Minerais e Rochas. Samuel Brito - Ciências Naturais 8º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Minerais e Rochas. Samuel Brito - Ciências Naturais 8º ano"

Transcrição

1 Minerais e Rochas

2 O que é um mineral? Os minerais são substâncias sólidas, naturais, inorgânicas, com estrutura cristalina e composição química mais ou menos definida. Substâncias sólidas não há minerais gasosos ou líquidos (excepto o mercúrio) Substâncias naturais produzidas pela Natureza Substâncias inorgânicas com constituição diferente da dos seres vivos Estrutura cristalina a sua matéria distribui-se de forma ordenada Composição química definida cada mineral distingue-se de outro pela sua composição.

3 Minerais Pirite Quartzo Calcite

4 Todos os minerais têm uma composição química bem definida. Quartzo hialino Quartzo róseo Quartzo ametista O quartzo é um mineral constituído por silício e oxigénio e, apesar de ocorrer na Natureza com várias formas e várias cores, as suas propriedades químicas e físicas não variam.

5 Todos os minerais têm uma estrutura cristalina bem definida. Diamante Grafite O diamante e a grafite são dois minerais com a mesma composição química Carbono no entanto, têm características muito diferentes pois a forma como estão espacialmente ordenados os átomos é muito diferente.

6 O que é uma Rocha? Uma rocha é material, geralmente no estado sólido, que ocorre naturalmente na crosta terrestre, constituído por um ou vários minerais. Granito Basalto Calcário

7 O calcário é uma rocha formada por um só mineral a calcite. O granito é uma rocha formada por vários minerais quartzo, feldspato, moscovite e biotite.

8 Por vezes os minerais das rochas são possíveis de serem observados a olho nu, como no granito Mas outras vezes esses minerais são tão pequenos que não os vemos a não ser com um microscópio, como no basalto. Basalto visto ao microscópio

9 Como distinguir os minerais? Para distinguir ou identificar os minerais podemos recorrer ás suas propriedades físicas e químicas. Propriedades físicas Cor Traço Brilho Clivagem Fractura Dureza Propriedades químicas Reacção ao ácido

10 Propriedades físicas dos minerais Cor Depende fundamentalmente da composição química do mineral e da sua estrutura. Uma ligeira modificação da composição pode alterar significativamente a cor. É pouco fiável e deve ser observada à luz natural Um mesmo mineral pode apresentar várias cores. Exemplo o quartzo, berílio e corindo.

11 Traço ou risca É a cor do pó do mineral. Pode ser obtido riscando uma placa porosa de porcelana ou, se o mineral é mais duro que a porcelana, usando um almofariz. É mais fiável do que a cor. Normalmente, a cor do traço é constante e independente da cor que o mineral apresenta.

12 Dureza É a maior ou menor resistência que um mineral oferece ao ser riscado. Podemos medir essa resistência usando objectos conhecidos. Um mineral é sempre é sempre menos duro que o objecto que o consegue riscar. Exemplos: Placa de porcelana e lima de aço (D = 6,5) Vidro e canivete (D = 5,5) Agulha ou alfinete (D = 4,5) Moeda de cobre (D = 3,5) Unha (D = 2,5)

13 Dureza No principio do século XIX, o mineralogista alemão Frederich Mohs, elaborou uma escala composta por uma série de dez minerais a escala de Mohs em que o elemento menos duro é o talco (dureza 1) e o mais duro é o diamante (dureza 10).

14 Dureza

15 Brilho É a maneira como o mineral reflecte a luz e é independente da cor. O brilho pode ser: Metálico parecido com o brilho do metal. Vítreo se brilha como o vidro. Gorduroso se parece que foi untado com gordura. etc. Metálico Vítreo Gorduroso Nacarado

16 Clivagem É a tendência que alguns minerais têm de se partirem segundo faces planas perfeitas. A pirite tem clivagem cúbica perfeita. A calcite tem clivagem romboédrica.

17 Fractura Minerais que não se partem segundo planos de clivagem, mas sim segundo superfícies irregulares. Quando os minerais se partem sem plano de clivagem definido, em superfícies desiguais, dizemos que não apresentam clivagem, mas sim fractura. O quartzo possui fractura curva, em forma de concha conchoidal.

18 Propriedades químicas dos minerais Reacção ao ácido Há minerais que devido à sua composição química reagem com os ácidos fazendo efervescência (formação de bolhas). Minerais carbonatados como a calcite, quando em contacto com ácido, libertam dióxido de carbono (bolhas). É fácil identificar os minerais carbonatados como a calcite.

19

20 Como se formam as rochas?

21 O estudo e conhecimento das rochas tem grande importância teórica e prática para os seres humanos. Pois tudo o que nós necessitamos no nosso dia-a-dia é retirado dos recursos naturais da Terra, directa ou indirectamente das rochas. As rochas constituem os testemunhos de épocas geológicas remotas. O estudo dos processos e dos fenómenos naturais que conduzem à sua formação representa, para os geólogos, uma privilegiada fonte de informações.

22 A Geologia é a ciência que se ocupa do estudo da composição, estrutura, génese e do relato da história das rochas e da Terra. Tal como os geólogos, podemos também observar e estudar as rochas para um melhor conhecimento da sua génese ou formação.

