RECURSO Nº ACORDÃO Nº RELATOR CONSELHEIRO MARCOS DOS SANTOS FERREIRA DECLARAÇÃO DE VOTO CONSELHEIRA CHERYL BERNO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSO Nº - 45.699 ACORDÃO Nº 6.901 RELATOR CONSELHEIRO MARCOS DOS SANTOS FERREIRA DECLARAÇÃO DE VOTO CONSELHEIRA CHERYL BERNO"

Transcrição

1 PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 18 / 06 / 2013 Fls.: 12 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 17 de abril de 2013 CONSELHO PLENO RECURSO Nº ACORDÃO Nº INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº AUTO DE INFRAÇÃO Nº RECORRENTE FAZENDA ESTADUAL RECORRIDA GLOBEX UTILIDADES S.A. RELATOR CONSELHEIRO MARCOS DOS SANTOS FERREIRA DECLARAÇÃO DE VOTO CONSELHEIRA CHERYL BERNO Participaram do julgamento os Conselheiros Marcos dos Santos Ferreira, Marcello Tournillon Ramos, Rubens Nora Chammas, Luiz Chor, Gabriela Berro Marins, Cheryl Berno, Paulo Eduardo de Nazareth Mesquita, Ronaldo Redenschi, Antonio de Pádua Pessoa de Mello, Antonio Silva Duarte, Gustavo Mendes Moura Pimentel, Luciana Dornelles do Espírito Santo, João da Silva de Figueiredo, Graciliano José Abreu dos Santos, Sandro Machado dos Reis e Roberto Lippi Rodrigues. FECP. AUTO DE INFRAÇÃO. BASE DE CÁLCULO DO ICMS. GARANTIA ESTENDIDA. CONEXÃO. RECURSO AO CONSELHO PLENO. Não houve recurso contra a decisão cameral referente à decadência parcial do crédito tributário, à luz do artigo 150, 4º do CTN. No mérito propriamente dito, a garantia estendida tem natureza jurídica de seguro, conforme Resolução CNSP n. 122/05. O valor correspondente à aquisição do seguro, ainda que opcional e cobrado posteriormente ao contrato de compra e venda, mediante desconto concedido sob condição no valor da mercadoria, integra a base de cálculo do ICMS. Ex-vi do artigo 13, I, 1º, II, a, da LC 87/96, c/c artigo 5º, II, a, da Lei n. 2657/96. Legítima a exigência do ICMS reclamado no processo matriz, como consectário lógico, legítima a exigência do FECP reclamado no processo em tela. Recurso da Representação da Fazenda provido para reformar a decisão a quo com relação ao mérito e manter a exigência fiscal, considerando-se a decadência parcial do crédito tributário, conforme a decisão cameral.

2 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 2/15 RELATÓRIO Trata-se de auto de infração lavrado contra a recorrente, contribuinte que tem como objeto social a importação, exportação, comércio e indústria de utilidades eletrodomésticas entre outras atividades, por efetuar vendas de mercadorias tributadas emitindo documentos fiscais com valores inferiores aos realmente praticados nas operações. Conforme relatado, o contribuinte emitiu cupons fiscais referentes às vendas das mercadorias e documentos extrafiscais denominados garantia estendida. Os valores referentes às garantias foram abatidos, na integra ou parcialmente, dos valores consignados nos cupons fiscais que acobertaram as vendas das mercadorias e não foram incluídos na base de cálculo do FECP devido nas operações. O ICMS incidente nas operações foi reclamado no processo matriz. Foram citados como infringidos os artigos 2º, art. 3º e 33, art. 5º, inciso II, alínea a, e art. 47, inciso I, da Lei n. 2657/96 e inciso II, alínea a do artigo 13 da Lei Complementar n. 87/96, c/c artigo 2º da Lei n. 4056/02, com a redação dada pela Lei n. 4086/03. Foi exigida a penalidade prevista no artigo 59, inciso VII, da Lei n. 2657/96, com redação da Lei n. 3040/98. A douta Junta de Revisão Fiscal considerou o auto de infração procedente, conforme Acordão de fls. Irresignada a recorrente apresenta recurso voluntário contra a decisão de primeira instância. A Segunda Câmara acordou pelo voto de qualidade pelo provimento do recurso voluntário contra a decisão proferida pela primeira instância de julgamento. A decisão foi assim ementada: PRELIMINAR - DECADÊNCIA APLICAÇÃO DO ART. 150, 4º, DO CTN, EM PERÍODO QUE SUPERA O PRAZO DE 05 (CINCO ANOS)

3 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 3/15 ICMS GARANTIA ESTENDIDA. NÃO INCIDÊNCIA DO ICMS NOS VALORES COBRADOS A TÍTULO DE GARANTIA ESTENDIDA. RECURSO VOLUNTÁRIO PROVIDO. A douta Representação da Fazenda apresenta recurso a este Plenário de fls., argumentando em síntese: (i) o ilustre relator do Acordão recorrido entendeu que a garantia estendida é negócio apartado da operação de compra e venda ajustado com o consumidor, não compondo o preço das mercadorias comercializadas, e, portanto, estaria fora do campo de incidência do ICMS; (ii) a natureza jurídica do seguro de garantia estendida é de seguro, segundo a Resolução n. 122/05 da Superintendência de Seguro Privados (SUSEP), o que por si só, já incluiria o seu valor na base de cálculo do ICMS, conforme dispõe o artigo 5º, II, a, da Lei n. 2657/96 que reproduz em sua integralidade o artigo 5º, inciso II, a, da Lei Complementar n. 87/96; (iii) a CF/88, e as legislações ordinária e complementar fazem incluir na base de cálculo do ICMS, valores outros que não os relacionados exclusivamente com o núcleo do fato gerador, alcançando outras atividades que denotem exteriorização de riqueza e que sejam executadas por decorrência da prática da essência do fato gerador do imposto; (iv) a Lei Complementar e a Lei n. 2657/96 fazem incluir o valor do frete, seguro, acréscimo e outra despesa na base de cálculo do ICMS; (v) a título de exemplo, caso o comerciante transporte a mercadoria adquirida até o domicílio do adquirente o valor dispendido por conta desse transporte integra a base de cálculo do ICMS, assim como o frete contratado pelo vendedor e prestado por terceiros; (vi) é da natureza do ICMS agregar em sua base de cálculo itens não relacionados com o núcleo do seu fato gerador; (vii) e não poderia ser diferente sob pena de desnaturara a essência do próprio imposto, do ponto de vista de sua exteriorização econômico-financeira, possibilitando-se a instituição, por parte dos contribuintes, de subterfúgios significantes de desvio de parcela da base de cálculo do imposto para outras rubricas subsumidas a outros tributos que representam menor carga tributária ou, até mesmo, restam sofrer tributação; (viii)

4 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 4/15 o STJ pacificou seu entendimento quanto à incidência do ICMS em relação aos encargos financeiros decorrentes de vendas efetuadas a prazo; (ix) a garantia estendida, apresentada na forma de seguro, encontra-se vinculada com a própria venda da mercadoria, tanto que visa exatamente garantir a mercadoria objeto da transação motivando a celebração do contrato no momento da sua venda, cuja execução de todas as formalidades atinentes à contratação do negócio fica ao encargo da empresa vendedora; (x) a garantia estendida não pode ser encarada como negócio jurídico isolado e distinto da operação mercantil, conforme pretende crer o ilustre prolator do acordão, pois mantém a mesma natureza jurídica da garantia padrão, sendo ambas contratuais e intrinsecamente ligadas ao contrato de compra e venda do produto; (xi) a sua contratação em suas mais diversas modalidades decorre da modificação do valor do negócio jurídico de compra e venda, e é justamente o valor deste negócio o ponto de partida para a apuração da base de cálculo do ICMS; (xii) traz decisões proferidas pela Primeira Câmara e pelo Tribunal Pleno Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul e do Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais; (xiii) conclui requerendo o conhecimento e o provimento do seu recurso, no sentido de que seja reformada a decisão proferida pela Colenda Segunda Câmara. A recorrente em contrarrazões de fls. argumenta em síntese: (i) a Representação Geral da Fazenda não está recorrendo da preliminar de decadência acolhida pela Câmara, restando superada a discussão; (ii) o ICMS não deve incidir sobre os valores cobrados a título de garantia estendida, por representar um negócio jurídico apartado do contrato de compra e venda, não compondo, portanto, o preço das mercadorias comercializadas; (iii) não pode a autoridade fiscal, com base em presunções, alegar que a sociedade recorrida é responsável pelo recolhimento do tributo quando não há qualquer documento vinculado ao lançamento que comprove que a operação ocorre da maneira afirmada; (iv) conforme comprova o instrumento contratual acostado aos autos (revelando as obrigações de todas as empresas envolvidas na operação de venda do seguro denominado garantia estendida, está claro que a recorrente atua como mera interveniente na operação, não sendo de fato a responsável pelo

