal em horas Grupo 1 Aulas 10 Grupo 2 Aulas 16 Grupo 3 Aulas 10 Grupo 4 Aulas Regime de 20 horas Regime de 40 horas Quadro III - Complementação de carga horária para atividades de ensino s Carga Horária Máxima semanal Observação (h) Preparação didática - aulas teóricas Preparação didática aulas práticas - Elaboração de material didático e roteiros de aulas extraclasses Atendimento ao aluno Participação em reuniões de planejamento 01 por turma pedagógico/ Colegiado, Conselho de Classe. -- Orientação de aluno de doutorado. 04 por aluno No máximo 3 alunos

10 Coorientação de aluno de doutorado. 02 por aluno No máximo 6 alunos Orientação de aluno de mestrado. 04 por aluno No máximo 3 alunos Coorientação de aluno de mestrado. 02 por aluno No máximo 6 alunos Orientação de aluno de especialização. 04 por aluno No máximo 3 alunos Coorientação de aluno de especialização. 02 por aluno No máximo 6 alunos Orientação de aluno de Iniciação Científica, Tecnológica ou outras similares. 02 por aluno No máximo 3 alunos Coorientação de aluno de Iniciação Científica, Tecnológica ou outras similares. 01 por aluno No máximo 6 alunos Orientação de aluno de estágio supervisionado dos cursos de bacharelado e tecnologia. 02 por aluno No máximo 6 alunos Orientação de aluno de estágio dos cursos de 10 por turma Licenciatura. - Orientação de aluno de estágio obrigatório 01 por aluno profissional da Educação Profissional Técnica de No máximo 10 alunos Nível Médio. Orientação de Trabalho de Final de Curso de 02 por aluno graduação. No máximo 6 alunos Coorientação de Trabalho Final de curso de 01 por aluno graduação. No máximo 12 alunos Orientação de Monitoria. 01 por aluno No máximo 2 monitores Elaboração de proposta, execução e 10 horas acompanhamento de Curso de Formação Inicial e Continuada FIC. - Aulas ministradas em Curso de Formação Inicial e 06 horas Continuada FIC. - Quadro IV- s de Pesquisa Carga horária Observação máxima semanal Coordenação de projeto de pesquisa. 04 Por projeto Participação em projeto de pesquisa. 02 Por projeto Coordenação de grupo de pesquisa certificado pela Instituição. 02 Por grupo Participação em grupo de pesquisa certificado pela Instituição. 01 Por grupo Elaboração de artigo para publicação. 01 Por artigo Elaboração ou organização de livro ou capítulo. 02 Por livro/capítulo Coordenação Geral de evento científico. 02 Por evento Participação em comissão científica. 02 Por evento

11 Elaboração de Resenha para periódico. 02 Por periódico Elaboração de textos para jornais ou revistas. 01 Por texto Revisão de artigos ou trabalhos científicos. 01 Por evento Proferir Palestras, conferências ou participar em mesa redonda 01 Por evento em eventos científicos. Participação em comitê executivo ou consultivo de periódicos. 01 Por evento Tradução de obras/textos científicos. 03 Por obra/textos Produção de relatórios técnicos. 02 Por relatório Autoria de manuais de caráter científico. 02 Por manual Quadro V s de Extensão Carga Observação horária máxima semanal Coordenação de projeto de extensão. 04 Por projeto Participação em projeto de extensão. 02 Por projeto Elaboração e execução de projetos culturais, artísticos e 02 Por projeto desportivos. Participação em Olimpíadas de conhecimento 01 a cada 20 alunos Participação em conselhos e comitês de agências de fomento 01 Por conselho à extensão. Coordenação de cursos de extensão de longa duração (carga 04 Por curso horária acima de 200 horas), com exceção dos cursos FIC. Coordenação de cursos de extensão de curta duração (carga 02 Por curso horária inferior a 200 horas), com exceção dos cursos FIC. Participação em comissão organizadora de eventos de 01 Por comissão extensão. Participação em comissão julgadora (prêmios em arte e/ou 01 Por comissão ciência e tecnologia) de órgãos oficiais. Assessoria, consultoria, parecer ou perícia. 02 Por participação Participação em Programas de Acesso, Permanência e Êxito. 01 Por programa