23 Geologia Ciência que nasceu no sec. XVIII e que se ocupa do estudo da Terra incluindo: materiais que a compõem; processos que nela actuam: levantamentos de cadeias de montanhas, erosão, etc.; acontecimentos que alteram a superfície terrestre: inundações, glaciações, erupções vulcânicas, etc.; origem da Terra e a sua evolução ao longo dos 4600 M.a. da sua história; localização dos recursos naturais como petróleo, carvão, jazigos minerais, fontes de água potável, etc.; protecção do ambiente, no que se refere, por exemplo, controlo de poluição, preservação do património geológico e cultural, armazenamento de resíduos perigosos, etc.; estudos sobre a constituição geológica do terreno onde se projectam obras de construção civil e engenharia.

24 A crosta terrestre é formada por rochas, que são agregados naturais constituídos por um ou mais minerais. O conjunto de rochas que aparecem à superfície constitui os afloramentos que, no nosso país, contribuem para uma grande variedade de paisagens naturais.

25 Três grandes Tipos de rochas Sedimentares Magmáticas Metamórficas

26 Rochas sedimentares: Formadas pela deposição de materiais provenientes de outras rochas preexistentes ou de materiais originados pela actividade dos seres vivos. Esses materiais são depois compactados e geralmente ligados.

27 Rochas magmáticas: Resultam da consolidação de magmas em profundidade ou à superfície.

28 Rochas metamórficas: Originam-se a partir de rochas preexistentes (sedimentares, magmáticas e até outras metamórficas) quando estes vão para locais onde as condições de pressão e temperatura são elevadas sofrendo transformações.

29 O que são rochas magmáticas? Resultam do arrefecimento e consolidação de Magmas.

30 Os magmas na movimentação para a superfície começam a arrefecer e consolidar. Se o magma consolidar no interior da crosta Se o magma consolidar à superfície Resultam Rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas ex: granito Resultam Rochas magmáticas extrusivas ou Vulcânicas ex: basaltos

31

32 Rochas magmáticas intrusivas ou Plutónicas O arrefecimento do magma é lento, então formamse grandes cristais bem visíveis a olho nu. Outros exemplos: Gabro Diorito Sienito etc. Exemplo: Granito que tem como minerais essenciais quartzo, micas e feldspato.

33 Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas O arrefecimento do magma é rápido, não há tempo para formarem-se grandes cristais então a rocha é escura e com poucos minerais visíveis a olho nu. Outros exemplos: Riólito Traquito Andesito etc. Exemplo: Basalto

34 Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas Quando o arrefecimento do magma é mesmo muito rápido, os cristais não têm tempo de se formarem, originando os vidros vulcânicos. Exemplo de vidro vulcânico: Obsidiana

35 Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas Pode ainda acontecer que a lava solidifique com tanto gás, que forma uma rocha com muitos poros (vesículas), como é o caso da pedra-pomes.

36 Classificação das rochas magmáticas

37 Plutónica Granito - Rocha de cor normalmente acinzentada com textura holocristalina, em que os minerais mais importantes são o quartzo, os feldspatos e as micas. Vulcânica Riólito - Rocha vulcânica com a mesma composição mineralógica que o granito e textura hemicristalina em que, normalmente, os únicos cristais que se observam são de quartzo e/ou feldspatos. Tem cor cinzento-clara.

38 Plutónica Sienito - Rocha de cor cinzenta ou rosada. Possui como mineral principal o feldspato e como minerais acessórios a moscovite. Não tem Quartzo. Vulcânica Traquito - Rocha de origem vulcânica com a mesma composição mineralógica do sienito, mas de textura hemicristalina. Tem cor cinzenta e por vezes amarelada.

39 Plutónica Diorito - Rocha cinzenta ou esverdeada, de textura holocristalina. É constituída por plagiáclase e minerais ferromagnesianos (biotite, anfíbola e piroxena). Sem quartzo. Vulcânica Andesito - Rocha de origem vulcânica com a mesma composição mineralógica que o diorito. Tem cor cinzenta e textura de hemicristalina a vítrea.

40 Plutónica Gabro - Rocha de cor cinzenta a negra, por vezes esverdeada. É constituída por feldspato, plagióclase e tem como minerais essenciais a piroxena, a olivina e, por vezes, a anfíbola. Sem quartzo. Vulcânica Basalto - Rocha de cor entre o cinzento escuro e o preto. Os minerais mais importantes são a piroxena, a olivina e a anfíbola.

41 O que são rochas Sedimentares? Três tipos de rochas sedimentares conforme o seu modo de formação: Rochas sedimentares detríticas Formadas pela deposição de materiais provenientes da erosão de outras rochas preexistentes. Esses materiais são depois compactados e geralmente ligados. Rochas sedimentares Biogénicas Formadas por deposição de materiais originados pela actividade dos seres vivos. Rochas sedimentares Quimiogénicas Formadas por precipitação química de materiais dissolvidos na água.

42 Rochas sedimentares detríticas As rochas expostas à superfície da Terra são actuados pelos agentes atmosféricos (vento, água, temperatura, etc.) agentes erosivos que provocam a sua alteração ou Meteorização. Dessa Meteorização resultam materiais que são removidos pela gravidade e pelos outros agentes erosivos designando este processo de Erosão.

43 Rochas sedimentares detríticas Estes materiais, geralmente, vão ser transportados pelos mesmos agentes erosivos até locais mais ou menos longínquos. Estes materiais podem ser partículas de dimensões variadas, designadas por detritos ou clastos, ou podem ser substâncias dissolvidas na água Os seres vivos também contribuem com diferentes materiais nomeadamente conchas ou peças esqueléticas, para formar rochas sedimentares.