5 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 5/15 recolhimento do tributo exigido no lançamento realizado pelo fisco; (v) a garantia estendida é uma modalidade de seguro regulamentada pela SUSEP: (vi) na realização das operações é necessário haver expressa autorização da SUSEP para que tais tipos de seguros sejam oferecidos aos clientes, bem como a habilitação das empresas para realizar as operações; (vii) neste sentido, fica claro que a recorrida não pode ser parte legítima para responder pela cobrança, já que se trata de conceituada e conhecida rede de varejista, cujo objeto social não tem relação com as atividades desenvolvidas pelas empresas seguradoras em seu estabelecimento; (viii) a garantia estendida representa uma garantia adicional e opcional àquela concedida pelo fabricante do bem; (ix) assim, em termos práticos, se alguém quiser comprar algum produto com a garantia do fabricante de 12 meses, é oferecida, geralmente no ato da compra - a garantia estendida pode ser adquirida posteriormente à aquisição do bem, e não necessariamente no momento da compra uma garantia adicional, cabendo ao comprador aceitar ou não essa oferta; (x) esse tipo de operação envolve uma seguradora, uma empresa que recebe os valores para posterior repasse à seguradora a Administradora - e, finalmente a recorrida GLobex Utilidades S/A - que cede o espaço em suas lojas para que essa operação possa ser oferecida aos seus clientes; (xi) a recorrida figura na relação jurídica em questão, na qualidade de mera interveniente anuente, porquanto as vendas das mercadorias acobertadas pela garantia estendida são concretizadas no interior dos seus estabelecimentos comerciais, em outras palavras, cede seu espaço físico para que a prestadora de serviços possa efetivar a venda dos produtos; (xii) a empresa Administradora, por sua vez é a prestadora de serviços intermediadora na comercialização das garantias, responsável, entre outras coisas, pelo repasse dos valores pertinentes à Seguradora, agente financeiro provedor, garantidor e gerenciador do atendimento aos clientes do programa de garantia estendida; (xiii) o contrato ocorre após o ato da venda, sendo um negócio jurídico isolado, completamente distinto da operação mercantil, logo, seu valor não deve ser incluído na base de cálculo do ICMS que incide apenas sobre o preço da mercadoria; (xiv) ambos os contratos são avençados por pessoas jurídicas totalmente independentes; o

6 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 6/15 primeiro de compra e venda é firmado entre o consumidor e a loja e o segundo, o de garantia estendida entre o consumidor e a seguradora; (xv) a compra e venda mercantil concretiza com ou sem a garantia estendida o que evidencia a desvinculação desses negócios jurídicos, sendo apenas o primeiro submetido ao ICMS; (xvi) a argumentação da douta Representação da Fazenda é frágil, quando sustenta que o procedimento é contrário à legislação; (xvii) a recorrente é mera interveniente anuente; (xviii) a garantia estendida se distingue da garantia obrigatória, sendo a primeira oferecida pelas empresas que atuam no varejo (na qualidade de interveniente anuente), não compondo a base de cálculo do produto, pois o preço não se altera com a sua aquisição ou não, já a segunda aquela dada pelo fabricante do produto, necessariamente compõem a base de cálculo do bem; (xix) na garantia obrigatória incide o ICMS ( e isto não nega a recorrida), pois esta está incluída no valor da operação de venda do produto, a garantia estendida não faz parte da venda e só irá vigorar após expirada a garantia do fabricante e se o consumidor optar pela aquisição, por ser negócio distinto da operação mercantil; (xx) ao tentar estabelecer uma relação entre a garantia estendida e o frete, se olvidou a i. Representante Geral da Fazenda que o e. Superior Tribunal de Justiça já afastou o frete da base de cálculo do ICMS em determinadas hipóteses, como no caso do frete contratado por terceiro; (xxi) no caso das vendas a prazo, mencionada no recurso interposto, é de suma importância mencionar que o E, Superior Tribunal de Justiça já afastou a cobrança do referido tributo quando se trata de venda financiada; (xxii) é defeso aos Estados ultrapassarem, para atingir as operações de seguros, o âmbito de competência tributária a eles atribuída constitucionalmente; (xxiii) conclui requerendo o improvimento do recurso da Representação Fazenda. É o relatório.

7 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 7/15 VOTO DO RELATOR A decisão proferida pela e. Segunda Câmara que proveu o recurso voluntário da recorrente contra a decisão de primeira instância foi acordada pelo voto de qualidade. Assim sendo, atendidas de plano as condições de admissibilidade do recurso da douta Representação da Fazenda dirigida a este Plenário, à luz do artigo 266, inciso I, do Decreto-lei n. 05/75. Os autos versam sobre a exigência da inclusão dos valores recebidos pela ora recorrida no momento da venda de mercadorias a título de garantia estendida, mediante a emissão de documento sem valor fiscal. Preliminarmente, importa destacar que a douta Representação da Fazenda não recorreu da decadência parcial do crédito tributário reclamado à luz do artigo 150, 4º, do CódigoTributário Nacional, conforme entendimento do ilustre relator do voto condutor do Acordão proferido pela egrégia Segunda Câmara deste Conselho. Quanto ao mérito, a garantia estendida é uma opção do adquirente comprador e tem como objetivo assegurar um prazo complementar a garantia de fábrica contra vícios dos produtos, conforme determina os artigos 12, 13, 18 e 24 do Código de Defesa do Consumidor, instituído pela Lei n de 11 de setembro de Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. Art. 13. O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não-duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

8 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 8/15 O Conselho Nacional de Seguros Privados na Resolução CNSP n. 122, de 03 de maio de 2005 considerou a garantia estendida como contrato de seguro, a saber: Art. 2º - O seguro de que trata esta Resolução tem como objetivo fornecer ao segurado a extensão e/ou complementação da garantia original de fábrica, estabelecida no contrato de compra e venda de bens, mediante o pagamento de prêmio. Parágrafo único. Para fins desta Resolução, define-se como: I segurado: o consumidor final; II estipulante: a empresa responsável pela comercialização ou fabricação dos bens; III extensão de garantia: contrato cuja vigência inicia-se após o término da garantia original de fábrica e que possui as mesmas coberturas previstas nessa garantia podendo, facultativamente, haver a inclusão de novas coberturas, desde que não enquadradas em outros ramos específicos de seguro; IV complementação de garantia: contrato cuja vigência inicia-se simultaneamente com a garantia original de fábrica e que possui, exclusivamente, aquelas coberturas não previstas ou excluídas por essa garantia, desde que não enquadradas em outros ramos específicos de seguro; Art. 3º - O contrato de seguro de garantia estendida poderá admitir, para fins de indenização, mediante acordo entre as partes, as hipóteses de pagamento em dinheiro, reposição ou reparo da coisa. A negociação da garantia estendida ocorre da seguinte forma: após a celebração da venda do produto, o vendedor - funcionário da recorrida - oferece ao adquirente/comprador a opção da extensão/complementação do contrato de garantia fornecido pelo fabricante. O início do contrato ocorre após o término do prazo da garantia de fábrica. Conforme documentação anexada aos autos, e informado pela própria recorrida, o contrato do seguro oferecido pela empresa aos seus clientes decorre de uma operação triangular. O contrato não é celebrado diretamente pela recorrida Globex S/A com a seguradora Garantech Garantias e Serviços S/C Art. 24. A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.