12 Quadro VI - s de Gestão e/ou Representação CHS máxima Observação Coordenação de curso superior Coordenação de Laboratório Coordenação de Eixo Tecnológico Coordenação de PROEJA Coordenação de pesquisa e extensão Coordenação de Estágio Membro de Comissão de representação eleita (CPA, 08 Por comissão CPPD) Coordenação/participação de comissões institucionais 02 Por comissão externas. Coordenação de Núcleos (NAPNE, NEABI, NUPA) 12 - Membro titular ou suplente de Conselhos Superiores 02 Por conselho (CEPE, CONSU). Membro de Núcleos 02 Por Núcleo Representação sindical ou associação da categoria 16 docente. Membro de comissão temporária. 04 Por comissão Diretorias 16 -

13 RESOLUÇÃO Nº 001/2015 CONSU/IFAC ANEXO III FORMULÁRIO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO SEMESTRAL - DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES ANO: SEMESTRE ( ) 1 ( ) 2 Câmpus: Nome: Telefone/ Matrícula SIAPE: Regime de Trabalho ( ) Contratado ( ) Efetivo ( ) 20 h ( ) 40 h ( ) 40h DE Campo A - s de Ensino Carga Horária Semanal Total Campo B s de complementação de Ensino Carga Horária Semanal Total Campo C - s de Pesquisa Carga Horária Semanal Total Campo D - s de Extensão Carga Horária Semanal

14 Campo E - s de Gestão e/ou Representação Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semanal Total no Semestre /Ac, / / Assinatura do Professor Direção de Ensino: Parecer em / / Assinatura com Carimbo: Direção Geral: Homologação em / / Assinatura com Carimbo: Rio Branco - AC, 26 de Janeiro de Paula de Lacerda Santos Ribeiro Presidente Substituta do Conselho Superior

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 56ª Reunião Ordinária, realizada no dia 28 de agosto de 2014, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. Este documento orienta o Planejamento das Atividades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 034, DE 02 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO DOS DOCENTES DO IF SUDESTE MG (PIT) CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO DOS DOCENTES DO IF SUDESTE MG (PIT) CAPÍTULO I Das Disposições Gerais PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO DOS DOCENTES DO IF SUDESTE MG (PIT) CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. Este documento orienta a elaboração do Plano Individual

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 32/2017-CONSUP Natal (RN), 17 de julho de 2017. Aprova a Regulamentação das Atividades Docentes

Leia mais

MINUTA A Versão Preliminar 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS

MINUTA A Versão Preliminar 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS MINUTA A Versão Preliminar 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS Com base na Constituição Federal de 1988, na Lei 11.892/2008, na Lei 9.394/1996, na Lei 8.112/1990, na Lei 11.784/2008, no Decreto 94.664/1987, no Decreto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 05/014-CONSUP Natal (RN), 1 de março de 014. Aprova Normas Relativas à Carga Horária Docente

Leia mais

Regulamentação da Carga Horária Docente

Regulamentação da Carga Horária Docente Regulamentação da Carga Horária Docente Anexo à Resolução nº 36 de 14 de novembro de 2018. Art. 1º. O presente Regulamento normaliza o plano de trabalho dos docentes das carreiras do Magistério Superior

Leia mais

Quarta Versão da Minuta da Nova Resolução 13

Quarta Versão da Minuta da Nova Resolução 13 Quarta Versão da Minuta da Nova Resolução 13 Regulamenta as atividades dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina IFSC. Considerando a Constituição Federal de 1988,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 056 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 056 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 056 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento para Normatização da Atividade Acadêmica dos Docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA CRITÉRIOS SOBRE A CARGA HORÁRIA DOS DOCENTES DO CEFET-BA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA CRITÉRIOS SOBRE A CARGA HORÁRIA DOS DOCENTES DO CEFET-BA Dispõe sobre a atividade e a carga horária dos docentes do Cefet-BA em conformidade com o que estabelecem a Portaria do MEC nº 475, de 26 de agosto de 1987 e a Medida Provisória nº 431, de 14 de maio de

