O Brasil é representado em MUNDO INVISÍVEL pela cineasta Laís Bodanzky e pela dupla Beto Brant e Cisco Vásquez.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Brasil é representado em MUNDO INVISÍVEL pela cineasta Laís Bodanzky e pela dupla Beto Brant e Cisco Vásquez."

Transcrição

1

2 APRESENTAÇÃO MUNDO INVISÍVEL é um longa-metragem com concepção e direção geral de Leon Cakoff e Renata de Almeida, produzido pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e pela Gullane. A obra apresenta distintas percepções sobre a invisibilidade no mundo contemporâneo em um longa-metragem composto de vários segmentos sob o olhar de diferentes cineastas. Cada um dos curtas tem duração entre 3 e 15 minutos e para a direção foram convidados importantes realizadores mundiais, como Atom Egoyan, Gian Vittorio Baldi, Guy Maddin, Jerzy Stuhr, Marco Bechis, Maria de Medeiros, Theo Angelopoulos e Wim Wenders. O diretor português Manoel de Oliveira dirigiu o primeiro episódio do filme, chamado Do Visível ao Invisível. O curta foi selecionado como filme de abertura do 65º Festival de Veneza. O Brasil é representado em MUNDO INVISÍVEL pela cineasta Laís Bodanzky e pela dupla Beto Brant e Cisco Vásquez. SINOPSE CURTA Distintas variações sobre invisibilidade no mundo contemporâneo através do olhar de importantes cineastas de diversos países. O submundo do centro de uma grande cidade, um gato preto no cemitério, índios no jardim da cidade, a tecnologia e o ritmo incessante da metrópole, a arte do ator, a espiritualidade da favela, um garçom de hotel de luxo, um elogio à loucura entre a vida e a morte, um tributo ao público de cinema, os desafios da visão residual, um genocídio escondido. SINOPSE LONGA MUNDO INVISÍVEL é um longa-metragem que apresenta distintas percepções sobre a invisibilidade no mundo contemporâneo. A partir de ideia original do jornalista Serginho Groisman e com direção geral de Leon Cakoff e Renata Almeida, importantes realizadores mundiais participam do filme com seus olhares, apresentados em diferentes segmentos. Os diretores convidados são: Atom Egoyan, Beto Brant, Cisco Vasquez, Gian Vittorio Baldi, Guy Maddin, Jerzy Stuhr, Laís Bodanzky, Manoel de Oliveira, Marco Bechis, Maria de Medeiros, Theo Angelopoulos e Wim Wenders.

3 LEON CAKOFF Concepção e direção geral Idealizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff nasceu na Síria em Posteriormente, naturalizou-se brasileiro. Formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, começou a atuar como crítico de cinema em 1969 e escreveu para periódicos como Diário da Noite, Diário de São Paulo e Diários Associados. Em 1974, dirigia o Departamento de Cinema do Museu de Arte de São Paulo e em 1977 realizou a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema, como parte das comemorações dos 30 anos da fundação do MASP. Foi articulista da Folha de S. Paulo entre 1996 e 2000 e colaborador do jornal Valor Econômico. Fundou a Filmes da Mostra, que lançou no Brasil trabalhos de importantes cineastas. Em parceria com a Fundação Padre Anchieta, foi responsável pelo projeto Mostra Internacional de Cinema na TV Cultura. Notas de Direção Geral No mundo moderno, a invisibilidade é uma doença predominante. Em vários setores de atividades e serviços, não se é visto por simples desnecessidade da interlocução e imposição de ritmos de velocidade. Na interlocução de personagens socialmente distintos, o mais desfavorecido é o mais provável a desaparecer às vistas do mais poderoso. Deixar de enxergar, não ver mais, é uma doença social que conta cada vez mais com a cumplicidade da tecnologia e de seus inevitáveis avanços. Serviços e tarefas devem ser executadas cotidianamente para os nossos confortos e somente se apercebemos delas quando deixam de ser cumpridas e oferecidas. O instinto de enxergar é uma necessidade vital. Mas enxergar tornou-se um critério avaliado pela comodidade individual. Por um lado vemos o dedicado e emocionado esforço da medicina em resgatar e preservar a visão de crianças nascidas com deficiências. De outro, constatamos e reproduzimos situações em que enxergar, ver os outros, perceber, não tem importância alguma nas ações de relacionamento. Este é um projeto que conta com a participação de diversos diretores, que nos trazem diferentes visões sobre esta mesma temática.

4 GULLANE Produção Fundada em 1996, a Gullane é uma produtora de conteúdo para cinema e televisão que mantém participação ativa no crescimento do audiovisual brasileiro. Suas obras conquistaram reconhecimento da crítica e de um público cada vez maior. A qualidade técnica e artística identificada em cada produção tornou-se referência, garantindo à Gullane um espaço conceituado no mercado cinematográfico. Sua dedicação na produção é igualmente aplicada nas etapas de lançamento em festivais e no circuito comercial. Esse empenho permitiu à Gullane acumular mais de 100 prêmios em sua carreira, além de ter seus filmes nas seleções oficiais dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como os de Cannes, Veneza e Berlim. Além de produções próprias, a Gullane amplia a carteira de projetos com parcerias importantes no Brasil e no exterior, com a busca de financiamento e venda de filmes brasileiros junto ao mercado estrangeiro e com a realização de coproduções internacionais. Essas ações se refletem na ampla divulgação das obras e em uma rede formada por talentos de diversas partes do mundo. Por seu perfil empresarial, seu histórico criativo e seu expressivo volume de realizações audiovisuais, a Gullane está posicionada entre as principais produtoras de conteúdo do Brasil.