9 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 9/15 Ltda., doravante denominada GARANTECH, empresa, à época dos fatos geradores pertencente ao grupo Unibanco e atualmente do grupo Itaú-Unibanco. O contrato é celebrado entre a GLOBEX ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA GAS - e a GARANTECH. A GLOBEX ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA é empresa integrante do grupo GLOBEX S.A que detém 99,99% do seu controle acionário. A rigor, conforme contrato anexado aos autos, de cada R$ 100,00 cobrados pela Globex S/A dos seus clientes a título de seguro de garantia estendida, e repassados a Globex Administração e Serviços Ltda., frise-se, empresas do mesmo grupo, somente R$ 54,00 é pago à GARANTECH como prêmio pelo seguro contratado. Ou seja, o valor cobrado do cliente não é repassado em sua totalidade pela recorrida para a empresa seguradora. No momento da transação, efetuada pelo funcionário da recorrente, nas dependências do seu estabelecimento comercial, não é dada opção ao adquirente da mercadoria de contratar o seguro com empresa diversa. O contrato é celebrado nos termos em que é oferecido pela GLOBEX S/A ao seu cliente, com a intermediação da GLOBEX ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA. Após a concretização da venda da mercadoria e a aceitação do seguro pelo cliente, a recorrida emite um cupom fiscal referente ao valor da venda realizada e outro documento referente à garantia estendida com a denominação NÃO É DOCUMENTO FISCAL. Neste aspecto, a recorrida está emitindo um documento não fiscal referente à operação praticada por terceiro, no caso o seguro da Garantech Garantias e Serviços S/C Ltda., o que contraria o artigo 47, inciso I, da Lei n. 2657/96 2. Com relação à inclusão dos valores da garantia estendida na base de cálculo do ICMS, o artigo 13, II, a, da Lei Complementar n. 87/96, e o 2 Art Os contribuintes e as demais pessoas obrigadas à inscrição deverão, de acordo com a respectiva atividade e em relação a cada um de seus estabelecimentos:

10 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 10/15 artigo 5º, II, a, da Lei n. 2657/96 3, determinam que a base de cálculo não é composta somente pelo preço da mercadoria, como defende a ora recorrida, mas também dos demais valores previstos na legislação que oneram o adquirente na operação, isto é, seguro, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição. Assim sendo, considerar que o valor correspondente ao seguro previsto na legislação é somente aquele referente à garantia de fábrica é criar restrição inexistente na norma que é extraída do texto legal. Com efeito, sendo o seguro contratado no momento da venda ou em momento posterior, não há como desvincularmos a operação do contrato de compra e venda. Não há autonomia entre os contratos. O valor da garantia estendida pode inclusive ser parcelado conjuntamente com o valor referente à aquisição da mercadoria. Conforme dispõe o artigo 3º, inciso I, da Lei n. 2657/96, o fato gerador do ICMS ocorre na saída da mercadoria do estabelecimento do contribuinte. Assim sendo, no momento da ocorrência do fato gerador o valor do seguro também integra a operação referente à circulação da mercadoria. A questão está vinculada ao fato econômico, isto é, mesmo sendo opção do comprador, o valor cobrado é um ônus suportado pelo adquirente, ainda que em caráter optativo, e deverá compor a base de cálculo do ICMS. Este também é o entendimento do do Estado do Paraná, conforme decisão unanime da Primeira Câmara consubstanciada no Acordão de n. 432/2002 4, referente à auto de infração I - emitir documentos fiscais, conforme as operações que realizarem; e 3 Art A base de cálculo do imposto é: II - o valor correspondente a: a) seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição; Art. 5º - Integra a base do cálculo do imposto, inclusive na hipótese do inciso V, do artigo 4º: (redação do caput do artigo 5º dada pela Lei 3733/01, ceap de 01/01/02) II - o valor correspondente a: a) seguro, juro e qualquer importância paga, recebida ou debitada, bem como descontos concedidos sob condição; 4 1ª Câmara Acordão: 432/2002 Contribuinte: GLOBEX UTILIDADES S/A

11 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 11/15 lavrado contra a GLOBEX UTILIDADES S.A, sob os mesmos fundamentos dos autos do processo em tela. Naquele processo decidiu-se que os valores recebidos como "garantia estendida" compõem a base de cálculo do imposto, conforme disciplinam a alínea "a", inciso II, 1º, do art. 6º da Lei n /96, e o 1º, artigo 12, da Lei Complementar 87/96, assim como da Coordenadoria da Receita Estadual da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia exarado no Parecer n. º 589/08/GETRI/CRE/SEFIN, proferido pela Coordenadoria da Receita Estadual daquele Estado. O douto órgão firmou entendimento no sentido de que diferentemente, fora do âmbito da substituição tributária, numa operação de venda tributada pelo regime normal de apuração do ICMS, com garantia estendida contratada simultaneamente à essa venda, o valor dessa garantia estendida deve constituir a base de cálculo para fins de incidência do ICMS, por onerar a operação ao adquirente final, além do entendimento da Primeira Câmara e do Tribunal Pleno Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul e do do Estado de Minas Gerais, trazidos pela douta Procuradoria em seu recurso. Ademais, importa destacar que os valores cobrados a título de garantia estendida são lançados, total ou parcialmente nos cupons fiscais como descontos. Ora, desconto concedido na operação de venda de uma mercadoria vinculado à aquisição de outro produto, tal como um seguro, é desconto concedido sob condição, e como tal deverá ser incluído na base de cálculo do Relator: Adilson Ricardo Julgamento: 09/09/2002 Leitura: 18/09/2002 Publicação: 23/10/2002 Num. DOE: 6343 Circulação: 29/10/2002 ICMS - FALTA DE EMISSAO DE DOCUMENTAÇAO FISCAL. Os valores recebidos como "garantia estendida" compõem a base de cálculo do imposto, conforme disciplinam a alínea "a",inciso II, 1º, do art. 6º da Lei n /96 e o 1º, artigo 12, da Lei Complementar 87/96. Assim, correta é a exigência fiscal. RECURSO ORDINARIO CONHECIDO E NAO PROVIDO A UNANIMIDADE. Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os vogais da 1ª. Câmara do CCRF, Ademir Furlanetto, Luiz Carlos Vieira e Eloi Tambosi, acompanhando o voto do relator, em negar provimento ao recurso voluntário. Data de decisão: 23/10/2002

12 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 12/15 ICMS, à luz do o artigo 13, II, a, da Lei Complementar n. 87/96 e o artigo 5º, II, a, da Lei n. 2657/96 5, conforme consignado na inicial. Assim sendo, legítima a exigência do ICMS incidente nos valores pagos pelos seus clientes referentes aos seguros de garantias estendidas, como consectário lógico, legitima também a exigência do adicional do ICMS-FECP, incidente nas operações. Isto posto, com todas as vênias ao ilustre Conselheiro relator do voto condutor do Acordão proferido pela Segunda Câmara, voto pelo provimento do recurso da douta Representação da Fazenda para reformar a decisão a quo com relação ao mérito da exigência fiscal, mantendo a decadência parcial do crédito tributário reclamado, conforme acordado na decisão cameral. CONSELHEIRA CHERYL BERNO (DECLARAÇÃO DE VOTO) Inicialmente esclareço que julguei inúmeros processos desta natureza na 4ª Câmara, que me foram distribuídos por conexão, razão pela qual perguntei se não deveriam estar todos unidos para julgamento conjunto, visando evitar futuras contestações quanto à possíveis decisões diferentes deste mesmo órgão. Mas, como foi dito que não há conexão, reproduzo meu voto na Câmara, aonde era a Relatora, mas restei vencida pelo meu nobre e respeitado Presidente da Câmara, a quem muito admiro e agora relata estes casos no Pleno e pelo representante dos contribuintes, o Exmo. Sr. Dr. João Figueiredo, que 5 Art A base de cálculo do imposto é: II - o valor correspondente a: a) seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição; Art. 5º - Integra a base do cálculo do imposto, inclusive na hipótese do inciso V, do artigo 4º: (redação do caput do artigo 5º dada pela Lei 3733/01, ceap de 01/01/02) II - o valor correspondente a: a) seguro, juro e qualquer importância paga, recebida ou debitada, bem como descontos concedidos sob condição;