Leia mais

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias

Leia mais

REGULAMENTO DA GESTÃO DOS ENCARGOS DOCENTES (Aprovado através da Resolução nº xx, de 12 de setembro de 2011)

REGULAMENTO DA GESTÃO DOS ENCARGOS DOCENTES (Aprovado através da Resolução nº xx, de 12 de setembro de 2011) REGULAMENTO DA GESTÃO DOS ENCARGOS DOCENTES (Aprovado através da Resolução nº xx, de 12 de setembro de 2011) Aracaju/SE Setembro de 2011 REGULAMENTO DA GESTÃO DOS ENCARGOS DOCENTES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 046, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 046, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 046, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO

Leia mais

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG RESOLUÇÃO 01, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Define parâmetros e indicadores de atividades para a progressão dos integrantes da carreira de magistério Superior das Classes A, B, C e D da Escola de Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 27/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 27/2016 RESOLUÇÃO Nº 27/2016 ESTABELECE E NORMATIZA A ATIVIDADE DOS DOCENTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO EBTT NO ÂMBITO DA UFES. O DA, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

Art 6º As atividades de pesquisa só serão consideradas as cadastradas na CGP e as atividades de extensão cadastradas na PREXC.

Art 6º As atividades de pesquisa só serão consideradas as cadastradas na CGP e as atividades de extensão cadastradas na PREXC. Resolução CEPEX nº XXX, de XXX de 2018 Estabelece normas visando fortalecer as atividades de Ensino (Graduação e Pós- Graduação), Pesquisa e a Extensão, ao dispor a distribuição de carga horária semanal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 24 DE 16 DE JULHO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 24 DE 16 DE JULHO DE 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590, Bairro

Leia mais

RESOLUÇÃO N XX, DE --- DE DE2015

RESOLUÇÃO N XX, DE --- DE DE2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N XX, DE --- DE ------------ DE2015 Aprova

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Ato: Resolução Nº 039/2010- CONSUP

MANUAL DE NORMAS Ato: Resolução Nº 039/2010- CONSUP Pág. 1 de 8 CAPÍTULO I Da alocação de carga horária aos docentes Art. 1º Os docentes da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

Resolução de Atribuição de Atividades Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP MINUTA DISPOSIÇÕES INICIAIS

Resolução de Atribuição de Atividades Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP MINUTA DISPOSIÇÕES INICIAIS Resolução de Atribuição de Atividades Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP MINUTA DISPOSIÇÕES INICIAIS Com base na legislação vigente, a presente Resolução,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 046, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 046, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 046, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO

Leia mais

Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Comunicação Faculdade de Comunicação PPG-FAC

Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Comunicação Faculdade de Comunicação PPG-FAC RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPG-FAC) Nº 001/2017 A Comissão de Bolsas do da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, atendendo à Portaria

Leia mais

Art.1º Alterar o anexo II da Resolução nº 012/2014-CEPE, que passa a ter a redação conforme o anexo a esta Resolução.

Art.1º Alterar o anexo II da Resolução nº 012/2014-CEPE, que passa a ter a redação conforme o anexo a esta Resolução. Resolução n 011/2015-CEPE Altera a Resolução nº 012/2014-CEPE, que dispõe sobre o Plano de Trabalho Docente - PTD. A PRESIDENTA DO DA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, tendo em vista o

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

CAPÍTULO I DAS CATEGORIAS E REGIMES DE TRABALHO

CAPÍTULO I DAS CATEGORIAS E REGIMES DE TRABALHO Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva - SODC RESOLUÇÃO Nº. 679-CONSU, de 29 de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão N.2350.01.0000774/2018-77 /2018 RESOLUÇÃO COEPE/UEMG Nº 234, 23 DE novembro DE 2018. Dispõe