5 MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA Produção Criado em 1977 para integrar as comemorações dos 30 anos de fundação do Masp Museu de Arte de São Paulo, a Mostra Internacional de Cinema/ São Paulo International Film Festival converteu-se rapidamente num polarizador de tendências e uma vitrine de excelência com o melhor do cinema mundial. Seja antecipando tendências, seja apostando no talento de revelações internacionais, a Mostra Internacional de Cinema firmou-se no calendário cultural do país e logo passou a ser um dos eventos mais atendidos anualmente por uma variada gama de espectadores. Em 2012, de 19 de outubro a 01 de novembro, na sua 36ª edição consecutiva, cerca de 300 filmes da Mostra serão programados em mais de 20 cinemas da cidade.. Estado e Município destacam a Mostra como evento oficial no calendário de São Paulo. E desde o seu primeiro ano de realização, o público da Mostra participa ativamente com o seu sucesso. Nos anos da ditadura chegou a parecer uma provocação (lembrada em artigo no Jornal da Brasil) o fato da Mostra ser o único lugar do país onde se podia exercer o direito do voto. De fato, o público da Mostra, desde o primeiro ano do festival, interage no evento votando nos filmes para eleger os melhores de cada edição. O vencedor do Prêmio do Público da 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo foi Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, de Hector Babenco. Este foi o primeiro festival internacional de cinema a instituir o prêmio do público que, anos depois, foi incorporado a muitos outros pelo mundo. Outra inovação do Festival de São Paulo foi à criação da fórmula do Júri Internacional, integrando e fazendo interagir as opiniões do público e do júri anualmente composto por personalidades reconhecidas no mundo cinematográfico. A lista dos filmes de novos diretores que concorrem aos troféus Bandeira Paulista (criação da artista Tomie Ohtake) também é decorrente dos votos do público. A Mostra Internacional de Cinema tem entre as suas atrações anuais à realização de retrospectivas dedicadas a grandes autores e temas relevantes da história do cinema. A festa para os cinéfilos inclui ainda sessões de filmes mudos restaurados com música ao vivo, lançamentos de livros (em parceria com a Imprensa Oficial e a Cosac Naify), palestras e aulas com cineastas, artistas e técnicos de cinema (em parceria com a Faap) e sessões gratuitas em salas espalhadas pela cidade. A Mostra promove ainda sessões gratuitas para estudantes secundaristas, uma fórmula para atrair novos e jovens espectadores para este que é um dos mais antigos e queridos eventos cinematográficos do país. A sua programação, sempre agendada para as duas últimas semanas de outubro, é tão tradicional e certa para os cinéfilos que atrai legiões de espectadores de vários pontos do Brasil. Muitos deles tiram férias no período para poder dedicar-se integralmente ao acompanhamento de sua programação.

6 EPISÓDIOS Yerevan O Visível Direção Atom Egoyan Um homem vai a Yerevan, Capital da Armênia, para resgatar a história de seu avô, desaparecido no Genocídio Armênio provocado pelo Império Otomano há quase um século. Ele leva um cartaz e uma série de fotos, à procura de mais informações até a praça central da cidade. Lá, chama atenção de um senhor que encontra, entre suas fotos, um velho amigo, morto naquela mesma praça, em uma repressão nunca divulgada no Brasil. Kreoko Direção Beto Brant e Cisco Vásquez Kreoko, entre a vida e a morte, faz um elogio da loucura. Fábula - Pasolini em Heliópolis Direção Gian Vittorio Baldi Em 1968, o cineasta Pier Paolo Pasolini e seu produtor Gian Vittorio Baldi queriam filmar a vida do apóstolo São Paulo na periferia de uma grande cidade. A partir dessa memória, 40 anos depois, Baldi decide visitar Heliópolis e ter contato com os moradores da comunidade. Gato Colorido Direção Guy Maddin A movimentação dos visitantes do cemitério da Consolação, em São Paulo, durante um feriado de Finados em contraste com as imagens de um gato preto que vive entre aqueles muros. O vazio e o movimento entre jazigos, imagem sacras e transeuntes.

7 Tributo ao Público de Cinema Direção Jerzy Stuhr O diretor polonês Jerzy Stuhr presta uma homenagem às platéias de cinema, filmando o público de uma das sessões de seu filme O Tempo de Amanhã, na 28ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em Assim, observamos as reações da audiência na sala de cinema e através da mudança de suas feições durante a projeção podemos acompanhar como eles são conduzidos pela narrativa que está sendo projetada. O Ser Transparente Direção Laís Bodanzky Para o japonês Yoshi Oida, criador do conceito do ator invisível, um ator consegue uma grande interpretação quando o espectador não o enxerga em cena. Misturando arte e documentário, o filme faz uma investigação sobre o trabalho do ator por meio de entrevistas como a de Monja Coen e performances como a do ator Lee Taylor. Do Visível ao Invisível Direção Manoel de Oliveira Com ironia e fino humor, acompanhamos o reencontro surpreendente de dois amigos, Ricardo e Leon, na Avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo. Um é português, de passagem pelo Brasil, e o outro é brasileiro. Eles tentam conversar, mas hora o celular de um, hora o do outro, toca, impedindo a conversa de se completar. Finalmente, eles decidem telefonar um ao outro para poder se comunicar. Falam da vida, da ética, do amor, da amizade e dos tempos que correm, cercados pelo ritmo incessante da cidade, com seus automóveis e pessoas que não podem parar. Tekoha Direção Marco Bechis A mata nativa do Parque Trianon, em plena Avenida Paulista, no coração de São Paulo, é redescoberta por índios Guarani-Kaiowá em sua visita à cidade. Quando saem do parque, são cercados por transeuntes curiosos.

