ORADORES Medicina de Animais de Companhia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORADORES Medicina de Animais de Companhia"

Transcrição

1 ORADORES Medicina de Animais de Companhia Oncologia Craig Clifford, MS, Diplomado ACVIM (Oncology) Craig Clifford, diplomado em Oncologia pelo American College of Veterinary Internal Medicine. Director do Serviço de Investigação Clinica do Red Bank Veterinary Hospital (New Jersey). Consultor em Oncologia do VIN (Veterinary International Network); Consultor Pfizer e Novartis. Autor de inúmeras publicações de referência na área da oncologia veterinária. Hervé Brissot, Diplomado ECVS Médico Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Toulouse. Membro da comissão científica da Associação Francesa de Medicina Veterinária de Pequenos Animais (AFVAC). Actividade clínica privada no Dick White Referals e Davies Veterinary Specialists em Inglaterra. Certificado em Cirurgia pelo Royal College of Veterinary Medicine (RCVS). Diplomado pelo Colégio Europeu de Cirurgia Veterinária (ECVS). Dermatologia/ Alergologia Jacques Fontaine, Diplomado ECVD, Veterinary Clinic, Brussels Médico Veterinário pela Universidade de Liège, Bélgica. Diplomado pelo European College of Veterinary Dermatology (ECVD). Exerce actividade clínica privada na Bélgica. Consultor na área da Dermatologia na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Liège. Autor e co autor de mais de 50 publicações.

2 ORADORES Medicina de Animais de Companhia Medicina Felina Tim Gruffyd Jones, PhD, Diplomado ECVIM Tim Gruffydd Jones, Médico Veterinário pela Veterinary Medicine University de Londres, Inglaterra. Doutorado pela Universidade de Bristol, Inglaterra. Especialista em Medicina Felina (RCVS). Presidente do Feline Advisory Bureau durante 17 anos e Membro Fundador e Director da European Society for Feline Medicine. Professor de Medicina Felina na Universidade de Bristol. Diplomado pelo Colégio Europeu de Medicina Interna. Patologia Clínica Laia Solano Galleno (, PhD, Diplomada ECVCP, Royal Veterinary College, London) Médica Veterinária e Doutorada pela Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha. Diplomada pelo Colégio Europeu em Patologia Clínica Veterinária. Professora de Patologia Clínica Veterinária no Royal Veterinary College da Universidade de Londres. Cardiologia Luis Lima Lobo Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da UTL em Integra o corpo clínico do Hospital Veterinário do Porto (HPV). Director Científico e Pedagógico do Departamento de Cardiologia HVP.. Fundador e director do serviço de electrocardiografia à distância Telecárdio. Doutorando em Ciências Veterinárias no ICBAS tese dedicada à cardiomiopatia dilatada canina. Investigador do Centro de Estudos de Ciência Animal) da Universidade do Porto. Assessor da Novartis Farma na área da cardiologia e nefrologia.

3 ORADORES Cirurgia de Animais de Companhia Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica Hervé Brissot, Diplomado ECVS Médico Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Toulouse. Membro da comissão científica da Associação Francesa de Medicina Veterinária de Pequenos Animais (AFVAC). Actividade clínica privada no Dick White Referals e Davies Veterinary Specialists em Inglaterra. Certificado em Cirurgia pelo Royal College of Veterinary Medicine (RCVS). Diplomado pelo Colégio Europeu de Cirurgia Veterinária (ECVS). Lisa Mestrinho, MSc. Universidade Complutense/ICBAS Licenciado pela FMV UTL em Exerce actividade clínica em cirurgia de animais de companhia com especial interesse em cirurgia da cabeça e do pescoço desde Master em Odontologia e Cirurgia maxilo facial Veterinária pela Universidade Completense de Madrid 2005/2006. Mestrado em Oncologia pelo ICBAS Universidade do Porto com tese subordinada ao tema Neoplasias da Cavidade Oral 2007/2010. Secretária e membro fundador do Grupo de Interesse Especial em Estomatologia (GIEE) e Membro da SEOVE e EVDS desde 2003 com apresentações frequentes nos seus congressos europeus. Docente da FMV ULHT desde 2007 envolvida nas disciplinas de patologia e clínica cirúrgica e propedêutica cirúrgica e na coordenação da Pós Graduação em Cirurgia em animais de companhia da mesma instituição.

4 ORADORES Cirurgia de Animais de Companhia Cirurgia Ortopédica Rui Jorge Onça, Master Anestesiologia Licenciou se pela UTAD. Fez vários estágios práticos e cursos pela Europa relacionados com cirurgia, ortopedia e traumatologia. Exerce a actividade na clínica privada. Paralelamente, em 2001, começou a desenvolver um serviço de consultas e cirurgia ambulatória na área de traumatologia e ortopedia. Hoje em dia exerce a actividade exclusivamente na área da ortopedia e traumatologia e está envolvido num projecto de um Hospital Veterinário de Referência. Tem como especiais interesses a fixação externa, osteossíntese biológica e correcção biomecânica de patologia ortopédica. Membro da ESVOT e fundador do GITOV. Luís Chambel Licenciado pela FMV UTL em Exerce clínica de animais de companhia desde Exerce clínica e cirurgia na Clínica Vetoeiras desde Estágios profissionais realizados na Universidade de Cornell (EUA), Clínica Veterinária Canis (Espanha), Dr. Jean François Bardet (França) e Dr. Aldo Vezzoni (Itália). Foi Secretário Adjunto da APMVEAC. Membro da ESVOT desde 2000 e membro fundador do Grupo de Interesse em Traumatologia e Ortopedia Veterinária (GITOV). Docente convidado da ULHT. Nuno Cardoso, PhD Licenciado pela UTAD. Doutorado em cirurgia de animais de companhia pela Universidade de Viena, Austria. Responsável pelo serviço de cirurgia, ortopedia e neurologia do Centro Veterinário Conimbricense em Coimbra e do Centro Veterinário Lusitanea em Viseu. Professor de Cirurgia da Universidade Lusófona. Membro da Sociedade Europeia de Ortopedia e Traumatologia Veterinária.