13 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 13/15 muito bem representa a FECOMÉRCIO e a quem rendo minhas homenagens e peço licença para divergir, assim como ao Presidente, pelas razões que seguem. GARANTIA ESTENDIDA Trata-se de lançamento para cobrança de ICMS e de alíquota adicional a do ICMS destinada ao FECP, todos com multa, impostos incidentes sobre a venda da garantia estendida oferecida aos clientes da Recorrente no momento da venda de mercadorias, isto porque o fisco entende que a venda de garantia é serviço sujeito ao ICMS. O lançamento não deve prosperar porque o ICMS incide sobre a operação com mercadoria e garantia não é uma mercadoria, mas sim uma prestação de serviços em caso de problemas, trata-se de uma espécie de seguro, só que comprado no ato da compra da mercadoria, mas não é obrigatório, é opcional e muito claro o seu valor. Qualquer um pode comprar a mercadoria sem a garantia estendida, totalmente opcional e paga em separado da mercadoria. Estas operações são feitas na Internet ou na loja, já comprei mercadorias das duas formas e nunca foi coagida e nem me ofereceram desconto para eu comprar garantia estendida. Esta garantia estendida não é a garantia legal ou contratual, oferecida pelo fornecedor no momento da venda e disciplinadas pelo Código de Defesa do Consumidor e Código Civil (art. 757 e seguintes). Essa modalidade surgiu da parceria entre as companhias seguradoras e os estabelecimentos varejistas, com o pagamento de comissão para o oferecimento da garantia estendida simultaneamente à venda do produto, mas não integra a base de cálculo do ICMS, é outro produto. O Fisco estadual, diante desse novo modelo de negócio, lavrou inúmeros autos, sob a alegação de que o valor da garantia deve compor a base de cálculo do ICMS, mas não procede tal raciocínio porque fica bem claro na operação o que se refere à venda da mercadoria e o que é serviço adicional tributado por outros impostos.

14 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 14/15 O consumidor precisa ter a propriedade/posse da mercadoria, caso queira contratar esse outro serviço, que não é mercadoria, mas isto independe da compra e venda. Há a liberdade para escolher o tempo da contratação e a empresa seguradora pode fazê-lo no momento em que compra o produto ou meses depois (muitas vezes me ofereceram e eu não quis). A loja é mera intermediária da garantia, cuja obrigação é cumprida por outra empresa. Assim, está muito claro que não incide ICMS e muito menos o seu adicional sobre o valor cobrado pela garantia estendida, a tributação desta operação foge à competência do Estado. MULTA Quanto aos argumentos contra a multa deixamos de analisar haja vista entendermos que não cabe nem o principal, mas caso sejamos vencidos quanto ao principal, deixamos registrado que não concordamos que as multas no Estado do Rio de Janeiro sejam baixas, mas concordamos que esta discussão sob a alegação de confisco não cabe no, mas sim no Poder Judiciário que tem competência para estes julgamentos. Portanto, não podemos conhecer de argumentos de inconstitucionalidade de lei. CONCLUSÃO improcedente o lançamento. Diante do exposto, NEGO provimento ao recurso para julgar

15 CONSELHO PLENO Acórdão nº fls. 15/15 A C Ó R D Ã O Vistos, relatados e discutidos estes autos em que é Recorrente a FAZENDA ESTADUAL e Recorrida a GLOBEX UTILIDADES S.A. Acorda a CONSELHO PLENO do do Estado do Rio de Janeiro, pelo voto de qualidade, dar provimento ao recurso, nos termos do voto do Conselheiro Relator. Vencidos os Conselheiros Marcello Tournillon Ramos, Luiz Chor, Cheryl Berno, Ronaldo Redenschi, Antonio de Pádua Pessoa de Mello, Antonio Silva Duarte, Luciana Dornelles do Espírito Santo e Sandro Machado dos Reis. A Conselheira Cheryl Berno protestou por apresentação de declaração de voto. CONSELHO PLENO do do Estado do Rio de Janeiro, em 17 de abril de MARCOS DOS SANTOS FERREIRA RELATOR CHERYL BERNO DECLARAÇÃO DE VOTO ROBERTO LIPPI RODRIGUES PRESIDENTE /PSA/

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 23 /10 /2012 Fls. 12 Processo nº E-04/073.00572011 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 19 de julho de 2012 QUARTA CÂMARA RECURSO

Leia mais

RECURSO Nº - 46.303 ACORDÃO Nº 6.936 REDATOR CONSELHEIRO ANTONIO DE PÁDUA PESSOA DE MELLO

RECURSO Nº - 46.303 ACORDÃO Nº 6.936 REDATOR CONSELHEIRO ANTONIO DE PÁDUA PESSOA DE MELLO PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 18 / 06 / 2013 Fls.: 12 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 24 de abril de 2013 CONSELHO PLENO RECURSO Nº - 46.303 ACORDÃO Nº 6.936 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº - 81.680.469

Leia mais

Sessão de 12 de março de 2014 RECURSO Nº - 44.950 ACÓRDÃO Nº 7.232 RECORRENTE - SMITH INTERNATIONAL DO BRASIL LTDA

Sessão de 12 de março de 2014 RECURSO Nº - 44.950 ACÓRDÃO Nº 7.232 RECORRENTE - SMITH INTERNATIONAL DO BRASIL LTDA PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 01 / 04 / 2014 Fls.: 08 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 12 de março de 2014 CONSELHO PLENO RECURSO Nº - 44.950 ACÓRDÃO Nº 7.232 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº - 82.603.212

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES RECURSO Nº - 31.744 (23.816) ACORDÃO Nº 8.463 RECORRENTE COMPANHIA BRASILEIRA DE OFFSHORE

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES RECURSO Nº - 31.744 (23.816) ACORDÃO Nº 8.463 RECORRENTE COMPANHIA BRASILEIRA DE OFFSHORE PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 24/06/2010 Fls. 06 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 25 de maio de 2010 TERCEIRA CÂMARA RECURSO Nº - 31.744 (23.816) ACORDÃO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES JUNTA DE REVISÃO FISCAL

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES JUNTA DE REVISÃO FISCAL PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 20/07/2010 Fls. 08 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 08 de dezembro de 2009 PRIMEIRA CÂMARA RECURSO Nº - 36.007 (26.807) ACÓRDÃO

Leia mais

Sessão de 17 de setembro de 2014 - CONSELHEIRO ANTONIO SILVA DUARTE - CONSELHEIRO GUSTAVO MENDES MOURA PIMENTEL

Sessão de 17 de setembro de 2014 - CONSELHEIRO ANTONIO SILVA DUARTE - CONSELHEIRO GUSTAVO MENDES MOURA PIMENTEL PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 16 / 01 / 2015 Fls.: 15 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Rubrica: ID: 4272861-4 Sessão de 17 de setembro de 2014 CONSELHO PLENO RECURSO Nº 38.744 ACÓRDÃO Nº 7.409 C. P.F.

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Conselho de Contribuintes RECURSO Nº - 51.580 ACÓRDÃO Nº 13.