8 Aventuras do homem invisível Direção Maria de Medeiros Um café da manhã servido numa bandeja avança pelos corredores de um hotel de luxo, num tilintar de louça. Abre portas de intimidades expostas sem pudor sob o olhar de um garçom, o homem que deve ser invisível e que por vezes vê mais do que queria. Céu Inferior Direção Theo Angelopoulos O submundo do Centro e do subterrâneo de São Paulo e seus habitantes quase imperceptíveis, o colorido da arte de rua pelo grafite, na melancolia do mundo exterior sem redenção e no peso da consciência divina. Ver ou Não Ver Direção Wim Wenders Há algum tempo, Yasmin, Ytamara e Dandara teriam ido para uma escola de cegos. Graças ao pioneiro programa desenvolvido pela Dra. Silvia Veitsman, do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, que ensina crianças a usarem a visão residual desde pequenas.

9 DIRETORES ATOM EGOYAN Canadense de origem armênia, nasceu no Cairo em 1960 e cresceu no Canadá. Estudou na Universidade de Toronto e começou sua carreira no teatro. No cinema, realizou diversos curtas-metragens antes de realizar seu primeiro longa-metragem, Speaking Parts, em Dirigiu depois Family Viewing, seleção da 12 a Mostra; O Corretor (1991), exibido na 16 a Mostra; Calendário (1993), seleção da 17 a Mostra; Exótica (1994, 18 a Mostra), Prêmio da Crítica no Festival de Cannes; O Doce Amanhã (1997, 21 a Mostra), Grande Prêmio do Júri em Cannes; O Fio da Inocência (1999, 25 a Mostra); Ararat (2002, 26 a Mostra); Verdade Nua (2005, 29 a Mostra); e Adoração (2008, 32 a Mostra). É membro do Júri Internacional e receberá o Prêmio Humanidade da 35 a Mostra. BETO BRANT Beto Brant nasceu em Jundiaí, em Em 1995, filmou Os Matadores, rodado na fronteira do Brasil com o Paraguai. O filme deu início à parceria do diretor com o escritor e roteirista Marçal Aquino. Ação Entre Amigos, 1998, narra a história de exguerrilheiros que se reencontram 25 anos depois. Criou a produtora Drama Filmes junto a Bianca Villar e Renato Ciasca para produzir O Invasor, 2002, que retrata o crime e a violência como pontos de contaminação entre classes sociais. Crime Delicado, 2005, adaptação de um romance de Sérgio Sant'anna, narra um relacionamento amoroso que expõe mecanismos de controle e manipulação. Ao lado de Renato Ciasca, em 2007 dirigiu Cão sem dono, roteiro adaptado do livro Até o dia que o cão morreu de Daniel Galera. Em 2010, lançou o filme O amor segundo B. Schianberg, uma adaptação para o cinema da série de TV produzida pela Drama Filmes, TV Cultura e SESC TV. Lançado em abril de 2012, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, versão cinematográfica do romance homônimo de Marçal Aquino, foi dirigido novamente em parceria com Renato Ciasca.

10 CISCO VÁSQUEZ Nascido em Porto Alegre, Cisco Vasques trabalhou como fotógrafo e diretor de arte desenvolvendo identidade visual para vários artistas, marcas e veículos como Lee, Folha de São Paulo, Lobão, Camila Pitanga, Sonia Braga entre outros. Após se aventurar no cinema, depois de ter trabalhado na equipe de arte da produção do último filme de Beto Brant e Renato Ciasca, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, Cisco está trabalhando em seu primeiro longa-metragem intitulado Absurdo Fantástico. Sua mais recente produção, o primeiro filme que dirige junto a Beto Brant, é "Kreuko". GIAN VITTORIO BALDI Nasceu em Lugo, Emília-Romanha, na Itália, em Formou-se no Centro Nacional Experimental de Cinematografia de Roma. Foi produtor de Pier Paolo Pasolini em Pocilga (1969) e Notas para uma Oréstia Africana (1970). Como diretor, realizou os curtas-metragens Parabola d Oro (1956), premiado em Cannes; Il Pianto delle Zitelle (1958) e La casa delle tredici vedove (1960), vencedores do Leão de Ouro de melhor curta em Veneza. Seus trabalhos ganharam uma retrospectiva em 2009 na 33ª Mostra, incluindo seu primeiro longa-metragem, Luciano, una vita bruciata (1962); Fuoco! (1969), seu filme mais aclamado pela crítica; e Nevrijeme. O Temporal (1999). GUY MADDIN Nasceu em Winnipeg, Canadá, em É formado em economia pela Universidade de Winnipeg. Foi pintor de casas e caixa de banco antes de começar sua carreira como diretor. Em 1986 fez o primeiro curta, The Dead Father. Desde então realizou mais de 30 filmes, influenciados pela estética de Murnau e Fritz Lang, com roteiros insólitos que exploram a sexualidade e o grotesco. Teve uma retrospectiva de seus trabalhos apresentada na 28ª Mostra, com filmes como Arcanjo (1990), Crepúsculo Das Ninfas de Gelo (1997), The Heart of the World (2000), Drácula: Páginas Do Diário de uma Virgem (2002), A Música mais Triste do Mundo (2003) e Covardes Se Ajoelham (2003). Também dirigiu o curta-metragem Meu Pai Tem 100 Anos (2005, 29ª Mostra) e os longas Brand Upon the Brain (2007, 31ª Mostra) e My Winnipeg (2007, 32ª Mostra).