5 ORADORES Animais Exóticos e Silvestres Filipe Martinho Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV UTL) em Tem realizado vários cursos e estágios de formação em Espanha e Estados Unidos e exercido actividade clínica sobretudo na área da medicina de espécies exóticas e silvestres. Presentemente, a terminar o Mestrado em Doenças Infecciosas Emergentes na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa sobre zoonoses transmitidas por Aves silvestres. É professor auxiliar das disciplinas de Parasitologia e Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias na Faculdade de Medicina Veterinária. É sócio gerente de uma empresa de consultoria e gestão ambiental e desde 2006 que está envolvido em projectos ligados à ilustração científica. Rui Patrício Licenciado pela FMV, Lisboa em Prémio Ferreira Lapa e Inácio Ribeiro da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias Dedica se à clínica e cirurgia de animais exóticos e de zoo desde Efectuou diversos estágios em clínicas e zoos da Europa e EUA e é presença assídua em congressos desta área como participante e como orador. Professor auxiliar convidado da FMV da ULHT e colaborador da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, na disciplina de Clínica dos Novos Animais de Companhia. Actualmente é responsável pela consulta de animais exóticos na clínica Vetoeiras e realiza consultas de referência em várias clínicas da região de Lisboa. Membro da AAV (Association Avian Veterinarians), ARAV (Association Reptile and Amphibian Veterinarians) e EAZWV (European Association Zoo and Wildlife Veterinarians). Rui Bernardino Actividade Médico Cirúrgica em Animais de Zoo desde 2004 (Jardim Zoológico de Lisboa). Membro do Comité Veterinário da EAZA (European Association of Zoos and Aquaria). Docente de Medicina Veterinária na FMV ULHT.

6 ORADORES Animais Exóticos e Silvestres Nuno Marques Pereira Licenciado em 1986 pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa/UTL. Médico Veterinário do Oceanário de Lisboa, desde Desde 2006 que é docente da Universidade Lusófona Anatomia de Animais Aquáticos e Exóticos nas Cadeiras de Anatomia I e II; coordenador da cadeira de Aquacultura desde Consultor Veterinário da Unidade de Investigação em Eco Etologia / IBBG / ISPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada, desde Clínica Veterinária João XXI Medicina de pequenos animais e de animais exóticos, desde Médico Veterinário do Grupo Lobo, desde 1987, onde intervém no CRLI (Centro de recuperação do Lobo Ibérico) e apoia os projectos de Investigação do Grupo. Consultor Veterinário, desde 1992, em projectos de investigação de Ecologia e Conservação, em particular Carnívoros, no âmbito de projectos de investigação do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Luís Neves

7 ORADORES Clínica de Equinos Técnicas Cirúrgicas em Equinos Marta Prades, PhD, Diplomada ACVS, Diplomada ECVS Médica Veterinária e Doutorada pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professora Associada no Departamento de Medicina e Cirurgia Geral da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Espanha. Chefe de Serviço de Cirurgia de Equinos do Hospital Veterinário da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Espanha. Diplomada pelo American College of Veterinary Surgeons (ACVS) e pelo European College of Veterinary Surgeons (ECVS). Maneio da dor em Equinos/Formação em Ecografia de Equinos Adam Ackburry, Diplomado ECVA Licenciado pela Universidade de Liverpool em 1998, passou de seguida 6 anos numa clínica mista em Staffordshire. Actualmente é Diplomado Europeu em anestesia e analgesia e trabalha no Departamento de Anestesia da Universidade de Glasgow. Seus interesses incluem anestesia em equinos, controlo da dor e cuidados críticos e está envolvido em investigação para reconhecer e identificar alterações hemostáticas primárias e secundárias em cavalos. José Carlos Estepa Nieto, PhD, Diplomado ECEIM Médico Veterinário e Doutorado pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professor na do Departamento de Medicina e Cirurgia Animal da Universidade de Córdoba, Espanha. Chefe do Serviço de Medicina Interna de Grandes Animais do Hospital Veterinário da Universidade de Córdoba, Espanha. Diplomado pelo European College of Equine Internal Medicine (ECEIM).