44 Os materiais transportados vão ser depositados em zonas propícias, geralmente em locais mais baixos, passando a designar-se de sedimentos. Este processo de deposição designa-se por Sedimentação.

45 Os detritos depositam-se por ordem das densidades destes materiais: 1º os mais densos 2º os mais pequenos e mais leves

46 Simultaneamente com essas acumulações detríticas podem depositar-se substâncias dissolvidas na água, e também, restos de seres vivos. Se não houver qualquer perturbação, a sedimentação realiza-se regularmente, formando camadas geralmente paralelas e horizontais, distinguindo-se pela espessura dimensões e coloração dos materiais. Cada uma dessas camadas, individualmente, é delimitada por duas superfícies e designa-se por estratos.

47

48 Para que haja formação de uma rocha sedimentar, para além de haver Meteorização, Erosão, Transporte e Sedimentação, os sedimentos têm que sofrer um processo de Diagénese, que se dá em três fases: Fases da Diagénese Compactação Cimentação Recristalização

49 Fases da Diagénese Compactação: nesta fase os sedimentos sofrem redução de volume, pois estão sujeitos ao peso dos sedimentos que lhe sobrepõem, com eliminação da água contida nos poros. Cimentação: a água que ensopa os sedimentos pode, em determinadas condições, precipitar substâncias que transporta dissolvidas, formando-se assim, um cimento, unindo os sedimentos. Os cimentos mais comuns são argilas, óxidos de ferro, sílica, carbonatos. Recristalização: ao mesmo tempo que ocorre a compacção e cimentação, pode produzir-se dissoluções de certos minerais, seguindo-se a formação de novos minerais.

50 No final da diagénese está formada uma rocha sedimentar detrítica, como por exemplo:

51 Etapas de formação de uma rocha sedimentar detrítica

52 Rochas sedimentares biogénicas O carbonato de cálcio dissolvido na água, que os seres vivos ingerem, é utilizado por estes para formarem os seus esqueletos, conchas e carapaças.

53 Rochas sedimentares biogénicas Ao morrerem, estas estruturas, por serem mais resistentes à decomposição, depositam-se nos fundos, cimentam e formam calcários conquíferos. Exemplo: Calcário conquífero Exemplo: Calcário recifal

54 Exemplo: Diatomito é uma rocha sedimentar muito poroso e absorvente formada pela acumulação dos restos microscópicos das carapaças de diatomáceas. Diatomáceas - seres marinhos microscópios pertencentes ao plâncton.

55 As rochas sedimentares biogénicas resultam, assim, da acumulação e transformação de restos de seres vivos. O Carvão e o petróleo são também rochas sedimentares biogénicas.

56 Carvão Ao longo da história da Terra já existiram grandes florestas em zonas pantanosas que, ao extinguirem-se, foram, rapidamente isolados do oxigénio atmosféricos. Os restos vegetais ao longo do tempo, por acção da pressão e da temperatura sofreram alterações até se transformarem em carvão.

57 Petróleo O petróleo formou-se também há milhões de anos atrás em ambientes marinhos a partir de organismos planctónicos. Tanto o carvão como o petróleo são designados de combustíveis fósseis pois fornecem energia a partir de organismos que morreram há milhões de anos atrás.

58 Rochas sedimentares quimiogénicas Os materiais que se encontram dissolvidos na água, em determinadas condições, podem precipitar, ou seja, voltar ao estado sólido, formando rochas sedimentares. Sal-gema rocha que resulta da precipitação de cloreto de sódio (sal) Minas de sal-gema (Loulé).

59 Calcários São rochas sedimentares muito vulgares no nosso país. Apresentam as mais variadas cores e geralmente são claros, mas também existem negros. Na sua maioria, os calcários resultam da precipitação química de carbonato de cálcio. Os calcários são muito utilizados na construção civil como por exemplo o Mosteiro da Batalha.

60 A formação das estalactites e estalagmites nas grutas também se deve a um processo de precipitação química de carbonato de cálcio.

61 O que são rochas metamórficas? As rochas metamórficas formam-se no interior da crosta terrestre a partir de outras rochas pré-existentes Quando as rochas são sujeitas a um aumento de pressão e temperatura, sofrem transformações na sua mineralogia e textura e dão origem a rochas metamórficas.

62 O que são rochas metamórficas? Estas transformações ocorrem, geralmente, no estado sólido, isto é, sem que ocorra fusão total da rocha que lhe deu origem.

63 O que são rochas metamórficas? O conjunto de fenómenos que contribui para a formação de rochas metamórficas designa-se metamorfismo.

64 Factores de metamorfismo A temperatura e a pressão são os factores necessários para que ocorra metamorfismo.

65 A textura das rochas, muitas vezes, modifica-se. Se a pressão exercida durante o metamorfismo for orientada, a rocha resultante apresenta placas mais ou menos paralelas; diz-se que apresenta xistosidade.

66 Tipos de Metamorfismo Existem vários tipos de metamorfismo: Metamorfismo de contacto Quando o magma (a elevadas temperaturas) sobe e entra em contacto com as rochas da litosfera rocha encaixante (que se encontram frias) provoca nestas alterações. O calor altera as rochas que se encontram ao seu redor. Estas rochas não apresentam foliação ou xistosidade, porque o factor que as alterou foi o calor e não a pressão. Exemplo: quando a rocha encaixante é o calcário, a metamórfica é o mármore.