11 JERZY STUHR Nasceu na Cracóvia em Depois de se formar em filologia pela Universidade de Jagiellonian, decidiu estudar teatro. Começou a carreira como ator no cinema no começo da década de 70, em filmes como A Cicatriz (1976, 21ª Mostra), Amador (1979, 5ª Mostra), e A Igualdade é Branca (1994) - os três de Krzysztof Kieslowski; Rough Treatment (1978), de Andrzej Wajda; e Provincial Actors (1979), de Agnieszka Holland. Dirigiu os longas-metragens Histórias de Amor (1997, 21ª Mostra), Uma Semana na Vida de um Homem (1999, 23ª Mostra), O Grande Animal (2000, 24ª Mostra), e O Tempo de Amanhã (2003, 28ª Mostra). LAÍS BODANZKY Diretora de cinema e teatro, desde 2004 coordena o projeto Cine Tela Brasil, promovendo o encontro entre cinema e educação nas comunidades de baixa renda, que já levou mais de 850 mil pessoas ao cinema. Formada em cinema pela FAAP, seu primeiro trabalho no cinema foi o curta-metragem Cartão Vermelho (1994, 18 a Mostra). Dirigiu os documentários Cine Mambembe, o cinema descobre o Brasil (1999, 23 a Mostra) e A Guerra dos Paulistas (2002) para a TV Cultura. Em 2000, dirigiu seu longa-metragem de estreia, Bicho de Sete Cabeças (24 a Mostra), vencedor do Festival de Brasília. Dirigiu ainda os longas-metragens Chega de Saudade (2008) e As Melhores Coisas do Mundo (2010). MANOEL DE OLIVEIRA Nasceu no Porto em Com 104 anos, é o cineasta mais velho em atividade na história do cinema. Iniciou a carreira como atleta e piloto de corridas e dirigiu seu primeiro curta mudo, Douro, Faina Fluvial, em Depois de um fracasso em 1942, deixou o cinema para tornar-se vinicultor. Votou ao cinema em 1972, e a partir de então realizou inúmeros filmes autorais, alguns com a participação de estrelas como Marcello Mastroianni, Catherine Deneuve e Michel Piccoli, que fizeram dele um dos diretores mais singulares do cinema. Teve todos os seus filmes exibidos na Mostra.

12 MARCO BECHIS De nacionalidade italiana, nasceu em 1955 em Santiago do Chile. Foi criado em São Paulo e Buenos Aires, onde trabalhou como professor numa escola primária. Durante a ditadura militar na Argentina, exilou-se em Milão. Mais tarde, trabalhou como fotógrafo e videomaker em Nova York. Entre 1983 e 1987, dirigiu cinco curtas. Em 1991, dirigiu Alambrado, sua estreia na direção de longas, seguido de Garagem Olimpo (1999, 23ª Mostra), Filhos (2001, 27ª Mostra) e Terra Vermelha (2008, abertura da 32ª Mostra). MARIA DE MEDEIROS Nasceu em Lisboa, Portugal, em Iniciou carreira de atriz em 1982 em Silvestre, de João César Monteiro. Participou de dezenas de produções de Portugal, Espanha, França e nos EUA. Em seu país, trabalhou com os principais realizadores portugueses, como Manoel de Oliveira, em A Divina Comédia (1991), exibido na 15 a Mostra. Em 1994, ganhou a Copa Volpi de Melhor Atriz no Festival de Veneza pelo filme português Três Irmãos (1994), de Teresa Villaverde, exibido na 18 a Mostra. Atuou também em Henry & June (1990), de Philip Kaufman, e Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino. Estreou na direção com A Morte do Príncipe (1991, 16 a Mostra). Dirigiu ainda o longa-metragem Capitães de Abril (2000), Prêmio do Júri de Melhor Filme na 24 a Mostra; o documentário Bem me quer... Mal me quer (2004, 28 a Mostra) e um segmento do documentário Bem-Vindo a São Paulo (2004), criação coletiva da Mostra. THEO ANGELOPOULOS Nasceu em Atenas em Formou-se em direito e estudou cinema no IDHEC em Paris. De volta a Atenas, trabalhou como crítico de cinema e em 1968 dirigiu seu primeiro curta, A Emissão (1968). Estreou em longas-metragens com Reconstrução (1970). No Brasil, tornou-se conhecido com Viagem a Cithera, de 1984, exibido na 8 a Mostra. Seus mais importantes filmes são Paisagem na Neblina (1988, 15 a Mostra), O Passo Suspenso Da Cegonha (1991, 15 a Mostra), Um Olhar a Cada Dia (1995, 19 a Mostra) e A Eternidade e Um Dia (1998, 22 a Mostra), vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Faleceu este ano, durante pesquisa de locação para um de seus filmes.

13 WIM WENDERS Nasceu em 1945 em Düsseldorf, na Alemanha. Estudou na Escola de Cinema e Televisão de Munique. É um dos expoentes do Novo Cinema Alemão dos anos 70. Dirigiu os longas O Amigo Americano (1977, 3 a Mostra); Hammett (1978/1982, 8 a Mostra); O Estado das Coisas (1982, 8 a Mostra), Leão de Ouro do Festival de Veneza; Tokyo-Ga (1984, 10 a Mostra); e Paris, Texas (1987, 13 a Mostra), Palma de Ouro no Festival de Cannes. Asas do Desejo (1988) venceu o Prêmio do Público na 12 a Mostra. Realizou também Até o Fim do Mundo (1991, 16 a Mostra), os documentários O Filme de Nick (1980, 15 a Mostra) e Ode a Colônia (2000, 26 a Mostra). Seus filmes mais recentes são Terra de Fartura (2004, filme de abertura da 28 a Mostra) e Estrela Solitária (2005, 29 a Mostra). Veio a São Paulo em 2008 a convite da Mostra para apresentar Palermo Shooting e uma Carta Branca com filmes escolhidos por ele na 32 a Mostra.