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Conselho de Contribuintes RECURSO Nº - 51.580 ACÓRDÃO Nº 13. PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 05 / 12 / 2014 Fls.: 22 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Processo nº E-04 / 153.114/2012 Sessão de 07 de outubro de 2014 PRIMEIRA CÂMARA RECURSO Nº - 51.580 ACÓRDÃO Nº

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 26 de outubro de 2005

SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 26 de outubro de 2005 PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 01 /12 /2005 Fls. Processo nº: E04/261.891/1998 Data: 11/09/1998 Fls. SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 26 de outubro de 2005

Leia mais

ICMS DÉBITO DE ICMS DIFERENÇA DE ALÍQUOTA RELATÓRIO. Adoto o elaborado pelo Sr. Auditor Tributário, a fls. 34,

ICMS DÉBITO DE ICMS DIFERENÇA DE ALÍQUOTA RELATÓRIO. Adoto o elaborado pelo Sr. Auditor Tributário, a fls. 34, PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de / / Fls. Processo nº: E-04/110.789/2000 Data 11/04/2000 Fls. Rubrica: SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 17 de julho de 2001 TERCEIRA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES. - Junta de Revisão Fiscal

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES. - Junta de Revisão Fiscal PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de / / Fls. Processo n.º: E-04/897.015/1999 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 07 de Novembro de 2000 PRIMEIRA CÂMARA RECURSO N.º

Leia mais

RECORRIDA SEXTA TURMA DA JUNTA DE REVISÃO FISCAL

RECORRIDA SEXTA TURMA DA JUNTA DE REVISÃO FISCAL PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 16 / 10 / 2014 Fls.: 31 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 05 de agosto de 2014 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº - 33.257 ACÓRDÃO Nº 12.155 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº - 77.359.680

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Conselho de Contribuintes

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Conselho de Contribuintes PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 18 / 12 / 2014 Fls.: 13 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Processo nº E-04 / 082.025/2012 Rubrica: ID:42833175 Sessão de 15 de outubro de 2014 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP Transferência de mercadoria entre estabelecimento de mesmo titular.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP Transferência de mercadoria entre estabelecimento de mesmo titular. ICMS-SP Transferência de mercadoria entre estabelecimento de mesmo titular. 13/02/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria...

Leia mais

Desobrigado do Recurso Hierárquico, na expressão do artigo 730, 1, inciso II, do RICMS, aprovado pelo Decreto nº 18.930/97.

Desobrigado do Recurso Hierárquico, na expressão do artigo 730, 1, inciso II, do RICMS, aprovado pelo Decreto nº 18.930/97. Processo nº 1049402010-5 Acórdão 041/2013 Recurso HIE/CRF- nº 143/2011 RECORRENTE : GERÊNCIA EXEC. DE JULG. DE PROC. FISCAIS GEJUP RECORRIDA : TRANSPORTES REAL LTDA. PREPARADORA: RECEBEDORIA DE RENDAS

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

RECURSO Nº - 50.774 ACÓRDÃO Nº 14.061 RECORRENTE MUNDIVOX TELECOMUNICAÇÕES LTDA RECORRIDA DÉCIMA SEGUNDA TURMA DA JUNTA DE REVISÃO FISCAL

RECURSO Nº - 50.774 ACÓRDÃO Nº 14.061 RECORRENTE MUNDIVOX TELECOMUNICAÇÕES LTDA RECORRIDA DÉCIMA SEGUNDA TURMA DA JUNTA DE REVISÃO FISCAL PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 10 / 12 / 2015 Fls.: 08 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Rubrica: ID:42833175 Sessão de 13 de outubro de 2015 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº - 50.774 ACÓRDÃO Nº 14.061 INSCRIÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO VOTO DO RELATOR (VOTO VENCIDO)

RELATÓRIO VOTO DO RELATOR (VOTO VENCIDO) PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 07 / 12 / 2011 Fls. 24 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 04 de outubro de 2011 QUARTA CÂMARA RECURSO Nº - 41.675 ACÓRDÃO Nº 9.676

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E CONTROLE GERAL CONSELHO DE CONTRIBUINTES. - Junta de Revisão Fiscal. - Conselheiro Sylvio de Siqueira Cunha

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E CONTROLE GERAL CONSELHO DE CONTRIBUINTES. - Junta de Revisão Fiscal. - Conselheiro Sylvio de Siqueira Cunha PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de / / Fls. SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E CONTROLE GERAL CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 02 de março de 2000 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº - 16.348 ACÓRDÃO Nº

Leia mais

RECURSO Nº - 52.021 ACORDÃO Nº 12.632

RECURSO Nº - 52.021 ACORDÃO Nº 12.632 PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 23 / 06 / 2014 Fls.: 04 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 03 de junho de 2014 PRIMEIRA CÂMARA RECURSO Nº - 52.021 ACORDÃO Nº 12.632 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº - 99.199.130

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA. Processo nº 10950.000992/2007-74. Recurso nº 148.951

MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA. Processo nº 10950.000992/2007-74. Recurso nº 148.951 MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA Processo nº 10950.000992/2007-74 Recurso nº 148.951 Matéria IOF - Base de Cálculo e Decadência Acórdão nº 201-81.317 Sessão de 08

Leia mais

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Acórdão: 14.784/02/2 a Impugnação: 40.010105525-11 Impugnante: Gafor Ltda. Proc. do Suj. Passivo: João Batista Julião/Outro PTA/AI: 01.000138918-70 Inscrição Estadual: 518.058253.00-10 Origem: AF/III/Poços

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 19/09/2013 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 759.244 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT (COORDENAÇÃO-GERAL DE TREIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL) Nº 226, DE 2015 COMENTÁRIOS

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT (COORDENAÇÃO-GERAL DE TREIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL) Nº 226, DE 2015 COMENTÁRIOS SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT (COORDENAÇÃO-GERAL DE TREIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL) Nº 226, DE 2015 COMENTÁRIOS Os comentários feitos aqui dizem respeitos aos tópicos: AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL

Leia mais

IPI - Devolução de produtos - Tratamento fiscal

IPI - Devolução de produtos - Tratamento fiscal IPI - Devolução de produtos - Tratamento fiscal Sumário 1. Introdução... 2 2. Devolução por contribuinte do ICMS e/ou do IPI... 3 2.1 Procedimentos do contribuinte que efetuar a devolução... 3 2.1.1 Estorno

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES. Sessão de 07 de outubro de 2009 RECURSO Nº 32.080 (25.928) ACÓRDÃO Nº 5.

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES. Sessão de 07 de outubro de 2009 RECURSO Nº 32.080 (25.928) ACÓRDÃO Nº 5. PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 19 / 10 / 2008 Fls. 05 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 07 de outubro de 2009 CONSELHO PLENO RECURSO Nº 32.080 (25.928) ACÓRDÃO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 21 / 09 / 2010 Fls. 07 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 20 de julho de 2010 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº - 35.357 ACORDÃO Nº 8.335

Leia mais

SIMPLES NACIONAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL

SIMPLES NACIONAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL Matéria São Paulo SIMPLES NACIONAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Devolução Conceito 3. Crédito do Imposto no Recebimento de Mercadorias em Devolução ICMS e IPI 4.

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 296, DE 2013.