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 183, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Define as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UFABC exercidas pelos docentes para subsidiar o estabelecimento de políticas e ações de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ Distribuição da carga horária de atividade docente no Departamento

Leia mais

ANEXO I Descrição das atividades e respectivas cargas horárias, em horas relógio. 5 meses = 800 horas / 20 semanas letivas

ANEXO I Descrição das atividades e respectivas cargas horárias, em horas relógio. 5 meses = 800 horas / 20 semanas letivas Art. 27. O planejamento de distribuição de atividades será realizado conjuntamente pelas instâncias competentes em cada campus, e deverá considerar o disposto no Art. 9º, priorizando a execução das atividades

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL

TABELA DE PONTUAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL TABELA DE PONTUAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO PONTUAÇÃO 1. ENSINO SUPERIOR 500 1.1 Turmas em disciplinas com =5

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23/2014/Consup Florianópolis, 09 de Julho de 2014

RESOLUÇÃO Nº 23/2014/Consup Florianópolis, 09 de Julho de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 23/2014/Consup Florianópolis,

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL Critérios de Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional e Promoção nas Classe A, B e C Critérios da Avaliação O Total de Pontos (TP) do candidato será

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65 Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a Serem Aplicados às Solicitações de Promoções e Progressões dos Docentes do Instituto de Cultura e Arte Classes de

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65 Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a Serem Aplicados às Solicitações de Promoções e Progressões dos Docentes do Instituto de Cultura e Arte Classes de

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 034/2015

RESOLUÇÃO N. 034/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 034/2015 Dispõe sobre as atividades do Magistério Federal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e revoga a Resolução N. 011/2015,

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ 1. ENSINO SUPERIOR 500

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ 1. ENSINO SUPERIOR 500 Tabela Geral de Pontuação/Peso de cada item das 07 (sete) categorias a serem aplicados às solicitações de promoções e progressões dos docentes do Centro de Ciências Agrárias (classes de Auxiliar, Assistente,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS BARBACENA REGULAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS BARBACENA REGULAMENTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS BARBACENA REGULAMENTO Regulamenta o afastamento de servidores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GABINETE DO REITOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GABINETE DO REITOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GABINETE DO REITOR P O R T A R I A N 2016, de 07 de agosto de 2012. Normatiza o Plano de Atividades Docentes - PAD. O REITOR

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Serviço Público Federal Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Dispõe sobre a Regulamentação Normativa para a Promoção à Classe E da Carreira Docente (Professor Titular). O Conselho de Unidade da da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso

Leia mais

VERSÃO PRELIMINAR ENCAMINHADA PARA CONSULTA PÚBLICA

VERSÃO PRELIMINAR ENCAMINHADA PARA CONSULTA PÚBLICA VERSÃO PRELIMINAR ENCAMINHADA PARA CONSULTA PÚBLICA PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA FINS DE PROVIMENTO INICIAL, PERMANÊNCIA E ALTERAÇÃO DOS REGIMES DE TRABALHO DAS CARREIRAS DO MAGISTÉRIO FEDERAL DA UTFPR

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA (Aprovada pela Resolução CEPE 054E/2015) UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 Disciplina e regulamenta o funcionamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR MINUTA RESOLUÇÃO Nº XX/CS, DE XX DE XXXXXX DE.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR MINUTA RESOLUÇÃO Nº XX/CS, DE XX DE XXXXXX DE. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR MINUTA RESOLUÇÃO Nº XX/CS, DE XX DE XXXXXX DE. O Conselho Superior... regulamenta a carga horária docente no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09/2018/CONSUP/IFAP, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 09/2018/CONSUP/IFAP, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 09/2018/CONSUP/IFAP, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018. Aprova a REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE-16/11, de 31 de março de Aprova Norma para a Atribuição e Avaliação de Encargos Didáticos e Acadêmicos dos Docentes do CEFET-MG.