67 Tipos de Metamorfismo Metamorfismo Regional É o metamorfismo que se dá nas zonas de afundamento dos sedimentos, nas zonas de subducção ou na formação de cadeias de montanhas. Os fenómenos abrangem zonas muito extensas na crosta terrestre. As rochas apresentam foliação ou xistosidade, os minerais ficam orientados em bandas, devido ás elevadas pressões que são sujeitas. Exemplo: as rochas argilosas transformam-se em ardósias, micaxistos ou gnaisses.

68

69

70

71

72 Exercícios: 1. Indica quais os factores de metamorfismo referidos em cada um dos gráficos. 2. Quais das rochas indicadas podem originar o gnaisse? 3. Com base no gráfico D, que composição mineralógica prevês para o gnaisse? 4. Indica qual o gráfico que melhor apoia a afirmação: "Certas rochas metamórficas derivam da transformação lenta e gradual de rochas preexistentes." 5. Todos os gráficos apresentam uma linha curva na parte superior. Qual será o seu significado?

73 Ciclo das rochas Consiste no circuito que se inicia e acaba no magma e que passa pelas fases de sedimentação, diagénese e metamorfismo. Este processo pode levar centenas de milhões de anos. Deste ciclo resulta que: Todas as rochas têm origem directa ou indirecta no magma. Depois de formadas, devido a diversos fenómenos, as rochas podem transformar-se umas nas outras. Todas as rochas acabam por entrar em fusão e transformar-se em magma.

74 Ciclo das rochas

75

76 FIM

Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais.

Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais. Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais. Substância natural e inorgânica, com propriedades físicas e químicas definidas. Por exemplo o Quartzo pode formar-se em diversas

Leia mais

Génese das Rochas. Minerais. Rochas Sedimentares. Rochas Magmáticas. Rochas Metamórficas

Génese das Rochas. Minerais. Rochas Sedimentares. Rochas Magmáticas. Rochas Metamórficas Génese das Rochas Minerais Rochas Sedimentares Rochas Magmáticas Rochas Metamórficas As rochas são constituídas por... São substâncias inorgânicas, naturais, cristalinas e com uma composição química bem

Leia mais

Ciências Naturais 7º Ano Dinâmica Externa da Terra

Ciências Naturais 7º Ano Dinâmica Externa da Terra Ciências Naturais 7º Ano 2011-2012 Dinâmica Externa da Terra Dinâmica Interna da Terra Calor gerado no interior da Terra. Energia Interna da Terra. Dinâmica Externa da Terra Energia do Sol que movimenta

Leia mais

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva. Grupo

Leia mais

Ø As rochas sedimentares quimiogénicas resultam da precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas na água.

Ø As rochas sedimentares quimiogénicas resultam da precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas na água. Ø As rochas sedimentares quimiogénicas resultam da precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas na água. Calcário Salgema Ä A precipitação é essencialmente desencadeada por variação da temperatura

Leia mais

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte: c_minerals) Carvão (fonte:

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte:   c_minerals) Carvão (fonte: Mineral É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. (Leinz & Amaral, 1978).

Leia mais

A crusta terrestre é formada por uma grande variedade de rochas - materiais que ocorrem naturalmente, constituídos por um ou mais minerais.

A crusta terrestre é formada por uma grande variedade de rochas - materiais que ocorrem naturalmente, constituídos por um ou mais minerais. A terra é um planeta rochoso, constituído por diversos tipos de rochas. A crusta terrestre é formada por uma grande variedade de rochas - materiais que ocorrem naturalmente, constituídos por um ou mais

Leia mais

Lição 20 Sumário 24/10/17

Lição 20 Sumário 24/10/17 Lição 20 Sumário 24/10/17 Tpc Questões da página 47 Rochas e Minerais As rochas são materiais terrestres formados por minerais. Na sua constituição as rochas podem ter um ou mais minerais juntos. Os minerais

Leia mais

Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e responde nos locais indicados na folha de prova da última página.

Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e responde nos locais indicados na folha de prova da última página. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano Estrutura Interna, Minerais e Rochas Classificação: % Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sertã

Agrupamento de Escolas da Sertã Agrupamento de Escolas da Sertã Direcção Regional de Educação do Centro Ficha de trabalho - Ciências Naturais Ano Lectivo: 2010/11 Ano de Escolaridade: 7 º Ano Aluno: N.º: Turma: Data: / / 1. Estabelece

Leia mais

INTEMPERISMO. Intemperismo físico. Intemperismo Químico

INTEMPERISMO. Intemperismo físico. Intemperismo Químico O ciclo das Rochas INTEMPERISMO É um conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à transformação das Rochas que estão na superfície da terra e ocorrem In Situ, ou seja sem haver deslocamento do

Leia mais

è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra.