RESOLUÇÃO CNSP N o 296, DE 2013. MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP N o 296, DE 2013. Dispõe sobre as regras e os critérios para operação do seguro de garantia estendida, quando da aquisição de

Leia mais

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DA BAHIA PROCESSO- A.I. Nº 09157409/00 RECORRENTE- GERDAU S.A. RECORRIDA- FAZENDA PUBLICA ESTADUAL

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DA BAHIA PROCESSO- A.I. Nº 09157409/00 RECORRENTE- GERDAU S.A. RECORRIDA- FAZENDA PUBLICA ESTADUAL CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DA BAHIA PROCESSO- A.I. Nº 09157409/00 RECORRENTE- GERDAU S.A. RECORRIDA- FAZENDA PUBLICA ESTADUAL RECURSO- RECURSO VOLUNTTARIO - ACÓRDAO 2ª JJF Nº 0240/01 ORIGEM- IFMT-DAT/NORTE

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR ÂNGELA SARTORI

COMÉRCIO EXTERIOR ÂNGELA SARTORI COMÉRCIO EXTERIOR ÂNGELA SARTORI COMÉRCIO EXTERIOR MODALIDADES DE IMPORTAÇÃO E A INTERPOSIÇÃO FRAUDULENTA DE TERCEIROS NA IMORTAÇÃO MODALIDADES DE IMPORTAÇÃO: DIFERENÇAS: CONTA PRÓPRIA: COMPRA E VENDA

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos.

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos. Fls. 231 nfls txtfls230 Old MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA Processo nº 10245.000475/92-13 Recurso nº 130.698 De Ofício Matéria ADMISSÃO TEMPORÁRIA Acórdão nº 301-34.185

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 456.650 - PR (2003/0223462-0) RELATOR : MINISTRO JOSÉ DELGADO R.P/ACÓRDÃO : MINISTRO FRANCIULLI NETTO EMBARGANTE : ESTADO DO PARANÁ PROCURADOR : CÉSAR AUGUSTO BINDER

Leia mais

RESOLUÇÃO N ^ /2006 Ia CÂMARA SESSÃO DE 17/07/2006

RESOLUÇÃO N ^ /2006 Ia CÂMARA SESSÃO DE 17/07/2006 PROC: 1/004193/2004 \ AL: 1/200410475 ESTADO DO CEARA SECRETARIA DA FAZENDA CONSELHO DE RECURSOS TRIBUTÁRIOS RESOLUÇÃO N ^ /2006 Ia CÂMARA SESSÃO DE 17/07/2006 PROCESSO DE RECURSO N 1/004193/2004 AUTO

Leia mais

Nº 70010899649 COMARCA DE LAJEADO MUNICÍPIO DE LAJEADO ACÓRDÃO

Nº 70010899649 COMARCA DE LAJEADO MUNICÍPIO DE LAJEADO ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL. TRIBUTÁRIO. AÇÃO DECLARATÓRIA. FACTORING. ISS. BASE DE CÁLCULO. A base de cálculo do ISS incidente sobre os contratos de factoring é o valor do agenciamento, da corretagem ou da intermediação,

Leia mais

DIFERIMENTO DO ICMS - Recolhimento do Imposto pelo Contribuinte Substituto

DIFERIMENTO DO ICMS - Recolhimento do Imposto pelo Contribuinte Substituto DIFERIMENTO DO ICMS - Recolhimento do Imposto pelo Contribuinte Substituto Matéria elaborada com base na legislação vigente em 14.05.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - DIFERIMENTO - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 30 - Data 29 de janeiro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI IMPORTAÇÃO POR CONTA

Leia mais

O julgamento teve a participação dos Desembargadores BORIS KAUFFMANN (Presidente) e ELLIOT AKEL. São Paulo, 01 de junho de 2010.

O julgamento teve a participação dos Desembargadores BORIS KAUFFMANN (Presidente) e ELLIOT AKEL. São Paulo, 01 de junho de 2010. th.-,; V. pjúk-^i ** "i' ''" >*.. > ' * ' PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACORDAO/DECISÃO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A) SOB N ACÓRDÃO I llllll MU llfll lllli

Leia mais

Desembargador JOSÉ DIVINO DE OLIVEIRA Acórdão Nº 373.518 E M E N T A

Desembargador JOSÉ DIVINO DE OLIVEIRA Acórdão Nº 373.518 E M E N T A Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Órgão 6ª Turma Cível Processo N. Agravo de Instrumento 20090020080840AGI Agravante(s) POLIMPORT COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 3.847, DE 2012 (Apensados os PLs nº 5.158, de 2013, e nº 6.925, de 2013) Institui a obrigatoriedade de as montadoras de veículos,

Leia mais

Pergunte à CPA. Devolução e Recusa de Mercadorias Regras gerais

Pergunte à CPA. Devolução e Recusa de Mercadorias Regras gerais 03/04/2014 Pergunte à CPA Devolução e Recusa de Mercadorias Regras gerais Apresentação: José A. Fogaça Neto Devolução regras gerais Artigo 4º - Para efeito de aplicação da legislação do imposto, considera-se...

Leia mais

Autor: Deputado Antonio Bulhões Relator: Deputado Elismar Prado

Autor: Deputado Antonio Bulhões Relator: Deputado Elismar Prado COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI N o 5.995, DE 2009 Altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, Código de Defesa do Consumidor, para estender o direito de arrependimento ao consumidor

Leia mais

( RIPI/2010, art. 43, VII, art. 190, II, art. 191 e art. 497, e RICMS-SP/2000 - Decreto nº 45.490/2000 )

( RIPI/2010, art. 43, VII, art. 190, II, art. 191 e art. 497, e RICMS-SP/2000 - Decreto nº 45.490/2000 ) ICMS/SP - Industrialização - Operações triangulares de industrialização 20 de Agosto de 2010 Em face da publicação do novo Regulamento do IPI, aprovado pelo Decreto nº 7.212/2010, este procedimento foi

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos os autos deste Processo, etc...

Vistos, relatados e discutidos os autos deste Processo, etc... Processo nº 0126452009-3 Acórdão nº 059/2012 Recurso HIE/VOL/CRF-427/2010 1ª RECORRENTE: GERÊNCIA EXECUTIVA DE JULGAMENTO DE PROCESSOS FISCAIS GEJUP 1ª RECORRIDA: LOJAS PRIMAVERA COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 175 ao Art. 182 CTN Centro de Ensino Superior do Amapá Direito Financeiro e Tributário II Professora: Ilza Facundes Macapá-AP, 2013.1

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

ICMS FRACIONAMENTO DA BASE DE CÁLCULO EM ELEMENTOS AUTÔNOMOS JOSÉ EDUARDO SOARES DE MELO FESDT/GRAMADO 23.10.14

ICMS FRACIONAMENTO DA BASE DE CÁLCULO EM ELEMENTOS AUTÔNOMOS JOSÉ EDUARDO SOARES DE MELO FESDT/GRAMADO 23.10.14 ICMS FRACIONAMENTO DA BASE DE CÁLCULO EM ELEMENTOS AUTÔNOMOS JOSÉ EDUARDO SOARES DE MELO FESDT/GRAMADO 23.10.14 I. TELECOMUNICAÇÕES Incidência: Prestação de serviços de comunicação, por qualquer meio,

Leia mais

Processo nº E-04 / 082.012 / 2012 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Conselho de Contribuintes

Processo nº E-04 / 082.012 / 2012 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Conselho de Contribuintes PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 04 / 12 / 2014 Fls.: 07 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Rubrica: ID:42833175 Sessão de 07 de outubro de 2014 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº - 51.113 ACÓRDÃO Nº 12.374 C. P.

Leia mais

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Impugnação: 48.386 Impugnante: Metalgráfica São Miguel Ltda PTA/AI: 02.