14 Um projeto concebido por LEON CAKOFF e RENATA DE ALMEIDA a partir de uma ideia de SERGINHO GROISMAN Produtores LEON CAKOFF - RENATA DE ALMEIDA - CAIO GULLANE - FABIANO GULLANE DEBORA IVANOV - GABRIEL LACERDA Diretores Convidados ATOM EGOYAN - BETO BRANT - CISCO VASQUEZ - GIAN VITTORIO BALDI - GUY MADDIN JERZY STUHR - LAÍS BODANZKY - MANOEL DE OLIVEIRA - MARCO BECHIS MARIA DE MEDEIROS - THEO ANGELOPOULOS - WIM WENDERS Produção: MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO - GULLANE Coprodução HBO Apoio Institucional GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ANCINE - GOVERNO FEDERAL Patrocínio BNDES - INSTITUTO ELEKTRO - CLARO SANTANDER - SABESP

Novos talentos do clipe e da música

Novos talentos do clipe e da música Novos talentos do clipe e da música O que é? Objetivo: Realização do Festival de Clipes e Bandas, que premiará e revelará talentos da área musical e de videoclipes. Além disso, é objetivo do projeto criar

Leia mais

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições É hora de se profissionalizar. Em sua nona edição, curso promove um diálogo com experientes profissionais do mercado brasileiro sobre os processos

Leia mais

SINOPSE CURTA SINOPSE

SINOPSE CURTA SINOPSE SINOPSE CURTA No início dos anos 1940, os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Boas desistem do conforto da vida na cidade e alistam-se na expedição Roncador Xingu para descobrir e explorar as terras

Leia mais

Programação dia 23 de setembro de 2015

Programação dia 23 de setembro de 2015 DEMOCRATIZANDO Pelo segundo ano consecutivo a UNIVALI contempla na programação do seu Festival Cultural a exibição completa da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Neste ano o tema da 9ª.

Leia mais

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente:

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente: Resumo Com a criação do Ministério do Turismo em 2003, o Brasil passa a ter, pela primeira vez em sua história, um ministério voltado exclusivamente para a atividade turística. A partir de então a Embratur

Leia mais

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual CINEMA NOSSO escola audiovisual Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual Nossa História Em Agosto de 2000, um grupo de duzentos jovens de áreas populares cariocas foi reunido

Leia mais

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL Sobre a AIC A Academia Internacional de Cinema (AIC) abriu suas portas no dia 5 de agosto de 2004 em Curitiba, PR, oferecendo cursos livres na área de audiovisual além de curso

Leia mais

NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda.

NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda. 2 NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda. Na sua 5ª edição no Brasil o NÖOS RESFEST tem duração de 3 dias e será

Leia mais

10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS. De 04 a 08 de novembro de 2015

10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS. De 04 a 08 de novembro de 2015 10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS De 04 a 08 de novembro de 2015 REGULAMENTO I DA DATA E LOCAL Art. 1º: O 10º ENCONTRO

Leia mais

Suas palestras são personalizadas de acordo com o evento e perfil do público, sempre interativas e provocando reflexões sobre temas diversos

Suas palestras são personalizadas de acordo com o evento e perfil do público, sempre interativas e provocando reflexões sobre temas diversos Serginho GROISMAN PERFIL Serginho Groisman é considerado um dos mais populares apresentadores e formadores de opinião da televisão brasileira. Em suas palestras, o entusiasmo pela vida contagia o público

Leia mais

MÍDIA KIT ABRIL 2015

MÍDIA KIT ABRIL 2015 MÍDIA KIT ABRIL 2015 SOBRE O SALADA O Salada de Cinema busca informar, de maneira leve, sobre as novidades do cinema brasileiro e internacional por meio de notícias diárias, críticas dos lançamentos e

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

6º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS

6º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS 1 6º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS De 22 a 26 de novembro de 2011 Floriano - PI REGULAMENTO

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA DOS PAIS PROFESSORA LIA HEBERLÊ DE ALMEIDA TURMA KANDINSKY PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA

Leia mais

REGULAMENTO 2015 / 6ª edição

REGULAMENTO 2015 / 6ª edição REGULAMENTO 2015 / 6ª edição Inscrições até 15 de dezembro de 2014 O FESTin Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem por objetivo promover as produções audiovisuais dos países que integram

Leia mais

Morro da Favella. Fatos e lendas da primeira favela do Brasil

Morro da Favella. Fatos e lendas da primeira favela do Brasil Fatos e lendas da primeira favela do Brasil Fatos e lendas da primeira favela do Brasil FORMATO: Documentário: 1X 52 HD FULL 16:9 GENERO: Documentário em técnica mista: SINOPSE: Morro da Favella é um documentário

Leia mais

Regulamento para Inscrição na Mostra Competitiva Mercocidades -----------------------------------------------------

Regulamento para Inscrição na Mostra Competitiva Mercocidades ----------------------------------------------------- Regulamento para Inscrição na Mostra Competitiva Mercocidades ----------------------------------------------------- 1 - O Evento: O Primeiro Plano 2015 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades,