8 ORADORES Clínica de Equinos A Clínica de Equinos em Portugal state of the art José Núncio Fragoso Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Médico Veterinário credenciado pela Federação Equestre Internacional em todas as disciplinas equestres. Clínico de equinos, a exercer actividade privada em Portugal. Veterinário da GNR, durante 25 anos, a prestar serviço na Enfermaria Veterinária Central. Estadias periódicas na Pferdeklinic, em Ins (Suíça). João Paulo Marques Licenciado em Medicina Veterinária em 1995 pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Médico Veterinário credenciado pela Federação Equestre Internacional. Realizou diversos cursos de formação e estágios em vários países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Suiça) e E.U.A., principalmente na área da Ortopedia Equina. Realizou Curso de Pós Graduação em Quiroprática Veterinária na Alemanha (International Academy of Veterinary Chiropractic Sittensen; ). Realizou Curso de Pós Graduação em Acupunctura Veterinária certificado pela International Veterinary Acupuncture Society (ULHT Lisboa; ). Membro da Direcção da International Veterinary Chiropractic Association desde Orador e Palestrante em diversos Cursos e Congressos de Medicina Veterinária. Exerce clínica de equinos em actividade privada. José Prazeres Licenciado pela FMV UTL. Clínico no hipódromo de Macau entre 1985 e Clínico de equinos em Portugal desde Director clínico da Clínica Veterinária de Santo Estêvão desde Docente da FMV ULHT desde 2007.

9 ORADORES Equinos A Clínica de Equinos em Portugal state of the art Manuel Pequito, DEC, DEA Licenciado pela FMV UTL. Internato em Equinos na Universidade de Liège. Clínico no Pólo Equino do Hospital Escolar Veterinário da Universidade de Liège entre 2002 e Clínico de equinos em Chantilly entre 2004 e Docente da FMV ULHT desde Nuno Bernardes

10 ORADORES Clínica de Ruminantes Clínica de Bovinos João Cannas da Silva, PhD, Diplomado ECBHM Licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade de Medicina Veterinária ESMV, Lisboa (1977). Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Veterinária de Viena, Áustria (2003). Diplomado pelo ECBHM (European College Bovine Health Management), do qual é actualmente Presidente. Professor Catedrático Convidado da Faculdade Medicina Veterinária Universidade Lusófona. Professor Catedrático do Curso de Medicina Veterinária de Escola Superior Universitária Vasco da Gama, Coimbra. Portugal. Presidente da Associação Portuguesa de Buiatria. Consultor Sénior da Intervet Schering Plough Animal Health, Portugal. Director da Revista Veterinary Medicine edição Portuguesa. Walter Baumgartner, PhD, Diplomado ECBHM Médico Veterinário e Doutorado pela Universidade de Viena, Áustria. Professor e Director da Clínica para Ruminantes da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Viena, Áustria. Professor Convidado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Diplomado pelo European College of Bovine Health Management (ECBHM). Ângela Dâmaso, PhD Licenciada pela FMV UTL. Doutorada pela Universidade de Viena em 2009 na área de Imagiologia em Ruminantes. Docente na FMV ULHT desde 2009, nas disciplinas de Clínica de Espécies Pecuárias, Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas, Imagiologia e Reprodução Ginecologia e Obstetrícia.

11 ORADORES Clínica de Ruminantes Clínica de Bovinos no Séc. XXI: State of the art George Stilwell, PhD, Dipl. ECBHM Licenciado em 1986, exerceu clínica de animais de produção até 2001 altura em que iniciou docência na Faculdade de Medicina Veterinária (UTL) nas disciplinas de Clínica de Espécies Pecuárias e Bioética. Doutorado em 2009 e diplomado pelo ECBHM desde Membro do grupo de trabalho da EFSA em bem estar de vacas leiteiras. Trabalhos de investigação na área de clínica de bovinos e bem estar animal com cerca de 50 artigos em revistas nacionais e internacionais. Ricardo Bexiga, Dip. ECBHM Licenciado pela FMV/UTL em 2000, iniciou a sua actividade como clínico de bovinos leiteiros. Foi residente na University of Glasgow Veterinary Faculty e é diplomado pelo European College of Bovine Health Management desde Presentemente realiza o seu doutoramento nas instituições referidas acima na área das mastites, e realiza trabalho de consultoria na área de qualidade de leite.

12 ORADORES Masterclasses Analgesia e Maneio da Dor Derek Flaherthy (, Diplomado ECVA) Licenciado pela Universidade de Glasgow em 1998, trabalhou 6 anos numa clínica de beneficiência People Dispensary for Sick Animals. Iniciou a sua residência em Anestesia em 1994 e em 1997 tornou se Professor e chefe do Departamento de Anestesia em Detêm o Diploma Europeu e do Royal College em Anestesia. Os seus interesses especiais são a anestesia total intravenosa e anestesia na neurocirurgia. È também Director da Escola de Enfermagem Veterinária de Glasgow. Nutrição (a definir) Marketing (a definir) Clínica Comportamental: Agressividade Canina (a definir)

PROGRAMA Comportamento e Bem-estar Animal

PROGRAMA Comportamento e Bem-estar Animal PROGRAMA Comportamento e Bem-estar Animal Sábado 16 de Outubro Tema/Sala: Formação em Bovinos: 12h20-13h: Como garantir o bem-estar na descorna? (George Stilwell) (PT) Tema/Sala: Medicina Felina: 12h20-13h:

Leia mais

Clínica Equina. Pós-Graduação em. - 2ª Edição. http://fmv.ulusofona.pt. Programa de Formação Avançada

Clínica Equina. Pós-Graduação em. - 2ª Edição. http://fmv.ulusofona.pt. Programa de Formação Avançada UNIVERSIDADE LUSÓFONA de Humanidades e Tecnologias Humani nihil alienum de Formação Avançada Pós-Graduação em Clínica Equina - 2ª Edição 24 Dias/Módulos de Formação - 12 fins-de-semana Início: Novembro