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Impugnação: 48.386 Impugnante: Metalgráfica São Miguel Ltda PTA/AI: 02. Acórdão: 13.535/99/3 a Impugnação: 48.386 Impugnante: Metalgráfica São Miguel Ltda PTA/AI: 02.000111093-91 Origem: UF/Betim Rito: Sumário EMENTA Base de Cálculo Subfaturamento. Emissão de nota fiscal,

Leia mais

A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Conjuntura Walter Douglas Stuber WALTER DOUGLAS STUBER é sócio do escritório Stuber Advogados Associados, especializado em Direito Bancário, Mercado de Capitais e Negociações

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

ICMS/SP - Principais operações - Venda para entrega futura

ICMS/SP - Principais operações - Venda para entrega futura ICMS/SP - Principais operações - Venda para entrega futura Sumário 1. Introdução... 2 2. Caracterização da venda para entrega futura... 3 3. Procedimentos fiscais perante o ICMS... 4 3.1 Emissão de nota

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR

LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR Apelação Cível - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0100686-34.2014.4.02.5006 (2014.50.06.100686-0) RELATOR : LUIZ ANTONIO SOARES APELANTE : PARANÁ GRANITOS LTDA ADVOGADO : EDGAR LENZI E OUTROS APELADO

Leia mais

SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARECER QUANTO A DEDUTIVIDADE DA BASE DE CÁLCULO, BEM COMO DA EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS PELOS TERCEIROS VINCULADOS AOS SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Na caracterização da atividade de publicidade

Leia mais

GoVERNO DO EsTADO DO CEARÁ Secretaria da Fazenda, CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTARIO CONSELHO DE RECURSOS TRIBUTÁRIOS

GoVERNO DO EsTADO DO CEARÁ Secretaria da Fazenda, CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTARIO CONSELHO DE RECURSOS TRIBUTÁRIOS "'.- GoVERNO DO EsTADO DO CEARÁ Secretaria da Fazenda, CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTARIO CONSELHO DE RECURSOS TRIBUTÁRIOS Resolução N ~1168 Sessão: 211 a Ordinária de 12 de Novembro de 2007. Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª RF

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª RF MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª RF Solução de Consulta Interna nº: 7 SRRF03/Disit Data: 06 de outubro de 2011

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS R E L A T Ó R I O Consta que contra a autuada acima qualificada, foi lavrado o Auto de Infração n 415/2010 1ª URT, onde se denuncia: I) Saída de mercadoria desacompanhada de nota fiscal, apurada através

Leia mais

EXEMPLO DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL

EXEMPLO DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL GOVERNO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA DE ANÁLISE DA RECEITA PÚBLICA GERÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA RECEITA PÚBLICA DECRETO nº 2334/2010 de 18 de janeiro de 2010, Procedimentos

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS PROCESSO Nº PAT Nº RECURSO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO RELATORA RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS 133/2013-CRF 3025/2013-1ª URT VOLUNTÁRIO ITALIAN COFFEE DO BRASIL

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA. BAURUCAR AUTOMÓVEIS E ACESSÓRIOS LTDA. DRJ em São Paulo - SP

MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA. BAURUCAR AUTOMÓVEIS E ACESSÓRIOS LTDA. DRJ em São Paulo - SP CC02/C01 Fls. nfls txtfls182 Old MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA Processo nº 10825.000305/2003-22 Recurso nº 135.656 Matéria PIS/Pasep Acórdão nº 201-81.013 Sessão

Leia mais

Base de cálculo= R$ 4.879,50

Base de cálculo= R$ 4.879,50 PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 17 / 04 / 2015 Fls.: 38 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Rubrica: ID 42832756 Sessão de 12 de janeiro de 2015 PRIMEIRA CÂMARA RECURSO Nº - 53.937 ACÓRDÃO Nº 13.356 INSCRIÇÃO

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS PROCESSO Nº : 0213/2013-CRF PAT Nº : 0535/2013-6ªURT RECURSO : EX OFFICIO RECORRENTE : SECRETARIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO/RN RECORRIDO

Leia mais

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Superintendência de Tributação Diretoria de Orientação e Legislação Tributária

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Superintendência de Tributação Diretoria de Orientação e Legislação Tributária (*) Orientação Tributária DOLT/SUTRI Nº 001/2009 Novas regras do Simples Nacional - Implicações no âmbito estadual Vigência: 1º/01/2009 A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, modificou a

Leia mais

JUNTA DE REVISÃO FISCAL

JUNTA DE REVISÃO FISCAL PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 17 / 03 / 2016 Fls.: 09 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 15 de março de 2016 SEGUNDA CÂMARA RECURSO Nº - 56.050 ACÓRDÃO Nº 14.649 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº - 91.019.019

Leia mais

EMISSOR DE CUPOM FISCAL - Aspectos Relacionados à Emissão da Leitura X

EMISSOR DE CUPOM FISCAL - Aspectos Relacionados à Emissão da Leitura X EMISSOR DE CUPOM FISCAL - Aspectos Relacionados à Emissão da Leitura X Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 12.07.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - LEITURA X 2.1 - Representação de Valores

Leia mais

Para acessar diretamente o texto referente a cada um desses temas, clique:

Para acessar diretamente o texto referente a cada um desses temas, clique: Prezados Leitores: A publicação Nota Tributária # Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Soma do IPI ao total da NF

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Soma do IPI ao total da NF Soma do 13/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Base de cálculo... 4 3.2. Emissão da Nota Fiscal com IPI... 5

Leia mais

Importação- Regras Gerais

Importação- Regras Gerais Importação- Regras Gerais 1 Conceito de Importação Podemos definir a operação de importação como um processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem (produto/serviço) do exterior para o país de

Leia mais

A empresa formalizou consulta acerca da utilização de créditos relacionados à entrada de combustíveis, aos seguintes termos, em síntese:

A empresa formalizou consulta acerca da utilização de créditos relacionados à entrada de combustíveis, aos seguintes termos, em síntese: Assunto : Consulta utilização de créditos de combustíveis. EMENTA: CONSULTA EMPRESA TRANSPORTADORA - CRÉDITOS DE COMBUSTÍVEIS. ANÁLISE. 1. RELATÓRIO: A empresa formalizou consulta acerca da utilização

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL QUESTÃO Nº 13 Gabarito divulgado: D Mantemos o gabarito apresentado na alternativa D. A candidata indicou a alternativa correta, ou seja a alternativa D. Recurso improcedente.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS RELATÓRIO O Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal FRANCISCO BARROS DIAS (Relator): Trata-se de recurso de apelação interposto por JOSÉ PINTO DA NÓBREGA contra a sentença que, em sede de mandado de

Leia mais

LEILÃO. atualizado em 10/11/2015 alterados os itens 1 a 7

LEILÃO. atualizado em 10/11/2015 alterados os itens 1 a 7 atualizado em 10/11/2015 alterados os itens 1 a 7 2 ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 2. FATO GERADOR DO ICMS...5 3. LOCAL DA OPERAÇÃO...5 4. CONTRIBUINTE E RESPONSÁVEL TRIBUTÁRIO...6 4.1. Contribuinte...6

Leia mais

- CASAS SENDAS COMÉRCIO E INDÚSTRIA S/A. - Conselheiro Wantheriel Ribeiro da Silva

- CASAS SENDAS COMÉRCIO E INDÚSTRIA S/A. - Conselheiro Wantheriel Ribeiro da Silva 24 fevereiro 99 SEGUNDA CÂMARA - 15.097 - Proc. E-04/701.128/96 3.348 - CASAS SENDAS COMÉRCIO E INDÚSTRIA S/A - Junta de Revisão Fiscal - Conselheiro José Torós REDATOR - Conselheiro Wantheriel Ribeiro

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA, sobre o Projeto de Lei do Senado n 501, de 2013 Complementar, que altera a Lei Complementar n 116, de 31 de

Leia mais

ICMS/SP - Devolução de Mercadorias - Roteiro de Procedimentos. ICMS/SP - Devolução de Mercadorias - Roteiro de Procedimentos

ICMS/SP - Devolução de Mercadorias - Roteiro de Procedimentos. ICMS/SP - Devolução de Mercadorias - Roteiro de Procedimentos ICMS/SP - Devolução de Mercadorias - Roteiro de Procedimentos Nas relações de comércio é muito comum, por motivos como mercadoria em desacordo com o pedido, qualidade insatisfatória, não observância de

Leia mais

Este documento objetiva a apresentação de nosso voto relativamente ao assunto em epígrafe, acompanhado da respectiva justificativa.