è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra. è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra. è Conhecer o trabalho dos geólogos e a importância da Geologia como ciência que estuda o presente e o passado

Leia mais

ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS

ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS TIPOS DE ROCHAS ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS Na história geológica da Terra, lentamente o magma resfriou e solidificou, formando as primeiras rochas magmáticas. As rochas magmáticas dividem-se em dois grupos:

Leia mais

Tipos de Rochas. E o Ciclo das Rochas. Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas

Tipos de Rochas. E o Ciclo das Rochas. Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas Tipos de Rochas E o Ciclo das Rochas Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas Miguel Sousa, nº16 e Rafael Sousa, nº19 7ºA Colégio Vasco da Gama, Meleças, Lisboa, Portugal 2016-2017 Introdução Durante

Leia mais

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas LITOSFERA ROCHAS As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais. Os minerais são compostos de elementos químicos. Certos elementos químicos podem ser encontrados

Leia mais

Dinâmica externa da Terra

Dinâmica externa da Terra Dinâmica externa da Terra Formação das rochas sedimentares: - Como atuam os agentes geológicos externos nas rochas sedimentares? - Quais são as fases de formação das rochas sedimentares detríticas? - Como

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis ROCHAS SEDIMENTARES Prof.ª Catarina Reis Gran Canyon Lake Powell Mono Lake shore Mesa Chaminés de Fada Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e

Leia mais

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação Ø Inclui a formação de materiais a partir de rochas preexistentes, ou de restos de seres vivos, o seu transporte e a sua deposição. Meteorização + Erosão + Etapas da Sedimentogénese Transporte + Sedimentação

Leia mais

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios ROCHAS 1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios Mineral essencial: sempre aparecem na rocha Minerais acessórios: aparecem ou não na rocha 2 CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS EM GEOLOGIA

FUNDAMENTOS EM GEOLOGIA FUNDAMENTOS EM GEOLOGIA AULA 01 AS ROCHAS E SUAS PROPRIEDADES Profº Me.: JOSÉ STROESSNER O que é Geologia Os Mineralóides Os Minerais As Rochas Rochas Magmáticas Rochas Metamórficas Rochas Sedimentares

Leia mais

Relatórios Modelo de Petrografia

Relatórios Modelo de Petrografia Relatórios Modelo de Petrografia Estes relatórios servem como referência para os alunos que estão agora a iniciar as primeiras observações. Obviamente que cada pessoa tem o seu estilo pessoal de escrever,

Leia mais

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Tipos de Rochas

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Tipos de Rochas Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP Tipos de Rochas MINERAIS E ROCHAS Mineral: elemento ou composto químico resultante de processos inorgânicos, de composição química

Leia mais

PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA.

PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA. PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA Nome: BI: Classificação: CHAMADA DE ATENÇÃO: Esta prova é constituída

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

Agregados de minerais

Agregados de minerais Mineral Substância natural, formada em contextos geológicos (ou biológicos), sólida, com estrutura cristalina, composição química definida e propriedades físicas específicas Definição 1 Hematite (Fe2O3)

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

Unidade 3. Geologia, problemas e materiais do quotidiano. Capitulo 2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres.

Unidade 3. Geologia, problemas e materiais do quotidiano. Capitulo 2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. Unidade 3 Geologia, problemas e materiais do quotidiano Capitulo 2 Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. Aula Nº 74 24 Abr 09 Prof: Ana Capelo O QUE É O CICLO DAS ROCHAS?

Leia mais

A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores da crosta terrestre. Esta subdivide-se em:

A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores da crosta terrestre. Esta subdivide-se em: Colégio Henrique Hennry Curso: Técnico de operações em Sistemas de petróleo Disciplina: Princípio de Geologia Introdução -1 A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores

Leia mais

Relatórios Modelo de Petrografia

Relatórios Modelo de Petrografia Relatórios Modelo de Petrografia Estes relatórios servem como referência para os alunos que estão agora a iniciar as primeiras observações. Obviamente que cada pessoa tem o seu estilo pessoal de escrever,

Leia mais

Apêndice VIII Teste diagnóstico da componente de Geologia. Formação das Rochas Magmáticas

Apêndice VIII Teste diagnóstico da componente de Geologia. Formação das Rochas Magmáticas O TRABALHO LABORATORIAL SEGUNDO A APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUÇÃO DE ÁRVORES FILOGENÉTICAS E ESTUDO DA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DOS MAGMAS 1 Apêndice VIII Teste diagnóstico da componente

Leia mais

Ficha Informativa Ciclo das Rochas 10º Ano

Ficha Informativa Ciclo das Rochas 10º Ano Ficha Informativa Ciclo das Rochas 10º Ano As rochas, em geral, como sistemas abertos que são, compostas por minerais (que neste contexto podemos entender como sub-sistemas), perdem estabilidade sempre

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas O que é um magma? Um fundido (geralmente silicatado) + cristais + gases (H 2 O, CO 2 SO 2, Cl, F, etc ), que é gerado no interior da Terra, provido de mobilidade. Quando

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Minerais e Rochas sedimentares Professora Ana Cristina Andrade Página 1 de 10 As rochas sedimentares

Leia mais

A classificação das rochas sedimentares tem por base a origem dos sedimentos. Assim, classificam-se as rochas sedimentares de detríticas,

A classificação das rochas sedimentares tem por base a origem dos sedimentos. Assim, classificam-se as rochas sedimentares de detríticas, A classificação das rochas sedimentares tem por base a origem dos sedimentos. Assim, classificam-se as rochas sedimentares de detríticas, quimiogénicas e biogénicas. As rochas detríticas são formadas a

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ou 11º Ano Classificação de amostras de rochas