Leia mais

REGIONAL SUL LISTA B. Assembleia Regional do Sul

REGIONAL SUL LISTA B. Assembleia Regional do Sul Assembleia Regional do Sul Presidente Carlos Manuel Varela Bettencourt Membro 541 Licenciou-se em Medicina Veterinária pela ESMV em 1983. Doutorado em Fisiologia da Reprodução pela Universidade de Missouri-

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL LISTA A

ASSEMBLEIA GERAL LISTA A ORGÃOS NACIONAIS Delegação Regional Norte João Paulo de Carvalho Alves Costa Nº membro - 513 Licenciado pela FMV - UTL em 1989. Exerceu funções no ADS - ACRIGA. De 1991 até a presente data, exerce funções

Leia mais

XXIII CONGRESSO NACIONAL 6 E 7 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA

XXIII CONGRESSO NACIONAL 6 E 7 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA Prof. Dr. Paolo Buracco Nascido em Turin, a 16 de Agosto de 1956, obteve a licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade de Turin em Novembro de 1981. Trabalha na Secção de Cirurgia da Escola

Leia mais

Medicina e Cirurgia de Espécies Exóticas, Silvestres e de Zoo - 2ª Edição. Pós-Graduação em. http://fmv.ulusofona.pt. Programa de Formação Avançada

Medicina e Cirurgia de Espécies Exóticas, Silvestres e de Zoo - 2ª Edição. Pós-Graduação em. http://fmv.ulusofona.pt. Programa de Formação Avançada UNIVERSIDADE LUSÓFONA de Humanidades e Tecnologias Humani nihil alienum de Formação Avançada Pós-Graduação em Medicina e Cirurgia de Espécies Exóticas, Silvestres e de Zoo - 2ª Edição 22 Dias/Módulos de

Leia mais

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Oradores Someia Umarji Licenciada em Medicina Veterinária em 2004 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Médica Veterinária

Leia mais

ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A

ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A Programa de Candidatura Atendendo aos desafios constantes que a globalização nos coloca é de cabal

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Identificação Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre (nome clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra. Graus Académicos e Profissionais Licenciada em Medicina pela Faculdade

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumido

CURRICULUM VITAE Resumido Paulo Amado CURRICULUM VITAE Resumido Dr. PAULO AMADO Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto desde 1986 Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia desde 1998 Inscrito na Ordem

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINA UNIDADE PRÉ-REQUISITO CH SEMANAL CH SEMESTRAL TEO PRA TEO PRA 1. Administração Rural EA Economia Rural 2 1 32 16 48

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelidos / Nome próprio Morada Rua dos Mercadores, n.º 90, 9500-092, Ponta Delgada, São Miguel, Açores Telefone 296281933 Telemóvel: 965535459 Correios electrónicos

Leia mais

GUIDELINES ACESSO ÀS PLATAFORMAS ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS

GUIDELINES ACESSO ÀS PLATAFORMAS ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS GUIDELINES ACESSO ÀS PLATAFORMAS ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS OMV-TV PLATAFORMA DE ENSINO E-LEARNING SOBRE PROCEDIMENTOS CLÍNICOS, MÉDICOS E CIRÚRGICOS A OMV-TV está organizada numa área aberta ao público

Leia mais

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI EDITAL Nº. 01/2010UFPI, de 03 de fevereiro de 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR ANEXO DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL 1. Pediatria

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA Aprovado no CONGRAD: 14..06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 48 CURSO DE MEDICINA EIXOS TRANSVERSAIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CURRÍCULO PLENO ACADÊMI COS I FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DO CURSO

Leia mais

Notas Biobibliográficas

Notas Biobibliográficas Guião de educação. Género e cidadania. Notas Biobibliográficas 333 Guião de Educação. Género e Cidadania 3 ciclo 334 Lisboa, CIG, 2009 NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS Ângela Rodrigues é doutorada em Ciências da

Leia mais

Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira e a sua articulação com as Unidades de Saúde de Ilha da RAA. Paula Moniz

Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira e a sua articulação com as Unidades de Saúde de Ilha da RAA. Paula Moniz Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira e a sua articulação com as Unidades de Saúde de Ilha da RAA Paula Moniz VISÃO O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, EPER pretende ser uma instituição

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Patologia Clínica Veterinária

MATRIZ CURRICULAR. Patologia Clínica Veterinária MATRIZ CURRICULAR No Quadro II está apresentada a estrutura curricular do Curso de Medicina Veterinária da FATENE, distribuída de acordo com os conteúdos essenciais profissionais, definidos pelo Parecer

Leia mais

2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA

2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA 2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA DIRECÇÃO DO CURSO Rui OLIVEIRA Vitor ALMADA DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO A parte curricular do curso funciona em horário pós-laboral, excepto no caso dos Seminários Temáticos

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Fisioterapia no Periodo Perinatal 28 Março 17,18 Abril 8,9,22 e 23 de Maio 5,6,19 Junho (avaliação formativa)

Fisioterapia no Periodo Perinatal 28 Março 17,18 Abril 8,9,22 e 23 de Maio 5,6,19 Junho (avaliação formativa) Fisioterapia no Periodo Perinatal 28 Março 17,18 Abril 8,9,22 e 23 de Maio 5,6,19 Junho (avaliação formativa) Objetivos: Avaliar/Prevenir/tratar as disfunções musculo esqueléticas do periodo peri natal