Leia mais

Festival Rnab. Revelando Novos Atores Brasileiros

Festival Rnab. Revelando Novos Atores Brasileiros Festival Rnab Revelando Novos Atores Brasileiros Projeto Aprovado para Captação Segmento:Cultura Resumo do Projeto 1º Festival no segmento audiovisual que busca revelar novos atores para o cinema, este

Leia mais

A ditadura civil-militar brasileira através das artes: uma experiência com alunos do ensino médio no Colégio de Aplicação

A ditadura civil-militar brasileira através das artes: uma experiência com alunos do ensino médio no Colégio de Aplicação A ditadura civil-militar brasileira através das artes: uma experiência com alunos do ensino médio no Colégio de Aplicação Beatrice Rossotti rossottibeatrice@gmail.com Instituto de História, 9º período

Leia mais

9º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS MINISTÉRIO DA CULTURA

9º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS MINISTÉRIO DA CULTURA 9º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS MINISTÉRIO DA CULTURA De 05 a 09 de novembro de 2014 Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA

Leia mais

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party.

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party. Mais uma vez, a cidade de São Paulo se prepara para receber a Campus Party entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009. Milhares de internautas vêm a cidade participar do evento, que é o maior encontro mundial

Leia mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais diversificada A Lei 12.485/2011 destrava a concorrência no setor,

Leia mais

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública apresentação Imagens em Movimento teve início em Fevereiro de 2011, e promove gratuitamente, desde então, oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública,

Leia mais

O PROGRAMA. Colunistas fixos irão falar sobre moda, gastronomia, tecnologia, cinema e estilo.

O PROGRAMA. Colunistas fixos irão falar sobre moda, gastronomia, tecnologia, cinema e estilo. O PROGRAMA Claquete, sua revista eletrônica de entretenimento. Claquete: Sua revista eletrônica de entretenimento. Com seu bom humor e curiosidade característicos, Otávio Mesquita apresenta os bastidores

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

O Projeto. Polo Rio de Cine e Video Rua Carlos Machado, 155, 2º andar 21. 2439 3667 www.cineticafilmes.com.br

O Projeto. Polo Rio de Cine e Video Rua Carlos Machado, 155, 2º andar 21. 2439 3667 www.cineticafilmes.com.br O Projeto O Homem e a Bolsa é uma investigação documental a partir das principais bolsas de valores mundiais, incluindo-se aí a do Brasil. Em nossos levantamentos preliminares, buscamos as Bolsas de Nova

Leia mais

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO PARTE 1 PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO 1. Conhecendo o autor...

Leia mais

Los Nobles Quando os Ricos Quebram a Cara

Los Nobles Quando os Ricos Quebram a Cara Los Nobles Quando os Ricos Quebram a Cara México/2013/Comédia/108min Um filme de Gary Alazraki Distribuição Tucuman Filmes Fone: +55 (21) 3529.1120 Rua Alcindo Guanabara, nº 24 - sala 1803 Rio de Janeiro/RJ

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL I. DAS FINALIDADES O é um espaço de difusão dos elementos culturais locais. Está em sintonia com o desenvolvimento econômico e acadêmico de Caruaru e região nas últimas décadas

Leia mais

O que é o Projeto Cine Gira Brasil

O que é o Projeto Cine Gira Brasil O que é o Projeto Cine Gira Brasil O Cine Gira Brasil é um projeto de cinema itinerante aprovado pelo Ministério da Cultura via artigo n o 18 da Lei Rouanet, que permite que empresas deduzam o valor investido

Leia mais

ZEROGRAU. A tampa da Privada. Um me de Daniel Torrieri Baldi

ZEROGRAU. A tampa da Privada. Um me de Daniel Torrieri Baldi ZEROGRAU f i l m e s. c o m A tampa da Privada Um me de Daniel Torrieri Baldi ZEROGRAU f i l m e s. c o m A Tampa da Privada é uma comédia que aborda a crise de meia idade de Mara, que encontrou na tampa

Leia mais

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS Aqui vão algumas dicas para iluminar ícones arquitetônicos em comemoração ao aniversário do Rotary, no dia 23 de fevereiro. Se estiver planejando uma projeção, contate

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO Eletiva VOCÊ EM VÍDEO E.E. Princesa Isabel Número da sala e sessão Professor(es) Apresentador(es): Adriana Prado Aparecida Pereira da Silva Realização: Foco A Escola Estadual Princesa Isabel, por meio

Leia mais

Ociosidade Física no Prédio Legislativo X A falta de espaços para Cultura e Lazer que Compromete o futuro dos nossos jovens.

Ociosidade Física no Prédio Legislativo X A falta de espaços para Cultura e Lazer que Compromete o futuro dos nossos jovens. Ociosidade Física no Prédio Legislativo X A falta de espaços para Cultura e Lazer que Compromete o futuro dos nossos jovens....pois desse lado do muro o jogo é tão duro, meu Pai, que só ter piedade de

Leia mais

Entrevistas cedidas à Marcus Bastos

Entrevistas cedidas à Marcus Bastos entrevistas Entrevistas cedidas à Marcus Bastos luiz duva fernão da costa ciampa 302 304 rodrigo minelli 306 duva luiz duva é um artísta experimental no campo da videoarte que desenvolve desde o início

Leia mais

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional JOGO DE CENA NO MUNDO COORPORATIVO Parceria entre Administração e Artes Cênicas propõe curso que simula

Leia mais

REGULAMENTO 2015. A 7ª edição do Festival será realizada em São Paulo, de 01/05/2015 a 10/05/2015.