Biologia e Geologia 10º ou 11º Ano Classificação de amostras de rochas SEDIMENTOS têm origem Físico-química Química Biológica são são são Detritos (fragmentos de rochas pré-existentes) Substâncias dissolvidas na água Substâncias químicas produzidas pelos seres vivos ou resultantes

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Origem e Formação dos Solos: Os solos se originam

Leia mais

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares Site:

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares   Site: GEOLOGIA Professor: Adilson Soares E-mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Minerais e Rochas 1. Minerais e Rochas - conceito - propriedades dos minerais - tipos de rochas - ciclo das

Leia mais

Rochas e Minerais Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio / Maio

Rochas e Minerais Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio / Maio Rochas e Minerais Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio / Maio 2016 http://www.sott.net/image/image/872/crystal-cave-1.jpg Mineral Substância natural, inorgânica, de composição química especifica e de

Leia mais

ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM

ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM Prof. Luiz Gustavo Profão GEOGRAFIA FÍSICA Prof. Luiz Gustavo Silveira SLIDE 2 ROCHA É um agregado de minerais ou apenas um mineral solidificado. É o nome dado ao mineral do qual

Leia mais

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS Escola Portuguesa do Lubango Biologia Geologia (10º ano) A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS As rochas, arquivos que relatam a história da Terra Ciclo das rochas Hélder Giroto Paiva As rochas - arquivos

Leia mais

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL TIPOS DE ROCHAS ROCHAS E MINERAIS

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL TIPOS DE ROCHAS ROCHAS E MINERAIS VEST Marco @vestmapamental G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL TIPOS DE ROCHAS ROCHAS E MINERAIS A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas podem ser definidas como um agrupamento de minerais que,

Leia mais

Em todas as questões de escolha múltipla, selecione a opção correta ou que preenchem corretamente e por ordem os espaços das frases.

Em todas as questões de escolha múltipla, selecione a opção correta ou que preenchem corretamente e por ordem os espaços das frases. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano Teste de Avaliação Geologia: Tema 4 (Processos e Materiais importantes em ambientes terrestres) Em todas as questões de

Leia mais

A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO

A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO O magma é uma mistura complexa de vários tipos de substâncias minerais A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO Com o arrefecimento,

Leia mais

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II)

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) AS ROCHAS São agregados minerais ou de um mineral apenas, formados naturalmente na crosta terrestre. As rochas podem ser classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

Leia mais

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas As rochas ígneas também chamadas de rochas magmáticas são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S.

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S. ROCHAS SEDIMENTARES METEORIZAÇÃO Ò Conjunto de processos que leva à alteração das características iniciais das rochas, por acção de processos físicos e químicos, que ocorrem na superfície da Terra. Ò Ajuda

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES A Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. 2 A Habilidades: Aula 1: Entender o que são rochas e como elas se formam. Saber diferenciar as rochas de acordo com os

Leia mais

As rochas metamórficas

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 Magmatismo - Rochas Magmáticas Magmatismo - Rochas Magmáticas

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA Nome: BI: Classificação: CHAMADA DE ATENÇÃO:

Leia mais

2. A figura 2 representa, de modo esquemático, um fenómeno físico que pode ocorrer numa câmara magmática.

2. A figura 2 representa, de modo esquemático, um fenómeno físico que pode ocorrer numa câmara magmática. Disciplina de Biologia e Geologia (Ano ) º ANO Ficha de Avaliação Formativa Tema IV de Geologia (Correcção) Nome: Nº: Turma: Leia com atenção e responda sucintamente às questões que se seguem!. A diferenciação

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) GRUPO I COLUNA I COLUNA II RESPOSTAS. 1. Sistemas que raramente ocorrem na natureza

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) GRUPO I COLUNA I COLUNA II RESPOSTAS. 1. Sistemas que raramente ocorrem na natureza Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) Tema: Subsistemas terrestres Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas Ciclo litológico GRUPO I 1. A Terra é um sistema constituído por diversos elementos

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 Propriedades dos Minerais As rochas são formadas, em

Leia mais

Metamorfismo e rochas metamórficas

Metamorfismo e rochas metamórficas Metamorfismo e rochas metamórficas Princípio fundamental: Os minerais e as rochas são estáveis nas condições de pressão e temperatura em que se formaram. A modificação dessas condições gera, nas rochas,

Leia mais

AS ROCHAS. Professores: Alinne Carin Marcôncio

AS ROCHAS. Professores: Alinne Carin Marcôncio AS ROCHAS Professores: Alinne Carin Marcôncio Para Pensar Em que período da história o homem passou a fazer uso das rochas como ferramentas? Há mais de 2 milhões de anos os nossos antepassados aprenderam

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 5 Rochas Ígneas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Minerais Rochas Rochas são agregados naturais

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2)

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: / /2008 Docente: Catarina Reis 1- A figura seguinte representa uma região imaginária, onde

Leia mais

GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO:

GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO: GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO: Ciência que se dedica ao estudo do solo e de suas relações com as demais esferas geoquímicas (pedosfera, atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera). Nos ecossistemas terrestres...

Leia mais

Quais os principais agentes de metamorfismo? Qual a relação entre o metamorfismo e a tectónica de placas?