Leia mais

O PAPEL DO COLEGIO EUROPEU DE MEDICINA BOVINA NA FORMAÇÃO

O PAPEL DO COLEGIO EUROPEU DE MEDICINA BOVINA NA FORMAÇÃO O PAPEL DO COLEGIO EUROPEU DE MEDICINA BOVINA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS João Cannas as da Silva CRONOLOGIA do Colégio O Profesor W. Klee, em 7 de Julho de 1998,em Sidney, promoveu a ideia de criar o

Leia mais

Seminário sobre introdução à credenciação dos profissionais da área da Medicina

Seminário sobre introdução à credenciação dos profissionais da área da Medicina Seminário sobre introdução à credenciação dos profissionais da área da Medicina 1. Pergunta: O curso em Medicina Clínica está disponível nas modalidades de 5 e 7 anos, qual é a diferença? A modalidade

Leia mais

ACTIVIDADES PARA NOVEMBRO DE 2009

ACTIVIDADES PARA NOVEMBRO DE 2009 ACTIVIDADES PARA NOVEMBRO DE 2009 3 de Novembro de 2009 Quando: O Ponto Promoção da Leitura Hora do Conto e actividade de Expressão Plástica, baseadas no texto de Peter H. Reynolds. Salas da Hora do Conto

Leia mais

DISCIPLINA. Anatomia Descritiva Animais Domésticos I 40 40 80 Citologia 30 10 40

DISCIPLINA. Anatomia Descritiva Animais Domésticos I 40 40 80 Citologia 30 10 40 1º ANO 1º SEMESTRE Anatomia Descritiva Animais Domésticos I Citologia Bioquímica I Conservação dos Recursos Naturais Genética Animal Básica Microbiologia Veterinária I Bioestatística aplicada a Medicina

Leia mais

Dados a serem fornecidos para inclusão de novas bibliotecas

Dados a serem fornecidos para inclusão de novas bibliotecas Dados a serem fornecidos para inclusão de novas bibliotecas Para exemplos, consulte Serviços>Guia> em: http://www.apcisrj.org Nome da instituição/sigla Nome da biblioteca Endereço completo, com CEP Telefone,

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar

Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO SERVIÇO DE ODONTOLOGIA Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar JUSTIFICATIVA A Promoção de saúde só será completa

Leia mais

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE Nome Completo: Lino Manuel Martins Gonçalves. Local e Data de Nascimento: Loulé - Portugal, 23 de Setembro de 1960. Estado civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua

Leia mais

Curso de Medicina. Estágios

Curso de Medicina. Estágios Curso de Medicina Estágios Estágios 3.440 horas total 800h 9º Período 880h 10º Período 880h 11º Período 880h 12º Período 9º Período 4 Rodízios Estágio Trauma Ortopédico com 100 horas Estágio Emergências

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ. ANEXO I DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO n. o 001/2007-PMC CARREIRAS/CARGOS/ÁREAS DE CONHECIMENTO/REQUISTOS BÁSICOS/VAGAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ. ANEXO I DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO n. o 001/2007-PMC CARREIRAS/CARGOS/ÁREAS DE CONHECIMENTO/REQUISTOS BÁSICOS/VAGAS PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ ANEXO I DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO n. o 001/2007-PMC CARREIRAS/CARGOS/ÁREAS DE CONHECIMENTO/REQUISTOS BÁSICOS/VAGAS Carreira: Regulação e Fiscalização Especialista em

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012)

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) Adelaide Carreira é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde exerce funções, encontra-se na fase final da elaboração da sua tese

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

www.master ic.com Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos: Atribuição de 10 créditos

www.master ic.com Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos: Atribuição de 10 créditos www.master ic.com Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos: Atribuição de 10 créditos Apresentação O programa está estruturado em três módulos sequenciais, leccionados ao longo de 2 anos, atribuindo

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais.

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais. 2013 1ª Conferência 20 de Março, das 14:30 às 17:00 h Cidadania em tempos de crise: Implicações para a intervenção educativa, social e comunitária Isabel Menezes. Professora Associada com Agregação da

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores.

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Curriculum Vitae António Barros Veloso António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Carreira hospitalar Internato Geral

Leia mais

SÁBADO 30 de Novembro 2013 CIRURGIA. Mucocelos Salivares (Manuel Jimenez Peláez, DVM, MRCVS, Dipl. ECVS)

SÁBADO 30 de Novembro 2013 CIRURGIA. Mucocelos Salivares (Manuel Jimenez Peláez, DVM, MRCVS, Dipl. ECVS) 2013 CIRURGIA Mucocelos Salivares (Manuel Jimenez Peláez, DVM, MRCVS, Dipl. ECVS) Cirurgia do Ouvido Médio em cães e gatos (Manuel Jimenez Peláez, DVM, MRCVS, Dipl. ECVS) Cirurgia da Trufa e Lábios (Manuel

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA. Escola Superior de Ciências da Saúde

EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA. Escola Superior de Ciências da Saúde EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA Escola Superior de Ciências da Saúde Período de Inscrição: 18 de janeiro de 2010 a 19 de fevereiro de 2010. Local de Inscrição:

Leia mais

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ Abril 2006 DADOS PESSOAIS Carlos de Lucena e Vasconcellos Cruz Data de Nascimento: 12 Setembro 1957 Lisboa, Portugal Nacionalidade: Portuguesa Estado