REGULAMENTO 2015. A 7ª edição do Festival será realizada em São Paulo, de 01/05/2015 a 10/05/2015. I - SOBRE O FESTIVAL DESCRIÇÃO E OBJETIVOS O IN- EDIT~BRASIL - Festival Internacional do Documentário Musical - é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes

Leia mais

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade.

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. É o mais importante e confiável guia de lazer e cultura

Leia mais

virgínia rosa geraldo flach

virgínia rosa geraldo flach virgínia rosa geraldo flach virgínia rosa geraldo flach O gaúcho Geraldo e a paulista Virgínia se apresentaram juntos pela primeira vez na série Piano e Voz, da UFRGS. Quando tocou em São Paulo, no Supremo

Leia mais

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online.

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online. APRESENTAÇÃO A Mistura Digital oferece serviços de criação de conteúdo online (sites, blogs, redes sociais), personalização e gerenciamento de redes sociais, e estratégia de comunicação digital. POSICIONAMENTO

Leia mais

Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012. Coordenação

Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012. Coordenação Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012 Coordenação Apoio OBJETIVO GERAL Ouvir os jovens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos para construção de linguagens que correspondam

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS NAC NÚCLEO ALTERNATIVO COMPLEMENTAR AC ATIVIDADES CULTURAIS Fevereiro 2014 Vídeo 1. Tema: Você

Leia mais

Ateliê Mathieu Duvignaud

Ateliê Mathieu Duvignaud Ateliê Mathieu Duvignaud Paisagem & Cultura Criações Press Ateliês Paris 39 rue liancourt 75014 Paris Tel: +33(0)1 43 21 48 51 Brasil 202 ayrton senna 59080-100 Natal, RN Tel: +55(84) 8127 2717 mathieuduvignaud.com

Leia mais

Prêmio Atitude Ambiental 2012

Prêmio Atitude Ambiental 2012 Prêmio Atitude Ambiental 2012 TEMAS: 1. Carta da Terra (Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I) 2. O Lixo de Bertioga e eu (para Ensino Fundamental II) 3. RIO +20 Conferência das Nações Unidas sobre

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

WORKSHOP Sanguecine Sanguecine

WORKSHOP Sanguecine Sanguecine WORKSHOP Sanguecine é um workshop sobre a história, a produção e o mercado de cinema de gênero em âmbito mundial. Ele é derivado de um cineclube dedicado exclusivamente ao cinema fantástico e de gênero

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro MÚSICA ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro Espalhando o conceito de street band no país e no mundo, o Grupo Ôncalo traz um repertório instrumental que homenageia Tim Maia, inovando o conceito de Fanfarra

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

ANCINE Assessoria Internacional

ANCINE Assessoria Internacional ANCINE Assessoria Internacional Principais Atribuições da Assessoria Internacional Participar do desenvolvimento e de revisões de acordos internacionais de coprodução cinematográfica/audiovisual; Negociar

Leia mais

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP No dia 10 de Junho a Faccamp assistiu ao nascimento de um novo dia para a Instituição, o Dia Verde, dia (com pretensões de se tornar semestral) em

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

Projetos de Desenvolvimento Educativo da Escola E.B.2,3 Marquesa de Alorna

Projetos de Desenvolvimento Educativo da Escola E.B.2,3 Marquesa de Alorna PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELOS PROJETOS Eco-Escolas e Escola a Escola Pró Ambiente - Professor Ricardo Morais Pequeno Ateliê de Cinema Cinema Cem Anos de Juventude - Professoras Antónia Carvalho e Constança

Leia mais

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes Financiamento e apoio técnico Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos

Leia mais

11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 11º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 10 a 15 de dezembro de 2012.

11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 11º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 10 a 15 de dezembro de 2012. 11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 11º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 10 a 15 de dezembro de 2012. Inscrições para as Mostras Competitivas: 03 de setembro a 09

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Regulamento 2014. Objetivos

Regulamento 2014. Objetivos Regulamento 2014 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 19ª edição do festival

Leia mais

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA 6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA Expedições, exposição, observação de aves, oficinas, picnic de troca de sementes, cinema e palestras com especialistas em meio

Leia mais

um filme de MARCELO MACHADO GILBERTO GIL RITA LEE CAETANO VELOSO TOM ZÉ

um filme de MARCELO MACHADO GILBERTO GIL RITA LEE CAETANO VELOSO TOM ZÉ um filme de MARCELO MACHADO GILBERTO GIL RITA LEE CAETANO VELOSO TOM ZÉ Um filme de MARCELO MACHADO Festival Doclisboa - Seleccão Oficial Uma viagem de sons e imagens pela história de um dos mais icónicos

Leia mais

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC convida alunos inscritos regularmente em cursos

Leia mais

Idealizado pelo Instituto Acqua, foi contemplado no Concurso de Projetos Integração Comunidades promovido pela Petrobras no Ano de 2009.