Quais os principais agentes de metamorfismo? Qual a relação entre o metamorfismo e a tectónica de placas? Quais os principais agentes de metamorfismo? Qual a relação entre o metamorfismo e a tectónica de placas? Tensão Temperatura Fluidos Tempo LITOSTÁTICA NÃO LITOSTÁTICA QUE TIPO DE ESTADO DE TENSÃO PODE

Leia mais

ROCHAS E MINERAIS. 6º ano

ROCHAS E MINERAIS. 6º ano ROCHAS E MINERAIS 6º ano ROCHAS MAGMÁTICAS As rochas magmáticas ou ígneas se formam a partir da solidificação da lava vulcânica. A lava, que é o magma derramado na superfície, esfria e se torna sólida.

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Rochas e Minerais FICHA DE TRABALHO 1 litosfera granito minerais Conteúdo: Rochas e Minerais FICHA DE TRABALHO 1 litosfera granito minerais rochas cristais um único rochas cristais um único geologia

Leia mais

Rochas Sedimentares. Desgaste das rochas (inclui fenómenos de meteorização e erosão) Transporte. Sedimentação

Rochas Sedimentares. Desgaste das rochas (inclui fenómenos de meteorização e erosão) Transporte. Sedimentação SEDIMENTOGÉNESE (processo de formação e deposição de sedimentos) Desgaste das rochas (inclui fenómenos de meteorização e erosão) Transporte Sedimentação Diagénese ou Litificação (inclui fenómenos de compactação

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Geologia

Paulo Tumasz Junior. Geologia Paulo Tumasz Junior Geologia - Geologia: Ciência que estuda a estrutura interna da terra, história a partir dos processos rochosos e processos que as modificam; - Distância da superfície terrestre ao centro

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 Formação das Rochas Sedimentares Sedimentogénese Rochas

Leia mais

Nas ilhas dos Açores predominam

Nas ilhas dos Açores predominam http://.azores.gov.pt SANTA MARIA ESCOADA LÁVICA SUBMARINA Nas ilhas dos Açores predominam as rochas vulcânicas, estando as rochas sedimentares especialmente presentes na ilha de Santa Maria, onde frequentemente

Leia mais

Processos e materiais geológicos. gicos importantes em ambientes terrestres Rochas Sedimentares Rochas Magmáticas;

Processos e materiais geológicos. gicos importantes em ambientes terrestres Rochas Sedimentares Rochas Magmáticas; Processos e materiais geológicos gicos importantes em ambientes terrestres 2.1. Rochas Sedimentares 2.2. Rochas Magmáticas; 2.3. Deformação: falhas e dobras; 2.4. Rochas Metamórficas. Ciclo das Rochas

Leia mais

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS 1) Qual das sentenças abaixo é verdadeira? a) Os minerais originam-se e são destruídos por reações químicas. b) A maior parte dos minerais

Leia mais

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2 ROCHAS ÍGNEAS Aula de hoje: Conceito, gênese, ocorrências, propriedades macroscópicas e identificação das Rochas Ígneas de interesse no estudo de solos MAGMA material em estado de fusão, viscoso, pastoso,

Leia mais

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012 ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA 20/03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Rochas Magmáticas O que é uma Rocha Magmática? O que acontece durante o arrefecimento e cristalização

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA PROVA MODELO Nome: BI: Classificação:

Leia mais

DEFINIÇÃO DE MINERAL. Fig. 1: ametista

DEFINIÇÃO DE MINERAL. Fig. 1: ametista MINERALOGIA DEFINIÇÃO DE MINERAL Um mineral é uma substância sólida, natural e inorgânica, de estrutura cristalina e com composição química fixa ou variável dentro de limites bem definidos (exceto o mercúrio).

Leia mais

As rochas sedimentares

As rochas sedimentares Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS PROF. CLAUDIO F GALDIN GEOGRAFIA

EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS PROF. CLAUDIO F GALDIN GEOGRAFIA EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS PROF. CLAUDIO F GALDIN GEOGRAFIA A TERRA SURGIU HÁ APROXIMADAMENTE 4,5 BILHÕES DE ANOS. RESULTANDO DA AGREGAÇÃO DE POEIRA CÓSMICA E DO BOMBARDEAMENTO DE MATERIAL

Leia mais

Métodos de datação das rochas. Anabela Araújo ESV - 10ºCT5

Métodos de datação das rochas. Anabela Araújo ESV - 10ºCT5 Métodos de datação das rochas Anabela Araújo ESV - 10ºCT5 As rochas, agrupam-se, basicamente, de acordo com o seu processo de formação em : Rochas magmáticas ou ígneas, que solidificam a partir de material

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS

CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS Prof. Ana Rita Rainho Condições de Texturas das rochas magmáticas Consoante as condições de arrefecimento do magma, o grau de desenvolvimento dos cristais é diferente. Fanerítica

Leia mais

Material de apoio. Origem e Constituição. Origem e Constituição. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006);

Material de apoio. Origem e Constituição. Origem e Constituição. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006); Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Material de apoio 2 Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto,

Leia mais

Composição química: 74,2% de SiO 2 (rocha ácida) e mais de de Al 2 O 3, K 2 O e Na 2 O.