Leia mais

2009/2010 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE ANESTESIA

2009/2010 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE ANESTESIA 2009/2010 COMISSÃO CIENTÍFICA Celínia Antunes Cristina Baião Fernanda Príncipe Henrique Dias Jorge Coelho José Alberto Martins José David Ferreira Marcos Pacheco Nuno Tavares Lopes Paulo Amorim Paulo Figueiredo

Leia mais

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes a partir de 2011/1 Turnos Integral Matutino/Vespertino e Integral Vespertino/Noturno 1 o Período BIOLOGIA CELULAR

Leia mais

KIT DE IMPRENSA 2015

KIT DE IMPRENSA 2015 KIT DE IMPRENSA 2015 Medcomtech Group em 1 minuto Medcom Tech nasceu em 2001 da mão de Juan Sagales e Alejandro Roca de Viñals com o objetivo de comercializar produtos tecnicamente avançados em cirurgia

Leia mais

Normas: uma ponte para a inovação

Normas: uma ponte para a inovação Normas: uma ponte para a inovação Workshop 12 de novembro de 2014 Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica Rua Luís Reis Santos Polo 2 da Universidade de Coimbra Entrada livre Programa 14:30 14:40

Leia mais

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias)

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias) Pós-Graduação Enoturismo Corpo Docente (Biografias) Rita Nabeiro Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, com 34 anos, Rita Nabeiro é actualmente Directora

Leia mais

Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários Título de especialista atribuído pela Ordem dos Médicos Veterinários

Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários Título de especialista atribuído pela Ordem dos Médicos Veterinários Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários Título de especialista atribuído pela Ordem dos Médicos Veterinários O desenvolvimento da medicina veterinária nas últimas décadas

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 1 de 6 Nível:BACHARELADO 01 VET101 - Anatomia Veterinária I - Ativa VET102 - Biologia Celular - Ativa desde: VET103 - Bioquímica e Biofísica - Ativa VET104 - Técnica Hospitalar - Ativa desde: VET105 -

Leia mais

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto.

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. NOTAS CURRICULARES João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. Formação académica: 2007 - Programa de Alta Direção de Instituições

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº10 22-28/04 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº10 22-28/04 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional FOMENTO À PESQUISA Estão abertas as inscrições de propostas provenientes dos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

MINI-CURRICULUM. Dia: 26 de Novembro de 2011 Local: Thermas Hotel & Resort Mossoró/RN. Mini-curriculum

MINI-CURRICULUM. Dia: 26 de Novembro de 2011 Local: Thermas Hotel & Resort Mossoró/RN. Mini-curriculum MINI-CURRICULUM Levi Jales - RN ipens@supercabo.com.br : Médico do Hospital Universitário Onofre Lopes HUOL/RN com doutorado em Ciências da saúde CCS/UFRN, Membro Fundador e atual Presidente da Sociedade

Leia mais

Fisioterapia no Periodo Perinatal

Fisioterapia no Periodo Perinatal Fisioterapia no Periodo Perinatal 20,21,27 e 28 de Junho 4,5,11 e 12 de Julho 5,e 6 de Setembro (avaliação formativa) Objetivos: Avaliar/Prevenir/tratar as disfunções musculo esqueléticas do periodo peri

Leia mais

Residência em Patologia Veterinária

Residência em Patologia Veterinária Residência em Patologia Veterinária Paulo César Maiorka Departamento de Patologia FMVZ-USP I Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária CFMV 16-17 junho 2008 - São Paulo Na Resolução nº 824,

Leia mais

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt Curriculum Vitae (súmula) António José Rocha Martins da Silva ajsilva@utad.pt Setembro de 2013 IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS Natural de Chimoio em Vila Pery (Moçambique), 23 de outubro de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - Campus Zona Leste

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - Campus Zona Leste INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - Campus Zona Leste CICLO DE FUNDAMENTAÇÃO 1º. Semestre Semestre 442 h/ semanal 26 h EIXO TEMÁTICO Eixo DISCIPLINAS disciplinas Tipo INTRODUÇÃO A ATIVIDADE

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL DOCENTES MESTRE ISABEL ONETO Licenciada em Direito, mestre e doutoranda em Direito, em Ciências Jurídico-Criminais. Governadora Civil do Distrito do Porto entre 2005 e 2009

Leia mais

de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE CLÍNICA

de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE CLÍNICA UNL Universidade Nova de Lisboa IPO-CROL SA Instituto Português de Oncologia Centro Regional de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE

Leia mais

Press Release. I Jornadas de Medicina Complementar

Press Release. I Jornadas de Medicina Complementar Press Release I Jornadas de Medicina Complementar 21 de Setembro de 2013 Apresentação O irá realizar as I Jornadas de Medicina Complementar A pesquisa científica em Medicina Complementar e a sua pertinência

Leia mais

Em 28 de Julho de 1998, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Em 28 de Julho de 1998, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra JOÃO DE CASTRO BAPTISTA - Sócio de Indústria Fundador Nasceu em 25 de Setembro de 1975 Em 28 de Julho de 1998, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Fez estágio obrigatório

Leia mais

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução CONTEÚDOS Este livro escrito em parceria por 9 co-autores, de entre académicos e profissionais de engenharia, fornece uma ajuda preciosa na aquisição de conhecimentos e de competências, tidas como necessárias