Este documento objetiva a apresentação de nosso voto relativamente ao assunto em epígrafe, acompanhado da respectiva justificativa. VOTO ASSUNTO: AUDIÊNCIA PÚBLICA DA MINUTA DE CIRCULAR QUE DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA A CONTRATAÇÃO DE SEGURO EM MOEDA ESTRANGEIRA, A CONTRATAÇÃO DE SEGURO NO EXTERIOR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Leia mais

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Acórdão: 21.223/13/1ª Rito: Sumário PTA/AI: 01.000187343-81 Impugnação: 40.

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Acórdão: 21.223/13/1ª Rito: Sumário PTA/AI: 01.000187343-81 Impugnação: 40. Acórdão: 21.223/13/1ª Rito: Sumário PTA/AI: 01.000187343-81 Impugnação: 40.010133905-11 Impugnante: Proc. S. Passivo: Origem: EMENTA VBLOG - Logística e Transportes Ltda IE: 001036599.00-86 Pedro Luiz

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 477, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Seguro Garantia, divulga Condições Padronizadas e dá outras providências. O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 4.970, DE 2013.

PROJETO DE LEI N o 4.970, DE 2013. COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI N o 4.970, DE 2013. Adota medidas para informar os consumidores acerca dos tributos indiretos que incidem sobre bens e serviços, conforme o disposto no 5º,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA CONSELHO DE CONTRIBUINTES

SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA CONSELHO DE CONTRIBUINTES PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 24/07/2006 Fls. SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 12 de abril de 2006 CONSELHO PLENO RECURSO Nº - 16.348 ACÓRDÃO Nº 4.811 I.E.

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES. Sessão de 11 de novembro de 2008 - CONSELHEIRO MARCELLO TOURNILLON RAMOS

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES. Sessão de 11 de novembro de 2008 - CONSELHEIRO MARCELLO TOURNILLON RAMOS PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 28/11/2008 Fls. 09 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 11 de novembro de 2008 QUARTA CÂMARA RECURSO Nº - 32.301/23.618 ACÓRDÃO

Leia mais

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Acórdão: 20.263/11/3ª Rito: Sumário PTA/AI: 01.000170049-08 Impugnação: 40.

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Acórdão: 20.263/11/3ª Rito: Sumário PTA/AI: 01.000170049-08 Impugnação: 40. Acórdão: 20.263/11/3ª Rito: Sumário PTA/AI: 01.000170049-08 Impugnação: 40.010130113-59 Impugnante: Proc. S. Passivo: Origem: EMENTA Reipel Comercial Ltda IE: 702765776.00-10 Luciomar Alves de Oliveira/Outro

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA

MINISTÉRIO DA FAZENDA 142 CC02/C06 Fls. MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES SEXTA CÂMARA Processo nº 35464.002994/2006-20 Recurso nº 141.253 Matéria Acórdão nº 206-00.196 AUTO DE INFRAÇÃO Sessão de 22 de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES RECURSO Nº - 31.874 (25.041) ACÓRDÃO Nº 7.546

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES RECURSO Nº - 31.874 (25.041) ACÓRDÃO Nº 7.546 PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 04/12/2009 Fls. 12/ 13 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 02 de junho de 2009 QUARTA CÂMARA RECURSO Nº - 31.874 (25.041) ACÓRDÃO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 14 de outubro de 2009 RECURSO Nº - 35.771 ACÓRDÃO Nº 7.907

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 14 de outubro de 2009 RECURSO Nº - 35.771 ACÓRDÃO Nº 7.907 PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 12/11/2009 Fls. 04 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 14 de outubro de 2009 QUARTA CÂMARA RECURSO Nº - 35.771 ACÓRDÃO Nº 7.907

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Operações com Mercadorias em Hotéis - ICMS ISS - Cupom

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Operações com Mercadorias em Hotéis - ICMS ISS - Cupom Operações com Mercadorias em Hotéis - ICMS ISS - Cupom 24/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Incidência dos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR AC Nº 540866/PE (0010598-17.2010.4.05.8300) APTE : UNIMED GUARARAPES - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO ADV/PROC : BRUNO BEZERRA DE SOUZA e outros APDO : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ASSIST MP : ANS - AGÊNCIA

Leia mais

Sessão de 20 de agosto de 2014 RECURSO Nº - 48.837 ACÓRDÃO Nº 7.389 RELATOR CONSELHEIRO JOÃO DA SILVA DE FIGUEIREDO

Sessão de 20 de agosto de 2014 RECURSO Nº - 48.837 ACÓRDÃO Nº 7.389 RELATOR CONSELHEIRO JOÃO DA SILVA DE FIGUEIREDO PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 03 / 10 / 2014 Fls.: 14 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 20 de agosto de 2014 CONSELHO PLENO RECURSO Nº - 48.837 ACÓRDÃO Nº 7.389 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº - 82.339.094

Leia mais

Art. 3º A informação a que se refere o art. 2º compreenderá os seguintes tributos, quando influírem na formação dos preços de venda:

Art. 3º A informação a que se refere o art. 2º compreenderá os seguintes tributos, quando influírem na formação dos preços de venda: DECRETO Nº 8.264, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Regulamenta a Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012, que dispõe sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor quanto à carga tributária incidente sobre mercadorias

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 03, ANO 1I MARÇO DE 2010 1 ACABA EM JUNHO O PRAZO PARA RECUPERAR TRIBUTO INDEVIDO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS STJ já julgou Lei Complementar

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ALEXANDRE LAZZARINI (Presidente) e THEODURETO CAMARGO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ALEXANDRE LAZZARINI (Presidente) e THEODURETO CAMARGO. fls. 187 ACÓRDÃO Registro: 2015.0000273106 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 101381993.2014.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante EVENMOB CONSULTORIA DE IMOVEIS

Leia mais

35 a Câmara A C O R D A O *01967384*

35 a Câmara A C O R D A O *01967384* ^ TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO 3 SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO J APELAÇÃO S/ REVISÃO N 1031227-0/3 35 a Câmara Comarca de SÃO PAULO 4 0.V.CÍVEL Processo 37645/05 APTE CMW PLANEJAMENTO E CONSULTORIA

Leia mais

PONTOS POLÊMICOS DO ICMS. José Roberto Rosa

PONTOS POLÊMICOS DO ICMS. José Roberto Rosa PONTOS POLÊMICOS DO ICMS José Roberto Rosa Uma nova realidade : A prioridade para o CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES Operação Cartão Vermelho Autuações por falta de registro de notas fiscais de compras Diferença

Leia mais

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A:

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A: DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 INSTITUI A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UBAPORANGA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto

Leia mais

Câmara de Com. Ind. Japonesa do Brasil. Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB: Principais Aspectos da IN RFB 1.

Câmara de Com. Ind. Japonesa do Brasil. Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB: Principais Aspectos da IN RFB 1. Câmara de Com. Ind. Japonesa do Brasil Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB: Principais Aspectos da IN RFB 1.436/13 Reunião Mensal de 23 de janeiro de 2014 Programa: 1. Introdução;

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES RECURSO Nº - 44.256 ACÓRDÃO Nº 10.966 - TITULAR DA IFE 01 BARREIRA FISCAIS

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES RECURSO Nº - 44.256 ACÓRDÃO Nº 10.966 - TITULAR DA IFE 01 BARREIRA FISCAIS PUBLICADA A DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. de 10 / 12 / 2012 Fls. 11 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO DE CONTRIBUINTES Sessão de 18 de julho de 2012 TERCEIRA CÂMARA RECURSO Nº - 44.256 ACÓRDÃO Nº 10.966

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de alíquota para produtos com destino industrialização

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de alíquota para produtos com destino industrialização Segmentos industrialização 09/01/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 7 5. Informações Complementares...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibirataia Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Ibirataia Estado da Bahia DECRETO Nº 3857, de 29 de setembro de 2015. "Institui e Regulamenta a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS e) no Município de Ibirataia e dá outras providências." O Prefeito do Município de Ibirataia,,

Leia mais