Idealizado pelo Instituto Acqua, foi contemplado no Concurso de Projetos Integração Comunidades promovido pela Petrobras no Ano de 2009. Idealizado pelo Instituto Acqua, foi contemplado no Concurso de Projetos Integração Comunidades promovido pela Petrobras no Ano de 2009. E prorrogado o patrocínio para o período de 2011/2012. O que é O

Leia mais

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória Arte e Cinema pelos posters Convocatória Posters de filmes sempre foram uma referência sobre costumes, moda, design, tipologia. Narram, dessa forma, aspectos da cultura do período histórico em que foram

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO RITA DE CÁSSIA GUEDES LIMA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012

Leia mais

3,3 milhões de exemplares* por mês e 8,7 milhões de leitores**

3,3 milhões de exemplares* por mês e 8,7 milhões de leitores** 16 revistas 3,3 milhões de exemplares* por mês e 8,7 milhões de leitores** Fonte: *IV (Out/09 a Set/10) E **Ipsos-Estudos Marplan/EGM- Out/09 a Set/10 Leitores Ambos, 10/+ anos Audiência Líquida das Revistas

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Prêmios Internacionais. cobertura

Prêmios Internacionais. cobertura Prêmios Internacionais cobertura Festivais Inegavelmente, o Brasil é uma potência criativa global. Essa posição de destaque tem se consolidado ainda mais nos últimos anos e a grande vitrine desse processo

Leia mais

COMANDO VERDE GUERRA CIVIL NO RIO DE JANEIRO

COMANDO VERDE GUERRA CIVIL NO RIO DE JANEIRO COMANDO VERDE OPERAÇÃO ARCANJO Comando Verde o surpreenderá pela forma que apresenta críticas sociais a problemas enraizados no dia a dia brasileiro, sem que você sinta que está sendo exposto às vísceras

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO O Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) é a maior premiação jovem do MUNDO, que incentiva e homenageia o protagonismo dos jovens na sociedade. Em 12 anos de história, mais de 500

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO

1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente Edital PROGEPE/DDP/DAFFP/ SFP 01/2015 CONCURSO FOTOGRÁFICO POR SEU OLHAR, SERVIDOR A Universidade

Leia mais

Cubismo. 9º Ano 2015 1º Bimestre Artes Prof. Juventino

Cubismo. 9º Ano 2015 1º Bimestre Artes Prof. Juventino Cubismo 9º Ano 2015 1º Bimestre Artes Prof. Juventino Guernica Cidade... Loucura... Ou...Arte? Pablo Picasso Nome: Pablo Picasso Nascimento : Andaluzia 1881 Filho de: José Ruiz Blasco E de: Maria Picasso

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Festival exibe filmes infanto-juvenis fora do circuito comercial começa nesta terça

Festival exibe filmes infanto-juvenis fora do circuito comercial começa nesta terça 19.03.13 Canindé Soares Xx Xx Festival exibe filmes infanto-juvenis fora do circuito comercial começa nesta terça Trazida pelo Sesc, mostra itinerante de cinema Nueva Mirada para Infância e Juventude exibirá

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Hoje. um filme de Tata Amaral dos mesmos produtores de Antônia e O Cheiro do Ralo. uma produção. entretenimento. Filmes

Hoje. um filme de Tata Amaral dos mesmos produtores de Antônia e O Cheiro do Ralo. uma produção. entretenimento. Filmes Hoje um filme de Tata Amaral dos mesmos produtores de Antônia e O Cheiro do Ralo uma produção entretenimento Filmes sinopse Duas mulheres tentam tomar as rédeas de suas vidas e são assombradas por homens

Leia mais

MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas

MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas REGULAMENTO Apresentação A MONSTRA Festival de Animação de

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) (X) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO

10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO 10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO Inscrições para as Mostras Competitivas: 08 de setembro

Leia mais

10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO

10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO Há uma década, o Prêmio MASTERINSTAL vem contribuindo para ampliar a visibilidade e o posicionamento da atividade no mercado nacional. O conjunto das melhores

Leia mais

UVV POST Nº65 08 a 14/09 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº65 08 a 14/09 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Nos dias 2 e 3 de setembro, com o objetivo de promover a integração entre os discentes, professores

Leia mais

BrLab. laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil

BrLab. laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil BrLab laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil De 5 a 11 de novembro de 2012 acontece na cidade de São Paulo a nova edição do laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil, o BrLab.

Leia mais

Paraty RJ 9 a 13 de Outubrode 2013

Paraty RJ 9 a 13 de Outubrode 2013 Paraty RJ 9 a 13 de Outubrode 2013 Apresentação O FATU é o primeiro e único festival de filmes brasileiro focado nos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, e atinge público de todas as classes sociais

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA DA U.PORTO Outubro de 2012 Enquadramento do programa na Estratégia Nacional de Formação Financeira Plano Nacional de Formação Financeira

Leia mais

4º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES De 1 a 12 de dezembro de 2009. Floriano - PI REGULAMENTO

4º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES De 1 a 12 de dezembro de 2009. Floriano - PI REGULAMENTO 4º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES De 1 a 12 de dezembro de 2009. Floriano - PI 1 REGULAMENTO I DA DATA E LOCAL Art. 1º: O 4º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES será realizado

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE PRONASCI GOVERNO FEDERAL

PREFEITURA DO RECIFE PRONASCI GOVERNO FEDERAL SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA CIDADÃ PREFEITURA DO RECIFE PRONASCI GOVERNO FEDERAL RELATÓRIO DA OFICINA DE GRAFFITI NOS VIADUTOS DA CIDADE DE RECIFE/PE Períodos: Comunidade: Joana Bezerra

Leia mais

REGULAMENTO. a) Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos.

REGULAMENTO. a) Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos. REGULAMENTO Objetivos O Festival Internacional Pequeno Cineasta tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade

Leia mais

PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO CONCURSO ESPORTE. Regulamento

PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO CONCURSO ESPORTE. Regulamento Regulamento O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), da Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais, da Coordenação Geral de Mídias e Conteúdos Digitais e da TV

Leia mais