Leia mais

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013 Carlos Alberto Basílio de Oliveira - RJ Celso Rubens Vieira e Silva- BA Margarida Maria Fernandes da Silva Moraes - SP Marialva Tereza

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

Cirurgia em Animais de Companhia - 2ª Edição. Pós-Graduação em. Programa de Formação Avançada

Cirurgia em Animais de Companhia - 2ª Edição. Pós-Graduação em. Programa de Formação Avançada UNIVERSIDADE LUSÓFONA de Humanidades e Tecnologias Humani nihil alienum Programa de Formação Avançada Pós-Graduação em Cirurgia em Animais de Companhia - 2ª Edição 32 Módulos / 32 Dias de Formação - 16

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV Fixa o currículo do Curso de Graduação em Medicina, na modalidade Bacharelado, da Universidade do Estado do Amazonas. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS e PRESIDENTE

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 2011.2

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 2011.2 FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 2011.2 1 SEMESTRE DISCIPLINA TEORICA PRÁTICA C/H CR 1. Ecologia e Manejo Ambiental 60-60 04 2. Informática Básica 30-30 02 3. Sociologia Rural

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 09/2014-EBSERH/HU-UFMS ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 17 DE ABRIL DE 2014 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS

CONCURSO PÚBLICO 09/2014-EBSERH/HU-UFMS ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 17 DE ABRIL DE 2014 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS CONCURSO PÚBLICO 09/2014-EBSERH/HU-UFMS ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 17 DE ABRIL DE 2014 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS Código Especialidade Requisitos 801 802 Médico Alergia e

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes de Spínola Av. Conde Valbom, nº.18 3º.B 1050-068 Lisboa Telefone 21 357 26 47 Correio electrónico

Leia mais

CURSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA PERIIMPLANTAR

CURSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA PERIIMPLANTAR CURSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA PERIIMPLANTAR 2012 2013 INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Rose Cabral Telemóvel 935 014 972 e-mail: rose.cabral@signovinces.com.br Daniele Siqueira Telefones:

Leia mais

HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS

HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS Lista Telefónica HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS Polo de Lisboa Fev-14 LISTA TELEFÓNICA DO HFAR/PL Central de Atendimento (24 Horas) SERVIÇOS Extensão DDI 508 777 508 729 217519777 Call Center de Marcação

Leia mais

MBA em GESTÃO DE UNIDADES DE SAÚDE

MBA em GESTÃO DE UNIDADES DE SAÚDE MBA em Este MBA resulta do protocolo de colaboração estabelecida entre a Escola da APEL e a UAL, e com a participação da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias. Coordenador Científico

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2003

RELATÓRIO DE GESTÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2003 RELATÓRIO DE GESTÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2003 A justificação da proposta de orçamento da Faculdade de Ciências Médicas para 2003 começava com uma nota introdutória na qual se reforçava de novo,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 06 DE MARÇO DE 2015 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 06 DE MARÇO DE 2015 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 06 DE MARÇO DE 2015 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS Código Especialidade Requisitos 006 Médico - Anestesiologia

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DAS DENOMINAÇÕES DE ÁREAS E SUBÁREAS DOS PRMV. Carlos Afonso de Castro Beck CNRMV

PADRONIZAÇÃO DAS DENOMINAÇÕES DE ÁREAS E SUBÁREAS DOS PRMV. Carlos Afonso de Castro Beck CNRMV PADRONIZAÇÃO DAS DENOMINAÇÕES DE ÁREAS E SUBÁREAS DOS PRMV Carlos Afonso de Castro Beck CNRMV Dificuldades observadas em relação às denominações de Áreas e/ou Subáreas de PRMV estabelecidas pelas IES Na

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2004

RELATÓRIO DE GESTÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2004 RELATÓRIO DE GESTÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2004 1. Apreciação Global A existência de um Contrato de Desenvolvimento para a Medicina, celebrado entre a UNL e o Governo, em Dezembro de 2001, permitiu

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012 Altera o Currículo do Curso de Medicina, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MED- 035/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

GRUPO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE PROCESSO SELETIVO - RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 RESULTADO FINAL 1ª Etapa Prova Objetiva.

GRUPO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE PROCESSO SELETIVO - RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 RESULTADO FINAL 1ª Etapa Prova Objetiva. 101 Anestesiologia 1167427 84,00 5,60-89,60 1 CLASSIFICADO 101 Anestesiologia 1168953 78,00 8,00-86,00 2 CLASSIFICADO 101 Anestesiologia 1169652 75,60 8,50-84,10 3 CLASSIFICADO 101 Anestesiologia 1170741

Leia mais

Para a Categoria Funcional de Nível Superior, nas seguintes áreas/especialidades:

Para a Categoria Funcional de Nível Superior, nas seguintes áreas/especialidades: Vagas e requisitos Para a Categoria Funcional de Nível Superior, nas seguintes áreas/especialidades: Áreas/Especialidades Vagas Pré-Requisitos Análises Clínicas (Biologia) 01 a) Formação Superior Completa

Leia mais

EDITAL HRTN 01/2013, de 30 de dezembro de 2013 CONCURSO PÚBLICO 01/2013 ERRATA

EDITAL HRTN 01/2013, de 30 de dezembro de 2013 CONCURSO PÚBLICO 01/2013 ERRATA EDITAL HRTN 01/2013, de 30 de dezembro de 2013 CONCURSO PÚBLICO 01/2013 ERRATA A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) COMUNICA que foram efetuadas