RESOLUÇÃO CEPE-16/11, de 31 de março de Aprova Norma para a Atribuição e Avaliação de Encargos Didáticos e Acadêmicos dos Docentes do CEFET-MG. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO CEPE-16/11, de 31 de março de 2011. Aprova Norma para a Atribuição e Avaliação de Encargos

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 011 CONSUPER/2015 Dispõe sobre o Regulamento da Atividade Docente do. O Presidente do do IFC, professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto de

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO AT É. 1.1 Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,70

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO AT É. 1.1 Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,70 Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a Serem Aplicados às Solicitações de Promoções e Progressões dos Docentes do Instituto de Ciências do Mar Classes de

Leia mais

Sistematização para Consulta dos Servidores do IFSC Primeira Versão - Minuta da Nova Resolução 13

Sistematização para Consulta dos Servidores do IFSC Primeira Versão - Minuta da Nova Resolução 13 Sistematização para Consulta dos Servidores do IFSC Primeira Versão - Minuta da Nova Resolução 13 Regulamenta as atividades dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a serem aplicados às solicitações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE RESOLUÇÃO Nº 06/2014 R E S O L V E:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE RESOLUÇÃO Nº 06/2014 R E S O L V E: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE RESOLUÇÃO Nº 06/2014 Dispõe sobre a Regulamentação Normativa para a Promoção à Classe E da Carreira

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 906/2012

RESOLUÇÃO N.º 906/2012 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO N.º 906/2012 Publicada no D.O.E. de 07-06-2012, p. 56/57 Estabelece normas para distribuição da carga horária, acompanhamento

Leia mais

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT)

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) IFBA-PIT/RIT Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Servidor Jaqueline Souza de Oliveira Siape 1655450 Regime de Trabalho DE Email jaquelinesouza@ifba.du.br Cargo Professor EBTT Campus

Leia mais

Tabela de Pontuação e Progressão Funcional Docente IEFES Pontuação progressão e promoção IEFES MÉTRICA PESO OBTIDO SUBTOTAL TOTAL 1.

Tabela de Pontuação e Progressão Funcional Docente IEFES Pontuação progressão e promoção IEFES MÉTRICA PESO OBTIDO SUBTOTAL TOTAL 1. Tabela de Pontuação e Progressão Funcional Docente IEFES Pontuação progressão e promoção IEFES MÉTRICA PESO OBTIDO SUBTOTAL TOTAL 1. ENSINO SUPERIOR 1.1 Turmas em disciplinas com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 116-CONSELHO SUPERIOR, de 14 de fevereiro de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 116-CONSELHO SUPERIOR, de 14 de fevereiro de 2013. RESOLUÇÃO Nº 116-CONSELHO SUPERIOR, de 14 de fevereiro de 2013. APROVA A REGULAMENTAÇÃO DO REGIME DE TRABALHO DOS DOCENTES DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

ANEXO 2. PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE - (Ano de referência)

ANEXO 2. PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE - (Ano de referência) 1. IDENTIFICAÇÃO ANEXO 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Departamento de (Nome do departamento) Curso de (Nome do curso) PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE - (Ano de referência) Nome: Unidade Acadêmica de

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RONDÔNIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RONDÔNIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RONDÔNIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

ANEXO I CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO PARA ACESSO À CLASSE DE TITULAR DO EBTT

ANEXO I CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO PARA ACESSO À CLASSE DE TITULAR DO EBTT ANEXO I CRITÉRIOS E PARA ACESSO À CLASSE DE TITULAR DO EBTT Diretriz Título de cada grupo de atividades Máximo I Atividades de Ensino e Orientação 30 II Atividades de Pesquisa, desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE REGIME DE TRABALHO E DE DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DOS DOCENTES DA UNESPAR.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE REGIME DE TRABALHO E DE DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DOS DOCENTES DA UNESPAR. INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE REGIME DE TRABALHO E DE DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DOS DOCENTES DA UNESPAR. Artigo 1º. Considerando a necessidade de padronizar o processo de distribuição de carga horária