Composição química: 74,2% de SiO 2 (rocha ácida) e mais de de Al 2 O 3, K 2 O e Na 2 O. 1. Identificação da Equipa Escola: Equipa: Localização [Vila/cidade/distrito e país] Escola Secundária de Maximinos Gregorianos (alunos do 11º 2 e prof. Adelaide Sousa) Braga/ Braga/ Portugal 2. Caracterização

Leia mais

MINERAIS E ROCHAS Geotecnia Ambiental 2015

MINERAIS E ROCHAS Geotecnia Ambiental 2015 MINERAIS E ROCHAS Geotecnia Ambiental 2015 Sumário 1. INTRODUÇÃO Geologia Aplicada a Geotecnia Estrutura da Terra 2. MINERAIS E ROCHAS Propriedades dos minerais Minerais formadores de rochas Determinação

Leia mais

Obsidiana ROCHAS ÍGNEAS. Jhon Wesley S. Gomes Igor Honorato Dutra

Obsidiana ROCHAS ÍGNEAS. Jhon Wesley S. Gomes Igor Honorato Dutra Obsidiana ROCHAS ÍGNEAS Jhon Wesley S. Gomes Igor Honorato Dutra ROCHAS ÍGNEAS - DEFINIÇÃO A palavra ígnea vem do latim ignis que significa fogo. Podem ser chamadas de rochas magmáticas ou rochas eruptivas

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 Metamorfismo Transformações mineralógicas, químicas

Leia mais

Prova Modelo PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA

Prova Modelo PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA Prova Modelo PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA Nome: BI: Classificação: CHAMADA DE ATENÇÃO: Esta prova

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA video1 CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA Video 2 Video 3 A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são

Leia mais

Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra

Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra O Ciclo das Rochas é um dos subciclos do O estudo dos fósseis, incluindo o dos dinossauros e dos seus vestígios,

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Rochas Magmáticas 1 Rochas É um agregado natural de um ou mais minerais, ou vidro vulcânico, ou ainda matéria orgânica, e que faz parte importante da crosta sólida da Terra 2 1 Classificação das rochas

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS

METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS METAMORFISMO: Processo que ocorre em rochas da crusta terrestre, em resultado de variações de temperatura e pressão (sem ocorrer a

Leia mais

Dinâmica externa da terra. Rochas Minerais Ciclo das rochas

Dinâmica externa da terra. Rochas Minerais Ciclo das rochas Dinâmica externa da terra Rochas Minerais Ciclo das rochas Planeamento da Unidade http://students.fct.unl.pt/~jia16071/didactic a/planeamento_unidade.pdf Mapa de conceitos http://students.fct.unl.pt/~jia16071/didactic

Leia mais

AMBIENTES MAGMÁTICOS

AMBIENTES MAGMÁTICOS AMBIENTES MAGMÁTICOS DEFINIÇÃO DE MAGMA É uma mistura de compostos sólidos, líquidos e gasosos. Com o arrefecimento, os elementos químicos associam-se em cristais. A temperatura do magma ronda valores

Leia mais

U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMÓRFICAS

U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMÓRFICAS U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMÓRFICAS Metamorfismo 2 Durante o processo de metamorfismo ocorrem processos de recristalização

Leia mais

Revisão sobre Rochas e Minerais. Sheila R. Santos 1

Revisão sobre Rochas e Minerais. Sheila R. Santos 1 Revisão sobre Rochas e Minerais 1 Definição de rocha: Corpos sólidos naturais que contém um ou mais minerais. Uma determinada rocha é sempre composta de um agregado de minerais com padrão definido, formados

Leia mais

NÃO CONFUNDA ROCHA COM MINERAL!! As rochas, por sua vez, não possuem uma composição unitária nem tampouco uma fórmula química definida.

NÃO CONFUNDA ROCHA COM MINERAL!! As rochas, por sua vez, não possuem uma composição unitária nem tampouco uma fórmula química definida. NÃO CONFUNDA ROCHA COM MINERAL!! Os minerais possuem uma estrutura homogênea e propriedades físico-químicas constantes. As rochas, por sua vez, não possuem uma composição unitária nem tampouco uma fórmula

Leia mais

Rochas e Solos. Prof Karine P. Naidek Abril/2016

Rochas e Solos. Prof Karine P. Naidek Abril/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQMC Rochas e Solos Prof Karine P. Naidek Abril/2016 Rochas Sedimentares Rochas sedimentares são produto

Leia mais

Minerais e Rochas. A crosta terrestre é formada principalmente por rochas.

Minerais e Rochas. A crosta terrestre é formada principalmente por rochas. UNIDADE 3 AS ROCHAS Minerais e Rochas A crosta terrestre é formada principalmente por rochas. Como é a estrutura de uma rocha? Do que elas são formadas? As rochas são sólidas e podem ser formadas por

Leia mais

TIPOS DE ROCHAS. Magmáticas provenientes do arrefecimento e solidificação do magma.

TIPOS DE ROCHAS. Magmáticas provenientes do arrefecimento e solidificação do magma. TIPOS DE ROCHAS As rochas dividem-se em três grupos: Magmáticas provenientes do arrefecimento e solidificação do magma. Metamórficas resultam de modificações, no estado sólido, devido à pressão e temperatura.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares CICLO LITOLÓGICO Rochas sedimentares Formam-se em ambientes geológicos superficiais Princípio Uma rocha que tenha sido formada em condições de pressão

Leia mais

Escola Secundária de S. João da Talha

Escola Secundária de S. João da Talha Escola Secundária de S. João da Talha Ficha de Avaliação Formativa Outubro 2009 Biologia/Geologia 10º Ano Nome: Nº Classificação: Professora: I O El Niño (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 Motivação Matéria Sólida Minerais Grupos de Minerais Identificação dos Minerais Origens: Minerais

Leia mais