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017)

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017) Lista para os Orgãos Sociais do RCP Motivações e pressupostos Uma vez mais, concorrer aos Órgãos Sociais do Rottweiler Clube de Portugal é encarado como um ato de paixão, dedicação e respeito pela raça

Leia mais

Apresentação da nova Equipa de Gestão. Lisboa, 4 Dezembro 2007

Apresentação da nova Equipa de Gestão. Lisboa, 4 Dezembro 2007 Apresentação da nova Equipa de Gestão Lisboa, 4 Dezembro 2007 Agenda 1. Enquadramento 2. Proposta de nova Equipa de Gestão 3. Outra informação relevante 4. Conclusão 2 Millennium bcp: 1985 2007 Da criação

Leia mais

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013 1º CICLO DE WORKSHOPS EM Abril e Maio de 2013 EMPREENDEDORISMO AS PEQUENAS IDEIAS GERAM GRANDES NEGÓCIOS! Co-financiamento: APRESENTAÇÃO O Município de Penacova, através do Gabinete de Desenvolvimento

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

SEMINÁRIO A SEMIÓTICA HOJE : MODELOS E PRÁTICAS. 21/22 de Novembro 2014. Orador convidado JORGE LOZANO

SEMINÁRIO A SEMIÓTICA HOJE : MODELOS E PRÁTICAS. 21/22 de Novembro 2014. Orador convidado JORGE LOZANO SEMINÁRIO A SEMIÓTICA HOJE : MODELOS E PRÁTICAS 21/22 de Novembro 2014 Orador convidado JORGE LOZANO Catedrático da Universidade Complutense de Madrid e Director do Grupo de Estúdios de Semiótica de la

Leia mais

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Contactos Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Pátio da Universidade 3004-545 Coimbra Telefone: +351 239859801/02 Fax: +351 239823353 E-mail: rcosta@fd.uc.pt Abreu Advogados Porto Rua S. João

Leia mais

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 2011 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES COM O PATROCÍNIO DE: ÍNDICE A NOSSA PROPOSTA DE VALOR 3 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 4 Estrutura e Coordenação 5 Conteúdos e Corpo Docente 6 Introdução: Health Servuction

Leia mais

Protocolo.com.pt. Acção de Formação para a ASP. 17 de Maio de 2008. Cristina Fernandes Susana Casanova http://protocolopt.blogspot.

Protocolo.com.pt. Acção de Formação para a ASP. 17 de Maio de 2008. Cristina Fernandes Susana Casanova http://protocolopt.blogspot. Acção de Formação para a ASP 17 de Maio de 2008 17 de Maio de 2008 Imagem Duração: 1 dia (7h) Carga horária: 09H30-13H00 14H30-18H00 17 de Maio de 2008 A importância da Imagem Uma imagem positiva é a soma

Leia mais

Q1 Há quanto tempo se graduou em Medicina Veterinária?

Q1 Há quanto tempo se graduou em Medicina Veterinária? Q1 Há quanto tempo se graduou em Medicina Veterinária? Respondidas: Ignoradas: 0 < 10 anos 10 a 20 anos 20 a 30 anos > 30 anos Opções de resposta < 10 anos 10 a 20 anos 20 a 30 anos > 30 anos Respostas

Leia mais

Turismo de Portugal aposta no Birdwatching

Turismo de Portugal aposta no Birdwatching Tróia, 14 e 15 de Novembro Turismo de Portugal aposta no Birdwatching O potencial turístico da observação de aves Birdwatching, vai estar em foco no workshop internacional promovido pelo Turismo de Portugal,

Leia mais

Coordenadores/Autores

Coordenadores/Autores Coordenadores/Autores Horácio Firmino Fundador e Coordenador da Consulta/Unidade de Gerontopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE/Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC/HUC)

Leia mais

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO OMV. 08 e 09 DE OUTUBRO LISTAGEM PALESTRANTES CONVIDADOS INTERNACIONAIS

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO OMV. 08 e 09 DE OUTUBRO LISTAGEM PALESTRANTES CONVIDADOS INTERNACIONAIS II ENCONTRO DE FORMAÇÃO OMV 08 e 09 DE OUTUBRO LISTAGEM PALESTRANTES CONVIDADOS INTERNACIONAIS Andre Montesinos (DVM) Centro Veterinário Los Sauces, Espanha Claire Corridan (DVM, PhD, MRCVS) Licenciada

Leia mais

PROMOTOR. Parceria Científica com a UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

PROMOTOR. Parceria Científica com a UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA PROMOTOR Parceria Científica com a UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA Apresentação O objetivo deste curso é proporcionar uma formação avançada, bem como a aquisição de competências e conhecimentos, de forma

Leia mais

SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2011 A Direção da SPMA, no sentido de alcançar os objetivos propostos e expressos na sua carta de candidatura para este triénio desenvolveu e concretizou diversos projetos.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 06/2015-EBSERH/HC-UFG ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 16 DE JULHO DE 2015 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS

CONCURSO PÚBLICO 06/2015-EBSERH/HC-UFG ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 16 DE JULHO DE 2015 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS CONCURSO PÚBLICO 06/2015-EBSERH/HC-UFG ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 16 DE JULHO DE 2015 RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS Código Especialidade Requisitos 004 Médico - Alergia e Imunologia

Leia mais