Leia mais

CAPÍTULO I DAS BOLSAS DE PESQUISA

CAPÍTULO I DAS BOLSAS DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS GABINETE DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT)

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) IFBA-PIT/RIT Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Servidor CARLA SEVERIANO DE CARVALHO Siape 217234 Regime de Trabalho 2h Email carlacarvalho@ifba.edu.br Cargo Professor EBTT Campus

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO PIAUÌ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX

GOVERNO DO ESTADO PIAUÌ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX RESOLUÇÃO CEPEX Nº 050/2012 Teresina, 29 de novembro de 2012. O Reitor e Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2018 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT)

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) IFBA-PIT/RIT Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Servidor Thalita Chagas Silva Araújo Siape 2075425 Regime de Trabalho 20h Email thalitaaraujo@ifba.edu.br Cargo DOCENTE EBTT Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias, a serem aplicados às solicitações

Leia mais

REGULAMENTO CARGA HORARIA DOCENTE. Resolução CONSUP n 039/2016

REGULAMENTO CARGA HORARIA DOCENTE. Resolução CONSUP n 039/2016 REGULAMENTO CARGA HORARIA DOCENTE Resolução CONSUP n 039/2016 Amparo Legal Considerações Regime de Trabalho Atividades Docente Amparo Legal Lei 12.772/2012 Lei 11.784/2008 Lei nº. 11.892/2008: Art. 2,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 068/ CONSUNI Alterada pela Resolução 071/ CONSUNI Revogada pela Resolução 029/ CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 068/ CONSUNI Alterada pela Resolução 071/ CONSUNI Revogada pela Resolução 029/ CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 068/2004 - CONSUNI Alterada pela Resolução 071/2006 - CONSUNI Revogada pela Resolução 029/2009 - CONSUNI Estabelece normas para a ocupação docente na UDESC. O Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE 1 MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar o acompamhamento e registro das atividades desenvolvidas pelo corpo docente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO I QUADRO PONTUAÇÃO ÁREAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO I QUADRO PONTUAÇÃO ÁREAS ANEXO I QUADRO PONTUAÇÃO ÁREAS Pontuação para avaliação de desempenho para fins de progressão e promoção na Classe A, com as denominações de Professor Adjunto A, Professor Assistente A, e Professor Auxiliar,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2017 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 906/2012

RESOLUÇÃO N.º 906/2012 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO N.º 906/2012 Publicada no D.O.E. de 07-06-2012, p. 56/57 Estabelece normas para distribuição da carga horária, acompanhamento

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 03 / 2016

RESOLUÇÃO N. 03 / 2016 RESOLUÇÃO N. 03 / 2016 EMENTA: Dispõe sobre os Planos Individuais de Trabalho Docente (PIT), regimes e horários de trabalho e a distribuição da carga horária dos docentes da Faculdade de Letras da UFJF.

Leia mais

EDITAL N o 001/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DO PPGLETRAS/FURG

EDITAL N o 001/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DO PPGLETRAS/FURG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Avenida Itália, Km 8 - Campus Carreiros - Rio Grande,

Leia mais

Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia

Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia Resolução XX, de XX de 2016 PROPOSTA REGULAMENTO Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 091/2006-COU

RESOLUÇÃO Nº 091/2006-COU RESOLUÇÃO Nº 091/2006-COU Aprova o regulamento do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva TIDE. Considerando o disposto na Lei Estadual nº 6.174/70; Considerando a Lei Estadual nº 11.713/97;

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO Criada pela Lei Municipal 26/72 de 24 de agosto de 1972 Estadualizada pelo Decreto Estadual nº 398 de 27de abril de1987 Av. Comendador Norberto Marcondes,

Leia mais

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 982, DE 3 DE OUTUBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO DOU de 07/10/2013 (nº 194, Seção 1, pág. 12) Estabelece as diretrizes gerais para fins de promoção à Classe E, com denominação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR Aprova a Regulamentação das Atividades Docentes (RAD)

Leia mais

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE DOCENTE

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE DOCENTE CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE DOCENTE Atividade Documento Sugestão CAAD/ Matão Comprobatório do RIT ATIVIDADES DE ENSINO Regência de Aulas Componentes curriculares, turmas extras e RED FIC Nivelamento e/

Leia mais

(Original Assinado) ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS REITORA DO IFAC RETIFICAÇÃO

(Original Assinado) ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS REITORA DO IFAC RETIFICAÇÃO LEIA-SE: Luciene de Almeida Barros Pinheiro (Original Assinado) ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS REITORA DO IFAC RETIFICAÇÃO Na Portaria Nº 1151 DE 14 de Agosto de 2017, publicada no Boletim Ano VII - nº 40-14/08/2017.

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 46/CUn/2014, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 46/CUn/2014, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONES: (48) 3721-9522 - 3721-9661 3721-4916

Leia mais

CAPITULO I DOS OBJETIVOS CAPITULO II DOS PRINCÍPIOS

CAPITULO I DOS OBJETIVOS CAPITULO II DOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Dispõe sobre as diretrizes para a gestão das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT)

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) IFBA-PIT/RIT Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Servidor VALMIR BATISTA NEVES FILHO Siape 2107241 Regime de Trabalho DE Email VALMIRBATISTA@IFBA.EDU.BR Cargo DOCENTE EBTT Campus SANTO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 123 CEPEX/2006

RESOLUÇÃO N 123 CEPEX/2006 RESOLUÇÃO N 123 CEPE/2006 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DE ENCARGOS DOCENTES NO ÂMBITO DA UNIMONTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Reitor e Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI

NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI 1 Norma para alteração de regime de trabalho do docente pertencente à carreira de Magistério

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05, DE 15 DE OUTUBRO DE 2010.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05, DE 15 DE OUTUBRO DE 2010. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05, DE 15 DE OUTUBRO DE 2010. Dispõe sobre os Planos acadêmicos, Regimes e Horário de Trabalho dos Docentes da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO Criada pela Lei Municipal 26/72 de 24 de agosto de 1972 Estadualizada pelo Decreto Estadual nº 398 de 27de abril de1987 Av. Comendador Norberto Marcondes,

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

Rosana Cavalcante dos Santos Presidente do Conselho Superior

Rosana Cavalcante dos Santos Presidente do Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 003/2015 CONSU/IFAC. Dispõe sobre Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação do IFAC, bem como sobre sua flexibilização (30h). A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 39, DE 22 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 39, DE 22 DE AGOSTO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 39, DE 22 DE AGOSTO DE 2016 Aprova a

Leia mais

RESOLUÇÃO ConsUni nº 866, de 21 de outubro de 2016.

RESOLUÇÃO ConsUni nº 866, de 21 de outubro de 2016. RESOLUÇÃO ConsUni nº 866, de 21 de outubro de 2016. Dispõe sobre a avaliação de desempenho dos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico EBTT, para efeito de progressão

Leia mais

CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE h T Pontuação Docência em Curso de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico:

CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE h T Pontuação Docência em Curso de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: BAREMA PARA AVALIAÇÃO DOCENTE DOCENTE = ASSUNTO = N DE PROCESSO = INTERSTÍCIO = DATA DA AVALIAÇÃO: CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE CAMPO II - ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DE ALUNOS CAMPO I -

Leia mais

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 Aprova os procedimentos para avaliação de desempenho dos servidores docentes para fins de progressão e promoção na carreira, conforme o disposto na Lei nº 12.772/2012

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 39, DE 22 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 39, DE 22 DE AGOSTO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 39, DE 22 DE AGOSTO DE 2016 Aprova a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS GUARAPARI Estrada da Tartaruga, S/Nº Muquiçaba 29215-090 Guarapari ES 27 3261-9900 COORDENAÇÃO DE CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus Universitário - Caixa Postal 22 - Rio Paranaíba - MG - 38810-000 REGULAMENTO N. 1, DE 8 DE AGOSTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10 de novembro de 2008. APROVA NORMAS QUE DISCIPLINAM O PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais